8
GRANDE PORTO Ary Sherlock encena Coisas Palavras e Canções Ano 1 - número 49 - 5 a 11 de junho de 2014 CULTURA O CONSELHO NACIONAL das Zonas de Processamento de Exportação (CZPE) aprovou o projeto industrial da empresa White Martins Pecém Gases Industriais Ltda para instalação na ZPE de Pecém. O acordo gerará mais 300 postos de trabalho. Pecém ganhará mais 300 empregos Governador antrionará seleção brasileira em Fortaleza Mobilidade continua sendo pesadelo de gestores Sobral e Eusébio lideram ranking da Firjan CEARÁ AGORA CIDADE ECONOMIA PÁGINA 5 PÁGINA 3 PÁGINA 7 PÁGINA 3 PÁGINA 4 PÁGINA 5 ECONOMIA PÁGINA 8 CIDADANIA EM SUA COLUNA FRANCISCO BEZERRA DESTACA O QUE DISSE A GRANDE MÍDIA SOBRE A APOSENTADORIA DE JOAQUIM BARBOSA Leônidas Cristino, Izolda Cela, José Albuquerque, Mauro Filho e Domingos Filho. Quem será o escolhido de CID? POLÍTICA ILUSTRAÇÃO DO BLOG DO JORNALISTA ALTAMIRO BORGES

Jornal Grande Porto 49

Embed Size (px)

DESCRIPTION

 

Citation preview

Page 1: Jornal Grande Porto 49

GRANDEPORTO

Ary Sherlock encena Coisas

Palavras e Canções

Ano 1 - número 49 - 5 a 11 de junho de 2014

CULTURA

O CONSELHO NACIONAL das Zonas de Processamento de Exportação (CZPE) aprovou o projeto industrial da empresa White Martins Pecém

Gases Industriais Ltda para instalação na ZPE de Pecém. O acordo gerará mais 300 postos de trabalho.

Pecém ganhará mais 300 empregos

Governador an trionará

seleção brasileira

em Fortaleza

Mobilidade continua

sendo pesadelo de

gestores

Sobral e Eusébio lideram

ranking da Firjan

CEARÁ AGORA CIDADE ECONOMIA

PÁGINA 5

PÁGINA 3

PÁGINA 7PÁGINA 3 PÁGINA 4 PÁGINA 5

ECONOMIA

PÁGINA 8

CIDADANIA

EM SUA COLUNA FRANCISCO BEZERRA DESTACA O QUE DISSE A GRANDE MÍDIA SOBRE A APOSENTADORIA DE JOAQUIM BARBOSA

Leônidas Cristino, Izolda Cela, José Albuquerque, Mauro Filho e Domingos Filho.

Quem será o escolhido de CID?

POLÍTICA

ILUSTRAÇÃO DO BLOG DO JORNALISTA ALTAMIRO BORGES

Page 2: Jornal Grande Porto 49

GRANDE [PORTO]2 opiniãoartigos

“A internet é a maior revolução do nosso tempo. Mas ela não impede a atuação de quadrilhas virtuais, de terrorismo. Há nesses casos o cometimento de crimes. Robôs eletrônicos são usados para propagar mentiras” Do tucano aécio neves ao negar ser usuário de cocaína em entrevista no Roda Viva.

“A queda do PIB neste trimestre é o reflexo do péssimo humor empresarial” Comentário de Lula para Dilma sobre a queda do PiB.

frases da semana

expediente

o jornal gRanDe PORTO é uma publicação semanal do sistema ceará agora de comunicação e da editora assaré.www.cearaagora.com.br

Redação: Waldery Uchôa 567A, Benfica, Fortaleza, Ceará - CEP 60020-110.Telefone: (85) 3254.4469 escritório comercial: Desembargador Moreira, 2800, 16º andar, Dionísio Torres, Fortaleza, Ceará Telefone: (85) 3194.4150Diretor-presidente: Luzenor de Oliveira - [email protected] Diretor de Relações institucionais Francisco Bezerra - [email protected] Jurídica Mário Baratta / OAB-CE 6427 - [email protected] Chefe: Beto Almeida - [email protected]órter: Antonio Cardoso - [email protected] editor de arte: Claudemir Gazzoni - [email protected] Representante comercial: lael semente Fone: (85) 8821.4243(85) 3011.0907 - [email protected]

Para elogiar, criticar, opinar ou sugerir: [email protected] textos, incluindo opiniões e conceitos emitidos, são de responsabilidade exclusiva de seus autores. É livre a reprodução não comercial, desde que citada a fonte.

Para anunciar, ligue (85) 3194.4150

editorial

O DesaFiO de atrair novos empreendimentos para a área do complexo industrial e portuário do pecém é apenas uma parte de outra complexa engenharia de planejamento exigida de todos os gestores do Vale do Curu. Tão necessário quanto a presença dessas indústrias em solo cearense é a garantia de que os novos empregos sejam absorvidos pela população local, promovendo a geração de renda e o consequente desenvolvimento dos municípios do entorno e da economia do estado.

se por um lado existe uma atenção por parte das empresas de privilegiar o trabalhador local, por outro há o obstáculo da qualificação. Nesse sentido, ganha importância uma proposta do deputado federal José Nobre Guimarães (PT-CE) para a am-pliação da unidade do instituto federal de educação, ciência e Tecnologia com atuação voltada à formação e qualificação de mão de obra na região do complexo Portuário, com sede no município de caucaia.

Guimarães já manteve conta-to com o reitor do IFCE, professor Virgílio Araripe, e, no início do mês de junho, participará de audiência para apresentar um documento com números e a justificativa para ampliar as atividades no Campus Avançado do IFCE.

Há uma explicação para o entusiasmo do petista com essa proposta. a ampliação das atividades do Instituto Federal é bem menos burocrática do que um campus avançado da Univer-sidade federal do ceará, como até então era cogitado. a medida, por exemplo, não depende de projeto de lei que precise passar pelo crivo do Congresso Nacional, nem exige o esforço orçamen-tário como acontece com uma Universidade.

o campus do ifce caucaia

foi inaugurado em dezembro de 2010 e entregue oficialmente à comunidade em agosto de 2011. surgiu em decorrência do plano de expansão da rede federal de educação tecnológica e foi escolhido tendo em vista sua proximidade geográfica com o cipp. nesse sentido, o campus torna-se peça chave para aten-der às demandas de mão-de--obra do Complexo através dos cursos técnico em eletroeletrô-nica, técnico em metalurgia e Técnico em Petroquímica.

Os profissionais egressos dos cursos do campus de caucaia irão atender não só à demanda emergencial do cipp, mas também a todas as empresas do polo industrial de caucaia, são gonçalo e outros setores correlatos que se estabelecerem no entorno da região. mas não apenas isso. O Governo do Estado anunciou investimentos para a construção e compra de equipamentos do centro de treinamento técnico do Ceará (CTTC), que está sendo instalado no entroncamento das rodovias CE 085 (Estruturante) e CE 422, em Caucaia. A ideia é que o Centro qualifique, mão de obra local para atender as necessidades do complexo.

Em São Gonçalo, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-CE) implantou o Centro de Formação Profissional do CIPP, que está funcionando com duas turmas, de eletrici-dade predial e de eletricidade Industrial. Estão previstos novos cursos, como de Soldador, Serralheiro de Alumínio, Bombeiro Hidráulico e Pedreiro. Que venha, portanto, mais investimentos para o ifce, ampliando suas instalações físicas, a oferta de novos cursos e a melhoria da qualificação profissional para que a geração de emprego beneficie cada vez mais os cearenses.

Qualificar é prioridade

O meu país da Copa

Tortura em via pública

o maior evento esporti-vo do planeta ocorrerá em nosso país a poucos dias. é o momento de esquecermos as adversidades, as intempé-ries diárias, a falta de saúde, de educação, de segurança, de moradia e de tudo mais do não que dispomos. Va-mos vibrar com os nossos jogadores a cada gol, a cada partida vencida, a cada fase conquistada. Todos com o mesmo objetivo: apagar a copa de 50 de vez.

Nada de manifestações. devemos agora demonstrar nosso amor à pátria. Ser-mos, na verdade, ufanistas, como assim fora policarpo Quaresma. é bom, no en-tanto, não exagerarmos de-mais neste ufanismo, para que não tenhamos o mesmo fim de policarpo punido pelo amor ao seu país. amor demais não é racional. por não sê-lo, corremos o risco de tornarmo-nos insanos.

o que é mais importan-te que a copa? os gastos para sediar o evento? os desvios de verbas? os atos de corrupção? as obras ina-

cabadas? creio que não. o mais importante é o hexa. os nossos gladiadores se encontram em uma arena para uma grande batalha. associação perfeita para uma partida de futebol que outrora representava, tão somente, momento de des-contração, cujo objetivo era torcer por seu clube ou se-leção. acredito que as lutas intermináveis das torcidas organizadas motivaram a criação de arenas, lugares de disputas, brigas, lutas.

o brasileiro perdeu muito. Não há como ex-pressarmos sentimentos de patriotismo, de orgulho. o brasileiro sofre pela realiza-ção da copa, pelo desrespei-to, pela falta de oportunida-des, insegurança, ausência de condições dignas, falta de perspectiva, e, ainda, so-fre por se estar cônscio da má vontade dos gestores em resolver a precariedade da saúde pública, da educação, da segurança...

a arena do povo brasilei-ro não tem plateia, demarca-ção. Não se apresenta verde,

não é monumental. a arena do povo é feita de sofrimen-to, insegurança, desprezo, desrespeito e desesperança.

o povo brasileiro está atento. Não engoliu a céle-bre frase da presidente “o gigante acordou”. para a sur-presa de muitos, do berço esplêndido, onde se encon-trava deitado à luz do sol profundo, ele se levantou. Tornou-se gigante, não pela própria natureza, mas pela dor do descaso.

a nossa grande glória se-ria uma nação, cujas crian-ças desfrutassem de uma educação digna, cujos pais pudessem exercer suas fun-ções profissionais, cujos jo-vens se apresentassem com perspectivas de um futuro promissor, cujos enfermos fossem bem tratados e cui-dados nos leitos dos hospi-tais públicos, cujas mães não chorassem pela perda pre-matura de um filho, vítima da droga e da violência. este seria o meu país da copa. contentar-me-ia apenas em ser um dia campeão. Nada de hexa.

Quarta-feira por volta das 16h 20min, avenida 13 de Maio nas proximidades da igreja de fátima. deze-nas de pessoas presenciaram uma cena digna da mais pura barbárie, protagonizada por uma madame e um homem à paisana. o indivíduo ves-tia bermudas, de arma em punho e dizendo-se policial, arrastava pelos cabelos e, juntamente com a apoplética senhora, agredia com socos e pontapés uma pobre ne-gra, a qual diziam ter furtado não sei o que. Na verdade, a jovem magricela torturada em plena via pública, com os olhos arregalados de pavor nada tinha nas mãos e dava sinais de ser doente mental. ou quem sabe, estava mui-to transtornada pelo uso de drogas. Totalmente imobi-lizada, deitada no chão da calçada com a pata do mas-todonte no pescoço, a jovem mulher recebia insistentes

agressões físicas por parte da madame. uma cena da maior brutalidade que certamente jamais sairá da memória de quem a presenciou.

a atitude do elemento que gritava para os circuns-tantes ser policial, agrediu não apenas aqueles que pre-senciavam a cena (alguns aplaudiam a barbárie), mas além de configurar um crime dos mais graves no ordena-mento jurídico brasileiro, constitui, sobretudo, um atentado à honorabilidade da mais que centenária po-lícia Militar do ceará. aliás, nem se sabe a qual das polí-cias - se da civil, se da Mi-litar – pertence o marginal autointitulado policial. emo-cionalmente desequilibrado, usando uma arma engatilha-da em via pública, ameaçan-do com olhar feroz e palavras de baixo calão aqueles que medrosamente o recrimina-vam, um brutamontes desu-

mano igual a esse não tem a mínima condição psíquica de representar o estado.

chamada ao local, a via-tura da ronda do Quarteirão chegou com estardalhaço e em vez de prender o margi-nal agressor de uma indefesa mulher, - repito à saciedade -, TroTurada eM pleNa Via pÚBlica À luZ do dia, levou a agredida como se fora perigosa bandida. a polícia Militar do ceará cer-tamente tem mecanismos de inteligência para descobrir o autor do crime hediondo, uma pessoa totalmente inca-paz para exercer as elevadas e honrosas funções de dar segurança à sociedade. Não pode deixar de averiguar o caso, sob pena de aliar-se a um marginal, que, segundo propalava, pertence ao sis-tema institucional de segu-rança pública do estado do ceará.

MaRCeLO BRaga, Professor

BaRROs aLVes, jornalista e assessor parlamentar na

Assembleia Legislativa do estado do ceará

GRANDE [PORTO]2 OpiniãoARTIGOS

“A internet é a maior revolução do nosso tempo. Mas ela não impede a atuação de quadrilhas virtuais, de terrorismo. Há nesses casos o cometimento de crimes. Robôs eletrônicos são usados para propagar mentiras” Do tucano Aécio Neves ao negar ser usuário de cocaína em entrevista no Roda Viva.

“A queda do PIB neste trimestre é o refl exo do péssimo humor empresarial” Comentário de Lula para Dilma sobre a queda do PIB.

FRASES DA SEMANA

Expediente

O Jornal GRANDE PORTO é uma publicação semanal do Sistema Ceará Agora de Comunicação e da Editora Assaré.www.cearaagora.com.br

Redação: Waldery Uchôa 567A, Ben ca, Fortaleza, Ceará - CEP 60020-110.Telefone: (85) 3254.4469 Escritório comercial: Desembargador Moreira, 2800, 16º andar, Dionísio Torres, Fortaleza, Ceará Telefone: (85) 3194.4150Diretor-presidente: Luzenor de Oliveira - [email protected] Diretor de Relações Institucionais Francisco Bezerra - [email protected] Jurídica Mário Baratta / OAB-CE 6427 - [email protected] Chefe: Beto Almeida - [email protected]órter: Antonio Cardoso - [email protected] Editor de Arte: Claudemir Gazzoni - [email protected] Representante comercial: Lael Semente Fone: (85) 8821.4243(85) 3011.0907 - [email protected]

Para elogiar, criticar, opinar ou sugerir: [email protected] textos, incluindo opiniões e conceitos emitidos, são de responsabilidade exclusiva de seus autores. É livre a reprodução não comercial, desde que citada a fonte.

Para anunciar, ligue (85) 3194.4150

EDITORIAL

SE HÁ UMA COISA que vem dando certo no estado do Ceará é tal da Parceria Público Privada. Em se tratando do Complexo Industrial do Pecém, governo e setor privado estão a nados como a orquestra de Londres. Prova disso é que o Conselho Nacional de ZPEs (CZPE) aprovou na última quinta-feira (29), o projeto industrial para instalação da empresa White Martins Pecém Gases Industriais Ltda. A em-presa atendeu aos requisitos para apresentação de projetos industriais previstos na legislação, principalmente, no que diz respeito à viabilidade econômica, capacidade de integração com as economias local e regional, e colaboração para o desenvolvimento da região de in uência da ZPE do Ceará, dentre outros. O projeto da White Martins prevê uma planta criogênica de separa-ção de gases industriais para emprego na unidade industrial da Companhia Siderúrgica do Pecém. Num estado onde postos de travalho ainda são uma dor de cabeça para o go-verno e sociedade alvíssaras para o projeto, que durante a fase de construção civil, gerará 300 empregos diretos. Na montagem da planta, mais 180 empregos diretos serão criados. Com investimento to-tal de R$ 356,8 milhões, será a maior planta de fabricação de gases industriais da Amé-rica Latina. “Esta é de fato a terceira empresa a se instalar em regime de ZPE no Brasil, uma conquista para todo o Es-tado, pois representa geração de renda e desenvolvimento

social e econômico para o Ceará”, destaca César Ribeiro, presidente da Companhia Administradora da Zona de Processamento de Exportação do Ceará (ZPE Ceará), que administra a ZPE do Ceará.

De vento em popa também vai a primeira em-presa brasileira a operar em regime de ZPE, a Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP) está orçada em US$ 8,1 bilhões, sendo US$ 5,1 bilhões destinados à implantação da primeira fase. Com uma área total de 989 hectares, a CSP tem como acionistas a Vale, Dongkuk e Posco. Em termos de geração de empregos, estão previstos 15 mil empregos diretos e 8 mil indiretos ape-nas na fase de construção e 4 mil empregos diretos e 10 mil indiretos quando em operação total. A produção estimada de placas de aço é de 3 milhões de toneladas ao ano até 2015 (quando da conclusão da primeira fase) e 6 milhões de toneladas ao ano até 2018 (quando da conclusão da segunda fase). A CSP será autossu ciente em produção de energia, gerando 200MW (megawatts) e vendendo 60MW (megawatts).

Cid Gomes entregara, em janeiro de 2015, o governo ao sucessor deixando legado palpável na área de parceria poder público/setor privado. A área do grande porto do Pecém as oportunidades de emprego jorram da noite para o dia. Num estado pobre como o Ce-ará, o milagre da multiplicação de empregos nos faz otimistas com o futuro

PPPS DO CEARÁ SÃO EXEMPLO

O meu país da Copa

Tortura em via pública

O maior evento esporti-vo do planeta ocorrerá em nosso País a poucos dias. É o momento de esquecermos as adversidades, as intempé-ries diárias, a falta de saúde, de educação, de segurança, de moradia e de tudo mais do não que dispomos. Va-mos vibrar com os nossos jogadores a cada gol, a cada partida vencida, a cada fase conquistada. Todos com o mesmo objetivo: apagar a Copa de 50 de vez.

Nada de manifestações. Devemos agora demonstrar nosso amor à pátria. Ser-mos, na verdade, ufanistas, como assim fora Policarpo Quaresma. É bom, no en-tanto, não exagerarmos de-mais neste ufanismo, para que não tenhamos o mesmo fi m de Policarpo punido pelo amor ao seu país. Amor demais não é racional. Por não sê-lo, corremos o risco de tornarmo-nos insanos.

O que é mais importan-te que a Copa? Os gastos para sediar o evento? Os desvios de verbas? Os atos de corrupção? As obras ina-

cabadas? Creio que não. O mais importante é o hexa. Os nossos gladiadores se encontram em uma arena para uma grande batalha. Associação perfeita para uma partida de futebol que outrora representava, tão somente, momento de des-contração, cujo objetivo era torcer por seu clube ou se-leção. Acredito que as lutas intermináveis das torcidas organizadas motivaram a criação de arenas, lugares de disputas, brigas, lutas.

O brasileiro perdeu muito. Não há como ex-pressarmos sentimentos de patriotismo, de orgulho. O brasileiro sofre pela realiza-ção da Copa, pelo desrespei-to, pela falta de oportunida-des, insegurança, ausência de condições dignas, falta de perspectiva, e, ainda, so-fre por se estar cônscio da má vontade dos gestores em resolver a precariedade da saúde pública, da educação, da segurança...

A arena do povo brasilei-ro não tem plateia, demarca-ção. Não se apresenta verde,

não é monumental. A arena do povo é feita de sofrimen-to, insegurança, desprezo, desrespeito e desesperança.

O povo brasileiro está atento. Não engoliu a céle-bre frase da presidente “O gigante acordou”. Para a sur-presa de muitos, do berço esplêndido, onde se encon-trava deitado à luz do sol profundo, ele se levantou. Tornou-se gigante, não pela própria natureza, mas pela dor do descaso.

A nossa grande glória se-ria uma nação, cujas crian-ças desfrutassem de uma educação digna, cujos pais pudessem exercer suas fun-ções profi ssionais, cujos jo-vens se apresentassem com perspectivas de um futuro promissor, cujos enfermos fossem bem tratados e cui-dados nos leitos dos hospi-tais públicos, cujas mães não chorassem pela perda pre-matura de um fi lho, vítima da droga e da violência. Este seria o meu país da Copa. Contentar-me-ia apenas em ser um dia campeão. Nada de hexa.

Quarta-feira por volta das 16h 20min, Avenida 13 de Maio nas proximidades da Igreja de Fátima. Deze-nas de pessoas presenciaram uma cena digna da mais pura barbárie, protagonizada por uma madame e um homem à paisana. O indivíduo ves-tia bermudas, de arma em punho e dizendo-se policial, arrastava pelos cabelos e, juntamente com a apoplética senhora, agredia com socos e pontapés uma pobre ne-gra, a qual diziam ter furtado não sei o que. Na verdade, a jovem magricela torturada em plena via pública, com os olhos arregalados de pavor nada tinha nas mãos e dava sinais de ser doente mental. Ou quem sabe, estava mui-to transtornada pelo uso de drogas. Totalmente imobi-lizada, deitada no chão da calçada com a pata do mas-todonte no pescoço, a jovem mulher recebia insistentes

agressões físicas por parte da madame. Uma cena da maior brutalidade que certamente jamais sairá da memória de quem a presenciou.

A atitude do elemento que gritava para os circuns-tantes ser policial, agrediu não apenas aqueles que pre-senciavam a cena (alguns aplaudiam a barbárie), mas além de confi gurar um crime dos mais graves no ordena-mento jurídico brasileiro, constitui, sobretudo, um atentado à honorabilidade da mais que centenária Po-lícia Militar do Ceará. Aliás, nem se sabe a qual das Polí-cias - se da Civil, se da Mi-litar – pertence o marginal autointitulado policial. Emo-cionalmente desequilibrado, usando uma arma engatilha-da em via pública, ameaçan-do com olhar feroz e palavras de baixo calão aqueles que medrosamente o recrimina-vam, um brutamontes desu-

mano igual a esse não tem a mínima condição psíquica de representar o Estado.

Chamada ao local, a via-tura da Ronda do Quarteirão chegou com estardalhaço e em vez de prender o margi-nal agressor de uma indefesa mulher, - repito à saciedade -, TROTURADA EM PLENA VIA PÚBLICA À LUZ DO DIA, levou a agredida como se fora perigosa bandida. A Polícia Militar do Ceará cer-tamente tem mecanismos de inteligência para descobrir o autor do crime hediondo, uma pessoa totalmente inca-paz para exercer as elevadas e honrosas funções de dar segurança à sociedade. Não pode deixar de averiguar o caso, sob pena de aliar-se a um marginal, que, segundo propalava, pertence ao sis-tema institucional de segu-rança pública do Estado do Ceará.

MARCELO BRAGA, Professor

BARROS ALVES, Jornalista e Assessor Parlamentar na

Assembleia Legislativa do Estado do Ceará

Page 3: Jornal Grande Porto 49

GRANDE [PORTO]2 opiniãoartigos

“A internet é a maior revolução do nosso tempo. Mas ela não impede a atuação de quadrilhas virtuais, de terrorismo. Há nesses casos o cometimento de crimes. Robôs eletrônicos são usados para propagar mentiras” Do tucano aécio neves ao negar ser usuário de cocaína em entrevista no Roda Viva.

“A queda do PIB neste trimestre é o reflexo do péssimo humor empresarial” Comentário de Lula para Dilma sobre a queda do PiB.

frases da semana

expediente

o jornal gRanDe PORTO é uma publicação semanal do sistema ceará agora de comunicação e da editora assaré.www.cearaagora.com.br

Redação: Waldery Uchôa 567A, Benfica, Fortaleza, Ceará - CEP 60020-110.Telefone: (85) 3254.4469 escritório comercial: Desembargador Moreira, 2800, 16º andar, Dionísio Torres, Fortaleza, Ceará Telefone: (85) 3194.4150Diretor-presidente: Luzenor de Oliveira - [email protected] Diretor de Relações institucionais Francisco Bezerra - [email protected] Jurídica Mário Baratta / OAB-CE 6427 - [email protected] Chefe: Beto Almeida - [email protected]órter: Antonio Cardoso - [email protected] editor de arte: Claudemir Gazzoni - [email protected] Representante comercial: lael semente Fone: (85) 8821.4243(85) 3011.0907 - [email protected]

Para elogiar, criticar, opinar ou sugerir: [email protected] textos, incluindo opiniões e conceitos emitidos, são de responsabilidade exclusiva de seus autores. É livre a reprodução não comercial, desde que citada a fonte.

Para anunciar, ligue (85) 3194.4150

editorial

O DesaFiO de atrair novos empreendimentos para a área do complexo industrial e portuário do pecém é apenas uma parte de outra complexa engenharia de planejamento exigida de todos os gestores do Vale do Curu. Tão necessário quanto a presença dessas indústrias em solo cearense é a garantia de que os novos empregos sejam absorvidos pela população local, promovendo a geração de renda e o consequente desenvolvimento dos municípios do entorno e da economia do estado.

se por um lado existe uma atenção por parte das empresas de privilegiar o trabalhador local, por outro há o obstáculo da qualificação. Nesse sentido, ganha importância uma proposta do deputado federal José Nobre Guimarães (PT-CE) para a am-pliação da unidade do instituto federal de educação, ciência e Tecnologia com atuação voltada à formação e qualificação de mão de obra na região do complexo Portuário, com sede no município de caucaia.

Guimarães já manteve conta-to com o reitor do IFCE, professor Virgílio Araripe, e, no início do mês de junho, participará de audiência para apresentar um documento com números e a justificativa para ampliar as atividades no Campus Avançado do IFCE.

Há uma explicação para o entusiasmo do petista com essa proposta. a ampliação das atividades do Instituto Federal é bem menos burocrática do que um campus avançado da Univer-sidade federal do ceará, como até então era cogitado. a medida, por exemplo, não depende de projeto de lei que precise passar pelo crivo do Congresso Nacional, nem exige o esforço orçamen-tário como acontece com uma Universidade.

o campus do ifce caucaia

foi inaugurado em dezembro de 2010 e entregue oficialmente à comunidade em agosto de 2011. surgiu em decorrência do plano de expansão da rede federal de educação tecnológica e foi escolhido tendo em vista sua proximidade geográfica com o cipp. nesse sentido, o campus torna-se peça chave para aten-der às demandas de mão-de--obra do Complexo através dos cursos técnico em eletroeletrô-nica, técnico em metalurgia e Técnico em Petroquímica.

Os profissionais egressos dos cursos do campus de caucaia irão atender não só à demanda emergencial do cipp, mas também a todas as empresas do polo industrial de caucaia, são gonçalo e outros setores correlatos que se estabelecerem no entorno da região. mas não apenas isso. O Governo do Estado anunciou investimentos para a construção e compra de equipamentos do centro de treinamento técnico do Ceará (CTTC), que está sendo instalado no entroncamento das rodovias CE 085 (Estruturante) e CE 422, em Caucaia. A ideia é que o Centro qualifique, mão de obra local para atender as necessidades do complexo.

Em São Gonçalo, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-CE) implantou o Centro de Formação Profissional do CIPP, que está funcionando com duas turmas, de eletrici-dade predial e de eletricidade Industrial. Estão previstos novos cursos, como de Soldador, Serralheiro de Alumínio, Bombeiro Hidráulico e Pedreiro. Que venha, portanto, mais investimentos para o ifce, ampliando suas instalações físicas, a oferta de novos cursos e a melhoria da qualificação profissional para que a geração de emprego beneficie cada vez mais os cearenses.

Qualificar é prioridade

O meu país da Copa

Tortura em via pública

o maior evento esporti-vo do planeta ocorrerá em nosso país a poucos dias. é o momento de esquecermos as adversidades, as intempé-ries diárias, a falta de saúde, de educação, de segurança, de moradia e de tudo mais do não que dispomos. Va-mos vibrar com os nossos jogadores a cada gol, a cada partida vencida, a cada fase conquistada. Todos com o mesmo objetivo: apagar a copa de 50 de vez.

Nada de manifestações. devemos agora demonstrar nosso amor à pátria. Ser-mos, na verdade, ufanistas, como assim fora policarpo Quaresma. é bom, no en-tanto, não exagerarmos de-mais neste ufanismo, para que não tenhamos o mesmo fim de policarpo punido pelo amor ao seu país. amor demais não é racional. por não sê-lo, corremos o risco de tornarmo-nos insanos.

o que é mais importan-te que a copa? os gastos para sediar o evento? os desvios de verbas? os atos de corrupção? as obras ina-

cabadas? creio que não. o mais importante é o hexa. os nossos gladiadores se encontram em uma arena para uma grande batalha. associação perfeita para uma partida de futebol que outrora representava, tão somente, momento de des-contração, cujo objetivo era torcer por seu clube ou se-leção. acredito que as lutas intermináveis das torcidas organizadas motivaram a criação de arenas, lugares de disputas, brigas, lutas.

o brasileiro perdeu muito. Não há como ex-pressarmos sentimentos de patriotismo, de orgulho. o brasileiro sofre pela realiza-ção da copa, pelo desrespei-to, pela falta de oportunida-des, insegurança, ausência de condições dignas, falta de perspectiva, e, ainda, so-fre por se estar cônscio da má vontade dos gestores em resolver a precariedade da saúde pública, da educação, da segurança...

a arena do povo brasilei-ro não tem plateia, demarca-ção. Não se apresenta verde,

não é monumental. a arena do povo é feita de sofrimen-to, insegurança, desprezo, desrespeito e desesperança.

o povo brasileiro está atento. Não engoliu a céle-bre frase da presidente “o gigante acordou”. para a sur-presa de muitos, do berço esplêndido, onde se encon-trava deitado à luz do sol profundo, ele se levantou. Tornou-se gigante, não pela própria natureza, mas pela dor do descaso.

a nossa grande glória se-ria uma nação, cujas crian-ças desfrutassem de uma educação digna, cujos pais pudessem exercer suas fun-ções profissionais, cujos jo-vens se apresentassem com perspectivas de um futuro promissor, cujos enfermos fossem bem tratados e cui-dados nos leitos dos hospi-tais públicos, cujas mães não chorassem pela perda pre-matura de um filho, vítima da droga e da violência. este seria o meu país da copa. contentar-me-ia apenas em ser um dia campeão. Nada de hexa.

Quarta-feira por volta das 16h 20min, avenida 13 de Maio nas proximidades da igreja de fátima. deze-nas de pessoas presenciaram uma cena digna da mais pura barbárie, protagonizada por uma madame e um homem à paisana. o indivíduo ves-tia bermudas, de arma em punho e dizendo-se policial, arrastava pelos cabelos e, juntamente com a apoplética senhora, agredia com socos e pontapés uma pobre ne-gra, a qual diziam ter furtado não sei o que. Na verdade, a jovem magricela torturada em plena via pública, com os olhos arregalados de pavor nada tinha nas mãos e dava sinais de ser doente mental. ou quem sabe, estava mui-to transtornada pelo uso de drogas. Totalmente imobi-lizada, deitada no chão da calçada com a pata do mas-todonte no pescoço, a jovem mulher recebia insistentes

agressões físicas por parte da madame. uma cena da maior brutalidade que certamente jamais sairá da memória de quem a presenciou.

a atitude do elemento que gritava para os circuns-tantes ser policial, agrediu não apenas aqueles que pre-senciavam a cena (alguns aplaudiam a barbárie), mas além de configurar um crime dos mais graves no ordena-mento jurídico brasileiro, constitui, sobretudo, um atentado à honorabilidade da mais que centenária po-lícia Militar do ceará. aliás, nem se sabe a qual das polí-cias - se da civil, se da Mi-litar – pertence o marginal autointitulado policial. emo-cionalmente desequilibrado, usando uma arma engatilha-da em via pública, ameaçan-do com olhar feroz e palavras de baixo calão aqueles que medrosamente o recrimina-vam, um brutamontes desu-

mano igual a esse não tem a mínima condição psíquica de representar o estado.

chamada ao local, a via-tura da ronda do Quarteirão chegou com estardalhaço e em vez de prender o margi-nal agressor de uma indefesa mulher, - repito à saciedade -, TroTurada eM pleNa Via pÚBlica À luZ do dia, levou a agredida como se fora perigosa bandida. a polícia Militar do ceará cer-tamente tem mecanismos de inteligência para descobrir o autor do crime hediondo, uma pessoa totalmente inca-paz para exercer as elevadas e honrosas funções de dar segurança à sociedade. Não pode deixar de averiguar o caso, sob pena de aliar-se a um marginal, que, segundo propalava, pertence ao sis-tema institucional de segu-rança pública do estado do ceará.

MaRCeLO BRaga, Professor

BaRROs aLVes, jornalista e assessor parlamentar na

Assembleia Legislativa do estado do ceará

GRANDE [PORTO] 3

ceará agoraPor Luzenor de Oliveira

[email protected]

política

a base partidária aliada ao Gover-no do estado está

dividida, mas o grupo do Governador cid Go-mes (proS) ganhou mais TeMpo na discussão so-bre a escolha do candidato ao palácio da abolição e, agora, empurra essa deci-são para o final de junho. com essa estratégia, os aliados ficam meio atôni-tos, enquanto a oposição atira para todos os lados à espera do nome a ser lan-çado pelo grupo governista.

cid trabalha com o cenário de que, em mês de copa do Mundo, não adianta apressar o passe, nem falar em política e muito menos em eleições. o proS trabalha com o calendário e, para cumprir

a formalidade da legislação eleitoral, realizará a conven-ção para definição de can-didatos e coligações nos úl-timos dias do mês de junho.

‘’a pressa deve ser dos adversários. estamos den-tro do prazo estabelecido pela lei’’, expõe o líder do Governo cid na assem-bleia legislativa, deputado estadual José Sarto, que nos bastidores políticos mon-ta e desmonta o xadrez da corrida pelas 46 vagas no legislativo estadual. o co-mando estadual do proS avalia, ainda, que, quanto mais cedo antecipada a campanha, mais gastos se-rão realizados.

a demora na indica-ção do nome do proS ao Governo do estado gera, também, inquietação en-

tre os dirigentes dos par-tidos que fazem parte da administração estadual. uma tentativa de conter os ânimos e, principalmente, a impaciência, foi defla-grada com uma série de reuniões mobilizadas pelo Governo do estado.

a justificativa, para es-ses encontros, era avaliar os projetos desenvolvidos até o momento e a defini-ção de novas ações dentro do modelo político e ad-ministrativo comandando pelo Governador cid Go-mes. a série de reuniões gerou expectativa sobre o debate interno para escolha do candidato ao Governo.

a primeira reunião contou com representan-tes de 22 partidos, o se-gundo encontrou recebeu

menos de 10 dirigentes das siglas e, na terceira reunião, com a presença do Secretário de Saúde do estado, ciro Gomes, a par-ticipação foi maior. dos 22 partidos, o evento atraiu 17 dirigentes das siglas que têm expectativa de manter a aliança com o proS.

cinco nomes do proS se mantém na lista de pré--candidatos (izolda cela, José albuquerque, leôni-das cristino, Mauro filho e domingos filho). o Se-cretário de Saúde, ciro Go-mes, um dos articuladores políticos do proS, restrin-giu, porém, a três (izolda, leônidas e domingos) a lista de pré-candidatos a governador. a expectativa e ansiedade acabam em menos de 20 dias.

eleiÇÕes 2014] Dirigentes do PROS entram em junho sem candidato definido, deixando adversários atônitos e aliados ansiosos.

fuTeBol e políTicaO CaLenDáRiO DO Mês De JunhO é recheado de festas, futebol e convenções. A escolha dos candidatos às eleições de 2014, em meio aos jogos da Copa do Mundo, agita os bastidores políticos, mas o assunto é excluído do dia a dia do eleitor. A população não está nem aí para debate sobre candidaturas. O mês de junho se mantém com a tradição das festas de São João e, no calendário eleitoral, com a formalidade das convenções partidárias – atos oficiais que precisam ser realizadas para o cumprimento da lei. A partir da próxima semana, o Brasil passa a respirar futebol. Serão quatro semanas de uma pauta única: Seleção Brasileira, copa do mundo. entre uma e outra partida da seleção brasileira, teremos as convenções partidárias para escolha dos candidatos à Presidência da República, Governos Estaduais, Senado, Câmara Federal e Assembleia Legislativa. Serão as convenções partidárias mais frias dos últimos 30 anos. Entre os motivos para essa frieza, a indiferença popular com o processo eleitoral, o cansaço da imagem dos políticos e a Copa do Mundo. Com tudo isso, junho vai passar rapidinho.

Cid & CopaO gOVeRnaDOR CiD gOMes vai encerrar o segundo mandato como sempre declarou: ser o governador do Ceará na copa do mundo. cid será anfitrião da Seleção Brasileira que, no dia 17 de junho, enfrenta, no Estádio arena castelão, o méxico. uma partida histórica para quem tem a oportunidade de ir ao estádio e, ao mesmo tempo, para um governante.

Instituto FederalO DePuTaDO FeDeRaL JOsé aiRTOn CiRiLO (PT), ao ler a última edição do grande Porto, que tratava sobre a mobilização do deputado josé guimarães em defesa da instalação de um Campus Avançado do instituto de educação, ciência e tecnologia (ifct), no Pecém, pregou aviso: o pedido para essa unidade de ensino foi feito há três anos.

Instituto Federal IICOMO a iDeia FiCOu nO PaPeL, guimarães, procurado por professores, educadores e dirigentes sindicais, decidiu pedir um campus do instituto,

com menos burocracia. os cursos de nível superior irão dar um ganho na formação de mão de obra para as empresas que estão chegando ao pecém. são milhares de novos empregos a serem gerados nos próximos 10 anos.

PSB no Governoa PRé-CanDiDaTa DO PsB aO gOVeRnO DO esTaDO, nicolle barbosa, recebeu apoio dos dirigentes nacionais do partido e da coordenação da pré-campanha de eduardo Campos à Presidência da República. A manifestação foi exposta após as especulações de que o PSB poderia se aliar ao PMDB. O aviso foi dado: o rumo do psb no ceará está definido com a pré-candidatura de nicolle.

LimpezauMa seMana aPós ReassuMiR O CaRgO, a prefeita de Trairi, Nara do Porto (PSDB), faz uma verdadeira limpeza na administração para colocar assessores de confiança e definir ações e projetos para beneficiar a população. nara tem a responsabilidade de agir com mão de ferro para o município não voltar ao noticiário policial com as manchetes sobre corrupção.

Aos 45 minutos do segundo tempo

os dirigentes regio-nais do pSB resistem a pressões para uma aliança com o pMdB e contes-tam as especulações sobre uma possível aliança com o pMdB. os socialistas mantém a pré-candida-tura da ex-presidente do centro industrial do ce-ará (cic), Nicolle Barbo-sa, ao Governo do estado. ‘’recebemos o apoio da direção nacional do pSB e temos um projeto para o desenvolvimento eco-nômico e social do ceará. um projeto para discutir os problemas enfrenta-dos pela população do

interior e da capital, daí o apoio do nosso pré-can-didato a presidente da república, eduardo cam-pos’’, disse Nicolle Bar-bosa, que tem percorrido cidades do interior para reuniões com dirigentes municipais do pSB.

as especulações sobre uma provável aliança en-tre pMdB e pSB surgiram a partir de declarações do pré-candidato ao Go-verno, eunício oliveira. eunício disse ter conver-sado com o presidenciá-vel eduardo campos para maior aproximação com o pSB. eunício e campos

se encontraram, no últi-mo final de semana, na região Metropolitana do cariri, durante a entrega de títulos de cidadania de Juazeiro do Norte.

eunício abriu diálogo com a direção nacional do pSB dentro da estra-tégia de fortalecer a pré--candidatura à sucessão do governador cid Gomes e, também, pensando no segundo turno da eleição. os dirigentes estaduais do pSB trabalham, porém, a pré-candidatura de Nicol-le Barbosa e descartam a hipótese de aliança no pri-meiro turno com o pMdB.

os socialistas mar-caram para o dia 30 de junho a convenção es-tadual para homologação da chapa majoritária e formação de aliança para às eleições deste ano. além de Nicolle, o pSB tem como pré-candidata ao Senado a professora Geovana cartaxo, ligada à rede Sustentabilidade. o pSB vem se articulan-do com outras siglas para montar a chapa propor-cional - deputados es-taduais e federais, e ga-rantir vagas na câmara federal e na assembleia legislativa.

especulaÇão

PSB contesta especulações e mantém Nicolle no jogo eleitoral

Os cinco mosqueteiros do PROs em guerra interna não declarada: leônidas Cristino, izolda Cela, José albuquerque, Mauro Filho e Domingos Filho

Page 4: Jornal Grande Porto 49

GRANDE [PORTO]4 cidade GRANDE [PORTO]4

em caucaia, não é diferente. Muito se fala, mas pou-

co se faz para organizar a mobilidade no centro da cidade. Quem anda por caucaia, sabe que a con-centração de pessoas, o comércio formal e infor-mal, o tráfego de veículos nas principais ruas, são de deixar qualquer pessoa ir-ritada.

Não são só as capitais que tem nas suas áreas centrais a concentração de problemas comuns. cida-des da região Metropoli-tana sofrem com o mesmo dilema, e sem planeja-mento e projetos de mo-bilidade urbana, fica mais difícil encontrar meios de desafogar as ruas.

Já não bastasse a de-sorganização, juntam-se ao contexto, a falta de dre-

nagem, o lixo que se acu-mula, calçadas irregulares, crescimento desornado do trânsito e falta de va-gas para estacionamento. Basta caminhar um pou-co pelas ruas no entorno do Mercado Municipal, que facilmente nos depa-raremos com todas essas cenas, e ainda pior: o atu-al estado de abandono do Mercado, que já nem é tão atual assim.

o local que é tradi-cional ponto de comércio da região, vem se perden-do com sujeira e falta de manutenção. existe um projeto de reforma e am-pliação da área, mas que há tempos está parada. os permissionários do Mercado reclamam que a reforma foi paralisada e que existe promessa de re-torno da obra, no entanto,

ninguém sabe dizer quan-do serão retomadas e qual o prazo para conclusão.

Segundo matéria pu-blicada no Jornal o povo no dia 1º de junho, a pre-feitura de caucaia diz que a reforma do Mercado Municipal faz parte de uma parceria público pri-vada (ppp). ao ser cons-tatada a situação de atraso da reforma, um Termo de ajustamento de conduta (Tac) foi firmado com a empresa e a situação está sendo acompanhada pelo Ministério público e pela gestão.

caos totalenquanto isso, os fei-

rantes que foram retirados do “beco” do mercado, amontoam-se na no meio da rua, obstruindo calça-das e atrapalhando o trân-

sito na rua Juaci Sampaio pontes, esquina com a rua engº João alfredo, situa-ção que dura mais de dois anos.

para encurtar distân-cias Se caminhar a pé pe-las ruas de caucaia não é uma missão fácil, experi-mente fazer isso de carro. os moradores dos bairros parque São Gerardo, par-que Soledade e açude que precisarem se descolar em seus veículos para os bair-ros da cigana, estação, Nova cigana, planalto caucaia, Vila casé e pa-dre Júlio Maria, ou mes-mo acessar à Br 020 terão obrigatoriamente que pas-sar pelas ruas do centro da cidade, fazendo com que o trânsito fique ainda mais complicado.

devido ao gargalo for-mado nas principais ruas da cidade, foi feita uma petição à Secretaria da in-fraestrutura e Secretaria de planejamento urbano e ambiental do Município, que consiste na construção de um viaduto sobre a via férrea, que possibilitaria melhor fluidez, pondo fim na lentidão do trânsito na região central do municí-pio. a petição é de autoria do Vereador José américo (pTN), que depende ainda de estudo a ser feito pela Secretaria de infraestrutu-ra, e deverá partir da rua Nossa Senhora dos pra-zeres, no Bairro do açude interligando ao cruzamen-to das ruas padre climé-rio chaves e Juaci pontes, no Bairro da cigana.

caucaia] As prefeituras vivem grandes desafios em fomentar a cidadania e a inclusão social através de planos de universalização do acesso aos serviços públicos, de transportes e circulação urbana.

Pesadelo da mobilidade

Comércio divide espaço com automóveis e pedestres

linha de passePor Queiroz Ribeiro

[email protected]

paraBéNS ao riValRiVais DenTRO De CaMPO, Fortaleza e Ceará são os protagonistas do futebol cearense. A disputa pela hegemonia no Estado jamais vai ser cessada, porém, neste 2 de junho, data do centenário do time alvinegro, a equipe tricolor deixou de lado as provocações. Em nota no site oficial do clube, o Fortaleza parabenizou o Ceará pelo centenário. “Cem anos de existência representam uma história longa no futebol cearense, história essa da qual o Fortaleza Esporte Clube, também quase centenário faz parte, dividindo com o aniversariante do dia a paixão do povo cearense”, diz a nota. Que a reciprocidade da iniciativa, da cortesia e principalmente do bom relacionamento em busca do melhor para o futebol cearense se estendam não apenas por hoje, mas por muitos outros centenários.

Ano do centenário, ano de conquistas

ViCe na COPa DO nORDesTe, conquista do tetra campeonato, classificação para a segunda fase na Copa do brasil, liderança isolada na série b durante o recesso para a Copa do Mundo, foram as conquistas do Ceará durante o primeiro semestre do ano de seu centenário, seladas na ultima terça-feira (03), após a vitória fora de casa diante do Bragantino por 2 x 1.

Malas prontas

DiFiCiLMenTe O VOLanTe MiCheL permanecerá no time do ceará, após o recesso para a copa do mundo. o empresário do jogador busca uma solução para resolver a saída do guerreiro alvinegro. No banco de reservas, com um salário de titular e acima de 30 anos são as principais dificuldades para convencer os outros clubes a fecharem com o atleta.

Copa do Maciçoa PRiMeiRa Fase da copa do Maciço 2014 - COPA mastruz da sorte só será concluída na próxima sexta, dia 6. entretanto, a comissão Executiva definiu que os jogos da próxima etapa do evento serão realizados nos dois

próximos domingos, 8 e 15 de junho. É quase consenso que os jogos semifinais e final serão disputados nas duas sextas-feira dias 20 e 27 de junho.

Maior descanso para o Leãoa DiReTORia DO FORTaLeza prolongou um pouco mais o período de descanso ao elenco leonino. Se antes, a folga seria de 01 a 16 de junho, agora será até 23 de junho. mas o recesso estendido não será para todos. apenas os jogadores que mais atuaram serão os privilegiados: Marcelinho Paraíba, Robert, Walfrido, Edinho entre outros.

Renovaçãoa DiReTORia DO CeaRá se antecipou as especulações do mercado e acertou a ampliação do zagueiro Sandro, 26 anos, até o final de 2016. com o acordo o atleta ganhou uma valorização salarial e a multa em caso de rescição do vínculo passa a ser de R$ 5 milhões. sandro caiu nas graças da torcida alvinegra, não só pela autuação firme na zaga, mas também pelos gols marcados.

Verdão do CaririO iCasa aMaRgOu mais uma derrota em casa na série b do campeonato brasileiro. dessa vez o carrasco do Verdão do Cariri foi o Avaí/SC. O time catarinense impôs ao clube cearense uma derrota por 2 x 0. Os dois foram marcados na segunda etapa e o icasa não demonstrou poder de reação. mesmo com a derrota o Verdão segue na 13ª colocação e fora da zona de rebaixamento.

as festividades ju-ninas já deram sinal no município de São Gonça-lo do amarante (região Metropolitana de forta-leza). Neste final de sema-na a cidade se encheu de colorido e de luz com o lançamento do 1º Sim Ju-nino pela Banda de Mú-sica Municipal aldenor Barbosa recheado de um repertório composto pelo legítimo pé de serra pre-parando o público para

receber as apresentações das quadrilhas juninas.

as Quadrilhas acon-chego do pecém, filhos do Sol, Brilho do olhar, Grupo Junino da passa-gem e arrasta pé do Zé Sapo fizeram sua entrada no corredor junino mon-tado em frente a igreja Matriz com apresenta-ções individuais e de seus destaques. a Secretária de cultura do município Maria Vênus andrade

cunha fez o acolhimen-to dos grupos, anunciou a conquista do edital ceará Junino e fez a entrega do incentivo cultural a cada representante dos Grupos. acompanhados pelo Gru-po regional “pisada do forró”, grupo que trouxe a alegria do arrasta- pé envolvendo os brincantes num grande ensaio em que as quadrilhas se apresenta-ram todas de uma só vez.

o objetivo desse qua-

drilhão não foi o da dis-puta, mas de preparação e acolhimento do mês ju-nino. Nenhuma quadrilha apresentou o figurino que irá de fato levar para o São Gonçalo Junino com o ceará Junino. o São Gonçalo Junino já tem data marcada, acontecerá nos dias 04 e 05 de julho. a programação está sen-do preparada, inclusive, ainda não foram definidas as atrações.

festa popular

Lançado São Gonçalo junino

GRANDE [PORTO] 5economiaGRANDE [PORTO] 5

o conselho Nacio-nal das Zonas de processamento de

exportação (cZpe) apro-vou o projeto industrial da empresa White Martins pecém Gases industriais ltda para instalação na Zpe de pecém, localizada no município de São Gon-çalo do amarante.

o projeto da White Martins prevê uma planta criogênica de separação de gases industriais para

emprego na unidade in-dustrial da companhia Siderúrgica do pecém (cSp), também localizada na Zpe.

a empresa atendeu aos requisitos para apresenta-ção de projetos industriais previstos na legislação, principalmente, no que diz respeito à viabilidade econômica, capacidade de integração com as eco-nomias local e regional, e colaboração para o desen-

volvimento da região de influência da Zpe de pe-cém, dentre outros.

durante a fase de cons-trução civil, serão gerados 300 empregos diretos. Na montagem da planta, mais 180 empregos diretos serão criados. com investimento total de r$ 356,8 milhões, será a maior planta de fabri-cação de gases industriais da américa latina.

a White Martins será a terceira indústria na área

de livre comércio com o exterior. as outras plantas industriais com projeto em andamento na Zpe são a companhia Siderúrgica do pecém (cSp) e a Vale.

o que são Zpesas Zonas de proces-

samento de exportação (Zpe) são áreas de livre comércio com o exterior, destinadas à instalação de empresas voltadas para a produção de bens a serem exportados, existindo a possibilidade de interna-ção de até 20% da produ-ção, sendo consideradas zonas primárias para efei-to de controle aduaneiro.

as empresas que se ins-talam em Zpe têm acesso a tratamentos tributário, cambiais e administrativos específicos e o principal requisito é o seu caráter eminentemente exporta-dor, ou seja, as empresas devem auferir e manter receita bruta decorrente de exportação para o ex-terior de, no mínimo, 80% de sua receita bruta total.

comÉrcio eXterior] Será a maior planta de fabricação de gases industriais da América Latina, com investimento total de R$ 356,8 milhões.

porto s/aPor Beto Almeida

[email protected]

coMpaNhia SiderÚrGica do pecéM (cSp)PRiMeiRa eMPResa BRasiLeiRa a operar em regime de zpe, a Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP) está orçada em US$ 8,1 bilhões, sendo US$ 5,1 bilhões destinados à implantação da primeira fase. Com uma área total de 989 hectares, a CSP tem como acionistas a Vale, dongkuk e posco. em termos de geração de empregos, estão previstos 15 mil empregos diretos e 8 mil indiretos apenas na fase de construção e 4 mil empregos diretos e 10 mil indiretos quando em operação total. A produção estimada de placas de aço é de 3 milhões de toneladas ao ano até 2015 (quando da conclusão da primeira fase) e 6 milhões de toneladas ao ano até 2018 (quando da conclusão da segunda fase). A CSP será autossuficiente em produção de energia, gerando 200MW (megawatts) e vendendo 60MW (megawatts).

Vale PecémsegunDa eMPResa a ser aprovada pelo Conselho nacional de zpes (czpe) e autorizada a se instalar na zpe do ceará. a Vale pecém é empresa da Vale S/A voltada para o fornecimento de minério de Ferro à CSP. É autorizada a operar o pátio de minério de Ferro e pelotas, fornecendo à CSP, e ao beneficiamento de matéria-prima. Serão investidos US$ 96,7 milhões na implantação da Vale Pecém, com expectativa de gerar 180 empregos diretos e de início das operações em 2015.

Movimentação de cargas De JunhO a DezeMBRO De 2013 foram movimentados 236.864,45 metros cúbicos

de cargas da companhia siderúrgica do pecém (csp) pela zpe cearÁ. e de janeiro a março deste ano foram 167.256,25 metros cúbicos de cargas movimentadas, totalizando nesse período de recebimento de mercadoria 404.426,70 metros cúbicos. Uma média de 40.442,67 metros cúbicos por mês. somente em abril deram entrada no pátio da ZPE 1.550 caminhões com mercadorias destinadas às obras da Companhia siderúrgica do pecém e Vale Pecém, totalizando 55 mil metros cúbicos. só para se ter uma ideia da dimensão do porte que a ZPE CEARÁ pode receber, o pátio da zpe está com 550 contêineres com maquinário e estrutura destinados à obra da companhia siderúrgica do pecém e Vale pecém.

ZPE ganha unidade da White Martins

o índice firjan de de-senvolvimento Municipal (ifdM), criado pela fe-deração das indústrias do estado do rio de Janeiro (firjan) para acompanhar a evolução dos 5.565 muni-cípios brasileiros, revela em sua 6ª edição que 118 dos 184 municípios cearenses (64,1%) apresentam nível

de desenvolvimento alto ou moderado. apenas duas cidades em toda a região Nordeste atingiram alto de-senvolvimento e elas ficam no ceará: eusébio e Sobral. Na comparação com o úl-timo estudo, houve avanço em 69,6% das cidades.

com recorte munici-pal e abrangência nacio-

nal, o ifdM avalia as con-dições de educação, Saúde, emprego e renda de todos os municípios brasileiros. o índice varia de 0 (mínimo) a 1 ponto (máximo) para clas-sificar o nível de cada cidade em quatro categorias: baixo (de 0 a 0,4), regular (0,4001 a 0,6), moderado (de 0,6001 a 0,8) e alto (0,8001 a 1) de-senvolvimento.

São Gonçalo do ama-rante tem o terceiro me-lhor desempenho no es-tado, com 0,7845 pontos, enquanto caucaia ficou na 18 colocação, com 0,6957 pontos no ifdM do estado.

piores índicesNo outro extremo do

ranking do ceará, cinco municípios permaneceram entre os 10 menores ifdMs do estado: cariús, chaval,

umari, pontengi e Man-tinópole. apesar de ainda apresentarem um nível de desenvolvimento inferior ao restante do estado, o estudo ressalta os avanços observados em cariús e chaval, únicos desse grupo a exibir progresso em to-das as vertentes do ifdM. por outro lado, aurora foi o único que apresentou re-cuo, movimento explicado pela expressiva queda do ifdM emprego e renda (-2,7%).

No ranking das capitais brasileiras, fortaleza per-maneceu no mesmo lugar do ano anterior, ocupando a 20ª posição, com 0,7390 ponto. No ifdM-educa-ção a capital cearense ficou com 0,6724, na Saúde com 0,7383, e em emprego e renda com 0,8062 ponto.

índice firJan

Eusébio e Sobral lideram em alto desenvolvimento no NE

nonononono

sobral é uma das cidades que lidera ranking da Firjan

Convocamos os estudantes a vir pegar sua carteira na sede

da Umesca

aTenÇÃO esTUDanTes

Page 5: Jornal Grande Porto 49

GRANDE [PORTO]4 cidade GRANDE [PORTO]4

em caucaia, não é diferente. Muito se fala, mas pou-

co se faz para organizar a mobilidade no centro da cidade. Quem anda por caucaia, sabe que a con-centração de pessoas, o comércio formal e infor-mal, o tráfego de veículos nas principais ruas, são de deixar qualquer pessoa ir-ritada.

Não são só as capitais que tem nas suas áreas centrais a concentração de problemas comuns. cida-des da região Metropoli-tana sofrem com o mesmo dilema, e sem planeja-mento e projetos de mo-bilidade urbana, fica mais difícil encontrar meios de desafogar as ruas.

Já não bastasse a de-sorganização, juntam-se ao contexto, a falta de dre-

nagem, o lixo que se acu-mula, calçadas irregulares, crescimento desornado do trânsito e falta de va-gas para estacionamento. Basta caminhar um pou-co pelas ruas no entorno do Mercado Municipal, que facilmente nos depa-raremos com todas essas cenas, e ainda pior: o atu-al estado de abandono do Mercado, que já nem é tão atual assim.

o local que é tradi-cional ponto de comércio da região, vem se perden-do com sujeira e falta de manutenção. existe um projeto de reforma e am-pliação da área, mas que há tempos está parada. os permissionários do Mercado reclamam que a reforma foi paralisada e que existe promessa de re-torno da obra, no entanto,

ninguém sabe dizer quan-do serão retomadas e qual o prazo para conclusão.

Segundo matéria pu-blicada no Jornal o povo no dia 1º de junho, a pre-feitura de caucaia diz que a reforma do Mercado Municipal faz parte de uma parceria público pri-vada (ppp). ao ser cons-tatada a situação de atraso da reforma, um Termo de ajustamento de conduta (Tac) foi firmado com a empresa e a situação está sendo acompanhada pelo Ministério público e pela gestão.

caos totalenquanto isso, os fei-

rantes que foram retirados do “beco” do mercado, amontoam-se na no meio da rua, obstruindo calça-das e atrapalhando o trân-

sito na rua Juaci Sampaio pontes, esquina com a rua engº João alfredo, situa-ção que dura mais de dois anos.

para encurtar distân-cias Se caminhar a pé pe-las ruas de caucaia não é uma missão fácil, experi-mente fazer isso de carro. os moradores dos bairros parque São Gerardo, par-que Soledade e açude que precisarem se descolar em seus veículos para os bair-ros da cigana, estação, Nova cigana, planalto caucaia, Vila casé e pa-dre Júlio Maria, ou mes-mo acessar à Br 020 terão obrigatoriamente que pas-sar pelas ruas do centro da cidade, fazendo com que o trânsito fique ainda mais complicado.

devido ao gargalo for-mado nas principais ruas da cidade, foi feita uma petição à Secretaria da in-fraestrutura e Secretaria de planejamento urbano e ambiental do Município, que consiste na construção de um viaduto sobre a via férrea, que possibilitaria melhor fluidez, pondo fim na lentidão do trânsito na região central do municí-pio. a petição é de autoria do Vereador José américo (pTN), que depende ainda de estudo a ser feito pela Secretaria de infraestrutu-ra, e deverá partir da rua Nossa Senhora dos pra-zeres, no Bairro do açude interligando ao cruzamen-to das ruas padre climé-rio chaves e Juaci pontes, no Bairro da cigana.

caucaia] As prefeituras vivem grandes desafios em fomentar a cidadania e a inclusão social através de planos de universalização do acesso aos serviços públicos, de transportes e circulação urbana.

Pesadelo da mobilidade

Comércio divide espaço com automóveis e pedestres

linha de passePor Queiroz Ribeiro

[email protected]

paraBéNS ao riValRiVais DenTRO De CaMPO, Fortaleza e Ceará são os protagonistas do futebol cearense. A disputa pela hegemonia no Estado jamais vai ser cessada, porém, neste 2 de junho, data do centenário do time alvinegro, a equipe tricolor deixou de lado as provocações. Em nota no site oficial do clube, o Fortaleza parabenizou o Ceará pelo centenário. “Cem anos de existência representam uma história longa no futebol cearense, história essa da qual o Fortaleza Esporte Clube, também quase centenário faz parte, dividindo com o aniversariante do dia a paixão do povo cearense”, diz a nota. Que a reciprocidade da iniciativa, da cortesia e principalmente do bom relacionamento em busca do melhor para o futebol cearense se estendam não apenas por hoje, mas por muitos outros centenários.

Ano do centenário, ano de conquistas

ViCe na COPa DO nORDesTe, conquista do tetra campeonato, classificação para a segunda fase na Copa do brasil, liderança isolada na série b durante o recesso para a Copa do Mundo, foram as conquistas do Ceará durante o primeiro semestre do ano de seu centenário, seladas na ultima terça-feira (03), após a vitória fora de casa diante do Bragantino por 2 x 1.

Malas prontas

DiFiCiLMenTe O VOLanTe MiCheL permanecerá no time do ceará, após o recesso para a copa do mundo. o empresário do jogador busca uma solução para resolver a saída do guerreiro alvinegro. No banco de reservas, com um salário de titular e acima de 30 anos são as principais dificuldades para convencer os outros clubes a fecharem com o atleta.

Copa do Maciçoa PRiMeiRa Fase da copa do Maciço 2014 - COPA mastruz da sorte só será concluída na próxima sexta, dia 6. entretanto, a comissão Executiva definiu que os jogos da próxima etapa do evento serão realizados nos dois

próximos domingos, 8 e 15 de junho. É quase consenso que os jogos semifinais e final serão disputados nas duas sextas-feira dias 20 e 27 de junho.

Maior descanso para o Leãoa DiReTORia DO FORTaLeza prolongou um pouco mais o período de descanso ao elenco leonino. Se antes, a folga seria de 01 a 16 de junho, agora será até 23 de junho. mas o recesso estendido não será para todos. apenas os jogadores que mais atuaram serão os privilegiados: Marcelinho Paraíba, Robert, Walfrido, Edinho entre outros.

Renovaçãoa DiReTORia DO CeaRá se antecipou as especulações do mercado e acertou a ampliação do zagueiro Sandro, 26 anos, até o final de 2016. com o acordo o atleta ganhou uma valorização salarial e a multa em caso de rescição do vínculo passa a ser de R$ 5 milhões. sandro caiu nas graças da torcida alvinegra, não só pela autuação firme na zaga, mas também pelos gols marcados.

Verdão do CaririO iCasa aMaRgOu mais uma derrota em casa na série b do campeonato brasileiro. dessa vez o carrasco do Verdão do Cariri foi o Avaí/SC. O time catarinense impôs ao clube cearense uma derrota por 2 x 0. Os dois foram marcados na segunda etapa e o icasa não demonstrou poder de reação. mesmo com a derrota o Verdão segue na 13ª colocação e fora da zona de rebaixamento.

as festividades ju-ninas já deram sinal no município de São Gonça-lo do amarante (região Metropolitana de forta-leza). Neste final de sema-na a cidade se encheu de colorido e de luz com o lançamento do 1º Sim Ju-nino pela Banda de Mú-sica Municipal aldenor Barbosa recheado de um repertório composto pelo legítimo pé de serra pre-parando o público para

receber as apresentações das quadrilhas juninas.

as Quadrilhas acon-chego do pecém, filhos do Sol, Brilho do olhar, Grupo Junino da passa-gem e arrasta pé do Zé Sapo fizeram sua entrada no corredor junino mon-tado em frente a igreja Matriz com apresenta-ções individuais e de seus destaques. a Secretária de cultura do município Maria Vênus andrade

cunha fez o acolhimen-to dos grupos, anunciou a conquista do edital ceará Junino e fez a entrega do incentivo cultural a cada representante dos Grupos. acompanhados pelo Gru-po regional “pisada do forró”, grupo que trouxe a alegria do arrasta- pé envolvendo os brincantes num grande ensaio em que as quadrilhas se apresenta-ram todas de uma só vez.

o objetivo desse qua-

drilhão não foi o da dis-puta, mas de preparação e acolhimento do mês ju-nino. Nenhuma quadrilha apresentou o figurino que irá de fato levar para o São Gonçalo Junino com o ceará Junino. o São Gonçalo Junino já tem data marcada, acontecerá nos dias 04 e 05 de julho. a programação está sen-do preparada, inclusive, ainda não foram definidas as atrações.

festa popular

Lançado São Gonçalo junino

GRANDE [PORTO] 5economiaGRANDE [PORTO] 5

o conselho Nacio-nal das Zonas de processamento de

exportação (cZpe) apro-vou o projeto industrial da empresa White Martins pecém Gases industriais ltda para instalação na Zpe de pecém, localizada no município de São Gon-çalo do amarante.

o projeto da White Martins prevê uma planta criogênica de separação de gases industriais para

emprego na unidade in-dustrial da companhia Siderúrgica do pecém (cSp), também localizada na Zpe.

a empresa atendeu aos requisitos para apresenta-ção de projetos industriais previstos na legislação, principalmente, no que diz respeito à viabilidade econômica, capacidade de integração com as eco-nomias local e regional, e colaboração para o desen-

volvimento da região de influência da Zpe de pe-cém, dentre outros.

durante a fase de cons-trução civil, serão gerados 300 empregos diretos. Na montagem da planta, mais 180 empregos diretos serão criados. com investimento total de r$ 356,8 milhões, será a maior planta de fabri-cação de gases industriais da américa latina.

a White Martins será a terceira indústria na área

de livre comércio com o exterior. as outras plantas industriais com projeto em andamento na Zpe são a companhia Siderúrgica do pecém (cSp) e a Vale.

o que são Zpesas Zonas de proces-

samento de exportação (Zpe) são áreas de livre comércio com o exterior, destinadas à instalação de empresas voltadas para a produção de bens a serem exportados, existindo a possibilidade de interna-ção de até 20% da produ-ção, sendo consideradas zonas primárias para efei-to de controle aduaneiro.

as empresas que se ins-talam em Zpe têm acesso a tratamentos tributário, cambiais e administrativos específicos e o principal requisito é o seu caráter eminentemente exporta-dor, ou seja, as empresas devem auferir e manter receita bruta decorrente de exportação para o ex-terior de, no mínimo, 80% de sua receita bruta total.

comÉrcio eXterior] Será a maior planta de fabricação de gases industriais da América Latina, com investimento total de R$ 356,8 milhões.

porto s/aPor Beto Almeida

[email protected]

coMpaNhia SiderÚrGica do pecéM (cSp)PRiMeiRa eMPResa BRasiLeiRa a operar em regime de zpe, a Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP) está orçada em US$ 8,1 bilhões, sendo US$ 5,1 bilhões destinados à implantação da primeira fase. Com uma área total de 989 hectares, a CSP tem como acionistas a Vale, dongkuk e posco. em termos de geração de empregos, estão previstos 15 mil empregos diretos e 8 mil indiretos apenas na fase de construção e 4 mil empregos diretos e 10 mil indiretos quando em operação total. A produção estimada de placas de aço é de 3 milhões de toneladas ao ano até 2015 (quando da conclusão da primeira fase) e 6 milhões de toneladas ao ano até 2018 (quando da conclusão da segunda fase). A CSP será autossuficiente em produção de energia, gerando 200MW (megawatts) e vendendo 60MW (megawatts).

Vale PecémsegunDa eMPResa a ser aprovada pelo Conselho nacional de zpes (czpe) e autorizada a se instalar na zpe do ceará. a Vale pecém é empresa da Vale S/A voltada para o fornecimento de minério de Ferro à CSP. É autorizada a operar o pátio de minério de Ferro e pelotas, fornecendo à CSP, e ao beneficiamento de matéria-prima. Serão investidos US$ 96,7 milhões na implantação da Vale Pecém, com expectativa de gerar 180 empregos diretos e de início das operações em 2015.

Movimentação de cargas De JunhO a DezeMBRO De 2013 foram movimentados 236.864,45 metros cúbicos

de cargas da companhia siderúrgica do pecém (csp) pela zpe cearÁ. e de janeiro a março deste ano foram 167.256,25 metros cúbicos de cargas movimentadas, totalizando nesse período de recebimento de mercadoria 404.426,70 metros cúbicos. Uma média de 40.442,67 metros cúbicos por mês. somente em abril deram entrada no pátio da ZPE 1.550 caminhões com mercadorias destinadas às obras da Companhia siderúrgica do pecém e Vale Pecém, totalizando 55 mil metros cúbicos. só para se ter uma ideia da dimensão do porte que a ZPE CEARÁ pode receber, o pátio da zpe está com 550 contêineres com maquinário e estrutura destinados à obra da companhia siderúrgica do pecém e Vale pecém.

ZPE ganha unidade da White Martins

o índice firjan de de-senvolvimento Municipal (ifdM), criado pela fe-deração das indústrias do estado do rio de Janeiro (firjan) para acompanhar a evolução dos 5.565 muni-cípios brasileiros, revela em sua 6ª edição que 118 dos 184 municípios cearenses (64,1%) apresentam nível

de desenvolvimento alto ou moderado. apenas duas cidades em toda a região Nordeste atingiram alto de-senvolvimento e elas ficam no ceará: eusébio e Sobral. Na comparação com o úl-timo estudo, houve avanço em 69,6% das cidades.

com recorte munici-pal e abrangência nacio-

nal, o ifdM avalia as con-dições de educação, Saúde, emprego e renda de todos os municípios brasileiros. o índice varia de 0 (mínimo) a 1 ponto (máximo) para clas-sificar o nível de cada cidade em quatro categorias: baixo (de 0 a 0,4), regular (0,4001 a 0,6), moderado (de 0,6001 a 0,8) e alto (0,8001 a 1) de-senvolvimento.

São Gonçalo do ama-rante tem o terceiro me-lhor desempenho no es-tado, com 0,7845 pontos, enquanto caucaia ficou na 18 colocação, com 0,6957 pontos no ifdM do estado.

piores índicesNo outro extremo do

ranking do ceará, cinco municípios permaneceram entre os 10 menores ifdMs do estado: cariús, chaval,

umari, pontengi e Man-tinópole. apesar de ainda apresentarem um nível de desenvolvimento inferior ao restante do estado, o estudo ressalta os avanços observados em cariús e chaval, únicos desse grupo a exibir progresso em to-das as vertentes do ifdM. por outro lado, aurora foi o único que apresentou re-cuo, movimento explicado pela expressiva queda do ifdM emprego e renda (-2,7%).

No ranking das capitais brasileiras, fortaleza per-maneceu no mesmo lugar do ano anterior, ocupando a 20ª posição, com 0,7390 ponto. No ifdM-educa-ção a capital cearense ficou com 0,6724, na Saúde com 0,7383, e em emprego e renda com 0,8062 ponto.

índice firJan

Eusébio e Sobral lideram em alto desenvolvimento no NE

nonononono

sobral é uma das cidades que lidera ranking da Firjan

Convocamos os estudantes a vir pegar sua carteira na sede

da Umesca

aTenÇÃO esTUDanTes

Page 6: Jornal Grande Porto 49

GRANDE [PORTO]6

caucaia agoraPor Edilson Alves

[email protected]

GraNde decepçãoDOuTORa RiTa ao se despedir e agradecer a população de Caucaia na Câmara Municipal fez uma revelação, no mínimo surpreendente, disse que o novo secretário de saúde do município, Deusinho Filho, havia tido, no primeiro dia ao assumir a função, que não ia mexer em nenhum cargo. No dia seguinte ele (Deusinho) chamou a doutora a Terezinha Muniz ao seu gabinete e disse: “Não vou conversar muito por que não quero ouvir nada. Não vou precisar de subsecretária em minha gestão. Até logo! Procure os políticos de vocês”. Curto e grosso e respaldado em ordens do chefe. É ou não é?

Good New

a BOa nOTíCia VeM Da JuReMa, mais precisamente da casa cidadã, a entidade é uma organização de cunho educacional e de assistência social sem fins lucrativos, e que tem o intuito de atender à população. O vereador Carlos Rosa (foto) é uma espécie de mantenedor da casa cidadã em parceria com empresas, amigos, poder público e voluntários. São mais de 150 alunos participando, sendo quatro turmas no Curso de Informática (08h00, 10h00, 13h00 e 15h00), duas turmas no de mecânica industrial, mais duas no curso de assistente de planejamento e controle de produção, e por fim, mais duas turmas no de corte e costura.

Sacos com Areia

O PReFeiTO De CauCaia WashingTOn góis, diz que vai consertar a contenção do mar no Icaraí (foto) usando a mesma tecnologia que não deu certo (bag wall). Outro projeto para a contenção definitiva custa, segundo Góis, mais de 100 milhões de reais. Espera, o prefeito, conseguir, pelo menos, 30 milhões do governo federal para iniciar os trabalhos. A força política, em Brasília, do prefeito de Caucaia é fraca e será muito difícil conseguir os 30 milhões imagine mais de 100 milhões. só muita esperança e isso a população já perdeu.

Imprensa Alheia

eM CauCaia, a 15,8 quilômetros de Fortaleza, os problemas das ruas do centro são os já conhecidos. no entanto, em uma das principais ruas da área, o Mercado Municipal(foto) chama a atenção. o destaque que o prédio tem é pela estrutura com aspecto de abandono, o entorno com lixo e esgoto, calçadas irregulares e esburacadas para os pedestres, carros e motos estacionados em qualquer lugar.

assim, o local tradicional perde com a desorganização e a sujeira. o comerciante francisco Ataíde trabalha no Mercado há oito anos e comenta que a reforma foi paralisada e que existe promessa de retorno da obra, mas os prazos ninguém sabe. “O projeto foi muito mal feito, com colunas no meio do corredor”, indicou Ataíde. Jornal Opovo dia 1° de junho/2014.

Perguntar não ofendea POPuLaçãO De CauCaia quer saber por que o Dr. Kamora, dra. rita, dra. Terezinha e Dra. Vera exonerados de uma só vez da secretária de saúde. Será por que o prefeito Washington góis acredita que o Deusinho Filho vale pelos quatro?

REFLEXÃOa Paz, se possível, mas a verdade a qualquer preço. (lutero)

Quem passa pela rodovia ficou surpreso com o

surgimento de buracos nas duas pistas que foram alargadas, principalmente, no trecho entre as cidades de São Gonçalo do ama-rante e paracuru.

‘’é inaceitável que uma obra dessa tão impor-tante, tão cara, já esteja esburacada’’, desabafou o motorista José Maria, que, semanalmente, usa a rota da ce 085 para transpor-tar cocos entre cidades do Vale do curu e fortale-

za. José Maria chamou a atenção para trechos que ganharam recapeamento após as primeiras chuvas registradas nos meses de março e abril.

o departamento esta-dual de rodovias (der), por meio da assessoria de imprensa, informou à reportagem do Grande porto que as obras foram suspensas por problemas com a construtora e a se-gunda colocada na licita-ção foi chamada para dar continuidade aos serviços. outras obras chegaram a

ser paralisadas, segundo, ainda, a assessoria de im-prensa do der, por causa das chuvas.

o Superintendente do der, Sérgio azevedo, dis-se, por meio de sua asses-soria de imprensa, que não houve prejuízos ao estado porque a própria cons-trutora - responsável pela obra, fez os serviços de re-cuperação do asfalto. com a suspensão do contrato, as obras de duplicação da rodovia estão atrasadas.

‘’ocorreu suspensão de contrato no lote i,

onde a empresa anterior-mente contratada rescin-diu o contrato devido a problemas jurídicos, po-rém a SeTur (Secretaria de Turismo) contratou a segunda classificada que ora executa o trecho de caucaia - início da Va-riante da refinaria com previsão de conclusão para até dezembro/2014. com relação aos demais trechos serão concluídos até julho do corrente’’, destaca a nota da asses-soria de imprensa do der.

infraestrutura] As obras de alargamento da CE 085, entre Caucaia e Paraipaba, foram suspensas há mais de um mês por contra de problemas com a Construtora responsável pelos serviços.

Suspensão de contrato atrasa obra da CE 085

cidade

o Ministério público do estado do ceará e a prefeitura de caucaia cele-braram um acordo de coo-peração para a implantação do programa de Mediação escolar em sete escolas do Município. Serão capacita-dos gestores, professores, profissionais de ensino e alunos para atuarem como mediadores em situações de conflito que surjam no ambiente escolar e nas de-pendências dos órgãos pú-blicos municipais.

os representantes de ambas as instituições com-prometeram-se a adotar ações com vistas à imple-mentação, manutenção e ampliação do programa de Mediação de conflitos (es-colar e comunitária), viabi-

lizando o aperfeiçoamento profissional dos mediado-res e instrutores em pro-gramas de aperfeiçoamen-to e atualização, bem como formando instrutores mul-tiplicadores internos para a Secretaria Municipal de educação de caucaia.

o acordo também possibilitará a troca de in-formações, documentos e apoio técnico-institucional necessários, estabelecendo intercâmbios entre as insti-tuições, com o objetivo de ampliar o conhecimento téc-nico dos mediadores e dos instrutores em mediação. Será acompanhada, avaliada e supervisionada, constante-mente, a execução das ações de mediação de conflitos dos seus profissionais.

Segundo o procurador--geral de Justiça ricardo Ma-chado, o Ministério público dá a sua parcela de contri-buição para a redução da vio-lência na escola junto com o município de caucaia.

o promotor de Justiça e coordenador dos Núcleos de Mediação comunitária, edson landim, afirmou estar entusiasmado com a expansão do programa Mediação escolar. ele res-saltou a importância dos diretores das escolas em abraçar o projeto, uma vez que estes são irradiadores do sucesso da mediação es-colar. “Temos que criar um Núcleo Gestor de acompa-nhamento”, observou, refe-rindo-se ao cumprimento de resultados em prol da

melhoria da qualidade de vida dos estudantes, po-rém sem criar expectativas sobre outros projetos de transformação social.

o secretário de educa-ção de caucaia, ambrósio ferreira lima, admitiu a dificuldade do município em lidar com a violência de modo geral, sobretudo, dentro das escolas. “Temos trabalhado no sentido de que a escola seja um lugar sagrado, mas não é fácil. há depredações. o que está posto é um grande desafio. o professor passa por ame-aças, danos materiais em seus veículos. os conflitos escolares sempre existirão e uma parceria como esta nos ajudará muito a dimi-nuir a violência”, disse.

educaÇão

Caucaia terá Programa de Mediação Escolar

nono on ono n on ono no

GRANDE [PORTO]6

CAUCAIA AGORAPor Edilson Alves

[email protected]

GRANDE DECEPÇÃODOUTORA RITA ao se despedir e agradecer a população de Caucaia na Câmara Municipal fez uma revelação, no mínimo surpreendente, disse que o novo secretário de saúde do município, Deusinho Filho, havia tido, no primeiro dia ao assumir a função, que não ia mexer em nenhum cargo. No dia seguinte ele (Deusinho) chamou a doutora a Terezinha Muniz ao seu gabinete e disse: “Não vou conversar muito por que não quero ouvir nada. Não vou precisar de subsecretária em minha gestão. Até logo! Procure os políticos de vocês”. Curto e grosso e respaldado em ordens do chefe. É ou não é?

Good New

A BOA NOTÍCIA VEM DA JUREMA, mais precisamente da Casa Cidadã, a entidade é uma organização de cunho educacional e de assistência social sem ns lucrativos, e que tem o intuito de atender à população. O vereador Carlos Rosa (foto) é uma espécie de mantenedor da Casa Cidadã em parceria com empresas, amigos, poder público e voluntários. São mais de 150 alunos participando, sendo quatro turmas no Curso de Informática (08h00, 10h00, 13h00 e 15h00), duas turmas no de Mecânica Industrial, mais duas no Curso de Assistente de Planejamento e Controle de Produção, e por m, mais duas turmas no de Corte e Costura.

Sacos com Areia

O PREFEITO DE CAUCAIA WASHINGTON GÓIS, diz que vai consertar a contenção do mar no Icaraí (foto) usando a mesma tecnologia que não deu certo (bag wall). Outro projeto para a contenção de nitiva custa, segundo Góis, mais de 100 milhões de reais. Espera, o prefeito, conseguir, pelo menos, 30 milhões do governo federal para iniciar os trabalhos. A força política, em Brasília, do prefeito de Caucaia é fraca e será muito difícil conseguir os 30 milhões imagine mais de 100 milhões. Só muita esperança e isso a população já perdeu.

Imprensa Alheia

EM CAUCAIA, a 15,8 quilômetros de Fortaleza, os problemas das ruas do Centro são os já conhecidos. No entanto, em uma das principais ruas da área, o Mercado Municipal(foto) chama a atenção. O destaque que o prédio tem é pela estrutura com aspecto de abandono, o entorno com lixo e esgoto, calçadas irregulares e esburacadas para os pedestres, carros e motos estacionados em qualquer lugar.

Assim, o local tradicional perde com a desorganização e a sujeira. O comerciante Francisco Ataíde trabalha no Mercado há oito anos e comenta que a reforma foi paralisada e que existe promessa de retorno da obra, mas os prazos ninguém sabe. “O projeto foi muito mal feito, com colunas no meio do corredor”, indicou Ataíde. Jornal Opovo dia 1° de junho/2014.

Perguntar não ofendeA POPULAÇÃO DE CAUCAIA quer saber por que o Dr. Kamora, Dra. Rita, Dra. Terezinha e Dra. Vera exonerados de uma só vez da secretária de saúde. Será por que o prefeito Washington Góis acredita que o Deusinho Filho vale pelos quatro?

REFLEXÃOA PAZ, se possível, mas a verdade a qualquer preço. (Lutero)

Quem passa pela rodovia fi cou surpreso com o

surgimento de buracos nas duas pistas que foram alargadas, principalmente, no trecho entre as cidades de São Gonçalo do Ama-rante e Paracuru.

‘’É inaceitável que uma obra dessa tão impor-tante, tão cara, já esteja esburacada’’, desabafou o motorista José Maria, que, semanalmente, usa a rota da CE 085 para transpor-tar cocos entre cidades do Vale do Curu e Fortale-

za. José Maria chamou a atenção para trechos que ganharam recapeamento após as primeiras chuvas registradas nos meses de março e abril.

O Departamento Esta-dual de Rodovias (DER), por meio da assessoria de imprensa, informou à reportagem do Grande Porto que as obras foram suspensas por problemas com a construtora e a se-gunda colocada na licita-ção foi chamada para dar continuidade aos serviços. Outras obras chegaram a

ser paralisadas, segundo, ainda, a assessoria de im-prensa do DER, por causa das chuvas.

O Superintendente do DER, Sérgio Azevedo, dis-se, por meio de sua asses-soria de imprensa, que não houve prejuízos ao Estado porque a própria Cons-trutora - responsável pela obra, fez os serviços de re-cuperação do asfalto. Com a suspensão do contrato, as obras de duplicação da rodovia estão atrasadas.

‘’Ocorreu suspensão de contrato no Lote I,

onde a empresa anterior-mente contratada rescin-diu o contrato devido a problemas jurídicos, po-rém a SETUR (Secretaria de Turismo) contratou a segunda classificada que ora executa o trecho de Caucaia - Início da Va-riante da Refinaria com previsão de conclusão para até dezembro/2014. Com relação aos demais trechos serão concluídos até julho do corrente’’, destaca a nota da asses-soria de imprensa do DER.

INFRAESTRUTURA] As obras de alargamento da CE 085, entre Caucaia e Paraipaba, foram suspensas há mais de um mês por contra de problemas com a Construtora responsável pelos serviços.

Suspensão de contrato atrasa obra da CE 085

Cidade

O Ministério Público do Estado do Ceará e a Prefeitura de Caucaia cele-braram um acordo de coo-peração para a implantação do Programa de Mediação Escolar em sete escolas do Município. Serão capacita-dos gestores, professores, profi ssionais de ensino e alunos para atuarem como mediadores em situações de confl ito que surjam no ambiente escolar e nas de-pendências dos órgãos pú-blicos municipais.

Os representantes de ambas as instituições com-prometeram-se a adotar ações com vistas à imple-mentação, manutenção e ampliação do Programa de Mediação de Confl itos (es-colar e comunitária), viabi-

lizando o aperfeiçoamento profi ssional dos mediado-res e instrutores em pro-gramas de aperfeiçoamen-to e atualização, bem como formando instrutores mul-tiplicadores internos para a Secretaria Municipal de Educação de Caucaia.

O acordo também possibilitará a troca de in-formações, documentos e apoio técnico-institucional necessários, estabelecendo intercâmbios entre as insti-tuições, com o objetivo de ampliar o conhecimento téc-nico dos mediadores e dos instrutores em mediação. Será acompanhada, avaliada e supervisionada, constante-mente, a execução das ações de mediação de confl itos dos seus profi ssionais.

Segundo o procurador--geral de Justiça Ricardo Ma-chado, o Ministério Público dá a sua parcela de contri-buição para a redução da vio-lência na escola junto com o município de Caucaia.

O promotor de Justiça e coordenador dos Núcleos de Mediação Comunitária, Edson Landim, afi rmou estar entusiasmado com a expansão do Programa Mediação Escolar. Ele res-saltou a importância dos diretores das escolas em abraçar o projeto, uma vez que estes são irradiadores do sucesso da mediação es-colar. “Temos que criar um Núcleo Gestor de Acompa-nhamento”, observou, refe-rindo-se ao cumprimento de resultados em prol da

melhoria da qualidade de vida dos estudantes, po-rém sem criar expectativas sobre outros projetos de transformação social.

O secretário de Educa-ção de Caucaia, Ambrósio Ferreira Lima, admitiu a difi culdade do município em lidar com a violência de modo geral, sobretudo, dentro das escolas. “Temos trabalhado no sentido de que a escola seja um lugar sagrado, mas não é fácil. Há depredações. O que está posto é um grande desafi o. O professor passa por ame-aças, danos materiais em seus veículos. Os confl itos escolares sempre existirão e uma parceria como esta nos ajudará muito a dimi-nuir a violência”, disse.

EDUCAÇÃO

Caucaia terá Programa de Mediação Escolar

Impasse atrasa obras da CE

Page 7: Jornal Grande Porto 49

GRANDE [PORTO]6

caucaia agoraPor Edilson Alves

[email protected]

GraNde decepçãoDOuTORa RiTa ao se despedir e agradecer a população de Caucaia na Câmara Municipal fez uma revelação, no mínimo surpreendente, disse que o novo secretário de saúde do município, Deusinho Filho, havia tido, no primeiro dia ao assumir a função, que não ia mexer em nenhum cargo. No dia seguinte ele (Deusinho) chamou a doutora a Terezinha Muniz ao seu gabinete e disse: “Não vou conversar muito por que não quero ouvir nada. Não vou precisar de subsecretária em minha gestão. Até logo! Procure os políticos de vocês”. Curto e grosso e respaldado em ordens do chefe. É ou não é?

Good New

a BOa nOTíCia VeM Da JuReMa, mais precisamente da casa cidadã, a entidade é uma organização de cunho educacional e de assistência social sem fins lucrativos, e que tem o intuito de atender à população. O vereador Carlos Rosa (foto) é uma espécie de mantenedor da casa cidadã em parceria com empresas, amigos, poder público e voluntários. São mais de 150 alunos participando, sendo quatro turmas no Curso de Informática (08h00, 10h00, 13h00 e 15h00), duas turmas no de mecânica industrial, mais duas no curso de assistente de planejamento e controle de produção, e por fim, mais duas turmas no de corte e costura.

Sacos com Areia

O PReFeiTO De CauCaia WashingTOn góis, diz que vai consertar a contenção do mar no Icaraí (foto) usando a mesma tecnologia que não deu certo (bag wall). Outro projeto para a contenção definitiva custa, segundo Góis, mais de 100 milhões de reais. Espera, o prefeito, conseguir, pelo menos, 30 milhões do governo federal para iniciar os trabalhos. A força política, em Brasília, do prefeito de Caucaia é fraca e será muito difícil conseguir os 30 milhões imagine mais de 100 milhões. só muita esperança e isso a população já perdeu.

Imprensa Alheia

eM CauCaia, a 15,8 quilômetros de Fortaleza, os problemas das ruas do centro são os já conhecidos. no entanto, em uma das principais ruas da área, o Mercado Municipal(foto) chama a atenção. o destaque que o prédio tem é pela estrutura com aspecto de abandono, o entorno com lixo e esgoto, calçadas irregulares e esburacadas para os pedestres, carros e motos estacionados em qualquer lugar.

assim, o local tradicional perde com a desorganização e a sujeira. o comerciante francisco Ataíde trabalha no Mercado há oito anos e comenta que a reforma foi paralisada e que existe promessa de retorno da obra, mas os prazos ninguém sabe. “O projeto foi muito mal feito, com colunas no meio do corredor”, indicou Ataíde. Jornal Opovo dia 1° de junho/2014.

Perguntar não ofendea POPuLaçãO De CauCaia quer saber por que o Dr. Kamora, dra. rita, dra. Terezinha e Dra. Vera exonerados de uma só vez da secretária de saúde. Será por que o prefeito Washington góis acredita que o Deusinho Filho vale pelos quatro?

REFLEXÃOa Paz, se possível, mas a verdade a qualquer preço. (lutero)

Quem passa pela rodovia ficou surpreso com o

surgimento de buracos nas duas pistas que foram alargadas, principalmente, no trecho entre as cidades de São Gonçalo do ama-rante e paracuru.

‘’é inaceitável que uma obra dessa tão impor-tante, tão cara, já esteja esburacada’’, desabafou o motorista José Maria, que, semanalmente, usa a rota da ce 085 para transpor-tar cocos entre cidades do Vale do curu e fortale-

za. José Maria chamou a atenção para trechos que ganharam recapeamento após as primeiras chuvas registradas nos meses de março e abril.

o departamento esta-dual de rodovias (der), por meio da assessoria de imprensa, informou à reportagem do Grande porto que as obras foram suspensas por problemas com a construtora e a se-gunda colocada na licita-ção foi chamada para dar continuidade aos serviços. outras obras chegaram a

ser paralisadas, segundo, ainda, a assessoria de im-prensa do der, por causa das chuvas.

o Superintendente do der, Sérgio azevedo, dis-se, por meio de sua asses-soria de imprensa, que não houve prejuízos ao estado porque a própria cons-trutora - responsável pela obra, fez os serviços de re-cuperação do asfalto. com a suspensão do contrato, as obras de duplicação da rodovia estão atrasadas.

‘’ocorreu suspensão de contrato no lote i,

onde a empresa anterior-mente contratada rescin-diu o contrato devido a problemas jurídicos, po-rém a SeTur (Secretaria de Turismo) contratou a segunda classificada que ora executa o trecho de caucaia - início da Va-riante da refinaria com previsão de conclusão para até dezembro/2014. com relação aos demais trechos serão concluídos até julho do corrente’’, destaca a nota da asses-soria de imprensa do der.

infraestrutura] As obras de alargamento da CE 085, entre Caucaia e Paraipaba, foram suspensas há mais de um mês por contra de problemas com a Construtora responsável pelos serviços.

Suspensão de contrato atrasa obra da CE 085

cidade

o Ministério público do estado do ceará e a prefeitura de caucaia cele-braram um acordo de coo-peração para a implantação do programa de Mediação escolar em sete escolas do Município. Serão capacita-dos gestores, professores, profissionais de ensino e alunos para atuarem como mediadores em situações de conflito que surjam no ambiente escolar e nas de-pendências dos órgãos pú-blicos municipais.

os representantes de ambas as instituições com-prometeram-se a adotar ações com vistas à imple-mentação, manutenção e ampliação do programa de Mediação de conflitos (es-colar e comunitária), viabi-

lizando o aperfeiçoamento profissional dos mediado-res e instrutores em pro-gramas de aperfeiçoamen-to e atualização, bem como formando instrutores mul-tiplicadores internos para a Secretaria Municipal de educação de caucaia.

o acordo também possibilitará a troca de in-formações, documentos e apoio técnico-institucional necessários, estabelecendo intercâmbios entre as insti-tuições, com o objetivo de ampliar o conhecimento téc-nico dos mediadores e dos instrutores em mediação. Será acompanhada, avaliada e supervisionada, constante-mente, a execução das ações de mediação de conflitos dos seus profissionais.

Segundo o procurador--geral de Justiça ricardo Ma-chado, o Ministério público dá a sua parcela de contri-buição para a redução da vio-lência na escola junto com o município de caucaia.

o promotor de Justiça e coordenador dos Núcleos de Mediação comunitária, edson landim, afirmou estar entusiasmado com a expansão do programa Mediação escolar. ele res-saltou a importância dos diretores das escolas em abraçar o projeto, uma vez que estes são irradiadores do sucesso da mediação es-colar. “Temos que criar um Núcleo Gestor de acompa-nhamento”, observou, refe-rindo-se ao cumprimento de resultados em prol da

melhoria da qualidade de vida dos estudantes, po-rém sem criar expectativas sobre outros projetos de transformação social.

o secretário de educa-ção de caucaia, ambrósio ferreira lima, admitiu a dificuldade do município em lidar com a violência de modo geral, sobretudo, dentro das escolas. “Temos trabalhado no sentido de que a escola seja um lugar sagrado, mas não é fácil. há depredações. o que está posto é um grande desafio. o professor passa por ame-aças, danos materiais em seus veículos. os conflitos escolares sempre existirão e uma parceria como esta nos ajudará muito a dimi-nuir a violência”, disse.

educaÇão

Caucaia terá Programa de Mediação Escolar

nono on ono n on ono no

GRANDE [PORTO] 7serviços

cidadaniaPor Francisco Bezerra

[email protected]

SoBre BarBoSa“Só o inimigo não trai nunca” nelson Rodrigues, dramaturgo e jornalista.

O quase ex-PResiDenTe DO suPReMO, Joaquim Barbosa, fez, semana passada, anúncio alvissareiro ao povo brasileiro. Ele anunciou aposentadoria precoce do STF. Não emitirei juízo de valor sobre o fato. Farei um retalho de declarações veiculados na mídia brasileira: “Joaquim Barbosa se foi. Partiu sem julgar o Mensalão do PSDB. Escafedeu-se sem nada dizer sobre a Lista de Furnas. Caiu fora sem se pronunciar em relação ao escândalo de 2,5 bilhões de dólares no metrô de são paulo, o chamado Trensalão dos governos tucanos de Mário Covas, José Serra e Geraldo Alckmin. Joaquim Barbosa só tocou o terror contra o PT. Barbarizou os condenados da Ação Penal 470, dita Mensalão”. Marcus Vinícius, em seu blog: Joaquim Barbosa deixa a cena política como um farrapo do personagem desfrutável que se ofereceu um dia ao conservadorismo brasileiro. Na verdade, não era mais funcional ter a legenda política associada a ele. Sua permanência à frente do STF tornara-se insustentável.” Saul Leblon, no site Carta Maior; “A saída de Joaquim Barbosa do STF representa um alívio para a Justiça do país e é uma boa notícia para os fundamentos da democracia brasileira. abre a oportunidade para a recuperação de noções básicas do sistema republicano, como a separação entre poderes, e o respeito pelos direitos humanos – arranhados de forma sistemática no tratamento dispensado aos réus da Ação Penal 470, inclusive quando eles cumpriam pena de prisão. Ao aposentar-se, Joaquim Barbosa ficará longe dos grandes constrangimentos que aguardam “o maior julgamento do século,” o que pode ser útil na preservação do do próprio mito.”Paulo Moreira Leite, em seu blog; “ O presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Joaquim Barbosa, surpreendeu a imprensa, o mundo político e até seus pares, ao anunciar, na quinta-feira (29/5), que pretende se aposentar prematuramente, antes do recesso de julho. a decisão, comunicada pela manhã à presidente da República e depois aos presidentes do Senado Federal e da Câmara dos Deputados, foi oficializada durante sessão do STF e detonou uma sequência de especulações nas mídias sociais.”Luciano Martins Costa, no Observatório da Imprensa.

Mais Joaquim Barbosa“O anúnCiO Da aPOsenTaDORia do ministro Joaquim Barbosa livra o sistema judicial de uma das duas piores manchas da sua história moderna. o pedido de aposentadoria surge no momento em que Barbosa se queima com os principais atores jurídicos do país, devido à sua posição no caso do regime semi-aberto dos condenados da AP 470. E quando expõe o próprio cnj (conselho nacional de justiça) a manobras pouco republicanas. e também no dia em que é anunciada uma megamanifestação contra seu estilo ditatorial na frente do STF.” Luis Nassif, no jornal ggn.

Barbosa e as oposições“sãO VaRiaDas e sOBReManeiRa importantes

as implicações políticas resultantes da recém-anunciada renúncia do presidente do supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, aos 11 anos que lhe restam de mandato como ministro daquela Corte. E, mais do que isso, aos seis meses que lhe restam como seu presidente.”

Barbosa e as oposições II“eM PRiMeiRO LugaR, a mídia, o PSDB, o DEM, o PPS, o psb e o psol perdem uma verdadeira fábrica de factoides políticos contra o PT; por outro lado, o PT e o governo Dilma se livram daquele que proveu seus adversários com a manutenção do mensalão nas manchetes e que liderou a bancada oposicionista na Suprema Corte de Justiça.” eduardo guimarães, no blog cidadania. desnecessário se faz qualquer comentário do colunista.

Demissão e o FGTSPOR ingRiD BaRaTTa [email protected]

direito trabalhista

Sandra Sampaio, São Gon-çalo do AmaranteQuando peço demissão tenho direto a sacar ime-diamente o FGTS? Pedi demissão e o meu patrão disse que eu não poderia sacar o FGTS.R – o fGTS, você não poderá realizar o saque. os valores ficarão reti-dos na conta vinculada, como também não terá direito à multa de 40% sobre o saldo do fGTS.Não terá direito ao Se-

guro desemprego.

Arnaldo Bezerra, Centro, CaucaiaSou servidor público e trabalho na iniciativa privada. São dois salá-rios e duas contribuições previdenciárias. Poderei me aposentar ao mesmo tempo?R – Se não há nenhum impedimento para essa cumulação de empre-gos, também não have-rá impedimentos para aposentadoria, deve ser observado a constitui-ção federal para acu-mulação de empregos.

Antonio Alves da Silva, Pe-cém, São Gonçalo do Ama-ranteMinha mãe é empregada doméstica e há oito anos não tem carteira assina-

da. Quais direitos traba-lhistas ela tem?R – Todo trabalhador urbano e rural que pres-ta serviço conforme pre-ceitua a clT tem direito a carteira de Trabalho assinda é um direto seu, além do mais você terá direito ao décimo terceiro, as férias e um terço das férias, ao aviso prévio, porém o fGTS ainda não é obrigatório, dessa forma ainda tam-bém não fazem jus ao seguro desemprego.

Alessandro Aragão de Oli-veira, Centro, CaucaiaFui demitido e a empre-sa não me pagou direitos correspondentes a dois anos sem carteira assina-da. Fiquei nessa empresa durante seis anos. Quais são os meus direitos?

R – T Você terá um prazo de 2 anos para pleitear na Justiça do trabalho os seus direi-to, porém você só pode requerer os direitos de 5 anos para traz, esse pra-zo é prescricional. logo, você só poderá requerer um ano que trabalhou sem carteira assinada.

Orlando Santos, São Luis do CuruTrabalho em uma indús-tria de moagem de cana de açucar há 14 anos, sendo que somente nos últimos cinco anos tinha carteira assinada. Eu te-nho que esquecer o pas-sado?R – o prazo prescricio-nal é de cinco anos, logo você não poderá reque-rer direitos de 14 anos atrás.

quando o trabalhador pede demissão, não pode receber o fgts. esse é um dos assuntos da nossa coluna do jornal grande porto.

esclarecendo o idiomaProfessor Marcelo Braga

amigo leitor, na nossa coluna de hoje esclarecendo o Idioma, conversarei sobre alguns substantivos que podem apresentar dupla possibilidade de plural.

Entre mim e você, amigo leitor, você arriscaria apre-sentar o plural do vocábulo abdômen? Ficou na dúvida! pois bem, explicarei o plural desse vocábulo e de outros como hífen, líquen, hímen.

É importante observar, amigo leitor, que todos esses vocábulos são acentuados. Na verdade, são todos paroxítonos terminados em consoante. segundo a regra de acentuação, os paroxítonos terminados em consoantes devem, pois, vir acentuados.

entendendo a regra de acentuação, vamos agora compreender a pluraliza-

ção desses substantivos. Há duas possibilidades de pluralização. É norma acata as duas formas. Vejamos:

abdômen – abdomens (sem acento) – abdômenes (pro-paroxítono)Observação – o vocábulo também pode assim ser es-crito abdome, tendo o plural abdomes.hífen – hifens (sem acento) – hífenes (proparoxítono)líquen – liquens (sem acento) – líquenes (propa-roxítono)hímen – himens (sem acento) – líquenes (propa-roxítono)

para ampliar o conhecimen-to, segue o significado de cada vocábulo aqui utiliza-do, com o fito de possa fazer uso sem se preocupar em

errar.

abdômen / abdome - parte do corpo humano e dos mamíferos, situada entre o tórax e a pelve, que contém uma cavidade separada da cavidade torácica pelo diafragma e onde se aloja a maior parte dos aparelhos digestivo e geniturinário; barriga, ventre.

hífen - sinal em forma de um pequeno traço horizontal (-), para unir os elementos de palavras compostas, separar sílabas em final de linha e marcar ligações enclíticas e mesoclíticas.

Líquen - designação gené-rica que incluía várias pa-tologias dermatológicas que apresentavam semelhanças ao exame clínico; divisão

do reino vegetal que reúne organismos formados pela associação simbiótica entre um fungo, freq. ascomiceto, e uma alga verde ou azul, de talo predominantemente constituído pelo fungo, com as células algais dispostas em uma camada interna ou dispersas no tecido fúngico.

hímen - prega formada por membrana mucosa e que fecha parcialmente o orifício externo da vagina virginal.

muito bem, amigo leitor, es-tou cônscio de que não mais terá dúvida quanto à forma plural desses substantivos.

um grande abraço até o próximo artigoProfessor Marcelo Bragawww.professormarcelobraga.com.br

Page 8: Jornal Grande Porto 49

GRANDE [PORTO]8 cultura/esporte8

espetáculo] A turnê de comemoração pelos 60 anos de carreira do ator cearense já percorreu a região Norte do Ceará e no final de semana passado foi apresentado em Fortaleza.

GRANDE [PORTO]

a arte do veterano artista chega a mais um municí-

pio da região Metropoli-tana de fortaleza receber o aplaudido espetáculo. Neste domingo (08/06), às 20 horas, o aplaudido es-petáculo, ary Sherlock in concert – coisas, palavras e canções, será apresen-tado no Teatro Municipal

de Guaiúba – cearc. Gratuito. em ary Sherlock in concert - “coisas, pala-vras e canções”, o ator faz o espectador viajar através de poemas de sua autoria, percorrendo lugares e sen-timentos cotidianos reple-tos de fatos e coisas: coisas do sertão, coisas da cidade, coisas do cangaço, coisas de francisco (São francis-

co), coisas do verso e rever-so, coisas do riso, coisas da lembrança, e muitas outras coisas e coisas e coisas. o espetáculo leva ao público, por intermédio da palavra, da música e do gestual, a noção do espetáculo teatral nas áreas do entretenimen-to e da cultura. Mostrando fatos e personagens que possam definir a arte do Nordeste, dentro da musi-calidade e expressionismo da palavra falada e cantada.

sobre ary sherlockum dos pioneiros da te-

levisão brasileira, respectiva-mente na televisão cearense, na então TV ceará, dos diá-rios associados, ary Sherlo-ck atravessou fronteiras com sua arte de representar. Seu nome é referência no teatro,

na televisão e no cinema, como mais recentemente no fenômeno brasileiro, cine holliúdi, de halder Gomes.

ary Sherlock in con-cert “coisas, palavras e canções” é realizado pela Trupe do riso e N’ativa. apoio da prefeitura Muni-cipal de Guaiúba, através da Secretaria de cultura. patrocínio: Governo do estado do ceará.

Serviçoary sherlock in concertCoisas, Palavras e Canções.Teatro Municipal de Guaiúba - CEARCDia 08 de junho20 h (após a missa) - GratuitoInformações: (085) 9903.4617 / 9607.5091assessoria de imprensajoanice sampaio(085) 8631 2139 / 9721 0234

Coisas, palavras e canções de Ary Sherlock Por Lael Semente [email protected]

ViTória

Redutor de velocidadePasTOR huDsOn BaRReTO disse ao colunista que o vereador Bené, Líder do PSDC requereu ao DER, a implantação de faixa de pedestres e colocação de redutores de velocidade do tipo Tachões, na estrada velha do Icaraí (CE 117), defronte a comunidade terapêutica ATOS, prevenindo acidentes com moradores e visitantes daquela comunidade.

Informativo fatene

a PROFª MiRian BRasiL, diretora acadêmica da fatene é a entrevistada deste mês na 2ª Edição do Informativo administração em ação, do Curso de Administração, mídia elaboradora por professores e alunos, que diz “esse ano

estamos construindo um prédio ao lado da quadra, então todo ano tem melhorias” (aspas nossas).

eRRaTa:POR eRRO, CORRigiMOs a seguinTe nOTa:

Doação:na segunDa-FeiRa (26/05), o Vereador Kiko do Cazuza participou no 12º Batalhão da 1ª Cia/6º BPM em caucaia, da entrega dos primeiros computadores para monitoramento das Viaturas do ronda do quarteirão em caucaia. uma iniciativa do Vereador Kiko do Cazuza e do o Capitão nascimento, junto com a empresa ULTRAGAZ, através de seu gerente de mercado no ceará, joão roberto lucas bacaro.

Blitz do lael

COM 91,4% DOs VOTOs, a “Chapa 1 - Todos Juntos” vence a eleição para a escolha da nova diretoria do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de caucaia (sindsep). o grupo, que é liderado pelos servidores municipais Maria Santos e Denilano Oliveira, respectivamente presidente e vice-presidente. A chapa vencedora conquistou 800 votos e consagrou a renovação da aliança que já teve como presidente Enedina Soares, hoje líder máxima da Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal do Estado do Ceará e catarina lima, atual presidente da entidade laboral. com apoio de diversas entidades sindicais, que integram a rede de entidades filiadas à Central Única dos Trabalhadores, o esforço de tomada de votos contou com três urnas fixas e 16 urnas itinerantes, que permitiu a participação expressiva da base no processo eleitoral.

leitores do grande porto

A atual presidenta do SINDSEP, Catarina Lima e grupo de servidoras em visita à Câmara Municipal ler o GRANDE PORTO. O internauta e produtor da TV ZONA CAUCAIA, Eri Brasil que diz colecionar todas as edições do grande porto.

Fotos: Lael Semente

nonono ono non ono noon

“a banda aborto Virtual surgiu com uma ideia e pro-pósito diferente. as grandes bandas mundiais sempre têm e levantam uma ban-deira e lutam por uma causa nobre, esta vem com a visão. Quando a música “mamãe” foi escrita, que fala de uma criança dentro da barriga da mãe pedindo para ela

não cometer o aborto não imaginávamos que seria tão forte o resultado e foi aí que surgiu a ideia de defender essa causa junto com um bom rock roll.

Nenhuma outra banda tinha levantado essa ques-tão desta forma. daí sur-giu a ideia da banda abor-to Virtual, um nome forte

que chamaria atenção e mostraria a opção de não abortar para a mulher, que no momento difícil, qui-sesse o aborto. Mas a ban-da além de defender essa causa, tem um repertório muito interessante falando em temas diferentes.

fala do amor ao próxi-mo, do amor entre casal,

mundo cotidiano, poesia moderna e com muita criatividade em suas letras conseguimos viajar na his-tória de cada pessoa.”

daTa: 05/06/2014horÁrio: 19hlocal: terraço do iandê Shopping caucaiaevento gratuito.

em cima da hora

É show, é rock para a defesa da vida