24
ILLUSTRIOUS ILLUSTRIOUS #001 - NOVEMBER R$: 12,90 BICICLETA SEM FREIO O estúdio de design brasileiro que é destaque no mundo pop. Com suas cores chegaram no mundo da música. IPAD PRO A apple revelou seu novo Ipad, focado em um público profissional de ilustração, design e produção audiovisual. E conta com novos acessórios. ARTISTA DO MÊS Os designers brasileiros que foram destaques no último mês e suas criações mais inspiradas.

Illustrious #001

Embed Size (px)

DESCRIPTION

Projeto de desenvolvimento de revista para a ETEC Carlos de Campos, com o tema "Ilustração Digital. Trazendo matérias sobre o novo Ipad Pro, sobre o estúdio Bicicleta sem Freio e sobre o mapa Summoner's Rift de League of Legends.

Citation preview

Page 1: Illustrious #001

ILLUSTRIOUS

ILLUSTRIOUS #001 - NOVEMBER

R$: 12,90

BICICLETA SEM FREIOO estúdio de design brasileiro que é destaque no mundo pop. Com suas cores chegaram no mundo da música.

IPAD PROA apple revelou seu novo Ipad, focado em um público profissional de ilustração, design e produção audiovisual. E conta com novos acessórios.

ARTISTA DO MÊSOs designers brasileiros que foram destaques no último mês e suas criações mais inspiradas.

Page 2: Illustrious #001

ÍNDICEEDITORIALAs melhorias e os problemas que a regulamentação da profissão designer trazem e porque essa discussão é bem mais profunda do que parece ser.

BICICLETA SEM FREIOO estúdio de design brasileiro que é destaque no mundo pop. Com suas cores chegaram no mundo da música.

IPAD PROA apple revelou seu novo Ipad, focado em um público profissional de ilustração, design e produção audiovisual. E conta com novos acessórios.

#FFOs designers brasileiros que foram destaques no último mês e suas criações mais inspiradas.

SUMMONER’S RIFFUm dos MOBAS mais jogados do mundo atualizou seu mapa principal com detalhes simples mas que no fim fazem toda diferença.

PG 4

PG 5

PG 8

PG 17

PG 20

Page 3: Illustrious #001

EXPEDIENTE

Arte Redação Diagramação

Expediente: Arte DiagramaçãoÍndice: Arte Diagramação

Ipad Pro: Redação DiagramaçãoMemória: Redação Diagramação

Arte Redação Diagramação

Bicicleta sem Freio: Texto Diagramação#FF: Texto Diagramação

Summoner’s Riff: Texto Diagramação

Fellipe Viana19 anos, Paulista, designer diagramador, gosta de música, cultura street e futebol.

Daniella Lima18 anos, Paulista, designer, amante da cultura japonesa e jogos eletrônicos.

Page 4: Illustrious #001
Page 5: Illustrious #001

EDITORIAL

Pra começar: nunca dei muita importân-cia a regulamentação da profissão de Designer por uma série de motivos (antes de jogar pedra, termine de ler por gen-tileza). Muitos usam como argumento que essa regulamentação faria com que os salários magicamente aumentassem, pois somente pessoas com formação (ou ex-periência equivalente) poderiam adentrar o mercado de trabalho como Designers, sendo assim eles colocam a culpa nos “sobrinhos” pelos baixos salários e o não reconhecimento da profissão. Concordo plenamente que algo deve ser feito para que nos reconheçam como um profission-al sério e de grande valor pra sociedade. Mas, se você é designer e quer que haja

uma regulamentação porque você teme quem faz o mesmo trabalho que você mas não tem formação, amigo, tenho uma péssima notícia. Com a lei outras coisas viriam, como a formação de um orgão como o CREA que viria a cobrar uma anuidade ou algo do tipo para que você seja um profissional regulamentado. Sem contar que isso dificultaria a vida de pessoas que tem interesse em ingres-sar na profissão, pessoas que como eu começaram muito cedo e sem formação alguma e até hoje não tem curso superior.

A regulamentação da profissão designer

Pedro Marques, Designer, Amsterdam, Holanda.

4

Page 6: Illustrious #001

O Bicicleta Sem Freio é um estúdio de design e ilustração lá de Goiânia, e que não consegue passar despercebido em lugar algum. Seja pelo sotaque, pela simpatia ou pelo furacão colorido e cheio de talento que envolve tudo o que eles tocam.

Arte, design e rock n’r oll. Pode parecer um clichê mas essa é maneira mais simples, honesta e coer-ente de tentar explicar essa dupla de ilustradores que atende sob o nome “Bicicleta Sem Freio”. Douglas e Renato se conheceram no curso de Artes Visuais da Universi-dade Federal de Goiás.O BSF surgiu como um grande grupo de colegas de classe que só queriam se divertir, criar, desenhar

e animar o que vinha em suas mentes. Boa parte dos trabalhos do inicio do grupo é de cartazes para shows de rock e eventos culturais. De certa ma-neira, essa atuação teria influência direta no sur-gimento da banda Black Drawing Chalks (apenas Renato não participa da banda) Acho que a prin-cipal característica desse grupo é o trabalho manu-al, o capricho tipográfico e o desenho de garotas,

muitas garotas. Com influências quem vão de Edward Mucha a James Jean, os garotos exploram com maestria as cores, as formas e as curvas dos mais variados tipos de garotas, sempre com uma dose de piscodelia e humor únicos. Seja numa referência interna de um sanduíche predileto de um dos integrantes ou uma tatuagem que deixe claro suas origens.

5

Page 7: Illustrious #001

O estúdio foi respon-sável pelo vídeo-clipe da música “My Favorite Way”, da banda Black Drawing Chalks. Também produziram um comer-cial de refrigerante. In-clusive, ficaram atolados em uma produção que

levou quase cinco me-ses, enquanto produziam sequências, chegaram a produzir as partes deles entre um intervalo de um show e outro. O trabalho do grupo vem chamando atenção em todos os continentes, os

garotos vêm emprestan-do seu traço único para clientes ao redor do mun-do, nada mal para três moleques pilotando uma bicicleta a toda veloci-dade, sem nenhum tipo de freio.

6

Page 8: Illustrious #001

As musas inspiradoras para as mulheres do estú-dio, são cartazes dos anos 60 e 70 de diversas ban-das. Sem muita referên-cia, os meninos apenas se concentraram em trabal-hos anteriores, quase que copiando os cartazes dos anos passados.

Após desenharem tan-tas mulheres (junto de animais, fogo, caveiras e cores fortes), eles não desvincularam mais.Os próprios artistas afir-mam que as cores vi-eram de forma aleatória, a partir de alguns erros cometidos no Photoshop.

Um erro que veio para dar certo, pois a saturação das cores são um marco no trabalho deles.Por fim, são artistas muito talentosos de quem ainda vamos ouvir falar muito ainda.

7

Page 9: Illustrious #001

a maior notícia sobre ipad desde o ipad.

8

Page 10: Illustrious #001

A grande novidade da apple nesse ano foi o Ipad Pro que finalmente tem um uso bem definido e um público alvo is fecha-do do que apenas fãs da empresa interes-sados em todos os seus itens. Os ipads anteriores não traziam grandes novidades além de telas maiores com uma densi-dade de pixels maior, dessa vez a apple quer tocar os designers e ilustradores que procuram um gadget que tenha mais utilidades que uma mesa gráfica. Com 13 polegadas e uma resolução de 2048 x 2732 pixels (265 pixels por polegada) o Ipad Pro se assemelha aos Surface da rival Microsoft, rivalidade essa que foi coloca-da em questão quando um membro da rival apareceu para contar sobre o prin-cipal adicional do Ipad o Apple Pencil, modelo rejeitado várias vezes por Steve Jobs e agora introduzido de uma forma totalmente nova. Outra manobra da apple para seguir o mercado de um jeito dis-

creto foi o teclado especial para o Ipad Pro, introduzindo um teclado inteligente que funciona como uma smart cover, sem fios, emparelhamento ou configurações avançadas o Ipad Pro se torna mais pare-cido com os ultra books 2 em 1 que estão fazendo sucesso, onde se pode retirar a tela do notebook e usar em modo tablet. O evento realizado em setembro pode se notar uma apple cada vez mais inserida ao mercado e prestando mais atenção no cliente, dando o que ele quer, e cada vez menos mostrando ao cliente o que ele quer, como pensava o eterno CEO da empresa Steve Jobs. Com smartphones maiores, com mais memória e bateria e dando uma utilidade clara ao Ipad Pro e o aproximando do mercado que mais cresce no mundo dos eletrônicos, os dispositivos que servem tanto para trabalho quanto para lazer.

Roubou a cenaem evento organizado para o anúncio do novo Iphone, quem chamou a atenção foi o Ipad Pro e seus acessórios.

9

Page 11: Illustrious #001

Os dados técnicos do Ipad contam com os já citados:4gb de memória RAM.Processador Apple A9X.Bateria de 10 horas de duração.Fora isso o Ipad Pro também conta com:Armazenamento de 32 ou 128gb.Câmera frontal HD.Câmera traseira de 8 megapixels.3 cores disponíveis (cinza espacial,

prata e dourado)4 alto falantes (3 vezes mais potência que o Ipad Air 2)Detalhe para os 4 alto falantes que graças a duas placas de carbono repo-sicionam oáudio conforme o aparelho é virado para um som melhor independente-mente da posição que está sendo usa-do.

A grande novidade não é grande penas como surpresa mas também no físico, com 13 polegadas e até um pouco mais grosso do que o seus antecessores o Ipad Pro tem um hardware impecável com novidades incríveis e me-lhorias em usos já existentes. A tela de 13 polegadas nunca foi tão bonita de se ver, com 2048 x 2732 pixels somando cerca de 5,6 milhões de pixels na tela, a densidade de 265 pixels por polegadas cria não apenas imagens nítidas para fil-mes, vídeos e imagens mas também uma precisão maior o que se está criando, já que o novo Ipad é claramente uma peça para designers e criadores. A tela de 13 polegadas oferece um tamanho perfeito para utilizar todo tipo de aplicativo, de músicas a ilustrações, o criador de con-teúdo provavelmente nunca esteve tão satisfeito com um tamanho de tela da apple somada a quali-

dade de imagem nunca antes vista. O Ipad Pro também traz desempenho, com uma memória ram de 4gb, processador apple A9X o Ipad Pro tem uma velocidade de processamento que pode ser comparada a computadores de mesa.Segundo a pró-pria Apple o Ipad Pro é mais rápido que 80% dos computadores de mesa vendidos em 2014, indicando que o novo Ipad é realmente para trabalho, além de diversão (e talvez os dois ao mesmo tempo). Com tantas melhorias na tela e no hardware o desafio passou para a bateria, que a apple continua mantendo em 10 horas de duração. Para manter a bateria de 10 horas a empre-sa optou por um físico levemente mais robusto que os Ipad Air, o novo gadget contará com 6,9 milímetros de espessura, nada que atrapalhe o uso ou vá pesar na bolsa.

10

Page 12: Illustrious #001

A apple vinha a alguns anos sofrendo duras críticas e em alguns momentos até perdendo alguns clientes para concorren-tes mais atentos ao que o mercado estava pedindo, foi assim quando o pedido dos usuários por uma versão menor do Ipad fosse criada para um uso mais casual e a empresa criou um modelo ainda muito grande comparado aos modelos concor-rentes da categoria Mini, então a apple decidiu adotar

medidas mesmo sendo contra conceitos aplicados por Steve Jobs. Por exemplo, smartphones maiores concor-rendo com os Phoblets de outras empre-sas como Samsung e Motorola com o Nexus 6. No Ipad pro a apple decidiu apostar nos randes acertos do Surface da grande rival Microsoft, os acessórios.

Uma das grandes surpresas do Ipad Pro foram seus adicionais que antes foram rejeitados por Steve Jobs.

Adicionais de luxo

11

Page 13: Illustrious #001

Aparentemente uma capa inteligente como qualquer outra, com a diferença de que essa vem com um teclado acoplado, ideia já usada em muitos aparelhos de outras rivais.Naturalmente a apple decidiu pegar essa tecnologia e remodelar para aquele padrão já conhecido, sem fios, sem emparelhamento ou necessidade de configurações extra.Além de uma ótima alternativa para di-gitar, o Smart Keyboard se torna uma primeira aproximação da apple para a febre do mercado: Os ultrabooks 2 em 1. Obviamente a Apple não entraria no mer-cado dos 2 em 1 mudando o design dos Macbooks, então o Ipad Pro foi a oportu-nidade perfeita para criar um tablete, mais rápido que um computador de mesa que tenha a opção de um teclado para um uso em es-critório, por exemplo. O smart keyboard

não tem bateria, portanto sua única fonte de alimentação possível seria o próprio Ipad, assim o ipad tem uma entrada de 3 pinos na lateral onde obvia-mente também são transmitidos os dados de digitação, por não necessitar de uma conexão bluetoth para funcionar, não existe lag nem tempo de espera, a digi-tação funciona realmente em tempo real. A produtividade aparentemente aumenta muito com o extra e funciona muito bem para ambientes de escritório, demons-trando novamente a tentativa da apple de se solidificar no mercado empresarial. Graças as novida-des do IOS 9, o teclado tem uma porção de atalhos que ajudaram no dia a dia de trabalho. O acessório do Ipad Pro sairá no mercado por 169 dólares, ainda sem preço para outras moedas.

Smart Keyboard

12

Page 14: Illustrious #001

Sem dúvida o grande momento da apre-sentação do Ipad Pro foi a apresentação do Apple Pencil, uma espécie de caneta Stylus melhorada para o desenho. Não só por ser um belo acessório mas pela controvérsia opnião de Steve Jobs sobre canetas para tablets e também pela apari-ção de um mebro da equipe responsável pelo surface da Microsoft, rival direto do Ipad Pro. A Apple Pencil conta com deta-lhes que fazem toda a diferença dela para uma Stylus, enquanto a Stylus é apenas uma extensão do seu dedo, o Pencil é re-almente um lápis, onde cada movimento faz uma diferença no traçado, por exem-plo: com maior pressão o traço fica mais grosso e escuro, diminuindo a pressão o traço fica mais fino e mais claro, além da pressão o Apple Pencil tem sensores para inclinação e posição. Ele funcionará com um aplicativo próprio para a ilustração,

provavelmente também será usada para aplicativos adobe. A grande questão até agora fica para o modelo que essas imagens serão salvas, usuários de ipad sabem da dificuldade em arquivos jpg nos ipads que no geral só salva em png, arquivos muito mais pesados, que podem dificultar a vida do ilustrador que quer mandar suas criações direto para seu site, tendo em vista que os arquivos png não são recomendados pelo google que por sua vez tende a deixar sites que usam esse modelo de imagem mais escondidos nas pesquisas, por ficarem mais pesados. O Apple Pencil conta com uma bateria com-patível com os cabos lightining, permi-tindo ser utilizado enquanto carrega. O preço por esse adicional incrível será de 99 dólares.

Apple Pencil

13

Page 15: Illustrious #001

Por todos os detalhes de hardware, sof-tware e acessórios fica claro a intenção da apple de dar um uso lógico e prático aos seus tablets. Os usuários que não são aficionados por produtos Apple não veem necessidade em comprar um tablet, que desde o primeiro modelo era visto apenas como um Iphone gigante e que não faz ligações. A apple vem melhorando seus aparelhos desde então mostrando que eles poderiam ser muito mais, mas até as propagandas não mostravam um uso prá-tico que melhore o dia a dia, mostrando o aparelho nas mãos de crianças ou sen-do usado para jogos, leitura ou para ver vídeos, causando uma sensação de “eu não preciso disso” ao consumidor médio. Dessa vez a Apple apresenta um produto focado em um grupo que cresce cada vez mais e pode

influenciar o público médio: o criador de conteúdo, com um hardware que permite editar 3 vídeos em 4K ao mesmo tempo, um acessório perfeito para o desenho que transforma o aparelho em uma mesa gráfica o Ipad Pro se apresenta como um aparelho de trabalho, com um fim claro e útil para um número muito maior de pes-soas. Alguns desenhistas até elogiaram o Apple Pencil comparando com mesas gráficas dizendo que o controle é muito maior, já que nas mesas gráficas o conte-údo e desenhado na mesa mas você não está olhando pra ela, dificultando o trabalho de quem é mais acostumado ao bom e velho papel e caneta. O Ipad Pro é uma ferramenta para o designer, ilustrador, editor de vídeos e todo tipo de criador de algum tipo de conteúdo.

Pra trabalho

14

Page 16: Illustrious #001

O Ipad Pro vem para firmar a expressão “era pós-pc” deixando os computadores de mesa cada vez mais de lado enquan-to o mercado de aparelhos portáteis se solidifica, com os note e ultrabooks se mostrando cada vez mais potentes e versáteis e com o Surface da Microsoft e agora o Ipad Pro dando mais versatili-dade e opção ainda para um mercado já repleto fica a dúvida “eu devo comprar um Ipad Pro?”. Bom, se você é um criador de conteúdo e está com o bolso cheio – já que os preços por aqui não devem vir nada em conta – e além disso ainda não tem todos os aparelhos já comuns para o trabalho, como mesa gráfica e um com-putador potente o Ipad Pro é perfeito pra você. Se você está com o equipamento todo em dia mas está cansado de fios, trabalhar no mesmo lugar todo dia e esse equipamento precisa de um upgrade urgente, compre também o Ipad Pro vai

melhorar seu trabalho e você terá muito mais liberdade para criar com um apa-relho atualizado. Agora, se você tem um equipamento bom, como uma boa mesa gráfica que também funciona com pres-são, posicionamento e tudo mais, tem um bom computador e no momento o bolso não está tão cheio, continue guar-dando seu dinheiro, daqui a algum tem-po você terá um feedback melhor sobre o Ipad Pro e ai saberá se ele realmente é necessário ou se você pode continuar sem ele. No mais o Ipad Pro deve che-gar no Brasil em Dezembro por um pre-ço ainda não confirmado. Nos Estados Unidos ele chega em novembro por 799 dólares na versão mais barata, com 32gb de armazenamento e por 1079 dólares na versão mais cara, com conexão LTE e 128gb de armazenamento.

O veredito

15

Page 17: Illustrious #001

16

Page 18: Illustrious #001

17

Page 19: Illustrious #001

18

Page 20: Illustrious #001

19

Page 21: Illustrious #001

20

Page 22: Illustrious #001

EM MEMÓRIA: JOHN BERG

No dia 11 de outubro deste ano, morreu o de-signer conhecido por inúmeras capas de discos John Berg. Ele revolu-cionou a arte de capas de discos nas décadas de 60 e 70, chegando a ganhar um grammy como melhor capa de disco. Berg morreu em New York aos 83 anos vitima de uma pneumonia.

Nascido em Nova York, em 1932, no distrito do Brooklin, Berg começou desenhando cartoons para o jornal da escola. Após ingressar no instituto nova-iorquino Cooper Union, trabalhou na agên-cia de publicidade Doyle Dane Bernbach e na revista “Esquire”. Em 1961, ingressou na Columbia, onde trabalharia até 1985,

assinando mais de 5.000 projetos.

Berg encomendou ca-pas a alguns dos artistas mais renomados artistas da época, incluindo o designer Milton Glaser, os ilustradores Paul Davis, Ed-ward Sorel e Tomi Ungerer, e os fotógrafos Richard Avedon, Jerry Schatzberg e W. Eugene Smith.

21

Page 23: Illustrious #001
Page 24: Illustrious #001

NOW