16
Página 1 Gazeta de Votorantim 19 a 25 de setembro de 2015 BARBUDO da Avenida Pág.4 Odair Fernandes e região OCORRÊNCIAS Pág.13 Ano 3 | Nº 136 | Votorantim | 19 a 25 de setembro de 2015 Pág.2 É comum ver grandes fi- las de munícipes na fren- te das agências bancárias de Votorantim antes de suas aberturas, às 11h. Quem precisa utilizar os serviços das agências com frequência reclama da demora no atendimento, situação essa que pode- ria ser amenizada com a ampliação do horário de abertura ao público. Pág.3 População quer ampliação do horário de atendimento das agências bancárias Jorge Silva Pág.5 Pág.8 Pág.10 Prefeitura de Votorantim abre concurso público Homem é assassinado a facada em Votorantim Peça Cachinhos Dourados é atração no shopping Convites para a 28ª Parmegiana de Mignon estão à venda Pág.5 Pág.11 Boca Mole volta para Prefeitura depois de 13 anos e não se lembra mais como se dirige um carro Ronald é candidato a prefeito e garante que suas obras saem primeiro do que as do Erinaldo Pág.5 Cassola se coloca como pré-candidato a prefeito Dia da Árvore terá diversas ações ambientais Copinha de 2016 já tem data PSB está cada dia mais próximo de compor com o PSDB Eleição do próximo ano vai ter um padre como candidato a vereador

Gazeta de Votorantim Edição 136

Embed Size (px)

DESCRIPTION

O jornal que tem lado: o seu

Citation preview

Page 1: Gazeta de Votorantim Edição 136

Página 1Gazeta de Votorantim 19 a 25 de setembro de 2015

BarBudo da

avenida Pág.4

Odair Fernandes

e região

OCORRÊNCIAS

Pág.13

Ano 3 | Nº 136 | Votorantim | 19 a 25 de setembro de 2015

Pág.2

É comum ver grandes fi-las de munícipes na fren-te das agências bancárias de Votorantim antes de suas aberturas, às 11h. Quem precisa utilizar os serviços das agências com frequência reclama da demora no atendimento, situação essa que pode-ria ser amenizada com a ampliação do horário de abertura ao público. Pág.3

População quer ampliação do horário de atendimento das agências bancárias

Jorge Silva

Pág.5 Pág.8Pág.10

Prefeitura de Votorantim abre concurso público

Homem é assassinado a facadaem Votorantim

Peça Cachinhos Dourados é atração no shopping

Convites para a 28ª Parmegianade Mignon estão à venda

Pág.5 Pág.11

Boca Mole volta para Prefeitura depois de 13 anos e não se lembra mais como se dirige um carro

Ronald é candidato a prefeito e garante que suas obrassaem primeiro doque as do Erinaldo

Pág.5

Cassola se coloca comopré-candidato a prefeito

Dia da Árvore terá diversas ações ambientais

Copinha de 2016 já tem data

PSB está cada dia mais próximo de compor com o PSDB

Eleição do próximo ano vai ter um padre como candidato a vereador

Page 2: Gazeta de Votorantim Edição 136

Página 2 Gazeta de Votorantim 19 a 25 de setembro de 2015

Expediente:

Provocare Editora e Comunicação Ltda ME

As colunas assinadas são de total responsabilidade de seus autores e

não necessariamente representam a opinião do jornal.

Diretores presidentes: Mônica Marsal e Werinton Kermes | Responsável Jurídico: Ailton Bueno Scorsoline (OAB: 154912/SP) Edição: Luciana Lopez (MTB 45.396/SP) | Jornalista Responsável: Werinton Kermes (MTB 29.860/SP) | Diagramação: Wilson Roberto Grillo Jr.

Endereço: Rua João Walter, 289 – sala 3 - Centro - Votorantim/SP - CEP 18110-020 |Telefone: (15) 3023-0702 | e-mail: [email protected] Comercial: Katerina Beranger | Contato comercial: (15) 3247-1010| e-mail: [email protected]

Site: www.gazetadevotorantim.com.br | Facebook: Gazeta de Votorantim | Impressão: Mar Mar Gráfica e Editora Ltda. – CNPJ 01.199.927/0001-65

Distribuição gratuita

Copinha de 2016 já tem data A Copa Brasil Sub-15 de 2016 já tem data defi-nida. Vai acontecer de 15 a 24 de janeiro. Dois times da elite do futebol brasileiro que não participaram neste ano do principal evento esportivo da cidade já confirmaram presença. A angústia agora está em relação às declara-ções do prefeito Erinaldo Alves da Silva, que não abre mão das medidas de contenção de despesas. Os argumentos são dois: a crise na-cional e, com isto, a queda da arrecadação do município.

TerceirizaçãoA copinha, como é conhecida a Copa Brasil Sub-15, para ser realizada depende de estru-tura que é terceirizada, e do fator humano, ou seja, funcionários públicos, que não estão mais autorizados a fazer horas extras. Está sendo estudada a possibilidade de se abrir para a participação da iniciativa privada para auxiliar na realização do evento. A primeira reunião para tratar de copinha aconteceu nesta semana, entre a Sedesp e o prefeito Eri-naldo Alves da Silva.

Amor pelo PMDB O ressurgimento de Jair Cassola, depois de se-manas sem se manifestar sobre o quadro polí-tico de Votorantim, ainda causa algumas dúvi-das. Filiados de alguns partidos que estiveram na chácara do Beijoca na última quarta-feira (16), participando da reunião em solidarieda-de a Lázaro Alberto de Almeida, o Labrego (ex PMDB), esperavam ter de Cassola a certeza de sua pré-candidatura; porém o que se viu foi um discurso muito mais de quem também sentiu a destituição do diretório do PMDB do que quem é pré-candidato.

Marcão Papeleiro não poupa Eric Romero Diferente do discurso de Jair Cassola, o ve-reador Marcos Alves (Marcão Papeleiro - PT) utilizou-se do ato de solidariedade para rea-

firmar as críticas ao presidente da Câmara, Eric Romero (PPS), que segundo Marcão, ele (Eric) foi ressuscitado pelo Governo do PT (Prefeito Carlos Augusto Pivetta) e, neste momento de decisão, preferiu a ingratidão e ficar ao lado do DEM.

Joãozinho também aproveitou o momento para mandar recadosOutro vereador que não poupou críticas em sua fala foi João Queiroz (Joãozinho). Para o petista, o quadro está muito claro: “... temos hoje um grupo de oportunistas sem história administrativa, de pessoas que querem o poder apenas pelo poder, e um grupo que já administrou a cidade e tem projeto” referindo-se ao grupo de Jair Cassola. Ao final um do evento, um pemedebista comen-tou sobre a fala de Joãozinho: “...histórico por his-tórico, o Erinaldo também tem histórico”.

Quem foi tinha outro bom motivo A reunião, além ter sido um ato de solidarieda-de, serviu também para deixar claro que existe uma grande ansiedade e desejo do PT, PC do B e do próprio PDT de que Jair Cassola assuma de vez e de forma bem objetiva a pré-candidatura a prefeito. Enquanto Cassola continuar a dizer que qualquer um do grupo está apto a ser o pré--candidato, vai continuar esta incerteza. Heber Martins e Pedro Nunes participaram da reunião em solidariedade ao PMDB; foram citados como as pessoas do grupo que estariam aptas a serem pré-candidatas.

Ex-presidente do DEM na reunião A presença do ex presidente do DEM de Votoran-tim, José Luiz de Miranda, na reunião em solida-riedade ao PMDB, onde Jair Cassola foi o ponto alto, chamou bastante a atenção.

Namorou o PSDB Depois de seu desligamento do DEM, Miranda passou a frequentar com certa frequência o ga-binete do prefeito Erinaldo Alves da Silva, e tudo indicava que seria no ninho tucano que o Miran-

da iria se acomodar. A dúvida do momento é se com a aproximação de José Luiz de Miran-da com PT, PDT, teria ele desistido do PSDB.

Marcos Mâncio não é mais filiado O ex vice-prefeito no governo de Carlos Au-gusto Pivetta, Marcos Mâncio, pediu sua des-filiação do PMDB. Mâncio, que rompeu rela-ções políticas com Jair Cassola em 2012, teria se desfiliado por ver a aproximação de Casso-la com o grupo que está saindo do PMDB, ou por não concordar com a intervenção que o partido sofreu na última semana? Fica a per-gunta.

Enquanto parte do PMDB lamenta, outra parte se reúneO Diretório Municipal do PMDB de Votoran-tim fará uma reunião nesta segunda-feira (21), às 20h, na sede do partido, para conversar com os pré-candidatos a vereador e também para tratar a respeito do novo projeto da sigla no âmbito estadual. Filiados, simpatizantes e membros de outros partidos estão convi-dados a participar da reunião. A sede está localizada na rua Torquato Vaz de Oliveira, 12, no Jardim Araújo. Mais informações, pelo telefone (15) 99799-9464 (Lilo, presidente do PMDB local).

Erinaldo está articulando mais do que se possa imaginarOs rumores de que o prefeito Erinaldo Alves da Silva está mais atento do que se possa pensar voltou a circular esta semana. Partidos que já se definiram a não estar no grupo de apoio para a reeleição do PSDB a prefeito e compõem a base aliada do governo estadu-al seriam o motivo de duas idas de Erinaldo Alves da Silva ao Palácio dos Bandeirantes em menos de dez dias.

PSB está por um fio para declarar apoio ao PSDB Prova disto é a reunião que o presidente do PSB teve com membros da executiva estadu-al na última quinta-feira, e o recado foi bem direto: o PSB estará com o PSDB em 2016 no maior número de municípios do estado, ou seja, dificilmente o PSB de Votorantim não dará seu apoio ao PSDB.

Nem tudo é derrota A única vitória do PSB seria o fato do presi-dente local, Classius Vieira, não ter perdido o cargo para um indicado do deputado e pastor Carlos Cesar. O PSB tem outra situação para resolver: a pré-candidatura do radialista Caju, que foi anunciada antes de Classius Vieira ter sido chamado para uma conversa, em São Paulo, com as lideranças do partido.

PSDB vai anunciar Com isto a expectativa agora é o anúncio que o PSDB deve fazer na próxima semana, sobre os cinco partidos que vão fazer parte do gru-po de apoio neste primeiro momento. Uma fonte que ocupa uma função nada pequena no PSDB garante que ao se anunciar os parti-dos o cenário atual vai mudar. Por enquanto a única certeza é o PP, Partido Progressista, que tem como presidente o recém comissio-nado Rogério Dias Prestes.

Quem serão os candidatos a vereador?A única informação que está guardada a sete chaves e não será divulgada tão já é o qua-dro de pré-candidatos a vereador, que tam-bém deve causar muitas surpresas, garante a fonte PSDBISTA.

Um candidato abençoado Já o PROS, que tem como presidente o em-presário Diogo Ferreira, vai ter um candidato no mínimo curioso na atividade que exerce. Um dos pré-candidatos do PROS é um padre. A identidade do sacerdote que vai concorrer a uma vaga no legislativo votorantinense está sendo mantida em segredo.

Não depositou fundo de garantia da irmãO novo presidente do Sindicato dos Servido-res já tem um balanço de como o Sindicato foi entregue para ele. Silvio Cavalheiro Ri-beiro encontrou uma dívida de aproxima-damente setenta mil reais, e a maior parte deste valor se refere ao fundo de garantia da irmã do ex-presidente, Isael Clareti, que o secretariava; mas em oitos anos em que trabalhou no Sindicato não foi feito o re-colhimento.

Nada está tão ruim que não possa piorar A correria dos presidentes de partidos, para garantir novos filiados e bons candidatos a vereadores (bons de voto), pode ter sido em vão. O prazo, que terminaria no próxi-mo dia 2 de outubro deve ser estendido, caso a minirreforma eleitoral seja sancio-nada pela presidente Dilma Rousseff (PT). Com isto passará para 2 de abril de 2016, seis meses antes da eleição. Se for sancio-nada, mesmo aqueles que estão hoje em um partido poderão estar em outro em abril de 2016.

Pedido feito, pedido atendidoO vice-prefeito Silvano Donizetti Mendes não recebe desde julho deste ano. O valor é de R$ 6.792,53 referente aos vencimentos do cargo. A Prefeitura, sob orientações de parecer jurídico, deixou de pagar o subsídio atendendo pedido do próprio vice-prefeito.

Page 3: Gazeta de Votorantim Edição 136

Página 3Gazeta de Votorantim 19 a 25 de setembro de 2015

Cidades

População está descontente com horário de atendimento dos bancos

Valdinei Queiroz

Heber de Almeida Martins

José Francisco Nunes

Marcio Pereira da Silva

Eric Romero

Não é de agora que há reclama-ções por parte de munícipes quanto ao horário de atendi-

mento ao público das agências ban-cárias de Votorantim. O número de habitantes cresce a cada estimativa anual do IBGE (atualmente conta com 117.794 mil) e, até o momento, os ban-cos permanecem abrindo às 11h.

Apesar que, depois da reportagem ter questionamento todos os bancos da cidade sobre a possibilidade de ampliar o horário de atendimento, o Itaú infor-mou que, a partir da próxima segunda--feira (21), as duas agências, que ficam na avenida 31 de Março, no Centro, fun-cionarão em horários alternados, com uma abrindo mais cedo (8h às 16h) e outra fechando mais tarde (11h às 18h).

As outras, no entanto, entraram em contradição referente ao cumprimento do horário. A Caixa Econômica Federal, por exemplo, respondeu que cumpre determinação da prefeitura local. Já os bancos Santander e Banco do Bra-sil atendem requisitos estabelecidos pelo Banco Central (Bacen). Os outros – HSBC, Mercantil do Brasil, Sicoob e Bradesco - não responderam até o fe-chamento desta edição.

O presidente do Sindicato dos Bancários de Sorocaba e Região, Júlio César Machado, explica que, segundo o Bacen, o horário de aten-dimento ao cliente é de no mínimo cinco horas ininterruptas, como acontece em Votorantim – das 11h às 16h. Mesmo sendo determinado pelo Banco Central, o funcionamen-to, como explica Machado, pode ser estendido, basta a prefeitura solicitar a alteração junto ao Bacen.

Para Machado, os bancos deve-riam funcionar das 8h às 18h, com duas turmas de trabalho. Ainda se-gundo o presidente do Sindicato dos Bancários, o atendimento seria eficiente e a produtividade, desejada pelos bancários, poderia aumentar.

A categoria, atualmente, está em campanha salarial. Reivindica reajuste salarial de 16% (sendo 5,7% de aumen-to real). Na próxima sexta-feira (25), ha-verá nova mesa de negociação em que os bancários vão aceitar ou não a pro-posta do Sindicato. Caso não aceite o reajuste salarial, as agências bancárias poderão entrar em greve a qualquer momento, assim como os vigilantes, que fazem a segurança.

Além de Votorantim, Alumínio, Araçariguama, Guareí, Ibiúna, Itapeti-ginga, Itu, Mairinque, Piedade, Pilar do Sul, Salto, Salto de Pirapora, São Miguel Arcanjo, São Roque, Tapiraí e Tatuí tam-bém abrem ao público às 11h. Hoje a ci-dade conta com 12 agências bancárias e apenas uma, a Caixa, fica no bairro Rio Acima, fora da região central.

Reclamação de votorantinenses e empresários

Para a contadora Vanessa Pedra do Carmo, 35 anos, que faz serviços bancá-rios praticamente todos os dias para uma empresa em Votorantim, a abertura das agências às 11h interfere diretamente no seu trabalho. “Se abrisse mais cedo,

às 10h, por exemplo, não pegaria horário de pico, que é a hora do trabalhador sair da empresa para pagar contas.”

Ela comenta que no mês passado chegou a ficar mais de uma hora espe-rando a ser atendida. Pela lei munici-pal, o cliente deve ser atendido até 20 minutos em dias normais. Em véspera ou após feriados prolongados, o tempo máximo permitido é de 30 minutos.

O aposentado José Francisco Nunes, 59 anos, diz que prefere pagar as contas bancárias de manhã, para não deixar para última hora. Ele também prefere o início do atendimento às 10h, que agili-zaria nas vezes que fosse ao banco resol-ver determinado problema. “Seria muito melhor para nós, votorantinenses, que as agências bancárias começassem a aten-der às 10h, como é em Sorocaba.”

O padre Ailton Miguel, 46 anos, também tem a mesma opinião, a de abrir uma hora mais cedo. Para ele, com a abertura às 10h, o munícipe evitaria fi-las longas, que acontecem diariamente nas agências bancárias. “Com uma hora a mais, o cidadão faria o serviço no ban-co com mais tranquilidade.”

De acordo com o empresário Mar-cio Pereira da Silva, 41 anos, que tem um estabelecimento comercial no Cen-

tro, funcionar uma hora antes ajudaria tanto o cliente quanto o bancário. “Às vezes, a pessoa quer abrir uma conta, mas desiste porque a fila está enorme e acaba fazendo conta em outra agência, que está mais vazia.”

A Prefeitura de Votorantim infor-mou, por meio de nota, que não rece-beu solicitações que justifiquem a ex-pansão do horário de atendimento das agências bancárias. “Se houver uma real necessidade, a prefeitura estudará a possibilidade”.

Posicionamento da CâmaraO presidente da Câmara Municipal de

Votorantim, vereador Eric Romero (PPS), disse que alterar o horário de atendimento das agências bancárias é uma necessidade da população. “Com número reduzido de agências e a população crescendo a cada ano, as filas tendem a aumentar e os muní-cipes são os mais lesados.”

Romero também critica sobre a loca-lização das agências, praticamente todas ficam na região central do município. Para ele, deveria ter mais agências nos bairros, para que o votorantinense não precise ir até o Centro para resolver alguma ta-

refa bancária. Ainda falou a respeito do tratamento dos bancos com seus clientes. “Das agências instaladas em Votorantim, as mais desumanas são as privadas, que deveriam tratar melhor os munícipes, pois arrecadam muito mais que os bancos públicos.”

De acordo com o parlamentar Heber de Almeida Martins (PDT), que apresentou três requerimentos solici-tando a abertura das agências a partir das 10h nos últimos três anos, os muni-cípios com mais de 100 mil habitantes no Estado de São Paulo funcionam às 10h, ao contrário de Votorantim, que é às 11h. “A justificativa das agências é que, caso altere o atendimento ao cliente, vai precisar contratar mais fun-cionários. E daí? Apenas quero que o votorantinense tenha condições de usar o serviço bancário.”

Outro questionamento de Heber é em relação ao horário limite para reali-zar saques ou transações bancárias nos caixas eletrônicas. O pedetista explica que no Banco do Brasil é até as 20h, e nas demais agências até as 22h. “Os bancos não colocaram caixas eletrôni-cos 24 horas por dia na cidade por falta de segurança. Então contrate, porque não podemos depender de Sorocaba. Temos que pensar grande”, finaliza.

Page 4: Gazeta de Votorantim Edição 136

Página 4 Gazeta de Votorantim 19 a 25 de setembro de 2015

BarBudo da avenida - o que tudo ouve e tudo vê

“Nem tudo é verdade, nem

tudo é mentira. Tudo é uma

questão de ponto de vista.”

Trabaiá (trabalha) cansa, né?O Boca Mole, depois de 13 anos enfiado no sindi-cato, teve que voltar para o trabaio (trabalho). O homem tava mais perdido que surdo em bingo, mais perdido que chinelo em pé de bêbado, mais perdido que Adão no dia das mães e mais perdido que pijama em lua de mel, mais não teve jeito, teve que escolher se ia ser motorista do Barbosão na SESP ou ia para secretaria de Educação e dirigir carrinho de bebê nas creches da cidade. Lógico que o Boca Mole escolheu ser motorista da secretaria de Educação. Ele disse que o Barbosão tem mágoa dele e se irrita com o jeitão mole que ele fala. Que maldade! O Barbosa é um doce de pessoa, jamais ele se incomo-daria de ter o Boca Mole ao seu lado falando como se tivesse uma batata quente na boca.

Segura peãoO novo presidente do Sindicato dos Servidores já che-gou fazendo mudanças, a partir de agora, música no Sindicato é só Tião Carreiro, na porta do Sindicato vai ter uma cocheira para deixar o cavalo que é o meio de transporte do presidente e já mandou avisar que o Sindicato vai realizar uma festa de peão boiadeiro para arrecadar dinheiro e cobrir o buraco que o presidente anterior deixou.

Vote no Paiço do lancheMais um candidato a prefeito de Vo-torantim, e este garante que tudo que prometer cumpre. Faz dois mêis (meses) que ele prometeu que Voto-rantim vai ter um mequedonaldes (Mc Donalds), e não é que a obra tá em vento e popa?, O negócio vai ser inaugurado antes da UPA do Jardim Paulista, a UPA do Jardim Jataí, antes do Ginásio do Mirante dos Óvnis, an-tes da Unidade de Saúde da Família do Jardim Tatiana... Se o Mequedo-naldes (Mc Donalds) for inaugurado antes de tudo isto, meu voto é do paiação (Palhação).

Eu AtletaPensa o que? Eu também já joguei o meu futeborzinho. Duvida? Veja na coluna do professor Jesus na página 12, eu todo bonitão, em 1968, no time do Votocel. Duvida que sou eu? Sou eu sim.

Page 5: Gazeta de Votorantim Edição 136

Página 5Gazeta de Votorantim 19 a 25 de setembro de 2015

Cidades

Prefeitura abre concurso público na área de educação

Valdinei Queiroz

O motorista Silvio Cavalheiro Ribeiro, que venceu a eleição do Sindicato dos Servidores Públicos de Votorantim no último dia 11, en-controu a entidade com pelo me-nos R$ 70 mil de dívidas. O número pode ser maior porque um conta-dor estará na sede para averiguar todas as contas do Sindicato.

Ribeiro explica que a situação da entidade está crítica. Um dos fatores é um débito com a irmã do ex-presidente Isael Clareti Soares, que trabalhou por oito anos no Sindicato sem receber fundo de garantia. Como ela foi dispensada, a nova gestão terá que sanar essa despesa.

Além dessa dívida, há outras como aluguel da sede e de com-promissos firmados pela antiga diretoria. “Comecei, de fato, a traba-lhar no Sindicato na última segun-da-feira (14) e, desde então, estou procurando parceiros para nos ajudar a resolver esses problemas.”

Uma das formas para resolver é conseguir liberar R$ 12 mil que o Sindicato tem em conta bancária. Outra maneira é receber a quantia de R$ 290 mil (bruto) da Prefeitura de Votorantim, com relação a um processo movido pelo Sindicato.

Ribeiro também comenta que vem procurando imóveis na região central, na intenção de mudar a atual sede de local. Até o momento, a categoria viu residências nas ruas João Walter, Antonio Fernandes e Miguel Dias.

Sobre o quanto que investiu na campanha eleitoral, o motorista conta que sua chapa injetou pouco mais de R$ 1 mil. Há boatos que teve chapa que chegou a gastar cerca de R$ 50 mil. O Sindicato, que tem 820 associados, conquistou 30 novos associados até a tarde da úl-tima quarta-feira (16).

A reportagem entrou em con-tato com Isael Clareti para questio-nar sobre as dívidas mencionadas pelo atual presidente, porém ele

Novo presidente do Sindicato dos Servidores Públicos encontra r$ 70 mil de dívidas

não atendeu a ligação.

ApuraçãoNo total, a Chapa 2, de Sílvio,

teve 159 votos; a Chapa 3, encabe-çada por André Luís Pereira da Sil-va, teve 122 votos; a Chapa 4, cujo candidato majoritário era Marcelo Roberto Ambrósio, teve 119 votos; a Chapa 1, de Isael, 62 votos; e 7 nu-los. Dos 820 associados, 469 foram às urnas votar.

Reunião com o prefeitoO prefeito de Votorantim, Eri-

naldo Alves da Silva, recebeu em seu gabinete, na terça-feira (15) o novo presidente do Sindicato. Ao parabenizar a Chapa 2 pela vitória na eleição dos dias 10 e 11, o prefei-to afirmou que sempre que houver alguma reivindicação o sindicato procure o gabinete para buscar soluções conjuntas. “Nós temos res-ponsabilidades perante aqueles que nos elegeram e o diálogo é sempre o melhor caminho para resolver as demandas”, reiterou o prefeito.

O presidente do Sindicato dis-se que objetivo da nova diretoria é exatamente dialogar mais com a administração para manter o me-lhor relacionamento entre o funcio-nalismo e a prefeitura. Participarem do encontro, ainda, o secretário-ge-ral, Spartaco Cardoso e o consultor jurídico, Roque Dias Prestes.

Cassola é oficialmente pré-candidato a prefeitoValdinei Queiroz

O empresário Jair Cassola (PDT) é oficialmente pré-candidato à Pre-feitura de Votorantim. A confirma-ção foi feita na noite da última quar-ta-feira (16), na Chácara do Beijoca, na Vila Santo Antônio, durante ato contra a “rasteira” que fizeram com o ex-vereador Lázaro Alberto de Al-meida, o Labrego (PMDB), destituin-do-o da presidência do partido.

Já havia rumores da volta de Cassola às eleições do município desde o início do ano. O pedetista, durante o discurso, disse que “tem três projetos em disputa: um deles não fez nada (referindo-se ao go-verno do tucano Erinaldo Alves da Silva), outro que não tem experi-ência como administrador (falan-do do demista Fernando Oliveira) e o nosso, que fez muito e ainda vai fazer mais para Votorantim”.

Na ocasião, houve a presença de lideranças de comunidades e de partidos, tais como: Partido dos Tra-balhadores (PT), Partido Republica-no Brasileiro (PRB), Partido Socialista Brasileiro (PSB), Partido Comunista do

Brasil (PCdoB), Partido Democrático Tra-balhista (PDT) e Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB).

Possível saída de membros do PMDB

Labrego não descarta a hipótese de uma grande parcela dos filiados, princi-palmente aqueles que pensam em sair candidatos à vereança, de sair do PMDB e migar para outro partido. Isso só vai acontecer caso Labrego não consiga vol-tar a assumir a presidência do Diretório

Municipal do PMDB de Votorantim. Cassola foi solidário aos mem-

bros do PMDB e disse que sua le-genda está de portas abertas para que os peemedebistas possam fazer parte do PDT ou de outras si-glas que fazem parte do grupo de apoio. Atualmente são: PRB, PSB, PT e PCdoB, além do PMDB. Segundo Labrego, cerca de 90% dos filiados ao PMDB são contra a nova direto-ria provisória, encabeçada por Ali-son Andrei Pereira Camargo, o Lilo.

Valdinei Queiroz

Silvio Cavalheiro Ribeiro

Valdinei Queiroz

O pedetista confirmou a intenção durante ato contra a destituição de Labrego da presidência do PMDB local

O vereador João Cau (PSC) rela-tou na sessão legislativa da última terça-feira (15) que recebeu mo-radores da Vila Garcia e eles infor-maram sobre a cobrança abusiva que atualmente é realizada para a utilização do Centro Comunitário do bairro.

O parlamentar indagou à Admi-nistração Municipal se a Associação dos Amigos de Bairro da Vila Garcia tem autorização da Prefeitura para alugar o espaço do Centro Comu-nitário nos finais de semana, pois a finalidade do local é promover ati-vidades direcionadas à educação, cultura, lazer, esporte, integração social à comunidade, bem como, a realização de outros eventos geren-ciados pelo poder público. No en-tanto, não é o que ocorre, pois nos finais de semana, o Centro Comuni-tário da Vila Garcia é disponibiliza-do à população para realizar festas de aniversários, confraternizações, casamentos, reuniões e eventos de um modo geral e a associação cobra uma taxa de R$ 150,00 a R$ 800,00.

João Cau ainda mencionou que irá propor uma Lei Municipal que regulamente o uso dos Centros Co-munitários da cidade.

Dentre as interrogações, o par-lamentar observou que encami-nhou cópia do seu requerimento

Vereador denuncia mau uso de espaço comunitário

ao Mistério Público, a fim que se averigue a destinação do dinheiro arrecadado com a locação do es-paço, as finalidades em que foram cedidos o espaço à Associação e su-geriu que a Secretaria de Cidadania e Geração de Renda seja responsá-vel em administrar todos os Centros Comunitários do Município, a fim organizar e padronizar a sua utili-zação, evitando um mau uso dos mesmos.

A propositura recebeu o apoio de diversos vereadores, que apro-veitaram para relatar irregularida-des cometidas em centros comuni-tários de outros bairros, e também para citar alguns bons exemplos.

“Achando que não é justo o que estão fazendo com os moradores, resolvi fazer este requerimento, pois o local já se tornou salão de festas particular. As pessoas pa-gam para utilizar o espaço e não recebem recibo, para onde vai esse dinheiro? Pois as despesas de ma-nutenção do prédio é da Prefeitu-ra. Quando fui conversar com eles, recebi o recado de que “vereador não manda nada no local”. É uma vergonha o que está acontecendo. Tem um professor de capoeira que gostaria de utilizar o local para ofe-recer aulas gratuitas, porém, ele foi informado que teria que cobrar pe-las aulas. Após receber autorização

da Secretaria de Desporto para uti-lizar gratuitamente o local, ele não conseguiu encontrar o responsável pelo espaço, que nunca está dispo-nível para atendê-lo. Tem que tirar a chave desse sujeito”, disse João Cau.

O vereador não citou o nome da pessoa denunciada. A Prefeitura de Votorantim foi questionada por nossa reportagem sobre a denúncia relatada pelo vereador João Cau, e informou que o requerimento será respondido dentro do prazo regi-mental de 15 dias. Até o encerra-mento desta edição, a nossa repor-tagem não conseguiu estabelecer contato com a pessoa que detém oficialmente a responsabilidade de gestão do local.

A Prefeitura de Votorantim divulgou nesta sexta-feira (18), na edição do Jornal Município de Votorantim, o edital de abertura do concurso público para diversos cargos na área de educação. As ins-crições devem ser efetuadas exclu-sivamente pela internet até 08 de outubro, no site www.publiconsutl.com.br.

De acordo com o edital, são oferecidas 38 vagas para auxiliar de serviços infantis; 2 vagas para auxi-liar de serviços infantis portador de deficiência física; 2 vagas para coor-

denador pedagógico; 4 vagas para diretor de escola; 9 vagas para inspe-tor de alunos; 1 vaga para inspetor de alunos portador de deficiência física; 9 vagas para PEB I; 1 vaga para PEB I portador de deficiência física; 1 vaga para PEB II – educação física; 1 vaga para PEB II – professor de educação especial em classes multifuncionais; e 1 vaga para supervisor escolar.

A inscrição deverá ser efetuada exclusivamente pela internet até 8 de outubro. O candidato deverá selecio-nar na guia Inscrições Abertas, o Con-curso Público nº 3/2015 da Prefeitura

Municipal de Votorantim, escolher o cargo para o qual deseja se inscrever, preencher corretamente os campos relativos ao formulário de cadastra-mento e após finalizado o preenchi-mento dos dados, clicar na guia gerar boleto para visualizar ou imprimir o boleto referente à taxa de inscrição, que varia de R$ 13,20 a R$ 32,20.

Já o pagamento do boleto da taxa de inscrição deverá ser efetu-ado até 09 de outubro de 2015 em qualquer agência bancária, através de internet banking, ou em esta-belecimento autorizado a receber

pagamento de documentos de com-pensação bancária (casas lotéricas, correios, etc.). Ainda de acordo com o edital o candidato poderá se ins-crever para mais de um cargo, desde que não haja coincidência dos dias e horários de aplicação das provas.

Em 18 de outubro, às 9h, haverá a prova objetiva de auxiliar de serviços infantis e, às 14h, acontecerão as provas de inspetor de alunos, PEB II - educação física, PEB II – professor de educação es-pecial - classes multifuncionais.

Já em 8 de novembro, às 9h, ha-verá a prova do PEB I e, às 14h, a de

supervisor escolar. E, por fim, em 22 de novembro, às 9h, acontecerá a de coordenador pedagógico e, às 14h, de diretor de escola. A confir-mação oficial do local de realização das provas sairá no edital de con-vocação para as provas objetivas. A data prevista poderá ser alterada em função da quantidade de ins-critos, da disponibilidade de locais para a realização das provas e de outros fatores supervenientes.

Para mais informações, o edital completo está no site www.voto-rantim.sp.gov.br.

Vereador João Cau

Luciana Lopez

Page 6: Gazeta de Votorantim Edição 136

Página 6 Gazeta de Votorantim 19 a 25 de setembro de 2015

Cidades

*Esta coluna traz pensamentos de diversos autores.

alunos do Votocel aprendem a dinâmica de um júri popular

Valdinei Queiroz

A Escola Estadual Senador Jose Ermírio de Moraes, na Vila Votocel em Votorantim, foi palco de um júri popular, promovido pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Votorantim, na tarde da última terça-feira (15). Mais de 40 alunos, entre 6º e 9º ano, aprenderam – de forma teórica e prática – como funciona um júri popular, que julga crimes de homicídio, infanticídio, participa-ção em suicídio e aborto.

A dinâmica foi da seguinte forma: juiz, que coordena o andamento do júri; vítima; indicia-do; advogado de acusação e defesa; testemu-nhas; corpo de jurados; e público. Os alunos e mais os advogados foram os membros do júri.

A advogada Michele Zanetti Bastos é a coordenadora da Comissão da OAB de Voto-rantim “Vai às Escolas”, que atende unidades escolares do município há três anos. Os cur-sos, oferecidos pela OAB, têm como objetivo

de trazer conhecimento aos alunos de deter-minada questão do Direito do País.

Os advogados já promoveram ativida-des sobre cidadania, direitos dos alunos na escola, drogas, entre outros temas. Além de Michele, também estavam Luiz Carlos Pro-ença, José Mário Lacerda de Camargo e De-bora Luci Paes de Medeiros.

Segundo o vice-diretor da escola, Fer-nando Montecino Ferreira, os cursos da OAB não são as únicas atividades multidiscipli-nares promovidas pelo colégio. Ele conta que os estudantes aprendem diversos te-mas dentro do programa Escola Integral, tais como: oficinas de línguas estrangeiras, músicas, informática, artes, esportes, entre outros assuntos.

Na escola, em um dos espaços físicos, há um memorial com imagens do senador Jose Ermírio de Moraes. Atualmente a escola conta com 260 alunos (6º ao 9º ano) e 180 no período noturno.

Jorge Silva

Projeto é realizado pela OAB de Votorantim

ouvir Há momentos em que o melhor é dizer o que se está pensando, mas outras vezes,

uma pequena voz interior sinaliza para mantermos a boca fechada. Ao ouvir essa voz, preste muita atenção.

O silêncio é fundamental em muitas situações. A raiva é uma emoção que pode de-sencadear palavras contundentes e dolorosas. Uma vez faladas, o dano das palavras ira-das já foi feito. Desculpas poderão amenizar temporariamente o dano causado, entretan-to, as palavras ditas no calor da ira deixam suas marcas por tempo indeterminado.

Falsas acusações são outro exemplo do que não deve ser dito. Quando não há provas para acusar alguém, basear-se no disse-me-disse faz de você irresponsável e fofoqueiro. Na dúvida, cale-se!

Mas, provavelmente, uma das piores coisas ditas são as inverdades sobre o amor. Di-zer a alguém que você a ama quando não tem certeza desse sentimento, pode ser mais prejudicial do que se imagina.

Antes de se manifestar, use o bom-senso e a compaixão em suas relações. Quando você ouvir essa pequena voz que vem do coração dizendo para ficar quieto, obedeça. Ignorá-la e dizer o que quer sem se importar com o seu ouvinte, faz você apto a pagar um alto preço em algum momento ao longo de sua vida.(autor desconhecido)

Eugenia Maria Paula MachadoFaleceu em 10/09/2015, aos 75 anos. Casada com Joao Machado. Deixa os filhos Regina, 57, Maria Isabel, 56, Rute, 55. Foi sepultada no ce-mitério São João Batista, em Salto de Pirapora.

Francisco Caetano da CruzFaleceu em 10/09/2015, aos 53 anos. Casado com Vilma Pires de Lima da Cruz. Deixa os fi-lhos Welington, 30, William, 29, Welton, 26, Fernanda, 24, Francine, 22, Renata, 18. Foi sepultado no cemitério São João Batista, em Votorantim.

Maria de Lourdes da SilvaFaleceu em 11/09/2015, aos 53 anos. Casada com Rafael de Pontes. Deixa os filhos Jose Alex, 36, Jose Ricardo, 34, Michele, 25. Foi sepultada no cemitério São João Batista, em Votorantim.

Eva de SouzaFaleceu em 11/09/2015, aos 69 anos. Deixa os filhos Almir, 51, Altair, 49, Marisa, 46. Foi sepul-tada no cemitério São João Batista, em Voto-rantim.

Antonio da Silva OliveiraFaleceu em 12/09/2015, aos 58 anos. Deixou os filhos Andreia, Laise e Antonia. Foi sepultado no cemitério São João Batista, em Votorantim.

Ruth Aguirra da SilvaFaleceu em 12/09/2015, aos 90 anos. Deixa os filhos Jairo, 69, Janice, 58. Foi sepultada no cemitério São João Batista, em Votorantim.

Vera Lucia de Barros Lima PainiFaleceu em 13/09/2015, aos 55 anos. Casada com Antonio Paini Filho. Deixa a filha Aline, 34. Foi sepultada no cemitério São João Batista, em Votorantim.

Lucinda Nunes FernandesFaleceu em 13/09/2015, aos 80 anos. Deixou as filhas Arlete, Sueli e Ivonete. Foi sepultada no cemitério São João Batista, em Votorantim.

Rodrigo dos Santos DominguesFaleceu em 13/09/2015, aos 24 anos. Deixou a filha Samira. Foi sepultado no cemitério São João Batista, em Votorantim.

Aparecido Bernardo ParpineliFaleceu em 13/09/2015, aos 59 anos. Casado com Arabela da Silva Parpineli, deixando os fi-lhos Maria Lourdes, 37, Marcelo, 34, Karina, 28. Foi sepultado no cemitério São João Batista, em Votorantim.

Terezinha Terra OliveiraFaleceu em 14/09/2015, aos 83 anos. Deixa os filhos Maria de Dores, 64, Isilda, 59, Izaura, 57, Rita, 54, Geraldo, 52, Claudio, 50, Matilde, 53, Angela, 48, Paulo, 47, Marcos, 45. Foi sepultada no cemitério São João Batista, em Votorantim.

Luzia CiochettiFaleceu em 14/09/2015, aos 88 anos. Deixa os filhos Marines, 56, Rubens, 55, Alcione, 51. Foi sepultada no cemitério Saudade, em Sorocaba.

Ebe Ceschini MartelliniFaleceu em 14/09/2015, aos 78 anos. Deixa os filhos Sandra, 55, Suzana, 51, Sergio, 47, Sa-muel, 36. Foi sepultada no cemitério Saudade, em Sorocaba.

Maria Camilla de JesusFaleceu em 15/09/2015, aos 87 anos. Casada com Manoel Antonio da Silva. Deixa os filhos Maria Nair Da Silva Perboni, 66, José Antonio, 62, Celso, 58, Nelson, 58, João Antonio, 54, Ivo, 53, Ivone, 50, Isaura, 47, Vitor, 45. Foi sepultada no cemitério São João Batista, em Votorantim.

Nelson Candido BispoFaleceu em 15/09/2015, aos 53 anos. Deixa a filha Larissa, 20. Foi sepultado no cemitério Saudade, em Sorocaba.

Antonio de Proença FilhoFaleceu em 15/09/2015, aos 70 anos. Deixa o filho Fernando, 41. Foi sepultado no cemitério Pax, em Sorocaba.

Odete Garcia CorreiaFaleceu em 16/09/2015, aos 76 anos. Deixa os filhos Alice, 57, Rui, 56, Reinaldo, 55, Claudete, 53, Rogerio, 51, Claudinei, 34. Foi sepultada no cemitério Santo Antônio, em Sorocaba.

Joao Batista RodriguesFaleceu em 16/09/2015, aos 62 anos. Casado com Neusa Garcia Arruda Rodrigues. Deixa os filhos Marcela, 27. Foi sepultado no cemitério Consolação, em Campina Monte Alegre.

Ester Abdalla Sandin LeiteFaleceu em 16/09/2015, aos 68 anos. Casada com Joao Batista Leite. Deixa os filhos Lidia, 49, Ligia, 45, Joao Carlos, 41, Marcos, 28. Foi sepultada no cemitério Pax, em Sorocaba.

Geralda Terezinha BatistaFaleceu em 16/09/2015, aos 63 anos. Deixa os filhos Gim, 45, Gilberto, 43, Gilson, 42, Ronal-do, 38, Ademilson, 37, Getulio, 41, Gislaine, 28, Romildo, 36, Rogerio, 33. Foi sepultada no ce-mitério Municipal, em Piedade.

Rosmeire Montecino FerreiraFaleceu em 17/09/2015, aos 64 anos. Deixa os filhos Durvalino, 43, Evandro, 42, Rogerio, 39, Juliana, 37, Fabricio, 35, Jessica, 32. Foi sepultada no cemitério São João Batista, em Votorantim.

Denilson Laurencio de SouzaFaleceu em 17/09/2015, aos 39 anos. Casado com Francine de Lourdes Fernandes de Souza. Deixa os filhos Douglas, 16, Lauren, 7, Felipe, 14. Foi sepultado no cemitério São João Batis-ta, em Votorantim.

Valdinei Queiroz

Com o falecimento nos Estados Unidos da garota Sofia Gonçalves de Lacerda, que comoveu o Brasil na segunda-feira (14), os pais da menina vão criar em Votorantim uma Organização Não Governamental (ONG), com o objetivo principal de viabilizar a cons-trução de um hospital no Brasil especializado em transplante multivisceral e também no tratamento da síndrome Berdon. A informa-ção foi dada pelo advogado Antonio Miguel Navarro, que cuida desde o início do caso.

A síndrome de Berdon é uma rara do-ença que provoca problemas no intestino, na bexiga e no estômago. No caso de So-fia, esses órgãos não funcionavam desde o nascimento. A menina, de um ano e oito meses, que passou pelo transplante de cinco órgãos, teve uma parada cardíaca. Ela estava internada desde julho, em fun-ção de um vírus contraído após o trans-plante multivisceral realizado em maio.

Não é o primeiro filho que morre do casal. O primeiro, que foi um menino, viveu poucos dias, e tinha sido diagnosticado com a síndro-me da Megabexiga. Em nosso país não existe transplante para esse tipo de problema. “Com a morte da Sofia tentaremos fazer com que o Governo Federal construa um Hospital com esse tipo de tecnologia aqui no país. Temos apoio do Dr. Rodrigo Viana, o médico chefe do Hospital Jackson Memorial em Miami, e partir de agora nosso foco será nesse sentido para ajudar outros brasileiros que necessitem desse tipo de transplante”, disse Navarro.

Entenda o casoSofia tinha síndrome de megabexiga

micrólon e hipoperistaltismo intestinal (MMHIS), também conhecida como sín-drome de Berdon. Em função da doença, ela teve que transplantar vários órgãos.

Como a família não tinha verba para

Família de Sofia pretende criar oNG

custear o transplante, estimado em mais de R$ 2,2 milhões, que não é feito no Bra-sil, o advogado Miguel Navarro, de Voto-rantim, foi acionado para iniciar uma bata-lha judicial contra o governo federal.

Após a decisão da justiça, todas as despe-sas foram custeadas pelo Ministério da Saú-de. A partir daí, pai, mãe e bebê foram para os Estados Unidos, país que poderia realizar esse tipo de transplante, em julho do ano passado.

Durante exames após o transplante, Sofia apresentou reação alérgica. Foi cons-tatada a presença de bactérias no pulmão da menina, que causavam dificuldade na respiração. Sofia não resistiu e morreu na madrugada de segunda-feira (14), vítima de uma parada cardíaca.

Sofia será cremada em 10 dias nos Es-tados Unidos. Um dia antes da cremação, a família fará uma cerimônia para se des-pedir da menina. Segundo Navarro, ainda não há previsão de chegada da família em Votorantim, onde reside atualmente.

Divulgação

Sofia mobilizou milhões de brasileiros

Page 7: Gazeta de Votorantim Edição 136

Página 7Gazeta de Votorantim 19 a 25 de setembro de 2015

Cidades

A Prefeitura de Votorantim, por meio da Secretaria de Cultu-ra, Turismo e Lazer (Sectur), reali-zará uma edição especial de dois anos do Palco Livre, tradicional evento de rock da cidade, ama-nhã (20), na Praça Zeca Padeiro, ao lado da Prefeitura. O evento terá início a partir das 15h, com entrada gratuita e classificação mínima de 16 anos.

Três bandas já estão confir-madas, sendo a Infected Thrash, Brain Cells e Genocídio. A organi-zação informa que a quarta banda será escolhida pelo público e fará

Palco Livre completa dois anos e terá edição especial amanhã

a abertura desta edição especial. Uma das principais atrações será a banda Genocídio, de São Paulo, que fará o encerramento.

O projeto é aberto para as bandas da cidade e região que desejam tocar ao vivo e mos-trar o seu trabalho. As bandas interessadas em tocar no Palco Livre, bem como artistas que desejem fazer performances ou exposições no projeto, devem comparecer durante o evento para agendar sua participação. Mais informações pelo telefone (15) 3243-5814.

Votorantim recebe o projeto Emcena Brasil neste fim de semana

A Secretaria de Cultura, Turismo e Lazer (Sectur) apresenta hoje (19) e amanhã (20) a Caravana do Emcena Brasil com seu teatro móvel, um con-têiner com uma grande tenda adap-tada. O projeto se instalará na Praça de Eventos “Lecy de Campos”.

Durante os dois dias haverá apresentações de espetáculos tea-trais para crianças e adultos, oficinas, além de circo, show de música, ses-são de cinema e muitas outras atra-ções. A programação começa sem-pre a partir das 15h e se estenderá até às 22h.

Nos últimos sete anos, o Projeto Emcena Brasil já percorreu mais de 300 cidades em todo o País, atenden-do a mais de um milhão de pessoas. Com uma estrutura moderna, que in-

clui som, iluminação, tela de cinema, 400 banquetas e uma grande tenda para abrigar a plateia, a

caravana apresentará uma varia-da programação a todos os presen-tes, com a mesma qualidade de sa-las convencionais de teatro, porém com a vantagem de ser totalmente gratuito. O projeto é realizado por meio do Programa de Ação Cultural (ProAC) pela Cia Abaréteatro, com o patrocínio da Votorantim Cimentos e do Instituto Votorantim, e o apoio da Prefeitura de Votorantim.

A Cia Abaréteatro vem capita-neando o projeto desde 2007 e traz na sua programação quatro renoma-dos grupos de teatro, mamulengos, música e circo, que apresentarão os principais espetáculos do seu vasto

repertório. Todos trazem na baga-gem mais de 20 anos de experiência, tanto nos principais centros cultu-rais do País, como participações im-portantes em Festivais de Teatro e Cultura no Brasil e no exterior, além de um excelente currículo com di-versas premiações. Ao todo serão mais de 30 artistas e técnicos que desfilarão suas habilidades em dois dias de eventos. O excelente nível artístico e a interação com a plateia, aliado à tecnologia de luz e som, proporcionarão aos espectadores um excelente divertimento em um evento único, que valoriza a cultura popular, o artista nacional e garante boas gargalhadas e um ótimo dia de lazer para toda a fa-mília. A entrada é gratuita

“E o Céu uniu dois Corações” será apresentado hoje e amanhã

O tradicional Circo Guaraciaba inicia neste final de semana mais uma temporada, agora com o espe-táculo “E o Céu Uniu Dois Corações”, escrito por Antenor Pimenta. Serão quatro finais de semana de exibi-ção gratuita no Auditório Municipal “Francisco Beranger” em Votorantim. As apresentações serão nos dias 19 e 20, 26 e 27 de setembro e 03 e 04, 10 e 11 de outubro, todas às 20h. Os in-gressos serão distribuídos uma hora antes do início das apresentações. A temporada faz parte da contagem regressiva para o aniversário de 70 anos da companhia. A apresentação tem o apoio da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Lazer (Sectur) e do Prêmio Funarte Caixa Carequinha de Estímulo ao Circo – 2013.

“E o Céu Uniu Dois Corações” é um texto que marcou época. Escri-to na década de 40, é considerado o “Romeu e Julieta” do circo-teatro. “Não podíamos deixar esse espe-táculo de fora neste momento de comemorações e homenagens pelo aniversário de 70 anos do Circo Gua-raciaba, que acontece no ano que vem. Com essa peça podemos cele-brar junto com a plateia. É um texto muito famoso, marcou a vida de mui-tos jovens, os fãs do Circo Guaracia-ba conhecem e aguardam muito por essa temporada. E será um prazer apresentar esse texto as pessoas que não o conhecem, é como resgatar e manter a viva a história do circo-tea-tro, passar essa emocionante história a diante”, conta Alexandre Malhone, responsável pela companhia atual-mente e ator do espetáculo.

A montagem, que conta com 17 atores em cena, misturando a velha guarda com a nova geração de ato-res, não assusta o diretor da peça, que soma agora seis espetáculos

dirigidos no Circo. Mário Pérsico, um velho conhecido do público diz que sempre gostou de grandes elencos. Sobre dirigir a velha guarda, fala en-tusiasmado, “Há muitas diferenças entre trabalhar com os atores mais antigos e com os que estão chegan-do agora. Primeiro que os atores da velha guarda praticamente nasce-ram fazendo isso, viram seus pais, irmãos, tios representando, e isso dá uma outra visão, uma outra posição ao ato de “fazer”.

Os homenageadosOs Projetos da Trupe Circo-Tea-

tro Guaraciaba são realizados e pro-postos para a velha guarda do Circo. Visando aproveitá-los enquanto ain-da estão vivos, lúcidos e com enor-me prazer de estar em cena. É sem-pre com intuito de que revivam e que passem aos mais novos as suas experiências, todas as histórias e ge-nerosidade. Nesse ano, em especial, os projetos são propostos principal-mente ao Hudi Rocha, o palhaço Fe-

degoso, que encanta a todos desde seus 05 anos. E que luta, literalmen-te, para estar nos palcos e picadei-ros sempre que a oportunidade lhe surge. Que chora - feito criança, toda vez que termina um espetáculo. Chora de emoção, de alegria, de pra-zer. Ele, que passou recentemente por problemas de saúde, emociona dizendo que não tem medo de que a morte apareça, mas que tem pa-vor de não atuar mais. Ficou extre-mamente grato e lisonjeado por ter sido (junto com seu filho – Kuxixo), o “personalpalhaceitor” de Selton Melo e Paulo José, no filme “O Pa-lhaço”, grande sucesso nacional. Aju-dou na pesquisa circense, ensinou emboladas e reprises aos dois. Com isso, acabou tendo uma participação no filme e, na estreia em São Paulo, foi o homenageado da noite. Selton Melo dedicou a exibição do filme para ele. E esse projeto é mais uma vez dedicado para um dos melhores palhaços caipira ainda na atividade, e a toda velha guarda do circo.

Divulgação

Peça traz atores novos e da velha guarda

A Academia Votorantinen-se de Letras, Artes e História (AVLAH), com sede na R. Anto-nio Fernandes, 50, Centro, Voto-rantim, promoverá, no próximo sábado (26), às 19h30, no Salão de Festas da Associação dos Aposentados e Pensionistas de Votorantim e Região (APEVO), seu 6.º Sarau Lítero-Gastronô-mico-Musical.

Segundo sua presidenta, Mi-riam Corrêa Jáki, o sarau, com o tema “Contos & Encontros”, con-tará a história de Mozart, o gran-de prodígio musical da humani-dade; lançará o livro “24 Olhares Verdes”, resultado do Concurso Literário promovido juntamente com a Secretaria de Educação de Votorantim, envolvendo crian-ças do Ensino Fundamental da

academia realiza seu 6.º sarauRede Pública Municipal de Vo-torantim; haverá a declamação de uma poetisa mirim que está despontando no meio literário e apresentação de uma pequena bailarina notável, além da parti-cipação do Grupo de Escoteiros Vuturaty, com seus conceitos sobre a natureza.

O cardápio do jantar é ins-pirado nas sinfonias e sabo-res da vida e obra de Mozart (culinária austríaca), idealizado pela Chef e Acadêmica Mariana Castro, e será executado pelo Ribeiro’s Buffet.

O convite está sendo ofe-recido pelo valor de R$ 60,00, com as bebidas incluídas, e poderá ser reservado com o senhor Ademar, da Apevo, pelo telefone 3243-2410.

Page 8: Gazeta de Votorantim Edição 136

Página 8 Gazeta de Votorantim 19 a 25 de setembro de 2015

Cidades

Para debater informações de cons-cientização ambiental em novas etapas na gestão de resíduos sólidos e dos re-cursos hídricos no município, a Prefei-tura de Votorantim, por meio da Secre-taria do Meio Ambiente (Sema), com o Conselho Municipal de Meio Ambiente (COMDEMA), realiza, na segunda-feira (21), o “I Seminário do Conselho Muni-cipal de Meio Ambiente”, com o tema “Eu faço parte”, que acontecerá das 19h às 21h, no Sesi Votorantim, localizado na Avenida Cláudio Pinto Nascimento, nº 140, Jd. Morumbi.

Após a abertura do evento, a apre-sentação sobre a gestão de resíduos sólidos da Secretaria de Meio Ambien-te (Sema) e Secretaria de Serviços Pú-blicos (Sesp) começará às 19h30. Logo depois, às 20h, terá a apresentação sobre gestão de recursos hídricos com a Concessionária Águas de Votoran-tim, e Agência Reguladora de Serviços Públicos de Votorantim (Agerv). Já às 20h30 haverá a sessão de perguntas e, às 21h, acontecerá o encerramento com café ecológico.

De acordo com o diretor de Pla-nejamento e Educação Ambiental da Sema, “a intenção do evento é que os participantes e líderes comunitários repliquem as orientações apresentadas para que toda a população realize cor-retamente o descarte de resíduos e que com isso haja a redução dos impactos ambientais, inclusive para manter a qualidade da água na cidade”.

O COMDEMA de Votorantim é for-mado por representantes e suplentes do poder público e por representan-tes da sociedade civil. A Lei nº 2440 de maio de 2015 atualizou e incrementou sua formação, que passou de 11 para

Conselho do Meio ambiente realiza seminário na segunda

22 representantes constituídos de for-ma paritária entre governo e sociedade civil organizada.

Dessa forma, o COMDEMA de Vo-torantim é composto pelos seguintes setores públicos: Secretaria de Meio Ambiente (presidente do conselho); poder legislativo municipal; Secretaria de Negócios Jurídicos (Senj); Secretaria de Obras e Urbanismo (Sourb); Secre-taria de Educação (Seed); Secretaria de Saúde (Sesa); Secretaria de Plane-jamento e Desenvolvimento (SPD); Secretaria de Comunicação (Secom); Secretaria de Serviços Públicos (Sesp); Departamento de Saneamento Básico, da Sesp e Agência Reguladora de Ser-viços Públicos Delegados do Município de Votorantim (Agerv).

A sociedade civil passou a ser re-presentada pelos setores organizados da sociedade, tais como: associação do comércio, da indústria, da agricultura e de profissionais liberais comprometidos com a questão ambiental; entidade civil criada com o objetivo de defesa dos in-teresses dos moradores; dois represen-tantes de entidades civis criadas com a finalidade de defesa da qualidade do meio ambiente; Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), subseção de Votorantim; representante dos Clubes de Serviços; Instituições de Ensino; Concessionária Águas de Votorantim; representantes do Grupo Votorantim; Academia Voto-rantinense de Artes, Letras e História; e Grupo organizado de coleta seletiva, com atuação no município.

Atualmente, o COMDEMA é com-posto pelas Câmaras Técnicas de re-síduos sólidos e de recursos hídricos, ambas atreladas às estratégias de edu-cação ambiental.

Em comemoração ao Dia da Árvore, cele-brado em 21 de setembro, a Prefeitura de Vo-torantim, por meio da Secretaria de Meio Am-biente (Sema), realizará, amanhã (20), o evento “Hora Verde”, das 10h às 12h. A atividade con-siste em restaurar a área ambiental da Bica do Icatú, que é uma nascente de água. A Bica fica na Rua Ângelo Gugoni Ramos, no Jardim Para-íso, próximo ao Sesi Votorantim. Todos os mu-nícipes estão convidados a participar. Além de funcionários da Sema e da Secretaria Serviços Públicos (Sesp), líderes comunitários também confirmaram presença.

Na programação do evento, a educação am-biental terá início às 10h; às 10h30 começará a oficina de plantio; às 11h haverá o plantio de ár-vores nativas no entorno da nascente e, por fim, às 12h será o encerramento.

Prefeitura realiza restauração de área ambiental amanhã

Para a realização das atividades, a Prefei-tura de Votorantim, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Sema) e Secretaria de Servi-ços Públicos (Sesp), fez a roçagem, a retirada de resíduos sólidos e a abertura dos berços na área, para, então, realizar o plantio de árvores nativas durante o evento.

Além do plantio, a Sema fará a doação de mudas nativas e, com o apoio dos parceiros da ação, orientará a comunidade participante so-bre os cuidados e os benefícios envolvidos nas ações de recuperação ambiental e disponibili-zará diversos materiais informativos.

O intuito do evento é iniciar os procedi-mentos para a criação do Parque Ecológico da Pedreira e com isso oferecer à população mais um espaço ecologicamente saudável para o lazer e o bom uso de todos.

A Associação Vuturaty Ambiental (AVA), en-tidade ambientalista que atua em Votorantim e região, está com este mês de setembro repleto de atividades e comemorações. O primeiro motivo é o quarto aniversário da entidade que foi fundada em 21 de setembro de 2011, e os demais motivos são os novos projetos voltados ao meio ambien-te, sendo três os mais destacados: Implantação do Centro de Mudas, Saneamento do Bairro do Cara-fá e Observando os Rios.

O projeto de Implantação do Centro de Mu-das e Sementes de Espécies Florestais e Medici-nais da Região de Sorocaba é uma parceria entre a UNISO, UFSCar, Prefeitura de Sorocaba e AVA. O projeto teve seu pleito aprovado e será financiado com verbas federais. O objetivo é produzir mudas, sementes e cursos de capacitação para a recupe-ração de ecossistemas de toda a região da bacia hidrográfica dos rios Sorocaba e Médio Tietê. Já

aVa comemora aniversário e anuncia novos projetos

o projeto Sistema de Saneamento do Bairro Rural do Carafá está em fase de diagnóstico e pleiteará verbas junto ao Governo Estadual. O Observando os Rios é um programa de educação ambiental e monitoramento dos rios da Fundação SOS Mata Atlântica com quem a AVA está firmando parceria para trazer o programa para nossa cidade.

Para comemorar o aniversário, o Dia da Árvo-re e os novos projetos, acontecerá amanhã (20) o Encontro dos Ambientalistas da AVA. Segundo Elzo Savella, presidente da entidade, a AVA é uma associação aberta a todos que tenham interesse em contribuir com ações ambientais em nossa cidade. O evento será no bairro do Carafá e terá como programação uma ação de reflorestamen-to de área ciliar com o plantio de 100 árvores na-tivas, almoço tropeiro preparado pelo renomado Helvídio Stange e reunião comemorativa dos am-bientalistas e convidados.

Page 9: Gazeta de Votorantim Edição 136

Página 9Gazeta de Votorantim 19 a 25 de setembro de 2015

Cidades

A Secretaria de Saúde de Votoran-tim, por meio do Centro de Controle de Zoonoses, informa que segue até 25 de setembro as inscrições para a castração de cães e gatos dos moradores do Parque Bela Vista, Jardim Maria José, Morumbi, Icatu e Paraíso.

O programa de castração foi criado pela Secretaria da Saúde e mantido no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Votorantim e já atendeu vários bairros desde o ano passado. Podem ser castra-dos cães e gatos, machos ou fêmeas com idade entre um e seis anos. As cirurgias gratuitas são realizadas no próprio CCZ.

O cadastramento e agendamento deverão ser feitos até 25 de setembro, das 8h às 16h, na sede da Zoonoses. Os interessados devem comparecer levan-

abertas as inscrições para castração gratuita de cães e gatos na região do Pq Bela Vista

do cópia do comprovante de residên-cia no nome do proprietário do animal, acompanhado de certidão de nasci-mento ou de casamento da pessoa que vai efetuar o cadastro (caso não seja o titular do comprovante de endereço) e de cópia de um documento com foto (identidade ou habilitação).

Durante o cadastro já será feito o agendamento da cirurgia. Se a fêmea estiver no cio na data agendada, o pro-cedimento precisa ser remarcado. A sede da Zoonoses fica na Avenida Santo Antônio, ao lado do Cemitério Munici-pal. O telefone para outras informações é o 3243-3807.

A Zoonoses informa ainda que haverá doação de cães na Praça de Eventos “Lecy de Campos”, em 26 de setembro, das 8h30 às 12h.

Mais de 1.500 pacientes são esperados para retirar medicamentos na farmácia de Alto Cus-to de Votorantim ainda neste mês. A entrega iniciou no último dia 16 e prosseguirá até 24 de setembro, conforme o agendamento com cada um dos pacientes. A medida, que já vem sendo adotada há meses, tem a proposta de evitar filas e longa espera.

A Secretaria de Saúde orienta para que as pessoas não deixem de comparecer para a reti-rada dos medicamentos conforme o agendado, assim evitando transtornos. Se a pessoa não pu-der comparecer deverá avisar com antecedên-cia. Desta forma uma nova data é marcada sem comprometer o atendimento, que chega até a 260 pacientes por dia.

Como informa a farmacêutica e coordena-dora do programa de saúde, Rosa de Moura Neves, a farmácia atende aproximadamente 50 novos pacientes a cada mês. Ela destaca ainda, quando o paciente recebe o medicamento já faz o agendamento com dia e horário para a retirada do próximo mês. “Caso o paciente já te-nha compromisso no dia em que for agendado, poderá nos avisar e já agendamos para a data seguinte”, informa.

A coordenadora solicita também para que os usuários agendados compareçam na data e horário estabelecidos, o que já é solicitado, evi-tando a concentração de pessoas num único horário, pois isto acarreta na demora do aten-

Farmácia de alto Custo reforça necessidade de agendamento

dimento. Ele explica ainda que a pessoa que não conseguir comparecer conforme o agenda-mento deverá manter contato com a Farmácia de Alto Custo para solicitar uma nova data.

A Secretária de Saúde, Izilda Maris Chio-zzotto de Moraes, destaca a importância das pessoas em agendar os dias e horários para reti-rada de medicamentos, bem como a entrega de documentos. “Temos uma parte dos pacientes que não vêm no dia agendado e querem aten-dimento outro dia, sem remarcar”, comenta.

A farmácia fica no Ambulatório de Especia-lidades Médicas, localizado na praça Antônio Walter, s/nº, Centro. Mais informações pelo tele-fone 3243-4604.

Secom Votorantim/ Divulgação

Cerca de 260 pacientes são atendidos nos dias de entrega de medicamentos

EntulhoAs Águas de Votorantim pode jogar entulho na beira da linha do trem e depois cobrir com terra? E foi jogado em uma área onde as pessoas passam na rua Rafael Carreteiro Lopes, no bairro Ângelo Vial.Karen Queiroz

Resposta: A Águas de Votorantim informa que fez um levantamento nos registros de atividades realizadas no referido endereço e constatou que nenhuma manutenção foi feita pela concessionária neste local nos úl-timos sete meses.

Resposta 2: A Secretaria de Serviços Pú-blicos (Sesp) informa vai encaminhar uma equipe no local.

VazamentoVazamento forte de água desde hoje (13) pela manhã na Paula Ney. Neide Ribeiro Gonzales

Resposta: A Águas de Votorantim informa que tomou conhecimento do caso no últi-mo domingo (13), por meio do Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC), e enviou uma equipe técnica até o local, que realizou o re-paro na rede no mesmo dia.

Bairro dos MorrosVenho através desta pedir para que o senhor prefeito possa arrumar a estrada dos Morros que já faz dois meses que ele mesmo diz que arruma periodicamente, pois a estrada está em péssima condições com buracos enor-mes na subida. Na noite de ontem (10/09) crianças e trabalhadores do bairro de novo voltaram para suas casas a pé por causa da estrada e da chuva. Hoje tem um caminhão atolado, e cadê o prefeito? Até quando, se-nhor prefeito? E o nosso direito de ir e vir?Maria Regina da Silva

Resposta: A Secretaria de Serviços Públicos (Sesp) informa que nessa semana inclusive recebeu uma comissão de moradores do re-ferido bairro para tratar do assunto. A Manu-tenção da estrada já está na programação.

Iluminação públicaAqui em Votorantim, na avenida São João, tem um poste de luz que fica o dia inteiro ligado já faz tempo e a prefeitura não faz

nada com a iluminação.João Souza

Resposta 2: A Secretaria de Obras e Urbanis-mo (Sourb) informa que a equipe responsá-vel pela manutenção da iluminação pública foi encaminhada ao local.

BuracosEstas são fotos dos buracos que foram causa-dos pelas chuvas destes dias. Fica em frente à Academia Inovação nos Altos de Votoran-tim. Começou com um buraco e já tem dois. Rua José Roque Guerra.Milton Ricardo

Resposta: A Secretaria de Serviços Públicos (Sesp) informa que encaminhará o caso para a Concessionária Águas de Votorantim, ten-do em vista que trata-se de galeria de esgoto que passa pelo local. A Sesp informa ainda que situações como essas devem ser passa-das para o SIIC pelo telefone 3353-8732, que realiza o devido encaminhamento.

Desfavelamento do ItapevaGostaria de saber se vocês tem alguma no-tícia sobre o desfavelamento do Bairro Ita-peva. Passo direto em frente ao Residencial do Votocel e vejo que já está pronto. Por que as famílias ainda estão morando em favelas com vários riscos? Eu mesmo sou uma delas, estou desempregado sem condições de alu-gar um imóvel para minha família, minha es-posa está gestante e nesse tempo de chuva que teve agora nesse final de semana, nossa casa alagou toda. Gostaria de saber alguma notícia sobre isso, ninguém nunca se pro-nuncia. Obrigado!Ricardo Maciel Tomaz

Resposta: A Prefeitura de Votorantim in-forma que está no aguardo da entrega das obras do Vila Pedroso II, no Jardim Itapeva e da unidade do Jardim Votocel, por parte da Caixa e da construtora responsável pelas obras. No que se refere ao desfavelamento a Prefeitura por meio da Secretaria de Cidada-nia e Geração de Renda é responsável pela demanda.

SemáforosSabemos a crise que vivemos hoje, porém nossa prefeitura não pensa sustentavelmen-te e por outro lado muito menos na segu-rança dos cidadãos da nossa cidade. Se você for no sentido Sorocaba pela avenida 31 de Março e parar no semáforo em frente a ban-ca de jornal antes da prefeitura, note que o semáforo adiante fica no vermelho em torno de 3 segundos! Fora isso, e aquele semáforo que ficou ligado uma semana na ponte de acesso próximo ao posto Mangueira? Nossa cidade deveria ter uma administração me-lhor nesses pontos.Marcelo Brandão Moraes

Resposta: A Prefeitura de Votorantim não encaminhou resposta até o encerramento desta edição.

Karen Queiroz (colaboração)

Neide Ribeiro Gonzales (colaboração)

Maria Regina da Silva (colaboração)

João Souza (colaboração)

Luciana Lopez

Page 10: Gazeta de Votorantim Edição 136

Página 10 Gazeta de Votorantim 19 a 25 de setembro de 2015

Cidades

ocorrências

Bombeiros salvam garça que se enroscou em linha de pesca

O Corpo de Bombeiros de Vo-torantim resgatou, na manhã de terça-feira (15), uma garça que ha-via prendido a asa direita em um galho de árvore com cerca de 15 metros de altura, ao lado do Paço Municipal, por conta de uma linha de pesca que provavelmente se enroscou no bicho quando estava no rio. Toda a ação durou aproxi-madamente 15 minutos.

No resgate, um bombeiro subiu com os equipamentos de proteção e, com um facão, cortou o galho em que a garça estava presa. Após a ação, ela pousou numa pequena árvo-re ao lado. Desse modo, outro bombeiro, com a ajuda dos mu-nícipes, pegaram o bichinho e cortaram a linha. O animal saiu ileso e voando.

Divulgação/ PMV

Cena chamou a atenção dos transeuntes

A Delegacia de Investigações sobre Entorpecentes (Dise) de So-rocaba, em conjunto com a Polí-cia Civil de Piedade e Votorantim, apreendeu 25 celulares, 18 carre-gadores e aproximadamente 98 gramas de maconha durante uma revista surpresa realizada na Ca-deia Pública Feminina de Votoran-tim, na manhã de terça-feira (15).

A operação teve início às 6h30 e foi concluída às 8h30, com a pre-sença de delegados, policiais mili-tares e civis de Sorocaba, Piedade e Votorantim. De acordo com o delegado responsável pela Dise de Sorocaba, Wilson Negrão, a ação é feita para combater o tráfico de entorpecentes na região.

Na Cadeia Feminina de Voto-rantim, as autoridades encontraram os objetos em colchões, sacos de lixo e privadas. Além de maconha, celulares e carregadores, também foi encontrado uma tesoura sem cabo, fone de ouvido, que estava na

dise apreende maconha e celulares na Cadeia Feminina de Votorantim

cela da faxina, e cinco recados tele-fônicos, que serão posteriormente investigados pela polícia.

A ação contou com aproxima-damente 20 policiais de Sorocaba, Piedade e Votorantim. A Polícia Ci-

Comerciante atira na própria perna no Jd. antonio rodrigues

Um comerciante disparou uma bala de fogo acidental-mente contra a sua própria per-na esquerda, na noite da última quarta-feira (16), no Jardim An-tonio Rodrigues, em Votoran-tim, sendo encaminhado à Uni-dade de Pronto Atendimento.

G. F. C. N., 28 anos, disse que adquiriu a arma (calibre 38) de um rapaz, que mora na Vila Garcia, por R$ 1 mil e que resolveu comprá-la por causa dos assaltos que são feitos em seu estabeleci-mento comercial.

Pedreiro é detido com maconha

Um homem foi preso em flagrante, na manhã da última quarta-feira (16), no Jardim Novo Mundo, em Votorantim, com mais de um quilo de maconha.

Durante patrulhamento pelo bairro Jardim Novo Mundo, a fim de averiguar denúncia anônima de tráfico de drogas, na rua José Paes Ribeiro, os policiais depararam-se com um sujeito com as ca-racterísticas da denúncia.

Ao abordarem o pedreiro L. C. S., 50 anos, ele mostrou a casa onde reside. No local, dentro de uma mochila, os oficiais encontraram uma balança e 280 micro-cubos vazios. Depois localizam 25 table-tes (700 gramas), um tijolo (350 gramas) e 262 porções (260 gramas) de maconha, totalizando mais de um quilo da droga.

vil abrirá inquérito para apurar a entrada dos objetos. Atualmente a cadeia conta com 68 detentas e está localizada na avenida Reve-rendo José Manoel da Conceição, no bairro Monte Alegre.

Jorge Silva

Os celulares foram encontrados em colchões, sacos de lixo e privadas

ajudante geral tenta matar esposa no Jd. Tatiana

Um homem tentou ma-tar sua própria esposa com uma faca de cozinha, na noite do último sábado (12), no Jardim Tatiana, em Voto-rantim. A vítima, a ajudante geral J. J. G., 46 anos, foi so-corrida por uma equipe do Corpo de Bombeiros e de-pois encaminhada ao Hospi-tal Regional de Sorocaba.

Segundo informações de vizinhos, o casal constan-temente brigava. No último

dia 12, a vizinhança ouviu gri-tos da vítima. Com a chegada dos Bombeiros, o ajudante ge-ral P. S. G., 42 anos, marido da vítima, fugiu do local.

Ao tentar procurá-lo, a po-lícia o encontrou num bar, com manchas de sangue na mão. Ela sofreu ferimentos de uma faca de cozinha, que foi atingida na região torácica do corpo. J. J. G. foi hospitalizada e depois enca-minhada para a Delegacia de Defesa da Mulher de Votorantim.

Serralheiro é assassinado no Jd. Clarice II

O serralheiro R. S. D., 24 anos, morreu após ser esfa-queado no pescoço, na tarde do último sábado (12), no Jardim Clarice II. A vítima foi levada Unidade de Pronto de Atendimento (UPA), mas não resistiu ao ferimento e fale-ceu no local.

Ajudante R. C. O., 23 anos, que estava no local do crime, dis-se que estava caminhando com o serralheiro, na rua José Nicoleti, quando o autor do crime (foragi-do pela polícia) passou pelo mes-mo lugar e provocou a vítima. R. S. D. disse para que “ele parasse de roubar o bairro” e, depois dis-

so, o assassino pegou uma faca e partiu para cima da vítima, golpeando-o no pescoço.

O ajudante levou o serra-lheiro até a UPA, na tentativa de salvá-lo. A vítima chegou viva no local, mas horas depois fa-leceu. A Polícia Civil continua a procura do foragido.

Page 11: Gazeta de Votorantim Edição 136

Página 11Gazeta de Votorantim 19 a 25 de setembro de 2015

rapidinhas da Gazeta

Aulas gratuitas ensinam pais de primeira viagemO Hospital Santo Antonio de Votorantim abriu inscrições gratuitas

para mais uma edição do “Curso Preparatório para o Parto”. Destinado aos pais de primeira viagem, ensina a cuidar dos bebês e, também, dá dicas úteis, como: os cuidados fundamentais com a mãe, orientando no desen-volvimento da gestação e, também, após o parto.

Entre os temas discutidos durante o treinamento estarão: cuidados com o bebê, procedimentos corretos para o banho, curativos do cordão umbilical, amamentação correta, cuidados com as mamas, orientações para o parto, troca de fraldas e como agir em situações de emergência. As gestantes que se inscreverem poderão participar das aulas com um acompanhante. As inscrições seguem até 10 de outubro. As vagas são li-mitadas a 25 alunos, com um acompanhante, cada. São cinco semanas de curso, com aulas todas as segundas-feiras no período noturno. Mais infor-mações podem ser obtidas na maternidade do Hospital Santo Antonio de Votorantim, pelo telefone: (15) 2101-0001.

Moradores fazem mutirão para limpar linha de trem no Ângelo Vial

Residentes do bairro Ângelo Vial, em Votorantim, revoltados com a quantidade lixo na linha do trem, resolveram limpar o local na semana passada. A linha fica na rua Rafael Francisco Parri, com a rua Isaac Mendes. Para recolher todo o lixo, eles alugaram uma caçamba.

Segundo Dirceu Camargo, morador do bairro, a empresa res-

ponsável pela linha do trem limpa o local de manhã, mas à noite os próprios moradores jogam entu-lho. “É preciso entender que há direitos e deveres, que a Prefeitura tem a obrigação de recolher o lixo, mas também é um dever do cida-dão jogar o lixo no lixo e manter limpo e cuidado o bairro que re-side, afinal vive-se ali”, comentou.

Divulgação

Local é constantemente alvo de depósito irregular de lixo

Governador anuncia início das obras do novo Hospital RegionalO governador Geraldo Alckmin anunciou na terça-feira (15), o início da cons-trução do Hospital Estadual de Sorocaba. A implantação do novo hospital deverá ser concluída em até 30 meses e a obra é feita por meio de uma parce-ria público-privada (PPP) entre a Secretaria de Estado da Saúde de São Pau-lo e a empresa Construcap. A construção será financiada com empréstimo do BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento), que posteriormente será pago pelo governo do Estado.O novo hospital, com cinco andares, será voltado ao atendimento de urgências e emergências e terá 250 leitos, sendo 96 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), dez salas cirúrgicas, heliponto, centro de ensino e pesquisa, além de serviço completo de diagnóstico por imagem, entre outros serviços.O investimento total para a implantação do novo serviço, incluindo obra civil, equipamentos médicos e mobiliários, tecnologia de informação, instrumenta-ção cirúrgica e transporte, será de R$ 269,5 milhões.“É um grande hospital com 250 leitos, com 40% de UTI. É um hospital de alta complexidade, trauma, cirúrgico. Localizado estrategicamente na rodovia Ra-poso Tavares (km 106)”, afirmou Alckmin. O governador anunciou, ainda, a liberação de R$ 1,2 milhão, em três parcelas mensais, para minimizar o déficit que a Santa Casa de Sorocaba tem no custeio de atendimentos de alta complexidade, sobretudo na área de oncologia. Alckmin ainda prevê para daqui cinco meses a entrega da unidade local da Rede de Reabilitação Lucy Montoro. “Estamos ainda estruturando um centro de medicina nuclear no Conjunto Hospitalar de Sorocaba, que terá dois tomó-grafos. O primeiro está sendo instalado”, completou.A visita do governador a Sorocaba reuniu prefeitos da região, inclusive Erinaldo Alves da Silva, de Votorantim, além vereadores e autoridades militares e civis.

Amanhã é dia de Cachinhos Dourados no shopping

Um espetáculo com história envolvente, trilha sonora especial, muita interação com a plateia e repleto de figurinos confeccionados artesanalmente, é isso que a peça Cachinhos Dourados irá trazer ao Iguatemi Es-planada neste domingo (20). A peça faz parte do Pro-jeto Domingo é Dia de Teatro que traz encenações infantis, brincadeiras, contação de histórias, palhaços e mágicos ao shopping. As apresentações são gra-tuitas, voltadas à família, principalmente ao público infantil, e acontecem sempre às 16h. Cada espetáculo tem duração média de 50 minutos.

Outback tem novas vagas de emprego

O Outback Steakhouse de Voto-rantim continua com processo de seleção para preenchimento de 10 novas vagas para complemen-tar seu quadro de funcionários. O restaurante está contratando profissionais para os cargos de atendentes de restaurante, aten-dentes de bar, auxiliares de cozinha e recepcionistas. Os interessados devem comparecer ao restaurante localizado no Iguatemi Esplanada (Av. Gisele Constantino, 1.850 - Par-que Bela Vista – Votorantim) às se-gundas-feiras, das 15h às 17h, para preencher uma ficha de inscrição e realizar alguns testes. Não é exigida experiência anterior.

Divulgação

Prospecto do novo hospital

Divulgação

A apresentação é gratuita

Estão abertas as inscrições para a capacitação “Time do Emprego”, que é um programa com o objetivo de orientar e preparar o trabalhador na busca de um emprego compatí-vel com seus interesses, habilidades e qualificação profissional. As aulas são coordenadas pela Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento (SPD) da Prefeitura de Votorantim, em parceria com a Secretaria do Em-prego e Relações do Trabalho (Sert) do governo do Estado de São Paulo.

Para fazer a inscrição os interes-sados devem comparecer ao CAT, localizado na Praça de Eventos “Lecy de Campos”, ao lado do Espaço Aquário Cultura, de segunda a sex-ta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 16h, ou também no Banco do Povo, que fica no saguão da Prefeitura, aberto de segunda a sexta das 9h às 16h, portando o RG, CPF e compro-vante de residência. As inscrições são ilimitadas, no entanto, os 30 primeiros serão chamados para esta primeira turma de capacitação. Para participar é necessário ter mais de 16 anos, es-tando empregado ou não.

As aulas estão previstas para começar na segunda quinzena de outubro, com encontros às terças e quintas-feiras, das 14h às 17h, no Polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB), localizado na Avenida Newton Vieira Soares, s/n, no Centro.

No processo, os participantes formam um “time” para troca de ex-periências e procura conjunta por emprego ou ocupação. Nos encon-tros os alunos receberão orienta-ções sobre elaboração de currículo e preparação para entrevistas de emprego. Outros temas a serem abordados nas aulas são: autoes-tima, planejamento financeiro, co-nhecimento de habilidades pesso-ais, entre outros assuntos.

Estão abertas as inscrições para o “Time do Emprego”

Page 12: Gazeta de Votorantim Edição 136

Página 12 Gazeta de Votorantim 19 a 25 de setembro de 2015

esportes

Prof. Jesus Rodrigues Filho

Caro leitor: Se você tem fotos antigas de clubes de futebol e gostaria de vê-las publicadas na Gazeta, anote no verso da foto os nomes dos jogadores e o ano e deixe na Gazeta de Votorantim (Rua João Wal-ter, 289 – Centro), para a recepcionista, aos cuidados de Luciana Lopez. Deixe também o seu telefone, para devolução da mesma.

Radar Esportivo

FuTSaL – VoToraN F.C. – 1968(Time do Barbudo da avenida)

Funcionários do setor de manutenção da Fábrica de Cimento Votoran se reuniram e for-maram um time de Futsal para participar dos torneios e competições da indústria. Eram colegas e amigos que labutavam juntos toda a semana e, aos sábados e domingos, fa-ziam do esporte o seu entretenimento e lazer, culminando sempre com um congraça-mento esportivo. Aparecem em pé, da esquerda p/ direita: ZÉ MARIA – NOÊMIO – TUCÃO – VARDO e CRU-ZEIRO. Agachados: ODAIR (Barbudo da Avenida) – DAVILSON - CAÇÃO e GERALDINHO. Obs.: O jogador Odair, que hoje é o Barbudo da Avenida, trabalhou durante muito tempo na Fábrica de Cimento Votoran, onde exercia as funções de mecânico e era um ótimo pro-fissional, sendo muito benquisto pelos colegas. Na época, ele, além do Futsal, praticava o futebol de campo. A foto foi gentilmente cedida pelo Vardo.

O projeto Corrida de Rua, realizado pela Prefeitura de Votorantim, por meio da Secretaria de Desporto (Sedesp), aconte-ce desde abril de 2014 com o objetivo de orientar e incentivar as pessoas a pratica-rem corrida de rua e caminhada para que, assim, adquiram uma melhor qualidade de vida. Os exercícios são acompanhados por professores de educação física e estagiá-rios da Sedesp, na Praça Lecy de Campos, e acontecem toda segunda, quarta e sexta--feira, das 7h às 8h, e às terças e quintas, das 18h30 às 20h. Para participar, basta comparecer à praça no horário da ativida-de. Atualmente, 25 votorantinenses estão cadastrados no Corrida de Rua.

Esta ação começou porque foi notado que muitos munícipes procuravam estar saudáveis por meio de caminhadas. Os edu-cadores físicos desenvolveram, então, um programa de orientação e treino na praça, com o intuito de atender o interesse desse público-alvo. Hoje, várias pessoas que par-ticipam dos treinos regularmente acabam conquistando boas colocações por faixa etá-ria nas corridas.

Aos que desejam participar dos treinos de corrida, a Secretaria de Desporto reco-menda que consultem um cardiologista, pois é necessário apresentar atestado médico.

Judô de Votorantim é ouroA judoca de Votorantim Júlia Vieira sa-

grou-se campeã paulista de Judô por Faixas 2015, divisão especial, no último domingo (13). Organizado pela Federação Paulista de Judô, a competição é a oportunidade para cada grau de faixa se avaliarem e buscar um título estadual. Com disputa realizada em São Bernardo do Campo, a medalha de ouro vem coroar e reforçar ainda mais o potencial dos atletas da cidade e o bom trabalho desenvolvido pela equipe da APA-JUSVO de judô de Votorantim.

Depois da medalha de prata nos Jogos Regionais de Jundiaí, em junho, o ouro do Paulista foi comemorado com muita alegria pela judoca, pois estavam presentes neste campeonato atletas de clubes renomados

do estado de São Paulo como E.C Pinheiros, S.E. Palmeiras, SESI São Paulo, entre outros, colocando assim nossa cidade através APA-JUSVO entre os melhores do estado. A ju-doca agradece o apoio da APAJUSVO e da Prefeitura Municipal de Votorantim através da Secretaria de Desporto.

Competiram ainda os atletas Lis Abreu Nunes, Juliana Jacob Sampaio, Tamires Cris-tine Eufrásio, João Paulo de Proença, Lou-renço Marin Neto, Roberto Ferreira Garcia e Júlia Vieira de Oliveira, que também tive-ram ótimos desempenhos.

Para os interessados em praticar o judô o CT-Votorantim fica na Av. Pedro Augusto Ran-gel, 70, Jardim Paulista e está com inscrições abertas tendo horários de manhã, tarde e noite.

3ª rodada do Veterano tem apenas um empate em sete jogos

Vitórias e gols não faltam no Campe-onato Veterano. Embora nesta 3ª rodada, disputada no sábado (12), houve 19 bolas na rede - número abaixo em comparação às duas primeiras rodadas -, apenas uma partida terminou empatada e sem gols.

O Santa Mônica venceu novamente, obtendo sua terceira vitória consecutiva. Desta vez, derrotou o Mundo Novo por 3 a 1, no campo Bela Montanha. A goleada da rodada ficou por conta do Corinthians, que aplicou 4 gols no adversário Grêmio Monte Alegre, no campo Cruzeiro. O Guanabara derrotou o Palmeiras por 2 a 0, no campo Votoran; o Vila Garcia ven-ceu o Jardim Clarice/Criciuma por 1 a 0, no campo Jd. Clarice; o Parque Bela Vista

passou pelo Votocel por 2 a 1, no campo Votocel; Bar do Careca/Jardim Paulista aplicou 3 a 2 no Rio Acima, no campo Cer-mag, e Cruzeiro e Jardim Paraíso ficaram no 0 a 0, no campo Cruzeiro.

A próxima rodada acontece hoje (19), e todos os jogos serão realizados às 15h30. As partidas são: Palmeiras x Grê-mio Monte Alegre, no campo Votoran; Corinthians x Santa Monica, no campo Chave; Jardim Paraíso x Guanabara, no campo Bela Montanha; Novo Mundo x Cruzeiro, no campo Parque; Bar do Care-ca/Jardim Paulista x Votocel, no Cermag; Vila Garcia x Rio Acima, no Vila Garcia; e Flamengo/Academia Athletica x Jardim Clarice/Criciuma, no campo Flamengo.

Equipe masculina de futsal de Votorantimavança para a segunda fase da Copa record

A equipe de futsal de Votorantim da Secretaria de Desporto (Sedesp) ven-ceu Araçoiaba por 5 a 1, de virada, no Cermag, no último dia 10. Os gols fo-ram marcados por Mateus (2), Cayo (2)

e Alehandro, num belo gol nos segun-dos finais. A equipe classificou-se para a segunda etapa da Copa Record e ago-ra aguarda o término da primeira fase para definição do adversário.Futsal feminino de Votorantim

vence mais uma na Liga aifaA equipe de futsal feminino de Voto-

rantim da Secretaria de Desporto (Sedesp) jogou no domingo (13), em Indaiatuba, pela 3ª rodada da Liga Aifa (Associação In-daiatubana de Futebol Amador) e venceu a equipe FC Elite/tigres azuis “B” por 11 a

4, com gols de Milena (2), Mikaele (2), Júlia (2), Mariana (2), Dayana (1), Caroline (1) e Maissa (1). O time votorantinense segue invicto no torneio com vitórias em todas as partidas disputadas, ocupando a 2ª co-locação geral.

Ciclismo compete pela Volta Internacional e traz bons resultados

A equipe de ciclismo da Secretaria de Desporto (Sedesp) de Votorantim participou no domingo (13) da 18ª Volta Ciclística Internacional do ABCD, que foi realizada na cidade de São Cae-tano do Sul, em circuito plano de 4 km de extensão. O destaque da equipe foi Carlos Alexandre, que, competindo na categoria Estreante, ficou com a 2ª colocação no sprint final, após seis voltas. Assim, o atleta conquista seu 4º pódio consecutivo e segue em cresci-mento na modalidade.

Já Paula Pacheco, competindo na categoria Juvenil, ficou com o 4º lugar após 30 minutos de prova.

Pela categoria Senior A, Ellison Pa-zetti e Rafael Leão concluíram com o pe-lotão. Joel de Sá, Marcelo Clarim e Paulo Sergio finalizaram junto à categoria Sê-nior B, e Paulo de Tarso ficou com a 12ª colocação na categoria Sub-30.

atleta é campeão de mountain bikeO atleta Bruno Goia, representando a Se-

cretaria de Desporto (Sedesp) de Votorantim, ficou com o 3º lugar na prova de XCO, dispu-tada no sábado (12) em Monte Alegre do Sul, e foi o vencedor do campeonato GP Ravelli de Mountain Bike pela somatória de pontos. Esta foi a 4ª etapa do torneio.

Já no domingo (13), Bruno Goia competiu na prova de XCM, em um percurso de subidas e lama. Na ocasião, obteve a 4ª colocação na etapa e, na somatória do campeonato, conseguiu o 3º lugar. O atleta foi o destaque do ano no mountain bike da cidade com esse título, além da vitória nos Jogos Regionais em julho e também no Brasil Ride.

Projeto Corrida de rua tem vagas abertas

Jiu-jitsu - O atleta de jiu-jitsu Gustavo Esteban participa hoje (13) da 3ª etapa do Circuito Paulista em Barueri.Handebol – A equipe feminina sub 21 participa amanhã (20) da LHESP em Araraquara. Maratona aquática – Amanhã (30) acontece a 1ª etapa do Circuito Mares em São Sebas-tião. Os atletas votorantinenses que participarão da provas são Marcos Salvador de Oliveira (provas 6 km e 1 km) e Fabian Lopez (1 km), com apoio da Sedesp, Academia Ghimper, Rede Bom Lugar e quedadaagua confecções.Futsal – O time feminino compete amanhã (20) na Copa Aifa Principal, tendo como adver-sário D.M.E. Iperó Utopia FF em Indaiatuba.Tênis de mesa –Amanhã (20) os atletas participam do Paulistão 2015 em Jundiaí.Vôlei – Na quarta-feira (23) a equipe de vôlei feminino da 3º idade compete na Liga de vôlei em Botucatu.

Divulgação

Equipe feminina de Votorantim

Page 13: Gazeta de Votorantim Edição 136

Página 13Gazeta de Votorantim 19 a 25 de setembro de 2015

Cesar Silva

Um movimento religioso que promoveu significativas mudanças no relaciona-mento da comunidade com a Igreja foi

a Renovação Carismática Católica (RCC), que realizou o seu primeiro encontro em 12 de novembro de 1982 em Votorantim.

No início gerou grande inquietação na estrutura da igreja, de modo especial nos ocupantes de cargos. Se por um lado hou-ve perseguição aos líderes do movimento, a cada dia multiplicava as reuniões nas casas até que a Igreja aceitou receber as atividades dentro dos templos.

Surgido nos Estados Unidos em meados da década de 60 e espalhado pelo mundo, chegou em Votorantim a partir das primeiras reuniões organizadas por Solange de Oliveira Pedroso em sua casa, no Jardim Paraíso.

“Tínhamos vindo há pouco tempo de São Paulo. Deus tinha me chamado à vida espiritual um pouco mais profunda. Quando cheguei a Votorantim ardia no meu coração a vontade de fazer alguma coisa. Como tive-mos a oportunidade de fazer a Novena de Natal nas casas, então bolamos um convite feito à mão e distribuímos nas moradias da rua toda. Foi daí que começou a RCC pela No-vena de Natal” destaca Solange.

Após o período natalino, Solange com mais um pequeno grupo prosseguiu du-rante um ano com encontros semanais em sua casa. Estava iniciando o movimento, mesmo sem saberem que já era a RCC, mas os participantes percebiam que algo dife-rente acontecia, eram reuniões em que se buscavam mais orações e perceberam a mudança em suas vidas.

“Nesse período começamos a ir a al-gumas casas no Votocel, depois nos uti-lizamos de um espaço da entidade Savo,

Surgimento da rCC nos anos 80 em Votorantim

aonde chegamos a reunir cerca de 30 pes-soas. Minha irmã Zeli e dona Natália foram as primeiras intercessoras, depois tivemos a Nair e outros tantos irmãos que foram se envolvendo nos encontros. Como poucos tinham carro, os intercessores iam a pé para evangelizar nas casas e isso ocorreu por vá-rios anos.” relembra Solange.

Em reunião realizada em 5 de agosto de 1987, na comunidade paroquial de São João Batista, com os participantes Paulo, Solange, Jerson, Antônio, Zeli, Moisés e Tadeu, a ata do encontro aponta que o movimento naquele período funcionava nas casas por resistência do pároco, com grupos de oração, serviços de caridade, grupos de intercessão, entre outros, em núcleos localizados em Santa Helena, Rio Acima, Serrano, Votocel e Parque Bela Vista/Centro. Num dos itens de conclusão do docu-mento ficou registrado que “por vezes, o pa-dre estará presente nas reuniões da RCC e se notar algum possível ‘abuso’ ou ‘perigo’, pela

correção fraterna e pelo diálogo serão corri-gidos e acertados”.

“Eu tive no início da caminhada mui-ta perseguição, fui expulsa da catequese em público, proibida de ser ministra da Eucaristia, entorno de dez reuniões junto ao bispo sobre fofocas, invejas e por que batia o pé naquilo que sei que é correto. Os ministros eram proibidos de conversar comigo, mas tudo isso serviu para nos for-talecer, valeu a pena aquele sofrimento” comenta Solange.

Foi essa dificuldade no início que gerou a perseverança entre os participantes. As reuniões externas se multiplicavam e não teve como, a Igreja se abriu às atividades da RCC. Na Matriz São João Batista e Imacu-lada Conceição teve a Escolinha da Noite, que começou em 1988, com encontros às segundas-feiras, chegando a ter 300 partici-pantes e funcionou por 22 anos. Já Escolinha da Madrugada, que começou na casa de So-lange, com doze pessoas, também foi para a Igreja Matriz, chegando a ter 150 pessoas,

com encontros às segundas, quartas e sextas, das 5 às 7 da manhã e funcionou por 14 anos. Dessas escolinhas surgiram pregadores, des-pertou o desejo sacerdotal em alguns jovens e gerou formação e união dos fiéis na igreja.

“Testemunhamos a vinda de pessoas de várias denominações religiosas, outros volta-ram a frequentar a igreja católica, sem contar aqueles que vieram por curiosidade. A RCC é o Espírito Santo se movimentando dentro da Igreja, levando o povo católico a acordar da grande sonolência que havia. Tivemos uma época triste onde a oração ficou um pouco de lado. Não conhecíamos carismas e não sabíamos do poder do Espírito Santo. Agora abrimos o nosso coração para ele agir e isso ferveu toda a Igreja” finaliza Solange Pedroso.

Cesar Silva é jornalista formado pela Uniso, gestor público pós-graduado pela Univ. Fed. do Estado do RJ (Unirio), membro da Acade-mia Votorantinense de Letras, Artes e História e autor dos livros Nossa História Nossa Gente (volumes I e II)

DivulgaçãoGisele Leite

Encontro de Natal em 2004Solange de Oliveira Pedroso

Primeira Confraternização da RCC com o Grupo de Oração, no Parque Bela Vista, em 1984

Page 14: Gazeta de Votorantim Edição 136

Página 14 Gazeta de Votorantim 19 a 25 de setembro de 2015

resumo de novelas

Lazer

Chef Juliano Garcia é graduado pelo Centro Universitário SENAC, Águas de São Pedro. Chef de Cozinha e Chef Boulanger da Açoriana Conveniência.E-mail: [email protected]

Coluna do Chef

Que flagraA madame vai entrando no motel com seu amante, quando vê o marido saindo com outra, ela grita: Ahááá!!! Cafajeste, ca-chorro, ordinário... Bem que me avisaram, tem peguei no flagra sem vergonha! E não adianta negar não, eu trouxe testemunha! (Espertinha não)

No celeiroDiz a ovelha para o carneiro: Tens tão pouca lã. (O carneiro) – Tá, mas viemos aqui prá tran-zá ou fazer tricô!

No hospícioO Prefeito faz uma visita a um hospício de sua cidade, entrando no local é recebido

por uma comissão de pacientes que grita-vam: Viva o Prefeito... Viva o Prefeito, grita-vam entusiasmados. Um dos assessores do Prefeito percebeu que um não estava gri-tando, viva o prefeito, pergunta: -Por que você não grita, viva o Prefeito? (Responde o perguntado) Porque eu não sou louco, sou o Médico.

Aula de FilosofiaJorginho, quem é o autor grego da frase, “Só sei que nada sei.”? (Jorginho) –Nossa Professora, vai me dizer que o Lula é grego?

A Regra do Jogo - Globo - 21h Segunda, 21/09Atena socorre Romero, contra-riando Ascânio. Mesmo pas-sando mal, Romero consegue cumprir a missão dada por Tio e

entrega uma bomba artesanal a Salazar na prisão. Neli-ta se diverte com Orlando, enquanto Nora se desespera com o sumiço da filha. Romero recebe o dinheiro de sua operação com Tio e enterra a quantia em um ce-mitério. Orlando e Nelita mentem para Nora e Gibson. Janete sofre por Vavá, que se reconcilia com Mel. Adi-sabeba ordena que Alisson se instale na casa de Ninfa. Dante se incomoda ao ver uma foto de Romero com Juliano no jornal. Zé Maria insiste para que Tóia aceite seu dinheiro para quitar a dívida com Romero. Atena rouba o dinheiro de Romero.Terça, 22/09Romero comemora o sucesso da operação e a fuga de Salazar da prisão. Tio comenta com Orlando que Rome-ro não deverá ser promovido. Juliano questiona Djanira e Zé Maria sobre a ligação que eles têm com Romero. Tóia e Juliano discutem por causa de Zé Maria e o rapaz pede um tempo à namorada. Romero pede Atena em namoro. Adisabeba afirma a Zé Maria que Romero está armando contra Djanira. Vavá decide levar Mel para sua casa e Feliciano convence Janete a enfrentar o ex--marido. Romero descobre que foi roubado e suspeita de Ascânio. Juliano e Tóia se reconciliam. Ascânio revela que Atena está roubando Romero.Quarta, 23/09Ascânio revela a identidade verdadeira de Tóia e Rome-ro não acredita. Juliano comenta com Tóia que ouviu Djanira dizer que Romero está doente. Mel joga char-me para Feliciano e Breno. Ascânio leva Romero à pen-são de Sueli, que consegue expulsá-los de lá. Ascânio comenta com Romero que acredita que Atena esteja apaixonada por ele. Tóia procura Romero na Fundação. Atena chantageia Romero e mostra o vídeo de seu en-contro com Tio.Quinta, 24/09Atena propõe parceria a Romero. Ascânio conta para Tóia sobre a doença de Romero. Romero passa mal e Tóia o ampara. Sueli afirma a Atena que ela está apai-xonada. Rui decide comprar uma casa no Morro da Ma-caca sem falar com Tina. Alisson e Ninfa se unem contra Merlô. Nelita arma para que Nora acredite que Belisa está fora de si. Djanira visita Romero e o questiona so-bre Ascânio. Dante revista a casa de Djanira atrás de Zé Maria e Juliano se desentende com o policial.Sexta, 25/09Dante ameaça prender Juliano por desacato e Tóia pede ajuda a Romero. Adisabeba tenta defender Ju-liano e acaba acusada por Dante. Tóia e Juliano desco-brem que Dante é filho de Romero. Romero convence Dante a liberar Juliano e Adisabeba. Ascânio revela a Atena que Romero é filho de Djanira. Juca destrata Domingas e Indira incentiva a amiga a deixar o marido. Merlô seduz Ninfa, que se culpa por causa de Alisson. Gibson e Feliciano se encontram no apartamento de Claudine. Djanira chega com Atena à casa de Romero.Sábado, 26/09Romero disfarça seu desconforto em relação à Atena na frente de Djanira. Claudine acalma os ânimos de seus amantes, mas se incomoda ao perceber que Feliciano se importa com Nora. Tóia decide aceitar a decisão de Juliano de se afastar de Romero. Rui vende seu apar-tamento e Tina se desespera ao ver que irá morar no Morro da Macaca. Merlô seduz Alisson quando Ninfa sai de casa. Romero tenta oferecer dinheiro a Ascânio para descobrir informações sobre Atena. Tóia e Juliano rompem sua relação com Romero.

I Love Paraisópolis - Globo - 19h Segunda, 21/09Dom Pepino e Gabo se unem para destruir Grego

e Benjamin. Ximena se aproxima de Alceste para con-seguir informações sobre os planos de Dom Pepino. Grego dá um ultimato em Jávai. Dom Pepino pede aju-da a Soraya para ser mentor de Benjamin. Gabo e Sa-bão comemoram a sabotagem ao Cebola Brava. Cícero descobre que o fiscal que fechou o restaurante é falso e comunica a Mari e Benjamin. Mari e Benjamin con-seguem reabrir o Cebola Brava e convidam um crítico para uma degustação.Terça, 22/09Elias faz uma boa crítica à comida do Cebola Brava. Al-ceste se consulta com Patrícia, que a aconselha a pro-curar um psiquiatra. Ximena desconfia de que alguém esteve com Gabo. Alceste tenta convencer Margot de que Benjamin pode negar sua autoria no Projeto Co-munidade e incentiva a arquiteta a colocar seu plano em prática. Soraya se irrita por não conseguir fazer uma reserva no Cebola Brava. Alceste procura Benjamin.Quarta, 23/09Alceste aconselha Benjamin a deixar que Dom Pepino trabalhe na Pilartex. Alceste arma para que Mari pense que Benjamin a traiu. Grego avisa a Jurandir para afas-tar Eva e Paulucha de Paraisópolis, a fim de protegê-las.

Benjamin confessa a Mari que Alceste tentou beijá-lo. Patrícia aconselha Margot a ficar longe de Alceste. Gre-go e Alceste ficam juntos. Benjamin demite Alceste. Margot flagra Alceste beijando Grego. Alceste ameaça a filha de Benjamin.Quinta, 24/09Benjamin avisa a Alceste que não aceitará ameaças contra sua família. Alceste é retirada da Pilartex pelos seguranças. Jurandir diz a Eva que Grego alertou sobre uma disputa em Paraisópolis. Mari propõe a Danda que as duas comprem uma casa para Eva. Mari comenta com Olga que Grego ordenou o fechamento de todos os estabelecimentos na comunidade. Ximena decide ir para Paraisópolis. Alceste demonstra desequilíbrio.Sexta, 25/09Danda conta a Dom Pepino o que aconteceu com Al-ceste. Soraya convida Jurandir e Eva para dormirem na casa dela. Dom Pepino pede a Danda que acompanhe o tratamento de Alceste. Fradique explica a Rosicler que a Associação não pode arcar com o conserto do bonde. Tomás insiste para que Paulucha lhe conte o que determinou o fim de seu relacionamento. Margot chega em casa com Maria e se assusta ao ver Alceste.Sábado, 26/09Patrícia avisa a Benjamin que Alceste está com Maria. Margot pede ajuda a Grego. Sabão vê Alceste com Ma-ria e avisa a Dom Pepino. Soraya desmaia ao saber que Maria está com Alceste. Mari se oferece para convencer Alceste a entregar Maria. Natasha, Lilica e Tadeu encon-tram Maria. Um corpo aparece no terreno usado como depósito de lixo.

Além do Tempo - Globo - 18h Segunda, 21/09Bento revela o segredo de Vi-tória para Dorotéia e conta que chegou a capturar Bernardo. Felipe pensa nas insinuações de Melissa sobre Lívia. Vitória tem um pesadelo com Bento.

Ariel leva Bernardo até o casarão. Emília fica furiosa com Ariel e o expulsa da casa de Gema. Roberto tenta conquistar a confiança de Massimo. Dorotéia fala para Melissa que Bernardo está vivo. Felipe é frio com Lívia e Anita incentiva a amiga a se manter perto do conde. Ariel chora por suas escolhas erradas. Bento entra na gruta à procura de Bernardo. Ariel leva Lívia e Felipe até Belarrosa.Terça, 22/09Lívia fica intrigada com a distância de Felipe. Severa recebe uma carta e tenta escondê-la de Anita. Walmir sugere que Rita o beije para despertar ciúmes em Pér-sio. Felipe ajuda Lívia e Ariel sorri. Emília pede para Ani-ta avisar a Lívia que viajará com Bernardo. Anita tenta esconder seu mal-estar de Gema. Pedro induz Chico a contar o que sabe sobre Raul e Gema. Anita desmaia nos braços de Afonso. Gema fica desolada ao saber a reação de Pedro após falar com Chico. Ariel abriga Lívia e Felipe em uma tapera.Quarta, 23/09Zilda não gosta de ver Afonso perto de Anita. Vitória fica impressionada com a semelhança entre Lívia e sua tia ao ver um antigo retrato. Lívia e Felipe se reconci-liam. Gema implora que Raul não deixe Campobello. Melissa tem um pesadelo com Berenice. Lívia e Felipe se beijam. Bento invade o quarto de Rosa. Raul recebe uma ordem de prisão e Gema se desespera. Pedro ame-aça contar a Felipe a verdade sobre Lívia.Quinta, 24/09Pedro faz insinuações a respeito de Lívia e Felipe exige que ela se afaste de Vitória. Anita confirma sua gravidez e chora nos braços de Lívia. Rosa conta a Zilda que Ben-to apareceu em seu quarto. Vitória implora para Lívia continuar a seu lado. Chico vai atrás de Raul e Emília se preocupa. Lívia se desespera ao ver Vitória desmaiada. Raul tenta se explicar para o delegado. Rita beija Pérsio. Vitória mostra a Botelho e Lívia o retrato de sua tia. Pe-dro faz uma revelação sobre Lívia e Felipe para Melissa.Sexta, 25/09Vitória sonda Zilda sobre a viagem de Felipe e Lívia. Gema e Chico conseguem falar com Raul na prisão. Fe-lipe é frio com Lívia e exige que ela se afaste de Vitória assim que a condessa se recuperar. Gema pede para Pedro retirar a queixa contra Raul. Felícia insiste para Rita contar o que houve entre ela e Pérsio. Bernardo questiona Emília sobre o trabalho de Lívia. Zilda não deixa Gema falar com Vitória. Felipe liberta Raul da ca-deia. Rita conta para Walmir que beijou Pérsio e ele fica decepcionado. Melissa invade o quarto de Lívia.Sábado, 26/09Lívia enfrenta Melissa e a expulsa de seu quarto. Gema elogia Felipe para Emília. Felipe conta a Zilda que de-mitiu Pedro. Anita revela a Roberto que está grávida e é destratada pelo rapaz. Melissa fica apreensiva com a busca de Felipe pelo diário de Berenice. Alex esconde o diário de sua mãe. Zilda tenta descobrir com Raul o mo-tivo que o afastou do trabalho. Botelho se encanta com Severa ao vê-la tocar piano. Neném se apavora ao ver Bento com José nos braços. Massimo não aceita que Roberto e Bianca se casem logo. Lívia vai ao encontro de Emília.Os resumos dos capítulos são disponibilizados pelas emissoras e estão sujeitos a mudanças em função da edição das novelas.

risoto de cottage e brócolisA receita desta semana é um delicioso risoto, fácil e prático e de baixas calorias, vamos aos ingredientes:

2 dentes de alho amassados1 cebola pequena picada finamente1 colher (sopa) de azeite de oliva1 xicara (chá) arroz arbóreo1 colher (chá) de sal2 xicaras (chá) de brócolis picados (só os floretes)1 colher (sopa) de manjericão fresco 1 xicara (chá) de queijo tipo cottage½ cálice de vinho branco3 xicaras (chá) de caldo de legumes

Modo de preparo:Refogue os alhos e a cebola no azeite. Acrescente o arroz deixe no fogo por uns 2 minutos, sempre mexendo, coloque o vinho e deixe evaporar o álcool, acrescente 2 xícaras de caldo fervente e cozinhe em fogo baixo e continue a mexer, quando começar a secar acrescente os brócolis o manjericão e o restante do caldo deixe mais 5 minutos e acrescente a cottage. Misture bem e sirva imediatamente.Ótima semana!

Page 15: Gazeta de Votorantim Edição 136

Página 15Gazeta de Votorantim 19 a 25 de setembro de 2015

Classificados

eMPreGoS e oPortunidadeS

auLaS PrÁTICaS

Manicure/Pedicure e Depilação

F: 3247-4808/99702-0240 SuPErMErCadoS

Rede Bom Lugar contratam: Auxiliar de escritório, Repo-sitor, Op. de caixa, Balconista açougue e padaria, aux. de limpeza, açougueiro, repositor de hortifrúti com exp. e fiscal de caixa. Levar currículo com foto para o endereço: Rua Servina Cardoso Luvison, 20, Vila Garcia, Votorantim. Prefe-rencialmente residir próximo à Vila Garcia e Vila Nova.

MaSSaGEM rELaXaNTEF/ 997029989. PATRÍCIA

VENdE-SE TErrENo159 M², AREA RURAL, DIVISAVOTO. SALTO, 35 MIL. ACEITOPROPOSTA. (15) 996236798

CaSaL dE PaToSVendo – 3013-6977

Page 16: Gazeta de Votorantim Edição 136

Página 16 Gazeta de Votorantim 19 a 25 de setembro de 2015

Social

Feliz aniversário Confira os aniversariantes desta semana. Desejamos muitas felicidades para todos! Mônica Marsal

23/09 - Mário de LiziaPensem em um motoboy que é pura alegria, uma pessoa que ao te entregar a encomenda você percebe que ele está fazendo seu trabalho com amor e dedi-cação. Esse é o seu Mário, motoboy do Restaurante Pintaí.Na próxima quarta-feira (23) ele faz aniversário e, além da família do Pintai, fica aqui também os nossos parabéns!

24/09 - Heloise Pinheiro SardelaEsta fofura é Heloise, criança linda, comunicativa e muito amada. Heloise completa dois aninhos na próxima quinta-feira (24) e não é só a mãe Gabi e o pai Felipe que vão sufocar a Heloise de beijos, toda a família Pintai também.Parabéns lindeza!

19/09 - Ismael Roque FilhoGente, o Ismael é uma das figuras mais queridas desta cidade, morador do bairro da Chave, sempre foi pessoa simples que leva sua vida da forma tranquila e digna, sua história se confunde com a do Clube Atlético e com a Banda da cidade. Hoje (19), Ismael recebe os parabéns dos filhos Fabiane, Daniela e Diego e de todos nós que o admiramos.

15/09- Gabriel SoaresUm dos mais jovens ativistas políticos de nossa cidade tem dois motivos para co-memorar, o primeiro é pelo seu aniversário, completou 20 anos no último dia 15 e o segundo é pela notícia de que vai ser pai. A Gazeta de Votorantim foi o primeiro veículo de co-municação que detectou o potencial político do Gabriel e pelo jeito não estávamos errados. Nossos parabéns e que você siga firme nesta trajetória e nos seus ideais.

19/09- Nelson ToledoO que dizer de uma pessoa que é tudo de bom, amigo, carinhoso, culto e além de ser um dos maiores conhecedores de cinema (não só de Votorantim, mas do país) é uma pessoa simples, sem nenhum tipo vaidade. Nós aqui da TV Votorantim somos fã de carteirinha do Nelsinho Toledo, e junto conosco, sua irmã Fer-nanda, seu sobrinho Fernando, sua mãe Gracia, alunos e todos aqueles que têm o privilégio de tê-lo próximo irão comemorar a data. Parabéns Nel-sinho, que sua vida possa ser sempre assim: repleta de realizações!

23/09 - Carlos MeiraQuarta-feira (23) é dia de cantar parabéns para o Padre Carlos Meira. Não só a comunidade da Nossa Se-nhora Consolata, mas todos nós que admiramos este, que é sem dúvida é um ser que nos enche de bênçãos, está feliz pela data. Parabéns Padre Carlos Meira. 24/09 -

Marcio PedricoEste é chique, arquiteto de gente famosa e de quem tem bom gosto, filho de Voto-rantim e, mesmo com todo seu sucesso, não esquece de nossa cidade, acabou de inaugurar um dos espaços mais sofisticado para ações sociais, o Império Eventos. Marcio Pedrico é isto, homem de sucesso e de talento. Na quinta-feira (24) ele deve dar uma pausa para comemorar seu aniversário ao lado de amigos e da família. Nossos parabéns a este que é um dos orgulhos de nossa cidade!

20/09 - Elisabete BalotimAmanhã (20), domingão, o almoço é todo especial na casa da família Balotim e o motivo é óbvio, o aniversário da Elisabete. Ela é amada e querida pelo esposo José Carlos Balotim, pelos filhos Camila e Felipe e pela nora e genro Ana Paula e Rodrigo, mas quem vai pilotar o fogão amanhã é o maridão José.Elisabete, desejamos a você tudo de melhor, que Deus continue abençoan-do a você e a toda esta família linda!

24/09 - Rodrigo BorgattoNesta quinta-feira (24), o Rodrigo comemora seu aniversário e recebe os cumprimentos da família e de amigos. Parabéns, muitas realizações!

14/09- Adeiton Tiago dos SantosNa última segunda-feira (14), os parabéns foram para o assessor parlamentar Adeiton, mais co-nhecido como “Ita”. Os amigos da Câmara Municipal de Votorantim o cumprimentaram desejando muitas felicidades!

Recria-se oOutono e a primavera, pelaSuave brisa do verãoAs aves e os pássaros, os seusNinhos preparam,Anunciando a chegada do inverno

Graciosa como o vôo dasGaivotas, deslizando sobre as ondas do

Mar e,Eentrecortando os raiosSolares, pousam nas areiasQuentes formandoUm verdadeiro balé,InundandoToda a Terra, com o verdadeiroAmor de Deus.

Por Luiz Carlos de Almeida (Jardim Icatu)

25/09 - rosana Mesquita

Homenagem para a enfermeira Rosana do programa “Melhor em Casa”