3
ESTUDO DIRIGIDO DE BIOLOGIA “B” SISTEMA NERVOSO – Profª Gisele Ensino Médio 4º bimestre de 2009 outubro/2009 3º ano: número: nome: I. AS CÉLULAS I.1. Morfologia de Neurônios: Identifique as partes de um neurônio e indique em qual fase da vida da célula um neurônio não entra. I: Corpo Celular II: Axônio III: Dendrito Fase da vida celular: Fase S (não duplica o material genético) Represente esquematicamente um neurônio sensorial, um associativo e um motor. Sensorial Associativo Motor I.2. Transmissão do Impulso Nervoso ao longo do neurônio: 1º) Potencial de Repouso: - Membrana está POLARIZADA - d.d.p.: (+ ou - ?) 70mV - Eventos que favorecem o repouso: Transporte Ativo E permeabilidade diferenciada ao potássio. 2º) Potencial de Ação: - Membrana está DESPOLARIZADA - d.d.p.: (+ ou -?) 35mV - Evento que favorece a ação: Abertura dos canais de sódio. 3º) Potencial de Repouso: - Membrana volta a ficar: POLARIZADA - d.d.p.: (+ ou - ?) 70mV - Evento que deflagra a repolarização: Fechamento dos canais de sódio. I.3. Como o impulso nervoso se torna saltatório? Através das chamadas Células de SCHWANN (um tipo de célula da GLIA). Ela forma uma BAINHA de Mielina. Indique no esquema abaixo as partes de um neurônio. I.4. Transmissão do Impulso Nervoso Entre Neurônios - Sinapse pode ser ELÉTRICA ou QUÍMICA. - A sinapse pode ocorrer entre o axônio de um neurônio e os DENDRITOS de outro neurônio, o CORPO CELULAR de outro neurônio, o AXÔNIO de outro neurônio, um MÚSCULO, ou mesmo uma GLÂNDULA. - Sendo química, depende de NEUROTRANSMISSORES. Tipos de Neurotransmissores e suas funções: 1. DOPAMINA: Controla níveis de estimulação e controle motor em muitas partes do cérebro. Quando os níveis estão extremamente baixos na doença de Parkinson, os pacientes são incapazes de se mover volutariamente. Presume-se que o LSD e outras drogas alucinógenas ajam no sistema da dopamina. 2. SEROTONINA: Esse é um neurotransmissor que é incrementado por muitos antidepressivos tais com o Prozac, e assim tornou-se conhecido como o 'neurotransmissor do 'bem-estar'. ' Ela tem um profundo efeito no humor, na ansiedade e na agressão.

Material Apoio Sistema Nervoso GABARITO

Embed Size (px)

Citation preview

Page 1: Material Apoio Sistema Nervoso GABARITO

ESTUDO DIRIGIDO DE BIOLOGIA “B” SISTEMA NERVOSO – Profª Gisele

Ensino Médio 4º bimestre de 2009 outubro/2009 3º ano: número:

nome:

I. AS CÉLULAS I.1. Morfologia de Neurônios: Identifique as partes de um neurônio e indique em qual fase da vida da célula um neurônio não entra.

I: Corpo Celular II: Axônio III: Dendrito Fase da vida celular:

Fase S (não duplica o material genético)

Represente esquematicamente um neurônio sensorial, um associativo e um motor. Sensorial

Associativo Motor

I.2. Transmissão do Impulso Nervoso ao longo do neurônio: 1º) Potencial de Repouso: - Membrana está POLARIZADA - d.d.p.: (+ ou - ?) 70mV - Eventos que favorecem o repouso: Transporte Ativo E permeabilidade diferenciada ao potássio.

2º) Potencial de Ação: - Membrana está DESPOLARIZADA - d.d.p.: (+ ou -?) 35mV - Evento que favorece a ação: Abertura dos canais de sódio.

3º) Potencial de Repouso: - Membrana volta a ficar: POLARIZADA - d.d.p.: (+ ou - ?) 70mV - Evento que deflagra a repolarização: Fechamento dos canais de sódio.

I.3. Como o impulso nervoso se torna saltatório? Através das chamadas Células de SCHWANN (um tipo de célula da GLIA). Ela forma uma BAINHA de Mielina. Indique no esquema abaixo as partes de um neurônio.

I.4. Transmissão do Impulso Nervoso Entre Neurônios - Sinapse pode ser ELÉTRICA ou QUÍMICA. - A sinapse pode ocorrer entre o axônio de um neurônio e os DENDRITOS de outro neurônio, o CORPO CELULAR de outro neurônio, o AXÔNIO de outro neurônio, um MÚSCULO, ou mesmo uma GLÂNDULA. - Sendo química, depende de NEUROTRANSMISSORES. Tipos de Neurotransmissores e suas funções: 1. DOPAMINA: Controla níveis de estimulação e controle motor em muitas partes do cérebro. Quando os níveis estão extremamente baixos na doença de Parkinson, os pacientes são incapazes de se mover volutariamente. Presume-se que o LSD e outras drogas alucinógenas ajam no sistema da dopamina. 2. SEROTONINA: Esse é um neurotransmissor que é incrementado por muitos antidepressivos tais com o Prozac, e assim tornou-se conhecido como o 'neurotransmissor do 'bem-estar'. ' Ela tem um profundo efeito no humor, na ansiedade e na agressão.

Page 2: Material Apoio Sistema Nervoso GABARITO

3. ACETILCOLINA: Controla a atividade de áreas cerebrais relacionadas à atenção, aprendizagem e memória. Pessoas que sofrem da doença de Alzheimer apresentam tipicamente baixos níveis de ACTH no córtex cerebral, e as drogas que aumentam sua ação podem melhorar a memória em tais pacientes. 4. NOREPINEFRINA: Principalmente uma substância química que induz a excitação física e mental e bom humor. A produção é centrada na área do cérebro chamada de locus coreuleus, que é um dos muitos candidatos ao chamado centro de "prazer" do cérebro. A medicina comprovou que a norepinefrina é uma mediadora dos batimentos cardíacos, pressão sanguínea, a taxa de conversão de glicogênio (glucose) para energia, assim como outros benefícios físicos. 5. ENDORFINAS: Essas substâncias são opiáceos que, como as drogas heroína e morfina, modulam a dor, reduzem o estresse, etc. Elas podem estar envolvidas nos mecanismos de dependência física.

Identifique as partes da Sinapse: A: TERMINAL DO AXÔNIO PRÉ-SINÁPTICO B: FENDA SINÁPTICA C: TERMINAL DO DENDRITO PRÉ-SINÁPTICO 1: VESÍCULAS com NEUROTRANSMISSORES (4) 6: BOMBA DE SÓDIO E POTÁSSIO

II. SISTEMA NERVOSO CENTRAL

- Composto pelo ENCÉFALO e pela MEDULA ESPINHAL, NERVOSA ou RAQUIDIANA. - O encéfalo é protegido pelos ossos do CRÂNIO, e a medula, pelas VÉRTEBRAS. - Entre os ossos e o SNC (Sistema Nervoso Central), há 3 meninges: PIA - MÁTER, vascularizada, ARACNÓIDE e DURA - MÁTER, a mais próxima dos ossos. O líquido utilizado para a cultura no exame de meningite é o CEFALORRAQUIDIANO (OU CEREBROESPINAL). - O córtex da Medula Espinhal é rico em FEIXES NERVOSOS, por isso, denominado substância BRANCA. - A medula da Medula Espinhal é rica em CORPOS CELULARES, por isso, denominada substância CINZENTA. - O córtex do Encéfalo é rico em CORPOS CELULARES, por isso, denominado substância CINZENTA. - A medula do Encéfalo é rica em FEIXES NERVOSOS, por isso, denominada substância BRANCA. II.1. Encéfalo Identifique as regiões do Encéfalo e indique algumas funções dessas áreas:

II: HIPOTÁLAMO (C, G) III: HIPOCAMPO E AMÍDALA IV: CÉREBRO (B, D, H, I) V: CEREBELO (E, F Indique a posição do bulbo (A, J, K) e da ponte. Funções: a) Salivação, b) Reconhecimento de faces, c) Sede e fome, d) Audição, e) Equilíbrio, f) Controle do tônus muscular, g) Termorregulação, h) Olfato, i) Fala, j) Controle do batimento cardíaco, k) Tosse.

III. SISTEMA NERVOSO PERIFÉRICO III.1. MORFOLOGIA DO SNP: Composto pelos GÂNGLIOS (conjunto de corpos celulares) e pelos NERVOS (conjunto de feixes nervosos). Os nervos: Podem ser classificados de acordo com o local de origem: CRANIANOS e RAQUIDIANOS. E também podem ser classificados de acordo com o tipo de fibra nervosa que contém: SENSORIAIS ou AFERENTES (só com dendritos), MOTORES ou EFERENTES (só com axônios) e MISTOS (com dendritos e axônios).

Page 3: Material Apoio Sistema Nervoso GABARITO

III.2. FISIOLOGIA DO SNP: Pode ser SOMÁTICO (de controle voluntário), inervando MUSCULATURA estriada ESQUELÉTICA, ou AUTÔNOMO (de controle involuntário), inervando GLÂNDULAS, musculatura lisa (não estriada) e músculo CARDÍACO.

Identifique as partes de um nervo raquidiano misto:

A: DENDRITO de um neurônio SENSORIAL.

B: AXÔNIO de um neurônio MOTOR.

C: Neurônio ASSOCIATIVO, localizado na substância CINZENTA da medula espinhal.

- Identifique a raiz dorsal, posterior ou sensorial como I. - Identifique a raiz ventral, anterior ou motora como II. - Identifique o corpo celular do neurônio sensorial como III. - Identifique o corpo celular do neurônio motor como IV.

III.3. SNPA Simpático x Parassimpático Sendo Autônomo (SNPA – Sistema Nervoso Periférico Autônomo), é dividido em SNPA Simpático e Parassimpático. O Simpático prepara o indivíduo para uma situação de estresse. Descreva as reações fisiológicas esperadas:

SNPA Simpático SNPA Parassimpático Pupila Dilata ou contrai? DILATA CONTRAI

Batimentos cardíacos Aceleram ou se retardam? ACELERAM SE RETARDAM Ventilação Pulmonar Acelera ou se retarda? ACELERA RETARDA Circulação sanguínea

periférica Vasodilatação ou vasoconstricção? VASOCONSTRICÇÃO VASODILATAÇÃO

Peristaltismo Estimulado ou inibido? INIBIDO ESTIMULADO Esfíncter Bexiga Urinária Relaxa ou Contrai? RELAXA CONTRAI

Ereção Peniana Vasodilatação ou Vasoconstricção? VASOCONSTRICÇÃO VASOCONSTRICÇÃO Descreva a morfologia Comparada:

SNPA Simpático SNPA Parassimpático De onde partem os nervos raquidianos?

Vértebras cervicais e sacrais ou vértebras torácicas e lombares?

VÉRTEBRAS TORÁCICAS E LOMBARES

VÉRTEBRAS CERVICAIS E SACRAIS

Gânglio do neurônio motor pós-ganglionar

– onde?

Cadeia paralela à medula ou próximo ao órgão?

CADEIA PARALELA À MEDUAL

GÂNGLIO PRÓXIMO AO ÓRGÃO

Neurotransmissor no gânglio? Aceticolina ou Adrenalina? ACETILCOLINA ACETILCOLINA

Neurotransmissor no órgão? Aceticolina ou Adrenalina? ADRENALINA ACETILCOLINA

Axônio neurônio motor pré-ganglionar? Mielinizado ou amielinizado? MIELINIZADO MIELINIZADO

Axônio neurônio motor pós-ganglionar? Mielinizado ou amielinizado? AMIELINIZADO AMIELINIZADO

III.4. Ato Reflexo

A figura representa um arco-reflexo: o calor da chama de uma vela provoca a retração do braço e o afastamento da mão da fonte de calor. Imagine duas situações: em A seria seccionada a raiz dorsal do nervo e em B, a raiz ventral. Considere as seguintes possibilidades relacionadas à transmissão dos impulsos nervosos neste arco-reflexo: I. A pessoa sente a queimadura, mas não afasta a mão da fonte de calor. II. A pessoa não sente a queimadura e não afasta a mão da fonte de calor. III. A pessoa não sente a queimadura, mas afasta a mão da fonte de calor. Qual acontece na situação A? E na situação B? A: II, III. B: I, II.

Bons estudos!!!

I

II

III

IV