12
JORNAL São Joaquim MELHORIAS E AVANÇOS EM 2015 A partir de agosto, os moradores receberão o Jornal São Joaquim. A nova proposta é divulgarmos, de forma mais detalhada, os principais temas do condomínio e do clube. - Pág. 06 Festas agitam Clube do São Joaquim - Pág. 08 Conselho estabelece mudanças na cobrança de taxas condominiais em atraso - Pág. 09 Moradores devem respeitar cronograma da coleta de podas - Pág. 10 EDIÇÃO I AGO/SET 2015

Jornal São Joaquim - Edição I (ago/set)

Embed Size (px)

DESCRIPTION

 

Citation preview

Page 1: Jornal  São Joaquim - Edição I (ago/set)

São Joaquim

1

JORNAL

São JoaquimMELHORIAS E

AVANÇOS EM 2015 A partir de agosto, os moradores receberão o Jornal São Joaquim.

A nova proposta é divulgarmos, de forma mais detalhada,

os principais temas do condomínio e do clube.

- Pág. 06

Festas agitam Clube do São Joaquim

- Pág. 08

Conselho estabelece mudanças na cobrança de taxas condominiais

em atraso - Pág. 09

Moradores devem respeitar cronograma da coleta de podas - Pág. 10

EDIÇÃO I • AGO/SET • 2015

Page 2: Jornal  São Joaquim - Edição I (ago/set)

São Joaquim

2 EDITORIALA partir do mês de agosto, você

receberá bimestralmente o Jornal São Joaquim em sua casa. A publicação não trará custos ao condomínio e serve de apoio ao demais meios de comunicação do São Joaquim, já que aborda de forma aprofundada as questões que permeiam nosso dia a dia.

Nessa primeira edição tratamos de

ExpedienteEste Jornal é publicado

bimestralmente e distribuído gratuitamente aos moradores do

Condomínio São Joaquim.

Arte e DiagramaçãoInspire Ideias

ImpressãoGráfica New Line

Tiragem900 exemplares

Comercialização

(19) [email protected]

www.inspireideias.ag

temas importantes que estão em pauta atualmente no condomínio. Damos destaque as discussões sobre a taxa condominial, e também, a criação do novo portão de acesso na Rua Rio Grande. Para as próximas edições, pedimos que você, morador, contribua com ideias e sugestões de temas para a melhoria do nosso jornal.

VOCÊ NO JORNAL SÃO JOAQUIMSua oportunidade de aparecer, sugerir ou comentar os mais variados assuntos ligados ao condomínio onde moramos.

JORNAL

São Joaquim

Queremos te dar os parabéns: mande o nome, a data de aniversário e uma

foto sua e dos membros da sua família para fazermos nosso painel de aniversariantes. Será uma festa!

Você também pode nos ajudar a fazer o

jornal enviando sugestões de assuntos que você acha importante de serem divulgados. Assim, todos poderão participar e melhorar o lugar onde vivemos!

Contato: [email protected]

Desde maio está em funcionamento o novo acesso para condôminos

do São Joaquim. A entrada lateral é exclusiva para veículos dos moradores e fica ao lado da Portaria 1 (Anhanguera), o acesso é feito através do portão instalado na Rua Rio Grande.

Para manter a organização do condomínio, as regras devem ser respeitadas. É importante que todos os condôminos se identifiquem a

NOVO PORTÃO DE ACESSO EVITA FILAS NA PORTARIA DA ANHANGUERA

partir do leitor biométrico.

Também foram suspensas as liberações de veículos de condôminos pelo acesso de saída da P1. Assim, em caso de filas o morador pode dirigir-se à Portaria 2 (Vinhedo).

Segurança nas portarias A segurança e o bem-estar dos moradores do São Joaquim são pontos primordiais para a administração. Desta forma, a biometria e cartões magnéticos servem como ferramentas tecnológicas que proporcionam proteção para todos.

Somente o condômino que estiver conduzindo o veículo está autorizado a acessar o condomínio através desses instrumentos. Os moradores que estiverem como passageiros devem orientar seus visitantes a se registrarem antes da entrada. A regra vale para todas as portarias do São Joaquim.

MUDANÇAS NOS TURNOS DAS PORTARIAS

O quadro de pessoal de segurança do condomínio

mudou. A primeira etapa da alteração de 4 para 3 turnos de trabalho nas portarias foi concluída, conforme aprovado na Assembleia Geral Extraordinária realizada em março.

Durante o processo de migração são previstos alguns desconfortos como demora nas liberações e filas nas portarias. Para evitar maior transtorno, a administração pede compreensão sobre o processo dessa importante mudança.

Page 3: Jornal  São Joaquim - Edição I (ago/set)

São Joaquim

3CASAMIXPorque nossa CASA te surpreende!

Fone: 19 3836-3749Rua Odair Rotella 45VINHEDO

Fone: 19 3834-4306Av. Engº Fábio Roberto Barnabé, 3502INDAIATUBA

casamixprime casamixprimewww.casamixinteriores.com.br

Agora também com projetados e

eletrodomésticosTroca de show room

até 70% OFF

Novas Coleções

ARQUITETOS E DECORADORES CONDIÇÕES ESPECIAIS**Condições especiaispara moradores!

Deus seja Louvado.

Page 4: Jornal  São Joaquim - Edição I (ago/set)

São Joaquim

4

Primeiramente, agradeço ao Síndico, pelo convite para

escrever algumas linhas sobre constantes questões levantadas em Assembleias do nosso condomínio. Algumas são recorrentes e recordo que são levantadas desde Assembleias realizadas ainda na Bolsa de Cereais de São Paulo, na Rua Senador Queiroz, na década de 80.

Entendo que uma justificativa para repetidos debates sobre os mesmos temas (que, concordo, são controvertidos) seja a grande rotatividade das pessoas nas Assembleias. Nesta oportunidade, darei enfoque a questão da taxa condominial e as comparações que são realizadas usualmente.

Mesmo após participar de quase todas as gestões desde o final da década de 1980, sempre há algo para se aprender sobre o assunto, pois administrar um condomínio não é algo fácil, já que as questões e números compõem uma gama de muitas variáveis a se equacionar.

A segunda observação é sobre a questão comportamental, pois na administração de um condomínio lidamos com seres humanos, razão pela qual há necessidade de um mínimo conhecimento em gestão de pessoas. O relacionamento entre mais de 700 condôminos e seus familiares é algo complexo. Não se consegue agradar a todos e, assim, sempre há insatisfeitos por motivos diversos (multa cobrada, barulho de vizinho, cachorro latindo ou sujando a porta do vizinho, festa até de madrugada, buraco em sua porta, liberação de visita) que acabam indo à Assembleia carregando todas essas questões.

A terceira questão é a de que ninguém faz nada só. Assim, administrar uma comunidade de mais de 3.000 pessoas é muito trabalhoso e depende de um grupo que deseja chegar a um objetivo comum: o bem-estar de todos.

Esse foi o principal motivo de ter, em meus mandatos, administrado o condomínio com ajuda dos grupos de trabalho compostos por mais de 30 condôminos.

Mas qual o motivo de todo esse arrazoado para falar de números?

Existe necessidade de maior interação entre os condôminos e a administração. Assim, na realização das Assembleias os temas discutidos são mais bem “digeridos”, pois já são de conhecimento de um número maior de condôminos.

Usualmente, clamava a presença dos condôminos para discutirem os itens das Assembleias de maneira informal uma semana antes da convocação oficial e, para minha frustração, apenas um ou outro comparecia. Ainda frequentemente convocava condôminos para participarem de grupos de trabalho, e tenho conhecimento de que essa pratica também ocorre atualmente, entretanto o que se via é que poucos se dispunham a ofertar algumas horas em prol da comunidade em que vivem.

Diante dessa infeliz ausência, temas e questões discutidos no passado retornam e são constantemente levantados em assembleias, sendo que, para aqueles que já ouviram as discussões, o encontro se torna maçante e acabam não retornando.

Aproveito a oportunidade para louvar a atuação dos membros da comissão de racionalização de custos. Estes que entendiam estar elevada a taxa condominial, após estudarem o assunto e apresentarem algumas sugestões, tiveram a coragem de admitir em Assembleia que, após um ano de estudos, não conseguiram apresentar uma proposta efetiva de redução. Mas trabalharam e tentaram, isso foi muito importante para a comunidade e o trabalho precisa continuar, pois sempre haverá novas alternativas ou opções que possam resultar em redução da taxa.

Passando a falar em números, foquemos então na taxa condominial do São Joaquim, bem como na constante afirmação de que é a mais alta da região. Os que dizem isso nas assembleias imputam a afirmação aos corretores que com ela tentam justificar dificuldades na venda ou na locação de imóveis do São Joaquim. Ocorre que, contraditoriamente,

esses mesmos corretores convidam os interessados na aquisição de imóveis para visitação ao nosso Clube, informando ser o “único” condomínio da região a ter tão excelente estrutura. Fui apresentado a vários pretendentes nessa mesma situação e ouvi essa afirmação por várias vezes. Os 55.000,00m2 de áreas preservadas, com árvores frutíferas, bosque, piscina do tamanho da nossa, 3 quadras de tênis, entre tantos outros atributos, são sempre exaltados na hora da venda ou locação e possuem custo para sua manutenção.

O Clube Fazenda São Joaquim é um diferencial entre os condomínios. Mas vamos analisar apenas o condomínio e partir para a comparação em que encontraremos pontos favoráveis e outros contrários ao valor, sempre tão discutido, da taxa condominial.

Os condomínios mais comumente comparados possuem características bem diferentes, conforme demonstram os dados constantes do quadro a seguir:

“Mesmo após participar de quase todas as

gestões desde o final da década de 1980, sempre há algo para se aprender

sobre o assunto, pois administrar um

condomínio não é algo fácil (...)”

QUESTÕES DE ASSEMBLEIA

Page 5: Jornal  São Joaquim - Edição I (ago/set)

São Joaquim

5

DESPESA PESSOAL COM VÍNCULO EMPREGATÍCIO (COM ENCARGOS)

SÃO JOAQUIM

81

29

110

3.771.009,50

1.520.116,57

5.291.126,07

MARAMBAIA

92

54

146

6.062.280,00

3.061.800,00

9.124.080,00

VISTA ALEGRE

9

35

44

440.438,99

1.582.787,98

2.023.226,97

Qtde. Segurança

Qtde. Administração + Manutenção + Financeiro

Nº total pessoal com vínculo empregatício

R$ Segurança

R$ Qtde. Administração + Manutenção + Financeiro

R$ Sub total A

DESPESA PESSOAL SEM VÍNCULO EMPREGATÍCIO (COM ENCARGOS)

379.219,76

661.521,21

1.040.740,97

6.331.867,04

750,79

8.400,00

298.320,00

306.720,00

9.430.800,00

432,29

3.194.248,00

319.402,58

3.513.650,79

5.536.877,76

436,11

R$ Segurança

R$ Qtde. Administração + Manutenção + Financeiro

R$ Sub total B

Total A+B

Rateio por Condômino

INFORMAÇÕES GERAIS

SÃO JOAQUIM

1.331.724,00

1.220

22.000

7

3

2

703

MARAMBAIA

2.637.712

800

40.000

10

2

-

1.818

VISTA ALEGRE

2.129.600

800

24.000

3

2

2

1.058

Área total m2

Tamanho médio dos lotes m2

Ruas asfaltadas Km

Praças / Áreas de Lazer / Áreas Verdes

Nº de portarias e guaritas 24h

Nº portarias e guaritas horários reduzidos

Nº TOTAL DE LOTES PARA RATEIO

QUESTÕES DE ASSEMBLEIAQUADRO I

Um ponto que chama atenção é que o Condomínio Fazenda São Joaquim é o com menor quantidade de lotes para o rateio e apuração da taxa condominial.

Assim, mesmo possuindo um orçamento inferior, os valores apurados são superiores aos demais, como se observa das montas correspondentes às despesas de pessoal, apresentadas

nos quadros a seguir:

Outro ponto que deve ser avaliado é que a taxa do nosso condomínio nos últimos anos tem crescido em

percentagem inferior ao crescimento do salário mínimo. Excepcionalmente,

quando há necessidade de mudanças estruturais como a

introdução da segurança armada, por exemplo, há acréscimo devidamente justificado e aprovado em Assembleia

Todo bom gestor deseja reduzir custos e sempre realiza pesquisas nesse sentido. Em minhas

gestões, posso citar como exemplos os estudos para utilização de carros elétricos, a compra de máquina para fabricação de blocos sextavados para substituir o asfalto, substituição dos turnos, máquina para picar podas, máquina para limpar ruas e implantação da biometria para redução de pessoal, todas realizadas por condôminos interessados em colaborar, sendo que algumas dessas medidas seguiram adiante, outras se demonstraram inviáveis. Um pressuposto é primordial ao sucesso: a participação dos condôminos, sem o que, qualquer gestor sucumbirá, pois sozinho nada conseguirá.

Os números estão aí e por muito tempo me debrucei sobre eles, juntamente com amigos e vizinhos na tentativa de explorá-los, dissecando-os visando a sua redução, daí talvez o convite feito pelo atual Síndico para o presente relato.

Fica o desafio aos vizinhos que já tiveram experiências bem sucedidas em suas empresas: ajudem, sugiram, critiquem construtivamente. A comunidade é um todo formado por partes, e somos cada uma delas!!!

Francisco Prisco Neto - ex-síndico

QUADRO II

QUADRO III

QUADRO IV

SÃO JOAQUIM

7.359.107,15

872,59

MARAMBAIA

10.999.026,56

504,17

VISTA ALEGRE

6.960.539,08

548,25

Total Despesas Operacionais

Rateio por Condômino

ANO DA ASSEMBLÉIA SALÁRIO MÍNIMO (SM) TX. CONDOMÍNIO*

2002

2003

2004

2005

2006

2007

2008

2009

2010

2011

2012

2013

2014

2015

VALOR R$

200,00

240,00

260,00

300,00

350,00

380,00

415,00

465,00

510,00

545,00

622,00

678,00

724,00

788,00

VARIAÇÃO %-

20,00

8,33

15,38

16,67

8,57

9,21

12,05

9,68

6,86

14,13

9,00

6,78

8,84

PELA% DO “SM”

257,92

30,50

335,30

386,88

451,36

490,05

535,18

599,66

657,70

702,83

802,13

874,35

933,67

1.016,20

REAL

257,92

292,00

378,55

386,55

420,91

439,01

419,90

474,07

499,00

573,87

659,33

774,14

906,02

958,32

Page 6: Jornal  São Joaquim - Edição I (ago/set)

São Joaquim

6

Prezados condôminos, o jornal São Joaquim volta a circular

com nova formatação e sem custos para o condomínio. A partir de agosto, os moradores receberão o Jornal São Joaquim. A nova proposta é divulgarmos, de forma mais detalhada, os principais temas do condomínio e do clube. O jornal também está aberto aos condôminos que desejarem escrever sobre assuntos de interesse comum. Dessa forma, passamos a ter três meios de informação que se complementam: o informativo, o site (condominiosaojoaquim.com.br) e o Jornal São Joaquim.

No panorama atual, um assunto recorrente é o valor da taxa condominial. A busca por redução de custo é importante, mas sempre deve estar atrelada aos benefícios associados a ele. Por exemplo, toda a movimentação e debate que ocorreu na AGE de março/2015 com relação à manutenção da portaria 3 retrata bem a relação entre custo e benefício.

Outra preocupação é reportar a situação dos investimentos aprovados nas assembleias. Considero ainda que temos dois grandes desafios para 2015: um deles é finalizar a implantação do sistema de monitoramento (faltam

MELHORIAS E AVANÇOS EM 2015

alguns itens como geradores e iluminação), um sistema complexo que envolve mais de 200 câmeras (hoje temos 100% da visualização das imagens dos 7 setores), cabeamento próprio de fibra ótica e o centro de controle operacional (CCO); outro grande desafio é a mudança de 4 para 3 turnos nas portarias sendo que hoje não temos mais funcionários trabalhando no regime de 6 horas. Esses dois desafios são coordenados por dois importantes grupos que auxiliam a administração: o de Segurança e o de Redução de Custos. Sabemos que toda mudança requer uma atenção especial e necessita de adaptações, portanto contamos com a compreensão e colaboração de todos os condôminos.

Outras melhorias já foram implantadas em 2015. Uma delas foi a alteração do escritório de contabilidade, onde apostamos na otimização dos processos administrativos. As regras de cobrança também foram alteradas e já estão vigorando, visando principalmente a redução do índice de inadimplência. Outra alteração foi a coleta e moagem das podas que já estão em regime de funcionamento.

Uma notícia recente e positiva foi a assinatura do prefeito de Vinhedo

em relação a ordem de serviço para as obras de saneamento básico, onde contempla a estação elevatória de esgoto dentro do condomínio e uma linha de recalque até a ETE Capivari. Ainda existem pendências importantes para a finalização dessa obra como: a conclusão das três elevatórias, a implantação de pequenos trechos da rede de esgoto e a urbanização das EEE’s. A Comissão de Esgoto, junto com a administração, vem cobrando das empresas contratadas o término dessas pendências.

Reitero o compromisso em respeitar e executar com transparência as demandas estabelecidas em nossas assembleias. As melhorias e avanços são fruto de um trabalho conjunto e não posso deixar de agradecer ao subsíndico, à diretoria do clube, a todos os conselheiros, aos membros dos grupos de trabalho, aos nossos funcionários e aos que atuam como terceirizados. Agradeço também a todos os condôminos que contribuem com suas observações e críticas construtivas, no sentido de termos um condomínio e um clube cada vez melhor.

Martinho Vertamatti Síndico do Condomínio

Presidente do Clube

Respeito às fases de desenvolvimento da criança

Ambiente acolhedor como um lar

Brinquedos naturais (madeira, tecido, lã, terra, areia)

Área verde / Horta

Alimentação orgânica

Fones: 19 4119-1887 19 9724-3164 www.escolawaldorfvinhedo.com.br

Av. São Bento, 483 Cep 13280-00 Vinhedo

verso

Estrada João de Andréa

Estra da da Boiada (altura do radar)

Vinhedo

Valinhos

CondomínioVista Alegre

ldor af V Wi n ah le od cso E

✩ Respeito às fases de desenvolvimento da criança✩ Ambiente acolhedor como um lar✩ Brinquedos naturais (madeira, tecido, lã, terra, areia)

✩ Área verde / Horta✩ Alimentação natural (alimentos integrais e parte orgânicos)

“A imaginação, a criatividade e a vontade são incentivadas por meio do brincar, que é a atividade lúdica inerente à infância e que se transformará na força de trabalho criativo do adulto”.

(19) 4119-1887 | (19) 9 9724-t3164 Av. São Bento, 483 | CEP 13280-000 | Vinhedo SP www.escolawaldorfvinhedo.com.br | [email protected]

APRENDENDO COM A VIDA...

ATENDEMOS TAMBÉM

EM INGLÊS

Margot Gourmet Festas e Eventos

[email protected]. (19) 38764080 / ( 19) 991518283 / (19) 997493487 Eventos corporativos e sociais

Page 7: Jornal  São Joaquim - Edição I (ago/set)

São Joaquim

7

Respeito às fases de desenvolvimento da criança

Ambiente acolhedor como um lar

Brinquedos naturais (madeira, tecido, lã, terra, areia)

Área verde / Horta

Alimentação orgânica

Fones: 19 4119-1887 19 9724-3164 www.escolawaldorfvinhedo.com.br

Av. São Bento, 483 Cep 13280-00 Vinhedo

verso

Estrada João de Andréa

Estra da da Boiada (altura do radar)

Vinhedo

Valinhos

CondomínioVista Alegre

ldor af V Wi n ah le od cso E

✩ Respeito às fases de desenvolvimento da criança✩ Ambiente acolhedor como um lar✩ Brinquedos naturais (madeira, tecido, lã, terra, areia)

✩ Área verde / Horta✩ Alimentação natural (alimentos integrais e parte orgânicos)

“A imaginação, a criatividade e a vontade são incentivadas por meio do brincar, que é a atividade lúdica inerente à infância e que se transformará na força de trabalho criativo do adulto”.

(19) 4119-1887 | (19) 9 9724-t3164 Av. São Bento, 483 | CEP 13280-000 | Vinhedo SP www.escolawaldorfvinhedo.com.br | [email protected]

APRENDENDO COM A VIDA...

ATENDEMOS TAMBÉM

EM INGLÊS

Margot Gourmet Festas e Eventos

[email protected]. (19) 38764080 / ( 19) 991518283 / (19) 997493487 Eventos corporativos e sociais

Page 8: Jornal  São Joaquim - Edição I (ago/set)

São Joaquim

8

O Clube do São Joaquim está agitado. Nosso compromisso

em oferecer eventos de qualidade não é novidade. Nos últimos anos o condomínio se consolidou como referência na região por abrigar festas memoráveis, que ressaltam o espírito de lazer e convivência social da Fazenda São Joaquim.

Em junho e julho, duas datas comemorativas foram festejadas no clube. Para prestigiar todos os casais do condomínio, aconteceu no 12 a Festa a Fantasia em comemoração ao dia dos namorados. O evento contou com a presença da Banda de Cabo a Rabo.

Já em julho, o clube homenageou a cultura caipira brasileira com muita comida típica, música e queima de fogos. No dia 04, os moradores se divertiram na tradicional Festa Julina do Condomínio e Clube Fazenda São Joaquim, apesar da chuva.

FESTAS AGITAM CLUBE DO SÃO JOAQUIM

Dia 04 de Julho a Festa Julina contou com muita comida boa e muita animação

Dia 12 de Junho o Amor estava no ar

Page 9: Jornal  São Joaquim - Edição I (ago/set)

São Joaquim

9

A crise enfrentada pela economia nacional também está atingindo

o setor imobiliário, em particular os condomínios residenciais. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nos últimos três anos os gastos com condomínio no Brasil subiram em média 23,27%.

Mesmo que a taxa condominial do São Joaquim aumente de forma inferior ao crescimento do salário mínimo, o índice de inadimplência com esse custo eleva-se constantemente.

Com o objetivo de reduzir esse nível, e também os gastos administrativos, foram propostas alterações nos

CONSELHO ESTABELECE MUDANÇAS NA COBRANÇA DE TAXAS CONDOMINIAIS EM ATRASO

processos de cobrança de taxas condominiais em atraso. O projeto do Conselho Fiscal foi aprovado pelo Conselho Consultivo e está em vigor desde março.

Confira as principais mudanças: • Taxas condominiais vencidas ou a vencer não são recebidas na sede da Administração;

• Os bancos estão autorizados a receber os pagamentos até o último dia do mês do vencimento, com multa de 2% e juros de 1% a.m.;

• Após o último dia do mês do

vencimento, a pendência é registrada em órgão de proteção ao crédito (SERASA);

• Ao final do prazo de 30 dias em que o título esteve disponível para pagamento na empresa de cobrança, são tomadas as medidas legais cabíveis para recebimento da taxa em atraso;

• Em caso de acordo para pagamento de taxas condominiais que façam parte de ação extrajudicial ou judicial, a quitação pode ser feita de duas formas: à vista com 50% de desconto somente sobre o valor dos juros incidentes, ou parcelado em até 6 vezes sem nenhum tipo de desconto.

“Com o objetivo de reduzir esse nível, e também os gastos administrativos, foram propostas alterações nos

processos de cobrança de taxas condominiais em atraso.”

Page 10: Jornal  São Joaquim - Edição I (ago/set)

São Joaquim

10

Segunda-feira (Área 1 - Azul)

Rua Dr. Joaquim Mario do nº627 ao nº727 e do nº610 ao nº720

Rua Rio Comprido do nº 304 ao nº921

Rua Rio das Velhas

Rua Rio das Cinzas

Rua Rio Paranapiacaba

Rua Rio Paranapanema

Rua Rio Grande nº130

Rua Rio Preto

Rua Rio Vermelho

Rua Rio das Pedras

Av. Rio Amazonas do nº41 ao nº 835 e do nº420 ao nº800

Rua Rio Jaguarí

Rua Rio São Lourenço

Terça-feira (Área 2 - Verde)

Rua Rio Comprido do nº 32 ao nº 112

Rua Dr. Joaquim Mario do nº 26 ao nº 468 e do nº21 ao nº425

Rua Rio Itaquaré

Rua Rio Guaratuba

MORADORES DEVEM RESPEITAR CRONOGRAMA DA COLETA DE PODAS

Como forma de disciplinar os serviços de limpeza do

condomínio, o novo procedimento de coleta de podas entrou em vigor no ano passado. A adoção do formato vigente pretende reduzir custos com coleta, transporte, armazenagem, moagem e destinação final adequada das podas de jardins.

Os resíduos recolhidos são apenas folhas de árvores e arbustos, aparas de gramíneas e galhos com

no máximo 5cm de diâmetro.

Para garantir o retorno proposto e manter ordem no condomínio, os trabalhos de coleta foram divididos em quatro áreas com recolha uma vez por semana em cada uma delas. As podas devem ser colocadas na calçada em frente aos imóveis até às 15h dos dias especificados no itinerário de coleta. Respeitando as normas, evita-se que os resíduos fiquem acumulados.

No dia de coleta, os moradores

devem depositar as folhas dentro de sacos de ráfia ou plástico resistente, pois o custo de processamento do material é menor. Para evitar o desperdício, as podas serão descarregadas na caçamba do caminhão e a embalagem devolvida.

Desde a implantação das novas normas a administração constata que a colaboração dos condôminos em cumprir as normas está sendo, em sua grande maioria, positiva.

Confira o itinerário de Coleta de Podas:

Rua Rio Claro

Rua Rio Grande do nº230 ao nº700

Rua Rio Branco

Rua Rio Mambú

Rua Rio Taquari

Rua Rio Capivari do nº10 ao nº 443

Rua Rio Pardo

Rua Rio Piracicaba do nº63 ao nº 165 e do nº74 ao nº140

Rua Rio Jurubatuba

Quarta-feira (Área 3 - Vermelha)

Rua Rio Tietê

Rua Rio Paraíba

Rua Rio Madeira

Rua Rio das Rochas

Ruas Rio Jundiaí

Rua Rio Capivari nº 61 e 101

Rua Rio Piracicaba do nº 188 ao nº 420 e do nº199 ao nº409

Rua Rio Juquiá

Rua Rio Capivari do nº526 ao nº 819

Rua Rio das Mortes

Rua Rio Abaixo

Rua Rio Pirassununga

Rua Rio Tocantins

Av. Rio Amazonas do nº900 ao nº1390 e do nº949 ao nº 1079

Quinta-feira (Área 4 - Amarela)

Rua Rio das Antas

Rua Rio Verde

Rua Rio Negro

Rua Rio Parnaíba

Rua Rio Mogi Guaçu

Rua Rio Atibaia

Rua Rio São Francisco

Rua Rio Xingu

Rua Rio Araguaia

Rua Rio Bonito

Av. Rio Amazonas do nº1269 ao nº 1391

Sextas-feiras / Finais de Semana / Vésperas de

Feriados / Feriados

Não há coleta.

Page 11: Jornal  São Joaquim - Edição I (ago/set)

11Aqui você encontra descontos e vantagens

exclusivas para os moradores do São Joaquim

CASAMIXPorque nossa CASA te surpreende!

casamixprime | casamixprimewww.casamixinteriores.com.br

*Lustres, almofadas e outros objetos de decorações*

Apresente este em suas compras e ganhe

um lindo presente em nossas lojas.

Page 12: Jornal  São Joaquim - Edição I (ago/set)