22
Índice Introdução Pré-requisitos Requisitos Componentes Utilizados Convenções Ponto de origem do código da causa Desconecte o código de causa Campo de diagnóstico opcional Informações Relacionadas Introdução Este documento explica como interpretar os códigos de causa da desconexão da Integrated Services Digital Network (ISDN). O código de causa da desconexão da ISDN aparece na saída do comando debug isdn q931 e indica a razão para a desconexão de chamada. Nota: Ative o comando debug isdn q931 para este exercício. Recorde que o comando debug isdn q931 gera um de grande volume de debuga. Refira a informação importante em comandos Debug para obter mais informações sobre do uso seguro de debuga. Está aqui um exemplo de saída do comando debug isdn q931. A saída indica o código da causa da desconexão para uma chamada ISDN falhada: Calling#ping 10.10.10.2 Type escape sequence to abort. Sending 5, 100-byte ICMP Echos to 10.10.10.2, timeout is 2 seconds: 20:52:14: ISDN BR0: TX -> SETUP pd = 8 callref = 0x2E 20:52:14: Bearer Capability i = 0x8890 20:52:14: Channel ID i = 0x83 20:52:14: Keypad Facility i = '5551111' 20:52:15: ISDN BR0: RX <- CALL_PROC pd = 8 callref = 0xAE 20:52:15: Channel ID i = 0x89 20:52:16: ISDN BR0: RX <- PROGRESS pd = 8 callref = 0xAE 20:52:16: Progress Ind i = 0x8A81 - Call not end-to-end ISDN, may have in-band info 20:52:16: Signal i = 0x01 - Ring back tone on 20:52:34: ISDN BR0: RX <- DISCONNECT pd = 8 callref = 0xAE 20:52:34: Cause i =0x829F08 - Normal,unspecified or Special intercept, call blocked group restriction 20:52:34: ISDN BR0: TX -> RELEASE pd = 8 callref = 0x2E 20:52:34: ISDN BR0: RX <- RELEASE_COMP pd = 8 callref = 0xAE O 0x no código da disconexão indica que os tipos subsequente são no formato hexadecimal e não são parte do código real. Esta tabela fornece uma divisão do código depois que você descasca o 0x do resultado do debug: Causa mim = 0x829F08 Analisado gramaticalment e encantar bytes 82 9F 08 Descrição Ponto de origem do código da causa Desconect e o código de causa Campo de diagnóstico opcional

Índice - cisco.com · da causa para determinar o motivo de desconexão: Encanta Descrição da causa Informações adicionais. r o código 80 ... porque o canal é ... razão desconhecida

  • Upload
    buinhu

  • View
    216

  • Download
    0

Embed Size (px)

Citation preview

Índice

IntroduçãoPré-requisitosRequisitosComponentes UtilizadosConvençõesPonto de origem do código da causaDesconecte o código de causaCampo de diagnóstico opcionalInformações Relacionadas

Introdução

Este documento explica como interpretar os códigos de causa da desconexão da IntegratedServices Digital Network (ISDN). O código de causa da desconexão da ISDN aparece na saída docomando debug isdn q931 e indica a razão para a desconexão de chamada.

Nota: Ative o comando debug isdn q931 para este exercício. Recorde que o comando debug isdnq931 gera um de grande volume de debuga. Refira a informação importante em comandos Debugpara obter mais informações sobre do uso seguro de debuga.

Está aqui um exemplo de saída do comando debug isdn q931. A saída indica o código da causada desconexão para uma chamada ISDN falhada:

Calling#ping 10.10.10.2 Type escape sequence to abort. Sending 5, 100-byte ICMP Echos to

10.10.10.2, timeout is 2 seconds: 20:52:14: ISDN BR0: TX -> SETUP pd = 8 callref = 0x2E

20:52:14: Bearer Capability i = 0x8890 20:52:14: Channel ID i = 0x83 20:52:14: Keypad

Facility i = '5551111' 20:52:15: ISDN BR0: RX <- CALL_PROC pd = 8 callref = 0xAE 20:52:15:

Channel ID i = 0x89 20:52:16: ISDN BR0: RX <- PROGRESS pd = 8 callref = 0xAE 20:52:16:

Progress Ind i = 0x8A81 - Call not end-to-end ISDN, may have in-band info 20:52:16:

Signal i = 0x01 - Ring back tone on 20:52:34: ISDN BR0: RX <- DISCONNECT pd = 8 callref = 0xAE

20:52:34: Cause i =0x829F08 - Normal,unspecified or Special intercept, call blocked group

restriction 20:52:34: ISDN BR0: TX -> RELEASE pd = 8 callref = 0x2E 20:52:34: ISDN

BR0: RX <- RELEASE_COMP pd = 8 callref = 0xAE

O 0x no código da disconexão indica que os tipos subsequente são no formato hexadecimal enão são parte do código real. Esta tabela fornece uma divisão do código depois que vocêdescasca o 0x do resultado do debug:

Causa mim =   0x829F08  Analisadogramaticalmente encantarbytes

82 9F 08

Descrição

Ponto deorigem docódigo dacausa

Desconecte o códigode causa

Campo dediagnósticoopcional

Pré-requisitos

Requisitos

Não existem requisitos específicos para este documento.

Componentes Utilizados

Este documento não se restringe a versões de software e hardware específicas.

A informação neste documento é baseada nos dispositivos em um ambiente de laboratórioespecífico. Todos os dispositivos neste documento começado com uma configuração esclarecida(PADRÃO). Se a sua rede estiver ativa, certifique-se de que entende o impacto potencial dequalquer comando.

Convenções

Para obter mais informações sobre convenções de documento, consulte as Convenções de dicastécnicas Cisco.

Ponto de origem do código da causa

O primeiro byte (o mais significativo) depois que 0x indica o ponto no trajeto do circuito onde ocódigo da causa da desconexão aparece. Considere o exemplo de saída na seção da introdução.82 indicam que as disconexões do atendimento do switch Telco local. Está aqui uma lista depontos de origem do código de causa que o ajudam a interpretar de onde o atendimento desliga:

roteador 80?the●

rede privada 81?the perto do usuário local (possivelmente Central Telefônica Privada (PBX)local um [PBX])

rede pública 82?the perto do usuário local (switch Telco local)●

transit network 83?the (na nuvem ISDN)●

rede pública 84?the perto do usuário remoto (switch remoto Telco)●

85?the privado a rede perto do usuário remoto (possivelmente um PBX remoto)●

rede internacional 87?the●

além da rede 8A?a o ponto de comunicação inter-rede●

Desconecte o código de causa

O byte seguinte (9F no exemplo de saída) que segue o byte do ponto de origem do código decausa é o código da causa da desconexão. Este byte ajuda-o a pesquisar defeitos a desconexão.

Use esta tabela para associar um código da causa da desconexão (em encantar) e a descriçãoda causa para determinar o motivo de desconexão:

Encanta Descrição da causa Informações adicionais

r ocódigo

80 DesconexãoNormal

As disconexões doatendimentonormalmente.

81Número nãoalocado ou nãoatribuído

O interruptor recebe onúmero ISDN no formatocorreto. Contudo, onúmero não pertence aoequipamento de destino.

82 Nenhuma rota paraa rede especificada

O intercâmbio ISDNrecebe um pedidodistribuir o atendimentoatravés de uma redeintermediáriairreconhecida. Estacausa indica que oequipamento recebe umpedido distribuir oatendimento com umtransit network particular.Contudo, o equipamentonão reconhece a rede. Oequipamento que enviaesta causa nãoreconhece o transitnetwork devido a umadestas razões:

O transit networknão existe.

O transit networkexiste, mas nãoserve o equipamentoque envia estacausa.

Essa causa é suportadaem uma basedependente da rede.

83 Sem rota para odestino

A chamada faz umroteamento por meio derede intermediária quenão serve ao endereçode destino. Esta causaindica que o usuáriochamado não éalcançável. Um usuárionão é alcançável quandoa rede usada paradistribuir o atendimentonão serve o destinoobrigatório. Essa causa

é suportada em umabase dependente darede.

84 Enviar tom deinformação especial

O número remoto quevocê discou não éalcançável. Verifique onúmero que você disca.Verifique se você precisaquaisquer prefixos dealcançar a rede. Porexemplo, você precisade discar 9 parachamadas externas comum PBX. Contacte seuadministrador telco/PBXpara detalhes.

85 Prefixo de troncoMisdialled.

O número remoto quevocê discou não éalcançável. Verifique onúmero que você disca.Verifique se você precisaquaisquer prefixos dealcançar a rede. Porexemplo, você precisade discar 9 parachamadas externas comum PBX. Contacte seuadministrador telco/PBXpara detalhes.

86 Canal não aceitável

A qualidade do serviçodo canal especificado éinsuficiente para aceitara conexão. A tentativade chamada falhaporque o canal éinusável. Se você usaum PBX, verifique aconfiguração do PBX.Para um PRI, encontrequantos canais seu telcofornece.

87

Chamadaconcedida eentregue no canalestabelecido

O usuário atribui umachamada recebida queconecte já a um canal dachamada estabelecida.Esta causa indica que ousuário recebe umachamada recebida, queconecte a um canal já nouso para atendimentossimilares (por exemplo,

as chamadas virtuaispacote-MODE X.25).

88 Preempção

Seu atendimento éobstruído. Osatendimentos sãoobstruídos às vezes seum outro atendimentotem uma prioridade maisalta do que seuatendimento. Estasituação é comum comchamadas de voz.Espera e atendimentooutra vez maisatrasados. Se você usaum PBX (ou o localremoto a que vocêconecta usos um PBX),verifique a configuraçãodo PBX. Se a condiçãopersistir, entre emcontato com suaempresa detelecomunicações.

89Direito de opção,circuito reservadopara reutilização.

Seu atendimento éobstruído. Osatendimentos sãoobstruídos às vezes seum outro atendimentotem uma prioridade maisalta do que seuatendimento. Estasituação é comum comchamadas de voz.Espera e atendimentooutra vez maisatrasados. Se um ououtro lado usa um PBX,verifique a configuraçãodo PBX. Se a condiçãopersistir, entre emcontato com suaempresa detelecomunicações.

90 Limpeza normal dechamada

A remoção da chamadanormal ocorre. Você nãoprecisa de executarnenhuma ação. Estacausa indica que asdisconexões doatendimento porque umdos usuários envolvidos

no atendimento fez umpedido cancelar oatendimento. Sobsituações normal, a redenão é a fonte destacausa. Se o atendimentofalha com este código dacausa da desconexão, oatendimento falha muitoprovavelmente em umprotocolo de camadamais elevada tal comoproblemas relacionadosPPP, de autenticação oude idle timeout. Verifiquea configuração doroteador. Também, sevocê pediu umarechamada, o dispositivoremoto desliga oatendimento, gera estecódigo, e chama-o entãopara trás.

91 Usuário ocupado

O sistema chamadoreconhece o pedido deconexão. Contudo, osistema não pode aceitaro atendimento porquetodos os canais B estãono uso. O equipamentode usuário é compatívelcom o atendimento nestasituação.Nota: Se você temcircuitos do ISDNmúltiplo, o telco podeconfigurar-los em um“grupo de buscas”, emque chama o interruptorao circuito disponívelseguinte.

92 Sem resposta dousuário

A conexão falha porqueo destino não respondeao atendimento. Estacausa indica que umusuário não responde aum mensagem deestabelecimento dechamada dentro doperíodo prescrito. Ousuário deve respondercom um alerta ou

indicação de conexão deacordo com o ITU-TQ.931, quando otemporizador T303 ou oT310 expiram.

93 Nenhuma respostado usuário

O destino responde àsolicitação de conexão,mas não completa aconexão dentro dotempo determinado. Estacausa indica que umusuário forneceu umaindicação alerta, masnão forneceu umaindicação de conexãodentro de um períodoprescrito. Osprocedimentos Q.931não geramnecessariamente estacausa. Ostemporizadores da redeinterna geram às vezesesta causa. O problemaestá na ponta remota daconexão.

94 Assinante ausente

O dispositivo remoto quevocê tenta alcançar énão disponível e édesligado da rede deISDN. Contacte oresponsável da pessoapara esse dispositivo.

95 Chamada rejeitada

O destino pode aceitar oatendimento mas rejeitao atendimento para umarazão desconhecida.Esta causa indica que oequipamento que enviaesta causa não queraceitar este atendimento.Nota: O equipamentopode aceitar oatendimento porque oequipamento que enviaesta causa é nemocupado nemincompatível. Contudo, oequipamento rejeita oatendimento.

96 Número alterado O número ISDN usado

para estabelecer oatendimento nãopertence a um sistema.Um chamador recebeesta causa quando onúmero da partechamada é atribuído jánão. Você podeopcionalmente incluir onúmero da partechamada novo no campode diagnóstico. Se umarede não apoia estacapacidade, o chamadorrecebe no. 81 da causa,número (unallocated)unassigned.

97 Redirecionamentoao novo destino

Seu atendimento édistribuído a um númeroISDN diferente. Verifiqueo número que vocêchama. Igualmenteverifique a configuraçãode PBX (se você usa oPBX).

99 Erro de roteamentode intercâmbio

Sua chamada não podeser roteada com êxitopara a parte remota.Verifique o número quevocê chama. Igualmenteverifique a configuraçãode PBX (se você usa oPBX).

9A Limpeza de usuárionão selecionada

O destino pode aceitar oatendimento. Contudo, odestino rejeita oatendimento porque oatendimento não éatribuído a um usuário.

9B O destino não estáfuncionando

O destino não éalcançável devido a ummau funcionamento darelação. Além, ummensagem desinalização não pode serentregado. Estacircunstância pode serprovisória. Contudo, acircunstância pode durarpor um longo período emalguns casos. Esta

causa indica que ummensagem desinalização não poderiaser entregado ao usuárioremoto. Por exemplo,uma camada física ouuma camada de link dedados falham naextremidade do usuárioremoto, e o equipamentode usuário é autónomo(desligado).

9C Formato de númeroinválido

A conexão falha porqueo endereço de destinoestá em um formatoirreconhecível, ou estáincompleta. Verifique seo formato do númeroestá correto. Isto incluitodos os dígitosapropriados para umPBX, e longa distância.

9D Facilidade recusada

A rede não podefornecer a facilidade queas requisições deusuário.

9EResposta aoQUESTIONAMENTO DE STATUS

O mensagem de statusaparece na respostadireta ao recibo de ummensagem deinvestigação de status.

9F Normal, nãoespecificado

Este relatórios damensagem a ocorrênciade um evento normalquando nenhuma causapadrão se aplicar.Nenhuma ação éexigida.

A1 Circuito não estáfuncionando

O atendimento não podeatravessar devido aalgum problema na redede ISDN.

A2 Nenhum canaldisponível

A conexão falha porquenenhum canalapropriado estádisponível para tomar oatendimento.

A3 Destino inatingívelO destino não éalcançável através darede telco. Contacte o

telco.

A4 Com defeito

Algum parte da redenecessária distribuir oatendimento é fora deserviço. O destino não éalcançável devido a ummal funcionamento derede. A circunstânciapode durar por um longoperíodo. Uma tentativaimediata de reconectarfalhará provavelmente.Se você usa umaportadora interurbana,tente usar umPresubscribed Inter-exchange Carrier (PIC).Por exemplo, você podeusar um portador 10-10-xyz. Um PIC permite-ode verificar se oproblema se encontracom a portadorainterurbana.

A6 A rede não estáfuncionando

O destino não éalcançável devido a ummal funcionamento derede. A circunstânciapode durar por um longoperíodo. Uma tentativaimediata de reconectarfalhará provavelmente.Se você usa umaportadora interurbana,tente usar umPresubscribed Inter-exchange Carrier (PIC).Por exemplo, você podeusar um portador 10-10-xyz. Um PIC permite-ode verificar se oproblema se encontracom a portadorainterurbana.

A7

Conexão de modode estruturapermanente fora deserviço

Esta mensagem indicaque a falha deequipamento terminaprovavelmente aconexão permanente. Seo problema persiste,contacte seu telco

A8

Conexão do modode estruturapermanenteoperacional

Esta mensagem ocorrequando a conexãopermanente éplenamente operacionaloutra vez após umaterminação. A falha deequipamento terminouprovavelmente aconexão previamente.

A9 Falha temporária

Ocorre um erro comoconseqüência de ummau funcionamento darede. Contacte o telco seo problema persiste.

AACongestionamentodo equipamento deswitching

O destino não éalcançável devido a umasobrecarga provisória noequipamento deswitching da rede. Tryagain later.

AB Informação deacesso descartada

A rede não podefornecer a informação deacesso que asrequisições de usuário.Esta causa indica que arede é incapaz deentregar a informação deacesso ao usuárioremoto. Por exemplo, ainformação usuário parausuário, acompatibilidade decamada baixa, acompatibilidade decamada elevada, ou umsecundário-endereçocomo o diagnósticoindicam.Nota: Você tem a opçãopara incluir o tipoparticular de informaçãode acesso rejeitada nodiagnóstico.

AC O canal solicitadonão está disponível

O equipamento remotonão pode fornecer ocanal que as requisiçõesde usuário, devido a umarazão desconhecida.Este problema égeralmente provisório.

AF Recursos não O canal ou o serviço que

disponíveis e nãoespecificados

as requisições deusuário são nãodisponíveis para umarazão desconhecida.Este problema égeralmente provisório.

B1Qualidade deserviço (QoS)indisponível

A rede não podefornecer Qualidade deServiço que asrequisições de usuário.Esta edição pode ocorrerdevido a um problemade assinatura. Estacausa relata que a redenão pode fornecer o QoScomo definido narecomendação X.213.Por exemplo, estecódigo de causa aparecequando a rede não podeapoiar a taxa detransferência ou oretardo de trânsito.

B2 Recurso solicitadonão inscrito

O equipamento remotoapoia o serviçosuplementar pelaassinatura somente.Esta causa indica que arede não podeproporcionar o serviçosuplementar que asrequisições de usuário.O usuário provavelmentenão terminou asdisposiçõesadministrativasnecessárias com asredes de apoio. A redede ISDN podeigualmente retornar estecódigo de causa quandoum usuário faz umatentativa de chamada,mas não incorpora osSPID, nem incorpora osSPID incorretamente.Assegure-se de queseus SPID estejamcorretos, ou contacte-seseu telco para verificarseus SPID. Igualmenteverifique a velocidade da

chamada feita que arede de ISDN apoia (56Kou 64k).

B4 Chamadas de saídabloqueadas

Há algumas restriçõesem chamadas externas.A rede ISDN não permitefazer chamadas.

B5Chamadas feitasbarradas dentro doCUG1

Há algumas restriçõesem chamadas externas.A rede ISDN não permitefazer chamadas.

B6 Chamadasrecebidas barradas

A rede ISDN não permiteo recebimento dechamadas. Contacte seutelco.

B7Chamadasrecebidas barradasdentro do CUG1

A rede ISDN não permiteo recebimento dechamadas. Contacte seutelco.

B9Capacidade doportador nãoautorizada

Um problema deassinatura causageralmente esta edição.Esta causa indica que asrequisições de usuáriouma capacidade doportador que oequipamento execute,mas o usuário não têm aautorização usar acapacidade.

BA

Capacidade doportador não estádisponívelpresentemente

A rede fornecenormalmente acapacidade do portadorque as requisições deusuário. Contudo, se acapacidade é nãodisponível atualmente,esta causa aparece. Umproblema da redetemporária ou umproblema de assinaturapodem causar estaedição. Se a chamadarecebida é análoga(chamada de modem),verifique se você tem umVoz-modem ISDNrecebido sob a interfacefísica PRI ou BRI.

BF Serviço/opção não A rede ou o equipamento

disponível, nãoespecificado

remoto não podemfornecer a opção deserviço que asrequisições de usuário,devido a um motivo nãoespecificado. Umproblema de assinaturapode causar esta edição.

C1Capacidade doportador nãoimplementada

A rede não podefornecer a capacidadedo portador que asrequisições de usuário.Contacte o telco parapesquisar defeitos mais.

C2 Tipo de canal nãoimplementado

A rede ou o equipamentode destino não apoiam otipo de canal que asrequisições de usuário.

C5 Recurso solicitado,não implementado

O equipamento remotonão apoia o serviçosuplementar que asrequisições de usuário.

C6

Apenas capacidadedo portador deinformações digitaisrestritas disponível

A rede não podefornecer a capacidadedo portador dainformação digitalirrestrita. Esta causaindica que um dispositivopede um serviço doportador ilimitado.Contudo, o equipamentoapoia somente a versãorestrita da capacidade doportador.

CFServiço/opção nãoimplementado, nãoespecificado

A rede ou o equipamentoremoto não podemfornecer a opção deserviço que asrequisições de usuário,devido a um motivo nãoespecificado. Umproblema de assinaturapode causar esta edição.

D1Valor de referênciade chamadainválido

O equipamento remotorecebe uma chamadaque tem uma referêncianão utilizada atualmentena interface de rede dousuário.

D2 O canal identificado As requisições de

não existe

usuário o equipamentode recepção usar umcanal que não seja ativarna relação paraatendimentos. Estacausa indica que oequipamento recebe umpedido usar um canalinativo na relação paraum atendimento. Porexemplo, se um usuáriosubscreve 2 aquelescanais em uma relaçãoda taxa principalnumerada de 1 a 12 e oequipamento de usuárioou a rede tentam atribuirum atendimento aoscanais 13 a 23, estecódigo de causaaparece.

D3

Há chamadassuspensas, masnão identidades dechamada

A rede recebe umasolicitação derecuperação dechamada. O pedido deresumo de chamadacontém um atendimentoidentifica o elemento deinformação (ID) queindica a identidade dachamada que representauma chamada suspensa.Esta causa indica queum usuário tentarecomeçar umatendimento com umaidentidade da chamadaque difira do ID no usopara atualmente achamada suspensa.

D4 Identificação dechamada em uso

A rede recebe umasolicitação derecuperação dechamada. O pedido deresumo de chamadacontém um elemento deinformação da identidadeda chamada que indiqueque o pedido do resumoé para uma chamadasuspensa. Esta causaindica que a rede recebe

um atendimentosuspende o pedido. Oatendimento suspende opedido contém umaidentidade da chamada(que inclui a identidadeda chamada nula). EsteID é já dentro uso parauma chamada suspensadentro do domínio dasrelações sobre que oatendimento pode serrecomeçado.

D5 Nenhuma chamadasuspensa

A rede recebe um pedidode resumo de chamadaquando não há nenhumachamada suspensapendente. Você poderesolver este errotransitório com as novastentativas sucessivas doatendimento. Estecódigo de causa indicaque a rede recebe umpedido de resumo dechamada. O pedido deresumo de chamadacontém um elemento deinformação da identidadeda chamada queatualmente não indiquenenhuma chamadasuspensa dentro dasrelações do domíniosobre que osatendimentos podem serrecomeçados.

D6

A chamada com idde chamadasolicitada foidesmarcada

Esta causa indica que arede recebe um pedidode resumo de chamada.O pedido de resumo dechamada contém umelemento de informaçãoda identidade dachamada que indiqueoriginalmente umachamada suspensa.Contudo, um timeout derede ou um usuárioremoto cancelam achamada suspensa.

D7 Membro do usuário Seu atendimento não vai

não do CUG1

completamente,provavelmente devido auma destas razões:

Você disca umnúmero ISDNincorreto.

Você pede umserviço que vocênão seja autorizadose usar (você nãosubscreveu a esteserviço).

O dispositivo remotonão é autorizadopara usar um serviçoque você use.

Verifique o número quevocê chama. Se oproblema persistir, entreem contato com a Telco.

D8 Destinoincompatível

Esta causa indica umatentativa de conectar aoequipamento não-ISDN.Por exemplo, uma linhaanalógica. Esta causaindica que oequipamento recebe umpedido estabelecer umatendimento que tenhauma compatibilidade decamada baixa, acompatibilidade decamada elevada, ou osoutros atributos decompatibilidade (porexemplo, taxa de dados)que o equipamento nãopode acomodar. Estecódigo aparecefrequentemente quandoo dispositivo chamandodisca o númeroincorreto, e alcança umdispositivo diferente deISDN. , Assegure-se deconsequentemente quevocê disque o númerocorreto. Esta causa podeigualmente ocorrerquando uma chamadade dados está feita a um

número da Voz, ou umachamada de voz estáfeita a um número queapoie somente dados.Se o número estácorreto, verifique se otelco configure seuinterruptorincorretamente.

DA CUG1 inexistente

Seu atendimento não vaicompletamente,provavelmente devido auma destas razões:

Você disca umnúmero ISDNincorreto.

Você pede umserviço que vocênão seja autorizadose usar (você nãosubscreveu a esteserviço).

O dispositivo remotonão é autorizadopara usar um serviçoque você use.

Verifique o número quevocê disca. Se oproblema persistir, entreem contato com a Telco.

DB Seleção de rede detrânsito inválida

O dispositivo pede ointercâmbio ISDN paradistribuir o atendimentoatravés de uma redeintermediáriairreconhecida. Estacausa indica que ointercâmbio ISDN recebeuma identificação derede de trânsito de umformato incorreto. O Cdo anexo do ITU-TQ.931 fornece estadefinição.

DF Mensagem inválida,não especificada

Um mensagem inválidaaparece sem a causapadrão. Este problemaocorre geralmentedevido a um erro decanal D. Se o erro ocorre

sistematicamente, relateo erro a seu fornecedorde serviço de ISDN.

E0 IE Imperativoausente

O equipamento derecepção recebe umamensagem que nãoinclua um dos elementosde informaçãoobrigatórios. Esta causaindica que oequipamento recebeuma mensagem que nãocontenha um elementode informação que sejanecessário para que oequipamento processe amensagem. Esteproblema ocorre devidoa um erro de canal D.Assegure-se de quevocê configure o tipo deswitch corretamente.Promova seu softwarede Cisco IOS® noroteador para resolveresta edição. Se o erroocorre sistematicamente,relate o erro a seufornecedor de serviço deISDN.

E1 Tipo de mensagemnão executado

O equipamento derecepção recebe ummensagem nãoreconhecida, porque ouo tipo de mensagem éinválido, ou oequipamento não apoiao tipo de mensagem. Umproblema com aconfiguração remota oucom o canal D localcausa esta edição.

E2

Mensagem nãocompatível com oestado de chamadaou nãoimplementada

O equipamento remotorecebe um mensageminválida sem a causapadrão. Esta causaindica que oequipamento recebeuma mensagem que nãoseja permissível noestado da chamada deacordo com os

procedimentos. Estacausa pode igualmenteindicar que oequipamento recebe ummensagem de statuspara indicar um estadoda chamadaincompatível. A ediçãoocorre devido a um errode canal D. Se o erroretorna, relate o erro aseu fornecedor deserviço de ISDN.

E3 IE nãoimplementado

O equipamento remotorecebe uma mensagemque inclua os elementosde informação que oequipamento não podereconhecer. Esta causaindica que oequipamento recebeuma mensagem queinclua os elementos deinformação que odispositivo não podereconhecer. Esteproblema pode ocorrerquando o equipamentonão define nem executao identificador doelemento de informação.Contudo, a mensagemnão precisa de conter oelemento de informaçãopara que o equipamentoprocesse a mensagem.Esta edição ocorredevido a um erro decanal D. Se o erroretorna, relate o erro aseu fornecedor deserviço de ISDN.

E4  

O equipamento remotorecebe uma mensagemque inclua a informaçãoinválida no elemento deinformação. Esta causaindica que oequipamento recebe umelemento de informaçãoque seja executado, masuns ou vários dos

campos no elemento deinformação sãocodificadosdiferentemente. Estaedição ocorre devido aum erro de canal D.

E5Mensagem nãocompatível com oestado de chamada

O equipamento remotorecebe uma mensagemesperada que nãocorresponde ao estadoatual da conexão. Estaedição ocorre devido aum erro de canal D.

E6 Expiração do tempode recuperação

Seu atendimento não vaicompletamente,provavelmente porqueum erro ocorre. Porexemplo, um erro desincronização de estado.Espera e tentativa outravez mais atrasadas. Se oproblema persistir, entreem contato com seuprovedor de serviços deISDN.

E7 Parâmetro nãoimplementado

Seu atendimento não vaicompletamente porque arede de ISDN não apoiaum serviço que vocêprecisa de se usar. Entreem contato com seuprovedor de serviçosISDN.

EF Erro de protocolo,não especificado

Esta causa indica umerro de canal D nãoespecificado sem a outracausa padrão.

FF Entrelaçamento,não especificado

Esta causa indica queum evento ocorre, mas arede não fornece causaspara a ação. O problemapreciso é desconhecido.

?? Valor de causadesconhecido

O valor da causa édesconhecido.

1 CUG: O grupo fechado de usuários é uma facilidade no X.25 e nas redes de ISDN que permiteque um número chamado esteja disponível somente a um número limitado de outros usuários(em uma rede privada virtual). Entre em contato com a sua empresa de telecomunicações paraobter mais informações.

Campo de diagnóstico opcional

Os últimos dois dígitos hexadecimais (08 no exemplo) são opcionais. Você não usa geralmenteestes dígitos para propósitos de diagnóstico. Contudo, você pode às vezes usar este byte paraequipar a informação adicional para o código da causa da desconexão. A saída do q931 de ISDNdebugar pode às vezes conter estes dígitos.

Informações Relacionadas

Usando o Comando show isdn status para Troubleshooting de BRI●

Pesquisar defeitos o ISDN BRI mergulham 3 usando o comando debug isdn q931●

Referência do comando Debug ISDN●

Tipos de Switch, códigos e valores ISDN●

Tecnologia dialup: Técnicas para Troubleshooting●

Tecnologia dialup: Visões gerais e explicações●

Razões da disconexão do modem de mica●

Suporte Técnico e Documentação - Cisco Systems●