3
Centro Educacional Esperança Data: 28/02/ 2013 Professora: Letícia Dias Turma: 9° ano Aluno (a) : __________________________________________________ Frase, oração e período. 1) Conceitue FRASE. 2) Conceitue ORAÇÃO. 3) Conceitue PERÍODO. 4) Indique os enunciados abaixo que podem ser classificados como frase e oração ao mesmo tempo. a) Socorro! b) Os jogadores entraram na quadra. c) Saia daí! d) O dia está quente. e) A noite de ontem foi muito fria. f) Queremos que você venha a nossa casa. g) Silêncio! 5) Copie do exercício anterior o único exemplo de período composto. 6) Classifique as orações em período simples ou composto. a) Ninguém mais teve sossego desde que ele chegou. b) Seu chute foi tão forte que a bola furou a rede. c) Os animados torcedores agitavam as bandeiras. d) Entrou na quadra a seleção brasileira. e) Estive na chácara. 7) Classifique o período em simples ou composto. Se tiver mais de uma oração, Separe- as e diga o número de orações. O primeiro exercício serve de exemplo. a) Escovou os dentes, / pegou o material escolar / e saiu. PERÍODO COMPOSTO DE TRÊS ORAÇÕES. b) A limpeza dos banheiros não era das melhores e resolveram falar com o gerente. c) Passarei pela sua casa hoje de tarde, para terminarmos o trabalho. d) Vou ao clube agora de manhã. e) Driblou o primeiro, driblou o segundo, mas chutou fora. 8) Há um poema de Paulo Leminski no qual o discurso, de uma forma interessante e lúdica, aborda questões relacionadas à morfologia e à sintaxe. Analise-o e atente para o que se pede: O assassino era o escriba Meu professor de análise sintática era o tipo do sujeito inexistente. Um pleonasmo, o principal predicado de sua vida, regular como um paradigma da 1ª conjunção.

Frase, oração e periodo - revisão sintática

Embed Size (px)

Citation preview

Page 1: Frase, oração e periodo - revisão sintática

Centro Educacional Esperança Data: 28/02/ 2013 Professora: Letícia Dias Turma: 9° ano Aluno (a) : __________________________________________________

Frase, oração e período.

1) Conceitue FRASE.2) Conceitue ORAÇÃO.3) Conceitue PERÍODO.4) Indique os enunciados abaixo que podem ser classificados como frase e oração ao mesmo tempo.

a) Socorro!b) Os jogadores entraram na quadra. c) Saia daí!d) O dia está quente.e) A noite de ontem foi muito fria.f) Queremos que você venha a nossa casa.g) Silêncio!

5) Copie do exercício anterior o único exemplo de período composto.

6) Classifique as orações em período simples ou composto.

a) Ninguém mais teve sossego desde que ele chegou.b) Seu chute foi tão forte que a bola furou a rede.c) Os animados torcedores agitavam as bandeiras.d) Entrou na quadra a seleção brasileira.e) Estive na chácara.

7) Classifique o período em simples ou composto. Se tiver mais de uma oração, Separe-as e diga o número de orações. O primeiro exercício serve de exemplo.

a) Escovou os dentes, / pegou o material escolar / e saiu. PERÍODO COMPOSTO DE TRÊS ORAÇÕES.b) A limpeza dos banheiros não era das melhores e resolveram falar com o gerente.c) Passarei pela sua casa hoje de tarde, para terminarmos o trabalho.d) Vou ao clube agora de manhã.e) Driblou o primeiro, driblou o segundo, mas chutou fora.

8) Há um poema de Paulo Leminski no qual o discurso, de uma forma interessante e lúdica, aborda questões relacionadas à morfologia e à sintaxe. Analise-o e atente para o que se pede:

O assassino era o escriba

Meu professor de análise sintática era o tipo do sujeito inexistente.Um pleonasmo, o principal predicado de sua vida,

regular como um paradigma da 1ª conjunção.Entre uma oração subordinada e um adjunto adverbial,

ele não tinha dúvidas: sempre achava um jeitoassindético de nos torturar com um aposto.

Casou com uma regência.Foi infeliz.

Era possessivo como um pronome.E ela era bitransitiva.

Tentou ir para os EUA.Não deu.

Acharam um artigo indefinido na sua bagagem.A interjeição do bigode declinava partículas expletivas,

conectivos e agentes da passiva o tempo todo.Um dia, matei-o com um objeto direto na cabeça.

Page 2: Frase, oração e periodo - revisão sintática

a)    Dê a função sintática dos termos que se encontram em destaque.b)   Dê a função morfológica (classe de palavras) do trecho: “Meu professor de análise sintática era o tipo do sujeito inexistente.”

9) Analise os seguintes enunciados e aponte a classe morfológica referente aos termos em destaque:

a) Tomei o sorvete, você dois.b) Fogo na mata, mata!

10) Analise sintaticamente os termos em destaque das orações em pauta, de acordo com a função desempenhada pelos mesmos:

a – Ó Deus,obrigada por proteger-me sempre!b - A garota pareceu tranquila durante a apresentação. c – De toda aquela convivência apenas restou algo: uma mágoa intensa.d – Eu necessito de seu carinho para continuar seguindo em frente.e – As lembranças da infância atormentavam-lhe constantemente

11) Classifique os termos em destaque nas orações que se seguem, de acordo com o seguinte código:

1. predicativo             2. adjunto adnominal.

(    ) O poeta ficou bêbedo.(    ) O poeta bêbedo caminhou pela praça.(    ) O poeta caminhou bêbedo pela praça.(    ) Os alunos desconfiados deixaram o colégio.(    ) Os alunos deixaram o colégio desconfiados.(    ) Os alunos continuam desconfiados.

12) Faça uma análise sintática da oração abaixo e, a seguir, marque V ou F.

A ordem, meus amigos, é a base do governo.

(    ) A ordem é sujeito simples; é a base do governo é predicado nominal.(    ) A expressão meus amigos é aposto.( ) A, meus, a, do governo são adjuntos adnominais.(    ) é – verbo transitivo direto.(    ) a base do governo é predicativo do objeto.

Para casa.

Página 25 - n° 5 e 6.Página 26 - n° 11.