3
Lamego Escola Secundária de Latino Coelho Lamego - Viseu Paula Oliveira: Língua Portuguesa e Formação Cívica; Cláudia Costa: Geografia; Marcelino Fonseca: Ciências Naturais: António Gonçalves: TIC Mata de Nª Sr.ª dos Remédios 9º ano - 25 alunos

Lamego Escola Secundária de Latino Coelho Lamego - Viseu Paula Oliveira: Língua Portuguesa e Formação Cívica; Cláudia Costa: Geografia; Marcelino Fonseca:

Embed Size (px)

Citation preview

Page 1: Lamego Escola Secundária de Latino Coelho Lamego - Viseu Paula Oliveira: Língua Portuguesa e Formação Cívica; Cláudia Costa: Geografia; Marcelino Fonseca:

Lamego

Escola Secundária de Latino Coelho

Lamego - Viseu

Paula Oliveira: Língua Portuguesa e Formação Cívica; Cláudia Costa: Geografia; Marcelino Fonseca: Ciências Naturais: António Gonçalves: TIC

Mata de Nª Sr.ª dos Remédios

9º ano - 25 alunos

Page 2: Lamego Escola Secundária de Latino Coelho Lamego - Viseu Paula Oliveira: Língua Portuguesa e Formação Cívica; Cláudia Costa: Geografia; Marcelino Fonseca:

Constatamos que a Mata de N.ª Sr.ª dos Remédios Mata de N.ª Sr.ª dos Remédios não apresenta uma espécie dominante, sendo diversificado o coberto vegetal. Trata-se duma área mandada plantar pela irmandade de N.ª Sr.ª dos Remédios com o objectivo de acolher os peregrinos e visitantes. Grande parte das árvores do parque apresentam um grande porte o que é indiciador da sua idade.

Problemas – As condições atmosféricas dificultaram a realização de mais saídas de campo e atrasaram o desenvolvimento das plantas a identificar. Igualmente a falta de experiência em saídas de campo, de forma a identificar-se rapidamente as espécies presentes.

Está programada uma outra saída de campo com o objectivo de identificar e classificar as espécies animais e vegetais, visto que os professores que acompanharam a primeira saída não eram da área das Ciências Naturais. Para já, foi possível observar a existência de castanheiros, pinheiros, tílias, abetos, algumas palmeiras e eucaliptos. Trata-se de um parque quase todo plantado pelo Homem. Foi difícil aos alunos observarem espécies animais e o seu rasto, com a excepção de formigas e lesmas, pelo que se irá fazer uma nova tentativa.

Page 3: Lamego Escola Secundária de Latino Coelho Lamego - Viseu Paula Oliveira: Língua Portuguesa e Formação Cívica; Cláudia Costa: Geografia; Marcelino Fonseca:

Antes (actividades desenvolvidas na área disciplinar de Formação Cívica) -identificar e localizar a área em estudo;-determinar a altitude do local (exploração de cartas topográficas);-consultar a carta geológica de Portugal e outros mapas temáticos;-identificar, descrever e classificar espécies predominantes na região e centro norte de Portugal Continental (trabalhos de pesquisa de informação a apresentar à turma); Durante -observar, reconhecer e fotografar espécies vegetais (árvores, arbustos, musgos e líquenes)-observar e fotografar espécies animais ou o seu rasto;-Recolher exemplares de tipos de rocha para posterior registo fotográfico;-preenchimento da ficha do aluno;-caracterizar a área quanto a tipo de bosque, espécie dominante, estratos, musgos, líquenes, impactos e intervenções

Depois (ainda em concretização) -cruzar informação recolhida por cada grupo de trabalho; -identificar / classificar as espécies recolhidas e fotografadas;-construir uma base; fotográfica do bosque;-elaborar textos e legendar fotografias para posterior colocação no blogue e publicação no jornal da escola.

Divulgação – No jornal da escola e num blogue criado pelos alunos na disciplina de TIC, acessível a partir da página da escola.

Clicar para ver