8

Jornal VDM - Edição Fevereiro de 2015

Embed Size (px)

DESCRIPTION

 

Citation preview

Page 1: Jornal VDM - Edição Fevereiro de 2015
Page 2: Jornal VDM - Edição Fevereiro de 2015

VILA DAS MERCÊS NOTÍCIAS • FEVEREIRO DE 2015

EXPEDIENTE

SAVIME

PRESIDENTETeotônio da Silva Paranhos

SECRETÁRIALisete Tricanica

VILA DAS MERCÊS NOTICIAS

DIRETOR EDITORIALTeotônio da Silva Paranhos

DIAGRAMAÇÃODeborah Cwyhun Cerdan dos

[email protected]

TIRAGEM10.000 ExemplaresIMPRESSÃO

LTJ Editora e Gráfica Ltda.

CONTATO DO JORNALFone: (11) 2867-3786

[email protected]

Destaque do

TeotônioQUE PAIS ÉESTE ?No chamado polígono das secas,formado por Piauí, Paraíba ,Pernambuco ,Ceará, Rio grande do Norte,Maranhão, Alagoa, Sergipe, Bahia e Mina Gerais Infelizmente , alguns brasileiros ainda são vitimas da sede e da fome .Não bastasse o outro lado do nosso mapa , nas regiões Sul e sudeste ,o índice de criminalidade infantil e um dos mais alto do mundo. Porem no sul e su-deste juristas e congressistas fazem um “carnaval” discutindo a diminui-ção o da maioridade penal e exigem com discursos inflamados ,punição mais severa para os nossos jovens ,como se isso fosse a solução para nossos inúmeros problemas Outro dia assisti uma entrevista com a ex senadora ,Heloisa Helena ( PERSOL AL) ,e atual professora universitária da UFAL ( Universidade Federal de Alagoas ), em que ela demonstra , em gráficos , os gastas da INSTITUI-ÇÃO CASA antiga FEBEM e com os presidiários do nosso pais .Lógi-co que a primeira vista são valores altos..Mas, se pensarmos no grande numero de impostos que pagamos, acredito que há verba sim ,para so-lucionar os problemas mais urgen-tes do Brasil .A criação de imposto, taxas e discursos vazios de nossos representantes,e a única coisa que eles sabem fazer Também se nos-sos governantes ,investissem mais

Bradesco, da Vila das Mercês, que, com muita competência e simpa-tia, ajudam os clientes com muita boa vontade. Por isso que eu gos-to de falar bem de pessoas assim. GENTE FINA É OUTRA COISA!.

GENTE FINA IIIBOA NOTICIAFui ao gabinete do subpre-feito, Dr. Alcides Gaspareto, da subprefeitura do Ipiranga, que além da boa acolhida me deu boas notícias sobre o mel-horamento da Rua Ubaitaba e travessa Joviano Calaça, as quais estão na programação de re-capeamento para este ano de 2015. Quero novamente repe-tir: O Dr. Alcides é um grande homem e um grande administra-dor. É MESMO GENTE FINA!

Conheci o Dr. Osmar Balan em 1989, seu consultório ficava em uma acanhada salinha na Rua Dom Vilares, podia se dizer que era um pequeno cubículo. Dr. Osmar com seu jeito cativador e talento profissional fez com que sua clientela fosse crescendo, nos anos 80 construiu sua clínica onde está até hoje. Logo veio seu Irmão mais novo, Dr. Odenir, e passaram a trabalhar juntos. Mais tarde um pouco sua filha recém formada, Dra. Fabiana, veio fazer parte da equipe, tempos depois Dr. Odenir montou seu próprio consultório e logo seu filho Dr. Rodrigo também se formou em odontologia e passou a trabalhar no consultório onde está instalada a clínica de seu pai. É coisa rara ver uma família tão unida e guer-reira que luta com dignidade. Eles merecem o título de guerreiros do bem, além de grandes profis-sionais que são. GENTE FINA.

em educação poderíamos extir-par as mazelas que levam o pais ao abismo ,mas será que eles querem mudar a situação do nosso povo? E que Deus não deixe mais eleger governantes analfabetos que não sabe que a educação e a riqueza de um povo. E não a corrupção.

GENTE FINA I UM EXEMPLO A SER SEGUIDO

Sempre que vou ao banco acabo me aborrecendo diante de tantas dificuldades pra determinadas coi-sas. Ainda bem que há funcionários educados e competentes, que não tem culpa do mau serviço ofer-ecido pelos banqueiros aos seus clientes. Com competência e sim-patia ajudam os clientes fazer o que precisam. Quero citar um ex-emplo: Juliana e Eduardo do Banco

GENTE FINA II

TRÂSITO NA VILA DAS MECÊS ESTA COMPLICADO.Parece mentira, mas não é an-dar de carro na Vila os finais de semana é quase uma aventura.Estacionar e quase impossível.Ainda bem que o pessoal do SU-PERMECADO A-MAIS às vezes da uma canja e deixam a gente fazer uma paradinha rápida no seu esta-cionamento parabéns ao diretores do A-MAIS, diferentes de outros comerciantes ou instituições que após o expediente põe corrente para que ninguém use seu estacio-namento para mim são gente que não sabe viver em comunidade.

CUIDADO COM A DENGUE.A crise hídrica no estado de São Pau-lo pode levar a um surto de dengue na capital, alertou a Secretaria Mu-nicipal de Saúde de São Paulo. A fal-ta de água nos domicílios, que tem se agravado e enfrenta a iminência da oficialização de um racionamen-to, tem feito com que a população reaja em busca de soluções casei-ras, como o armazenamento em caixas, tanques e baldes sem o cui-dado de tampar esses recipientes.Atenção a alguns cuidados no armazenamento de água:- Caixas d’água devem ser manti-das fechadas com tampas íntegras e sem rachaduras ou cobertas com tela tipo mosquiteiro.- Piscinas devem ser tratadas com cloro ou cobertas.gras e sem rachaduras ou cobertas com tela tipo mosquiteiro.Piscinas devem ser tratadas com cloro ou cobertas.- Baldes para armazenar água da chuva devem ser cobertos.

Page 3: Jornal VDM - Edição Fevereiro de 2015

VILA DAS MERCÊS NOTÍCIAS • FEVEREIRO DE 2015

O Melhor da música sertaneja e de moda raiz de todos os tempos.

Já se encontra nas melhores lojas do ramo o DVD gravado ao vivo com as melhores duplas do estilo: Leyde & Laura, Zé do Cedro & João do Pinho, Elias Viola & Amorim, Jose-val & Josiene, Camargo & Odilon e Luiz Fernandes & João Pinheiro a nota triste da noticia foi o falecimento do Camar-go que gravou e não teve a chance de ver o DVD pronto.Para quem gosta de moda caipira poço garan-tir que nunca vi nada melhor, pode acreditar!

DISTRIBUIDOR: Estação CD na Praça do Correio. Também pode pedir pelo telefone (11)2867 3786.

DVD MODA RAIZSESI-SP INICIA INSCRIÇÕES PARA CURSOS GRATUITOS DE INICIAÇÃO EM ARTES CÊNICAS.

A instituição vai oferecer vagas em 22 unidades no Estado de São Paulo.

A partir do dia 3 de fevereiro, o Sesi-SP abre inscrições para os cursos gratuitos de iniciação teatral oferecidos em 22 unidades da instituição no Estado de São Paulo. Serão disponibilizadas va-gas para três módulos. Os semestrais, Jogos Teatrais e Ler a Cena (para alunos a partir de 8 anos de idade) são voltados aos interes-sados na experimentação da linguagem teatral. Já o módulo anu-al, Múltiplas Linguagens, é direcionado para alunos com mais de 18 anos que já possuam alguma experiência em artes cênicas.As aulas serão realizadas nos centros de atividades culturais do Se-si-SP da capital – Cidade A.E. Carvalho, Catumbi, Vila das Mer-cês e Vila Leopoldina; Grande São Paulo e litoral – Mauá, Osas-co, Santo André, Santos, São Bernardo do Campo; e interior – Araraquara, Birigui, Campinas (Amoreiras), Franca, Itapetinin-ga, Marília, Mogi das Cruzes, Piracicaba, Ribeirão Preto, Rio Cla-ro, São José dos Campos, São José do Rio Preto e Sorocaba.Os interessados nos módulos Jogos Teatrais e Ler a Cena devem procu-rar a Secretaria Única do Sesi-SP mais próximo para realizar a matrícula de acordo com as seguintes datas: para os cursos livres semestrais, de 3 a 15 de fevereiro, as inscrições serão exclusivas para os beneficiários da indústria e os alunos do Sesi-SP; a partir de 17 de fevereiro, as vagas remanescentes serão abertas ao público em geral. Já o curso anual, mó-dulo Múltiplas Linguagens, receberá inscrições de 3 a 28 de fevereiro e contará com um processo seletivo para o preenchimento das vagas.Sobre os Núcleos de Artes Cênicas do Sesi-SPOs Núcleos de Artes Cênicas (NACs) do Sesi-SP realizam atividades gratuitas de difusão cultural e ações pedagógicas de iniciação teatral por meio dos cursos livres promovidos anualmente. Os NACs estão locali-zados em 22 unidades do Sesi-SP na capital e interior do Estado. O pro-grama, criado em 1987, tem como objetivo melhorar a qualidade de vida dos participantes e colaborar com o exercício da cidadania – espe-cialmente pela expansão de ideias que a produção artística proporciona.

Aceitamos doações de roupas em geral (crianças, bebês, adultos, brinquedos, eletrodomésticos, calçados, bijuterias, utilidades domésticas em geral, roupas de cama, mesa e ban-ho, freezer, geladeira, fogão).Tudo em bom estado de uso.

BAZAR DO IHDI

Rua Lord Cockrane, 505 - Ipiranga - www.ihdi.org.br TEL: 2062-1352

Aberto de 2ª à 6ª feira das 9h30 às 12h00 das 13h00 às 17h00.

Page 4: Jornal VDM - Edição Fevereiro de 2015

VILA DAS MERCÊS NOTÍCIAS • FEVEREIRO DE 2015

Page 5: Jornal VDM - Edição Fevereiro de 2015

VILA DAS MERCÊS NOTÍCIAS • FEVEREIRO DE 2015

AQUECIMENTO GLOBAL

Colégio Veruska completa 37 anos de história.Em 1978, nasce na Vila das Mer-cês, o Colégio Veruska. Inaugura-do em 16 de fevereiro, realizando um sonho de duas professoras da rede pública estadual, moradoras do bairro desde pequenas. O Co-légio iniciou com apenas 6 alunos que no final do ano já se torna-ram 67. Mas o sonho continuava e a meta eram 100 alunos para a escola que acabara de nascer.Entre 1982 e 1983 o sonho galgava patamares mais altos, a busca do ensino do 1°grau. Os pais incenti-vavam a continuidade do Colégio para não mudar seus filhos de es-cola. E mais uma meta foi cum-prida, conseguindo a autorização para a abertura do referido curso e, assim, dando inicio à 1ª série do 1º grau, hoje Ensino Fundamental.E o crescimento foi contínuo, a cada ano era implantado uma série até chegar ao Ensino Mé-dio. No ano de 1990 foi ne-cessário construir novas insta-lações, oferecendo um espaço mais adequado para os alunos.Mas a completa transformação deu-se em 1995, onde os espa-ços já não suportavam a deman-da e foi necessário construir um prédio com instalações mais es-truturadas. O término da cons-trução se deu no ano de 2000, com a inauguração do prédio central comportando 12 salas de aula e uma área administrativa.Em 2004, o prédio anexo para a Educação Infantil, foi construído

para um melhor conforto aos alunos. E nascia ali um Colé-gio mais amplo e modernizado. Os tempos passaram e o foco do Colégio foi evoluindo. Ati-vidades extras curriculares como: ballet, karatê, futsal, teatro, fanfarra, street dan-ce, robótica e coral deram iní-cio no ano de 2008 a 2010.Hoje, o Colégio Veruska, ofere-ce um bom atendimento, com-plementado em um moderno prédio para alunos da Educação Infantil, Fundamental I, Funda-mental II e Ensino Médio. No mesmo prédio, funciona um laboratório de Ciências e um de Informática. Sempre incen-tivando o esporte e a cultura, o Colégio possui um auditó-rio equipado, proporcionando às famílias e os alunos, aulas especiais, palestras e eventos culturais. A estrutura física dis-põe ainda de duas quadras esportivos e um playground.Hoje, após 37anos de história, o Colégio Veruska aprimorou-se na estrutura física, na tecnologia e na proposta pedagógica. Tudo isto se reflete nos excelentes re-sultados e na grande porcenta-gem de alunos que ingressam no curso superior; mas, principal-mente, refletindo-se na forma-ção do caráter de nossos alunos que será levada para a vida toda.

Por Dyenifer Araújo

Dizem que o sorriso é o cartão de visita de uma pessoa. Por isso, os cuidados com ele devem começar bem cedo, ainda na infância. Boas práticas de higiene bucal ensinadas em casa e levar as crianças perio-dicamente para uma visita ao dentista é uma ótima maneira de esti-mulá-las. Com essa rotina aliada a bons hábitos alimentares é possí-vel controlar a presença de cáries e prevenir outras complicações.Muitas vezes, embora os dentes estejam em ordem, algumas manchas e o escurecimento dos mesmos podem acontecer. As causas podem ser na-

Dentes bem cuidados: vida mais saudável! turais, causas envolvem traumas, tratamentos endodônticos (tratamentos de canais) inadequados, tatuagens por metais antigos (amálgamas, ouro e outras ligas metálicas utilizadas em próteses) ou por problemas congênitos, como o manchamento por tetraciclina (um antibiótico que era muito utilizado por gestantes no passado). A ingestão frequente de substâncias coradas, tais como vinhos, sucos de uva, refrigerantes à base de cola, chá preto e café causam manchas. Pacientes fumantes também apresentam esse tipo de manchamento.Aí entram alguns procedimentos que apenas o profissional da área pode indicar. Visite com frequência seu dentista, e con-sulte-o para saber qual o tratamento mais indicado para você.

Page 6: Jornal VDM - Edição Fevereiro de 2015

VILA DAS MERCÊS NOTÍCIAS • FEVEREIRO DE 2015

A cada ano, a expectativa de vida do brasileiro vem crescen-do. E a grande parte da popula-ção, que já passou dos 60 anos, descobriu que a aposentadoria pode ser sim algo muito bom e prazeroso. Dispostos a investir no lazer e no bem-estar, eles arrumam as malas e partem em busca de novos horizontes.Um dos locais que recebe bastante esse público são os spas, pois oferecem reeduca-ção alimentar, atendimento médico, palestras educativas, práticas esportivas, atividades recreativas e massagens. En-fim, é um lugar perfeito para cuidar do corpo e da mente.O pessoal procura lugares onde exista uma estrutura comple-ta que proporcione a eles tan-to o acompanhamento médico em tratamentos para sobre-peso, diabetes, hipertensão e tratamentos fisioterápicos

Melhor idade.Idéias de como curti-la e descobrir novos horizontes.

quanto a parte de lazer e ativi-dade física. O grande diferen-cial está justamente no aten-dimento personalizado e na

variedade de opções oferecidas.Escolher um destino pelas praias brasileiras ou pelos países gelados da Europa, eis a grande

dúvida do pessoal da melhor idade. E as agências de turis-mo estão cada vez mais prepa-radas para receber os idosos.Outra opção são os cruzeiros, muito em moda de uns anos para cá, possuem ótima infra-estrutura a bordo para todos os tipos de hóspedes. Grandes adeptos dessa modalidade de viagem, o pessoal da melhor idade adoram usufruir dos atra-tivos que atendem a todos os gostos: música ao vivo, bingos, espetáculos todas as noites nos teatros, além de academias para aqueles que não abrem mão de um exercício físico.Já para quem gosta de um boa dança de salão, outra opçaõ de laser são os bailes, bem ao es-tilo dos anos 1950, com banda tocando os ritmos mais varia-dos ao vivo. Tambem são ofe-recida aulas e workshops, tera-pias ocupacionais e recreativas.

Um pouco de nostalgia faz bem para qual-quer um e, retomando uma atividade que era comum entre as meninas nos anos de 1980 e 1990, colecionar papéis de carta voltou à cena. Com o passar dos anos, elas aumenta-ram o círculo de trocas e, com a chega-da da tecnologia, da Internet e da am-pliação dos meios de comunicação, ficou mais fácil ter acesso aos papéis de carta de outros Estados e outras nacionalidades. Antigamente, as trocas eram feitas pes-soalmente, entre as amigas de um cír-culo restrito, hoje o cenário é outro.Ao entrar na Internet, é possível en-

contrar sites e comunidades que são inteiramente voltados às trocas, e essa conexão atinge todos os países.As meninas de hoje em dia colecionam ca-pinhas de celulares, acessórios e diversos outros produtos, muito raro encontrar al-guma com menos de 14 anos curtindo esse hobby, mas quem quiser começar é uma ótima pedida e as que quiserem retomar esse gosto antigo por papéis decorados vão encontrar muitas mulheres/meninas que terão o prazer em compartilhar estes mo-mentos. Hoje, a Internet é a grande aliada.

Papéis que marcaram épocaColecinar papéis de carta era febre entre as meninas na década de 1980 e,

embora hoje não seja tão difundido, continua sendo hobby de muitas de 30!

Page 7: Jornal VDM - Edição Fevereiro de 2015

VILA DAS MERCÊS NOTÍCIAS • FEVEREIRO DE 2015

HORÓSCOPO

Áries (21/3 a 20/4)Hoje você enfrenta o desafio de estabelecer limites para o emprego de recursos na vida social, já que Sol e Lua formam quadratura entre as áreas de amizades e financeira. Não misture os amigos com seus negócios.

Libra(23/9 a 22/10)Tensionando a oitava e a quinta casa, as quadraturas que a Lua forma com Sol e Mercúrio indicam uma falta de cri-tério ao lidar com suas tarefas diárias. Procure programar sua vida financeira para não ter surpresas desagradáveis.

Touro(21/4 a 20/5)Suas responsabilidades assumem uma posição de destaque, já que Sol e Lua formam quadratura en-tre a área profissional e o seu signo. Você tende a deixar suas necessidades pessoais de lado. Cuidado!

Escorpião(23/10 a 21/11)A passagem da Lua pela sétima casa amplia seu olhar sobre as pessoas ao seu redor. Os aspectos tensos com Sol e Mercúrio destacam tudo o que mais lhe in-comoda. Procure evitar uma postura intolerante.

Gêmeos(21/5 a 20/6)Transitando por seu setor de crise, a Lua forma quadra-tura com Sol e Mercúrio, pedindo para que você tome cuidado ao se deixar levar por suas emoções. Procu-re agir de forma prática diante de situações difíceis.

Sagitário(22/11 a 21/12)A tensão entre Sol, Lua e Mercúrio traz algumas di-ficuldades para a comunicação em seu ambien-te profissional. Tenha cuidado com o que diz e não se deixe dominar pelas emoções do momento.

Câncer(21/6 a 21/7)Ângulos de tensão que hoje se estabelecem en-tre Sol, Lua e Mercúrio trazem a possibilidade de conflitos territoriais envolvendo suas rela-ções de amizade. Mesmo com boas intenções, não se intrometa demais na vida das pessoas.

Capricórnio(22/12 a 20/1)A passagem da Lua pela área social motiva seu lado aventureiro, mas você deve ter cuidado para não co-meter imprudências com relação à sua vida financei-ra. Procure agir com a razão e controle seus desejos!

Leão(22/7 a 22/8)Sol, Lua e Mercúrio encontram-se tensionados no dia de hoje, trazendo o desafio de conciliar sua vida pro-fissional com sua vida pessoal. Estabeleça priorida-des para não sacrificar nenhuma área. Busque ajuda!

Aquário(21/1 a 19/2)Nesta fase a Lua transita pela quarta casa e se aspecta de modo tenso com Sol e Mercúrio em seu signo, trazen-do uma fase de problemas familiares que podem sugar sua energia. Não abra mão de sua própria identidade!

Virgem(23/8 a 22/9)A Lua transita pela área espiritual e forma quadratura com Sol e Mercúrio no setor relacionado ao cotidiano. Você tende a refletir profundamente sobre sua vida, o que pode gerar algumas insatisfações. Busque melhorias!

Peixes(20/2 a 20/3)Cuidado com a exposição de sua imagem no dia de hoje, já que os setores de comunicação e de crise ficam tensio-nados em virtude das quadraturas que a Lua estabelece com Sol e Mercúrio. Guarde suas opiniões negativas!

CAMINHADA NOTURNA CAÇA FANTASMA NO CENTRO DA CIDADE.

Pela comemoração dos 461 anos da cidade de São Paulo a cidade teve como programação de comemoração, além das atrações culturais, uma tradicional caminhada noturna pelo cen-tro em busca de assombrações. Organizada pelo grupo “Caminhada Cultural Noturna pelo Centro – SP”, a edição especial percorreu, na madrugada de sábado para domingo, locais famosos por conterem relatos de espíritos.O grupo partiu ás 23h59 de Sábado dia 24/01, da praça Ramos de Azevedo, em frente ao Theatro Municipal rumo aos pontos turís-ticos acompanhados por guias que narra-ram os fatos sóbrios de cada ponto visitado.Ao longo do percurso ocorrerão perfor-mances, relatos de histórias da cidade e in-tervenções de uma equipe de paranormais liderada pela vidente Rosa Maria Jaques.Os “caça-fantasmas” passarão pela praça do Pa-triarca, o edifício Martinelli, Praça Antônio Pra-do com o antigo cemitério dos cravos, Casa da Marquesa, Praça da Sé e Igreja da Boa Morte.Essa já é a 6ª edição da caminhada especial de caça aos fantasmas. A ideia do grupo é de fomentar o interesse do paulistano pela história da cidade.E para quem perdeu esse passeio tão inte-ressante, pode consultar o site para ficar por dentro de toda a programação do grupo.

Caminhada Noturna Centro de São PauloLocal : Theatro Municipal – Praça Ramos de AzevedoData: toda quinta-feiraHorario: 20:00hrsSite: www.caminhadanoturna.com.br

ClassificadoApartamento 53 m²

Nossa Senhora das Mercês1 torre / 18 andares/ 4 aptos por andar

2 dorm., 1 banheiro, sala, cozinha, area serviço, 2 elevadores (serv. e social) 1 vaga,Piscina (adult. e

infantil), playground, salão de festa.R$ 310.000,00

Contato:(11) 9 9971-7952 / (11) 9 9971-2084Samuel / Patricia

ANUNCIECONOSCO

TEL:2946-0214

Page 8: Jornal VDM - Edição Fevereiro de 2015

VILA DAS MERCÊS NOTÍCIAS • FEVEREIRO DE 2015