7
1 A GIR MUNDO Jornal Giramundo . nº 11 Setembro de 2004

GIRA Jornal Giramundo . nº 11 MUNDO Setembro de 2004 - MOC · 2015. 8. 18. · ampliada de Barreiros. Criançada nas ondas do rádio Em Queimadas, crianças e adolescentes contemplados

  • Upload
    others

  • View
    3

  • Download
    0

Embed Size (px)

Citation preview

Page 1: GIRA Jornal Giramundo . nº 11 MUNDO Setembro de 2004 - MOC · 2015. 8. 18. · ampliada de Barreiros. Criançada nas ondas do rádio Em Queimadas, crianças e adolescentes contemplados

1AGIRMUNDOJornal Giramundo . nº 11 Setembro de 2004

Page 2: GIRA Jornal Giramundo . nº 11 MUNDO Setembro de 2004 - MOC · 2015. 8. 18. · ampliada de Barreiros. Criançada nas ondas do rádio Em Queimadas, crianças e adolescentes contemplados

2 AGIRMUNDOJornal Giramundo . nº 11 Setembro de 2004

ESPA

CO D

OES

PACO

DO

ESPA

CO D

OES

PACO

DO

ESPA

CO D

OLE

ITOR

LEIT

ORLE

ITOR

LEIT

ORLE

ITOR

EDIT

ORIA

LEDITORIAL

A

GIR

MUNDORealização: Movimento de Organização ComunitáriaCoordenação: Programa de Comunicação do MOC (GilMoreira, Nayara Silva, Paulo Marcos e Jelber Cedraz)Edição: Luiz Lasserre (DRT - 1387)Reportagens: Jovens Comunicadores Sociais da Região Sisaleirada Bahia e MOCDiagramação&Design: Karime SalomãoFotos: Jovens Comunicadores e MOCProdução: Programa de Comunicação MOC e JovensComunicadores Sociais da Região Sisaleira da Bahia

Apoio: UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância)Jovens ComunicadoresQuem somos? Carine Matos, Camila Oliveira, Deise Moraes, José Ilton Andrade, JussaraBorges, João Netto, Luiz Paulo, Monalisa Lopes, Robson Santos, Rivani Oliveira, ReijaneSilva, Renildo Carvalho, Sebastiana Eni, Valmir Barreto e Vilma de Jesus.De onde somos? Retirolândia, Valente, Araci, Santa Luz, Conceição do Coité, Riachãodo Jacuípe, Queimadas e Serrinha.Fale Conosco: MOC – Movimento de Organização Comunitária - Rua Pontal, 61 –Cruzeiro - Cep: 44.017-170 – Feira de Santana/BA CNPJ: 16.260.713/0001-24Tel: (75) 221-1393/ Fax: (75) 221-1604 E-mail: [email protected] / www.moc.org.br

ESPACO DO LEITORESPACO DO LEITORESPACO DO LEITORESPACO DO LEITORESPACO DO LEITOR,,,,,

* Material para esta seção deve ser enviado para: fax - (75) 221-1393e-mail - [email protected] - aos cuidados de Gil Moreira

Amiguinh@s,A região do Sisal está

uma correria só. Aproximidade do 3 deOutubro está mexendo como ânimo e a vida dascomunidades. O GiraMundoandou correndo léguas paraentender como é que aturma do PETI estáacompanhando a corridaeleitoral nos municípios. Oresultado é animador. Muitosegressos do PETI vão votarpela primeira vez e estãodispostos a cobrar doscandidatos propostas queajudem a erradicar otrabalho infantil de uma vez.

Mas não é só isso... Agente não pode deixar delembrar que a Justiçatambém está exercendo umimportante papel. Em váriosmunicípios, candidatosforam multados e atéimpugnados por cometerirregularidades. Em outros,gestores foram suspensos,acusados de desvios derecursos públicos. Umainfluente rádio do sisal foimultada e ficou dois diasfora do ar por fazerpropaganda eleitoral fora dohorário gratuito. Já nasrádios comunitárias, osdebates públicos entre oscandidatos estão fazendo adiferença e dando qualidadeàs discussões.

As mudanças estão aí. Eos eleitores? Será que opovo está preparado para oexercício da cidadania?Gire por aí, leia nossasmatérias e sinta-se àvontade para discutir tudoisso com a gente. E nãoesqueça: agora é diferente,vote consciente!

ConfusãoTurma, o Gira tá numa confusão danada... É que a gentetem recebido tanta cartinha e tanta coisa bonita dagarotada da Região que o Espaço do Leitor ficou miúdodemais. A gente até dedicou um pedação da contracapa sópra vocês. Mesmo assim não deu pra todo mundo. Então,deixamos aqui um OBRIGADÃO para Silvano, JoãoMarcos, Leandro, Zacarias, Iara, “pró” Geane, do AltoSereno, e também as UJAs de Capim Grosso, Nova Fátima,Araci... A gente guardou tudo com carinho.

Feira de Agricultura Familiar em SerrinhaVem aí a I Feira da Agricultura Familiar da Região Sisaleira. Oevento será em Serrinha e vai acontecer em outubro, logo apósas eleições. O objetivo é discutir, junto com agricultores (as) eentidades, propostas de fortalecimento da agricultura familiar,principalmente na área da comercialização e do acesso aocrédito. Estandes com comidas típicas, artesanato eapresentações culturais animarão o evento. Aguarde e participe!

Juventude e Participação SocialOs Coletivos de Jovens do Projeto Juventude Participação Socialestão promovendo seminários municipais sobre geração de empregoe renda. O objetivo é identificar as experiências existentes nosmunicípios e construir um perfil da realidade regional, mapeando asatividades e ocupações dos jovens no território. Algumasexperiências como ovinocultura (Santa Luz) e apicultura (Serrinha)são encaradas como alternativas de trabalho e que podem serampliadas na região.

CCCCCodes vai aprovar projetos para a RegiãoOvinocaprinocultura e Apicultura são as prioridadeseleitas pelo Conselho Regional de Desenvolvimento RuralSustentável da Região Sisaleira do Estado da Bahia –Codes - Sisal, a serem trabalhadas no ano de 2004 naRegião. A Assembléia de Aprovação dos Projetos, queserão realizados com recursos do Pronaf Infra-estrutura2004, acontece 6 de outubro, no Salão Paroquial, emConceição do Coité.

Grito dos ExcluídosDurante os festejos do 7 de Setembro,

Independência do Brasil, muitas cidades daregião promoveram o Grito dos Excluídos,

manifestação popular organizada por igrejas,escolas, sindicatos, entre outras organizações.Sempretrazendotemas dediscussão

para asociedade,esse anoo Grito

completouuma década de mobilização e trouxe como

tema central Brasil: Mudança pra Valer, o PovoFaz Acontecer.

Rádio comunitáriade Araci conquistadireito de comunicarA Cultura FM, rádiocomunitária de Araci,conquistou a outorga definitivapara exercer a atividade decomunicação nos próximos dezanos. A rádio já tinha a liberaçãoprovisória. Segundo os locutores,a decisão do Ministério dasComunicações fortalece a luta daemissora, que vem sofrendomuita pressão. “Vamos continuarfazendo o que achamos certo”,dispara José Socorro, presidenteda rádio e apresentador doprograma Patrulha da Cidade.

Dia das CriançasO 12 de Outubro está chegando! Esse é um dia dedicado atoda garotada do mundo - e você, criança, não pode deixarde comemorar essa data tão especial. Convide professores,coleguinhas e toda a sua família para escreverem aoGiramundo contando como é ser criança. Use a imaginação,faça desenhos e poesias! Quem sabe você não vai ver a suaobra de arte estampada aqui?

ESPACO DO LEITORESPACO DO LEITORESPACO DO LEITORESPACO DO LEITORESPACO DO LEITOR,,,,, ESPACO DO LEITORESPACO DO LEITORESPACO DO LEITORESPACO DO LEITORESPACO DO LEITOR,,,,, ESPACO DO LEITORESPACO DO LEITORESPACO DO LEITORESPACO DO LEITORESPACO DO LEITOR,,,,,

Comunicação, Educação eParticipaçãoA experiência da Região Sisaleiracom os Jovens Comunicadores estaráem discussão em um seminário emSão Paulo. O evento sobreComunicação, Educação eParticipação vai reunirrepresentantes de todo o país parapensar propostas de políticaspúblicas para o assunto.Antenados nas discussões os JovensComunicadores estarão realizandona região um debate similar, comalguns dos maiores especialistas daBahia. O III Seminário deComunicação será no dia 29 deoutubro em Valente.

Grito dos Excluídos: cidadania nas ruas

Page 3: GIRA Jornal Giramundo . nº 11 MUNDO Setembro de 2004 - MOC · 2015. 8. 18. · ampliada de Barreiros. Criançada nas ondas do rádio Em Queimadas, crianças e adolescentes contemplados

3AGIRMUNDOJornal Giramundo . nº 11 Setembro de 2004

PETIPETI

Plano Estadual surge para melhorar resultados do PETI

PETI em Araci IDiscutir a situação do Programa de Erradicação doTrabalho Infantil em Araci foi o objetivo dareunião entre o Grupo Gestor e Monitores doPETI do município com técnicas da SecretariaEstadual do Trabalho e Ação Social (Setras).Segundo os monitores, a situação está complicada.Além de faltarem educadores para atuar nasJornadas, também falta material didático,alimentação de boa qualidade, merendeira,cadeiras e até o fardamento. Os problemas foramencaminhados à Competi.

PETI em Araci IICrianças da Jornada Ampliada da comunidade deRibeira II, em Araci, enviaram ao Grupo Gestordo PETI um abaixo-assinado solicitando melhoriasna alimentação da Jornada. O documento foientregue no dia 6 de agosto, na reunião dosMonitores com o Grupo Gestor. De acordo com aMonitora da comunidade, além do atraso, aalimentação está chegando em péssimas condiçõespara o consumo.

Evasão em Riachão de JacuípeUm dos maiores problemas enfrentados pelasJornadas de Riachão do Jacuípe é a evasão dosalunos, principalmente depois do novo sistema depagamento, através de cartão eletrônico. Segundo osMonitores, antes as famílias das crianças quefaltavam não recebiam a bolsa. “Hoje, quem tem ocartão recebe, independentemente de estarparticipando”, diz uma monitora. Para quem aindarecebe na folha, o pagamento continua atrasando.Outro problema sério é a superlotação das turmas. “Agente não tem condições de aplicar umametodologia de trabalho que provoque o interessedos alunos”, denuncia Eliene, Monitora da jornadaampliada de Barreiros.

Criançada nas ondas do rádioCriançada nas ondas do rádioCriançada nas ondas do rádioCriançada nas ondas do rádioCriançada nas ondas do rádioEm Queimadas, crianças e adolescentescontemplados pelo PETI estão nas ondas do rádio!Com a ajuda dos monitores, eles produzem eapresentam o programa Hora da Criança, que vaiao ar às 16 horas, quartas, e no domingo, pelaRádio Comunitária Queimadas FM (87,9). Oobjetivo é divulgar os trabalhos desenvolvidos porMonitores e alunos, nas Jornadas Ampliadas, alémde debater com as crianças temas relacionados acultura, meio ambiente, educação e políticaspúblicas. “Com o Projeto Baú de Leitura,contamos histórias, lendas e incentivamos a leituraprazerosa”, diz a coordenadora do Baú nomunicípio, Jussara Abade.

Durante o mês de agosto, Agentes deFamília de vinte municípios da RegiãoSisaleira realizaram seminários com entidadesda sociedade civil e poder público paraapresentar o kit Família Brasileira Fortalecida.“O material faz parte de um amplo projeto econtém cinco álbuns explicando os cuidadosnecessários à criança, desde a gestação até osseis anos de idade”, explica Vilma Cabral, doUnicef, entidade responsável pelos kits.

“Os agentes também aproveitaram arealização dos encontros para discutir oresultado de um diagnóstico feito com asfamílias sobre a qualidade da água,alimentação, saúde, higiene e doenças comoa verminose”, conta Miralva, do MOC.

Definido Plano Estadual deDefinido Plano Estadual deDefinido Plano Estadual deDefinido Plano Estadual deDefinido Plano Estadual deErErErErErradicação do radicação do radicação do radicação do radicação do TTTTTrabalho Infantilrabalho Infantilrabalho Infantilrabalho Infantilrabalho Infantil

Acaba de ser construído o PlanoEstadual de Erradicação do TrabalhoInfantil, uma iniciativa que pretende atingirtoda a Bahia e melhorar a atuação doPrograma de Erradicação do TrabalhoInfantil (PETI). Os trabalhos começaramainda no ano passado, quando o PETIenfrentou umasérie dedificuldades. Naprimeira etapaforam realizadosseminários sub-regionais paralevantar sugestõesde melhoria.“Depois a gentejuntou osresultados extraídosnesses encontros”,conta ElianaConceição, técnicado MOC.

Participaram da construção gestoresmunicipais, sociedade civil, monitores,Secretaria Estadual de Trabalho e AçãoSocial (Setras) e Unicef. “O Plano chama aatenção para cinco eixos temáticos: Família,

Gestão, Jornada Ampliada, Bolsa e Geraçãode Renda”, completa Eliana.

Segundo Fátima Carvalho, da Setras, asações do Plano serão implementadas deacordo com a realidade de cada município.Na Região Sisaleira a idéia é ter umaproposta regional para os 44 municípios

atendidos peloPETI eacompanhadospelo MOC.

A ComissãoEstadual do PETI(Competi) estáanalisando oPlano. Só depoisele deve serimplementado.“A nossaexpectativa é quea proposta sejacolocada em

prática o mais breve possível e que o PETIna Bahia possa ser, cada vez mais, umareferência nacional. Toda a sociedade estáparticipando deste momento deconstrução”, aponta Eliana.

Por Luiz Paulo

Comunidade Fortalecida

O objetivo dos seminários foi mobilizarfamílias e entidades para o enfrentamentodos problemas dos municípios e firmarparcerias para o fortalecimento do trabalho.

Estão sendo criadas comissões de mães epais para cobrar das entidades da sociedadecivil e poder público uma contribuiçãomaior para a melhoria da situação dasfamílias. Alguns municípios, como Araci,Retirolândia, Santa Luz e Capim Grossoconseguiram mais kits e devem ampliar otrabalho com as famílias, garantindo saúde,segurança e proteção, principalmente àscrianças de 0 a 6 anos.

Por Camila Oliveira

AgAgAgAgAgentes de Fentes de Fentes de Fentes de Fentes de Família ramília ramília ramília ramília realizaramealizaramealizaramealizaramealizaramseminários nos municípiosseminários nos municípiosseminários nos municípiosseminários nos municípiosseminários nos municípios

Page 4: GIRA Jornal Giramundo . nº 11 MUNDO Setembro de 2004 - MOC · 2015. 8. 18. · ampliada de Barreiros. Criançada nas ondas do rádio Em Queimadas, crianças e adolescentes contemplados

AGIRMUNDOJornal Giramundo . nº 11 Setembro de 2004

AGIRMUNDOJornal Giramundo . nº 11 Setembro de 20044

PrimeirPrimeirPrimeirPrimeirPrimeiro vo vo vo vo voto dos egroto dos egroto dos egroto dos egroto dos egressos do PETIessos do PETIessos do PETIessos do PETIessos do PETIMariana Batista, 16 anos, mora em

Valente e este ano vai votar pelaprimeira vez. “Quero um candidato

que tenha boas propostas de geração deemprego e renda, principalmente para os jovensque estão saindo do PETI. Não dá para sair daJornada e voltar para a vida de antes”, define agarota.

Como Mariana, muitos jovens da RegiãoSisaleira são egressos do Programa deErradicação do Trabalho Infantil e vão votarpela primeira vez nas eleições municipais. Parafazer a melhor escolha, eles estão atentos àsentrevistas e debates entre os candidatos nasescolas e rádios comunitárias da Região. “Apopulação tem o direito de saber quem vai ser oresponsável pelo desenvolvimento sustentáveldo município”, defende Mariana.

José Afonso, 21, do Coletivo Municipal deJovens de Araci, concorda e acrescenta: “Ajuventude precisa escolher um(a)candidato(a) competente, que respondaàs demandas do município. Não esperamosmilagres, queremos projetos para atenderas necessidades da comunidade.”

Para encontrar alguém com este perfil,os eleitores vão garimpar entre 1.282concorrentes às prefeituras dos mais de400 municípios da Bahia. Segundo oTribunal Superior Eleitoral (TSE) são27.528 candidatos a vereador (a) noEstado. A maioria tenta a reeleição.

Entre tantas escolhas, a professoraGilma Almeida, ensina: “O voto é umaarma poderosa que o cidadão tem parafazer valer os seus direitos”. Ela também

garante que a responsabilidade de votar cominteligência é grande. Neste caso, ser espertosignifica votar em quem está comprometido como povo e quer o melhor para toda comunidade.Joseane de Oliveira, 18, do município deValente diz que aprendeu a lição: “Vou votar nocandidato que tiver melhores propostas para odesenvolvimento da área rural. Acho que otrabalho dos agricultores precisa ser valorizado”.

A corrida continua e está cada dia maispróximo o momento decisivo para milhões depessoas. Ainda está em tempo de você escolher o

seu candidato. Nada dedesanimar: analise as

propostas, conheça ahistória de cada um,faça sua escolha evote consciente!Seja o protagonista

no exercício dacidadania na história

do seu município.

A garotada também está atenta.Confira os conselhos da turma paraestas eleições:

“É preciso que os gestores municipaisajudem as crianças a se desenvolveremmais. E que fortaleçam o Programa deErradicação do Trabalho Infantil nomunicípio”Jucelmo Carvalho Barreto, 14 anos, Araci

“É muito importante que a sociedadepense nos melhores candidatos paravotar, levando em consideração osseus planos de governo, que acima detudo possam dar prioridade àerradicação do trabalho infantil. E queestejam comprometidos com as causassociais”.Naria Oliveira, 16 anos, Retirolândia

“O candidato ideal para mim é aqueleque sempre possa estar presente nasdiscussões e trazer benefícios paratoda comunidade, em especial a nós

que estamos no PETI”.Juliana Perreira, 14 anos, Santa Luz

Por Deise Moraes e Valmir Barreto

Primeiro voto: aparticipação dos jovens naseleições é muito importantecomo forma das novasgerações fazerem valerseus direitos

As mulheres estão ocupando espaçosque antes pareciam ser exclusivamente masculinos. Um bom exemplo são as

Eleições Municipais 2004, que trazem um toquefeminino, apesar de ainda pequeno. O TribunalSuperior Eleitoral determina que 30% dasvagas nos partidos políticos sejam destinadas àsmulheres. Entretanto, nenhum conseguiu aindapreencher esta cota.

Nestas eleições, em todo o Brasil elas jásomam cerca de 22% dos candidatos avereador. De cada 100 concorrentes àsprefeituras, apenas 19 são mulheres. Na Bahia,a situação é pior: só há 10% de concorrentes

NNNNNo ar - Cidadaniao ar - Cidadaniao ar - Cidadaniao ar - Cidadaniao ar - CidadaniaRádios ComunitáriasRádios ComunitáriasRádios ComunitáriasRádios ComunitáriasRádios Comunitárias

fazfazfazfazfazem a difem a difem a difem a difem a diferererererença nas Eleença nas Eleença nas Eleença nas Eleença nas Eleições 2004ições 2004ições 2004ições 2004ições 2004

“““““Voto não tem preço, temconseqüência!” As rádios

comunitárias da Região Sisaleira estãosintonizadas com a idéia de ajudar a populaçãoa escolher os melhores candidatos nas eleiçõesmunicipais. A campanha pelo voto conscientecomeçou no ano passado com a veiculação devinhetas produzidas pelos radialistas, emparceria com o MOC e o Unicef.

A Valente FM apostou na idéia e já realizouentrevistas com ostrês candidatos aprefeito domunicípio, e

um debate público, em que apenas doisconcorrentes compareceram. Toni Sampaio,mediador do debate, garante: “Tudo foi feito deforma democrática, ouvindo os três partidos. AJustiça Eleitoral também estava presente naconstrução das regras. Uma comissão avaliou asperguntas, encaminhadas em forma de sorteio.Agimos com imparcialidade, sem beneficiarcandidato A ou B”.

Com a audiência e a cidadania em alta, osouvintes aprovaram a idéia. Mariane Lima,ouvinte e integrante do Fórum da Cidadania,aposta: “Essas campanhas são muitoimportantes, pois ajudam os eleitores na horade escolher os candidatos que administrarãonossa cidade”.

Em Queimadas, “a cidade parou nummomento jamais visto em nosso município.Pudemos conhecer os planos de governo doscandidatos”, diz Valdinete Alves, professora.Dos seis candidatos só um não compareceu aodebate realizado na Câmara de Vereadores etransmitido pela rádio comunitária. Elesresponderam às perguntas feitas pela população.“A infância, a adolescência e odesenvolvimento rural foram as temáticas maisdiscutidas”, garante Paulo Marcos, técnico doMOC que apoiou a realização dos debates.

Outras emissoras, como a Barreiros FM e a

MulherMulherMulherMulherMulheres no Pes no Pes no Pes no Pes no Poderoderoderoderoderfemininas. Por que tão poucas? “Para sercandidata, uma mulher precisa enfrentar muitospreconceitos. Elas são mais tímidas, a famílianão apóia, faltam recursos financeiros...”argumenta Roselice da Silva, técnica do MOC.

Com o objetivo de incentivar e apoiar ascandidaturas e mandatos de mulheres dasregiões Norte e Nordeste foi lançado emSalvador, nos dias 26 e 27 de agosto, oProjeto Mulher e Democracia, uma parceriaentre a Casa da Mulher do Nordeste,Fundação Joaquim Nabuco e Centro dasMulheres do Cabo (PE).

O MOC será responsável pela capacitação

das mulheres candidatas da Região Sisaleira. “Aproposta é que elas interfiram na implementaçãode políticas públicas que atendam às demandasdas mulheres em setores como saúde, educaçãoe geração de emprego e renda”, afirma Roselice.

Por Carine Matos

Cultura FM, de Araci, também vão animar ascampanhas eleitorais. Em Queimadas v\i teruma segunda rodada será dia 24 de setembro.

A idéia também tem feito barulho nosmunicípios em que asemissoras foramfechadas, como Riachãodo Jacuípe e Ichú.Entidades da

sociedade, como os coletivos de jovens estãopromovendo debates mesmo sem condições detransmissão.

Fique atento e participe!Por Tiana Cruz

Exercício da cidadania: prática de todas as idades

Ondas de cidadania: rádios ampliam os debates

Page 5: GIRA Jornal Giramundo . nº 11 MUNDO Setembro de 2004 - MOC · 2015. 8. 18. · ampliada de Barreiros. Criançada nas ondas do rádio Em Queimadas, crianças e adolescentes contemplados

6 AGIRMUNDOJornal Giramundo . nº 11 Setembro de 2004

Educação Rural - Política de Educação no CampoEducação Rural - Política de Educação no CampoEducação Rural - Política de Educação no CampoEducação Rural - Política de Educação no CampoEducação Rural - Política de Educação no Campo~

~

Em agosto, cerca de 50 educadores daRegião participaram da II Conferência Nacionalde Educação no Campo, realizada em Goiás. Osmunicípios da Região baiana retornaram comuma grande demanda de compromissos. Elesdeverão construir um plano com propostasvoltadas para a valorização e a realidade dosestudantes do meio rural. Esse plano seráincluído nos currículos escolares em umperíodo de dez anos.

O assunto foi tema do debate no EncontroRegional de Educação do Campo, que aconteceu emFeira de Santana, 15 de setembro, com o FórumEstadual de Educação do Campo e a Rede deEducação do Semi-árido(Resab). A discussão econstrução do plano deverão contar, ainda, coma participação do MOC, MDA e sociedade civilorganizada, alem, é claro, dos Coordenadores eMonitores do PETI e do Baú de Leitura.

Educação do Campo é meta brasileiraEducação do Campo é meta brasileiraEducação do Campo é meta brasileiraEducação do Campo é meta brasileiraEducação do Campo é meta brasileiraMuita gente imagina que campo só diz respeito à

zona rural. Para alguns estudiosos, como MiltonSantos, o campo se refere a todos os municípios emque a vida das pessoas esteja diretamente relacionadacom as atividades rurais, como agricultura e pesca.Neste caso, por exemplo, os municípios da RegiãoSisaleira seriam todos do campo.

O assunto está sendo motivo de muitas discussõesem seminários e debates, com uma reflexão das diretrizesoperacionais que estão na LDB – Lei de Diretrizes e Basesda Educação, que tem como principal objetivo formularpolíticas públicas para a educação do campo.

Na Região Sisaleira o que está movimentando osdebates é um diagnóstico realizado pelos Conselhos deEducação dos municípios de Santa Luz, Teofilândia,Valente e Queimadas. “A idéia é tentar sensibilizar aRegião para a discussão dos Planos Municipais de

Educação, a fim de que aeducação no campo deixede ser projeto e passe a seruma política definida nosmunicípios”, afirma JussaraSecundino, técnica emEducação do MOC.

Segundo Lorena Lima,responsável pelacoordenação dosdiagnósticos, a iniciativatem gerado muito debate edescobertas. “Os própriosconselheiros admitiram que não conheciam arealidade das escolas dos municípios. Como é queiriam construir as políticas de educação?”, provocaLorena. “Hoje a gente já identifica quais as escolas que

ainda não têm banheiros, que osprofessores da zona rural participammenos de capacitações, entre outrascoisas”, completa. Ela ainda contaque em alguns municípios osgestores públicos resistiram àrealização do trabalho. Mas, depois...

Em Araci, por exemplo, asociedade civil conquistou junto àSecretaria de Educação aoportunidade inédita de realizaruma Audiência Pública para discutiros resultados do diagnóstico. Os

Conselheiros Municipais levaram indicações demudanças para o orçamento municipal como aimplantação de hortas nas escolas, construção demais unidades de ensino e de quadras esportivas.

A idéia central é fazer com que o currículoescolar, a gestão educacional e a formação dosprofessores destes municípios possam estar deacordo com a realidade dos alunos. Segundo JussaraSecundino, “além de garantir toda criança naescola, é preciso que esta escola tenha qualidade ereflita o dia-a-dia dos meninos e meninas”.

Por Jussara Borges

Região SisaleiraParticipa de

Conferência sobreEducação Rural

A carência por bibliotecas é tão grande, que oProjeto Baú de Leitura surgiu no ano de 1999, a partirde uma parceria entre MOC e Unicef, para umtrabalho de leitura com as crianças e adolescentes dasJornadas Ampliadas do PETI e escolas regulares, daBahia e Sergipe. O projeto trabalha com a promoçãoda leitura prazerosa, fazendocom que os meninos e meninaspossam se enxergar dentro doslivros, viajando com príncipes,fadas e princesas, mas sem fugirdas suas realidades. Milhares decrianças e adolescentes estãoinseridas hoje no projeto.

Em 2004, o Baú deLeitura foi convidado pelaUnião Nacional dosEducadores Municipais(Undime) para participar deuma reunião da entidade emBrasília, onde estiveram presentes representantes deeducação de todos os estados Brasileiros e mais doistécnicos do Instituto Nacional Anísio Texeira(INEP), que trabalham em parceria com oMinistério da Educação (MEC) e estavam

Baú em noBaú em noBaú em noBaú em noBaú em nova faseva faseva faseva faseva faseinteressados em conhecer experiências de educaçãoque estão dando certo no Brasil. Logo apósassistirem a apresentação da história do Baú,convidaram a equipe do projeto para uma outrareunião com especialistas em educação. O resultadodessa reunião será a sistematização e publicação do

Projeto Baú de Leitura. Isso querdizer que o Baú deixará de ser umprojeto aplicado no nível regional epassará a ser aplicado em escalanacional, com muitas possibilidadesde se tornar uma política pública deeducação, uma vez que especialistasacreditam que a experiência podedesenvolver nos alunos o prazerpela leitura.

O lançamento da sistematizaçãodeverá acontecer no início de 2005.

“É uma satisfação muito grandesaber que o Baú esta causando tanto

impacto nas nossas crianças e adolescentes”, diz JussaraSecondino integrante da equipe de educação do MOC.

“O Baú tem livros muito interessantes”, confirmaTamires Lima, 13 anos, do município de Santaluz.

Por Robson Santos

Educação no campo: desafio para o País

• Araci - apenas 5 escolas possuemBibliotecasBibliotecas

• Queimadas 4 escolas possuem 34 não possuem

• Santa Luz 16 escolas possuem 21 não possuem

• Valente 14 escolas possuem 19 não possuem

• Teofilândia 23 escolas possuem 6 não possuem

Pesquisa revela realidade de escolas do campo

Page 6: GIRA Jornal Giramundo . nº 11 MUNDO Setembro de 2004 - MOC · 2015. 8. 18. · ampliada de Barreiros. Criançada nas ondas do rádio Em Queimadas, crianças e adolescentes contemplados

7AGIRMUNDOJornal Giramundo . nº 11 Setembro de 2004

~

~

O temperO temperO temperO temperO tempero é pro é pro é pro é pro é prosperarosperarosperarosperarosperar

Um morador de Queimadas, seu InácioJosé Batista, relembra que teve um tempo emque as crianças não freqüentavam a escola porcausa da falta d’água. Como? “Os meninostinham que acordar cedo e andar váriosquilômetros para pegar água e já chegavamcansados, sem tempo nem ânimo de ir para aescola”, responde.

Hoje, ele e dona Engraça Bispo, 63 anos,garantem: “Agora tenho água na minha própriacasa, e de muita qualidade”. A mudança, elesafirmam, chegou com a construção dascisternas. Uma parceria entre a Articulação doSemi-árido (ASA), Governo Federal eFebraban pretende construir um milhão de

“O objetivo sempre foi gerar renda. Noscampos de sisal o trabalho era duro edifícil”. O relato é de Elenilza da Silva

Oliveira, uma das responsáveis pela Casa doTempero na comunidade de Bastião,município de Retirolândia.

Hoje, ela e mais quatro famíliascomemoram um acordo com a Empresa Baianade Alimentos - EBAL, que vai comprar três

mil potes do tempero caseiro por mês paravender nas lojas da Cesta do Povo daRegião. “A tendência é que, dependendoda aceitação do produto no mercado,chegaremos a produzir 20 mil potes,mensalmente”.

O grupo do tempero de Bastiãocomeçou com o Projeto Prosperar, umaestratégia importante no

desenvolvimento sustentável e nageração de renda. “No início, as

atividades de produção do tempero

Cisterna é fonte de água e vida no Semi-áridoCisterna é fonte de água e vida no Semi-áridoCisterna é fonte de água e vida no Semi-áridoCisterna é fonte de água e vida no Semi-áridoCisterna é fonte de água e vida no Semi-áridocisternas (Programa 1 Milhão de Cisternas -P1MC) pelo sertão.

“Antes eu bebia água onde animaistomavam banho. Hoje, com água limpa e bemtratada, a saúde está outra. Antes as criançassentiam dores na barriga. Além da cisterna, oscursos me ajudaram a tratar da água queminha família bebe”, conta Agnaldo LuizCarneiro, da comunidade de Cutilada, emRiachão do Jacuípe, beneficiada pelo P1MC.

Outras 60 famílias vão poder contar comtodos esses benefícios logo, logo. No dia 22de outubro, o MOC junto com as empresaAmanco e Solvay vai entregar mais 60cisternas na Região. A festa será em

Lamarão e participam do eventorepresentantes do Governo Federal,empresários de São Paulo, entre outros. E operíodo eleitoral?

“A gente convida todo candidato quetiver, de verdade, o compromisso de apoiar aconstrução de cisternas em seusmunicípios”, provoca Naidison Baptista,secretário-executivo do MOC. E completa:“Hoje, a participação das prefeituras équase nenhuma. Mesmo assim jáconstruimos um bocado. Imagine se o poderpúblico fosse parceiro nesta história?”.

Por Monalisa Lopes e José Ilton

Cisternas: saídapara as famílias noSemi-árido, gerandosaúde para aspessoas, com águade qualidade

começaram desacreditadas, mas aos poucosas coisas foram ficando mais claras eresolvemos apostar na idéia. Com o passar dotempo encontramos resultados satisfatórios,além das parcerias que firmamos com oSTR, MOC e poder público”, relembraAdinelma Carneiro, responsável pela gestãofinanceira da Casa do Tempero.

Outros resultados surgiram nacomunidade, como, por exemplo, um grupoteatral, um grupo de artesanato de crochê...“A vida aqui é muito difícil e se nãoestivermos dispostos a cobrar do poder público,com certeza não conseguiremos trazer aprosperidade”, aposta Evaldo Carneiro deOliveira, presidente da AssociaçãoComunitária de Bastião.

Por João Netto

Page 7: GIRA Jornal Giramundo . nº 11 MUNDO Setembro de 2004 - MOC · 2015. 8. 18. · ampliada de Barreiros. Criançada nas ondas do rádio Em Queimadas, crianças e adolescentes contemplados

8 AGIRMUNDOJornal Giramundo . nº 11 Setembro de 2004

POES

IA

POES

IA

Realização Apoio

Dia Regional da ComDia Regional da ComDia Regional da ComDia Regional da ComDia Regional da Comunicação aunicação aunicação aunicação aunicação agita mgita mgita mgita mgita municípiosunicípiosunicípiosunicípiosunicípiosJornais, programas de rádio, murais e muita

brincadeira. Incentivados pelo tema Comunicaçãona Educação, oito municípios sisaleiros realizaram,último dia 10 de setembro, o Dia Regional daComunicação nas escolas e Jornadas Ampliadas.A iniciativa, realizada pelos JovensComunicadores da Região Sisaleira, em parceriacom Monitores, educadores e sindicatos,mobilizou mais de mil meninos e meninas.

“O objetivo foi sensibilizar atores da educação,bem como as crianças e adolescentes, sobre aimportância da comunicação nas unidades deensino”, contaMonalisaLopes, jovemcomunicadorade Riachão.Ela relata,ainda, que nomunicípio oapoio dasentidades foifundamental.

Eu falo com meu motor Tem gente que não tem dedo Outro que não tem mão Esses já sentiram a dor Essa é a vida de peão de motor Que tem a profissão de sevador Tem mais profissão Tu, que lê, vai saber A de cortador O que corta a palha no mato Sujeito a cobras e espinhos Esses são cabras machos Trabalham com dedicação Para não faltar o pão Tem também o cambiteiro Que pega a palha no chão O jegue leva a carga E o dono ganha o tostão Essa é a vida Da maioria do povo do sertão

O povo de hojeNão é besta nãoVota no candidatoQue ajuda o Povão

“Além do Sindicatos e dos Monitores, tambémteve o pessoal do Conselho Tutelar, da Pastoral daCriança, todo mundo querendo ajudar nadiscussão do tema”, completa.

Além de debaterem a forma como acomunicação interfere na vida da criançada, elestambém produziram murais, programas de rádio emuita informação. Em Araci, foi realizado umconcurso com a garotada. Duas crianças foramselecionadas para apresentar um programa infantilsemanal na rádio comunitária Cultura FM.

Os resultados foram tão animadores que notícia

Espaço Livre - Poesia

Por

Carlo

s Vin

ícius

, 12

anos

, Nov

a Fá

tima Temos que escolher

Um candidato melhorQue saiba diferenciarO bom do pior

Um prefeito pra ser bomDeve não se prejudicarDeve trabalhar para o povoE as verbas não desviar

Um prefeito pra ser bomNós devemos olharSe ele é bom mesmoOu se quer nos tapear

Então, minha genteVenha, venha apreciarVamos escolher um prefeitoQue saiba governar

Um

Pre

feit

o q

ue s

e P

reza

AdemiltonSantos,15 anos*:

* O texto éretirado dolivro Poemase Acrósticosdo PETI,Verão eInverno,produzidopelameninadanas JornadasAmpliadasde Araci.

chegou até Brasília. A RadioBrás, em parceria coma ANDI – Agência de Notícias dos Direitos daInfância, convidou os Jovens Comunicadores paraproduzirem com as crianças programas de rádio queserão veiculados no país inteiro. O MOC e aUNICEF, apoiaram o evento.

Por Renildo do Araújo