10
PUC-Rio - Departamento de Artes e Design DSG1302 - TendEncias em CV Lucas Frederico - 1AB ^ Análise da capa UNCANNY X-MEN #136

Lucas frederico - G1

  • Upload
    fred

  • View
    239

  • Download
    2

Embed Size (px)

DESCRIPTION

Trabalho desenvolvido para a disciplina DSG1302 - Tendências em comunicação visual, em 2015.2, por Lucas Frederico, turma 1AB.

Citation preview

Page 1: Lucas frederico - G1

PUC-Rio - Departament

o de Artes e

Design

DSG1302 - TendE

ncias em CV

Lucas Freder

ico - 1AB^

Análise da capa

UNCANNY X-MEN #136

Page 2: Lucas frederico - G1
Page 3: Lucas frederico - G1

A imagem que escolhi é a capa da edição da revista em quadrinhos

Uncanny X-Men #136, de John Byrne, lançado em outubro de 1980. Selecionei esta capa para análise pela história que ela adquiriu através da influência

direta e indireta que exerceu em muitas outras capas até hoje.

A posição dos personagenscentrais, o homem em sofrimento

segurando a mulher morta nos braços, se tornou uma tendência nas capas de revistas em quadrinhos que pretenderam

passar uma mensagem como esta.Surgiram capas semelhantes, algumas por coincidência, e também releituras.

Page 4: Lucas frederico - G1

Na capa de X-Men: A canção derradeira da Fênix #4, de Greg Land e Matt Ryan, foi feita uma releitura do desenho original do mesmo personagem, que antes segurava sua esposa morta, agora segura sua atual cônjuge desmaia-da. A releitura não só demonstra a influência que a capa original possui, como mostra como as mensagens po-dem ganhar mais força ao se trocar elementos originais por outros, dependendo das histórias tratadas em cada revista, e destaca a importância destes personagens.

Page 5: Lucas frederico - G1
Page 6: Lucas frederico - G1

Há uma longa tradição em quadrinhos de um herói que segura um companheiro, amante ou amigo caído em poses semelhantes. Essas edições, algumas de editoras diferentes, são alguns exemplos.

Adaptação feita na imagem da capa original

para relançamento em edição especial.

Page 7: Lucas frederico - G1
Page 8: Lucas frederico - G1

Em termos de hierarquia imagética, obviamente o casal ao centro representa o maior peso visual e o restante dos personagens direcionam o olhar do espectador para o centro da peça, o que contribui para o drama da mensagem.

A hierarquia textual deixa o título em destaque, com um peso grande para tentar compensar o peso da imagem dopersonagem central.

O design da capa reflete bem a estética dos quadrinhos da época em que foi produzida. Traz cores chapadas, e quando há degradações, são feitas somente pelo ritmo dos traços pretos, que eram limitações técnicas daquele tempo, e o jeito com o qual os artistas lidaram com isso nos permite observar a esté-tica que adotaram. Esse carácter histórico também é denunciado pelo biotipo dos personagens e suas vestimentas, com elemen-tos que remetem a roupas dos anos 80, com ombreiras e faixas.

Page 9: Lucas frederico - G1

O fator histórico é ainda mais evidenciado quando olhamos para a releitura que mencionei. Ela exibe um refinamento da ilustração muito mais sofisti-cado, com gradações de cor, sobreposições e efeitos blur. Pode-se observar que estes artistas sofrem muito menores limitações técnicas e dispõem de aparato tecnológico mais sofisticado para o desenvolvi-mento da capa.

Page 10: Lucas frederico - G1

FONTESJONES, Ryan.“COVERING THE X-MEN (a look at the X-Men’s Most Influential Covers)”.Disponível em: http://www.uncannyxmen.net/miscellaneous/covering-the-x-men-a-look-at-the-x-men%E2%80%99s-most-influential-covers.Acesso em 2 de Setembro às 12:00h.