1

Click here to load reader

Jornal do Concelho - Dezembro 2009

  • Upload
    aevvr

  • View
    216

  • Download
    2

Embed Size (px)

DESCRIPTION

Página do Agrupamento de Escolas de Vila Velha de Ródão

Citation preview

Page 1: Jornal do Concelho - Dezembro 2009

DEZEMBRO DE 2009O CONCELHO DE VILA VELHA DE RÓDÃO10

Programa Mais Sucesso Escolar

Projecto Fénix quer acabar com o insucessoO Agrupamento de Escolas de Vila Velha de Ródão tem uma novaoferta educativa neste ano lectivo. O Projecto Fénix, uma iniciativa decombate ao insucesso escolar no ensino básico, está já a funcionar numaturma do 2º ano e em duas do 7º ano de escolaridade, envolvendo 44alunos, 2 professores do 1º ciclo e 8 professores do 3º ciclo que orientamas crianças na aprendizagem da Língua Portuguesa e da Matemática.

O Projecto consiste na criaçãode turmas, designadas“Fénix”. De acordo com o

seu nível de conhecimento, os alunossão integrados em grupos de pequenadimensão que são chamados“ninhos”, onde terão aulas de LínguaPortuguesa e de Matemática. Estasdisciplinas são, aliás, consideradasa base de toda a aprendizagem jáque, quando os alunos melhoramnestas áreas, as restantes sofremtambém um impulso positivo. Apassagem pelos ninhos é temporáriae tem tudo a ver com a capacidade deevolução do aluno. Qualquer alunopode voltar à turma-mãe se a equipade docentes verificar que as suaslacunas de aprendizagem foramsuperadas. Nos ninhos, é possívelrespeitar os ritmos de aprendizagemde cada aluno, enquanto este seprepara para frequentar novamentea turma-mãe onde o professor ficouliberto para avançar ao ritmoimposto pela maioria dos alunos. Osninhos não são simples aulas deapoio que complementam as aulascurriculares. Nestes espaçosdesenvolve-se o mesmo trabalho quena turma-mãe, mas com estratégiasdiferentes e materiais diversificados.“Estou aqui para aprender muito”

foi a opinião de Susana Silva, alunado 2º ano que também disse que osalunos integrados no projectotrabalham e aprendem mais, porquesão menos alunos, estão com maisatenção e a professora tem maistempo para eles. A mesma opiniãotem José Pedro Araújo, aluno do 3ºciclo, a frequentar o ninho 1 deLíngua Portuguesa e ninho 2 deMatemática: “Um ninho é umaespécie de apoio, mas com maisatenção; está a ajudar-me a melhorare consigo perceber a matéria porquehá menos alunos. Quero melhorar,mas continuar aqui, onde me sintomelhor!”

Pôr a funcionar um projecto destetipo exige trabalho de equipa porparte dos professores, coordenaçãoe abertura para experimentar coisasnovas.

Nestes primeiros meses detrabalho notam-se já algunsprogressos como testemunhaOphélie Filipe, aluna do 7º ano afrequentar o ninho 2 de LínguaPortuguesa: “Desde que vim [para oninho] melhorei muito, tive melhornota no teste e tenho vontade decontinuar a trabalhar para voltarpara ao pé dos meus colegas. Écomo um apoio mas funciona

melhor.”Maria Helena Marques,

professora dos ninhos do 1º cicloconsidera que “Passado um mês doinício do Projecto, professoras ealunos estão optimistas no querespeita à aplicação edesenvolvimento das actividades.Reconhecem-se os benefícios: osalunos que passam pelo ninhosentem-se apoiados na superaçãodas suas dificuldades, facilitando

assim o acompanhamento dasmatérias que vão sendo ministradasna turma-mãe.”

“Não interessa que todos osalunos aprendam as mesmas coisasao mesmo tempo, mas sim que, nofinal de cada ciclo, todos tenhamchegado ao mesmo ponto, emborapor caminhos diferentes e em temposdiferentes.” É com esta afirmaçãoque Luís Costa, coordenador doProjecto Fénix no Agrupamento de

Escolas de Vila Velha de Ródão,resume o propósito final destainiciativa. “O objectivo é que osalunos, quando chegarem ao examenacional, consigam ter sucesso”,disse ainda.

Leia a versão completa desteartigo no número deste Natal dojornal do Agrupamento, “Gente emAcção”.

XVIIIª FEIRA do LIVRO na ESCOLA

Entre os dias 14 e 18 deDezembro, realizou-sena Biblioteca do

Agrupamento de Escolas deVila Velha de Ródão, a XVIIIªFeira do Livro que, como vemsendo tradição, aproveita estaquadra festiva para promovero livro e a leitura lembrandoque um livro é sempre um bompresente de Natal!

Com um programa variadoao longo da mesma, nasegunda-feira, dia 14 deDezembro, a partir das 17.30h,realizou-se a actividade deAbertura - “Chá com Livros”.A hora tardia foi escolhida parapossibilitar a vinda dos Pais/Encarregados de Educação àEscola, bem como de toda a os presentes.

Durante a semana as turmaspuderam visitar a Feira e ouvir contarhistórias bem como assistir àprojecção de alguns DVDsrecentemente adquiridos pelaBiblioteca. Desde os pequeninos daCreche da Santa Casa daMisericórdia, passando pelascrianças dos Jardins e 1º Ciclo atéaos alunos mais crescidos, todos

marcaram presença na Feira doLivro onde puderam encontrar umagrande variedade de livros infantise juvenis adequados aos seus gostos.Pretendemos com esta iniciativatornar o livro um hábito, umanecessidade e cada vez mais que olivro seja um amigo de que não seprescinde fomentando assim oshábitos de leitura desde os maisnovos aos mais crescidos.

Comunidade Educativa, visandoestreitar os laços entre a Escola e oMeio. Ao longo desse dia contámoscom a presença de António Fontinha,um contador excepcional queencantou os alunos com as suashistórias tradicionais e também osadultos que puderam assistir ao finalda tarde a mais uma sessão de contos.Houve ainda um convívio entre todos

Os alunos da EB1do Fratel disseram…

Desde o iníciode Dezem-

bro, os alunos do1.º ciclo de Fratelvivem de umaforma especial oespírito natalíciode solidariedade.

Juntaram-seem grupo e, como apoio daprofessora deEducação Moral eR e l i g i o s aCatólica, fizeram“Um Berço para oMenino”, com afinalidade decolaborar com oBanco deVoluntariado deVila Velha deRódão.

Com alguns materiais recicláveispuseram mãos à obra e nascerammuitos bercinhos.

Com este espírito solidário

vamos ajudar o “Menino” a ter um“sonho” Feliz.

Obrigado às pessoas quecolaboraram.