12
Lean Thinking Referências Referências A A A Cadastrese | Login Newsletter Nesta seção, existem referências para uma maior compreensão da filosofia lean, desde suas origens, passando por ferramentas, até se tornar um Sistema Lean de Negócios. Raízes do Lean From the American System to Mass Production, 18001932. David Hounshell. University Press, 1984. Hounshell fornece um vasto histórico de como o mundo começou da produção pura do ofício (o sistema europeu), com cada parte ajustada a outra parte, à produção em massa, com as peças completamente permutáveis e as grandes quedas de custos. Assim que lemos Hounshell, descobrimos o quanto os nossos antepassados tiveram de se esforçar para conseguir as coisas simples, construir os blocos necessários do lean. A mudança foi difícil. O Nascimento do Lean Koichi Shimokawa/Takahiro Fujimoto. Bookman, 2011. Aborda como os pioneiros explicam a criação e o desenvolvimento do TPS, criado à base da experimentação, tentativa e erro e de uma evolução de ideias que moldaram a estrutura da Toyota e seu sistema de gestão. Através de entrevistas e anotações de conversas, os autores relatam, em primeira pessoa, sobre o que esses inovadores fizeram e por que o fizeram. O Sistema Toyota de Produção: Além da produção em larga escala Taiichi Ohno. Bookman, 1997. Taiichi Ohno é considerado o “pai” do Sistema Toyota de Produção. Este livro, escrito por ele e publicado em 1988, traz as inovações que caracterizam esse sistema dentro do contexto histórico em que elas foram surgindo e sendo implementadas. Tratase de uma referência fundamental, em que Ohno mostra quais eram os problemas da produção em massa na indústria automobilística e como a Toyota veio a superálos. The Evolution of a Manufacturing System at Toyota Takahiro Fujimoto. Oxford University Press, 1999. É natural pensar que o sistema da Toyota emergiu da mente de Ohno imediatamente após a Segunda Guerra Mundial. Os fatos são completamente diferentes. Takahiro Fujimoto, um professor associado da Universidade de Tóquio e perito em sistemas de desenvolvimento de produto, elabora um trabalho para mostrar Treinamentos / Eventos II Fórum Lean Rio JUN 24 Local: Firjan, Rio de Janeiro RJ PCP na Empresa Lean JUN 11 a 12 Local: 3M, Sumaré SP Sistema Puxado e Nivelamento da Produção JUN 16 a 17 Local: Eaton, Valinhos SP Gerenciamento Diário JUL 15 a 16 Local: CNH Latin America, Sorocaba SP Introdução ao Lean Thinking para Industrias de Processo JUL 17 Local: A definir, Sudeste SP Agenda Completa 2015 Curta a página do Lean Institute Brasil no facebook Compartilhe essa página nas redes sociais Tweetar Compartilhar 0 Indicar para amigo Share 1

Livros Lean Institute Brasil

  • Upload
    tigo-oh

  • View
    26

  • Download
    1

Embed Size (px)

DESCRIPTION

Livros para quem estuda ou trabalha como Engenheiro de Produção

Citation preview

Page 1: Livros Lean Institute Brasil

27/05/2015 Lean Institute Brasil

http://www.lean.org.br/referencias.aspx 1/12

Lean Thinking Referências

ReferênciasA A A

Cadastrese | Login

Newsletter

Nesta seção, existem referências para uma maior compreensão da filosofia lean, desdesuas origens, passando por ferramentas, até se tornar um Sistema Lean de Negócios.

Raízes do Lean

From the American System to Mass Production, 18001932.

David Hounshell. University Press, 1984.

Hounshell fornece um vasto histórico de como o mundo começou daprodução pura do ofício (o sistema europeu), com cada parteajustada a outra parte, à produção em massa, com as peçascompletamente permutáveis e as grandes quedas de custos. Assimque lemos Hounshell, descobrimos o quanto os nossosantepassados tiveram de se esforçar para conseguir as coisassimples, construir os blocos necessários do lean. A mudança foidifícil.

O Nascimento do Lean

Koichi Shimokawa/Takahiro Fujimoto. Bookman, 2011.

Aborda como os pioneiros explicam a criação e o desenvolvimentodo TPS, criado à base da experimentação, tentativa e erro e de umaevolução de ideias que moldaram a estrutura da Toyota e seusistema de gestão. Através de entrevistas e anotações deconversas, os autores relatam, em primeira pessoa, sobre o queesses inovadores fizeram e por que o fizeram.

O Sistema Toyota de Produção: Além da produção em larga escala

Taiichi Ohno. Bookman, 1997.

Taiichi Ohno é considerado o “pai” do Sistema Toyota de Produção.Este livro, escrito por ele e publicado em 1988, traz as inovaçõesque caracterizam esse sistema dentro do contexto histórico em queelas foram surgindo e sendo implementadas.

Tratase de uma referência fundamental, em que Ohno mostra quaiseram os problemas da produção em massa na indústriaautomobilística e como a Toyota veio a superálos.

The Evolution of a Manufacturing System at Toyota

Takahiro Fujimoto. Oxford University Press, 1999.

É natural pensar que o sistema da Toyota emergiu da mente deOhno imediatamente após a Segunda Guerra Mundial. Os fatos sãocompletamente diferentes. Takahiro Fujimoto, um professorassociado da Universidade de Tóquio e perito em sistemas dedesenvolvimento de produto, elabora um trabalho para mostrar

Treinamentos / Eventos

II Fórum Lean RioJUN24

Local: Firjan, Rio de Janeiro RJ

PCP na Empresa LeanJUN

11 a 12

Local: 3M, Sumaré SP

Sistema Puxado e Nivelamento daProdução

JUN16 a 17

Local: Eaton, Valinhos SP

Gerenciamento DiárioJUL

15 a 16

Local: CNH Latin America, Sorocaba SP

Introdução ao Lean Thinking paraIndustrias de Processo

JUL17

Local: A definir, Sudeste SP

Agenda Completa 2015

Curta a página do Lean Institute Brasil nofacebook

Compartilhe essa página nas redes sociais

Tweetar

Compartilhar 0

Indicar para amigo

Share 1

Page 2: Livros Lean Institute Brasil

27/05/2015 Lean Institute Brasil

http://www.lean.org.br/referencias.aspx 2/12

como o sistema da Toyota tem evoluído ao longo dos cinquentaanos e continua a evoluir hoje.

Clássicos Lean

A Máquina que Mudou o Mundo (11ª Edição)

James Womack/Daniel Jones/Daniel Roos. Editora Campus, 1992.

Revela de que maneira os japoneses passaram na frente do restodo mundo na guerra da indústria automobilística. Mostra quemedidas protecionistas não são a solução para enfrentar a ameaçajaponesa e delineia os grandes desafios que seriam enfrentadospelas companhias ocidentais nos anos 90.

O livro é baseado no detalhado estudo sobre a indústriaautomobilística, feito pelo MIT e coordenado por James Womack.Tratase de um bestseller mundial traduzido para mais de 10idiomas. A edição em português traz um prefácio escrito por JoséRoberto Ferro.

A Mentalidade Enxuta nas Empresas (7ª Edição)

James Womack/Daniel Jones. Editora Campus, 1997.

É neste livro que dois dos autores do bestseller “A Máquina queMudou o Mundo” apresentam os princípios fundamentais damentalidade enxuta (lean thinking).

Com base em detalhada pesquisa, realizada junto a cinquentaempresas do mundo inteiro, que transcenderam as práticasgerenciais e organizacionais tradicionais, os autores sugerem umanova abordagem sobre a organização empresarial e a estratégiacompetitiva. A edição em português traz um apêndice especialescrito por José Roberto Ferro: "O Brasil na Rota da MentalidadeEnxuta".

Becoming Lean

Ed. Jeffrey K. Liker. Productivity Press, 1998.

Neste livro, dois executivos explicam como empregar as técnicaspioneiras da Toyota para posicionar seus negócios dentro doquadro competitivo de mercado. As experiências pessoais detransformação lean das diversas plantas de manufatura e negóciosao redor do mundo oferecem exemplos reais de trabalhosrealizados, bem como instruções passo a passo para suaimplementação.

O Sistema Toyota de Produção: Do ponto de vista da engenharia deprodução

Shigeo Shingo. Bookman, 1996.

São tratados os aspectos conceituais básicos para a construção desistemas produtivos aos moldes do Sistema Toyota de Produção. Oautor sugere que tais sistemas sejam projetados a partir da rede deprocessos e operações fundamentais e que as melhorias estejamsempre orientadas a prover maior eficácia sistêmica a tal rede.

Shingo propõe uma guerra duradoura, com o objetivo de descobrir,analisar e eliminar as perdas nas fábricas. Discute as técnicasfundamentais como a troca rápida de ferramentas, a inspeção nafonte, a análise e engenharia de valor e o sistema puxado porkanban.

Toyota Production System: An Integrated Approach to JustinTime

Page 3: Livros Lean Institute Brasil

27/05/2015 Lean Institute Brasil

http://www.lean.org.br/referencias.aspx 3/12

Yasuhiro Monden. Engineering & Management Press, 1997.

O “Toyota Production System”, terceira edição, descreve asmudanças que têm ocorrido ao sistema de produção mais eficienteutilizado atualmente. Desde a publicação de sua primeira edição,em 1983, a Toyota inseriu o JIT com a tecnologia de manufaturaintegrada ao computador – um sistema de informação estratégico –,o reprojeto das linhas de montagem e uma filosofia queincorporasse o respeito aos trabalhadores.

The New Manufacturing Challenge

Kiyoshi Suzaki. The Free Press, 1987.

Como consultor, Kiyoshi Suzaki ajudou a melhorar as operações demanufatura, tornando o trabalho mais rápido, mais barato, melhor emais seguro. Neste detalhado “manual de operação”, com diversasaplicações passo a passo, Suzaki cita novas opções de recursosprodutivos e humanos que podem ajudar a indústria americana aser competitiva em preços, qualidade e entrega de produtos.

Descreve, em detalhes, as técnicas básicas da filosofia industrialjaponesa e seus procedimentos, incluindo também metodologias dediversos sistemas de produção (JustinTime, Total Quality Control,Total Productive Maintenance, Computer Integrated Manufacturing).

Fundamentos Lean

Léxico Lean (4ª Edição)

Lean Enterprise Institute. LIB, 2003.

O “Léxico Lean” é um glossário ilustrado. É o resultado da reuniãodos conceitoschave lean com diversos exemplos e ilustrações queesclarecem a linguagem especial usada pelos pensadoreslean.Tratase de uma obra fundamental para facilitar a vida de todosaqueles interessados em conhecer essas práticas, as quais oajudarão a transformar o seu negócio.

Sistema Lean de Negócios

Tudo que sei sobre lean aprendi no 1º ano da escola

Robert O. Martichenko. LIB, 2012.

Muitos livros sobre o pensamento lean tendem a complicar demaiso que é uma abordagem intrinsecamente simples para o trabalho, avida e o aprendizado. “Tudo que sei sobre lean aprendi no 1º anoda escola” é uma introdução simples e divertida sobre lean e osprincípios que apoiam a cultura de solução de problemas.

O autor conta o primeiro dia de aula que passou com sua filhaAbbey no 1º ano da escola. Ela faz várias analogias dosacontecimentos e situações no deccorer do dia com o lean,explicando conceitos e princípios básicos da filosofia.

Caminhadas pelo Gemba: Gemba Walks

James Womack. LIB, 2011.

A obra de Jim Womack apresenta seus insights sobre assuntos quevão desde o uso correto de ferramentas específicas, o papel daliderança nas transformações lean, até o papel da gestão emsustentar e melhorar continuamente as empresas lean. O livrorevela aos leitores uma extensão de princípios lean e traz suaspráticas fundamentais “vá ver, pergunte por quê, demonstrerespeito”. Em “Caminhadas pelo Gemba Gemba Walks”, um dospioneiros em trazer a empresa lean para o mundo compartilha umadécada de aprendizado que causará uma profunda repercussãotanto para a Comunidade Lean como para qualquer pessoa que

Page 4: Livros Lean Institute Brasil

27/05/2015 Lean Institute Brasil

http://www.lean.org.br/referencias.aspx 4/12

esteja seriamente engajada em aprimorar qualquer atividade quecria valor.

O Gerente Lean: Uma novela da transformação lean

Michael Ballé/Freddy Ballé. Bookman/LIB, 2011.

Nesta inovadora sequência do livro "A Mina de Ouro", os autoresMichael e Freddy Ballé apresentam uma história que transmite aoleitor uma das mais importantes lições do lean: como transformar asi mesmo e seus colaboradores por meio da disciplina doaprendizado do sistema lean.

"O Gerente Lean: Uma novela da transformação lean" revela comoos indivíduos podem ir além dos ganhos de curto prazo e comoencontrar um caminho sustentável de melhorias. Cheio demomentos humanos que capturam o entusiasmo e o drama daimplementação lean, bem como explicações claras de como asferramentas e sistemas caminham lado a lado, este livro ensinará einspirará cada pessoa que trabalha para fazer do lean umarealidade em sua organização.

A Mina de Ouro

Freddy Ballé/Michael Ballé. Bookman/LIB, 2007.

Uma transformação lean em romance narra primorosamente oslados técnico e humano da implementação da manufatura enxutaem uma estória envolvente. Os autores Freddy e Michael Balléproduziram a primeira abordagem sistemática e integrada de umconjunto de ideias que maximizam valor e minimizam desperdíciopor todo o mundo.

“A mina de Ouro” apresenta todos os princípios lean fundamentais,desde as ideias já conhecidas, como puxar e fluxo, até os princípiosmenos conhecidos, porém igualmente importantes, como jidoka eheijunka.

Enxergando o Todo

Daniel Jones/James Womack. LIB, 2004.

Para os vários usuários do mapeamento do fluxo de valor no nívelda fábrica, “Enxergando o Todo” fornece o próximo passo,estendendo o campo de visão desde o início até o fim do fluxo devalor e identificando todas as etapas e o tempo necessário paratransportar um produto típico, desde a matériaprima até o produtoacabado. Jones e Womack mostram que aproximadamente 90%das ações e 99,99% do tempo gasto ao longo da cadeia do fluxo devalor no estado atual não criam valor. Aplicando esse método emum exemplo real, os autores mostram como quatro empresas quecompartilham um fluxo de valor podem criar benefícios futuroscomuns entre elas, incluindo o consumidor final, o que pode serainda melhor.

Soluções Enxutas

James Womack/Danel Jones. Campus/LIB, 2006.

“Soluções Enxutas” fornece importantes exemplos de umavariedade de empresas. A Fujitsu, empresa líder de tecnologia emserviços, transformou a maneira como call centers solucionamproblemas, utilizando os conceitos lean e aprendendo a eliminar acausa raiz dos problemas, em vez de reincidir na busca de soluçõespaliativas. Apresenta também o bemsucedido caso de umaconcessionária de carros que adotou os princípios lean pararacionalizar o negócio. Como resultado, reduziram drasticamente otempo de espera e de retornos, além de atingirem grande nível desatisfação dos clientes – tornandose uma empresa bem maislucrativa. Gerentes em qualquer etapa de sua jornada lean podem

Page 5: Livros Lean Institute Brasil

27/05/2015 Lean Institute Brasil

http://www.lean.org.br/referencias.aspx 5/12

se beneficiar deste livro, aprendendo a enxergar novas maneiras demelhorar seus processos no serviço de agregação de valor aocliente.

O Modelo Toyota

Jeffrey K. Liker. Bookman, 2005.

O Modelo Toyota explica os 14 princípios que guiam a cultura dequalidade e eficiência da Toyota. Contém valiosas introspecçõesque podem ser aplicadas a quaisquer empresas de quaisquer áreasde negócio, mesmo em serviços ou manufaturas. Com este livro,você irá descobrir como uma correta combinação de filosofia nolongo prazo, processos, pessoas e resolução de problemas podemajudar a sua empresa com a transformação lean.

O Pensamento Toyota

Satoshi Hino. Bookman, 2009.

Satoshi Hino descreve e analisa a filosofia da Toyota, o DNA de suagestão, de maneira abrangente e sistemática. Com riqueza dedetalhes, o autor traz a essência do sistema de gestão da empresa,revelando os seus mecanismos de transmissão, sua forte cultura eseus sólidos princípios.

Mas o mais importante e inovador é, sem dúvida, a abordagemadotada por Hino. Ao mesmo tempo em que ensina como a Toyotapensa, destaca que simplesmente replicar a fórmula da empresanão é o suficiente. Depois de assimilar as virtudes do sistema, oobjetivo maior deve ser o de ultrapassar a própria Toyota edesenvolver um sistema próprio de gestão.

Ferramentas Lean Integradas

Kaizen Express

Toshiko Narusawa/John Shook. LIB, 2009.

Obra bilíngue (Português/Inglês), na qual Shook e Narusawaabordam os principais conceitos que devem ser levados em contapara se iniciar a implementação lean. Esclarece, de maneiradidática, os elementos essenciais do Sistema Toyota de Produção,estabelecendo uma sequência lógica de aplicação.

Este sucinto, mas completo livro de fundamentos, oferece aosnovatos e veteranos das práticas lean compreensões similares dosprincípios e elementos, voltandose para a importância essencial do"aprender fazendo" nos níveis do grupo e do indivíduo.

Fazendo Acontecer a Coisa Certa

Pascal Dennis. LIB, 2007.

"Fazendo acontecer a coisa certa" ensina líderes empresariais acolocarem em prática o chamado Desdobramento Estratégico doPlano de Negócios da empresa, mas seguindo os preceitos lean.

Quem assina esta obra é o Engenheiro norteamericano PascalDennis, que trabalhou com mestres do pensamento enxuto, doJapão e da América do Norte, na Toyota do Canadá. Tratase de umautor premiado nos EUA: seus dois livros, "Produção LeanSimplificada" e "Andy & Me Crisis and Transformation on the LeanJourney", ganharam o mais importante prêmio norteamericanodirecionado a livros sobre lean: o Shingo Research Prize.

JIT Factory Revolution: A Pictorial Guide to Factory Design of the

Page 6: Livros Lean Institute Brasil

27/05/2015 Lean Institute Brasil

http://www.lean.org.br/referencias.aspx 6/12

Future

Hiroyuki Hirano. JIT Management Laboratory Company Ltda(Tokyo), 1989.

Uma figura “revela” mais do que mil palavras. No livro “JIT FactoryRevolution”, são retratados os elementos de sistemas do justintime, de maneira clara, objetiva, com diversas fotos dos locais detrabalho de empresas japonesas de pequeno a médio porte, asquais sustentaram a reputação da força da indústria japonesa nadécada de 80.

Produção Lean Simplificada

Pascal Dennis. Bookman, 2008.

Este livro sintetiza os conceitos da produção enxuta. Pascal Dennisconduz o leitor a entender os fundamentos desse sistema de modosensato, passo a passo, abordando todos os componentes dosistema lean no contexto do sistema de produção lean como umtodo. A abordagem do autor, prática, simples e direta, faz deste livroum recurso indispensável de primeira mão, acessível a todooperador.

O Modelo Toyota: Manual de aplicação

Jeffrey K. Liker/David Meier. Bookman, 2007.

Buscando proporcionar sequência lógica e pragmática às ideiaspropostas em “O Modelo Toyota”, chega uma segunda obra deLiker, escrita em conjunto com David Meier.

Este texto tem por intuito apresentar formas práticas e eficazes deimplantar o modelo dos 4P nas empresas, baseado nodesenvolvimento de uma filosofia voltada para: a redução contínuae sistemática dos custos; o desenvolvimento de profissionais quepossam se transformar em agentes/líderes da introdução daprodução enxuta; e o desenvolvimento e perpetuação de umaorganização enxuta de aprendizagem, que busque ações amplasno sentido da efetivação da melhoria contínua.

Técnicas Industriais Japonesas

Ricahrd J. Schonberger. Pioneira, 1984.

Este livro mostra um novo mundo de ideias da gerência. O autor,Richard J. Schonberger, demonstra que a fórmula japonesa para osucesso está baseada em um número específico de técnicas,relacionadas em sua simplicidade, e mostra como essas técnicaspodem ser postas em prática hoje dentro das indústrias americanas.

Toyota Kata

Mike Rother. Bookman, 2010.

O autor examina e elucida, pela primeira vez, os kata da empresa,ou seja, os padrões de comportamento e de pensamento utilizadospela Toyota em seu dia a dia para gerenciar e influenciar todo o seupessoal.

O kata de melhoria e o kata de coaching aqui descritos irão levarvocê a um novo patamar de gestão, uma vez que representam asrotinas tácitas da Toyota, aquilo que não é facilmente observável enem explicado em documentações, mas Rother aqui torna claro.

O Talento Toyota

Jeffrey K. Liker/David P. Meier. Bookman, 2008.

Page 7: Livros Lean Institute Brasil

27/05/2015 Lean Institute Brasil

http://www.lean.org.br/referencias.aspx 7/12

A Toyota não produz apenas veículos: ela produz pessoas detalento. Baseado nos detalhados estudos de Jeffrey Liker comunidades de fabricação, de desenvolvimento técnico e de serviçosda Toyota espalhadas pelo mundo, e na extraordinária experiênciade David Meier adquirida trabalhando ao lado dos melhores senseida Toyota, "O Talento Toyota" trata de aspectos essenciais dosistema de gestão desenvolvido pela Toyota, com foco no aspectocultural de forma mais ampla e no desenvolvimento das pessoas deforma mais específica – explicando em detalhes como sãodesenvolvidas as pessoas dentro do "espírito Toyota".

Processo A3

Gerenciando para o Aprendizado: Usando o processo de gestão A3para resolver problemas, promover alinhamento, orientar e liderar

John Shook. LIB, 2008.

Você acompanhará a estória de um gerente, Ken Sanderson, e seuassistente, Desi Porter, que revelam como o A3 (formulário detamanho 29,7 x 43 cm) pode ser usado como um processo gerencialpara criar um método padrão para inovação, planejamento, além desolucionar problemas e construir estruturas para uma maneira maisampla e profunda de pensamento um método repetitivo e práticopara o aprendizado organizacional.

Entendendo o pensamento A3

Art Smalley e Durward K. Sobek II. Bookman, 2010.

Um relatório pode ser uma ferramenta muito poderosa. Sobek eSmalley, dois especialistas no Modelo Toyota, mostram nesta obracomo a maior fabricante de automóveis do mundo usa os relatóriosem formato A3 para relatar os resultados do PDCA (Planejar,Executar, Verificar, Agir). Muito mais do que uma ferramenta oumetodologia, o A3 ajuda a pensar continuamente sobre todos osaspectos de um problema, chegar a sua causa e formular um planode ação, em busca da melhoria contínua. E como o sucesso daToyota comprova, é o pensamento disciplinado, voltado para orelato e a resolução de problemas de forma igualmentedisciplinada, que responde pelo avanço de uma organização.

Diagnóstico Mapeamento do Fluxo de Valor

Creating Mixed Model Value Streams. Kevin J. Duggan

Productivity Press, New York , 2002.

O autor usa uma abordagem passo a passo, ilustrada por um estudode caso baseado em uma experiência real, para ir além do básicodo mapeamento do fluxo de valor e mostrar como criar estadosfuturos no mundo de manufatura real de diversos produtos,diversificando ciclos de tempos, e de uma demanda de mudanças.Abrangente, “Creating Mixed Model Value Streams” traz detalhes enovas técnicas para implementação lean no ambiente complexoque os fabricantes encaram em seu próprios chãodefábrica.

Aprendendo a Enxergar

Mike Rother/John Shook. LIB, 2003.

O “mapeamento do fluxo de valor” tem sido um aliado fundamentaldas empresas que adotaram o conceito lean e que procuram amelhoria contínua, bem como para as que estão buscando a suaimplementação.

Através da escolha de uma família de produtos, você aprenderá amapear o fluxo de materiais e de informações e a definir o estadoatual (identificar a situação real atual), o estado futuro (como deveriafuncionar, a partir da eliminação dos desperdícios) e o plano de

Page 8: Livros Lean Institute Brasil

27/05/2015 Lean Institute Brasil

http://www.lean.org.br/referencias.aspx 8/12

ação (o que deve ser feito para se atingir o estado futuro).

Fluxo Contínuo

Criando Fluxo Contínuo

Mike Rother & Rick Harris. LIB, 2008.

“Criando Fluxo Contínuo” leva adiante o foco do "Aprendendo aEnxergar" – uma perspectiva de fluxos de valor e “porta a porta” –tratando dos detalhes da fluidez ininterrupta em processos críticos.

Explica, passo a passo, como introduzir e manter fluxos contínuosde materiais e de informações através de linhas ou células:condição fundamental para a existência de um fluxo de valorenxuto.

Logística Sistema Puxado

Criando Sistema Puxado Nivelado

Art Smalley. LIB, 2004.

Mostra como avançar de uma transformação lean na manufatura –focada em melhorias isoladas – à melhoria do sistema de produçãode toda a planta, implementando um sistema lean de controle deprodução. O caso apresentado mostra as etapas de implementaçãode um sistema de controle de produção puxado nivelado. Este é umnovo passo rumo ao "kaizen do sistema" que ainda não foi bementendido fora da Toyota.

Fazendo Fluir os Materiais

Rick Harris/Chris Harris/Earl Wilson. LIB, 2004.

“Fazendo Fluir os Materiais” explica, de maneira simples, como criarum sistema de gestão de peças compradas no fluxo de valor,apoiando o fluxo contínuo. Contém exercícios, fórmulas, padrões eformulários que o ajudarão a implementar esse sistema. Estemanual é útil para os líderes lean, gerentes e demais envolvidoscom o controle da produção, operações e engenharia, e quetenham, ao menos, um conhecimento básico dos conceitos lean,tais como mapeamento do fluxo de valor, design de célula etrabalho padrão.

Construindo o Fluxo de Atendimento Lean

Robert Martichenko/Kevin von Grabe. LIB, 2011.

Uma das tarefas mais importantes em qualquer organização éregularizar o fluxo de produtos em direção aos clientes e o fluxo demateriais que chegam dos fornecedores.

Robert Martichenco e Kevin Von Grabe revelam seu processo paraintroduzir o lean em seu fluxo de atendimento, usando a imagináriaEmpresa ABE como exemplo. O exemplo ilustrará tanto o processode implementação como o impacto sobre o resultado financeiro daABE.

A Gestão da Cadeia de Suprimentos da Toyota

Ananth V. Iyer/Sridhar Seshadri/Roy Vasher. Bookman, 2010.

O livro apresenta uma abordagem estratégica e uma análise doselos da cadeia de suprimentos, discutindo em detalhes asoperações e a lógica que há por trás de cada uma delas.

Com o objetivo de auxiliar no planejamento e na supervisão de

Page 9: Livros Lean Institute Brasil

27/05/2015 Lean Institute Brasil

http://www.lean.org.br/referencias.aspx 9/12

melhorias importantes para a cadeia de suprimentos das empresas,a obra apresenta o terceiro componente do sucesso da empresa,além do Modelo Toyota e do STP: a operação da sua cadeia desuprimentos.

Voltado aos profissionais e alunos das áreas de Administração deEmpresas e Engenharia de Produção, o título pretende auxiliar noentendimento da cadeia de suprimentos de outras empresas,mesmo em segmentos industriais diferentes.

Kanban: Justintime at Toyota

Japan Management Association. Productivity Press, 1989.

O sucesso mundial da Toyota prova que, com o kanban, o sistemade produção justintime torna obsoleta a maioria das outraspráticas de manufatura. Este livro clássico é baseado nosseminários oferecidos pelo criador do JIT, Taiichi Ohno, paraintroduzir esse sistema nas próprias empresas fornecedoras daToyota. Mostra como implementar kanban de maneira clara ecompleta.

Setup

Sistema de Troca Rápida de Ferramentas

Singeo Shingo. Bookman, 2000.

Dr. Shingo, inventor do sistema de troca rápida de ferramenta,descreve sua metodologia de aplicação com exemplos concretos detécnicas de melhoria (prensas, injetoras, entre outros), mostrandocomo reduzir o tempo de troca em aproximadamente 98%.Aplicando essas técnicas, melhorias serão rapidamente observadasna qualidade e produtividade, obtendo também a redução no leadtime de semanas para dias e diminuição de estoques.

Kaizen for Quick Changeover, Going Beyond SMED

Kenichi Sekine, Keisuke Arai. Productivity Press Inc., 1992.

Kaizen significa, em japonês, melhoria contínua. Este livro discuteas maneiras de melhorar processos da troca de ferramentas comilustrações e dicas práticas, bem como as reduções nos custosatravés do sistema de troca rápida.

Manutenção

Total Productive Maintenance

Seiichi Nakajima. Productivity Press, 1988.

“Total Productive Maintenance” (TPM) combina a manutençãopreventiva com os conceitos japoneses de controle de qualidadetotal (TQC) e da participação total do empregado (TEI). O resultadoé um novo sistema para a manutenção de equipamento que otimizea eficácia, elimine avarias e promova a manutenção autônoma dooperador com as atividades cotidianas. São explicadas aqui asetapas envolvidas no TPM e exemplos do caso das plantasjaponesas.

TPM Total Productive Maintenance, New Implementation Program inFabrication and Assembly Industries

Kunio Shirose. Japan Institute of Plant Maintenance, 1992.

Este livro explica, de uma maneira clara, os procedimentos de TPMque são executados atualmente nas indústrias de fabricação e de

Page 10: Livros Lean Institute Brasil

27/05/2015 Lean Institute Brasil

http://www.lean.org.br/referencias.aspx 10/12

montagem, citando orientações e o knowhow de consultoresespecializados. O livro lista 16 principais perdas como fatores queimpedem a eficiência da fabricação e de montagem usandoexemplos modernos. As explanações das oito colunas da execuçãode TPM, tais como a manutenção autônoma (jishuhozen), damanutenção da qualidade e da manutenção de planejamento,foram modificadas para se aplicar especificamente o TPM para afabricação e montagem.

Successfully Installing TPM in a NonJapanese Plant

Edward Hartmann. TPM Press, 1992.

Hartmann, com seus 25 anos de experiência em programas deprodutividade da manutenção, guiou a instalação bemsucedida deTPM para indústrias como a Ford, Mercedes, Opel, Delco, Motorola,ABB, Colgate, alimentos de Kraft, Boehringer e Hoffmann. Em seulivro, compartilha os segredos de seus métodos provados e fazexame do leitor com o processo de TPM, fazendo recomendaçõespráticas para uma instalação eficaz.

Poka Yoke

Zero Quality Control: Source inspection and the pokayoke system

Shigeo Shingo. Productivity Press, 1909.

O Dr. Shingo revela seu sistema original da prevenção do defeito,que combina a inspeção da fonte e pokayoke, dispositivos (à provade erro) que fornecem o retorno imediato dos erros antes que elespossam se transformar em defeitos. O resultado: 100% de inspeçãoque elimina a necessidade de SQC, produzindo produtos sem falha.

Controle Visual

5 Pillars of the Visual Workplace

Hiroyuki Hirano. Productivity Press, 1990.

Este livro descreve como os 5S (originalmente, em japonês: seiri,seiton, seiso, seiketsu e shitsuke) – selecionar, organizar, limpar,manter e padronizar – promovem a eficiência, a manutenção e amelhoria contínua em todas as áreas da companhia.

Putting 5S to Work: A practical step by step guide

Hiroyuki Hirano. Productivity Press, 1993.

Completo de ilustrações e checklist de verificação para assegurar afacilidade da execução para todas as faces do programa, estemanual é um guia para manter um local de trabalho maisorganizado, eficiente, seguro e lucrativo.

The Visual Factory: Building participation through shared information

Michel Grief. Productivity Press, 1991.

Este livro mostra como a gestão visual pode tornar a fábrica umlugar onde os operadores e supervisores comunicamse e tomamações de melhoria livremente. Detalha como desenvolver áreas dereunião e comunicação; como utilizar kanban como controle deprodução; como comunicar os padrões de operação e instruções; ecomo tornar visíveis as metas e os progressos atingidos. Inclui maisde 200 diagramas e fotos.

Page 11: Livros Lean Institute Brasil

27/05/2015 Lean Institute Brasil

http://www.lean.org.br/referencias.aspx 11/12

Kaizen

Kaizen Blitz

Anthony Laraia/Patricia Moody/Robert Hall. John Wiley & Sons, Inc.,1999.

O “Kaizen Blitz” é uma técnica poderosa que resulta em melhoriasrápidas através da empresa. Este livro mostra como o kaizen blitztrabalha e como trazer os benefícios extraordinários a suacompanhia. O livro fornece uma discussão sobre o kaizen, osobstáculos a serem superados e os resultados que você podeesperar.

Kaizen Teian 1

Japan Human Relations Association. Productivity Press, 1997.

O primeiro volume da série “Kaizen Teian” descreve, em detalhes,as razões do uso desse sistema para se construir envolvimento demelhoria contínua, focando principalmente na sua implementação.Oferece suporte para gerentes interessados em introduzir o sistemakaizen teian, com exemplos e ilustrações que descrevem seu ciclode atividades.

Kaizen Teian 2

Japan Human Relations Association. Productivity Press, 1998.

Seguindo a série “Kaizen Teian”, este segundo volume ensina osprincípios básicos do kaizen com figuras e exemplos ilustrativos,casos de implementação, fornecendo suporte aos gerentes esupervisores interessados nesta implementação de melhoriacontínua através de sugestões dos próprios funcionários.

Desenvolvimento de Produto e Processo

Sistema Toyota de Desenvolvimento de Produto

James Morgan/Jeffrey K. Liker. Bookman, 2008.

Primeiro livro em português a analisar a metodologia dedesenvolvimento de produtos da Toyota. “Sistema Toyota deDesenvolvimento de Produto” vai direto ao ponto, mostrando deforma objetiva como enfrentar os problemas típicos do processo dedesenvolvimento. Aprenda a otimizar o tempo de lançamento denovos produtos no mercado com técnicas utilizadas pela maiormontadora de automóveis do mundo.

Sistema Lean de Desenvolvimento de Produtos e Processos

Allen Ward. Lean Institute Brasil/Editora Leopardo, 2011.

Neste livro postumamente publicado, Allen Ward decreve suasideias principais sobre o desenvolvimento de produtos. Estetrabalho varia de modelos analíticos sofisticados focados em algumaspecto restritor de desenvolvimento até tentativas abrangentespara descerever desenvolvimento de produtos como um sistemacompleto; e de ferramentas para auxiliar tarefas de desenvolvimentoespecíficas até análises estatísticas envolvidas relacionando certaspráticas requeridas.

Institucional O que somos Missão

Lean Thinking O que é Os 5 Pr inc ípios

Transformação Lean Consultor ia Pr imeiros Passos

Calendário Vercompleto

Comunidade Lean Fórum Linkedin Lean Mail

LeanShopPublicações

Page 12: Livros Lean Institute Brasil

27/05/2015 Lean Institute Brasil

http://www.lean.org.br/referencias.aspx 12/12

Equipe Rede G lobal LIB 10 anos Imprensa Contato

Vocabulár io Referênc ias Perguntasfrequentes

Consolidação e Expansão Lean na Saúde

Treinamentos Aber tos In Company

Programa Prático deFormação Indús tr ia e serv iços Saúde

Eventos Fóruns Lean Summits Cursos Internac ionais

Ar t igos Coluna James Womack Coluna John Shook Coluna José Rober toFer ro Apresentações Vídeos Formulár ios Guia de Es tudo Podcas t

© 19982015 Lean Institute Brasil Todos os direitos reservadosTermos e Condições de uso | Política de Privacidade