5
INFORMATIVO CAPAL Edição especial Expoleite 09/08/19 1 INFO CAPAL 28 mil visitantes 280 animais inscritos 64 empresas parceiras Berço do melhor gado da raça holandesa do Brasil, a cidade de Arapoti (PR) sediou a 47ª edição da Expoleite, que apresentou os destaques em genética e manejo dos animais. O evento aconteceu no Parque de Exposições Capal. O diretor industrial da Capal, Lourenço Teixeira, afirma que a programação foi pensada com foco no desenvolvimento profissional do produtor rural. “A região tem o melhor gado da raça holandesa do País, mas isso não vem de graça. Acontece devido a muito trabalho, atualização constante, investimento em genética e assistência técnica da cooperativa. E com a seleção de palestrantes que fizemos nós incentivamos o desenvolvimento do produtor rural e ampliamos as possibilidades para continuar fazendo mais”, destaca. A Expoleite recebeu 28 mil visitantes entre os dias 25 e 27 de julho. Para o julgamento, que aconteceu durante os três dias de feira, foram inscritos 280 animais, sendo 193 da variedade Holandês Preto e Branco e 87 da Vermelho e Branco. O julgamento realizado na feira integra o Circuito Nacional da Raça Holandesa, promovido pela Associação Brasileira de Criadores de Bovinos da Raça Holandesa (ABCBRH). Circuito Nacional - A premiação é feita por meio da soma da pontuação dos animais expostos de cada criador. O juiz de pista foi o gerente de Desenvolvimento Genético da Semex, Mike West. O canadense, que é formado em Ciências Leiteiras pela Universidade de Guelph, já julgou exposições em diversos países, como Japão, México e Austrália. CAMPEÃS - Receberam o título de “Grande Campeã” as vacas Borg Red Rose Cinz Destry 1714, dos criadores Ubel Borg e Rogerio Egbert Borg, e Menge Doorman C2489, pertencente a Hendrik de Boer e Reinaldo de Boer, nas variedades Vermelho e Branco e Preto e Branco, respectivamente. Os pecuaristas Hans Jan Groenwold e Adriaan Frederik Kok, cooperado Capal, foram premiados como os melhores expositores e criadores da raça Holandesa Preta e Branca e Holandesa Vermelha e Branca, respectivamente.

INFORMATIVO CAPAL · 2019-09-06 · INFORMATIVO CAPAL Edição especial Expoleite 09/08/19 1 INFO CAPAL 28 mil visitantes 280 animais inscritos 64 empresas parceiras Berço do melhor

  • Upload
    others

  • View
    2

  • Download
    0

Embed Size (px)

Citation preview

Page 1: INFORMATIVO CAPAL · 2019-09-06 · INFORMATIVO CAPAL Edição especial Expoleite 09/08/19 1 INFO CAPAL 28 mil visitantes 280 animais inscritos 64 empresas parceiras Berço do melhor

INFORMATIVO CAPAL

Edição especial Expoleite 09/08/19

1 INFO CAPAL

28 mil visitantes

280 animais inscritos

64 empresas parceiras

Berço do melhor gado da raça holandesa do Brasil, a cidade de Arapoti (PR) sediou a 47ª edição da Expoleite, que apresentou os destaques em genética e manejo dos animais. O evento aconteceu no Parque de Exposições Capal. O diretor industrial da Capal, Lourenço Teixeira, afirma que a programação foi pensada com foco no desenvolvimento profissional do produtor rural. “A região tem o melhor gado da raça holandesa do País, mas isso não vem de graça. Acontece devido a muito trabalho, atualização constante, investimento em genética e assistência técnica da cooperativa. E com a seleção de palestrantes que fizemos nós incentivamos o desenvolvimento do produtor rural e ampliamos as possibilidades para continuar fazendo mais”, destaca.

A Expoleite recebeu 28 mil visitantes entre os dias 25 e 27 de julho. Para o julgamento, que aconteceu durante os três dias de feira, foram inscritos 280 animais, sendo 193 da variedade Holandês Preto e Branco e 87 da Vermelho e Branco. O julgamento realizado na feira integra o Circuito Nacional da Raça Holandesa, promovido pela Associação Brasileira de Criadores de Bovinos da Raça Holandesa (ABCBRH). Circuito Nacional - A premiação é feita por meio da soma da pontuação dos animais expostos de cada criador. O juiz de pista foi o gerente de Desenvolvimento Genético da Semex, Mike West. O canadense, que é formado em Ciências Leiteiras pela Universidade de Guelph, já julgou exposições em diversos países, como Japão, México e Austrália. CAMPEÃS - Receberam o título de “Grande Campeã” as vacas Borg Red Rose Cinz Destry 1714, dos criadores Ubel Borg e Rogerio Egbert Borg, e Menge Doorman C2489, pertencente a Hendrik de Boer e Reinaldo de Boer, nas variedades Vermelho e Branco e Preto e Branco, respectivamente. Os pecuaristas Hans Jan Groenwold e Adriaan Frederik Kok, cooperado Capal, foram premiados como os melhores expositores e criadores da raça Holandesa Preta e Branca e Holandesa Vermelha e Branca, respectivamente.

Page 2: INFORMATIVO CAPAL · 2019-09-06 · INFORMATIVO CAPAL Edição especial Expoleite 09/08/19 1 INFO CAPAL 28 mil visitantes 280 animais inscritos 64 empresas parceiras Berço do melhor

2 INFO CAPAL

Agosto/2018 Informativo Capal - Edição especial Expoleite

ABERTURA O diretor-presidente do Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural, Natalino Avance de Souza, que também estava representando o governador do Paraná, Ratinho Júnior, e o secretário de Agricultura, Norberto Ortigara, destacou a importância da produção leiteira para o cenário estadual. “Sem dúvida, o leite tem sido a atividade mais expressiva do agronegócio paranaense da última década. Estamos engajados com o fortalecimento e desenvolvimento da cadeia leiteira e reconhecemos a Expoleite como um evento técnico primordial para a área”, ressaltou. Para a prefeita de Arapoti, Nerilda Penna, a Capal desempenha um papel essencial não apenas para o município de Arapoti, mas para todo o Brasil. “A cooperativa está entre as maiores do País e seus cooperados são responsáveis por produzir alimentos que chegam às mesas das famílias brasileiras”, salientou.

O presidente-executivo da Capal, Adilson Fuga, ressaltou a qualidade genética do gado leiteiro da região. “Todos os anos contamos com mais animais expostos e com qualidade genética superior a do ano passado. Trazemos para a Expoleite o que há de melhor na genética bovina do leite, o resultado de um trabalho constante entre a cooperativa e os cooperados”, destacou.

ENCONTRO DE SUINOCULTORES

No dia 25 foi realizado o encontro dos suinocultores. As palestras trataram sobre a peste suína africana e seu

impacto na produção.

PALESTRA ECONOMIA RURAL No dia 26 tivemos palestra com Tobias Katsman sobre

economia rural nas propriedades leiteiras. Cerca de 100 pessoas participaram.

PALESTRA AGRÍCOLA A palestra sobre mercado de grãos reuniu 163 produtores

e foi apresentada pela Consultora de gerenciamento de Riscos da FC Stone, Tayana

Godinho.

O presidente do Conselho de Administração da cooperativa, Erik Bosch, destacou a tradição da feira para a história do município. Ele lembrou que exposições de gado acontecem desde os anos 1960 em Arapoti, mas o formato que a Expoleite possui hoje foi desenvolvido apenas nos anos 2000. “Já cogitamos, em diversas ocasiões, a possibilidade de acabar com a feira, mas percebemos que faltaria algo na essência de Arapoti, e é por isso que decidimos que ainda teremos a Expoleite por muito tempo, com uma edição melhor a cada ano”, afirmou.

Entre os 300 presentes destaque também o presidente da Frísia Cooperativa Agroindustrial, Renato Greidanus, o presidente da Castrolanda Cooperativa Agroindustrial, Frans Borg, o presidente da Câmara de Arapoti, Marineo Ferreira, e o promotor de justiça, Esdras Soares Vilas Boas Ribeiro.

Page 3: INFORMATIVO CAPAL · 2019-09-06 · INFORMATIVO CAPAL Edição especial Expoleite 09/08/19 1 INFO CAPAL 28 mil visitantes 280 animais inscritos 64 empresas parceiras Berço do melhor

3 INFO CAPAL

Informativo Capal - Edição especial Expoleite Agosto/2018

PALESTRA MULHERES COOPERATIVISTAS No encontro das “Mulheres cooperativistas” aconteceu a palestra “Marketing Pessoal” ministrada pelo professor da Fundação Getulio Vargas e CEO do Grupo Datacenso, Claudio Shimoyama, onde foi debatida a importância do posicionamento de

PALESTRA “LEITE, COOPERAÇÃO E SUPERAÇÃO” Palestrante internacional, Top of Mind em Recursos Humanos e uma das mais relevantes autoridades em gestão de vendas, marketing e agronegócio do País, José Luiz Tejon destacou que a incompetência emocional é um dos fatores que dificulta o processo de melhoria do ser humano. “Tudo que me incomoda me faz melhor.

A exposição de máquinas e implementos agrícolas também teve seu lugar na feira, trazendo as novidades do setor e oferecendo condições de pagamento especiais.

imagem e marca para conquistar destaque no mercado. “Imagem é tudo: é aparência, comunicação e atitude. O marketing pessoal garante que as pessoas percebam as qualidades e os diferenciais do seu trabalho e o valorizem diante do mercado”, explicou Shimoyama.

É o incômodo que gera a cooperativa, que gera os vencedores que estavam aqui”, citou o palestrante sobre a premiação “Qualidade do Leite”, entregue aos melhores produtores da Capal em diferentes categorias de produção diária.

Com uma mescla de conhecimento do mercado com sua trajetória de vida, Tejon apresentou os desafios da cadeia leiteira e do agronegócio, chamando de “ridícula” a exportação do leite brasileiro, já que o País tem potencial para alcançar números expressivos. “Dica para os jovens: conversar com os pioneiros, para saber das dificuldades da época, saber como foi quando chegaram”. Ele lembrou ainda que o cooperativismo tem como base a confiança.

Page 4: INFORMATIVO CAPAL · 2019-09-06 · INFORMATIVO CAPAL Edição especial Expoleite 09/08/19 1 INFO CAPAL 28 mil visitantes 280 animais inscritos 64 empresas parceiras Berço do melhor

4 INFO CAPAL

Informativo Capal - Edição especial Expoleite Agosto/2018

PRÊMIO LEITE DE QUALIDADE O Prêmio Leite de Qualidade Capal tem como objetivo reconhecer e homenagear os produtores que alcançam os melhores níveis de qualidade do leite nas suas propriedades. Na Expoleite foi feita a premiação e os vencedores receberam troféus. Ainda os primeiros colocados em cada categoria receberam da MSD Saúde Animal uma Smart TV, e as 3 melhores pontuações ganharam brindes da Vetfarma.

CLUBE DE BEZERRAS, CLUBE INFANTIL E COPA DOS APRESENTADORES O julgamento do Clube de Bezerras e da Copa dos Apresentadores chamou a atenção de quem estava no Parque no sábado pela manhã. O Clube Infantil também teve destaque. Resultado do Clube de Bezerras: Categoria iniciantes Bruna Elgersma Amanda Elgersma Breno Koopman Categoria Veteranos Daniel Koopman Diego Koopman Klaus Koopman

Confira Os Vencedores Por Categoria:

Categoria Até 500 Litros/Dia Ricardo Marques De Azevedo Sebastião Aparecido Panza Valmir Marcelo Lopes Ribeiro Categoria De 501 A 1000 Litros/Dia Jose Bulka Daniel Nunes Gomes Raul Dos Santos Categoria De 1001 A 3000 Litros/Dia Marinus Teunis Hagen Filho Teodoro Kok Rafael Draghi Categoria De 3001 A 6000 Litros/Dia Fernanda Krieger Bacelar Pereira Frederik Kok Erik Bosch Categoria Acima De 6001 Litros/Dia Henri Martinus Kool Wilko Laurens Verburg Pedro Elgersma Bela Manha

Page 5: INFORMATIVO CAPAL · 2019-09-06 · INFORMATIVO CAPAL Edição especial Expoleite 09/08/19 1 INFO CAPAL 28 mil visitantes 280 animais inscritos 64 empresas parceiras Berço do melhor

5

Informativo Capal - Edição especial Expoleite

Todos os criadores receberam troféu de participação.

Agosto/2018

Parte da equipe de funcionários

A Diretoria da Capal agradece a importante participação de todos - cooperados, expositores, visitantes e colaboradores - e

com eles divide o sucesso do evento.