8
Sindicato dos Produtores Rurais de Passos - Minas Gerais - Ano VII - Nº 97 - Abril de 2013

Informativo Sinrural

Embed Size (px)

DESCRIPTION

Abril/2013

Citation preview

Sindicato dos Produtores Rurais de Passos - Minas Gerais - Ano VII - Nº 97 - Abril de 2013

2

Informativo mensal do Sindicato dos Produtores Rurais de Passos - SinRural - CNPJ: 17.923.335/0001-84 - Avenida Comendador Francisco AvelinoMaia, 4050 - CEP: 37900-010. Telefone: (35) 3529.2650 - e.mail: [email protected] - Site: www.sinrural.com.br - Diretoria:Leonardo dos ReisMedeiros – presidente; Emerson José Cardoso de Carvalho – vice-presidente; Gilberto Cardoso da Silveira – tesoureiro; Clayton Antonio de Freitas– secretário - Produção: MTC Comunicação. Impressão: Gráfica 3 Pinti - Uberaba (MG) - 2.000 exemplares.

PALAVRA DO PRESIDENTE

Depois dizem que aclasse política está desmo-ralizada e desacreditada,mas ninguém explicaporquê. Vejam só olamentável exemplo, aquimesmo em nossa cidade, queatingiu nosso SinRural.

Durante a o período derealização da EXPASS,fomos surpreendidos porvários associados, familiarese amigos que traziamnotícias de entrevistas,inclusive em uma rádio,dadas por uma vereadora e um vereador,ambos filiados do sindicato, em que ataquesabsurdos eram feitos a mim, presidente doSinRural, à administração como um todoe, evidentemente, manchando o própriosindicato perante a opinião pública.

E qual era o grande motivo desse‘barulhão’ todo? Sanduíche.

Vamos explicar: a vereadora nos‘acusava’ de oferecer sanduíche aosprodutores e familiares, que estavamparticipando do 15º Festival de Jogos eTradições Rurais, ocorrido no dia 17 dejaneiro, tomando isso como pouco caso.Acontece que, na reunião de organizaçãodo evento, os presidentes das comunidadesrurais preferiram o lanche ao almoço,porque durante aquele domingo todosestariam participando dos agitados jogos,alguns em que é exigido grande esforçofísico. Portanto, escolheram com muitarazão um lanche leve a um almoço. Nãohaveria problema para o SinRural serviroutra refeição aos participantes, fique bemclaro, já que tínhamos várias opções parafazer isso. Mas, democraticamente,atendemos àquilo que os representantes dascomunidades definiram por suasrespectivas comunidades. Portanto, osataques da vereadora na verdade atingemaqueles que trabalharam na organização doevento, que se empenharam para que tudotranscorresse bem, que definiram inclusiveo cardápio. Para mim, ela injustamentedesqualificou a decisão dos presidentes dasassociações rurais.

Que imagem tentaram plantar naopinião pública? Que os produtores ruraissão uns coitados, uns esfomeados, que sehumilham por um prato de comida? O que

Cá entre nós

é isso, gente!!! Somos a classe que alimentatodas as outras! Somos simples, naesmagadora maioria, sim, mas nós demosfama a Minas Gerais de povo hospitaleiro,de mesa farta, de alegria em servir!Lamentável que tenham tentado pintar umretrato tão rebaixado dos participantes,como se o mais simples, o menor dosprodutores aqui, não tivesse condições, seassim o desejasse, de pagar do própriobolso a refeição que bem quisesse.

Pior, os dois políticos levaram esseassunto caseiro (coisa que poderiam teresclarecido com um telefonema diretamentea nós ou a qualquer um dos organizadores)para a imprensa, levaram a dois veículosde comunicação totalmente alheios ao quese passa aqui na instituição, falaram aosquatro cantos da cidade, no ouvido depessoas que não têm a mínima ideia de todoo empenho dessas comunidades rurais e docorpo de funcionários do sindicato narealização de um evento que vai-setornando tradicional e cada vez maisaguardado. Atingindo o cúmulo, atéconvocar uma ‘reunião’ na CâmaraMunicipal para tratar do assunto – osanduíche – eles foram capazes!

Quanto ao outro, o vereador, que nãofrequenta o sindicato, não acompanha avida sindical, então nada sabe, do que nosacusa? De fazer ‘outra obra’, mas que nasua opinião o produtor precisa é deprestação de serviços.

Ora, construir, realizar obras é elogio!A crítica à obra só mostra desconhecimento.Afinal, é justamente pelo aumento donúmero de serviços, pela qualidade e o

baixíssimo custo dessesserviços relativamente àanuidade paga, que osindicato mais que dobrou onúmero de associados,durante nossa gestão. A novaobra, que é o prédioadministrativo, nada mais éque fruto do crescimento dosindicato. A estruturanecessária ao serviço.Exatamente durante a festaem que louvamos todos osnossos antecessores, desde1938, pelo serviço prestado

e as obras conquistadas, somos criticadospor estar cumprindo nosso papel na históriado sindicato! Essa é boa. O SinRural já teveum parque cercado com arame farpado,depois cercado com taipas. Festas e eventosimportantes já foram realizados aquidebaixo de lona de caminhão, de tendacoberta com folhas de coqueiro. A própriaavenida, de um caminho, um lugar quaseermo, virou a principal via da cidade!

Há um tempo para tudo. Cada presidenterealizou aquilo que foi possível e necessárioem sua época. Tudo que é feito no parque,hoje, traz resultados para o orçamento dosindicato, que tem uma fonte importante noaluguel deste espaço para eventos. Por isso,as melhorias, como necessidade desse novotempo.

O que não podemos oferecer é serviçode acordo com o interesse pessoal de cadaum. Não podemos ajustar a instituição paraatender àquilo que interessa a fulano oubeltrano. Isso não. Normas, regulamentos,leis, são para todos. Nem precisaria dizerisso a dois políticos. Mas, são os tempos.

O que pensar disso tudo? Partidarismo,política vazia, interesses pessoais. No nossoentendimento, a Câmara Municipal é o lugarapropriado para que ambos os políticosapresentem propostas efetivas em benefíciodo sindicato e da classe. E que assim seja.

Cá entre nós, assuntos domésticos, deinteresse restrito do sindicato, dorelacionamento entre associado einstituição, têm endereço certo para seremtratados: Avenida Comendador FranciscoAvelino Maia, 4050. A porta da diretoriapermaneceu e permanecerá sempre abertaaos associados, para resolvermos dúvidas,darmos esclarecimentos e orientações.

Cabo de guerra durante os Jogos: esforço de todos leva ao sucesso do evento

3

IMA aconselha vacinação logo no início da campanhaO médico veterinário Nourival

Severiano da Silva Júnior, chefe doescritório do IMA de Passos, recomendaaos produtores rurais que procuremvacinar o rebanho contra a febre aftosa,logo no início da campanha – que começano dia 1º de maio, indo até o dia 31 domesmo mês. Segundo ele, isso éimportante para aqueles que desejamlevar os animais a leilão ou a eventospecuários. O veterinário observa que issodeve ser observado principalmente paraos animais primovacinados, ou seja, de 0a 12 meses, que estão sendo vacinadospela primeira vez, pois há para essesanimais uma carência de 15 dias da datada vacinação, para a retirada da GTA.

A Campanha de Vacinação contra aAftosa abrange animais de todas as

idades, de “mamando a caducando” e sóno município de Passos deverá chegar a950 mil cabeças.

Nourival aconselha, ainda, ao

produtor aproveitar essa manejo dorebanho, para fazer também a vacinaçãopreventiva contra a Raiva, apesar de nãoser uma exigência do IMA.

O movimento de produtoresassociados no escritório do SinRural,para fazer a declaração anual do Impostode Renda esteve muito fraco nestaprimeira semana de abril. O gerente JoséCarlos Pimenta Avelar disse que a equipeestá concentrada neste serviço e alertamais uma vez para que os associados “nãodeixem para a última hora”, para evitarlongas esperas e transtornos de últimahora.

Escritório tempouco movimento

para declaração doImposto de Renda

Dia 1º de Maio, no Parque deExposições, acontece o

“Viola de Todas as Bandas” ,a partir das 12 horas.

Ingresso: 2 kg de alimentonão perecível ou R$ 10,00.Todo alimento arrecadado

será doado aoHospital Otto Krakauer.

Realização: Programa “Eu, vocêe a viola”. Apresentação:

Barrerito.

Para participar de leilões, gado deve ter cumprido período de carência da vacina.

Convênio com o SINRURAL: desconto de 30%para associados, filhos e funcionários do sindicato.9º Encontro de

violeiros

4

Tributo revive a históriado ruralismo em Passos

O papel das diretorias passadas daUnião Rural, Associação Rural eSindicato dos Produtores Rurais dePassos foram lembrados, na solenidadeem que se Ex-presidentes e familiaresreceberam o cartão comemorativo da 50ªEXPASS. A solenidade, realizada no dia17 de março, domingo, reuniu grandepúblico no Espaço Tropeiro. O SinRuraltambém homenageou algumasinstituições e pessoas que tiveram suasvidas relacionadas ao sindicato oucontribuíram efetivamente para odesenvolvimento da agropecuária domunicípio.

Para fazer a entrega do cartão aos ex-presidentes ou seus representantes, osmembros da diretoria formaram a frentede honra. Antes de iniciar a entrega, opresidente do SinRural, LeonardoMedeiros, discursou, justificando omomento escolhido para a homenagem,dentro das atividades do 15º Festival deJogos e Tradições Rurais. “Temos aqui apresença de produtores de todas asregiões de nosso município.

Todas as comunidades estão aquirepresentadas para saudar aqueles quededicaram boa parte de suas vidas naformação de um sindicato ruralista forte”– falou, acrescentando que o exemplo dosex-presidentes deve servir de inspiraçãoàs novas gerações . “Os nossos jovensruralistas devem aprender a importânciade se ter um ideal que esteja além dosnossos próprios interesses, o valor daperseverança e sobretudo a necessidadeda união.”

O presidente do SinRural lembrouque a primeira exposição realizada nosudoeste, pela antiga União Rural,aconteceu “no coração de nossa cidade,bem no Largo da Igreja do Rosário, hojePraça Geraldo Maia”, o que, segundo eledeve servir de símbolo para a cidade queaté hoje tem a agropecuária na base doseu desenvolvimento econômico.

Sobre as homenagens especiais,Leonardo ressaltou que são muitas aspessoas que contribuíram com osindicato, em sua história. Por isso,durante todo o ano haveria novasoportunidades para que mais pessoas einstituições recebessem formalmente esseagradecimento.

Em nome dos ex-presidentes e seusfamiliares, falou o Deputado FederalRenato Andrade, que relembrou seuaprendizado para a vida pública,acompanhando o pai, o ex-presidenteJonnes Andrade, no sindicato. Em nome

dos homenageados especiais, falou ocolunista Mark Piassi, associado,sobrinho do ex-presidente Pionici Piassi,que louvou a iniciativa do SinRural dedar a todos a satisfação de desfrutar dessereconhecimento.

5

Alto padrão genético foi marca das especializadas

Girolando cresceu

Em relação à EXPASS do anopassado, a raça Girolando cresceu,trazendo 204 animais, sendo 194 fêmeas.Desses, 91 eram meio sangue; 61 animais3/4 de sangue; e 52 eram 5/8 de sangue.O melhor expositor foi José CoelhoVictor e o melhor criador MaurícioSilveira Coelho, mostrando a força domunicípio nessa raça, que está na baseda pecuária leiteira da região.

A Grande Campeã, Alba FIV Dundeeda Santa Luzia, fêmeas ½ sangue, épropriedade de José Coelho Victor,enquanto Cisma Mattison Sta Luzia,Grande Campeã, fêmeas ¾ , pertence aMaurício Silveira Coelho, pai e filholevando dois dos grandes prêmios daraça. Passos teve mais um proprietáriovencedor: Luiz Carlos Medeiros, comAmazônia Payday da Terra Sagrada,Grande Campeã, fêmeas 5/8. Já a GrandeCampeã, fêmeas 5/8 (+ de 72), é dafazenda Fortaleza Ribeirão, de MillerCresta de Melo Silva, do município deSão João Batista do Glória.

Galanteio XA, Grande CampeãoMachos ¾, pertence a Maria CristinaAlves Garcia, de Iguatama; e RBC Farol,Grande Campeão Machos 5/8, epropriedade Roberto Antônio Pinto de

Melo Carvalho, de Cássia.

Nelore apresentou a nata

A raça Nelore teve 29 expositores,que trouxeram um total de 220 animais,sendo 150 fêmeas e 70 machos.

Entre os expositores, a campeã foi aFazenda do Sabiá Ltda, de Capitólio, quetambém teve a melhor classificação entreos criadores. A Grande Campeã foi AgraFIV da Sabiá; e o Grande Campeão daraça foi Gardel FIV da Sabiá.

Gir Leiteiro mostra força

Com 153 animais na pista, o GirLeiteiro teve como vencedor, entre osExpositores e Criadores, Leo MachadoFerreira, que levou o Grande Campeonatode Fêmeas, com Inércia FIV F. Mutum,que foi campeã fêmea jovem. A raça, dasmais tradicionais, mostra que tem forterepresentação em Passos, com JoséCoelho Victor, terceiro colocado entre osexpositores e criadores, que trouxe paraa pista Sacada FIV Cabo Verde, queconquistou o vice-campeonato.

Leo Machado Ferreira também levouo Grande Campeonato de Machos, comJaleco F. Mutum e o vice-campeonatocom Inciso FIV F. Mutum.

Refletindo o que vinha ocorrendo nasmais importantes exposições agrope-cuárias de Minas e do país, a EXPASSteve um volume menor de gadodisputando nas especializadas. Noentanto, conforme observa o coordenadorde julgamentos da LRS Eventos, RobertoWilli, houve por outro lado “uma visívelmelhoria na qualidade do plantel”.Segundo ele, com os custos crescentespara expositores e criadores, “ninguémtraz animais para passear em exposições,porque a concorrência está em alto nível”.Para o técnico da Associação Brasileirade Criadores de Gir Leiteiro, ABCGIL,Fausto Cerqueira, zootecnista, a reduçãono volume de gado nas exposições, emtodo o país, se deve a problemas dopróprio mercado.

Para o presidente do SinRural,Leonardo dos Reis Medeiros, oimportante é que Passos se mantenha notopo, entre as exposições maisimportantes das raças Girolando, GirLeiteiro e Nelore, sendo uma das vitrinaspara expositores e criadores dessas raças.

Leonardo ressaltou, também, que asespecializadas levam o nome de Passos,de uma forma positiva, a todos os cantosdo Brasil.

6

ANIVERSARIANTESMês de Abril

Dia Associado Dia Associado

CLASSIFICADOS

Anúncios gratuitos paraprodutores associados.

A veracidade das informaçõessão de responsabilidade dos

anunciantes.

Cães - Vendem-se - Filhotes de BorderCollie Tratar: - 9851-6671

Carneiros - Vendem-se - Raça Sta Inês,p/ criaTratar: 9981-3938-Tim 8875-3938-Oi

Cadeira de Rodas - Vende-se - Motorizadacom bateria Tratar: 3522-0166

Fazenda - Procuro p/ alugar - 20 a 30alqueires Tratar: Junior - 8455-9332

Terras - Vendem-se - 8 a 10 alqueires naMumbuca – 27Km Tratar: Nildo - 9967-6925

Terras - Vendem-se de todo tipo e tamanhoTratar: José Marcos - 9156-2694

Barracões - Vendem-se – 720 e 360 m2Tratar: José Geraldo Freire - 3521-17009717-1700

Fazenda - Vende-se - 1 Alqueire – LnBananal 12 Km – Faz Pau D’alho Tratar:Inês - 9913-6242

Mata Virgem - Vende-se - 2,5 alqueires emItaú de Minas - Tratar: Antonio Maria - 8425-4901

Terras - Vendem-se - 2,5 alqueires, linhadas Águas-Barreiro a 25 km de PassosTratar: Maria Aparecida - 9927-0852

Terras - Vendem-se - 8,5 Alqueires depastagens, sede e muita água a 17 km dePassos Tratar: 9989-3040

Estaca de Cerca - Vende-se - EmEucalipto Vermelho Tratar: 9981-1816

Estaca de Cerca - Vende-se - EmEucalipto Vermelho, 45 dz Tratar: 8826-0832

Grade de madeira - Vende-se - Para gado2,5 x 1,90 Tratar: 3526-8324

Picadeira com Motor - Vende-se – c/ 3facas Tratar: 9982-1541

Plantadeira -Vendo 5 Linhas, BaldanSolografic Speed Box 400. 35-9932-3477

Roçadora - Vende-se - Sthil mod F585Tratar: 9951-8152

Carroça com arriata - Vende-se,novíssima. Tratar: 9901-2250

Mesa - Vende-se - antiga toda trabalhadac/ 8 cadeiras. Tratar: 3522-4013

Carroça - Vende-se -Aro 21. Tratar: 9954-7878

Ordenhadeira - Vende-se - circuitofechado e tanque para 1000 Litros Tratar:3521-1700

Sêmem - Vende-se - Touro HPB MoscowTratar: 9134-2256

Silo - Vende-se -de milho Tratar:9981-5001

Silo - Vende-se - 300 ton Tratar: 19-9221-9715 / 3212-3075

Silo - Vende-se - De Milho com 60 e 200Ton Tratar: 9982-1541

Silo - Vende-se - de milho,linha do Bananala 1Km de Passos Tratar: 9902-5210

Silo - Vende-se -De milho ou sorgo-ensilada c/ automotriz.Tratar: 9155-7776

Silo de Milho - Vende-se - silagem demilho.Tratar: 9953-5517

Silo de Milho - Vende-se - silagem demilho.Tratar: 8416-4675

Caseiro - Procuro- c/ experiência.Tratar:Marcelo 35-9981-3938

Caseiro - e administrador c/ experiência.Tratar: 3526-6849

Caseiro - Ou retireiro Tratar: TalesWellington da Silva - 9878-2154

Caseiro - Ou retireiro,casado e comexperiência - 9836-3519

Caseiro - Ou retireiro Tratar: Trtorista comexperiência – 3526-8801 ou 16-9336-4861

Caseiro - Ou serviços gerais, trato de gadode corte- Tratar: 9807-2430

Caseiro - Pedreiro – gado de corte Tratar:Aluízio de Souza Gomes - 9820-0669

Retireiro - Tratar: 9878-7610

Retireiro - Tratar: 9188-7312

Retireiro - Inseminador, casado, c /experiência – Tratar:8419-4178

Tratador - Ou serviços Gerais. Tratar:9807-2430

Tratorista - Ou Serviços Gerais Tratar:Rodrigo 9889-6196 9183-6024

F4000 - Vende-se – c/ Gaiola, ano 79Tratar: 9968-6362

Fiat Strada Work - Vende-se - 2011 – Flex- Cabine dupla Tratar: 9945-6025

Grade/Gaiola - Vende-se - P/ F4000 emMadeira de Lei Tratar: 8413-1883

Saveiro - Vende-se - 1995 – Branca Tratar:3522-8417

Fusca 77 – Urgente - Vende-se –em ótimo estado e documentos emdia – tratar: Deleuse/Ivair – 9819-0100 // 9821-0140Picadeira - Vende-se - Conjunto motor e

triturador Tratar: 9954-7878

Vagão Forrageiro - Vende-se - Misturadorde Ração Sitomac 4m3 Tratar: 8413-1883

Sêmen - Vende-se - Todas as raças,bovinos, bubalinos, ovinos e caprinos.Tratar: 9199-6435

01 Cério Tiso Monteiro01 José Cardoso01 Francisco Martins de Oliveira02 Marlene Bonfim L.Cândida02 Sebastião Frank Filho03 Ernani Silveira Barros03 José Ricardo Maia04 José de Barros04 Ranulfo de Melo Freire04 Nilton Conde04 Felipe Correia de Morais04 Gislaine Santa F. Silvério05 Roberto José Germano05 Olinda Maia de Medeiros05 Sérgio Sebastião Freitas05 Rafael Lara de M. Silveira06 João Marcos Pereira07 Weber Patrick do N. Neves07 Orlando Andrade Ribeiro07 Douglas Marques da Silva07 Emi Hipólito Macedo08 Walter Faria Borges08 Rovilson Alves08 Wesley dos Reis Gonzaga08 Wellington R. de Carvalho08 José Antônio Lacerda09 Gilmar José de Oliveira09 Wilson Candido de Paiva09 Leonardo dos R. Medeiros Fº09 Luiz Cesar de Paula09 Maria Cacilda Silveira Matta09 Lupércio Silva Couto Filho10 Marlei Inácio Querino Faria10 Rondon Reis Lemos10 Rui Rodrigues Maia10 Luiz Cláudio Carvalho Farjalla10 Antônio Leonidio Proença10 César Carneiro de Oliveira11 Cássio Brandão Lemos11 Vando Antônio Pereira11 José Valentim Terra12 Jurandir G. de Oliveira12 Luiz Fernando M. Lemos12 Neide Aparecida Morais12 Fabrício G. Lima Oliveira12 Randolfo de Castro Chagas12 Sebastião José dos Santos13 José Ivaldo Rodrigues13 Carlos Henrique Lemos13 Douvane Theodoro da Cruz13 Roberval José de Souza13 Renilda da Silveira Queiroz14 Isac Jorge Terra14 Alcides M. de Souza Junior14 Luidjy Barbosa de Andrade14 Zelia Maria Almeida C. Silva14 Geraldo Donizeti Pereira15 Joaquim Lemos Freire15 Idval Alves Ribeiro15 João Carlos Caixeta de Melo15 Paulo Lohner Lima15 Waldemar Honório Nascimento15 Cassio Soares de Oliveira15 Maina Terra Comparini

16 Pedro Carlos Panissa Franco16 Maicon Junior Gonçalves17 Luiz Carlos de Souza17 Nivanildo Amélio de Oliveira17 Vicente Souza Cardoso17 Celso Amélio de Oliveira18 Vitor Gonçalves de Ávila18 João Bosco Lemos18 Carlos Antônio Lopes18 Euripedes João dos Reis18 Thiago José de Freitas18 Uvani Aparecido Sulmonetti18 José Rodrigues dos Reis18 Wilton Figueiredo19 Marcelo Reis Cardoso19 Maria Fernanda Morato19 Maurício Roberto Vieira19 Jorge Lucchesi Rocha20 João Francisco de Souza20 Vicente Paulo Machado20 João Maciel Bichuette20 Francisco de Souza Queiroz21 Emilia Maria Rocha21 Hernane Luiz de Carvalho21 Adriano Rodrigues de Lima21 José Divino Amaral21 Mauricio Soares Negrão22 Montovani Teixeira de Carvalho22 Donizeti Paulino Vilela22 Marco Antônio Santos22 José Joaquim Melo Lemos23 Wilmon Jorge Toledo23 Marcos Antônio Silva23 Delzio Martins Vilela23 Neiber Martins da Silva Junior24 Emerson José C. Carvalho24 Liane Aparecida da Silva24 Marcos Vinicius Silveira Calixto25 Ana Cláudia Cardoso25 Ubirajara Vaz da Silva26 Ademir Alves Terra26 Rubens Carlos Lemos26 Glênio Bernardes Chagas26 Jairo de Oliveira Franklin26 José Arnaldo Silveira Barbosa26 José Cândido Tavares26 Antônio Carlos Borges26 Gilson Antônio Ramos27 Nahor Luz de Faria Junior28 Clério de Oliveira Maia28 Paulo Sérgio da Cruz28 Fátima Lucia Carvalho Teixeira28 Paulo Frank Pinto Junior28 Oraldo Tadeu Freire28 Maurilo de Castro28 Luiz Leite Sobrinho29 Paulo César da Silva29 Francisco Morais de Lima30 Darlan Esper Kallas30 Wilde Pimenta Lemos30 José Anastácio da Silva30 Marcos da Silva Lemos30 Marcos Antônio da Silva30 Gerson Antônio Sérgio

7

Quadro de AssociadosEm março, o quadro de associados

recebeu 17 filiações. O acumulado doprimeiro trimestre é de 29 filiações.Sãoeles:

Roberto de Castro PereiraRoberto Oscar PariziIron da Silva MarquesIgnes Barbosa SilveiraHélio Antônio da SilvaPriscila Lemos Cavalho

Gleison BuenoFernando Minchillo SimãoWilsonia P. Lemos CarvalhoPaula Sant’Ana A. LemosWeder Rodrigo LagoWildson aparecido ÁvilaSelso Freire de OliveiraDouglas R.da Silva AssunçãoCarlos Amâncio da SilvaAna Carlota de Lima FreirePatrícia Sarno Calixto

Ao vencer seis das dezoito modalidades disputadas,a comunidade do Tanquinho foi a campeã do 15ºFestival de Jogos e Tradições Rurais, realizado no dia17 de março.

A campeã já liderava a disputa nas provas realizadasdurante o dia. Venceu a corrida masculina, corrida desaco, corrida com ovo, e com a pontuação nas demaisprovas havia chegado aos 99 pontos, seguida pelaMumbuquinha, que estava com 83 pontos. À noite, logoapós a solenidade do Tributo aos Ex-presidentes eHomenagens Especiais, foram realizadas as provasavaliadas por um júri, quando a comunidade venceu asprovas do Prato Típico, contador de Piadas e ProvaSurpresa, totalizando 179 pontos. Em segundo lugarficou a Mumbuquinha com 165 pontos e em terceiro asÁguas, com 159 pontos, que elegeu a Rainha da Expass.

Tanquinho vence 15º Festival de Jogos e Tradições Rurais

Vendas em Leilões da EXPASS surpreendem

O 9º Leilão Estrelas do Leite e o LeilãoMisto Especial deram resultado muito alémdo esperado, revertendo uma situação debaixo movimento que vinha de muitosmeses. Os leilões de gado leiteiro estavamsuspensos, em virtude do mercado fraco eúltimo leilão desse tipo realizado no EspaçoTropeiro, em 2013, tinha acontecido no dia27 de janeiro, quando o total negociadoficou em R$ 312.930,00 com 84,41% devendas. Já o 9º Leilão Estrelas do Leitenegociou 88,60%, com R$ 495.120,00 devendas.

O Leilão Misto Especial surpreendeuainda mais: das 906 cabeças colocadas noscurrais, 93,32% foram vendidas,totalizando R$ 517.960,00.

Para o presidente do SinRural,Leonardo Medeiros, muitos produtoresestavam tentando negociar animaisdiretamente, na fazenda, mas nãoencontravam compradores. “O bom volumede gado trouxe um novo ânimo, além disso,os leilões do SinRural têm credibilidade equem negocia já percebeu que é melhornegociar aqui”, avaliou.

673º LEILÃO MISTO DE BOVINOS05/03/2013Vendas: 85,49%Vlr. Comercializado: R$ 287.882,00Maior Vendedor: Altino Eduardo de OliveiraMaior Comprador: Rogelio Alves Macedo

674º LEILÃO MISTO DE BOVINOS19/03/2013Vendas: 94,69%Vlr. Comercializado: R$ 518.050,00Maior Vendedor: Jovani Neferson de SouzaMaior Comprador: Agnaldo Divino Gomes

9º Leilão Estrelas do Leite24/03/2013Vendas: 88,60%Vlr. Comercializado: R$ 495.120,00Maior Vendedor: Ibertier Pitchon FerreiraMaior Comprador: Carlos Henrique Lemos

RESUMO DE LEILÕES

Março

8

O Torneio Leiteiro realizado peloSinRural durante da 50ª EXPASS teve àfrente a CASMIL, que colocou oitofuncionários na organização do evento,juntamente com quatorze estagiários doCurso de Agronomia da FESP. Deacordo com Leonaldo de Oliveira Costa,‘Leo’, funcionário da Casmil, tudotranscorreu conforme planejado. Paraele, a participação da Casmil no TorneioLeiteiro da Edição de Ouro da ExposiçãoAgropecuária foi importante, porquemarca a presença da cooperativa nomaior evento da “bacia leiteira dosudoeste mineiro”.

O torneio foi dividido entre as raçasGirolando, com três categorias, e GirLeiteiro, também com três categorias.

Resultados

A grande campeã do Torneio LeiteiroRaça Girolando (Vaca 1/2 sangue, ¾ e5/8), foi ‘Floresta’, que pertence a PauloRoberto Batista e Fernando Siqueira,Fazenda HB, de Passos. Ela teve médiadiária de 49,565 kg, com produção totalde 148,695 kg.

A segunda colocada foi ‘Africana’,de Armando Alberto França Marques,Fazenda São Vicente, também domunicípio de Passos, com média de46,748 kg e produção total de 140,245kg. O terceiro lugar foi para ‘BonecaRessaca’, de Antonio Jacinto Caetano,Fazenda Ressaca, de São Sebastião doParaíso.

Na categoria Novilha 1/2 sangue, ¾e 5/8, a campeã foi ‘fortaleza SantaPaulina’, de Júnior Soares, da FazendaAntinha, de São Sebastião do Paraíso,

Torneio Leiteiro foi momento marcante na Edição deOuro da EXPASS

com produção média diária de 41,687 eprodução total de 125,060 kg de leite. Asegunda colocada na categoria, ‘Panca’,pertence a Armando Alberto FrançaMarques, Fazenda São Vicente,município de Passos, que teve média de34,115 e produção total de 102,345 kgde leite. A terceira colocada foi‘Maritaca’, propriedade de KliesmannJPP Lataro, de São Sebastião do Paraíso,com média de 25,665 e produção totalde 76,995 kg de leite.

Na categoria Vaca, acima de ¾ HPB,a campeã e reservada campeã do TorneioLeiteiro foi ‘Alcione’, de Tony ReisLemos, Fazenda Grão Mogol de Carmodo Rio Claro, com média de 48,077 eprodução total de 144,230 kg de leite. Asegunda colocada nesta categoria foi‘Condessa’, de Wilson Lemos Neto,Fazenda Santa Tereza, município dePassos, com média de 32,713 kg eprodução total de 98,140 kg de leite. Aterceira colocada, ‘Rebeca’, do mesmoproprietário e município, teve média de30,697 kg e produção total de 92,090 kgde leite.

A novilha acima de ¾ HPB, ‘JuruaiaMenina TE’, de Tony Reis Lemos,recebeu prêmio de participação, comprodução de 117,075 kg e média de39,025 kg de leite.

Campeãs receberam prêmio de R$ 2mil, vice-campeãs de R$ 1 mil e terceiroslugares uma cesta com produtosveterinários.

O 3º Torneio Leiteiro do Gir Leiteirode Passos teve o seguinte resultado:

Grande Campeã, Heika FIV F.Mutum, de Leo Machado Ferreira, commédia de 41,983 kg de leite, concorrendona categoria vaca adulta acima de 48meses. Nessa categoria ficou em segundoa vaca Helca FIV F. Mutum, com médiade 39,163, que também faturou o“Melhor Úbere” da categoria e emterceiro PH Baby, de Maria TerezaLemos Costa Calil, com média de37,400.

A reservada campeã do TorneioLeiteiro do Gir Leiteiro foi Sacada FIVCabo Verde, de José Coelho Vitor, quetambém levou prêmio de “Melhor ÚbereJovem”, média de 39,433 kg de leite,concorrendo na categoria Fêmea Jovematé 36 meses. Em segundo ficou CafiraFIV Alambari, da Agrobilara Com. EPart. Ltda, com média de 39,107 kg e emterceiro Lyane FIV Rib. Grande, de MariaTereza Lemos costa Calil, com 34,320kg de média.

Na categoria Vaca Jovem acima de 36até 48 meses, venceu Isidora FIV F.Mutum, também de Leo MachadoFerreira, que levou também prêmio de“Melhor Úbere” dessa categoria. Emsegundo ficou Gaby JVR, de João Vitorde Melo e outros, com média de 30,963kg, seguida de Garoa FIV Cabo Verde,de José Coelho Vitor, com média de22,430.

As campeãs Gir Leiteiro levaram umprêmio de R$ 4 mil; R$ 1 mil para osegundo lugar e terceiro lugar de cadacategoria levou cesta de produtosveterinários.