12
Aventura CéLIA FERREIRA 04 R$ 1,00 - Ano 11 - Edição 3341 Cachoeiro de Itapemirim - ES | Quinta-Feira | 27 de Agosto de 2015 ESPÍRITO SANTO DE Contra FATO não há argumentos [email protected] | www.jornalfato.com.br FANTASMAS Promotora denúncia Theodorico Ferraço e outros quatro pela manutenção de servidores fantasmas e Assembleia reage com abertura de comissão para investigar o Ministério Público Deputados partem para o ataque após denúncia A história da mestra de caxambu Maria Laurinda Adão Serpa, contada em fotografias e livro, será exibida em Santa Leopoldina Duplicação deve iniciar em novembro Quem afirma é o diretor da Eco 101, que prevê frentes de tra- balho no Sul do Estado, entre Anchieta e Iconha BR 101 06 CORPO A CORPO 05 ESPORTE ESTUDANTIL 07 Ciac rumo ao brasileiro de vôlei Prefeito visita obras após retorno Ailton Weller Divulgação/PMI Folclore de Cachoeiro em destaque 12 Divulgação Divulgação 05 Divulgação/Ales

Jornal fato 2708 15

Embed Size (px)

DESCRIPTION

 

Citation preview

Page 1: Jornal fato 2708 15

Aventura

céliA ferreirA

04

r$ 1,00 - Ano 11 - edição 3341 cachoeiro de itapemirim - eS | Quinta-feira | 27 de Agosto de 2015

E s p í r i t o s a n t o d E

contra fATO não há [email protected] | www.jornalfato.com.br

fANTASMAS Promotora denúncia Theodorico Ferraço e outros quatro pela manutenção de servidores fantasmas e Assembleia reage com abertura de comissão para investigar o Ministério Público

Deputados partem para o ataque após denúncia

A história da mestra de caxambu Maria

Laurinda Adão Serpa, contada em fotografias e livro, será exibida em

Santa Leopoldina

Duplicaçãodeve iniciarem novembroQuem afirma é o diretor da Eco 101, que prevê frentes de tra-balho no Sul do Estado, entre Anchieta e Iconha

Br 101

06

cOrPO A cOrPO

05

eSPOrTe eSTUDANTil

07Ciac rumo ao brasileiro de vôlei Prefeito visita obras após retorno

Ailton Weller Divulgação/PMI

Folclore de Cachoeiro em destaque

12

Divulgação

Divulgação

05

Divulgação/Ales

Page 2: Jornal fato 2708 15

ES dE Fato, Quinta-FEira, 27 dE agoSto dE 20152 ecONOMiA (28) [email protected]

twitter.com/jornalfato

economistas lançam manual sobre orçamento público

ciDADANiA A obra participa da XVII Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro, no mês que vem

Os gestores públicos, de Organizações Não Go-vernamentais e outras en-tidades do terceiro setor, profissionais da admi-nistração pública, além dos cidadãos já podem contar com um manual para entender sobre o or-çamento público. O livro “Classificação Econômi-ca da Despesa Pública – Manual Comentado, Compilado e Anotado”, dos economistas cachoei-renses Gecileno Luiz de Oliveira, Marco Antonio Poubel da Silva e Lucia-no Morisco Ribeiro, traz em linguagem didática o processo orçamentário para entendimento do

público e sua importân-cia para o governo e a sociedade.

“É importante observar que o livro completa-se em duas seções distintas. Uma parte explicativa so-bre o orçamento público – explicando o que é, como funciona e como dirige as ações do governo. E uma segunda parte voltada aos profissionais contábeis e a todos aqueles que elaboram ou executam o orçamento público e que necessitam de um material detalhando cada conta de despesa”, explica Gecile-no Luiz de Oliveira.

Outro autor, Marco An-tonio Poubel da Silva,

adianta que a obra pode ser estendida também a pesquisadores e estudan-tes universitários. “O tex-to possui referências e apontamentos sobre leis e normas que regem os trabalhos de orçamento na administração pública”.

O livro parte da expe-riência profissional do dia-a-dia, explica Luciano Morisco Ribeiro, também autor do livro. “As contas orçamentárias explicadas na obra foram ampla-mente pesquisadas e seu caráter de aplicação foi verificado em situações práticas”, completa.

A obra foi selecionada para a XVII Bienal Inter-

nacional do Livro do Rio de Janeiro que acontecerá de 03 a 13 de do mês que vem. “Para nós é uma satisfação muito grande participar da Bienal e uma honra estar levando e ele-vando o nome de nossa cidade para um evento in-ternacional”, comemoram os autores.

A obra, já disponível ao público, pode ser consul-tada pelo endereço www.facebook.com/gecileno ou adquirida diretamente do site da editora, acessando a seção de Contabilidade pelo endereço www.perse.com.br ou clicando no “banner” da Bienal Inter-nacional do Rio 2015.

Os cachoeirenses Gecileno Luiz de Oliveira, Marco Antonio Poubel da Silva e Luciano Morisco Ribeiro são os autores do livro em estilo didático

O Procon de Cacho-eiro leva seus serviços ao bairro Aeroporto hoje e amanhã, por meio do projeto Procon Itineran-te. O órgão municipal de defesa do consumidor vai esclarecer dúvidas de moradores da região e formalizar reclamações de quem foi prejudicado na contratação de serviços ou na compra de bens.

O atendimento será feito da 9h00 às 15h00, no gi-násio local. Para o registro de reclamações, é impor-tante apresentar à equipe do projeto cópias de do-cumentos pessoais e dos documentos referentes ao fato a ser registrado, tais como contratos, boletos, notas fiscais e comprovan-tes de pagamento firma-dos entre as partes.

“Com uma relação de consumo cada vez maior,

presente em diversas áreas da sociedade, os consu-midores precisam estar cada vez mais informados quanto aos seus direitos. O Procon Itinerante é uma estratégia para ampliar nossos atendimentos ao público. Vamos até os ci-dadãos para conscientizá--los”, explica o coordena-dor do Procon municipal, Rogério Athayde.

Outro objetivo do projeto é tornar mais conhecidos os serviços do Procon. “Ainda hoje, muitas pessoas desco-nhecem a existência de um órgão que visa proteger os direitos do consumidor, lu-tando para que estes sejam respeitados. Outras, embo-ra conheçam, não dispõem de meios para buscar aten-dimento na sede do órgão. Por isso, esse é um projeto de grande relevância”, frisa Athayde.

cAcHOeirO

Bairro Aeroporto recebe projeto Procon Itinerante

LIVROS, MONOGRAFIAS, JORNAIS, REVISTAS, TEXTOS PUBLICITÁRIOS E AVULSOS.

Roberto Al Barros 99906-5684

REVISÃO DE TEXTOS

A revisão final constitui-se em uma das mais importantes etapas de seu trabalho. Agregue valor à sua produção, contratando os serviços de um revisor.

Divulgação

Page 3: Jornal fato 2708 15

ES dE Fato, Quinta-FEira, 27 dE agoSto dE 2015

www.jornalfato.com.brfacebook.com/espiritosanto.defato 3OPiNiãO(28) 3511-7481

Desde 14 de março de 2003

Jornal Espírito Santo de Fato - CNPJ.: 06056026000208 - (28) 3515-1067 [email protected] - Bernardo Horta, 81, sala 101, Guandu, CEP 29.300-782

Diretor: Wagner Santos [email protected]

Repórteres: Ailton Weller, Ronaldo Índio e Wanderson Amorim

Departamento Comercial - Lília Argeu

Editorador - Wagner Gomes Lopes Colaboradores - Elyan Peçanha, Regina Mon-

teiro, Roney Moraes, Evandro Moreira, Edgard Baião, Simone Lacerda, Marilene Depes, Sergio Damião; Higner Mansur e Maurílio Carvalho e Célia Ferreira

www.jornalfato.com.br associado à

Mas, hein?!

É curioso como o mundo político-judicial dá voltas. No mesmo dia em que o prefeito de Itapemirim, Luciano Paiva (PSB), con-segue retornar ao cargo, seu desafeto, Theodorico Ferraço (DEM) é acusado pelo Ministério público de manter assessores exter-nos “fantasmas”.

gfD gfd

A e x p o s i ç ã o itinerante “25 Anos da Lei de

Criação do TRT--ES” chega no próximo dia 10 ao Fórum Traba-lhista de Cachoeiro de Itapemirim. O acervo de fotos históricas do Re-gional poderá ser visitado no local até o dia 30 de setembro.

sobe

tRt Capixaba

A cada edi-ção a Cachoei-

ro Stone Fair fica mais distante do cachoei-rense comum, para o qual já foi motivo de orgulho. O legado vai pouco além do setor de rochas. Gera vagas temporárias de tra-balho, prostituição e a sazonal lotação de hotéis, motéis e bordéis.

Desce

Stone Fair

Por Wagner Santos - [email protected] fato O caminho começa aqui, o exato lugar a partir do qual outro passo é dado. Um pé depois do outro. Não dá para planejar mais do que isso. Sonia Manski

É hora De Debater sobre cachoeiro1

2

3

4

5

Cinquenta dias depois, a polícia segue sem pistas sobre os assassi-nos do empresá-rio Roberto Misse, dono da Mestiça, morto dentro da própria loja.

A M a ç o n a r i a contratou outdoors para exigir mais segurança para o Sul do Estado. Aproveitou que o governador estaria no município para a Stone Fair.

Em 2013, o Bra-sil tinha 425.248 policiais militares, o equivalente a um policial para cada 473 habitantes, se-gundo dados do IBGE, divulgados ontem.

A Procuradoria Geral Eleitoral acaba emitiu pa-recer favorável ao registro do partido Rede Sustentabili-dade. O próximo passo é o relator marcar a data do julgamento.

A diretora médica social da Unimed Sul Capixaba, Fa-bíola de Freitas Moraes, partici-pou, em Natal, do 10º Congresso de Auditoria em Saú-de, realizado pela Unimed Brasil.

Vias de Fatoo governo do prefeito Carlos

Casteglione (Pt) vai chegando ao fim em baixa. Parte por não ter conseguido cumprir tudo o que prometeu, parte por conta do desgaste comum à classe política, sobretudo aos que estão no poder, ao calvário do Pt e parte também porque não soube comunicar o que cumpriu e onde foi além.

Com a aproximação das elei-ções, aos poucos, a gestão vai saindo de foco, dando lugar às especulações políticas. Nomes de possíveis candidatos ganham mais atenção do que as até agora inexistentes propostas de como

fazer Cachoeiro avançar. Convencionou-se que a atual

administração é ruim, como se qualquer uma pudesse ser melhor do que ela, numa discussão rasa, que mal arranha a superfície dos problemas que a cidade precisa vencer.

A situação é preocupante em Cachoeiro. aquele velho costume de se apostar em salvadores da pátria já não cabe mais. Eles não existem.

a melhor forma de assegurar que o município siga a trilha correta é com o diagnóstico de sua reali-dade. É esse o debate que precisa

ser travado. Para começo, é pre-ciso por de lado os pré-conceitos e avaliar, por exemplo, o que fez a gestão atual até aqui. Uma boa maneira é pela comparação com o que existia antes. Em que áreas se avançou, está tudo na mesma ou houve retrocesso?

É preciso recorrer ao passado, para se situar no presente e então de definir o que é ideal e onde se pode chegar, com projetos realis-tas, que levem em consideração, sobretudo, os anos de carência estrutural e social do município que só cresce em habitantes e des-penca em arrecadação per capta.

DESTAQUE. Hoje, o bairro Campo Leopoldina receberá o projeto Ciranda Feminina, por meio do qual a prefeitura de Cachoeiro já orientou, desde o ano passado, mais de 2.100

moradoras do município sobre os diretos da mulher e, especificamente, a Lei Maria da Penha

Divulgação/PMCI

Page 4: Jornal fato 2708 15

ES dE Fato, Quinta-FEira, 27 dE agoSto dE 20154 OPiNiãO (28) [email protected]

twitter.com/jornalfato

Tereza, 33 anos, casada, de Cachoeiro de Itapemirim.

Sou de Pernambuco, conheci meu marido pela internet, nos casamos e viemos morar em Cacho-eiro de Itapemirim e temos uma filha de 3 anos.

‘O que está me incomodando muito, é que minha família, (pai, mãe e irmãos moram em Pernambuco) e minha mãe está muito doente, com dificuldade de se locomover e solicita muito a minha presença. Estive lá em Pernambuco, por alguns meses, mas como o meu marido e o meu pai não se dão bem, e a falta de trabalho, voltamos para Cachoeiro.

Acho que a minha mãe, não está sendo bem tratada pelo meu pai e os meus irmãos, isto tem me afetado muito e ao meu casamento. Tenho vontade de largar tudo e voltar para Pernambuco.

O que acha que devo fazer?Você tem a sua vida em Cachoeiro, com o seu

marido e a sua filha, e você teve até que recorrer à internet para encontra-lo. Já esteve em Pernam-buco, mas saiu de lá por desavenças entre o seu marido e o seu pai e devido ao mercado de trabalho desfavorável. Largar o seu marido e voltar para lá, acho que não seria uma boa ideia. Você poderia contratar alguém em Pernambuco, para cuidar melhor de sua mãe, e com isto evitar tanto desgaste do seu pai, que também já está idoso e cansado e está com dificuldade de cuidar dela. Acho que você deveria visita-la com mais frequência, e conferir se ela está sendo bem cuidada, apoiá-la e confortá-la.

Na vida não podemos servir a dois senhores ao mesmo tempo, e acho que esta situação pode ser bem administrada de Cachoeiro.

Os filhos são muito apegados as suas mães, e principalmente as mulheres.

Além da preocupação natural, até porque sua mãe sua mãe está realmente doente, é normal este conflito que você está sentindo, porque ela mora muito longe e você parece muito ansiosa com o estado de saúde dela.

Clínica de Orientação PsicológicaFernando Fiuza – psicólogo

E-mail – [email protected]: www.clinicadeorientacaopsicologica.com

tel. (28) 3511-1060 (28) 99989-3561

Meu amigo me disse mais ou menos isso: os que se expõem vão se tornando mais fortes. E chorou, comprovando, com o paradoxo, o que acabara de me dizer. Sua intenção carregava a bondade dos espíritos elevados: mostrar um caminho a quem se acha perdido; guiar quem não tem um destino e nem sabe aonde poderia querer chegar.

Ainda hesitante, eu lhe perguntei: uma escritora que não escreve é uma escritora ou uma fraude? Ele sorriu, descartando o enigma sem esforço: você sabe a resposta. Eu sei: um pedreiro sem obra continuará sempre um pedreiro. Mas é claro, só há benefícios em ser pedreiro quando o seu trabalho de pedreiro se realiza.

A conversa sobre letras e obras, sorrisos e lágri-mas, enigmas e fraudes fez um lago de possibili-dades surgir diante da minha inércia. E, mais ou menos como o suicida que se dirige impassível para as águas, lanço-me novamente nesta aventura perigosa que é escrever e publicar o escrito.

Não há mesmo exposição maior: tramar um texto é cortar os pulsos para conhecer o que la-teja em suas veias. Em outros tempos o sangue derramado provocava empatia e generosidade; quando muito, um silêncio polido. Hoje pode também suscitar afrontas destemperadas.

Pois, então, meu amigo está certo: é preciso ser forte, parecer forte e se fortalecer cada instante mais. Um texto é um relacionamento, uma via de mão dupla – e nunca se sabe o que nos voltará por ela. Pode ser um sorriso ou uma ofensa, uma flor ou uma agressão. Mas não é assim que a vida é?

casamento em conflito

Aventura

fernando fiuza céliA [email protected] [email protected]

curso de crimes?

eVANDrO MOreirA [email protected]

Confesso que não sei se é, ou se é apenas excesso de mediocridade (pois é, eu não disse “burrice”). Mas há pouco falamos sobre o esvaziamento da pessoa, a desvalorização galopante da Cultura, a banalização da “grossura”, da irreverência e do mau-gosto. Cons-tatamos que, de fato, as Artes, a Educação, a Cultura não têm mais a preferência dos jovens, como era há alguns anos.

Lembro que aos quinze anos já discutíamos Cine-ma, Literatura, Filosofia, História, pois estudávamos para aprender, para saber conversar e não apenas para conseguir um “canudo de papel”. Hoje, mesmo analfa-betos já podem ter o famoso pergaminho, graças à deca-dência do ensino e à acomodação de tantos colégios (in-clusive Faculdades!, que dispensam a Literatura porque “os jovens não gostam mesmo de ler”). E os analfabetos pululam em todas as funções, mormente se têm um “pa-drinho” qualquer.

A Educação não é prioridade, embora os exemplos de outros países, que só emergiram do marasmo eco-nômico e da mediocridade cultural quando priorizaram a Cultura. O fato é que as autoridades brasileiras, por interesses escusos e pessoais ou má-fé, temem oferecer boa Educação ao povo, não querem que pensemos. Ao longo da História pode-se constatar que, realmente, os governantes medíocres ou desonestos sempre sonega-ram a Cultura ao povo. E ainda vigora o pensamento do Brasil-Colônia...

O pior é que essa omissão deixa livre o caminho do crescimento da indigência moral, da desvalorização do Ser e banalização da violência. A marginalidade tem suas bases primeiramente na indigência cultural. Um sinal disso? Notem o crescimento da ignorância, sobejamente demonstrada nos espetáculos de “funk”, que os indigen-tes mentais dizem ser música. As peças, gritadas ao som monocórdico de batidas ancestrais, são verdadeiras peças de apologia da violência, do banditismo, da guerrilha ur-bana hoje instalada no Brasil, a total falta de educação social. São letras improvisadas ao sabor da mediocridade de cada um, inclusive com explícita louvação da violên-cia, da droga, do banditismo. No “meu” bairro há uma mansão que promove regularmente um furdúncio do tipo, perturbando os vizinhos, às vezes até a madrugada, com jovens vazios, ou enganados, louvaminhando a ig-norância e o crime. Há frases que constituem verdadeiros desafios à moralidade, à legalidade, às autoridades, à paz social e comunitária. Sem contar o modismo de alguns idiotas que usam a poderosa sonorização de seus caros veículos para cruzar a cidade com o som irreverente na voz desagradável de alguns mentecaptos.

Não seria o caso de se proibirem tais manifestações que realmente aliciam os incautos e menos letrados e nos sugerem um vestibular da marginalidade? São palavrões claros e, não raro, um repto aos mantenedores da ordem. Se os governantes não podem, ou não sabem, oferecer programas decentes de Educação e Cultura, e mesmo de Lazer, deveriam ao menos, em nome do bom-gosto e da paz social, coibir tais manifestações, que vão angariando adeptos entre os jovens sem educação familiar, sem cul-tura suficiente para discernir alhos de bugalhos. E surgem as “gangs” dos rebeldes sem causa, jovens incultos, va-zios de qualquer conhecimento válido, contestadores gra-tuitos de uma realidade que não conhecem, que só vêem com os olhos da revanche injustificada. São garotos e ga-rotas que querem pontificar por seus atributos primários, sem qualquer verniz de civilidade ou educação – também culpa dos governos omissos que temos tido ao longo da História. Na verdade, os jovens são as vítimas dos dema-gogos e ladrões de casaca.

E não é intolerância ou truculência impedir tais sessões de incivilidade e falta de educação. Se as pessoas podem ter o mau-gosto de ouvir porcarias, não têm o direito de impô-las a quem possui um mínimo de educação e consciência. E esses shows grotescos realmente incomodam os mais edu-cados e aliciam os demais ignorantes, que cumpre educar.

Sabemos que muitos jovens não gostam do que fa-zem, mas o fazem por falta de opção. A irreverência é o recurso que têm de aparecerem.

Evandro Moreira, escritor, professor e jornalista

Page 5: Jornal fato 2708 15

ES dE Fato, Quinta-FEira, 27 dE agoSto dE 2015

www.jornalfato.com.brfacebook.com/espiritosanto.defato 5POlíTicA(28) 3511-7481

Após serem denunciados, deputados vão investigar o MP

AleS Ministério Público e Assembleia Legislativa trocam acusações de que existem ou existiram funcionários “fantasmas” em suas instituições

iTAPeMiriM

Prefeito visita obras e faz corpo a corpo

Wanderson Amorim

Um dia depois de de-putados estaduais terem sidos denunciados pelo Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES) por manterem funcionários “fantasmas” em atuação externa, par-lamentares aprovaram a criação de comissão especial para investigar a atuação e o funcionamen-to do órgão ministerial. Entre os denunciados está o presidente da Casa, o ex-prefeito de Cachoeiro e deputado Theodorico de Assis Ferraço (DEM).

Na terça-feira, além Ferraço, os ex-deputados Luciano Pereira (DEM), Roberto Carlos (PT) e Sér-gio Borges (ex-PMDB), e o deputado Marcelo Santos (PMDB) foram de-nunciados pela promotora Letícia Lemgruber por im-probidade administrativa por manterem servidores “fantasmas” ou ao menos terem uma clara dificul-dade de comprovar que eles realizavam atividades relativas ao mandato.

Já na manhã de ontem, durante a sessão, o depu-tado Enivaldo dos Anjos (PSD) fez requerimento para a abertura de uma comissão para investigar o MPES. Segundo ele, pro-

motores de justiça não têm cumprido suas atividades de segunda a sexta-feira em suas comarcas.

Após ter feito a denúncia na tribuna da Casa, ele con-seguiu a adesão de Amaro Neto (PPS), Bruno Lamas (PSB), Da Vitória (PDT), Eliana Dadalto (PTC), Hudson Leal (PRP), Gil-sinho Lopes (PR), Guerino Zanon (PMDB), Marcos Bruno (PRTB) e Padre Honório (PT).

A comissão será compos-ta por três membros, e o colegiado terá o prazo de 365 dias para concluir os trabalhos.

Durante a sessão, The-odorico Ferraço, leu um ofício enviado ao pro-curador-chefe do Minis-tério Público Estadual, Eder Pontes, requerendo a criação de uma comis-são no MPES para propor sugestões para o sistema de cargos da Assembleia, levando em considera-ção o sistema adotado no Senado e na Câmara dos Deputados.

Procurado pela repor-tagem, Ferraço - que é acusado pelo MPES de ter mantido cinco assessores “fantasmas” em seu gabi-nete – disse por telefone que a denúncia feita pela promotora Letícia Lem-gruber não procede. “Isso

é mentira! Nunca existiu funcionário fantasma. Esses servidores faziam trabalho de “gabinete externo” de acordo com o regimento da Assem-bleia”, afirmou.

Questionado se a criação de uma comissão para investigar o Ministério Público seria para travar uma batalha contra o ór-gão devido a denúncias contra os deputados e ex--deputados, o presidente da Casa negou.

“Nós temos a responsabi-lidade de fiscalizar os dois Poderes – Executivo e Judi-ciário. E essa investigação não se trata de uma batalha contra o MPES. Assim como eles têm o direito de nos investigar, também te-mos o direito de investigá--los. E é isso que vamos fazer”, disse Ferraço.

DENúNCiaAs ações que resultaram

nas denúncias contra os deputados e ex-deputados foram ajuizadas em maio pela promotora Letícia Lemgruber, com base em um inquérito civil instau-rado no ano de 2012. O Ministério Público apon-ta que os parlamentares possuíam na época 24 assessores fantasmas que podem juntos ter causado aos cofres públicos um

prejuízo de mais de R$ 10 milhões.

Segundo o MPES, vários servidores que são aponta-dos nos processos foram ouvidos, e há vários rela-tos que comprovam que não havia “uma fiscaliza-ção eficiente” do trabalho que desempenhavam.

Um dos assessores, que atuou no sul do Estado, disse que foi escolhido para ocupar o cargo exclu-sivamente para aproximar o seu deputado a políticos e a população da região visan-do captar novos eleitores.

Outro suposto assessor fantasma que também atuava no sul do Estado afirmou ao MPES que seu trabalho era marcar reuni-ões entre a população e o seu deputado, mas que os encontros eram raros.

CaRGoSNos bastidores da As-

sembleia, a denúncia feita pelo Ministério Público contra os deputados esta-ria ligada a um embate que teve início em junho deste ano, quando o órgão mi-nisterial tentou criar 216 cargos, mas o parlamento arquivou a proposta após o Executivo Estadual pedir que não houvesse criação de cargos nos Poderes de-vido à crise financeira que o Estado vem sofrendo.

Divulgação/Ales

O presidente da Assembleia, Theodorico Ferraço, e o deputado Marcelo Santos estão entre os denunciados pelo MP

O prefeito de Itapemi-rim, Luciano de Paiva (PSB), passou o primeiro dia após seu retorno ao cargo, visitando as obras no município, ontem. As andanças serviram, tam-bém, para fazer corpo a corpo com a população, como se estivesse em campanha.

Após quase cinco me-ses afastado, acusado de corrupção – como frau-de e favorecimento em licitações, entre outros -, o prefeito conseguiu suspender, no Supremo Tribunal Federal, a limi-nar do Tribunal de Justiça que o mantinha longe do cargo desde 31 de março.

Aproveitou para con-versar com moradores das regiões por onde passava. E mostrou estar afinado com os verea-

dores Fábio dos Santos Pereira, Jean Claude Al-ves da Costa e Waldemir Pereira Gama (Bill), que o acompanharam.

O discurso seguiu a mes-ma linha do que fez na véspera, quando reassu-miu o cargo com festa. “Eu amo Itapemirim e o melhor está sendo feito. As obras são de ótima qualidade e, em breve, serão inauguradas. Foi muito bom receber o ca-rinho dos itapemirinenses. Obrigada pela confiança de todos. A justiça está sendo feita, principal-mente a de Deus. Agora, vamos continuar traba-lhando”, afirma o prefeito, que foi bem recebido pela população nas comunida-des de Palmital, Garrafão, Campo Acima, Candéus e Nametala Ayub.

Luciano de Paiva usou discurso repetido: a justiça está sendo feita, principalmente a de Deus

Divulgação/PMI

Page 6: Jornal fato 2708 15

ES dE Fato, Quinta-FEira, 27 dE agoSto dE 20156 gerAl (28) [email protected]

twitter.com/jornalfato

Duplicação deve começar em novembro, diz concessionária

Br-101 A previsão é do diretor-superintendente da Concessionária Eco101, Roberto Paulo Hanke

Divulgação/PMCI

Tonico

A duplicação da ro-dovia BR 101 deve ter início em novembro, a partir dos municípios de João Neiva, Ibiraçu, no norte do Estado, An-chieta e Itapemirim, no sul. A previsão é do di-retor-superintendente da Concessionária Eco101, Roberto Paulo Hanke, sabatinado na noite de terça-feira, na Assem-bleia Legislativa.

Segundo ele, os projetos já estão prontos e o único entrave é no processo de licenciamento ambiental, que depende de autoriza-ção do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Iba-ma). No sul, o processo está mais adiantado. A concessionária aguarda no momento a emissão da licença prévia, que está prevista para ser liberada neste mês.

As obras no contorno

de Iconha e a duplicação de um trecho em Viana (intercessão da BR-262 com BR-101) estão pre-vistas para dezembro. Já a partir de maio de 2016, deve ser iniciada a duplicação entre Ser-ra e Fundão, Viana e Anchieta e de Anchieta a Atílio Vivacqua. Até 2023, será concluído o projeto.

A partir do contrato de concessão, celebrado em maio de 2013, a Eco101 passou a administrar o trecho de 475,9 quilô-metros da BR-101, sendo 458,4 quilômetros no Espírito Santo.

Sobre os investimentos, a concessionária desta-cou que foram gastos R$ 520 milhões em recursos aplicados na rodovia. Nas praças de pedágio, a con-cessionária já recebeu R$ 215 milhões.

Page 7: Jornal fato 2708 15

ES dE Fato, Quinta-FEira, 27 dE agoSto dE 2015

www.jornalfato.com.brfacebook.com/espiritosanto.defato 7eSPOrTe(28) 3511-7481

ciac é campeão invicto dos Jogos escolaresVOlei As meninas chegaram a essa conquista após vencer todos os jogos e não perder nenhum set no campeonato

MArATAíZeS

Bodyboarding invada a Cidade Nova

A equipe de voleibol feminino do Colégio CIAC Raymundo Andra-de trouxe o título inédito de campeã, na categoria infantil, até 14 anos, para Cachoeiro de Itapemirim. As meninas chegaram a essa conquista após ven-cer todos os jogos e não perder nenhum set no campeonato que reuniu mais de mil participantes, entre atletas, comissão técnica e dirigentes.

A competição foi entre alunos das redes pública e particular, com idade entre 12 e 14 anos, que disputaram as modalida-des coletivas de handebol, futsal, vôlei e basquete.

Com o título, o CIAC garantiu a vaga de repre-sentar o Espírito Santo no campeonato brasi-leiro, que acontece em Fortaleza, no Ceará. A equipe e comissão téc-nica viajam no dia 7 do mês que vem e estreia nos jogos um dia depois.

O time, que já havia conquistado o campeo-nato estadual de clubes, é dirigido pelo técnico da seleção capixaba infantil o professor Macario Sec-co e passou a contar com o reforço de três atletas da seleção. A delegação do CIAC é composta por 10 atletas.

“Nossa equipe está bem preparada e vamos para o brasileiro confiantes

num bom resultado, e mais uma conquista im-portante para a escola e para Cachoeiro”, disse o treinador.

EtaPa NaCioNalMaior competição estu-

dantil do Brasil, os Jogos Escolares da Juventude reúnem jovens de 12 a 14 anos e de 15 a 17 anos, de escolas públicas e priva-das de todo o país, em 14 modalidades. A competi-ção foi criada pelo Comitê Olímpico do Brasil em 2005 e acontece entre 3 a 12 do mês que vem.

Atualmente, o even-to contempla mais de 2 milhões de jovens nas seletivas municipais e estaduais, organizadas pe-los estados e municípios, representando 40.000 es-colas de 3.950 cidades do Brasil. A fase nacional, organizada pelo COB, reúne em cada faixa etária cerca de 4 mil atletas dos 26 estados da Federação mais o Distrito Federal.

A competição já reve-lou vários atletas para o alto rendimento, como a campeã olímpica Sarah Menezes e a campeã mun-dial Mayra Aguiar, ambas do judô. Na delegação brasileira que disputou os Jogos Olímpicos Londres 2012, nada menos do que 17 atletas do Time Brasil já haviam passado pela competição estudantil.

A equipe de voleibol feminino, categoria até 14 anos, ficou com a vaga para o brasileiro, em Fortaleza (CE)

Marataízes vai sediar, amanhã e sábado, na praia da Cidade Nova, a 3ª eta-pa do Circuito Estadual de Bodyboarding. O evento é organizado pela federação estadual da modalidade (Febbees) em parceria com a Prefeitura.

O circuito está previsto para começar às 8h00, nos dois dias. A expec-tativa é que as condições do tempo estejam favo-ráveis. “A escolha dessa data foi exatamente por ser período de mudança da lua crescente para cheia, o que influencia na maré e deixa o mar bom para a prática desse esporte,” enfatizou o se-cretário de Esportes de Marataízes, Robson Seyr.

De acordo com a or-ganização, cerca de 80 atletas devem participar. Além dos competidores federados, o evento será

aberto para atletas de da cidade sede da compe-tição.

A premiação para os qua-tro primeiros colocados

será troféu, kit de roupas, pranchas e nadadeiras. A competição será dividida entre as categorias, do sub 14 ao master.

Fotos: Divulgação

Page 8: Jornal fato 2708 15

ES dE Fato, Quinta-FEira, 27 dE agoSto dE 20158 SOciAl (28) [email protected]

twitter.com/jornalfato

gente nossa01 * Recebemos gentil convite

da Diretoria do Lions Clube Cachoeiro de Itapemirim, pre-sidido pela Cal Joelma Cellin para sua assembleia festiva que estará empossando na noite de hoje, em sua sede no BNH, novos integrantes. O leão – investidor será o Cl arlindo Messias Canal que é o Presi-dente da Região “C”.

02 * Será no Buffet Bom Gos-to a comemoração do Jubileu de Prata da loja Maçônica Neto Caiado, dia 11 de setembro. – Os convites para a festa intitu-lada “Noite Vip Neto Caiado” já podem ser reservados com o Bruno Fajardo (fones: 28-99291-0850 ou 3521-0842)

03 * Empresário Carlinhos Depes anunciando que o seu Cachoeiro Acqua Center vol-ta a promover noitadas com música ao vivo às sextas-feira: a primeira será amanhã. Carli-nhos está já está empenhado na campanha para José Eduardo Moreira (Zédu) ser o próximo Cachoeirense Ausente Nº 1. Por outro lado a Marilene Depes já lançou o nome Conceição Matias.

temperatura máximaEstivemos colocando o papo

em dia com o tradicional co-merciante Cirene Justi relem-brando os primórdios do seu estabelecimento, o CiRENE´S, hoje com hotel, restaurante e completa adega de vinhos, ali na Bernardo Horta bem próxi-mo da redação deste jornal. // Luiz Carlos Freitas, nosso “Ba-tata” circulou pela cidade no fim de semana, já tendo retornado a Florianópolis. Volta a Cachoeiro dia 25 de setembro para a festa da revista Se7e Dias. // a Rá-dio Cultura FM de Castelo, domingo 16h00 vai transmitir Fluminense X atlético Mineiro, do Maracanã, com narração de João Carlos dos Santos, co-mentários de luiz Fumanchu e

reportagens de Márcio Noguei-ra (ex-Rádio Manchete aM). // Nele falando, o João Carlos estará hoje em Cachoeiro e vai – com certeza – visitar o Barril´s Bar para rever seus colegas do rádio esportivo. // Está variadíssima a programação de shows na comemoração dos 200 anos de emancipação do município de itapemirim a partir do dia 3 de setembro (com Victor & léo). Entre as demais atrações estão: Rappa (05); Capital inicial (06) e Padre Fábio de Melo (8). // Soubemos que o Estrela do Norte FC estaria pretendendo promover um grande show nacional ao Sumaré para celebrar o seu cente-nário. A conferir. // o Katata´s Gourmet, do nosso sobrinho

Dudu azevedo está participan-do Giro Gastronômico alusivo a Feira do Mármore com o prato “Marmo-Ônix” que é uma entrada leve com polvo, tomate, cebola roxa, pimentões coloridos, pimenta biquinho, coentro, salsinha, cebolinha, limão e azeite extra-virgem. // O Giro Gastronômico vai até domingo e dele participam 23 restaurantes da cidade. // Vem aí mais uma publicação em Cachoeiro: trata-se de uma revista voltada para o público feminino, a “Sofisticatta”, que será lançada quarta-feira (2) no Caçadores. // Nosso BOM DIA ESPECIAL para a Cláu-dia Lemos, aniversariante. // ElYaN PEÇaNHa.

Os denguinhos, netos do casal Maria Cecília - Murilo Bernabé: o artilheiro Renan, na Copa Gazetinha, com Maria Fernanda, Ana

Luíza e Rafaela, na região serrana da Pedra Azul

O CL Arlindo Messias Canal - CD Lucineide (E) será o leão-investidor de novos associados do Lions Clube Cachoeiro, na noite de hoje em sua sede no BNH. - No registro estão ao lado do

Governador do Distrito LC-11 CL Jovelino Venturim Filho e CaL Sandra. - O clube é hoje presidido pela CaL Joelma Cellin que enviou amável convite para o evento

E para iluminar a coluna o dengo deste colunista e da companheira CaL Verinha Lourenço, a netinha Maria Laura Peçanha, que mora em Itaperuna-RJ, nos deixando cheios de saudades

HoJe: noVos assoCiaDos no Lions CaCHoeiro

O Bioteste é o único laboratório do estadoa conquistar o PALC.

QUALIDADE certificadaPOR QUEM ENTENDE do assunto

www.bioteste.com.br

Divulgação

agenDa01 > REGiStRoS – HOJE é

Dia Nacional do Psicólogo (Alo Dr. Fernando Fiúza!) / Dia do Corretor de Imóveis (Alô Adhe-mar Reis Neto!) e do Peão Boia-deiro. / Católicos reverenciam os Santos: Frumêncio; Mônica; Euthália e Antusa Menor. / Passa-da a 40ª Cachoeiro Stone Fair e o Baile do Jubileu da Ouro da FDCI (sábado agora), próximos eventos em setembro serão a 32ª Feira da Bondade (11 a 13); o Jubileu de Ouro da Maçonaria Neto Caiado (15) no Bom Gosto e a Festa da Sete Dias, no Belas Artes do Pe-rim Center dia 25 vindouro com o Prêmio Destaque/2015.

02 > PaRaBÉNS – Coluna cumprimenta os aniversariantes deste sábado (27/08), a comenda-dora, escritora acadêmica, nossa confrade Izaura B. Theodoro. / A fotógrafa e produtora Aldenir, esposa do também fotógrafo Ismael Elói, titulares do Photo Studio Fashion. / João Peccini completa hoje 60 anos. / A ex-ve-readora Cláudia Mileipe Lemos, companheira do Lions Rubem Braga. / Niver de famosos: a cantora Sandra Sá. / Amanhã, “parabéns” na família do Lions Clube CACHOEIRO.

Álbum de Família Praia da Cruz/Elyan

Page 9: Jornal fato 2708 15

ES dE Fato, Quinta-FEira, 27 dE agoSto dE 2015

www.jornalfato.com.brfacebook.com/espiritosanto.defato 9clASSificADOS(28) 3511-7481

////// ComPrA ////// veNdA ////// Alugue ////// dIvulgue //////

////// ComPrA ////// veNdA ////// Alugue ////// dIvulgue //////

iMÓVEiS

aLuguEL

Alugo no Alto Novo Parque, próximo ao supermercado Polonini, casa com 3 quartos, 2 banheiros, sala, copa, cozinha e garagem, R$ 780,00. Tratar com Ramalho (28) 99943-0124.

ALUGA-SE APARTAMENTO NA RUA BERNARDO HORTA, EM CIMA DA GRÁ-FICA MANANCIAL. SENDO 2 QUARTOS, SALA E COPA CONJUGADA, BANHEIRO, COZINHA , ÁREA DE SERVIÇO E 1 VAGA DE GARAGEM. R$ 800,00. TEL: (28) 3521-0573 / 99917-5924 / 99976-1911 (SR. MACHADO).

ALUGA-SE UMA CASA NA RUA DAS ACÁCIAS Nº 37, VILA RICA, EM FRENTE AO CHALÉ. Obs: tocar a campainha na garagem. Casa com um quarto, sala, banheiro, cozinha, despensa . Área de serviço e varanda. R$ 300,00. Contato: (28) 3522-6147.

Passa-se uma loja no centro de Cachoeiro de Itapemirim, na rua Capitão Deslandes (Rua dos Bancos), ao lado da brilhante jóias, loja completa. Ótima localização! Contato: Aline (28) 99901-0097.

Alugo apartamento no Coronel Borges, com 3 quartos, sendo 1 com suíte, garagem. Tratar com Antônio. Tel: 99956-4322.

ALUGA-SE UMA CASA NO BAIRRO PARA-ÍSO COM 2 QUARTOS, SALA, COZINHA, BANHEIRO, COM GARAGEM. TEL: 99930-7969. FALAR COM LENIZE.

ALUGO LOCAL PARA ESCRITÓRIOS:

CONTÉM 5 SALAS COM ENTRADA AM-PLA PARA RECEPÇÃO/ 2 BANHEIROS/COZINHA/ ÓTIMO LOCAL NA AV: JONES DOS SANTOS NEVES 66 ENTRADA PARA VILA RICA (EM CIMA DA CASA ELÉTRI-CA) ENTRE OS BANCOS ITAÚ, BRASIL E BRADESCO. TEL P/ CONTATO: (28) 99254-4848 (VIVO). VALOR: R$ 2.000,00.

ALUGA-SE UMA CASA NO BAIRRO CORONEL BORGES, COM 3 QUARTOS, SALA, COPA, COZINHA, BANHEIRO, ÁREA DE SERVIÇO. Tua João Valdino, nº 42. R$ 800,00. Tratar: (28) 99959-4353 (Alba).

Aluga-se com 2 quartos e demais depen-dências com terraço e garagem. Bairro Santa Cecília. R$ 850,00. (28) 99920-1480 (28) 3522-9808, Dora.

Aluga-se apartamento no Coronel Borges. Tel. 99956-4322, falar com Antonio Carlos.

Aluga-se uma casa no bairro Vila Rica, com 3 quartos, sala conjugada, banheiro, cozinha, varanda, sem garagem. Valor: R$ 600,00. Contato: 99909-8945 falar com Regina.

Aluga-se apartamento 3 quartos e demais dependências. Bairro Gilberto Machado. Contato: (28) 3511-1208 / 99903-7141 (Neulizete).

Aluga-se sala comercial com 24 m² na rua Novaes de Melo, 9, bairro Independência. Telefone: (28) 99955-2533. Valor de R$ 1000,00.

Aluga-se ponto comercial para Bar e Res-taurante. Rua Basílio Pimenta, 135. Melhor ponto do Basiléia na esquina. Contato: (28) 99962-0933 falar com Arthur.

Aluga-se casa duplex (fins comerciais ou residencial), com 150 m², 3 quartos (1 suíte), sala de estar ampla, sala de jantar, cozinha americana, área gourmet, 2 wc e garagem. R$ 1.350,00. Bairro Santo Antônio (Rua atrás do Perim / Academia Fisio / Fisiote-rapia Flexus). Contato: (28) 99973-4710 / 99923-8244.

ALUGO APARTAMENTO 2 QUARTOS,

1 VAGA DE GARAGEM, AR CONDICIO-NADO, VENTILADOR DE TETO, PER-CIANA DECORADO, 3 ANDAR, BAIRRO INDEPENDÊNCIA. VALOR DE R$ 750,00 REAIS + 300,00 DE CONDOMÍNIO. (28) 99881-0502 / (28) 3521-7971.

Alugo apartamento com dois quartos, sala, banheiro (armário embutido), cozinha, área de serviço e garagem para moto. Bairro Ibiti-quara, a cinco minutos do Centro. Comercial ou residencial. 99277-6497/99885-3839.

Aluga-se apartamento próximo ao centro de Cachoeiro, com 3 quartos, copa, cozinha e demais dependências. Contato: 99941-2239 ou 3511-1759, Luciano.

ALUGA-SE APARTAMENTO MOBILIADO, NO BAIRRO FERROVIÁRIOS, A 5 MINU-TOS DO CENTRO, COM 01 QUARTO E DEMAIS DEPENDÊNCIAS. TEL. (28) 99885-1480 - 3517-2636.

Alugam-se pontos comerciais com diversos tamanhos. Área central de Cachoeiro. Contato: 3522-5069 Sr. Mauro.

Alugam-se salas, vários m² no Ed. Broa-dway. Contato: 3522-5069 Sr. Ary.

Aluga-se salão com 270 m², na Rua Ca-pitão Deslandes, nº 28, 1º andar. Contato: 3521-0837.

Aluga-se apartamento 401 - João Monteiro nº 27 - Ferroviários - 02 quartos, sala, copa + cozinha, banheiro com armário + área serviço, 01 vaga garagem (4º andar). Contato: (28) 9886-3586 / (28) 8113-0984.

Aluga-se apartamento e quitinete em frente ao colégio Inah Werneck, no Aquidaban. “NÃO COBRAMOS CONDOMÍNIO”. Tratar com Geraldo ou Néia pelo tel: 9959-6393 / 9956-2073.

Imóvel comercial - Cachoeiro. Locação. 3 salas amplas, cozinha modulada, 2 banheiros, área para depósito. Localização estratégica: próximo ao centro (Morro Fa-rias). Semi-mobiliado. Recém-pintado. Ideal para escritórios. Detalhes: (28) 9222-8734.

MARATAÍZES ALUGUEL DE APARTAMENTO

ÓTIMO PREÇO! Alugo dois apartamentos novos em Marataízes. Quarto e sala com cozinha americana e varanda sendo que um possui cama, sofá e televisão. Tratar com Pollyanna ou Liana nos telefones (28) 3532-4349 e (28) 9255-7215 (31) 9857-6308.

ALUGA-SE APARTAMENTO EM MA-RATAÍZES, PRÓXIMO A GARAGEM DA SUDESTE COM 2 QUARTOS, SENDO UM COM SUITE, COPA, COZINHA CONJUGADA, BANHEIRO SOCIAL, NÃO TEM GARAGEM. R$ 500,00 (LÍCIA). (28) 99984-8415. OBS: NÃO PODE TER ANIMAIS DOMÉSTICOS.

iMÓVEiSVEnda

EXCELENTE OPORTUNIDADE! Vende-se no bairro Aquidaban, imóvel duplex com piscina, terraço coberto, 1 garagem. Possui 2 quartos sendo suítes. Linda para morar, (28 99973-2752) Ana Cláudia.

Vende-se apartamento no Ilha da Luz, com dois quartos, sendo uma suíte, sala, copa, cozinha, varanda, área de serviço, R$ 150.000,00. (28) 3522-9017 / (27) 99998-1252 (falar com Antônio).

Vendo um imóvel que fica o supermercado Vila Rica, são 360 mts de obra, capacidade para 5 andares e divisão com duas ruas com 520 mts de terreno ou também aceito sócio com a metade do imóvel e a metade do supermercado. Vendo parcelado, falar com Vavá. Tel: 28 98803-2178ou pelo WhatsApp.

Vende-se casa no Gilson Carone, com

2 andares, 1º andar - dois quartos, sala, cozinha, banheiro, com uma área grande. 2º andar - dois quartos sendo, um com suíte, sala, cozinha, banheiro, garagem para 3 carros. Escriturado. Contato: Antônio (28) 99884-4800.

VENDE-SE imóvel no bairro Paraíso, 02 pavimentos. 1º pavimento – 02 quartos, cozinha (com armário), sala, banheiro (com armário) e área de serviço, área total 65m². 2º pavimento - 03 quartos, sendo 01 suíte com closet (ventilador de teto em todos os quartos / suíte com ar condicionado), sala de estar, TV, banheiro social (com armário), banheiro suíte com armário, cozinha (com armário), área de serviço e varanda. Área total 121,00 m². Terraço com cobertura de telha colonial. Imóvel 100% legalizado e escriturado. Tel para contato: (28) 99956-8837.

Vende-se ou troca-se uma casa no bairro Coramara com 2 quartos, copa, banheiro, cozinha, garagem para 3 carros. Contato: 99886-9035. Falar com Ana Lúcia.

EXCELENTE OPORTUNIDADE Vendo lote no KM 90 a 50 m da Linha Ver-melha. Não precisa escavar. 65 mil. Roberto: 99906-5684.

VENDO TERRENO no Bairro Jardim Ita-pemirim com excelente localização. Na Rua João Antônio Vasques (final da rua do K-Skina Lanches). Medindo 10x20 e já no nível da rua, pronto pra construir. Localizado a 300 metros do Supermercado Rodrigues. Contato no telefone (28) 99955-7040.

Casa a venda - Bairro São Luiz Gonzaga -450m2 - 3 níveis, subsolo - Salão aberto com 150m2, cozinha, banheiro feminino e masculino, térreo - 150m² – garagem (1 carro), estar, jantar, copa/cozinha, 3 quartos, 1 suíte, banho social, escritório, área de serviço, 1º piso, 150m2 - Terraço + Kitnete com 2 quartos, sala, copa/cozinha e banhei-ro. Valor R$ 350.000,00, aceito proposta. Documento em dia para financiamento. Paulo - 28 99885-8428.

GRANDE OPORTUNIDADEVENDE-SE UM LOTE 360MT² (12 X30) ÓTIMA LOCALIZAÇÃO (PRÓXIMO PO-LIVALENTE AQUIDABAN). Valor de R$ 210.000,00. Telefone: (28) 3522-3117 / 3522-9935.

Vende-se no bairro Novo Parque 1 casa de esquina ou para ponto comercial. Excelente localidade e vista para Beira Rio. Valor de R$ 250.000,00 com proprietário. Tel: (28) 99939-0031 / (28) 3036-4106.

Vende-se uma casa no bairro BNH valor de R$ 130.000,00. Contato: (28) 99982-7272 (Júlio).

Vendo lote excelente localização, Bairro Amaral. 270m². Escriturado, última unidade, R$ 68 mil. 28 99923-5466.

Vende-se apartamento 2 quartos, sala, cozinha, banheiro, varanda, área de serviço com frente para duas ruas no centro. Valor de R$ 100.000,00 (pode financiar). Rua Basilio Pimenta, 135, Basileia. Tel: (28) 99962-0933 (Sr. Arthur).

Vendo uma casa em Cachoeiro de Itapemi-rim/ES, no Bairro Novo Parque, com toda mo-bília. Contato (28) 99939-0031 / 3036-4106.

Vende-se lote no bairro Vila Rica. Tamanho: 12m de largura x 23m de comprimento. Próximo ao Clube do Tiro. Bem localizado, à 5 minuto do colégio CIEE e 10 minuto su-permercado Perim. Rua: Professora Luzineta Paris. Fone (28) 99989-1110 (Ronaldo).

Vendo um terreno em Cachoeiro de Itapemi-rim com ótima localização na Rua Bernardo Horta com fundos para a Rua Bricio Mesqui-ta, com 646,20 m2, 100% legalizado e com os impostos em dia. Fica em frente ao posto São Judas Tadeu e ao lado da SUET. Falar direto com o proprietário: Rodrigo Marcondes 99923-8060.

Vendo apartamento de 80 m² com 3 quartos, sala, cozinha, banheiro social, 2 ar S plit,

2 vagas estacionamento, em condomínio fechado, segurança 24h, área de laser com quadra de futebol e pracinha no Bairro Independência, Res. Átila Vivácqua. Valor R$ 210.000,00. Roberto: 99906-5684.

Vendo um apartamento de nº 101, no 3º pavimento do Ed. Venturim (em frente a Casa do Estudante), constituído de sala, varanda, circulação, banheiro social, 02 quartos e 01 suíte, cozinha, área de serviço e dependên-cia de empregada com banheiro, medindo 101,82m², com mais duas garagens. Valor R$ 350.000,00 - Financiavel. Telefone (28) 99982-0090.

EXCELENTE Oportunidade, Gilberto Machado, vende-se um apartamento com 4 quartos, sendo 2 suítes, salão, cozinha, área e dependência completa, 1 banheiro social, 4 vagas de garagem. Tel: (28) 99956-5151.

Vende-se um prédio com 3 andares, 3 aparta-mentos, com 2 quartos, sala, copa, cozinha, banheiro, areia e varanda e espaço para garagem, perto do centro, esquina em frente para 2 rua Basílio Pimenta e Pedro Estelita Herkenhof, nº 8, Basílio Pimenta. Com renda mínima em aluguel de R$ 1.500,00 mensal (bom investimento). Valor de R$ 300.00.00. CONTATO (28) 99962-0933, Sr Arthur.

VENDE-SE UM PRÉDIO DE 2 ANDARES NA AVENIDA CÂNDIDO CÂMARA, EM CONDURU-CENTRO. PREÇO A COM-BINAR. TELEFONE (28) 9251-9211 / 3539-5208.

Bairro Gilberto Machado, aptº 100 m². Todo em granito. Fr, s manhã, 3 quartos (1 suíte). Quartos e cozinha mont. var, elev, gar, dir. prop. Tel. (28) 9885-8042.

Vende-se lote próximo prefeitura, cada lote tem 200 m². Valor 190.000,00. Contato: (28) 9962-0022 / 9271-8345.

Vende-se um apartamento com 3 quartos de 124m², no Bairro Independência, ótima localização, financiável. Tratar (28) 9279-8700.

Vendo um imóvel com área construída, 2 pa-vimentos e quintal. 320m², bairro São Lucas, próximo ao ponto final. Tel: (28) 9976-9481.

Vende-se uma área Industrial, grande parte plana na Rod. Cachº x Frade, próximo a Empresa Decolores, com água, energia, telefone. Medindo 22 mil m², no valor R$ 230.000,00. Telefone para contato: 28 2101-7053 / 28 9971-5950.

Vende-se uma área de 600 metros, com 50 metros de fundo e 12 de frente. Nela a uma casa de 7 cômodos, garagem para 2 carros, terraço com 3 cômodos. Fica localizada no Distrito de São Joaquim. Contato 9903-8370.

VARGEM ALTAVende-se um terreno em GUIOMAR interior de Vargem Alta. 1 alqueire. R$ 80.000,00. (28) 99981-7302, Sr. Domingos.

ITAPEMIRIMVendo LOTE Loteamento Maragua, Ita-pemirim, próximo à Itaoca, entre Pontal e Marinha Boa valorização, R$ 29.000. Aceito proposta 027-99941-9573.

Vendo uma casa sem garagem. Segundo piso, fundos, com 2 quartos, sala, copa, cozinha, banheiro, varanda e área serviço. Em Itaipava. Fala com Chico ou Terezinha. (28) 99999-2241. R$ 40.000,00.

VENDE-SE TERRENO DE 10 X 20 M, A 500 METROS DA PREFEITURA E DO FÓRUM DE MARATAÍZES, VALOR R$ 50.000,00. TRATAR PELO TEL. (28) 99955-3810.

Vendo lotes em Marataízes 360 m² a partir de R$ 15.000,00. Entrada + financiamento de 2 anos. (28) 99977-9530 / (28) 98115-8152.

Vende-se uma casa, 1 ano de construída, 3 quartos, uma suíte, banheiro social, 2 cozi-

nhas, sala conjugada (9 m x 4m), garagem para 2 carros, varanda e área de serviço, terraço coberto, toda com grade e janelas de alumínio. Escritura e Registro em dia. IPTU, 100 metros da praia, um banheiro externo. Lagoa Funda. Rua Principal. (28) 3532-2610 (28) 99907-4052.

Barra Marataízes, vende-se um duplex, 1º andar, 2 quartos, sala, cozinha, banheiro, sala de jantar, área de ser-viço, varanda. 2º andar, 1 quarto, sala, cozinha, banheiro, sala de jantar, jardim, garagem para 2 carros. (28) 3532-26-10 / 99907-4052.

Vendo casas, apartamentos e lotes em Marataízes. Ótimos preços. Ligue (28) 99903-3951.

Vendo lotes em Marobá/Marataízes com água, luz e várias moradias, à 450 m do mar, escriturados. Informações: (28) 99903-3951.

MARATAÍZES / BARRAVende-se casa duplex. Em cima: 3 quartos, suíte, sala de TV, Varanda para o mar. Em baixo: sala para 3 ambien-tes, lavabo, cozinha, dispensa, casa de caseiro, área para churrasqueira fechada, piscina, sauna e lavanderia. R$ 750.000,00 (financio e Estudo Proposta). Tel. (28) 99912-9219.

MARATAÍZESLotes 360 mts, com escritura, próximo ao depósito de carro do Detran, 20 mil, parcelo 8 mil sinal e 12 cheques 1.000,00 mil. Tel. 028-99971-8727.

VENDE-SE OU TROCA-SE CASA EM MARATAÍZES POR CASA, APARTA-MENTO, PONTO COMERCIAL OU ALGUM IMÓVEL DE MEU INTERESSE EM CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM-ES. CASA FINANCIÁVEL. R$ 370.000,00. (28) 99983-6781 OU 99987-4558.

Vendo lote em Marobá - Marataízes. Escriturado, 360 m² a 300 metros da praia a partir de 30 mil. Parcelamos. (28) 99903-3951.

Vendo casas, apartamento e áreas em Marataízes. Tenho imóveis a partir de 80 mil. Filé (28) 99903-3951.

MARATAÍZESVendo casa nova com 2 pavimentos, 2 quartos, suíte, sala, copa, cozinha, 2 ba-nheiros, garagem, quintal, com escritura, próxima a prefeitura, a 500 metros da praia, R$ 230.000,00. Tel. 28-99971-8727.

MARATAÍZES LOTEAMENTO ALTO ITAPEMIRIM

Lotes c/ 12 x 24 = 288m², Escritura-dos e Registrados, TOTAL INFRA-ESTRUTURA, FINANCIAMENTO PRÓPRIO, EM ATÉ 72 PARCELAS. Tel. (28) 3532 3558 ou 9 99750764.

diVErSoSAVALIAÇÃO DE IMÓVEIS

AVALIAÇÃO E PERÍCIA DE IMÓVEIS URBANO E RURAL PARA INVEN-TÁRIO, DIVÓRCIO, USUCAPIÃO, DESAPROPRIAÇÕES, GARANTIA, PENHORA, PREFEITURAS, AÇÕES JUDICIAIS E OUTROS. LAUDOS COM NORMAS E METODOS DA ABNT. (028) 99971-8727. PERITO JUDICIAL IMOBILIÁRIO.

VENDE-SE 1 SERRA, tico teço, marca skil- 380 Watt. Semi-nova – valor de R$ 80,00, 1 compressor de ar direto marca chiaperini 127 volt. 1 Kit completo, uma pistola de pintura, mangueira para adaptar na pistola de pintura, calibrador de pneus, bico para limpeza, um bico para encher câmaras de ar. Tel: (28) 99994-3392 falar com Jorge.

Vende-se X-Box 360 com 6 jogos ori-ginais. R$ 850,00. Tel: (28) 99919-5558.

Selecionam-se pacientes para tratamento em curso de implantes dentários (tratamento a preço de custo). Início imediato. (28) 3518-6760 / (28) 99945-5151.

Vende-se um freezer horizontal duas tampas de vidro. Valor: R$ 1.500,00. Contato: 3522-7323 Mauro.

VEÍCuLoSVende-se uma Pickup Courier, modelo 2011, inteira. Telefone: (28) 3522-3564 (João), valor: R$ 18 mil.

Vendo gol G3, ano 2000, 1.0, 16v, completo, com alarme, trava, roda e vidro elétrico nas 4 portas. Telefone 99972-7171, falar com Flávio.

Vendo JIPE TOYOTA BANDEIRANTE CAPO-TA DE AÇO, CURTA 1997, estado de nova. Waldomiro (27) 3031-2349 / 99982-0063.

Vende-se Vectra (Elegance), 10/11, preto, mecânico. R$ 27.000,00. Tel: (28) 99919-5558.

Vende CG Titan, 150 EX, completa, flex, preta, 2012, 20 mil km rodados, valor R$ 6.500. Contato 99993-3700 / 999993519.

Vende-se moto Shineray, ano 2012, valor R$ 3 mil. Contato 3526-7674 ou 99948-1830.

OPORTUNIDADEVende-se Dayun Phanton, 150cc ano 2008, partida elétrica, kick, freio a disco. Doc em dia, transferência inclusa, moto de mulher. 99974-3752, valor R$ 4 mil.

COMUNICADODecolores Mármores e Granitos do Brasil LTDA, torna público que

Requereu do IEMA, através do Processo n° 28694295, Licenças Prévia e de Instalação (LI) - Ampliação para pátio de estocagem de blocos e depósito de chapas de rocha ornamental na localidade de Rod. Governa-dor Lacerda de Aguiar (Cachoeiro x Frade), s/n°, Km 11, Coronel Borges, município de Cachoeiro de Itapemirim – ES.

OPORTUNIDADEAPARTAMENTO KM 90 COM 2 QUARTOS,

SENDO 1 SUÍTE - FINANCIAMENTO CAIXA ECONÔMICA OU BANESTES. LAZER - POR-TARIA DE SEGURANÇA. LIGUE JÁ - 28 9 9938-7588 OU 28 3 511-3885.

Page 10: Jornal fato 2708 15

ES dE Fato, Quinta-FEira, 27 dE agoSto dE 201510 clASSificADOS (28) [email protected]

twitter.com/jornalfato

Cachoeiro de Itapemirim, 26 de Agosto de 2015Cecília Simonato - Tabeliã

Horário de pagamento: Das 9:00hs às 18:00hsTELEFONE: (28) 3521-0611

SERVENTIA EXTRAJUDICIAL 1° OFÍCIO - 1ª Zona

EDITAL DE INTIMAÇÃO

SERVIÇO NOTARIAL E REGISTRAL

Acham-se nesta Serventia, na Rua Rui Barbosa, 16 Ed. Santa Cecília, nesta cidade, para serem protestados após a publicação deste Edital,

títulos de responsabilidade das seguintes pessoas:

Por não ter sido possível encontrá-las, intimo-as (§ 1º art. 15 da lei 9492/97) para os fins de direito, e não sendo atendida a presente em até 24 horas, notifico-as do protesto.

EUCALIPTO PRODUTOS DE MADEIRAS LTDA CNPJ - 36.406.213/0001-65 GRANITOS MATATIAS LTDA CNPJ - 28.406.791/0002-54

CARTÓRIO DE PROTESTO DE TÍTULOS E DOCUMENTOS - 2ª ZONAROGÉRIO LUGON VALLADÃO - Rua Costa Pereira, Nº 90, Centro, Cachoeiro de Itapemirim, CEP: 29300-090. Tel: 3521-6720

EDITAL DE INTIMAÇÃOAcham-se nesta Serventia, à Rua Costa Pereira Nº 90, Centro,

nesta cidade de Cachoeiro de Itapemirim-ES, para serem protestados, títulos de responsabilidade das seguintes pessoas:

CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM, 27 de Agosto de 2015Rogério Lugon Valladão - Tabelião

Horário de pagamento: De 9:00h às 18:00h.

Por não ter sido possível encontrá-las, intimo-as, na forma do art. 15,§ 1º, da lei 9492/97, para os devidos fins de direito.

Não sendo os referidos títulos pagos até o fim do expediente do próximo dia útil, notifico-as do protesto.

EDUARDO CARREIRO PESSINE CPF/CNPJ: 115.314.197-39FABIO FERRAZ CPF/CNPJ: 071.753.987-35LUDMILA VARGAS APOLINARIO CPF/CNPJ: 138.089.177-92MARIA ISABEL OLIVEIRA GRECHI CPF/CNPJ: 17.932.152/0001-25PRI IGR BATISTA NO GONZAGA CPF/CNPJ: 08.687.950/0001-48SCARPI MATERIAIS DE CONSTRUCAO LTDA CPF/CNPJ: 04.879.602/0001-11

ESTADO DO ESPIRITO SANTOPODER JUDICIÁRIO

CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM – 3ª VARA CÍVELFORUM DES. HORTA DE ARAÚJO

EDITAL DE CITAÇÃO PELO PRAZO DE 30 DIASNº PROCESSO 0006309-20.2014.8.08.0011AÇÃO: Usucapião Requerente: Paulo Roberto Penha e Fernanda de OliveiraRequerido:

MM. Juiza de Direito da 3ª Vara Cível de Cachoeiro de Itape-mirim – ES.

DARPUBLICIDADE A TODOS QUE O PRESENTE EDITAL VIEREM que ficam devidamente citados os réus incertos e des-conhecidos, bem como terceiros interessados, de todos os termo da presente ação para, querendo, oferecer contestação.

BEMUma área de terreno com trezentos e sessenta metros quadra-

dos (360m²) medindo doze metros (12m) de frente e de fundos, por trinta metros (30m) em cada uma das linhas laterais, situado na Rua Jerônimo Ribeiro, s/nº, Bairro Amarelo, nesta cidade, confrontando-se pela frente com a Rua Jerônimo Ribeiro, fundos com Valter Amorin Corça, lado direito com Danilo Bahiense, lado esquerdo com Santo Alberto Soncin.

ADVERTENCIASA) PRAZO: o prazo para contestar a presente ação é de 15

(quinze) dias, finda a dilação assinada pelo juiz;B) REVELIA: não sendo contestada a ação, presumir-se-ão

aceitos pela parte requerida como verdadeiros os fatos alegados na inicial, salvo no que diz respeito aos direitos indisponíveis.

Cachoeiro de Itapemirim, 17 de novembro de 2014.

JUAREZ ROCHA CORDEIRO CHEFE DE SECRETARIA

Aut. pelo art. 60 do Código de Normas

ESTADO DO ESPIRITO SANTOPODER JUDICIÁRIO

CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM – 3ª VARA CÍVELFORUM DES. HORTA DE ARAÚJO

EDITAL DE CITAÇÃO PELO PRAZO DE 30 DIASNº PROCESSO 0006324-23.2013.8.08.0011AÇÃO: Usucapião Requerente: Edigar Casagrande e Brisa Pozzi de SouzaRequerido:

MM. Juiza de Direito da 3ª Vara Cível de Cachoeiro de Itapemirim – ES.

DARPUBLICIDADE A TODOS QUE O PRESENTE EDITAL VIEREM que ficam devidamente citados os réus incertos e desconhecidos, bem como terceiros interessados, de todos os termo da presente ação para, querendo, oferecer contestação.

BEMUma área de terreno com cento e sessenta e seis metros quadrados

(166m²) medindo doze metros e quarenta centímetros (12,40m) de frente, de fundos treze metros e vinte e seis centímetro (12,26m), do lado direito vinte e um metros e um centímetro (21,01m), do lado esquerdo treze metros e quarenta e oito centímetros (13,48m), situado na Rua Antônio Carvalho de Sá, Bairro Monte Cristo, nesta cidade, confrontando-se pela frente com a Rua Antônio Carvalho de Sá, fundos com Valdir Costa Beber, lado direito com Vanderley Pereira de Almeida e lado esquerdo com Mário José Maganha.

ADVERTENCIASA) PRAZO: o prazo para contestar a presente ação é de 15 (quinze)

dias, finda a dilação assinada pelo juiz;B) REVELIA: não sendo contestada a ação, presumir-se-ão aceitos

pela parte requerida como verdadeiros os fatos alegados na inicial, salvo no que diz respeito aos direitos indisponíveis.

Cachoeiro de Itapemirim, 29 de dezembro de 2014.

JUAREZ ROCHA CORDEIRO CHEFE DE SECRETARIA

Aut. pelo art. 60 do Código de Normas

O Município de Cachoeiro de Itapemirim-ES, através da Comissão Municipal de Licitação, torna público a realização dos certames licitatórios, conforme segue:

Pregão nº. 049/2015Objeto: Aquisição de Material de Copa e Cozinha em

Geral, destinados exclusivamente à participação de Microempresas e Empresas de Pequeno Porte. Registro

de Preços.Dia: 14/09/2015 - Hora: 09:00 horas.

Pregão nº. 050/2015Objeto: Aquisição de Gêneros Alimentícios (Carnes). Registro de Preços. Dia: 15/09/2015 - Hora: 09:00 horas.Local: Av. Brahim Antônio Seder, nº. 34 / 2º. andar – Centro, Ed. Centro

Administrativo “Hélio Carlos Manhães” (antigo SESC) Cachoeiro de Itape-mirim. O Edital completo à disposição na Sede da Coordenadoria Executiva de Licitação e na home page: www.cachoeiro.es.gov.br.

Cachoeiro de Itapemirim/ES, 26/08/2015.Luiz Carlos Zanon da Silva Júnior

Pregoeiro Oficial

O Município de Cachoeiro de Itapemirim-ES, através da Comissão Municipal de Licitação, torna público a realização do certame licitatório, conforme segue:

Tomada de Preços nº. 010/2015Objeto: Contratação de Empresa Especializada na Área

de Engenharia e Arquitetura para Prestação de Serviço de Elaboração de Projeto Executivo para Revitalização da Avenida Beira Rio - Trecho 1 e 2 - Cachoeiro de Itapemirim.

Dia: 14/09/2015 - Hora: 14:30 horasLocal: Av. Brahim Antônio Seder, nº. 34 / 2º. andar – Centro, Ed. Centro

Administrativo “Hélio Carlos Manhães” (antigo SESC) Cachoeiro de Itapemi-rim. O Edital completo à disposição na Sede da Coordenadoria Executiva de Licitação e na home page: www.cachoeiro.es.gov.br

Cachoeiro de Itapemirim/ES, 26/08/2015.GEORGE MACEDO VIEIRA

Presidente

ABANDONO DE EMPREGO Solicitamos o comparecimento de Devair da Cruz Antonio, portador da

CTPS 64114, série 00001/ES no prazo de 24h, sob pena de ficar caracte-rizado Abandono de Emprego, conforme o artigo 482 letra I da CLT. Último dia trabalhado 30/05/2015. Construlagos Construção Civil

AVISO DE PREGÃO 08/2015

PREGÃO nº 08/2015 OBJETO: AQUISIÇÃO DE MICROFONES DE MESA DIA: 11/09/2015 HORA: 10:00 horasCredenciamento: Dia:11/09/2015 das 09h às 10:00hs Local: Rua Barão de Itapemirim, nº 05, Centro, Cachoeiro de

Itapemirim.

O Edital poderá ser obtido na Câmara Municipal de Cachoeiro de Itapemirim/ES, de segunda a sexta-feira, das 07h00 as 13h00, na Rua Barão de Itapemirim, nº 05, Centro, Cachoeiro de Itapemirim, ou no SITE: www.cmci.es.gov.br.

Cachoeiro de Itapemirim, 26 de Agosto de 2015

ROSA DE LIMA CANSOLI HEMERLYPREGOEIRA OFICIAL

PRB – PARTIDO REPÚBLICANO BRASILEIROCOMISSÃO EXECUTIVA MUNCIPAL PROVISÓRIA

DE CACHOEIRO DE ITAEPMRIIM-ESEDITAL DE CONVOCAÇÃO

CONVOCAÇÃONos termos do Estatuto do PRB e da Legislação em vigor, ficam convocados

por este edital os membros, suplentes da Comissão Executiva Municipal Provisória e demais membros do partido, seção do Estado do Espírito Santo, do município de Cachoeiro de Itapemirim, para reunião do Diretório Executivo Provisório Municipal (Comissão Executiva Municipal Provisória) a realizar-se no dia 29 vinte e nove de agosto de 2016, sábado às 08:00 horas, no endereço do escritório profissional do advogado do partido: Dr. Gleidson Silva de Almeida, situado na Rua João Batista Calegário, nº 204 - Galpão), Bairro Aeroporto - Cachoeiro de Itapemirim-ES, CEP 29.314-020, com a seguinte ordem do Dia.

1 - Formação do Conselho de Ética Provisória.2 - Conselho de Ética – Recebimento da Denúncia Contra Vereador Wilson

Dillem dos Santos;3 - Outros assuntos.

Cachoeiro de Itapemirim-ES, 24 de agosto de 2015.

ALEXANDRE CASTROPRESIDENTE COMISSÃO EXECUTIVA MUNICIPAL

PROVISÓRIA DO PARTIDO REPÚBLICANO BRASILEIRO-PRB

Page 11: Jornal fato 2708 15

ES dE Fato, Quinta-FEira, 27 dE agoSto dE 2015

www.jornalfato.com.brfacebook.com/espiritosanto.defato 11gerAl(28) 3511-7481

LOTES FINANCIADOS MARATAÍZES LOTES FINANCIADOS COM FINANCIA-

MENTO PRÓRIO COM A D & C IMÓVEIS. PRAZO DE ATÉ 120 MESES. NÃO PERCA ESTA OPORTUNIDADE. TEL.: 28 3 532-1810 / 9 9938 7588 / 99986-2901

COMPRE SEU LOTE FINANCIADO NA PRAIA-FINANCIAMENTO, DIRETO COM O PROPRIETÁRIO. PARCELAMOS EM ATÉ 60 MESES. LIGUE JÁ 28-3532 3558 OU 28 9989-3178.

feira da Bondade terá 30 entidades cAcHOeirO

regiãO

Junto ao evento, acontecerá a 68ª Exposição Agropecuária e shows de bandas de renome nacional

Oportunidade de negócio (trabalhe em casa). Infor-mação: 9968-6955, [email protected]

OPORTUNIDADE DE EMPREGOEMPRESA DO RAMO DE VENDAS PRECISA

DE VENDEDOR COM EXPERIÊNCIA PARA ADMISSÃO IMEDIATA. CONTATO: [email protected].

ESTADO DO ESPIRITO SANTOPODER JUDICIÁRIO

MARATAÍZES – VARA CÍVELFORUM JUIZ JOSÉ PINHEIRO MONTEIRO

EDITAL DE CITAÇÃO PELO PRAZO DE 30 DIAS

Nº PROCESSO : 0003638-78.2013.8.08.0069AÇÃO: Procedimento OrdinárioRequerente: EDMILSON GARIOLLIRequerido: LUANDERSON CARETA PARIZ, A. M VEÍ-

CULOS LTDA ME, LUANDERSON CARETA PARIZ ME E OUTROS.

MM. Juiz (a) de Direito da MARATAIZES - VARA CÌVEL do Estado do Espírito Santo, por nomeação na forma da lei etc.

FINALIDADEDARPUBLICIDADE A TODOS QUE O PRESENTE EDITAL

VIREM que fica(m) devidamente citado(s): LUANDERSON CARETA PARIZ, Documento (s): CPF: 084.538.267-57, A. M VEÍCULOS LTDA ME, Documento (s): CNPJ: 09.507.984/0001-76 e LUANDERSON CARETA PARIZ ME, atualmente em ligar incerto e não sabido, de todos os termos da presente ação para, querendo, oferecer contestação.

ADVERTENCIASA) PRAZO: o prazo para contestar a presente ação é de

15 (quinze) dias, a partir do prazo supracitado,

B) REVELIA: não sendo contestada a ação, presumir-se--ão aceitos pela parte requerida como verdadeiros os fatos alegados na inicial, salvo no que diz respeito aos direitos indisponíveis.

MARATAÍZES–ES, 19/08/2015

JAIR REZENDE FILHOCHEFE DE SECRETARIA

Aut. pelo art. 60 do Código de Normas

Trinta entidades sociais de Cachoeiro estão confir-madas para a 32ª edição da Feira da Bondade, que será promovida, nos próximos dias 11, 12 e 13 de setem-bro, no Parque de Exposi-ções do bairro Aeroporto.

Entre elas, estão a Apae de Cachoeiro, a Santa Casa de Misericórdia e o grupo beneficente Prin-cesa do Sul (presentes em todas as edições anterio-res), além de entidades estreantes, como a Co-munidade Católica São Roque, sediada no distrito de Pacotuba.

Já o Instituto Nossa Se-nhora da Penha, do bairro

Álvaro Tavares (União), participa pela segunda vez. “Neste ano, preten-demos angariar recursos para investi-los na amplia-ção da oferta de diversos cursos profissionalizantes e artísticos, todos desti-nados gratuitamente aos moradores do União e de regiões próximas”, expli-ca Eni Rodrigues, que atua na instituição.

Churrasquinho, espague-te e outros pratos típicos deverão ser comercia-lizados pelas entidades durante as atividades da programação, que tam-bém terá shows de artistas da região, apresentações

infantis e, ainda, duas atrações nacionais: o gru-po de pagode Molejo (RJ), que se apresenta na sexta (11), e a banda de forró Falamansa (SP), que sobe ao palco no sábado (12).

Junto à Feira da Bondade 2015 – organizada pelo Núcleo de Promoção do Voluntariado e da Cida-dania (NPVC) –, acon-tecerá a 68ª Exposição Agropecuária de Cacho-eiro, que terá concurso leiteiro, mostra de gado de argola, de pequenos animais e de flores, além de capacitações gratuitas voltadas para a área da agroindústria.

Objetivo da prefeitura, que organiza o evento, é divulgar e fortalecer os trabalhos dos grupos participantes

Quadrilha de roubo de gado é presaSeis suspeitos de partici-

parem de uma das maiores associações criminosas responsáveis por furtar gado na região de Pre-sidente Kennedy foram presos, ontem, por poli-ciais civis da Delegacia do município. Durante a investigação foram recupe-radas 16 cabeças de gado avaliadas em, aproxima-damente, R$ 27 mil.

A ação ocorreu no mu-nicípio, em Marataízes e

em Cachoeiro de Itape-mirim. De acordo com o responsável pela operação, delegado Daniel Correia, foram detidos B.G.F., 52 anos, E.M.E.S., 37 anos, L.E.R. de 40 anos, M.A.S., 44 anos R.C.C., 28 anos, e V.A.A., 35 anos, apontados como os autores do furto de 18 cabeças de gado, no dia 15 de fevereiro deste ano.

“Após as investigações, conseguimos localizar 16 animais, em uma fazenda

alugada pelos suspeitos, na localidade de Distrito de Coutinho, em Cacho-eiro de Itapemirim”, in-formou o delegado.

Segundo Daniel Correia, no dia crime, R.C.C., que trabalhava para a vítima, ajudou a colocar os ani-mais em um caminhão que pertencia a B.G.F. e E.M.E.S. e levaram as ca-beças de gado para a fazen-da, onde L.E.R. e M.A.S. foram os responsáveis por

tomar conta dos animais.Os detidos foram autua-

dos por furto qualificado e associação criminosa e, em seguida, foram enca-minhados para o Centro de Detenção Provisória (CDP) de Marataízes.

A operação teve o apoio da equipe da Delegacia de Marataízes, da 9ª Re-gional de Itapemirim e da Delegacia Patrimonial (Depatri) de Cachoeiro de Itapemirim.

Divulgação/PMCI

Page 12: Jornal fato 2708 15

ES dE Fato, Quinta-FEira, 27 dE agoSto dE 201512 cUlTUrA (28) [email protected]

twitter.com/jornalfato

A história da mestra de caxambu Maria Laurinda Adão Serpa contada em fotografias e livrocAcHOeirO

folclore é atração em Santa leopoldinaParteira, coveira, mes-

tra de caxambu, mãe de santo, trabalhadora rural, mãe e avó. Essas são al-gumas das características de Maria Laurinda Adão, ou simplesmente Maria, estrela da exposição ‘To-das as Faces de Maria’, que entrará em cartaz no Museu do Colono, em Santa Leopoldina, na região serrana do estado, na próxima quarta-feira, dia 02 de setembro.

A mostra, composta por 15 fotos feitas pelos fotó-grafos Renilson Chagas, Luan Volpato e Dário Dias, retrata Maria Lau-rinda em diferentes mo-mentos do seu cotidiano, inclusive na aplicação de seus saberes tradicionais.

A história da menina negra, nascida numa co-munidade quilombola no interior do Sul do Estado

do Espírito Santo na pri-meira metade do século XX, aponta para muitas lutas. Mãe solteira, en-frentou preconceito e abandono da própria fa-mília. Os desafios foram muitos, especialmente o de criar sua filha sozinha. Sem se deixar vencer pe-las dificuldades, guiou-se pelos jongos de liber-dade que lhe ensinaram a seguir com coragem, vencendo bravamente cada etapa da vida.

Generosamente com-partilha sua experiência no exercício pleno da ci-dadania, na participação em diversos conselhos e movimentos em favor das mulheres, da luta campesina e da defesa da cultura popular.

Como tantas outras Ma-rias, para ela também não houve tempo nem condi-

A exposição ‘Todas as Faces de Maria’, entrará em cartaz no Museu do Colono, na próxima quarta-feira

ções para o estudo formal – o letramento ausente é assumido, mas sublimado pela sabedoria superior da

alma. Sua palavra, bem dita, é capaz de guiar, pontuar e iluminar.

A exposição ‘Todas as

Faces de Maria’ ficará em cartaz até o dia 13 de dezembro e é uma realização da Secretaria

de Estado da Cultura (Secult) em parceria com a Associação de Folclore de Cachoeiro.

Divulgação