10
InformativoUEM 12 de março de 2014 - ANO XXIII nº 1079 ISSN 2238-5061 03 Projeto de extensão promete impulsionar agricultura em Umuarama 04 Aula inaugural de projeto Dinter com Universidade do Minho 05 Diretora do Nead é reeleita presidente do Fórum Nacional de Coordenadores UAB

Informativo uem 1079

Embed Size (px)

DESCRIPTION

 

Citation preview

Page 1: Informativo uem 1079

01 INFO UEMInformativoUEM

12 de março de 2014 - ANO XXIII nº 1079 ISSN 2238-5061

03Projeto de extensão promete impulsionar agricultura em Umuarama 04

Aula inaugural de projeto Dinter com Universidade do Minho05

Diretora do Nead é reeleita presidente do Fórum Nacional de Coordenadores UAB

Page 2: Informativo uem 1079

02 INFO UEM

As mulheres tiveram presença sig-nificativa na colonização do Brasil. As indígenas que aqui habitavam, as mulheres brancas que foram trazidas para casar, as prostitutas, entre tantas outras. Mulheres anô-nimas que cuidavam das casas, das pessoas e do dia a dia em um mundo agreste.

No cenário brasileiro não se pode ignorar a luta das mulheres escra-vizadas, das mulheres indígenas, das trabalhadoras do campo e da cidade e das trabalhadoras imigran-tes que contribuíram para construir esse País, mesmo sem atendimen-to adequado à sua saúde, sem escolaridade e sem condições de sobrevivência.

Da mesma forma, não se pode ignorar o so-frimento de todas as mulheres presas a uma sociedade machista que as exclui de qualquer forma de participação e as impede de exercer sua liberdade, em qual-quer religião, de qualquer cor, raça, etnia ou classe social.

No palco político, as mulheres brasileiras participaram na luta pela Proclamação da República e, no entanto, não tiveram o direito ao voto assegurado naquele perí-odo. A participação mais ativa de algumas mulheres na vida política se dá, notadamente, a partir dos anos 1930. Atuantes em uma so-ciedade extremamente machista e excludente, as mulheres brasileiras sempre procuram colocar suas reivindicações na pauta política, o que era normalmente encampado por partidos de esquerda, da linha socialista/comunista.

Nos anos 1960, nossas mulheres, em sintonia com mulheres do mundo todo, passam a reivindicar a igualdade dos sexos e a punição aos assassinos de mulheres, des-mistificando o clássico “matou por honra” ou “matou por amor”.

Na década seguinte, as mulheres se organizaram pelo fim da Dita-dura Militar e participaram da luta por anistia aos exilados. Muitas se envolveram nas guerrilhas pelo fim

“Na segunda década do século XXI, o desafio pode se transformar em ações que contribuam para a igualdade entre mulheres e homens”

opinião

Tania Tait

Professora Associada do Departa-mento de Informática.

Doutora em Engenharia de Produ-ção e Sistemas

Autora do livro Arquitetura de Siste-mas de Informação e co-autora do livro Aspectos Sociais da Informá-tica (Eduem).

Coordenadora do Grupo de Pes-quisa em Gestão de Projetos de Software.

Coordenadora do Fórum Maringa-ense de Mulheres e da Ong Maria do Ingá- Direitos da Mulher.

Representante no Sinteemar.

Dia Internacional da Mulher: desafios e conquistas da mulher brasileira

da ditadura e foram mortas ou torturadas, como é o caso da Presidenta Dilma Rousseff.

A partir da abertura democrática, nos anos 1980, as mulheres brasileiras colocaram na agenda política as suas reivindicações, as quais culmina-ram com a criação do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher (1985) e na participação da Constituição Democrática de 1988. Ao reunir as reivindicações dos movimentos feministas, a Carta das Mulheres Brasi-leiras aos Constituintes assegurou a incorporação de parte significativa no texto da Constituição de 1988. Dessa forma, conceitos como “sem preconceito de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação” foram incorporados ao texto da nova Constituição. As mulheres passaram a ter visibilidade em lei, sendo igualadas aos homens em direitos e obrigações (artigos nos 5 e 226). Também foram tratadas a aposentadoria e a licença maternidade.

Por sua vez, a normatização dos conselhos da mulher refletiu diretamente na absorção das reivindicações femininas no tocante ao estabelecimento de políticas públicas para as mulheres, especialmente dos setores menos privilegiados da população. Dessa forma, o termo políticas públicas passou a fazer parte das agendas políticas nas décadas seguintes, com a

criação das Delegacias da Mulher e dos orga-nismos de atendimento às mulheres, principal-mente na luta pelo fim da violência contra a mulher.

A partir dos anos 2000, com a gestão do Presi-

dente Lula, na qual foram incorporadas as políticas de inclusão social, as demandas das mulheres são tratadas em todos os níveis. Não é por acaso que é criada, em 2003, a Secretaria Especial de Políticas para Mulheres, com status de ministério, a qual implantou programas importantes como Política para Igualdade de Gênero, Pacto pela Não Violência contra as Mulheres, entre outros.

Um aspecto fundamental nesse período foi a retirada do âmbito privado da violência contra a mulher, que passou a ser um problema do poder público. A promulgação da Lei Maria da Penha, em 2006, é marco dessa mudança de visão. Mesmo com a Lei Maria da Penha não sendo aplicada com rigor e o feminicídio, infelizmente, fazer parte da realidade brasileira, não se pode negar a importância da Lei pela mudança da lógica de que “em briga de marido e mulher ninguém mete a colher” ou “matou por paixão”, colocando o poder público, a polícia, a justiça e a saúde no cenário da violência contra a mulher.

Destaca-se o Programa Bolsa Família, no Governo Dilma, que possibili-tou às mulheres com elevado grau de vulnerabilidade, autonomia tanto do ponto de vista financeiro como familiar: 70% dos beneficiários do Programa Bolsa Família são mulheres.

A própria eleição da Presidenta Dilma, em 2010, foi um marco sem precedentes em um país reconhecidamente machista que desqualifica as mulheres que atuam na política.

E aí está o maior desafio para as mulheres: a ocupação dos espaços de poder e de decisão. As mulheres são apenas 8% na política, mesmo em um país onde constituem a maioria da população. As mulheres são arrimo de família e já detém mais graus de escolaridade.

Agora, na segunda década do século XXI, o desafio pode se transformar em ações que contribuam para a igualdade entre mulheres e homens, pelo fim da discriminação e pelo fim da violência contra a mulher.

Page 3: Informativo uem 1079

03 INFO UEM

ProInício pode ganhar status de programa institucionalA Pró-Reitoria de Ensino (PEN) mantém, desde 2009, o Programa de Formação Inicial, o ProInício, que é dirigido aos alunos de graduação da instituição, oferecendo, fora da grade curricular dos cursos, disciplinas com conteúdos básicos, essenciais ao bom desenvolvimento da vida acadêmica. Implantado com o objetivo de minimizar a evasão e reduzir os índices de reprovação, o ProInício se consolidou ao longo desses cinco anos e o que começou como um programa de gestão pode transformar-se em um projeto institucional, em caráter permanente.

A matéria deve ser encaminhada, este ano, para discussão no Conselho de Pesquisa e Extensão, segundo informou a pró-reitora de Ensino, professora Ednéia Rossi. A iniciativa se justifica pela própria relevância de programas dessa natureza que, de acordo com a pró-reitora, podem ajudar inclusive nos processos de avaliação dos cursos.

Novas turmas - Independentemente dos novos rumos, o ProInício mantém sua estrutura e abre turmas para este ano, com a oferta total de 330 vagas para o primeiro semestre, distribuídas entre as disciplinas de matemática, informática e línguas portuguesa e inglesa. As inscrições podem ser feitas até sexta-feria (14) na PEN, Bloco 111, sala 9.

A pró-reitora adianta que a procura é sempre maior do que o número de

vagas disponíveis, mas que a equipe vem se estrutu-rando para atender 100% da demanda.

Cada curso é ofertado de forma independente, tendo um professor da área como responsável e monitores-assistentes que auxiliam no desenvol-vimento do módulo, que é formatado com 30 ou 20 horas/aula cada.

As aulas concentram-se em conteúdos básicos, que são pré-requisitos às disciplinas acadêmicas e à própria formação universitária, oferecendo suporte aos alunos que possuem algum tipo de defasagem trazida do ensino médio.

Umuarama - Em 2011, o projeto foi levado para o Câmpus Regional de Umuarama. Uma proposta em estudo é estender o ProInício também aos alunos da educação a distância.

Projeto de extensão promete impulsionar agricultura em UmuaramaA Cooperativa de Produtores Rurais de Umuarama (Cooperu) tem mais um parceiro este ano. A UEM, Câm-pus Regional de Umuarama, fará um projeto de extensão que traçará um perfil dos produtores do município. Inicialmente, os acadêmicos do cur-so de Agronomia farão um levanta-mento nas propriedades rurais para avaliar todo o processo de produção. Este diagnóstico será o primeiro pas-so para traçar estratégias de ação para a cooperativa.

Orientados pelos professores Jailson de Oliveira Arieira e Rerison Catarino da Hora, os acadêmicos já deram início ao mapeamento da área. “Antes de tudo precisamos conhecer o sistema. Por isso, os alunos já deram início a um levantamento e em breve traçaremos o cronograma de pesquisa. Ainda estamos formatando o projeto, mas o objetivo é fazer uma avaliação geral nas propriedades rurais dos cooperados, principalmente no que diz respeito à demanda de produtos, trato rural, custos de produção e de venda, mercado e qualidade”, aponta Jailson.

Este diagnóstico será a primeira etapa do projeto, que visa a aplicar na prática os dados levantados. “Faremos a identificação dos pontos fortes e fracos de cada produtor e depois traçaremos possíveis soluções para cada caso. É um trabalho de longo prazo, mas que terá grande resolutividade na produção rural do município. Organizaremos orientações técnicas e dias de campo com os produtores para tratar de maneira específica cada cultivo. Além disso, aplicaremos cartilhas que ajudarão o produtor em sua propriedade”, aponta Rerison.

A pesquisa refletirá de maneira expres-siva na qualidade do produto comer-cializado. Isto porque, os alimentos também serão avaliados. “Existem detalhes que podem mudar a qualidade e o sabor dos alimentos produzidos. Uma alface amarga, por exemplo, pode interferir no paladar de uma criança. Por isso, acompanharemos todo o processo de produção e posteriormente faremos uma análise do produto final”, destaca Rerison.

A ação vai ao encontro do trabalho que a prefeitura local realiza com os cooperados. “A ação da UEM virá para

complementar o trabalho já iniciado. Teremos uma rede de trabalho que resultará em grandes benefícios, pois conseguiremos aliar os levanta-mentos técnicos da UEM, com o incentivo da Prefeitura e a organização da cooperativa”, aponta o secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Umuarama, Antônio Carlos Fávaro.

Para o presidente da Cooperu, Agnaldo Lolli, a ação da UEM contribuirá de maneira significativa para a organização financeira dos produtores. Isto porque, um dos itens a serem levantados será o comparativo de custos de produção entre produtores que trabalham com o mesmo cultivo, além da identificação dos cultivos que apresentam maior retorno. “Há muitos produtores que possuem quatro ou cinco cultivos em sua propriedade e não conseguem identificar qual deles dá lucro. Também há produtores que produzem o mesmo alimento e o valor de produção entre eles é muito di-ferente. Esta pesquisa e orientação ajudará muito os cooperados”, aponta.

Fonte: Jornal Umuarama Ilustrado

Pró-reitora diz que matéria será encaminhada para o CEP

Secretário de Futebol do Ministério do Esporte fala sobre Copa do MundoNo dia 20 deste mês, a UEM receberá a visita do secretário de Futebol Profissional do Ministério do Esporte, o paranaense Ricardo Gomyde, que ministrará uma palestra sobre os procedimentos relativos à orga-nização da Copa do Mundo no Brasil. Gomyde abordará os aspectos logísticos e operacionais da Copa e apresentará dados que dizem respeito às questões econômicas envolvidas na realização da Copa no Brasil. O evento será realizado no auditório do Laboratório de Apoio Pedagógico (Bloco I-12), às 10h, sob promoção do Programa

de Atividade Física Adaptada (Proafa), projeto de extensão do curso de Educação Física.

Como o número de vagas é limitado será necessária a retirada an-tecipada de convites, mediante a doação de três litros de leite em embalagem tetrapak. Os leites arrecadados serão doados para a ANPR e para a Apae de Maringá. As reservas podem ser feitas pelo e-mail [email protected] e a retirada dos convites na secretaria do DEF, até sexta-feira (14).

Page 4: Informativo uem 1079

04 INFO UEM Programação do Pibid 2014 será aberta na sextaO Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) rea-lizará, na sexta-feira (14), a abertura oficial das atividades do programa em 2014. A solenidade atende a uma das exigências da Capes e será realizada às 9 horas, no Auditório Dona Guilhermina.O evento contará com a participação dos bolsistas Pibid, de autoridades da UEM envolvidas no Programa, de diretores das escolas parceiras, de representantes do Núcleo Regional de Educação (NRE) e da Secretaria de Educação de Maringá.

Neiab exibe o filme RaçaO Núcleo de Estudos Interdisciplina-res Afro-Brasileiros (Neiab) exibirá, no próximo dia 20, o filme Raça, de Joel Zito Araújo. O documentário busca trazer o foco para o trabalho de três afro-brasileiros que estão lutando por igualdade racial: Paulo Paim, o único negro senador da república; Netinho de Paula, cantor e apresentador de TV e Miúda dos Santos, ativista quilombola e neta de escravos. A exibição será no auditório do Bloco H-35, às 19h30.

PPG inscreve para o PibitiA Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós--Graduação abriu inscrições para o Processo de Seleção do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti), com vigência no período de 1º de agosto deste ano a 31 de julho de 2015. Mais informações no site do Núcleo de Inovação Tecnológica: www.nit.uem.br.

Proindi abre inscriçõesEstão abertas as inscrições para o Programa de Bolsa Monitoria Proindi, destinada a alunos indí-genas matriculados em cursos de graduação da UEM. Para este ano, são oferecidas cinco bolsas. As inscrições vão até o próximo dia 17. Mais informações pelo ramal 4211 ou no e-mail: [email protected].

Diretora do Nead é reeleita presidente do Fórum Nacional de Coordenadores UABMaria Luisa Furlan Costa, professora do Departamento de Fundamentos da Educação e diretora do Núcleo de Educação a Distância (Nead), foi reeleita presidente do Fórum Nacional de Coordenadores do Sistema Uni-versidade Aberta do Brasil (UAB). A reeleição ocorreu no último dia 25, durante o 7º Fórum Nacional de Coordenadores da UAB, em Brasília. Das 104 institui-ções de ensino superior que integram o Sistema UAB, representantes de 89 delas participaram do fórum e votaram. A chapa vencedora, que recebeu 82 votos, tem Maria Luisa Furlan Costa na presidência e Carlos Rinaldi, da Universidade Federal do Mato Grosso e Ilane Ferreira Cavalcante, do Instituto Federal do Rio Grande do Norte, na vice-presidência. O novo mandato é de um ano.

Criado no final de 2010, o Fórum Nacional tem ca-ráter consultivo e atua de maneira muito próxima à Diretoria de Educação a Distância da Capes. Desde então realizou, com diferentes presidências, ações que mobilizaram os representantes das instituições a discutirem questões relacionadas a aspectos relevantes do sistema UAB como bolsas, financia-mento, material didático, institucionalização, polos, inovações tecnológicas, entre outros.

Entre as propostas de trabalho eleitas estão a proposição de ações para integrar as diferentes bases de dados do Sistema UAB (SGB, SisUAB), a criação de diretrizes para produção e avaliação de materiais didáticos e a discussão sobre tutoria no Sistema UAB.

Representantes da Universidade do Minho visitam a UEMO reitor Júlio Santiago Prates Filho recebeu, nesta segunda feira (10), a professora Rosa Maria Castro Fer-nandes Vasconcelos da Universidade do Minho, de Portugal, que veio à UEM para dar início a primeira turma do curso de doutorado interinstitu-cional, que será oferecido na área de Engenharia Têxtil.

Esta primeira turma será integrada apenas por professores dos Depar-tamentos de Engenharia Têxtil, de Design e de Moda. O curso conta com financiamento da Fundação Araucária e é resultado de uma parceria entre a UEM, a Universidade do Minho e a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

A reunião no Gabinete da Reitoria contou com a presença da vice-reitora Neusa Altoé, além do pró--reitor de Pesquisa e Pós-Graduação e da assessora de Cooperação Internacional, Mauro Ravagnani e Evanilde Benedito, respectivamente. Também par-ticiparam do encontro, o chefe do Departamento

de Engenharia Têxtil, professor Gilson Croscato, e os professores Fernando Batista Nunes Ferreira e Raúl Fangueiro, da universidade portuguesa.

Durante a visita, o reitor destacou a importância do estreitamento de laços internacionais entre a UEM e a Universidade do Minho. Rosa Vasconcelos e Evanilde Benedito ressaltaram que a parceria entre as instituições poderá se expandir também para a graduação.

Bullying é tema de livro de professor do DCSO que figuras icônicas como Tom Cruise, David Beckham, Bill Clinton, Mel Gibson e Steven Spielberg têm em comum? Todos sofreram com atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, em algum momento da infância ou da adolescência. O chamado bullying, um tema amplamente discutido atualmente, é assunto do livro Educando para a Superação do Bullying Escolar, escrito pelo professor do Departamento de Ciências Sociais, Geovanio Rossato, em parceria com a doutoranda em Psicologia da Universidade Estadual Paulista, Solange Marques Rossato.

Lançada em janeiro deste ano pela editora Loyola, a obra de 168 páginas trata do bullying escolar de forma sistemática e profunda, na tentativa de colaborar para a superação do problema no âmbito escolar. De acordo com o professor, o livro é mais abrangente em relação a outras obras sobre o tema, versando sobre os tipos de bullying, definições do termo, suas origens e consequências, soluções caseiras e escolares de combate, além de sanar dúvidas frequentes sobre

o assunto. Ainda segundo Rossato, “o livro se apoia em diversas fontes e se utiliza de uma linguagem acadêmica, mas ao mesmo tempo literária”.

A obra é a primeira da série Caminhos da Formação Docente, coordenada pelo filósofo, pedagogo e jornalista Nelson Piletti, autor de livros didáticos, paradidáticos e acadêmicos nas áreas de educação e história. É possível adquirir exemplares no site da editora Loyola (www.loyola.com.br) ou em livrarias de todo o Brasil.

Page 5: Informativo uem 1079

05 INFO UEMProjeto + UEM O Projeto + UEM de Pesquisa e Extensão, vinculado à Pró--Reitoria de Recursos Humanos e Assuntos Comunitário e ao Pró-Ação, divulgou horários de natação para servidores. As ativi-dades serão às terças e quintas--feiras, às 20h30 e às 21h30, na piscina da UEM.

O + UEM tem o objetivo princi-pal de promover saúde para os servidores da UEM, oferecendo atividade física de forma gratuita ao longo de todo o ano letivo, com o acompanhamento de acadêmicos do curso de Educa-ção Física. Ainda estão previstas outras atividades, em datas e horários a serem confirmados.

Mais informações e inscrições pelos telefones, (43) 9962-0498, com Ana Silvia, ou (43) 9904-2930, com Jonas.

Aula inaugural de projeto Dinter com Universidade do MinhoAproximar a universidade do setor produtivo, formar pesquisadores ca-pacitados e fomentar a internacionali-zação da instituição são as intenções do curso de doutorado Interinstitu-cional (Dinter) em Engenharia Têxtil, segundo disse o reitor Júlio Santiago Prates Filho, durante a aula magna do curso, realizada nesta terça-feira (11), às 8h30, no Bloco C-56. O doutorado é oferecido pela Universidade do Minho, de Portugal, tendo a UEM como universidade receptora e a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) como receptora associada.

A aula foi proferida pelos docentes da universidade portuguesa, Rosa Maria Castro Fernandes Vasconce-los, Fernando Batista Nunes Ferreira, Raúl Fangueiro.

Na abertura, Prates Filho evidenciou a importância da formação de pesquisadores e empresários bem preparados para atuarem na área, principalmente na região de Maringá, que possui “mais de cinco mil empresas envolvidas com atividades de moda e confecção”, frisou.

O reitor da UTFPR, Carlos Eduardo Cantarelli, enalteceu a qualidade da educação superior estadual, sendo a parceria entre as três universidades um passo conside-rável para o crescimento do câmpus de Apucarana da UTFPR, fundado há sete anos.

O professor Ricardo Dias Silva, diretor do Centro de Tecnologia, destacou que a parceria permite, a médio e longo prazo, instalar, aqui no Paraná, o primeiro projeto de pós-graduação em Engenharia Têxtil do Brasil.

O curso terá duração de três anos contará com 28 doutorandos, todos professores da UEM e da UTFPR, das áreas de Engenharia Têxtil e Moda.

Seminário marca início da avaliação externa do PMAQ-CEO no ParanáNesta segunda-feira (10), foi rea-lizado o seminário de implantação da avaliação externa do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade dos Centros de Especialidade Odontológicas (PMAQ-CEO), no Paraná. Durante o evento, realizado no anfiteatro do Bloco F-67, foram apresenta-das as linhas gerais da avaliação e promovidos debates, que sanaram dúvidas dos presentes e fornece-ram mais informações sobre o programa.

O PMAQ é de âmbito nacional e que tem como objetivo promover a me-lhoria do acesso e da qualidade da atenção à saúde. O programa está organizado em quatro fases complementares, que funcionam como um ciclo contínuo de melhoria do acesso e da qualidade da atenção básica.

O Programa funciona por meio da indução de processos que buscam aumentar a capacidade das gestões municipais, estaduais e federal, em conjunto com as equipes de saúde, no sentido de oferecer serviços que assegurem maior acesso e qualidade à população.

Com um padrão de qualidade comparável nos níveis nacional, regionais e locais, ele busca favorecer maior transparência e efetividade das ações governamentais direcionadas à atenção básica em saúde em todo o Brasil. Com o intuito de assegurar maior equidade na comparação, o processo de certificação das equipes é feito a partir da distribuição dos municípios em estratos que levam em conta aspectos sociais, econômicos e demográficos.

Lançado em 2011, o PMAQ da Atenção Básica (PMAQ-AB) contemplou, em seu primeiro ciclo, a adesão de equipes de Saúde da Família e de Atenção Básica parametrizadas, incluindo equipes de saúde bucal.

Em 2013, houve o segundo ciclo do PMAQ, com duas novidades. A primeira foi a ampliação da adesão de equipes de Saúde da Família, atenção bá-sica parametrizadas, e saúde bucal, não havendo limite para a adesão. A segunda novidade foi a inclusão dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF) e Centros de Especialidades Odontológicas (CEO) ao PMAQ. A

partir da adesão, as equipes passam a receber 20% do recurso total designado a cada equipe participante do programa (Equipe de Saúde da Família, Saúde Bucal, NASF e CEO).

Seminário de implantação - Durante a solenidade de abertura do seminário, a pro-fessora do Departamento de Odontologia e coordenadora do PMAQ no Paraná, Raquel Sano Suga Terada, explicou

que a avaliação externa do PMAQ-CEO corresponde a um terceiro ciclo, no qual o CEO poderá ampliar para até 100% o incentivo, manter o atual ou perdê-lo, dependendo dos resultados da avaliação externa.

A representante do Conselho Estadual de Saúde do Paraná, Zuleide Bezerra Dalla Costa, destacou a valorização do profissional dada pelo Programa, e o presidente do Conselho Regional de Odontologia do Paraná, Roberto Eluard da Veiga Cavali, corroborou, enfatizando que, com o método da meritocracia, adotado pelo PMAQ, quem ganha é a população atendida. O representante da Associação Brasileira de Odontologia (ABO), Luiz An-tonio de Almeida, ofereceu o apoio da ABO para que o Programa cresça ainda mais.

O professor Gilberto Alfredo Pucca Júnior, coordenador nacional de Saúde Bucal, lembrou que o PMAQ foca na melhoria da qualidade do sistema público de saúde, no que diz respeito à saúde bucal. Pucca ainda informou que a previsão de investimento nos CEO do Paraná com o PMAQ-CEO é de mais de R$ 2,2 milhões, que serão avaliados 42 Centros no estado, e que a previsão para finalização dessas avaliações é de dois meses, quando terá início a quarta fase, de recontratualização.

A diretora adjunta do Centro de Ciências da Saúde, Sandra Marisa Pelloso, destacou o papel de importância que membros do DOD possuem para o êxito do PMAQ, e se disse feliz por ver as ações e o comprometimento de todos em prol do bem-estar da população.

Page 6: Informativo uem 1079

06 INFO UEM

Plano Diretor da UEM realiza segunda oficina

Bom Negócio Paraná realiza cerimônia de certificação

No último dia 26, foi realizada a solenidade de entrega de certificados aos alunos participantes do Programa Bom Negócio Paraná (PBNP), nas cidades de Maringá, Mandaguari e Sarandi. Com foco na capacitação de micro, médio e informais empreendedores, o curso busca a promoção do desenvolvimento econômico local e regional, por meio da capacitação, consultoria e acompanhamento dos participantes em seus respecti-vos empreendimentos. O PBNP é realizado por meio da parceria entre UEM, a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e prefeituras locais.

Os alunos que receberam certificados participaram do programa e frequentaram 66 horas de capacitação, divididas em cinco semanas. As aulas foram realizadas nas próprias cidades e, para reforçar o aprendizado, os

alunos contam ainda com a disponibilidade de horário para consultoria, conforme a necessidade.

Todas as aulas, consultorias e acompanhamentos foram realizados por seis consultores do programa, recém-formados em Direito, Economia, Administração e Ciências Contábeis. A equipe é composta também por três acadêmicos da UEM, que dão suporte ao projeto. O Programa é coordenado pelo assessor para Inovação Tecnológica da UEM, Marcelo Farid Pereira, e orientado pela professora do Departamento de Ciências Contábeis (DCC), Simone Letícia Raimundini Sanches.

A solenidade de entrega de certificados foi realizada no auditório do PDE e contou com a presença de diversas autoridades estaduais.

UEM terá Empresa Junior de Educação FísicaAcadêmicos do curso de Educação Física do câmpus sede marcaram, para esta quarta-feira, a assembleia de fundação da Empresa Júnior de Educação Física. (Empef). A cerimônia terá início às 19 horas no auditório do Bloco C-67. Na ocasião também será apresentada a primeira diretoria, o logotipo e a missão da empresa.

Segundo Douglas Ogawa, aluno do 4º ano do curso e presidente da Empef, entre os serviços que a nova empresa júnior irá prestar à comunidade estão: assessoria na organização de eventos esportivos; ginástica laboral em empresas; e palestras e cursos na área.

De acordo com o acadêmico, a prestação de serviços será feita a partir do segundo semestre desse ano. Durante o primeiro semestre, a diretoria irá trabalhar na estrutu-ração da Empef, que é a décima oitava empresa júnior da UEM.

Nesta quinta-feira, dia 13, às 13h30, no auditório do Dacese, será realizada a segunda oficina do Plano Diretor (PD) do câmpus sede, com o tema O Projeto Político-Pedagógico da UEM. Participarão da atividade os integrantes da Comissão de Elaboração e membros da Comissão de Mobilização e Acompanhamento, desig-nados pelas unidades da instituição que representarão. A pró-reitora de Ensino, Ednéia Regina Rossi, participará do evento.

Os objetivos da oficina são: identificar quais os projetos e a política da instituição sobre expansão da graduação e pós-graduação para os próximos 10 anos; sistematizar as demandas do Plano de Desenvolvimento Institucional

(PDI) de cada centro, referentes aos cursos e ativi-dades; apresentar a atual distribuição espacial das atividades acadêmicas no câmpus para dar início aos estudos de alocação/realocação das atividades no território.

O intuito é incorporar o conteúdo das demandas e propostas e levantar os principais problemas, confli-tos e potencialidades da UEM, com a finalidade de definir os princípios e as diretrizes que nortearão o planejamento da instituição.

Mais informações pelo ramal 4287 ou pelo site www.sites.uem.br/planodiretor_uem.

Professor do DDP conclui pós-doutorado

O professor do Departamento de Direito Público (DDP), Ivan Aparecido Ruiz, concluiu, em janeiro deste ano, o curso de pós-doutorado da Faculda-de de Direito da Universidade de Lis-boa (FDUL), em Portugal. O trabalho de Ruiz, intitulado Mediação numa nova Vertente para o Acesso à Justiça: análise como meio alternativo de solução dos conflitos de Interesses no contexto do direito luso-brasileiro, foi orientado pela professora Ana Paula Mota Costa Silva, e recebeu conceito máximo pelo conselho científico da Faculdade. Docente da UEM desde 93, o professor iniciou seus estudos no programa de pós-doutoramento na FDUL em 2011, realizando seus estudos nos períodos de férias da Universidade.

Jornalista da ASC tem trabalho publicado no livro O Papa SorriuPor ocasião da visita do papa Francisco ao Brasil, em julho de 2013, o cartunista José Alberto Lovetro (JAL) organizou uma Fla-shexpocartoon em São Paulo, com cartuns e caricaturas sobre o pontífice. Cartunistas de todo o País enviaram seus trabalhos. A ideia evoluiu, os trabalhos foram reunidos e resultaram no livro O Papa Sorriu. Um exemplar foi entre-gue pelo arcebispo metropolitano de São Paulo, Dom Odilo Scherer, ao papa no último dia 25.

O jornalista, ilustrador e carica-turista da ASC, Luiz Carlos Altoé, também participa do livro com o cartum O Papa e a Copa (acima), que integrará, junto com os demais trabalhos, uma exposição que será mon-tada, neste mês, no Museu de Arte Sacra em São Paulo.

Artes Cênicas recebe perita da Seti

No último dia 20, a UEM recebeu a visita da perita Sandra Parra Furla-nete, nomeada pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e En-sino Superior (Seti), para avaliação das condições de oferta do curso de graduação em Artes Cênicas, para fins de reconhecimento. Ao longo do dia, a perita realizou visitas às instalações utilizadas pelo curso, e entrevistas com professores e alunos.

Page 7: Informativo uem 1079

07 INFO UEMAmbientação recebe novos residentes do HUMCinquenta e quatro novos residentes das residências Médica, Integrada Multiprofissional na Atenção à Urgência e Emergên-cia, Técnica e da Odontologia foram recebidos no Hospital Universitário em dois dias de ambientação. As ações foram realizadas nos dias 6 e 7 deste mês, com boas-vindas da supe-rintendência, dinâmicas entre os participantes e apresentação da infraestrutura do hospital e alguns serviços.

Algumas residências deram início às turmas este ano, como a Residência Integrada Multiprofissional na Atenção à Urgência e Emergência. Só esta modalidade conta com dez profis-sionais, sendo quatro enfermeiros, quatro psicólogos e dois farmacêuticos. Uma das principais características desta residência, ainda nova no Brasil, é compartilhar e integrar o conhecimento dos diferentes profissionais, capacitando-os para o trabalho em equipe na urgência e emergência.

A Residência em Farmácia com ênfase em Análises Clínicas na Atenção à Urgência e Emergência também está começando no HUM neste ano. As duas vagas são para farmacêuticos que tenham cursado as disciplinas pro-fissionalizantes da área de Análises Clínicas ou farmacêuticos bioquímicos.

Iniciado em maio do ano passado, o Programa de Residência Técnica (Restec) do Governo do Paraná abriu vagas inicialmente para recém--formados das Engenharias Civil, Mecânica, Elétrica, Produção e Ambiental e de Arquitetura. No HUM já trabalham quatro destes profissionais desde

2013. A partir deste ano, o programa ampliou as vagas para psicólogos e assistentes sociais. Promovido pelas secretarias de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e Infraestrutura e Logística (Seil), o curso de especialização, que tem duração de dois anos, visa à habilitação de profissionais para atuar em órgãos e empresas públicas. Além das 24 horas semanais cumpridas em órgãos públicos, os residentes têm aulas presenciais e à distância uma vez por semana nos polos da especialização (UEM, UEL, Unioeste e UEPG).

Na segunda-feira (10), a ATC promoveu a última ambientação do primeiro semestre, para estagiários do segundo ano de Enfermagem, alunos de Farmacologia e uma das professoras do Serviço de Atendimento à Rede de Escolarização Hospitalar (Sareh).

Projetos de professor do DEF garantem participação no Fórum Global, na África do SulO professor Giuliano Gomes de Assis Pimentel, do Departamento de Educação Física, foi convidado a participar do Fórum Global de Ensino de Educação Física ( GoFPEP 2014) . Mais de cem pesquisadores, originários de cerca de 60 países estarão no evento, que é realizado a cada dois anos. Esta edição do Fóum ocorrerá em Potchefstroom, na África do Sul, entre os dias 15 e 17 de maio. A programação do evento inclui a apresentação de projetos que deram origem à boas práticas implantadas em escolas e ambientes comunitários.

Recreio nas Férias - Pimentel, que é doutor na área de Estudos do Lazer, recebeu o convite para participação no Fórum pela assessoria prestada no projeto Recreio nas Férias, atre-lado ao Programa Segundo Tempo (PST), do Ministério do Esporte, cuja proposta é disponibilizar às crianças e adolescentes opções de esporte e lazer durante o período de férias escolares, com práticas esportivas prazerosas, construtivas e lúdicas.

Implantado desde 2009, o Recreio nas Férias já ganhou alcance nacional, beneficiando mais de um milhão de crianças e jovens em todo o País, se-gundo Giuliano Pimentel. Junto com o professor Amauri Aparecido Bassoli de Oliveira, também do Departamento de Educação Física, ele organizou o livro Recreio nas Férias: reconhecimento do direito ao lazer. A obra foi publicada pela Eduem. A proposta é atender diretamente os monitores dos Núcleos do PST na implantação e consolidação do Recreio nas Férias, trabalhando com elementos para subsidiar o projeto na realização de colônias de férias nas diferentes regiões do Brasil.

Escola de Aventura – A participação de Pimentel no GoFPEP 2014 tam-bém está atrelada ao projeto Escola de Aventura, que é desenvolvido na UEM pelo Grupo de Estudos do Lazer, sob coordenação do professor. O projeto, que tem parceria com o Museu Dinâmico Interdisciplinar, oferece à crianças e jovens ensino de esportes como skate, escalada, slackline

(técnica de equilíbrio sobre uma fita) e parkour (esporte que consiste em pular obstáculos). Ou seja, práticas que atraem e caem no gosto da garotada.

O diferencial do projeto, segundo Pimentel, é que o ensino do esporte traz consigo um modelo de gestão de riscos, diminuindo a probabilidade de incidentes durante a prática. Além disso, a lógica que normalmente rege qualquer ensino na área, que tem como parâmetro o esporte de alto rendimento, é invertida na Escola de Aventura. “A base do treinamento está pautada na criança real, que muitas vezes é tímida ou tem medo”,

explica o professor. O esporte de alto desempenho pode até se concretizar ao longo da prática, mas não é o foco inicial. Segundo o coordenador, o projeto também foi desenvolvido com um esquema de aula com resultados práticos e rápidos, o que é bastante motivador. “Em uma hora é possível ensinar qualquer pessoa a andar de skate. Pelo menos os fundamentos básicos”, garante Pimental, destacando que já desenvolveu o trabalho com diferentes públicos, incluindo educadores participantes do PDE (Programa de Desenvolvimento Educacional), por exemplo.

Fórum Global – O professor explica que a participação no Fórum Global se dá exclusivamente através de convite da comissão organizadora. O evento é desenvolvido em diferentes países e a cada edição a ideia é que as propostas apresentadas sejam debatidas com educadores locais. Nessa perspectiva, o GoFPEP oferece um fórum único que permite a combina-ção de projetos de todo o mundo, com a possibilidade de aplicação dos mesmos dentro do contexto cultural de cada lugar.

Participações brasileiras – Além de Pimentel, outros três pesquisadores brasileiros foram convidados a apresentar seus projetos durante o GoFPEP 2014. São eles Eliana Ferreira, da Universidade Federal de Juiz de Fora; Walter de Oliveira, da Universidade Federal de Santa Catarina; e Ricardo Uvinha, da Universidade de São Paulo.

NRAV

/HUM

Page 8: Informativo uem 1079

08 INFO UEM

CEC divulga cursosO Centro de Excelência em Atendimento à Comunidade (CEC) divulgou datas e horários de diferentes cursos. Na área do corpo e mente, são práticas de Ioga, Jin Shin Jyutsu e Tai Chi Ti Con. No campo das artes, cursos de confecção de boneco e artes circenses – tecido acrobático. As matrículas podem ser feitas até 28 deste mês. Confira a programação:

Ioga: instrutor Rudieri Medina, toda sexta-feira, em dois horários: das 9h às 10h e das 14h45 às 15h45. Gratuito.

Jin Shin Jyutsu: instrutora Iolanda Casagrande, toda terça-feira, das 14h às 15h30. Custo do material.

Tai Chi Ti Con: instrutoras Sofia e Luiza, toda segunda e sexta-feira, das 15h45 às 16h45. Gratuito.

A construção do boneco e seus movimentos. Instrutor: Sandro Maranho Jacintho. O curso será oferecido de 24 deste mês a 24 de novembro, às segundas-feiras em dois horários: das 8h30 às 11h e das 14h às 16h30.

Artes Circense – Tecido Acrombático. Instrutoras: Janayba Barbosa e Patrícia Dena. O curso terá início no dia 27 deste mês e segue até 11 de dezembro, com aulas às quintas-feiras das 14h às 15h30, para jovens de 8 a 14 anos.

O CEC fica na Avenida Itororó s/nº (dentro do Bosque II). Mais informa-ções pelo ramal 5700.

Vagas para coralistas Até 18 deste mês, os coros comuni-tários do Departamento de Música – Coro Feminino e Coro-Escola – estão com inscrições abertas para novos coralistas. Os interessados devem ter idade acima de 16 anos e não é necessário ter experiência musical ou em canto coral.

Estes grupos de coro fazem parte do projeto de extensão Corais do Departamento de Música que, em 2014, comemora seus 10 anos de atividades ininterruptas. A pro-gramação de aniversário incluirá apresentações especiais durante o ano, cursos e oficinas em Canto Coral e Regência Coral.

Os ensaios do Coro Feminino são às segundas-feiras, das 13h30 às 15h30, e do Coro Escola são às terças-feiras, das 18h30 às 21h.

A direção musical e coordenação estão a cargo da professora An-dréia Anhezini. Os interessados em ingressar nos corais devem gostar de cantar e de se aprimorar, ter vontade de aprender músicas de diversos estilos e idiomas, disponi-bilidade para participar dos ensaios e apresentações.

As inscrições poderão ser feitas na secretaria do DMU, Bloco 8. Para outras informações entre em contato pelo ramal 4092 ou pelos e-mails: [email protected] e [email protected].

UEM discute formas de interação entre empresas e academiaNo próximo dia 17, às 8h15, no auditório da Fadec, a UEM, em conjunto com o Centro de Inovação de Maringá (CIM) e o Conselho de Desen-volvimento Econômico de Maringá (Codem), promoverá um evento sobre as formas de interação entre empresas e academia na geração de valor, por meio da pesquisa e da transferência de tecnologia. As discussões serão conduzidas pelos professores Aluir Dias e Rochel Monteiro Lago, da Universidade Federal de Minas Gerais.

A pauta será: A Coordenadoria de Transferência e Inovação Tecnológica: função e ações; Inova UFMG: organograma, processo de incubação e pós-incubação; Transferência de Tecnologia: identificação e trans-ferência de tecnologias desenvolvidas na UFMG; Patentes e Cases de Sucesso: apresentação das patentes desenvolvidas na Inova, produtos desenvolvidos e empresas que obtiveram sucesso nacional e/ou internacionalmente.

Monteiro Lago foi destaque na Revista Exame em 2013, por levar tecnologias desenvolvidas por ele e sua equipe para o mercado por meio da Verti Ecotecnologias, empresa criada com o intuito de co-mercializar soluções tecnológicas para a redução de resíduos gerados pela indústria. Mais informações sobre o evento pelo ramal 3861.

Federação ministrará curso de Karatê-Dô Tradicional A UEM receberá, neste sábado e domingo (15 e 16), a equipe técnica da Federação de Karatê-Dô Tradicional do Paraná, que ministrará um curso de formação de instrutores. O curso, que será ministrado no tatame do Bloco M-08, abordará um programa voltado para atualização técnica, arbitragem e os princípios bási-cos do Karatê Tradicional, Kata, Kumite e Enbu. Ele é aberto aos karatecas de todas as federações, que podem acessar a ficha de inscrição no site da CDR

(www.uem.br/cdr).

Segundo o coordenador do projeto de Karatê-Do Tradicional da UEM, Marcelo Pereira, “trazer a Maringá toda equipe técnica da Federação, foi uma grande conquista, já que entre os ministrantes dos cursos haverá nomes reconhecidos mundialmente, o que vai enriquecer muito o Karatê de Maringá e região. Mais informações pelo e-mail [email protected], ou pelo telefone: 9982-7371.

Karatê-Dô Tradicional da UEM funda Instituto Hagakure Considerando o crescimento do projeto de Karatê-Do Tradicional e o interesse dos participantes em desenvolver estudos científicos voltados ao desenvolvimento da arte marcial, foi fundado o Instituto Hagakure de Karatê-Dô Shotokan-IHKS.

Segundo o coordenador do projeto, Marcelo Pereira, o Instituto nasce como uma entidade sem fins lucrativos, com caráter esportivo, cultural e científico, com a finalidade de estudar, desenvolver e incentivar a prática do Karatê-Dô Tradicional.

“O Instituto Hagakure não visa apenas ser uma entidade de

competição. Ele buscará ser um instrumento de estudos do Karatê-Dô Tradicional, suas filosofias e seus preceitos, incentivando pesquisas científicas do Karatê Tradicional e buscando oferecer cursos voltados aos karatecas”, diz o coordenador.

O Instituto Hagakure está filiado a Federação de Karatê--Dô Tradicional do Paraná (FKTPr) e a Confederação Brasileira de Karatê-Dô Tradicional (CBKT), que é vinculada a International Traditional Karate Federation (ITKF). Mais informações sobre o Instituto no site www.def.uem.br/cdr.

Novo programa da UEM-FM coloca comunicação em pautaEstreou, na segunda-feira (10), o programa Radiolink, na rádio UEM-FM (106,9). A proposta é vasculhar o campo da comunicação, buscando assuntos e conte-údos inusitados, esquecidos ou curiosos, que devem aguçar o interesse e a imaginação dos ouvintes. Re-vistas que não circulam mais, emissoras e programas peculiares, jornais e publicações alternativos, sites e filmes improváveis serão alvo das transmissões.

Dois professores e oito alunos do curso de Comunica-ção e Multimeios integram a equipe do programa, que promete, ao longo da temporada, agregar novos qua-dros, reportagens e produções sonoras. Inicialmente, o Radiolink tem como base o formato de mesa-redonda, mas, com a entrada de criações dos alunos, a intenção é experimentar novas formas de fazer rádio.

O programa, que vai ao ar às 21 horas, está vinculado a um projeto de extensão em rádio que, desde o ano passado, vem sendo reformulado para dar espaço aos professores, alunos e assuntos que fazem parte do cotidiano do curso Comunicação e Multimeios, que este ano forma sua primeira turma.

Além do rádio, os ouvintes também podem acompa-nhar o programa pela internet, no canal da emissora disponível no site/aplicativo TuneIn (www.tunein.com). Em breve, as edições serão disponibilizadas também numa página própria. O programa conta com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura e do Ás de Paus – Laboratório de Comunicação e Multimeios

Page 9: Informativo uem 1079

09 INFO UEMReitor discute construção de novo bloco para o CRGNo último dia 28, o reitor Júlio Santiago Prates Filho reuniu-se com a diretora do Câmpus Re-gional de Goioerê (CRG), Irene Kimura, para discutir a cons-trução de um novo bloco, que atenderia os cursos oferecidos naquele câmpus. Foi marcada uma reunião com o secretário de Estado da Ciência, Tecno-logia e Ensino Superior (Seti), João Carlos Gomes, para dis-cutir o assunto.

De acordo com diretora do CRG, também estão sendo analisadas possibilidades de contrapartida da UEM na construção. Ainda segundo ela, a nova edificação iria colaborar para o reconhe-cimento do curso de graduação em Física.

Também participaram da reunião o chefe do Departamento de Ciências (DCI), Henrique Hortêncio, do chefe do Departamento de Engenharia Têxtil (DET), Gilson Croscato e do presidente da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Vale do Piquiri (Fadct), Pedro Francisco Ribeiro.

Reitor recebe comissão e grupo de trabalho sobre Plano Diretor

O reitor Júlio Santiago Prates Filho e a vice-reitora Neusa Altoé receberam, no último dia 28, os mem-bros da Comissão de Elaboração do Plano Diretor do câmpus sede e os integrantes do Grupo de Trabalho de Reestruturação do Plano Diretor de Edificações e Paisagismo do Hospital Universitário.

No encontro foram discutidos os detalhes sobre o território da Universidade, tendo em vista o trabalho realizado pelo GT do hospital, criado pela superin-tendência do HU, por meio de portaria, e as ativida-des desenvolvidas pela Comissão, que foi instituída pela Reitoria, também por meio de portaria.

A discussão girou em torno da necessidade de a UEM trabalhar para recuperar a área territorial per-

dida nas últimas décadas, já que, desde a criação do câmpus, em 1969, o terreno que pertenceria originalmente à universidade foi reduzido em mais de 40%.

A comissão vai fazer um levantamento histórico detalhado sobre a perda gradual do território que, em parte, não chegou a ser escriturado pela UEM. Segundo o reitor, a Universidade já vem dando encaminhamento no que se refere às ações judi-ciais para reverter as áreas questionadas. Prates Filho lembrou que o Plano Diretor tem o objetivo de normatizar e programar novas edificações no câmpus universitário, uma vez que até agora a Universidade não tinha um Plano desta natureza.

UEM sedia Fórum de Pró-Reitores de Administração

Começa amanhã (13) e segue até sexta-feira, na UEM, a primeira edi-ção do Fórum de Pró-Reitores de Administração das Universidades Estaduais do Paraná. Na progra-mação, estão previstas reuniões, palestras e debates, com o objetivo de promover integração, interação e troca de informações. O evento será no auditório do Bloco C-34, e a cerimônia de abertura, marcada para às 8h30 do dia 14, contará com a presença do secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e En-sino Superior, João Carlos Gomes, e de reitores das Instituições de Ensino Superior do Paraná.

Após a cerimônia de abertura, o conselheiro da 5ª Inspetoria do Tribunal de Contas do Paraná, Ivan Bonilha, irá proferir a palestra Tribu-nal de Contas e as Instituições de Ensino Superior do Paraná. Às 14h, o consultor jurídico do Tribunal de Contas do Paraná, Edgar Gui-marães, falará sobre Contratação Direta: dispensa e inexigibilidade de licitação. As palestras serão seguidas de debates.

Antes, no dia 13, será realizada uma reunião entre os pró-reitores de Administração, diretores e de-mais assessores, sobre questões pontuais e gestão orçamentária, financeiras e compras nas IES do Paraná.

As inscrições para o Fórum são gra-tuitas e o evento é aberto a todos os servidores das Instituições de Ensino Superior do Paraná. A pro-gramação completa e o link para inscrições podem ser acessados no site: http://www.pad.uem.br/forum.html.

Page 10: Informativo uem 1079

010 INFO UEMAGENDA

Eventos

Cursos & PalestrasPós Graduação

Mostra&Cinema

InformativoUEMReitor: Júlio Santiago Prates Filho

Vice-Reitora: Neusa Altoé

Assessor de Comunicação SocialPaulo Pupim

Coordenadoria de ImprensaAv. Colombo, 5.790 - Bloco Q-3 - Sala 7

Telefone: (44) 3011-4213 CEP 87020-900 - Maringá -PRSite: www.informativo.uem.br

E-mail: [email protected]

ExpedienteJornalista Responsável: Paulo Pupim (Reg. 2.472) Coordenadora de Imprensa: Tereza Parizotto. Reportagem: Ana Paula Machado Velho, Juliana Daibert, Murilo Benites, Rose Koyashiki e Tereza Parizotto. Revisão: Sueli Nascimento. Colaboradores: Flávio Kawakami. Projeto-Gráfico: Thomas Cosin. Fotografia: Heitor Marcon e Antonio Carlos Locatelli. Editoração: André Luis Scarate, Luiz Carlos Altoé.

Especialização a Distância

Estão abertas, até quinta-feira (13), as inscrições para o processo sele-tivo dos cursos de pós-graduação lato sensu na modalidade a dis-tância. As vagas, gratuitas, são para especialização em Gestão Pública, Gestão Pública Municipal e Gestão em Saúde. Os cursos são desenvolvidos em convênio com o Ministério da Educação no âmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil. Interessados devem acessar o endereço http://portal.nead.uem.br/ para tomar consultar os editais e efetivar as inscrições. Informações sobre os cursos de Gestão Pública e Gestão Pública Municipal podem ser obtidas pelo ramal 3751 ou pelos e-mails: [email protected] e [email protected]. Interessados no curso de Gestão em Saúde devem entrar em contato pelo ramal 4533 ou no endereço eletrônico: [email protected].

Especialização do DLM

Foram prorrogadas, até 31 de março, as inscrições para o curso de especialização de Formação de Professor de Língua Inglesa: práticas reflexivas, metodológicas e tradutórias, oferecido pelo Departa-mento de Letras Modernas (DLM). Informações pelo ramal 3894.

Estão abertas, também, as inscri-ções para o curso de Português para Estrangeiros, do DLM. As aulas iniciam dia 18 de março. Inscrições

Minicurso pelo PBE

Nos dias 18 e 19 deste mês, o Programa de Pós-Graduação em Bioestatística (PBE) promoverá o minicurso Introdução à Progra-mação Paralela na Plataforma R, ministrado pelo professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Carlos Roberto Beleti Ju-nior. A atividade será realizada no anfiteatro do Bloco E-90, sempre às 19h30. Inscrições e mais informa-ções no link: http://www.pbe.uem.br/?page_id=145.

Cérebro e Mente

Nos dias 18, 19 e 20 deste mês, no auditório do Bloco B-33, será realizado o 3º Ciclo de Palestras Cérebro e Mente. Com o tema Sono, Sonhos e Aprendizagem: na saúde e na doença, o evento é direcionado a estudantes de graduação e pro-fissionais das áreas de educação e saúde, e aberto à comunidade da UEM e de outras instituições de ensino. As palestras terão início às 19h30. Inscrições no Mudi a uma taxa de R$ 30,00. Informações pelos ramais 4930 ou 4963.

Semana de Pesquisa em Filosofia

Até o dia 20 deste mês, os coorde-nadores da 3ª Semana de Pesquisa em Filosofia aceitam inscrição de trabalhos. A comissão científica analisará as propostas e enviará a confirmação de aceite da comuni-

Cinuem

Nesta quinta-feira, dia 13, no au-ditório do Bloco I-12, a partir das 18h30, o Cinuem dará continuida-de à mostra Cinema e Outras Artes, com a exibição do filme Todas as Manhãs do Mundo. A mostra é organizada pela coordenadora do projeto e professora do Departa-mento de Fundamentos da Educa-ção (DFE), Fátima Maria Neves. Os professores Maria Aparecida Dellin-ghausen Motta e Dermeval Saviani, da Unicamp, são os convidados e comentaristas da semana.

Dirigido por Alain Corneau, em 1991, e baseado no romance homônimo de Pascal Quignard, o filme, segundo a comentarista Maria Aparecida Dellinghausen Motta “trata da relação entre o músico Sainte-Colombe e seu discípulo Marin Marais. Traz a beleza dos diálogos, das músi-cas dos grandes compositores barrocos, das imagens cuidado-samente construídas como se fossem réplicas das pinturas de Georges de La Tour. Expõe temas como a solidão, o árduo ensino/aprendizagem da música, o do-mínio da técnica , o ‘ser músico’, a dor da separação da morte, o silêncio e os ruídos”.

cação até 24 de março. A Semana será realizada entre os dias 31 de março e 4 de abril, no auditório do Bloco H-35, sempre das 8h30 às 12h30. As inscrições são gratuitas. Outras informações na secretaria do DFL, Bloco H-35, sala 1, ramal 8925 ou no site www.dfl.uem.br.

e informações , no bloco G-34, sala 105 ou pelo ramal 4733.

Vagas para docentesA Pró-Reitoria de Recursos Humanos e Assuntos Comunitários está com dois concursos públicos abertos para contratação docentes nas diferentes áreas do conhecimento. São 21 vagas abertas pelo Edital nº 008/2014-PRH, com inscrições até 23 de março. Já o Edital nº 032/2014-PRH regulamenta o concurso para contratação de 13 docentes, em diferentes áreas do co-nhecimento. As inscrições para este concurso serão aceitas até 4 de abril.

Também permanecem abertas, até sexta-feira (14), inscrições para o teste seletivo que irá contratar 19 professores temporários. O Edital nº 065/2014-PRH regulamenta o teste.

As inscrições, tanto para os cursos quanto para o teste seletivo, serão recebidas no Protocolo Geral, Bloco A-01. Informações no site www.uem.br/concurso.

DMU promove projeto de música para crianças O Departamento de Música está com inscrição aberta para o curso de extensão Brincando e Cantando. O objetivo é proporcionar vivência musical à crianças de 7 a 12 anos de idade, a partir de jogos e brincadeiras musicais.

Foram abertas 15 vagas que serão preenchidas por ordem de chegada. A inscrição pode ser efetivada até amanhã (13), das 8 às 11 horas e das 14 às 17 horas, na secretaria do DMU, que fica no Bloco 8. Será cobrada uma taxa no valor de R$ 15,00.

As aulas ocorrerão às sextas-feiras, entre 18 e 19 horas, com início no dia 14. A coordenação do curso é da professora Andréia Pires Chinaglia de Oliveira, do Departamento de Música. Outras informações pelo ramal 4092.

Especialização em Psicologia do TrânsitoEstão abertas as inscrições para a primeira turma de especialização em Psicologia do Trânsito. O curso, promovido pelo Departamento de Psicologia (DPI), em parceria com o Núcleo de Psicologia Aplicada, é direcionado a profissionais de todas as áreas da psicologia. O objetivo é preparar para a atuação em programas de educação no trânsito, equipes multidisciplinares dos órgãos de trânsito, e como psicólogo responsável pela avalia-ção psicológica de candidatos à obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

As inscrições, a um custo de R$ 100,00, podem ser efetivadas no Bloco 118, sala 10-A, das 13h30 às 17h30. A mensalidade do curso é de R$ 390,00, em 24 parcelas, e as aulas estão previstas para começar no dia 11 de abril. Mais informações pelo ramal 4416 ou e-mail: [email protected].

10 INFO UEM