24
Nem só de charutos e rum vive Cuba folhadeportugal.pt Siga-nos no facebook! Diretor: João Filipe TEMA CAPA... PáGS. 6/7 atualidade... PáG. 8 reportagem... PáG. 10 atualidade... PáG. 5 Cresce o número de adeptos das férias no campo Paisagens verdes, rios de águas cálidas, nascentes borbulhantes e os sons da Natureza cativam cada vez mais fãs portugueses e estrangeiros. EDIÇÃO Nº 605 Ano 12 26 julho a 1 agosto 2015 Edição Nacional e Ilhas Jornal de distribuição gratuita 67.000 exemplares PUB PUB especial... PáGS. 4I /5I Melhoria da saúde dos portugueses Acidentes mortais na construção civil Os portugueses estão, no geral, mais saudáveis, mas o estilo de vida e os hábitos alimentares incorretos ainda roubam anos de vida saudável. Só no primeiro semestre deste ano morreram 16 trabalhadores em acidentes de trabalho na construção civil, mais três do que em 2014. Depois de meio século de afastamento do mundo desenvolvido, Cuba tornou-se quase autossuficiente e um dos países mais avançados na área da saúde. Siga a história de Alberto, um homem que viveu no meio da corrupção religiosa e que só encontrou a Verdade ao entregar a sua vida a Jesus, na página 11i deste jornal. Centro de Ajuda , defina hoje o que quer viver amanhã! Mais de 12 mil pastores e bispos de todo o mundo participaram num clamor pelos pedidos realizados na Fogueira Santa do Templo de Salomão, por pessoas do mundo inteiro. Avivamento e renovação no Templo de Salomão JOANA MARQUES

Folha de Portugal - Edição 605

Embed Size (px)

DESCRIPTION

Cresce o número de adeptos das férias no campo. Paisagens verdes, rios de águas cálidas, nascentes borbulhantes e os sons da Natureza cativam cada vez mais fãs portugueses e estrangeiros.

Citation preview

Page 1: Folha de Portugal - Edição 605

Nem só de charutos e rum vive Cuba

f o l h a d e p o r t u g a l . p t

Siga-nos no facebook!

Diretor: João Filipe

TEMA CAPA... págs. 6/7

atualidade... pág. 8

reportagem... pág. 10

atualidade... pág. 5

Cresce o número de adeptos das férias no campo■Paisagens verdes, rios de águas cálidas, nascentes borbulhantes e os sons da Natureza cativam cada vez mais fãs portugueses e estrangeiros.

EDIÇÃO Nº 605 ❚ Ano 12 ❚ 26 julho a 1 agosto 2015 ❚ Edição Nacional e Ilhas ❚ Jornal de distribuição gratuita ❚ 67.000 exemplares

PUB

PUB

especial... págs. 4i/5i

Melhoria da saúde dos portugueses

Acidentes mortais na construção civil

■ Os portugueses estão, no geral, mais saudáveis, mas o estilo de vida e os hábitos alimentares incorretos ainda roubam anos de vida saudável.

■ Só no primeiro semestre deste ano morreram 16 trabalhadores em acidentes de trabalho na construção civil, mais três do que em 2014.

■ Depois de meio século de afastamento do mundo desenvolvido, Cuba tornou-se quase autossuficiente e um dos países mais avançados na área da saúde.

Siga a história de Alberto, um homem que viveu no meio da corrupção religiosa e que só encontrou a Verdade ao entregar a sua vida a Jesus, na página 11i deste jornal.

Centro de Ajuda, defina hoje o que quer viver amanhã!

■ Mais de 12 mil pastores e bispos de todo o mundo participaram num clamor pelos pedidos realizados na Fogueira Santa do Templo de Salomão, por pessoas do mundo inteiro.

Avivamento e renovação no Templo de Salomão

JOANA MARQUES

Page 2: Folha de Portugal - Edição 605

O Templo de Salomão foi inaugurado há um ano e, muitas pessoas já estiveram presentes neste local, chegando com uma explicação sobre a imponência do Templo, a sua santidade e a importância espiritual da visita.

Estava muito curioso para ter esta experiência e tive a oportunidade de fazer parte de mais um grupo de portugueses que visitaram o Templo de Salomão, em São Paulo.

Conforme o dia da viagem ia ficando mais próximo, a excitação pelo que iria encontrar era cada vez maior. A 18 de julho tive o meu primeiro contacto com o Templo de Salomão e senti, de imediato, uma sensação muito forte pela sua grandeza.

Tive a oportunidade de participar do clamor em favor dos pedidos da Fogueira Santa, num templo da Universal, a Catedral do Brás. Quem conhece sabe que fica bem perto do Templo e posso garantir que me senti como se estivesse junto dos bispos e pastores de todo o mundo.

Participei ainda no tour, que mostra uma “réplica” do tabernáculo que Deus ordenou a Moisés que fosse erguido, para que a Glória de Deus pudesse ali habitar. Este foi o primeiro grande momento de renovação espiritual, uma vez que é muito interessante perceber como o ritual sacrificial judaico era a representação do Sacrifício de Jesus.

Mas nada, nem nenhuma experiência é comparável com a entrada no Templo de Salomão. Quando entramos no salão, a primeira coisa a ressaltar é o silêncio, a reverência e a santidade são contagiantes.

É ÚNICO e o meu objetivo foi cumprido por completo! Recomendo que todas as pessoas possam ter esta oportunidade, se não têm condições económicas agora, façam de tudo para as alcançar, pois não existe nada mais compensador.

Já me tinham dito, mas agora eu sei!

DOMINGO  26 julho 2015

folhadeportugal.ptfolhadeportugal.pt

A Luz de LisboaEXPOSIÇÃO17 jul a 20 dez/15

Uma exposição sobre o fenómeno da luz natural de Lisboa, con-siderada única e especial, que continua a encantar todos os dias portugueses e estrangeiros. Patente no Torreão Poente do Terreiro do Paço, de terça a domingo, das 10 às 20 horas.

Regresso a CasaRealização: yimou zhangGénero: Drama Classificação: M12

Durante a Revolução Cultural da China em 1970, Lu Yanshi é envia-do para um campo de trabalho forçado. Tenta fugir, mas por causa da sua filha, o plano fracassa. Com o fim da revolução, Lu retorna a casa, mas encontra a sua esposa sem memória.

PredestinadoRealização: Michael SpierigGénero: Ficção Científica/Suspense Classificação: M12

Um agente temporal encara a sua última missão, após anos de via-gens no tempo, a perseguir criminosos e a fazer cumprir a lei. O de-safio final será capturar o seu inimigo mais desafiador, o homem que há muito o intriga. Um filme com Ethan Hawke.

da Semana

em foco « 2EDITORIALJOÃO FILIPE Diretor

Tenha uma boa leitura!

OBJETIVA

PORTUGAL VENCE MUNDIAL DE FUTEBOL DE PRAIA: Portugal sagrou-se Campeão do Mundo de futebol de praia, ao derrotar na final a seleção do Taiti por 5-3, em Espinho, perante 3.500 espectadores.

ESTELA SILVA/ LUSA

Diretor: João Filipe [email protected]: IurdRedação: Carla Vaz e Joana MarquesCopydesk: Carla VazAssistente de Redação: Cláudia PereiraPaginação: Eliane Rosa , Paulo Cabral e Tiago Lopes Correio do Leitor / [email protected]

A FOLHA DE PORTUGAL NÃO SE RESPONSABILIZA NEM PELAS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS CARTAS DOS LEITORES,

POIS ELAS NÃO EMITEM NECESSARIAMENTE A OPINIÃO DO JORNAL, NEM PELA AUTENTICIDADE DOS ANÚNCIOS PUBLICADOS

FOLHA DE PORTUGAL Título registado no ERC com o nº 125046 Propriedade: IURD Sede administrativa: Praceta Professor Francisco Gentil, nº 3 - Póvoa de Santo Adrião - Lisboa NIPC: 592001679 Periodicidade: Semanal Impressão: Rafik Comunicação e Imagem Unipessoal, Lda. - Sítio da Bemposta, nº 1, 1A e1B, Longo da Vila - Mafra Tiragem: 67.000 exemplares Depósito Legal: 322699/11 Distribuição: Gratuita Circulação: Portugal Continental e Ilhas

FOLHA DE PORTUGAL Av. Marechal Gomes da Costa n.º 21- D1800-255 Marvila - LisboaTel: 219 016 650

Todas as fotografias e imagens que não estão devidamente identificadas, reservam-se os direitos de autor.Todas as fotografias respeitantes aos Centros de Ajuda são da responsabilidade dos mesmos.

ATIVIDADESCiência Viva no Verão■De 15 de julho a 15 de setembro, são dezenas de iniciativas gratuitas a acontecer em todo o país. Tem férias e ainda não sabe muito bem o que vai fazer? Ir à praia, à piscina ou dar um passeio pelo campo são boas hipóteses, mas também pode dedicar algum do seu tempo ao conhecimento e à cultura.O evento "Ciência Viva no Verão" é sobre isso mesmo e, em cienciaviva.pt, vai ficar a conhecer as dezenas de eventos que vão acontecer um pouco por todo o país e poder ativar a sua inscrição para alguns deles. Todas as atividades vão contar com a presença de especialistas de instituições científicas, associações, centros ciência viva, autarquias e empresas.

SUGESTÕES∫

PUB

CULTURAISCULTURAIS

Page 3: Folha de Portugal - Edição 605

26/7/1908 É criado o FBI (Federal Bureau of Investigation), no âmbito do Departamento de Justiça dos EUA.

27/7/1940Estreia de Bugs Bunny, Pernalonga, no desenho animado “A Wild Hare”, da Warner Brothers.

29/7/1957 É criada a Agência Internacional de Energia Atómica, em Viena, na Áustria.

30/7/1848

É inaugurada a iluminação a gás, na Baixa de Lisboa, a primeira em Portugal.

28/7/1750 Morre o compositor Johann Sebastian Bach, em Leipzig, Leste da Alemanha, autor de mais de mil peças.

31/7/1963

1/8/1941É produzido o primeiro Jeep, em Toledo, nos Estados Unidos.

marcas dotempo

Momentos Históricos de...

O Conselho de Segurança da ONU aprova a resolução que condena a política colonialista da Ditadura de Oliveira Salazar.

a sua carreira

■Portugal leva 6 alunos do secundário às Olimpíadas Internacionais de Matemática, que decorrem na Tailândia, com o objetivo de melhorar a prestação de 2014,quando conquistou cinco medalhas.

■A “Via Verde do Medicamento” é uma plataforma que pretende conservar uma reserva de medicamentos críticos capaz de dar resposta às necessidades do momento, nunca mais deixando doentes sem opção.

■O consumo de anti-histamínicos tem vindo a crescer no nosso país, registando um aumento de 8,2 por cento em apenas um ano. Entre cinco países europeus analisados, Portugal é o que mais consome este tipo de medicamentos, avança um estudo.

■Em 2014, o Fisco auditou os benefícios fiscais de três milhões de contribuintes, entre empresas e famílias. Este controlo originou a anulação de 23.157 benefícios, algo que sucede sempre que o Fisco deteta dívidas ou irregularidades aos contribuintes.

Verso

■De acordo com um estudo da universidade de Harvard, a diminuição a nível mundial de abelhas e outros insetos poderá provocar até 1,4 milhões de mortes adicionais por ano, um aumento de mortalidade

mundial de três por cento.Este acréscimo na mortalidade

surge como resultado da combinação de um aumento da vitamina A e ácido fólico (vitamina B9 ou ácido fólico), vitais para mulheres grávidas e crianças, e um aumento da incidência de doenças não transmissíveis, como doenças

cardíacas, acidente vascular cerebral e certos tipos de cancro.

As deficiências em vitamina A e ácido fólico podem afetar os olhos, conduzindo à cegueira e provocar malformações do sistema nervoso. Estes efeitos a nível da saúde afectariam países desenvolvidos e em desenvolvimento, segundo o estudo publicado na revista médica The Lancet.

DOMINGO  26 julho 2015

folhadeportugal.pt 3» sete dias

Como dizer adeus a um emprego

■“Você pode destruir tudo o que construiu, com sacrifício e dedicação, por causa de um gesto irresponsável. A empresa na qual trabalhamos pode servir de referência para um grande emprego no futuro”, avisa o gestor.

Jonatas Cortês foca-se nas redes sociais, pois, é mais do que suficiente um comentário de que um certo empregado criou problemas no momento de deixar a empresa para que outras pessoas que ocupam cargos importantes descubram e evitem um futuro contacto.

“Pior é precisar do emprego de volta. Ninguém sabe o dia de amanhã. Sair a dizer mal é acabar com as hipóteses de voltar um dia.

Tem que dar o exemplo e cuidar da imagem antes, durante e depois”, elucida o gestor de RH.

ConselhosJorge Bastos de Almeida, gerente de RH, salienta que, ao receber uma boa proposta de emprego, o funcionário deve comunicar ao chefe a sua decisão e os motivos

que o fazem mudar de emprego e agradecer pela oportunidade

e aprendizagem. “A gratidão é fundamental. Gera uma boa imagem e cativa as pessoas. Em seguida, seria comentar o que a levou a trocar de emprego: desafio, melhor salário. O importante é a transparência. Nada de lavar roupa suja”, sublinha.

O mesmo aconselha também acerca da iniciativa de se colocar à disposição para ensinar todas as suas tarefas ao profissional que o irá substituir. “Até mesmo a disposição de finalizar um projeto chama a atenção do empregador, chefe ou gerente. Essas atitudes passam a imagem de profissional dedicado e isso não tem preço”, comenta.

Fonte: arcauniversal.com

É fundamental manter a postura profissional até ao último dia

O desaparecimento de abelhas poderá causar mais de um milhão de mortes em todo o mundo

Frente

estudo

Abelhas previnem mortesAtualmente, um dos problemas comuns no mercado de

trabalho é o momento de pedir demissão. Para o gestor de Recursos Humanos (RH), Jonatas Cortês, é importante deixar uma boa imagem na hora de pedir demissão.

❙ Ao receber uma boa proposta de emprego, o funcionário deve comunicar ao chefe a sua decisão e os motivos que o fazem mudar de emprego e agradecer pela oportunidade e aprendizagem

-Uma redução de 100% dos serviços de polinização

poderia reduzir os stocks globais de frutas em

22,9%, legumes em 16,3 e 22,9 em nozes e sementes

Page 4: Folha de Portugal - Edição 605

DOMINGO  26 julho 2015

folhadeportugal.ptsete dias «

Acompanhe o estudo:

aconteceu

ESPAÇO DO CIDADÃO

HERANÇAS

LICENÇA PARA HERDAR

■Quando alguém morre, o seu património é transmitido aos herdeiros, mas a partilha de uma herança implica uma série de regras.A lei fixa a sucessão de bens e direitos, mas também das dívidas. Por exemplo, o crédito da casa onde o falecido habitava, se não tiver seguro de vida, a herança servirá para liquidá-lo, nem que seja necessário vender a casa.Quando se pretende deixar a herança aos herdeiros

legítimos, não é preciso fazer testamento, mas para beneficiar mais alguém deve expressar a sua vontade por escrito. O mais comum é não haver testamento e os bens são divididos pela ordem de classes sucessórias: cônjuge e descendentes, cônjuge e ascendentes, irmãos e seus descendentes, outros parentes na linha colateral até ao 4.º grau e o Estado.

Fonte: deco.proteste.pt

PUB

■O objetivo é potenciar a atividade económica local, atrair mais turistas e criar emprego.

Na proposta, aprovada pela maioria PSD/CDS-PP com os votos contra da oposição (PS, CDU e movimento independente Ser Cascais) em reunião de câmara, a autarquia considera que a “atratividade do Autódromo do Estoril [gerido pelo Estado desde 2002] foi-se perdendo ao longo dos anos, seja pela falta de investimento, seja pela incapacidade de garantir as principais provas internacionais”, cita a agência Lusa.

A câmara de Cascais adianta ainda que tem recebido propostas de interessados em desenvolver “os mais diversos investimentos naquele equipamento, todos eles potenciadores da atividade económica, aumentando a capacidade de atração turística, sendo desta forma geradores de riqueza e de emprego”.

Novos investimentosA autarquia admite a possibilidade de instalar no espaço um kartódromo e um autódromo virtual e incluí-lo num museu dedicado ao motor, que integre oficinas especializadas em veículos clássicos e contemporâneos.

Além disso, acrescenta a proposta, é ainda possível instalar uma pista dedicada ao ensino, formação

e capacitação em segurança rodoviária e testes de segurança, bem como criar um centro de investigação de desenvolvimento da indústria automóvel e das suas formas de interação com as cidades e o ambiente.

Apesar das críticas aos valores

envolvidos, o vice-presidente da câmara de Cascais, Miguel Pinto Luz, sublinha que “o grande objetivo é tentar, de uma vez por todas, que o autódromo volte a ter a vida que teve no passado”.

O Autódromo do Estoril foi inaugurado em junho de 1972, como um equipamento de referência para o turismo em Cascais. O seu período mais dinâmico foi em 1982 com a inclusão deste circuito no Campeonato FIA F2, o que acabou por, em 1984, abrir as portas ao automobilismo internacional, com o Campeonato do Mundo de Fórmula 1, competição que recebeu até 1996.

Pelo local passaram as mais importantes provas internacionais do automobilismo como o Campeonato de Superturismo de Espanha, o Campeonato do Mundo de FIA GT, o European Le Mans Series, o Campeonato de Espanha de GT e de Fórmula 3.

4

A câmara de Cascais aprovou a compra do Autódromo do Estoril pelo município por 4,9 milhões de euros.

O objetivo é tentar que o autódromo volte a ter a vida

Câmara de Cascais compra Autódromo do Estoril

Câmara de Cascais compra Autódromo do Estoril

Dia Mundial dos AvósEm Portugal, o Dia dos Avós celebra-se a 26 de julho.

■Abdicam, muitas vezes, de uma vida mais tranquila, da qual anseiam durante os anos de trabalho, e fazem, muitas vezes, de pais, educadores e companheiros de brincadeiras.

Neste dia, um pouco por todo o país, são realizadas atividades com o objetivo de homenagear todos aqueles que são pais duas vezes, os avós.

Os avós continuam a saber guardar, recordar e partilhar melhor do que ninguém as histórias de família, aquelas que embaraçam os pais e fazem as delícias dos netos. São, no fundo, o elo de ligação entre o passado e o presente de cada família

e, comemorar um dia dedicado a eles, é como celebrar experiências de vida.

Celebrar com os avósPara assinalar este dia, existem várias atividades que podem ser realizadas com a cumplicidade que só se encontra entre avós e netos: assistir ao vídeo de casamento dos pais; levar os avós a jantar fora ou, porque não, preparar-lhes uma refeição; levá--los a passear a um local com um significado especial; oferecer uma prenda feita por si aos avós; ver o álbum de fotografias da família com eles ou contar histórias juntos.

Page 5: Folha de Portugal - Edição 605

» atualidade 5

●●● saúde

Indicadores mostram melhorias na última décadaRelatório da Direção-Geral da Saúde mostra o perfil da saúde dos portugueses e conclui que os indicadores melhoraram nos últimos dez anos.

■“A Saúde dos Portugueses. Perspetiva 2015”, apresentado recentemente, traça o perfil da saúde dos cidadãos residentes em Portugal entre 2004 e 2014.

Divulgado pela Lusa, o documento destaca que se “mantém, genericamente, a tendência positiva dos principais indicadores de saúde em todas as fases da vida”.

“É notório o peso relativo que as doenças crónicas não transmissíveis passaram a representar. O grande desafio é saber, em termos prospetivos, qual o futuro a médio e longo prazo para a evolução das doenças oncológicas, das doenças do cérebro e cardiovasculares e da diabetes. Impõem-se medidas que visem desacelerar as curvas epidémicas crescentes e, em

alguns casos, descontroladas”, indica o relatório.

No entanto, o documento contém uma ressalva, “descreve a saúde dos portugueses independentemente da inf luência conjuntural da crise social e económica que se

agravou no contexto do Programa de Ajustamento que terminou em 2014, pelo que as questões associadas direta ou indiretamente ao sistema de saúde, incluindo recursos humanos e orçamentais” não foram, analisadas.

Os autores admitem “a possibilidade dos efeitos de crises económicas e sociais prolongadas terem reflexos em indicadores apenas a médio e longo prazo”.

Tendência positiva dos indicadoresOs autores sublinham “a evolução positiva na generalidade dos indicadores de saúde, demonstrada pelas tendências progressivas de cada vez maior esperança de viver à nascença, aos 45, aos 65 e aos 75 anos, acompanhadas por um aumento do número de anos de vida saudável”.

Em 10 anos, a esperança de vida ao nascer aumentou dois anos, tendo diminuído a diferença entre mulheres e homens.

“No que se refere aos fatores de risco que mais contribuem para o total de anos de vida saudável perdidos pela população portuguesa, em percentagem, são relevantes os hábitos alimentares inadequados (19), a hipertensão arterial (17), o índice de massa corporal elevado (13) e o tabagismo (11)”, refere o relatório.

Em 2013, mais de 70 por cento das mortes, em Portugal, ficou a dever-se a doenças do aparelho circulatório (30 por cento), tumores malignos (24), doenças do aparelho respiratório (12) e doenças endócrinas, nutricionais e metabólicas (5).

“Apesar da acentuada queda da respetiva taxa de mortalidade, as doenças cerebrovasculares ainda constituem a causa específica mais destacada nestas idades, tendo provocado 160 óbitos por 100 mil habitantes.

“Os tumores malignos da laringe e traqueia, e brônquios e pulmão, ocupam a terceira posição, tendo aumentado ligeiramente (de 111 para 114 por 100 mil habitantes). A taxa de mortalidade por diabetes é também relevante neste grupo etário (80 por 100 mil habitantes)”.

Os tumores malignos da laringe e traqueia, e brônquios e pulmão, são a terceira maior causa de morte

¡Joana Marques [email protected]

Má alimentação rouba anos de vida saudávelO estilo de vida mais sedentário e os maus hábitos alimentares, estão a roubar anos de vida saudável aos portugueses.

■O mesmo relatório da Direção-Geral da Saúde, em cima referido, alerta para o problema dos estilos de vida e dos hábitos alimentares não adequados.

Todos os anos, os portugueses estão a perder anos de vida saudável, um cenário que podia ser revertido apenas com a ingestão de três peças de fruta por dia. De facto, o relatório sublinha que os portugueses não têm hábitos de alimentação corretos no que respeita ao consumo de fruta.

Os hábitos alimentares inadequados são, segundo o documento, o factor de risco que mais influencia a perda de anos de vida saudável, com valores na ordem dos 19 por cento, ficando à frente de factores como a hipertensão arterial e até

o consumo de tabaco e de álcool.

Um problema de agora e do futuroAs doenças crónicas não transmissíveis representam, atualmente, 85 por cento das doenças em Portugal. Os estilos de vida poderão ser, efetivamente, um obstáculo à melhoria da saúde dos portugueses.

A alimentação diária pobre em fruta é mesmo o comportamento alimentar que mais influência tem, seguida pela utilização em excesso de sal e pelo também baixo consumo de vegetais.

Como principal consequência destes hábitos alimentares inadequados, surgem as doenças do aparelho circulatório, seguidas pelo cancro.

DOMINGO ¡ 26 julho 2015

folhadeportugal.pt

Page 6: Folha de Portugal - Edição 605

Há cada vez mais adeptos das férias no campoO turismo rural tem vindo a ganhar fãs portugueses e estrangeiros. Paisa-gens verdes a perder de vista, rios de águas cálidas, nascentes borbulhantes e os sons da Natureza cativam cada vez mais pessoas.

N o Norte, Centro e Sul de Portugal existem pequenos recantos

resguardados dos barulhos e da poluição das cidades. O som da água a correr, o verde das árvores e o cheiro das flores invade os sentidos de quem escolhe o campo para descansar da azáfama do dia a dia.

Entre as ofertas do turismo

rural temos bungalows, quartos e parques de campismo, tudo depende do gosto e da bolsa de cada um. Por vezes, até dá para conjugar o campo e a praia, dependendo do local escolhido.

Se já foi de férias, esperamos que tenham sido relaxantes e revigorantes, se ainda não foi e está um pouco indeciso, deixamos-lhe alguns conselhos e dicas para fazer a escolha que melhor se adequa a si e à sua família.

■“Tendo em conta o património histórico, social e cultural e tendo em conta o que estas localidades representam não só para o interior mas para todo o país, achamos que devemos começar a trabalhar numa candidatura para Património Mundial da Humanidade”, salientou o presidente da Aldeias Históricas de Portugal - Associação de Desenvolvimento Turístico, em declarações à Lusa.

O processo “não será fácil, além de ser longo e trabalhoso”, mas António Dias Rocha revelou-se confiante acerca da aprovação. “A nossa ambição é conseguirmos que dentro de cinco anos esta distinção seja atribuída às 12 aldeias”, esclareceu o também presidente da câmara Municipal de Belmonte.

A associação, fundada em 2007, inclui 12 localidades do interior do país: Almeida, Belmonte, Castelo Mendo, Castelo Novo, Castelo

Rodrigo, Idanha-a-Velha, Linhares da Beira, Marialva, Monsanto, Piódão, Sortelha e Trancoso.

UNESCOO selo da UNESCO poderá vir a ter “um forte impacto em termos da divulgação, promoção e desenvolvimento turístico e cultural de toda a região”, frisou o autarca. Entretanto, a rede das Aldeias Históricas continuará a trabalhar no “sentido de desenvolver, defender e salvaguardar o património destas aldeias, não só em termos materiais e imateriais”.

Contando para isso a associação com o apoio de fundos comunitários, sobretudo através do PROVERE – Programa de Valorização Económica de Recursos Endógenos – Aldeias Históricas e Património Judaico que, no último quadro comunitário de apoio, envolveu 4,5 milhões de euros. c.v.

Aldeias históricas candidatadas a Património da Humanidade

¡Carla Vaz [email protected]

DOMINGO ¡ 26 julho 2015

folhadeportugal.pt

Piódão

Castelo Rodrigo

Idanha-a-Velha

tema capa « 6

Page 7: Folha de Portugal - Edição 605

●COCOON LODGESNa Comporta, a Cocoon Eco De-sign Lodges é um resort construído de raiz sob a forma de pequenas ca-sas de madeira, com todo o respei-to pelo ambiente e pela paisagem. O complexo conta com um lago biológico, uma casa da árvore, di-versos lounges zen, uma horta bio-lógica e um campo de vólei.

●FURNAS LAKE VILLASO Lake Villas, no coração de S. Mi-guel, com as suas dez simples ca-sas de madeira, construídas sobre água, totalmente equipadas, com capacidade para duas ou quatro pessoas, são recantos de paz incluí-dos na Natureza.

●SEGREDOS DE ALDEIA A Segredos de Aldeia, na praia flu-vial da Aldeia do Mato, perto de Abrantes, possui bungalows en-costados ao rio, muito funcionais, com longas janelas para a albufeira e capacidade para até quatro pessoas.

●BIOPARQUE DE PISÃOCampismo, piscinas e um sem nú-mero de atividades outdoor são os atrativos do Bioparque do Parque Florestal de Pisão, perto de S. Pe-dro do Sul. Possui uma zona para tendas e caravanas, Casas de Mon-tanha e bungalows, inseridos na vegetação e com capacidade para duas ou quatro pessoas.

●SÍTIO ENCANTADO Entre Silves e Portimão, na transi-ção da serra algarvia, há um eco re-sort desenhado a pensar no meio ambiente. Porque o Algarve pode assumir vários estilos de férias, na herdade do Sítio Encantado há vá-rios chalés e vivendas plenamente inseridos na paisagem natural. Do complexo fazem ainda parte dois salões para eventos e uma genero-sa piscina de 900 metros quadrados.

●ZMAR ECO CAMPO RESORTAs villas e os chalets do Zmar Eco Campo Resort, na Zambujeira do Mar, oferecem conforto com o mí-nimo de pegada ecológica. A água é aquecida via energia solar e há ligação wireless, televisão e ar condicionado. Fonte: ExprEsso

SABERPOUPAR●Faça o plano de férias e o orçamento com antecedência, pois assim poderá aproveitar promoções, pedir orçamentos e procurar alternativas.●No site Troca Casa, oferecendo a sua casa a troca, pode escolher alojar-se em qualquer parte do mundo, na casa de outra pessoa. ●Dividir a renda de uma casa maior com alguns amigos com quem se dê bem é sempre uma vantagem. Para além disso, todos os custos são divididos, renda incluída. No Custo Justo é possível procurar por características desejadas e necessárias. ●Partilhar carro é uma boa forma de poupar em combustível e portagens. ●A melhor forma de gerir o que come na praia é levar fruta, água, sandes e saladas. Compre uma bolsa que conserve o frio e prepare tudo com antecedência.●Se não quiser levar comida de casa, a opção mais económica é a

que estiver mais longe da praia. ●Existem pacotes rentáveis para quem vai de férias em família. Por exemplo, no Pestana Combos, um resort na ilha de Porto Santo, as crianças até aos 12 anos não pagam; no Tivoli, todas as reservas feitas no site do grupo hoteleiro têm direito a 10 por cento de desconto no preço total.●Alugue livros na biblioteca, leia o jornal no café, use as bicicletas gratuitas nas grandes cidades, faça as aulas grátis na praia e informe-se nos pontos de turismos sobre outras atividades gratuitas.●Algumas das praias mais populares e com melhores acessos ficam perto de serviços e atrações turísticas. Confirme se a praia para onde vai tem serviço de transportes públicos.●Aproveite as férias para fazer algo que não faz no quotidiano, como, por exemplo, acampar. Os parques de campismo são uma opção mais económica, ainda que exijam uma tenda ou alugar uma autocaravana ou roulote. Fonte: contaconnosco.pt

LOCAIS COM VISTA PARA AS ESTRELASDesde hotéis rurais a eco resorts, passan-do por parques de campismo e centros de atividades outdoor tudo pode ser uma boa opção.

DOMINGO  26 julho 2015

folhadeportugal.pt» tema capa 7

Page 8: Folha de Portugal - Edição 605

■No primeiro semestre de 2015 morreram 16 trabalhadores em acidentes de trabalho na construção civil, mais três do que no período homólogo do ano anterior, revelou o Sindicato da Construção Civil à Renascença, censurando o Governo pela ausência de apoios. “Já estamos com mais mortes neste momento, comparativamente ao período homólogo do ano anterior. Se não forem tomadas medidas rapidamente, vamos ter muito mais mortes no final do ano”,

alertou o presidente do Sindicato da Construção de Portugal.

Albano Ribeiro culpa o Governo,

o ministro da Segurança Social e a Autoridade para as Condições do Trabalho da escassez de apoio na

promoção de segurança e saúde nos locais de trabalho. “Este Governo, e concretamente o doutor Mota Soares, é responsável. Por exemplo, em 2013 tivemos 33 acidentes de trabalho, em 2014, 41, se calhar, se não forem tomadas medidas, podemos chegar aos 50 trabalhadores”, preveniu o sindicalista, salientando que o sindicato “tudo fará para que não morram mais trabalhadores”.

Menos trabalhadoresPara Albano Ribeiro, se não fosse a intervenção daquele sindicato, “morreriam mais trabalhadores”, mas esclarece que não possuem meios suficientes e volta a insistir na necessidade do Estado apoiar mais na questão de que “primeiro está a vida humana e, depois, estão as outras coisas todas”.

Em 1997 fa leceram 196 trabalhadores e a construção civil empregava 900 mil pessoas. Atualmente, com a diminuição muito acentuada do sector, diminuindo para 600 mil trabalhadores, e a viver a maior crise de sempre, estão a morrer cada vez mais trabalhadores.

Sindicato do sector mostra-se deveras preocupado com o aumento da mortalidade, visto que a construção civil foi atingida por uma séria diminuição do número de trabalhadores.

Há cada vez mais acidentes mortais de trabalho

¡Carla Vaz [email protected]

ANTÓNIO COTRIM / LUSA

DOMINGO ¡ 30 novembro 2014

folhadeportugal.pt

●●● CONSTRUÇÃO CIVIL

DOMINGO ¡ 26 julho 2015

folhadeportugal.pt

No 1º semestre de 2015 morreram 16 trabalhadores em acidentes de trabalho na construção civil

PUB

-Os acidentes mortais na

construção civil aumentaram e o sindicato critica

o Governo

atualidade « 8

Page 9: Folha de Portugal - Edição 605

Folha de Portugal (F.P.): Como é que chegou ao mundo dos negócios? E em que consiste a sua empresa? Nuno Migueis (N.M.): Desde muito jovem que trabalho na indústria hoteleira e sempre pensei em fazê-lo por minha conta. Quando surgiu a oportunidade, comprei a quota e, mais tarde, a totalidade da empresa. Arrisquei, pois tinha bem definido dentro de mim o que queria! F.P.: Em que medida é que o Encontro Empresarial o ajudou no sucesso como empresário? N.M.: O Encontro Empresarial para além de ser estimulante porque nos incentiva a alcançar objetivos é essencialmente uma fonte de aprendizagem, com oradores formados nas mais diversas áreas e que trazem

respostas concretas a muitas questões do mundo empresarial. F.P.: Que projetos tem para o futuro?N.M.: Tenho como prioritária a meta de um espaço maior porque para a expansão da empresa é fundamental trabalhar mais e com mais funcionários. F.P.: Que conselhos dá a quem tem um projeto empresarial, mas tem medo de arriscar? N.M.: Para uma empresa, seja de que ramo for, o Encontro é determinante na forma como ajuda a lidar com os desafios diários nas mais variadas situações e na força que transmite. Certamente sairá daqui com novas ideias e com a certeza de que tem pessoas para ajudar, aconselhar e lutar ao seu lado em todos os momentos.

“Arrisquei, pois tinhA bem definido o que queriA!”

ENTREVISTA

PUB

●●● ENCONTRO EMPRESARIAL

9DOMINGO  26 julho 2015

folhadeportugal.pt» economia

■A mais de duas centenas e meia de empresários foi dada a resposta a esta questão inicial: Revolução! Por vezes, para uma empresa o que lhe falta é uma mudança repentina de direção. Embora, o ser humano seja avesso à mudança, há que apostar na revolução para se atingir o fim desejado.

Uma empresa atingir o seu augue é o desejo de qualquer empresário, mas, para isso, este tem que se munir de ferramentas intelectuais, batalhando com uma direção pré-definida rumo ao êxito empresarial.

O que o impede de avançar?A sua própria mente, pois se esta aceitar o fracasso, então, vai esperar algo acontecer. Mas se a sua mente for revolucionária, transformará

tudo ao seu redor, pois as ações revolucionárias promovem resultados revolucionários.

Um empresário revolucionário transforma o fracasso em

sucesso, não se contentando com a mediocridade, estabelecendo sempre patamares superiores.

Exemplo e conselhosNo decorrer do encontro, Jonas contou a sua experiência como empresário fracassado e que atitudes revolucionárias teve que tomar. Atualmente, é um agente imobiliário bem-sucedido, com um volume de negócios que já ultrapassou os três milhões de euros em pouco mais de um ano.

De seguida, César Ribeiro partilhou o seu ponto de vista, com analogias simples e que completaram a palestra. Também Luísa Alcaçarenho deu o seu contributo, trazendo pontos fortes na gestão económica das empresas.

Por fim, os participantes tiveram a oportunidade de participar num coffee break, promovendo a sua empresa e trocando ideias uns com os outros.

A resposta a esta questão foi dada no decorrer do Encontro Empresarial realizado para todos os empresários e futuros empreendedores que desejam ver o seu negócio prosperar.

O que é que falta à sua empresa para ser bem-sucedida?

Um empresário revolucionário transforma o fracasso em sucesso

Carla Vaz [email protected]

-É preciso revolucionar,

fazer acontecer e provocar

resultados em cada ação para

que se possa crescer

Page 10: Folha de Portugal - Edição 605

DOMINGO  26 julho 2015

folhadeportugal.pt

●●● cuba

0,8❚Com um Índice de Desenvolvimento Humano acima de 0,8, Cuba é, de acordo com a ONU, o segundo melhor país para se viver na América Latina.

O que podemos aprender com CUbA?A economia cubana é sustentada por recursos naturais, por paisagens que atraem milhões de turistas por ano e pelo capital humano, um dos principais pilares da indústria do país.

■Depois de meio século de embargo e afastamento do mundo desenvolvido como o conhecemos, o país do rum e dos charutos tornou-se quase autossuficiente e um dos países mais avançados na área da saúde.

Se nos tentarmos abstrair dos problemas políticos e sociais que o país ainda enfrenta, serão 50 anos de afastamento dos países ditos desenvolvidos suficientes para levantar a economia de um país?

Em 2014, Cuba estava entre os 44 países do mundo que possuiam um elevado Índice de Desenvolvimento Humano, com o maior gasto do mundo com a Educação (8,96 por cento do PIB), seguida da Dinamarca (8,51) e Suécia (7,66).

De acordo com a ONU, Cuba é o segundo melhor país para se viver na América Latina, com uma expetativa de vida de 78,5 anos e uma taxa de alfabetização de 99,8 por cento.

Agricultura e indústriaA agricultura emprega 20 por cento de mão de obra cubana. Cana de açúcar, açúcar e derivados, tabaco, banana, café, frutas cítricas, arroz e legumes são as principais apostas da agricultura.

Na indústria reinam o açúcar refinado, os charutos e cigarros, cimento, fertilizantes, rum, tecidos, tijolos e telhas, indústria farmacêutica e biotecnologia, tendo a produção crescido 17,6 por cento em 2006.

Nos minérios, o níquel continua a ser o produto mais exportado, com Cuba a deter o segundo maior depósito de níquel do mundo, cerca de 15 por cento das reservas mundiais.

Saúde e biotecnologiaDepois de 1959, Cuba iniciou um processo de reformas no sistema de saúde que resultaram num serviço gratuito e universal de cuidados de saúde. Em Cuba, a saúde é uma

prioridade nacional, dando-se especial importância à prevenção e aos cuidados primários. Apesar dos recursos limitados, Cuba conseguiu atingir resultados semelhantes e até superiores aos dos países mais desenvolvidos.

“Cuba é o único país que tenho visto com um sistema de saúde estreitamente ligado à pesquisa e

ao desenvolvimento. É esse o rumo correto, porque a saúde humana não pode melhorar se não for com inovação”, afirmou Margaret Chan, diretora-geral da Organização Mundial de Saúde durante a sua visita mais recente a Havana.

Para a responsável, este deverá ser o caminho a seguir pelo resto do mundo: substituir o modelo curativo, pouco eficiente e custoso, por um sistema baseado na prevenção.

Reabertura ao mundo?Meio século depois, Cuba e

os Estados Unidos reabriram as embaixadas em Havana e Washington, respetivamente, um acontecimento que volta a restabelecer a ligação diplomática entre os dois países.

“Este é um novo capítulo, de um caminho longo e complexo até à normalização”, afirmou o Presidente cubano, Raúl Castro, citado pelo Público.

Será este o início da reabertura de Cuba ao mundo e o fim de cinco décadas de hostilidade e desconfiança entre os dois países inimigos da Guerra Fria?

A saúde é uma prioridade nacional, dando-se especial importância à prevenção e aos cuidados primários

Joana Marques [email protected]

fotos joana marques

10 reportagem « Transmissão do VIH de mães para filhos❚ A OMS reconheceu que Cuba tinha sido bem-sucedida na eliminação da transmissão de VIH e sífilis de mãe para filho durante a gravidez, parto ou amamentação. O país tornou-se assim no primeiro a conseguir este feito, um importante passo no caminho para uma geração livre de SIDA.

1,2 MIl❚Em 2014, Cuba detinha cerca de 1,2 mil patentes internacionais e comercializava produtos farmacêuticos em maisde 50 países.

modelo aGrOecOlóGIcO❚Em vez de monoculturas dependentes do uso de máquinas e de químicos, Cuba passou a ter mais policulturas, nas quais o uso de máquinas é mínimo e os químicos são substituídos pela utilização inteligente da Natureza. Em vez de usar nitrogénio para fertilizar as terras, os agricultores passaram a utilizar estrume ou a cultivar feijão, e em vez de recorrer a pesticidas para eliminar insetos, recorreram à “guerra biológica”, atraindo determinadas espécies de insetos que se alimentam de outros.

70%❚Em Havana e em algumas outras cidades, mais de 70 por cento dos vegetais consumidos são cultivados em hortas urbanas.

DeseMpreGO❚78 por cento dos empregos pertencem ao sector estatal e 22 por cento ao não estatal. A agricultura emprega 20 por cento da força laboral, a indústria 19,4 e os serviços 60,6.

TurIsMO❚O turismo em Cuba tem vindo a obter um crescimento exponencial desde 1989, quando 270 mil pessoas visitaram a ilha. Em 2005, o país bateu o seu recorde ao receber 2,3 milhões de turistas.

Page 11: Folha de Portugal - Edição 605

Quinta-feira, dia 30 de julho, às 20h

Mulher: O que espera de um homem?

Homem: Quais as qualidades que uma mulher deve ter?

TEMPLO MAIOR - LISBOA: Rua Dr. José Espírito Santo, 36 - Chelas (próximo da estação de metro)

CENÁCULO DO PORTO: Rua Egas Moniz, 485 (próximo ao Quartel Militar da Constituição - Ramada Alta)

O que toda a mulher espera de um homem?Alguns homens afirmam que as mulheres querem homens com dinheiro. Algumas mulheres citam o caráter, a sinceridade, a fidelida-de... e outras ainda são bem objetivas: querem tudo!

O número de divórcios cresce e as pessoas estão a cada dia mais desiludidas no que diz respeito à vida sentimental. Mas, afinal, por que será tão difícil que os homens entendam as mulheres e vice-versa?“O que é que ela quer de mim?”, esta é a pergunta

milenar, que faz muitos ho-mens desistirem de tentar agradar. Muitos dizem que as mulheres são complica-das demais e que é impos-sível agradá-las.Na palestra da Terapia do Amor, diretamente do Templo de Salomão, Ester Bezerra vai revelar esse

grande segredo. Os homens vão entender o que está por detrás das reclamações fe-mininas e as mulheres vão compreender porque fazem tantas reclamações.

Solteiros, casados, di-vorciados, todos estão convidados!

Page 12: Folha de Portugal - Edição 605

■Ao escolher este fruto deverá ter-se em atenção a durabilidade que se lhe pretende dar. Se quer comer a papaia nesse dia, deve escolher aquelas que apresentam uma coloração alaranjada na casca e que sejam suaves ao toque.

Se quiser descobrir as papaias que ainda estão verdes, procure as que tenham uma coloração mais amarelada.

Se tiverem manchas negras na casca não querem obrigatoriamente dizer que não tenham qualidade. Porém, deverá evitar aquelas que exibam manchas causadas por pressão ou que estejam demasiado suaves.

As papaias maduras devem ser armazenadas no frigorífico e consumidas no prazo de dois dias, para aproveitar ao máximo o seu sabor.

Vantagens Têm um sabor ótimo e são uma boa fonte de antioxidantes, tal como carotenos, citamina C e flavonóides, capazes de fomentar uma boa saúde

cardiovascular e ajudar no combate ao cancro.

Para além disso, as papaias contêm uma enzima digestiva, a papaína, que ajuda no tratamento de diversos tipos de traumas e alergias.

Esta fruta é ainda uma boa fonte de fibra, cujo papel já foi demonstrado na manutenção dos níveis de colesterol. Também o ácido fólico presente na papaia é fundamental na conversão da homocisteína em cisteína e metionina. Se tal não acontecesse, a homocisteína iria estragar diretamente os vasos sanguíneos e, em concentrações

elevadas, pode ser considerada um fator de risco para enfarte do miocárdio e AVC.

Este é um fruto típico do verão, tem uma forma seme-lhante à da pera, mas com um tamanho bastante maior. Tem uma casca esverdeada e uma polpa alaranjada, com inúmeras pequenas sementes comestíveis com um sabor apimentado.

A papaia e os seus benefícios

Têm um sabor ótimo e são uma boa fonte de antioxidantes

¡Carla Vaz [email protected]

Informação Nutricional (por cada 100g): �Energia (kcal) 39�Proteína (g) 0.6�Gordura (g) 0.1�Hidratos de carbono totais (g) 9.1�Fibra (g) 2.3�Vitamina B1 (mg) 0.03�Vitamina B2 (mg) 0.04 �Vitamina C (mg) 68�Magnésio (mg) 24�Potássio (mg) 210�Sódio (mg) 22

Fonte: InstItuto nacIonal de saúde dr. rIcardo Jorge

PUB

-Frescas e excelentes para

saciar a sua fome e cuidar da

sua saúde

DOMINGO ¡ 26 julho 2015

folhadeportugal.ptbem-estar « 12

BOLO PUDIM

SEMANARECEITA DA

Preparação:Ligue o forno a 180ºC. Coloque um tabuleiro com água a ferver, uma vez que o bolo-pudim vai cozer em ba-nho-maria. Barre uma forma redon-da, sem buraco, com caramelo.Bata o açúcar com os três ovos intei-ros. Junte a manteiga derretida e me-xa novamente. Adicione a farinha, o chocolate, o fermento e a meia chá-vena de leite. Bata bem. Deite na for-

ma sobre o caramelo e reserve.De seguida, bata muito bem todos os ingredientes para o pudim ao mesmo tempo e deite sobre a mas-sa do bolo. Neste momento, a mas-sa do bolo engole o pudim e este fica em contacto com o caramelo.Leve ao forno a cozer em banho- -maria durante uma hora. Desenforme só depois de arrefecer completamente.

Ingredientes: Para o bolo: �3 ovos �1 chávena de chá de açúcar �150g de manteiga �1 + 1/2 chávena de farinha �1 colher de sopa de fermento

�1/2 chávena de chocolate em pó �1/2 chávena de leite

Para o pudim: �1 lata de leite condensado �4 ovos �2 latas (a do leite condensado) de leite

Page 13: Folha de Portugal - Edição 605

FolhaSUPLEMENTO JORNAL FOLHA DE PORTUGAL ■ DOMINGO, 26 julho 2015

Pág. 5i

bispo Júlio Freitas

Pág. 3i

De que é que tem medo?

Ser ou fazer?

bispo Edir Macedo

Ser perseverante pressupõe criatividade, flexibilidade e visão. É também ser constante e paciente e encontrar sempre novos caminhos para se desviar dos obstáculos.

Porque deve ser perseverante?

A pessoa perseverante é flexível porque procura mais soluções para atingir

os seus objetivos, o que faz com que tenha mais possibilidades de atingir o resultado pretendido. Raramente o sucesso é atingindo numa primeira tentativa pelo que, quem procura outras alternativas terá mais opções à escolha.

Nós próprios somos a prova de que a perseverança é uma característica fundamental, pois desde o momento da nossa conceção tivemos que lutar contra milhões, persistir e sermos o único vencedor, o único a alcançar o alvo.

A promessa já se cumpriu na sua vida? Tem lutado para alcançar a realização dos seus sonhos ou está acomodado com aquilo que já conquistou?

É fundamental ser perseverante para alcançar aquilo que Deus prometeu concretizar na sua vida. Se alguém não se sente realizado terá de perseverar até que a promessa se cumpra na sua vida.

Deus quer que glorifiquemos o Seu nome e para que isso aconteça é preciso traçar metas, perseguir os nossos ideais, o nosso alvo e crescer, desenvolvendo-nos.

Ele incentiva cada um de nós a lutar pela vida, a ter condições de ser uma pessoa realizada, de ser valorizado... E isso é ser perseverante.

Aquele que é perseverante é definido, corajoso, sabe o que quer, não foge das dificuldades mas luta para conquistar a sua realização.

Por que necessitamosde perseverar?“O perseverante supera, dia após dia, as suas dificuldades, os sentimentos, os pensamentos negativos, as críticas... Ou seja, a pessoa tem que perseverar diariamente, pois só assim mostra que crê na Resposta de Deus, que a Sua ‘capacidade’ de fazer o milagre já está em ação. Ainda que os seus olhos não estejam a ver, ela

crê e por isso persevera e mantém o seu Sacrifício vivo, diariamente.

A falta da perseverança é o motivo principal de alguém não conseguir realizar os seus sonhos”, explica o bispo Júlio Freitas no seu blogue.

A recompensa só vem depois do trabalho executado. Assim também é a Fé, que nos recompensa quando a nossa ação é completa. A vida está ligada diretamente à Fé pelo que, só se tem uma vida completa, quando a nossa perseverança também é completa.

“Não pode desanimar, parar de orar, clamar, dizimar, perdoar, ofertar, Sacrificar, dar um bom testemunho... Se for perseverante, terá uma vida perfeita, extraordinária em todos os aspetos, em todas as áreas, e ninguém poderá dizer nada acerca do seu caráter, nem apontar erros, pois não os encontrarão. Será uma vida na qual não faltará nada, uma vida verdadeiramente extraordinária!”, sublinha ainda.

¡Joana Marques [email protected]

O perseverante supera, dia após dia, as suas dificuldades BJF

AS VANTAGENS DE SER PERSEVE- RANTE

●Ser perseverante pressu-põe criatividade, flexibili-dade e visão.

●A criatividade necessária para gerar diferentes estraté-gias confere a cada um, flexi-bilidade para ter o chamado “jogo de cintura”.

●A visão permite antecipar possíveis riscos, assim como pontos positivos e negativos de uma determinada estra-tégia.

●A perseverança permite criar diferentes soluções pa-ra resolver um problema ou procurar diversas alternati-vas para alcançar um obje-tivo.

●Ao avaliar os resultados de ter optado por uma determi-nada alternativa, aprenderá a fazer melhorias e a errar cada vez menos.

Page 14: Folha de Portugal - Edição 605

Cheguei ao Centro de Ajuda (CdA) sem esperança de viver, cheia de complexos,

muito negativa e sem nenhuma expetativa de melhoria da minha vida.

Tinha um casamento destruído pelas agressões físicas e não tinha forças para reagir contra aquela situação. Na altura pensava que a única saída era a morte, pois desde criança que era alvo de violência. Casei-me a pensar que assim essa situação iria mudar mas foi quando tudo piorou ainda mais”.

O recomeço“Recordo-me de sentir muitas dores na coluna, que eram tão fortes que chegava a tomar injeções, mas a dor não passava. Os médicos diziam que

eu tinha que me acostumar com essa enfermidade, pois não tinha cura.

Fui, então, convidada por um evangelista que me entregou um folheto e uma rosa para participar nas reuniões do CdA. Desde esse dia, permaneci na Fé.

Através do Sacrifício, tornei-me uma mulher mais segura, determinada, otimista e passei a dar valor à minha vida.

Fui batizada com o Espírito Santo, hoje estou liberta das insónias, fui curada dos problemas na coluna, que me impossibilitavam de andar. Antes queria morrer e hoje quero viver para ser um exemplo de superação”.

Maria do Céu Barata, CdA da aMadora

(rua Heróis da aviação, nº 2 C)

Hoje quero viver para ser um exemplo de superação

¡Carla Vaz [email protected]

aconteceu comigo!

É por isso que os malvados nos perseguem, porque somos do BEM e ajudamos ao próximo

bjf

DOMINGO ■ 26 julho 2015

visite-nos em centrodeajuda.pt

2i

centro de ajuda . Superação

“A única saída era a morte”Vida sentimental destruída e doença. Era esta a realidade de Maria do Céu antes de descobrir que existia a Solução para os seus problemas.

PUB

-Os homens de Deus visitam casas, hospitais e lares sempre com uma Palavra de Fé e esperança. Ninguém que se encontre em sofrimento deixa de ser atendido por um pastor, recebendo sempre mais do que aquilo que pediu.

Page 15: Folha de Portugal - Edição 605

❚ realizar casamentos❚ realizar batizados (adultos)❚ dar aconselhamento matrimonial❚ aconselhar e acompanhar indivíduos toxicodependentes❚ aconselhamento pastoral❚ participar na Santa Ceia❚ realização da unção com óleo❚ visitas ao domicílio❚ visitas a doentes no hospital❚ visitas a presidiários❚ distribuição de cestas básicas às famílias carenciadas❚ distribuição de bens (roupas, mobílias, eletrodomésticos, etc.) a pessoas carenciadas❚ acolher o Instituto Português do Sangue nas suas instalações para a doação de sangue❚ ajudar a manter o Lar de Idosos Universal❚ apresentação de crianças (não batiza crianças, somente adultos)❚ participar no Grupo de Jovens "Força Jovem"❚ a realização de orações❚ a entrada nas igrejas e participação nos cultos❚ participação em Concentrações, em locais como: Coliseu dos Recreios, Pavilhão Rosa Mota, estádios, Pavilhão Atlântico, etc.❚ ajudar a manter a Sociedade “Pestallozi” (presta assistência aos portadores da síndrome de Down)❚ manter a Fazenda Nova Canaã❚ a realização de cursos informáticos❚ aconselhar e apoiar na escolha de uma carreira profissional❚ atendimento telefónico pela linha amigo 24 horas❚ apoio a mulheres vítimas de abusos❚ apoio e aconselhamento a indivíduos dependentes alcoólicos❚ visitas a lares de terceira idade❚ dar alimento aos sem-abrigo❚ apoio em catástrofes❚ a realização de atividades lúdicas e desportivas com os jovens❚ aconselhamento e campanhas na prevenção do HIV❚ transporte de pessoas com dificuldades de locomoção❚ estacionamento no parque da Igreja❚ estudos Bíblicos realizados❚ entrada e participação no maior Congresso Financeiro do País❚ realização de funerais❚ distribuição do Óleo Santo de Israel❚ cursos de Teologia (IBURD)❚ milagres que acontecem em todos os Centros de Ajuda espalhados pelo Mundo.

Só ensina às pessoas a VERDADE. O dízimo, como também as ofertas, são mandamentos bíblicos.

O CENTRO DE AJUDA NÃO COBRA PARA D

DEFINA HOJE O QUE QUER VIVER AMANHÃ!

DOMINGO ■ 26 julho 2015

visite-nos em centrodeajuda.pt

3i

bispo Edir Macedo

centro de ajuda . Reflexão

mensagem

Ser ou fazer?

A um deu cinco talentos, a outro, dois… O que recebera cinco talentos saiu imediata-

mente a negociar com eles e ganhou outros cinco. Do mesmo modo, o que recebera dois ganhou outros dois (...) Depois de muito tempo, voltou o senhor daqueles servos e ajustou contas com eles. Então, aproximando-se o que recebera cinco talentos, entregou outros cinco, dizendo: Senhor, confiaste--me cinco talentos; eis aqui outros cinco talentos que ganhei. Disse-lhe o senhor: Muito bem, servo bom e fiel; foste fiel no pouco, sobre o muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor. E, aproximando-se também o que recebera dois talentos, disse: Senhor, dois talentos me confiaste; aqui tens outros dois que ganhei. Disse-lhe o senhor: Muito bem, servo bom e fiel; foste fiel no pouco, sobre o muito te colocarei; entra no gozo do

teu senhor” (Mateus 25.15-23). Os servos que multiplicaram os

talentos não o fizeram com a intenção de entrar no gozo de seu senhor, mas simplesmente porque o queriam servir. Não esperavam nada em troca, pois sabiam que estavam ali para isso. Mas, por causa da intenção sincera que havia neles, o senhor a quem serviam surpreendeu-os e recompensou-os além daquilo que poderiam imaginar. E não simplesmente porque fizeram, mas por causa da intenção que carregavam nos seus corações.

Há muitos que fazem o mesmo que esses servos fizeram para Deus e até mais, mas não são recompensados porque a intenção com a qual fazem é má. Multiplicam os talentos já visando o reconhecimento e a recompensa. Empenham-se em fazer as coisas de Deus apenas para alcançar um determinado título ou privilégio, sem ter a consciência de que são simplesmente servos. Esses, na

verdade, estão a tentar colocar-se sobre o muito, ao invés de estarem à disposição do seu Senhor para serem colocados no lugar que Ele quiser.

São os princípios de Deus que regem o Seu Reino, não os princípios dos homens. Para Deus, o ser sobrepuja o fazer. Se você faz algo que não corresponde com aquilo que você é, ou com o que carrega dentro de si, então está fazendo em vão. Porque “Eu, o SENHOR, esquadrinho o coração, Eu provo os pensamentos” (Jeremias 17.10).

Não sirva a Deus com a intenção de receber algo em troca, mas sim com a intenção de O servir, simplesmente. E o Espírito de Deus o colocará onde Ele quer que você esteja. Não procure a sua vontade, nem os lugares que deseja estar, porque você nunca irá alcançá-los. Mas busque pela vontade de Deus e o seu Senhor irá estabelecê-lo em lugares que você sequer imaginou estar um dia.

“Os servos que multiplicaram os seus talentos fizeram--no com a intenção de apenas servir o seu senhor”

bispomacedo.com.br/blog youtube.com/obispomacedo twitter.com/BispoMacedo facebook.com/BispoMacedoAcessos oficiais

23H às

diar iamenteBp. Macedo

LISBOA 107.7 FM

PORTO 95.5 FM

COIMBRA 92.6 FM

COIMBRA 98.7 FM e 107.8 FM

AÇORES 91.1, 91.0 e 94.0 FM

ÉVORA 90.4 e 95.5 FM

FUNCHAL 100.0 FM

LEIRIA 101.3 FM

PORTIMÃO 91.8 - 92.4 - 93.7 FM

¢e também na , pelas 19H (hora de Lisboa)

Experiências no Templo de Salomão

■A visita ao Templo de Salomão tem sido uma experiência única na vida de milhares de pessoas que se deslocam até lá com o objetivo de renovar e avivar a Fé.

A mais recente comitiva a partir de Portugal, teve o privilégio de participar numa reunião especial ministrada pelo bispo Edir Macedo, com o objetivo de realizar um clamor pelos pedidos da Fogueira Santa do Templo de Salomão de milhares de pessoas de todo o mundo.

Nem a longa viagem de avião

ou o facto de terem que atravessar o oceano Atlântico, demoveu as várias dezenas de pessoas que se deslocaram até à cidade de São Paulo, no Brasil.

As expetativas eram elevadas e, ainda assim, conseguiram ser superadas, como conta Ana Cristina, ao partilhar a sua experiência no Templo de Salomão.

“Para mim, poder ver com os meus próprios olhos o Templo de Salomão foi uma experiência magnífica e deslumbrante. Mesmo sendo uma distância tão grande,

valeu muito a pena o sacrificio de vir e espero ter a oportunidade de voltar no próximo ano!”

Um momento especial de renovação e de avivamento espiritual

para todos os participantes que, garantidamente, marcou a vida destas pessoas.

AnA CristinA, CdA dAs CAldAs dA rAinhA

Uma oportunidade única de renovação e avivamento

Page 16: Folha de Portugal - Edição 605

da vida delas”, referiu o orador, dando seguimento à consagração dos pedidos.

“O Espírito Santo tomou-nos e colocou-nos no Altar, para glória d’Ele. Tudo aconteceu por causa da obediência. Abraão obedeceu, só isso. Não deu o filho para receber outras coisas pois todas as bênçãos que ele queria de Deus já estavam prometidas, fê-lo por pura obediência. Assim é também a Igreja Universal. Existimos por causa da obediência à Palavra de Deus e, por causa disso, Deus fica na obrigação

de nos abençoar.Pergunte a si mesmo: está a ser

Isaque nas mãos do Espírito Santo? É obediente? Porque se não houver essa obediência, o Sacrifício não tem nenhum valor. Deus não aceita o Sacrifício impuro, imperfeito, ele tem que ser perfeito, o que só acontece se for o Sacrifício da obediência”, explicou.

Crescer para glorificar a DeusNa ocasião, além do clamor pelos pedidos do povo, vários pastores foram consagrados bispos, naquele que é o Único Altar. O objetivo daquele que serve a

4iDOMINGO ■ 26 julho 2015

visite-nos em centrodeajuda.ptcentro de ajuda . Especial

AvivAmento, renovAção e obediênciA no Templo de SalomãoNo passado dia 18 de julho, foi realizado um clamor com bispos e pasto-res do Brasil e do mundo, por todos os pedi-dos da Fogueira Santa entregues no Altar.

a transformação na vida de uma pessoa acontece quando a Fé-Inteligente

é manifestada. Por esse motivo, mais de 12 mil pastores e bispos clamaram pelos milhões de pedidos do povo, numa reunião muito especial dirigida pelo bispo Edir Macedo, no Templo de Salomão, em São Paulo.

“Temos aqui pedidos vindos de várias partes do mundo. Cada pedido representa uma vida, uma pessoa. São muitos os problemas, são muitas as dores e são muitas as pessoas que têm sido massacradas pelo inferno. Mas o Senhor consagrou-nos e chamou-nos, para que arrancássemos o inferno

Deus, não pode ser apenas o de ser beneficiado, crescer ou tomar conta de um país mas, acima de tudo, de servir ao Senhor que o escolheu.

“Pois será como um homem que, ausentando-se do país, chamou os seus servos e lhes confiou os seus bens. A um deu cinco talentos, a outro, dois e a outro, um, a cada um segundo a sua própria capacidade; e, então, partiu” (Mateus 25.14-15).“Só o Senhor sabe a capacidade de cada servo e não é ele que escolhe ou determina o que vai fazer. Quem determina o serviço é o Senhor e se um servo sentir inveja ou cobiça de outro, então, não serve mais para servir a Deus.

E este é o ponto que marca a diferença entre servos e servos, pois não importa o serviço que executa, se é mais ou menos importante. O que importa, realmente, é servir ao Senhor e fazê-lo com todas as suas forças, de todo o seu coração, de toda a sua alma, colocar toda a sua

Deus quer a sua vida por inteiro mas, para receber uma vida nova, terá que Lhe dar a sua vida velha bp. Edir MacEdo

❙ Consagração de pastores a bispos no Altar do Templo de Salomão

¡Joana Marques [email protected]

Page 17: Folha de Portugal - Edição 605

E m todas as Fogueiras Santas vemos o mesmo acontecer: há os que se lançam sem restrições

e os que se restringem. Mas, o que será que na verdade impede uma pessoa de se aproximar do Altar do Deus-Vivo e Sacrificar voluntariamente?

Não, não é a falta de conhecimento, tempo de Igreja ou de posses, pois quantas pessoas que a primeira vez que Sacrificaram não conheciam nada, não frequentavam há mais que poucos dias, não tinham absolutamente nada.

Já o oposto também acontece, pois quantas pessoas têm a possibilidade de Sacrificar, mas escolhem não fazê-lo. Onde está a explicação? Na incredulidade do coração.

“Temamos, portanto, que, sendo-nos deixada a Promessa de entrar no Descanso de Deus, suceda parecer que algum de vós tenha falhado” (Hebreus 4.1).

Muitas pessoas, infelizmente, temem a gravidade e a dimensão

das responsabilidades, do problema, da reação de familiares, ao invés de temerem a Deus.

Deseja ter uma vida realizada, um corpo saudável, a área sentimental, familiar ou espiritual abençoadas? Então, tema a Deus e tema não deixar perder a Promessa de entrar no Seu Descanso, pois algumas pessoas parecem ter falhado!

Mas quem são estas pessoas? São aquelas que conhecem a Palavra de Deus, pertencem ao universo dos que dizem ser cristãos, mas recusam-se a Sacrificar! Agora, imaginem comigo, se não se predispõem a entrar no descanso Prometido por Deus nesta vida, tomando posse da saúde, realização sentimental, união familiar, prosperidade e libertação por meio do seu Sacrifício-voluntário, muito menos se predispõem a Sacrificar para serem Salvos.

É óbvio que ninguém é obrigado a fazê-lo! E cabe-nos a nós, verdadeiros Servos do Deus-Vivo, pregar, exortar, disciplinar, motivar, repreender e até

mostrar os casos verídicos para chamar a sua atenção, despertar a sua Fé, para que olhe para si mesmo e se corrija, pois ninguém pode e nem deverá obrigar ninguém a nada!

O que significa o “Descanso de Deus”? Será que este só acontece após a morte? Não! O Descanso de Deus começa aqui, nesta vida, quando o doente é curado; o solitário ou infeliz sentimentalmente ama e é amado; a sua família é unida, existe paz e respeito mútuo; trabalha e é próspero, bem-sucedido naquilo que faz; deixa de ser templo de espíritos de traumas, vícios, complexos e manias e passa a ser Templo do Espírito Santo... O Descanso de Deus começa aqui, na terra!

Tristemente, existem pessoas que nunca experimentaram este mesmo Descanso...

“Porque também a nós foram anunciadas as boas-novas, como se deu com eles; mas a palavra que ouviram não lhes

aproveitou, visto não ter sido acompanhada pela Fé naqueles que a ouviram” (Hb 4.2).

A oportunidade é dada a todos, Deus e nós Seus Servos, não fazemos aceção de pessoas e quem hoje testifica mediante os casos verídicos de superação e de realização é porque deu ouvidos à Promessa e Sacrificou, mas outros também ouviram, até

creram, mas não Sacrificaram... e Deus respeita esta decisão.

Porém, como afirma o Espírito Santo na Palavra, não basta ouvir e crer, temos que agir a Fé, praticando! A quem toma posse, através do Sacrifício Único, é-lhe proporcionada a oportunidade de tomar posse da Promessa, da Bênção de Deus!

“Nós, porém, que cremos, entramos no descanso...” (Hb 4.3). Então, quem é que entra no Descanso? Quem crê e Sacrifica! Se entrega por completo, fica na dependência de Deus. Isto não significa que não se tenha dificuldades, seja falho ou imperfeito… porém, isso não é impedimento para que o Sacrifício seja realizado! Pelo contrário, isso amadurece, aprimora e fortalece a vida da pessoa em todas as áreas, assim como também a sua Comunhão com Deus, pois assim é a vida de quem vive pela Fé: de Sacrifício em Sacrifício... de guerra em guerra... de luta em luta!

Deus é contigo, e eu também! bjf

DOMINGO ■ 26 julho 2015

5icentro de ajuda . Especial

se algo está mal......mantenha-se bem!

juliofreitas.com

Do que é que tem medo?

Bispo Júlio Freitas Por seu servo em Cristo,

Deseja ter uma vida realizada, um corpo saudável, a área sentimental, familiar ou espiritual abençoadas? Então, tema a Deus

PUB

vida para O agradar”, alertou o bispo Edir Macedo.

Caso exista uma intenção pessoal, o servo estará a tentar colocar-se no lugar do Senhor e tudo o que fizer não terá fruto, não haverá progresso.

Cada servo de Deus deve crescer sim, mas para a glória de Deus e não para a sua glória, com o objetivo único de ganhar almas, pois foi para isso que foi chamado e colocado no Altar.

“Se está aqui hoje e trouxe os pedidos do povo, trouxe dentro de si os sonhos das pessoas que acreditaram na sua palavra, ótimo. Mas, se por acaso, carrega dentro de si um desejo, um sonho pessoal, a sua oferta diante de Deus deixa de ser agradável”, frisou.

Renovação de vida através do Sacrifício“Deus quer a sua vida por inteiro mas, para receber uma vida nova, terá que Lhe dar a sua vida velha. Só aqueles que vivem uma vida de Fé obediente na Palavra de Jesus são d’Ele. Jesus disse: ‘quem é de Deus ouve, pratica e obedece à Sua Palavra. Pode ganhar o mundo inteiro mas, se perder a sua alma, continuará a ser pobre e miserável”, sublinhou o orador.

A fé que usa o sentimento e que é uma ilusão, é uma fé infrutífera e, por isso mesmo, Deus deu-nos

a revelação da Fé-Inteligente, a Fé--Sacrifício, que exige obediência e obedecer à Palavra de Deus é Sacrifício. Essa é a Fé que salva, que funciona.

“Ele creu no SENHOR, e isso lhe foi imputado para justiça” (Génesis 15.6). “A Fé leva as pessoas à justiça. Quando apresenta Fé em Deus, apresenta uma Fé que é justa, que o leva a fazer o que é certo.

Abraão foi considerado justo e

íntegro, quando obedeceu à Palavra de Deus e isso é fundamental para o seu ministério, para você ensinar as pessoas, porque muitas delas tomam decisões baseadas em emoções, em sentimentos, e a Fé tem a ver com a razão e não com o sentimento. É esta característica da Fé que vai fazer com que o seu ministério vá florescer”, disse ainda o bispo Edir Macedo, dirigindo-se a todos os bispos e pastores ali presentes.

❙ Clamor pelos pedidos da Fogueira Santa vindos de todo o mundo

fotos Demétrio Koch

Page 18: Folha de Portugal - Edição 605

N o final de tarde de sexta--feira, muitos jovens aguardavam para viajar

até ao Parque de Campismo do Porto Moniz. No local, montaram as suas tendas e jantaram. Posteriormente, por volta da meia-noite, os jovens tiveram o privilégio de olhar para as estrelas e falar com Deus.

No segundo dia do acampamento, de manhã os jovens mostravam-se entusiasmados por puderem participar em novas atividades, visto que muitos não conheciam as piscinas naturais do Porto Moniz. De tarde, os jovens passaram o tempo a mergulhar, a jogar à bola, a fazer novos amigos e a partilhar as

suas experiências.De regresso ao acampamento, os

jovens participaram nas gravações do programa de TV FJE e de um momento de despertar a consciência com o coordenador, Raphael Machia, o qual ensinou aos jovens que quando se entrega a vida a Deus não se tem nada a perder e sim a ganhar.

Os jovens saíram conscientes acerca da importância de lutarem pela sua Salvação, não permitindo que as circunstâncias adversas os façam desviar do caminho traçado. Aprenderam também que só através do Sacrifício conseguem realizar os seus sonhos. Afinal, o poder de escolha está nas mãos de cada um, que decide aquilo que quer para o seu futuro.

Entrega totalNo último dia do “Acampa Verão 2015”, pelas nove horas, todos os jovens regressaram à sede para uma consagração especial, para que sigam e permaneçam, tendo forças para enfrentar as adversidades que surgirão no seu caminho.

De seguida, viram um filme e houve um almoço e convívio com todos. Mais tarde, o Coordenador da Força Jovem da Madeira, Raphael Machia, realizou uma reunião especial para todos aqueles que queriam mudar, deixando tudo o que era negativo para trás. O orador

explicou que cada atitude que se toma tem uma consequência boa ou má. Portanto, cada um deverá analisar tudo o que faz! Quando se quer realmente uma coisa, não se desiste até conseguir. No decorrer da reunião foi feita a busca do Espírito Santo e todos os presentes tiveram a

oportunidade de entregar a sua vida a Deus.

No encerramento deste evento, alguns jovens decidiram entregar a sua vida totalmente a Deus, através do Batismo nas Águas, deixando para trás o seu passado errado e começando uma nova vida.

6iDOMINGO ■ 26 julho 2015

visite-nos em centrodeajuda.ptcentro de ajuda . Força Jovem Europa

-Momentos de diversão e de

introspeção marcaram este acampamento

Um verão repleto de alegriaDurante três dias, o grupo Força Jovem (FJ) da Madeira organizou, pela primeira vez, o “Acampa Verão 2015”. As expetativas eram grandes por parte de todos os jovens nas diversas áreas da Ilha.

O poder de escolha está nas mãos de cada um

¡Carla Vaz [email protected]

Page 19: Folha de Portugal - Edição 605

O coordenador da Força Jovem de Lisboa, Bruno Souza, em conjunto com

os apresentadores Cemi, Daniela e Aércio deram início a uma grande tarde de competição, animação e convívio.

O evento reuniu jovens de toda a grande Lisboa, que se dirigiram às piscinas do Clube Oriental, a fim de poderem apoiar os seus representantes em cada modalidade. Com muita alegria e entusiasmo, os diferentes grupos gritavam e incentivavam os seus atletas para alcançarem a vitória.

Desde o polo ao vólei, às estafetas,

à natação individual masculina e feminina era visível o alto nível de competição e os mais talentosos destacaram-se.

Todos os presentes, sobretudo, os nadadores aguardavam o grande

momento, a entrega das medalhas. Com emoção e orgulho pelo desempenho durante as provas, os atletas celebraram os seus êxitos. c.v.

7iDOMINGO ■ 26 julho 2015

visite-nos em centrodeajuda.ptcentro de ajuda . Força Jovem Europa

ATLETAS EM AÇÃONo passado dia 19 de julho foi concretizado um dos eventos mais aguardados do ano pelos membros da Força Jovem de Lisboa (FJ), as Olimpíadas Aquáticas.

O evento reuniu jovens de toda a grande Lisboa

-Desde o polo ao vólei, às estafetas, à natação

individual masculina e

feminina, todos se esforçaram

por ficar em primeiro lugar

Não perca os próximos eventos da Força Jovem! Para

mais informações: fje.pt

Page 20: Folha de Portugal - Edição 605

8iDOMINGO ■ 26 julho 2015

visite-nos em centrodeajuda.ptcentro de ajuda . Trabalho Evangelístico

P or s e r u m pa í s m a i o r i t a r i a m e n t e muçulmano, o Centro

de Ajuda (CdA) tem enfrentado alguns obstáculos no que diz respeito ao desenvolvimento do trabalho evangelístico na Turquia.

A evangelização não pode ser feita na rua e as redes sociais são o principal meio de divulgação de eventos e palestras levadas a cabo pelo Centro de Ajuda. Foi assim que o pastor Roberto Azevedo conseguiu divulgar as duas palestras dedicadas à Superação, realizadas recentemente.

“Como não podemos evangelizar nas ruas, uma vez que, por causa da religião, as autoridades não permitem, o trabalho para divulgar e convidar as pessoas foi feito pelas redes sociais, nomeadamente pelo Facebook. Criámos um convite e enviámos um por um.

No dia da palestra tivemos 14 pessoas de várias nacionalidades: brasileiros, guineenses, turcos,

moldavos e um paquistanês. Excepto os brasileiros, todos os outros eram muçulmanos que, apesar da sua religião, receberam muito bem o que foi transmitido”, referiu o responsável pelo Centro de Ajuda na Turquia.

SuperaçãoAs duas palestras que decorreram em Istambul, foram subordinadas ao tema “Superação”. Na primeira, o orador abordou e explicou, de forma prática, como é que cada um de nós pode superar os problemas e alcançar os seus objetivos.

Ter um objetivo e crer em si mesmo, fazer tudo o que tiver que ser feito, sem medir esforços, participar a Deus o seu dia a dia e contar com Ele, foram algumas das sugestões transmitidas aos presentes pelo palestrante.

Alguns dias depois foi realizada a segunda palestra, que contou já com mais algumas pessoas, algumas das quais pela primeira vez, o que mostra que aos poucos e com perseverança, o trabalho do CdA na Turquia está a fazer-se sentir.

Livrar-se do passado através de uma decisão na mente, aproveitar as oportunidades, ver as coisas com uma outra perspetiva e fazer de Deus a sua proteção, foram mais algumas das orientações transmitidas pelo orador, dando continuidade ao tema “Superação”.

Palestra dedicada à “Superação” na Turquia

BATISMO NAS ÁGUASManuel Gomes, 28 anos, é guineense e universitário em Istambul. Depois da palestra, decidiu entregar a vida para Deus, tendo sido batizado nas águas no dia seguinte.

¡Joana Marques [email protected]

A Turquia faz fronteira com alguns países do Médio Oriente que estão em conflito permanente. Não obstante, o pastor Roberto Azevedo pretende levar até ali a Palavra de Deus.

■No Centro do país há mais uma cidade que conta com a existência de um Centro de Ajuda, onde centenas de pessoas poderão procurar ajuda e ser orientadas para encontrar o seu caminho.

Várias pessoas marcaram presença na reunião especial realizada pelo bispo Rodrigo. O poder de Deus ficou em evidência na vida daqueles que compareceram neste dia, havendo não só pessoas que foram curadas na mesma hora, como também pessoas viciadas que se viram livres do vício.

O orador enfatizou, na reunião,

a importância de se ter uma aliança com Deus, dando o exemplo do noivo que espera pela sua noiva para selar um compromisso. “Assim também é Cristo que espera que cada um de nós, se entregue para que possa ter esse selo na sua vida que é o Espírito Santo”, referiu o orador.

A felicidade e a realização foi notória no rosto de todos aqueles que participaram desta inauguração não só pelo novo espaço mas, principalmente, porque foram alcançadas e atendidas as suas necessidades. J.M.

A cidade de Castelo Branco foi con-templada com a abertura de um Centro de Ajuda, no passado dia 19 de julho.

-Há alguns meses no país, o pastor Roberto Azevedo tem desenvolvido o trabalho evangelístico na Turquia

❙ Momento da Consagração do Altar do novo CdA de Castelo Branco

Novo Centro de Ajuda em Castelo Branco

Page 21: Folha de Portugal - Edição 605

pessoa: amor e carinho. E quais são as melhores receitas das avós? Que pratos a deixam a salivar e a recordar a infância só de ouvir o nome?

O famoso bolo de domingoO bolo familiar do lanchinho de domingo, era bastante comum nas casa das avós que estavam sempre

prontas a dar um miminho aos netos. Margarina, açúcar, ovos,

farinha, leite e uma casca de limão, ingredientes simples que fazem as delícias de qualquer um. Bata a margarina com o açúcar até obter

9iDOMINGO ■ 26 julho 2015

visite-nos em centrodeajuda.ptcentro de ajuda . Coisas de Mulher

O cheiro é o um dos maiores potenciadores de memórias

crónica Viviane Freitas

“Seja persistente e aprenda a não cometer os mesmos erros, mas a odiá-los”

ocê que é batizada com o Espírito Santo e está a ser doloroso e ver-gonhoso tudo o que tem descoberto: “Como é que,

batizada com o Espírito Santo, consigo nutrir tais sentimento, emoções...”. Pois é, cara leitora, assim é quando olhamos para o nosso “eu”: Eu também via isso como uma ofensa; magoava o meu or-gulho e tinha vergonha dos meus erros diante de todos, era uma humilhação descobri-los... Só que quando permane-ci, como aconteceu com aquela mulher, entendi através de uma Fé prática e inteligente, que não me deveria conde-nar pelo que passou, mas ir e não pecar mais! E a Fé inteligente faz isso: “Vai e não peques mais!”.

Você tem que lançar o seu passado para trás. E ainda que diga: “Mas mes-mo ouvindo a Palavra de Deus, fazia

coisas erradas”. Então, tem que passar pela libertação, ouvir as verdades e não fugir das mesmas, porque a têm liber-tado. Seja persistente e aprenda a não cometer os mesmos erros, mas a odiá-los!

Olhe para o objetivo que quer alcan-çar! Quer ser justa, ter uma consciên-cia limpa, quer ter paz na sua vida e materializar uma Fé pura, mas percebe que esta se encontra manchada e não tem força. O diabo acusa-a porque lhe dá tréguas, permite-se cometer erros inadmissíveis, porque sabe que não os deve fazer, mas ainda assim os comete. Então, elimine-os de uma vez. Não fuja! Porque é da sua consciência que pesa o

que é certo e errado, que vem essa acu-sação. Vá e não peque mais!

Seja livre agora, fale com Deus. Por causa do seu erro, eu sei que o diabo a acusa, pois faz esse papel com todos os seres humanos, mas se o ouve, servirá a ele! E se não quer isso para si, então tem que usar a Fé inteligente: “Jesus disse que me perdoa se eu confessar e odiar o meu erro e não pecar mais, não me acontecerá nada de mal. Do que adian-ta ficar a olhar para trás e condenar--me? É você, diabo, que me faz olhar pa-ra trás e me condenar; não vou ouvir-te não, mas ouvir e guardar a Palavra de Deus. Não vou guardar o meu passado, o meu trauma... Então, não vou conti-

nuar neste erro, mas odiá-lo!” É assim que você tem que ser! Por isso lhe digo que é importantíssimo falar com Deus, pois da forma como falo com vocês, falo com Deus.

Eu falo com Ele, comigo mesma e com o diabo, em relação a tudo o que me tenta travar. Seja assim, amiga lei-tora! Coloque a sua força. Jesus não a condena, não a manda para o inferno; você está viva, tem a sua opção. O diabo sabe que você tem o poder da decisão e que adquire força quando descobre os seus direitos. Você tem direitos! Jesus foi crucificado na cruz, levando sobre Ele os nossos pecados, e aquele que confessa, assume, reconhece e deixa o seu pecado, então, não vai cometer mais esse erro. Mas como perguntará? Coloque a sua força em prática e odeie aquilo que a torna escrava. É assim que eu faço! Faça o mesmo também.

Não duvida! (parte II)

visite: vivifreitas.me

A cOMIDA DA AvóA cozinha portuguesa é bastante rica e diversificada e mesmo com o passar dos tempos, há pratos que nunca saem do cardápio e que fazem a delícia de todos.

Q uem de nós não tem um prato, um sabor ou um cheiro de cozinhados que

não lhe faça lembrar a infância?Muitos cresceram com os avós por

perto e a comida da avó é algo que não se consegue esquecer. As receitas até podem passar de geração em geração, podem constar nos menus dos restaurantes mais finos, mas há um sabor, uma característica dos pratos mais típicos que só quando são as avós a cozinhar nos sabe bem.

De facto, se existem comidas que dispensam técnicas, receitas ou críticas, são aquelas preparadas pelas nossas avós, que comemos desde pequenas e que mais ninguém consegue confecionar da mesma forma.

Quando nos lembramos das nossas avós, automaticamente imaginamo-las com um avental colorido, de volta dos tachos e panelas, a preparar aquelas iguarias para os seus netos, com dois ingredientes secretos que as tornam mais saborosas do que quando confecionadas por outra

um creme, adicione os ovos um a um, batendo bem entre cada adição. Depois, junte o leite alternadamente com a farinha e bata sem misturar. Por fim, adicione a raspa de limão e leve ao forno pré-aquecido a 180º, durante cerca de 45 minutos.

O cheiro é o um dos maiores

potenciadores de memórias, e quem não se lembra do cheiro deste bolo acabado de cozer ao entrar na cozinha da sua avó?

Ah! E não se esqueça do tão famoso teste do palito para verificar se o bolo já está cozido!

PUB

¡Joana Marques [email protected]

Page 22: Folha de Portugal - Edição 605

¡Carla Vaz [email protected]

C om a crise e todos os problemas financeiros que se têm vindo a sentir

em Portugal, são cada vez mais as pessoas que perdem o seu emprego e, consequentemente, tudo o que possuem, acabando, muitas vezes, por ter de fazer da rua a sua casa.

Para dar algum conforto,

atenção e esperança trabalham os voluntários dos Anjos da Noite por todo o país.

A união faz a forçaRecentemente, os voluntários dos

Anjos da Noite do Templo Maior, em Chelas, e do CdA do Cacém, uniram-se para distribuir cerca de 70 sopas e agasalhos, assim como livros e jornais a quem mais necessitava.

Na ocasião, os pastores e obreiros presentes falaram sobre a Fé e a esperança que reside na Palavra de Deus, convidando-os a irem ao CdA e verem as suas vidas serem transformadas.

10iDOMINGO ■ 26 julho 2015

visite-nos em centrodeajuda.ptcentro de ajuda . Anjos da Noite

Foram distribuídas sopas, agasalhos, livros e jornais

O grupo de voluntários pertencentes ao Centro de Ajuda (CdA), os Anjos da Noite, trabalham para alimentar o corpo e a alma, agasalhar o corpo e o espírito.

Os “Anjos” que guardam a noite

-Para quem nada tem e a quem ninguém escuta, uma palavra de Fé e esperança pode ser o início de uma nova vida

PUB

Page 23: Folha de Portugal - Edição 605

11iDOMINGO ■ 26 julho 2015

visite-nos em centrodeajuda.ptcentro de ajuda . A História de Alberto

Baseado numa História Verdadeira

Enquanto contava qual a missão que lhe tinha sido atribuída, questionaram-no sobre se tinham existido planos para destruir algum servo de Deus que não se quisesse entregar. Alberto confirmou e explicou quais os passos que deveria seguir.

Acompanhe todas as semanas neste jornal, a história de Alberto, um ex-padre e religioso devoto, que abandonou o Vaticano para seguir a Cristo.

84 85

86 87

(capítulo 16)

Page 24: Folha de Portugal - Edição 605

CentroDeAjuda.pt

Templo Maior: Rua Dr. José Espírito Santo, 36, Chelas (próximo do metro)

Para mais informações contacte a linha Amigo 24H - 218 368 008 ou o CdA mais próximo de si

Cenáculo do Porto: Rua Egas Moniz, nº 485

7 DIAS para mudar a sua vida!

7H30 | 9H30O DIA DA DIREÇÃO

SeSSão do Desbloqueio | 15H MulhereS e hoMenS Sábios | 18H

de Segunda a Sexta 7H, 10H, 12H, 15H E 20H

Conquistas Financeiras

DOMINGO

SEGUNDA

QUINTA

SEXTA

TERÇA

QUARTA

Saúde Restaurada

eStudo Bíblico

Limpeza Espiritual

f o l h a d e p o r t u g a l . p t Facebook.com/folha.deportugal

Destaque

Centros de Ajuda em Portugal Continental e Ilhas

Rua Dr. José Espírito Santo, 36 - Chelas (próximo da estação de metro)

MORADAS...

Portimão Largo Gil Eanes, lt. A

Coimbra Rua do Sota, nº 20

Baixa da Banheira Estrada Nacional 2, nº 243 (em frente ao Lidl)

Almada Av. 23 de julho, nº 14/16/18 Cova da Piedade

Cenáculo do PortoRua Egas Moniz, nº 485

Madeira - Cenáculo do FunchalRua Dr. Brito Câmara, nº 32

Cenáculo de V. N. de GaiaRua do Agueiro, nº 151 (Mafamude)

Açores - Ponta DelgadaRua da Boa Nova, nº 5

| abertas 7 dias por semana | 365 dias por ano

diariamente

Para mais informações: Temos mais de 124

Centros de Ajuda em Portugal e mais de 8000 espalhados em 182 países

20H

20Hterapia do Amor

* Para saber em que CdA’s se realiza esta reunião contacte o Amigo 24H, através do 218 368 008

Corrente da Prosperidade

Corrente da família

Agenda Semanal

SÁBADOCasos Perdidos

Força Jovem

8H

16.30H

semana 26 de julho a 1 de agosto 2015