104
COPERVE CONCURSO VESTIBULAR UFSC/2016 PROVA 2: AMARELA 1 HISTÓRIA QUESTÃO 01 Em relação a fontes e escrita da história, é CORRETO afirmar que: 01. por muito tempo as pesquisas históricas privilegiaram as fontes escritas, mas atualmente entende-se que todo tipo de registro dos atos e pensamentos da sociedade pode ser usado como fonte para a escrita da história, como, por exemplo, utensílios domésticos, vestuário, fotografias, monumentos ou mesmo registros orais. 02. a escrita da história depende da análise de fontes e da interpretação de quem a analisa, por isso ela deve ser entendida como uma versão. 04. a forma de dividir a história em quatro grandes épocas – antiga, média, moderna e contemporânea –, apesar de ser um invento europeu, deve ser empregada para o entendimento do processo histórico dos diferentes povos do mundo. 08. os conceitos de tombamento e patrimônio imaterial foram instituídos como forma de preservar bens dos mais variados, materiais e imateriais, como fotografias, livros, imóveis, cidades, receitas culinárias, que sejam considerados importantes para a memória coletiva. 16. apesar da ampliação da noção de documentos históricos, os documentos oficiais ainda são tomados pelos historiadores como as únicas legítimas fontes para o conhecimento histórico. 32. os estudos históricos da atualidade procuram dar voz a diferentes sujeitos, como mulheres, trabalhadores rurais, crianças etc.; no entanto, as pesquisas sobre o passado ainda têm maior concentração nas ações dos reis, generais, comandantes de revoltas e revoluções, pois são os atos dos grandes governantes e líderes que modificam o rumo dos acontecimentos. O jovem Alexandre conquistou a Índia. Sozinho? César bateu os gauleses. Não levava sequer um cozinheiro? Filipe da Espanha chorou, quando sua Armada naufragou. Ninguém mais chorou? Frederico II venceu a Guerra dos Sete Anos. Quem venceu além dele? Cada página uma vitória. Quem cozinhava o banquete? A cada dez anos um grande homem. Quem pagava os gastos? BRECHT, Bertolt. Perguntas de um trabalhador que lê. In:____. Poemas. Tradução de Paulo Cesar Souza. São Paulo: Brasiliense, 1986, p. 167. RESPOSTA

HISTÓRIA QUESTÃO 01 - garraprevestibular.com.brgarraprevestibular.com.br/wp-content/uploads/2018/07/prova-UFSC... · Sobre os povos africanos, é CORRETO afirmar que: ... e da Conjuração

  • Upload
    lykien

  • View
    221

  • Download
    0

Embed Size (px)

Citation preview

Page 1: HISTÓRIA QUESTÃO 01 - garraprevestibular.com.brgarraprevestibular.com.br/wp-content/uploads/2018/07/prova-UFSC... · Sobre os povos africanos, é CORRETO afirmar que: ... e da Conjuração

COPERVE CONCURSO VESTIBULAR UFSC/2016 PROVA 2: AMARELA 1

HISTÓRIA

QUESTÃO 01 Em relação a fontes e escrita da história, é CORRETO afirmar que: 01. por muito tempo as pesquisas históricas privilegiaram as fontes escritas, mas atualmente

entende-se que todo tipo de registro dos atos e pensamentos da sociedade pode ser usado como fonte para a escrita da história, como, por exemplo, utensílios domésticos, vestuário, fotografias, monumentos ou mesmo registros orais.

02. a escrita da história depende da análise de fontes e da interpretação de quem a analisa, por isso ela deve ser entendida como uma versão.

04. a forma de dividir a história em quatro grandes épocas – antiga, média, moderna e contemporânea –, apesar de ser um invento europeu, deve ser empregada para o entendimento do processo histórico dos diferentes povos do mundo.

08. os conceitos de tombamento e patrimônio imaterial foram instituídos como forma de preservar bens dos mais variados, materiais e imateriais, como fotografias, livros, imóveis, cidades, receitas culinárias, que sejam considerados importantes para a memória coletiva.

16. apesar da ampliação da noção de documentos históricos, os documentos oficiais ainda são tomados pelos historiadores como as únicas legítimas fontes para o conhecimento histórico.

32. os estudos históricos da atualidade procuram dar voz a diferentes sujeitos, como mulheres, trabalhadores rurais, crianças etc.; no entanto, as pesquisas sobre o passado ainda têm maior concentração nas ações dos reis, generais, comandantes de revoltas e revoluções, pois são os atos dos grandes governantes e líderes que modificam o rumo dos acontecimentos.

O jovem Alexandre conquistou a Índia. Sozinho? César bateu os gauleses. Não levava sequer um cozinheiro? Filipe da Espanha chorou, quando sua Armada naufragou. Ninguém mais chorou? Frederico II venceu a Guerra dos Sete Anos. Quem venceu além dele? Cada página uma vitória. Quem cozinhava o banquete? A cada dez anos um grande homem. Quem pagava os gastos? BRECHT, Bertolt. Perguntas de um trabalhador que lê. In:____. Poemas. Tradução de Paulo Cesar Souza. São Paulo: Brasiliense, 1986, p. 167.

RESPOSTA

Page 2: HISTÓRIA QUESTÃO 01 - garraprevestibular.com.brgarraprevestibular.com.br/wp-content/uploads/2018/07/prova-UFSC... · Sobre os povos africanos, é CORRETO afirmar que: ... e da Conjuração

COPERVE CONCURSO VESTIBULAR UFSC/2016 PROVA 2: AMARELA 2

QUESTÃO 02

Sobre o Império Romano, é CORRETO afirmar que: 01. a arquitetura do período imperial romano concentrou-se na construção de edifícios com

finalidade religiosa, dedicando pouca atenção às obras de infraestrutura urbana. 02. o governo do imperador Constantino (313-337 d.C.) foi marcado pela perseguição aos

cristãos, cujas crenças chocavam-se com o respeito religioso dos romanos pelos seus imperadores, que eram considerados como deuses.

04. a estabilização das fronteiras com a pax romana praticamente definiu os limites geográficos do Império Romano.

08. os germanos eram chamados depreciativamente de bárbaros pelos romanos porque não falavam o latim e tinham costumes diferentes, em clara referência à ideia de oposição entre civilização e barbárie.

16. durante o século II d.C., com a conquista de territórios na Ásia, na África e na Europa, o Império Romano atingiu sua maior extensão, dominando toda a costa mediterrânea.

32. a decadência do Império Romano esteve relacionada ao intenso êxodo rural, desencadeado pela adoção progressiva do colonato em função da ampliação da oferta de mão de obra escrava.

QUESTÃO 03 Sobre os povos africanos, é CORRETO afirmar que: 01. a partir do século XV, diversos povos africanos, ao serem desenraizados e transplantados para

diferentes regiões, foram vítimas da maior migração forçada da história da humanidade. 02. a compra e venda de pessoas escravizadas já era amplamente praticada na África antes

mesmo do interesse europeu pela atividade, o que facilitou os acordos comerciais. 04. a pequena variedade de etnias africanas e a proximidade de suas manifestações culturais

facilitaram o processo de desenraizamento e de aceitação daqueles povos da condição de escravos na América.

08. na época do tráfico atlântico, os milhares de sujeitos escravizados não tinham a ciência de que eram “africanos”, pois esta identidade foi forjada muitos anos depois.

16. muito do que se conhece sobre o passado dos povos africanos deve-se ao papel exercido pelos contadores de histórias, geralmente anciãos, que através da tradição oral buscam a preservação da memória coletiva.

Os homens da Igreja e os grandes príncipes do renascimento italiano costumavam exaltar o esplendor de seus palácios urbanos e de suas casas de campo com as ruínas da Roma Imperial, que jaziam a seu redor. Retiravam e transportavam dos locais em que haviam descansado durante 1500 anos as estátuas de deuses e imperadores, os bustos de antigos heróis e as ninfas de pedra que um dia haviam dançado nas bordas de antigas fontes. ROMA: ecos da glória imperial. Coleção Civilizações Perdidas. Rio de Janeiro: Abril, 1998, p. 45.

RESPOSTA

RESPOSTA

Page 3: HISTÓRIA QUESTÃO 01 - garraprevestibular.com.brgarraprevestibular.com.br/wp-content/uploads/2018/07/prova-UFSC... · Sobre os povos africanos, é CORRETO afirmar que: ... e da Conjuração

COPERVE CONCURSO VESTIBULAR UFSC/2016 PROVA 2: AMARELA 3

QUESTÃO 04 Sobre as relações de trabalho e seus movimentos de resistência ao longo da história, é CORRETO afirmar que: 01. como reflexo das alterações nas relações de trabalho decorrentes da Revolução Industrial,

originaram-se movimentos de resistência como o Ludismo, reconhecido pela destruição das máquinas como forma de protesto contra as relações de trabalho.

02. a publicação da Carta de Obrigações em 1830, resultante do movimento conhecido como Cartismo, foi uma reação vitoriosa da burguesia industrial britânica contra os movimentos operários que lutavam por melhores condições de trabalho.

04. no contexto da Revolução Industrial, os industriais recorriam ao trabalho feminino e à exploração da mão de obra infantil como opção para não aumentar os custos da produção.

08. nas últimas décadas, o aumento da participação da mulher na força de trabalho em todo o mundo, somado às lutas feministas, acabou garantindo a paridade salarial com os homens.

16. em 1848, os alemães Karl Marx e Friedrich Engels lançaram o Manifesto Liberal, obra em que sintetizavam a visão de que a luta de classes era o motor da história e defendiam a organização da burguesia industrial para redefinir a estrutura social e econômica existente.

32. apesar da abolição da escravatura no Brasil em 1888, diversas denúncias de condições de trabalho análogas às da escravidão continuam sendo registradas no país.

As fábricas inglesas e os usos e significados do relógio

Era exatamente naquelas atividades – fábricas têxteis e oficinas – em que se impunha rigorosamente a nova disciplina do tempo que a disputa sobre o tempo se tornava mais intensa. No princípio, os piores mestres tentavam expropriar os trabalhadores e todo conhecimento sobre o tempo. “Eu trabalhava na fábrica do sr. Braid”, declarou uma testemunha: “Ali trabalhávamos enquanto ainda podíamos enxergar no verão, e não saberia dizer a que horas parávamos de trabalhar. Ninguém, a não ser o mestre e o filho do mestre, tinha relógio, e nunca sabíamos que horas eram. Havia um homem que tinha relógio [...] Foi-lhe tirado e entregue à custódia do mestre, porque ele informava aos homens a hora do dia [...]”. THOMPSON, Edward Palmer. Costumes em comum: estudos sobre cultura popular tradicional. São Paulo: Companhia das Letras, 2008, p. 293.

RESPOSTA

Page 4: HISTÓRIA QUESTÃO 01 - garraprevestibular.com.brgarraprevestibular.com.br/wp-content/uploads/2018/07/prova-UFSC... · Sobre os povos africanos, é CORRETO afirmar que: ... e da Conjuração

COPERVE CONCURSO VESTIBULAR UFSC/2016 PROVA 2: AMARELA 4

QUESTÃO 05

Sobre as tensões, os conflitos e as resistências na América portuguesa, é CORRETO afirmar que:

01. o estopim que deu início à Conjuração Mineira (1789) foi o Decreto da Derrama, cobrança dos impostos devidos que mobilizou os mineradores a pegar em armas e efetivar o levante contra a coroa portuguesa.

02. no cenário que desencadeou a Revolta dos Beckman (1684) estavam as altas taxas cobradas pela Companhia Geral de Comércio do Grão-Pará e Maranhão para o embarque de mercadorias e a falta de fornecimento de escravos, o que contribuiu para a insatisfação dos colonos.

04. para combater o contrabando e aumentar a arrecadação de impostos, foram instituídas as Casas de Fundição na região das minas, contra as quais se organizou um levante liderado pelos mineradores com tumultos em várias vilas da região.

08. os movimentos da Conjuração Mineira (1789) e da Conjuração Baiana (1798) tinham como finalidade criar uma nação brasileira, pois seus integrantes almejavam a independência de toda a América portuguesa.

16. as mortes por enforcamento de personagens como Filipe dos Santos e Manuel Beckman representam casos únicos de punição aos revoltosos.

QUESTÃO 06

Sobre o Primeiro Reinado brasileiro (1822-1831), é CORRETO afirmar que:

01. o rápido crescimento econômico do país após a independência, baseado na consolidação do café como principal produto nacional de exportação, garantiu a estabilidade política que caracterizou o reinado de D. Pedro I.

02. ao estabelecer o sufrágio censitário, a primeira Constituição brasileira, promulgada em 1824, sustentava a tese liberal de que “todos os homens nascem livres e iguais”.

04. a Confederação do Equador, que eclodiu no Nordeste em 1824, foi um movimento revolucionário de tendência liberal, separatista e republicana.

08. a oposição interna contra D. Pedro I reduziu-se com a conquista da província Cisplatina, ocorrida após a guerra travada entre 1825 e 1828 que resultou na separação da República da Banda Oriental do Uruguai.

16. após a ruptura definitiva com Portugal em setembro de 1822, grupos políticos alinhados com a Corte portuguesa resistiram ao comando de D. Pedro I em algumas províncias do império.

Portugal não deu trégua aos moradores da América. Farejava oportunidade de tributar onde germinassem riquezas. Os engenhos começavam a moer cana-de-açúcar e já apareciam taxas para as caixas de açúcar; uma nova taberna abria as portas e os barris de vinho chegavam mais caros. O gado que pisava nos pastos exigia do seu dono uma contribuição; os carregadores que palmilhavam os caminhos deixavam nas contagens um pagamento pelos secos e molhados que as tropas levavam [...]. Esse fiscalismo assombrou o Brasil. Mas assombravam mais ainda as reações da população. Um furacão de revoltas contra os impostos varreu a colônia. Revoltas, mas também rumores, pasquins, abaixo-assinados, conspirações. FIGUEIREDO, Luciano. Morte aos impostos! Viva o rei. Revista de História, jul. 2007. Disponível em: <http://www.revistadehistoria.com.br/secao/capa/morte-aos-impostos-viva-o-rei>. Acesso em: 17 ago. 2015.

RESPOSTA

RESPOSTA

Page 5: HISTÓRIA QUESTÃO 01 - garraprevestibular.com.brgarraprevestibular.com.br/wp-content/uploads/2018/07/prova-UFSC... · Sobre os povos africanos, é CORRETO afirmar que: ... e da Conjuração

COPERVE CONCURSO VESTIBULAR UFSC/2016 PROVA 2: AMARELA 5

QUESTÃO 07 Sobre a Revolução Mexicana e seus desdobramentos, é CORRETO afirmar que: 01. durante o governo de Porfírio Diaz foi estabelecida a Lei dos Baldios, que, a fim de desenvolver

a agricultura, procurava demarcar as terras improdutivas para que fossem distribuídas a pequenos proprietários e indígenas que não tinham acesso à terra.

02. o Plano Ayala, lançado por Emiliano Zapata, era um manifesto pela reforma agrária que exigia a retomada das terras que haviam sido tomadas dos camponeses e sua redistribuição em forma de ejidos, antigo sistema indígena de terras coletivas.

04. Pancho Villa, um dos líderes revolucionários do norte do México, em uma amostra de alinhamento ao governo estadunidense, vendeu os direitos autorais das filmagens de suas batalhas a uma companhia cinematográfica dos Estados Unidos.

08. em 1917 foi promulgada uma nova Constituição que incorporava alguns ideais da Revolução Mexicana, como a expropriação de latifúndios improdutivos e a sua repartição em pequenas propriedades que deveriam obedecer a uma extensão máxima.

16. devido à insatisfação de diferentes setores – liberais, camponeses, trabalhadores urbanos – com o governo de Porfírio Diaz, grande foi a mobilização em apoio à sua renúncia após as eleições de 1909.

32. um dos fatores que levaram o movimento a ganhar força foi a constituição de um programa único, voltado para a reforma agrária, com o qual se identificavam todos os grupos sociais envolvidos.

América Latina e suas lutas sociais

Apesar de sua independência política, conquistada a partir do século XIX, os países da América Latina mantiveram laços de dependência econômica com as grandes potências capitalistas mundiais, inicialmente a Inglaterra e posteriormente os Estados Unidos. As forças tradicionais, defensoras do vínculo político-econômico com grandes centros capitalistas, não poucas vezes têm se chocado com as forças reformistas e nacionalistas e também com as de extrema esquerda, num quadro de busca pela reformulação das estruturas vigentes. Por isso, ditaduras militares, governos pró-libertação, movimentos reformistas, revolucionários e guerrilheiros têm caracterizado o conturbado quadro político da América Latina desde o século XIX. VICENTINO, Claudio; DORIGO, Gianpaolo. História Geral e do Brasil, São Paulo: Scipione, 2010, p.195, v. 3.

RESPOSTA

Page 6: HISTÓRIA QUESTÃO 01 - garraprevestibular.com.brgarraprevestibular.com.br/wp-content/uploads/2018/07/prova-UFSC... · Sobre os povos africanos, é CORRETO afirmar que: ... e da Conjuração

COPERVE CONCURSO VESTIBULAR UFSC/2016 PROVA 2: AMARELA 6

QUESTÃO 08 Essa música de Chico Buarque, escrita na época da ditadura civil-militar, representa ao mesmo tempo uma crítica aos ditadores que impunham regras ao povo e o desejo de um Brasil melhor com o fim do regime. Sobre os contextos político, econômico e social do Brasil após a ditadura civil-militar, é CORRETO afirmar que: 01. em 1985, após a vitoriosa campanha pelas “diretas já”, a emenda constitucional foi aprovada

no Congresso Nacional e os brasileiros recuperaram imediatamente o direito de escolher seu presidente através do voto direto.

02. a grave crise econômica e financeira que atingiu o Brasil nos últimos anos da ditadura civil-militar foi solucionada com os planos Cruzado I e Cruzado II, que reduziram a inflação e a dívida externa do país.

04. apresentando-se como caçador de marajás – alusão a funcionários públicos com altos salários –, Fernando Collor foi o primeiro presidente do Brasil eleito de forma direta desde a eleição de Jânio Quadros.

08. a Constituição brasileira de 1988, em função da amplitude dos direitos sociais promulgados, foi chamada de “Constituição cidadã” por Ulysses Guimarães, presidente do Congresso Constituinte.

16. após a renúncia de Tancredo Neves, José Sarney assumiu a Presidência da República provisoriamente até a convocação de novas eleições.

32. a política econômica de Fernando Collor foi marcada pelo nacionalismo desenvolvimentista e pela estatização de diversas empresas estrangeiras que atuavam no território nacional, fato que fez crescer a oposição ao seu governo.

Apesar de você (Chico Buarque) Hoje você é quem manda, Falou, tá falado Não tem discussão A minha gente hoje anda Falando de lado E olhando pro chão, viu Você que inventou esse estado E inventou de inventar Toda a escuridão Você que inventou o pecado Esqueceu-se de inventar O perdão Apesar de você Amanhã há de ser Outro dia [...]

Inda pago pra ver O jardim florescer Qual você não queria Você vai se amargar Vendo o dia raiar Sem lhe pedir licença E eu vou morrer de rir Que esse dia há de vir Antes do que você pensa Apesar de você Amanhã há de ser Outro dia [...]

Disponível em: <http//www.chicobuarque.com.br/letras/apesarde_70.htm>. Acesso em: 13 out. 2015.

RESPOSTA

Page 7: HISTÓRIA QUESTÃO 01 - garraprevestibular.com.brgarraprevestibular.com.br/wp-content/uploads/2018/07/prova-UFSC... · Sobre os povos africanos, é CORRETO afirmar que: ... e da Conjuração

COPERVE CONCURSO VESTIBULAR UFSC/2016 PROVA 2: AMARELA 7

QUESTÃO 09

Sobre a conjuntura internacional após a Segunda Guerra Mundial, é CORRETO afirmar que: 01. após a queda do muro de Berlim, em 1989, a construção de muralhas de separação entre os

povos passou a ser considerada “crime de guerra” pela Organização das Nações Unidas (ONU) e tornou-se uma estratégia praticamente inexistente na atualidade.

02. o movimento sionista, promovido por árabes muçulmanos, articulou-se como resistência à fundação de um Estado judeu na região da Palestina.

04. a independência da Índia, liderada por Mahatma Gandhi e oficializada em 1947, fez parte de um processo de desagregação do império colonial britânico.

08. a expressiva vitória estadunidense na Guerra do Vietnã elevou o prestígio interno e externo das lideranças políticas do país.

16. no contexto da Guerra Fria, interessadas em ampliar suas respectivas áreas de influência, as superpotências Estados Unidos (EUA) e União Soviética (URSS) passaram a apoiar movimentos de independência na África e na Ásia.

32. na Conferência de Bandung, realizada em 1955 na Indonésia, as potências europeias estabeleceram a reorganização e a redistribuição das áreas coloniais na Ásia e na África.

64. na América Latina, diferentemente do que aconteceu com Cuba e seu processo revolucionário, o Chile implantou um governo de ideais socialistas após a vitória de Salvador Allende nas eleições democráticas de 1970.

QUESTÃO 10 Sobre a história de Santa Catarina, é CORRETO afirmar que: 01. Florianópolis, capital do estado, tem seu nome em homenagem a Floriano Peixoto, único

presidente da República nascido em Santa Catarina. 02. em meados do século XVIII, o Conselho Ultramarino Português resolveu promover a imigração

para o sul do Brasil, incluindo o litoral catarinense, de famílias originárias do Arquipélago dos Açores e da Ilha da Madeira.

04. a colonização europeia e a configuração agrária, baseadas na pequena propriedade familiar, garantiram a Santa Catarina a assinatura da abolição da escravatura quase três décadas antes do restante do país.

08. Nossa Senhora do Desterro tinha nos escravizados, cuja mão de obra era empregada tanto nos engenhos de farinha quanto na pesca da baleia pelas armações baleeiras, um grande percentual de sua população no século XIX.

16. durante o período da ditadura civil-militar, o MDB não conseguiu visibilidade política no cenário catarinense, pois a ARENA convergiu para sua estrutura interna todas as principais forças políticas estaduais.

32. as companhias colonizadoras, ao promover a migração para o oeste de Santa Catarina, estabeleceram políticas de demarcação de terras e assentamentos para as sociedades indígenas que ocupavam a região.

O mundo 70 anos após o fim da Segunda Guerra Mundial

São 70 anos do fim da Segunda Guerra Mundial (1939-1945). Um conflito que mostrou um mundo dividido entre raças, religiões, poder econômico e político, extremismo ideológico e, sobretudo, uma falta de civilidade que deixou mais de 60 milhões de mortos, sendo uma travessia para a Guerra Fria, só dizimada no início de 1990. São sete décadas que nos afastam da batalha mais devastadora da nossa história e qual dessas mazelas o mundo já conseguiu superar? Um olhar atento pelos desafios atuais do planeta mostra que ainda estamos longe de extirpar algumas delas.

Por Marcos Oliveira. Publicado em 29/08/2015, no Jornal do Commercio. Disponível em: <http://jconline.ne10.uol.com.br/canal/mundo/internacional/noticia/2015/08/29/o-mundo-70-anos-apos-o-fim-da-segunda-guerra-mundial-196668.php>. Acesso em: 30 ago. 2015.

RESPOSTA

RESPOSTA

Page 8: HISTÓRIA QUESTÃO 01 - garraprevestibular.com.brgarraprevestibular.com.br/wp-content/uploads/2018/07/prova-UFSC... · Sobre os povos africanos, é CORRETO afirmar que: ... e da Conjuração

COPERVE CONCURSO VESTIBULAR UFSC/2016 PROVA 2: AMARELA 8

GEOGRAFIA QUESTÃO 11 Organizações internacionais são entidades criadas pelas nações do mundo com o objetivo de trabalhar em comum para o pleno desenvolvimento das diferentes áreas da atividade humana: política, economia, saúde, segurança, trabalho etc. Em relação às proposições abaixo, é CORRETO afirmar que: 01. a Organização das Nações Unidas (ONU) foi criada pelos países vencedores da Primeira

Guerra Mundial – apesar da oposição da União Soviética – e tem como principal objetivo manter a paz e a segurança internacionais.

02. a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) foi constituída em 1949, no contexto da Guerra Fria, como uma aliança militar das potências ocidentais em oposição aos países do bloco socialista, mas atualmente tem, entre seus associados, países do antigo bloco socialista.

04. uma das organizações mais bem-sucedidas é o Fundo Monetário Internacional (FMI), cujo principal objetivo é criar as condições para investimentos em infraestrutura e educação, sem ligação com questões financeiras dos países.

08. a Organização Mundial do Comércio (OMC) tem como principal objetivo criar as condições necessárias para os acordos sobre livre movimentação de pessoas, principalmente entre as populações do antigo “terceiro mundo”.

16. a Organização Internacional do Trabalho (OIT), diferentemente de outras instituições internacionais, existiu apenas durante a vigência do bloco liderado pela extinta União das Repúblicas Socialistas Soviéticas.

32. o Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD) tem na atualidade aproximadamente 185 países-membros e iniciou suas atividades auxiliando na reconstrução da Europa e de outros países devastados durante a Segunda Guerra Mundial.

RESPOSTA

Page 9: HISTÓRIA QUESTÃO 01 - garraprevestibular.com.brgarraprevestibular.com.br/wp-content/uploads/2018/07/prova-UFSC... · Sobre os povos africanos, é CORRETO afirmar que: ... e da Conjuração

COPERVE CONCURSO VESTIBULAR UFSC/2016 PROVA 2: AMARELA 9

QUESTÃO 12 Observe as figuras abaixo.

Sobre a formação geológica do planeta Terra, é CORRETO afirmar que: 01. as placas tectônicas são bastante rígidas, por isso exercem pressão umas sobre as outras,

originando, assim, vulcanismos e tsunamis. 02. as placas tectônicas estão em constante movimento e vários terremotos são ocasionados pela

energia liberada do choque entre elas. 04. o Brasil está situado entre a Placa Antártica e a Africana, o que afasta o risco de qualquer tipo

de tremor, mesmo de grau baixo. 08. devido a fatores geológicos específicos, não é possível associar terremotos a vulcanismos. 16. a litosfera é a camada rochosa que cobre a Terra. 32. a teoria da “deriva continental” teve grande impacto quando foi criada em meados do século

XX, contudo estudos mais recentes demonstram que ela não é verdadeira devido às causas e consequências do aquecimento global.

64. a Terra continua em transformação porque as forças que vêm do interior do planeta mantêm os continentes em movimento.

Figura 1 – Localização do Terremoto no Nepal e na Índia

O terremoto ocorrido no Nepal neste sábado, 25 de abril de 2015, vem se mostrando particularmente mortal, com mais de mil vítimas registradas até o momento, mas o país está acostumado a este tipo de evento. Na região do Himalaia, já foram registrados outros terremotos significativos como este mais recente, de magnitude 7,8. [...] Isso ocorre porque o Nepal situa-se numa das regiões de maior atividade sísmica do mundo. Basta olhar para os Himalaias para entender o que isso significa.

Disponível em: <http://g1.globo.com/mundo/noticia/2015/04/por-que-o-nepal-e-tao-vulneravel-a-terremotos.html>. [Adaptado]. Acesso em: 25 abr. 2015.

Figura 2 – Placas tectônicas

Disponível em: <http://ufrr.br/lapa/index.php?option=com_content&view=article&id=%2094>. [Adaptado]. Acesso em: 9 ago. 2015.

RESPOSTA

Page 10: HISTÓRIA QUESTÃO 01 - garraprevestibular.com.brgarraprevestibular.com.br/wp-content/uploads/2018/07/prova-UFSC... · Sobre os povos africanos, é CORRETO afirmar que: ... e da Conjuração

COPERVE CONCURSO VESTIBULAR UFSC/2016 PROVA 2: AMARELA 10

QUESTÃO 13

Em relação às proposições abaixo, é CORRETO afirmar que: 01. o “La Niña” é um fenômeno oceânico-atmosférico que se caracteriza por um aquecimento

anormal das águas superficiais do Oceano Atlântico Tropical. 02. há vários efeitos sobre a economia quando determinados fenômenos climáticos ocorrem,

particularmente sobre a produção agropecuária do norte do estado de Santa Catarina. 04. o “El Niño” é um fenômeno atmosférico-oceânico que se caracteriza por um aquecimento

anormal das águas superficiais do Oceano Pacífico Tropical que pode afetar o clima regional e global, alterando os regimes de chuva em regiões tropicais e de latitudes médias.

08. são considerados fatores do clima: a longitude, o distanciamento entre o relevo e os altiplanos (andinos, alpinos, das montanhas rochosas etc.) e a ausência da maritimidade.

16. quanto menor a temperatura do ar, maior será a concentração de moléculas por metro cúbico de ar e maior a pressão atmosférica.

QUESTÃO 14 Sobre o território catarinense, é CORRETO afirmar que: 01. diferentemente de outros estados brasileiros, o planejamento catarinense foi descolado das

diretrizes nacionais e apresenta reduzidas políticas econômicas e regionais e forte intervenção da iniciativa privada em setores considerados estratégicos.

02. a mesorregião do Vale do Itajaí possui como principal característica a colonização alemã, sendo importante polo da indústria têxtil, com destaque para a exportação através do Porto de Itajaí.

04. o Oeste catarinense foi a região que se consolidou mais tardiamente, tendo sido os interesses conflituosos entre Santa Catarina e Paraná (como a Guerra do Contestado), resolvidos apenas ao fim da década de 1910, uma das causas desse atraso.

08. no período de 1930 a 1970, passa por transformações que consolidarão seu padrão de produção e integração tanto em termos regionais quanto nacionais.

16. a mesorregião de Florianópolis foi colonizada por açorianos e espanhóis no século XVIII, apresenta um relevo litorâneo muitíssimo recortado, com pântanos, lagunas e falésias, e tem na pesca a atividade econômica mais importante.

32. o Sul do estado de Santa Catarina, cujos principais municípios são Criciúma, Tubarão, Gravatal, Araranguá e Urussanga, teve colonização predominantemente italiana e suas principais atividades econômicas são o turismo, a indústria do vestuário, o extrativismo mineral e a indústria cerâmica.

Santa Catarina tem o julho mais quente dos últimos 54 anos.

Disponível em: <http://diariocatarinense.clicrbs.com.br/sc/geral/noticia/2015/07/santa-catarina-tem-o-julho-mais-quente-dos-ultimos-54-anos-4812 232.html>. [Adaptado]. Acesso em: 30 jul. 2015.

RESPOSTA

RESPOSTA

Page 11: HISTÓRIA QUESTÃO 01 - garraprevestibular.com.brgarraprevestibular.com.br/wp-content/uploads/2018/07/prova-UFSC... · Sobre os povos africanos, é CORRETO afirmar que: ... e da Conjuração

COPERVE CONCURSO VESTIBULAR UFSC/2016 PROVA 2: AMARELA 11

QUESTÃO 15

Em relação às proposições abaixo, é CORRETO afirmar que: 01. a bacia do rio São Francisco está totalmente inserida na Região Nordeste do país. 02. as nascentes do rio São Francisco se situam no interior do Parque Nacional da Chapada dos

Veadeiros, em Minas Gerais, e sua foz está localizada no litoral nordestino, entre os estados de Pernambuco e Alagoas.

04. a transposição das águas do rio São Francisco tem como um dos objetivos reduzir o problema da seca na região da caatinga, no entanto o rio também poderá ser aproveitado em usinas hidrelétricas e navegação.

08. no período colonial, o curso do rio São Francisco propiciou a ligação entre as principais áreas produtoras de açúcar no Nordeste e a região de extração de ouro em Minas Gerais, além de favorecer a criação de gado em suas margens.

16. o rio São Francisco corta o território da Bahia no sentido norte-sul, contudo seu aproveitamento econômico se dá apenas no estado de Sergipe.

32. a região hidrográfica do rio São Francisco é considerada a maior bacia hidrográfica localizada totalmente no território brasileiro.

QUESTÃO 16 Sobre a geopolítica e o comércio internacional na atualidade, é CORRETO afirmar que: 01. o México, depois de se associar ao NAFTA (sigla em inglês de North American Free Trade

Agreement), vem passando por um virtuoso processo de crescimento industrial, sem perder sua autonomia para decidir sobre políticas industriais.

02. a China, parte integrante do acrônimo BRICS, criou as chamadas Zonas Econômicas Especiais, um dos fatores determinantes para sua industrialização.

04. a Índia tem se destacado por sua taxa de mão de obra qualificada, principalmente nos setores de serviços e de informática, a despeito de ainda apresentar grande percentual de pobreza entre sua população.

08. a Rússia, mesmo sendo considerado um país integrante do G-8 (grupo dos oito países mais ricos do mundo), tem um desempenho econômico muito semelhante ao dos países “emergentes”.

16. a África do Sul tentou se tornar membro do BRICS, contudo a política econômica do apartheid a impede de ser incluída em fóruns internacionais.

32. o BRICS é um bloco econômico composto de cinco países que têm em comum o fato de serem banhados pelo Oceano Atlântico e de possuírem grandes reservas de petróleo.

A construção de grandes usinas hidrelétricas quase sempre foi tema de debates sobre questões sociais, ambientais e econômicas. A canção Sobradinho, por exemplo, lançada em 1977 pela dupla Sá e Guarabyra, já tratava desta questão. No presente, as obras para a transposição do rio São Francisco estão em fase de testes. Segundo o Ministério da Integração Nacional, os canais que saem do rio somam, juntos, 477 quilômetros. O objetivo é levar água para cerca de 12 milhões de pessoas residentes nos estados de Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte. A previsão é atingir mais de 390 municípios no sertão pernambucano, além de 325 comunidades que residem a uma distância de cinco quilômetros da margem dos canais.

Disponível em: <http://www.mi.gov.br/projeto-sao-francisco1>. [Adaptado]. Acesso em: 11 set. 2015.

RESPOSTA

RESPOSTA

Page 12: HISTÓRIA QUESTÃO 01 - garraprevestibular.com.brgarraprevestibular.com.br/wp-content/uploads/2018/07/prova-UFSC... · Sobre os povos africanos, é CORRETO afirmar que: ... e da Conjuração

COPERVE CONCURSO VESTIBULAR UFSC/2016 PROVA 2: AMARELA 12

QUESTÃO 17

Sobre as questões demográficas na atualidade, é CORRETO afirmar que: 01. as migrações da Europa e para a Europa são processos recentes, que se intensificaram a

partir das décadas de 1980 e 1990, quando da dissolução da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas e da unificação alemã com a queda do muro de Berlim.

02. os problemas migratórios atuais têm diferentes motivações e fluxos entre regiões da África, do Oriente Médio e da América Latina.

04. depois de atingir um alto grau de desenvolvimento econômico e humano, os países que compõem a União Europeia têm criado políticas de estímulo à entrada de imigrantes, principalmente de cidadãos de origem sul-americana, que representam mão de obra com elevada qualificação.

08. a União Europeia criou condições para o livre trânsito de capitais e mercadorias entre os Estados-membros, entretanto há ainda sérias restrições ao movimento de trabalhadores.

16. um problema a ser enfrentado por autoridades europeias é o fluxo migratório de alguns países do noroeste e do leste europeu, embora estes países apresentem desempenho econômico muito semelhante ao dos países do lado ocidental.

32. estudos mostram que o principal motivo que intensifica os processos de migração internacional são as alterações no clima global.

64. uma das principais causas da imigração para a Europa são os problemas advindos da desestruturação de vários países da África e do Oriente Médio.

RESPOSTA

Page 13: HISTÓRIA QUESTÃO 01 - garraprevestibular.com.brgarraprevestibular.com.br/wp-content/uploads/2018/07/prova-UFSC... · Sobre os povos africanos, é CORRETO afirmar que: ... e da Conjuração

COPERVE CONCURSO VESTIBULAR UFSC/2016 PROVA 2: AMARELA 13

QUESTÃO 18 Sobre a questão agrária brasileira, é CORRETO afirmar que: 01. a legislação garante, desde 1850, que todo trabalhador rural com interesse em ter sua terra

deve procurar o Estado para comprá-la, sendo garantida a ele a posse definitiva. 02. predominam os minifúndios, em sua grande maioria áreas improdutivas que são

constantemente disputadas na justiça pelos trabalhadores sem terra. 04. ao longo do tempo, o sistema de Reforma Agrária teve diversas configurações, sendo tema de

muitas divergências no que diz respeito à sua execução. 08. o país possui uma das maiores áreas rurais disponíveis e mais bem aproveitadas do mundo

para a produção agropecuária, na qual se empregam milhares de trabalhadores com salários comparáveis aos dos trabalhadores do espaço urbano.

16. a Lei de Terras no Brasil, Lei n. 601, de 1850, trouxe uma perspectiva completamente nova com relação aos direitos e deveres dos proprietários de terra, pois naquele momento o país estava se preparando para uma economia de mercado, em que a terra passa a ser também mercadoria.

32. o estado de Santa Catarina possui como principal característica de sua estrutura agrária a pequena propriedade familiar, resultado de um processo de colonização e de estruturação do campo.

QUESTÃO 19 As chamadas Unidades de Conservação são fundamentais para a proteção da fauna e da flora no Brasil e para o desenvolvimento sustentável do país. Sobre essa afirmação e a definição legal abaixo, é CORRETO afirmar que: 01. nas áreas das chamadas Unidades de Conservação, não é permitido nenhum tipo de

exploração dos recursos naturais, nem mesmo o turismo. 02. o objetivo principal das Unidades de Conservação no país é a proteção da fauna e da flora; no

entanto, ao impedir a destruição desses elementos, também protege a geologia e o relevo de ações de degradação do ambiente.

04. há exemplos de comunidades ribeirinhas na Amazônia que sobrevivem dentro de uma Unidade de Conservação utilizando de forma equilibrada os recursos naturais e ainda recebendo visitantes para práticas de ecoturismo.

08. no Brasil, a primeira Unidade de Conservação surgiu no bioma Mata Atlântica, próximo ao litoral e às grandes cidades, mas hoje tem crescido a preocupação em criar Unidades de Conservação no bioma Amazônia dada a sua extensão e a fragilidade do ambiente em face do avanço da agropecuária e do desmatamento para a retirada de madeira.

16. como em outros países, o Brasil conta com uma bem estruturada rede de proteção à fauna e à flora, com infraestrutura organizada para educação ambiental e ecoturismo, na qual todas as Unidades de Conservação federais – que são espaços fundamentais para a observação da natureza – estão incluídas.

Unidade de Conservação: espaço territorial e seus recursos ambientais, incluindo as águas jurisdicionais, com características naturais relevantes, legalmente instituído pelo Poder Público, com objetivos de conservação e limites definidos, sob regime especial de administração, ao qual se aplicam garantias adequadas de proteção. (Lei Federal n. 9.985, de 18 de julho de 2000)

RESPOSTA

RESPOSTA

Page 14: HISTÓRIA QUESTÃO 01 - garraprevestibular.com.brgarraprevestibular.com.br/wp-content/uploads/2018/07/prova-UFSC... · Sobre os povos africanos, é CORRETO afirmar que: ... e da Conjuração

COPERVE CONCURSO VESTIBULAR UFSC/2016 PROVA 2: AMARELA 14

QUESTÃO 20 Sobre os biomas brasileiros, é CORRETO afirmar que: 01. o bioma Amazônia é o de maior extensão no país e o bioma Pantanal é o de menor extensão. 02. o bioma Mata Atlântica possui uma das maiores diversidades do país e é um dos mais

preservados em virtude da criação de muitas Unidades de Conservação durante o século XX. 04. os biomas brasileiros se distinguem por sua vegetação, localização geográfica

(continentalidade, proximidade com o mar, latitude, altitude etc.), tipo de relevo e solo e condições climáticas, mas são protegidos sobretudo pelo tipo de exploração econômica que exercem.

08. no mapa acima estão representados, em ordem, os seguintes biomas: (1) Amazônia; (2) Cerrado; (3) Caatinga; (4) Mata Atlântica; (5) Pantanal e (6) Pampa, tendo este último bioma se desenvolvido, a partir do século XVII, com a criação de equinos e bovinos no país.

16. o bioma Mata Atlântica se caracteriza, no estado de Santa Catarina, em Floresta Ombrófila Densa, com vegetação encontrada no litoral e que se estende pelos vales da bacia hidrográfica do rio Itajaí-Açu, e em Floresta Ombrófila Mista, cuja denominação é dada pela presença de uma conífera aciculifoliada, com mata homogênea associada a áreas de campos.

Disponível em: <http://www.mapasparacolorir.com.br>. [Adaptado]. Acesso em: 28 ago. 2015.

RESPOSTA

1

3

2

4 5

6

Page 15: HISTÓRIA QUESTÃO 01 - garraprevestibular.com.brgarraprevestibular.com.br/wp-content/uploads/2018/07/prova-UFSC... · Sobre os povos africanos, é CORRETO afirmar que: ... e da Conjuração

COPERVE CONCURSO VESTIBULAR UFSC/2016 PROVA 2: AMARELA 15

DADOS E FORMULÁRIO PARA AUXILIAR

NA RESOLUÇÃO DAS QUESTÕES DESTA PROVA

d = d0 + v0t + 21 at2 Ep = mgh M Fd senθ= x kF =

v = v0 + at Ec =21 mv2 p =

AF

1 2n sen i n sen r=

v2 = 20v + 2a∆d τ = F d cos θ

escape2GMv

R= gmP

=

T =f1 Nfa µ= 0K qV =

d

ΔtEP =

T2πω = Ep =

21 kx2 F = G 2

21

dmm k

mT π2=

v =ω R amF

= Q = mc∆T = C∆T ViP =

0

2IB =d

µπ

p tF I

ΔΔ == ΔΔΦNt

ε = − BA cosφ θ=

dV =t

∆∆

pV = nRT P F.V .cosθ=

2mg = 10s

sm103,0c 8×=

sm340vsom =

R

L atm0,0825mol K

= T (K) = 273 + T(oC)

Page 16: HISTÓRIA QUESTÃO 01 - garraprevestibular.com.brgarraprevestibular.com.br/wp-content/uploads/2018/07/prova-UFSC... · Sobre os povos africanos, é CORRETO afirmar que: ... e da Conjuração

COPERVE CONCURSO VESTIBULAR UFSC/2016 PROVA 2: AMARELA 16

FÍSICA

QUESTÃO 21 Sobre Galileu e suas contribuições para a ciência, é CORRETO afirmar que: 01. considerava que a matemática e os procedimentos experimentais eram importantes para o

desenvolvimento de uma teoria sobre o movimento. 02. alegava que os corpos pesados caíam mais depressa que os leves. 04. defendia que o Sol e os planetas se moviam em torno da Terra. 08. inventou o telescópio com o objetivo de observar as Luas de Júpiter. 16. propôs experiências de pensamento que continham argumentos similares àqueles

posteriormente presentes na Lei da Inércia de Newton. 32. foi o primeiro a declarar que todas as substâncias existentes na Terra eram formadas a partir

dos elementos água, fogo, terra e ar. QUESTÃO 22 Com base no que foi exposto, é CORRETO afirmar que: 01. a força de tração no fio ligado ao bloco é de 1400 N. 02. o bloco adquire uma aceleração de 2,0 m/s2. 04. apenas três forças atuam sobre o bloco: o peso, a força de atrito e a tração. 08. a força resultante sobre o bloco é de 400 N. 16. a força mínima que o professor deve aplicar sobre a corda para movimentar o bloco é de

290 N.

As investigações de Galileu (século XVI) sobre o movimento de queda livre foram um marco para o desenvolvimento da ciência moderna, pois contribuíram para suplantar a Ciência Física medieval, até então orientada amplamente pelo pensamento do filósofo grego Aristóteles (século VI a.C.).

RESPOSTA

Um professor de Física realiza um experimento sobre dinâmica para mostrar aos seus alunos. Ele puxa um bloco de 400 kg a partir do repouso, aplicando sobre a corda uma força constante de 350 N, como mostra a figura abaixo. O sistema é constituído por fios inextensíveis e duas roldanas, todos de massa desprezível. Existe atrito entre a superfície horizontal e o bloco. Os coeficientes de atrito estático e de atrito cinético são 0,30 e 0,25, respectivamente.

M

RESPOSTA

Page 17: HISTÓRIA QUESTÃO 01 - garraprevestibular.com.brgarraprevestibular.com.br/wp-content/uploads/2018/07/prova-UFSC... · Sobre os povos africanos, é CORRETO afirmar que: ... e da Conjuração

COPERVE CONCURSO VESTIBULAR UFSC/2016 PROVA 2: AMARELA 17

QUESTÃO 23 Com base na figura e nos dados acima, é CORRETO afirmar que o gráfico: 01. pertence ou ao automóvel de número 5 ou ao automóvel de número 6. 02. mostra que no intervalo de 10 s até 18 s o automóvel esteve em Movimento Retilíneo e

Uniforme. 04. indica que o automóvel possui aceleração de mesmo módulo nos instantes 20 s e 50 s. 08. pertence ou ao automóvel de número 7 ou ao automóvel de número 8. 16. aponta que o automóvel esteve em repouso quatro vezes.

Pilotos amadores fizeram uma corrida de automóveis em uma pista improvisada de 1400 m. Cada automóvel foi numerado de 1 a 8 e largou na posição mostrada na figura abaixo.

1

4 2

35

6

7

8

Chegada

5 m5 m5 m Ilustração da posição dos automóveis no instante da largada

O gráfico a seguir representa a velocidade em função do tempo de um dos automóveis, em sua primeira volta na pista, desde sua largada até alcançar a linha de chegada.

RESPOSTA

Page 18: HISTÓRIA QUESTÃO 01 - garraprevestibular.com.brgarraprevestibular.com.br/wp-content/uploads/2018/07/prova-UFSC... · Sobre os povos africanos, é CORRETO afirmar que: ... e da Conjuração

COPERVE CONCURSO VESTIBULAR UFSC/2016 PROVA 2: AMARELA 18

QUESTÃO 24 Considerando que, fisicamente, seja possível a implementação desse elevador espacial, é CORRETO afirmar que: 01. a estação espacial japonesa deve possuir movimento circular ao redor da Terra com

velocidade linear igual à velocidade linear de rotação da superfície da Terra. 02. as pessoas que visitarem a estação espacial poderão flutuar no seu interior porque lá não

haverá atração gravitacional. 04. a velocidade angular da estação espacial deve ser igual à velocidade angular de rotação da

Terra. 08. um carro robótico terá, no trajeto da Terra até a estação espacial, vetor velocidade constante. 16. o período do movimento da estação espacial ao redor da Terra deve ser igual ao período de

rotação diária da Terra. 32. a força de atração gravitacional da Terra será a força centrífuga, responsável por manter a

estação espacial em órbita. 64. o valor da aceleração da gravidade (g) na posição da estação espacial terá um módulo menor

que seu valor na superfície da Terra.

Quer subir de elevador até o espaço? Apesar de esta ideia já ter surgido há mais de 100 anos, um avanço em nanotecnologia pode significar que iremos de elevador até o espaço com um cabo feito de diamante ou de carbono. A empresa japonesa de construção Obayashi investiga a viabilidade de um elevador espacial, visando a uma estação espacial ligada ao equador por um cabo de 96000 quilômetros feito de nanotecnologia de carbono, conforme a figura abaixo. A estação espacial orbitaria a Terra numa posição geoestacionária e carros robóticos com motores magnéticos levariam sete dias para alcançar a estação espacial, transportando carga e pessoas até o espaço por uma fração dos custos atuais.

Disponível em: <http://ovnihoje.com/2014/10/14/elevador-cosmico-pode-alcancar-o-espaco-em-cabos-feitos-de-diamante/>. [Adaptado]. Acesso em: 29 jul. 2015.

RESPOSTA

Page 19: HISTÓRIA QUESTÃO 01 - garraprevestibular.com.brgarraprevestibular.com.br/wp-content/uploads/2018/07/prova-UFSC... · Sobre os povos africanos, é CORRETO afirmar que: ... e da Conjuração

COPERVE CONCURSO VESTIBULAR UFSC/2016 PROVA 2: AMARELA 19

QUESTÃO 25

Com base no exposto acima, é CORRETO afirmar que: 01. na figura 1, ocorre a união das três luzes primárias – amarela, vermelha e azul –, que resulta

na luz branca. 02. na figura 2, a palavra FÍSICA aparece na cor preta porque as luzes que incidem sobre ela são

azul e vermelha. 04. a lâmpada 2 emite luz de cor verde, por isso a palavra FÍSICA, na figura 3, aparece na cor

verde. 08. a relação entre as frequências das luzes das lâmpadas 1, 2 e 3 é f3 < f2 < f1, portanto as cores

das luzes das lâmpadas 1, 2 e 3 são vermelha, verde e azul, respectivamente. 16. a palavra FÍSICA aparece na cor preta, na figura 2, porque as luzes das lâmpadas 1 e 3

formam a cor preta. QUESTÃO 26

Sobre o MHS e com base no exposto acima, é CORRETO afirmar que: 01. a frequência e o período do MHS realizado dependem da amplitude.

02. a frequência de oscilação do carro com os passageiros é de 5 2 Hz.π

04. a energia cinética é máxima na posição de equilíbrio. 08. a constante elástica da mola é 25 x 104 N/m. 16. o período de oscilação do carro vazio é de 1,0 s.

Um estudante possui uma luminária constituída por três lâmpadas de mesma intensidade sobre a mesa. Cada lâmpada emite luz de cor primária. Para verificar os conhecimentos aprendidos nas aulas de Física, ele faz três experimentos (figuras 1, 2 e 3), nos quais direciona as três lâmpadas para uma mesma palavra colocada sobre a mesa. Na figura 1, em que as três lâmpadas estão acesas, e na figura 3, em que apenas a lâmpada 2 está acesa, o estudante visualiza a palavra FÍSICA na cor verde.

1 2 3

1 2 3

Figura 2Figura 1 Figura 3

1 2 3

Pedro, Tiago, João e Felipe resolveram comprar um carro do ano 2000, mas se esqueceram de verificar os registros sobre as revisões periódicas. A fim de evitar problemas físicos devido ao excesso de oscilação do carro durante viagens longas, decidem analisar a qualidade dos amortecedores. Eles modelam o carro, na situação em que estão os quatro como passageiros, como um único corpo sobre uma mola ideal, realizando um MHS. Então, eles fazem três medidas, obtendo os seguintes valores: a) 1000 kg para a massa do carro; b) 250 kg para a soma de suas massas; c) 5,0 cm para a compressão da mola quando os quatro estavam dentro do carro parado.

RESPOSTA

RESPOSTA

Física Física Física

Page 20: HISTÓRIA QUESTÃO 01 - garraprevestibular.com.brgarraprevestibular.com.br/wp-content/uploads/2018/07/prova-UFSC... · Sobre os povos africanos, é CORRETO afirmar que: ... e da Conjuração

COPERVE CONCURSO VESTIBULAR UFSC/2016 PROVA 2: AMARELA 20

QUESTÃO 27 Com base no exposto e na tabela acima, é CORRETO afirmar que: 01. a velocidade escalar média de um lateral durante uma partida é de 16,75 m/s. 02. a energia cinética mínima de um atacante na faixa de velocidade V5 é 1690 J. 04. quando o jogador está parado, não há custo energético. 08. o custo energético de um zagueiro na faixa de velocidade V3 equivale à potência mecânica

necessária para que ele suba uma escada com a velocidade constante de 0,5 m/s. 16. o atacante gasta 329,1 kcal de energia durante uma partida de futebol no conjunto das faixas

de velocidade V2, V3 e V4.

QUESTÃO 28

Sobre os fenômenos referidos acima, é CORRETO afirmar que: 01. o Efeito Fotoelétrico foi explicado atribuindo-se à luz o comportamento corpuscular. 02. a alteração da potência de uma radiação que provoca o Efeito Fotoelétrico altera a energia

cinética dos elétrons arrancados e não o número de elétrons. 04. de acordo com a Teoria da Relatividade, as leis da Física são as mesmas para qualquer

referencial inercial. 08. de acordo com a Teoria da Relatividade, a velocidade da luz no vácuo é uma constante

universal, é a mesma em todos os sistemas inerciais de referência e não depende do movimento da fonte de luz.

O futebol é o esporte mais popular no Brasil, atraindo milhares de pessoas aos estádios semanalmente, além das massas que acompanham notícias e transmissões pelos mais diversos meios de comunicação. Embora seja considerado entretenimento por muitos, para os jogadores de futebol a prática supera o mero entretenimento, pois exige diversos atributos mentais e fisiológicos. Os aspectos fisiológicos, em particular, são relevantes uma vez que apenas 25% da energia química dos alimentos ingeridos é transformada em movimento. Na tabela abaixo, são apresentadas as distâncias percorridas (em metros) por jogadores, durante uma partida, em diferentes faixas de velocidade, além dos custos energéticos totais para algumas faixas de velocidade. Os jogadores possuem massa de 80 kg. Use 1 cal = 4 J.

Posição dos jogadores em campo

0 ≤ V1< 11 km/h

V2 = 12,6 km/h

V3 = 16,2 km/h

V4 = 19,8 km/h

V5 ≥ 23,4 km/h

Distância total

Zagueiro 5488 m 1291 m 1340 m 560 m 352 m 9031 m Lateral 5567 m 1804 m 1931 m 779 m 562 m 10643 m Atacante 5325 m 1470 m 1647 m 693 m 481 m 9616 m

Custo energético total para o

corpo

18

kcal/min 24

kcal/min 27

kcal/min

RESPOSTA

Em 6 de novembro de 2014, estreava no Brasil o filme de ficção científica Interestelar, que abordou, em sua trama, aspectos de Física Moderna. Um dos fenômenos mostrados no filme foi a dilatação temporal, já prevista na Teoria da Relatividade de Albert Einstein. Além da relatividade, Einstein explicou o Efeito Fotoelétrico, que lhe rendeu o prêmio Nobel de 1921.

RESPOSTA

Page 21: HISTÓRIA QUESTÃO 01 - garraprevestibular.com.brgarraprevestibular.com.br/wp-content/uploads/2018/07/prova-UFSC... · Sobre os povos africanos, é CORRETO afirmar que: ... e da Conjuração

COPERVE CONCURSO VESTIBULAR UFSC/2016 PROVA 2: AMARELA 21

QUESTÃO 29 Com base no exposto acima e no Princípio de Conservação de Energia, é CORRETO afirmar que: 01. quando a Soccket é chutada, realiza-se um trabalho mecânico sobre ela. 02. apenas o trabalho mecânico determina a quantidade de energia que é transferida ou retirada

da Soccket. 04. toda energia recebida pela Soccket durante um chute é convertida em energia elétrica. 08. a energia armazenada na Soccket é transferida para outros dispositivos eletrônicos pelo

trabalho elétrico. 16. a transformação da energia cinética em energia elétrica no gerador elétrico da Soccket é

explicada pela Lei de Faraday. 32. a função da bateria da Soccket é de aumentar a energia elétrica produzida.

QUESTÃO 30

Sobre os Raios X, é CORRETO afirmar que:

01. foram detectados pela primeira vez em 1895, pelo cientista alemão Röntgen, quando trabalhava com um tubo de raios catódicos.

02. receberam este nome porque formavam um X quando eram detectados. 04. como eles têm pouco poder de penetração, para que um operador de máquina de Raios X

tenha proteção adequada é suficiente que fique atrás de uma fina barreira de madeira. 08. um dos efeitos biológicos possíveis da exposição aos Raios X é a morte celular. 16. permanecem no corpo humano, criando um efeito cumulativo, incrementado a cada nova

exposição.

A busca por alternativas energéticas para o futuro ou para locais com poucos recursos econômicos tem levado à proposição de inovações cada vez mais criativas, como a Soccket, mostrada na figura abaixo. A Soccket é uma bola de futebol com um pequeno pêndulo no interior que aproveita a energia cinética do seu movimento através de um gerador elétrico conectado a uma bateria recarregável. A energia armazenada pode ser usada para os mais diversos fins, como o acendimento de lâmpadas e a recarga de baterias e dispositivos eletrônicos.

Disponível em: <http://www.greenprophet.com/2012/12/socket-a-fun-powered-energy-ball-kids-kick-for-power/>. [Adaptado]. Acesso em: 24 set. 2015.

Os Raios X são ondas eletromagnéticas que, por suas características peculiares, começaram a ser utilizados na medicina apenas alguns meses após a sua descoberta. Hoje, suas aplicações são muito mais amplas, pois se estendem de consultórios odontológicos, nos quais são utilizados aparelhos que operam com uma tensão da ordem de 50 kV, até aeroportos.

RESPOSTA

RESPOSTA

Page 22: HISTÓRIA QUESTÃO 01 - garraprevestibular.com.brgarraprevestibular.com.br/wp-content/uploads/2018/07/prova-UFSC... · Sobre os povos africanos, é CORRETO afirmar que: ... e da Conjuração

COPERVE CONCURSO VESTIBULAR UFSC/2016 PROVA 2: AMARELA 22

QUÍMICA

QUESTÃO 31 Sobre o assunto tratado acima, é CORRETO afirmar que: 01. o carbonato de potássio é um sal básico formado pela reação de neutralização entre o

carbonato de cálcio e o hidróxido de potássio. 02. o número de oxidação do átomo de carbono presente no carbonato de potássio é +2. 04. a fórmula mínima do carbonato de potássio é K2CO3. 08. o átomo neutro de potássio possui 19 prótons, ao passo que o íon K+ possui 18 elétrons. 16. o átomo neutro de potássio apresenta dois elétrons na sua camada de valência. 32. o íon carbonato é monovalente. 64. para preparar 500 mL de solução aquosa contendo carbonato de potássio 0,0100 mol/L são

necessários 691 mg de carbonato de potássio. QUESTÃO 32 Adoçantes fazem realmente mal à saúde?

O aspartame é provavelmente o adoçante artificial mais conhecido e também o mais criticado mundialmente. É produzido a partir dos aminoácidos ácido aspártico e fenilalanina. Alguns estudos científicos recentes sugerem que o aumento de alguns tipos de câncer pode estar associado ao consumo excessivo deste adoçante. Por outro lado, pesquisas realizadas pelo Instituto Nacional do Câncer dos Estados Unidos e pela Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos concluíram que o consumo de aspartame na quantidade de 40 mg por cada quilograma de massa corporal do indivíduo é seguro.

Disponível em: <http://www.bbc.com/portuguese/noticias/2015/02/150204_ vert_fut_adocante_ml.shtml>. [Adaptado]. Acesso em: 18 ago. 2015.

Informações adicionais: No Brasil, sugere-se que a ingestão diária máxima de aspartame seja de 10 gotas/kg de massa corporal para os produtos comercializados na forma líquida, de modo a não ultrapassar a ingestão diária aceitável de 40 mg/kg de massa corporal. Considere que cada gota de adoçante contém 4,0 mg de aspartame e que para adoçar uma xícara de café seja necessário adicionar 21 gotas de adoçante.

NH2

OH

O

O

HO

ácido aspártico

NH2

OH

O

fenilalanina

Em abril de 2015, toneladas de carbonato de potássio foram apreendidas em Itapemirim (ES). O material, que seria utilizado em uma fábrica de chocolate, poderia estar contaminado e provocar danos graves à saúde. A carga estava em um tanque geralmente utilizado para transportar combustível e seria levada para a Região Nordeste. O carbonato de potássio é um sólido branco empregado na fabricação de sabão, vidro e porcelana e como agente tamponante na produção de hidromel e vinho. Disponível em: <http://g1.globo.com/espirito-santo/noticia/2015/04/toneladas-de-carga-quimica-sao-apreendidas-em-itapemirim-es.html>. [Adaptado]. Acesso em: 22 ago. 2015.

RESPOSTA

O

O

NO CH3

OHOH NH2

aspartame

Page 23: HISTÓRIA QUESTÃO 01 - garraprevestibular.com.brgarraprevestibular.com.br/wp-content/uploads/2018/07/prova-UFSC... · Sobre os povos africanos, é CORRETO afirmar que: ... e da Conjuração

COPERVE CONCURSO VESTIBULAR UFSC/2016 PROVA 2: AMARELA 23

Sobre o assunto tratado acima, é CORRETO afirmar que: 01. a nomenclatura IUPAC do ácido aspártico é ácido 3-amino propanoico. 02. a nomenclatura IUPAC da fenilalanina é ácido 2-amino-3-fenilpropanoico. 04. um indivíduo de 50 kg que ingerir, em um dia, quinze xícaras de café com adoçante contendo

aspartame nas condições descritas no enunciado terá ingerido uma quantidade maior do adoçante artificial do que a aceitável.

08. as moléculas de ácido aspártico e de fenilalanina apresentam as funções orgânicas amida e ácido carboxílico.

16. a molécula de aspartame apresenta dois átomos de carbono assimétricos. 32. a molécula de fenilalanina apresenta um par de enantiômeros. 64. a molécula de ácido aspártico possui dois pares de diastereoisômeros. QUESTÃO 33

Médicos alertam para a forma errada de combater a falta de vitamina D

Muitos brasileiros estão com deficiência de vitamina D, um nutriente que o corpo humano produz a partir da exposição ao sol e que é importante no processo de absorção de cálcio pelo organismo, fundamental no crescimento das crianças e no fortalecimento dos ossos na idade adulta. Em alguns casos, os médicos podem receitar um suplemento da vitamina, mas o melhor “remédio” é a exposição ao sol. Cerca de dez minutos de exposição ao sol, duas vezes por semana, numa área correspondente à face e às mãos já são suficientes para sintetizar a vitamina D. Existem dois tipos de vitamina D: a vitamina D2 – calciferol de origem vegana e a vitamina D3 – colecalciferol de origem animal. Disponível em: <http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2015/08/medicos-alertam-para-forma-errada-de-combater-falta-de-vitamina-d.html> e em: <http://www.mudaomundo.org/nutricao/vit_d_calciol>. [Adaptado]. Acesso em: 23 ago. 2015.

Sobre o assunto tratado acima, é CORRETO afirmar que: 01. a fórmula molecular da vitamina D3 é C27H44O. 02. a molécula da vitamina D2 apresenta oito átomos de carbono com orbitais híbridos sp2. 04. as moléculas de vitamina D2 e de vitamina D3 apresentam um grupo hidroxila ligado a átomo de

carbono primário. 08. os elementos químicos carbono e oxigênio são classificados como não metais. 16. a configuração eletrônica do átomo de oxigênio é 1s2 2s2 2p4. 32. ao ingerir uma cápsula de um suplemento contendo massas iguais de vitamina D2 e D3, a

quantidade ingerida de moléculas de vitamina D2 será maior que a quantidade ingerida de moléculas de vitamina D3.

Vitamina D3 (Colecalciferol)

HO

CH2

CCH3

CH3H3CH3

Vitamina D2 (Calciferol)

HO

CH2

CCH3

CH3H3C

CH3

H3

RESPOSTA

RESPOSTA

Page 24: HISTÓRIA QUESTÃO 01 - garraprevestibular.com.brgarraprevestibular.com.br/wp-content/uploads/2018/07/prova-UFSC... · Sobre os povos africanos, é CORRETO afirmar que: ... e da Conjuração

COPERVE CONCURSO VESTIBULAR UFSC/2016 PROVA 2: AMARELA 24

QUESTÃO 34

Sobre o assunto tratado acima, é CORRETO afirmar que: 01. o composto I é o eteno. 02. a molécula II é polar. 04. o composto VI é o ácido perclórico. 08. cada uma das moléculas de III e de V apresenta quatro átomos de carbono secundários. 16. nos compostos III e V, as cadeias carbônicas são classificadas como alifáticas, insaturadas e

homogêneas. 32. no composto II, o número de oxidação do átomo de enxofre é +2.

RESPOSTA

Ataque com arma química é registrado no norte do Iraque Estado Islâmico é acusado de ataque com gás mostarda, uma arma proibida. Fragmentos de bombas disparadas por militantes do Estado Islâmico contra combatentes curdos no norte do Iraque no início de agosto foram analisados em um campo militar dos Estados Unidos, revelando sinais de arma química – o gás mostarda. O gás mostarda é um agente químico asfixiante que, se for inalado, pode provocar a morte. O gás mostarda (III) foi sintetizado em 1860 por Frederick Guthrie a partir da reação entre os compostos I e II. O gás mostarda penetra na pele e concentra-se no tecido adiposo. A reação com a água dos tecidos (hidrólise) produz os compostos V e VI. Embora possa ser utilizado em conflitos armados, o gás mostarda é também uma molécula precursora de fármacos, como alguns quimioterápicos. Disponível em: <http://g1.globo.com/mundo/noticia/2015/08/teste-em-bombas-do-estado-islamico-revela-indicio-de-arma-quimica.htmln>. [Adaptado]. Acesso em: 26 ago. 2015.

Page 25: HISTÓRIA QUESTÃO 01 - garraprevestibular.com.brgarraprevestibular.com.br/wp-content/uploads/2018/07/prova-UFSC... · Sobre os povos africanos, é CORRETO afirmar que: ... e da Conjuração

COPERVE CONCURSO VESTIBULAR UFSC/2016 PROVA 2: AMARELA 25

QUESTÃO 35 Agrotóxicos proibidos em vários países são usados no Brasil O Brasil é o maior consumidor mundial de agrotóxicos e estudos científicos mostram uma relação clara entre o uso do veneno e o aparecimento de câncer. Pesquisas recentes realizadas pela IARC (Agência Internacional de Pesquisas em Câncer) revelam que os agrotóxicos utilizados no Brasil apresentam enorme potencial de desenvolvimento de câncer em seres humanos. Dentre os agrotóxicos classificados como carcinógenos humanos pode-se citar o glifosato, o herbicida 2,4-D e o malation (utilizado em campanhas de saúde pública no combate ao mosquito da dengue). Disponível em: <http://cartamaior.com.br/?/Editoria/Meio-Ambiente/Agrotoxicos-proibidos-em-varios-paises-sao-usados-no-Brasil/3/34320>. [Adaptado]. Acesso em: 27 ago. 2015.

Seguem abaixo as fórmulas estruturais dos agrotóxicos glifosato, herbicida 2,4-D e malation.

Sobre o assunto tratado acima, é CORRETO afirmar que: 01. as moléculas de I e de II apresentam a função orgânica aldeído. 02. a molécula de III apresenta a função orgânica cetona. 04. a molécula de I possui, em sua estrutura, um grupo classificado como amina secundária. 08. o átomo de fósforo apresenta três elétrons na camada de valência. 16. cada uma das moléculas de I e de II apresenta um grupo carboxila. 32. as moléculas de I, II e III são apolares e pouco solúveis em água.

RESPOSTA

Page 26: HISTÓRIA QUESTÃO 01 - garraprevestibular.com.brgarraprevestibular.com.br/wp-content/uploads/2018/07/prova-UFSC... · Sobre os povos africanos, é CORRETO afirmar que: ... e da Conjuração

COPERVE CONCURSO VESTIBULAR UFSC/2016 PROVA 2: AMARELA 26

QUESTÃO 36 Com base nestas informações, é CORRETO afirmar que: 01. para chegar até o local em que se encontra a piscina, seriam consumidos 5,00 litros de etanol

ou 3,75 litros de gasolina. 02. etanol e gasolina formam misturas heterogêneas no tanque de combustível. 04. a massa de etanol necessária para abastecer completamente o tanque de combustível do carro

é menor que a massa de gasolina necessária para o abastecimento nas mesmas condições. 08. os processos de combustão de etanol e de gasolina são endotérmicos. 16. para percorrer a distância necessária até a chegada ao local da piscina, o automóvel

abastecido exclusivamente com etanol produziria, a partir da combustão completa, 117 x 103 kJ de energia.

32. a combustão do etanol no motor do automóvel caracteriza uma transformação química, ao passo que a vaporização da gasolina que ocorre no momento do abastecimento do automóvel e resulta no odor característico detectado em postos de combustíveis caracteriza uma transformação física.

64. para chegar ao local da piscina com o automóvel abastecido somente com etanol, seriam produzidos, considerando combustão completa, 2,57 m3 de CO2, com motor operando a 90 °C e com 1,00 atm de pressão.

Para chegar até a piscina e tomar um banho refrescante no verão, você decide deslocar-se utilizando um automóvel, com um grupo de familiares. Dotado de motor bicombustível e de um tanque com capacidade para 42,0 L, o automóvel pode ser abastecido com etanol ou gasolina. Considere a distância a ser percorrida, que é de 45,0 km, e os dados da tabela abaixo:

Etanol Gasolina Entalpia de combustão (kJ/g) - 29,7 - 45,0 Densidade (g/mL; 25 °C) 0,790 0,760 Fórmula molecular C2H6O C8H18

Rendimento no automóvel (km/L) 9,00 12,0

RESPOSTA

Page 27: HISTÓRIA QUESTÃO 01 - garraprevestibular.com.brgarraprevestibular.com.br/wp-content/uploads/2018/07/prova-UFSC... · Sobre os povos africanos, é CORRETO afirmar que: ... e da Conjuração

COPERVE CONCURSO VESTIBULAR UFSC/2016 PROVA 2: AMARELA 27

QUESTÃO 37 Com base nestas informações, é CORRETO afirmar que:

01. a proporção relativa de íons hipoclorito (CℓO-) e ácido hipocloroso (HCℓO) em uma piscina depende do pH da água.

02. se um indivíduo que produz urina ácida optar por urinar na piscina, a proporção relativa de íons CℓO- em relação a HCℓO aumentará no local.

04. na reação que resulta na produção de cloraminas, há conversão de um composto iônico (HCℓO) em um composto covalente (NCℓ3).

08. o ácido úrico, presente na urina e precursor de cloraminas, tem caráter ácido por doar íons OH- ligados ao átomo de carbono na presença de água.

16. a concentração de tricloroamina produzida em uma piscina é influenciada pela quantidade de íons hipoclorito adicionada no tratamento da água.

32. a molécula de tricloroamina é apolar e, portanto, pouco solúvel na água da piscina, que é um solvente polar.

Não faça xixi na piscina!

Uma em cada cinco pessoas fará o impensável neste verão: urinar na piscina. Este ato resulta na formação de compostos químicos tóxicos, mesmo que em quantidades muito pequenas. Existe a percepção de que fazer xixi na piscina é aceitável devido à presença de cloro; entretanto, a função do cloro na piscina é eliminar bactérias, e não agir de acordo com nossas necessidades corporais. Os compostos clorados presentes na água da piscina reagem prontamente com o ácido úrico presente na urina e no suor. Os compostos resultantes incluem cloreto de cianogênio (CNCℓ) e tricloroamina (NCℓ3), que são potencialmente tóxicos. Um estudo da Agência de Proteção Ambiental dos EUA revelou que os níveis destes compostos aumentam por um fator de quatro após o uso da piscina. Outros estudos associaram a exposição frequente à tricloroamina e ao cloreto de cianogênio em piscinas – como ocorre com nadadores e salva-vidas – ao aumento no risco de contrair asma e outros problemas respiratórios. Logo, se o fator higiênico já não é suficiente, por favor, não faça xixi na piscina! Disponível em: <http://www.scientificamerican.com/article/don-t-put-the-pee-in-pool/>. [Adaptado]. Acesso em: 27 ago. 2015.

A desinfecção de águas de piscina costuma ser realizada com soluções contendo compostos clorados, como o hipoclorito de sódio. Em água, o íon hipoclorito encontra-se em equilíbrio com o ácido hipocloroso (HCℓO), de acordo com a reação:

CℓO- + H2O ⇌ HCℓO + OH-

Em contato com ácido úrico e outros compostos nitrogenados, o íon hipoclorito e o ácido hipocloroso podem reagir para formar cloroaminas orgânicas e inorgânicas, que são irritantes de mucosas e do trato respiratório e conferem o odor característico associado às piscinas. De maneira simplificada, a reação pode ser descrita por:

NH3 + 3HCℓO → NCℓ3 + 3H2O

RESPOSTA

Page 28: HISTÓRIA QUESTÃO 01 - garraprevestibular.com.brgarraprevestibular.com.br/wp-content/uploads/2018/07/prova-UFSC... · Sobre os povos africanos, é CORRETO afirmar que: ... e da Conjuração

COPERVE CONCURSO VESTIBULAR UFSC/2016 PROVA 2: AMARELA 28

QUESTÃO 38 Depois de aproveitar uma ensolarada manhã na piscina, seu apetite o faz preparar, para o almoço, um prato de macarrão com molho de tomate. A receita é relativamente simples: cozinhar o macarrão em água com cloreto de sódio (sal de cozinha) e preparar um molho de tomate com azeite, tomates picados, cebola, alho e sal. Cada um destes ingredientes possui uma classe de compostos químicos característicos, que são exemplificados a partir das substâncias encontradas abaixo: Ingrediente Substância

(nome usual) Fórmula estrutural

Macarrão

Amido (carboidrato)

Azeite

Ácido linoleico

Tomate

Licopeno

Alho

Alicina

Com base nos dados acima, é CORRETO afirmar que: 01. por terem polaridades opostas, o amido e a água não interagem e, portanto, o cozimento do

macarrão na água é consequência apenas do aquecimento da mistura. 02. ao adicionar sal de cozinha à água para o cozimento do macarrão, a temperatura de ebulição

da água diminui. 04. ao temperar o molho de tomate com alho picado, ocorrem interações do tipo ligações de

hidrogênio entre a alicina e o licopeno, favorecendo a mistura das substâncias. 08. no amido, estão presentes ligações covalentes polares entre átomos de carbono e átomos de

oxigênio. 16. a mistura entre o macarrão e o azeite exemplifica uma reação ácido-base, já que o ácido

linoleico é um ácido de Bronsted-Lowry e o amido é uma base de Arrhenius. 32. ao adicionar sal de cozinha ao molho de tomate, ocorre uma reação de adição à dupla ligação,

fazendo com que os íons Na+ liguem-se covalentemente à cadeia carbônica na molécula de licopeno.

64. as ligações entre átomos de carbono e átomos de enxofre, assim como as ligações entre dois átomos de enxofre na molécula de alicina, possuem caráter covalente.

CHO

O

H2CS

SCH2

O

CH3

CH3 CH3

CH3

CH3

CH3 CH3 CH3

H3CCH3

O

CH2OH

OH

OH

OO

CH2OH

OH

OH

O

O

H

O

CH2OH

OH

OH

OH

n

RESPOSTA

Page 29: HISTÓRIA QUESTÃO 01 - garraprevestibular.com.brgarraprevestibular.com.br/wp-content/uploads/2018/07/prova-UFSC... · Sobre os povos africanos, é CORRETO afirmar que: ... e da Conjuração

COPERVE CONCURSO VESTIBULAR UFSC/2016 PROVA 2: AMARELA 29

QUESTÃO 39 Com base nos dados acima, é CORRETO afirmar que: 01. considerando a reação completa de uma carga de 641 toneladas de carbeto de cálcio com

excesso de água, seriam produzidas 260 toneladas de acetileno. 02. o gás produzido a partir da decomposição completa de 100 toneladas de nitrato de amônio

ocuparia um volume de 51,6 m3 a 500 K com 1,00 atm de pressão. 04. a explosão de 80,0 toneladas de nitrato de amônio produziria 6,00 kmol de produtos gasosos. 08. a reação completa de 200 toneladas de carbeto de cálcio com excesso de água a 300 K e com

1,00 atm de pressão produziria 77,2 m3 de acetileno. 16. a combustão do acetileno é considerada uma reação de oxidação-redução. 32. na reação do carbeto de cálcio com a água, é produzido um composto classificado como ácido

forte, segundo a teoria de Arrhenius.

Explosões massivas no porto de Tianjin, na China, devastam grandes áreas da cidade

As explosões aconteceram em um depósito que continha materiais perigosos e inflamáveis, incluindo carbeto de cálcio, cianeto de sódio, nitrato de potássio, nitrato de amônio e nitrato de sódio. As autoridades insistem que ainda não há informações sobre o que teria iniciado as explosões e afirmam estar investigando as causas.

Disponível em: <http://www.bbc.com/news/world-asia-china-33844084>. [Adaptado]. Acesso em: 27 ago. 2015.

Uma das ações responsáveis pela propagação das explosões no porto de Tianjin é atribuída ao fato de que bombeiros tentaram controlar o fogo utilizando água. Embora este pareça ser um procedimento coerente, muitos produtos químicos podem reagir com a água para formar compostos tóxicos, reativos ou combustíveis. É o caso do carbeto de cálcio, presente no local do acidente. A hidratação do carbeto de cálcio (CaC2) produz acetileno (C2H2), um gás altamente inflamável:

CaC2(s) + 2H2O(ℓ) → C2H2(g) + Ca(OH)2(s) A combustão do acetileno, por sua vez, fornece calor para promover a reação de decomposição do nitrato de amônio, uma reação explosiva, representada abaixo:

NH4NO3(s) → N2O(g) + 2H2O(g)

Obs.: Considere que uma tonelada equivale a 1.000 kg.

RESPOSTA

Page 30: HISTÓRIA QUESTÃO 01 - garraprevestibular.com.brgarraprevestibular.com.br/wp-content/uploads/2018/07/prova-UFSC... · Sobre os povos africanos, é CORRETO afirmar que: ... e da Conjuração

COPERVE CONCURSO VESTIBULAR UFSC/2016 PROVA 2: AMARELA 30

QUESTÃO 40

Com base nos dados acima, é CORRETO afirmar que: 01. X1 e X2 são reagentes, ao passo que X3 é o produto da reação. 02. X3 é um catalisador para a reação. 04. X1 é produto da reação. 08. se fosse utilizado um catalisador para a reação, a concentração de X1 diminuiria com o tempo. 16. a reação em questão apresenta molecularidade um. 32. o uso de um catalisador reduziria a energia de ativação da reação entre X2 e X3, promovendo

a formação mais rápida de X1.

RESPOSTA

Considere uma reação química na qual estão envolvidas três substâncias distintas, identificadas como X1, X2 e X3. A reação tem início no instante t1 e é dada por completa quando o tempo t3 é atingido. O diagrama que representa a variação nas concentrações das substâncias envolvidas na reação é mostrado abaixo:

Page 31: HISTÓRIA QUESTÃO 01 - garraprevestibular.com.brgarraprevestibular.com.br/wp-content/uploads/2018/07/prova-UFSC... · Sobre os povos africanos, é CORRETO afirmar que: ... e da Conjuração

COPERVE CONCURSO VESTIBULAR UFSC/2016 PROVA 2: AMARELA 31

Page 32: HISTÓRIA QUESTÃO 01 - garraprevestibular.com.brgarraprevestibular.com.br/wp-content/uploads/2018/07/prova-UFSC... · Sobre os povos africanos, é CORRETO afirmar que: ... e da Conjuração

COPERVE CONCURSO VESTIBULAR UFSC/2016 PROVA 2: AMARELA 32

SOMENTE ESTA GRADE PODERÁ SER DESTACADA

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20

21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40

Page 33: HISTÓRIA QUESTÃO 01 - garraprevestibular.com.brgarraprevestibular.com.br/wp-content/uploads/2018/07/prova-UFSC... · Sobre os povos africanos, é CORRETO afirmar que: ... e da Conjuração

COPERVE CONCURSO VESTIBULAR UFSC/2016 PROVA 3 1

REDAÇÃO PROPOSTA 1 Considere os textos abaixo e crie uma lenda a ser contada por um sábio indígena às crianças de sua aldeia.

Em todas as culturas, as lendas surgem como narrativas que o homem encontrou para compreender e dar sentido aos fatos e eventos da vida e do mundo. Muitas lendas explicam a origem das coisas, como certos alimentos; práticas culturais, como a agricultura; e fenômenos naturais, como o trovão e os eclipses. O contato dos povos indígenas com comunidades próximas tornou algumas dessas lendas conhecidas, de modo que foram absorvidas pela cultura regional brasileira.

Mitos e lendas da cultura indígena. Museu do Índio – PROGDOC. Disponível em: <progdoc.museudoindio.gov.br/noticias/retorno-de-midia/68-mitos-e-lendas-da-cultura-indigena>. [Adaptado]. Acesso em: 15 out. 2015.

Crianças da Aldeia Raposa Serra do Sol. Foto de Wilson Dias. Agência Brasil, 2013.

O grande narrador é considerado pelos povos indígenas uma pessoa mais sábia e mais completa. Ele conhece as histórias dos tempos antigos e da formação do mundo e, por isso, sabe pensar sobre os problemas dos tempos presentes. Muitos dos fenômenos da atualidade, como as doenças, a morte e a guerra, tiveram origem em algum acontecimento dos tempos primeiros. [...] As lendas indígenas não desapareceram, mesmo com todas as mudanças no mundo moderno. Elas ainda permanecem vivas porque são muito importantes para os povos indígenas, porque são a sua verdade sobre o mundo, e também porque fazem parte de uma tradição muito antiga, transmitida por pessoas que vivem por aqui há milhares de anos. Elas são uma demonstração de que, por trás da aparência de simplicidade, os povos indígenas possuem um universo de imaginação e de pensamento muito rico.

CESARINO, Pedro. Histórias indígenas dos tempos antigos. São Paulo: Claro Enigma, 2015, p. 11-12. [Adaptado].

Page 34: HISTÓRIA QUESTÃO 01 - garraprevestibular.com.brgarraprevestibular.com.br/wp-content/uploads/2018/07/prova-UFSC... · Sobre os povos africanos, é CORRETO afirmar que: ... e da Conjuração

COPERVE CONCURSO VESTIBULAR UFSC/2016 PROVA 3 2

PROPOSTA 2

Considere os textos abaixo e escreva uma dissertação sobre o papel das festas populares na continuidade de uma memória coletiva.

As festas podem ser examinadas do ponto de vista da atividade lúdica, mas também como um acontecimento de integração da realidade das comunidades envolvidas, no sentido de avaliar seu potencial como formadora da cidadania, da conscientização e da participação social. [...] Ao expor a cultura, a memória histórica e os usos dos povos, as festas populares podem subverter as propostas de turismo predatório, beneficiando as comunidades envolvidas em tal atividade. FERREIRA, Maria Narareth. Comunicação, resistência e cidadania: as festas populares. Comunicação e informação, v. 9, n. 1, p. 111-117, 2006. [Adaptado].

PROPOSTA 3 Considere os textos abaixo e redija uma crônica que tematize um aspecto das relações de solidariedade na sociedade contemporânea.

QUINO. Toda Mafalda. São Paulo: Martins Fontes, 2010, p. 110.

As festas populares são momentos ímpares de expressão e de manifestação da cultura popular, de sociabilidade, integrando diversas tradições, nas quais as camadas populares se envolvem com intensidade. As festas possuem um potencial para se tornarem um momento de manifestação popular ou mesmo de quebra de comportamentos padronizados. SOUZA, João Carlos de. O caráter religioso e profano das festas populares: Corumbá, passagem do século XIX ao XX. Revista Brasileira de História, São Paulo, v. 24, n. 48, p. 331-351, 2004.

A caridade da esmola é vertical, semeia costumes ruins e é humilhante. Como diz um provérbio africano, a mão que dá está sempre acima da mão que recebe. Mas as relações de solidariedade, que são horizontais, geram respostas completamente diferentes.

Entrevista com Eduardo Galeano. Carta maior, 29 jan. 2010. Disponível em: <http://cartamaior.com.br/?/Blog/Blog-do-Emir/Eduardo-Galeano-ainda-temos-capacidade-de-loucura-/2/23866>. [Adaptado]. Acesso em: 25 nov. 2015.

Se concordarmos com o conceito de solidariedade como vínculo de responsabilidade recíproca, já teremos saído do uso vago dessa expressão atribuído pelo senso comum.

ALMEIDA, João Carlos. Antropologia da solidariedade. Notandum, Universidade do Porto, v. 14, p. 67;70, 2007. Disponível em: <hottopos.com/ notand14/joao.pdf>. [Adaptado]. Acesso em: 25 nov. 2015.

Disponível em: <http://tokdehistoria.com.br/tag/ariano-suassuna>. Acesso em: 1 out. 2015.

Page 35: HISTÓRIA QUESTÃO 01 - garraprevestibular.com.brgarraprevestibular.com.br/wp-content/uploads/2018/07/prova-UFSC... · Sobre os povos africanos, é CORRETO afirmar que: ... e da Conjuração

COPERVE CONCURSO VESTIBULAR UFSC/2016 PROVA 3 3

QUESTÕES DISCURSIVAS

A figura abaixo será utilizada para responder às questões discursivas 1, 2 e 3

Residência de Margarida – Sistema de reúso de água.

Questão discursiva 1

Com a crise hídrica, Margarida instala um sistema de reúso da água do banho, das pias dos banheiros e da máquina de lavar roupas, redirecionando essa água para uso em descargas no banheiro, como mostra a figura. A implantação desse sistema garantirá uma economia mensal de 30% no consumo de água. O custo total (material e mão de obra) para a montagem desse sistema totaliza R$ 1.665,20. Atenção: Nos itens que seguem, é obrigatória a apresentação correta dos cálculos para justificar as respostas. Respostas sem justificativa correta não serão pontuadas.

Em determinado município, o valor da fatura residencial de água é calculado conforme as faixas de consumo, de acordo com a tabela tarifária abaixo.

Faixa de consumo (m3) Valor do m3 de água em reais 1a Até 10 3,60 2a 11 a 25 6,60 3a 26 a 50 9,20 4a 51 a 999999 11,00

De acordo com os valores da tabela acima, ilustraremos o exemplo da família de Margarida, que mora nesse município. Sua residência, no mês de outubro de 2015, teve um consumo de 30 m3 de água. O valor de sua fatura foi calculado da seguinte forma: • pelos primeiros 10 m3 de água, Margarida pagou R$ 36,00, o que representa a tarifa mínima; • para os próximos 15 m3, que entram na segunda faixa da tabela de tarifas, foram pagos R$ 6,60/m3; • os últimos 5 m3, que fecham os 30 m3 totais, entram na terceira faixa de tarifas, a R$ 9,20/m3. Dessa forma, o total da fatura é de R$ 181,00, como demonstra o cálculo abaixo:

( ) ( ) ( ) 00,18120,9560,61560,310 =⋅+⋅+⋅

B R

h = 10,0 m

C

Page 36: HISTÓRIA QUESTÃO 01 - garraprevestibular.com.brgarraprevestibular.com.br/wp-content/uploads/2018/07/prova-UFSC... · Sobre os povos africanos, é CORRETO afirmar que: ... e da Conjuração

COPERVE CONCURSO VESTIBULAR UFSC/2016 PROVA 3 4

a) Supondo que o sistema de reúso de água foi instalado e assumindo que as necessidades de consumo de água na casa de Margarida em novembro de 2015 são as mesmas de outubro de 2015, determine o valor, em reais, da nova fatura de água.

b) A economia de 30% no consumo de água implica uma economia financeira na fatura de água. Qual o percentual de economia no valor da fatura de água do mês de novembro em relação ao valor da fatura de água do mês de outubro?

c) Considere x o consumo de água em m3 de uma residência qualquer. Se x pertence à segunda faixa de consumo, determine a expressão, em termos de x, que representa o valor, em reais, da fatura de água.

d) Supondo que a economia financeira obtida no mês de novembro se mantenha sempre constante nos meses seguintes e que o valor do investimento no sistema de economia hídrica não será capitalizado, ou seja, não será aplicado a juros, em quantos meses essa economia se iguala ao custo total de instalação desse sistema?

e) Para armazenar a água de reúso na casa de Margarida, foi construído um reservatório cilíndrico cuja medida interna da altura é 40

9𝜋 m. Se este reservatório tem a capacidade de 10.000 litros, qual

a medida interna, em metros, do raio desse reservatório?

Formulário: 𝐴𝑐í𝑟𝑐𝑢𝑙𝑜 = 𝜋 ∙ 𝑟2 𝑉 = 𝐴𝑏𝑎𝑠𝑒 ∙ 𝑎𝑙𝑡𝑢𝑟𝑎

a) b)

c)

d)

e)

Page 37: HISTÓRIA QUESTÃO 01 - garraprevestibular.com.brgarraprevestibular.com.br/wp-content/uploads/2018/07/prova-UFSC... · Sobre os povos africanos, é CORRETO afirmar que: ... e da Conjuração

COPERVE CONCURSO VESTIBULAR UFSC/2016 PROVA 3 5

Questão discursiva 2

Atenção: Nos itens que seguem, é obrigatória a apresentação dos cálculos para justificar as respostas. a) A vazão é a razão entre quais grandezas físicas? b) Determine a potência útil da bomba necessária para elevar a água até a caixa. c) Determine o valor, em reais, da energia consumida pela bomba durante os 150 minutos mensais

em que opera.

a) b) c)

No sistema de reúso de água da residência de Margarida, a bomba elétrica (B) bombeia água com velocidade constante e com vazão de 0,001 𝑚

3

𝑠, do reservatório (R) para uma caixa (C) no

topo da casa. A altura h é de 10,0 m. Considere g igual a 10 𝑚𝑠2

, a massa específica da água igual

a 1000 𝑘𝑔𝑚3 e que o valor do kWh seja R$ 0,50. Despreze as dissipações de energia no sistema de

reúso e considere o rendimento da bomba igual a 100%.

Page 38: HISTÓRIA QUESTÃO 01 - garraprevestibular.com.brgarraprevestibular.com.br/wp-content/uploads/2018/07/prova-UFSC... · Sobre os povos africanos, é CORRETO afirmar que: ... e da Conjuração

COPERVE CONCURSO VESTIBULAR UFSC/2016 PROVA 3 6

Questão discursiva 3

a) Cite o tipo de ligação química que ocorre entre átomos de enxofre e de oxigênio nos íons sulfato. b) Estime se o pH da solução usada para floculação é ácido ou básico. c) Explique por que partículas sólidas podem ser decantadas no processo de purificação da água.

(Limite sua resposta a três linhas.) d) O esquema abaixo representa possíveis consequências do processo clássico de eutrofização em

determinado ecossistema aquático. Considerando que todas as populações presentes no esquema são afetadas com o aumento ou a redução do número de indivíduos, quais são as populações que apresentam redução do número de indivíduos?

e) Qual é o efeito abiótico clássico decorrente da eutrofização provocado pela alteração do número de indivíduos decompositores aeróbicos, conforme o esquema acima?

f) Cite um possível risco ambiental e sua(s) consequência(s) provocado pelo descarte de óleo de cozinha diretamente na pia, em imóveis sem caixa de gordura e com esgoto ligado à rede pluvial.

Populações de decompositores

anaeróbicos

Populações de fitoplâncton

Populações de organismos

fotossintetizantes

Populações de decompositores

aeróbicos

Populações de organismos aeróbicos

Lançamento de efluentes domésticos

Aumento de turbidez da

água

A residência de Margarida possui sistema de reúso de água e instalações adequadas para a ligação dos efluentes domésticos à rede de esgoto. O esgoto é submetido a processos de desinfecção, coagulação/floculação, decantação e filtração em estações de tratamento de água (ETA). Inicialmente, a água a ser clarificada recebe uma solução para floculação, composta de sulfato de alumínio e água de cal (solução contendo hidróxido de cálcio), e ingressa nos floculadores, onde é submetida à agitação mecânica. A seguir, dirige-se aos decantadores, onde permanece por 3 a 4 horas, tempo necessário para que as partículas maiores depositem-se no fundo dos tanques. A água, então, extravasa para canaletas, no topo dos decantadores, e passa por filtros constituídos por camadas sucessivas de antracito e areia de várias granulometrias, suportadas sobre cascalho. No entanto, o tratamento de efluentes domésticos em ETA só é possível por meio da ligação adequada à rede de esgoto, o que não é a realidade da maioria das residências no Brasil. Segundo Rosa (2012), em Florianópolis, cerca de 50% das residências atendidas pela rede de esgoto apresentam irregularidades, como falta de caixa de gordura e ligação do esgoto à rede pluvial. Tal situação pode resultar no lançamento de grande quantidade de efluentes domésticos, sem tratamento, no ambiente, o que é uma das principais causas de eutrofização.

MAIA, A. S.; OLIVEIRA, W.; OSÓRIO, V. K. L. Da água turva à água clara: o papel do coagulante. Química Nova na Escola, v. 18, p. 49-51, 2003. [Adaptado]. ROSA, M. Índice de saneamento na capital é ficção. Jornal Zero. Florianópolis: Curso de Jornalismo da UFSC, nov. 2012, n. 3. [Adaptado].

Page 39: HISTÓRIA QUESTÃO 01 - garraprevestibular.com.brgarraprevestibular.com.br/wp-content/uploads/2018/07/prova-UFSC... · Sobre os povos africanos, é CORRETO afirmar que: ... e da Conjuração

COPERVE CONCURSO VESTIBULAR UFSC/2016 PROVA 3 7

a) b) c)

d)

e)

f)

Page 40: HISTÓRIA QUESTÃO 01 - garraprevestibular.com.brgarraprevestibular.com.br/wp-content/uploads/2018/07/prova-UFSC... · Sobre os povos africanos, é CORRETO afirmar que: ... e da Conjuração

COPERVE CONCURSO VESTIBULAR UFSC/2016 PROVA 3 8

Questão discursiva 4

a) Os cortiços da cidade do Rio de Janeiro, tema da obra de Aluísio Azevedo, estiveram no centro das preocupações das políticas públicas de reformulação urbana nos primeiros anos do século XX. Apresente um dos objetivos do Estado, sobretudo na capital nacional, com estas políticas e cite uma das ações atreladas ao referido processo.

b) Identifique o movimento de resistência relacionado à saúde pública e ao processo de (re)urbanização da capital brasileira no início do século XX.

c) No Brasil, ao longo do século XX, sobretudo a partir da década de 1930, além da urbanização intensifica-se também o crescimento dos aglomerados subnormais (favelas). Cite e explique uma causa responsável pelo crescimento desses aglomerados urbanos.

a)

b)

c)

E a mísera, sem chorar, foi refugiar-se, junto com a filha, no “Cabeça de Gato” que, à proporção que o São Romão se engrandecia, mais e mais ia-se rebaixando acanalhado, fazendo-se cada vez mais torpe, mais abjeto, mais cortiço, vivendo satisfeito do lixo e da salsugem que o outro rejeitava, como se todo o seu ideal fosse conservar inalterável, para sempre, o verdadeiro tipo da estalagem fluminense, a legítima, a legendária; aquela em que há um samba e um rolo por noite; aquela em que se matam homens sem a polícia descobrir os assassinos; viveiro de larvas sensuais em que irmãos dormem misturados com as irmãs na mesma lama; paraíso de vermes, brejo de lodo quente e fumegante, donde brota a vida brutalmente, como de uma podridão.

AZEVEDO, Aluísio. O cortiço. São Paulo: Ática, 2011, p. 213.

Page 41: HISTÓRIA QUESTÃO 01 - garraprevestibular.com.brgarraprevestibular.com.br/wp-content/uploads/2018/07/prova-UFSC... · Sobre os povos africanos, é CORRETO afirmar que: ... e da Conjuração

COPERVE CONCURSO VESTIBULAR UFSC/2016 PROVA 1: AMARELA 1

LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA BRASILEIRA

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41

TEXTO 1

Uma nova luz em nossas vidas

Adilson de Oliveira A luz é um dos fenômenos físicos mais interessantes da natureza. Aliás, só podemos observar a natureza a partir da luz. Conforme o tipo usado, vemos diferentes aspectos do mundo. Uma sala, por exemplo, se transforma perante nossos olhos quando a iluminamos com cores diferentes. Vivemos banhados pela luz. A luz viaja a cerca de 300.000 Km/s no vácuo, que é o limite de velocidade para tudo no universo. Ela pode se comportar como onda, ao se espalhar pelo ar, ou como partícula, quando é absorvida ou emitida por átomos. Sem dúvida, um objeto fascinante e intrigante. Qualquer um de nós, sobretudo na infância, já perguntou o que é a luz. Podemos prendê-la, guardá-la? Como podemos fazer luz? O que veríamos se andássemos junto com um raio de luz? A luz pode ser produzida de diversas formas. Por exemplo, todo corpo, quando aquecido, emite luz. Nosso corpo, que normalmente fica na temperatura de 36 ºC, emite luz na faixa do infravermelho, que é invisível aos nossos olhos, mas que podemos sentir pelo tato e por meio de sensores especiais. À medida que aumentamos a temperatura de um objeto, ele começa a brilhar, primeiramente de forma avermelhada, depois amarelada, até chegar à cor azul, que representa alta temperatura, acima de milhares de graus. O aquecimento dos corpos foi durante milênios o único modo de produzir luz, principalmente a partir da combustão (fogo). Até meados do século XIX, quando a lâmpada incandescente foi inventada, usava-se fogo para iluminar, na forma de tocha ou vela. A lâmpada incandescente, que contava inicialmente com um filamento de carbono, foi desenvolvida como produto comercial por Thomas Edison, em 1879, e é usada até hoje. Mas, devido à sua baixa eficiência em converter energia em luz, essa invenção tem seus dias contados. A alternativa mais comum disponível atualmente é a lâmpada fluorescente, que, ao contrário da anterior, é muito eficiente. Esse tipo de lâmpada possui um tubo de vidro no qual uma mistura gasosa, como argônio e vapor de mercúrio, emite luz ultravioleta quando uma descarga elétrica passa através dela. Mas a grande revolução na produção de dispositivos emissores de luz teve início em meados da década de 1960, com a produção dos primeiros diodos emissores de luz – do inglês, Light Emission Diode (LED). Trata-se de dispositivos semicondutores que, submetidos a determinada voltagem, emitem luz por um processo conhecido por eletroluminescência. Os primeiros dispositivos obtidos emitiam luz nas cores vermelha, verde e amarela. Só em 1990 foi possível construir um LED que emitia na faixa do azul, que, combinado com o verde e o vermelho, pode produzir luz branca. Foi um grande desafio criar um LED que emite luz na cor azul, feito que valeu o prêmio Nobel de Física de 2014 para os físicos Isamu Akasaki, da Universidade de Meijo e de Nagoia (Japão), Hiroshi Amano, também da Universidade de Nagoia, e Shuji Nakamura, da Universidade da Califórnia (Estados Unidos). O trabalho desenvolvido por esses cientistas teve o grande mérito de conseguir encontrar rotas específicas para fabricar o material. Os LED que emitem luz branca estão cada vez mais presentes no nosso dia a dia. Muitos deles já são utilizados em luminárias e em automóveis, com eficiência e durabilidade muito maiores que as dos demais tipos de lâmpada. O prêmio Nobel de Física de 2014 contemplou uma descoberta que já se transformou em tecnologia e que permitirá uma revolução nos processos de geração de luz. Disponível em: <http://cienciahoje.uol.com.br/colunas/fisica-sem-misterio/uma-nova-luz-em-nossas-vidas>. [Adaptado]. Publicado em: 24 out. 2014. Acesso em: 25 jun. 2015.

Page 42: HISTÓRIA QUESTÃO 01 - garraprevestibular.com.brgarraprevestibular.com.br/wp-content/uploads/2018/07/prova-UFSC... · Sobre os povos africanos, é CORRETO afirmar que: ... e da Conjuração

COPERVE CONCURSO VESTIBULAR UFSC/2016 PROVA 1: AMARELA 2

QUESTÃO 01 Com base na leitura do texto 1, é CORRETO afirmar que: 01. o título do texto remete à grande revolução tecnológica no campo da iluminação: a criação de

um tipo de dispositivo de emissão de luz denominado LED. 02. a ideia principal do texto é enfatizar o valor do prêmio Nobel de Física e a importância do

financiamento de pesquisas interinstitucionais que impulsionam a criação de novas tecnologias. 04. a grande revolução na produção de LED começou menos de um século após a produção

comercial da lâmpada com filamento de carbono. 08. os LED começaram a ser produzidos na década de 1960, emitindo, desde então, luz vermelha,

verde, amarela e azul, de cuja combinação resulta a luz branca, de grande utilização em luminárias e automóveis.

16. no último parágrafo do texto, o autor faz uma projeção para o futuro sem base em fatos, mas a partir de opiniões diversas.

QUESTÃO 02 De acordo com o texto 1, é CORRETO afirmar que: 01. o autor lança questionamentos ao final do primeiro parágrafo apenas como recurso estilístico,

pois o conteúdo de nenhum deles é retomado na sequência do texto. 02. o primeiro parágrafo do texto é permeado por marcas linguísticas de pessoalidade. 04. o segundo parágrafo do texto se desenvolve em torno de formas de produção da luz, desde o

aquecimento dos corpos, incluindo o corpo humano, até a invenção das lâmpadas incandescente e fluorescente.

08. os dois últimos parágrafos do texto se contrapõem aos dois primeiros, visto que estes descrevem tipos de iluminação atualmente em desuso e aqueles apresentam o tipo de lâmpada que é usado hoje em dia.

16. no trecho “Só em 1990 foi possível construir um LED que emitia na faixa do azul [...]” (linhas 29-30), “Só” é um articulador argumentativo que expressa a percepção do autor de que o tempo decorrido entre a produção dos primeiros LED e a desse último foi relativamente longo.

32. o autor defende seu ponto de vista acerca do papel da luz em nossas vidas e lança mão da fala do outro como argumento de autoridade, o que caracteriza este texto como tipicamente opinativo.

RESPOSTA

RESPOSTA

Page 43: HISTÓRIA QUESTÃO 01 - garraprevestibular.com.brgarraprevestibular.com.br/wp-content/uploads/2018/07/prova-UFSC... · Sobre os povos africanos, é CORRETO afirmar que: ... e da Conjuração

COPERVE CONCURSO VESTIBULAR UFSC/2016 PROVA 1: AMARELA 3

QUESTÃO 03 Considerando o texto 1, é CORRETO afirmar que: 01. em “À medida que aumentamos a temperatura” (linha 13), a locução sublinhada poderia ser

substituída por “À proporção em que” ou “Ao passo em que”, de acordo com a variedade padrão da língua escrita.

02. em “Conforme o tipo usado” (linha 02) e em “Só em 1990 foi possível construir um LED que emitia na faixa do azul” (linhas 29-30), ocorre elipse dos termos “de luz” e “luz”, respectivamente.

04. a palavra “Aliás” (linha 01) introduz uma retificação da informação precedente, equivalendo a “Isto é” e “Ou seja”.

08. o conector “Mas” (linhas 20 e 25) expressa mudança na direção argumentativa: na linha 20, em relação à informação contida no período precedente; na linha 25, em relação a um conjunto de informações contidas no parágrafo precedente.

16. em “Nosso corpo, que normalmente fica na temperatura de 36 ºC, emite luz na faixa do infravermelho [...]” (linhas 11-12) e em “Os LED que emitem luz branca estão cada vez mais presentes no nosso dia a dia” (linhas 36-37), a palavra sublinhada é um pronome relativo que, no primeiro caso, introduz uma oração explicativa e, no segundo caso, uma oração que restringe o significado do termo anterior.

32. as orações que contêm as formas verbais “foi inventada” (linha 17), “foi desenvolvida” (linha 19) e “é usada” (linha 20) estão na voz passiva, tendo como agente das ações “a lâmpada incandescente”.

QUESTÃO 04 Em conformidade com o texto 1 e considerando os trechos I, II e III abaixo, é CORRETO afirmar que: I. “Ela pode se comportar como onda, ao se espalhar pelo ar, ou como partícula, quando é

absorvida ou emitida por átomos. Sem dúvida, um objeto fascinante e intrigante.” (linhas 05-07) II. “A luz pode ser produzida de diversas formas. Por exemplo, todo corpo, quando aquecido, emite

luz.” (linhas 10-11) III. “Até meados do século XIX, quando a lâmpada incandescente foi inventada, usava-se fogo para

iluminar, na forma de tocha ou vela.” (linhas 17-18) 01. em I, “Ela pode se comportar”, e em III, “usava-se fogo”, o pronome “se” é um recurso

gramatical empregado para indicar que o sujeito, em ambos os casos, é indeterminado. 02. as orações sublinhadas em II e III, embora sejam introduzidas pelo mesmo conector,

apresentam sentidos diferentes: no primeiro caso, aproxima-se de um valor condicional; no segundo caso, tem valor temporal.

04. em I, “um objeto fascinante e intrigante” refere-se a “átomos”. 08. em II, os dois períodos poderiam ser combinados em um, sem prejuízo de sentido do

enunciado: “De diversas formas pode ser produzida a luz; por exemplo: todo corpo emite luz quando aquecido”.

16. em II, “pode” é um verbo auxiliar que apresenta o mesmo valor de incerteza verificado em “Pode ser que chova”.

RESPOSTA

RESPOSTA

Page 44: HISTÓRIA QUESTÃO 01 - garraprevestibular.com.brgarraprevestibular.com.br/wp-content/uploads/2018/07/prova-UFSC... · Sobre os povos africanos, é CORRETO afirmar que: ... e da Conjuração

COPERVE CONCURSO VESTIBULAR UFSC/2016 PROVA 1: AMARELA 4

Texto 02

QUESTÃO 05 Com base no texto 2, é CORRETO afirmar que: 01. o texto tematiza a questão do florestamento como uma ação tipicamente humana. 02. poderia haver a substituição da forma verbal “existem” pela forma verbal “há”, sem acarretar

qualquer mudança semântica e morfossintática no restante do texto. 04. as expressões “mais óbvio” e “inteligente”, no texto, são usadas de forma metonímica,

apresentando uma relação intrínseca com os termos que qualificam. 08. a expressão “às vezes”, na primeira linha do texto, denota uma ideia de temporalidade. 16. a palavra “indício”, na primeira linha do texto, poderia ser substituída por “sinal”, sem alteração

de sentido. 32. a palavra “que”, nas diferentes linhas do texto, exerce a mesma função morfossintática:

pronome relativo, substituindo o substantivo ou o pronome antecedente na oração.

RESPOSTA

TEXTO 2

Disponível em: <http://www.geografiaparatodos.com.br>. [Adaptado]. Acesso em: 30 jun. 2015.

Às vezes eu acho que o indício mais óbvio de que existem formas de vida inteligente fora da Terra é que nenhuma delas tentou entrar em contato conosco.

Page 45: HISTÓRIA QUESTÃO 01 - garraprevestibular.com.brgarraprevestibular.com.br/wp-content/uploads/2018/07/prova-UFSC... · Sobre os povos africanos, é CORRETO afirmar que: ... e da Conjuração

COPERVE CONCURSO VESTIBULAR UFSC/2016 PROVA 1: AMARELA 5

QUESTÃO 06 Conforme o poema de Cacaso acima, é CORRETO afirmar que: 01. o título do poema refere-se a narrativas seriadas, no estilo folhetim, ilustradas por fotografias e

que possuem tramas equiparadas às de telenovelas. 02. ainda que o autor pertença à “geração mimeógrafo”, as abreviaturas empregadas no poema

são similares ao “internetês” de hoje, um tipo de linguagem condensada empregada no meio virtual.

04. o emprego da expressão “pensando mal” em vez da expressão usual “pensando bem” enfatiza a plenitude da felicidade atingida pelo eu-lírico.

08. não há marcas textuais no poema que possibilitem a identificação de gênero do objeto amoroso do eu-lírico, de modo que o tema do fracasso amoroso poderia ser válido para qualquer identidade sexual.

16. como já antecipa o título do poema, em uma fotonovela, o final esperado do enredo deveria ser feliz, condição atingida ao término da história.

32. o poema apresenta um conflito entre o “eu” e o “você”, num tempo passado, marcado pelo desejo de “querer” e “não querer”.

64. por ser um poema de curta extensão, Cacaso não utiliza recursos de musicalidade.

RESPOSTA

TEXTO 3

Fotonovela

Quando você quis eu não quis Qdo eu quis você ñ quis Pensando mal quase q fui Feliz

CACASO. Fotonovela. In: WEINTRAUB, Fábio (Org.). Poesia marginal. São Paulo: Ática, 2006, p. 27. Para gostar de ler; 39.

Page 46: HISTÓRIA QUESTÃO 01 - garraprevestibular.com.brgarraprevestibular.com.br/wp-content/uploads/2018/07/prova-UFSC... · Sobre os povos africanos, é CORRETO afirmar que: ... e da Conjuração

COPERVE CONCURSO VESTIBULAR UFSC/2016 PROVA 1: AMARELA 6

QUESTÃO 07 Quanto à linguagem apresentada nas obras literárias mencionadas nas proposições abaixo, é CORRETO afirmar que: 01. Franklin Cascaes utiliza, como recurso estilístico, em falas de personagens de seus contos,

uma linguagem típica de descendentes de açorianos residentes na Ilha de Santa Catarina. 02. Aluísio Azevedo, em O cortiço, apresenta um Rio de Janeiro povoado por camadas sociais,

diferenciadas, no texto, entre outras características, por seus respectivos falares. 04. os autores de Poesia marginal, reverberando ideias contestadoras presentes na década de

1970, registram traços de uma linguagem inovadora, perpassada de oralidade, com tom humorístico e crítico.

08. no relato do narrador de A majestade do Xingu, podemos perceber a facilidade e a rapidez com que os imigrantes russos assimilaram a língua portuguesa pela semelhança morfossintática entre o idioma de sua terra natal e o do Brasil.

16. na coletânea Além do ponto e outros contos, Caio Fernando Abreu emprega um uso vocabular bastante conservador em relação a seus contemporâneos.

32. os narradores de Várias histórias, livro de Machado de Assis, fazem uso da primeira pessoa para apresentarem seus relatos, recurso estilístico idêntico ao utilizado pelo narrador de A majestade do Xingu, romance de Moacyr Scliar.

64. em O cortiço, de Aluísio Azevedo, há predomínio de linguagem popular e de baixo calão, na fala de personagens comuns, em cenas de quiproquós, como na dramaturgia de Ariano Suassuna em O santo e a porca.

QUESTÃO 08 Quanto à presença de temas de julgamento moral e/ou de vigilância da moralidade no contexto das obras citadas nas proposições abaixo, é CORRETO afirmar que: 01. no conto de Caio Fernando Abreu Aqueles dois – história aparente de mediocridade e

repressão, dois funcionários de uma repartição, por meio de cartas anônimas, são acusados de manterem “relação anormal e ostensiva”, fruto de “comportamento doentio”, o que denota uma forma de preconceito de gênero.

02. o personagem Camilo, de A cartomante, conto de Machado de Assis, recebe cartas anônimas em que é acusado de “imoral e pérfido” por manter um relacionamento amoroso com uma mulher casada.

04. Olímpico, personagem de A hora da estrela, é acusado por Macabéa de ser assassino, de roubar companheiros de trabalho e, ao namorar Glória, de praticar um tipo de alpinismo social.

08. na peça O santo e a porca, de Ariano Suassuna, os casamentos entre os personagens são arranjados com base no medo de as personagens femininas “ficarem faladas”, uma vez que teriam violado os hábitos de uma “casa de respeito”.

16. no livro O fantástico na Ilha de Santa Catarina, de Franklin Cascaes, algumas bruxas sofriam repressão da própria congregação bruxólica por terem se convertido em esponsais de Deus.

RESPOSTA

RESPOSTA

Page 47: HISTÓRIA QUESTÃO 01 - garraprevestibular.com.brgarraprevestibular.com.br/wp-content/uploads/2018/07/prova-UFSC... · Sobre os povos africanos, é CORRETO afirmar que: ... e da Conjuração

COPERVE CONCURSO VESTIBULAR UFSC/2016 PROVA 1: AMARELA 7

QUESTÃO 09 Com base no excerto acima e na leitura de A majestade do Xingu, é CORRETO afirmar que: 01. o narrador-personagem apresenta um discurso com ritmo coloquial, próximo de um monólogo

dramático. 02. o autor diferencia a movimentação dos povos nômades, os caçadores-coletores, daqueles

outros, pertencentes à modernidade sedentária, que decidem migrar para outros lugares onde fixarão morada, em busca de novas oportunidades.

04. o tema da viagem, conforme abordado no excerto, apresenta um jogo de aproximação entre os índios telúricos e os imigrantes passageiros e transitórios.

08. o narrador emprega a expressão “massas tectônicas” em vez de “placas tectônicas” para enfatizar o comparativo do deslocamento natural da crosta terrestre com o contingente de pessoas em migração pelo globo.

16. o referido romance defende a necessidade de as sociedades modernas privilegiarem um movimento incessante e desenraizado, dos povos nômades, por meio da imigração.

32. o relato do narrador-personagem, acima destacado, prenuncia outro tipo de viagem, de cunho metafórico, que culmina com a morte de Noel Nutels e a morte do próprio narrador durante o período da ditadura militar.

TEXTO 4

Que viagem, doutor. Viagem? Não, a palavra não é essa. Viagem era o que nós fazíamos a bordo do Madeira. Aquela gente toda caminhando sem cessar, atravessando planícies e montanhas, rios e desertos, descendo do Norte para o Sul, derramando-se pelo continente, aquilo ultrapassava os limites da simples viagem. Tratava-se de um longo e extraordinário movimento, análogo ao deslocamento das massas tectônicas; a comparação é adequada porque eles eram telúricos, os índios, ao passo que nós éramos – e o nome já diz tudo – passageiros. Como viajantes éramos transitórios. Eles não, a viagem deles era algo permanente, eles a tinham no sangue – não, eles a tinham em cada célula, em cada elementar partícula dos corpos bronzeados.

SCLIAR, Moacyr. A majestade do Xingu. São Paulo: Companhia das Letras, 1997, p. 44-45.

RESPOSTA

Page 48: HISTÓRIA QUESTÃO 01 - garraprevestibular.com.brgarraprevestibular.com.br/wp-content/uploads/2018/07/prova-UFSC... · Sobre os povos africanos, é CORRETO afirmar que: ... e da Conjuração

COPERVE CONCURSO VESTIBULAR UFSC/2016 PROVA 1: AMARELA 8

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14

TEXTO 5

Mas chovia ainda, meus olhos ardiam de frio, o nariz começava a escorrer, eu limpava com as costas das mãos e o líquido do nariz endurecia logo sobre os pelos, eu enfiava as mãos avermelhadas no fundo dos bolsos e ia indo, eu ia indo e pulando as poças d’água com as pernas geladas. Tão geladas as pernas e os braços que pensei em abrir a garrafa para beber um gole, não queria que ele pensasse que eu andava bebendo, e eu andava, todo dia um bom pretexto, e fui pensando também que ele ia pensar que eu andava sem dinheiro, chegando a pé naquela chuva toda, e eu andava, estômago dolorido de fome, e eu não queria que ele pensasse que eu andava insone, e eu andava, roxas olheiras, teria que cuidar com o lábio inferior ao sorrir, se sorrisse, e quase certamente sim, quando o encontrasse, para que não visse o dente quebrado e pensasse que eu andava relaxando, sem ir ao dentista, e eu andava, e tudo o que eu andava fazendo e sendo eu não queria que ele visse nem soubesse, mas depois de pensar isso me deu um desgosto porque fui percebendo, por dentro da chuva, que talvez eu não quisesse que ele soubesse que eu era eu, e eu era. ABREU, Caio Fernando. Além do ponto. In: ______. Além do ponto e outros contos. São Paulo: Ática, 2009, p. 23-24.

QUESTÃO 10 Com base na leitura do texto 5 e no conto Além do ponto, de Caio Fernando Abreu, é CORRETO afirmar que: 01. narrado em primeira pessoa, o texto que dá título à coletânea de Caio Fernando Abreu explora

o ponto de vista de um personagem marginal, isto é, de um sujeito à margem do meio social, descrito como sem dinheiro e um tanto desleixado.

02. o narrador, por medo de rejeição, mostra-se preocupado com a apresentação de si mesmo para o outro, algo que reflete a visão de uma sociedade capitalista que valoriza a aparência em detrimento da essência.

04. apesar de o narrador ser um homem que está indo ao encontro de outro homem, este conto de Caio Fernando Abreu não versa sobre o amor ou qualquer outra relação de afeto homoerótico.

08. a linguagem empregada pelo escritor, nessa história, denota uma aproximação com a poesia, fato observável pelo uso da pontuação como recurso estilístico, pela repetição rítmica de termos e pela produção de rimas internas.

16. o personagem-narrador, em um momento de reflexão sobre os pensamentos que lhe ocorriam, “por dentro da chuva”, descobre que tem vergonha da própria identidade.

32. o título do conto alude, de modo metafórico, ao fim da jornada de vida do protagonista, pois ir além do ponto, neste caso, significou sua morte.

RESPOSTA

Page 49: HISTÓRIA QUESTÃO 01 - garraprevestibular.com.brgarraprevestibular.com.br/wp-content/uploads/2018/07/prova-UFSC... · Sobre os povos africanos, é CORRETO afirmar que: ... e da Conjuração

COPERVE CONCURSO VESTIBULAR UFSC/2016 PROVA 1: AMARELA 9

QUESTÃO 11 Em relação ao texto 5, é CORRETO afirmar que: 01. as formas verbais “ardiam”, “escorrer” e “endurecia” (linhas 01-02) bem como os adjetivos

“avermelhadas” (linha 03), “geladas” (linha 04), “insone” (linha 08) e “roxas” (linha 08) evocam a baixa temperatura e a umidade do ambiente externo.

02. em “meus olhos ardiam de frio” (linha 01), o termo sublinhado expressa ideia de causalidade. 04. em “eu enfiava as mãos avermelhadas no fundo dos bolsos e ia indo, eu ia indo e pulando as

poças d’água” (linhas 02-03), as formas verbais sublinhadas intensificam a duração da ação expressa pelo verbo “ir”.

08. se a ideia contida em “não queria que ele pensasse” (linha 05) fosse expressa no tempo presente, a construção resultante seria “não quero que ele pensa”, em conformidade com a variedade padrão da língua escrita.

16. a oração “e eu andava”, que aparece repetida várias vezes no segundo período do texto, tem o sentido de “e eu caminhava” e indica que a caminhada do personagem foi longa, demorada e cheia de obstáculos concretos a serem transpostos.

32. em “tudo o que eu andava fazendo e sendo eu não queria que ele visse nem soubesse” (linhas 11-12), a sequência sublinhada funciona como complemento verbal de “visse” e “soubesse”.

QUESTÃO 12 Acerca da peça O santo e a porca, de Ariano Suassuna, é CORRETO afirmar que: 01. o personagem Pinhão, representado como um tipo comum do interior do Nordeste brasileiro,

mostra-se moldado pela sabedoria popular ao resumir situações por meio de ditados. 02. a personagem Caroba é caracterizada como uma figura feminina tipicamente submissa ao jugo

masculino, o que bem representa os efeitos de uma cultura machista. 04. o bordão pronunciado por Euricão Engole-Cobra – “Ai a crise, ai a carestia!” – reforça a

característica cômica desse personagem avarento. 08. a comédia de Ariano Suassuna pretende denunciar o caráter dos sovinas como algo ridículo e,

por meio do riso, educar moralmente o público. 16. Santo Antônio é evocado como protetor dos pobres, como aquele que ajuda a encontrar os

objetos perdidos, mas, sobretudo, como interventor direto das uniões matrimoniais, ao final da peça.

32. o personagem Euricão Engole-Cobra acaba solitário e pobre ao final da peça porque essa seria a justiça poética do destino contra a presença dos imigrantes árabes na Região Nordeste.

RESPOSTA

RESPOSTA

Page 50: HISTÓRIA QUESTÃO 01 - garraprevestibular.com.brgarraprevestibular.com.br/wp-content/uploads/2018/07/prova-UFSC... · Sobre os povos africanos, é CORRETO afirmar que: ... e da Conjuração

COPERVE CONCURSO VESTIBULAR UFSC/2016 PROVA 1: AMARELA 10

INGLÊS

QUESTÃO 13 Choose the alternative(s) that conveys (convey) the meaning of the excerpt below, retrieved from lines 16-18 of Text 1. This International Year will bring together many different scientific societies and unions, educational institutions, technology platforms, non-profit organizations and private sector partners. 01. This International Year aims at proposing a joint effort among scientific societies and unions,

educational institutions, technology platforms, non-profit organizations and private sector partners.

02. This International Year proposes a dialogue among a diversity of sectors of society so as to promote different countries.

04. This International Year will provide opportunities for different sectors to interact among themselves.

08. People from scientific societies and unions, educational institutions, technology platforms, non-profit organizations and private sector partners are against this International Year.

16. Researchers belonging to scientific societies and unions, educational institutions, technology platforms, non-profit organizations and private sector partners will lessen the effects of this International Year.

TEXT 1

About the Year of Light

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18

On 20 December 2013, the UN General Assembly 68th Session proclaimed 2015 as the International Year of Light and Light-based Technologies (IYL 2015). OVERVIEWS AND AIMS In proclaiming an International Year focusing on the topic of light science and its applications, the UN has recognized the importance of raising global awareness about how light-based technologies promote sustainable development and provide solutions to global challenges in energy, education, agriculture and health. Light plays a vital role in our daily lives and is an imperative cross-cutting discipline of science in the 21st century. It has revolutionized medicine, opened up international communication via the Internet, and continues to be central to linking cultural, economic and political aspects of the global society. IYL 2015 programs will promote improved public and political understanding of the central role of light in the modern world while also celebrating noteworthy anniversaries in 2015 – from the first studies of optics 1,000 years ago to discoveries in optical communications that power the Internet today. This International Year will bring together many different scientific societies and unions, educational institutions, technology platforms, non-profit organizations and private sector partners. Retrieved from: <http://www.light2015.org/Home/About.html>. [Adapted]. Accessed on July 31st, 2015.

RESPOSTA

Page 51: HISTÓRIA QUESTÃO 01 - garraprevestibular.com.brgarraprevestibular.com.br/wp-content/uploads/2018/07/prova-UFSC... · Sobre os povos africanos, é CORRETO afirmar que: ... e da Conjuração

COPERVE CONCURSO VESTIBULAR UFSC/2016 PROVA 1: AMARELA 11

QUESTÃO 14 Choose the CORRECT alternative(s) according to Text 1, lines 01-11. 01. The International Year of Light and Light-based Technologies was officially announced in 2013

during a General Assembly of the UN. 02. The UN challenges sustainable development and global awareness. 04. Despite having shown its potential in a miryad of areas, light no longer plays a central role in

global society. 08. Besides being of paramount importance for people’s daily lives, the study of light must

permeate different areas of scientific knowledge in the 21st century. QUESTÃO 15 Which question(s) can be answered by reading Text 1? Select the CORRECT proposition(s). 01. Who carried out the first studies of optics 1,000 years ago? 02. What does IYL stand for? 04. In which month is the International Year of Light celebrated? 08. What are the solutions to global challenges in energy, education, agriculture and health? 16. When was the International Year of Light and Light-based Technologies proclaimed?

QUESTÃO 16 Choose the CORRECT alternative(s) in regards to reference. 01. The noun phrase an imperative cross-cutting discipline of science in the 21st century, in

line 08, refers to medicine. 02. The pronoun its, in line 04, refers to light science. 04. The pronoun it, in line 08, refers to light. 08. The pronoun that, in line 15, refers to anniversaries in 2015.

RESPOSTA

RESPOSTA

RESPOSTA

Page 52: HISTÓRIA QUESTÃO 01 - garraprevestibular.com.brgarraprevestibular.com.br/wp-content/uploads/2018/07/prova-UFSC... · Sobre os povos africanos, é CORRETO afirmar que: ... e da Conjuração

COPERVE CONCURSO VESTIBULAR UFSC/2016 PROVA 1: AMARELA 12

QUESTÃO 17 Select the proposition(s) which contains (contain) the CORRECT definition for the underlined words as they are used in Text 1. 01. awareness (line 05) – consciousness 02. sustainable (line 06) – capable 04. challenges (line 07) – affairs 08. imperative (line 08) – essential 16. noteworthy (line 13) – remarkable 32. role (line 13) – opening 64. partners (line 18) – ventures

Read the three headlines that follow to answer question 18.

SPREAD THE WORD THAT CLIMATE CHANGE IS REAL BY TWEETING AND POSTING ON FACEBOOK WITH “#CLIMATECHANGEISREAL. SO IS . . . ” AND ADDING YOUR OWN STORY ABOUT SOLUTIONS

HUMANITY NEEDS YOU TO FIGHT FOR A SAFE CLIMATE IN 2015 MAKE A SIGN WITH YOUR OWN CLIMATE MESSAGE, TAKE A PHOTO, AND THEN POST YOUR CLIMATE SELFIE WITH THE HASHTAG #YEAROFCLIMATEACTION Retrieved from: <https://www.climaterealityproject.org>. Accessed on August 17th, 2015.

QUESTÃO 18 What do the headlines aim at? 01. Claiming that climate change is a challenge due to the government. 02. Calling on people to get serious about protecting the environment. 04. Inviting people to play their part in protecting the environment. 08. Bringing people together to speak up about climate change. 16. Discouraging people to undertake some action about climate change. 32. Showing that it is too late to save the environment.

RESPOSTA

RESPOSTA

Page 53: HISTÓRIA QUESTÃO 01 - garraprevestibular.com.brgarraprevestibular.com.br/wp-content/uploads/2018/07/prova-UFSC... · Sobre os povos africanos, é CORRETO afirmar que: ... e da Conjuração

COPERVE CONCURSO VESTIBULAR UFSC/2016 PROVA 1: AMARELA 13

QUESTÃO 19 According to Text 2, it is CORRECT to affirm that: 01. even one’s hair style can save energy. 02. giving hair a permanent (perm) is a waste of energy due to treatment with heat and chemicals. 04. design is irrelevant when it comes to the correlation between saving energy and light bulbs. 08. the more spiral a light bulb is the more energy it wastes. 16. new style light bulbs (fluorescent ones) save more energy than old style light bulbs

(incandescent ones).

TEXT 2

Retrieved from: <http://www.toonpool.com/cartoons/energy%20efficient%20hairdo_137288>. Accessed on July 31st, 2015.

RESPOSTA

Page 54: HISTÓRIA QUESTÃO 01 - garraprevestibular.com.brgarraprevestibular.com.br/wp-content/uploads/2018/07/prova-UFSC... · Sobre os povos africanos, é CORRETO afirmar que: ... e da Conjuração

COPERVE CONCURSO VESTIBULAR UFSC/2016 PROVA 1: AMARELA 14

QUESTÃO 20 Choose the CORRECT alternative(s) about Text 3. 01. Text 3 presents humor, as expected from a cartoon. 02. The content of Text 3 aims at raising awareness about the impact of global warming. 04. Seals are polar bears’ food source. 08. Bears are heading South due to the existence of fat humans. 16. Mankind is being threatened by global warming. 32. Animals who can’t run very fast live in the South.

TEXT 3

Retrieved from: <http://towardsgreenerlife.blogspot.com.br/2008/09/global-warming-cartoons.html>. Accessed on August 5th, 2015.

RESPOSTA

Page 55: HISTÓRIA QUESTÃO 01 - garraprevestibular.com.brgarraprevestibular.com.br/wp-content/uploads/2018/07/prova-UFSC... · Sobre os povos africanos, é CORRETO afirmar que: ... e da Conjuração

COPERVE CONCURSO VESTIBULAR UFSC/2016 PROVA 1: AMARELA 15

MATEMÁTICA

FORMULÁRIO

1

sen xcosec x =

cos

xsen x

cotg x =

1cos

x

sec x = 2 2 1sen x cos x+ =

cos

sen xx

tg x =

30o 45o 60o

sen 2

1 22

23

cos 2

3 22

21

tg 3

3 1

3

1) ( ) rnaan ⋅−+= 11

15) Acírculo = 2 rπ

2) ( )

2naa

S n1n

⋅+= 16) Vcilindro = 2 r hπ

3) ( )11

−⋅= nn qaa 17) Vcone =

2

3 r hπ

4) ( )

111

−−⋅

=qqaS

n

n 18) Vtronco pirâmide = ( )bbBB AAAAh+⋅+⋅

3

5) q

aS−

=1

1 19) Vpirâmide = 3

hAbase

6) nP n!= 20) 0a a

b b

c c

x y 1 x y 1x y 1

=

7) !pn

n!A pn )( −=

21) ( ) ( )2 2,A B B A B Ad x x y y= − + −

22) ( )0 0 – – y y m x x=

8) β!...α!n!

Pn =,...,βα 23) 0 0, 2 2

P r

ax b y cd

a b

+ +=

+

9) !pnp!

n!C pn )( −= 24) ( ) ( )2 2 2x a y b r− + − =

10) 1pn ppn

T a xp+

−⋅

=

25) 222 cba +=

11) ( ) ( ) ( ) ( ) ( )acosbsenbcosasenbasen ⋅+⋅=+

26) cbha ⋅=⋅

12) ( ) ( ) ( ) ( ) ( )bsenasenbaba ⋅−⋅=+ coscoscos

27) nmh ⋅=2

13) ( )2

12

2 αα cossen −=

28) nab ⋅=2

14) ( )2

12

2 αα coscos +=

29) mac ⋅=2

30) 2 2 2D a b c= + +

Page 56: HISTÓRIA QUESTÃO 01 - garraprevestibular.com.brgarraprevestibular.com.br/wp-content/uploads/2018/07/prova-UFSC... · Sobre os povos africanos, é CORRETO afirmar que: ... e da Conjuração

COPERVE CONCURSO VESTIBULAR UFSC/2016 PROVA 1: AMARELA 16

QUESTÃO 21 Em relação às proposições abaixo, é CORRETO afirmar que:

01. A função { } { }: 2 2f − → − definida por 2 3( )2

xf xx+

=−

satisfaz ( ) ( )f f x x= para todo

{ }2x∈ − . Se 1f − é a função inversa da f , então 1f − coincide com a f . 02. Considere a função ( )

3 2, se 05 , se 0

x xg x

x x− <

= ≥. O domínio da função g é e o conjunto imagem

é . 04. Se a função :f →

é definida por ( ) 12

x

f x =

, então f é decrescente e sobrejetiva.

08. Seja A⊂ com A ≠∅ . Se :f A→ é uma função estritamente crescente em A , então f é

injetiva.

16. Considere a função definida por ( ) 2f x x a= + , sendo *a +∈ . Então, ( )81 9 .f a= +

QUESTÃO 22 Em relação às proposições abaixo, é CORRETO afirmar que:

01. O quociente de um número racional por um número irracional é sempre um número irracional.

02. Se { }{ },A a a= , então { }a A∈ e { }{ }a A∈ . 04. Não existe número inteiro que satisfaça a inequação

( ) ( )2 1 0

3 2 5 3x

x x+

≤− ⋅ −

.

08. O conjunto solução da equação 2 3 1x − = − é vazio.

16. Considere a função :f → definida por ( ) 3f x x= − + . A área da região plana (fechada)

delimitada pelo gráfico da função f e pelo eixo x é de 9 unidades de área.

RESPOSTA

RESPOSTA

Page 57: HISTÓRIA QUESTÃO 01 - garraprevestibular.com.brgarraprevestibular.com.br/wp-content/uploads/2018/07/prova-UFSC... · Sobre os povos africanos, é CORRETO afirmar que: ... e da Conjuração

COPERVE CONCURSO VESTIBULAR UFSC/2016 PROVA 1: AMARELA 17

QUESTÃO 23 Em relação às proposições abaixo, é CORRETO afirmar que: 01. Em geral, o produto de matrizes não satisfaz a propriedade comutativa. Se A e B são

quaisquer matrizes quadradas de ordem ( )*n n∈ , então ( )2 2 22A B A A B B+ = + ⋅ + .

02. O sistema

2 4 2 02 0

3 0

x y zx y zx y z

+ − = + − = − + =

tem única solução.

04. Se ( ) 2f x ax bx c= + + tal que ( )0 1f = , ( )2 3f = e ( )1 3f − = , então 3a b c+ + é um número ímpar.

08. Se A é uma matriz quadrada de ordem ( )2n n≥ ∈ com ( )det 5A = e 2 TB A A= ⋅ , então

( )det 50.B =

16. Se a b

Ac d

=

é uma matriz inversível, então ( )1 1det Aad bc

− =−

.

32. Se ( )3 2i jA a×

= com 2 3i ja i j= − , ( )2 3i jB b×

= com 2i jb i j= + e C A B= ⋅ , então 323 36c = .

QUESTÃO 24 Em relação às proposições abaixo, é CORRETO afirmar que:

01. Se 1sen2 3x =

, então o valor de ( )sen cosx x+ , com x no primeiro quadrante, é 7 4 2

9+ .

02. A função ( )= cos2

xf x π+

é uma função par e tem período 4π .

04. O menor valor assumido pela função ( ) ( )= 2 sen 3g x x+ é 1− .

08. O valor de 13sec

3π −

é 1

2.

16. O domínio da função ( )= tg 23

h x x π +

é o conjunto | ,6 2

kD x x kπ π = ∈ ≠ + ∈

.

RESPOSTA

RESPOSTA

Page 58: HISTÓRIA QUESTÃO 01 - garraprevestibular.com.brgarraprevestibular.com.br/wp-content/uploads/2018/07/prova-UFSC... · Sobre os povos africanos, é CORRETO afirmar que: ... e da Conjuração

COPERVE CONCURSO VESTIBULAR UFSC/2016 PROVA 1: AMARELA 18

QUESTÃO 25 Em relação às proposições abaixo, é CORRETO afirmar que:

01. Um polinômio ( )p x , com coeficientes reais, é tal que ( )0 2p = e ( )1 3p − = . Se ( )r x é o resto da

divisão de ( )p x por 2x x+ , então ( )7 5r = − .

02. Considere a equação 3 24 30 0x x mx− + + = , em que m é uma constante real. Se 1 2r = , 2r e

3r são as raízes dessa equação, então 1 2 3r r r+ + é um número divisível por 2.

04. Se ( )q x é o polinômio dado por ( ) 1 1 2 2 2 2 1n n n n n nq x a x a x a x a x ax− − − −= + + + + + + , sendo

{ }1a∈ − , então o valor de ( )1q é 11

naa−−

.

08. Sejam , e x y z números reais positivos. O valor de A que satisfaz a expressão

( )1 1log 3log log log5 2

A x y xz = − + é

4

5x z

y.

QUESTÃO 26 Guardadas as condições de existência, determine o valor numérico da expressão ( ) ( )

( ) ( ) ( )

3 2

2

14 49 7 7

49 2 2 7 49

x x x ax bx a b

x a b x

− + ⋅ − + −

− ⋅ − ⋅ − para 966x = e transfira seu resultado para o cartão-resposta.

RESPOSTA

RESPOSTA

Page 59: HISTÓRIA QUESTÃO 01 - garraprevestibular.com.brgarraprevestibular.com.br/wp-content/uploads/2018/07/prova-UFSC... · Sobre os povos africanos, é CORRETO afirmar que: ... e da Conjuração

COPERVE CONCURSO VESTIBULAR UFSC/2016 PROVA 1: AMARELA 19

QUESTÃO 27 Em relação às proposições abaixo, é CORRETO afirmar que:

01. No paralelepípedo abaixo, a medida da sua diagonal é expressa por uma função quadrática.

02. Se um reservatório de água tem a forma de cilindro equilátero e seu diâmetro interno mede 4 m ,

então, considerando 3,14π = , a capacidade desse reservatório é de 50.240 L . 04. Um pequeno cesto de lixo tem a forma de tronco de pirâmide e suas dimensões internas estão

indicadas na figura. Se a altura do cesto é 15 cm , então seu volume é 33.500 cm .

08. Um pote para guardar alimentos tem a forma de um prisma reto de base triangular. Sua base é um triângulo retângulo e suas dimensões formam uma progressão aritmética de razão 5 cm . Se

sua altura mede 10 cm , então a área total desse prisma é 2750 cm .

16. Um filtro de café tem a forma de um cone cuja medida interna de seu diâmetro é 20 cm . Se a

medida interna da geratriz é 26 cm , então sua capacidade é menor que 2 L .

RESPOSTA

Page 60: HISTÓRIA QUESTÃO 01 - garraprevestibular.com.brgarraprevestibular.com.br/wp-content/uploads/2018/07/prova-UFSC... · Sobre os povos africanos, é CORRETO afirmar que: ... e da Conjuração

COPERVE CONCURSO VESTIBULAR UFSC/2016 PROVA 1: AMARELA 20

QUESTÃO 28 Em relação às proposições abaixo, é CORRETO afirmar que:

01. O único valor que é solução da equação binomial 3 3

1x x

x x+ +

= − é 4x = .

02. O termo independente no desenvolvimento do binômio 43 x

x +

é 81.

04. Em reunião de deputados de determinado estado, decidiu-se que deveria ser constituída uma comissão para tratar de assuntos de infraestrutura. Essa comissão deveria ter 2 membros do partido A, 2 membros do partido B e 1 membro do partido C. Se, para essas vagas, o partido A dispõe de 5 candidatos, o partido B de 6 candidatos e o partido C de apenas 2 candidatos, então a comissão de infraestrutura poderá ser formada de, exatamente, 60 maneiras distintas.

08. Com o avanço da medicina, estudiosos acreditam que, em breve, os pais poderão escolher os fenótipos dos seus filhos. Considere a situação de serem possíveis as escolhas: • sexo: homem ou mulher; • cor dos olhos: azul, verde, castanho ou preto; • cor do cabelo: loiro, ruivo, castanho ou preto.

Então, para um casal que deseje ter uma criança de sexo masculino que não tenha olhos azuis, haverá 24 possibilidades distintas para o biótipo de seu filho.

16. Entre diferentes jogos de loteria, está a LOTOFÁCIL. O jogo consiste em um sorteio de 15 números, sem repetição, de um total de 25 números disponíveis. É permitido apostar de 15 a 18 dezenas, sendo que uma aposta simples consiste na marcação de 15 dezenas. Assim, uma pessoa que fez 816 apostas simples distintas terá a mesma chance de ganhar que uma pessoa que marcou 18 dezenas em um único cartão.

QUESTÃO 29 Em relação às proposições abaixo, é CORRETO afirmar que:

01. O ponto ( )1,1P − pertence à bissetriz dos quadrantes ímpares.

02. Não existe n∈ tal que ( )2,A n− ; ( )4, 11B − e ( )1, 2C − sejam colineares.

04. A equação geral da reta s que passa pelo ponto ( )4,2A e é perpendicular à reta : 18 4x yr − =

é : 2 6 0s x y− − − = .

08. A equação 2 24 4 4 8 9 0x y x y+ + + + = é de uma circunferência de centro 1 , 12

− −

.

16. A reta : 4 3 15 0r x y+ − = é secante à circunferência 2 2: 6 8 0C x y x y+ + − = .

RESPOSTA

RESPOSTA

Page 61: HISTÓRIA QUESTÃO 01 - garraprevestibular.com.brgarraprevestibular.com.br/wp-content/uploads/2018/07/prova-UFSC... · Sobre os povos africanos, é CORRETO afirmar que: ... e da Conjuração

COPERVE CONCURSO VESTIBULAR UFSC/2016 PROVA 1: AMARELA 21

QUESTÃO 30 Em relação às proposições abaixo, é CORRETO afirmar que:

01. Se duas retas paralelas são cortadas por uma reta transversal, formando ângulos alternos externos cujas medidas, em graus, são representadas por ( )3 4x + e ( )4 37x − , então a soma desses ângulos é 254º.

02. Na figura da circunferência de centro O , se o ângulo agudo A mede 27º e o arco AB mede 156º, então a medida do ângulo indicado por x é igual a 105º.

04. Se o quadrilátero abaixo representa a planta de um terreno plano, então sua área é igual a

( ) 2242 1 2 m+ .

08. No triângulo ABC , retângulo em B , DE é perpendicular a AC . Se AC mede 6 cm e CE tem a mesma medida do cateto AB , 4 cm , então AD mede 2 cm .

16. Num triângulo retângulo, a hipotenusa mede 9 cm e o menor cateto mede 6 cm . Então, a

altura relativa à hipotenusa mede 2 5 cm .

RESPOSTA

Page 62: HISTÓRIA QUESTÃO 01 - garraprevestibular.com.brgarraprevestibular.com.br/wp-content/uploads/2018/07/prova-UFSC... · Sobre os povos africanos, é CORRETO afirmar que: ... e da Conjuração

COPERVE CONCURSO VESTIBULAR UFSC/2016 PROVA 1: AMARELA 22

BIOLOGIA QUESTÃO 31 Os esquemas abaixo representam os cromossomos de células em diferentes fases da meiose de três indivíduos de uma espécie hipotética 2n = 6.

Indivíduo X

Indivíduo Y

Indivíduo Z

Com base nos esquemas e nos conhecimentos sobre biologia celular e genética, é CORRETO afirmar que: 01. as fases da meiose dos indivíduos X, Y e Z, representadas nos esquemas, são,

respectivamente: metáfase I, metáfase II e anáfase II. 02. os indivíduos Y e Z são heterozigotos para os quatro genes representados. 04. considerando apenas os genes representados e ocorrendo a correta separação das cromátides,

a célula do indivíduo X, representada acima, pode originar dois tipos de gametas: ABDE e ABDe.

08. esta espécie hipotética possui dois pares de cromossomos metacêntricos e um par submetacêntrico.

16. considerando outra célula do indivíduo Y, sem a ocorrência de permutação que envolva os genes representados e sem erros de segregação, a probabilidade de formar um gameta com os quatro alelos dominantes é de 6,25%.

32. os gametas produzidos pela célula do indivíduo Z, representada acima, terão um número n diferente da espécie.

RESPOSTA

Page 63: HISTÓRIA QUESTÃO 01 - garraprevestibular.com.brgarraprevestibular.com.br/wp-content/uploads/2018/07/prova-UFSC... · Sobre os povos africanos, é CORRETO afirmar que: ... e da Conjuração

COPERVE CONCURSO VESTIBULAR UFSC/2016 PROVA 1: AMARELA 23

QUESTÃO 32

QUEDE ÁGUA? [...] Os rios voadores1 da Hileia mal desaguam por aqui, e seca pouco a pouco em cada veia o Aquífero Guarani. Assim, do São Francisco a San Francisco, um quadro aterra a terra: por água, por um córrego, um chuvisco, nações entrarão em guerra. [...] O lucro a curto prazo, o corte raso, o agrotoxiconegócio; a grana a qualquer preço, o petrogaso-carbocombustível fóssil. O esgoto de carbono a céu aberto na atmosfera, no alto; o rio enterrado e encoberto por cimento e por asfalto.

[...] Quede2 água? Quede água? Agora é encararmos o destino e salvarmos o que resta; é aprendermos com o nordestino que pra seca se adestra; e termos como guias os indígenas, e determos o desmate, e não agirmos que nem alienígenas no nosso próprio hábitat. [...] 1 Rios voadores: curso de vapor d’água que circula pela atmosfera; 2 Quede: expressão antiga para interrogar onde está algo.

PIMENTEL, Lenine Macedo; RENNÓ, Carlos. Quede água? In: PIMENTEL, Lenine Macedo. Carbono. Manaus: Universal Music, 2015. CD. Faixa 6. [Adaptado].

Sobre os temas de ecologia relacionados à letra da música “Quede água?”, é CORRETO afirmar que: 01. a mata ciliar é uma proteção natural contra o assoreamento. 02. o Aquífero Guarani não possui o risco de ser contaminado pelos agrotóxicos por ser um lençol

freático. 04. o desmatamento, ao reduzir a formação dos rios voadores, pode provocar a diminuição do

volume de chuva em regiões distantes daquelas em que os rios voadores se formam. 08. a queima dos combustíveis fósseis libera diversos gases tóxicos na atmosfera, entre eles o

monóxido de carbono, que, quando inspirado, pode se associar irreversivelmente à hemoglobina, inutilizando-a no que se refere ao transporte do gás oxigênio.

16. vazamentos de petróleo nos oceanos podem dificultar a passagem de luz e o trânsito de gases, pois o petróleo se desloca para a superfície por apresentar menor densidade do que a água.

RESPOSTA

Page 64: HISTÓRIA QUESTÃO 01 - garraprevestibular.com.brgarraprevestibular.com.br/wp-content/uploads/2018/07/prova-UFSC... · Sobre os povos africanos, é CORRETO afirmar que: ... e da Conjuração

COPERVE CONCURSO VESTIBULAR UFSC/2016 PROVA 1: AMARELA 24

QUESTÃO 33

Há registros de declínio expressivo de populações de abelhas melíferas em vários países, inclusive no Brasil. O desaparecimento das fabricantes de mel preocupa não só pela ameaça à existência desse produto, mas também porque as abelhas têm chamado a atenção principalmente pelo importante papel ecológico. Elas são responsáveis por 70% da polinização dos vegetais consumidos no mundo, ao transportar o pólen de uma flor para outra. Entre as prováveis causas para o desaparecimento das abelhas estão os componentes químicos presentes nos defensivos agrícolas, as mudanças climáticas e a infestação por um ácaro que se alimenta da hemolinfa das abelhas.

Na busca por respostas, o Instituto Tecnológico Vale, em Belém (PA), em colaboração com a Organização de Pesquisa da Comunidade Científica e Industrial, na Austrália, desenvolveu microssensores (pequenos quadrados com 2,5 milímetros de cada lado e massa de 5,4 miligramas, indicado pela seta), que são colados no tórax das abelhas da espécie Apis mellifera africanizada para avaliação do seu comportamento sob a influência de pesticidas e de eventos climáticos.

ERENO, Dinorah. Abelhas vigiadas. Pesquisa Fapesp: 221, p. 70-73, jul. 2014. [Adaptado]. Sobre assuntos relacionados ao texto, é CORRETO afirmar que: 01. tanto os ácaros como as abelhas são insetos que apresentam exoesqueleto constituído

basicamente pela proteína quitina. 02. considerando que o microssensor represente cerca de 5% da massa corporal de cada abelha,

os espécimes utilizados nesta pesquisa devem apresentar uma massa corporal em torno de 27 miligramas para que não tenham sua capacidade de voo afetada.

04. a relação ecológica entre ácaro e abelha descrita no texto é desarmônica e interespecífica. 08. a polinização mediada por abelhas ocorre na maioria das espécies das plantas vasculares,

entre as quais há representantes das Angiospermas, Gimnospermas e Pteridófitas. 16. a reprodução das abelhas pode ocorrer de forma assexuada ou sexuada; na reprodução

assexuada, por partenogênese, as rainhas depositam ovos não fecundados que originam os machos diploides.

32. segundo as normas de nomenclatura estabelecidas por Carl Linnaeus, o nome científico da abelha presente no texto, por estar no meio de uma frase, também pode ser grafado apis mellifera.

RESPOSTA

Page 65: HISTÓRIA QUESTÃO 01 - garraprevestibular.com.brgarraprevestibular.com.br/wp-content/uploads/2018/07/prova-UFSC... · Sobre os povos africanos, é CORRETO afirmar que: ... e da Conjuração

COPERVE CONCURSO VESTIBULAR UFSC/2016 PROVA 1: AMARELA 25

QUESTÃO 34 Considere a via bioquímica de produção do pigmento amarelo em abóboras representada abaixo. LOPES, Sônia; ROSSO, Sérgio. Bio. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2013, p. 225, v. 2. [Adaptado]. Suponha as seguintes frequências alélicas em determinada população em equilíbrio de plantas que produzem abóboras: 50% W e 50% w 40% Y e 60% y Sobre genética e evolução e com base no que foi apresentado, é CORRETO afirmar que: 01. nesta população, há menos plantas produtoras de abóboras verdes do que de amarelas. 02. o alelo W é epistático em relação aos alelos Y e y. 04. espera-se, nesta população, uma distribuição de 50% de plantas que produzam abóboras

brancas e 50% de plantas que produzam abóboras coloridas. 08. uma população está em equilíbrio, com as frequências alélicas e genotípicas constantes ao

longo das gerações, quando ocorre seleção natural e deriva gênica. 16. o genótipo das plantas produtoras de abóboras verdes é wwyy.

RESPOSTA

Page 66: HISTÓRIA QUESTÃO 01 - garraprevestibular.com.brgarraprevestibular.com.br/wp-content/uploads/2018/07/prova-UFSC... · Sobre os povos africanos, é CORRETO afirmar que: ... e da Conjuração

COPERVE CONCURSO VESTIBULAR UFSC/2016 PROVA 1: AMARELA 26

QUESTÃO 35

O experimento representado abaixo foi realizado para observar a germinação e o comportamento geotrópico em raízes e caules. Quatro grãos de milho com as pontas voltadas para o centro foram colocados em uma caixa de acrílico sobre algodão umedecido em quantidade suficiente para garantir a fixação das sementes. A caixa foi recoberta com papel alumínio, para evitar a interferência da luz, e mantida na posição vertical por quatro dias. Em seguida, a caixa passou por um giro de 90°, conforme a ilustração abaixo, e foi mantida na posição horizontal por mais quatro dias. O desenvolvimento, a direção e o sentido das raízes e dos caules foram acompanhados durante a realização do experimento.

AMABIS, José M.; MARTHO, Gilberto R. Biologia: Moderna Plus. 3. ed. São Paulo: Moderna, 2009. CD: Guia para o professor. [Adaptado].

Sobre fisiologia vegetal e com base na ilustração, é CORRETO afirmar que: 01. o órgão indicado pela seta A é a raiz. 02. concentrações ideais do hormônio vegetal auxina, necessárias para o alongamento celular

mais eficiente, são diferentes no caule e na raiz. 04. o comportamento geotrópico da raiz depende da posição original dos grãos, podendo ocorrer

geotropismo positivo ou negativo. 08. nos dias que sucedem ao giro de 90° feito no experimento, é provável que a direção e o

sentido das raízes permaneçam os que foram estabelecidos na posição vertical.

RESPOSTA

Page 67: HISTÓRIA QUESTÃO 01 - garraprevestibular.com.brgarraprevestibular.com.br/wp-content/uploads/2018/07/prova-UFSC... · Sobre os povos africanos, é CORRETO afirmar que: ... e da Conjuração

COPERVE CONCURSO VESTIBULAR UFSC/2016 PROVA 1: AMARELA 27

QUESTÃO 36

Sobre evolução e com base na figura, é CORRETO afirmar que:

01. a grande extinção do Permiano foi fundamental para a sobrevivência do Homo sapiens na Era Mesozoica.

02. muitas formas de vida desapareceram nas grandes extinções, porém, em termos geológicos, observam-se, posteriormente, novas formas com aumento da biodiversidade.

04. as primeiras plantas vasculares surgiram na Era Cenozoica, evento primordial para o aumento do número de famílias taxonômicas.

08. as duas grandes extinções em massa, no Permiano e no Cretáceo, correspondem às fronteiras entre as eras geológicas.

16. de acordo com o gráfico, o número de famílias taxonômicas sempre foi o mesmo em todos os períodos geológicos.

32. os registros fósseis revelam os diferentes organismos que dominaram a vida na Terra ao longo dos períodos geológicos.

64. com o surgimento de células eucarióticas com cloroplastos, por um processo denominado endossimbiose, o gás oxigênio foi incorporado na atmosfera terrestre no Ordoviciano, período em que o número de famílias taxonômicas iniciou um crescimento significativo.

RESPOSTA

A figura abaixo representa a relação entre os períodos de extinção biológica em massa e o número de famílias taxonômicas, com base nos registros fósseis.

LOPES, Sônia; ROSSO, Sergio. Bio. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2013, p. 277, v. 2. [Adaptada].

Page 68: HISTÓRIA QUESTÃO 01 - garraprevestibular.com.brgarraprevestibular.com.br/wp-content/uploads/2018/07/prova-UFSC... · Sobre os povos africanos, é CORRETO afirmar que: ... e da Conjuração

COPERVE CONCURSO VESTIBULAR UFSC/2016 PROVA 1: AMARELA 28

QUESTÃO 37

A figura abaixo apresenta uma suposta conversa entre os personagens do desenho animado Pinky & Cérebro sobre o uso de animais em pesquisas científicas. Esquema simplificado de cultivo de células-tronco embrionárias e adultas adaptado de OSORIO, Tereza C.; CATANI, André; CARVALHO, Elisa G.; SANTOS, Fernando S. dos; AGUILAR, João B. V.; CAMPOS, Sílvia H. de A. Ser protagonista: Biologia. 2. ed. São Paulo: SM, 2013, p. 221, v. 1.

Com base nos assuntos abordados no diálogo acima e sabendo que as respostas do personagem Cérebro têm fundamentação teórica, é CORRETO afirmar que: 01. indivíduos adultos possuem células-tronco multipotentes, como as células hematopoiéticas,

com capacidade de diferenciação em alguns tipos de células. 02. uma pesquisa que utiliza microssensores em abelhas da espécie Apis mellifera com o objetivo

de avaliar o comportamento delas sob a influência de pesticidas e de eventos climáticos é regulamentada pela Lei 11.794, conhecida como Lei Arouca.

04. animais transgênicos possuem, incorporados ao seu genoma, genes de outra espécie, porém esses animais são incapazes de transmitir o gene incorporado às gerações seguintes.

08. ao longo do desenvolvimento embrionário, ocorre um aumento no número de células diferenciadas; assim, por exemplo, as células na fase de mórula estão mais diferenciadas do que as células na fase de nêurula.

RESPOSTA

Page 69: HISTÓRIA QUESTÃO 01 - garraprevestibular.com.brgarraprevestibular.com.br/wp-content/uploads/2018/07/prova-UFSC... · Sobre os povos africanos, é CORRETO afirmar que: ... e da Conjuração

COPERVE CONCURSO VESTIBULAR UFSC/2016 PROVA 1: AMARELA 29

QUESTÃO 38 Abaixo está representada uma célula eucariótica com destaques para os mecanismos de transporte através da membrana plasmática.

Adaptado de AMABIS, José M.; MARTHO, Gilberto R. Biologia em contexto: do universo às células vivas. 1. ed. São Paulo: Moderna, 2013, p. 198 e 201, v. 1; BIZZO, Nélio. Novas bases da Biologia: das moléculas às populações. 1. ed. São Paulo: Ática, 2011, p. 64, v. 1; JUNQUEIRA, Luiz C.; CARNEIRO, José. Biologia celular e molecular. 9. ed. Rio de Janeiro: Guanabara, 2012, p. 100; LOPES, Sônia; ROSSO, Sergio. Bio. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2013, p. 218, v. 1.

Sobre biologia celular, é CORRETO afirmar que: 01. os mecanismos de transporte A, B, C e D (destaque 1) correspondem a processos passivos, a

favor do gradiente de concentração. 02. na osmose, ocorre a passagem de água da solução hipotônica para a hipertônica. 04. na difusão simples, observada no mecanismo B (destaque 1), ocorre o transporte de

substâncias hidrofílicas. 08. a fagocitose (destaque 2) pode ser utilizada como mecanismo de defesa realizado por células

especializadas, como os macrófagos. 16. no epitélio intestinal, as especializações da membrana chamadas de microvilosidades

(destaque 3) reduzem a área de absorção, evitando o transporte por endocitose. 32. o transporte realizado através de vesículas que se fundem à membrana plasmática (destaque

4) libera, por exocitose, proteínas processadas no complexo golgiense.

RESPOSTA

Page 70: HISTÓRIA QUESTÃO 01 - garraprevestibular.com.brgarraprevestibular.com.br/wp-content/uploads/2018/07/prova-UFSC... · Sobre os povos africanos, é CORRETO afirmar que: ... e da Conjuração

COPERVE CONCURSO VESTIBULAR UFSC/2016 PROVA 1: AMARELA 30

QUESTÃO 39

Presentes em vários processos industriais de fermentação, os fungos, por meio de um processo químico mediado por suas enzimas, são capazes de produzir, em laboratório, nanopartículas biológicas de prata com potencial antibacteriano para uso, por exemplo, em lençóis, fronhas e aventais usados em hospitais.

ERENO, Dinorah. Prata biológica. Pesquisa Fapesp: 206, p. 66-69, abr. 2013. [Adaptado]. Sobre os fungos, é CORRETO afirmar que: 01. pesquisas em biologia molecular e biotecnologia utilizam fungos porque as suas células

procarióticas são fáceis de manipular e cultivar. 02. na fabricação de pães, a fermentação alcoólica realizada por leveduras libera gás carbônico, o

que torna a massa do pão aerada. 04. a decomposição de substâncias orgânicas é realizada por algumas espécies de fungo e não é

importante para os ecossistemas. 08. os fungos não podem ser utilizados como controle biológico em lavouras porque sempre

causam doenças às plantas, como as observadas em associações desarmônicas entre fungos específicos e raízes de plantas conhecidas como micorrizas.

16. as nanopartículas descritas no texto podem ser utilizadas no combate às contaminações bacterianas, como as micoses.

32. além da possibilidade biotecnológica relatada no texto, alguns fungos produzem antibióticos, como a penicilina, usados no tratamento de infecções bacterianas.

RESPOSTA

Page 71: HISTÓRIA QUESTÃO 01 - garraprevestibular.com.brgarraprevestibular.com.br/wp-content/uploads/2018/07/prova-UFSC... · Sobre os povos africanos, é CORRETO afirmar que: ... e da Conjuração

COPERVE CONCURSO VESTIBULAR UFSC/2016 PROVA 1: AMARELA 31

QUESTÃO 40

O tabagismo é hoje responsável por mais de 50 doenças, causando a morte de 5,4 milhões de pessoas por ano. Na queima de um cigarro, há produção de 4.720 substâncias, das quais 60 apresentam atividade cancerígena e outras são reconhecidamente tóxicas. Além do sistema respiratório, o tabagismo afeta diversos órgãos, como o fígado, causando cirrose hepática ou, ainda, neoplasia.

MIRRA, Antônio P. et al. Tabagismo, parte I. Revista da Associação Médica Brasileira, São Paulo, v. 56, n. 2, 2010. [Adaptado].

A figura ao lado representa um esquema simplificado do sistema porta hepático e órgãos relacionados.

SILVERTHORN, Dee U. Fisologia humana: uma abordagem integrada. 2. ed. São Paulo: Manole, 2003, p. 625.

Sobre a anatomia e a fisiologia do fígado, é CORRETO afirmar que: 01. as substâncias tóxicas produzidas pela queima do cigarro são assimiladas pela circulação

sanguínea e, em seguida, alcançam o fígado exclusivamente através da veia porta hepática. 02. o fígado é uma glândula que está localizada no lado esquerdo do abdome, imediatamente

abaixo do diafragma. 04. uma das funções do fígado é a desintoxicação do organismo, inativando substâncias nocivas,

porém o excesso dessas substâncias pode ocasionar lesões no tecido hepático. 08. o fígado recebe sangue proveniente da veia porta hepática e da artéria hepática, que estão

trazendo o sangue do intestino e do coração, respectivamente. 16. o fígado e a vesícula biliar produzem a bile, que é uma enzima com a função de emulsificar as

gorduras do alimento durante a sua passagem pelo estômago. 32. a filtração do sangue é uma das funções das células hepáticas, resultando na formação da

urina.

SOMENTE ESTA GRADE PODERÁ SER DESTACADA

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20

21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40

RESPOSTA

Page 72: HISTÓRIA QUESTÃO 01 - garraprevestibular.com.brgarraprevestibular.com.br/wp-content/uploads/2018/07/prova-UFSC... · Sobre os povos africanos, é CORRETO afirmar que: ... e da Conjuração

COPERVE CONCURSO VESTIBULAR UFSC/2016 PROVA 1: AMARELA 32

Page 73: HISTÓRIA QUESTÃO 01 - garraprevestibular.com.brgarraprevestibular.com.br/wp-content/uploads/2018/07/prova-UFSC... · Sobre os povos africanos, é CORRETO afirmar que: ... e da Conjuração

COPERVE CONCURSO VESTIBULAR UFSC/2016 PROVA 1: VERDE 1

LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA BRASILEIRA

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41

TEXTO 1

Uma nova luz em nossas vidas

Adilson de Oliveira A luz é um dos fenômenos físicos mais interessantes da natureza. Aliás, só podemos observar a natureza a partir da luz. Conforme o tipo usado, vemos diferentes aspectos do mundo. Uma sala, por exemplo, se transforma perante nossos olhos quando a iluminamos com cores diferentes. Vivemos banhados pela luz. A luz viaja a cerca de 300.000 Km/s no vácuo, que é o limite de velocidade para tudo no universo. Ela pode se comportar como onda, ao se espalhar pelo ar, ou como partícula, quando é absorvida ou emitida por átomos. Sem dúvida, um objeto fascinante e intrigante. Qualquer um de nós, sobretudo na infância, já perguntou o que é a luz. Podemos prendê-la, guardá-la? Como podemos fazer luz? O que veríamos se andássemos junto com um raio de luz? A luz pode ser produzida de diversas formas. Por exemplo, todo corpo, quando aquecido, emite luz. Nosso corpo, que normalmente fica na temperatura de 36 ºC, emite luz na faixa do infravermelho, que é invisível aos nossos olhos, mas que podemos sentir pelo tato e por meio de sensores especiais. À medida que aumentamos a temperatura de um objeto, ele começa a brilhar, primeiramente de forma avermelhada, depois amarelada, até chegar à cor azul, que representa alta temperatura, acima de milhares de graus. O aquecimento dos corpos foi durante milênios o único modo de produzir luz, principalmente a partir da combustão (fogo). Até meados do século XIX, quando a lâmpada incandescente foi inventada, usava-se fogo para iluminar, na forma de tocha ou vela. A lâmpada incandescente, que contava inicialmente com um filamento de carbono, foi desenvolvida como produto comercial por Thomas Edison, em 1879, e é usada até hoje. Mas, devido à sua baixa eficiência em converter energia em luz, essa invenção tem seus dias contados. A alternativa mais comum disponível atualmente é a lâmpada fluorescente, que, ao contrário da anterior, é muito eficiente. Esse tipo de lâmpada possui um tubo de vidro no qual uma mistura gasosa, como argônio e vapor de mercúrio, emite luz ultravioleta quando uma descarga elétrica passa através dela. Mas a grande revolução na produção de dispositivos emissores de luz teve início em meados da década de 1960, com a produção dos primeiros diodos emissores de luz – do inglês, Light Emission Diode (LED). Trata-se de dispositivos semicondutores que, submetidos a determinada voltagem, emitem luz por um processo conhecido por eletroluminescência. Os primeiros dispositivos obtidos emitiam luz nas cores vermelha, verde e amarela. Só em 1990 foi possível construir um LED que emitia na faixa do azul, que, combinado com o verde e o vermelho, pode produzir luz branca. Foi um grande desafio criar um LED que emite luz na cor azul, feito que valeu o prêmio Nobel de Física de 2014 para os físicos Isamu Akasaki, da Universidade de Meijo e de Nagoia (Japão), Hiroshi Amano, também da Universidade de Nagoia, e Shuji Nakamura, da Universidade da Califórnia (Estados Unidos). O trabalho desenvolvido por esses cientistas teve o grande mérito de conseguir encontrar rotas específicas para fabricar o material. Os LED que emitem luz branca estão cada vez mais presentes no nosso dia a dia. Muitos deles já são utilizados em luminárias e em automóveis, com eficiência e durabilidade muito maiores que as dos demais tipos de lâmpada. O prêmio Nobel de Física de 2014 contemplou uma descoberta que já se transformou em tecnologia e que permitirá uma revolução nos processos de geração de luz. Disponível em: <http://cienciahoje.uol.com.br/colunas/fisica-sem-misterio/uma-nova-luz-em-nossas-vidas>. [Adaptado]. Publicado em: 24 out. 2014. Acesso em: 25 jun. 2015.

Page 74: HISTÓRIA QUESTÃO 01 - garraprevestibular.com.brgarraprevestibular.com.br/wp-content/uploads/2018/07/prova-UFSC... · Sobre os povos africanos, é CORRETO afirmar que: ... e da Conjuração

COPERVE CONCURSO VESTIBULAR UFSC/2016 PROVA 1: VERDE 2

QUESTÃO 01 Com base na leitura do texto 1, é CORRETO afirmar que: 01. o título do texto remete à grande revolução tecnológica no campo da iluminação: a criação de

um tipo de dispositivo de emissão de luz denominado LED. 02. a grande revolução na produção de LED começou menos de um século após a produção

comercial da lâmpada com filamento de carbono. 04. a ideia principal do texto é enfatizar o valor do prêmio Nobel de Física e a importância do

financiamento de pesquisas interinstitucionais que impulsionam a criação de novas tecnologias. 08. os LED começaram a ser produzidos na década de 1960, emitindo, desde então, luz vermelha,

verde, amarela e azul, de cuja combinação resulta a luz branca, de grande utilização em luminárias e automóveis.

16. no último parágrafo do texto, o autor faz uma projeção para o futuro sem base em fatos, mas a partir de opiniões diversas.

QUESTÃO 02 De acordo com o texto 1, é CORRETO afirmar que: 01. o autor lança questionamentos ao final do primeiro parágrafo apenas como recurso estilístico,

pois o conteúdo de nenhum deles é retomado na sequência do texto. 02. o primeiro parágrafo do texto é permeado por marcas linguísticas de pessoalidade. 04. o segundo parágrafo do texto se desenvolve em torno de formas de produção da luz, desde o

aquecimento dos corpos, incluindo o corpo humano, até a invenção das lâmpadas incandescente e fluorescente.

08. os dois últimos parágrafos do texto se contrapõem aos dois primeiros, visto que estes descrevem tipos de iluminação atualmente em desuso e aqueles apresentam o tipo de lâmpada que é usado hoje em dia.

16. o autor defende seu ponto de vista acerca do papel da luz em nossas vidas e lança mão da fala do outro como argumento de autoridade, o que caracteriza este texto como tipicamente opinativo.

32. no trecho “Só em 1990 foi possível construir um LED que emitia na faixa do azul [...]” (linhas 29-30), “Só” é um articulador argumentativo que expressa a percepção do autor de que o tempo decorrido entre a produção dos primeiros LED e a desse último foi relativamente longo.

RESPOSTA

RESPOSTA

Page 75: HISTÓRIA QUESTÃO 01 - garraprevestibular.com.brgarraprevestibular.com.br/wp-content/uploads/2018/07/prova-UFSC... · Sobre os povos africanos, é CORRETO afirmar que: ... e da Conjuração

COPERVE CONCURSO VESTIBULAR UFSC/2016 PROVA 1: VERDE 3

QUESTÃO 03 Considerando o texto 1, é CORRETO afirmar que: 01. em “À medida que aumentamos a temperatura” (linha 13), a locução sublinhada poderia ser

substituída por “À proporção em que” ou “Ao passo em que”, de acordo com a variedade padrão da língua escrita.

02. as orações que contêm as formas verbais “foi inventada” (linha 17), “foi desenvolvida” (linha 19) e “é usada” (linha 20) estão na voz passiva, tendo como agente das ações “a lâmpada incandescente”.

04. a palavra “Aliás” (linha 01) introduz uma retificação da informação precedente, equivalendo a “Isto é” e “Ou seja”.

08. o conector “Mas” (linhas 20 e 25) expressa mudança na direção argumentativa: na linha 20, em relação à informação contida no período precedente; na linha 25, em relação a um conjunto de informações contidas no parágrafo precedente.

16. em “Nosso corpo, que normalmente fica na temperatura de 36 ºC, emite luz na faixa do infravermelho [...]” (linhas 11-12) e em “Os LED que emitem luz branca estão cada vez mais presentes no nosso dia a dia” (linhas 36-37), a palavra sublinhada é um pronome relativo que, no primeiro caso, introduz uma oração explicativa e, no segundo caso, uma oração que restringe o significado do termo anterior.

32. em “Conforme o tipo usado” (linha 02) e em “Só em 1990 foi possível construir um LED que emitia na faixa do azul” (linhas 29-30), ocorre elipse dos termos “de luz” e “luz”, respectivamente.

QUESTÃO 04 Em conformidade com o texto 1 e considerando os trechos I, II e III abaixo, é CORRETO afirmar que: I. “Ela pode se comportar como onda, ao se espalhar pelo ar, ou como partícula, quando é

absorvida ou emitida por átomos. Sem dúvida, um objeto fascinante e intrigante.” (linhas 05-07) II. “A luz pode ser produzida de diversas formas. Por exemplo, todo corpo, quando aquecido, emite

luz.” (linhas 10-11) III. “Até meados do século XIX, quando a lâmpada incandescente foi inventada, usava-se fogo para

iluminar, na forma de tocha ou vela.” (linhas 17-18) 01. em I, “Ela pode se comportar”, e em III, “usava-se fogo”, o pronome “se” é um recurso

gramatical empregado para indicar que o sujeito, em ambos os casos, é indeterminado. 02. as orações sublinhadas em II e III, embora sejam introduzidas pelo mesmo conector,

apresentam sentidos diferentes: no primeiro caso, aproxima-se de um valor condicional; no segundo caso, tem valor temporal.

04. em II, os dois períodos poderiam ser combinados em um, sem prejuízo de sentido do enunciado: “De diversas formas pode ser produzida a luz; por exemplo: todo corpo emite luz quando aquecido”.

08. em I, “um objeto fascinante e intrigante” refere-se a “átomos”. 16. em II, “pode” é um verbo auxiliar que apresenta o mesmo valor de incerteza verificado em

“Pode ser que chova”.

RESPOSTA

RESPOSTA

Page 76: HISTÓRIA QUESTÃO 01 - garraprevestibular.com.brgarraprevestibular.com.br/wp-content/uploads/2018/07/prova-UFSC... · Sobre os povos africanos, é CORRETO afirmar que: ... e da Conjuração

COPERVE CONCURSO VESTIBULAR UFSC/2016 PROVA 1: VERDE 4

Texto 02

QUESTÃO 05 Com base no texto 2, é CORRETO afirmar que: 01. o texto tematiza a questão do florestamento como uma ação tipicamente humana. 02. poderia haver a substituição da forma verbal “existem” pela forma verbal “há”, sem acarretar

qualquer mudança semântica e morfossintática no restante do texto. 04. as expressões “mais óbvio” e “inteligente”, no texto, são usadas de forma metonímica,

apresentando uma relação intrínseca com os termos que qualificam. 08. a palavra “que”, nas diferentes linhas do texto, exerce a mesma função morfossintática:

pronome relativo, substituindo o substantivo ou o pronome antecedente na oração. 16. a palavra “indício”, na primeira linha do texto, poderia ser substituída por “sinal”, sem alteração

de sentido. 32. a expressão “às vezes”, na primeira linha do texto, denota uma ideia de temporalidade.

RESPOSTA

TEXTO 2

Disponível em: <http://www.geografiaparatodos.com.br>. [Adaptado]. Acesso em: 30 jun. 2015.

Às vezes eu acho que o indício mais óbvio de que existem formas de vida inteligente fora da Terra é que nenhuma delas tentou entrar em contato conosco.

Page 77: HISTÓRIA QUESTÃO 01 - garraprevestibular.com.brgarraprevestibular.com.br/wp-content/uploads/2018/07/prova-UFSC... · Sobre os povos africanos, é CORRETO afirmar que: ... e da Conjuração

COPERVE CONCURSO VESTIBULAR UFSC/2016 PROVA 1: VERDE 5

QUESTÃO 06 Conforme o poema de Cacaso acima, é CORRETO afirmar que: 01. o título do poema refere-se a narrativas seriadas, no estilo folhetim, ilustradas por fotografias e

que possuem tramas equiparadas às de telenovelas. 02. como já antecipa o título do poema, em uma fotonovela, o final esperado do enredo deveria ser

feliz, condição atingida ao término da história. 04. o emprego da expressão “pensando mal” em vez da expressão usual “pensando bem” enfatiza

a plenitude da felicidade atingida pelo eu-lírico. 08. não há marcas textuais no poema que possibilitem a identificação de gênero do objeto

amoroso do eu-lírico, de modo que o tema do fracasso amoroso poderia ser válido para qualquer identidade sexual.

16. ainda que o autor pertença à “geração mimeógrafo”, as abreviaturas empregadas no poema são similares ao “internetês” de hoje, um tipo de linguagem condensada empregada no meio virtual.

32. o poema apresenta um conflito entre o “eu” e o “você”, num tempo passado, marcado pelo desejo de “querer” e “não querer”.

64. por ser um poema de curta extensão, Cacaso não utiliza recursos de musicalidade.

RESPOSTA

TEXTO 3

Fotonovela

Quando você quis eu não quis Qdo eu quis você ñ quis Pensando mal quase q fui Feliz

CACASO. Fotonovela. In: WEINTRAUB, Fábio (Org.). Poesia marginal. São Paulo: Ática, 2006, p. 27. Para gostar de ler; 39.

Page 78: HISTÓRIA QUESTÃO 01 - garraprevestibular.com.brgarraprevestibular.com.br/wp-content/uploads/2018/07/prova-UFSC... · Sobre os povos africanos, é CORRETO afirmar que: ... e da Conjuração

COPERVE CONCURSO VESTIBULAR UFSC/2016 PROVA 1: VERDE 6

QUESTÃO 07 Quanto à linguagem apresentada nas obras literárias mencionadas nas proposições abaixo, é CORRETO afirmar que: 01. no relato do narrador de A majestade do Xingu, podemos perceber a facilidade e a rapidez

com que os imigrantes russos assimilaram a língua portuguesa pela semelhança morfossintática entre o idioma de sua terra natal e o do Brasil.

02. Aluísio Azevedo, em O cortiço, apresenta um Rio de Janeiro povoado por camadas sociais, diferenciadas, no texto, entre outras características, por seus respectivos falares.

04. os autores de Poesia marginal, reverberando ideias contestadoras presentes na década de 1970, registram traços de uma linguagem inovadora, perpassada de oralidade, com tom humorístico e crítico.

08. Franklin Cascaes utiliza, como recurso estilístico, em falas de personagens de seus contos, uma linguagem típica de descendentes de açorianos residentes na Ilha de Santa Catarina.

16. na coletânea Além do ponto e outros contos, Caio Fernando Abreu emprega um uso vocabular bastante conservador em relação a seus contemporâneos.

32. os narradores de Várias histórias, livro de Machado de Assis, fazem uso da primeira pessoa para apresentarem seus relatos, recurso estilístico idêntico ao utilizado pelo narrador de A majestade do Xingu, romance de Moacyr Scliar.

64. em O cortiço, de Aluísio Azevedo, há predomínio de linguagem popular e de baixo calão, na fala de personagens comuns, em cenas de quiproquós, como na dramaturgia de Ariano Suassuna em O santo e a porca.

QUESTÃO 08 Quanto à presença de temas de julgamento moral e/ou de vigilância da moralidade no contexto das obras citadas nas proposições abaixo, é CORRETO afirmar que: 01. no conto de Caio Fernando Abreu Aqueles dois – história aparente de mediocridade e

repressão, dois funcionários de uma repartição, por meio de cartas anônimas, são acusados de manterem “relação anormal e ostensiva”, fruto de “comportamento doentio”, o que denota uma forma de preconceito de gênero.

02. o personagem Camilo, de A cartomante, conto de Machado de Assis, recebe cartas anônimas em que é acusado de “imoral e pérfido” por manter um relacionamento amoroso com uma mulher casada.

04. na peça O santo e a porca, de Ariano Suassuna, os casamentos entre os personagens são arranjados com base no medo de as personagens femininas “ficarem faladas”, uma vez que teriam violado os hábitos de uma “casa de respeito”.

08. Olímpico, personagem de A hora da estrela, é acusado por Macabéa de ser assassino, de roubar companheiros de trabalho e, ao namorar Glória, de praticar um tipo de alpinismo social.

16. no livro O fantástico na Ilha de Santa Catarina, de Franklin Cascaes, algumas bruxas sofriam repressão da própria congregação bruxólica por terem se convertido em esponsais de Deus.

RESPOSTA

RESPOSTA

Page 79: HISTÓRIA QUESTÃO 01 - garraprevestibular.com.brgarraprevestibular.com.br/wp-content/uploads/2018/07/prova-UFSC... · Sobre os povos africanos, é CORRETO afirmar que: ... e da Conjuração

COPERVE CONCURSO VESTIBULAR UFSC/2016 PROVA 1: VERDE 7

QUESTÃO 09 Com base no excerto acima e na leitura de A majestade do Xingu, é CORRETO afirmar que: 01. o relato do narrador-personagem, acima destacado, prenuncia outro tipo de viagem, de cunho

metafórico, que culmina com a morte de Noel Nutels e a morte do próprio narrador durante o período da ditadura militar.

02. o autor diferencia a movimentação dos povos nômades, os caçadores-coletores, daqueles outros, pertencentes à modernidade sedentária, que decidem migrar para outros lugares onde fixarão morada, em busca de novas oportunidades.

04. o tema da viagem, conforme abordado no excerto, apresenta um jogo de aproximação entre os índios telúricos e os imigrantes passageiros e transitórios.

08. o narrador emprega a expressão “massas tectônicas” em vez de “placas tectônicas” para enfatizar o comparativo do deslocamento natural da crosta terrestre com o contingente de pessoas em migração pelo globo.

16. o referido romance defende a necessidade de as sociedades modernas privilegiarem um movimento incessante e desenraizado, dos povos nômades, por meio da imigração.

32. o narrador-personagem apresenta um discurso com ritmo coloquial, próximo de um monólogo dramático.

TEXTO 4

Que viagem, doutor. Viagem? Não, a palavra não é essa. Viagem era o que nós fazíamos a bordo do Madeira. Aquela gente toda caminhando sem cessar, atravessando planícies e montanhas, rios e desertos, descendo do Norte para o Sul, derramando-se pelo continente, aquilo ultrapassava os limites da simples viagem. Tratava-se de um longo e extraordinário movimento, análogo ao deslocamento das massas tectônicas; a comparação é adequada porque eles eram telúricos, os índios, ao passo que nós éramos – e o nome já diz tudo – passageiros. Como viajantes éramos transitórios. Eles não, a viagem deles era algo permanente, eles a tinham no sangue – não, eles a tinham em cada célula, em cada elementar partícula dos corpos bronzeados.

SCLIAR, Moacyr. A majestade do Xingu. São Paulo: Companhia das Letras, 1997, p. 44-45.

RESPOSTA

Page 80: HISTÓRIA QUESTÃO 01 - garraprevestibular.com.brgarraprevestibular.com.br/wp-content/uploads/2018/07/prova-UFSC... · Sobre os povos africanos, é CORRETO afirmar que: ... e da Conjuração

COPERVE CONCURSO VESTIBULAR UFSC/2016 PROVA 1: VERDE 8

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14

TEXTO 5

Mas chovia ainda, meus olhos ardiam de frio, o nariz começava a escorrer, eu limpava com as costas das mãos e o líquido do nariz endurecia logo sobre os pelos, eu enfiava as mãos avermelhadas no fundo dos bolsos e ia indo, eu ia indo e pulando as poças d’água com as pernas geladas. Tão geladas as pernas e os braços que pensei em abrir a garrafa para beber um gole, não queria que ele pensasse que eu andava bebendo, e eu andava, todo dia um bom pretexto, e fui pensando também que ele ia pensar que eu andava sem dinheiro, chegando a pé naquela chuva toda, e eu andava, estômago dolorido de fome, e eu não queria que ele pensasse que eu andava insone, e eu andava, roxas olheiras, teria que cuidar com o lábio inferior ao sorrir, se sorrisse, e quase certamente sim, quando o encontrasse, para que não visse o dente quebrado e pensasse que eu andava relaxando, sem ir ao dentista, e eu andava, e tudo o que eu andava fazendo e sendo eu não queria que ele visse nem soubesse, mas depois de pensar isso me deu um desgosto porque fui percebendo, por dentro da chuva, que talvez eu não quisesse que ele soubesse que eu era eu, e eu era. ABREU, Caio Fernando. Além do ponto. In: ______. Além do ponto e outros contos. São Paulo: Ática, 2009, p. 23-24.

QUESTÃO 10 Com base na leitura do texto 5 e no conto Além do ponto, de Caio Fernando Abreu, é CORRETO afirmar que: 01. narrado em primeira pessoa, o texto que dá título à coletânea de Caio Fernando Abreu explora

o ponto de vista de um personagem marginal, isto é, de um sujeito à margem do meio social, descrito como sem dinheiro e um tanto desleixado.

02. o narrador, por medo de rejeição, mostra-se preocupado com a apresentação de si mesmo para o outro, algo que reflete a visão de uma sociedade capitalista que valoriza a aparência em detrimento da essência.

04. a linguagem empregada pelo escritor, nessa história, denota uma aproximação com a poesia, fato observável pelo uso da pontuação como recurso estilístico, pela repetição rítmica de termos e pela produção de rimas internas.

08. apesar de o narrador ser um homem que está indo ao encontro de outro homem, este conto de Caio Fernando Abreu não versa sobre o amor ou qualquer outra relação de afeto homoerótico.

16. o título do conto alude, de modo metafórico, ao fim da jornada de vida do protagonista, pois ir além do ponto, neste caso, significou sua morte.

32. o personagem-narrador, em um momento de reflexão sobre os pensamentos que lhe ocorriam, “por dentro da chuva”, descobre que tem vergonha da própria identidade.

RESPOSTA

Page 81: HISTÓRIA QUESTÃO 01 - garraprevestibular.com.brgarraprevestibular.com.br/wp-content/uploads/2018/07/prova-UFSC... · Sobre os povos africanos, é CORRETO afirmar que: ... e da Conjuração

COPERVE CONCURSO VESTIBULAR UFSC/2016 PROVA 1: VERDE 9

QUESTÃO 11 Em relação ao texto 5, é CORRETO afirmar que: 01. as formas verbais “ardiam”, “escorrer” e “endurecia” (linhas 01-02) bem como os adjetivos

“avermelhadas” (linha 03), “geladas” (linha 04), “insone” (linha 08) e “roxas” (linha 08) evocam a baixa temperatura e a umidade do ambiente externo.

02. em “meus olhos ardiam de frio” (linha 01), o termo sublinhado expressa ideia de causalidade. 04. em “eu enfiava as mãos avermelhadas no fundo dos bolsos e ia indo, eu ia indo e pulando as

poças d’água” (linhas 02-03), as formas verbais sublinhadas intensificam a duração da ação expressa pelo verbo “ir”.

08. se a ideia contida em “não queria que ele pensasse” (linha 05) fosse expressa no tempo presente, a construção resultante seria “não quero que ele pensa”, em conformidade com a variedade padrão da língua escrita.

16. em “tudo o que eu andava fazendo e sendo eu não queria que ele visse nem soubesse” (linhas 11-12), a sequência sublinhada funciona como complemento verbal de “visse” e “soubesse”.

32. a oração “e eu andava”, que aparece repetida várias vezes no segundo período do texto, tem o sentido de “e eu caminhava” e indica que a caminhada do personagem foi longa, demorada e cheia de obstáculos concretos a serem transpostos.

QUESTÃO 12 Acerca da peça O santo e a porca, de Ariano Suassuna, é CORRETO afirmar que: 01. o personagem Pinhão, representado como um tipo comum do interior do Nordeste brasileiro,

mostra-se moldado pela sabedoria popular ao resumir situações por meio de ditados. 02. a personagem Caroba é caracterizada como uma figura feminina tipicamente submissa ao jugo

masculino, o que bem representa os efeitos de uma cultura machista. 04. o personagem Euricão Engole-Cobra acaba solitário e pobre ao final da peça porque essa seria

a justiça poética do destino contra a presença dos imigrantes árabes na Região Nordeste. 08. a comédia de Ariano Suassuna pretende denunciar o caráter dos sovinas como algo ridículo e,

por meio do riso, educar moralmente o público. 16. Santo Antônio é evocado como protetor dos pobres, como aquele que ajuda a encontrar os

objetos perdidos, mas, sobretudo, como interventor direto das uniões matrimoniais, ao final da peça.

32. o bordão pronunciado por Euricão Engole-Cobra – “Ai a crise, ai a carestia!” – reforça a característica cômica desse personagem avarento.

RESPOSTA

RESPOSTA

Page 82: HISTÓRIA QUESTÃO 01 - garraprevestibular.com.brgarraprevestibular.com.br/wp-content/uploads/2018/07/prova-UFSC... · Sobre os povos africanos, é CORRETO afirmar que: ... e da Conjuração

COPERVE CONCURSO VESTIBULAR UFSC/2016 PROVA 1: VERDE 10

ESPANHOL

TEXTO 1

Un hombre célebre

J. M. Machado de Assis – ¿Así que usted es el señor Pestana? – preguntó la señorita Mota, haciendo un amplio ademán de admiración. Y luego, rectificando la espontaneidad del gesto: – Perdóneme la confianza que me tomo, pero... ¿realmente es usted? Humillado, disgustado, Pestana respondió que sí, que era él. Venía del piano, enjugándose la frente con el pañuelo, y estaba por asomarse a la ventana, cuando la muchacha lo detuvo. No era un baile; se trataba, apenas, de un sarao íntimo, pocos concurrentes, veinte personas a lo sumo, que habían ido a cenar con la viuda de Camargo, en la Rua do Areal, en aquel día de su cumpleaños, cinco de noviembre de 1875... ¡Buena y alegre viuda! Amante de la risa y la diversión, a pesar de los sesenta años a los que ingresaba, y aquélla fue la última vez que se divirtió y rió, pues falleció en los primeros días de 1876. ¡Buena y alegre viuda! ¡Con qué entusiasmo y diligencia incitó a que se bailase después de cenar, pidiéndole a Pestana que ejecutara una cuadrilla! Ni siquiera fue necesario que insistiese; Pestana se inclinó gentilmente, y se dirigió al piano. Terminada la cuadrilla, apenas habrían descansado diez minutos, cuando la viuda corrió nuevamente hasta Pestana para solicitarle un obsequio muy especial. – Usted dirá, señora. – Quisiera que nos toque ahora esa polca suya titulada Não bula comigo, Nhonhô. Pestana hizo una mueca pero la disimuló en seguida, luego una breve reverencia, callado, sin gentileza, y volvió al piano sin interés. Oídos los primeros compases, el salón se vio colmado por una alegría nueva, los caballeros corrieron hacia sus damas, y las parejas entraron a contonearse al ritmo de la polca de moda. Había sido publicada veinte días antes, y no había rincón de la ciudad en que no fuese conocida. Ya estaba alcanzando, incluso, la consagración del silbido y el tarareo nocturno. La señorita Mota estaba lejos de suponer que aquel Pestana que ella había visto en la mesa durante la cena y después sentado al piano, metido en una levita color rapé, de cabello negro, largo y rizado, ojos vivaces y mentón rapado, era el Pestana compositor; fue una amiga quien se lo dijo, cuando lo vio dejar el piano, una vez terminada la polca. Por eso la pregunta admirativa. Ya vimos que él respondió disgustado y humillado. Pero no por eso las dos muchachas dejaron de prodigarle amabilidades, tales y tantas, que la más modesta vanidad se complacería oyéndolas; él, sin embargo, las recibió cada vez con más enfado, hasta que, alegando un dolor de cabeza, pidió disculpas y se fue. Ni ella, ni la dueña de casa, nadie logró retenerlo. Le ofrecieron remedios caseros, comodidad para que reposara; no aceptó nada, se empecinó en irse y se fue. Calle adentro, caminó de prisa, con temor de que aún lo llamasen; sólo se tranquilizó después de que dobló la esquina de la Rua Formosa. Pero allí mismo lo esperaba su gran polca festiva. De una casa modesta, a la derecha, a pocos metros de distancia, brotaban las notas de la composición del día, sopladas por un clarinete. Bailaban. Pestana se detuvo unos instantes, pensó en desandar camino, pero decidió proseguir, apuró el paso, cruzó la calle, y avanzó por la vereda opuesta a la de la casa del baile. Las notas se fueron perdiendo, a lo lejos, y nuestro hombre entró en la Rua do Aterrado, donde vivía. Ya cerca de su casa, vio venir a dos hombres: uno de ellos, que pasó junto a Pestana rozándolo casi, empezó a silbar la misma polca, marcialmente, con brío; el otro se unió con exactitud a él y así se fueron alejando los dos, ruidosos y alegres, mientras el autor de la pieza, desesperado, corría a encerrarse en su casa. Una vez en ella, respiró. La casa era vieja, vieja la escalera y viejo el negro que lo servía, y que se aproximó para ver si deseaba comer algo. – No quiero nada. – vociferó Pestana. – Prepárame café y vete a dormir. Se desnudó, vistió un camisón y fue hacia la habitación del fondo. Cuando el negro prendió la lámpara de gas del comedor, Pestana sonrió y, desde el fondo de su alma, saludó unos diez retratos que pendían de la pared. Uno solo era al óleo, el de un cura que lo había educado, que le había enseñado latín y música, y que según los malhablados, era el propio padre de Pestana. Lo cierto es

Page 83: HISTÓRIA QUESTÃO 01 - garraprevestibular.com.brgarraprevestibular.com.br/wp-content/uploads/2018/07/prova-UFSC... · Sobre os povos africanos, é CORRETO afirmar que: ... e da Conjuração

COPERVE CONCURSO VESTIBULAR UFSC/2016 PROVA 1: VERDE 11

que le dejó en herencia aquella casa vieja, y los viejos trastos, que eran de la época de Pedro I. El cura había compuesto algunos motetes, le encantaba la música, sacra o profana, y esa pasión se la inculcó al muchacho, o se la transmitió a través de la sangre, si es que tenían razón los charlatanes, cosa por la que no se interesa mi historia, como podrán comprobar. Los demás retratos eran de compositores clásicos: Cimarosa, Mozart, Beethoven, Gluk, Bach, Schumann; y unos tres más, algunos grabados, otros litografiados, todos enmarcados torpemente y de diferentes tamaños, mal ubicados allí, como santos de una iglesia. El piano era el altar; el evangelio de la noche allí estaba abierto: era una sonata de Beethoven.

Fragmento del cuento “Un hombre célebre”, de Machado de Assis. Disponible en: <http://www.ciudadseva.com/textos/cuentos/por/machado/un_hombre_celebre.htm>. Acceso en: 16 oct. 2015.

QUESTÃO 13

Sobre el texto 1, es CORRECTO afirmar que: 01. el género textual de esta obra es novela. 02. en la composición del texto es posible identificar secuencias narrativas, descriptivas y

conversaciones. 04. la historia se ubica en el año de 1875. 08. la tipología textual predominante en el texto 1 es la disertación.

QUESTÃO 14 Sobre el segundo párrafo del texto 1, es CORRECTO afirmar que: 01. la viuda de Camargo completaba los sesenta años el cinco de noviembre de 1875. 02. en este párrafo identificamos que uno de los escenarios de la historia es la fiesta de

cumpleaños de Pestana. 04. Pestana animaba el sarao tocando el piano. 08. a Pestana le encantó ser reconocido por la señorita Mota. 16. la viuda de Camargo alertó a sus invitados que no bailasen después de la cena para que no

perjudicasen su digestión. QUESTÃO 15 Sobre el texto 1, es CORRECTO afirmar que: 01. el personaje principal de la historia es compositor de una polca y se siente orgulloso de su

obra. 02. con solamente veinte días de publicación, la polca de Pestana Não bula comigo, Nhonhô ya

era conocida por todos los rincones de la ciudad. 04. dicen los maldicientes que el cura que le educó a Pestana en verdad era su padre. 08. el narrador compara el sitio de la casa donde se encuentran los retratos de compositores

clásicos a un oratorio, como si cada compositor fuese un santo y el piano, el altar. 16. Pestana se molestó con el asedio de la señorita Mota porque no le gustaba dar autógrafos. 32. la señorita Mota elogió el lindo traje color rapé de Pestana.

RESPOSTA

RESPOSTA

RESPOSTA

Page 84: HISTÓRIA QUESTÃO 01 - garraprevestibular.com.brgarraprevestibular.com.br/wp-content/uploads/2018/07/prova-UFSC... · Sobre os povos africanos, é CORRETO afirmar que: ... e da Conjuração

COPERVE CONCURSO VESTIBULAR UFSC/2016 PROVA 1: VERDE 12

QUESTÃO 16 Lea el fragmento abajo y señale la(s) proposición(es) CORRECTA(S). “El cura había compuesto algunos motetes, le encantaba la música, sacra o profana, y esa pasión se la inculcó al muchacho, o se la transmitió a través de la sangre, si es que tenían razón los charlatanes, cosa por la que no se interesa mi historia, como podrán comprobar.” Las expresiones en negrita pueden ser sustituidas consecutivamente, sin cambio de significado, por: 01. gustaba, varón, rectificar. 02. agradaba, niño, verificar. 04. encarnaba, muñeco, constatar. 08. encarnaba, muñeco, observar. 16. gustaba, chico, confirmar.

TEXTO 2

Disponible en: <http://blogs.ua.es/rsefalicante/files/2015/02/conferencias-Elche-25-02-2015.jpg>. Acceso en: 5 ago. 2015.

RESPOSTA

JORNADAS 2015 AÑO INTERNACIONAL DE LA LUZ La Asamblea General de las Naciones Unidas ha proclamado este año 2015 como “Año Internacional de la Luz y de las tecnologías basadas en la luz”. Reconociendo así la importancia de la luz en la vida, en el desarrollo de la sociedad y en los retos a los que se enfrenta la Humanidad.

La luz y sus tecnologías son esenciales para abordar metas como desarrollo sostenible y la mejora de la calidad de vida por su impacto en áreas como la ciencia, la ingeniería, la arquitectura, la salud, la educación y el arte entre otras. Por todo ello, desde la Sección de Alicante de la Real Sociedad Española de Física junto con otras sociedades e instituciones hemos decidido impulsar estas jornadas.

Dr. Sergi Gallego. Presidente de la Sección Local RSEF Coordinador UMH: Dr. Ignacio Moreno

CICLO DE CONFERENCIAS Miércoles 25/02, Centro de Congresos Ciutat d’Elx 19:30h 2015 – El año de la luz: Historia y perspectivas de la luz y sus tecnologías asociadas. Prof. Ignacio Moreno, UMH 20:00h Láseres: 55 años. Prof. Juan Capmany, UMH 20:30h Hablar con la luz: Comunicaciones ópticas. Prof. Adrián Torregrosa, UMH

Page 85: HISTÓRIA QUESTÃO 01 - garraprevestibular.com.brgarraprevestibular.com.br/wp-content/uploads/2018/07/prova-UFSC... · Sobre os povos africanos, é CORRETO afirmar que: ... e da Conjuração

COPERVE CONCURSO VESTIBULAR UFSC/2016 PROVA 1: VERDE 13

QUESTÃO 17 Con base en las informaciones del texto 2, es CORRECTO afirmar que: 01. el texto difunde las jornadas sobre el “Año Internacional de la Luz y de las tecnologías basadas

en la luz”. 02. la Asamblea General de las Naciones Unidas instituyó el 2015 como “Año Internacional de la

Luz y de las tecnologías basadas en la luz”. 04. a la luz y a sus tecnologías se relacionan diversos aspectos sociales. 08. el texto divulga la fecha y horario en que tendrá lugar la conferencia del profesor Sergi Gallego. 16. el texto menciona los desafíos de la Humanidad frente al consumo inconsciente de la luz.

QUESTÃO 18 En lo que concierne al texto 2, es posible sustituir sin perjuicio de significado: 01. el verbo “impulsar” (en el segundo párrafo del texto) por el verbo “cambiar”. 02. el verbo “impulsar” (en el segundo párrafo del texto) por el verbo “disuadir”. 04. el verbo “ha proclamado” (en el primer párrafo del texto) por el verbo “ha festejado”. 08. el verbo “ha proclamado” (en el primer párrafo del texto) por el verbo “ha anunciado”. 16. el sustantivo “desarrollo” (en el primer párrafo del texto) por el sustantivo “progreso”.

RESPOSTA

RESPOSTA

Page 86: HISTÓRIA QUESTÃO 01 - garraprevestibular.com.brgarraprevestibular.com.br/wp-content/uploads/2018/07/prova-UFSC... · Sobre os povos africanos, é CORRETO afirmar que: ... e da Conjuração

COPERVE CONCURSO VESTIBULAR UFSC/2016 PROVA 1: VERDE 14

TEXTO 3

Disponible en: <http://www.arteslibres.net/p_artes_libres/10_10claves_emocionalmente%20+%20otros.htm>. Acceso en: 1 ago. 2015.

QUESTÃO 19 Sobre el texto 3, es CORRECTO afirmar que: 01. el género textual refleja una secuencia de viñetas que narran historias mediante imágenes

y textos. 02. las viñetas reflexionan sobre el calentamiento global. 04. las viñetas empiezan y terminan con una reflexión sobre la vulnerabilidad de los recursos

naturales. 08. a partir de lo que dice el gato, la humanidad es responsable por el deterioro ambiental. 16. en la primera viñeta, Enriqueta habla de elementos que le ofrece el mundo. 32. Enriqueta desea escribir su autobiografía para tener registrada su amistad con Fellini.

RESPOSTA

Page 87: HISTÓRIA QUESTÃO 01 - garraprevestibular.com.brgarraprevestibular.com.br/wp-content/uploads/2018/07/prova-UFSC... · Sobre os povos africanos, é CORRETO afirmar que: ... e da Conjuração

COPERVE CONCURSO VESTIBULAR UFSC/2016 PROVA 1: VERDE 15

QUESTÃO 20 En lo concerniente a las estructuras gramaticales presentes en el texto 3, es CORRECTO afirmar que: 01. se utiliza la tilde en los pronombres “qué”, “cómo” y “por qué” por el contexto interrogativo en

que se encuentran. 02. la perífrasis “hay que ir” tiene el significado de que algo es conveniente o necesario. 04. la gramática tradicional española acepta el uso del verbo “tener” con sentido de existencia. De

este modo, bajo la norma gramatical, están igualmente correctas las preguntas “¿Qué hay adelante?” y “¿Qué tiene adelante?”.

08. en español, la forma “lo” puede desempeñar la función de complemento directo y de artículo neutro. En la última viñeta, “lo” funciona como complemento directo.

RESPOSTA

Page 88: HISTÓRIA QUESTÃO 01 - garraprevestibular.com.brgarraprevestibular.com.br/wp-content/uploads/2018/07/prova-UFSC... · Sobre os povos africanos, é CORRETO afirmar que: ... e da Conjuração

COPERVE CONCURSO VESTIBULAR UFSC/2016 PROVA 1: VERDE 16

MATEMÁTICA

FORMULÁRIO

1

sen xcosec x =

cos

xsen x

cotg x =

1cos

x

sec x = 2 2 1sen x cos x+ =

cos

sen xx

tg x =

30o 45o 60o

sen 2

1 22

23

cos 2

3 22

21

tg 3

3 1

3

1) ( ) rnaan ⋅−+= 11

15) Acírculo = 2 rπ

2) ( )

2naa

S n1n

⋅+= 16) Vcilindro = 2 r hπ

3) ( )11

−⋅= nn qaa 17) Vcone =

2

3 r hπ

4) ( )

111

−−⋅

=qqaS

n

n 18) Vtronco pirâmide = ( )bbBB AAAAh+⋅+⋅

3

5) q

aS−

=1

1 19) Vpirâmide = 3

hAbase

6) nP n!= 20) 0a a

b b

c c

x y 1 x y 1x y 1

=

7) !pn

n!A pn )( −=

21) ( ) ( )2 2,A B B A B Ad x x y y= − + −

22) ( )0 0 – – y y m x x=

8) β!...α!n!

Pn =,...,βα 23) 0 0, 2 2

P r

ax b y cd

a b

+ +=

+

9) !pnp!

n!C pn )( −= 24) ( ) ( )2 2 2x a y b r− + − =

10) 1pn ppn

T a xp+

−⋅

=

25) 222 cba +=

11) ( ) ( ) ( ) ( ) ( )acosbsenbcosasenbasen ⋅+⋅=+

26) cbha ⋅=⋅

12) ( ) ( ) ( ) ( ) ( )bsenasenbaba ⋅−⋅=+ coscoscos

27) nmh ⋅=2

13) ( )2

12

2 αα cossen −=

28) nab ⋅=2

14) ( )2

12

2 αα coscos +=

29) mac ⋅=2

30) 2 2 2D a b c= + +

Page 89: HISTÓRIA QUESTÃO 01 - garraprevestibular.com.brgarraprevestibular.com.br/wp-content/uploads/2018/07/prova-UFSC... · Sobre os povos africanos, é CORRETO afirmar que: ... e da Conjuração

COPERVE CONCURSO VESTIBULAR UFSC/2016 PROVA 1: VERDE 17

QUESTÃO 21 Em relação às proposições abaixo, é CORRETO afirmar que: 01. Se a função :f →

é definida por ( ) 12

x

f x =

, então f é decrescente e sobrejetiva.

02. Considere a função ( )

3 2, se 05 , se 0

x xg x

x x− <

= ≥. O domínio da função g é e o conjunto imagem

é .

04. A função { } { }: 2 2f − → − definida por 2 3( )2

xf xx+

=−

satisfaz ( ) ( )f f x x= para todo

{ }2x∈ − . Se 1f − é a função inversa da f , então 1f − coincide com a f .

08. Seja A⊂ com A ≠∅ . Se :f A→ é uma função estritamente crescente em A , então f é

injetiva.

16. Considere a função definida por ( ) 2f x x a= + , sendo *a +∈ . Então, ( )81 9 .f a= +

QUESTÃO 22 Em relação às proposições abaixo, é CORRETO afirmar que:

01. Não existe número inteiro que satisfaça a inequação

( ) ( )2 1 0

3 2 5 3x

x x+

≤− ⋅ −

.

02. Se { }{ },A a a= , então { }a A∈ e { }{ }a A∈ .

04. O quociente de um número racional por um número irracional é sempre um número irracional.

08. O conjunto solução da equação 2 3 1x − = − é vazio.

16. Considere a função :f → definida por ( ) 3f x x= − + . A área da região plana (fechada)

delimitada pelo gráfico da função f e pelo eixo x é de 9 unidades de área.

RESPOSTA

RESPOSTA

Page 90: HISTÓRIA QUESTÃO 01 - garraprevestibular.com.brgarraprevestibular.com.br/wp-content/uploads/2018/07/prova-UFSC... · Sobre os povos africanos, é CORRETO afirmar que: ... e da Conjuração

COPERVE CONCURSO VESTIBULAR UFSC/2016 PROVA 1: VERDE 18

QUESTÃO 23 Em relação às proposições abaixo, é CORRETO afirmar que: 01. Se

a bA

c d

=

é uma matriz inversível, então ( )1 1det Aad bc

− =−

.

02. O sistema

2 4 2 02 0

3 0

x y zx y zx y z

+ − = + − = − + =

tem única solução.

04. Se ( ) 2f x ax bx c= + + tal que ( )0 1f = , ( )2 3f = e ( )1 3f − = , então 3a b c+ + é um número ímpar.

08. Se A é uma matriz quadrada de ordem ( )2n n≥ ∈ com ( )det 5A = e 2 TB A A= ⋅ , então

( )det 50.B =

16. Em geral, o produto de matrizes não satisfaz a propriedade comutativa. Se A e B são

quaisquer matrizes quadradas de ordem ( )*n n∈ , então ( )2 2 22A B A A B B+ = + ⋅ + .

32. Se ( )3 2i jA a×

= com 2 3i ja i j= − , ( )2 3i jB b×

= com 2i jb i j= + e C A B= ⋅ , então 323 36c = .

QUESTÃO 24 Em relação às proposições abaixo, é CORRETO afirmar que:

01. O domínio da função ( )= tg 23

h x x π +

é o conjunto | ,6 2

kD x x kπ π = ∈ ≠ + ∈

.

02. A função ( )= cos2

xf x π+

é uma função par e tem período 4π .

04. O menor valor assumido pela função ( ) ( )= 2 sen 3g x x+ é 1− .

08. O valor de 13sec

3π −

é 1

2.

16. Se 1sen2 3x =

, então o valor de ( )sen cosx x+ , com x no primeiro quadrante, é 7 4 2

9+ .

RESPOSTA

RESPOSTA

Page 91: HISTÓRIA QUESTÃO 01 - garraprevestibular.com.brgarraprevestibular.com.br/wp-content/uploads/2018/07/prova-UFSC... · Sobre os povos africanos, é CORRETO afirmar que: ... e da Conjuração

COPERVE CONCURSO VESTIBULAR UFSC/2016 PROVA 1: VERDE 19

QUESTÃO 25 Em relação às proposições abaixo, é CORRETO afirmar que:

01. Um polinômio ( )p x , com coeficientes reais, é tal que ( )0 2p = e ( )1 3p − = . Se ( )r x é o resto da

divisão de ( )p x por 2x x+ , então ( )7 5r = − .

02. Considere a equação 3 24 30 0x x mx− + + = , em que m é uma constante real. Se 1 2r = , 2r e

3r são as raízes dessa equação, então 1 2 3r r r+ + é um número divisível por 2.

04. Sejam , e x y z números reais positivos. O valor de A que satisfaz a expressão

( )1 1log 3log log log5 2

A x y xz = − + é

4

5x z

y.

08. Se ( )q x é o polinômio dado por ( ) 1 1 2 2 2 2 1n n n n n nq x a x a x a x a x ax− − − −= + + + + + + , sendo

{ }1a∈ − , então o valor de ( )1q é 11

naa−−

.

QUESTÃO 26 Guardadas as condições de existência, determine o valor numérico da expressão ( ) ( )

( ) ( ) ( )

3 2

2

14 49 7 7

49 2 2 7 49

x x x ax bx a b

x a b x

− + ⋅ − + −

− ⋅ − ⋅ − para 966x = e transfira seu resultado para o cartão-resposta.

RESPOSTA

RESPOSTA

Page 92: HISTÓRIA QUESTÃO 01 - garraprevestibular.com.brgarraprevestibular.com.br/wp-content/uploads/2018/07/prova-UFSC... · Sobre os povos africanos, é CORRETO afirmar que: ... e da Conjuração

COPERVE CONCURSO VESTIBULAR UFSC/2016 PROVA 1: VERDE 20

QUESTÃO 27 Em relação às proposições abaixo, é CORRETO afirmar que:

01. No paralelepípedo abaixo, a medida da sua diagonal é expressa por uma função quadrática.

02. Se um reservatório de água tem a forma de cilindro equilátero e seu diâmetro interno mede 4 m ,

então, considerando 3,14π = , a capacidade desse reservatório é de 50.240 L . 04. Um pote para guardar alimentos tem a forma de um prisma reto de base triangular. Sua base é

um triângulo retângulo e suas dimensões formam uma progressão aritmética de razão 5 cm . Se

sua altura mede 10 cm , então a área total desse prisma é 2750 cm .

08. Um pequeno cesto de lixo tem a forma de tronco de pirâmide e suas dimensões internas estão indicadas na figura. Se a altura do cesto é 15 cm , então seu volume é 33.500 cm .

16.

Um filtro de café tem a forma de um cone cuja medida interna de seu diâmetro é 20 cm . Se a

medida interna da geratriz é 26 cm , então sua capacidade é menor que 2 L .

RESPOSTA

Page 93: HISTÓRIA QUESTÃO 01 - garraprevestibular.com.brgarraprevestibular.com.br/wp-content/uploads/2018/07/prova-UFSC... · Sobre os povos africanos, é CORRETO afirmar que: ... e da Conjuração

COPERVE CONCURSO VESTIBULAR UFSC/2016 PROVA 1: VERDE 21

QUESTÃO 28 Em relação às proposições abaixo, é CORRETO afirmar que:

01. O único valor que é solução da equação binomial 3 3

1x x

x x+ +

= − é 4x = .

02. O termo independente no desenvolvimento do binômio 43 x

x +

é 81.

04. Entre diferentes jogos de loteria, está a LOTOFÁCIL. O jogo consiste em um sorteio de 15 números, sem repetição, de um total de 25 números disponíveis. É permitido apostar de 15 a 18 dezenas, sendo que uma aposta simples consiste na marcação de 15 dezenas. Assim, uma pessoa que fez 816 apostas simples distintas terá a mesma chance de ganhar que uma pessoa que marcou 18 dezenas em um único cartão.

08. Com o avanço da medicina, estudiosos acreditam que, em breve, os pais poderão escolher os fenótipos dos seus filhos. Considere a situação de serem possíveis as escolhas: • sexo: homem ou mulher; • cor dos olhos: azul, verde, castanho ou preto; • cor do cabelo: loiro, ruivo, castanho ou preto.

Então, para um casal que deseje ter uma criança de sexo masculino que não tenha olhos azuis, haverá 24 possibilidades distintas para o biótipo de seu filho.

16. Em reunião de deputados de determinado estado, decidiu-se que deveria ser constituída uma comissão para tratar de assuntos de infraestrutura. Essa comissão deveria ter 2 membros do partido A, 2 membros do partido B e 1 membro do partido C. Se, para essas vagas, o partido A dispõe de 5 candidatos, o partido B de 6 candidatos e o partido C de apenas 2 candidatos, então a comissão de infraestrutura poderá ser formada de, exatamente, 60 maneiras distintas.

QUESTÃO 29 Em relação às proposições abaixo, é CORRETO afirmar que:

01. O ponto ( )1,1P − pertence à bissetriz dos quadrantes ímpares.

02. A reta : 4 3 15 0r x y+ − = é secante à circunferência 2 2: 6 8 0C x y x y+ + − = .

04. A equação geral da reta s que passa pelo ponto ( )4,2A e é perpendicular à reta : 18 4x yr − =

é : 2 6 0s x y− − − = .

08. A equação 2 24 4 4 8 9 0x y x y+ + + + = é de uma circunferência de centro 1 , 12

− −

.

16. Não existe n∈ tal que ( )2,A n− ; ( )4, 11B − e ( )1, 2C − sejam colineares.

RESPOSTA

RESPOSTA

Page 94: HISTÓRIA QUESTÃO 01 - garraprevestibular.com.brgarraprevestibular.com.br/wp-content/uploads/2018/07/prova-UFSC... · Sobre os povos africanos, é CORRETO afirmar que: ... e da Conjuração

COPERVE CONCURSO VESTIBULAR UFSC/2016 PROVA 1: VERDE 22

QUESTÃO 30 Em relação às proposições abaixo, é CORRETO afirmar que:

01. Se duas retas paralelas são cortadas por uma reta transversal, formando ângulos alternos externos cujas medidas, em graus, são representadas por ( )3 4x + e ( )4 37x − , então a soma desses ângulos é 254º.

02. No triângulo ABC , retângulo em B , DE é perpendicular a AC . Se AC mede 6 cm e CE tem a mesma medida do cateto AB , 4 cm , então AD mede 2 cm .

04. Se o quadrilátero abaixo representa a planta de um terreno plano, então sua área é igual a

( ) 2242 1 2 m+ .

08. Na figura da circunferência de centro O , se o ângulo agudo A mede 27º e o arco AB mede 156º, então a medida do ângulo indicado por x é igual a 105º.

16. Num triângulo retângulo, a hipotenusa mede 9 cm e o menor cateto mede 6 cm . Então, a

altura relativa à hipotenusa mede 2 5 cm .

RESPOSTA

Page 95: HISTÓRIA QUESTÃO 01 - garraprevestibular.com.brgarraprevestibular.com.br/wp-content/uploads/2018/07/prova-UFSC... · Sobre os povos africanos, é CORRETO afirmar que: ... e da Conjuração

COPERVE CONCURSO VESTIBULAR UFSC/2016 PROVA 1: VERDE 23

BIOLOGIA QUESTÃO 31 Os esquemas abaixo representam os cromossomos de células em diferentes fases da meiose de três indivíduos de uma espécie hipotética 2n = 6.

Indivíduo X

Indivíduo Y

Indivíduo Z

Com base nos esquemas e nos conhecimentos sobre biologia celular e genética, é CORRETO afirmar que: 01. as fases da meiose dos indivíduos X, Y e Z, representadas nos esquemas, são,

respectivamente: metáfase I, metáfase II e anáfase II. 02. os gametas produzidos pela célula do indivíduo Z, representada acima, terão um número n

diferente da espécie. 04. considerando apenas os genes representados e ocorrendo a correta separação das cromátides,

a célula do indivíduo X, representada acima, pode originar dois tipos de gametas: ABDE e ABDe.

08. esta espécie hipotética possui dois pares de cromossomos metacêntricos e um par submetacêntrico.

16. considerando outra célula do indivíduo Y, sem a ocorrência de permutação que envolva os genes representados e sem erros de segregação, a probabilidade de formar um gameta com os quatro alelos dominantes é de 6,25%.

32. os indivíduos Y e Z são heterozigotos para os quatro genes representados.

RESPOSTA

Page 96: HISTÓRIA QUESTÃO 01 - garraprevestibular.com.brgarraprevestibular.com.br/wp-content/uploads/2018/07/prova-UFSC... · Sobre os povos africanos, é CORRETO afirmar que: ... e da Conjuração

COPERVE CONCURSO VESTIBULAR UFSC/2016 PROVA 1: VERDE 24

QUESTÃO 32

QUEDE ÁGUA? [...] Os rios voadores1 da Hileia mal desaguam por aqui, e seca pouco a pouco em cada veia o Aquífero Guarani. Assim, do São Francisco a San Francisco, um quadro aterra a terra: por água, por um córrego, um chuvisco, nações entrarão em guerra. [...] O lucro a curto prazo, o corte raso, o agrotoxiconegócio; a grana a qualquer preço, o petrogaso-carbocombustível fóssil. O esgoto de carbono a céu aberto na atmosfera, no alto; o rio enterrado e encoberto por cimento e por asfalto.

[...] Quede2 água? Quede água? Agora é encararmos o destino e salvarmos o que resta; é aprendermos com o nordestino que pra seca se adestra; e termos como guias os indígenas, e determos o desmate, e não agirmos que nem alienígenas no nosso próprio hábitat. [...] 1 Rios voadores: curso de vapor d’água que circula pela atmosfera; 2 Quede: expressão antiga para interrogar onde está algo.

PIMENTEL, Lenine Macedo; RENNÓ, Carlos. Quede água? In: PIMENTEL, Lenine Macedo. Carbono. Manaus: Universal Music, 2015. CD. Faixa 6. [Adaptado].

Sobre os temas de ecologia relacionados à letra da música “Quede água?”, é CORRETO afirmar que: 01. a mata ciliar é uma proteção natural contra o assoreamento. 02. o desmatamento, ao reduzir a formação dos rios voadores, pode provocar a diminuição do

volume de chuva em regiões distantes daquelas em que os rios voadores se formam. 04. o Aquífero Guarani não possui o risco de ser contaminado pelos agrotóxicos por ser um lençol

freático. 08. a queima dos combustíveis fósseis libera diversos gases tóxicos na atmosfera, entre eles o

monóxido de carbono, que, quando inspirado, pode se associar irreversivelmente à hemoglobina, inutilizando-a no que se refere ao transporte do gás oxigênio.

16. vazamentos de petróleo nos oceanos podem dificultar a passagem de luz e o trânsito de gases, pois o petróleo se desloca para a superfície por apresentar menor densidade do que a água.

RESPOSTA

Page 97: HISTÓRIA QUESTÃO 01 - garraprevestibular.com.brgarraprevestibular.com.br/wp-content/uploads/2018/07/prova-UFSC... · Sobre os povos africanos, é CORRETO afirmar que: ... e da Conjuração

COPERVE CONCURSO VESTIBULAR UFSC/2016 PROVA 1: VERDE 25

QUESTÃO 33

Há registros de declínio expressivo de populações de abelhas melíferas em vários países, inclusive no Brasil. O desaparecimento das fabricantes de mel preocupa não só pela ameaça à existência desse produto, mas também porque as abelhas têm chamado a atenção principalmente pelo importante papel ecológico. Elas são responsáveis por 70% da polinização dos vegetais consumidos no mundo, ao transportar o pólen de uma flor para outra. Entre as prováveis causas para o desaparecimento das abelhas estão os componentes químicos presentes nos defensivos agrícolas, as mudanças climáticas e a infestação por um ácaro que se alimenta da hemolinfa das abelhas.

Na busca por respostas, o Instituto Tecnológico Vale, em Belém (PA), em colaboração com a Organização de Pesquisa da Comunidade Científica e Industrial, na Austrália, desenvolveu microssensores (pequenos quadrados com 2,5 milímetros de cada lado e massa de 5,4 miligramas, indicado pela seta), que são colados no tórax das abelhas da espécie Apis mellifera africanizada para avaliação do seu comportamento sob a influência de pesticidas e de eventos climáticos.

ERENO, Dinorah. Abelhas vigiadas. Pesquisa Fapesp: 221, p. 70-73, jul. 2014. [Adaptado]. Sobre assuntos relacionados ao texto, é CORRETO afirmar que: 01. tanto os ácaros como as abelhas são insetos que apresentam exoesqueleto constituído

basicamente pela proteína quitina. 02. considerando que o microssensor represente cerca de 5% da massa corporal de cada abelha,

os espécimes utilizados nesta pesquisa devem apresentar uma massa corporal em torno de 27 miligramas para que não tenham sua capacidade de voo afetada.

04. a polinização mediada por abelhas ocorre na maioria das espécies das plantas vasculares, entre as quais há representantes das Angiospermas, Gimnospermas e Pteridófitas.

08. a relação ecológica entre ácaro e abelha descrita no texto é desarmônica e interespecífica. 16. a reprodução das abelhas pode ocorrer de forma assexuada ou sexuada; na reprodução

assexuada, por partenogênese, as rainhas depositam ovos não fecundados que originam os machos diploides.

32. segundo as normas de nomenclatura estabelecidas por Carl Linnaeus, o nome científico da abelha presente no texto, por estar no meio de uma frase, também pode ser grafado apis mellifera.

RESPOSTA

Page 98: HISTÓRIA QUESTÃO 01 - garraprevestibular.com.brgarraprevestibular.com.br/wp-content/uploads/2018/07/prova-UFSC... · Sobre os povos africanos, é CORRETO afirmar que: ... e da Conjuração

COPERVE CONCURSO VESTIBULAR UFSC/2016 PROVA 1: VERDE 26

QUESTÃO 34 Considere a via bioquímica de produção do pigmento amarelo em abóboras representada abaixo. LOPES, Sônia; ROSSO, Sérgio. Bio. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2013, p. 225, v. 2. [Adaptado]. Suponha as seguintes frequências alélicas em determinada população em equilíbrio de plantas que produzem abóboras: 50% W e 50% w 40% Y e 60% y Sobre genética e evolução e com base no que foi apresentado, é CORRETO afirmar que: 01. nesta população, há menos plantas produtoras de abóboras verdes do que de amarelas. 02. uma população está em equilíbrio, com as frequências alélicas e genotípicas constantes ao

longo das gerações, quando ocorre seleção natural e deriva gênica. 04. espera-se, nesta população, uma distribuição de 50% de plantas que produzam abóboras

brancas e 50% de plantas que produzam abóboras coloridas. 08. o alelo W é epistático em relação aos alelos Y e y. 16. o genótipo das plantas produtoras de abóboras verdes é wwyy.

RESPOSTA

Page 99: HISTÓRIA QUESTÃO 01 - garraprevestibular.com.brgarraprevestibular.com.br/wp-content/uploads/2018/07/prova-UFSC... · Sobre os povos africanos, é CORRETO afirmar que: ... e da Conjuração

COPERVE CONCURSO VESTIBULAR UFSC/2016 PROVA 1: VERDE 27

QUESTÃO 35

O experimento representado abaixo foi realizado para observar a germinação e o comportamento geotrópico em raízes e caules. Quatro grãos de milho com as pontas voltadas para o centro foram colocados em uma caixa de acrílico sobre algodão umedecido em quantidade suficiente para garantir a fixação das sementes. A caixa foi recoberta com papel alumínio, para evitar a interferência da luz, e mantida na posição vertical por quatro dias. Em seguida, a caixa passou por um giro de 90°, conforme a ilustração abaixo, e foi mantida na posição horizontal por mais quatro dias. O desenvolvimento, a direção e o sentido das raízes e dos caules foram acompanhados durante a realização do experimento.

AMABIS, José M.; MARTHO, Gilberto R. Biologia: Moderna Plus. 3. ed. São Paulo: Moderna, 2009. CD: Guia para o professor. [Adaptado].

Sobre fisiologia vegetal e com base na ilustração, é CORRETO afirmar que: 01. o comportamento geotrópico da raiz depende da posição original dos grãos, podendo ocorrer

geotropismo positivo ou negativo. 02. concentrações ideais do hormônio vegetal auxina, necessárias para o alongamento celular

mais eficiente, são diferentes no caule e na raiz. 04. o órgão indicado pela seta A é a raiz. 08. nos dias que sucedem ao giro de 90° feito no experimento, é provável que a direção e o

sentido das raízes permaneçam os que foram estabelecidos na posição vertical.

RESPOSTA

Page 100: HISTÓRIA QUESTÃO 01 - garraprevestibular.com.brgarraprevestibular.com.br/wp-content/uploads/2018/07/prova-UFSC... · Sobre os povos africanos, é CORRETO afirmar que: ... e da Conjuração

COPERVE CONCURSO VESTIBULAR UFSC/2016 PROVA 1: VERDE 28

QUESTÃO 36

Sobre evolução e com base na figura, é CORRETO afirmar que:

01. a grande extinção do Permiano foi fundamental para a sobrevivência do Homo sapiens na Era Mesozoica.

02. muitas formas de vida desapareceram nas grandes extinções, porém, em termos geológicos, observam-se, posteriormente, novas formas com aumento da biodiversidade.

04. as primeiras plantas vasculares surgiram na Era Cenozoica, evento primordial para o aumento do número de famílias taxonômicas.

08. com o surgimento de células eucarióticas com cloroplastos, por um processo denominado endossimbiose, o gás oxigênio foi incorporado na atmosfera terrestre no Ordoviciano, período em que o número de famílias taxonômicas iniciou um crescimento significativo.

16. de acordo com o gráfico, o número de famílias taxonômicas sempre foi o mesmo em todos os períodos geológicos.

32. os registros fósseis revelam os diferentes organismos que dominaram a vida na Terra ao longo dos períodos geológicos.

64. as duas grandes extinções em massa, no Permiano e no Cretáceo, correspondem às fronteiras entre as eras geológicas.

RESPOSTA

A figura abaixo representa a relação entre os períodos de extinção biológica em massa e o número de famílias taxonômicas, com base nos registros fósseis.

LOPES, Sônia; ROSSO, Sergio. Bio. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2013, p. 277, v. 2. [Adaptada].

Page 101: HISTÓRIA QUESTÃO 01 - garraprevestibular.com.brgarraprevestibular.com.br/wp-content/uploads/2018/07/prova-UFSC... · Sobre os povos africanos, é CORRETO afirmar que: ... e da Conjuração

COPERVE CONCURSO VESTIBULAR UFSC/2016 PROVA 1: VERDE 29

QUESTÃO 37

A figura abaixo apresenta uma suposta conversa entre os personagens do desenho animado Pinky & Cérebro sobre o uso de animais em pesquisas científicas. Esquema simplificado de cultivo de células-tronco embrionárias e adultas adaptado de OSORIO, Tereza C.; CATANI, André; CARVALHO, Elisa G.; SANTOS, Fernando S. dos; AGUILAR, João B. V.; CAMPOS, Sílvia H. de A. Ser protagonista: Biologia. 2. ed. São Paulo: SM, 2013, p. 221, v. 1.

Com base nos assuntos abordados no diálogo acima e sabendo que as respostas do personagem Cérebro têm fundamentação teórica, é CORRETO afirmar que: 01. uma pesquisa que utiliza microssensores em abelhas da espécie Apis mellifera com o objetivo

de avaliar o comportamento delas sob a influência de pesticidas e de eventos climáticos é regulamentada pela Lei 11.794, conhecida como Lei Arouca.

02. indivíduos adultos possuem células-tronco multipotentes, como as células hematopoiéticas, com capacidade de diferenciação em alguns tipos de células.

04. animais transgênicos possuem, incorporados ao seu genoma, genes de outra espécie, porém esses animais são incapazes de transmitir o gene incorporado às gerações seguintes.

08. ao longo do desenvolvimento embrionário, ocorre um aumento no número de células diferenciadas; assim, por exemplo, as células na fase de mórula estão mais diferenciadas do que as células na fase de nêurula.

RESPOSTA

Page 102: HISTÓRIA QUESTÃO 01 - garraprevestibular.com.brgarraprevestibular.com.br/wp-content/uploads/2018/07/prova-UFSC... · Sobre os povos africanos, é CORRETO afirmar que: ... e da Conjuração

COPERVE CONCURSO VESTIBULAR UFSC/2016 PROVA 1: VERDE 30

QUESTÃO 38 Abaixo está representada uma célula eucariótica com destaques para os mecanismos de transporte através da membrana plasmática.

Adaptado de AMABIS, José M.; MARTHO, Gilberto R. Biologia em contexto: do universo às células vivas. 1. ed. São Paulo: Moderna, 2013, p. 198 e 201, v. 1; BIZZO, Nélio. Novas bases da Biologia: das moléculas às populações. 1. ed. São Paulo: Ática, 2011, p. 64, v. 1; JUNQUEIRA, Luiz C.; CARNEIRO, José. Biologia celular e molecular. 9. ed. Rio de Janeiro: Guanabara, 2012, p. 100; LOPES, Sônia; ROSSO, Sergio. Bio. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2013, p. 218, v. 1.

Sobre biologia celular, é CORRETO afirmar que: 01. na osmose, ocorre a passagem de água da solução hipotônica para a hipertônica. 02. os mecanismos de transporte A, B, C e D (destaque 1) correspondem a processos passivos, a

favor do gradiente de concentração. 04. na difusão simples, observada no mecanismo B (destaque 1), ocorre o transporte de

substâncias hidrofílicas. 08. a fagocitose (destaque 2) pode ser utilizada como mecanismo de defesa realizado por células

especializadas, como os macrófagos. 16. no epitélio intestinal, as especializações da membrana chamadas de microvilosidades

(destaque 3) reduzem a área de absorção, evitando o transporte por endocitose. 32. o transporte realizado através de vesículas que se fundem à membrana plasmática (destaque

4) libera, por exocitose, proteínas processadas no complexo golgiense.

RESPOSTA

Page 103: HISTÓRIA QUESTÃO 01 - garraprevestibular.com.brgarraprevestibular.com.br/wp-content/uploads/2018/07/prova-UFSC... · Sobre os povos africanos, é CORRETO afirmar que: ... e da Conjuração

COPERVE CONCURSO VESTIBULAR UFSC/2016 PROVA 1: VERDE 31

QUESTÃO 39

Presentes em vários processos industriais de fermentação, os fungos, por meio de um processo químico mediado por suas enzimas, são capazes de produzir, em laboratório, nanopartículas biológicas de prata com potencial antibacteriano para uso, por exemplo, em lençóis, fronhas e aventais usados em hospitais.

ERENO, Dinorah. Prata biológica. Pesquisa Fapesp: 206, p. 66-69, abr. 2013. [Adaptado]. Sobre os fungos, é CORRETO afirmar que: 01. na fabricação de pães, a fermentação alcoólica realizada por leveduras libera gás carbônico, o

que torna a massa do pão aerada. 02. pesquisas em biologia molecular e biotecnologia utilizam fungos porque as suas células

procarióticas são fáceis de manipular e cultivar. 04. a decomposição de substâncias orgânicas é realizada por algumas espécies de fungo e não é

importante para os ecossistemas. 08. os fungos não podem ser utilizados como controle biológico em lavouras porque sempre

causam doenças às plantas, como as observadas em associações desarmônicas entre fungos específicos e raízes de plantas conhecidas como micorrizas.

16. as nanopartículas descritas no texto podem ser utilizadas no combate às contaminações bacterianas, como as micoses.

32. além da possibilidade biotecnológica relatada no texto, alguns fungos produzem antibióticos, como a penicilina, usados no tratamento de infecções bacterianas.

RESPOSTA

Page 104: HISTÓRIA QUESTÃO 01 - garraprevestibular.com.brgarraprevestibular.com.br/wp-content/uploads/2018/07/prova-UFSC... · Sobre os povos africanos, é CORRETO afirmar que: ... e da Conjuração

COPERVE CONCURSO VESTIBULAR UFSC/2016 PROVA 1: VERDE 32

QUESTÃO 40

O tabagismo é hoje responsável por mais de 50 doenças, causando a morte de 5,4 milhões de pessoas por ano. Na queima de um cigarro, há produção de 4.720 substâncias, das quais 60 apresentam atividade cancerígena e outras são reconhecidamente tóxicas. Além do sistema respiratório, o tabagismo afeta diversos órgãos, como o fígado, causando cirrose hepática ou, ainda, neoplasia.

MIRRA, Antônio P. et al. Tabagismo, parte I. Revista da Associação Médica Brasileira, São Paulo, v. 56, n. 2, 2010. [Adaptado].

A figura ao lado representa um esquema simplificado do sistema porta hepático e órgãos relacionados.

SILVERTHORN, Dee U. Fisologia humana: uma abordagem integrada. 2. ed. São Paulo: Manole, 2003, p. 625.

Sobre a anatomia e a fisiologia do fígado, é CORRETO afirmar que: 01. as substâncias tóxicas produzidas pela queima do cigarro são assimiladas pela circulação

sanguínea e, em seguida, alcançam o fígado exclusivamente através da veia porta hepática. 02. o fígado é uma glândula que está localizada no lado esquerdo do abdome, imediatamente

abaixo do diafragma. 04. a filtração do sangue é uma das funções das células hepáticas, resultando na formação da

urina. 08. o fígado recebe sangue proveniente da veia porta hepática e da artéria hepática, que estão

trazendo o sangue do intestino e do coração, respectivamente. 16. o fígado e a vesícula biliar produzem a bile, que é uma enzima com a função de emulsificar as

gorduras do alimento durante a sua passagem pelo estômago. 32. uma das funções do fígado é a desintoxicação do organismo, inativando substâncias nocivas,

porém o excesso dessas substâncias pode ocasionar lesões no tecido hepático.

SOMENTE ESTA GRADE PODERÁ SER DESTACADA

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20

21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40

RESPOSTA