24
1 1. DADOS GERAIS Disciplin a QUALIDADE E SEGURANÇA ALIMENTAR Ementa Legislação sanitária; Microrganismos; Controle higiênico-sanitário dos alimentos; Saúde do manipulador; Controle de matérias-primas; Controle de pragas no serviço; Doenças de origem alimentar e Organização Mundial da Saúde; Comercialização de produtos alimentícios. Objetivo Geral Conhecer os aspectos da qualidade e segurança alimentar e legislação vigente. Objetivos Específic os Entender os sistemas de gestão da segurança de alimentos com abordagem na legislação sanitária atual; Conhecer os principais microrganismos de importância nos alimentos, como ocorre seu crescimento e os fatores que podem afetar o crescimento microbiano; Aprender sobre o controle higiênico-sanitário dos alimentos na sua cadeia produtiva, com enfoque no controle dos perigos biológicos, físicos e químicos e como aplicar as Boas Práticas de Fabricação; Estudar os procedimentos aplicados para o controle da saúde do manipulador; Compreender as formas de obtenção e o controle higiênico-sanitário das matérias-primas; Conhecer como realizar o controle integrado de pragas nas unidades elaboradores/industrializadores de alimentos; Reconhecer as doenças de origem alimentar; Conhecer as principais informações sobre a comercialização de produtos alimentícios. Público- alvo Alunos do segundo semestre do curso técnico em agronegócio a distância do Instituto Federal do Ceará, Polo Crateús. Informações acadêmicas DIRETORIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA MATRIZ DE PLANEJAMENTO E DESIGN EDUCACIONAL (MATRIZ DE) QUALIDADE E SEGURANÇA ALIMENTAR – II SEMESTRE

Matriz

Embed Size (px)

DESCRIPTION

Matriz

Citation preview

Page 1: Matriz

1

1. DADOS GERAIS

Disciplina QUALIDADE E SEGURANÇA ALIMENTAR

Ementa

Legislação sanitária; Microrganismos; Controle higiênico-sanitário dos alimentos; Saúde do manipulador; Controle de matérias-primas; Controle de pragas no serviço; Doenças de origem alimentar e Organização Mundial da Saúde; Comercialização de produtos alimentícios.

Objetivo Geral Conhecer os aspectos da qualidade e segurança alimentar e legislação vigente.

Objetivos Específicos

Entender os sistemas de gestão da segurança de alimentos com abordagem na legislação sanitária atual;

Conhecer os principais microrganismos de importância nos alimentos, como ocorre seu crescimento e os fatores que podem afetar o crescimento microbiano;

Aprender sobre o controle higiênico-sanitário dos alimentos na sua cadeia produtiva, com enfoque no controle dos perigos biológicos, físicos e químicos e como aplicar as Boas Práticas de Fabricação;

Estudar os procedimentos aplicados para o controle da saúde do manipulador; Compreender as formas de obtenção e o controle higiênico-sanitário das

matérias-primas; Conhecer como realizar o controle integrado de pragas nas unidades

elaboradores/industrializadores de alimentos; Reconhecer as doenças de origem alimentar; Conhecer as principais informações sobre a comercialização de produtos

alimentícios.

Público-alvoAlunos do segundo semestre do curso técnico em agronegócio a distância do Instituto Federal do Ceará, Polo Crateús.

Informações acadêmicas

Carga horária do curso 80 h

Carga horária mínima das atividades presenciais 16 h

Média para aprovação no curso (≥) 7,0

Média mínima para exame final 3,0

Média mínima para aprovação no exame final 5,0

Limite de faltas 25% (20 faltas)

Data limite para se digitar as notas 06/07/2014

Peso das atividades presenciais 60%

DIRETORIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIAMATRIZ DE PLANEJAMENTO E DESIGN EDUCACIONAL

(MATRIZ DE)QUALIDADE E SEGURANÇA ALIMENTAR – II SEMESTRE

Page 2: Matriz

2

Peso das atividades a distância 40%

Início do curso 27/04/2015

Término do curso 20/06/2015

Pré-requisitos

Especialistas de conteúdo

Professores Formadores Dyalla Ribeiro de Araujo

Designers Instrucionais João Alberto Brito de Abreu

Diagramador Web/ Impresso João Alberto Brito de Abreu

Revisor textual João Alberto Brito de Abreu

2. TUTORES DE INTERAÇÃO2.1 Tutores a distância

Nome Polo E-mail TelefoneLuís Gomes de Moura Neto Crateús [email protected] (88)9617.9000

2.2 Tutores presenciaisNome Polo E-mail Telefone

José Fernando Bonfim Crateús [email protected] (88) 3691.2511(88) 9913.8983

3. ATIVIDADES CURRICULARES DA DISCIPLINA

3.1 Mural da disciplina

Partici-pantes

QUALIDADE E SEGURANÇA ALIMENTAL/POLO CRATO

Mural

Olá pessoal! Sejam todos bem vindos à disciplina de Qualidade e Segurança Alimentar do Curso Técnico em Agronegócio.

NOME COM FOTO: TUTOR

DISTÂNCIA

Luís Gomes de Moura Neto

Notas Lvs

AGENDA

Adminis-trador

Mensagens

Usuáriosonline

Page 3: Matriz

3

A qualidade dos produtos alimentícios é da maior importância para o setor das unidades que elaboradoram/industrializam alimentos e para as autoridades de saúde pública. O termo “qualidade” engloba um grande número de significados tais como segurança, pureza, nutrição, honestidade (na rotulagem, por exemplo, valor e excelência do produto).

O alimento seguro é aquele que não oferece perigos à saúde e à integridade do consumidor. Para obtermos alimentos seguros deveremos controlar os perigos biológicos, físicos e químicos que interfiram na sua qualidade, como também precisamos prevenir sua contaminação ou permanência acima dos níveis aceitáveis. Segurança alimentar é o acesso de todas as pessoas, em todos os momentos, a uma alimentação nutricionalmente adequada, suficiente e segura para manter uma vida ativa e saudável.

Nessa disciplina vamos poder discutir e refletir sobre conceitos, políticas públicas e legislação vigente relacionada à qualidade e segurança alimentar, bem como aprender os métodos aplicados para o controle higiênico-sanitário dos alimentos em toda a sua cadeia produtiva, desde a obtenção de matérias-primas até a comercialização dos produtos alimentícios.

Nesse sentido, nosso material didático é composto: inicialmente pelas principais legislações que regulamentam o setor de alimentos; seguimos falando sobre os microrganismos de importância nos alimentos, considerando a sua importância e o impacto que eles têm na nossa vida; sobre o controle higiênico-sanitário dos alimentos; a saúde do manipulador; o controle das matérias-primas, considerando que a qualidade do produto elaborado/industrializado está condicionada a qualidade da matéria-prima utilizada para o seu processamento; sobre o controle de pragas nos serviços de alimentação, pois é indispensável na prevenção das doenças transmitidas por alimentos (DTAs); Trataremos sobre as DTAs; e concluiremos a nossa disciplina estudando sobre a comercialização dos produtos alimentícios, parte essencial da produção.

Sua participação em cada aula é muito importante, para que você possa fazer uma excelente disciplina e consequentemente um ótimo curso!Vamos ao trabalho, então! Bons estudos!

NOTÍCIAS E AVISOS Plantão On-line Biblioteca

Aula 01 – Legislação sanitária Apresentação da

aulaOlá, caro (a) aluno (a).Sejam Bem-Vindos!Nessa primeira aula, conheceremos as principais legislações que

regulamentam o setor de alimentos, iremos desde a primeira legislação criada até os dias atuais.

Page 4: Matriz

4

O estudo da legislação é um conhecimento essencial para o profissional da área, pois é através dos atos normativos que consegue controlar e garantir a inocuidade dos alimentos, oferecendo ao consumidor um alimento seguro e saudável.

Veremos quais são os principais órgãos que regulamentam a produção de alimentos no Brasil e sua competência, a hierarquia das leis, o controle da qualidade, procedimentos de registro de indústria, e as principais legislações relacionadas a gestão da qualidade na indústria de alimentos.

Como estudante de Agronegócio, você deve ser capaz de discutir assuntos atuais como: Legislação dos alimentos, Boas Práticas (regulamentos gerais e específicos) entre outros.

A avaliação da disciplina será realizada através da sua participação nos fóruns, resolução de exercícios e avaliações.

Então, vamos começar?Bons estudos!

Período da aula 27/04/2015 a 03/05/2015

ATIVIDADES PREVISTAS PARA A

AULA

( X ) Fórum( ) Tarefa ( X ) Chat / bate-papo( ) Wiki( ) Glossário( ) Quiz / Questionário( ) Outros

FÓRUM – AULA 01 – Legislação sanitáriaTítulo do Fórum Legislação sanitáriaDescrição / Enunciado Olá turma!

Os países têm estabelecido a sua própria legislação para monitorar a higiene e qualidade dos seus produtos alimentares, para atender assim aos interesses públicos em proteger os consumidores e garantir que os produtos que lhe são ofertados sejam saudáveis e seguros.

Após iniciarmos nossa disciplina e estudarmos um pouco sobre a legislação sanitária vigente, vamos discutir sobre as normas e legislações brasileiras para as nossas classes de alimentos (exemplos: frutos, hortaliças, panificação, laticínios, produtos cárneos, entre outros), e quais características que elas possuem que garantam a segurança aos consumidores.

Lembrando que você pode consultar material bibliográfico impresso, fazer pesquisas na internet (no site da ANVISA) e/ou outras fontes para fundamentar suas postagens no nosso fórum. Mas não se esqueça de indicar a fonte de pesquisa.

Não esqueça também de participar complementando e comentando as postagens dos seus colegas.

Então, Vamos lá?( ) Sem Nota Peso: 5%

Page 5: Matriz

5

Avaliação ( X ) Nota Média

Nº mínimo de mensagens ( ) 1 (X) 2 ( ) 6 ( ) 10

CHAT – AULA 01 – Legislação sanitáriaTítulo do chat Tira-dúvidasDescrição / Enunciado

Tira-dúvidas sobre o conteúdo da aula 01.Quarta-feira (29/04/2015) – Noite (19h00min – 20h00min)Sábado (02/05/2015) – Tarde (14h00min – 15h00min)Obs. – Duração: 1 hora.

Avaliação ( X ) Sem nota( ) Nota média

Peso (%): 0%

Aula 02 – Microrganismos

Apresentação da aula

Caro(a) aluno(a)!Quando falamos em microrganismos nos alimentos, procuramos

aqueles que têm importância patogênica. Sabemos que é comum o aparecimento de microrganismos nos alimentos, sobretudo quando trabalhamos com alimentos in natura, mas podemos encontrá-los também nos alimentos industrializados, podendo degradar os alimentos e ainda causarem algum malefício a saúde das pessoas.

Porém, muitas vezes esses pequenos organismos estão presentes na nossa vida de uma forma que nos agrada, sendo fundamentais na obtenção de alguns produtos alimentares.

Veremos na nossa aula, que existem diversos tipos de microrganismos com diferentes formas e estruturas mais ou menos complexas: as bactérias, os bolores, as leveduras, os vírus e os protozoários. Também estudaremos sobre os fatores que influenciam o crescimento dos microrganismos nos alimentos e, fatores que afetem o crescimento microbiano.

Esta aula é um pré-requisito para que você compreenda as próximas aulas da nossa disciplina.

Vamos lá, então?

Período da aula 04/05/2015 a 10/05/2015

ATIVIDADES PREVISTAS PARA

A AULA

( X ) Fórum( X ) Tarefa ( X ) Chat / bate-papo( ) Wiki( ) Glossário( ) Quiz / Questionário( ) Outros

FÓRUM – AULA 02 – Microrganismos presentes nos alimentosTítulo do Fórum Principais microrganismos presentes nos alimentosDescrição / Enunciado Olá pessoal!

Sabemos que quando os microrganismos contaminam os

Page 6: Matriz

6

alimentos, se as condições são favoráveis, iniciam sua multiplicação e crescimento.

Discuta com seus colegas neste fórum sobre como podemos realizar o controle do desenvolvimento microbiano em alimentos. Aproveite para colocar aqui suas experiências com situações envolvendo possíveis contaminações de alimentos.

Então, Vamos lá?

Avaliação( ) Sem Nota( X ) Nota Média Peso: 5%

Nº mínimo de mensagens ( ) 1 (X) 2 ( ) 6 ( ) 10

TAREFA – AULA 02 – Microrganismos presentes nos alimentosTítulo da tarefa Exercício da Aula 02 - Microrganismos presentes nos alimentosDescrição / Enunciado

Após conhecermos os principais microrganismos presentes nos alimentos, como ocorre seu crescimento e os fatores que podem afetar o crescimento microbiano. Responda as seguintes perguntas:01. O que são microrganismos patogênicos e não patogênicos? 02. Quais são os microrganismos mais importantes nos alimentos? Cite exemplos. 04. De que forma podemos ter um microrganismo benéfico ao alimento. Explique essa questão citando um exemplo.05. Quando os microrganismos atingem os alimentos e encontram condições favoráveis, iniciam sua multiplicação e crescimento, passando por uma série de fases sucessivas. Fale de cada fase de multiplicação e crescimento dos microrganismos.06. Quais são os fatores que influenciam na multiplicação?07. Quais são os fatores intrínsecos? 08. Cite a principal influência de cada um dos fatores intrínsecos nos alimentos.09. Quais são os fatores extrínsecos? 10. Cite a principal influência de cada um dos fatores intrínsecos nos alimentos.

Avaliação( ) Sem Nota( X ) Nota Média Peso: 10%

CHAT – AULA 02 – Microrganismos presentes nos alimentosTítulo do chat Tira-dúvidasDescrição / Enunciado

Tira-dúvidas sobre o conteúdo da aula 01.Quarta-feira (06/05/2015) – Noite (19h00min – 20h00min)Sábado (09/05/2015) – Tarde (14h00min – 15h00min)Obs. – Duração: 1 hora.

Avaliação ( X ) Sem nota( ) Nota média

Peso (%): 0%

Page 7: Matriz

7

Aula 03 – Controle higiênico-sanitário dos alimentos

Apresentação da aula

Caro(a) aluno(a)!Nesta aula, discutiremos sobre o controle higiênico-sanitário dos

alimentos em unidades de alimentação. Vamos iniciar estudando a segurança de alimentos baseando-se no

controle de perigos, uma vez que, que é preciso conhecê-los para evitá-los ou combatê-los, pois os perigos estão relacionados as condições e/ou agentes que podem causar dano à saúde ou a integridade do consumidor.

Veremos também as possíveis fontes de contaminações dos alimentos e como realizar o controle higiênico-sanitário dos alimentos. Contudo, precisamos estudar o conjunto de procedimentos necessários para podermos aprender a realizar o controle higiênico-sanitário dos alimentos, denominados Boas Práticas.

E por último estudaremos um pouco sobre o sistema APPCC que trata de uma abordagem preventiva e sistemática direcionada aos perigos biológicos, químicos e físicos, através da prevenção, ou seja, trata-se de um sistema que identifica, avalia e controla os perigos que são significativos para a segurança dos alimentos de forma preventiva.

Bons estudos!

Período da aula 11/05/2015 a 17/05/2015

ATIVIDADES PREVISTAS PARA

A AULA

( X ) Fórum( X ) Tarefa ( ) Chat / bate-papo( ) Wiki( ) Glossário( ) Quiz / Questionário( ) Outros

FÓRUM – AULA 03 – Controle higiênico-sanitário dos alimentosTítulo do fórum Controle higiênico-sanitário dos alimentosDescrição / Enunciado

Leiam o artigo:- Importância do treinamento para manipuladores de alimentos em

relação à higiene pessoal (nesse artigo você verá o resultado de um trabalho realizado com manipuladores de alimentos, no intuito de adequar as normas de higiene pessoal ao quadro de funcionários de um restaurante, nos quais foi aplicado um roteiro de inspeção antes e após o treinamento dos manipuladores, avaliando as mudanças ocorridas após esse treinamento).

Disponíveis no link:http://periodicos.unicesumar.edu.br/index.php/iccesumar/article/view/67/33

A seguir, discuta com os seus colegas sobre a importância e exemplos das boas práticas na manipulação de alimentos.

Caso necessário, utilize o fórum para postar suas dúvidas.

Avaliação ( ) Sem Nota( X ) Nota Média

Peso: 5 %

Nº mínimo de mensagens

( ) 1 (X) 2 ( ) 6 ( ) 10

Page 8: Matriz

8

TAREFA – AULA 03 – Controle higiênico-sanitário dos alimentosTítulo da tarefa Exercício da Aula 03 - Controle higiênico-sanitário dos alimentosDescrição / Enunciado

Diante do que vimos nessa aula 03 (Controle higiênico-sanitário dos alimentos), faça um texto mostrando os seus conhecimentos como aplicar no controle higiênico-sanitário na manipulação de alimentos.

OBS: Seu texto deverá conter no mínimo 20 linhas e no máximo 30 linhas (poderá ser utilizado o Google Drive para elaborar seu texto).

Avaliação( ) Sem Nota( X ) Nota Média Peso: 10%

Aula 04 – Saúde do manipulador

Apresentação da aula

Nesta aula, vamos discutir acerca da saúde do manipulador. Como vimos na aula 03, é de suma importância a saúde do manipulador de alimentos para podermos aplicar o controle higiênico-sanitário dos alimentos.

Sabemos que o ser humano é uma fonte de contaminação dos alimentos, pois os microrganismos costumam alojar-se nas unhas, na pele e em outras partes do corpo. Sem falar nas doenças infecciosas e mesmo nas gripes e resfriados que podem representar um grande risco de disseminar vírus, bactérias e parasitos. Por isso, é importante que o manipulador vá periodicamente ao médico para fazer uma avaliação de seu estado de saúde. Logo, é de responsabilidade do estabelecimento o controle da saúde de todos os profissionais, e a avaliação clínica poderá determinar se o profissional está apto para o trabalho ou se ele é portador, sintomático ou não, de doenças infecciosas ou parasitárias.

Vamos lá, então?

Período da aula 18/05/2015 a 24/05/2014

ATIVIDADES PREVISTAS PARA

A AULA

( X ) Fórum( X ) Tarefa ( X ) Chat / bate-papo( ) Wiki( ) Glossário( ) Quiz / Questionário( ) Outros

FÓRUM – AULA 04 – Saúde do manipuladorTítulo do fórum A saúde do manipulador de alimentosDescrição / Enunciado

Em fontes de pesquisa da sua escolha, faça uma busca das situações que os manipuladores de alimentos devem ser afastados do seu local de trabalho e como um alimento contaminado pode colocar em risco a saúde do manipulador.

Discuta com seus colegas.Lembre-se, somos uma equipe e trabalhamos colaborativamente,

portanto, vamos às discussões...

Page 9: Matriz

9

Avaliação( ) Sem Nota( X ) Nota Média Peso: 5%

Nº mínimo de mensagens

( ) 1 (X) 2 ( ) 6 ( ) 10

TAREFA – AULA 04 – Saúde do manipulador e a Organização Mundial de SaúdeTítulo da tarefa Exercício da Aula 04 - Cartilha da Saúde do Manipulador de AlimentosDescrição / Enunciado

Já que discutimos bastante a cerca da saúde do manipulador de alimentos, agora é a sua hora de colocar em prática seus conhecimentos adquiridos.

Construa um manual para manipuladores de alimentos, focando principalmente questões relacionadas como trabalhar com segurança com os alimentos (Manipulador x Saúde e Alimentos x Saúde do manipulador).

OBS: O seu manual deverá conter no mínimo 5 páginas e o máximo 10 páginas (poderá ser utilizado o Google Drive para elaborar seu manual).

Avaliação ( ) Sem Nota( X ) Nota Média

Peso: 10%

CHAT – AULA 04 – Saúde do manipulador e a Organização Mundial de SaúdeTítulo do chat Tira-dúvidas (Como construir o manual para manipuladores de

alimentos?)Descrição / Enunciado

Tira-dúvidas sobre o conteúdo da aula 04.Quarta-feira (21/05/2015) – Tarde (14h00min – 15h00min)Sábado (24/05/2015) – Noite (19h00min – 20h00min)Obs. – Duração: 1 hora.

Avaliação ( X ) Sem nota( ) Nota média

Peso (%): 0%

Aula 05 – Controle de matérias-primas.

Apresentação da aula

Nesta aula, trabalharemos no controle de matérias-primas utilizadas no setor de alimentação.

As matérias-primas constituem o ingrediente básico na elaboração de alimentos, e para podermos processar um alimento de forma segura, devemos ter o controle desde a matéria-prima até o produto acabado.

Iniciaremos estudando o conceito de matérias-primas, seguindo dos tipos de matérias-primas disponíveis para indústria de alimentos fabricar seus produtos alimentícios e as formas de como são obtidas.

Veremos as diretrizes gerais para obtenção de uma matéria-prima de qualidade, como: seu controle higiênico-sanitário, suas possíveis alterações, seu recebimento e seu armazenamento.

Desta forma, podermos adquirir o conhecimento necessário para controlarmos a qualidade das matérias-primas desde atividades de plantios dos vegetais até a fase em que o alimento é utilizado para a elaboração do produto alimentício.

Bons estudos!

Page 10: Matriz

10

Período da aula 25/05/2015 a 31/05/2015

ATIVIDADES PREVISTAS PARA

A AULA

( X ) Fórum( X ) Tarefa ( X ) Chat / bate-papo( ) Wiki( ) Glossário( ) Quiz / Questionário( ) Outros

FÓRUM – AULA 05 – Controle de matérias-primasTítulo do fórum Fórum “Controle de matérias-primas”Descrição / Enunciado

Olá turma!Use esse espaço para trocar ideias com os seus colegas.Vamos aproveitar para comentarmos sobre como realizar o

controle (recebimento e armazenamento) das principais matérias-primas utilizadas no setor de alimentos do Agronegócio?

Avaliação( ) Sem Nota( X ) Nota Média Peso: 5%

Nº mínimo de mensagens

( ) 1 (X) 2 ( ) 6 ( ) 10

TAREFA – AULA 05 – Controle de matérias-primasTítulo da tarefa Exercício da Aula 5 - Questionário aula 05Descrição / Enunciado

Após estudarmos sobre o controle de matérias-primas que a indústria disponibiliza para fabricar seus produtos alimentícios, as formas de como são obtidas e as diretrizes gerais para obtenção de uma matéria-prima de qualidade, do recebimento ao seu armazenamento. Responda as seguintes perguntas:01. Como realizar o recebimento de matérias-primas com qualidade e segurança?02. Como realizar o armazenamento de matérias-primas com qualidade e segurança?03. No ato do recebimento de matérias-primas, quais cuidados deveram ter?04. Quais critérios de temperatura os produtos perecíveis devem cumprir?05. Caso haja mais de um fornecedor aguardando, como se dá a à ordem de preferência de recebimento?

Avaliação ( ) Sem Nota( X ) Nota Média

Peso: 5%

Aula 06 – Controle de pragas no serviço de alimentaçãoApresentação da

aulaOlá alunos(as),Nesse momento do nosso curso vamos estudar sobre o controle de

pragas no serviço de alimentação, medida indispensável na prevenção das

Page 11: Matriz

11

doenças transmitidas por alimentos (DTAs).Vamos iniciar nossa aula, tratando sobre o controle de pragas nas

edificações, instalações, equipamentos e utensílios nas unidades de alimentação. Seguimos com os procedimentos que devem ser utilizados quando as medidas de prevenção adotadas não forem eficazes e a como trabalhar com a aplicação do controle químico, quando necessário.

Então, vamos lá?

Período da aula 01/06/2015 a 07/06/2015

ATIVIDADES PREVISTAS PARA

A AULA

( X ) Fórum( X ) Tarefa ( ) Chat / bate-papo( ) Wiki( ) Glossário( ) Quiz / Questionário

FÓRUM – AULA 06 – Controle de pragas no serviço de alimentaçãoTítulo do fórum Fórum “Como realizar o controle de pragas no serviço de alimentação”Descrição / Enunciado

Olá turma!Use esse espaço, para discutir ideias com os seus colegas sobre as

medidas necessárias para realizar o controle de pragas no setor de alimentos do Agronegócio.

Aproveitando, vamos discutir também, de como proceder quando as medidas de prevenção adotadas não forem eficazes no controle, e como trabalhar com a aplicação do controle químico, quando necessário.

Vamos, então, contribuir e compartilhar?

Avaliação( ) Sem Nota( X ) Nota Média Peso: 5%

Nº mínimo de mensagens

( ) 1 ( X ) 2 ( ) 6 ( ) 10

TAREFA – AULA 06 – Controle de pragas no serviço de alimentaçãoTítulo da tarefa Cartilha do controle de pragas das unidades que

elaboram/industrializam alimentosDescrição / Enunciado

Já que discutimos bastante sobre os procedimentos necessários para realizar o controle de pragas no serviço de alimentação, agora é a sua hora de colocar em prática seus conhecimentos adquiridos.

Construa uma cartilha (manual) de controle de pragas que possa ser utilizado em setores das unidades de alimentos, focando principalmente questões relacionadas como trabalhar com segurança com os alimentos.

Lembrando que você pode consultar material bibliográfico impresso, fazer pesquisas na internet e/ou outras fontes. Mas não se esqueça de indicar a fonte de pesquisa.

OBS: Sua cartilha (manual) deverá conter no mínimo 5 páginas e o máximo 10 páginas (poderá ser utilizado o Google Drive para elaborar sua cartilha - manual).

Page 12: Matriz

12

Avaliação( ) Sem Nota( X ) Nota Média Peso: 10%

CHAT – AULA 06 – Controle de pragas no serviço de alimentaçãoTítulo do chat Tira-dúvidas (Como construir a cartilha (manual) do controle de pragas

das unidades que elaboram/industrializam alimentos?)Descrição / Enunciado

Tira-dúvidas sobre o conteúdo da aula 06.Quarta-feira (03/06/2015) – Tarde (14h00min – 15h00min)Sábado (06/06/2015) – Noite (19h00min – 20h00min)Obs. – Duração: 1 hora.

Avaliação ( X ) Sem nota( ) Nota média

Peso (%): 0%

Aula 07 – Doenças de origem alimentar e a Organização Mundial de Saúde

Apresentação da aula

Olá alunos(a),Nesta fase final da disciplina, vamos estudar sobre as doenças de

origem alimentar (DTAs).As DTAs constituem um sério problema de saúde pública, logo o seu

conhecimento é de fundamental importância.Durante nossa aula estudaremos quais os alimentos que estão

envolvidos nos casos de doenças, quais microrganismos podem causar contaminação. Iremos verificar os casos de doenças confirmados no Brasil, e como o sistema de saúde deve proceder mediante os casos de DTAs e surtos alimentares.

Veremos também sobre o principal órgão de Saúde a nível mundial, a Organização Mundial de Saúde (OMS).

Vamos lá, então?

Período da aula 08/06/2015 a 14/06/2015

ATIVIDADES PREVISTAS PARA

A AULA

( ) Fórum( ) Tarefa ( ) Chat / bate-papo( X ) Wiki( X ) Glossário( ) Quiz / Questionário( ) Outros

WIKI – AULA 07 – Doenças de origem alimentarTítulo do fórum Principais doenças de origem alimentarDescrição / Enunciado

Olá estudante!Vimos durante nossa aula que as DTAs constituem um sério

problema de saúde pública, logo o seu conhecimento é de fundamental importância. Dessa forma, vamos utilizar esse espaço para elaborar um texto abordando a temática:

“Doenças de origem alimentar - infecções e intoxicações”.Para tanto, trabalhem em pequenos grupos e produzam de forma

Page 13: Matriz

13

coletiva, valendo-se da colaboração e interação do grupo.Vamos lá! Bom trabalho!

Avaliação ( ) Sem Nota( X ) Nota Média

Peso: 10%

Nº mínimo de mensagens

( X ) 1 ( ) 2 ( ) 6 ( ) 10

GLOSSÁRIO – AULA 07 – DOENÇAS DE ORIGEM ALIMENTAR E A ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDETítulo da tarefa Glossário – palavras aprendidasDescrição / Enunciado

Olá, pessoal! Agora teremos um espaço para construirmos juntos, um conjunto de

termos relacionados a Qualidade e Segurança Alimentar.Nesse espaço, escreva as palavras mais importantes apresentadas

até o momento da nossa disciplina e descreva o significado delas.Lembrando que você pode consultar material bibliográfico impresso,

fazer pesquisas na internet e/ou outras fontes. Mas não se esqueça de indicar a fonte de pesquisa.

Ainda, que é possível inserir um comentário aos termos postados pelos colegas, interagindo e fazendo complementos.

Vamos, então, construir nosso glossário?

Avaliação ( ) Sem Nota( X ) Nota Média

Peso: 5 %

Aula 8 – Comercialização de produtos alimentícios

Apresentação da aula

Olá alunos(as),Você resolveu montar sua própria empresa no ramo de

alimentos....criou sua própria marca para os seus produtos....e agora? Como você irá colocar o produto no mercado???

Sabemos que dependendo do tipo de produto que você irá colocar no mercado, é necessário obter registro nos órgãos competentes para poder comercializar em escala. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária no uso das suas legislações tem uma série de obrigações que deverão ser cumpridas para se obter esse registro: na rotulagem, incluir tabela nutricional; possuir um engenheiro ou químico responsável...

O não cumprimento dessa legislação poderá retirar o produto do mercado!

Vamos agora trabalhar com os procedimentos necessários para evitar que os produtos estejam sendo comercializados de forma irregular e sejam recolhidos das prateleiras por uma fiscalização.

Vamos lá?

Período da aula 15/06/2015 a 21/06/2015

ATIVIDADES PREVISTAS PARA

A AULA

( X ) Fórum( ) Tarefa ( X ) Chat / bate-papo( ) Wiki

Page 14: Matriz

14

( ) Glossário( ) Quiz / Questionário( ) Outros

FÓRUM – AULA 08 – Comercialização de produtos alimentíciosTítulo do fórum Quais são os procedimentos adequados para incluir um novo produto

no mercadoDescrição / Enunciado

Olá turma!Vamos trabalhar nesse espaço discutindo sobre os procedimentos

necessários para incluir um novo produto no mercado.O que devemos fazer antes de comercializarmos um produto? E

durante a comercialização quais cuidados deverão ser tomados para que o produto permaneça com a sua qualidade inalterada?

Vamos, então, contribuir, colaborar e compartilhar?

Avaliação( ) Sem Nota( X ) Nota Média Peso: 5%

Nº mínimo de mensagens

( ) 1 ( X ) 2 ( ) 6 ( ) 10

CHAT – AULA 08 – Comercialização de produtos alimentíciosTítulo do fórum Rotulagem de alimentosDescrição / Enunciado

Assista ao vídeo “Rotulagem de Alimentos” e identifique os principais conceitos e assuntos abordados na nossa aula.

O vídeo mostra as informações gerais sobre rotulagem de alimentos, abordando conceitos da rotulagem nutricional obrigatória e da rotulagem nutricional complementar.

No chat que você participará, comente com as suas palavras sobre a importância da rotulagem dos alimentos, como ele pode contribuir na comercialização dos produtos alimentícios. Caso queira, apresente outras discussões no debate. Vídeo: Rotulagem de Alimentos

https://www.youtube.com/watch?v=7Kf2FhItoW4OBS: A data do chat será Sábado (13/06/2015) - Tarde (14h00min – 17h00min)Obs. – Duração: 3 horas.

Avaliação( ) Sem Nota( X ) Nota Média Peso: 5%

Nº mínimo de mensagens

( ) 1 ( X ) 2 ( ) 6 ( ) 10

3.2 Soma geral das porcentagens

ATIVIDADESAulas Fórum Tarefa Chat Quiz Glossário Wiki1 5% - 0% - - -2 5% 10% 0% - - -

Page 15: Matriz

15

3 5% 10% - - - -4 5% 10% 0% - - -5 5% 5% - - - -6 5% 10% 0% - - -7 - - - - 5% 10%8 5% - 5% - - -

SOMA TOTAL DE TODAS AS ATIVIDADES A DISTÂNCIA DEVEM TOTALIZAR 100%

4. ENCONTROS PRESENCIAIS

Título do encontro presencial

1º Encontro Presencial – 09/05/2015 (Manhã e Tarde)

Descrição / Enunciado

O encontro presencial será constituído:- No período da manhã:- Apresentação da disciplina e informações necessárias de como será conduzida (incluindo aulas e avaliações);- Revisão das aulas 01 e 02 (focando os pontos principais referentes a cada módulo);Tarde:- Aplicação de exercícios tira-dúvidas.- Introdução dos assuntos a serem vistos nas aulas 03 e 04 (focando os pontos principais referentes a cada módulo).

Título do encontro presencial

2º Encontro presencial – 20/06/2015 (Manhã e Tarde)

Descrição / Enunciado

O segundo encontro presencial será organizado:- No período da manhã:- Revisão dos principais pontos das aulas 05, 06, 07 e 08.- No período da tarde:- Momento de tira-dúvidas; caso os alunos não tenham dúvidas, o tutor deverá reforçar os principais assuntos relacionados para avaliação;- Logo em seguida deve ser realizada a avaliação.

Avaliação( ) Sem Nota( X ) Nota Média Peso: 100%

5. QUANTIDADE DE FALTAS POR ATIVIDADEO número de faltas por atividade (NFA), equitativamente distribuído, será calculado pela equação:

CH é a carga horária dada pelo número total de aulas do curso.

Nativ. dist.é o número de atividades a distância.

NTurnospresenciais é o número de encontros presenciais.

Prof. Formador: calcule o número de faltas desta

disciplina.

NFA= , ou seja, em cada atividade ausente,

aluno terá 4 faltas.

Page 16: Matriz

16

6. AGENDA

Evento DataDescrição/Observações

1º Encontro presencial (Manhã e Tarde -8 h/a) -09-05-2015Aula 1 - 27-04-2015 a 03-05-2015Aula 2 - 04-05-2015 a 10-05-2015Aula 3 - 11-05-2015 a 17-05-2015Aula 4 - 18-05-2015 a 24-05-2015Aula 5 - 25-05-2015 a 31-05-2015Aula 6 - 01-06-2015 a 07-06-2015 Aula 7 - 08-06-2015 a 14-06-2015Aula 8 - 15-06-2015 a 21-06-20152º Encontro presencial (Manhã - 4 h/a) -20-06-20151ª Avaliação presencial (Tarde - 4 h/a) - 20-06-2015 2ª Chamada da 1ª avaliação presencial - 27-06-2015Avaliação final (prova) - 04-07-2015Término do Curso - 21-06-2015

7. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ALVES, A. R. F. Doenças alimentares de origem bacteriana. 87f. Dissertação (Mestrado em Ciências Farmacêuticas). Faculdade de Ciências da Saúde, Universidade Fernando Pessoa, Porto, 2012.

ANVISA. Cartilha sobre boas práticas para serviços de alimentação. Resolução RDC n° 216/2004. Brasília – DF. 3 ed. 2004.

ASSIS, L. de. Alimentos seguros: ferramentas para gestão e controle da produção e distribuição. Rio de Janeiro: Senac Nacional, 2012.

BERTIN, B.; MENDES, F. Segurança Alimentar no comércio: atacado e varejo. Rio de Janeiro: Senac Nacional, 2011.

BEZERRA, L. P.; SILVA, G. C.; PINHEIRO, A. N. Alimentos seguros: higiene e controles em cozinhas e ambientes de manipulação. Rio de Janeiro: Senac Nacional, 2010.

BRASIL, Constituição, 1998. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Senado Federal, 1988.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância Epidemiológica. Manual integrado de vigilância, prevenção e controle de doenças transmitidas por alimentos. Departamento de Vigilância Epidemiológica. – Brasília: Editora do Ministério da Saúde, 2010. (Serie A. Normas e Manuais Técnicos).

CAMPOS, F. E.; WERNECK, G. A. F.; TONON, L. M. Vigilância Sanitária. Caderno de Saúde. Belo Horizonte: Coopmed, 2001.

DIAGRAMADOR COLOCAR NO RECURSO “CRIAR PÁGINA DE TEXTO”

Page 17: Matriz

17

CONTRERAS, C. C.; BROMBERG, R.; CIPOLLI, K. M. V. A. B.; MIYAGUSKU, L. Higiene e Sanitização na Indústria de Carnes e Derivados. São Paulo: Varela, 2002.

COSTA, E.A. Vigilância Sanitária: proteção e defesa da saúde. São Paulo: Hucitec/Sobravime, 1999.

COSTA, E.A., ROZENFELD, S. Fundamentos da Vigilância Sanitária. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2000.

DINIZ, M. H. Curso de direito civil brasileiro. 9. ed. São Paulo: Saraiva, 1999.

EVANGELISTA, J. Tecnologia de alimentos. 2. ed. São Paulo: Atheneu, 2008.

FIGUEIREDO, R. M. SSOP: Padrões e Procedimentos Operacionais de Sanitização; PRP: Programa de Redução de Patógenos; manual de procedimentos e desenvolvimento. São Paulo: R.M. Figueiredo, 1999.

FRANCO, B. D. G. de M.; LANDGRAF, M. Microbiologia dos Alimentos. São Paulo: Atheneu, 2005.

GARCIA, M. Surtos alimentares no Brasil – dados atualizados em 2013. Disponível em: <http://foodsafetybrazil.org/surtos-alimentares-no-brasil-dados-atualizados-em-2013/>. Acesso em: 02 de abril de 2015.

GAVA, A. J.; SILVA, C. A. B. da; FRIAS, J. R. G. Tecnologia de alimentos: princípios e aplicações. São Paulo: Nobel, 2009.

JAY, J. M. Microbiologia de alimentos. 6.ed. Porto Alegre: Artmed, 2005.

LIMA, U. de A. Matérias-Primas dos Alimentos. São Paulo: Blucher, 2010.

MASAGUER, P. R. de. Microbiologia dos processos alimentares. São Paulo: Varela, 2006.

MELLO, Celso Antônio Bandeira de. Curso de Direito Administrativo. 14. ed. São Paulo: Malheiros, 2002.

Organização Pan-Americana da Saúde; Agência Nacional de Vigilância Sanitária; Food and Agriculture Organization of the United Nations. Higiene dos Alimentos Textos Básicos – Codex Alimentarius. Brasília: Organização Pan-Americana da Saúde, 2006.

ROSEN, G. Uma história da Saúde Pública. São Paulo: Unesp-Hucitec-Abrasco, 1994.

SILVA JÚNIOR, E. A. da. Manual de Controle Higiênico-Sanitário em Serviços de Alimentação. São Paulo: Valela, 1995.

SILVA, J. A. Tópicos da tecnologia dos alimentos. São Paulo: Varela, 2000.