6
Conheça o Espiritismo: estude Kardec! www.deolindoamorim.org.br 1 Nesta Editorial 1 Histórias e Lições da Vida 2 Os Espíritos Falam... 2 Para Refletir 3 Ponto de Vista 3 Aniversariantes e datas comemorativas 4 Você sabia? 5 Programação do Mês 6 Os conceitos humanos são considerados, em grande parte, segundo os pontos de vista de quem os interpreta (...) Diversos conceitos estão sujeitos a interpretações restritivas, em virtude das desigualdades morais, intelectuais, emocionais etc. Cada qual, dentro de seu sistema de ideias, tem um conceito de amor, de justiça, de liberdade... Cada qual avalia os conceitos em razão de suas tendências íntimas, sua cultura, sua filosofia de vida. O meio social por sua vez, lança sobre o indivíduo uma carga bem forte de exigências e pressões, muitas vezes condicionando os próprios conceitos. Daí decorrem os conceitos de sagrado e de profano, de decente e de indecente, de justo e de injusto, como tantos outros, os quais não podem ser definitivos nem absolutos, pois variam no tempo e no espaço, isto é, em função da época e do meio. Chegamos então ao ponto em que se faz sentir a força do ensino espírita. Pouco importa, por exemplo, que haja diversas maneiras de entender o conceito de amor (...) mas o que a Doutrina Espírita afirma, como princípio, tenha o nome que tiver, é que o amor edifica o Espírito, e que sem amor não há progresso espiritual. É um princípio válido no tempo e no espaço (...) A Doutrina Espírita não discute conceitos, ela ensina princípios (...) não se preocupa com conceitos porque lhe interessa principalmente infundir princípios que reformem o ser humano por sua influência. Não há reforma profunda e duradoura, entretanto, se não há compatibilidade com a Lei Moral (...) O princípio é este: queiram ou não queiram os homens, tanto faz no Oriente como no Ocidente, a Lei Moral prevalece, é insubstituível. A reforma exterior apenas atende a eventualidades sociais, mas não modifica o indivíduo por dentro. O indivíduo pode usar de todos os artifícios, empregar todos os expedientes de argúcia para burlar a lei escrita, que é obra dos homens; mas não pode fugir ao julgamento inexorável da Lei Moral, porque a consciência não dorme nem se deixa enganar. Cada qual deve, pois, esforçar-se, desde cedo, para evitar o julgamento severo da consciência, sob a ação inflexível da Lei Moral... Deolindo Amorim livro Ponderações Doutrinárias AME - Teresópolis Associação Médico- Espírita de Teresópolis Rua Guareí, 71 Araras - Teresópolis Palestra de: Doris Gandres TEMA: " O Passe Magnético como Terapia Complementar EspíritaData: 24/01/2016 Hora: 10 às 12h Local: CCEDA CONCEITOS E PRINCÍPIOS "Quem duvida de si próprio, perturba o auxílio divino em si mesmo. Ninguém pode ajudar àquele que se desajuda" Emmanuel - Fonte Viva Ano 21 Janeiro - 2016 Nº 240 Ano 21

Janeiro - 2016 - deolindoamorim.org.brdeolindoamorim.org.br/documents/Info_Jan_2016.pdf · Você não é chuva refrescante e abençoada que ... Também nos parece que nunca antes

  • Upload
    lamhanh

  • View
    216

  • Download
    0

Embed Size (px)

Citation preview

Conheça o Espiritismo: estude Kardec! www.deolindoamorim.org.br

1

Nesta

Editorial 1

Histórias e Lições da Vida 2

Os Espíritos Falam... 2

Para Refletir 3

Ponto de Vista 3

Aniversariantes e datas comemorativas 4

Você sabia? 5

Programação do Mês 6

Os conceitos humanos são considerados,

em grande parte, segundo os pontos de vista

de quem os interpreta (...) Diversos conceitos

estão sujeitos a interpretações restritivas,

em virtude das desigualdades morais,

intelectuais, emocionais etc. Cada qual,

dentro de seu sistema de ideias, tem um conceito de amor, de

justiça, de liberdade... Cada qual avalia os conceitos em razão de

suas tendências íntimas, sua cultura, sua filosofia de vida.

O meio social por sua vez, lança sobre o indivíduo uma carga bem forte de exigências e pressões, muitas vezes condicionando os próprios conceitos. Daí decorrem os conceitos de sagrado e de profano, de decente e de indecente, de justo e de injusto, como tantos outros, os quais não podem ser definitivos nem absolutos, pois variam no tempo e no espaço, isto é, em função da época e do meio.

Chegamos então ao ponto em que se faz sentir a força do ensino espírita. Pouco importa, por exemplo, que haja diversas maneiras de entender o conceito de amor (...) mas o que a Doutrina Espírita afirma, como princípio, tenha o nome que tiver, é que o amor edifica o Espírito, e que sem amor não há progresso espiritual. É um princípio válido no tempo e no espaço (...) A Doutrina Espírita não discute conceitos, ela ensina princípios (...) não se preocupa com conceitos porque lhe interessa principalmente infundir princípios que reformem o ser humano por sua influência.

Não há reforma profunda e duradoura, entretanto, se não há compatibilidade com a Lei Moral (...) O princípio é este: queiram

ou não queiram os homens, tanto faz no Oriente como no Ocidente, a Lei Moral prevalece, é insubstituível.

A reforma exterior apenas atende a eventualidades sociais, mas não modifica o indivíduo por dentro. O indivíduo pode usar de todos os artifícios, empregar todos os expedientes de argúcia para burlar a lei escrita, que é obra dos homens; mas não pode fugir ao julgamento inexorável da Lei Moral, porque a consciência não dorme nem se deixa enganar.

Cada qual deve, pois, esforçar-se, desde cedo, para evitar o julgamento severo da consciência, sob a ação inflexível da Lei Moral...

Deolindo Amorim – livro Ponderações Doutrinárias

AME - Teresópolis Associação Médico-

Espírita de Teresópolis

Rua Guareí, 71 Araras - Teresópolis

Palestra de: Doris Gandres

TEMA: " O Passe

Magnético como Terapia Complementar Espírita”

Data: 24/01/2016 Hora: 10 às 12h Local: CCEDA

CONCEITOS E PRINCÍPIOS

"Quem duvida de si próprio,

perturba o auxílio divino em

si mesmo. Ninguém pode

ajudar àquele que se

desajuda"

Emmanuel - Fonte Viva

Ano 21

Janeiro - 2016

Nº 240 Ano 21

Conheça o Espiritismo: estude Kardec! www.deolindoamorim.org.br 2

Histórias e lições da vida...

NÃO RECLAME, AGRADEÇA!

Uma mulher acordou uma manhã após a

quimioterapia, olhou no espelho e percebeu que tinha somente três fios de cabelo na cabeça. - Bom (ela disse), acho que vou trançar meus cabelos hoje. Assim ela fez e teve um dia maravilhoso. No dia seguinte ela acordou, olhou no espelho e viu que tinha somente dois fios de cabelo na cabeça.. - Hummm! (ela disse), acho que vou repartir meu cabelo no meio hoje.

Assim ela fez e teve um dia magnífico. No dia seguinte ela acordou, olhou no espelho e percebeu que tinha apenas um fio de cabelo na cabeça. - Bem (ela disse), hoje vou amarrar meu cabelo como um rabo de cavalo. Assim ela fez e teve um dia divertido. No dia seguinte ela acordou, olhou no espelho e percebeu que não havia um único fio de cabelo na cabeça. - Yeeesss! (ela exclamou), hoje não tenho que

pentear meu cabelo.

ATITUDE É TUDO! Seja mais humano e agradável com as pessoas.

Cada uma das pessoas com quem você convive está travando algum tipo de batalha.

Viva com simplicidade.

Ame generosamente. Cuide-se intensamente.

Fale com gentileza. E, principalmente, não reclame.

Se preocupe em agradecer pelo que você é, e por tudo o que tem!

E deixe o restante com DEUS.

Você não é o Sol que ilumina toda a Terra. No entanto, você

pode acender uma lamparina em plena escuridão, diluindo as sombras em torno.

Você não pode solucionar as dificuldades das pessoas. Entretanto, pode contribuir com a amizade e a gentileza, de forma que as suas vidas melhorem de situação e se disponham a lutar com coragem para vencer óbices.

Você não é chuva refrescante e abençoada que preserva a vida em toda parte. Assim mesmo, por menos recursos de que disponha, pode oferecer um vaso com água fria a alguém sedento ou colocar um pouco do milagroso líquido em uma planta ressequida para fazê-la reverdecer.

Você não é um rio generoso que pode atender todas as necessidades que encontra pelo curso. Nada obstante, você pode tornar-se modesto nascedouro de esperança que se agiganta na razão direta em que consola e socorre a aflição alheia.

Você não é o remédio próprio para a enfermidade que o busca através do necessitado. Entretanto, pode ser a mão gentil estendida ao combalido, evitando-lhe a queda e o desespero.

Você não é a paz de que o mundo necessita. Nada obstante, pode transformar-se em seu mensageiro, vivendo a não violência, mesmo quando perseguido e maltratado.

Você não é um exemplo de harmonia e de saúde, para servir de modelo a outros corações necessitados. Apesar disso, pode tornar-se o lutador que busca a plenitude, enquanto se esforça para tornar-se melhor, desse modo estimulando outros a fazerem o mesmo.

O mundo não dispensa as pequenas contribuições que são de valor incalculável (...) O mais importante não é o volume do que se faz, mas aquilo que se realiza com elevação e carinho.

Você pode não resolver muitos desafios, mas o fato de servir e amar já constitui uma valiosa contribuição para a harmonia da sociedade.

Marco Prisco Espírito (por Divaldo Franco) – livro Diretrizes para uma Vida Feliz/16

Os Espíritos falam... SUAS POSSIBILIDADES

"Embora muitas vezes desprezadas ou reclamadas,

as mudanças são necessárias. Elas nos

obrigam a crescer e a seguir rumo a novas descobertas."

Chico Monteiro - Lâminas de

Luz

Conheça o Espiritismo: estude Kardec! www.deolindoamorim.org.br 3

Allan Kardec, em seu comentário à questão 798, nos

esclarece que: “As ideias não se transformam senão com o tempo, e não subitamente; elas se enfraquecem de geração em geração e acabam por desaparecer pouco a pouco com os que as professavam, e que são substituídos por outros indivíduos, imbuídos de novos princípios, como se verifica com as ideias políticas”.

É impressionante a atualidade de tal colocação! Constatamos facilmente a todo tempo que só com o tempo verifica-se uma real mudança de ideias, conceitos e atitudes. Efetivamente, nenhuma transformação ou renovação ocorre do dia para a noite – mesmo na era quântica, na era da eletrônica cada vez mais apurada.

Certamente, em virtude desses milênios de vivências, em que erramos e acertamos, é que hoje já podemos perceber novas situações em que os ideais e atitudes se voltam mais para os valores éticos e morais – por exemplo: foram desmascarados políticos, juízes, médicos, educadores laicos e religiosos, militares, executivos de alto nível e até policiais, assim como traficantes e bandidos de toda espécie...

Também nos parece que nunca antes se viu tantas iniciativas, individuais e coletivas, cada vez mais voltadas ao bem da humanidade. Podemos ver ações nos mais variados ramos, sejam no campo médico, social, educacional, econômico, de desenvolvimento cultural e científico, ações essas cada vez mais conscientes e cooperativas; e verifica-se ainda quantas dessas criaturas são jovens de todas as categorias, até mesmo daquelas consideradas de menor condição social...

Em A Gênese, cap.XVIII, Kardec fala da Nova Geração: “A época atual é de transição; os elementos das duas gerações (a velha e a nova) se confundem (...) A nova geração, devendo fundar a era do progresso moral, distingue-se por uma inteligência e uma razão geralmente precoces, unidas ao sentimento inato do bem e das crenças espiritualistas (...)

Tem-se hoje a impressão de um despertar generalizado, de uma conscientização paulatina e irreversível, apesar de ainda existirem situações de extrema violência e bolsões onde ainda impera a ignorância; mas agora isso gera indignação saudável e reais anseios de mudança. Mudança que só ocorrerá de dentro para fora, isto é, a partir de uma transmutação dos nossos conteúdos íntimos menos nobres e consequentemente prejudiciais ao mundo e a cada um de nós mesmos.

Portanto, nesse novo ano, depois de assistirmos a tantos acontecimentos significando a derrocada de todo um conjunto de conceitos e preconceitos geradores de miséria e infelicidade, reafirmemos nossa confiança nos ensinamentos

espiritistas que colocam com tanta transparência as leis naturais, justas e amorosas, as quais nos fornecem alicerces sólidos e bem estruturados para a construção de tempos novos, em que novas atitudes e melhores escolhas permitirão ao homem finalmente vivenciar a solidariedade e a reciprocidade necessárias ao estabelecimento de uma nova sociedade mais justa e mais feliz. A todos, um feliz 2016, de muita reflexão e boas realizações!

Doris Madeira Gandres

Sem uma inabalável confiança em nosso potencial de

florescimento, a compaixão fica limitada. Dos antigos tratados filosóficos sobre a natureza

humana às recentes pesquisas de antropologia e psicologia comportamental, sempre perguntamos se somos inerentemente bons e generosos ou maus e egoístas (...) Se ouvimos biólogos (perspectiva em terceira pessoa) e psicanalistas (segunda pessoa), deveríamos também ouvir os inúmeros cientistas contemplativos que dedicaram 20, 30, 50 anos de investigação empírica com métodos precisos em primeira pessoa, usando a mente para pesquisar a mente. O que eles descobriram é revolucionário: todas as maldades são artificiais, construídas, e até mesmo o mais violento dos seres humanos pode, sim, erradicar completamente aflições e confusões, até se tornar veículo de inteligências benéficas. Todos os seres têm igual acesso a essa capacidade de florescer internamente – e há treinamentos para isso.

No entanto, como não reconhecemos em nós mesmos esse potencial de transformação, facilmente compramos visões por trás de programas de TV: há pessoas boas e há pessoas essencialmente más. Compramos também a ilusão de que o ciúme, a raiva, o orgulho, a inveja, o preconceito são humanos e não podem ser superados pela raiz, apenas reduzidos. Porque aceitamos que nosso ápice é apenas um sonho melhor, sequer desconfiamos da possibilidade de acordar (...)

Quanto mais vivemos a partir dessa condição natural de liberdade, mais nos relacionamos com a pureza, a bondade do outro, mesmo nos casos em que ela está bem encoberta por estruturas e jogos aflitivos. Tal sabedoria é pré-requisito da compaixão. Apenas simplesmente não basta, é preciso algum nível de percepção direta da natureza mais profunda do outro. Sem isso, é como olhar a sujeira encrustada na louça e não conseguir imaginar aquilo tudo limpo.

Podemos nos aproximar de nossas aflições, de situações complicadas ou de uma pessoa supostamente irrecuperável, com a mesma confiança inabalável que brota ao encararmos uma pia cheia de pratos imundos. Por mais vermelhas que estejam as taças de vinho, a sujeira nunca chega a se mesclar com o cristal. Nada realmente gruda em nós.

Gustavo Gitti – revista Vida Simples, nov.2013, edição 137

A

Para Refletir

NOVO ANO – NOVOS CONCEITOS, NOVAS ATITUDES

Ponto de Vista PORQUE CONSEGUIMOS LAVAR TODA A LOUÇA?

Conheça o Espiritismo: estude Kardec! www.deolindoamorim.org.br 4

DATAS IMPORTANTES PARA O ESPIRITISMO

01/1846 Nasce o filósofo da Doutrina, Leon Denis, autor de vários livros doutrinários.

03/1412 Nasce na França Joana D”Arc.

09/1862 Nasce na cidade de Gênova, Itália, Ernesto Bozzano, pesquisador de fenômenos espíritas.

12/1827 Nasce em Zurique, Suiça, João Henrique Pestalozzi.

17/1875 Nasce no Maranhão Luís Olimpio Guillon Ribeiro, tradutor das obras de Kardec e presidente da Federação Espírita

Brasileira.

23/1906 Nasce em Baixada Grande-BA, Deolindo Amorim. 01/1858 Surge o primeiro número da Revista Espírita, fundada por Allan Kardec.

01/1875 Publicada a primeira folha espírita do Rio de Janeiro e a segunda do Brasil, com o nome de Revista Espírita.

02/1870 Desencarna o advogado Jean Baptiste Roustaing, autor de Os Quatro Evangelhos.

02/1884 É eleita a primeira diretoria da Federação Espírita Brasileira, tendo como presidente o major Francisco Raimundo Ewerton Quadros.

04/1903 Desencarna o cientista, ligado ao Espiritismo, Alexandre Aksakof.

06/1868 Surge nas livrarias a primeira edição de “A Gênese”, de Allan Kardec.

08/1958 Fundado, no Rio de Janeiro-RJ, o Lar Fabiano de Cristo; por Jayme Rolemberg e Carlos Pastorino.

10/1969 Desencarna a professora Zilda Gama, médium psicógrafo, tendo produzido por intermédio do Espírito Victor Hugo, romances mediúnicos.

11/1971 Desencarna o médium José Pedro de Freitas, mais conhecido como Zé Arigó, vítima de acidente automobilístico.

13/1910 Desencarna Andrew Jackson Davis, um dos precursores do Espiritismo.

15/1861 Aparece a primeira edição de “O Livro dos Médiuns”, de Allan Kardec.

15/1875 O Livro dos Espíritos - Primeira Tradução no Brasil

17/1960 O jornal católico Santuário da Aparecida protesta contra a concessão à FEB do reconhecimento de utilidade pública.

18/1969 Desencarna no Rio de Janeiro Ismael Gomes Braga, espírita e esperantista.

20/1919 Desencarna a prof. Anália Franco, trabalhadora incansável da caridade, tendo fundado diversas instituições para abrigo dos necessitados.

21/1883 É fundada por Augusto Elias da Silva, a revista Reformador, órgão de divulgação da FEB.

21/1883 Desencarna Amélie Gabrielle Boudet, esposa de Allan Kardec, aos 87 anos de idade.

22/1909 Desencarna em São Paulo, Antonio Gonçalves da Silva Batuíra.

24/1887 O famoso escritor espírita Arthur Conan Doyle inicia sessões espíritas com o médium Ball.

25/1863 Andrew Jackson Davis funda o Liceu Espiritista, em Nova York, EUA, e inicia o Movimento Jovem.

26/1869 A Sociedade Dialética de Londres nomeia comissão para investigar os fenômenos espíritas, concluindo 18 meses após as experimentações,

pela veracidade dos mesmos.

30/1938 Desencarna Cairbar de Souza Schutel. Fundador do jornal “O Clarim” e da “Revista Internacional de Espiritismo”.

31/1907 Eurípedes Barsanulfo funda o Colégio Allan Kardec, em Sacramento, MG, dos pioneiros da implantação de escolas espíritas no Brasil.

Eventos da Casa

Conheça o Espiritismo: estude Kardec! www.deolindoamorim.org.br 5

Em 1948 Divaldo Pereira Franco, visitando em Pedro Leopoldo, observa que o Chico Xavier conversa com a sua

roseira (de nome Príncipe Negro) no jardim e a acaricia. Divaldo, na época não entendendo, ainda, pensa tratar-se de um desvario do Chico. Até que já em 1976, em Uberaba, no centro "Casa Espirita da Prece", Divaldo faz uma palestra onde menciona a experiência do Dr. Cline Dexter, americano especialista em detector de mentiras. Este resolve observar num vaso de planta, colocando nela o detector, para ver o tempo que levaria a colocação da água na raiz até a parte superior da planta, mas acende um cigarro enquanto acompanhava o processo e percebe que o polígrafo dá um salto, como se a planta tivesse experimentado um choque qualquer. Observador criterioso apaga o cigarro e o polígrafo retorna à base essencial. Ele repete a experiência e descobre que está diante de um ser vivente. Ser que tem uma percepção nervosa. As suas experiências agigantam-se e se pode provar cientificamente que o psiquismo está no vegetal em latência particularmente na sua seiva. Estão escritos vários livros dizendo que as plantas quando são amadas, são muito mais belas. Nas residências onde há conflitos, as plantas são mirradas, não atingem a sua plenitude, que o Amor é a alma da vida, porque pode estimular, mesmo no reino vegetal as manifestações da Divindade. Finda a reunião, Chico pega gentilmente no braço de Divaldo e pergunta sorridente: ... "Mas então Divaldo, como é mesmo a experiência do Dr. Cline Dexter? Vê, meu filho, que desde aquela época também eu conversava com as rosas, Príncipe Negro"... Divaldo se dá conta então (28 anos depois) que Chico não só conversava com as rosas, mas também as ouvia, o querido apóstolo do Cristo Jesus...

Matéria tirada do DVD "Chico Xavier: Mediunidade e Caridade com Jesus e Kardec", por Divaldo Pereira Franco

Você Sabia?

O Psiquismo embrionário já na seiva das plantas

Conheça o Espiritismo: estude Kardec! www.deolindoamorim.org.br 6

ATIVIDADES DA CCEDA

2as

feiras

14 às 16h

Recesso até o carnaval 2016- Reunião de Estudos e Passes - além

de almoço, palestra, evangelização infantil, enxoval de bebê, bazar

e costura. Responsáveis: Alvarina e Andréa. .

17 às 19h

Recesso até o carnaval 2016 - Círculo de E stu do s Deolindo Amorim –

Responsável: Doris.

3as

feiras

09h

Núcleo Assistencial Escolinha do Pimentel –

Resp: Nicolas e Eloyna.

13 às 14h Visita a Hospital – Responsável: Cacilda

14h30 Visita à Mansão dos Velhinhos – Resps: Marcelo e Neusa.

18h30 Tratamento Espiritual de Doenças Físicas - inscrições aos sábados

com Inês, Malu ou Marlene.

20h Fluidoterapia - Inscrição prévia - Responsável: Inês.

4

as feiras

Recesso até o carnaval 2016 - Estudo do Livro dos Médiuns –

Resp. Tânia Correa

17 às 19h

(ELME) - Às 1ªs, 2ªs, 3ªs e 5ªs QUARTAS-FEIRAS DO MÊS.

20h Reunião Pública.

5as

feiras

16h Reunião Pública.

17h30m às

Recesso até o carnaval 2016 - Estudo do Livro dos Médiuns (ELME) –Resp. Dóris

19h30m Somente nas 4ªs QUINTAS FEIRAS DO MÊS.

6as

feiras

08h Encontro com a Vida/Vibração pelos Suicidas.

09h Círculo de Leitura André Luiz.

20h

Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita –

ESDE – Responsável: Edison Wilson

20h

Estudo Aprofundado do Evangelho – EADE Responsável: Marisa Priolli

Sábados

10h

Recesso até o carnaval 2016 - Evangelização Infantil e de Pais – Responsável: Tânia C.

19h Recesso até o carnaval 2016 - Evangelização da Mocidade –

Responsável: Mauro P.

19h Reunião Pública.

Domingos

10h

Recesso do dia 13/12 até o carnaval 2016 - Núcleo Assistencial Escolinha do Pimentel

Responsável: Líria e Valter.

Sábado 2 Mauro Pumar – Tema Livre

9 Marcelo Pellegrino– Tema Livre

16 Edison Wilson – Tema Livre

23 Doris Gandres – Tema Livre 30 Marisa Priolli – Tema Livre

REUNIÕES PÚBLICAS

Programação

Dia 4as feiras (20h)

6 LE 456 a 472 – Edison Wilson

13 ESE Cap 8 itens 1 a 4 – Sidney Paredes

20 LE 473 a 483 – Ralf Campos

27 ESE Cap. 8 itens 5 a 7 – Marisa Priolli

Dia 5as feiras (16h)

7 LE 873 a 879 ?

14 ESE XVI-1 a 5 Victor Santos

21 LE 880 a 885 Ralf Campos

28 ESE XVI-6 a 8 Carol Doria

Estudo

Dia ESDE: Sexta-feira (20h)

Recesso

Recesso

Recesso

Recesso

Ninguém pode voltar atrás e fazer um novo começo, mas é possível

começar de novo e fazer um novo fim.

Chico Xavier

Bazar da Pechincha Escolinha do Pimentel

Mais benefícios para a escolinha e mais economia

para você! Dias: de segunda a sábado

Horário: das 09h30 às 18h30 Horário de almoço: 12h às 13h Local: Rua Emille Ducuman – ao

lado do Shopping Várzea