4
PÁGINA 03 PÁGINA 03 PÁGINA 02 Conheça as escolas reformadas e ampliadas Centro de Referência da Mulher é inaugurado Prefeitura constrói novos postos de saúde EDUCAÇÃO BEM ESTAR SAÚDE Jornal da Prefeitura Municipal de Maranguape Ano III No. 7 Agosto de 2011 F OLHA M ARANGUAPE de POPULAÇÃO GANHARÁ DUAS NOVAS CRECHES COMUNIDADES BENEFICIADAS COM ÁGUA DE QUALIDADE EDUCAÇÃO DESENVOLVIMENTO PÁGINA 3 PÁGINA 4 uem passa pelo centro do Municí- pio já percebe o avançar das obras de recapeamento asfáltico que a Prefeitura de Maranguape está realizando em 18 ruas da Sede. Ação semelhante também ocorre no Dis- trito de Jubaia, em que o acesso a CE-065, na localidade de Boa Vista dos Valentins, está sendo asfaltada. Para a comunidade esta obra representa muito pois facilitará o acesso. Continuando as obras de recuperação de calçamentos, a Prefeitura já concluiu o Q Maranguape é um canteiro de obras Centro Adm. Gov. Virgílio Távora, Praça Senador Almir Pinto 217, Centro 61940-000 www.maranguape.ce.gov.br serviço realizado no Distrito de Penedo e está finalizando no Distrito de Umarizeiras. No bairro Novo Parque Iracema, locali- zado na Sede do Município as obras de cal- çamento de 11 ruas já começaram. Confira as ruas beneficiadas: Rua José Pereira Sílio, Rua Afrânio Mendes Costa, Rua Profa. Maria Iracema Lima, Rua Manoel Duarte Mesquita, Rua Nilo Campelo, Rua Alice Medeiros Ca- rioca, Rua João Xavier Matos, Rua Francisco Carioca, Rua Natanael Cortez, Rua Lauro Cirino e Rua José Carlos Holanda. ESTRADA NO DISTRITO DA JUBAIA RUA JOSé CARLOS HOLANDA - NOVO PARQUE IRACEMA

Folha de Maranguape nº 7

Embed Size (px)

DESCRIPTION

Jornal da Prefeitura Municipal de Maranguape (CE)

Citation preview

Page 1: Folha de Maranguape nº 7

PÁGINA 03PÁGINA 03PÁGINA 02

Conheça as escolas reformadas e ampliadasCentro de Referência da Mulher é inaugurado Prefeitura constrói novos postos de saúde

EDUCAÇÃOBEM ESTAR SAÚDE

Jornal da Prefeitura Municipal de Maranguape Ano III No. 7 Agosto de 2011

Folha Maranguapede

POPUlAÇÃO GANhARÁ DUAS NOvAS CREChES

COMUNIDADES BENEFICIADAS COM ÁGUA DE QUAlIDADE

EducaçãodEsEnvolvimEnto

PÁGINA 3PÁGINA 4

uem passa pelo centro do Municí-pio já percebe o avançar das obras de recapeamento asfáltico que a

Prefeitura de Maranguape está realizando em 18 ruas da Sede.

Ação semelhante também ocorre no Dis-trito de Jubaia, em que o acesso a CE-065, na localidade de Boa Vista dos Valentins, está sendo asfaltada. Para a comunidade esta obra representa muito pois facilitará o acesso.

Continuando as obras de recuperação de calçamentos, a Prefeitura já concluiu o

Q

Maranguape é um canteiro de obras

Centro Adm. Gov. Virgílio Távora, Praça Senador Almir Pinto 217, Centro 61940-000 www.maranguape.ce.gov.br

serviço realizado no Distrito de Penedo e está finalizando no Distrito de Umarizeiras.

No bairro Novo Parque Iracema, locali-zado na Sede do Município as obras de cal-çamento de 11 ruas já começaram. Confira as ruas beneficiadas: Rua José Pereira Sílio, Rua Afrânio Mendes Costa, Rua Profa. Maria Iracema Lima, Rua Manoel Duarte Mesquita, Rua Nilo Campelo, Rua Alice Medeiros Ca-rioca, Rua João Xavier Matos, Rua Francisco Carioca, Rua Natanael Cortez, Rua Lauro Cirino e Rua José Carlos Holanda.

ESTrAdA NO dISTrITO dA JubAIA

ruA JOSé CArlOS HOlANdA - NOVO PArQuE IrACEMA

Page 2: Folha de Maranguape nº 7

2 AGOSTO DE 2011

EDITORIAL

>>>BEM ESTAR

ExpEdiEntERedação Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura Municipal de Maranguape

Jornalista Responsável luiza Helena Amorim MTb CE 01737 JP Editor Chefe Valdgleidson Silva Fotos Jeancarlo Façanha Arte Claudemir Gazzoni diagramação Suely Morais E-mail [email protected] impressão Gráfica Silveira

Este informativo é uma publicação da Prefeitura Municipal de Maranguape.

magine uma Rural, reche-ada de livros e que leva in-formação, cidadania e lazer para os quatro cantos do

nosso Município. Este é o Projeto Literatura Rural: incentivando a leitura nos Distritos de Maran-guape. Aprovado no VII Edital de Incentivo as Artes, da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará, o projeto dissemina e divulga o acervo da Biblioteca Pública de Maranguape Capistrano de Abreu.

Pessoas de todas as idades são convidadas a fazer leituras, par-ticipar das rodas de contação de

s mulheres de Maranguape con-quistaram uma grande vitória com a chegada do Centro de Referência da Mulher Maria Au-

gusta de Lima Paiva que foi inaugurado no dia 11 de agosto. Agora, mulheres em situação de violência terão um local em que receberão atendimento mais humanizado e eficaz. Uma equipe for-mada por diversos profissionais ficará à disposição das usuárias. O Centro de Referência da Mulher está situado à Rua Emanuel Abreu Costa, s/n, no bairro Outra Banda.

I

A

Projeto Literatura Rural leva alegria aos distritos

recapeamento asfáltico, cons-trução de creches e novos pos-tos de saúde, reforma e am-pliação de escolas... Nesta nova edição do Folha de Marangua-pe mostramos que a Prefeitura vem trabalhando para atender melhor as necessidades da po-pulação, há sempre novas obras começando. As comunidades das localidades de Melão e Ca-jueiro ganharão novo sistema de abastecimento de água.

Outra novidade diz respeito ao zelo para com os direitos das mulheres. Os maranguapenses comemoram a inauguração do Centro de referência da Mulher Maria Augusta de lima Paiva que acolherá as mulheres em situação de violência, de ma-neira humanizada e capaz de oferecer os encaminhamentos necessários de ordem psicoló-gica, jurídica e de assistência social. O nosso compromisso é avançar cada vez mais, em que a qualidade de vida se faça pre-sente nos serviços ofertados pela saúde, educação, assistên-cia social, infraestrutura e aces-so ao lazer e aos bens culturais.

George ValentimPrefeito Municipal

Centro de Referência da Mulher é inaugurado

estórias, assistir a apresentações ar-tísticas e ainda recebem um folheto de literatura de cordel com poesias do cordelista maranguapense, Sr. Aloízio Gonçalves (o Canarinho da Serra). As apresentações acontecem nos finais de tarde, nas praças dos nossos distritos, e tem o intui-to de ampliar a interação dessas comunidades com o mundo da leitura. Este projeto é realização pela Prefeitura de Maranguape, na coordenação a Fundação Viva Maranguape de Turismo, Esporte e Cultura.

Continue acompanhando as ações da

Prefeitura através das Redes Sociais

@prefmaranguapePrefeitura de Maranguape

ArQ

uIV

O d

A F

ITEC

Maria Augusta de lima Paiva nasceu em

Maranguape, trabalhou como diarista e

servidora pública. Era cuidadora de pessoas

com deficiência mental e rezadeira. Participou

do Projeto “rezas, raízes e Soro” e ajudou a

salvar a vida de muitas crianças. devido a

este trabalho tornou-se conhecida em âmbito nacional.

Page 3: Folha de Maranguape nº 7

JORNAL DE MARANGUAPE 3

Maranguape avança contra o analfabetismo

Segundo o Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (IPECE), baseados no Censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em dez anos (2000 a 2010), o Ceará reduziu de 26,5% para 18,8% o índice de analfabetismo de pessoas a partir dos 15 anos de idade. Maranguape está entre os 10 Municípios com as menores taxas de analfabetismo do Estado neste período.

Fonte: Jornal Diário do Nordeste, 1º de julho de 2011.

EDUCAÇÃO <<<

Educação recebe investimentos

localizada no Distrito de Lagoa do Juvenal e da Escola Municipal Honório Antônio de Abreu, na localidade de Cacimbão.

A Educação Infantil ganha um reforço com a construção da maior Creche do Município, a Pró-Infância, no Vilares da Serra que atenderá à 240 crianças. No Distrito de Itapebuçu está sendo reformado um outro prédio para funcionar uma Creche com capacidade de atender a quatro turmas de Educação Infantil.

volta às aulas trouxe uma boa surpresa para estudantes e pais. É que muitas escolas passaram ou estão em obras de reforma e ampliação. A Prefeitura

de Maranguape trabalha para oferecer aos estudantes da Rede Municipal escolas bem equipadas, que atenda as diferenças e pro-porcione espaços para o bem educar.

Na Sede, as Escolas Municipais de Tempo Integral Renato Mota e Mário Valentim ga-nharão duas salas de aula, ampliando a oferta de vagas. Já a Escola Municipal Paulo Sarasate será beneficiada com 3 novas salas. A maior obra será feita na Escola Municipal Maria de Paula Colares que terá uma quadra poliespor-tiva e uma sala de informática.

No Distrito de Sapupara, os alunos da Es-cola Municipal Rural de Gereraú comemoram a construção de uma sala de aula.

Outro grande feito é a reforma completa da Escola Municipal José de Sousa Albuquerque,

A

>>> SAÚDE

Secretaria Municipal da Saúde implantou o Tratamento Direta-mente Observado da Tuberculose na Atenção Básica. O profis-sional de saúde irá supervisionar o paciente que está tomando

a medicação, com isso, espera-se aumentar os índices de cura e reduzir o abandono do tratamento.

Prefeitura de Maranguape está construindo uma Unida-de Básica de Saúde (UBASF) no Bairro Parque Santa Fé. Com a descentralização do atendimento que antes era feito

no Posto de Saúde do Centro, 980 famílias terão um melhor acesso a serviços médicos e odontológicos. Uma outra UBASF está sendo construída no Bairro Novo Maranguape, que absorvirá os serviços hoje prestados no posto do CAIC, contando com três equipes do Programa Saúde da Família.

A A

Implantado protocolo para tratamento de tuberculose

Mais saúde para a comunidade

O TrATAMENTO A TubErCulOSE é GrATuITO

ubASF dO PArQuE SANTA Fé EM CONSTruÇÃO

CrECHE dO dISTrITO dE ITAPEbuÇu

CrECHE PrOINFäNCIA NO CONJ VIlArrES dA SErrA

ArQ

uIV

O d

A S

Ed

Page 4: Folha de Maranguape nº 7

4 AGOSTO DE 2011

omo resultado da parceria firmada entre a Prefeitura de Maranguape e o Governo do Estado, em breve serão inaugurados os no-vos sistemas de abastecimento de água das

localidades de Cajueiro, Melão e Olho d’agua, que beneficiarão aproxidamente a 350 famílias com água de qualidade. Os novos sistemas de abastecimentos serão administrados pela comunidade através do

C

>>>DESENVOLVIMENTO

Comunidades são beneficiadas com abastecimento de água

>>> INCLUSÃO SOCIAL

Concluído curso de capacitação profissional

onseguir uma vaga no mercado de trabalho é um grande desafio, principalmente quando o candidato não está preparado para assumir a função. Visando dar oportunidades aos trabalhadores,

a Prefeitura de Maranguape, sob coordenação da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), em parceria com o Governo Federal, oferece aos maranguapenses o Plano Setorial de Qualificação Profissio-nal para os Beneficiários do Programa Bolsa Família (PLANSEQ). Este mês, 100 concludentes conseguiram se profissionalizar. São alunos de três turmas de Instalador Hidráulico; uma de Carpinteiro de Forma e outra de Pedreiro que receberam os certificados de conclusão. O próximo curso a ser oferecido será de Costura Industrial.

C

evar serviços para perto da comunidade através de um mutirão. Este é o objetivo da Ação Global que a Prefeitura realiza através das Secretarias de Saúde,

Educação, Trabalho e Desenvolvimento Social e da Fundação Viva Maranguape de Turismo, Esporte e Cultura - FITEC, oferecendo serviços a população da Sede e dos Distritos.

No início deste mês, foi realizada uma Ação Global no Distrito de Umarizeiras, na Escola Municipal Manoel Cordeiro e na Praça Central. Foram oferecidos atendimentos médicos, odontológicos e ambulatoriais como verificação

l

Ação Global oferece cidadania

de pressão arterial, teste de glicemia, vacinação, coleta de sangue e educação em saúde. Quem passou pelo local, também pode solicitar serviços sociais básicos como: emissão de carteira de identidade, 2ª via do Registro de Certidão de nascimento e casamento.

O evento promoveu também o acesso a cultura com o Projeto Literatura Rural e o Projeto Ensino sobre Rodas. Agentes do Programa Esporte e Lazer da Cidade (PELC) realizaram atividades esportivas e de lazer com os participantes do programa.

Sistema Integrado de Abastecimento Rural - Sisar. O Projeto São José tem parceria com a Cagece que fornecerá toda a assessoria técnica. A comunida-de participou de todas as fases, desde o projeto, licitação até execução. Para isso, foi formado um Comitê de Licitação, com seis moradores, além do Conselho Fiscal.

CurSO dE CArPINTEIrO dE FOrMA - PlANSEQ

AÇÃO GlObAl NA uMArIzEIrAS CONTOu COM dIVErSOS SErVIÇOS