20
Deo Agnoletto do Couto, 22 anos, foi morto com quatro tiros enquanto trabalhava como servente de pedreiro na tarde de ontem (13). Dois suspeitos usaram o táxi de Talis Mazzarino (foto) para praticar o crime e depois fugir em direção ao Jardim do Trabalhador. Taxista chegou a ficar preso no porta-malas. SEM DINHEIRO Estado não libera verba e obras do albergue estão suspensas Página 12 MILTON FERNANDO Vereador Arno Bagatini faz denúncias graves Página 5 JOVEM É ASSASSINADO NO CENTRO DE ENCANTADO E MAIS: *Talis Mazzarino dá detalhes da ação dos criminosos Henrique Pedersini DIPLOMA NA MÃO Juíza e promotora fazem cobranças aos novos eleitos Henrique Pedersini POLÍCIA Assaltos a banco mais próximos da região Página 13 Diogo Daroit Fedrizzi ASSEMBLEIA LEGISLATIVA Marfrig garante sobrevida à Seara em Roca Sales Página 2 Páginas 10 e 11 Marcos Eifler/Agência AL Eduardo Cover/Rádio Aurora Páginas 6 e 7

Jornal Opinião 14 de dezembro de 2012

Embed Size (px)

DESCRIPTION

Veículo do Grupo Encantado de Comunicação, da cidade de Encantado RS

Citation preview

Page 1: Jornal Opinião 14 de dezembro de 2012

Deo Agnoletto do Couto, 22 anos, foi morto com quatro tiros enquanto trabalhava como servente de pedreiro na tarde de ontem (13). Dois suspeitos usaram o táxi de Talis Mazzarino (foto) para praticar o crime e depois fugir em direção ao Jardim do Trabalhador. Taxista chegou a ficar preso no porta-malas.

SEM DINHEIROEstado não libera verba e obras do albergue estão suspensasPágina 12

MILTON FERNANDOVereador Arno Bagatini faz denúncias gravesPágina 5

jovem é assassinadono centro de encantado

E MAIS:*Talis Mazzarino dá detalhes

da ação dos criminosos

Henrique Pedersini

DIPLOMA NA MÃO Juíza e promotora fazem

cobranças aos novos eleitos

Henrique Pedersini

POLÍCIAAssaltos a banco mais

próximos da região

Página 13

Diogo Daroit Fedrizzi

ASSEMBLEIA LEGISLATIVAMarfrig garante sobrevida

à Seara em Roca Sales

Página 2

Páginas 10 e 11

Marcos Eifler/Agência AL Eduardo Cover/Rádio Aurora

Páginas 6 e 7

Page 2: Jornal Opinião 14 de dezembro de 2012
Page 3: Jornal Opinião 14 de dezembro de 2012
Page 4: Jornal Opinião 14 de dezembro de 2012
Page 5: Jornal Opinião 14 de dezembro de 2012

Maria Cegueta

[email protected]

ESPECIAL 5JORNAL OPINIÃO n 14 de dezembro de 2012

A foto retrata a semana dos moradores da região.Faltou água, porque não tinha luz para bombear

a mesma, e faltou luz porque caiu água do céu com vento.

A Corsan não forneceu água, pois não tem gerador, que seria o mínimo de infraestrutura, e a concessionária de energia por falta de condições de manutenção, mas a conta vem no fim do mês.

Se não pagar a conta, não interessa se falta luz para a Corsan, e de outro modo, pouco se importa a AES que não tenha manutenção ou mais equipes para atender, o corte acontecerá.

Resta-nos pegar a vela da foto e rezar.

Uma verdadeira metralhadora giratória, assim foi o discurso do vereador Arno Baganini. E, abaixo, iremos repassar algumas delas que, com certeza, podem e devem ser investigadas, e também outros pontos do discurso do político en-cantadense.

1. Denuncia que uma funcio-nária ganhava mil e pouco, passou para dois mil e pouco e, no último ano, atingiu cinco mil e pouco. Per-guntou se era cabível um aumento desses e afirma que, para o legisla-dor, é muito suspeito.

Aqui, o vereador deixa e enten-der que houve aumento irregular de salários, motivo que poderia pedir uma CPI e não o fez ao longo dos três anos que isto vinha ocor-rendo. Portanto, cabe ao Ministé-rio Público investigar esta denún-cia, pela omissão do vereador, cujo principal papel é fiscalizar as contas do Executivo.

2. Denuncia que um funcioná-rio que trocou de partido ganhava CC4, passou a 5 e 6, para receber telefonemas na Garagem da Prefei-tura.

Atenção Ministério Publico, aqui parece que a suspeita é de indenização por troca de partidos, ou pelo menos, uma denúncia gra-ve: o salário pago é para receber telefonemas. Só não foi explicado se era para o trabalho ou parti-cular.

3. Outra funcionária recebia CC4 e passou a receber, às vésperas da aposentadoria, CC5, ou seja, uma fraude à previdência.

Aqui, a denúncia do legisla-dor é que houve fraude contra a previdência municipal ou contra a previdência social.

4. Esse ano não mudou nada, a compra de votos foi descarada, e como aconteceu há poucos dias em Porto Alegre, quem manda é o dinheiro.

Atenção Justiça Eleitoral, o vereador denuncia a compra de votos descarada na eleição e deixa a entender que só se elegeu o prefeito em função disto. É gravís-sima a denúncia.

5. Denuncia 12 roubos (todos registrados na Delegacia de Polícia) e que, inclusive, em um deles não foi arrombada a Prefeitura, e que no processo consta Sigilo.

Não atribui a ninguém, o que me permite sugerir, ou entender, que o vereador encantadense tem informações privilegiadas que pode passar, já que tem muita convicção dos fatos.

6. Fez outra denúncia, diz que o Secretário Municipal Roberto Turatti, em horário de expediente, estaria jogando carta “no boteco dele”.

É grave a afirmação, inclusive, o Ministério Público, a se confir-mar a informação, pode e deve

solicitar os valores recebidos. O vereador pode passar as informa-ções que têm.

7. Levanta suspeitas sobre as obras de recuperação da Lagoa da Gabribaldi, sugerindo que pode es-tar na compra de leivas para gramar o local.

Neste caso, a denúncia ou suspeita é de desvio de verbas públicas, basta fazer uma ins-peção para ver a grama que foi plantada.

8. Denunciou que foi auto-rizada a construção de um imóvel no meio de uma rua e este seria parente do Vice-Prefeito.

Como a rua é logradouro pú-blico e de uso comum, a adminis-tração teria cometido um crime de improbidade administrativa ou algo similar.

9. E para terminar, deixou uma frase enigmática: “Fui a Bra-sília atrás de recursos, mas nunca tirei diárias para passar lua de mel em Brasília”.

Denuncia gravíssima, lua de mel com dinheiro público, é caso de cassação do administrador.

Uma verdadeira avalanche de denúncias que o Ministério Público deve investigar, e o vereador Arno Bagatini, em nome da transparên-cia, informar à Justiça todos os da-dos e confirmações das afirmações, pelo bem público e da moralidade.

Atenção Ministério Público!Vereador Arno Bagatini denuncia

Diogo Daroit Fedrizzi

DiáriasUma das proposições da provável Mesa

Diretora da Câmara de Vereadores de En-cantado será a diminuição dos valores das diárias.

Assunto que pode render bons debates nas primeiras reuniões do Legislativo encan-tadense em 2013.

Economizando meio milhãoOutra possível resolução será a extinção

da contabilidade própria da Câmara e, a pro-vável volta ao sistema antigo, junto ao setor competente da administração municipal.

Como gasto chega a R$ 12 mil mensais entre aluguel, funcionários e pagamento de softwares, a economia nos próximos quatro anos ultrapassará meio milhão de reais.

Page 6: Jornal Opinião 14 de dezembro de 2012

6 JORNAL OPINIÃO n 14 de dezembro de 2012 ESPECIAL

jovem é assassinado enquanto trabalhava

ENCANTADO

Um homicídio chocou a população encantadense no final da tarde de ontem (13). Deo Agnoletto de Couto, 22 anos, foi assassinato enquanto trabalhava como servente de pedreiro na construção de um prédio na rua Eduardo

Satler. Deo foi morto com disparos de arma de fogo, quatro tiros atingiram o jovem que residia com a mãe no bairro Navegantes. Os bandidos fugiram em um táxi, e até a noite de ontem (13)/fechamento desta edição, não

haviam sido capturados pelos policiais.

REPORTAGEM: HENRIQUE PEDERSINIArquivo pessoal

Deo tinha 22 anos

Familiares ficaram sabendo da morte de Deo no Hospital de Encantado

Corrida de TáxiPor volta das 16h de

ontem, a dupla de bandidos foi até a residência de Talis Mazzarino. Um deles foi até a porta da casa, enquanto outro ficou na frente da casa. O homem solicitou ao taxista de 74 anos que fizesse uma “corrida”. Ma-zzarino entrou no carro táxi GM Cobalt acompanhado dos passageiros. O destino seria inicialmente o bairro Navegantes.

SequestroEm uma das ruas nas

proximidades do bairro Navegantes, um dos passa-geiros pediu ao taxista onde se encontraria um lugar que tivesse bastante mato. Foi nesse momento que Mazzarino se apercebeu do que se tratava. “Em certa altura, perto do Rio Taquari, no bairro Navegantes, eles me pediram onde tinha mato. Eu disse que se fosse mais adiante com o veículo, não conseguiria mais voltar. Foi quando um deles me mostrou uma arma e pediu para que eu saísse do banco do motorista e fosse para o lado”, descreveu o taxista.

Um dos passagei-ros assumiu o volante e começou a desfilar pela cidade, visivelmente ner-voso. “Na minha casa, eles não tinham demonstrado nervosismo, apenas quando um deles assumiu o volante e não encontrou o lugar que estava procurando. Aí eles começaram a se desesperar. Eu indiquei as proximi-dades do Fontana S.A, no bairro Santa Clara, e eles foram até lá pelo caminho que eu sugeri”, relatou.

Mazzarino foi agredido apenas uma vez, com um tapa no rosto. Na sequência, ele foi amarrado, amorda-

çado e colocado no porta-malas do veículo. “Em certo momento, nas proximidades do Fontana, eles me jogaram no porta-malas, junto com uns acessórios para levantar caixão, que acabou virando o meu travesseiro. A partir daí eu só ouvia o barulho das motos e sentia que o carro estava em movimento”, disse.

ExecuçãoMazzarino conta que

teve um momento em que sentiu um barulho, como se o carro tivesse batido. Foi nesse momento que um dos bandidos desceu do carro e efetuou os disparos contra Deo Agnoletto de Couto, popularmente conhecido como “Gordo”. Um dos tiros atingiu o pescoço da vítima, outros dois as costas e um acabou pegando no braço.

Houve correria e grita-ria de pessoas. Os colegas de trabalho de Deo nem ti-veram tempo de socorrer o amigo. “Eu estava em cima de um andaime, quando ouvi os disparos, nem deu tempo de ver nada, o carro acabou saindo em alta velocidade”, contou um dos companheiros de Deo.

O SAMU prestou o socorro a vítima, enquanto a Brigada Militar iniciou perseguição ao Táxi. Ele foi levado imediatamente para o Hospital Santa Terezinha em Encantado, onde, segun-do informações, já teria chegado sem vida, em razão dos disparos. Cerca de 30 familiares e amigos esta-vam esperando notícias na portaria da Casa de Saúde, quando um integrante da Brigada Militar repassou a informação de que havia se confirmado o óbito. Amigos e familiares não esconde-ram o choro ao receberem a notícia da morte.

Henrique PedersiniTalis Mazzarino sofreu ferimentos leves

Rejane Bicca

Page 7: Jornal Opinião 14 de dezembro de 2012

ESPECIAL 7JORNAL OPINIÃO n 14 de dezembro de 2012

Henrique Pedersini

Policiais fizeram buscas na região do Jardim do Trabalhador

“Eu tive certeza que não voltaria para casa”

Durante a fuga, o táxi foi liberado entre os bairros Jardim do Trabalhador e São José. Segundo Talis, foi possível perceber que os bandidos estavam abandonando o carro. “Nessa altura eu já tinha soltado as minhas mãos e estava quieto no porta-malas. Passado um tempo, tive a sensação que estava sozinho e comecei a dar pontapés do lado de dentro do carro. Foi quando os policiais chegaram, abriram o porta-malas e me resgataram”, descreveu o taxista.

A dupla teria sido vista entrando no matagal das proximidades. Foi mobilizada a polícia da região, numa operação comandada pelo Capitão Ri-cardo, da Brigada Militar. Foi realizada uma varredura nos arredores e os bandidos não foram encontrados até

o início da noite de ontem (13). Talis Mazzarino foi levado para o Hospital onde foi atendido e liberado apenas com arranhões na altura do nariz e dos braços.

AlívioMais calmo, em casa, com a compa-

nhia da esposa, filhos e netos, Talis se disse aliviado. “Agora passou o susto, todo aquele nervosismo, eu tinha certeza que não voltaria para casa”, declarou ele. Talis disse que a arma de calibre número 38 era a única que a dupla possuía. Dentro do carro, foi encontrada uma passagem de ônibus do sentido Lajeado/Encantado com a data de hoje. A polícia segue com as investigações mesmo após não ter encontrado os bandidos no matagal.

Page 8: Jornal Opinião 14 de dezembro de 2012

JORNAL OPINIÃO n 14 de dezembro de 2012 ENCANTADO8

Encantado - O Colégio Cenecista Má-rio Quintana muda o comando diretivo. A professora Roseliane Tolio passou a fun-ção nesta semana para Ivanor Henrique Dannebrock.

O novo diretor vem de Montenegro, onde por cinco anos trabalhou como presidente da mantenedora do Instituto de Educação São José e coordenador dos cursos técnicos. Antes, atuou por 12 anos como diretor da Rede Sinodal de Educa-ção. Dannebrock concluiu o doutorado no ano passado. Ele é natural de Estrela e tem familiares em Roca Sales.

“Ainda estou conhecendo a instituição. Depois, vamos fazer o projeto de ação. Va-mos trabalhar sempre com os professo-res, alunos e pais. Daremos continuidade ao trabalho que está sendo feito nesses 19 anos de história”, disse.

A professora Roseliane diz que se afasta da função para dedicar mais tempo à família. “Mas estarei sempre ligada ao colégio, pois meus filhos vão permanecer

como alunos”, disse. Psicopedagoga de profissão, ela vai atuar 20 horas no mu-nicípio de Doutor Ricardo. “Tenho algu-mas propostas que vou analisar. Quero agradecer muito a comunidade escolar, os pais, alunos, professores e funcioná-rios. Eles foram essenciais no trabalho”, comentou a ex-diretora, que permanece no Mário Quintana até o dia 31.

Novos investimentosOs pais dos alunos do Colégio Cene-

cista Mário Quintana cobraram do coor-denador da Unidade de Desenvolvimento Regional da CNEC (Campanha Nacional de Escolas da Comunidade), Edson Sid-ney de Ávila Júnior, investimentos na ins-tituição encantadense. Mais de 200 pes-soas participaram da reunião realizada na quarta-feira (12) no Colégio.

Ávila garantiu melhorias na infraes-trutura do prédio, aperfeiçoamento dos professores e implantação de cursos de Ensino a Distância.

Professora Roseliane repassou o cargo para Dannebrock

Diogo Daroit Fedrizzi

Tribunal de Contas emite parecer desfavorável às contas de Paulo Costi

Novo diretor assume o Colégio Mário Quintana

O Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS), na sessão da 2ª Câmara do dia 6 de dezembro, emitiu parecer desfavorável às contas de 2010 do prefeito de Encantado, Paulo Costi. O administrador foi multado em R$ 1,5 mil, valor máximo definido em lei estadual, por inobservância as normas de administração financeira e orça-mentária.

Seguindo o voto do relator, Pedro Figueiredo, o TCE-RS fixou débito de

R$ 1.843,17 a ser ressarcido pelo ges-tor aos cofres públicos por pagamento além do devido à empresa contrata-da. O Tribunal ainda determinou a cientificação da origem para que evite a reincidência das falhas apontadas e adote providências corretivas. As medidas adotadas serão verificadas em futura auditoria.

Da decisão cabe recurso no prazo de 30 dias a partir da publicação no Diário Eletrônico do Tribunal.

Diogo Daroit Fedrizzi

Encantado - A sessão de segunda-feira (10), na Câmara de Vereadores, foi marcada por fortes discur-sos na tribuna. Primeiro foi o vereador Arno Bagatini, que fez denúncias contra o prefeito Paulo Costi, o vice José Calvi e o secretário Roberto Turatti. (veja a pá-gina 5/coluna Pinga Fogo). Depois, Sander Bertozzi, que rebateu as acusações de Arno e defendeu o tra-balho do Executivo.

O presidente da Casa, Eldo Orlandini, que aban-dona a vida pública no dia 31 de dezembro, também foi à tribuna e fez um de-sabafo contra críticas lan-çadas por pessoas ao tra-balho dele e dos colegas vereadores. “Eu deixo a política, que não me trou-xe nenhuma alegria. Não estou preocupado com ri-

sinhos, não sou ridículo. Aceito a chacota da rua e as cobranças porque vêm de ignorantes que não sabem o que estão falando”, falou, ao mesmo tempo em que ressaltou o trabalho por ele desenvolvido em 36 enti-dades encantadenses.

O peemedebista pro-vocou as pessoas a se can-didatarem a cargos políti-cos e a trabalharem pela comunidade. “Tem muita gente sadia em Encantado que se dedica a coisa fúteis e não se dedica à comuni-dade”, afirmou.

Ele citou um episódio em que um senhor e uma senhora o chamaram de vagabundo e bagaceiro em frente a outras pesso-as num estabelecimento comercial. “Não sou va-gabundo, tenho indepen-dência financeira graças ao meu trabalho. Sou con-vidado todos os dias para participar de entidades

graças à moral e à honra com que cumpro minhas obrigações”, disse.

E ainda fez um apelo à população. “Povo de En-cantado, gastem energia trabalhando. Em vez de criticar, perguntem a si próprio ‘o que eu faço para melhorar o município?’. É lamentável o desdém do nosso povo com a preo-cupação com o futuro do nosso município. Não são só os políticos que vão fa-zer Encantado crescer, o povo precisa comparecer”, salientou.

Eldo Orlandini também atacou as pessoas que se aproveitam do ano eleitoral para tirar proveito dos po-líticos. “De lado a lado tem gente que vive do ano polí-tico, pegando dinheiro dos políticos para viver. O ano eleitoral é uma profissão para muito vagabundo em Encantado. E não estou fa-lando só para gente pobre”.

CÂMARA DE VEREADORES“o ano eleitoral é uma profissão para

muito vagabundo de encantado”, diz presidente eldo

Eldo Orlandini deixa a política no final do ano

Diogo Daroit Fedrizzi

Outras da Câmara* Os vereadores definem, na próxima reunião, a data da última sessão do Legislativo

deste ano. A alteração deve-se ao fato de que as duas últimas segundas-feiras de dezem-bro caem nas vésperas de Natal e Ano Novo.

* Um único projeto foi aprovado na sessão de segunda-feira (10). A matéria abre cré-dito suplementar de R$ 25 mil para eventos de final de ano e transporte escolar.

* Uma liminar do desembargador da 21ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do RS também suspendeu a 2ª Comissão Processante (CP), que analisa o pedido de cassação do prefeito e do vice de Encantado. A exemplo da primeira Comissão, o argumento de Moesch é de que houve irregularidades na instalação da CP.

* O colegiado do TJ deve julgar no dia 19, às 14h, o recurso da Câmara de Vereadores contra a liminar que suspendeu a 1ª Comissão Processante.

Page 9: Jornal Opinião 14 de dezembro de 2012

GERAL 9JORNAL OPINIÃO n 14 de dezembro de 2012

Diogo Daroit Fedrizzi

Relvado - O prefeito Jatir Rada-elli prepara-se para entregar o car-go no final deste mês. Derrotado nas eleições, ele garante que deixa a prefeitura com o caixa em dia. “Nes-ta semana pagamos o 13º salário, já temos recursos para pagar a folha, a rescisão dos CCs e FGs”, comentou. “Procuramos, ao longo dos quatro anos, nos pautar pela responsabi-lidade, para que quando fôssemos executar qualquer coisa, termos a contrapartida e o nosso recurso”.

Jatir analisa a situação econômica do país e teme pelo futuro dos mu-nicípios, dependentes, por exemplo, dos recursos oriundos do Impos-to sobre Produtos Industrializados (IPI). “Não tem mais oba-oba, euforia. Vamos ter muitas dificuldades ali na frente, tomara que eu esteja errado. Nosso país fez muitas construções, mas muito através de empréstimos. E vai chegar a hora em que teremos que pagar essa conta”, prevê. “Os recursos do IPI estão fazendo falta no caixa dos municípios. Mas em Relvado o futuro prefeito vai assumir com as contas em dia e com o compromisso de dar

andamento ao município”.

AsfaltoO administrador acompanha as

obras de asfaltamento do trecho que liga Relvado a Encantado e destaca a parceria com o governo estadu-al para a execução de várias obras. “Desde 1998, quando o governador Antonio Brito assinou a ordem de serviço para o asfaltamento, sem-pre houve parceria entre município e Estado. Demos a isenção do ISSQN para o Estado poder executar a obra. Tivemos também participação na re-cuperação das redes de água.”

Outra obra, o asfaltamento até o Parque de Rodeios, ainda aguarda a liberação dos R$ 195 mil oriundos da emenda do então deputado Mendes Ribeiro Filho, atual Ministro da Agri-cultura, para concluir os trabalhos. “A contrapartida da prefeitura é de R$ 190 mil, e nossa parte estamos fazendo”.

Outras obrasTrês redes novas de água estão

sendo entregues, nas Linhas São João, Alta Barra Grande e Saudades. “Como previa nosso plano de gover-no, vamos deixar quase todas as fa-

mílias com água encanada”.Sobre o quadro de funcionários,

o prefeito de Relvado revela que não foi preciso fazer alterações. “Todos os CCs vão sair junto comigo no dia 31 de dezembro, serão valorizados até o final. Quando assumimos ti-nham 100 pessoas em 2008, hoje es-tamos com 108, dos quais um está se aposentado. O quadro é enxuto”.

A eleiçãoA diferença de dois votos para o

adversário Adroaldo Dacroce, que impediu a reeleição, é passado para Radaelli. “Disputei seis eleições e perdi uma. Faltaram dois votos nessa última. Até os dois votos estavam na urna para votar e por um fato alheio acabaram saindo da fila. Eu não con-segui me eleger, nem por isso vou deixar de dar minha contribuição, fazer meu trabalho”, disse. “A eleição passou, olhar torto um para o outro, é do jogo. Mas acima de tudo temos que conviver na cidade. Tenho mi-nha vida, meu escritório, e não devo nada a ninguém. Tenho proposta de continuar na função pública. Mas vou pensar. Existe até a possibilidade de abandonar os cargos públicos”.

Jatir garante que entrega a prefeitura com as contas em diaO turismo do Vale do

Taquari ganha mais força junto ao Governo do Estado. A região terá um conselheiro e um suplen-te integrando o Conselho Estadual de Turismo (Conetur).

A posse dos 62 conselheiros e dos 62 suplentes foi realizada pela secretária Estadu-al do Turismo, Abgail Pereira, no final da tarde da terça-feira, dia 11, no Galpão Crioulo do Palá-cio Piratini.

Do Vale foram designados o diretor de Roteiros da Associação dos Municípios de Turis-mo da Região dos Vales (Amturvales), Rafael Fontana, como conse-lheiro, e como suplente, o presidente da entidade, Vanildo Roman.

Para a secretária, o Conselho representa um importante passo que a Setur está dando na busca de colocar o tu-rismo do Rio Grande do Sul em outro patamar de desenvolvimento. “É com grande satisfação que me junto a vocês nesta noite. É uma alegria colocar a serviço da comunidade gaúcha um instrumento que empodera a socieda-de civil e todos os setores que constroem esta área em nosso Estado. É um esforço que vem da arti-culação de pessoas preo-

cupadas com o desenvol-vimento de nossa gente e sintetiza em conteúdo e forma uma importan-te etapa de afirmação da política estadual de turismo, desde a realiza-ção da nossa Conferência Estadual no final do ano passado”, disse.

O presidente da Amturvales, Vanildo Roman, afirma que o Conselho dará força às regiões e entidades junto ao governo. “Ele é um órgão que terá represen-tatividade de todas as regiões e das secretarias estaduais e isso permi-tirá estreitar os laços e construir um diálogo e políticas de turismo para o Estado, o que vai favorecer todo o trade turístico”, garantiu.

O ConselhoCaberá ao Conselho

Estadual de Turismo estabelecer diretrizes, oferecer subsídios e contribuir para a im-plementação da política do turismo no Estado, além de debater políticas públicas do setor, com participação democráti-ca e controle social por meio de seus represen-tantes.

Os conselheiros de-vem se reunir no começo do próximo ano para co-meçarem a desempenhar suas atividades.

Fontana e Roman integram Conselho Estadual de Turismo

Novos conselheiros do turismo do RS

Solange Brum

A Associação dos Municípios de Tu-rismo da Região dos Vales (Amturvales) promove na próxima segunda-feira, dia 17, uma reunião com os prefeitos eleitos, gestão 2013/2016, do Vale do Taquari.

A programação terá como pauta “Ações do Turismo como vetor de desenvolvimento no Vale do Taquari”. A reunião, que inicia às 19h, contará com a presença da secretária Estadual de Turismo, Abgail Pereira.

“O objetivo do encontro é, além de apresentar o trabalho em prol do turismo realizado no Vale, realizar uma aproximação entre a entidade e os municípios. Queremos, junto com os municípios e a região, desenvolver o turismo no Vale do Taquari”, explica o presidente da Amturvales, Vanildo Roman. O encontro ocorre no Restaurante Planeta Terra, no Shopping Lajeado.

Secretária de Turismo reúne-se com prefeitos eleitos

Caroline Rodrigues

Abgail e Roman

O Grupo de Humani-zação do Hospital Bene-ficente Santa Terezinha organiza mensalmente a Missa da Esperança, na Capela do Hospital, com a presença dos fa-miliares dos falecidos no mês anterior. Neste ano, a celebração de de-zembro será realizada na Igreja Matriz São Pe-dro, no dia 18, às 19h.

Foram convidadas as famílias das crianças que nasceram na Casa de Saúde durante o ano. O objetivo do Grupo de Humanização com esta ação é valorizar a vida, a união familiar e o renas-cimento de Cristo que está representado em cada criança. O convite é para toda comunidade.

Missa de Ação de Graças celebra crianças nascidas em 2012

Page 10: Jornal Opinião 14 de dezembro de 2012

10 JORNAL OPINIÃO n 14 de dezembro de 2012 ELEIÇÕES 2012

Puxão de orelha nos eleitosDurante a diplomação dos prefeitos, vices e vereadores, Juíza Juliane Pereira Lopes e promotora

Karina Mariotti fizeram manifestação forte sobre o cenário político da região

Fotos: Diogo Daroit Fedrizzi

Diogo Daroit Fedrizzi

Encantado - 130 elei-tos da Comarca de Encan-tado foram diplomados na tarde de quarta-feira (12), no Auditório Itália, no Centro Administrativo Municipal. Prefeitos, vices, vereadores e suplentes dos municípios de Anta Gorda, Doutor Ricardo, Encanta-do, Muçum, Relvado, Roca Sales e Vespasiano Correa participaram da solenida-de.

A juíza eleitoral Juliane Pereira Lopes e a promoto-ra Karina Mariotti coorde-naram a entrega dos diplo-mas. As duas se dirigiram aos eleitos com um discur-so forte, de alerta sobre o comportamento político verificado durante e após o período eleitoral e de esperança em um trabalho que beneficie a todos os munícipes, independente de sigla partidária.

Para Juliane, a socie-dade atual está vivendo uma crise de valores éti-cos e morais. “Assusta-me a forma como algumas práticas ilícitas são vistas pela nossa sociedade. Não estou culpando os candi-datos, isso é um reflexo de nossa sociedade, de uma crise que assola todos os setores sem distinção”, co-mentou.

A magistrada referiu-se à compra de votos como uma situação corriquei-

ra. “E a sociedade reage a isso com naturalidade, passando a ver essa con-duta ilícita e imoral como se fosse algo natural e que fizesse parte do processo eleitoral”. Juliane desafiou os eleitos a provocarem uma reação na comunida-de para mudar a realidade. “Não se pode esperar que a Justiça Eleitoral coíba aquilo que a sociedade é conivente. A própria so-ciedade precisa provocar essa reação”.

Outro recado da juíza eleitoral foi para que os eleitos esqueçam a campa-nha e se preocupem ape-nas com os anseios da po-pulação. “A eleição acabou, a partir de agora governem e legislem para todos os munícipes. É hora de exis-tir entre os partidos mais cordialidade e cooperação, buscando o bem maior dos municípios”, concluiu.

União pela comunidadeA promotora Karina

Mariotti seguiu a linha do discurso da juíza e aler-tou que as brigas políticas atrapalham o progresso dos municípios. “Não é isso que se espera dos can-didatos, mas que se unam para trabalhar a favor da comunidade. O povo não quer assistir semana após semana, aos candidatos brigando entre si. Ele quer vê-los trabalhando juntos”, afirmou.

Ela reconhece que as diferenças partidárias existem, mas só podem ser admitidas dentro da ética e do respeito.

Karina também falou sobre a atuação do Minis-tério Público e destacou que o trabalho é igual para todos. “Não temos amigos nem inimigos. Tratamos to-dos de forma igual. Pensar em contrário é uma perda de tempo”, falou. “Não se percam nesses embates, nessa busca desenfreada por jurisdicionar tudo, por levar denúncias va-zias. Isso desgasta, põe em cheque a credibilidade dos senhores. Tratem a coisa pública como bem comum, porque ela não pertence aos senhores, ela pertence ao povo”.

Juíza Juliane Pereira Lopes e promotora Karina Mariotti

“É hora de existir entre os partidos mais cordialidade e cooperação, buscando o bem

maior dos municípios”, Juíza Juliane Pereira Lopes

“O povo não quer assistir semana após semana, aos candidatos brigando entre

si. Ele quer vê-los traba-lhando juntos”

promotora Karina Mariotti

Prefeitos e vices dos sete municípios da Comarca de Encantado

“Queremos fazer algo a mais pelo desenvolvimen-to de Anta Gorda. Vamos satisfazer a todos nossos companheiros e surpreender os adversários”, Neori Dalla Vecchia, Anta Gorda

“Vamos fazer um bom trabalho, para todos”, Lourival Seixas, Muçum

“Temos um objetivo de fazer uma política diferen-te que priorize a gestão, o planejamento, a economia e a fiscalização”, Nélio Vuaden, Roca Sales

“Ter conquistado o quarto mandato em quatro

eleições é um fato que fica marcado na história da vida da gente. Ser prefeito no Centenário do muni-cípio nos dá mais responsabilidade, mas também muita alegria”, Paulo Costi, Encantado

“O povo sempre tem expectativa de mudanças,

tanto na área administrativa como na maneira de conduzir os trabalhos. É o meu terceiro mandato, mas a experiência se faz com trabalho, todo dia é diferente do outro”,

Marcelo Portaluppi, Vespasiano Correa

“Acreditamos que possamos fazer uma grande ad-ministração e ter o apoio da oposição nas principais ações que vamos executar. Não vamos trabalhar de forma separada, pretendemos estar unidos em prol do desenvolvimento do município”,

Adroaldo Dacroce, Relvado

“Temos um compromisso há muitos anos com a comunidade local e regional. Fomos o primeiro prefeito do município e o resultado que colhemos nas urnas registrou a maior diferença da Comarca, isso nos dá mais compromisso com a comunidade”, Alvimar Lisot, Doutor Ricardo

O QUE DISSERAM OS PREFEITOS ELEITOS

Page 11: Jornal Opinião 14 de dezembro de 2012

11JORNAL OPINIÃO n 14 de dezembro de 2012ELEIÇÕES 2012

Diplomados de Encantado

Eleitos de Muçum

Representantes de Roca Sales

Prefeito, vice e vereadores de Relvado

Candidatos de Doutor Ricardo

Diplomados de Anta Gorda

Encantado: Paulo Costi, Karina, Juliane e José Calvi

Vice e prefeito de Vespasiano Corrêa

Servidores que trabalharam no processo eleitoral

Page 12: Jornal Opinião 14 de dezembro de 2012
Page 13: Jornal Opinião 14 de dezembro de 2012
Page 14: Jornal Opinião 14 de dezembro de 2012
Page 15: Jornal Opinião 14 de dezembro de 2012
Page 16: Jornal Opinião 14 de dezembro de 2012
Page 17: Jornal Opinião 14 de dezembro de 2012
Page 18: Jornal Opinião 14 de dezembro de 2012
Page 19: Jornal Opinião 14 de dezembro de 2012
Page 20: Jornal Opinião 14 de dezembro de 2012

Encantado, 14 de dezembro de 2012

MIXcapa