13
Trabalho realizado por: Patrícia Morais T3E

Matemática na natureza

Embed Size (px)

Citation preview

Page 1: Matemática na natureza

Trabalho realizado por: Patrícia Morais

T3E

Page 2: Matemática na natureza

Índice Introdução;

Simetria na Natureza;

Figuras regulares;

Sólidos geométricos;

Curvas matemáticas;

Geometria microscópica;

Fractais;

Page 3: Matemática na natureza

IntroduçãoA Matemática e a vida são intrínsecas. A própria determinação da vida necessita da Matemática: a divisão exacta das células e o número preciso de cromossomas em cada uma delas determinam o ser vivo gerado e a consagração, ou não, das características da sua espécie. A Matemática traz-nos cada vez mais surpresas na compreensão do nosso Universo.

Page 4: Matemática na natureza

Simetria na NaturezaA simetria na Natureza é um fenómeno único e fascinante. Esta ideia surge naturalmente ao espirito humano, remetendo-o para um equilíbrio e proporção, padrão e regularidade, harmonia e beleza, ordem e perfeição. Estes são alguns dos vocábulos que resumem reações que temos inerentes às simetrias que abundam na natureza, nas formas vivas e inanimadas.

Page 5: Matemática na natureza

Figuras regulares Uma das formas mais facilmente reconhecíveis na

Natureza é o hexágono regular (figura com seis lados de igual comprimento e cujos ângulos têm todos a mesma amplitude).

Podemos ver na figura o conhecido padrão hexagonal que encontramos nos favos das colmeias.

Page 6: Matemática na natureza

Sólidos geométricos O mundo mineral brinda-nos igualmente com

inúmeros exemplos matemáticos, nomeadamente no que se refere a sólidos geométricos.

Um dos mais famosos de todo o Mundo é a chamada Calçada dos Gigantes, um vasto aglomerado de colunas de rocha basáltica vulcânica, em forma de prismas de diferentes alturas, na sua maioria hexagonais, mas também pentagonais e ainda polígonos. Também a esfera é fácil de encontrar na natureza.

Page 7: Matemática na natureza

Curvas matemáticas Em matemática é também estudado um conjunto

particular de figuras definidas por linhas curvas que podem ser obtidas pela interseção de superfícies cónicas com planos.

Page 8: Matemática na natureza

Curvas matemáticas Ao que se sabe, as secções cónicas começaram a ser

estudadas pelo menos no século III a.C. , muito embora tenham sido particularmente utilizadas pelos matemáticos e astrónomos do século XVII quando estes procuravam equacionar movimentos de vários objetos naturais.

Page 9: Matemática na natureza

Geometria microscópica Muitas mais formas geométricas abundam no mundo

natural em nosso redor, embora nem sempre visíveis a olho nu. Ainda entre os minerais, a geometria está particularmente presente, sobretudo em elementos que tendem a cristalizar. De resto, podemos facilmente verificar isso mesmo, sempre que observamos flocos de neve e gelo. Todos eles exibem um padrão que poderá ser mais ou menos complexo, mas sempre de base hexagonal, o que se torna verdadeiramente assombroso, sobretudo se dermos crédito à crença generalizada segundo a qual não existem dois flocos iguais.

Page 10: Matemática na natureza

Geometria microscópica Obviamente, entre os cristais de minério propriamente

ditos, as formas geométricas encontram-se profusamente representadas. Para finalizar, mencionaremos apenas um outro tipo de estrutura geométrica, invisível, porém inevitavelmente presente sempre que nos encontramos perante qualquer manifestação de vida, tal como a conhecemos: a dupla hélice de Ácido Desoxirribonucleico, mais conhecido por ADN, existente no núcleo de todas as células vivas.

Page 11: Matemática na natureza

Fractais Por fractais entende-se formas geométricas complexas

e irregulares. Esses padrões irregulares ocorrem na natureza, como por exemplo, a diversidade de formas que pode assumir um floco de neve. Assim, uma curva matemática, ou forma, que procura imitar tais formas, recebe o nome de fractal.

Page 12: Matemática na natureza

Fractais O conjunto de Mandelbrot é uma forma matemática, um fractal

“artificial”. No entanto, as formas da natureza são em geral irregulares, retorcidas, entrelaçadas. Montanhas não são cones, crateras não são círculos e a fronteira entre o mar e a terra não é suave. O atributo de “natural” de uma paisagem surge na superposição de detalhes irregulares, casuais, às formas geométricas dominantes. Não raro, estas formas são muito bem descritas como fractais.

Page 13: Matemática na natureza

Conclusão A matemática está mesmo muito mais presente no

nosso dia-a-dia do que aquilo que muitos de nós julga, pelo que, assim sendo, se calhar valeria a pena procurar conhecê-la mais de perto, para melhor entendermos como funciona o mundo que nos rodeia.