8
F E C P G Paróquia Nossa Senhora das Graças - Ocian - Praia Grande • Diocese de Santos - São Paulo ANO XV N° 179 JANEIRO 2013 24 anos de sacerdócio do nosso padre Thomas e abre o Ano Jubilar Inauguração do Centro Pastoral Missa de Natal Vereador karan tome posse e assume secretaria Após muitos anos de luta e sacrifico das 15 comunida- des, no último dia 22 padre Thomas celebrou a missa de inauguração do Centro Pastoral acompanhado de muitos fiéis e autoridades da Cidade. Celebração emociona mais uma vez e encanta quem vem a Igreja Missa comemora www.paroquiadapraiagrande.com.br www.radioboanova.net www.fundacaodepraiagrande.org.br www.estudioap.com.br

Jornal Estrela do Litoral - Janeiro 2013

Embed Size (px)

DESCRIPTION

Diagramação www.cassiobueno.com.br

Citation preview

Page 1: Jornal Estrela do Litoral - Janeiro 2013

F E C P G

Estrela do LitoralParóquia Nossa Senhora das Graças - Ocian - Praia Grande • Diocese de Santos - São Paulo

15 anos levando a boa nova

Ano XVn° 179

jAneiro2013

24 anos de sacerdócio do nosso padre Thomas e abre o Ano Jubilar

Inauguração do Centro Pastoral

Missa de Natal

Vereador karan tome posse

e assume secretaria

Após muitos anos de luta e sacrifico das 15 comunida-des, no último dia 22 padre Thomas celebrou a missa de inauguração do Centro Pastoral acompanhado de muitos fiéis e autoridades da Cidade.

Celebração emociona mais uma vez e encanta quem vem a Igreja

Missa comemora

www.paroquiadapraiagrande.com.brwww.radioboanova.netwww.fundacaodepraiagrande.org.brwww.estudioap.com.br

Page 2: Jornal Estrela do Litoral - Janeiro 2013

janeiro • 20132 Estrela do LitoralEL

E x P E d I E n T E

Jornal Estrela do Litoral • Uma Publicação da Paróquia N. S. das Graças • Pça Dr. Roberto Andraus, 11 - Ocian - Praia Grande CEP 11793-320 - Fone 13-3494-5242 / 3471-1461Diretor responsável: Pe. Joseph Thomas • Jornalista responsável: Priscila Peres • Fotos: Gilmar alves / E-mail: [email protected]

Diagramação: www.cassiobueno.com.br • Impressão: Diário do Litoral • Tiragem: 4.000 exemplares, distribuição gratuita.

Editoriala voz do PadrE

“A união faz milagre”Um novo ciclo recomeça!

Por Priscila Peres

O início de mais um ano é sempre a oportunidade de novos compromissos, novos desafios e novas expectativas. É com esse espírito que damos boas-vindas a 2013. Um ano novo começa e mais uma vez o ciclo se repete. Afinal, vive-mos envoltos por vários ciclos. A vida nos dá inúmeras chan-ces de recomeçar. Quando um ano novo começa, temos essa chance. Mas vale lembrar que quando um mês, uma semana e até um dia começam, esta chance nos é dada novamente.

não há quem não queira prever o futuro do novo ano que se aproxima. É tanta promessa, tanta vontade, tantos sonhos. É o querer que a sorte esteja conosco ao iniciar uma nova caminhada, que traz consigo um grande trajeto já percorrido. Consideramos, obviamente, a nossa atual realidade, porque não há como ignorá-la, mas em nossos pensamentos já não há mais espaço para lamentações ou fatos negativos. O que passou de ruim queremos deixar para trás. Pensamos somente nas coisas boas e no que queremos de bom para 2013. Uma força incrível prevalece dentro de nós, tornando até mesmo os mais pessimistas em notórios otimistas.

não importa o lugar, a celebração ou qualquer outro deta-lhe. O começo de um novo ano é uma grande oportunidade de enchermos o coração de esperança e começar tudo de novo.

nós só temos a agradecer. dois mil e doze foi um ano de muitas realizações para nossa paróquia. Vamos começar 2013 acreditando que este ano que se aproxima será ainda melhor do que acabou de nos deixar. Temos muita expectativa positiva, muitos projetos para serem concretizados. Esperamos, assim como em 2012, levar boas notícias a vocês, leitores de nossa paróquia.

A todos os nossos leitores, clientes, parceiros e amigos, desejamos um Feliz Ano Novo. Que 2013 seja um ano ma-ravilhoso, repleto de coisas boas. Com muita saúde, amor, alegrias, oportunidades e conquistas.

Que este novo tempo que se inicia chegue renovado de esperanças e repleto de novos sonhos. Que todos sigam com muita paz no coração e consigam trilhar o caminho almejado. Querer, poder e conseguir. Acreditando nisso, a gente chega lá. Pé no chão e bola pra frente.

Feliz 2013!

Em 18 de maio de 2009 a Paróquia Nossa Senhora das Graças iniciou a construção do tão sonhado Centro Pastoral Co-munitário que recebeu o nome de Padre Ramiro como home-nagem a esse grande missioná-rio português que trabalhou 32 anos em Macau- china onde se aposentou e veio para o Brasil. Aqui gastou todos os seus bens na construção da igreja de Sole-mar. Comprou o terreno da igre-ja do balnearia e do Samambaia. desde então trabalha na Paró-quia Nossa Senhora das Graças como vigário Paroquial sem receber salário, gratificação ou qualquer luxo. O sonho deste prédio veio pela neces-sidade de abrigar os projetos da Fundação Educacional e Cultural de Praia Grande e da Rádio Boa Nova 96,3 FM. Dom davi pediu que eu comprasse o terreno do lado da Matriz. Com o crescimento das nos-sas comunidades, pastorais e de paroquianos necessitados partilhei a ideia com Padre Ramiro e Conselheiros da pa-roquia sobre a construção do Centro Pastoral. nosso amigo engenheiro Ulisses Gonçalves de Faria fez o projeto inicial para doze andares, Dom Jacyr Fran-cisco Braido liberou apenas oito andares com a casa Paroquial. Foram três anos de construção com o apoio das 15 comunida-des pertencentes a essa paró-quia, turistas e benfeitores que abraçaram essa ideia trabalhan-do unidos pelo mesmo objetivo. Ganhamos a verba através de eventos semanais, como rifas,

bingos, pastel, churrasco, bailes, venda de bolos e jantares. Com essa parceria conseguimos con-cluir a obra que com a graça de deus não houve nenhum aciden-te ou intercorrência como diz o engenheiro Ulisses “Um anjo de Deus segurou o Prédio”. Foram muitas denúncias e humilha-ções que passamos, mas tudo superado pela perseverança e união.

E no dia 22/12, após todas as adversidades que uma obra deste porte exige, conseguimos inaugurar com grande jubilo contando com a presença do Bispo Dom Jacyr, do prefeito Roberto Francisco dos Santos, dona Maura Ligia Vice prefeita eleita, vereadores, secretários, autoridades, padres, represen-tantes das 15 comunidade, paro-quianos e munícipes.

Vale lembrar que essa obra não pode contar com a colabo-ração de grandes empresários, pessoas ricas. Mas pudemos contar com a ajuda de pessoas que realmente fazem parte de nossa comunidade, como a cons-trutora Mourão, dos engenheiros Ulisses e Vagner, Reinaldo do corpo de bombeiros, Sr Santana da telefonia, Comandante Thiago e do prefeito Sr.Roberto Francis-co dos Santos.

Agradecemos também a senhora Iolanda que vendeu o terreno e a senhora Margarete pelo empréstimo da casa para moradia dos padres durante a construção do prédio.

Este prédio é símbolo da fé e força do povo desta cidade. nos 15 dias de peregrinação de

Nossa Senhora das Graças, que fazemos todo ano no mês de no-vembro, visitando todas as co-munidades e juntos pedimos a intercessão de Nossa Senhora e ela concedeu essa graça.

Essa pedra que os pedreiros rejeitaram tornou-se a pedra fundamental do centro pastoral pe. Ramiro.

Cada moeda que os fieis, turistas e bem feitores doaram converteu-se nessa obra. Muitos perguntam para que esta obra tão grande?

Eu digo: Por ser a minha pri-meira paróquia isto ficará como lembrança dos meus 25 anos de sacerdócio. não tenho interesse político ou particular. Este é o resultado do meu serviço mis-sionário.

Agradeço todas as comunida-des, turistas, amigos, benfeitores que colaboraram neste projeto que entrego como abertura do ano jubilar do meu sacerdócio.

Desejo a todos um Feliz 2013 e que Deus Abençoe a

todas as famílias.

Pe. Joseph Thomas

Page 3: Jornal Estrela do Litoral - Janeiro 2013

janeiro • 2013 3Estrela do LitoralEL

agEndaSegundas: ...............................................18:30 horasTerças: .................................................... 8:00 horasQuartas: ..................................................18:30 horasQuinta: .........................................................19 horasSexta : ................................................... 17: 00 horasSábado : ..................................................19:00 horasDomingo: .......... 8:00 horas / 10:00/ 18:30/ 20:30

horárIos dAs MIssAs

Tudo começou com um encontro promovido pelo Papa João Paulo II em 1984. Foi um encontro de amor, sonha-do por deus e abraçado pelos jovens. Vozes que precisavam ser ouvidas e um coração pronto para acolhê-las.

A Jornada Mundial da Juventu-de (JMJ), como foi denominada a partir de 1985, continua a mostrar ao mundo o testemunho de uma fé viva, transformadora e a mostrar o rosto de Cristo em cada jovem.

São eles, os jovens, os protago-

nistas desse grande encontro de fé, esperança e unidade. A JMJ tem como objetivo principal dar a conhe-cer a todos os jovens do mundo a mensagem de Cristo, mas é verdade também que, através deles, o ‘rosto’ jovem de Cristo se mostra ao mundo.

A xxVIII Jornada Mundial da Juventude será realizada de 23 a 28 de julho de 2013 na cidade do Rio de Janeiro e tem como lema “Ide e fazei discípulos entre todas as nações” (Mt 28, 19). As inscrições já estão abertas

no site www.rio2103.com.

Cursos 2013A partir do próximo dia 21 as ins-

crições já estarão abertas para vários cursos na Fundação Educacional e Cultural de Praia Grande. Entre as opções de cursos oferecidos temos Curso de manutenção de computa-dores, de informática, de violão, de cabelereiro entre muitos outros. Para mais informações ligue na secretaria da Matriz, 3472-7751.

Jornada Mundial da Juventude

Page 4: Jornal Estrela do Litoral - Janeiro 2013

janeiro • 20134 Estrela do LitoralEL

Centro Pastoral é inaugurado com muita bençãodizem que chuva é sempre uma benção, ain-

da mais quando chove em um evento da Igreja. durante a inauguração do Centro Pastoral Pa-dre Ramiro, não choveu, teve um dilúvio! Mais abençoado, impossível!! Também não poderia ser diferente, uma obra que contou com o apoio de tanta gente do bem e de fé!

Um projeto que demorou dez anos para sair do papel e três anos para ser construído, mas no último dia 22 de dezembro, o que era sonho se tornava uma realidade com a inauguração do Centro Pastoral Padre Ramiro. Esta obra é fruto de todas as pessoas que ajudaram, cada um a sua maneira, a realizar este sonho! Para-béns a nossa comunidade católica! Confira as fotos do evento que contou com a presença do Nosso Bispo Dom Jacyr e autoridades de Praia Grande.

O EX-PREFEITO ROBERTO FRANCISCO COM NOSSO PADRE THOMAS

NOSSO VEREADOR, KARAN, E O CORONEL MAGALHÃES, COLABORADORES DA OBRA

FESTA APÓS A INAUGURAÇÃO DO CENTRO PASTORAL

O COMEÇO DA OBRA

Page 5: Jornal Estrela do Litoral - Janeiro 2013

janeiro • 2013 5Estrela do LitoralEL

Centro Pastoral é inaugurado com muita benção

A VICE-PREFEITA ELEITA COM NOSSO PÁROCO

FESTA APÓS A INAUGURAÇÃO DO CENTRO PASTORAL

Quem ama confia!

Fone: 3472.3176 - fotoprimeiroplano.com.br

CasamentosAniversáriosInstitucionalBooks

A OBRA CONCLUÍDA

Page 6: Jornal Estrela do Litoral - Janeiro 2013

janeiro • 20136 Estrela do LitoralEL

Vereador Karan é empossado

É com grande alegria que a comunidade católica aco-lhe o vereador eleito ten. Karan, que vem benefician-do os jovens e munícipes na formação através de bolsas de estudos pelas parcerias com a Fundação Educacional e Cultural de Praia Grande e com as faculdades locais e algumas de santos , tb com bolsas em escolas tecnicas e profissionalizantes. deu grande apoio na construção do centro pastoral pe. Rami-ro, através do seu programa amigos em ação exibido pela rádio Boa nova 96,3 FM todos sábados as 10h durante o ano de 2011. pedimos a Deus que o cumule de bençãos e que a luz do espirito santo ilumine o seu trabalho. Parabéns vere-ador Karan.

Prefeito eleito Praia Grande Alberto Pereira Mourão. Seja muito bem vindo!!! Deus ilumine o seu Trabalho.

Ex prefeito Sr. Roberto Francisco dos Santos prefeito de 2008 a 2012. A comunidade católica vem agradecer a vsª pelos serviços prestados durante a sua gestão em especial pelo feriado municipal dia

29/06 em honra ao santo padroeiro de praia grande São Pedro Apóstolo. Este feito sera um marco para

nossa cidade e em nossos corações. Deus o abençoe.

Page 7: Jornal Estrela do Litoral - Janeiro 2013

janeiro • 2013 7Estrela do LitoralEL

Foi realizada na Matriz no dia 24 de dezembro a Santa Missa de natal. Com a igreja lotada de fiéis, mais uma vez esta grande celebração emocionou a todos com a criatividade dos nossos grupos de jovens e nosso belíssimo coral!

Missa de Natal

Amor ao Próximo

Ajudar e se dedicar ao próximo. Este foi o exemplo que nosso grupo de jovens Jucc nos deu ao visita-rem o Lar São Francisco no último dia 22 de dezembro. Com muita música, eles animaram o local com muito carinho e amor. Para finalizar a visita, um almoço para celebrar a chegada do natal.

Page 8: Jornal Estrela do Litoral - Janeiro 2013

janeiro • 20138 Estrela do LitoralEL

Missa celebra abertura do Ano Jubilar do padre Thomas

Há 24 anos padre Joseph Thomas firmava um compromis-so com a Igreja. E agora em 2013 vamos comemorar seu Ano Ju-bilar. Celebrar um jubileu é, sem dúvida, fazer memória do cami-nho percorrido, das conquistas

alcançadas, dos pecados come-tidos, dos obstáculos superados, da história construída passo a passo com perseverança e audá-cia. Para comemorar este evento, no último dia 29 de dezembro, foi celebrada uma missa de aniver-

sário da Ordenação Sacerdotal de nosso pároco. Com a Igreja lotada de fiéis que vieram feste-jar com nosso padre, a missa foi mais que especial. Após a cele-bração, um jantar fechou a noite de festa e comemorações!

PADRE THOMAS CELEBRANDO A MISSA COM A PRIMEIRA ROUPA QUE USOU HÁ 24 ANOS ATRÁS EM SUA PRIMEIRA MISSA