6
Igreja Metodista Em Itaberaba Congregação Em Santana De Parnaíba “ Jesus Cristo ontem e hoje é o mesmo, e o será para sempre ” Pastoral Onde está sua confiança? “Ai dos que descem ao Egito em busca de socorro e se estribam em cava- los; que confiam em carros, porque são muitos, e em cavaleiros, porque são mui fortes; mas não atentam para o Santo de Israel, e não buscam ao Se- nhor!” (Isaías 31:1). A resposta à pergunta no título desta pastoral de- termina a nossa qualida- de de vida e, mais que isso, de- termina se vamos viver. Confian- ça tem a ver com a expectativa, com a esperança que deposita- mos em alguém, em alguma coi- sa ou em uma situação. Eis aí o grande perigo. Uma expectati- va não correspondida gera uma frustração proporcional ao que se espera. Já a frustração gera abatimento, desânimo, tristeza, e para alguns pode ser o “gatilho” que desencadeia um processo depressivo ou autodestrutivo. Não podemos eliminar de nossas vidas a confiança. Ela é um sentimento básico para estabelecermos as mais variadas rela- ções, ou seja, precisamos confiar em algo ou em alguém; a ques- tão é em que ou em quem estamos confiando. Algumas pessoas, por terem se frustrado confiando na “coisa erra- da”, como mecanismo de defesa passaram a confiar apenas nelas mesmas. Isso pode ser tão danoso e, no meu ponto de vista, ain- da mais perigoso do que confiar em coisas externas. O perigo resi- de em dois fatos: primeiro, como seres humanos que somos esta- mos suscetíveis a muitas variações internas e externas que influen- ciam diretamente nossa capacidade de permanecermos constantes em um propósito. Por isso, ainda que queiramos não somos ca- BOLETIM INFORMATIVO | ANO XVII | Nº 785 | 20 DE OUTUBRO DE 2019 “Confiança”, por Rosel Marci (2018)

Igreja Metodista Em Itaberaba Congregação Em Santana De ... · J.C. Ryle, bispo anglicano britânico (1816-1900) Avisos Concílio Local em 3/11 Todos os membros da Igreja Metodista

  • Upload
    others

  • View
    5

  • Download
    0

Embed Size (px)

Citation preview

Page 1: Igreja Metodista Em Itaberaba Congregação Em Santana De ... · J.C. Ryle, bispo anglicano britânico (1816-1900) Avisos Concílio Local em 3/11 Todos os membros da Igreja Metodista

Igreja Metodista Em ItaberabaCongregação Em Santana De Parnaíba

“ J e s u s C r i s t o o n t e m e h o j e é o m e s m o , e o s e r á p a r a s e m p r e ”

Pastoral

Onde está sua confiança?“Ai dos que descem ao Egito em busca de socorro e se estribam em cava-los; que confiam em carros, porque são muitos, e em cavaleiros, porque são mui fortes; mas não atentam para o Santo de Israel, e não buscam ao Se-nhor!” (Isaías 31:1).

A resposta à pergunta no título desta pastoral de-termina a nossa qualida-

de de vida e, mais que isso, de-termina se vamos viver. Confian-ça tem a ver com a expectativa, com a esperança que deposita-mos em alguém, em alguma coi-sa ou em uma situação. Eis aí o grande perigo. Uma expectati-va não correspondida gera uma frustração proporcional ao que se espera. Já a frustração gera abatimento, desânimo, tristeza, e para alguns pode ser o “gatilho” que desencadeia um processo

depressivo ou autodestrutivo.

Não podemos eliminar de nossas vidas a confiança. Ela é um sentimento básico para estabelecermos as mais variadas rela-ções, ou seja, precisamos confiar em algo ou em alguém; a ques-tão é em que ou em quem estamos confiando.

Algumas pessoas, por terem se frustrado confiando na “coisa erra-da”, como mecanismo de defesa passaram a confiar apenas nelas mesmas. Isso pode ser tão danoso e, no meu ponto de vista, ain-da mais perigoso do que confiar em coisas externas. O perigo resi-de em dois fatos: primeiro, como seres humanos que somos esta-mos suscetíveis a muitas variações internas e externas que influen-ciam diretamente nossa capacidade de permanecermos constantes em um propósito. Por isso, ainda que queiramos não somos ca-

BOLETIM INFORMATIVO | ANO XVII | Nº 785 | 20 DE OUTUBRO DE 2019

“Confiança”, por Rosel Marci (2018)

Page 2: Igreja Metodista Em Itaberaba Congregação Em Santana De ... · J.C. Ryle, bispo anglicano britânico (1816-1900) Avisos Concílio Local em 3/11 Todos os membros da Igreja Metodista

pazes de corresponder a todas as nossas expectativas sobre nós mes-mos. Ao depositarmos toda nossa confiança em nós mesmos, coloca-mos um fardo e um jugo sobre nós que é impossível suportar.

O segundo perigo é nos tornarmos pessoas extremamente prepoten-tes. O excesso de autoconfiança elimina de nossas vidas a ideia de que precisamos de ajuda, de que sem o “outro” nada fica tão bom. A infalibilidade é repelente. Sim, ninguém gosta de conviver com pesso-as prepotentes, que sabem mais do que todos, que fazem melhor do que todos. Na verdade, pessoas assim são bem chatas!

Não estou dizendo que não temos que acreditar no nosso potencial nem estou fazendo uma apologia à baixa autoestima, que pode nos levar a incorrer em outra armadilha, que é o vitimismo ou a medio-cridade. O que estou querendo é convidar você a depositar sua con-fiança na coisa ou, no caso, na pessoa certa. O apóstolo Paulo afir-mou que podia todas as coisas; ou seja, ele tinha clareza do seu po-tencial, sabia de sua capacidade de realização. Contudo, sua decla-ração não acaba assim. Ele afirma: “Tudo posso naquele que me fortalece” (Fl 4:13). Sim, Paulo sentia que podia tudo, mas sua for-ça, sua capacidade, sua confiança vinham de Deus.

Por isso a expressão de Paulo é tão forte e decidida: “Tudo posso”. Mas ele pode tudo no Senhor, e isso é maravilhoso. Todos nós po-demos tomar posse dessa palavra, aplicá-la e vivê-la em nosso dia a dia. Imagine as possibilidades, as alternativas, o alcance, a dimen-são do que você pode fazer no Senhor!

Estou dizendo que nossa confiança deve estar em Deus. Faço a vo-cê mais uma pergunta: qual é o limite do que Deus pode fazer? Pois é, esse limite não existe. E, se nossa confiança está nesse Deus, po-demos sonhar, podemos planejar, podemos almejar e, se os nossos planos estão em conformidade com a vontade d’Ele, nós podemos todas as coisas. Dinheiro, tempo, disposição, oportunidade, seja o que for, tudo está nas mãos do Senhor. Se confiarmos n’Ele, tudo o

que precisamos para realizar todas as coisas que de-sejamos serão geradas por Ele.

Do amigo e pastor,

Tiago Valentin

“Se você não consegue confiar em Deus em meio às tempestades, como se atreve a confiar n’Ele para a vida eterna?”

Charles Spurgeon, pregador batista britânico (1834-1892)

Page 3: Igreja Metodista Em Itaberaba Congregação Em Santana De ... · J.C. Ryle, bispo anglicano britânico (1816-1900) Avisos Concílio Local em 3/11 Todos os membros da Igreja Metodista

ReflexãoUm olhar faz toda a diferença!“E o povo estava ali a olhar. E as próprias autoridades zombavam dele, dizendo: Aos outros salvou; salve-se a si mesmo, se é o Cristo, o escolhido de Deus. Os soldados também o escarneciam, chegando-se a ele, oferecendo-lhe vinagre, e dizendo: Se tu és o rei dos judeus, salva-te a ti mesmo. (…) Então disse [um dos malfeitores com ele crucificados]: Jesus, lembra-te de mim, quando entrares no teu reino. Respondeu-lhe Jesus: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no paraíso” (Lucas 23:35-43).

Um olhar faz toda a di-ferença para aquele que crê! Apenas um

olhar, um vislumbre de Cris-to, muda para sempre a vi-da de uma pessoa! “E o po-vo estava ali a olhar”, e, as-sim como antes, estão todos a olhar novamente.

A questão é: o que estavam olhando? As autoridades olhavam um homem cruci-ficado, castigado por açoites e por pregos nos punhos e nos pés. Viam-No como um herege, que estava sendo

castigado por seus crimes e, assim vendo, zombavam d’Ele.

Os soldados não O conheciam muito e vendo-O, igualmente riam e zombavam. Pode até ser que algum dos soldados pensasse se tra-tar de um comparsa dos outros dois que também estavam crucifi-cados. Um dos ladrões enxergou um homem simples, igual a ele, na mesma condição de réu de morte, e, ouvindo o que as autoridades diziam, acreditou nelas, blasfemando. Mas havia um olhar diferente destes também ali…

O outro ladrão olhou e viu algo além da condição humana castigada por açoites e por pregos. Ele viu alguém que os demais não podiam ver, pois não criam e não queriam crer. Ele olhou e viu algo mais que a simples situação do momento, sua visão foi mais apurada do que isso. Esse ladrão enxergou pela fé o futuro, contemplou o Tercei-ro Dia, maravilhou-se disso e exclamou: “Jesus, lembra-te de mim, quando entrares no teu reino!”.

Quão maravilhoso é o olhar voltado para contemplar a Glória de

O ladrão arrependido olha para Jesus

Page 4: Igreja Metodista Em Itaberaba Congregação Em Santana De ... · J.C. Ryle, bispo anglicano britânico (1816-1900) Avisos Concílio Local em 3/11 Todos os membros da Igreja Metodista

Deus! Quão preciosa é a visão de Cristo no Terceiro Dia! João viu-o e ficou espantado com a visão: “Voltei-me para ver quem fala-va comigo e, voltado, vi sete candeeiros de ouro e, no meio dos candeeiros, um semelhante a filho de homem, com vestes talares e cingido, à altura do peito, com uma cinta de ouro. A sua cabeça e cabelos eram brancos como alva lã, como neve; os olhos, como chama de fogo; os pés, semelhantes ao bronze polido, como que refinado numa fornalha; a voz, como voz de muitas águas. Tinha na mão direita sete estrelas, e da boca saía-lhe uma afiada espa-da de dois gumes. O seu rosto brilhava como o sol na sua força.” (Ap 1:12-16).

Olhe para Cristo! Não olhe a situação momentânea que você vive. Não olhe para os outros nem para você mesmo, pois somos pecado-res, e olhar para nós somente provocará tristeza e angústia.

Não olhe nem mesmo para o Cristo a quem muitos erradamente olham, crucificado e morto, pois a fé destes também está morta! Olhe para o Cristo ressuscitado, o Cristo do Terceiro Dia, o mesmo para quem o ladrão da cruz olhou e que João viu na revelação do Apocalipse!

Um olhar faz toda a diferença! Um olhar, um simples olhar, mudou a minha vida e a minha história e po-derá mudar a sua também! Olhe, por favor, simples-mente olhe!

Por Fernando Heitor de Siqueira

“Olhe para a cruz, pense na cruz, medite sobre a cruz e, depois, vá e coloque seu afeto no mundo, se conseguir.”

J.C. Ryle, bispo anglicano britânico (1816-1900)

Avisos

Concílio Local em 3/11Todos os membros da Igreja Metodista em Itaberaba estão convo-cados para o Concílio Local que se realizará no dia 3 de novembro (domingo), às 9h00. Os assuntos da pauta serão: 1) a recomenda-ção de Renan Fernando dos Santos para ingressar na Faculdade de Teologia; 2) apresentação dos resultados da avaliação pastoral e ministerial; e 3) plano de metas financeiras para Santana de Parna-íba. Por decorrência do Concílio Local, excepcionalmente não tere-mos culto pela manhã nem a Escola Dominical.

Page 5: Igreja Metodista Em Itaberaba Congregação Em Santana De ... · J.C. Ryle, bispo anglicano britânico (1816-1900) Avisos Concílio Local em 3/11 Todos os membros da Igreja Metodista

BazarNo dia 26 de outubro (sábado), das 10h00 às 16h00, realizaremos na nossa igreja um superbazar de roupas seminovas. O valor arreca-dado será destinado à reforma da quadra de esportes da nossa igre-ja. Ajudem-nos a divulgar, venham e tragam outras pessoas!

Aniversariantes21/10 Erick Novaes Gomes;22/10 José Eduardo Cândido de Freitas;24/10 Érica Kelly Amaral Pereira e

Eula Laura Ladeia Gomes.

Orai sem cessar!Apresentemos a Deus os nomes de irmãos e irmãs que passam por enfermidades e problemas diversos. Oremos:

•Pela saúde da d. Alda, do Antônio Vas-salo (irmão do Gesué), do Carlos (ir-mão do Márcio), da Cida (cunhada da Silvana), da d. Domi, do Edilson Távo-ra, da Flávia Peres, da Lisete (cunhada do Dilson), da Gina, da d. Lydia Reyes (mãe da Maria José), da Maria Clara (sobrinha da Maria José), da d. Maria da Penha, do Nino, da Paula (filha da d. Alda), do Paulo (esposo da Rose), do Rafael Arrais (sobrinho do sr. Manoel), da Rose Freitas, da Rosimeire (irmã da Roseli de Brito), do Vitorino, do Wanderlei e do Wilson (cunhado da Maria José);

•Pelos desempregados;

•Pelos Pequenos Grupos (PGs), seus líderes e seus alvos;

•Pelos ministérios e lideranças da nossa igreja;

•Pela equipe pastoral (pastores Tiago, Laura e Lucas);

•Pela missionária Mariana Wada;

•Pelo crescimento quantitativo, espiritual e orgânico da nossa igre-ja;

•Pelo ministério do bispo José Carlos Peres, da nossa Região;

•Pelo 44º Concílio Regional que acorrerá entre os dias 21 e 24 de novembro.

Para incluir pedidos de oração no Boin, procure o Pr. Tiago.

Page 6: Igreja Metodista Em Itaberaba Congregação Em Santana De ... · J.C. Ryle, bispo anglicano britânico (1816-1900) Avisos Concílio Local em 3/11 Todos os membros da Igreja Metodista

www.metodistaitaberaba.com.br

/igrejametodista.itaberaba

Missão: Espalhar a santidade bíblica, testemunhando Jesus Cristo como único e suficiente Sal-vador, capaz de transformar vidas e realidades.Visão: Ser reconhecida como uma igreja intercessora, que celebra e adora ao Deus vivo, com amor à Palavra, e acolhe os que se achegam e buscam a cura e a restauração do corpo, da alma e do espírito.

Igreja Metodista em Santana de Parnaíba (Congregação)

Rua Canário, 41Santana de Parnaíba - SP

Pastor: Lucas Gomes

R. Mestras Pias Fillipini, 161São Paulo - SP - 02736-010Tel: 3977-0571

Pastor: Tiago [email protected]

Pastora: Laura [email protected]

programação semanal2ª feira 3ª feira 4ª feira 5ª feira 6ª feira domingo

Alimentando Vidas (20h00)

Tarde de Oração (16h00)

Encontros dos PGs

Encontros dos Pgs

Novidade de Vida (20h00)

Encontros dos Pgs

Escola de Cura d’alma (20h00)

Encontros dos PGs

Culto (9h00)Escola Dominical

(10h00)Culto solene

(19h00)

HorÁrios de eXpedienTe dos pasTores na igreJa

Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Domingo

Manhã - 8h30 – 12hTiago

Dia Folga Pr. Tiago

Pra. Laura

8h30 – 12hTiago

8h30 – 12hLaura - 9h

Tiago e Laura

Tarde 13h30 – 17hTiago e Laura

13h30 – 17hTiago e Laura

13h30 – 17hTiago e Laura

13h30 – 17hTiago e Laura

14h - 17hTiago e Laura -

Noite 20hTiago e Laura

20hTiago e Laura

20hTiago e Laura

20hTiago e Laura

19hTiago e Laura

19hTiago e Laura

BoleTim informaTivo (Boin) da igreJa meTodisTa em iTaBeraBaCoordenação: Pr. Tiago ValentinEdição: Benjamin GonçalvesProjeto e produção gráfica: Américo Neto

Colaboradores: Flávia Gonçalves, Pra. Laura Costa Valentin e Dilson Julio SilvaCoordenadora do M. de Comunicação: Aline Gomes

Assista as transmissões ao vivo ou as gravações dos cultos em nosso canal no Youtube.

Escala de ServiçoSERVIÇO HOJE (20/10) PRÓX. DOMINGO (27/10)

FECHAMENTO DA IGREJA Murillo Silas

INTERCESSÃO Marilene/Edward Manoel/Nurimar

GUARDADOR DOS CARROS Toninho/Wanderley Wil/Paulo

ALIMENTANDO VIDAS Denise Walquíria

MINISTÉRIO INFANTIL Maria José/Edna/Babi/Pastora Rosa/Carol Silveira/Laiza/Doroti

LOUVOR Geração Eleita Nova Aliança

OPERADOR DE SOM Tiago Américo

OPERADORA DO DATASHOW Bel Scheila

OPERADOR DE CÂMERA Marcão Augusto

DIREÇÃO DO CULTO Pra. Laura/Murillo Pastores

PREGADOR Pr. Tiago Renan