16
Manual de Orientações para Clientes e Acompanhantes

Manual de Orientações para Clientes e Acompanhantes · orientação de não fumar e não ingerir bebidas alcoólicas no ambiente hospitalar e áreas próximas. ... higienização

  • Upload
    vanlien

  • View
    217

  • Download
    0

Embed Size (px)

Citation preview

Manual de Orientações paraClientes e Acompanhantes

Este manual foi desenvolvido para orientá-lo sobre o trabalho realizado pelo Hospital São José e contém informações necessárias para garantir que sua estada e recuperação sejam tranquilas.

A leitura deste material é muito importante. Se após a leitura você apresentar dúvidas, pergunte aos funcionários do Setor de Internação.

Procedimentospara sua internaçãoA internação só pode ser realizada sob a responsabilidade de um médico habilitado e cadastrado no Corpo Clínico do HSJ, que fornecerá a prescrição para sua internação.

Por isso, é importante ter em mãos seus documentos originais: Carteira de Identidade, CPF e Cartão Nacional do SUS (CNS), além da carteira do Plano de Saúde e Solicitação de

Boas-vindas

Transferências InternasEm caso de transferência do cliente para a UTI ou outro setor do Hospital, o acompanhante deve liberar o leito, levando consigo os seus pertences.

O procedimento para a Alta Hospitalar deve ser aguardado no quarto. A equipe de enfermagem acompanha o cliente ao Setor de Internação, para finalização do processo de alta.

Quando o cliente optar por acomodação de valor superior ao do ofertado pelo seu Plano de Saúde, deve solicitar (por si ou por seu representante legal) no ato de sua internação, mediante assinatura do Termo de Ajuste Prévio, responsabilizando-se pelo pagamento da diferença ao Hospital e à equipe médica. O pagamento do Hospital também deverá ser acertado até a alta hospitalar.

Diferença de acomodação

Internação ou Guia de Internação do convênio devidamente autorizada. Para as internações cirúrgicas, é necessário trazer a Guia do Serviço de Anestesiologia.

O cliente ou responsável legal deve estar ciente das limitações de cobertura do seu plano de saúde. Se um procedimento eletivo não for coberto pelo contrato (cliente x convênio), serão repassadas informações e esclarecidas as possibilidades de realizá-lo.

Na urgência e com risco de morte, o procedimento será realizado mesmo sem esse contato prévio, sendo as questões administrativas e financeiras tratadas posteriormente. O HSJ presta serviços aos planos de saúde, desconhecendo as coberturas ou carências individuais.

No ato da internação, o cliente receberá a Pulseira de Identificação, para efeito de registro e segurança. Também é fotografado, permanecendo sua imagem no Prontuário Eletrônico.

Alta Hospitalar

O Setor de Caixa é responsável pelo controle financeiro de todos os atendimentos particulares, internados e ambulatoriais e também pela cobrança de materiais, medicamentos e procedimentos não cobertos pelo plano de saúde do cliente.

Atendimento eletivo

Quando o cliente optar por atendimento particular e não tenha conhecimento do orçamento, um funcionário do Setor de Caixa entra em contato com ele ou seu responsável, antes da data marcada para o procedimento, orientando sobre os valores e formas de pagamento. Nesse momento, o cliente saberá quanto deverá pagar no ato da internação.

Atendimento de urgência e emergência

Quando o cliente decide internar-se em caráter particular, ele assina no ato da internação o Termo de Ajuste Prévio: nesse caso, após a internação e conhecimento da conduta médica, o Setor de Caixa entra em contato com o cliente ou seu responsável legal, para repassar o valor do orçamento prévio.

InternaçõesParticulares

O HSJ possui um Horário de Visitas estendido (exceto Unidade de AVC e UTI), visando facilitar o acesso dos visitantes: porém, orientamos que as visitas sejam breves, em especial nos quartos coletivos e isolamentos.

Todos os visitantes devem se identificar na Recepção Central, sendo obrigatória a apresentação de documento de identificação com foto, para emissão da Etiqueta de Identificação. Mantenha sua etiqueta de identificação em local visível durante a visita.

O excesso de visitas e a permanência além do horário permitido podem perturbar o repouso do cliente, dificultar a realização de procedimentos médicos e de enfermagem, resultando em prejuízo para a recuperação do internado.

Nos setores de internação pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é permitida a entrada de um visitante por vez. Nos quartos econômicos (convênios e particular) é permitida a entrada de dois visitantes por vez. Nos apartamentos e suítes (convênios e particular), é permitida a entrada de até quatro visitantes por vez.

Na Unidade de AVC o acesso é limitado a cinco visitantes por horário, com entrada de um visitante por vez.

Nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) o acesso é limitado a três visitantes por horário, com entrada de um visitante por vez.

É proibida a entrada de menores de 12 anos.

O Hospital cuida de clientes imunossuprimidos (defesa diminuída). Só leve criança ao hospital quando estritamente necessário. Menores de idade podem incubar doenças que são mais facilmente transmissíveis.

Horário de Visitas

Em ambos os casos, todos os custos hospitalares, bem como os serviços de laboratório, exames de imagens e outros itens que compuserem a conta hospitalar, devem ser acertados até a alta hospitalar.

Ter um atendimento digno, atencioso e respeitoso;

Ser identificado e tratado por seu nome ou sobrenome e não por números, códigos ou de modo genérico, desrespeitoso ou preconceituoso;

Ter resguardado o segredo sobre seus dados pessoais, pela manutenção do sigilo profissional, desde que não acarrete riscos à terceiros ou à saúde pública;

Identificar as pessoas responsáveis, direta e indiretamente, por sua assistência, por meio de crachás visíveis, legíveis e que contenham nome, função, cargo e nome da instituição;

Sendo criança ou adolescente (com idade inferior a 18 anos) e idoso (com idade igual ou superior a 60 anos), ter a presença de um acompanhante em tempo integral, observadas, em qualquer caso, as normas do HSJ.

Direitosdos Clientes

Receber informações claras, objetivas e compreensíveis sobre:

• Diagnóstico;

• Seu tratamento;

• Medicações que irá receber;

• Plano terapêutico;

• Acesso ao seu prontuário (de acordo com as normas estipuladas pela instituição);

• Registro de tudo que com ele acontecer, inclusive estando inconsciente.

O cliente ou seu responsável legal tem o direito de restringir visitas e deverá fazê-lo por escrito.

O paciente tem direito a receber ou recusar assistência social, psicológica e religiosa.

Quando atendido em caráter particular, o cliente ou seu responsável legal tem direito de acesso às contas detalhadas relativas às despesas de seu tratamento.

O Hospital São José não se responsabiliza pela guarda ou extravio de pertences ou valores, sendo os mesmos de responsabilidade do cliente ou de seu responsável legal. Em caso de pertences esquecidos, os mesmos ficarão guardados por 30 dias e, após esse prazo, encaminhados para doação.

Pertences do Cliente

• Shorts, bermudas, minissaias, regatas, blusas e vestidos curtos e decotados são vestimentas inapropriadas para sua visita ao HSJ;

• O cliente, seus acompanhantes e visitantes deverão respeitar a orientação de não fumar e não ingerir bebidas alcoólicas no ambiente hospitalar e áreas próximas. Também não é permitido o acesso de pessoas alcoolizadas;

• Não é permitida a entrada de alimentos no Hospital. Casos especiais deverão ser autorizados pela nutricionista clínica;

• Não traga flores ao Hospital. Apesar de belas, podem esconder sujeiras, germes e causar alergias;

• Não é permitida a entrada de cadeiras de praia e colchonetes para acomodação de acompanhantes;

• Não é permitida a entrada de garrafas térmicas e chimarrão nas dependências do HSJ;

• Proibido manipular equipamentos, dispositivos e materiais de uso do cliente (sondas, curativos, acessos venosos, bombas de infusão, etc.). Em caso de necessidade, chamar a Equipe de Enfermagem;

HIGIENE HOSPITALAR

Para proporcionar todo cuidado merecido, a Equipe de Higienização Hospitalar efetua, diariamente e sempre que necessário, adequada higienização e desinfecção do seu quarto.

HIGIENE PESSOAL

O paciente e/ou acompanhante é responsável em providenciar para o período de internação itens de higiene pessoal, tais como escova de dente, fralda, shampoo, sabonete, creme dental, roupas intimas.

ACESSO À INTERNET

O Hospital oferece acesso à internet somente por conexão de rede sem fio (Wi-Fi). Se desejar utilizar a conexão, solicite senha no Setor de Internação, apresentando CPF.

USO DE CELULARES

Telefones celulares não devem ser usados em algumas áreas do Hospital: UTI, Centro Cirúrgico, Emergência e locais próximos a determinados equipamentos, pois podem causar interferência. Observe os avisos ou pergunte à Enfermagem.

PROIBIDO FUMAR NAS DEPENDÊNCIAS DO HSJ

A Lei Federal nº 9.294/1996 proíbe fumar em ambientes fechados de uso coletivo, e a Portaria 1.050/1990 do Ministério da Saúde proíbe fumar nas dependências de hospitais.

ESTACIONAMENTO

Para a segurança de seu veículo e/ou de seus visitantes, o HSJ conta com estacionamento administrado pela empresa terceirizada Auto Park, que tem inteira responsabilidade sobre a equipe, definição de preços cobrados e o seguro dos veículos.

Orientaçõesimportantes

HIGIENE HOSPITALAR

Para proporcionar todo cuidado merecido, a Equipe de Higienização Hospitalar efetua, diariamente e sempre que necessário, adequada higienização e desinfecção do seu quarto.

HIGIENE PESSOAL

O paciente e/ou acompanhante é responsável em providenciar para o período de internação itens de higiene pessoal, tais como escova de dente, fralda, shampoo, sabonete, creme dental, roupas intimas.

ACESSO À INTERNET

O Hospital oferece acesso à internet somente por conexão de rede sem fio (Wi-Fi). Se desejar utilizar a conexão, solicite senha no Setor de Internação, apresentando CPF.

USO DE CELULARES

Telefones celulares não devem ser usados em algumas áreas do Hospital: UTI, Centro Cirúrgico, Emergência e locais próximos a determinados equipamentos, pois podem causar interferência. Observe os avisos ou pergunte à Enfermagem.

PROIBIDO FUMAR NAS DEPENDÊNCIAS DO HSJ

A Lei Federal nº 9.294/1996 proíbe fumar em ambientes fechados de uso coletivo, e a Portaria 1.050/1990 do Ministério da Saúde proíbe fumar nas dependências de hospitais.

ESTACIONAMENTO

Para a segurança de seu veículo e/ou de seus visitantes, o HSJ conta com estacionamento administrado pela empresa terceirizada Auto Park, que tem inteira responsabilidade sobre a equipe, definição de preços cobrados e o seguro dos veículos.

• O cliente ficará restrito ao Setor onde estiver internado, não sendo permitida a circulação pelas demais dependências do hospital;

• Ao internado, não é permitida a visita a outros pacientes.

HIGIENE HOSPITALAR

Para proporcionar todo cuidado merecido, a Equipe de Higienização Hospitalar efetua, diariamente e sempre que necessário, adequada higienização e desinfecção do seu quarto.

HIGIENE PESSOAL

O paciente e/ou acompanhante é responsável em providenciar para o período de internação itens de higiene pessoal, tais como escova de dente, fralda, shampoo, sabonete, creme dental, roupas intimas.

ACESSO À INTERNET

O Hospital oferece acesso à internet somente por conexão de rede sem fio (Wi-Fi). Se desejar utilizar a conexão, solicite senha no Setor de Internação, apresentando CPF.

USO DE CELULARES

Telefones celulares não devem ser usados em algumas áreas do Hospital: UTI, Centro Cirúrgico, Emergência e locais próximos a determinados equipamentos, pois podem causar interferência. Observe os avisos ou pergunte à Enfermagem.

PROIBIDO FUMAR NAS DEPENDÊNCIAS DO HSJ

A Lei Federal nº 9.294/1996 proíbe fumar em ambientes fechados de uso coletivo, e a Portaria 1.050/1990 do Ministério da Saúde proíbe fumar nas dependências de hospitais.

ESTACIONAMENTO

Para a segurança de seu veículo e/ou de seus visitantes, o HSJ conta com estacionamento administrado pela empresa terceirizada Auto Park, que tem inteira responsabilidade sobre a equipe, definição de preços cobrados e o seguro dos veículos.

O HSJ possui Grupos de Voluntários que atuam em diversas atividades voltadas aos pacientes, acompanhantes e colaboradores. Conheça um pouco mais sobre o trabalho voluntário desenvolvido, que está no DNA da instituição. Faça parte dessa equipe. Para saber mais, procure o Setor de Gestão de Pessoas ou mande um e-mail para [email protected].

Dispomos de uma Biblioteca com acervo com mais de 1.000 exemplares, à disposição para empréstimos aos colaboradores, pacientes e acompanhantes. A Biblioteca está localizada junto ao Setor de Educação Corporativa no 1º andar, próximo a Maternidade.

VISITA RELIGIOSAO cliente e/ou responsável legal deverá assinalar, por escrito, no momento da Internação, seu desejo de receber ou não visita religiosa durante sua permanência, devendo informar seus líderes religiosos que essa visita acontecerá somente durante o horário de visitas padrão do Hospital.

SERVIÇO DE NUTRIÇÃO E DIETÉTICA

Preocupado com a alimentação e recuperação de seus clientes, o HSJ dispõe de equipe capacitada e treinada para atendê-los. O Serviço de Nutrição e Dietética (SND) é composto por nutricionistas, cozinheiras, auxiliares de cozinha e copeiras.

Todos os clientes hospitalizados têm a dieta balanceada e seguem a prescrição médica e/ou nutricional, visando sua recuperação.

Para garantir a segurança alimentar, não é permitido aos acompanhantes e visitantes trazerem lanches ou alimentos para servir ao cliente.

Os horários das refeições devem ser respeitados, pois não é permitido que a bandeja com os alimentos fique no quarto após o horário de retirada, salvo casos especiais.

HIGIENE HOSPITALAR

Para proporcionar todo cuidado merecido, a Equipe de Higienização Hospitalar efetua, diariamente e sempre que necessário, adequada higienização e desinfecção do seu quarto.

HIGIENE PESSOAL

O paciente e/ou acompanhante é responsável em providenciar para o período de internação itens de higiene pessoal, tais como escova de dente, fralda, shampoo, sabonete, creme dental, roupas intimas.

ACESSO À INTERNET

O Hospital oferece acesso à internet somente por conexão de rede sem fio (Wi-Fi). Se desejar utilizar a conexão, solicite senha no Setor de Internação, apresentando CPF.

USO DE CELULARES

Telefones celulares não devem ser usados em algumas áreas do Hospital: UTI, Centro Cirúrgico, Emergência e locais próximos a determinados equipamentos, pois podem causar interferência. Observe os avisos ou pergunte à Enfermagem.

PROIBIDO FUMAR NAS DEPENDÊNCIAS DO HSJ

A Lei Federal nº 9.294/1996 proíbe fumar em ambientes fechados de uso coletivo, e a Portaria 1.050/1990 do Ministério da Saúde proíbe fumar nas dependências de hospitais.

ESTACIONAMENTO

Para a segurança de seu veículo e/ou de seus visitantes, o HSJ conta com estacionamento administrado pela empresa terceirizada Auto Park, que tem inteira responsabilidade sobre a equipe, definição de preços cobrados e o seguro dos veículos.

Conhecer e respeitar as normas e regulamentos do Hospital São José, descritas neste manual.

Respeitar os horários de visita e de troca de acompanhante estipulados pela Instituição, cumprindo as normas pertinentes.

O cliente deverá respeitar os direitos dos demais clientes, acompanhantes, colaboradores e prestadores de serviço da Instituição, solicitando que seus visitantes e acompanhantes contribuam com o bem-estar de todos nas dependências do Hospital, respeitando as regras e normas de segurança do HSJ.

O cliente e/ou responsável legal tem o dever de dar informações completas e precisas sobre seu histórico de saúde, doenças prévias, procedimentos médicos anteriores e outros problemas relacionados à sua saúde, bem como informar as mudanças inesperadas em seu estado de saúde atual aos profissionais responsáveis por seu tratamento.

O cliente deverá seguir as recomendações da equipe multiprofissional que o assiste, sendo responsável pelas consequências de sua recusa.

• Café da manhã: 7h30min

• Almoço: 11h00

• Café da tarde: 14h00

• Jantar: 17h00

Cada acompanhante só terá direito à refeição conforme a cobertura de seu plano de saúde. Para efetuar a compra da refeição, o acompanhante deve procurar o Setor de Caixa, de segunda a sexta-feira das 6h30min às 18h00.

Conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente e o Estatuto do Idoso, crianças e adolescentes (com idade igual ou inferior a 18 anos), idosos (com idade igual ou superior a 60 anos) e portadores de necessidades especiais têm direito a refeições (almoço e jantar).

Horário de refeições:

Responsabilidades

O HSJ possui equipe multidisciplinar composta por médicos, enfermeiros, farmacêuticos, assistentes sociais, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, psicólogos, terapeutas ocupacionais e nutricionistas.

O HSJ também dispõe do Setor de Relacionamento com o Cliente (Ouvidoria), que trata as manifestações dos cidadãos, registradas sob a forma de sugestões, reclamações e agradeci-mentos.

O HSJ é uma instituição privada e, por este motivo, não é permitido o registro de imagens (fotografias, filmagens ou quaisquer outros recursos visuais ou audiovisuais) que venham a divulgar ou expor o paciente, a instituição ou sua logomarca sem a prévia autorização do setor de Marketing e Comunicação, através do e-mail [email protected].

EquipeMultidisciplinar

Possui equipe multidisciplinar que coordena e orienta atividades de investigação, prevenção e controle das complicações infecciosas relacionadas à assistência a saúde. O objetivo do SCIRAS é melhorar a qualidade do atendimento aos clientes, promover e diminuir os riscos ocupacionais para os profissionais da área de saúde e eliminar o risco de IRAS (Infecção Relacionada à Assistência à Saúde).

Você também participa da prevenção:

• Higienize as mãos antes e após o contato com o cliente;

• Não venha ao Hospital com gripe ou resfriado;

• Evitar visitas demoradas;

• Não sente no leito do cliente ou no que estiver desocupado;

• Respeite as orientações da equipe assistencial, caso o cliente esteja em isolamento;

Evite usar o banheiro e itens de higiene do paciente.

SEGUIR AS SEGUINTES ORIENTAÇÕES:

1. Higienizar as mãos antes de entrar no quarto;

2. Ao tocar no paciente ou se for prestar cuidados, utilizar o avental e luvas descartáveis;

3. NUNCA sair do quarto com o avental e as luvas;

4. NUNCA entrar em outros quartos com avental e as luvas

5. NÃO tocar em outros pacientes com avental e as luvas;

6. Ao sair do quarto, retirar o avental, jogar as luvas no lixo e higienizar as mãos.

SCIRAS (Serviço de Controle de InfecçãoHospitalar Relacionada à Assistência à Saúde)

Pacientes em Isolamento

*9 – Telefonista

5156 e 5157 – Setor de Internação

5117 e 5128 – Caixa e Orçamentos

5155 – Recepção Central

5086 – Hotelaria

5055 – Relacionamento com o Cliente

5050 – Centro de Imagem

Ramais Úteis

Rua Dr. Waldemiro Mazurechen, 80 - Centro - Jaraguá do Sul - SC47 3274-5000 - [email protected]

www.hospitalsaojose.org

01/16