16
"Carinho dos Avós" Cuidado com as falsas amizades - pág. 03 Adultério e seus prejuízos - pág. 07 “Beber socialmente não faz mal”? - pág. 16 JULHO EDIÇÃO 2010 ANO IX 110 110 Rua Renê Camargo, 420 - Apucarana (43) 3033-5463 BÍBLIAS LIVROS CD’S DVD’S LOCAÇÃO DE DVD’S

Informativo Geração Vida - Julho 2010

Embed Size (px)

DESCRIPTION

Informativo Mensal

Citation preview

"Carinho dos Avós"

Cuidado com as falsas amizades - pág. 03

Adultério e seus prejuízos - pág. 07

“Beber socialmente não faz mal”? - pág. 16

JULHO

EDIÇÃO

2010 ANO IX

110110

Rua Renê Camargo, 420 - Apucarana

(43) 3033-5463

BÍBLIASLIVROS

CD’SDVD’S

LOCAÇÃO DEDVD’S

2

Dia 24 sábado às 20:00

Culto Especial para os Avós

Dia 31 sábado às 20:00

Apresentação de Teatro

JULHO

3

Na Bíblia, Deus nos orienta sobre amizades. Ele fala do valor dos bons amigos e

adverte-nos sobre os perigos dos com-panheiros errados. Estas orientações valem para os jovens que ainda estão escolhendo o seu rumo, e também aju-dam os adultos no seu caminho pela vida.

Amigos têm muita influência em nossas vidas, a escolha de companhei-ros é um assunto de grande importân-cia: A bíblia diz:

"Quem anda com os sábios será sá-bio, mas o companheiro dos insensatos

se tornará mal" (Provérbios 13:20). Devemos escolher cuidadosamente

os nossos amigos, cortando amizades que prejudicam a nossa vida, especial-mente quando os "amigos" incentivam o pecado.

É fácil escolher mal. Muitas pessoas que não amam a Deus e não respeitam a palavra dele nos oferecem a sua ami-zade. Às vezes, podemos influenciar tais pessoas pela nossa fé e o exemplo de uma vida reta. O próprio Jesus fez questão de ter contato com pecadores, oferecendo-lhes a palavra eterna da sal-vação (Mateus 9:10-13). O perigo vem

quando não confessamos a nossa fé no meio de uma geração perversa (Mar-cos 8:38). Ao invés de conduzir outros a Cristo, deixam as más influências os corromperem.

Quantos jovens são induzidos a de-sobedecerem os pais, vão mal nos estu-dos e até usam drogas, pela influência de "amigos".

Algumas amizades precisam ser to-talmente evitadas: "Bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores" (Salmo 1:1). Quando outros querem nos conduzir ao erro, precisamos sair correndo: A Bíblia diz:

“Afaste-se das pessoas sem juízo porque gente assim não tem nada pra ensinar”. Provérbios: 14-7

O amigo verdadeiro nos corrige, e a pessoa sábia procura ter amigos com coragem e convicção para repreendê-la quando for necessário. Ninguém gosta de ser corrigido, mas todos nós precisa-mos de amigos que nos amam tanto que mostram os nossos erros. A Bíblia diz: “Melhor é a repreensão franca do que o amor encoberto”. (Provérbios 27:5).

É necessário evitar influências ne-gativas: "Não vos enganeis: as más companhias corrompem os bons costu-mes" (1 Coríntios 15:33).

Uma vez que escolhemos bons ami-gos, devemos ser bons amigos! A Bí-blia nos aconselha sobre as responsabi-lidades de companheiros fiéis. Amigos contam com a presença uns dos outros. Amigos verdadeiros não são interes-seiros, mas aqueles companheiros fi-éis que ficam nos bons tempos e nos

maus: "Em todo tempo ama o amigo, e na angústia se faz o irmão" (Provérbios 17:17). Sempre manter nossa relação com Deus acima de qualquer amiza-de humana, confessando a nossa fé no meio de uma geração perversa. Quando se trata de amizade, devemos valorizar qualidade, e não quantidade: Algumas amizades não duram nada, mais um verdadeiro amigo é mais chegado que um irmão. (Provérbios 18:24).

Rua: José Maria Pinto 294

Cuidado com as falsas amizades

4

Dicas para retardar o envelhecimento das mãos

Como devemos lidar com os nossos temores? Dicas para retardar o envelhe-

cimento das mãos são sem-pre valiosas e muitas vezes

não a temos em conta. Nesta região a

pele tende a receber muitas agressões que outras não recebem e é importante redobrar o cuidado desde cedo. Não é a toa que as mãos costumam ser um claro

indicador da idade. Por exemplo, muito se fala de passar o protetor solar para evitar o envelhecimento que os raios UV causam, mas muitas vezes esque-cemos de fazê-lo também nas mãos. Isto também previne manchas nesta área. Hoje em dia é possível conseguir hidratantes específicos que já contem proteção solar. Também é importante hidratá-las com freqüência, com muita mais freqüência do que outras regiões. O ideal seria todas as noites e durante o dia cada vez que lembrarmos.

Falando em lavar as mãos, essa é uma ação importante, mas não deve ser muito freqüente porque desestabiliza o pH e com isso a hidratação da pele. Já em caso de contato com químicos, como detergente, água sanitária entre outros, o melhor é lavar muito bem as

mãos o antes possível. No entanto, o ideal mesmo seria o uso de luvas sem-pre que seja necessário lidar com essas substâncias. Se tiver sensibilidade a produtos químicos, use luvas durante as tarefas domésticas.

Dentro das luvas, geralmente há um talco que resseca a pele e as unhas. Por isso, depois de tirá-las, lave as mãos e hidrate-as.

Esfolie as mãos é importante, por-que remove as células mortas. Faça, no máximo, de 1 a 2 vezes por semana para não machucar a pele. Após não se esqueça do hidratante.

Alimentos poderosos que ajudam a combater a velhice: A maçã, Aveia, alho, soja, azeite de oliva, tomate, Cas-tanha do Pará, iogurte, semente de li-nhaça e caqui.

Crendo nas promessas de Deus. A Bíblia diz em Isaías 41:10 “Não temas, porque

eu sou contigo; não te assombres, por-que eu sou teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça.”

Quando estiver com medo, não se esqueça de Deus. A Bíblia diz em Jo-sué 1:9 “Não to mandei eu? Esforça-te, e tem bom ânimo; não te atemorizes, nem te espantes; porque o Senhor teu Deus está contigo, por onde quer que andares.”

A Bíblia diz em 1 João 4:18 “No amor não há medo antes o perfeito amor lança fora o medo; porque o medo envolve castigo; e quem tem medo não

está aperfeiçoado no amor.” Não necessitamos temer os desas-

tres naturais. A Bíblia diz em Salmos 46:1-3 “Deus é o nosso refúgio e forta-leza, socorro bem presente na angústia. Pelo que não temeremos, ainda que a terra se mude, e ainda que os montes se projetem para o meio dos mares; ainda que as águas rujam e espumem, ainda que os montes se abalem pela sua bra-veza.”

Não tema outras pessoas. A Bíblia diz em Hebreus 13:6 “De modo que com plena confiança digamos: O Se-nhor é quem me ajuda, não temerei; que me fará o homem?”

Não tema as nações ou os governos. A Bíblia diz em Deuteronômio 7:21

“Não te espantes diante deles (outras nações), porque o Senhor teu Deus está no meio de ti, Deus grande e terrível.”

Não tema más notícias. A Bíblia diz em Salmos 112:7-8 “Ele não teme más

notícias; o seu coração está firme, con-fiando no Senhor. O seu coração está bem firmado, ele não terá medo, até que veja cumprido o seu desejo sobre os seus adversários.”.

Dicas para retardar o envelhecimento das mãos

Como devemos lidar com os nossos temores?

5

A pessoa que fuma fica depen-dente da nicotina. Consi-derada uma droga bastante

poderosa, a nicotina atua no sistema nervoso central como a cocaína, com uma diferença: chega ao cérebro em apenas 7 segundos - 2 a 4 segundos mais rápido que a cocaína. É normal, portanto, que, ao parar de fumar, os pri-meiros dias sem cigarros sejam os mais difíceis, porém as dificuldades serão menores a cada dia.

As estatísticas revelam que os fu-mantes comparados aos não fuman-tes apresentam um risco:

. 10 vezes maior de adoecer de cân-cer de pulmão

. 5 vezes maior de sofrer infarto

. 5 vezes maior de sofrer de bron-quite crônica e enfisema pulmonar

. 2 vezes maior de sofrer derrame cerebral

Se parar de fumar agora... . Após 20 minutos sua pressão san-

güínea e a pulsação voltam ao normal . Após 2 horas não tem mais nicoti-

na no seu sangue . Após 8 horas o nível de oxigênio

no sangue se normaliza . Após 2 dias seu olfato já percebe

melhor os cheiros e seu paladar já de-gusta a comida melhor

. Após 3 semanas a respiração fica mais fácil e a circulação melhora

. Após 5 A 10 anos o risco de sofrer

infarto será igual ao de quem nunca fu-mou .

Quanto mais cedo você PARAR DE FUMAR menor o risco de se dar mal. Quem NÃO fuma aproveita MAIS a vida!

Cuidado com as armadilhas:Nos momentos de stress Procure se acalmar e entender que

momentos difíceis sempre vão ocorrer e fumar não vai resolver seus proble-mas.

Sentindo vontade de fumar A vontade de fumar não dura mais

que alguns minutos. Nesses momentos, para ajudar, você poderá chupar gelo, escovar os dentes a toda hora, beber água gelada ou comer uma fruta. Man-tenha as mãos ocupadas com um elás-tico, pedaço de papel, rabisque alguma coisa ou manuseie objetos pequenos. Não fique parado - converse com um amigo, faça algo diferente que distraia sua atenção.

Exercícios de relaxamento São um ótimo recurso saudável para

relaxar. Faça a respiração profunda: respire fundo pelo nariz e vá contando até 6, depois deixe o ar sair lentamen-te pela boca até esvaziar totalmente os pulmões. Relaxamento muscular: es-tique os braços e pernas até sentir os músculos relaxarem.

Proteja-se ... após parar de fumar uma simples tragada pode levar você a uma recaída.

Evite o primeiro cigarro e você esta-rá evitando todos os outros!

Curso de Pare de Fumar

O que você ganha parando de fumar

Começa as inscrições para o Curso Pare de Fumar. Palestras, Vídeos, Grupo de Auto-ajuda, Apostilas e Material informativo. Para maiores informações ligue 3033.5252.

6

Algumas dicas básicas 01 – Antes de ligar a

moto verifique o nível de óleo do motor.

02 – Retire a gasolina antiga do tan-que e substitua por uma nova.

03 – Limpe o filtro de ar e substitua a vela da sua moto.04 – Verifique o es-tado dos pneus e calibre de acordo com a região por aonde você irá.

04 – O Roadbook deve esta com a tampa limpa e com as roldanas livres.

05 – Verifique o estado da relação da sua moto, das pastilhas e fluidos dos freios, rolamentos das rodas, raios e parafusos, caso necessário, reaperte ou substitua.

06 – Se sua moto tiver bateria para ligar, teste antes, veja o nível da água da bateria.

07– Geralmente motos importadas têm radiadores, verifique também o ní-vel da água, se estiver pouca, complete.

Agora que você olhou o básico da moto, verifique o estado dos seus equi-pamentos de segurança (capacete, jo-elheiras, cotoveleira, cinta abdominal, mochila de hidratação, luvas e botas), não sai de casa antes de verificar se as ferramentas estão todas na sua bolsa (chaves de boca de 06 a 16, chave alem de 05 a 08, chave de fenda, chave Phi-lipes, alicate universal, chave de vela e vela extra).

Como aumentar a vida útil de pneus

- Os pneus devem ser calibrados semanalmente, seguindo as recomen-dações do fabricante da motocicleta. A pressão precisa ser alterada em cada situação de uso (com carona na garupa, carga ou apenas o condutor);

- Os pneus devem ser montados apenas em máquinas. Nunca permitir a montagem manual em borracheiros não habilitados.

O pneu de uma moto pode ter o ta-lão (friso de aço lateral) quebrado por uma operação de montagem inadequa-da;

- As rodas devem passar por um balanceamento rotineiro, um procedi-mento fundamental para evitar o des-gaste prematuro dos pneus;

- Os aros utilizados devem ser aque-les recomendados pelo fabricante.

Mudanças provocam diferenças sensíveis no desempenho da moto, no-vamente comprometendo a segurança do motociclista e a durabilidade dos

pneus.- Jamais utilize pneus recauchuta-

dos - A moto sempre deve estar com o “quadro” alinhado, caso contrário à vida útil do pneu ficará comprometida por rodar fora de alinhamento com o piso.

- Nunca submeter o pneu a sobre-carga.

Pode ocorrer o superaquecimento, desgaste excessivo, separação entre lo-nas e banda de rodagem.

Portanto, é importante sempre man-ter as pressões e cargas recomendadas conforme gravações que constam no flanco de cada pneu.

Fonte: Trilha do Verde

Trilhar pelas montanhas de moto, é uma sensação inesquecível... Com a moto em ordem é ainda melhor.

7

A bíblia relata sobre vários conselhos:

Pv. 6:20-29“Filho faça o que o seu pai diz e

nunca esqueça o que a sua mãe ensinou. Guarde sempre as suas palavras bem gravadas no coração. Os seus ensina-mentos o guiarão quando você viajar, protegerão você de noite e aconselha-rão de dia. As suas instruções são uma luz brilhante, e a sua correção ensina a viver. Elas livrarão você da mulher imoral e das suas palavras sedutoras.

Não seja tentado pela sua beleza, nem caia na armadilha dos seus olhos tentadores.

Qualquer homem pode ter uma prostituta por pouco dinheiro, mas o adultério custará a ele a sua própria vida.

Será que você pode carregar fogo no colo sem queimar a roupa?

Será que você pode andar em cima de brasas sem queimar os pés?

O homem que dorme com a mu-lher de outro corre esse mesmo perigo. Quem fizer isso terá de sofrer muito”.

Pv. 22:14

“O adultério é uma armadilha onde caem às pessoas que o Senhor detesta”.

Hb. 13:4“Que o casamento seja respeitado

por todos, e que os maridos e as es-posas sejam fiéis um ao outro. Deus julgará os imorais e os que cometem adultério”.

Provérbios 6.32,33 “ O que adultera com uma mulher,

não tem juízo; ele está se destruindo a si mesmo.

“ Achará castigo e desprezo, e a sua vergonha nunca se apagará”.

Provérbios 5.3:4“Porque os lábios da mulher imoral

destilam favos de mel, e o seu paladar é mais macio que o azeite”;

‘“Mas o seu fim e amargoso e quan-do termina o que resta é amargura e so-frimento”.

Provérbios 30.20: Uma esposa infiel age assim: come-

te adultério, toma um banho e depois diz: “Não fiz nada de errado.”.

Mateus 5:28: “Eu, porém, vos digo que qualquer

que atentar numa mulher para cobiçá-la já em seu coração cometeu adultério com ela”.

I Coríntios 6:18: “Fugi da prostituição. Qualquer ou-

tro pecado que o homem comete, é fora do corpo; mas o que se prostitui peca contra o seu próprio corpo.”

Gálatas 5:19, 21: “Porque as obras da carne são ma-

nifestas, as quais são: adultério, pros-tituição, impureza, lascívia, Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro como já antes vos disse que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus”.

Adultério e seus prejuízos

8

Terapia Ocupacional AniversariantesJulho

Vitor Novo Soares 03/07Rodrigo de Castro 04/07Rogério de Almeida 05/07Gustavo Umbelino 05/07Cristiane G. Correia 05/07Giseli Fortunato Cretuchi 07/07Mª Cristina N. Bettanin 10/07Mª de Lourdes Gomes 10/07Nice Cebrian 10/07Sebastião Rodrigues 11/07Adriano Alves Victo 13/07Giovani Chiappina 15/07Vanessa Machado 16/07Alcir Moreira 19/07Marcos Alexandre 21/07Pedro Bernardes 21/07Artur Gomes da Fonseca 25/07Sara C. Gabelini 25/07Antônia Felipeto 27/07Mª Valquíria Henriques 28/07Dirce Vaidma 28/07Mara Regina Nicolau 30/07Vanessa da S. Faila 30/07Sérgio Custódio da Silva 31/07

Começa as inscrições para mais uma turma de Cursos Básicos Gratuitos no Geração Vida. Os cursos oferecidos são: Tricô, Crochê, Manicure, Bordado em

Chinelo, Matemática, Pintura em Tecido, Auto-Maquiagem, Informática, Violão, Pare de Fumar e Terapia Anti-stress. Para maiores informações ligue 3033.5252 ou acesse

nosso site: www.gerandovida.com.br

9

Lóide é a única referência no-minal que temos na Bíblia à avó, embora saibamos que

muitas das mulheres citadas na bíblia foram também avós. Lóide tem seu nome ligado ao seu jovem neto, Timó-teo. Pela alusão que o apóstolo Paulo faz a essa mulher, podemos tirar algu-mas conclusões de sua vida.

Serva fiel a Deus, Lóide viveu refle-tindo uma fé genuína, o que contribuiu para fortalecer a vida e o futuro minis-tério de seu neto, Timóteo, Fiel à dou-trina verdadeira, Lóide pode ensinar ao neto, com fidelidade, a palavra de Deus (II Tm 3:15).

Aqui temos um exemplo a ser se-guido pelos avós: servir de modelo, de piedade cristã aos filhos e aos ne-tos. Para tanto, é necessário conhecer a Palavra de Deus para transmiti-la com fidelidade não só por palavras, mais, acima de tudo, pelo exemplo. É no lar que se modela o caráter dos filhos e netos, e, nesse particular, Lóide dá-nos um grande e belo exemplo. Evidente-

mente, as avós têm uma oportunidade ímpar, a de ministrar aos netos por pas-sarem muito tempo com eles. É com o exemplo de vida baseada na Bíblia, que as avós são veículo de orientação espiritual, avós sábios e prudentes que amam e temem á Deus.

Para Pensar...Um rapazinho descreveu as avós

deste modo: “Uma avó é uma senho-ra que não tem meninos dela, por isso ama todo os das outras pessoas.

Avós não têm que fazer coisas a não ser estar lá. Se te levam a passear, elas param perto de folhas e de lagar-tas... Elas sabem responder a pergun-tas como, porque os cães não gostam de gatos e porque Deus não é casado. Quando nos lêem histórias, não saltam partes e não se importam de ler a histó-ria outra vez.

Todos deviam ter avós porque são os únicos adultos que têm tempo para nós.”.

26 de julho, Dia dos avós! Que Deus abençoe vocês!

"O carinho dos Avós"II Tm. 1: 5.

10

Jesus ensinou que não devemos parar de orar até que tenhamos uma resposta. Ele contou a se-guinte história: em certa cidade, existia um juiz que não temia a Deus, nem respeitava as pesso-as. Um dia uma viúva veio falar com ele para pe-dir ajuda. O juiz não deu atenção a pobre viúva. Porém, ela não desistiu. Veio tantas vezes pedir sua ajuda que finalmente ele disse: É verdade que eu não temo a Deus e não respeito a ninguém. Porém, como esta viúva não desiste, vou dar a sentença a favor dela. Se o juiz malvado ajudou a viúva, será que Deus vai demorar a ajudá-lo?

Não desanime! Continue orando. O amigo de Deus gosta de orar.Texto Bíblico: 18:1-7

FIGURAS DIRETAS

11

O que uma pulga disse para a ou-tra?R: Vamos a pé ou pegamos um

cachorro?Qual é a aula favorita da vaca?R: Múuuuuuusica. Qual é a aula preferida da cobra?R :Hissssssstória.Num aquário viviam sete peixes. Dois morreram afogados, quantos ficaram?R.: Ficaram sete, porque peixe não morre afogado.Por que o elefante pega leve com o pás-saro?R.: Porque ele tem pena.Duas vacas estavam conversando.A primeira vaca disse: - Muuuuu! E a segunda: - Nossa, você tirou as palavras da minha boca!

Quantos casais de animais Adão levou para a arca?R.: nenhum, pois a arca era de Noé.Como a cobra salva uma pessoa de uma enchente?R.: dando o bote.Que passarinho mais vigia a gente?R.: o bem-te-vi.O que o cavalo fazia no orelhão?R.: passava trote!Como acaba um jogo de futebol entre patos?R.: empatado.O que o boi faz quando bate sol nele?R.: faz sombra.Um galo estava em cima do telhado e botou um ovo. Para que lado o ovo caiu?R.: Nenhum, porque galo não bota ovo.

ChorãoO garoto estava chorando e o avô perguntou:- Por que chora, Juquinha?- Eu perdi uma moeda de um real que ganhei do papai.- Toma lá um real. Pronto, nada de choro. Resolvido.Pouco depois o Juquinha voltou a chorar.- Que é isso, Juquinha? Será que perdeu o real que te dei? - pergun-tou o avô.- Não, vovô. Tá aqui.- Então por que está chorando de novo?- É que se eu não tivesse perdido o

que o papai me deu, eu teria 2 reais agora!MundialJoãozinho, ao descobrir que nasceu no Brasil, seu pai na Alemanha e sua mãe no Japão, pergunta: - Nossa, e como foi que nos conhe-cemos?FutebolísticaJoãozinho, fanático por futebol, estava jogando bola com os colegui-nhas, quando sua mãe chega corren-do: - João, corre rápido lá em casa que o teu pai caiu na área.E o Joãozinho: - Péra aí, mãe! Na área é pênalti!

O que é o que é

Piadas

Débora Carvalho 07/07Lucas de Souza Costa 10/07Samuel Henrique 11/07Célio R. de Oleriano Jr. 12/07Ásafe D. Barros 15/07Israel Jadack Ferreira 23/07

Evangelismo InfantilSegunda: 20:00 – Ensaio de dançaQuarta: 20:00 – Ensaio de coralSábado: 20:00 - Aprendendo a BíbliaDomingo: 19:30 - Aprendendo a Bíblia

Aniversariantes

de Julho

12

No levantamento, liderado pelo imunologista Ernesto Taketomi, 60 veículos par-

ticulares tiveram amostras coletadas e, pasme mais da metade continha quanti-dades acima do admissível de substân-cias nocivas ao sistema respiratório.

Pêlos de gatosEntre os principais achados estavam

os pêlos de cães ou gatos que sobram nos assentos e no carpete.

E mesmo quem não convive com bichos está sujeito ao problema. Basta rodar com alguém que tenha animais em casa e os pêlos vão de carona. “O efeito é exatamente o mesmo”. Mas não é só a pelagem de pets que provoca espirros durante o passeio. Os ácaros — aracnídeos invisíveis a olho nu — também são agentes alergênicos que, transportados pelas roupas e até pelos cabelos, se proliferam dentro do auto-móvel. Pior: eles se alimentam de esca-mas da pele humana que se acumulam por lá.

Filtro do ar-condicionado:Os fungos atraídos pela umidade

provocada pelo ar-condicionado, tam-bém se sentem pra lá de confortáveis no interior do veículo. “Além de causa-rem alergias por si sós, eles servem de alimento para os ácaros”. Especialistas sugerem uma limpeza a cada seis me-ses.

Assentos e carpete: a superfície ir-regular, cheia de fiapos, serve como abrigo ideal para os ácaros. Misturados na poeira, eles começam a se reprodu-zir e aí não faltarão olhos vermelhos e coceiras.

Têm cheiro bom, mas...

Os sprays aromatizantes “Para mui-tos, o odor não faz mal nenhum, mas os alérgicos a perfumes fortes podem ter uma rinite em um simples passeio” Es-ses produtos afetam mais aquelas pes-soas que estão em plena crise alérgica ou que se recuperam de uma doença respiratória.

Esvazie os sacos de lixo: muitos imaginam que jogar na lixeirinha in-terna os salgadinhos esparramados no banco — e deixá-la lá dentro é o su-ficiente. Engano. Restos de comida é um prato cheio para microorganismos e até baratas. Sem contar que os áca-ros também apreciam muito a papelada que você nem se lembra de recolher. A ordem é: ao sair do carro, retire todo e qualquer detrito. As partículas de cinza, por sua vez, irritam as vias respirató-rias, principalmente as dos asmáticos.

Dê uma freada na sujeira Limpeza Interna

- Tecido (bancos e assentos), utili-zar água com sabão liquido.

Para retirar pelos de animais e pe-quenas sujeiras, use um aspirador ou uma fita plástica enrolada na mão, com a cola virada para fora e pressione so-bre o lugar a ser limpo, a sujeira vai colar na fita.

Quando sentir que a fita não tem mais efeito, troque por um novo peda-ço e continue.

- Plásticos (painel de bordo, guarni-ções das portas e tecidos do teto) utili-zar água adicionada com sabão liquido ou excepcionalmente, álcool desnatu-rado (depois de ter feito um teste numa área não visível).

- Deve evitar-se o mais possível o uso de detergentes que contenham sol-ventes.

- Devem-se limpar sempre várias vezes com um pano macio limpo e evi-tando molhar demais.

A sujeira dentro do veículo pode trazer risco para os alérgicos

13

SonrisaisDois sonrisais estavam na praia. Resolveram então entrar no mar. Estavam entrando, quando de re-pente, um olhou pro outro e disse:- Olha a onda!Chiiiiiii...- Aonde? Chiiiiiii...

Casamento Pouco antes do casamento, o pai se aproxima do noivo e pergunta: - Meu rapaz, o senhor tem condi-ções de sustentar uma família? - É claro! - ele respondeu.Todo feliz, o pai retrucou: - Ótimo! Somos em nove.

Viagem de trem Uma mulher desce do trem e um passageiro grita: - Ei! A senhora esqueceu um paco-te no assento. - Eu sei, ela respondeu.- Mas a senhora não vai levá-lo?- Não, meu filho. Estou deixando sanduíche para meu marido. É que ele trabalha na seção "Achados e Perdidos".

Xiiiiii!Dois amigos se encontraram no Rio de Janeiro. Um era rico e o outro era pobre. Conversando, eles acabaram falando sobre um curso de inglês que iria ser trans-mitido pelo rádio. Se despediram. Tempos depois eles se encontraram outra vez. O rico já chegou arrasando no in-glês: - Hello, my friend! - ele cumpri-mentou.

O pobre, que ouviu o curso de in-glês num radinho velho de pilha, respondeu: - Xiiiiiiiiiiiiiii! Xiiiiiiiiiiiii!

GaguinhoUm rapaz estava passando pela rua quando um gago lhe pergun-tou: - Po-poderia me informar o-onde en-en-en-encontrar a e-escola para ga-ga-gos? O rapaz respondeu:- Nossa! Pra que você quer entrar numa escola pra gagos se você já gagueja tão bem?

Pedreiros espertosDois pedreiros inseparáveis fo-ram contratados para construir uma casa para um milionário nos EUA. O responsável pela obra dis-se: "Aqui está o passaporte, vocês viajam amanhã. Nos encontramos no aeroporto".No outro dia, bem cedo, os dois pegaram o avião. No meio da via-gem o avião deu pane, e o piloto teve que mudar a rota, indo pou-sar no deserto.Quando o piloto abriu a porta, os pedreiros avistaram a paisagem e um deles olhou para o outro e dis-se: "Companheiro, quando chegar o cimento nós estamos ferrados."

BêbadosTinha dois bêbados no trilho do trem. Um falou pro outro:- Essa escada nunca acaba!E o outro respondeu: - Isso não é nada! Pior é esse cor-rimão baixo!

14

Ingredientes:Massa:2 xícaras (chá) de leite1/2 xícara (chá) de azeite de oliva2 xícaras (chá) de farinha de trigo2 ovos1 pitada de sal1 colher (sopa) de açúcar2 tabletes (30 g) de fermento biológicoRecheio:200 g de presunto (um só pedaço)200 g de mussarela (um só pedaço)

1 caixinha (200 g) de creme de leite

Modo de Preparo:Massa: coloque o leite numa panela e leve ao fogo até amornar. Retire do fogo e despeje no liquidificador. Adicione o azeite (reserve 1 colher de sopa), a fa-rinha de trigo, os ovos, o sal e o açúcar. Bata até obter uma mistura homogênea. Acrescente o fermento e bata apenas por alguns segundos. Cubra o copo do liquidificador com filme plástico e deixe descansar por 30 minutos, ou até a massa dobrar de volume. Pré- aqueçao forno temperatura média (180ºC). Recheio: corte o presunto e a mussarela em cubos médios, coloque numa tigela e misture o creme de leite. Com o azeite de oliva reservado, unte uma assadeira de 30 cm de diâmetro e polvilhe com farinha de trigo. Em seguida, despeje a metade da massa e distribua o recheio. Cubra com o restante da massa e leve ao forno por 45 minutos, ou até a torta dourar. Retire a torta do forno, fatie e sirva.

Torta de presunto com mussarela

ÊX

OD

XO

DO

Dicas:- A limpeza deve ser

feita todas as semanas, de preferência um dia antes da compra de perecíveis. Os resíduos não limpos po-dem provocar odor desagradável e con-taminar o sabor dos alimentos.

- Depois de limpa, coloque algumas folhas de louro no interior da geladeira para absorver os odores fortes de ali-mentos.

Comece de baixo para cima:- Gavetas: Conserve legumes e ver-

duras em embalagens plásticas e afas-tadas do congelador para evitar que o frio queime as folhas.

Salpique água e retire completa-mente o ar das embalagens antes de fechar.

- Primeira prateleira (inferior): Ar-mazene as frutas logo acima das ga-vetas. As mais macias podem ficar em bandejas e as mais duras, embaladas em sacos plásticos.

- Segunda prateleira (intermediária): Conserve nessa prateleira os alimentos que vão ser consumidos rapidamente como bolos, doces e tortas. Sopas e caldos também, porém sempre em reci-pientes com tampa. Dê preferência aos formatos quadrados ou retangulares, que são mais fáceis de organizar.

- Terceira prateleira (intermediária):

Armazene nessa prateleira os ovos (em vez de colocá-los na porta, como é su-gerido pelos fabricantes), assim você evita a trepidação do abre e fecha da geladeira, além de mantê-los sob tem-peratura constante. Guarde também os alimentos que sobraram da refeição em recipientes plásticos ou de vidro, bem tampados.

- Quarta prateleira (superior): Nessa prateleira guarde a manteiga, o requei-jão, o leite, os frios e os queijos, em recipientes bem fechados. Nela devem ficar também os refrigerantes, sucos ou água, se quiser que fiquem bem gela-dos.

Se houver uma gaveta de carnes logo abaixo do freezer, é lá que você deve mantê-las, incluindo os frios e as salsinhas.

- Porta de geladeira: A porta acomo-da o ketchup, a mostarda, as geleias e compotas, a azeitona e as conservas, os refrigerantes em lata, caixas de suco ou leite abertos, e mesmo os alimentos in-fantis.

Mas atenção: não exagere no peso. Isso prejudica o fechamento da porta e compromete a durabilidade da sua ge-ladeira.

- Alimentos que estragam facilmen-te devem ficar o mais perto possível do congelador.

Como manter a geladeira em ordem

15

Frio combina com edredom, chocolate quente, fondue, e nada de malhação. Mas essa

combinação pode ser bastante perigosa para a saúde e boa forma física. Portan-to, para que o inverno não comprometa

a estética e deixe lembranças desagra-dáveis é preciso controlar os impulsos e vencer a preguiça.

O aumento de peso no inverno é natural, já que em função do frio e do aumento do gasto energético para

manter a temperatura corporal, nosso organismo necessita de alimentos ricos em calorias, como doces e frituras. Por isso, é preciso adaptar esses alimentos e torná-los menos calóricos e mais nu-tritivos.

Para o equilíbrio da alimentação as sopas são ótimas alternativas, pois aju-dam a aquecer nosso corpo. Elas são ricas em vitaminas e minerais, o que aumentam a imunidade do organismo. Além disso, pratos com legumes e ver-duras são nutritivos e não engordam. Aposte ainda na ingestão de frangos e carne magra. As massas e alimentos gordurosos devem ser eliminados da alimentação.

Mas apenas uma alimentação balan-ceada não é o bastante para manter a forma física.

O inverno também exige a prática de atividades corporais. Vencer a pre-guiça pode ser a maior dificuldade, mas o ideal é manter os exercícios normal-mente, fato que evita o ganho de peso e mantém a saúde do corpo.

Apesar dos grandes contrapontos da alimentação no inverno, deixar o frio passar e não se deliciar com as gulo-seimas da estação, pode ser um gran-

de desperdício! Tomar cuidado, evitar o excesso, praticar exercícios físicos e manter uma alimentação saudável, faz com o que o chocolate quente e o fondue, não pesem tanto no visual no inverno!

Cuidado com os quilinhos extras no inverno

Cad - Centro de Auxílio ao DepressivoProjeto de Terapia Anti-Stress com acompanhamento Psicológico, Professora de Edu-

cação Física, palestras e vídeos. O objetivo do Projeto é a melhora da qualidade de Vida Física e Emocional, Auto-estima e relacionamentos. O curso tem duração

de dois meses. Para maiores informações ligue 3033.5252, ou acesse nosso site www.gerandovida.com.br

16

Sabemos que tudo aquilo que é em excesso pode vir a ser prejudicial, tanto para o nos-

so corpo quanto para a nossa alma. Mas, será que aquelas coisas que são moderadas também podem nos preju-dicar? A Palavra de Deus nos ensina que sim. Tudo aquilo que não provem de Deus pode nos contaminar, nos tra-zer sofrimento e dor e nos prejudicar, não importa a dose ou a quantidade: A Bíblia diz: “Ora, as obras da carne são conhecidas e são: prostituição, impure-za, lascívia, idolatria, feitiçarias, inimi-zades, porfias, ciúmes, iras, discórdias, dissensões, facções, invejas, bebedices, glutonarias e coisas semelhantes a es-tas, a respeito das quais eu vos declaro, como já, outrora, vos preveni, que não herdarão o reino de Deus os que tais cousas praticam” (Gálatas 5:19-21).

Mas, o que a Bíblia diz sobre be-ber socialmente? A Bíblia não adverte sobre doses e quantidades ou limites para qualquer coisa. A Bíblia não dá uma margem diária de pecados, nem recomenda limites para qualquer coi-sa tipo, "é permitido ao homem contar uma mentira ao dia" ou “roubar apenas R$50.00” ou ainda, “é permitido beber uma dose diária de 200ml de bebida al-coólica”. Não existem essas distinções. A Bíblia nos adverte para que não ve-nhamos a cair em um laço, a Bíblia diz: “Fiquem alertas! “Não deixem que as festas, ou bebedeiras e os cuidados da vida, peguem vocês de surpresa, como uma armadilha”. (Lucas 21:34).

Quanto você acha que o mal ne-cessita para entrar na vida e provocar destruição? Um gole, um copo, uma garrafa…? Os alcoólatras um dia toma-

ram seu primeiro gole. Os viciados em drogas também em algum momento de sua vida deram à primeira tragada. Os adúlteros um dia lançaram o primeiro olhar. Entretanto para todos eles existiu algo em comum: o primeiro contato, a porta de entrada para o inimigo em suas vidas. Todas as vezes que consu-mimos ou praticamos coisas que são contrárias à vontade de Deus, ainda que em pequenas doses (Gl 5:9), esta-mos dando legalidade para coisas ruins entrarem nas nossas vidas e semear as suas sementes de destruição, escravi-dão, sofrimento e morte. A Bíblia diz:

“Quem é que grita de dor? Para quem, as feridas sem causa? E para quem, os olhos vermelhos? Para os que se demora em beber vinho, para os que andam buscando bebida mistura-da. Não olhes para o vinho, quando se mostra vermelho, quando resplandece no copo e se escoa suavemente. Pois o final dele é como uma cobra venenosa. (Provérbios 23:29-32).

A sociedade é bombardeada diaria-mente por intensas campanhas publi-citárias, visando aumentar o número dos consumidores. Os comerciais vei-

culados na TV transmitem uma idéia de sucesso, pregam que serão felizes nos relacionamentos amorosos, muitos amigos, entre outras inverdades que influenciam a todos. O álcool é uma droga lícita (tal qual o cigarro) dotada de grande poder destrutivo, os males produzidos pelo seu consumo englo-bam, desde a deterioração da saúde à destruição da personalidade e dignida-de do homem.

O fato de existirem muitos alcoóla-tras já é prova suficiente de que o certo é não beber. Afinal, ninguém bebe para ser alcoólatra… Começa-se aos pou-cos.

A pessoa pensa que é forte e que uma pequena dose diária de álcool não vai lhe afetar, entretanto isso é exata-mente o que o inimigo quer que todos pensem.

A Bíblia diz: “Ouve filho meu, e sê sábio; guia re-

tamente no caminho o teu coração. Não estejas entre os bebedores de vinho nem entre os comilões de carne. Por-que o beberrão e o comilão caem em pobreza; e a sonolência vestirá de tra-pos o homem” (Provérbios 23:19-21).

“Beber socialmente não faz mal”?