5
Historia do Zequinha Para Trabalhar o Bullying Para trabalhar o Bullying com meus alunos, desenhei um menino numa folha de papel oficio e o apresentei às crianças como Zequinha e contei uma história mais ou menos assim. Este é o Zequinha, ele acabou de entrar numa 1º Ano da escola, ele estava muito contente e cheio de expectativas para aquela escola, só que na sala dele havia algumas crianças mal educadas que começaram a tratar o Zequinha muito mau. Essas crianças o xingavam, não o deixavam participar das brincadeiras e o magoavam de diversas formas. Vocês sabem o que acontece com uma pessoa que é tratada desse jeito? Para descobrirmos o que aconteceu com o menino eu vou passar o Zequinha de mão em mão e cada criança falará para ele algo ruim que já o chamaram ou que ouviu alguém chamar para um coleguinha (o professor fica atento à todos as falas pois pode surgir aí pistas de eventuais crianças que podem estar sofrendo com o problema). Ao falar a criança deverá amaçar um pedaço do Zequinha. No final o professor indaga: _Nossa como o Zequinha está? Vamos tentar consertar o menino? Desamassar o máximo que puder e explicar que assim como o Zequinha ficou cheio de marcas e cicatrizes por causa dos colegas maldosos, acontece o mesmo conosco e com nossos colegas, se os xingamos, os ofendemos, mesmo que tentamos consertar mais tarde, essas ofensas podem deixar marcas muito profundas na nossa alma.

Historia Do Zequinha Para Trabalhar o Bullying

Embed Size (px)

Citation preview

Page 1: Historia Do Zequinha Para Trabalhar o Bullying

Historia do Zequinha Para Trabalhar o Bullying

Para trabalhar o Bullying com meus alunos, desenhei um menino numa folha de papel oficio e o apresentei às crianças como Zequinha e contei uma história mais ou menos assim.

Este é o Zequinha, ele acabou de entrar numa 1º Ano da escola, ele estava muito contente e cheio de expectativas para aquela escola, só que na sala dele havia algumas crianças mal educadas que começaram a

tratar o Zequinha muito mau.

Essas crianças o xingavam, não o deixavam participar das brincadeiras e o magoavam de diversas formas.

Vocês sabem o que acontece com uma pessoa que é tratada desse jeito? Para descobrirmos o que aconteceu com o menino eu vou passar o Zequinha de mão em mão e cada criança falará para ele algo ruim que já o chamaram ou que ouviu alguém chamar para um coleguinha (o professor fica atento à todos as falas pois pode surgir aí pistas de eventuais crianças que podem estar sofrendo com o problema). Ao falar a criança deverá amaçar um pedaço do Zequinha. No final o professor indaga:

_Nossa como o Zequinha está? Vamos tentar consertar o menino?

Desamassar o máximo que puder e explicar que assim como o Zequinha ficou cheio de marcas e cicatrizes por causa dos colegas maldosos, acontece o mesmo conosco e com nossos colegas, se os xingamos, os ofendemos, mesmo que tentamos consertar mais tarde, essas ofensas podem deixar marcas muito profundas na nossa alma.

Page 2: Historia Do Zequinha Para Trabalhar o Bullying
Page 3: Historia Do Zequinha Para Trabalhar o Bullying

1. Desenho da Figura Humana2. Reconhecimento de partes do corpo3. Desenho da Família4. Técnicas Projetivas Psicopedagógicas de Jorge Visca5. Figuras geométricas de Zaldo Rocha6. Provas de Lateralidade7. Teste de Orientação Espacial8. Teste de orientação direito/esquerda9. Observação de Atividades Viso-motor10. Pesquisa de Coordenação Ampla (coordenação dinâmica)11. Hora do Jogo12. Torre de Hanói (adolescentes)13. Diagnóstico Operatório (provas Piajetianas)14. Entrevista do Realismo Nominal (nível de leitura e escrita)15. Provas Pedagógicas variadas.

Lista dos verbos específicosCognitivoAplicar, converter, esboçar, justificar, relacionar, autorizar, criar, escrever, listar, relatar, avaliar, criticar, especificar, manipular, reproduzir, calcular, defender, exemplificar, modificar, resolver, categorizar, definir, explicar, mostrar, resumir, citar, demonstrar, obter, reorganizar, classificar, descrever, generalizar, operar, rever, combinar, diferenciar, identificar, organizar, selecionar, compilar, discriminar, ilustrar, preparar, separar, comparar, distinguir, indicar, prover, compor, dizer, inferir, produzir, subdividir, concluir, enumerar, interferir, reconstruir, sublimar, confirmar, enunciar, interpretar, redigir, sumarizar, contrastar, escolher, inventar, reescrever e utilizar.

AfetivosAderir, dar, felicitar, mostrar, repartir, ajudar, defender, formar, nomear, replicar, alistar, descrever, generalizar, ordenar, resolver, alterar, diferenciar, identificar, organizar, responder, apresentar, discriminar, iniciar, perguntar, rever, arranjar, discutir, influenciar, praticar, salientar, assistir, dizer, integrar, preparar, seguir, atuar, enumerar, justificar, propor, selecionar, combinar, escolher, ler, qualificar, sintetizar, comparar, escrever, localizar, realizar, trabalhar, completar, executar, manter, recitar, usar, estudar, militar, relacionar, verificar, convidar, explicar, modificar e relatar.

PsicomotoresAfiar, criar, fixar, martelar, redigir, aquecer, desligar, furar, misturar, seguir, calibrar, edificar, juntar, ouvir, segurar, colocar, emendar, ligar, pesar, serrar, compor, enroscar, limpar, prender, usar, consertar, manipular, pintar, utilizar e construir.

Fonte: http://www.sempretops.com

Page 4: Historia Do Zequinha Para Trabalhar o Bullying