5
Biologia 1 Genética GENS ou GENES: fatores responsáveis pela transmissão das características hereditárias. São representadas por letras (A, a, B, b, ...). Conjunto determinado de nucleotídeos. CROMOSSOMOS HOMÓLOGOS: são cromossomo semelhantes, que em cada indivíduo formam pares, sendo um proveniente do pai e o outro da mãe. Juntos fazem expressar determinada característica. GENS ALELOS: São gens, ou seja, parte de cromossomos, que ocupam o mesmo “lócus gênicus” nos cromossomos homólogos. Cada gene do “lócus gênicus” expressam o mesmo tipo de característica. GENS DOMINANTES: são os gens que impõem seu caráter, ou seja, são dominantes sobre o outro gene. São representados por letra maiúscula. GENS RECESSIVOS: são aqueles gens que, para se expressarem precisam estar em dose dupla. São representados por letras minúsculas. INDIVÍDUOS HOMOZIGOTOS: são aqueles que apresentam gens iguais na determinação de um caráter, ou seja, ambos os gens alelos são dominantes ou ambos recessivos. INDIVÍDUOS HETEROZIGOTOS ou HÍBRIDOS: São aqueles que apresentam gens diferentes na determinação de um caráter,

Genética e Trabalhos de Mendel

Embed Size (px)

Citation preview

Page 1: Genética e Trabalhos de Mendel

Biologia 1

Genética

GENS ou GENES: fatores responsáveis pela transmissão das características hereditárias. São representadas por letras (A, a, B, b, ...). Conjunto determinado de nucleotídeos.

CROMOSSOMOS HOMÓLOGOS: são cromossomo semelhantes, que em cada indivíduo formam pares, sendo um proveniente do pai e o outro da mãe. Juntos fazem expressar determinada característica.

GENS ALELOS: São gens, ou seja, parte de cromossomos, que ocupam o mesmo “lócus gênicus” nos cromossomos homólogos. Cada gene do “lócus gênicus” expressam o mesmo tipo de característica.

GENS DOMINANTES: são os gens que impõem seu caráter, ou seja, são dominantes sobre o outro gene. São representados por letra maiúscula.

GENS RECESSIVOS: são aqueles gens que, para se expressarem precisam estar em dose dupla. São representados por letras minúsculas.

INDIVÍDUOS HOMOZIGOTOS: são aqueles que apresentam gens iguais na determinação de um caráter, ou seja, ambos os gens alelos são dominantes ou ambos recessivos.

INDIVÍDUOS HETEROZIGOTOS ou HÍBRIDOS: São aqueles que apresentam gens diferentes na determinação de um caráter, ou seja, cada um dos gens alelos é de uma tipo, um dominante e outro recessivo.

GENOMA: é o conjunto dos gens de uma espécie. São os tipos de características presentes em cada espécie, são os tipos de gens que determinam as características em comum entre indivíduos da mesma espécie.

Page 2: Genética e Trabalhos de Mendel

GENÓTIPO: é o conjunto de gens do indivíduo. São os gens específicos de cada indivíduo, que é único, nunca se repete.

FENÓTIPO: é o resultado da interação do genótipo com o ambiente, ou seja, é aparência do indivíduo. Pode-se levar em conta a aparência determinada pelo gene dominante em heterozigose, que será a mesma de um dominante homozigótico. Portanto, possuem genótipo diferente e fenótipo igual,devido a expressão da característica. Além disso, o fenótipo também pode ser alterado pelo ambiente. Por exemplo, apesar de uma menina ter nascido loira, ela pode ser ruiva ou morena, se pintar o cabelo.

Para assistir: http://www.youtube.com/watch?v=BTgpo4e613g

DOMINÂNCIA ABSOLUTA: quando no heterozigoto a expressão do caráter é feita pelo gen dominantes.

AUSÊNCIA DE DOMINÂNCIA: quando o indivíduo heterozigoto exibe um terceiro fenótipo que pode ou não ser intermediário.

HERANÇA AUTOSSÔMICA: é aquela em que os gens que a determinam encontram-se nos cromossomos não-sexuais(alossomos).

HERANÇA SEXUAL: é aquela em que os gens que a determinam encontram-se nos cromossomos sexuais X e Y.

CRUZAMENTO TESTE: quando queremos descobrir se o indivíduo dominante é homo ou heterozigoto devemos cruzá-lo com um indivíduo recessivo e analisar a descendência.

GENS LETAIS: são combinações de gens que levam a morte do indivíduo.

POLIALELIA: Polialelia ou alelos múltiplos significa que existem três ou mais tipos de alelos distintos para os mesmos locuscromossômicos. Em outras

Page 3: Genética e Trabalhos de Mendel

palavras, cada indivíduo tem apenas um par desses genes, mas as combinações possíveis entre elas são várias.

Vídeo de polialelia: http://www.youtube.com/watch?v=wgYOlGAB_Js

Trabalhos de Mendel

CRUZAMENTO PARENTAL: Mendel autofecundou diversas vezes a ervilha de cada cor, garantindo assim que fossem puras. Depois cruzou-as entre si, notando assim o desaparecimento da cor verde de ervilhas, e obtendo uma geração totalmente amarela(MONOIBRIDISMO). Autofecundando esta nova geração(F1), obteve-se outra nova geração(F2), na qual reapareceu a cor verde, e ele deduziu que a cor amarela é dominante sobre a cor verde, não tendo assim, desaparecido, mas ficado recessiva na geração F1.

Leis de Mendel

1ª Lei de Mendel . Lei da Segregação Fatorial – Os dois elementos de um par de genes alelos separam-se nos gametas de tal modo que há probabilidade de metade dos gametas transportar um dos alelos e a outra metade transportar o outro alelo.

Page 4: Genética e Trabalhos de Mendel

2ª Lei de Mendel . Lei da Segregação Independente – Durante a formação dos gâmetas a segregação dos alelos de um gene é independente da segregação dos alelos de outro gene. Defende que as características não interferem na expressão de outra característica desde que os gens encontrem-se em diferentes pares de cromossomos.

Mendel então concluiu que a cor e a textura da semente eram independes uma da outra e os

pares de genes segregavam-se de forma independente.

ProbabilidadeChance de um evento ocorrer entre todos os eventos possíveis.

Regras:

A probabilidade de um acontecimento ocorrer é independente da sua ocorrência em tentativas anteriores;

Regra do E: Quando temos eventos simultâneos ou consecutivos, devemos multiplicar a probabilidade isolada de cada evento ocorrer para encontrar a probabilidade geral.

Regra do OU: Quando temos eventos alternativos devemos somar as probabilidades isoladas de cada evento ocorrer para encontrarmos a probabilidade geral.

Probabilidade condicional: quando no cálculo da probabilidade devemos obedecer a uma condição imposta pelo problema, devemos excluir dos eventos possíveis o que foi desconsiderado.

Page 5: Genética e Trabalhos de Mendel

Cálculo do número de variedade de gametas:

2n = M

n=número de características heterozigotas

M= quantidade de gametas diferentes