12
Sobral-CE, sexta-feira, 26 de outubro de 2012 Fundado em 09 de janeiro de 2012 - O PRIMEIRO JORNAL DIÁRIO DE SOBRAL I NFORMAÇÃO , C ULTURA E N EGÓCIOS R$ 1,50 Pág/ 06 Pág/08 Cultura Ano I - Edição 199 Pág/07 Pág/02 Artigo Pág/05 Educação Pág/04 Regional Pág/03 Política Foto: Divulgação Cinema: Cine Sesc exibe “Os Três Zuretas” O Cine Sesc exibe hoje, 26, às 19h, “Os Três Zuretas”, de Cecilio Neto. O filme traz uma comovente e engraçada história sobre a amizade de três garotos e suas peripécias numa pequena cidade do interior. Ary Sherlock e Antonieta Noronha integram o elenco do espetáculo “Na Corda Bamba” que será encenado nos dias 27 e 28, às 20h. Sobral: Estudantes de Zootecnia desenvolvem Pesquisas sobre técnicas de Apicultura na região Apagão no Nordeste Na madrugada de hoje, 26, um incên- dio em um equipamento entre as su- bestações de Colinas (TO) e Imperatriz (MA) foi a causa do desabastecimento de energia ocorrido em parte do Norte e na Região Nordeste do país. Por este movo, a edição de hoje do Jornal So- bral News chega às ruas com atraso. A cobertura sobre o apagão você con- fere na edição da próxima segunda- -feira, 29 de outubro. O Retrato - Final Por Natércia Rocha Fortaleza em chamas II (ou “a hora da verdade”) UVA realiza premiação do I Concurso de Fotografia Apostadores de Viçosa aguardam “segundo raio”

Jornal Sobral News 26.10

Embed Size (px)

Citation preview

Page 1: Jornal Sobral News 26.10

Sobral-CE, sexta-feira, 26 de outubro de 2012Fundado em 09 de janeiro de 2012 - O primEirO jOrnal diáriO dE SObral

Informação, Cultura e negóCIos R$ 1,50

Pág/ 06Pág/08

Cultura

ano i - Edição 199

Pág/07

Pág/02

Artigo

Pág/05

Educação

Pág/04

Regional

Pág/03

Política

Foto

: div

ulga

ção

Cinema:

Cine Sesc exibe “Os Três Zuretas”

O Cine Sesc exibe hoje, 26, às 19h, “Os Três Zuretas”, de Cecilio Neto. O filme traz uma comovente e engraçada história sobre a amizade de três garotos e suas peripécias numa pequena cidade do interior.

Ary Sherlock e Antonieta Noronha integram o elenco do espetáculo “Na Corda Bamba” que será encenado nos dias 27 e 28, às 20h.

Sobral:

Estudantes de Zootecnia desenvolvem Pesquisas sobre técnicas de Apicultura na região

Apagãono Nordeste

na madrugada de hoje, 26, um incên-dio em um equipamento entre as su-bestações de Colinas (TO) e imperatriz (ma) foi a causa do desabastecimento de energia ocorrido em parte do norte e na região nordeste do país. por este motivo, a edição de hoje do Jornal So-bral news chega às ruas com atraso. A cobertura sobre o apagão você con-fere na edição da próxima segunda--feira, 29 de outubro.

O Retrato - Final

Por Natércia Rocha

Fortaleza em chamas II

(ou “a hora da verdade”)

UVA realiza premiação

do I Concurso de Fotografia

Apostadores de Viçosa

aguardam “segundo raio”

Page 2: Jornal Sobral News 26.10

2/ Ano I - Edição 199

Sobral-CE, sexta-feira, 26 de outubro de 2012Informação, Cultura e NegóciosInformação, Cultura e Negócios

Rua Coronel Antônio Rodrigues Magalhães, 359Bairro Dom Expedito Lopes - Sobral/CE

62050-100 | Caixa Postal, 10Telefax: (88) 3614-3232 (Ramal 236)

[email protected]

ExpedienteExpediente Diretor-Geral:Dr. Oscar Rodrigues Jr.

Sobral News é uma publicação da EGUS - Editora Gráfica Universitária Sobralense LTDA.

CNPJ: 11.505.744/0001-84

Rua Hélio Barreto Arruda Coelho, 453 -CEP: 62.050.230Bairro Dom Expedito - Sobral - Ceará

(88) [email protected]

Assessoria Jurídica:Departamento Jurídico das Faculdades INTA

Chefia de Redação:• Herculano Costa

Editor Adjunto:•Paulo Passos de Oliveira

Administrador:•Ricardo Romcy Torres

Assistente Financeiro:•Maciano Carneiro

Jornalistas:• Alltemy Moura• Patrícia Kinoshita• Rayanne Colares• Carlos Ritchelly

Jornalistas Colaboradores:•Pedro Nobre - MTB: 1761 JP-CE•Jerfson Lins - MTB 2086 JP-CE

Tiragem: 1.000 exemplares

Distribuição:• Valder Duarte

Diagramação: • Edwalcyr Santos PSFelipe Mendes Paulo Pacelly

Fotógrafo:• Ryan Hoover

Dep. Comercial:(88) [email protected]

Editora:•Natercia Rocha MTB: 96663-JP-SP

Acesse: sobralnews.com.br Edição fechada por paulo passos, paulo pacelly e pSFelipe mendes

Editorial

Impressão:

EGUS - Editora Gráfica

Universitária

Sobralense LTDA.

Contatos: (88) 3614.4333

Dia do trabalhador na

construção civil

Opinião

Viollência nas

Escolas

(...) retornou de cabelo molha-do, rosto lavado e perfumado além da conta.

a essas alturas, maria das do-res, que tinha trocado a camisa duas vezes, modo a transpiração embaixo dos braços, aguardava o rapaz no copiar, acompanhada do pai.

-Formosura de filha, seu Miguel. Qual é sua graça?

-maria das dores, respondeu, com um sorrisinho de canto de boca, cheio de cuspe, abaixando a cabeça, mas pode chamar dasdô.

-ligue não, seu minino, retrucou o velho, isso é xucra que só ven-do, raça rude, pior que a mãe, que deus a tenha num bom lugar. Gotas de suor escorreram pelos braços de dasdô, que tentou atalhar no cami-nho antes que pingassem na saia.

-pois se achegue mais aqui, que hoje é seu dia, princesa. Com a sua licença... E pegou-lhe a ponta dos dedos, guiando até o estúdio im-provisado no alpendre de telhado baixo.

maria das dores, que desconhe-cia gentileza, deixou-se levar pelo momento mágico e sentou-se de banda, na pontinha do banco, jun-tando os joelhos e prendendo os braços ao corpo, para não ser tra-ída pelas axilas naquele momento de glória.

O rapaz tocou-lhe o queixo, vi-rando aqui, baixando ali e pegan-do distância para espiar. Voltou com as mãos erguidas para abrir os ombros caídos da donzela sem encantos, e ela sentiu o perfume forte – Toque de amor -, mistura-do ao cheiro de roupa mal-lavada ou banho mal-tomado, que ela não conseguiu distinguir. Foi para fora do terraço, pegou a máquina na matula preta, ainda pendurada no ombro, colocou a lâmpada ar-redondada acima da cabeça com uma mão, segurou a câmera com a outra, piscou o olho para das-dô que, de susto, abriu um sorriso quase espantado, arregalando os olhinhos fundos e miúdos, fechan-do em seguida, encandeada com o clarão que lhe faria recordar, ritua-listicamente, a emoção inesperada.

A fotografia chegou quase três meses depois, trazida por gente da cidade que ficara sabendo da morte de seu miguel arcanjo e que lembrava as feições da filha que vinha com o pai, nas quatro festas do ano, assistir missa na capela do distrito de miolo.

josé maria da paixão nunca mais voltou, nem para buscar o pa-gamento, conforme o combinado. Desde aquele final de tarde, que saíra se despedindo com o toca-fi-tas ligado, dando voltas com a bici-

cleta no terreiro, levantando a po-eira da lembrança, maria das dores ficava na meia-porta, segurando com a palma da mão o queixo toca-do pelo retratista, contemplando a estrada vazia.

O retrato emoldurado fora pen-durado na sala, junto à imagem do casal falecido, abaixo dos Sagrados Corações de jesus e maria, e acima do sofá de lona rasgada, coberto com um pano de coqueiros esvoa-çantes, único móvel do cômodo.

ninguém nunca mais ouviu falar do rapaz. Disseram que tinha mor-rido de morte matada pelos lados da paraíba, mas não era de certe-za. E a lembrança daquela tarde preenchia os dias vazios, na casa silenciosa, e asseguravam a beleza dos cabelos negros de dasdô, ago-ra mesclado com muitos fios cor de prata.

E ela ficava ali, escorando no jo-elho ora um pé, ora outro, esperan-do chegar um novo dia para levan-tar bem cedo, puxar água, varrer o terreiro, coar o café, catar o feijão e, quem sabe, sem sonho, rever o tal retratista de camisa vermelha que ela tinha esquecido as feições.

(a primeira parte desta crônica "O retrato - parte i) pode ser lida na Edição nº 194, de 19.10.2012, sexta-feira-passada, aqui no Sobral news).

Hoje, dia 26 de outubro, é co-memorado em todo o bra-sil o dia do Trabalhador na

Construção Civil. aproveitamos esta data comemorativa para co-mentar o cenário que a construção civil vive hoje no brasil.

de acordo com estudos do ibGE e do ministério do Trabalho, mes-mo com a crise econômica vivida nos últimos 20 meses, o setor da construção civil continua crescen-do. No último ano, o avanço do número de trabalhadores da cons-trução foi de 8,1% contra 3,4% do mercado de trabalho brasileiro em geral. além disso, o mercado da

construção, que tradicionalmen-te era composto apenas por ho-mens, conta cada vez mais com a participação das mulheres no seu dia a dia, embora mais acentuada-mente, como mestres de obra e no setor da engenharia e arquitetura.

Sobral também está inserida nesses índices de incrementos do setor de vez que esses estudos es-tatísticos contemplam, além das capitais, também as cidades bra-sileiras de médio porte. E nesse sentido Sobral é uma das áreas urbanas que mais cresce e mais se expande. Estamos vivendo um momento muito positivo no ramo

da construção, quando o merca-do desponta com boas oportuni-dades, melhoria nas condições de trabalho e aumento da escolarida-de dos funcionários, sendo incen-tivados pelos próprios emprega-dores. prova desse crescimento é que a cada esquina se veem novos empreendimentos sendo iniciados e novas licenças sendo requeridas. já é visível, também, o escassea-mento de mão de obra para o se-tor. Então, aqui também pode-se dizer que são diversos os motivos para comemorar a data que home-nageia o trabalhador na constru-ção civil!

Vem causando espécie, no seio da socieda-de em geral, e gerando apreensão nos meios educacionais e estudantis, o surgimento de re-petidos casos de cenas de violência nas escolas, principalmente nas escolas públicas. Como se sabe, a violência na escola não é um assunto novo, mas hoje o problema se apresenta com nova visibilidade. para observadores, há um contexto favorável à ocorrência dessas situa-ções. por uma série de fatores de ordem econô-mica, social e cultural, boa parte dos alunos não quer ir à escola, não espera nada da escola e há alunos que se vão para lá é porque são forçados a isso.

Há um clima incontrolável que encontra aco-lhimento nos contextos sociais e está na base da indisciplina. Os alunos muitas vezes dizem que a escola é boa, as aulas é que são um saco. Esta distinção prova que o tempo de ócio é cada vez mais significativo na vida da escola e a apetên-cia para estudar é menor. acresce ainda que, com o desemprego e a ameaça de ir fazer coisas que ninguém quer, os alunos perdem a razão do trabalho escolar, ou seja, do estudo.

por outro lado, sendo uma boa parte dos alunos, atualmente, no final do 2º ciclo do en-sino fundamental, oriundos de famílias com es-colaridade máxima de até 6º ano, não dispõem em casa de uma cultura escolar acentuada. a uma certa distância escolar, por parte da famí-lia, soma-se a falta de motivação em termos de utilidade do estudo. O resultado: a escola passa a ser valorizada com base na socialização ho-rizontal, do gozo e da fruição. desvaloriza-se a sua função educativa.

Em decorrência desses fatores surgem os grupos de “alunos problemas”, vindos das clas-ses menos favorecidas. Os fenômenos da indis-ciplina ou violência são gerados num contexto coletivo. E, portanto, é difícil identificar quem é o responsável. Embora o ato de indisciplina apa-reça encabeçado, o protagonista não é, neces-sariamente, o principal responsável pela cena.

Mas se a responsabilidade é coletiva, a san-ção, normalmente, é individual. Quando a opi-nião pública, os jornais e as autoridades respon-sáveis exigem a punição, evidentemente que o fazem em nome da exemplaridade do castigo, portanto, isso aponta para o “bode expiatório”. resumindo: alguém tem de ser responsável porque não se pode punir a turma inteira.

Há um conflito entre a pedagogia e a lei. A escola deveria reger-se por princípios pedagógi-cos e não jurídicos, no entanto, as autoridades tendem a socorrer-se de mecanismos jurídicos porque supõem que na origem destes inciden-tes estão fenômenos sociais e não pedagógicos.

É um problema de difícil solução porque a causalidade está num contexto que vai para além da responsabilidade individual.

Um ato isolado de violência pode, de repen-te, estar no lado docente ou no discente, mas a violência em si está num contexto coletivo e antes mesmo acudir-se de mecanismos puni-tivos é de bom alvitre conhecer-se o cerne da questão.

O Retrato - Finalnatercia rocha

jornalista

Page 3: Jornal Sobral News 26.10

/3Ano I - Edição 199

Sobral-CE, sexta-feira, 26 de outubro de 2012 Informação, Cultura e NegóciosInformação, Cultura e Negócios

Política

Faltam dois dias para a derra-deira votação em Fortaleza. Os ânimos entre os candi-

datos estão mais acirrados. Em debate realizado no dia 24 de outubro, além de exibir ideias so-bre a administração da Capital do Estado, Elmano de Freitas (pT) e roberto Cláudio (pSb) trocaram farpas, um acusando o outro de ser sustentado por sua respec-tiva madrinha ou por seu padri-nho político: Luizianne Lins, do lado de Elmano, e Cid Gomes, no caso de roberto Cláudio. O ce-nário reflete a discórdia que tem sido tema de artigos deste Jornal, como o de ontem.

no primeiro turno, a decisão foi apertada: 25,44% dos votos foram destinados a Elmano e 23,32% dos eleitores fortalezen-ses preferiram roberto Cláudio. a diferença foi de apenas 2,12% dos votos válidos, o que corres-ponde a 26.522 votos.

no frigir dos ovos, de acordo com os institutos de pesquisa, os dois candidatos estão mais empa-tados do que nunca. Os números divulgados na quinta-feira pelo Instituto Ibope mostram que na pesquisa estimulada, aquela que oferece o nome do candidato, os dois postulantes à prefeitura de Fortaleza aparecem com 43% das intenções de votos. Os aspirantes podem brigar pelos que não sa-bem ou não responderam à son-dagem, que correspondem a 3%. brancos e nulos somam 11%.

na pesquisa espontânea, aquela em que o eleitor respon-de por conta própria em quem votará, Elmano de Freitas surge com 41% das intenções contra 39% do peessibista. neste caso, não sabem ou não responderam passam para 9%, ou seja, um número maior de eleitores para serem conquistados. brancos e nulos permanecem em 11%. nas

pesquisas estimulada e espontâ-nea a margem de erro é de três pontos percentuais.

O Instituto Datafolha realizou no mesmo período do ibope ou-tra pesquisa para averiguar a in-tenção de votos para a prefeitura da capital cearense. a compara-ção da diferença dos resultados foi pequena. para o datafolha, roberto Cláudio está com 41% das intenções de voto, enquanto Elmano se manteve com 42% dos votos válidos na pesquisa espon-tânea. Como a margem de erro é de 3%, o resultado configura em-pate técnico.

amanhã, os fortalezenses podem aguardar a avalanche de material de campanha dos dois candidatos pelas ruas da capital, em um último esforço para con-quistar os votos dos indecisos. a gritaria deve continuar em carros de som e nas buzinas das carretas até às 22h. Decisivo, afinal, trata--se do último dia da campanha.

Hoje encerra a propaganda eleitoral gratuita no rádio e na te-levisão. Cid e Ciro Gomes estarão em Fortaleza empenhando todos os esforços na campanha de seu candidato, procurando destacar, em seus discursos, a parceria que será reforçada entre o Governo do Estado e a prefeitura. O ex--presidente lula já gravou o pro-grama de televisão enfatizando que os trabalhos realizados por luizianne na periferia de Fortale-za devem continuar com a eleição de seu afilhado. E hoje, 26, após o último capítulo de “Gabriela”, tem o último debate na TV Ver-des mares.

Os candidatos sobralenses e a eleição em Fortaleza

Como fica o apoio do “poder” sobralense com relação à disputa na Capital? mesmo pertencendo ao pT, Veveu arruda está do lado de roberto Cláudio, retribuindo a

sustentação que recebeu do Go-vernador Cid Gomes em Sobral, e reforçando a simbiose política entre o pT e os Ferreira Gomes na princesa do norte, que já dura 16 anos. por outro lado, o adver-sário de Clodoveu arruda nesta campanha, o candidato verde, dr. Guimarães, está em Fortale-za apoiando Elmano, do mesmo pT de Veveu, e só deve retornar a Sobral depois do dia 10 de no-vembro. Com tal postura, aguiar assume claramente oposição a Cid Gomes.

Como compreender a relação entre “pT/Sobral” e “pT/Ceará”? Será necessário discutir a história e a cultura política enraizada por aqui, fato que, aos olhos incau-tos, pode gerar hipermetropia e astigmatismo, mas que é fácil de explicar... mas o tema não cabe aqui e agora. Quem sabe, depois das eleições?

Osvaldo aguiar, candidato pelo pSol à prefeitura de Sobral, disse que o partido orienta seus eleitores a votarem nulo no se-gundo turno da eleição de For-taleza. Segundo Osvaldo essa é a posição de renato roseno, candi-dato que ficou na quinta coloca-ção do primeiro turno na Capital, com 11,84% dos votos. Osvaldo explica que os dois projetos são muito parecidos, lembrando que pT e pSb estavam unidos há pou-co tempo, e agora estão separa-dos.

marco prado, do pSdb, deve seguir a orientação do partido, e, tal qual o pSol, não vai apoiar ne-nhum dos candidatos que chega-ram ao segundo turno na Capital. Esta também é a posição pessoal do candidato tucano marco Cals, que foi o sexto mais votado, com 2,43% da preferência do eleitora-do em Fortaleza.

na segunda-feira apresenta-remos o final da novela.

Fortaleza em chamas II

(ou “a hora da verdade”)Faltam dois dias para o segundo turno das eleições 2012. Em Fortaleza, Ibope e Datafolha

revelam empate entre Elmano de Freitas (PT) e Roberto Cláudio (PSDB). Em Sobral, candida-tos deste pleito marcam posição na Capital

leunam Gomes ([email protected])

RODA DE CONVERSAHá muito tempo venho insistindo que os

professores devemos sempre associar o con-teúdo de nossas disciplinas à realidade dos alunos.

Parte-se do conhecido para chegar ao des-conhecido.

Sem dúvida, esta não é uma tarefa fácil. É mais cômodo reproduzir os conteúdos propos-tos pelos livros. E os livros também erram.

Certa vez, li em um livro sobre os municí-pios cearenses, que uma das características de Sobral era o fato de os homens andarem sempre de chapéu. E isto não é verdade.

Sobral produz chapéus, sim, mas seus habi-tantes não os usam costumeiramente. O livro era produzido em São Paulo e nada tinha com a nossa realidade.

Mesmo assim, aquele livro estava sendo adotado em uma escola particular de Forta-leza. O tal livro dizia, também, que uma das característica de Iguatu eram os seus casarões e sobrados.

Esta não é a realidade de Iguatu, mas de Aracati e Icó. Portanto, os livros cometem er-ros. Daí que quando partimos do conhecimen-to da realidade com os alunos, tudo tende a melhorar.

É isto que está fazendo a professora Inara Alves de Oliveira com sua turma de gradua-ção em História, no Município de Croatá. Fico feliz porque ela foi minha aluna e entendeu a ideia.

Em encontro a ser realizado próximo dia 10 de novembro, os alunos apresentarão tra-balhos que mostram a realidade histórica do Município.

Uma equipe mostrará Lugares, Prédios e Construções; outra abordará a Religiosidade Popular, a terceira exporá pesquisa sobre Fes-tas Populares; a quarta sobre Costumes Lo-cais e a quinta sobre Figuras Populares.

Com uma compreensão do que acontece no Município, os alunos mais facilmente entende-rão o que acontece no mundo e, consequente-mente, darão mais valor à História.

Muitos tivemos alguma rejeição ao ensi-no de História porque apenas nos mandavam decorar datas e fatos que estavam longe de nosso campo de interesse.

Procurando conhecer a História de suas co-munidades, os alunos percebem como a situa-ção atual está relacionada ao seu passado. É uma nova visão que se abre sobre a importân-cia da História.

Como Secretário de Educação, de 1989 a 1992, exercitei esta metodologia em sala de aula, com excelentes resultados. Fiz o mesmo como professor no curso de Letras da UVA.

DESTAQUE ESPECIALinara alVES dE OliVEira, (foto) de Varjota, jovem professora Especialista em História que, tendo feito o Curso de metodologia do Ensino Superior, com base na Educação biocêntrica, foi uma das que teve coragem de ousar, sair da rotina e está fazendo sucesso. depois que passou a adotar uma nova metodologia no ensino de História, não lhe faltam convites para aulas em cursos de graduação. Tem alto grau de aceitação entre os alunos. É preciso ousar e fazer diferente. dá mais trabalho, sim. mas compensa.

Page 4: Jornal Sobral News 26.10

4/ Ano I - Edição 199

Sobral-CE, sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Educação

Informação, Cultura e negóCIos

CONTRATAContatos

Publicitários• Experiência• Ensino Médio/ Superior• Dinamismo• Empreendedor

interessados, favor enviarCurrículo Vitae, para:[email protected]

Foi realizada, na noite de segun-da-feira, 22, no auditório Cen-tral da Universidade Estadual

Vale do acaraú, no Campus betânia, a premiação do i Concurso de Foto-grafia da UVA, com a temática “A UVA sob meu olhar”. a vice-reitora palmi-ra Soares destacou a participação de estudantes, professores e servidores, enfatizando que as três primeiras fo-tografias classificadas, assim como as nove menções honrosas, serão utilizadas na confecção do calendá-rio e da agenda UVa 2013, quando a Universidade festejará 45 anos de fundação.

Também participaram da soleni-dade, integrando a programação do

Outubro UVa 2012, que comemora o 44º aniversário da Instituição, o jornalista Francisco Edilson da Silva, Coordenador da assessoria de Co-municação e Marketing Institucional (aCmi) e o professor Hudson Costa Gonçalves da Cruz, presidente da Co-missão julgadora.

Foram premiados o professor He-ráclio antônio bastos da Silva, em 1º lugar, com uma máquina fotográfica; o estudante adriano Sousa rodri-gues, 2º. lugar, com um livro de fo-tografia; e a estudante Crisleyane da Silva Tomais, 3º. lugar, com assinatu-ra de uma revista de fotografia.

Receberam certificados de Men-ção Honrosa os professores Francisco

Em 1º lugar ficou Heráclio Antônio Bastos da Silva; em 2º, Adriano Sousa Rodrigues; e, em 3º lugar, Crisleyane da Silva Tomais. Re-ceberam Menção Honrosa: Francisco Carvalho de Arruda Coelho, Murilo Sérgio da Silva Julião, Maria Alyne Sousa Melo, Francisca Juliana Alves Carneiro, Tágla Santos Soares, Eder de Vasconcelos Rodrigues, Marden Cardoso Sousa, Margareth Muniz Silva e Fran-

cisco Romário da Silva Vasconcelos.

Informação, Cultura e NegóciosInformação, Cultura e Negócios

UVA realiza premiação

do I Concurso de Fotografia

Foto

– V

ande

rley

mor

eira

Carvalho de arruda Coelho e murilo Sérgio da Silva Julião; a servidora Ma-ria Alyne Sousa Melo; os estudantes Francisca juliana alves Carneiro, Tágla Santos Soares, Eder de Vasconcelos rodrigues, marden Cardoso Sousa, margareth muniz Silva e Francisco ro-mário da Silva Vasconcelos.

OrganizaçãoO I Concurso de Fotografia da UVA

foi coordenado pela assessoria de Comunicação e Marketing Institucio-

nal (aCmi). a Comissão Organizadora teve a seguinte composição: jornalista Francisco Edilson da Silva, coordena-dor da ACMI; professor Hudson Costa Gonçalves da Cruz; professor Antonio marcielyo Fonteles Vital, chefe de Ga-binete da reitoria.

a Comissão julgadora, designada pelo Reitor Antonio Colaço Martins, foi formada por Hudson Costa Gonçal-ves da Cruz (presidente), josé antenor Viana Coelho, antônio Flávio Queiroz de Oliveira, Vandi Ferreira lima júnior e Wendley Souza da Silva.Fotografia intitulada "Projeções", da estudante Margarete Muniz Silva, que recebeu menção

honrosa no concurso “a UVa sob meu olhar”

jornalista Francisco Edilson, professor Heráclio bastos e a vice-reitora palmira Soares

Page 5: Jornal Sobral News 26.10

/5Ano I - Edição 199

Sobral-CE, sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Regional

BANCO DE MUDAS CACHOEIRO - SOBRALVENDE

Contatos: (88) 9707.1001

9707.1010

Em estoque: nativas.iTEm nOmE

1 Oiticica2 Carnaubeira3 Sabiá4 paraíba5 jatobá6 leucema7 Sabonete8 pau d’arco roxo – ipê

Em estoque: frutíferas.iTEm nOmE

1 ateiras2 mamoeiro3 mangueira4 abacate5 Tangerina6 laranja7 abacaxi8 limão9 jaca10 acerola11 azeitona

Em estoque: exótica.iTEm nOmE

1 nim2 none3 pau brasil

Em estoque: medicinais

iTEm nOmE1 anador2 malva comum3 malva carama4 Cidreira5 mastruz6 Capim santo7 babosa8 Colonia

Site: bancodemudascachoeiro.com.brEmail: [email protected]

Você acredita que um raio pode atingir o mesmo lugar duas vezes? pois é, independente

do seu ponto de vista sobre essa in-dagação, os moradores de Viçosa do Ceará, na região da ibiapaba, creem que é possível sim, e estão apostan-do nisso quando enfrentam as filas da lotérica da cidade para fazerem uma fezinha nos sorteios semanais da me-ga-sena.

a esperança de se tornar um mi-lionário aumentou depois que um bilhete registrado na lotérica Viçosa foi premiado com mais de r$ 33 mi-lhões. Os seis números sorteados fa-ziam parte de um bolão, que reuniu apostas de 14 pessoas. de acordo com informações divulgadas pela Cai-xa Econômica Federal, o valor total do bolão foi de r$ 420,00. Cada um dos apostadores, agora milionários, pa-gou r$ 30,00 e cada um recebeu r$ 2,4 milhões.

Um raio de muita sorte caiu uma vez sobre a cidade serrana do Ceará, e os viçosenses acreditam que isso pode acontecer novamente. por isso, a movimentação na instituição finan-ceira que representa a Caixa no muni-cípio aumentou, garante a atendente

da lotérica, Olinda Oliveira: “a procu-ra por apostas na mega-sena cresceu muito. as pessoas têm feito muitos jogos, animadas com o que aconte-ceu”.

nas proximidades da lotérica Vi-çosa ainda é possível encontrar pes-soas especulando sobre quem foram os sortudos e o que estão fazendo com seus milhões. O bibliotecário ar-naldo Gomes disse que o burburinho foi grande quando a premiação foi noticiada pelos veículos de comuni-cação. “Todo mundo ficou querendo saber quem foram os sorteados, se eram amigos ou pessoas conhecidas, mas, não sabemos de nada”, garante arnaldo. num comércio de cereais próximo à lotérica, a proprietária ana Vieira, também falou dos muitos comentários que ocorreram nos últi-mos dias, mas, segundo ela, as espe-culações diminuíram. indagada sobre a possibilidade de um novo prêmio para a mesma Casa Lotérica, Ana afir-ma que acredita que tudo pode acon-tecer: “nada é impossível. acredito que outra aposta pode ser premiada aqui, e eu também continuo jogan-do”.

mas, nem todos os moradores da

Apostadores

de Viçosa

aguardam

“segundo raio”14 pessoas ficaram milionárias através de um bolão da mega-sena que custou apenas r$ 30 para cada apostador. O sorteio de número 1433, realizado dia

13 de outubro, já estava acumulado há cinco concursos. cidade acreditam que a sorte pode voltar à lotérica Viçosa, isso é o que diz a vendedora autônoma beatriz dos Santos. Ela vende lanches na praça pública que fica de fronte à ins-tituição bancária e declara “que não gosta de apostar, mes-mo depois que essas pessoas foram premiadas”. Ela ressalta que acha um desperdício gastar dinheiro com isso e dispara: “não vou gastar o que ganho com esses jogos, eu nunca vou ganhar”.

Se para a vendedora a sorte pode estar distante, para Erandir Cardoso, comerciante, dias de fartura financeira podem estar muito próximos. Ele estava na fila de um dos atendentes da lotérica com seu bilhete da mega-sena devi-damente preenchido. “Eu acredito na sorte e que alguém da-qui possa ganhar de novo. Espero que seja eu”, torce Erandir. Outras pessoas completavam a fila das apostas, confiantes num prêmio milionário.

dizem que a sorte é cega e pode escolher qualquer pes-soa a qualquer momento. desde, é claro, que tenha uma ajudinha. E você, tem contribuído com sua sorte? Tem parti-cipado de apostas valiosas que podem mudar sua vida? para isso cada um tem seu palpite e/ou superstição. Façam suas apostas, um raio valioso pode ser enviado pela sua sorte.

Esse foi o local de onde saiu o bilhete premiado com mais de r$ 33 milhões

A atendente afirma que as apostas aumentaram depois da premiação legenda

beatriz, vendedora autônoma, acha que as apostas são um desperdício

Informação, Cultura e NegóciosInformação, Cultura e Negócios

Page 6: Jornal Sobral News 26.10

6/ Ano I - Edição 199

Sobral-CE, sexta-feira, 26 de outubro de 2012

patrícia [email protected]

"Quem tem imaginação, mas não tem cultura, possui asas, mas não tem pés." ( joseph joubert )

Ary Sherlock e Antonieta Noronha integram o elenco do espetáculo “Na Corda Bam-ba” que será encenado nos dias 27 e 28, às 20h.

O Theatro São joão será palco de um grande espetáculo neste fim de semana. Dois grandes

ícones das artes Cênicas do Ceará, ary Sherlock e antonieta noronha, integram o elenco do espetáculo “na Corda bamba” que será encenado nos dias 27 e 28, às 20h. O Espetáculo é mais um trabalho do Grupo Teatro novo que tem aldo marcozzi assinan-do o texto. a direção é de por allan duvale.

a trama de aldo marcozzi se pas-sa no terceiro andar de um edifício, quando miréica e Elói, interpretados por antonieta noronha e ary Sherlo-

ck, dois artistas de outrora, vivem con-finados num apartamento de onde vislumbram o mundo por uma janela. dois jovens, interpretados por joão antônio e Sidney malveira, têm a mis-são de cuidar do casal e não sabem o que fazer com seus entes mais velhos. Um dos rapazes recebe proposta de estudos na Europa, o outro quer ga-nhar a vida viajando com um circo. O casal de idosos fica na corda bamba, à mercê de um destino incerto. “Na Cor-da Bamba” nos faz questionar, quem somos diante do outro e o que somos diante dos sonhos.

“Sendo uma encomenda, “na corda

bamba” foi um trabalho difícil, princi-palmente porque eu não tinha mais a menor pretensão de escrever uma li-nha sequer para teatro. depois que o texto chegou a seu último tratamento, entendi perfeitamente por que. mas quando vi a peça ganhar vida pelo brilho dos olhos dos atores, mudei de ideia e, caso seja necessário, já chego a pensar na possibilidades de escrever outra peça”, conta aldo marcozzi, au-tor da trama.

para encenar os altos e baixos da vida de artista, nada melhor que con-tar com veteranos em cena. ary Sher-lock, que é sobralense, contabiliza 60

anos de dedicação ao teatro, cinema e à televisão e ao seu lado antonieta noronha completa 48 anos de carreira este ano. “Dá orgulho participar de um projeto que une diferentes gerações de artistas com talentos tão marcantes no esteio de uma peça que nos faz refle-tir sobre valores tão importantes”, diz, allan duvale, diretor do espetáculo.

“Fiquei muito feliz com a ideia desse espetáculo tratar da história de velhos artistas. Quando abriram-se as cortinas novamente para mim eu saí da solidão, estou muito feliz. Estar nos palcos com este espetáculo pelas mãos de jovens talentosos que não medem esforços para entrarmos em cena, é simples-mente um momento único. rejuvenes-ci!”, se emociona antonieta noronha, que estava há oito anos afastada dos palcos.

antonieta noronha, 85, e ary Sher-lock, 81, são os atores mais antigos em plena atividade no Estado. Eles se co-nheceram há longas datas, ainda nos tempos de teledramaturgia da TV Ce-ará. Foram acompanhando as carreiras um do outro, mas só em 2012 se reen-contram em cena novamente.

“Contracenar com os veteranos an-tonieta Noronha e João Antônio, anti-gos companheiros de ofício, e com Sid-ney malveira, meu amigo e diretor que agora atua ao meu lado, é um prazer enorme. Esse espetáculo me apaixo-na por que é um defensório da famí-lia com toda a sua instituição sagrada, como também é em defesa do idoso”, diz ary Sherlock.

Serviço:na Corda bambadias: 27 e 18 de outubroHorário: 20hlocal: Theatro São joão(praça São joão, 156 - Centromais informações: 3611-2430

antonieta noronha e ary Sherlock em cena no espetáculo "na corda bamba" - Fotos: divulgação

Informação, Cultura e NegóciosInformação, Cultura e Negócios

Page 7: Jornal Sobral News 26.10

/7Ano I - Edição 199

Sobral-CE, sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Cultura

neste sábado, 27, e domingo, 28, às 17h, o Theatro São joão exibirá o espe-táculo “Sonho-Goldini”. a entrada cus-ta R$10,00 e a classificação é livre.

O show mostra a performance de dois personagens que estão no imagi-nário popular: o mágico e o palhaço, in-terpretado pelo ator Francisco Galdino, com uma rotina de mágicas extrema-mente visuais, curiosas e cheias de sus-pense. Goldini mantém o público total-mente focado na sua apresentação.

-Cidadania, meio ambiente, dentre outros temas são abordador nos núme-ros de mágicas, e apresentados de for-ma lúdica, com ênfase ao mágico poder dos pensamentos positivos. Após a per-formance o mágico Goldini se transfor-ma no palhaço peteleco.

“Sonho – Goldini” no Theatro São João

O Theatro São joão recebe amanhã, 27, às 19h, o musical "Tinker bell no planeta Sustentável" do grupo danças & Eventos. O espetáculo aborda as di-ferentes linguagens artísticas e fornece oportunidades para explorar a música,

o canto, a dança e o teatro, em forma de atuação e um alerta - poderemos-promover com eficácia e eficiência a Sustentabilidade ambiental do planeta Terra. Os ingressos custam r$10,00 e R$5,00. A classificação é livre.

O Cine Sesc exibe hoje, 26, às 19h, “Os Três Zuretas”, de Cecilio neto. O filme traz uma comovente e engraça-da história sobre a amizade de três garotos e suas peripécias numa pe-quena cidade do interior.

joaquim, Zezo e pelé são os gran-des representantes da pureza de uma época que não existe mais. ambien-tada no começo dos anos 60, a tra-ma destes três "demoniozinhos" tra-ça um perfil interessante da geração que não se divertia com a televisão

Está em cartaz, até o dia 16 de no-vembro, na Ecoa, a exposição “Weaver discos – pop descarado”, que reúne 15 capas de discos das bandas favoritas do artista, todas redesenhadas e estiliza-das e multiplicadas em 300 peças, alte-rando as cores dos fundos.

O estilo eclético do artista conse-guiu reunir várias bandas, uma mistura de estilos como punk, post punk, pop e alternativo, são elas: Kraftwerk, Second Come, pixies, Smiths, r.E.m, ramones, joy division, radiohead, Velvet Un-derground, beck, pj Harvey, jesus and mary Chain, nick Cave, leonard Cohen e Tindersticks. Para descobrir qual ban-da é sugerida em cada obra, Weaver expõe alguns elementos que instigam a

imaginação dos visitantes. Dos artistas inspirados nas obras, Weaver buscou nomes importantes das artes plásticas, quadrinismo e fotografia.

O Grupo Haja Vista reúne na Ecoa suas obras na exposição de artes visuais Nós – 5 Artistas Sobralenses. Os artistas anderson morais, berg Correia, Fábio Solon, Wagner moraes e Wescley braga compõem a coletiva com cerca de 50 obras. A exposição fica em cartaz até amanhã, 27.

Serviço:Espetáculo "Sonho – Goldini”dias: 27 e 28 de outubroHorário: 17hEntrada: r$10Classificação: Livre.

Serviço:“Weaver discos – pop descarado”local: ECOa (Travessa adriano dias, 135 – Centro)período : 16 de Out. a 16 de nov.Horário de Funcionamento :Terça e Sexta : de 8h às 12h e de 4h às 21hSábado: de 9h às 12h e de 17h às 21hdomingo: 17h às 21h

Cine Sesc – Os Três Zuretasdia: sexta-feira (26)Horário: 19hlocal: Sala de vídeo Sesc centro (praça São Francisco)acesso: Gratuitoinformações: 3611.0954

"Tinker Bell no Planeta Sustentável" no Theatro São João

Exposição:Show:

Exposição:

Cinema:

Cine Sesc exibe “Os Três Zuretas”

“Weaver Discos – Pop Descarado” em cartaz no ECOA

Nós – 5 Artistas Sobralensesdia: até 27 de outubrolocal: ECOa ( Travessa adriano dias de Carvalho, 135 – Centro)Horário de funcionamento:Terça a sexta – de 8h às 12h e de 14h às 21hSábado – de 9h às 12 e de 17h às 21hdomingo – de 17h às 21h

Últimos dias para conferir Nós – 5 Artistas Sobralenses

nem perdia seu tempo de criança com jogos no computador. através da imaginação, os três conseguem criar um universo especial acreditando na possibilidade de terem poderes para transformar em realidade todos os seus desejos.

Serviço:

Serviço:

Informação, Cultura e NegóciosInformação, Cultura e Negócios

Page 8: Jornal Sobral News 26.10

8/ Ano I - Edição 199

Sobral-CE, sexta-feira, 26 de outubro de 20128/

Cidade

rayanne [email protected]

Os alunos do Curso de Zootecnia da Universidade Estadual Vale do acaraú

(UVa) estão desenvolvendo estudos relacionados a abelhas e ao processo de polinização causados por estas. as pesquisas vêm sendo realizadas há mais de um ano, e ocorrem na Serra da meruoca e nas demais regiões onde possam existir demandas.

de acordo com as informações do professor do Curso de Zootecnia e Orientador do projeto, josé Everton alves, a análise consiste em três esferas, sendo elas, o ensino, a pesquisa e a extensão rural.

“O grupo foi criado baseado no tripé da educação que incide sobre o ensino, pesquisa e extensão. na pesquisa os alunos veem tanto a parte de ensino, onde eles são orientados sobre o ponto de vista do conteúdo a ser estudado, com o apoio da internet e biblioteca, enfim, fontes de conhecimento para que eles mesmos possam passar o conhecimento por meio de um ciclo de seminários. Sobre a pesquisa, os alunos desenvolvem estudos em parceria com a associação dos apicultores da

meruoca, dentre uma série de outras pesquisas relacionadas a diversos temas da apicultura, e a extensão ocorre a partir do momento em que a universidade vai para o campo coletar e passar conhecimento,” explicou o orientador.

Outro ponto relevante da pesquisa ressaltado por Everton Alves se baseia no estímulo da população para a produção e preservação das técnicas apícolas. “Se as abelhas por algum motivo não conseguirem concluir o processo de polinização, a produção de vários alimentos estará comprometida pelo fato delas realizarem esse importante papel. para se ter uma ideia, mais de 60% da produção mundial de uma série de alimentos dependem diretamente da polinização feita

Sobral:

Estudantes de Zootecnia

desenvolvem Pesquisas sobre

técnicas de Apicultura na regiãoCriado desde maio de 2011, o Grupo de Pesquisas com Abelhas e Polinização (Gpap) vem realizando pesquisas e aprofundando os

conhecimentos dos acadêmicos do curso sobre a apicultura praticada na Região

pelas abelhas,” observou o professor. para o aluno e integrante do Gpap,

josé Elton de melo nascimento, as pesquisas realizadas têm o objetivo de incentivar os acadêmicos de Zootecnia a aprofundarem seus conhecimentos na biologia de várias espécies de abelhas, bem como realizar estudos em polinização de culturas agrícolas, plantas nativas da região, assim como estimular a cultura dos produtos apícolas.

“O nosso foco, além da pesquisa, é estimular também a produção de alimentos derivados das abelhas, como o mel, o pólen, o própolis, a cera e a geleia real. Com a ajuda do nosso orientador nós observamos a necessidade de se criar um grupo de pesquisa e, uma vez criado, nosso intuito passou a ser a divulgação desse trabalho para que as pessoas possam conhecer mais sobre a prática da apicultura,” informou o aluno.

Em relação à importância da pesquisa e a experiência de participar do grupo o estudante destacou que o conhecimento científico é alcançado na mesma proporção em que é passado. “a busca do conhecimento científico e o trabalho desenvolvido junto aos produtores é a nossa

principal meta. ao mesmo tempo em que pesquisamos e adquirimos conhecimento, também explicamos aos apicultores a importância da polinização e do melhoramento nas técnicas utilizadas, ou seja, a troca de experiência é mútua,” informou o aluno.

josé Elton de melo também ressaltou a importância do processo correto na captura, uma vez que, por falta de conhecimento, a população muitas vezes ateia fogo nas colmeias, podendo causar risco de incêndios e, até mesmo, prejudicando ou matando as abelhas.

Benefícios do Pólen

O pólen é a principal fonte proteica das abelhas, sendo também uma importante fonte de proteínas, minerais e lipídeos. além disso, o pólen pode ajudar nos tratamentos da próstata e na recuperação de energias.

Ranking O Estado do Ceará assumiu a

liderança do ranking de exportação de mel no ano de 2010 com uma receita

de US$ 1,41milhão de dólares, seguido pelo rio Grande do Sul, com US$ 1,11 milhão de dólares. São paulo, que vinha liderando o ranking, caiu para o terceiro lugar com US$ 958,48 mil.

as exportações do mel brasileiro fecharam o ano de 2010 com um aumento da receita da ordem de US$ 5,53 milhões, correspondendo a 1,65 toneladas de mel. O preço médio do produto estabeleceu um novo recorde, atingindo US$ 3,35 o quilo.

Dois estados obtiveram preços ainda acima desta média nacional, recordes que foram do Ceará (US$ 3,92/kg) e minas Gerais (US$ 3,59/kg). O melhor preço foi praticado pelo Ceará, provavelmente por se tratar, em grande parte, de exportação de mel orgânico. isso mostra a importância da preservação dos biomas cearenses para a produção de mel de excelente qualidade.

Saiba Maispara obter mais informações

sobre a pesquisa que vem sendo desenvolvida pelos estudantes você pode acessar o endereço eletrônico www.blogdogpap.blogspot.com.br ou entrar em contato pelo e-mail [email protected]

alunos do Gpap realizando a captura de enxames no Centro de Sobral ninho da abelha sem ferrão, popularmente conhecida como abelha jandaíra

Informação, Cultura e NegóciosInformação, Cultura e Negócios

Page 9: Jornal Sobral News 26.10

/9Ano I - Edição 199

Sobral-CE, sexta-feira, 26 de outubro de 2012

EstadualInformação, Cultura e NegóciosInformação, Cultura e Negócios

Combate à corrupção, lei da Fi-cha limpa, licitações públicas. Esses foram alguns dos temas

abordados durante o ii Ciclo de de-bates do ministério público de Contas (MPC), realizado na tarde da última quinta-feira, 25, no pleno do Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE--CE). O evento, em comemoração aos cinco anos de criação do mpC, teve como tema central os Vinte anos da Lei de Improbidade Administrativa e o Combate à Corrupção.

Organizador do Ciclo de debates, o procurador-Geral do mpC, Gleydson alexandre, destacou que esse é o mo-mento ideal para fomentar o debate sobre os novos instrumentos no com-bate à corrupção. “O brasil não vai mudar repentinamente, mas cabe a nós, sociedade, mostrar para nossos filhos e netos que um País melhor pode ser construído”, declarou. na abertura do debate, o presidente do TCE, conselheiro Valdomiro Távora, congratulou o mpC pelo aniversário e pela iniciativa. Segundo o presiden-te, o evento tem muita importância para o engrandecimento do trabalho realizado pelo Tribunal. O conselheiro decano, Alexandre Figueiredo, enfati-zou que o evento é um exemplo para a sociedade.

a primeira palestra da tarde foi proferida pelo Conselheiro do Con-selho Nacional de Justiça (CNJ), Jorge Hélio Chaves de Oliveira, que expla-nou sobre o papel do Cnj no combate à corrupção. para o conselheiro é pre-ciso republicanizar o brasil. “É preciso reoxigenar o poder público para que ele se torne público de verdade”, ex-

pôs. Segundo o conselheiro do Cnj, “é necessário que se acabe com o ne-potismo, com os favores e privilégios, pois só assim obteremos mudanças nos serviços públicos e na nação”.

a segunda palestra foi proferida pelo procurador regional Eleitoral, márcio andrade Torres, que falou so-bre o tema “lei da Ficha limpa e sua repercussão nas eleições de 2012”. márcio Torres abordou as diferentes competências dos Tribunais de Con-tas e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nas definições sobre elegibilida-de e inelegibilidade dos candidatos. na exposição, foram mostradas tam-bém situações mais recorrentes nos julgamentos do TSE.

A palestra final ficou a cargo do Promotor de Justiça da Procuradoria dos Crimes contra a administração pública (procap), Eloilson augusto da Silva landim, que declarou ser muito edificante participar do debate. Para o promotor, os custos sociais da cor-

rupção não são expressos só em nú-meros. “mais que isso, a dignidade, a segurança, a saúde da sociedade en-tram nesses custos”, declara.

“Uma das formas de combate à corrupção é encarecê-la. Os

custos para cometer a corrupção devem ser maiores que o que

eles ganham ao praticá-la. Além disso, precisamos de uma

mobilização nacional para fazermos a reforma política

desejada”, disse Eloilson Landim. “A existência da possibilidade de punição inibe a corrupção”,

completa.

O estudante de terceiro ano de direito, raian Vasconcelos bezerra, acredita que o debate foi de suma im-portância, pois conseguiu aprimorar o que se aprende na faculdade de uma

forma política e prática. Para Raian, jorge Hélio abrilhantou o evento com seu jeito peculiar. “Ele discursou da realidade inerente a todo brasileiro e tocou em pontos práticos da vida real. Não ficou só no plano teórico ju-rídico, mas no que vivenciamos no dia a dia”, enfatizou.

já sobre a palestra do procurador márcio Torres, o estudante de direi-to considerou excelente. “a palestra foi maravilhosa, ele tocou em pon-tos notáveis, que vão contribuir para a formação cultural de cada um que assistiu o seu discurso”, completou. Também estiveram presentes ao evento a conselheira Soraia Victor, o conselheiro Edilberto pontes e o con-selheiro rholden botelho de Queiroz, que junto com o atual procurador-ge-ral, Gleydson alexandre, inaugurou o mpC, e o auditor itacir Todero. ao final, os convidados participaram de um coquetel.

Com a colaboração de Kelly de Castro

II Ciclo de debates do MPC abordou a

lei da Improbidade Administrativa e

o Combate à Corrupção.Organizador do Ciclo de Debates, o Procurador-Geral do MPC, Gleydson Alexandre, destacou que esse é o momento ideal para fomentar o

debate sobre os novos instrumentos no combate à corrupção.

Page 10: Jornal Sobral News 26.10

10/ Ano I - Edição 199

Sobral-CE, sexta-feira, 26 de outubro de 2012Informação, Cultura e NegóciosInformação, Cultura e Negócios

Esporte

Contatos: (88) 9707.1001

9707.1010

02 CACHORROS DA RAÇA RottweilerSendo 1 Fêmea e 1 Macho

CADAR$ 1.500,00

VENDE-SE

Estão abertas até o dia 17 de novembro as inscrições para a primeira etapa do programa

bolsa atleta, referente ao exercício 2012. podem se candidatar atletas que disputam em modalidades que compõem o programa dos jogos Olímpicos e paralímpicos. as inscri-ções devem ser feitas pelo portal do ministério do Esporte.

para completar a inscrição, além de preencher o formulário online, os esportistas terão 30 dias para enviar ao órgão a documentação exigida, como cópias de documen-to de identidade e CpF e declaração da entidade de prática esportiva. a lista completa dos documentos ne-cessários está disponível no artigo 5º da portaria 164/2011.

Esportistas de todo o país podem

se inscrever no Bolsa AtletaAs inscrições devem ser feitas pelo portal do Ministério do Esporte, através de um formulário online

a previsão é de que em dezem-bro seja publicado o resultado dos contemplados com a bolsa. O paga-mento será realizado em 2013, em doze parcelas mensais. O programa oferece um salário mensal para atle-tas de alto rendimento que não pos-suem patrocínio. O objetivo é evitar que promessas do esporte tenham que trabalhar ao mesmo tempo em que treinam.

a contribuição mensal é de r$ 370 para atletas estudantis, r$ 950 para atletas nacionais, r$ 1.850 para atletas internacionais e r$ 3.100 para atletas olímpicos e paraolímpi-cos. O atleta recebe o dinheiro em sua conta, sem intermediários, e passa a ter a segurança de uma ren-da mensal.

podem se candidatar atletas maiores de 14 anos, que tenham ob-tido a primeira, segunda ou terceira colocação em competição nacional ou internacional, de acordo com a categoria, no ano imediatamente anterior ao que irá receber a bolsa.

Bolsa

AtletaO bolsa atleta é o maior programa

de auxílio individual e direto aos es-portistas no mundo. Para ser contem-plado, é preciso preencher uma série de pré-requisitos determinados na legislação do programa, que depende da categoria disputada.

a primeira etapa de seleção do pro-grama bolsa atleta referente ao exer-cício 2011 contemplou 4.243 atletas de 53 modalidades. a segunda etapa de inscrições, ainda sem data para abertura, será especificamente para os atletas que praticam as modalida-des que não compõem o programa dos jogos Olímpicos e paralímpicos.

A concessão do benefício para os atletas que participam de modalida-des que não fazem parte do programa olímpico ou paraolímpico é limitada a quinze por cento dos recursos or-çamentários disponíveis para a bolsa atleta.

Fonte: ministério do Esporte

O trabalho desenvolvido pela prefeitura nas escolas de Sobral teve novo reconhecimento nacio-nal. alunos da rede municipal de Ensino de Sobral conquistaram 201 medalhas na XV Olimpíada brasileira de astronomia e astro-náutica (Oba). Foram 68 de ouro, 68 de prata e 65 de bronze. as provas da Oba foram realizadas em maio, mas só este mês foi di-vulgado o resultado.

a Escola municipal josé inácio Gomes parente conquistou 80 medalhas, sendo 29 de ouro, 35 de prata e 16 de bronze. Também receberam medalhas, os alunos da Escola Osmar de Sá ponte (22 medalhas); da Escola Manoel Ma-rinho (12 medalhas) e das escolas antônio Custódio de azevedo e Trajano de medeiros, ambas com 10 medalhas. ao todo, 17 escolas

da rede municipal de Ensino de Sobral participaram da Olimpíada brasileira de astronomia.

a Oba é organizada anual-mente pela Sociedade astronô-mica brasileira (Sab) em parceria com a agência Espacial brasileira (aEb) e a Eletrobrás Furnas, com o objetivo promover o interes-se dos jovens pela astronomia e astronáutica, com a difusão dos conhecimentos básicos de forma lúdica, despertando a imaginação e o interesse científico nos alu-nos. Em Sobral, 2.133 estudantes participaram da Oba e 236 con-quistaram medalhas. no Ceará, participaram 89.633 alunos, sen-do 4.334 medalhistas. Em todo o país, 785.191 alunos de 8.968 es-colas participaram da Olimpíada, com o apoio de 63.925 professo-res.

Desenvolvendo talentos

localizada no distrito do jordão, a Escola josé inácio desenvolve um projeto de preparação dos alunos para Olimpíadas. O projeto faz par-te do plano de Gestão Escolar de identificar talentos e motivar o de-senvolvimento. “nós identificamos o potencial no aluno e trabalhamos incentivando a participação em con-cursos nacionais e qualificação no processo de aprendizagem”, explica o diretor da escola, professor josé alves.

durante o contra turno, os alunos têm aulas e orientação direciona-das às competições. as aulas, antes aos sábados, passaram a ser diárias, diante dos bons resultados obtidos.

Os alunos da Escola josé inácio conquistaram 3 medalhas de bronze

na Oba 2011. a escola também foi uma das duas escolas do Estado do Ceará premiadas na Olimpíada brasi-leira de matemática das Escolas pú-blicas (ObmEp), em 2010 e 2011.

a Secretaria da Educação de So-bral também foi premiada, na ObE-mEp pelo número alunos premiados no município. na ObEmEp de 2011, o professor Francisco do Carmo, da Escola josé inácio, foi um dos profes-sores do Ceará premiados na ObE-mEp ao lado de professores do Co-légio militar de Fortaleza, conhecido pelo padrão de ensino.

Os alunos da Escola josé inácio também participarão, em novembro, da segunda fase da Olimpíada brasi-leira de Física das Escolas públicas (ObFEp), em Camocim (CE).

Veja a lista completa dos alunos premiados em cada escola no blog de Sobral (blog.sobral.ce.gov.br)

Alunos de Sobral conquistam mais de 200 medalhas na Olimpíada Brasileira de Astronomia

Desempenho dos alunos sobralenses evidencia, mais uma vez, a qualidade da Educação nas escolas do Município de Sobral.

alltemy moura | [email protected]

Page 11: Jornal Sobral News 26.10

/11Ano I - Edição 199

Sobral-CE, sexta-feira, 26 de outubro de 2012 Informação, Cultura e NegóciosInformação, Cultura e Negócios

ClassificadosClassificados

VENDE - Código-157 - Terreno situado na rua Orto, próximo ao condomínio dos juízes, medindo 7x30m, com área total de 210m² . Tratar:(88)3611.3030 - Valor R$ 20.000,00

FAZENDA/SÍTIOSVENDE - Código-106 - Sítio próximo ao Yta-caranha Hotel de Serra, vizinho ao Sítio Boa Tia, com área total de 5.178m² com 03 quartos, 03 suítes, cozinha, sala, alpendre, piscina e árvo-re frutíferas. Tratar: (88) 3611.3030 - Valor R$ 270.000,00

VENDE - Código-114 - Fazenda em jaibaras, com 150 ha, próximo ao açude jaibaras, com 700m de margem do rio. Toda cercada com siste-ma de irrigação, estábulo com madeiras serradas e embarcada de gado. Casa principal com 200m² de área construída, com alpendre, sala, 03 quar-tos, sendo 01 suíte, garagem e casa do morador. Tratar: (88) 3611.3030

VENDE - Código-119 Sítio na Serra da Me-ruoca (São Francisco), com área total de 4.900m², com casa (nova e recém-construída), sala, co-zinha, banheiro (chuveiro elétrico), 03 quartos, sendo 01 suíte, portas e janelas de blindes, exce-lente acabamento em porcelanato, frente toda murada, portão eletrônico e plantas frutíferas. Valor R$ 230.000,00 - Tratar: (88) 3611.3030.

VENDE - Código-160 - Uma fazenda, na estrada massapé a Senador Sá, 05km de massa-pé e a 25km de Sobral. Estrutura: 02 casas, 12 cobertas, açude, poço, 02 capineiras, 15.000 ca-

jueiros, com 90 caprinos. Valor: R$ 160.000,00. Tratar: 3611.3030.

CASAS/APARTAMENTOSVENDE - Código-104 - Casa duplex, localiza-do no Condomínio living Space, com área 160m², com 03 quartos sendo 03 suítes, sala de estar e jantar, cozinha, despensa, área de serviços. (Con-domínio com: piscina, quadra de esporte, salão de festa e segurança 24h). Tratar: (88) 3611.3030 - Valor R$ 380.000,00

VENDE - Código-111 - Casa no bairro da Santa Casa, com área total de 192m², 8x24m, 02 quar-tos sendo 01 suíte, sala,cozinha, varanda, quin-tal e garagem. Tratar: (88) 3611-3030 - Valor R$ 125.000,00.

VENDE - Código-115 - -imóvel localizado no bairro da COHab ii, com 02 casas e 01 ponto Comer-cial.Tratar: (88) 3611.3030 - Valor R$ 170.000,00.* Casa 01 - área total de 166,60m², Garagem (01 vaga) 02 salas, 02 quartos, 02 banheiros sociais, co-zinha, área de serviço e varanda.* Casa 02 - área total de 116,60m², garagem (01 vaga) sala, quarto e banheiro.* Ponto Comercial - área total de 50m²,sala e banheiro. (atualmente alugado no valor de r$ 300,00).

VENDE-Código- 158 - Casa próximo a Santa Casa com 05m de frente por 29m de fundo, com sala, cozinha ,01 banheiro, 03 quartos, despen-sa e quintal. Valor R$ 260.000,00. - Tratar (88)

3611.3030.

VENDE-Código-161 Uma casa residencial no bairro dom Expedito, 5x27, rua Campo Grande, com 03 quartos, 02 banheiros, área de serviço, sala, cozinha e quintal. Valor: R$ 55.000,00. Tratar: 3611.3030.

CASAS/ ALUGARALUGA - Código-I00009 - Casa residencial lo-calizada na rua antônio albuquerque lopes bairro no junco, medindo 16x40m próximo ao Estádio com 05 vagas para carros, 03 quartos todos com suítes,sala de Tv, sala de recepção,sala de jantar, cozinha, copa, despensa, lavabo, quarto de secre-taria com banheiro, área de serviço, varanda, deck, piscina, área de lazer, cerca elétrica e deposito. Tra-tar: (88) 3611.3030

ALUGA Código-00010 - Casa situada na ave-nida arlindo Vieira, 623, no bairro do junco pró-ximo ao Hospital regional com garagem, sala, 03 quartos sendo 01 suíte e cozinha. ideal para im-plantação de laboratório, Clínica médica, pousa-da, restaurantes, Funerária e outros ou residen-cial. área nobre de Sobral. Tratar: (88) 3611.3030.

PONTOS COMERCIAISVENDE-Código-142- luva de ponto Comer-cial de 80m², localizado no mercado público de Sobral, em frente à praça do Quartel. Tratar: (88) 3611.3030

Veículos

Imóveis

01 - VENDO - OUTLANDER, ano e modelo 2010, câmbio automático, 15.000km rodados, cor prata, novíssimo. Única dona. Tratar (88) 9707.1212.

02 – VENDO - L200 Triton, Automática 2010 CompletaVr r$ 95.000,00 - Tratar (88) 9728.0303

03 – VENDO - TRATOR AGRÍCOLA CBT , em bom estado. Fazemos negócio com terreno urbano ou troco por veículo. Vr. r$ 30.000,00. Tratar (88) 3611.3030.

04 - VENDO - FOX, 2011 - top de linha, câmbio automático, vermelho, 17000km ro-dados. Vr. r$ 45.000,00. Única dona. Tratar (88) 9728.0303.

05 - VENDO - TRATOR DE ESTEIRA - D4SR - ano 1999 Tratar (88) 9707.1010.07 - VENDO - TRATOR DE ESTEIRA - D7E - ano 1989 Tratar (88) 9707.1010.01 – COMPRO - PAJERO DAKAR, ano 2011 e 2012. Tratar (88) 9728.0303. 02 - COMPRO - Uma Hilux SW4, ano 2008 em diante - Tratar (88) 9728.0303

*Preços sujeitos a alterações sem aviso prévio

Aqui você reserva seu lote de 150m2 no loteamento Parque Boa Vista com conforto e segurança. Um loteamento com rede de abastecimento de água, sistema de drenagem, rede de esgoto, iluminação pública e rede de energia, pavimentação viária e parcelas que podem chegar até 180 vezes.Tel.: (88) 3611.3030

av. dom josé, 1246 - Centro | Sobral-CE

Anuncie conosco:

Opção 01 - 1 dia r$ 10,00Opção 02 - 1 Semana(5 dias) r$ 40,00

Opção 03 - 2 Semanas (10 dias) r$ 70,00Opção 04 - 1 mês (22 dias) r$ 130,00

SOBRALNEWS3111.0101

TERRENOS/LOTESVENDE - Código-82 - Terreno situado á br 222, próximo a rotatória, (Sobral - Tianguá), com área 10.000m². Tratar: (88) 3611.3030

VENDE - Código-85 - Terreno localizado na Serra da meruoca, com área 15m de frente por 150m de fundo, área total de 2.250m², a margem da estrada Sobral/ Meruoca, a 500m do Ytacara-nha Hotel de Serra. Tratar: (88) 3611.3030

VENDE - Código-86 - Terreno com área total de 160ha , localizado na cidade de Viçosa do Cea-rá. Tratar: (88) 3611.3030

VENDE - Código-90 - Terreno com 05 ha, lo-calizado na br 222, a 50m da rotatória (Sobral - Tianguá), com 150m de frente por 333m de fundo. Excelente para empreendimento comerciais de grande porte. Tratar: (88)3611.3030

VENDE- Código-92 - Terreno localizado na pericentral, próximo ao Hospital dr. Estevam,com 24,20m de frente por 17m de fundo com área 411,40m². recebemos imóveis de menor valor. Tratar: (88) 3611.3030

VENDE - Código-96 - Terreno 20x30m locali-zados no bairro do junco, rua arlindo de Vieira de almeida com área 600m². recebemos imóveis de menor valor. Tratar: (88) 3611.3030

VENDE - Código-117 - Terreno á margem da praia de maceió em Camocim, com área total de 1.474,57m². Excelente para construir casa de ve-raneio ou pousada. Valor R$ 280.000,00 - Tratar: (88) 3611.3030.

Rua Hélio Barreto Arruda Coelho, 453 -CEP: 62.050.230

Bairro Dom Expedito - Sobral - Ceará

www.sobralnews.com.br

Dep. Comercial: (88) [email protected]

ANUNCIE AQUI...

Page 12: Jornal Sobral News 26.10

12/ Ano I - Edição 199

Sobral-CE, sexta-feira, 26 de outubro de 2012Informação, Cultura e negóCIos

Publicidade