16
Órgão Oficial da Diocese de São José dos Campos | Ano XVII | Dezembro de 2012 | N 0 329 DISTRIBUIÇÃO GRATUITA [email protected] | www.diocesesjc.org.br Vida em Missão Missionária de São José conta como foi sua experiência na Ilha de Marajó. Página 13 Palavra do Pastor Dom Moacir Silva nos convoca a viver o Natal sob a luz do Ano da Fé. Página 3 Infância Pesquisas apontam aumento de crianças pobres e da mortalidade infantil em nossa região. Página 7 Entrevista Conheça os dois novos sacerdotes, ordenados em dezembro. Página 9 Natal “Tempo de redescobrir o caminho da fé para fazer brilhar, com evidência sempre maior, a alegria e o renovado entusiasmo do encontro com Cristo.” (Bento XVI, Porta Fidei)

Jornal Expressão - Dezembro 2012

Embed Size (px)

DESCRIPTION

Fique bem informado sobre os acontecimentos na Diocese e também enriqueça seu conhecimento com artigos formativos lendo o Jornal Expressão, da Diocese de São José dos Campos.

Citation preview

Page 1: Jornal Expressão - Dezembro 2012

Dezembro | EXPRESSÃO | 1

Órgão Oficial da Diocese de São José dos Campos | Ano XVII | Dezembro de 2012 | N0 329

DISTRIBUIÇÃO GRATUITA [email protected] | www.diocesesjc.org.br

Vida em MissãoMissionária de São José conta como foi sua experiência na Ilha de Marajó. Página 13

Palavra do PastorDom Moacir Silva nosconvoca a viver o Natal sob a luz do Ano da Fé.Página 3

InfânciaPesquisas apontamaumento de crianças pobres e da mortalidade infantil em nossa região. Página 7

EntrevistaConheça os dois novos sacerdotes, ordenados em dezembro. Página 9

Natal“Tempo de redescobrir o caminho da fé para fazer brilhar, com evidência sempre maior, a alegria e o renovado entusiasmo do encontro com Cristo.”(Bento XVI, Porta Fidei)

Page 2: Jornal Expressão - Dezembro 2012

2 | EXPRESSÃO | Dezembro

Rede de comunicadores - Envie sua notícia!Para tornar o conteúdo deste veículo mais

abrangente, o Jornal Expressão precisa da sua participação enviando sugestões e notícias da sua paróquia.

Você, agente da PASCOM ou da RECOP (Rede de Comunicadores Paroquiais e Pastorais), auxilie os coordenadores das pastorais, movimentos e espiritualidades de sua paróquia para que lhe deem informações para que você as encaminhe para a Redação do Jornal Expressão.

Fique atento também às atividades de sua paróquia. Festas, Solenidades, Retiros, Encontros,

Formações, Cursos, Shows podem ser divulgados na nossa Agenda. Você pode enviar também fotos e as artes dos cartazes dos eventos, com alta resolução.

As informações recebidas vão ser colocadas na pauta e podem ser selecionadas e passar por correções e ajustes.

QUANDO E COMOENVIAR SUA INFORMAÇÃO:As informações têm que chegar à Redação até o DIA 20.

Mande por e-mail: [email protected] - Ligue: 12 3928-3929Pessoalmente: Pça. Monsenhor Ascânio Bran-dão, 01 – Jd. São Dimas – São José dos CamposSite da Diocese: www.diocesesjc.org.br e Redes Sociais – Envie sua notícia!Envie seu cartaz, texto, foto e sugestão para ser divulgado no site da Diocese de São José dos Campos e nas Redes Sociais. Fale com o Pedro Luvizotto.Mande por e-mail: [email protected]: 12 3928-3926

O Jornal Expressão é distribuído GRATUITAMENTE nas paróquias da Diocese de São José dos Campos. Não pode ser vendido e não possui nenhum representante para arrecadar fundos para publicidade, assinaturas ou outra contribuição.

AvisoFundação Sagrada Família - Publicação Mensal da Diocese de São José dos CamposBispo Diocesano: Dom Moacir Silva • Supervisão Geral: Pe. Edinei Evaldo Batista • Jornalista Responsável: Ana Lúcia Zombardi - MTB 28.496 • Revisão: Diácono José Aparecido de OliveiraColaboram nesta edição: Andréa Soares (Paróquia Sagrada Família), Ana Lúcia Ferreira (Rádio Mensagem), Denise Peixoto (Diocese de Caraguatatuba), Murilo Moraes (Paróquia Espírito Santo), Neila Carvalho (Paróquia São João Bosco), Andréa Moroni, Arquidiocese de Aparecida , PASCOM, RECOP e Secretários Paroquiais, Pedro Luvizotto (Departamento Diocesano de Comunicação) - Diagramação: AB&G Comunicação e Marketing Ltda.Tiragem: 20 mil exemplares - Impressão: Gráfica Katu • Redação e Publicidade: Pça. Monsenhor Ascânio Brandão, 01 - Jd. São Dimas - São José dos Campos - CEP 12245-440 • Tel.: (12) 3928-3929 – e-mail: [email protected] você identificar alguma informação errada ou falta de dados, escreva para a redação do Jornal Expressão ou envie um e-mail. Mande também suas críticas, comentários e sugestões.As matérias assinadas e opiniões expressas são de responsabilidade de seus autores. Edição concluída em 05/12/2012

O DECOM está cadastrando os membros para a Rede de Comunicadores. Fale com seu pároco ou assessor de Pastoral.Mais informações, ligue: 3928-3929 ou 3928-3926, com Ana Lúcia e Pedro, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

Editorial

Maranatha!

Outra vez às vésperas da celebração do Natal, as pessoas se preparam para festejar este importante aconteci-mento salvífico. Porém, o fazem dos mais diversos

modos.

Muitos estão com os olhos voltados para a ceia, para os presentes, fazendo planos, listas e contas. Outros estão atentos aos encontros familiares, tudo pensando para que sejam alegres e manifestem o verdadeiro significado natali-no. Infelizmente, não faltam aqueles que, angustiados pelas chamadas previsões do fim do mundo, desesperam-se ou agem de maneira irresponsável.

Nenhuma destas coisas deve chamar mais a atenção do que o fato da preparação para o Natal ser tempo de contemplação de uma verdade fundamental da fé cristã: a vinda de Deus ao encontro da humanidade para oferecer-lhe salvação, para conduzi-la à vida eterna.

Esta verdade pode ser contemplada tanto na 1ª vinda de Cristo ao mundo, no mistério da encarnação do Verbo, quanto na 2ª vinda, que será gloriosa e concluirá a obra de salvação iniciada na criação. De fato, estes são os dois aspectos que a liturgia do Advento coloca diante da reflexão e oração dos católicos.

A mesma alegria e demais bons sentimentos despertados na humanidade pelo nascimento de Jesus, devem ser experi-mentados ante o fato de sua vinda gloriosa.

A certeza do retorno glorioso de Cristo, de forma alguma, se constitui em ameaça e punição para a humanidade, mas é a conclusão do plano amoroso de Deus para com todas as suas criaturas. Diferente dos muitos boatos que têm se es-palhando nos últimos tempos, gerando medo e angústia em muita gente, a promessa da 2ª vinda de Cristo deve encher os corações de paz, esperança e confiança. Esta promessa dá a certeza de que o projeto divino se realizará seguramente levando tudo e todos à existência gloriosa na eternidade.

Longe de ser simplesmente uma afirmação humana, esta verdade encontra-se no Símbolo da fé quando diz que Cristo, que depois da ressurreição e ascensão “de novo há de vir em sua glória para julgar os vivos e os mortos e o seu Reino não terá fim” (Símbolo Niceno-constantinopolitano).

Cristo que vem é a garantia de que a humanidade não está sozinha para o combate que lhe cabe realizar em vista da felicidade e da paz, desejada por cada pessoa, desde sua intimidade mais profunda.

Muito mais do que cobrar algo que deveria ter sido conquis-tado pelos seres humanos, Cristo glorioso chega para ofere-cer o que não é possível conseguir só com a busca pessoal e completar o caminho iniciado pelo esforço de cada pessoa.

A partir da fé, pode-se afirmar com tranquilidade, que o tempo de espera pelo Cristo que vem é tempo de alegria e esperança, sentimentos que levavam os cristãos antigos a clamarem: “Maranatha” (Vem, Senhor Jesus).

Faça download do Documento Conclusivo do Sínodowww.sinododiocesano.com.br

Caminho Pós-Sinodal

Apresentamos neste mês, como indicativo dos passos a serem dados em nosso caminho pós-sinodal a serviço da evangelização da juventude, as pistas de ação para o Ano da Fé e a Juventude, elaborada pela 34ª Assembleia das Igrejas Particulares do Regional Sul, ocorrida de 19 a 21 de outubro de 2012.

1 – Formação de agentes e de as-sessores:

Preparar e qualificar agentes e asses-sores para que estejam sempre atentos ao anúncio querigmático e à formação específica da realidade juvenil, voltada para a iniciação cristã dos jovens.

Criação de uma escola para formação de líderes e de assessores para atuarem junto aos jovens, investindo na formação dos ministérios de assessoria para o acompanhamento dos jovens no processo de evangelização.

2 – Acolhida e convivência com os jovens:

Pastores e líderes eclesiais, e toda a comunidade, empenhem-se em acolher os jovens, com aproximação, escuta, diálogo e amizade, assegurando e valo-rizando sua participação nas estruturas da Igreja.

As lideranças deverão estar atentas ao desenvolvimento da espiritualidade dos jovens, indo ao encontro daqueles que estão fora da Igreja, por meio de atividades missionárias.

Cuidando da formação dos jovens, para que se tornem missionários e vão ao encontro de outros jovens nos ambientes internos e externos da Igreja.

Formando permanentemente jovens e adultos, para atuarem na formação e na evangelização.

Preparar os jovens para serem missioná-rios e acolhedores no mundo secularizado e pluricultural.

Criar espaços para a dimensão mistagó-gica/celebrativa, que permita as manifesta-ções das expressões juvenis (testemunhos).

3 – Planejamento das atividades com os jovens:

Utilizar linguagens capazes de atrair os jovens, tais como música, dança, teatro e outras.

Que as paróquias ofereçam espaços de encontro da juventude, utilizando a meto-dologia testemunhal e o querigma, de modo a proporcionar o encontro pessoal com Jesus e favorecendo conhecer, celebrar e testemu-nhar o processo de iniciação à vida cristã.

Criar ambientes diocesanos e paro-quiais para os jovens engajados e para os que se iniciam no caminho de fé, buscando como métodos e ferramentas o Youcat – Catecismo da Juventude, e a Bíblia.

As dioceses se comprometam na realização da Semana Missionária em preparação para a JMJ 2013.

Implantar e fortalecer o Setor Juven-tude, promovendo a articulação deste com a Pastoral da Educação, a Pastoral Universitária, a Pastoral Carcerária, a Pastoral da Sobriedade, fortalecendo a Pastoral de Conjunto em cada Diocese, conforme o Documento 85 da CNBB.

Estudar os documentos conciliares, incentivando grupos de formação sobre os documentos da Igreja.

Por meio da Pastoral da Educação, envolver as escolas, bem como a co-munidade nas quais estão inseridas, na divulgação da JMJ 2013.

4 – Valorização das mídias sociais: Utilizar as mídias digitais, associadas

às novas linguagens, como ferramentas importantes na formação e evangelização das crianças, dos jovens e dos adultos, dentro de seu contexto cultural. A ex-ploração das mídias sociais no processo de evangelização fará com que o espaço, hoje preenchido pela escrita, seja pau-latinamente incrementado e partilhado por vídeos, sons e imagens, que consigam atingir os jovens muito mais rapidamente.

Pe. Edinei Evaldo BatistaCoordenador Diocesano de Pastoral

Pistas comuns de ação para o Ano da Fé e a Juventude

Page 3: Jornal Expressão - Dezembro 2012

Dezembro | EXPRESSÃO | 3

Estamos vivendo o tempo do Advento, um tempo forte que nos prepara para

a celebração do Natal de nosso Senhor Jesus Cristo, neste Ano da Fé. O Advento é tempo rico e significativo na vida e na espiritualida-de de nossas comunidades como celebração do Verbo que se encarnou e se fez solidário com as alegrias e esperanças, sofrimentos e angústias da humanidade.

Neste Advento nossas comunidades e nossas fa-mílias se preparam para o Natal por meio de novenas, orações em grupo, medita-ção da Palavra de Deus e gestos de solidariedade e caridade.

Estamos vivendo e cele-brando o Ano da Fé, por isso, o Natal neste ano se reveste de um significado especial, pois nos convida, como o Ano da Fé, a uma redescoberta do seu senti-do e significado para todos e cada um de nós, ou seja, nos convida a mergulhar no

mistério do amor de Deus que vem ao nosso encontro, no Seu Filho Jesus, o Verbo encarnado.

O Papa Bento XVI nos ajuda mergulhar no mis-tério do Natal quando diz que com nascimento de Jesus “fica superada a dis-tância infinita entre Deus e o homem. Deus não Se limitou a inclinar o olhar para baixo, como dizem os Salmos; Ele ‘desceu’ verdadeiramente, entrou no mundo, tornou-Se um de nós para nos atrair a todos para Si. Este meni-no é verdadeiramente o Emanuel, o Deus-conosco” (Homilia na missa da noite de natal de 2010).

Em Jesus Cristo, Deus veio habitar entre nós, falar conosco como a amigos, convidar-nos à comunhão consigo e nos receber nesta comunhão. Diante disso, qual deve ser a nossa postu-ra? Só pode ser a obediência da fé. E a obediência da “fé é o acolhimento desta men-sagem transformadora na

nossa vida, o acolhimento da revelação de Deus, que nos faz conhecer quem Ele é, como age, quais são os seus desígnios para nós” (Bento XVI, Audiência Geral de 17/10/12).

A celebração do Natal nos mergulha no mistério da Encarnação, isto é, no mistério do Filho de Deus ter assumir uma natureza humana para realizar nela a nossa Salvação. O Cate-cismo da Igreja Católica nos ajuda neste mergulho, quando diz:

“O Verbo se fez carne para salvar-nos, reconci-liando-nos com Deus: ‘foi Ele que nos amou primeiro

e enviou-nos seu filho como vítima de expiação por nos-sos pecados’(1Jo 4, 10). ‘O Pai enviou seu Filho como Salvador do mundo’ (1Jo 4, 14). ‘Este apareceu para tirar os pecados’ (1Jo 3, 5)” (CIgC 457).

“O Verbo se fez carne para que, assim, conhe-cêssemos o amor de Deus: ‘Nisto manifestou-se o amor de Deus por nós: Deus enviou seu Filho Único ao mundo para que vivamos por Ele’ (1Jo 4, 9). ‘Pois Deus amou tanto o mundo, que deu seu Filho Único, a fim de que todo o que crê nele não pereça, mas tenha a Vida Eterna’ (Jo 3, 16)” (CIgC, 458).

“O Verbo se fez carne para ser nosso modelo de santidade: ‘Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim...’ (Mt 11, 29). ‘Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida; ninguém vem ao Pai a não ser por mim’ (Jo 14, 6). E o Pai, no monte da Trans-figuração, ordena: Ouvi-o’ (Mc 9, 7)” (CIgC, 459).

“O Verbo se fez carne para tornar-nos ‘participan-tes da natureza divina’ (2Pd 1, 4): pois esta é a razão pela qual o Verbo se fez homem, e o Filho de Deus, Filho do homem: é para que o homem, entrando em comunhão com o Verbo e recebendo, assim, a filiação divina, se torne filho de Deus”(CIgC, 460).

Desejo que o Ano da Fé nos ajude a vivermos intensamente o mistério do Natal do Senhor e as implicações do mesmo na vida de todos e cada um de nós. Com Bento XVI digo: “Caminhemos em frente neste Ano da fé, levando no nosso coração a espe-rança de redescobrir quanta alegria existe em crer e em reencontrar o entusiasmo de comunicar a todos as verdades da fé” (Audiência Geral de 21/11/12).

A todos os amados dio-cesanos desejo um Natal muito Santo e um Ano Novo repleto das bênçãos do Senhor.

A Campanha de Evangelização de 2012 vai ser destinada para a realização da Sema-na Missionária, que irá acontecer antes da Jor-nada Mundial da Juven-tude, em 2013. Será mais uma forma de ajudar na evangelização dos nos-sos jovens e também de milhares de peregrinos que virão testemunhar o Amor de Deus! Vamos fazer uma Campanha de Evangelização do tamanho do Brasil. E precisamos da ajuda do tamanho da sua Fé. É dia 16 de dezembro, em sua paróquia.

A Campanha deEvangelização de 2012

Dom Moacir Silva, Bispo Diocesano*Palavra do Pastor

Natal no Ano da Fé

Dezembro é um mês para louvar e agradecer a Deus pela vocação e ministério de Dom Moacir Silva, nosso querido bispo diocesano. Ordenado sacerdote em 6 de dezembro de 1986 e bispo em 11 de de-zembro de 2004, Dom Moacir traz consigo o compromisso de ser “Sacerdote, homem de Deus em meio aos homens” . Através da entrega de sua vida, é como o ramo da videira, que frutifica ligado ao tronco. Sua fidelidade aos ensinamentos do Evangelho e ao múnus episcopal de ensinar, nos pro-porciona um pastor zeloso com seu rebanho, sempre atento às suas necessidades e sempre sendo Luz para a nossa cami-

Parabéns, Dom Moacir!6 de dezembro – Ordenação Presbiteral11 de dezembro – Ordenação Episcopal

nhada. Diariamente, Dom Moacir nos presenteia, por meio da Rádio Mensagem, com a reflexão do Evangelho do dia e nós queremos

retribuir com nossas orações por sua saúde e louvar a Deus por sua sabedoria e dedicação. Parabéns, Dom Moacir Silva!

Page 4: Jornal Expressão - Dezembro 2012

4 | EXPRESSÃO | Dezembro

O ITEFIST - Instituto de Teologia e Filosofia Santa Teresinha - lançou a Revista TheAR - de Theologia e Assuntos Religiosos. Com a

presença de autores dos artigos e tendo alunos, ex-alunos e interessados na pla-teia, o lançamento da primeira edição foi no salão principal do ITEFIST, em São José dos Campos, no dia 9 de novembro, às 20h.

A edição de número um trata do Concí-lio Vaticano II e os novos horizontes para a vivência da fé. Foram publicados 6 artigos de autores diferentes, dispostos em 102 páginas. Com periodicidade semestral, a TheAR pode ser adquirida na secretaria do Instituto ao custo de R$ 15,00 o exemplar avulso ou por meio de assinatura.

Para adquirir seu exemplar ou fazer sua assinatura, ligue para 4009-8383 - das 13h às 21h.

Mais informações: [email protected]

Confira o conteúdo da edição número 1 da Revista TheAR:

1 - Contexto Histórico-Social e Teológico de onde brotou o Vaticano II, de Dom José Maria Pires, arcebispo emérito da Paraíba.

Resumo: O artigo apresenta o contexto do Concílio Vaticano II, com destaque para o Papa João XXIII, e as perspectivas que este Concílio abriu para a presença da Igreja no mundo moderno.

2- Povo de Deus – o Espírito Eclesiológico da Lumen Gentium, de Osmar Cavaca.

Resumo: Este artigo é um estudo sobre o documento conciliar Lumen Gentium,

Revista TheAR – entrelaçando pontos de vista!

Criada na reunião do Con-selho Presbiteral, no dia 11 de setembro de 2012, a nova pa-róquia de nossa Diocese terá a instalação no dia 25 de janeiro de 2013, em missa solene às 19h30. Também nesta celebra-ção, Dom Moacir Silva dá posse a seu primeiro pároco, o Padre Reinaldo Braga.

Dom Moacir Silva anunciou no dia 18 de setembro, a cria-ção da 44ª paróquia da Diocese,

A Paróquia do Jardim OrienteNossa Senhora de Fátima é a nova paróquia da Diocese de São José dos Campos

durante a Reunião Geral do Clero. A nova paróquia será desmembrada da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, no Parque Industrial e também ficará sob os cuidados pastorais dos padres da Congregação do Sagrado Coração de Jesus, que também atuam na Nossa Senhora de Lourdes. Na edição de janeiro de 2013, do Jornal Expressão, conheça a história da nova paróquia.

no corte da categoria eclesioló-gica Povo de Deus. Na opinião de muitos teólogos contemporâneos ao Concílio e também de nossos dias, o conceito eclesiológico Povo de Deus constitui um pa-radigma-síntese da eclesiologia do Vaticano II. A fidelidade ao espírito do Concílio exigiu um extremoso cuidado para não obscurecer a clara preocupação da Constituição Dogmática em apresentar a Igreja de Cristo em perspectiva trinitária. Atentos a isso, trazemos no primeiro item uma visão geral da eclesiologia da Lumen Gentium, recordando ao leitor os três conceitos básicos de Povo de Deus, Corpo de Cristo e Templo do Espírito Santo, com que a Constituição afirma a di-mensão trinitária da Igreja, e dando-lhe a possibilidade de uma noção de conjunto, sempre na perspectiva da categoria em questão. No segundo item apresentamos uma reflexão que parte dos aspectos mais nodais do conceito em estudo. Pro isso, nossa preocupação em mostrar a pertinência teológica do conceito Povo de Deus, sua dimensão scraental da Igreja Mistério, conforme o primeiro capítulo da Lumen Gentium, e sua densidade histórica. As considerações finais tecem, a guisa de conclusão, alguns comentários sobre a contextualização da eclesiologia emer-gente do Vaticano II na América Latina, ao mesmo tempo em que reflete conhecidas contestações pós-conciliares ao conceito que nos parece nodal na eclesiologia do Vaticano II.

3 - A Reconciliação entre Igreja e Mundo Contemporâ-neo na Constituição Pastoral Gaudium et Spes, de Antônio Aparecido Alves.

Resumo: O artigo quer ressaltar o restabelecimento do diálogo entre a Igreja e o mundo contemporâneo, partindo de al-guns antecedentes teológicos e pastorais, que foram recolhidos e tematizados na Constituição Pastoral Gaudim et Spes. No que refere-se aos antecedentes teológicos, aborda-se a nouvelle théologie, e aos de cunho pastoral, os pontificados de João XXIII e Paulo VI. Quanto a Gaudium et Spes, acentua-se sua dimensão antropológica, como articuladora dessa reconciliação Igreja e Mundo.

4 -A Dimensão Ascética da

Fé, de José Roberto Fortes Palau.Resumo: O presente artigo ob-

jetiva refletir sobre a dimensão ascética da fé. Bem sabemos que a fé é dom de Deus, porém este dom precisa ser desenvolvido em nossa vida. A ascese se constitui especi-ficamente na nossa colaboração com a graça batismal, para que ela, de fato, encontre as condições ade-quadas em nossa vida para crescer e amadurecer, pois o batismo não é um rito mágico. A ascese não é algo opcional, mas, sim, um verdadeiro e autêntico imperativo da vida cristão. Sem ascese é impossível desenvol-ver uma fé madura, adulta.

5 -Fé, Espiritualidade e sentido da vida sob um enfoque Logoterapêuti-co, de Diogo Arnaldo Corrêa.

Resumo: A logoterapia sustenta que o ser humano pergunta pelo sentido de sua vida e, uma vez que é um ser aberto e tem quanto uma de suas capacidades a auto-transcendência, pode descobrir o sentido dedicando-se a algo a realizar ou a alguém a amar. As possibilidades de descoberta do sentido da vida são variadas e transitam desde as concretudes da existência até seus aspectos mais culminantes. Face às possiblidades de descoberta do sentido, a fé brota como uma categoria transcen-dental que sinaliza a mobilização do ser humano por algo além e que carregue sua vida de significado. A dimensão espiritual, própria do ser humano, também assinala nesse contexto a dignidade da pessoa para além dos aspectos do seu organismo psicofísico e marca uma experiência de

profundidade aberta para o simbólico, confirmando que é a vontade de sentido que motiva a vida, e só o espírito pode captar o sentido. Concluiu-se que a fé e a espiritualidade, atreladas ás capacidades humanas da autotrancendência, liberdade e responsabilidade acabam se combinan-do enquanto qualidades propícias para atender a busca do sentido da vida nas situações cotidianas ou ainda nas escolhas mais amplas e íntimas que coincidem com o ]sentido Último. Por essa razão, a Logo-terapia pode contribuir com a Teologia ao elencar as capacidades de abertura e de busca em cada pessoa que, sob o aspecto mais profundo da vida, podem ter como uma das suas opções de direcionamento o Sentido Último, ou seja, Deus. E a Teologia pode beneficiar a Logoterapia indicando, nas suas investigações, o ressoar da máxi-ma bíblica que destaca “buscai e achareis” (Lc 11, 9).

6 - O seguimento de Jesus a partir da opção preferencial pelos pobres, de Márcio Leandro do Espírito Santo

Resumo: A opção preferencial pelo pobres como parâmetro para o segui-mento de Jesus no atual contexto latino--americano, onde “pobres” é sinônimo de “crucificados”. As vítimas do sistema neoliberal-globalizante que o seguidos de Jesus é chamado a baixar da cruz “para que todos tenham vida, e vida em abundância” (cf. Jo 10, 10). A opção pelos pobres não é feita porque são mais santos, mas, porque são pobres, e a razão última desta opção, como referiu Bento XVI em Aparecida, é porque ela se radica na fé cristológica (Mt 25, 35-40)

Page 5: Jornal Expressão - Dezembro 2012

Dezembro | EXPRESSÃO | 5

Paróquias em FestaAgende-seNovena e Festa da PadroeiraParóquia N. Sra. de Guadalupe (Jacareí)De 07 a 16 de dezembro“Junto com seu filho, Maria avança o caminho da Fé”.A Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe celebra sua pa-droeira com a novena de 07 a 15 de dezembro. As missas acontecerão de segunda a sexta-feira às 19h30 e no fim de semana às 19h, tendo cada dia um padre de nossa diocese presidindo a celebração, sendo que no dia 12 de dezembro, dia da festa litúrgica de Nossa Sra. de Guadalupe, presidirá o nosso bispo diocesano, Dom Moacir Silva. Confira a progra-mação do dia da festa.Dia 16 de dezembro – Dia da Festa16h: Carreata saindo da Igreja Matriz percorrendo as comu-nidades da paróquia.17h: Procissão seguida de missa solene na Igreja Matriz.A Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe fica na Rua Emídio P. de Mesquita, 268, no Jd. das Indústrias, em Jacareí.Informações: (12) 3958-4415 / [email protected]/ [email protected]

Tríduo e Festa do PadroeiroParóquia São SilvestreA Paróquia São Silvestre realiza de 28 a 30 de dezembro o tríduo em louvor ao padroeiro. Confira a programação:Dia 28 de dezembro (6ª-feira)Horário: 19h30Presidente: Dom Moacir SilvaDia 29 de dezembro (sábado)Horário: 19h30Presidente: Padre José Bento Vichi de Paula (Bentinho) Após a missa quermesse no pátio da Matriz São silvestreDia 30 de dezembro (domingo)Horário: 18hPresidente: Pe. Vicente Benedito Simões

A Matriz São Silvestre fica na Rua Benedita Miragaia Tolosa, 05 - Vila Garcia, no Distrito de São Silvestre, em Jacareí.Informações: (12) 3957-1124 / [email protected] / www.paroquiasaosilvestre.org.br

GPP - Grupo de Partilha de Profissionais “Maria Imaculada”

Iniciado no dia 27 de outu-bro, o GPP “Maria Imaculada” tem como propósito construir profissionais que sejam trans-formados pela experiência do amor de Deus. Com encontros todos os sábados às 19h, o grupo conta com momento de oração, partilha e entrosamen-to de seus membros. Participe!

Dias: todos os sábadosHorário: 19hLocal: Sanatório Maria Ima-

culada (Rua Major Antônio Domingues, 244, Centro - São José dos Campos)

Informações: (12) 9128-1419 / [email protected] (Bete)

Também acontece na Paró-quia Sagrada Família (Rua Pa-dre Rodolfo , 28, Vila Ema), em São José dos Campos, o GPP “Sagrada Família”, as quintas--feiras, às 19h30.

Retiro da Casa de Oração Cura D’ArsRetiro Inaciano – Prepa-ração para o Natal

Dias 14, 15 e 16 de dezem-bro

Valor: R$120,00 por pessoaInformações e reservas: (12)

3921-9719 / [email protected]

1° Maranatá - G.O. “Mis-são Aliança de Deus” – Paróquia São João Bosco

“A graça do Senhor Jesus esteja conosco” (1Cor 16, 24)

O Grupo de Oração “Missão Aliança de Deus”, da Paróquia São João Bosco promove de 17 de novembro a 15 de dezem-bro, aos sábados,encontros voltados ao tema central: “A graça do Senhor Jesus esteja conosco” (1Cor 16, 24). Partici-pe! Sempre às 19h, na Capela Nossa Senhora Auxiliadora (Rua Renato Alves da Cunha,

290 - Jd. Pôr-do-Sol).Informações: (12) 3933-0366

/ [email protected] / www.saojoaobosco.org.br

Leilão de Natal – Com. Santa Rosa de Lima (Pa-róquia São Silvestre)

A Comunidade Santa Rosa de Lima, pertencente a Paró-quia São Silvestre, realiza no dia 15 de dezembro o 1º Leilão de Natal em prol da construção da nova igreja. Com início às 18h30, Pe. Mário Teodoro pre-sidirá a celebração da Missa. A programação inclui leilão de bezerros, prêmios natalinos, shows com Iris do Acordeom e o grupo Pegada Alheia, além de barracas de doces e salga-dos.

A Capela Santa Rosa de Lima fica na Rua Abílio P. Pereira, 35, no bairro Bandeira Branca, em Jacareí.

O nosso menino. Nasceu em Belém.Nasceu tão-somente. Para querer o bem.

Nasceu sobre as palhas. O nosso menino.Mas a mãe sabia. Que ele era divino

Vem para sofrer. A morte na cruz, O nosso menino. Seu nome é Jesus.

Por nós ele aceita. O humano destino:Louvemos a glória. de Jesus Menino

(Canto de Natal, Manuel Bandeira)

Feliz e Santo Natal

Page 6: Jornal Expressão - Dezembro 2012

6 | EXPRESSÃO | Dezembro

A Comissão para Animação Bíblico-Catequética abre, a partir de 2013, a Escola Ca-tequética da Diocese de São José dos Campos. O curso é destinado à formação de ca-tequistas e para aqueles que desejam iniciar a atividade em suas paróquias. Entretanto, pode fazer o curso também qualquer pessoa interessada em aprender, mesmo não sendo catequista.

Segundo padre Célio Alves Bernardes, assessor diocesano

da Comissão, o requisito prin-cipal para participar do curso é ter muita força de vontade para aprender. É uma oportu-nidade excelente para estudar nossa Doutrina Católica, mes-mo para aqueles que não são catequistas ou que desejam ser e não se sentem prepara-dos. Os professores são espe-cializados e os conteúdos têm enfoque catequético.

O curso tem duração de 2 anos e as matérias são se-mestrais. Antigo Testamento

e Eclesiologia são parte da grade de matérias. As aulas são aos sábados, à tarde, no Seminário Diocesano, em São José dos Campos.

As matrículas para a Es-cola Catequética devem ser realizadas na secretaria do ITEFIST - Instituto de Teologia e Filosofia Santa Teresinha, na Av. São João, 2650, Jardim das Colinas, São José dos Campos. Para informações, sobre o horário de atendimento, ligue 4009-8383.

ServiçoMóveisDoe seu móvel usadoA Cáritas Diocesana aceita doa-ções de móveis usados – sofás, poltronas, cadeiras, camas – ele-trodomésticos em bom estado. Ligue e agende a retirada da sua doação na Cáritas Diocesana, tel.: 3911-3225.

Loja da CáritasNo Espaço Social da Cáritas pode--se adquirir móveis e estofados reformados pelos alunos do Curso de Tapeçaria, utensílios domésticos e camisetas da Cáritas. Os recur-sos são destinados aos Projetos Sociais na Diocese. Endereço: Rua Shigemasa Ota, 645 - Conjunto Residencial Sol Nascente - São José dos Campos.

ServiçoEmpregadas domésticas, cui-dadores de idosos e babásQuem está à procura de uma empregada doméstica, cuidador de idoso ou babá pode consultar o cadastro do Serviço Social da Catedral São Dimas. A consulta deve ser feita pessoalmente, de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h, com Célia. A Sala do Serviço Social, fica junto à Igreja, na Praça

Monsenhor Ascânio Brandão, 01, São Dimas, em São José dos Campos.

Empregadasdomésticas e babásQuem está à procura de uma empregada doméstica ou babá pode consultar os cadastros do Serviço Social da Paróquia Sagrada Família (Vila Ema). A consulta deve ser feita pessoalmente, de terça a sexta-feira, das 8h30 às 11h e das 14h30 às 17h. A Sala do Serviço Social, fica junto à Igreja, na Rua Padre Rodolfo, 28, Vila Ema, em São José dos Campos.

Vida Nova - Filhos no céuPara os pais que querem andar no caminho da fé e esperança, em perfeita comunhão e alegria, com os filhos que os precederam na eternidade. O Grupo se reúne no terceiro domingo de cada mês, às 15h, iniciando-se com a Santa Missa, seguida da reunião de reflexão, na Capela do Hospi-tal Antoninho da Rocha Marmo, em São José dos Campos. Mais informações e reflexões no blog www.filhosnoceu.org.br.Missa de São PeregrinoProteção para pessoas em trata-

mento contra o câncer e curadas da doença. A Ordem dos Servos de Maria e a Fraternidade São Pere-grino convidam todas as pessoas afetadas pela doença a pedir a pro-teção de São Peregrino. A missa é celebrada, todo dia 4 de cada mês, na Paróquia Sagrada Família, Rua Padre Rodolfo, 28 – Vila Ema, São José dos Campos

Fazenda da EsperançaSe você quer se livrar da depen-dência de drogas ou de álcool, ou encaminhar um parente ou amigo, a Fazenda da Esperança é uma al-ternativa. Em São José dos Campos, você pode tirar suas dúvidas sobre os encaminhamentos com Bita pelo telefone (12) 9102-4137. Ele atende, de terça a sexta, das 13h30 às 17h, na Catedral de São Dimas. Os interessados podem participar também das reuniões mensais, no terceiro Domingo do mês, às 14h, do grupo Esperança Viva, (GEV), na Catedral São Dimas.Divulgue aqui o trabalho de sua Obra Social, Paróquia, Grupo ou Movimento. Ligue para o Jornal Expressão 12 3928-3929 ou envie um e--mail: [email protected]

Abertas Inscrições para a “Escola Catequética”

Page 7: Jornal Expressão - Dezembro 2012

Dezembro | EXPRESSÃO | 7

O Brasil melhorou, dizem os dados estatísticos! Mas no Estado de São Paulo aumentou em 16% o número de crianças pobres. Em nossa diocese houve aumento no número de crianças pobres e também na mortalidade infantil.

É providência a iniciativa do Santo Padre Papa Bento XVI ter aberto no dia 11/10/2012 o Ano da Fé, que se estenderá até a solenidade de Cristo Rei no dia 24/11/2013. Será um ano para refletirmos sobre a prática da Fé que professamos. No Estado de São Paulo 90% da população são cristãos e desses, 70% são cristãos católicos. Em At2, 44-46 Paulo e Barnabé nos fala sobre as primeiras comunidades: “Eles tinham tudo em comum, dividiam seus bens com alegria”. Como entender um Estado cristão, o mais rico da união, que em apenas 10 anos (conforme os dados do último Censo do IBGE de 2010 comparado com 2000), os números de participantes na mesa diminuíram e aumentou o número daqueles que têm fome?

Nesse período a natalidade caiu 13% e aumentou em 16% o número de crianças pobres; em 2000 tínha-mos 980 mil crianças pobres na idade de 0 a 6 anos e em 2010 temos 1.133.388.

O Estado de São Paulo se divide em 8 Sub Regiões com 46 dioceses, onde, em 16 dioceses tivemos redu-ção no número de crianças pobres e em 30 dioceses tivemos aumento, ficando assim distribuídas; o au-mento ocorreu nas grandes regiões metropolitanas e a queda nas regiões menos demográficas.

2010 2011

São José dos Campos 9,3% 12,3%

Jacareí 9,8% 10,6%

Aumenta número de crianças pobres O que temos feito para elas?

A Diocese de São José dos Campos composta por seis cidades: São José dos Campos, Jacareí, Paraibuna, Mon-teiro Lobato, Igaratá e Santa Branca também faz parte da nova região metropolitana do Vale do Paraíba. O Vale do Paraíba recebeu, na última década, quase 50% de todo investimento do Estado de São Paulo, tornando-se uma região rica e próspera para alguns.

Em 2000 a nossa diocese tinha 18.320 crianças po-bres; o Censo de 2010 mostra um aumento de 29% ou seja, temos hoje 23480 crianças pobres e miseráveis, o que representa 33% de todas as nossas crianças, pois segundo Censo, temos hoje em toda diocese 71734 crianças de 0 a 6 anos.

Um dos fatores que mede o desenvolvimento e a qualidade de vida de um País, Estado ou municípios e o índice de mortalidade infantil, esse índice é ob-tido através da relação número de óbitos de criança até 01 de idade, dividido pelo número de crianças nascidas vivas.

Em nossa diocese, conforme dados da Fundação SEADE, as duas maiores cidades São José dos Campos e Jacareí, tiveram aumento da mortalidade infantil no último ano.

Ver tabela abaixo:

São vários fatores que fazem elevar a taxa de mortalidade infantil, mas o principal é a falta de uma política de saúde focada para essa redução e políticas públicas que não chegam devido ao engessamento dos conselhos.

Na nossa diocese, dos 6 municípios, a Pastoral da Criança está presente em apenas 3; é muito pouco! Precisamos nos mobilizar para estar em todos.

A Pastoral está presente em 37 paróquias de nossa diocese e atendemos apenas 2300 crianças e 145 gestantes por mês, ou seja, 10% do total de crianças pobres. Temos que mudar esse quadro porque não basta morarmos numa diocese rica e pujante, para apenas uma parte de seus moradores terem a dignidade e direitos mínimos que são para todos.

Talvez essa desigualdade seja um dos fatores que desencadeiam essa onda de violência tor-nando a nossa região entre as mais violentas do interior do Estado.

Venha você também fazer parte dessa corren-te, para juntos irmos construindo uma sociedade mais justa e solidária.

José de Anchieta R SantosCoordenador da Pastoral da Criança do Estado de São Paulo

A P a s t o r a l d a Juventude da diocese de São

José dos Campos se alegra ao recordar e celebrar momentos in-tensos de protagonis-mo, sonhos e decisões vividas nos dias 23, 24 e 25 de novembro na Assembléia Diocesana da Pastoral da Juven-tude com o Tema: “Ide e fazei discípulos entre todas as nações” (Mt 28,19) e o Lema: “Eis-me aqui, envia-me!” (Is 6,8).

A Pastoral da Juven-tude vem sonhando com estes momentos há alguns meses, onde diante de um intenso processo foram pla-nejados pela atual Co-

“Se é pra ir a luta, eu vou . Se é pra estar presente, eu Estou. Pois na vida da Gente o que vale é o Amor”

missão Diocesana, Asses-soria Diocesana e com os Grupos de Base das paróquias que foram de-senhando desde Junho de 2012 os momentos desta Assembléia.

Com momentos ro-deados de mística e cheios de espiritualidade no dia 23 foram reuni-dos 35 jovens de várias paróquias de nossa Dio-cese juntamente com a Assessoria Diocesana para pensar e articular as metas para os próximos dois anos, refletindo a missão, os sonhos e a realidade usando o mé-todo do VER, JULGAR,A-GIR, REVER e CELEBRAR sempre em questão o cuidado e o protago-nismo da juventude em

meio aos grupos e a so-ciedade. Foi também o momento de escolher os novos membros da Comissão Diocesana da

Pastoral da Juventude que composta por 4 inte-grantes (Danilo, Robson, Luana e Iêda), passa a ser composta por 10 jovens

de diferentes paróquias que são eles:

Thiago( São Benedito), Dayane(Santa Cecília), Rafael(N. Sra. do Perpe-tuo Socorro), Robson(N. Sra. de Guadalupe), Da-nilo (Coração Eucarístico de Jesus), Lucas Duarte( São José Operário), Lucas Bernardes(Coração Euca-rístico de Jesus), Pedro(-São Benedito),Marcela ((N. Sra. de Guadalupe),-José Felipe (N. Sra. do Perpetuo Socorro) que com seu Sim aceitaram a missão de construir o Reino com a Juventude de nossa Diocese.

Além da Comissão Diocesana vários jovens assumiram o compro-misso de ajudar a Pas-toral da Juventude a

semear o Reino, for-mando –se grupos para ajudar a cumprir as me-tas propostas para os anos seguintes.

Encerramos o en-contro com uma linda celebração de envio onde cada um assumiu a missão e mostrando que estamos unidos e vamos caminhar juntos para a civilização do amor!

Afinal Somos Igreja Jovem e permanece-remos unidos EM UMA SÓ FORÇA, EM UM SÓ PENSAMENTO E UM SÓ CORAÇÃO!

UM GRANDE ABRA-ÇO E MUITO AXÉ PARA TODA JUVENTUDE!

Robson da Silva Oliveira-Comissão Diocesana da PJ

Page 8: Jornal Expressão - Dezembro 2012

8 | EXPRESSÃO | Dezembro

Aconteceu no último dia 24 de Novembro de 2012, no Auditório do Centro Pas-toral da Paróquia Santuário São Judas Tadeu o Primeiro Encontro de Novas Comu-nidades da Diocese de São José dos Campos.

Estiveram presentes Dom Moacir Silva, Pe. Edinei Evaldo, Fundadores e representantes de varias Comunidades de nossa Diocese, Comunidades de outras Dioceses com casa de missão atuante em nossa região e outros convidados como a Coordenação Dioce-sana da RCC.

Este Encontro teve por objetivo realizar a vista do

acompanhamento pastoral das Novas Comunidades pela Diocese de São José dos Campos, apresentando um plano pastoral que se inicia neste encontro e que será acompanhado durante todo o ano de 2013. Criou-se uma equipe para coordenar esse plano de trabalho os quais foram nomeados para a Coordenação os leigos Márcio Leandro (Com. Alian-ça de Amor) e Luiz Moreira (Com Católica Pantrokrator SJC) e com supervisão dos Pe. Edinei Evaldo Batista (Coordenador Diocesano de Pastoral) e Pe. Geraldo Alves da Silva (Assessor da

Comissão para movimentos Eclesiais, Novas Comunida-des e Associações).

O Encontro foi asses-sorado pelo Pe. Wagner Ferreira da Comunidade Canção Nova e teve como tema Identidade, Missão e Características das Novas Comunidades.

Maiores informações so-bre novas comunidades de nossa Diocese entrar em contato com o Centro de Pastoral ou com a Coorde-nação das Novas Comunida-des da Diocese de São José dos Campos.

Kleber Kimura - Com. Fonte de Amor

Encontro de Novas Comunidadesda Diocese de São José dos Campos

Padre Milton FariaCapelão hospitalar da Diocese

de São José dos Campos, Padre Miltinho, como é mais conhecido foi ordenado em 12 de janeiro de 1986. Para louvar e agradecer a Deus pelos 25 anos de seu ministé-rio, irá celebrar seu jubileu de Prata, na Catedral de São Dimas, em São José dos Campos.

Jubileu de Prata Dias: 18, 19 e 20, às 19h30Local: Catedral de São Dimas

25 anos de Ordenação Sacerdotal

Padre Marcos Antônio de Araújo

Celebrou 25 anos de sua or-denação sacerdotal, com missa em ação de graças no dia 25 de novembro, na Paróquia São Vi-cente, em São José dos Campos. No dia 02 de dezembro, tam-bém celebrou ema sua paróquia

Pe. José Vieira PintoEm 2013, Pe. José Vieira

Pinto, reitor do Seminário Pro-pedêutico de nossa Diocese, celebra Jubileu de Prata sacer-dotal e para comemorar essa importante data, Pe. Vieira preparou uma programação intensa em seu Ano Jubilar e

quer festejar com todos seus amigos, familiares e colegas no presbiterado. “Todo o povo de Deus é a razão da minha ale-gria. Não sou padre para mim e sim para o povo. Todos cola-boraram para que eu chegasse aos 25 anos de sacerdócio”, comenta Pe. Vieira.

Iniciando no dia 10 de dezembro de 2012, as festi-vidades em ação de graças contam com Exercícios Es-pirituais de Santo Inácio de Loyola (retiro de trinta dias), participação na Jornada Mun-dial da Juventude, em julho e uma grande festa no dia 10 de dezembro de 2013.

“Conto com você e sua famí-lia neste Ano Jubilar, com seu apoio, solidariedade, orações e partilha. Esta festa quero que seja a festa da partilha, porque o ser padre é um partilhar”, convida Pe. Vieira.

de origem, em Joinville-SC, na Paróquia São Domingos Sávio.

Vida sacerdotalNatural de Joinville - SC, Pe.

Marcos Antônio foi ordenado presbítero no dia 29 de no-vembro de 1987, na Ordem dos Carmelitanos, província do sul do Brasil, onde permaneceu até 2001, vindo para a Diocese de São José dos Campos. Seu lema sacerdotal é: “Não vos canseis de fazer o bem” (2Ts 3, 13).

Já em nossa Diocese, no ano de 2005 publicou o livro, “Santa Teresi-nha, no coração da Igreja”, seguindo seus estudos em teologia, a partir de 2010, em vista do doutorado.

Trabalhou na Paróquia Santa Luzia, no bairro Putim, em São José dos Campos e na Paróquia São Francisco Xavier. Atual-mente reside na Paróquia São Vicente, mais especificamente na Comunidade São José, no bairro Campos de São José.

Page 9: Jornal Expressão - Dezembro 2012

Dezembro | EXPRESSÃO | 9

Entrevista

Jornal Expressão: Participava de alguma pastoral ou movi-mento antes de entrar para o seminário?

Benedito Paulo: Participava da Pastoral Carcerária.

JE: Como foi o seu despertar para a vocação?

Benedito Paulo: Sentia ‘O Toque de Deus’, através de situa-ções, acontecimentos, pessoas... Minha caminhada foi tranquila, sem pressa, porém, inquieto. Após vários retiros, encontros, orientações, formações, respondi sim. Não é um chamado humano, puramente emotivo, sentimenta-lista... Mas divino. Se Deus chama, Ele cuida de sustentar, com sua graça, mas junto com o meu: querer e agir.

JE: Conte-nos como foi a vida no seminário, as dificuldades e alegrias.

Benedito Paulo: As dificul-dades foram normais, como em qualquer lugar, onde há ideias e ideais. Necessárias e formativas

são as diferenças; se não, achamos que não precisamos nos questionar em nada; ou que não precisamos do ‘Outro’ para sermos pessoas melhores. E as alegrias, foram tantas. A principal delas é que eu estou aprendendo a me conhecer melhor. Esse é o principal requisito vocacional.

JE: Com qual área de trabalho se identifica na Igreja?

Benedito Paulo: Liturgia.JE: Qual o seu lema presbite-

ral e qual o significado?Benedito Paulo: “Servi ao

Senhor com alegria” (Sl 99,2). Eu somente posso servir com alegria, se souber a quem é que sirvo e por quê.

JE: Deixe uma mensagem para jovens que está discernin-do sua caminhada vocacional.

Benedito Paulo: Irmão, comece a caminhar! Não tenha medo das pequenas dificuldades, mas tam-bém, não se descuide delas. Não queira enfrentar os grandes desafios sozinho, e nem pense tão pouco, que não pode vencê-los.

Benedito Paulo de CarvalhoJornal Expressão: Participava

de alguma pastoral ou movi-mento antes de entrar para o seminário?

Francisco José: Coroinhas e dos vicentinos

JE: Como foi o seu despertar para a vocação?

Francisco José: Desde pequeno já falava em ser padre, porém des-pertar para a vocação sacerdotal foi em 2001 quando fui fazer encontros vocacionais em Aparecida com os Missionários Redentoristas.

JE: Conte-nos como foi a vida no seminário, as dificuldades e alegrias.

Francisco José: A vida no se-minário é sempre boa, seminário é um lugar realmente de formação e vivência da vocação sacerdotal, muitas alegrias foram vividas no seminário desde a entrada em 28 de janeiro de 2002 até o último ano em 2011, foi um tempo de se formar, espiritualmente, intelectualmente e afetivamente para a vivência do sacerdócio. As dificuldades também apareceram, mas ajudaram a forta-lecer a vocação e a dar sentido a essa

vida com Cristo e em Cristo.JE: Com qual área de trabalho

se identifica na Igreja?Francisco José: Me identifico

com a área de comunicação e com a juventude, são dois campos desafia-dores mas muito bons de trabalhar. Claro que serviremos a Igreja onde ela precisar.

JE: Qual o seu lema presbiteral e qual o significado?

Francisco José: “Senhor, Tu sabes tudo, Tu sabes que eu te amo” (Lc 21, 17) isso para mim significa a essência, significa reconhecer as fragilidades do ser humano e apresentá-las como oferenda agra-dável a Deus. Da imperfeição brota o verdadeiro amor.

JE: Deixe uma mensagem para jovens que está discernindo sua caminhada vocacional.

Francisco José: Meus amigos, “não tenham medo” de deixar-se en-volver por esse amor de Cristo que os chama para servi-lo. Não busquem ser perfeitos para servi-lo, mas se entreguem nas suas imperfeições ao se serviço que Cristo os chama e sigam firmes oferecendo suas vidas.

Francisco José da Silva

Data e local da ordenação: Paróquia São Bento, dia 8 de dezembro, 9 hNome dos pais: Odair Oliveira e Ana MariaIrmãos: Pauline Maria e Regina CeliaParóquia e cidade de origem: Paróquia São Bento, São José dos Campos.

“Senhor, Tu sabes tudo, Tu sabes que eu te amo” (Lc 21, 17) isso para mim significa a essência, sig-nifica reconhecer as fragilidades do ser humano e apresentá-las como oferenda agradável a Deus. Da

imperfeição brota o verdadeiro amor.Francisco José

“Servi ao Senhor com alegria” (Sl 99,2). Eu so-mente posso servir com alegria, se souber a

quem é que sirvo e por quê.Benedito Paulo

Data e local da ordenação22 de dezembro de 2012, Paróquia Espírito Santo, à 09h.Nome dos paisAntônio Francisco de Car-valho e Maria Aparecida de CarvalhoIrmãos: Maria Célia, Teresinha, Isabel, Aparecida, Romil-za, Silvana; José Fátimo, Hélio, Célio, Cláudio e Marco.Paróquia e cidade de origem:Paróquia Espírito Santo, São José dos Campos.

Page 10: Jornal Expressão - Dezembro 2012

10 | EXPRESSÃO | Dezembro

Representantes do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) do Rio de Janeiro e de São Paulo estiveram em São José dos Campos visi-tando o projeto Tape-çaria Social, da Cáritas Diocesana. O encontro aconteceu dia 7 de no-vembro, durante todo o dia, na oficina do proje-to, localizado no Parque da Cidade.

Em 2011, a entidade recebeu dez mil reais do Fundo Nacional da Solidariedade (FND) para aplicação no projeto Ta-peçaria Social. “O curso capacita pessoas inte-

No dia 28 de novem-bro foi realizada a Missa em Ação de Graças pelo Aniversário de 32 anos do GONSF - Grupo de Oração Nossa Senhora de Fátima.

A Santa Missa foi realizada na Catedral São Dimas, pelo Padre Rinaldo, às 19:30h.

Estavam presentes todos os ex-coordena-dores e coordenadores, juntamente com todos os servos do GONSF e participantes do grupo.

Deus abençoe a to-dos que fizeram e fa-zem essa obra aconte-cer, bem como todos os Servos e participantes que aceitaram o convite do Senhor.

Você pode fazer par-te dessa obra, venha participar e vivenciar as bênçãos do Senhor...!!!

Todos os sábados às 19 h no Salão da Cate-dral São Dimas.

E s p e r a m o s p o r você!!!

BNDES visita Cáritas e elogia projeto

Diretoria da Cáritas e membros do BNDES durante visita ao projeto Tapeçaria Social

Missa em Ação de Graças peloAniversário de 32 anos do GONSF

ressadas em aprender o ofício de tapeceiro como forma de auxiliar no cres-cimento profissional e também de gerar qualifi-cação para quem preten-de ingressar neste ramo”, disse o coordenador de projetos da Cáritas, José Luís Nunes, que acompa-nhou a visita.

O valor permitiu a compra de maquinário e matéria prima para uso dos alunos, além do pa-gamento de instrutores. O projeto Tapeçaria Social nasceu em 2010, quando a Central de Doações, um projeto da Cáritas Dioce-sana, passou a receber uma grande quantidade

de sofás para doar. Al-guns precisavam passar apenas por reforma, foi quando surgiu a ideia do curso, que também se preocupa com a questão ambiental.

“Nossa impressão não poderia ter sido melhor. O projeto alcançou os obje-tivos propostos, de incluir pessoas de baixa renda no mercado de trabalho e as formou como empre-endedores individuais”, disse a representante do BNDES, Marta Bandeira de Freitas. “A ideia so-cioprodutiva está sendo realizada de forma muito competente”, concluiu.

O BNDES tem contrato

de parceria com a Cáritas Nacional, desde 2010, no qual o banco duplica o valor arrecadado pelo

FNS através dos projetos vinculados à Campanha da Fraternidade (CF). Em São José, a proposta do

curso esteve motivada também pelo tema da CF de 2011, “Fraternidade e a Vida no Planeta”.

A Diocese de São José dos Campos esteve presente no En-contro Estadual da Campanha da Fraternidade (CF) realizado de 26 a 28 de outubro, em Itaici, bairro do município de Indaiatuba (SP). O evento serviu de preparação e estudo do tema da Campanha de 2013 “Fraternidade e Juventude” e do lema “Eis-me aqui, envia-me” (Is 6,8).

As oito vagas cedidas a cada diocese foram preenchidas por representantes, das sete Regiões Pastorais da diocese e do coorde-nador da CF, José Luís Nunes. A palestra de abertura foi sobre os 50 anos do Concílio Vaticano II e o Ano da Fé, seguida de estudo do Texto--Base, subsídio com informações

Diocese leva jovens a encontro estadual da CF 2013

gerais sobre o tema da CF.“Foi um encontro enriquecedor

e atual, visto que a juventude já foi tema da Campanha da Frater-nidade em 1992, e hoje o assunto é retomado com foco no espírito missionário e evangelizador do jovem”, disse José Luís. Ele ainda destaca a realização de oficinas temáticas sobre drogas, mídias sociais, políticas públicas, trabalho, entre outros assuntos, como forma de explorar o tema sobre vários aspectos que envolvem hoje a juventude.

O evento também tratou da Jornada Mundial da Juventude, que acontecerá em 2013, no Rio de Janeiro. O assunto foi abordado pelo salesiano padre André Cunha

Em pé, os padres Thiago (esq) André (dir) acompanhados do coordenador da CF, José Luís (agachado à dir) e demais representantes da Diocese de São José

de Figueiredo Torres, da Paróquia Sagrada Família, que está à frente do evento no Estado de São Paulo. Também participou do encontro

Padre Thiago Domiciano Dias, da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, que é o sacerdote referencial da Jornada na diocese.

No dia 25 de novembro, acon-teceu a formação sobre a Campa-nha da Fraternidade - CF 2013, na Paróquia São Vicente de Paulo, em Pindamonhangaba. A formação contou com a participação da Sub--Região Aparecida, composta pela Arquidiocese de Aparecida e Dioce-ses de Lorena, Taubaté, São José dos Campos e Caraguatatuba. Da Diocese de São José dos Campos, participaram cerca de 50 agentes das diversas paróquias, dentre eles jovens e adultos.

As palestras e reflexões tra-balharam os objetivos gerais e específicos da CF 2013, bem como o método “ver, julgar e agir” que orienta o Texto-Base da campanha.

Os materiais, como Texto-Base, DVD, Manual da CF e Encontros de Grupos já estão á disposição para aquisição das paróquias e leigos e leigas que queiram se formar e tornarem multiplicadores em cada paróquia, junto com os participan-tes da formação.

Formação da Campanhada Fraternidade 2013 na região

Page 11: Jornal Expressão - Dezembro 2012

Dezembro | EXPRESSÃO | 11

Com o tema central “A Família: o Trabalho e a Festa” aconteceu o 4º Congresso da Pastoral Familiar da Sub--região Aparecida, de 17 e 18 de novembro 2012, sediado na Diocese de São José dos Campos, nas dependências da UNIVAP (Universidade do Vale do Paraíba).

Cerca de 300 agentes da Pastoral Familiar participaram do Congresso, que teve uma programação extensa com oração, palestras e momento cultural. “Foi uma oportu-nidade maravilhosa, pois conseguimos reunir os bispo e participantes das nossas cinco dioceses”, afirmou Au-rora Seeger, que organizou o Congresso com seu esposo Roberto Seeger. Fazem parte da Sub-Região: a Arquidioce-se de Aparecida e as Dioceses de Caraguatatuba, Lorena, São José dos Campos e Tau-baté.

O CONGRESSO - Dom Mo-acir Silva, bispo diocesano de São José dos Campos,

“Os compositores (letristas e músicos), cantores, salmistas, instrumentistas e animadores exercem um verdadeiro minis-tério litúrgico” (SC 29). Dada a importância deste ministério para a liturgia, o Setor de Mú-sica Litúrgica da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) promoveu mais um Encontro de Compositores e Letristas. O evento aconteceu na Casa de Encontros das Irmãs Paulinas (SP), de 15 a 18 de novembro, com a participação de mais de 30 compositores de música litúrgica da Igreja do Brasil. O encontro é anual e esta foi a sétima edição. Da Diocese de São José dos Campos, parti-cipou o compositor de música litúrgica Leandro Evaristo Fer-reira, integrante da Comissão Paroquial de Música Litúrgica da Paróquia São Bento e agente da Pastoral Litúrgica diocesana

Pastoral Familiar realiza Congresso

Compositor de São José dos Campos participa de Encontro de Compositores da CNBB

e trabalha com coral e dá for-mações litúrgico-musical nas paróquias da Diocese.

Os conteúdos que foram aprofundados neste ano foram: Ciclo do Natal, Rito, teologia, espiritualidade e ministeria-lidade do canto; Oficinas de composição de letra e música.Os participantes tiveram a oportunidade de partilhar suas novas composições, as quais são analisadas pelo grupo a partir de critérios litúrgicos, bíblicos, teológicos e poéticos. “É um momento significativo de formação para os composi-tores, análise e estudo do atual momento da música litúrgica no Brasil e partilha das experiên-cias, em vista da criação de belas músicas para a liturgia”, afirma o padre José Carlos Sala, assessor de música litúrgica da CNBB.

Este ano, Leandro apresen-tou uma ladainha de Todos os

Santos, composta por ele, que foi aprovada e será gravada em um CD de músicas para Orde-nações. Outra novidade trazida

por Leandro, é que o hinário da CNBB está passando por uma grande revisão. No site da CNBB são apresentadas as

novidades. Para 2013, dia 15 de setembro, a Pastoral Litúrgica está programando um curso para Salmistas.

celebrou a missa de abertura do Congresso. Em seguida, o cardeal Dom Raymundo Damasceno Assis falou sobre o tema “A Família e o Traba-lho como recurso e desafio”. À tarde, Dom Carmo João Rhoden, bispo diocesano de Taubaté, discorreu sobre o tema: “A Festa: na Família, para o Senhor e a Igreja”, em seguida o bispo diocesano de Lorena, Dom Benedito Beni dos Santos falou sobre o tema: “A Família e a superação das dificuldades”. Ainda no sábado aconteceu uma pa-lestra do Cenplafam (Centro de Planejamento Familiar) sobre o Método Billings e depois um momento cultural com a apresentação teatral da Companhia Bola de Meia, de São José dos Campos. Os filhos ficaram sob o cuidado do Grupo de jovens Geração João Paulo II.

No domingo, Padre Rinaldo Roberto de Rezende, assessor da Pastoral Familiar da sub--Região, celebrou a santa

missa. Agentes da Comissão em Defesa da Vida falaram sobre o trabalho do Centro de Apoio à Mulher e depois, o último tema do Congresso foi exposto pelo padre salesiano Silvio Cesar da Silva sobre “A

Família e a Juventude”. Segundo o casal coorde-

nador do Congresso, Rober-to e Aurora, “foram dias de renovação e muita formação para os agentes da Pastoral Familiar da Sub-Região.” “A

avaliação foi muito positiva e muitos pediram para que realizemos outros momentos formativos mais vezes,” disse Aurora. O próximo Congresso da Sub-Região será em Apa-recida, em 2014.

Page 12: Jornal Expressão - Dezembro 2012

12 | EXPRESSÃO | Dezembro

“Oportunizar aos adoles-centes privados de liberda-de assistência religiosa” é o que garante o artigo 94 do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente). Tendo este artigo como primícia, a Pastoral do Menor (PaMen), da Diocese de São José dos Campos, apresentou para a Diretoria da Fundação CASA (antiga FEBEM) o PAR - Pro-jeto Assistência Religiosa. A reunião aconteceu no dia 19 de novembro entre Lucimar Ponciano Luiz (Técnica Res-ponsável), Márcia Regina dos Santos, Coordenadora Dioce-sana da pastoral do Menor, Márcia Donizetti Ribeiro, do Grupo Superação e Antônio Sérgio dos Anjos, diretor da Unidade Tamoios - Fundação Casa.

A proposta é realizar en-contros semanais com os jovens, oferecendo durante uma hora e meia, momentos de partilha e espiritualidade, oficinas, catequese entre outras atividades. Para con-cretizar o trabalho, a Pastoral do Menor está convidando membros de outras pastorais e movimentos para integrar o trabalho. O Projeto tam-

bém contempla o apoio à família do adolescente.

Segundo Lucimar Poncia-no Luiz, secretária da PaMen, ainda é necessário rever a portaria do Governo Esta-dual que limita a atuação dos agentes para os finais de semana. “Muitas pesso-as só tem disponibilidade durante a semana, por isso estamos pleiteando a rever-são desta portaria,” afirmou. Os trabalhos ligados ao PAR vão começar em janeiro, com capacitação para os voluntários que irão atuar na Unidade Tamoios, em São José dos Campos, que atualmente abriga cerca 100 jovens, entre 12 a 18 anos.

O desafio para os agentes que assumirem esta missão tem como objetivos expres-sos no PAR (Projeto Assistên-cia Religiosa):

1. Levar o adolescente a superar a timidez e a inibi-ção.

2. Levar o adolescente ao Encontro consigo mesmo e com princípios do Evangelho despertando nele o resgate dos seguintes valores:

a. Disciplina e autoridade,

b. Direitos e deveres,c. Liberdade e responsa-

bilidade,d. Solidariedade e partilha,e. Justiça e autenticidade,f. Fraternidade e comu-

nhão,g. Participação consciente

e coerência do discurso com a prática em beneficio do bem comum testemunhan-do assim sua fé em Jesus Cristo.

h. Levar o adolescente a fazer uma experiência de fé e superação na vida pessoal, social e familiar.

3. Interagir com Diretoria no processo de crescimento pessoal e ressocialização do adolescente, contribuindo e fortalecendo o vínculo familiar com a Diretoria e primordialmente, com o adolescente. Oportunizar aos adolescentes privados de liberdade assistência reli-giosa Art. 94 do ECA.

Para maiores informações: Lucimar (12) 9778.1551 ou e--mail: [email protected] ou [email protected]

Lucimar Ponciano LuizSecretária da Pastoral do Menor

Conselheira Titular CMDCA Jacareí

Nós, equipe de coordena-ção da Pastoral da Educação da Diocese de São José dos Campos, nos sentimos felizes por mais um ano de serviços prestados à Igreja que cami-nha nos meandros da educa-ção. Sabemos que é apenas o início de um trabalho que

pretendemos, com a bene-volência do amor de Deus, se torne grande, como a semen-te que, após lançada na terra, nasce, cresce, se robustece e produz frutos abundantes.

É hora de avaliar e replane-jar para mais uma etapa. Os educadores conquistam bons

resultados quando ensinam com a sua vida, numa total doação de si.

Ensinar é um ato de fé que supõe a entrega integral de quem ensina, é um ato de amor que não acontece sem ser por meio de um ato de amor pro-fundo. “Por sua vez, o professar

com a boca indica que a fé implica um testemunho e um compromisso públicos”(Porta Fidei, Bento XVI, p.14).

Um agradecimento sincero a todos que trabalharam co-nosco! Feliz Natal e um ano de 2013 realmente santo!

A pastoral informa o nome

da sua nova coordenadora: Ir. Fabiana Florêncio Cavalcante, Instituto São José)

Veja nosso blog e opine: www.pastoraleducacaosjc.wordpress.com .(José Apa-recido de Oliveira, assessor diocesano da pastoral da educação)

Pastoral do Menor lança projeto para jovens da Fundação Casa

Pastoral da Educação

Pastoral do Menor auxilia gerenciamento do FUMDICAD

Em Jacareí, a Pastoral do Menor é representada pelos agentes da Lucimar e Carlos Eustáquio no CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente), no eixo de De-fesa dos direitos da Criança e Adolescente. O Conselho de Direito da Criança e Adoles-cente é o órgão deliberativo e controlador de políticas públicas voltadas à garantia dos direitos da criança e do adolescente no município.

O CMDCA é responsá-vel pelo gerenciamento do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – FUMDICAD, destinando verbas para or-ganizações governamentais e não – governamentais, como objetivo de suprir as necessidades da política de atenção à criança e ao ado-lescente da cidade.

DOAÇÃO - Faça este ges-to de cidadania efetivando a doação como Pessoas física até o limite de 6% do imposto de renda devido. A doação deve ser feita até o último dia útil de dezembro

de cada ano, para que a dedução seja feita na decla-ração do ano seguinte.

E como Pessoas Jurídicas, até o limite do 1% do impos-to de renda devido. Somen-te as empresas tributadas pelo lucro real podem fazer doações ao Fundo, usufruin-do desse incentivo.

Informe-se:CMDCA JACAREITelefone (12) 3951.0132 - www.jacarei.sp.gov.br ou e-mail: [email protected]

CMDCA SÃO JOSÉ DOS CAMPOS - www.cmdca.org.br/como_doar.php

Page 13: Jornal Expressão - Dezembro 2012

Dezembro | EXPRESSÃO | 13

No último dia 15 de novembro, feriado da proclamação da Repú-blica, o Movimento Regnum Christi realizou sua terceira peregrinação a pé ao Santuário de Nossa Senho-ra Aparecida. Cada ano as famílias do movimento têm se organizado para esse momento de fé, convi-vência e profunda espiritualidade.

Nessa peregrinação contou com a presença de 50 pessoas: adultos, jovens e adolescentes. Houve uma Missa de envio às vésperas na Capela do Asilo Santo Antônio, presidida pelo Pe. Marcos Manchur, LC

O grupo partiu da Vila Indus-trial no dia 15 de novembro às 6 da manhã e caminhou até Taubaté, percorrendo 42 kilômetros no primeiro dia. Ao longo do caminho

o grupo se reunia para a oração do terço e cantos. Várias pessoas aproveitavam para se confessar.

No segundo dia caminhamos até Moreira César, percorrendo pouco mais de 30 kilômetros. De-pois de muito cansaço físico, mas de muito enriquecimento espiri-tual chegaram a Aparecida onde tiveram a Santa Missa na Capela da aparição de Nossa Senhora, às margens do Rio Paraíba. O grupo fez sua visita oficial à imagem e cada família se organizou para o almoço.

A experiência do cansaço físico ia unida à grande alegria de com-partilhar o caminho com os irmãos na fé. A peregrinação proporcionou momentos de aprofundamento na fé e na união com Deus; para cada

peregrino foi como entrar mais uma vez por essa “porta da fé” à qual somos chamados a meditar nesse ano de 2013.

Como disse o Papa Bento XVI a respeito das peregrinações : “Aqui na terra a larga tradição da Igreja de peregrinação aos lugares San-tos serve para recordar-nos que nos dirigimos para o céu, chama--nos à santidade, aproxima-nos cada vez mais ao Senhor e nos fortalece com alimento espiritual para a viagem”.

No grupo de peregrinos havia membros e amigos do Regnum Christi de São José dos Campos e Jacareí, dirigidos pelo Pe. Marcos Manchur, LC, Diac. Gessione da Cunha, LC e pela consagrada do Regnum Christi, Elizabeth Tress.

Pelas estradas da vida, nunca sozinho estás!Peregrinação a pé a Aparecida do Movimento Regnum Christi

Antes de embarcar para a missão, Eliza beth Aguiar, da comunidade Missão Elyon, contou aos leitores do Jornal Expressão sobre sua preparação e sua expectativa em realizar o trabalho missionário na região norte do Brasil. De volta, ela conta como foi sua experiência!

Relato de uma Missionária

Cheguei à casa de Missão da Renovação Carismática católica na cidade de Afuá - PA no dia 31 de maio, onde

fui muito bem acolhida por todos os missionários. Graças a Deus não tive dificuldades de adaptação com o clima local, quente e úmido. Na tarde do mesmo dia pude começar a acompanhar os missionários nas visitas as famílias do projeto Anjo da Guarda,(projeto da RCC que visa acompanhar as famílias de baixa ren-da, cuidado especial com as crianças).

O caminho para as os bairros mais carentes é geralmente bem difícil, pois a cidade de Afuá é suspensa, porém nestas regiões da cidade não há passarelas, apenas pequenos caminhos de madeiras chamados trapiches, onde nos equilibramos para passar. Nessas visitas conheci a dura realidade marajoara, famílias de 8 ou 10 pessoas morando num único cômodo, que, muitas vezes só possuía 3 paredes e parte do telhado, sem água, sem energia elétrica, sempre com muitas crianças e grande risco de malária.

Conheci crianças que antes de completar 2 anos de idade já haviam tido malária 3 vezes. A saúde e a educação são precárias, na cidade de Afuá especificamente, não existe nenhum tipo de indústria, apenas uma madeireira, e uma fábrica de

processamento de palmito; a eco-nomia gira em torno do comércio e o número de desempregados é muito grande.

Em meu terceiro dia na missão tive a graça de ir em visita ao interior acompanhada de um missionário e do pároco local. Foram quatro dias de visitas aos ribeirinhos, onde moramos no barco, dormimos na rede, comemos com o povo da pesca e do açaí colhido e batido ali, enfim, vivemos com o povo de cada pequena vila esse dia tão especial. Vi que Deus tem operado um milagre entre aquela gente, pois só um milagre para man-ter viva a fé de um povo que só pode participar da Santa missa, confessar e comungar uma vez ao ano, durante a visita do padre.

Nesta visita também são feitos os sacramentos de Batismo, primeira comunhão e casamentos. Os missio-nários tinham o papel de formar o povo a respeito dos sacramentos que iriam receber, enquanto o padre aten-dia às confissões. Como é apenas uma vez ao ano, o sacerdote é recebido com muita alegria pela comunidade, as crianças à porta da capela, era uma verdadeira festa com fogos e cantos, emocionante de ser ver.

Isso me fez refletir ainda mais na necessidade urgente de missões, nós muitas vezes ficamos acomodados em nossas casas e deixamos de ir à

missa que fica a 15 minutos de nossas casas, quando há lugares que há um povo sedento de Deus, querendo ou-vir a sua palavra e não há quem saiba

ler, não há quem possa anunciá-la. Ao retornar à cidade tomei par-

te em muitas atividades realizadas dentro e fora da casa de missão,

tais como: projeto Anjo da guar-da, grupos de oração, formações diversas, programas de rádio, oficinas de artesanato, visita e

comunhão aos doentes, etc.No último mês pude participar

do nascimento de um novo projeto em Afuá (que já funciona há algum tempo na casa em Breves), que é o sopão, para o qual corremos o comércio local em busca de doações para compor a sopa e distribuirmos no salão da igreja. Foi algo que me deu grande satisfação de participar, pois surgiu ao observamos que por mais que distribuíssemos lanches e doces às crianças esperavam que nós lhes déssemos comida realmente. Numa ocasião em que fomos levar alimentos a uma casa, nos surpreendemos com as crianças que, embora na sacola houvesse bolachas e outras coisas, geralmente atrativas para crianças, elas abriram o saco de farinha e se puseram a comer rapidamente; pudemos entender o que era fome. A partir dali, começamos com o sopão que, apesar do calor, era sempre bem procurado.

Por fim, mais uma vez pude ir a mais uma visita aos ribeirinhos com o padre e uma jovem da paróquia, agora numa visita de 15 dias, que foi uma bênção de Deus, realmente inesquecível para mim. Foram 120 dias no campo missionário que me serviram de escola e despertou-me ainda mais o amor pela Igreja e pelas missões.

Page 14: Jornal Expressão - Dezembro 2012

14 | EXPRESSÃO | Dezembro

Na época que São Francisco viveu a maioria das pessoas não sabia ler e, por isso, não podiam ler a Bíblia. Nas igrejas, as Missas

eram rezadas em latim e quase ninguém entedia o que o padre dizia. Eram as pinturas nas igrejas que contavam as histórias da Bíblia. São Francisco de Assis que sabia ler, andava de um lado para outro contando a história de Nosso Senhor e repetindo suas palavras.

Num ano, 1223, Francisco se deu conta que as pessoas não conseguiam imaginar como Jesus nasceu pobrezinho, numa manjedoura, já que na maioria pinturas das Igrejas, estava vestido como um príncipe no colo de Nossa Senhora vestida de rainha. Eles pintavam assim, em consideração a

Jesus e Maria estarem já no Céu, na glória...Então Francisco teve uma ideia: montar uma

peça de teatro do Presépio, tal qual está na Bíblia.Todo o povo da cidade veio: a pé, montados em

burros ou cavalos, trazendo suas tochas. A noite ficou iluminada como o dia. Os frades cantavam e o bosque ressoava com as vozes que ecoavam nos morros: “Glória a Deus nas alturas... Paz na terra também!”

Uma pobre jovenzinha foi Maria, um carpinteiro foi José, tinha vaca, ovelha, pastores de verdade, jumento, tudo do jeitinho dos Evangelhos... São Francisco parou diante do presépio e suspirou. Cheio de piedade e alegria, se aproximou do pequeno berço de palhas que parecia vazio... De

repente ajoelhou e inclinou-se. Todos o imitara, mas sem saber porque Francisco fez aquilo, menos um pobre homem que estava no meio do povo e, como Francisco, também viu deitado nas palhas, um bebê dormindo que acordou quando o santo chegou perto. Francisco, com lágrimas nos olhos, adorou o Menino Jesus.

Desde então, os cristãos começaram a montar presépios para recordar aquela noite santa do primeiro presépio, assim como fez São Francisco. E, nas nossas igrejas católicas, o Bispo, os padre, na noite de Natal, quando os sinos anunciam o nascimento do Senhor, levam o menino Jesus em procissão, com velas iluminando o caminho, até o Presépio. É Natal! O Menino Jesus nasceu para nós!

São Francisco e o Presépio

Page 15: Jornal Expressão - Dezembro 2012

Dezembro | EXPRESSÃO | 15

4ª Romaria Nacional da Juventude

Com a presença expressiva da Diocese de São José dos Campos, com 23 ônibus das paróquias, jovens e adultos participa-ram da Romaria Nacional da Juventude, no Santuário Nacional de Aparecida, no dia 15 de novembro. Foi a quarta edição do evento, que neste ano entrou no calen-

dário de nossa Diocese como preparação para a Jornada Mundial da Juventude, que acontecerá em 2013 no Rio de Janeiro.

O encontro da juventude católica na Casa da Mãe Aparecida teve uma progra-mação intensa. Iniciando às 07h30 com a concentração no Centro de Eventos “Pe. Vi-

tor Coelho”, os jovens tiveram celebrações, rezas do Ofício Divino da Juventude, além de palestra com Dr. Augusto Cury, anima-ção com Eletro Cristo, que apresentou uma sequência de músicas eletrônicas cristãs e participação de DJ, e shows com Eugênio Jorge e a banda Anjos de Resgate.

As cidades da Diocese de São José dos Campos irão receber a Cruz da JMJ e o Ícone de Nossa Senhora de 15 a 23 de março de 2013. Os símbolos irão passar nos seis municípios e além das Igrejas, serão levados à escolas, uni-versidades, presídios e outros locais que tenham a presença da juventude.

Para acertar todos os detalhes e providências para a passagem dos símbolos em nossa região, representantes das Dioceses de São José, Caraguatatuba e Lorena partici-param da reunião com Padre Toninho, sdb, responsável pela peregrinação dos símbolos da JMJ no Brasil. O transporte, o itinerário, os locais a serem visitados e os cuidados foram os assuntos tratados. A região do Vale do Paraíba e sul flu-minense serão as últimas a ser visitadas antes dos símbolos chegarem ao Rio do Janeiro para a JMJ Rio 2013.

BOTE FÉDioceses e Arquidioceses de todo o Brasil estão reali-

zando este grande evento para todos os jovens. No dia 17 de março é a nossa vez! Com a presença da Cruz da JMJ e do Ícone vamos realizar um grande evento, o nosso Bote Fé. Shows, missa, louvor e adoração serão as principais ati-vidades. Já está confirmada a apresentação do Ministério Adoração e Vida. O local ainda não foi definido.

PRAÇA DO PERDÃONo dias 16 e 19 de março, os padres da diocese irão se

reunir em um único local e atender Confissões em praça pública. Será um grande mutirão de Reconciliação, uma oportunidade de deixar-se abraçar pelos braços do Pai. No dia 16, será em Jacareí. E no dia 19 de março, dia do pa-droeiro da nossa diocese, São José, feriado no município, a praça da Matriz, no Centro, vai se tornar a Praça do Perdão.

PEREGRINOS Vários grupos já se inscreveram e escolheram a nossa

diocese para viver a Semana Missionária, de 17 a 20 de ju-lho de 2013. Estamos esperando 2 mil jovens estrangeiros, que devem passar pela diocese, antes de seguir para o Rio de Janeiro, onde encontrarão com o papa Bento XVI. Pere-grinos da Colômbia, Estados Unidos, França e Paraguai já confirmaram que ficarão em São José dos Campos durante a Semana Missionária.

Eventos começam a ser preparados!Visita da Cruz e do Ícone de Nossa Senhora

Page 16: Jornal Expressão - Dezembro 2012

16 | EXPRESSÃO | Dezembro

Escreva para o Jornal Expressão e participe!

Você pode ganhar um lindo presente se a sua resposta for selecionada. Para participar basta enviar sua carta ou e-mail com a resposta da pergunta deste mês. Escreva para nós e concorra aos prêmios abaixo. Responda à questão e envie sua carta ou e-mail:

(O brinde deve ser retirado na Cúria Diocesana, com Ana Lúcia, das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira,– Pça. Monsenhor Ascânio Brandão, 1 – Jd. São Dimas – SJCampos - Tel.: 3928-3911)

Espaço do leitor Aniversariantes

7 Pe. José Valdir Rodrigues7 Pe. Rodolfo Domingues de Vasconcelos8 Diác. José Márcio de Campos8 Cardeal Dom Eusébio Oscar Scheid, scj9 Ir. Alberto Gobbo Junior15 Pe. Cláudio César Costa18 Diác. Mauri Guardia de Souza18 Pe. Reinaldo Braga Ferreira, scj18 Diác. Pedro Luiz de Souza19 Diác. Agostinho Silvério dos Santos20 Diác. Luiz Alberto Rodrigues dos Santos

21 Pe. Bernardo de Oliveira21 Pe. Carlos Alberto Gonçalves do Nascimento (Pe. Beto)23 Diác. Manoel de Oliveira Figueira23 Diác. Otílio Raimundo de Souza23 Diác. Dionisio Bacelar Sobrinho24 Diác. Álvaro Siqueira Vantine25 Pe. José Almeida dos Santos29 Pe. João Osmar de Souza30 Pe. Rogério Augusto das Neves

Pergunta do mês: Vivendo o tempo do Ad-vento, qual espírito devemos cultivar?

Envie sua resposta até o dia 20 de dezembro. Espaço do Leitor/Jornal Expressão. Pça. Mons. Ascânio Brandão, 01 CEP 12245-440 - São José dos Campos – SP. Ou pelo e-mail: [email protected]. Na sua mensagem por e-mail ou na carta, informe seu nome completo, endereço e paróquia onde participa.

Pergunta anterior: Estamos vivendo o Ano da Fé. Quando ele iniciou e quando se encerrará?

Resposta: Iniciou-se em 11 de Outubro de 2012 e termina no dia 24 de novembro de 2013.

Ganhador do mês: Vera Lucia Rodrigues Gonçalves - Paróquia São Silvestre

O homem sai das mãos de Deus, o mundo é criado e surge a vida com as suas contradições. O mal, os pecados, o inferno, tudo isso é devastado pela bondade de Deus, que supera todas as injú-rias do mundo. Um romance que vai levar você às origens da vida, do homem e que fará entender as criações de Deus.

Livro - Gênesis o Romance das Origens

3 1988 Dom Dimas Lara Barbosa (ordenação presbiteral) 3 2011 Pe. Célio Alves Bernardes 4 1949 Pe. José Almeida dos Santos 4 1988 Frei João Cavalcante Neto 6 1986 Dom Moacir Silva (ordenação presbiteral) 6 2008 Pe. Cláudio César Costa 7 1991 Pe. Rogério Félix Machado 7 1993 Diác. José Maria da Silva 8 1975 Diác. Mauri Guardia de Souza 8 1971 Diác. Ademar Pedro Mesquita Pereira 8 1989 Diác. Antonio Carlos Amaro de Faria 8 1975 Diác. Hugo Urbano de Souza 8 1990 Pe. Rinaldo Roberto de Rezende 8 2005 Pe. Vicente Benedito Simões 8 2007 Pe. Vitor Mendes Santos 8 1955 Pe. André Afonso Maria Butti 9 2006 Pe. Edi Carlos Pereira 10 2005 Pe. Ademir Nunes Farias10 1988 Pe. José Vieira Pinto10 1988 Pe. João Luiz UzanMalnacich11 2004 Dom Moacir Silva (ordenação episcopal)

Natalício

Ordenação

Dom Antônio Affonso de Miranda

11 1971 Pe. José Francisco Schmitt11 2010 Pe. Fabiano Kléber C. Amaral14 1991 Pe. Luís Fernando Soares15 2007 Pe. Fábio Ferreira Costa16 1989 Pe. Geraldo Magela dos Santos17 1988 Pe. João Osmar de Souza17 2005 Pe. Lucas Rosa da Silva19 2009 Pe. Alexsandro de Brito Ramos18 1948 Pe. Ernesto Cunha18 2010 Pe. Luciano Barbosa20 1987 Pe. Milton Faria20 1986 Pe. Antônio Aparecido Alves (Pe. Toninho)20 2008 Pe. Thiago Domiciano Dias 21 1991 Pe. Roberto Lessa22 1984 Pe. Dimas Cornélio do Nascimento22 1990 Pe. Djalma Lopes de Siqueira22 1963 Pe. José Edward Padoan23 1989 Pe. Sebastião Cesar Barbosa28 1991 Pe. Carlos Raimundo Barbosa29 1990 Pe. Rodolfo Domingues de Vasconcelos30 1995 Pe. Célio Antônio de Almeida