12
Março/Abril 2008 Alunos recebem visita do escritor Fernando Carraro Voto Jovem nas Escolas chega ao Reino De onde surgiu? A criançada explica Uma homenagem a Monteiro Lobato As delícias de Páscoa e a alegria do circo Terceirão: o esforço recompensado Pág. 8 Pág. 4 Pág. 5 e 12 Pág. 11 Pág. 10 Pág. 3

Março/Abril 2008 - | Reino Infantilreinoinfantil.com.br/pdf/jornal/marco_abril.pdf · 2008-05-13 · Como toda mãe que almeja o melhor para os seus filhos, estou ... isso - mas,

Embed Size (px)

Citation preview

Março/Abril 2008

Alunos recebem visita do escritor Fernando Carraro

Voto Jovem nas Escolas chega ao Reino

De onde surgiu? A criançada explica

Uma homenagem a Monteiro Lobato

As delícias de Páscoa e a alegria do circo

Terceirão: o esforço recompensado

Pág. 8 Pág. 4

Pág. 5 e 12

Pág. 11

Pág. 10

Pág. 3

2

Sou muito grata ao Reino Infantil pela educação dada aos meus filhos Stela, Pablo e Sophia.

Há cerca de 20 anos vivencio o método Montessoriano e cada vez mais percebo como as crianças se tornam mais autoconfiantes e seguras diante deste ensinamento.

Hoje, ao observar a expressão de alegria e o olhar de felicidade que Sophia, aos 2 anos de idade, manifesta ao chegar à escola, sei o quanto é tratada com carinho, respeito e atenção pelos funcionários desta instituição.

Como toda mãe que almeja o melhor para os seus filhos, estou confiante e tranqüila, pois encontrei no Reino Infantil, um ambiente familiar, acolhedor, onde há disciplina e organização, fatores fundamentais na formação de crianças e adolescentes.

É na sala de aula, que a criança tem a chance

de ampliar as experiências que traz de casa. Também é lá que ela entra em contato com costumes, hábitos e expressões culturais diferentes dos seus. Para proporcionar essa oportunidade, as turmas do Jardim II desenvolveram na Aula de Vida Prática o manuseio com “hashis” (são os espetos, pauzinhos, usados para “pegar” os alimentos da culinária japonesa). Com o propósito de desenvolver a coordenação motora fina, a atenção e concentração aproveitaram e ouviram explicações sobre a cultura japonesa seus costumes e alimentação.

Por Clícia Assub

Themis Corrêa - Cardiopediatra Mãe de Stela Regina, Pablo e Sophia

Montessori:A Escola da Vida!

DIREÇÃO:Educação Infantil:Maria de Nazareth de Sousa CamposEnsino Fundamental:Maria das Graças S. Cunha Ensino Médio:Maria Socorro C. Naufel

End. Rua dos Sapotis, nº 1, Q. 113Renascença II - Cep: 65075-350São Luís-MAFone: (98) 3235 7744Fax: (98) 3227 8395Site: www.reinoinfantil.com.brE-mail: [email protected]

Redação: Ana Paula Soares e Zeca SoaresFotos: Benedito TrintaDesigner Gráfico: Gleidson JS SilvaImpressão: Setagraf Bureau Gráfico

De onde surgiu a lã? O papel? O som? E o arco-íris? Pode ser que os

adultos já saibam - embora nem sempre pensem sobre isso - mas, para as crianças do Reino, a resposta a estas questões levará a inúmeras descobertas.

O projeto "De onde surgiu?" que será desenvolvido ao longo de 2008, traz à tona um tema interessante, que permite aos alunos investigar e identificar a origem dos mais diversos produtos que fazem parte do seu dia-a-dia.

A lã, o papel, o arco-íris, o som, a origem de tudo isso foi investigada pelas crianças, num processo que envolveu novos aprendizados e tam-bém levou ao desenvolvi-mento de valores. Afinal, para aprender a preservar, é preciso saber que na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma.

Para entender como surge a lã, por exemplo, as crianças receberam a visita de uma ovelha e de um carneirinho muito simpáticos. A idéia era investigar a lã, uma das matérias primas usadas para a fabricação de roupas. A criançada se divertiu muito e aproveitou para brincar com o carneirinho que logo ganhou o nome de Barnabé.

A partir da observação dos animais, as crianças seguiram para a sala de aula onde foram pesquisar os diferentes processos pelos quais a lã passa, desde a sua extração, até chegar às mãos do consumidor. Veja alguns momentos do projeto.

3

Os alunos da Educação Infantil comemoraram o Dia do Índio participando de uma série de apresentações de danças típicas e organizaram uma exposição com

artigos característicos da cultura indígena.

Todos puderam, inclusive, experimentar alimentos consumidos pelos índios. Com essas atividades culturais, o processo de aprendizagem serviu também para conscientizar os alunos a respeito da importância da cultura indígena para a sociedade brasileira.

Vamos brincar de índio?

Pirlimpimpim. Como num passe de mágica as crianças da Educação Infantil se transformaram em Emílias, Cucas, Viscondes, Sacis, entre outros personagens do Sítio do Pica-pau Amarelo para homenagear um dos maiores escritores da

literatura brasileira, Monteiro Lobato, no dia em que se comemora o aniversário de seu nascimento e também o Dia Nacional do Livro Infantil.

Lobato que ficou conhecido mundialmente pelas histórias do Sítio teve sua obra revisitada por nossos alunos. Eles entraram nesse fantástico mundo que traz além da fantasia, as raízes da cultura brasileira.

"Um país se faz com homens e livros"

Trabalhando o Dia do Livro Infantil, a professora Verônica disse:- Hoje tenho um amigo para apresentar que já é amigo de vocês:Caio Henrique perguntou: - Quem é ?- É o Monteiro Lobato!- Ele não é meu amigo não! Pois todos os meus amigos foram ao meu aniversário e ele não foi. E também, achei ele muito feio!

Caio Henrique e Verônica

4

Amor, respeito, fraternidade, união, solidariedade e fé. Durante o período que antecedeu a Semana Santa esses sentimentos foram

destacados em toda a escola.

A Páscoa nos remete a comemoração da Ressurreição de Cristo, mas para as crianças, a Páscoa significa também chocolate, muito chocolate!

E para não perder o real significado dessa festa cristã, o Reino realizou atividades que ao mesmo tempo dessem prazer às crianças e estimulassem os sentimentos de união, solidariedade e partilha. Entre elas, uma em especial agradou em cheio os alunos da Educação Infantil: a produção de ovos e biscoitos de chocolate. Eles se organizaram em grupos e juntos prepararam as gostosuras que fizeram a alegria de todos.

Além da produção das delícias da Páscoa, as crianças aprenderam sobre os símbolos e seus respectivos significados e foram convidados a refletir sobre eles mesmos, sobre as atitudes que tomamos no dia-a-dia e os ensinamentos deixados por Jesus Cristo.

Nos Ensinos Fundamental e Médio a iniciativa foi realizar o amigo secreto de ovos de chocolate.

"De olhos vermelhos de pêlo branquinho..."

“Coelhinho da Páscoa que trazes pra mim...”. Não foi o coelhinho, mas a música tão cantada pelas crianças durante a Páscoa caiu como uma luva para a comissão de formatura das turmas do 3º Ano. Eles fizeram a alegria do colégio com a rifa das cestas de ovos de chocolate. Todo esse empenho, como não poderia deixar de ser, faz parte da tarefa dessa turminha animada para arrecadar dinheiro para a festa de formatura. Outras rifas virão.

E mais chocolate...

5

6

Projeto 2008 é lançado e chama a atenção para os problemas que ocorrem em nosso planeta

Terra e vida! Esse é o nome do Projeto que o Reino trabalhará em 2008. Trazendo à tona os

males que o homem vem causando ao planeta, esse projeto retratará como estão as condições da existência animal e vegetal diante de toda a degradação ambiental que presenciamos todos os dias. Proposto pela UNESCO, o tema foi trabalhado ao longo dos meses de janeiro e fevereiro pelos professores e coordenadores, que buscaram desenvolver atividades capazes de conscientizar os alunos e suas famílias sobre a importância da conservação das águas e terras do nosso Planeta Azul.

Por Gabriela Buonocore

7

Sobre o eSpetácUlo:Na abertura do Projeto "Terra e Vida", o grupo de teatro "Expressão do Reino" organizou uma peça que contou com a participação dos alunos da 3ª e 5ª séries do Ensino Fundamental e 2ª série do Ensino Médio. O texto e a direção são do coordenador de Teatro e Educação Tecnológica, Josué Costa.

A peça teve como inspiração a an lise da obra “Retirantes” de Candido Portinari, e também a situação de degradação ambiental de rios que fazem parte da realidade dos maranhenses como é o caso do Itapecuru, Bacanga e Anil. O texto “Carta ano 2070” também foi uma referência para a concepção e adaptação do espetáculo.

A participação da direção da escola segundo Josué foi fundamental para a realização da montagem, pois cada vez mais, o teatro ganha força e serve como ferramenta não só de entretenimento, mas também de exercício do senso crítico e da formação de platéia dentro da escola.

A escolha dos alunos que integraram o elenco obedeceu ao critério adotado em outras montagens realizadas pelo grupo “Expressão do Reino”. Segundo Josué Costa, é com base no perfil de cada peça ou performance montada durante o ano que o elenco é formado. “Sempre comento em nossas atividades, oficinas de interpretação, que estou no palco através de cada um deles e que os dirijo nas visões de ator, diretor e dramaturgo. Aprendo com eles o tempo todo”, concluiu Josué.

Projeto 2008 é lançado e chama a atenção para os problemas que ocorrem em nosso planeta

á

Como parte da programação do projeto 2008 “Terra e Vida” os alunos do Reino receberam a visita do escritor brasileiro Fernando Carraro, autor do livro “Amigos

da Amazônia” que foi trabalhado pelos alunos da 4ª série sob coordenação das professoras Hidelcy Maciel e Cristiane Amorim.

O livro aborda de maneira consciente e divertida a Amazônia, riqueza nacional e potencial. No livro, é relatada a história de uma professora que convida os alunos a participarem de um concurso de redação com o tema Amigos da Amazônia. Rafa, Diego, Carol e Mariana acabam conhecendo Tauany, um menino indígena. Com ele vivem uma mágica aventura de conhecimento e aprendizado através de mapas, filmes e jornais, onde o principal foco é a consciência da importância da preservação da natureza.

No Reino, Fernando Carraro fez uma rica palestra sobre o tema que tanto preocupa os ambientalistas do mundo inteiro, a preservação da Floresta Amazônica. Durante o contato com os alunos, o escritor exibiu um filme e slides que mostravam cenas de desmatamento, queimadas e todo tipo de degradação ambiental pela qual a floresta está passando. A palestra além de muito ilustrativa ainda serviu para tirar as dúvidas dos alunos sobre o livro. Eles puderam interagir com o autor tornando o evento ainda mais significativo.

Para a aluna Lorena Chaves da 4ª série C, o contato com o Fernando Carraro foi muito importante. “Foi emocionante. Eu li o livro e nunca imaginei que pudesse ter contato com o autor. Foi uma experiência para toda a vida”, afirmou.

Leonardo Maluf Cavalcante da 4ª D achou o autor sensacional. “Ele é divertido e a gente percebe que existe verdade naquilo que ele fala e escreve. Ele realmente se importa com a Floresta Amazônica”.

Além da palestra, Fernando Carraro enviou para a escola o certificado “Amigos da Amazônia” que será entregue aos alunos pela direção durante as atividades do Projeto 2008.

A professora e coordenadora Hidelcy Maciel achou a experiência enriquecedora. “Já trabalhei vários livros dele com os alunos, e considero cada livro uma lição de vida. Ele tem essa preocupação ao escrever. Levar o leitor a formular uma consciência crítica sobre o tema em questão. Gostei muito”.

Autor do livro “Amigos da Amazônia” visita o reino e encanta alunos

8

Cristiane, Hidelcy, Leonardo Cavalcante e Lorena Chaves

Terra está se desgastando,O planeta já não é o mesmo,O homem se acha dono,Do que será a casa dos seus netos. A terra não tem mais árvores,A água está literalmente por água abaixo,Os esgotos estão entupidos,Pelo lixo que o homem joga no chão. O mundo está mudando,A terra está esquentando,Os mares subindo de nível,Pessoas sem teto para morar com os filhos. São Luís era cidade do vento,Mas acabou pela construção de prédios,A parte litorânea da cidade, Está coberta pela mão do ser humano. O homem está mudando tudo,mudando pra pior,Ajude enquanto é tempo,Para um mundo melhor.

Maria Laura Léda Barros7ª Série B

Terra, planeta vida

Ter estudado no Reino foi um privilégio por que pude aprender os verdadeiros valores da vida, como o amor, carinho, amizade, respeito e dedicação.

Além de formar pessoas de caráter, considero que o Reino nos prepara para enfrentar qualquer obstáculo que a vida nos coloca pela frente.

No Reino vivi coisas maravilhosas e foi onde passei a melhor época da minha vida, a adolescência. Até hoje tenho um enorme carinho por todos que fazem parte dessa família.

Nathália Abreu Almeida CoutoCirurgiã-dentista e empresária

Expressão à Flor da Pele

9

VôleiAproximadamente 70 alunas na faixa etária de 7 a 14 anos participaram nos meses de março e abril de dois festivais de vôlei. Em maio, o Reino marcará presença na Copa SESC de Vôlei, categoria infantil e infanto feminino já visando os Jogos Escolares Maranhenses que acontecerão em agosto.

BasqueteO Reino também está participando da Copa Emílio Mariz de basquete mirim masculino, de 10 a 12 anos e infantil, de 13 a 14 anos, no Colégio Batista. Segundo o coordenador de esportes, Jorge Gobel as equipes são formadas por alunos que tem se destacado nas atividades da escolinha. O evento é uma oportunidade para que esses novos atletas possam participar de uma competição oficial.

DançaO Reino tem presença confirmada na III Semana da Dança, promovida pelo Teatro Arthur Azevedo com as alunas que fazem dança e sapateado. O evento acontece no mês de maio.

FutsalNo futsal mirim e infantil, o Reino realizou vários jogos amistosos com as escolas do Dom Pedro, Crescimento e Upaon-Açu como preparação para o Curitiba Cup.

Curitiba CupA delegação do Reino embarca no dia 21 de maio para Curitiba, onde mais uma vez marcará presença no Curitiba Cup, este ano em sua 15ª edição. Serão quarenta e dois atletas nas modalidades de futsal mirim e infantil, vôlei feminino infantil e basquete masculino infantil. A delegação será composta de 59 componentes entre alunos, pais, professores, coordenadores e direção. A competição acontecerá entre os dias 22 e 25 de maio. Boa sorte aos nossos atletas!

Reino recebe projeto “Voto Jovem nas Escolas”

do TRE-MA

10

A iniciativa da Justiça Eleitoral do Estado levou aos alunos do Reino, informações sobre as eleições, o processo

eleitoral e cidadania. O projeto "Voto Jovem nas Escolas" pretende, não só incentivar os jovens a votar, mas fazer com que eles exerçam de modo consciente o seu voto e, principalmente, assumam com responsabilidade a decisão de dar um voto a determinado candidato.

O juiz Raimundo Barros procurou mostrar aos jovens a importância do voto nas eleições. Segundo ele, só o

processo de formação educacional pode formar um eleitor consciente.

- O jovem de hoje é diferente do jovem da época do Código Penal que é de 1940. O jovem de hoje tem muito mais informação e por isso deve ter mais responsabilidade – afirmou.

Durante a palestra, os alunos fizeram perguntas sobre coeficiente eleitoral, fidelidade partidária, cassação de mandato, voto distrital e também sobre impeachetman e no final receberam um grande elogio.

- Vocês estão de parabéns pelo

nível das perguntas. Achei muito participativo também – destacou.

Para José Nunes Martins Júnior, aluno do 3º ano F, a palestra serviu para ampliar os conhecimentos sobre o processo eleitoral do país que é um dos mais modernos do mundo.

Carolina Moreira Dourado, do 3º ano B, disse que aproveitou para tirar várias dúvidas que tinha sobre as eleições. Ela afirmou também que tinha receio de votar, mas que após a palestra está decidida a ir às urnas em outubro.

11

Reino recebe projeto “Voto Jovem nas Escolas”

do TRE-MA

Felipe Barros Teixeira Mendes - Administração

Bruno Simão Machado - Administração

Amanda Dias Saldanha - Administração

Jose Victor Mendes Silva - Administração e Ciências Imobiliárias

Leandro Falcão Loureiro Rego - Administração

Emilia Maria Rodrigues Teixeira - Arquitetura

Pamella Silva de Brito - Biologia

Wagner Rodrigues Pinto - Ciência da Computação

Leandro Cavalcante M. Lima - Computação (UFMA) e Eng. Civil (CEFET)

Andre Felipe da Silva Oliveira - Ciência da Computação

Fernando Henrique de Castro Costa - Ciências Aquáticas

Laura Carolina de Matos Barbosa - Ciências Aquáticas

Zila Maria Garcia Mascarenhas - Ciências Biológicas

Vivian Fernanda de Araujo Leite - Desenho Industrial

Laura Rosa Fernandes Pessoa - Desenho Industrial

Christian Dellon O. Moreira Filho - Desenho Industrial

Arthur Barros da Fonseca Ribeiro - Direito

Clara Barros Teixeira Mendes - Direito

Thalita Marcal Machado - Direito

Marcella Barbosa de Castro - Direito

Davi Saraiva Noronha - Direito

Luisa Rocha Duarte - Direito

Raphaella Carolina Mendes Sá - Direito

Rommel de Souza Cardoso - Direito

Thayla Soares Macêdo Luna - Direito

Tayssa Simone de Paiva M. Pinheiro - Direito

Yasmin Gama Matos Machado - Direito

Lais Ribeiro de Aquino - Direito

Maria Gabriella R. Cooper dos Santos - Direito

Paulo Henrique Pinheiro Castro - Direito

Anderson Bruno Leitão Salles - Direito

Fernando Otaviano Melo Jardim - Direito

Ricardo Vinhaes Maluf Cavalcante - Direito

Mateus Bezerra Atta - Direito

Ítala da Silva Costa - Direito (1º Lugar Tradicional)

José Antonio Fortes Braga Filho - Direito (1º Lugar PSG)

Daniel Nunes Morais - Direito e Ciências Biológicas (1º PSG)

Bruno Guimarães Lopes - Direito e Administração

Luciano Augusto P. de Oliveira - Direito e Administração

Ramon de S. Nunes - Direito e Computação (UFMA) e Eng. Civil (CEFET)

Jeruska Barros Campelo - Direito e Ciências Contábeis (1º lugar PSG)

Paulo Ricardo A. Leite - Direito e Elétrica (UFMA) e Mecânica (CEFET)

Paulo Renan Matos Sucupira Cunha - Direito e Medicina

Vanessa Sousa Desterro - Direito e Medicina

Vanessa Tereza Barros Silva - Enfermagem

Vanessa Virginia Lopes Ericeira - Enfermagem

Thaiza Rodrigues Noronha - Enfermagem

Danilo Souza Lima - Engenharia Elétrica (UFMA e USP)

Fernanda Maria Maciel de Lima - Eng. Elétrica (UFMA e CEFET)

José Joaquim Ferrer de Santana Vale - Eng. Elétrica (UFMA e USP)

Barbara Soares Lima - Engenharia Elétrica

Melanie Martins Goncalves - Engenharia Química

Jorgimara de Oliveira Braga - Engenharia Química

José Renato M. S. Cunha - Eng. Química (1º Lugar PSG) e Eng. Civil (CEFET)

Kecia Case de Sousa Andrade - Farmácia

Tiara Da Cunha Carvalho - Letras

Liliane Bernardes de Oliveira - Medicina (1º Lugar Tradicional)

Carolina Santos Bosaipo - Medicina

Amanda Castro Barroso - Medicina

Amanda Batalha Pereira - Medicina

Carlos Henrique Lima Ramos Filho - Medicina

Nayara Fontinelle Silva - Medicina

Tiago Frota Beckman - Medicina

Jorge Victor Barbieri Trinta - Medicina

Lila Cristina Pinheiro Luz - Medicina

Pedro Henrique Ribeiro Brandes - Medicina (UNESP/UFISCAR/USP/UNB)

Diomildo Ferreira Andrade Júnior - Medicina

Marcone Cruz Moreno Soares - Medicina e Eng. Elétrica (USP)

Victor Rodrigues de Vasconcelos - Medicina

Illana Catharine de Araújo Martins - Odontologia

Aline Maria Freire Carvalho - Odontologia

Anita Machado Gomes - Psicologia

Mariana Marques da Silva Castro - Psicologia (1ºtradicional e PSG)

Ruan Tavares Ribeiro - Turismo

listão do reino:

Pedro foi o segundo colocado na classificação geral do PAS – Programa de Avaliação Seriada – realizado pela respeitada UnB. Aprovado em Medicina, o curso mais concorrido, ele confessou que não quer ficar na capital federal, já que seu maior objetivo sempre foi conquistar uma

vaga em São Paulo. "Sei muito bem o que quero. Fiz as provas do PAS por uma questão de estratégia. Quero mesmo é passar em alguma Universidade Federal de São Paulo", relatou Pedro Henrique Brantes. E ele conseguiu realizar esse feito de forma bem marcante: foi aprovado na UNICAMP, na USP, na UNIFESP, na UFISCAR e na UNESP. Eis a verdadeira determinação!

Já Danilo Souza Lima e Marconi Soares foram aprovados em Engenharia Elétrica pela USP e repetiram o feito na UFMA, desta vez para Engenharia Elétrica e Medicina respectivamente. Equilibrados, eles estão radiantes e ansiosos por esse sonho pelo qual sempre lutaram.

José Joaquim Vale não é diferente. Se dedicou e, crendo em seu potencial, enfrentou as provas para Engenharia Mecânica, também na USP. O resultado não poderia ter sido melhor. A merecida aprovação tanto na USP quanto na UFMA, chegou acompanhada de muitas expectativas.

Esses meninos brilhantes atribuem sua trajetória admirável a estudos diários, muita concentração e questionamentos em sala de aula, várias leituras e, é claro, tranqüilidade e confiança.

A eles, tudo de melhor e que possam continuar inspirando as vidas de muitos jovens que, assim como eles, acreditam em seus sonhos.

E no dia da divulgação do resultado da UFMA...

Um clima de alegria invadiu o Reino após a divulgação da relação dos aprovados no vestibular tradicional e PSG III da Universidade Federal do Maranhão.

Os alunos do Terceirão que foram aprovados iniciaram a comemoração na própria escola.

VESTIBULAR

Por Gabriela Buonocore

Circo é para brincar, circo é para sentir, circo é para aprender! No dia do circo,

comemorado em 27 de março, os alunos do Reino foram os convidados

e ao mesmo tempo as atrações especiais de uma apresentação na qual as crianças mostraram

intimidade com o maravilhoso mundo do circo. Um picadeiro foi montado no pátio da Educação Infantil para a apresentação de palhaços, artistas,

malabaristas, trapezistas, mágicos, animais, bailarinas, entre outros personagens. Um dia de

diversão e muita criatividade.

12