36
1 www.melhordocomercio.com.br

Melhor do comércio

Embed Size (px)

DESCRIPTION

Entrevista com Carla Fioroni (Ernestina) e Giovanna Grigio (Mili)

Citation preview

Page 1: Melhor do comércio

1www.melhordocomercio.com.br

Page 2: Melhor do comércio

2www.melhordocomercio.com.br

Page 3: Melhor do comércio

3www.melhordocomercio.com.br

Page 4: Melhor do comércio

4www.melhordocomercio.com.br

A equipe melhor do comércio sente-se a cada dia mais orgulhosa ao receber por e-mail, telefone e por nossa rede social, elogios e felicitações por parte de nossos leitores e colaboradores pelo bom trabalho da 1ª Edição. Estamos trabalhando a cada dia, com mais intensidade, objetivando apresentar um conteúdo cada vez mais bonito, coerente e agradável. Evidentemente que criticas surgem, mas encaramos elas como algo positivo, pois elas são ferramentas capazes de contribuir para a construção de um bom trabalho. Valorizamos e muito a região que nos acolhe, por esse motivo buscamos conteúdos diversificados de diferentes pontos, oferecendo de fato uma opção de qualidade aos nossos leitores, abrindo novos horizontes e criando novas perspectivas. Essa é a Melhor do Comércio, levando cultura e entretenimento na porta da sua casa.

Para maiores dúvidas e informações envie-nos um e-mail para: [email protected]

Boa Leitura!

Caro Leitor

E-mail: [email protected] Geral: Fernando Soares Diretor de Publicidade: William XavierDiretor Administrativo e Financeiro: Débora Quintão SoaresComercial: Gislaine de Paula / Rafaela Quintão

Colaboradores: Consultor: Jefferson Torres Fotografia: Paloma Brenand Fotografia: Lucas Evangelista

Tiragem: 10 mil exemplares.Distribuição gratuita em pontos comérciais e em domicilios, estratégicamente escolhidos.

não nos responsalizamos pelo conteúdo descritos nos anúncios

Impressão: realgraficaeditora.com.br(11) 5071-5142

Parceiros

Fotografa: Paloma Brenande-mail: [email protected]: 11 9764-0747

Agência Balatte-mail: [email protected]: 9 7222 8515 / 9 7321 5414site: balatt.com.br

Anuncie em nossa Revista.

10 mil exemplares.50% dos exemplares distribuídos

nas residências.Divulgação Gratuita em Site e

Rede Social

Não perca tempo divulgando seu comércio dentro dele mesmo.

11 4825 - 2714

CAPA/OUTUBRO: Carla Fioroni e Giovanna GrigioFotografia: Paloma BrenandMaquiagem e Cabelo: Wanderson Mascarenhas - Studio Hollywood Cabelo e Estética

www.melhordocomercio.com.br11.960.884/0001-42

Page 5: Melhor do comércio

5www.melhordocomercio.com.br

Page 6: Melhor do comércio

6www.melhordocomercio.com.br

Ribeirão Pires recebeu pelo terceiro ano consecutivo a Semana Municipal do Yoga de Ribeirão Pires e Semana do Idoso, o evento ocorreu entre os dias 23 e 28 de setembro. Pelo terceiro ano consecutivo, a Escola de Yoga Profª Nadêjda Licia e o Centro de Referência do Idoso de Ribeirão Pires firmaram parceria para realização do evento, tendo em vista o grande sucesso das edições anteriores, em que muitos cidadãos foram beneficiados. O tema do evento foi “Terapias Integrativas - Uma visão abrangente do ser humano”. Durante essa semana, tivemos atividades práticas e mesas redondas, com debates sobre temas relacionados ao bem-estar, terapias holísticas/complementares, prevenção de doenças e manutenção da saúde.

Na abertura oficial do evento contamos com a presença do professor Doutor Cláudio Duarte, que é doutor em Yoga que falou sobre o assunto e os benefícios ao corpo e mente com a prática do Yoga. A 3ª Semana Municipal do YOGA e a Semana Nacional do Idoso foi voltada ao público em geral, não apenas aos praticantes de Yoga e terceira idade. Seu principal objetivo foi levar ao conhecimento da população de Ribeirão Pires a existência de várias terapias que podem ajudar na manutenção da saúde e prevenção de inúmeras doenças, sendo o Yoga uma delas. Outro ponto importante do evento foi integrar a população idosa nessas atividades, mostrando que “nunca é tarde para começar, ou se cuidar”.

CLOvYS TORRES - Letras em Cena

3ª Semana Municipal do YÓGA de Ribeirão Pires eSemana Nacional do Idoso

Clovys Torres é ator, produtor e autor, com mais de 20 peças em seu currículo, formado em Comunicação Social pela Universidade Metodista é produtor e idealizador do Projeto Letras em Cena no MASP há 7 anos, tendo realizado mais de 200 leituras, e reunido quase três mil artistas.O “Letras em Cena” é um projeto que acontece desde 2006, no Grande Auditório do MASP, em São Paulo, todas as segundas-feiras em que consiste abrir para o público em geral, leituras de peças teatrais, contos, prosas e poesias interpretado por atores e artistas tendo como objetivo, inserir a leitura dramática no cotidiano das pessoas. Segundo Clovys “-Tradicionalmente quando começa o processo de montagem um se reúne na casa de outro e aqui a gente abre este

processo para o publico o que é bem legal, porque tem gente de todos os níveis sociais e culturais...”Clovys afirma que fica grato ao ver a boa aceitação da platéia, algumas pessoas foram mais de cem vezes; ele crê que se as pessoas voltam é porque a leitura está agradando. A intenção dos idealizadores do projeto é deixar o publico a vontade para dar depoimentos. “A cada término de leitura, Marina (também uma das idealizadoras do projeto) e eu temos a sensação de receber um presente”Já foram feitas algumas leituras em cidades do interior de São Paulo e a intenção é levar o projeto para outras capitais do país, promovendo arte e cultura a todos.

foto

s: Lu

cas E

vang

elist

a

Vereadora Diva do Posto - Auricema Rorato Preseidente do CRI - ProfªNadêjda Licia - Martha Calderaro

Martha Calderaro - Auricema Rorato Preseidente do CRI - Debora Quintão Soares - ProfªNadêjda Licia

Apresentação Escola de Yoga ProfªNadêjda Licia

foto

: Dan

iel F

avie

re

Page 7: Melhor do comércio

7www.melhordocomercio.com.br

Page 8: Melhor do comércio

8www.melhordocomercio.com.br

Quem já teve um filho com catapora sabe como é difícil passar por este período. Pois bem, agora foi a minha vez de cuidar da catapora da minha Maria, que pegou esse vírus. Confesso que me assustei, fiquei com medo de não saber cuidar, medo de ela estar sentindo dores, sei que as coceiras incomodam muito, ai vem a febre, nossa realmente é desesperador, no caso da minha filha ela tinha apenas 11 meses, todos se espantam quando falo que ela já teve catapora tão novinha, e ao mesmo tempo falam que é bom que passe por isso agora, sofrimento é menor, o ruim é que nós, mães, não sabemos o que fazer, pois os pequenos são tão indefesos, não falam o que sentem, o que querem.Depois de descoberto o vírus, sempre

aparecem as “médicas” da família, amigos, cada um com uma opinião e conselhos diferentes, e tem sempre aquele “remédinho” infalível. Apesar da boa vontade é bom não segui-los, e sim seguir sempre a orientação médica.Espero que as dicas que vamos compartilhar nesta edição te ajudem a você que vai passar ou esta passando por esse período, chato, porem inevitável.A catapora é uma doença clássica na infância. O vírus responsável pela catapora é o varicela – zoster, um integrante da família do herpes-vírus , o mesmo também causa herpes – zoster (cobreira) em adultos.Eu sempre ouvi falar que o vírus era transmitido quando as bolhas estão secando... Ai está o primeiro mito, que só descobri quando levei minha Maria no hospital. Logo que chegamos no hospital, fomos levadas para uma sala, isoladas das outras crianças, ela foi atendida, e a médica foi explicando que o vírus é transmitido quando as bolhas estão estourando, ou através da tosse e espirro.Daí você para e pensa: “Onde e quando, meu (a) filho (a) foi infectado com o vírus, não tive contato com ninguém com catapora esses dias”. Então, o que muitos não sabem é que o vírus fica incubado na criança normalmente de 10 a 21 dias até começarem a aparecer os sintomas e inicia-se á transmissão do vírus de 1 ou 2 dias antes da doença surgir o corpo.Existe a vacina para prevenir o vírus, é recomenda-se duas doses, uma aos 12

meses e outra dos 4 aos 6 anos, estima-se que uma única dose da vacina em crianças até 12 anos propicie 70 a 90% de proteção contra a infecção e 95 a 98% de proteção contra as formas graves. Para adolescentes a partir de 13 anos precisam, sim, de uma dose extra. O fator de proteção em dose única é baixa, precisando de uma segunda dose para que o índice de proteção chegue a quase 100%.Os principais sintomas da catapora são:- Febre moderada- Perda do apetite- Dor de cabeça e barriga- Bolinhas e bolhas avermelhadas em todo o corpo.Há intensa coceira. Crostas se formam e se cicatrizam em cerca de 10 dias. A catapora é de difícil tratamento, mesmo com a utilização de drogas antivirais e imunoglobulina.

Cuidados:Manter a criança confortável enquanto o corpo combate a doença sozinho é o suficiente. Banhos de aveia com água morna deixam uma camada cascuda e confortável sobre a pele. Loções tópicas ou anti-histamínicos orais podem amenizar a coceira. Corte as unhas rentes para evitar infecções secundárias e formação de cicatrizes.Nenhum remédio é melhor do que o colo e amor da mãe, por isso neste momento difícil do seu filho, lhe dê o amor em dobro, porque ele precisa.

CATAPORAPAPO DE MÃE PARA MÃE

por Débora Quintão Soares - melhordocomercio.com.brBATE PAPO

Page 9: Melhor do comércio

9www.melhordocomercio.com.br

Page 10: Melhor do comércio

10www.melhordocomercio.com.br

O que é:

Radiofrequência é um tratamento estético utilizado no combate à flacidez do rosto ou do corpo, rugas, linhas de expressão, gordura localizada, celulite e estrias.

Como funciona a radiofrequência

O aparelho eleva a temperatura da pele e do músculo para aproximadamente 41ºC e isto acelera contrai o colágeno existente e aumenta a produção de mais fibras colágeno dando mais sustentação e firmeza à pele. Os resultados podem ser observados logo na primeira sessão e o resultado é progressivo.

Para que serve aradiofrequência A radiofrequência serve para:Diminuir as rugas;Melhorar a aparência da pele;Melhorar a qualidade do colágeno e da elastina;Reorganizar as fibras de colágeno e elastina;Melhorar a microcirculação;Melhorar a hidratação da pele;Aumenta a oxigenação;

Acelerar a eliminação de toxinas;Reduzir celulite;Combater estrias e fibroses;Melhorar o aspecto das cicatrizes;Combater a gordura localizada na barriga, culote, flancos, braços, papada;Combater a flacidez em qualquer área do corpo;Combater a celulite por melhorar a firmeza da pele

Preço da radiofrequência

O preço da radiofrequência varia de acordo com a região, mas uma região pequena como a face por exemplo, pode custar de 200 a 350 reais por sessão, e são necessárias pelo menos 5 sessões para que os resultados sejam vistos por todos.

Contra indicações da radiofrequência

As contraindicações da radiofrequência incluem:Febre; Gravidez;Feridas no local a ser tratado;Durante a quimioterapia, em caso do indivíduo possuir doenças do colágeno com o queloide, por exemplo;Prótese metálica na região a ser tratada; Gravidez;Pacemaker; Hipertensão arterial; Diabetes pela alteração da sensibilidade no local a ser tratado.

Como é feita a radiofrequência

Deitada numa maca, a terapeuta irá espalhar um gel específico sobre a área a ser tratada;Depois ela irá deslizar o equipamento de radiofrequência com movimentos circulares verificando constantemente a temperatura da região com auxílio de um termômetro a laser; Por fim, deverá retirar o gel e limpar a área tratada.

Quantas sessões de radiofrequência fazer?

O número de sessões de radiofrequência a fazer vai depender dos objetivos da paciente mas os resultados podem ser sutilmente observados logo na primeira sessão.Radiofrequência no rosto: No caso das linhas de expressão, elas podem desaparecer logo no primeiro dia e nas rugas mais espessas, a partir da 5ª sessão haverá uma grande diferença. Radiofrequência no corpo:  Quando o objetivo é eliminar gordura localizada e tratar a celulite, dependendo da sua graduação, de 7 a 10 sessões serão necessárias.Apesar de ser um tratamento estético um pouco dispendioso, ele possui menos riscos que uma cirurgia plástica e seus resultados são progressivos e duradouros. Recomenda-se um intervalo mínimo de 20 dias entre cada sessão.Os resultados da radiofrequência podem ter melhores resultados se somados também aos tratamentos com cosméticos de qualidade, cosmetologia e eletroterapia devem caminhar juntas.

OBS: Divulgação e educação sobre temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devem ser utilizados como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Marcos MoreiraEsteticista e Cosmetólogo

Consultor

Radiofrequência A revolução em tratamento estético

por Marcos Moreira - Esteticista e CosmetólogoMUITO MAIS BELEZA

Page 11: Melhor do comércio

11www.melhordocomercio.com.br

Falando de ModaComo todo bom começo de papo, e não seria diferente com moda, é sempre válido contar um pouquinho de sua origem. Uma palavrinha tão curta que virou moda dizer moda, ou fazer a moda, com suas variações, do francês, “mode” (maneira atual de se vestir), ou do latim “modus” (maneira, ritmo, medida). E de onde ela começou, afinal? Como podemos afirmar que seu início foi de fato na Europa? Se pararmos para pensar, na época de Cristo, em suas túnicas e coroas dos grandes reis, ou nos índios, com suas penas e pinturas, acabaríamos por discutir o que era costume de vestir e agir. Seria, então, falar de moda? Quem nos garante, afinal, que na idade da pedra não havia disputa pelo osso mais belo no cabelo?Hoje podemos afirmar que, devido à Revolução Industrial, no século XvIII, o valor dos tecidos diminuiu e, em 1850, surgiu o que podemos chamar de “melhor amiga da moda” a máquina de costura, que reduziu os custos possibilitou os mais humildes a comprar vestimentas melhores e, por sua vez, fez com que os nobres começassem a procurar novas peças que os diferenciasse dos demais (http://www.brasilescola.com/curiosidades/o-surgimento-moda.htm). Com isso, caímos em outro ponto intrigante, onde a mulher que, até então, era tão pouco decisiva, hoje muda isso significativamente. Quando falamos de moda, qual a figura feminina nos vem à mente? Sim, delicada, marcante e poderosa. E toda mulher brasileira quer ser assim. No Brasil, segundo o blog HANNAKRAMOLISCK’S, chegamos a movimentar 50 bilhões de reais por ano com moda ( h t t p : / / h a n n a k r a m o l i s c k . w o r d p r e s s .com/2011/02/17/os-numeros-do-mercado-de-moda-no-brasil). Nem imagino quantos pares de sapatos, bolsas e acessórios compraríamos com tanto “din-din”. Agora deixemos os fatos e teorias de lado e vamos falar das atuais tendências. Uma forte candidata nesse verão 2013/2014 é a Tendência Étnica, uma verdadeira influência de formas geométricas e cores

que nos remetem à África, Jamaica, àquela tribo indígena ou até uma galera hippie bem descolada. A moda dos anos 70 invadiu com tudo as vitrines. viva o “vintage” que não nos larga! O segredo para abusar dessa tendência deliciosa é simples e, para não errar, basta seguir a regra básica: contra ponha as peças estampadas com cores predominantes que conversem com algum detalhe da estampa da outra peça, e, independente do peso, você pode cair nas graças desse mix. Se você for mais baixinha, busque acessórios e peças com comprimentos maiores, o que sempre ajuda a alongar a silhueta. Caso esteja com uns quilinhos a mais, evite estampas com formas horizontais, elas acabam aumentando um pouco a silhueta, o fundo preto sempre ajuda, e nesse verão, acreditem, o “pretinho” vem forte.Além disso, a moda masculina está em constante crescimento, por isso, não se preocupem meninos, também tem dica para o clube do Bolinha. Eles também podem abusar dessa onda meio tropical e brincar muito com as cores, os que não se sentirem confortáveis com elas, podem usar a forma tribal em preto e branco, o que deixa o look descolado com menor margem de erro possível. Sem falar nas T-shirts com candy colors manchadas de várias formas. Os tênis old school vêm abusando bastante das listras e detalhes bem coloridos, e caem sempre bem, do look descontraído até o mais intelectual. Por final, ambos os sexos podem se preparar, porque o prata está de volta nesse verão, não pegou muito no anterior, mas as tentativas continuaram, pelo menos bastante nos acessórios.

Então, acho que posso finalizar dizendo que a maior dica do verão com tantas cores e formas é: divirtam-se meninos e meninas!!!

Falando de Modapor Gislaine de Paula - melhordocomercio.com.br

MODA

Page 12: Melhor do comércio

12www.melhordocomercio.com.br

Page 13: Melhor do comércio

13www.melhordocomercio.com.br

Page 14: Melhor do comércio

14www.melhordocomercio.com.br

PernasPraquetequero! os benefícios da corrida de rua.

A corrida de rua é uma das modalidades esportivas pertencentes ao atletismo que vem aderindo cada vez mais participantes aqui no Brasil. “Calcula-se que temos entre 2 e 3 milhões de praticantes, com os números mais otimistas chegando a 4 milhões”, segundo o que escreve Erich Beting em seu blog. Esse resultado se dá principalmente a busca generalizada em se conquistar uma qualidade de vida superior, outro detalhe é o fato de os adeptos

Mas antes de colocar os tênis e sair correndo pelas ruas; para qualquer prática esportiva antes é necessário fazer exames médicos com o intuito de identificar se existe algum impedimento do indivíduo em realizar algum tipo de atividade física. Estando tudo em ordem com a saúde procure um profissional na área de educação física para que possa montar uma planilha de treinos adequada e siga as orientações passadas.Para quem nunca participou de uma corrida de rua vale a pena ressaltar alguns detalhes primordiais:Ao retirar seu kit nos postos oficiais (Determinados pela organizadora) não se esqueça de levar um documento com foto e o comprovante de pagamento; uma regra de ouro, não deixe para última hora evitando assim transtornos desnecessários;Conheça antecipadamente o trajeto que será percorrido durante a prova e se possível faça-o, isso ajudará identificar quais serão os pontos críticos no dia da corrida oficial;No dia da corrida tente chegar com antecedência ao local definido, dessa maneira o atleta terá tempo para se aquecer e alongar. Esteja com os itens essenciais no dia da prova; um deles é o “chip”, que deve ser colocado no tênis, este componente registra o tempo gasto no percurso pelo atleta e o número de peito que deve ser preenchido em seu verso informações, como por exemplo, um telefone de emergência pois infelizmente ninguém está livre de sofrer um acidente ou passar um mal estar durante a corrida este número deve ficar visível a todos. Normalmente quando se retira o kit para a corrida o competidor recebe um chip, uma camiseta e o número de peito;Ao largar redobre a atenção aos outros competidores saia com calma pois o número de corredores pode gerar acidentes; segure a emoção e não gaste toda a sua energia no começo pois muitos corredores não completam o trajeto porque se desgastaram muito no início.Espera-se que em pouco tempo aqui no Brasil cresça o número de praticantes de corridas de rua seja para as provas que variam de 5 KM, 10 KM e 15 KM (Corrida de São Silvestre) como também para competições que exigem mais do atleta; Meia Maratona 21 KM e propriamente a Maratona de 42 KM. Corrida de rua, mais que uma pratica esportiva um hábito saudável a ser seguido.

a essa modalidade esportiva quererem superar seus limites individuais como, por exemplo, redução do tempo de percurso definido ou simplesmente curtir a satisfação de estar em forma. Um detalhe interessante é que este esporte está aberta a participação popular, ou seja, em uma competição correm desde atletas de elite ou profissionais quanto atletas amadores, reunindo assim diversas pessoas de diferentes idades, faixas etárias e classes sociais; esta prática esportiva também possui um lado muito importante o fator sociocultural.

CORRIDA DE RUAAlgumas dicas adicionais

Nunca realize uma prova com tênis novos, eles precisam de um “tempo” para se adaptar aos pés do atleta. Usar um tênis recém-adquirido em um percurso podem causar bolhas e contusões.Caso interrompa sua série de treinos por um determinado tempo (imprevistos podem acontecer) retorne os treinos de maneira moderada

por William Xavier - melhordocomercio.com.brESPORTE

Page 15: Melhor do comércio

15www.melhordocomercio.com.br

Decriançatodo mundo tem um pouco

Historicamente no Brasil o dia das crianças foi idealizada pelo deputado federal Galdino do Vale Filho e sendo oficializada pelo Presidente Arthur Bernardes, através do decreto nº 4867 de 5 de novembro de 1924. Instituindo o dia 12 de outubro o dia das crianças no Brasil.Entretanto a data só se popularizou em 1960 quando duas empresas voltadas a produtos infantis se uniram em uma campanha promocional para alavancar suas vendas exatamente no dia 12 de outubro. Esta jogada de Marketing foi um sucesso gigantesco e a partir desta data se tornou quase por obrigação o ato de presentear as crianças neste dia. O dia das crianças é uma das datas comemorativas mais importantes para o comércio. O dia da criança é uma data festejada no mundo inteiro, entretanto em outros países a homenagem as crianças ocorrem em datas diferentes a do Brasil; consequentemente os motivos e costumes mudam bastante e em alguns casos bem curiosas. A maioria dos países faz a comemoração baseada na Declaração dos Direitos das Crianças, desenvolvida pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 20 de novembro de 1959, data marcada pela aprovação em que todas as crianças, independente de sexo, raça, credo ou cor têm direito a receber afeto, amor, compreensão, alimentação, cuidados com a saúde, educação gratuita e contra toda forma de exploração das mesmas.No nosso vizinho, Paraguai, por exemplo, o dia das crianças ocorre

no dia 16 de agosto em homenagem aos meninos e meninas que perderam suas vidas lutando na batalha de Los Niños ou Acosta Ñu. Este conflito ocorreu durante a Guerra do Paraguai em 1869. Já no dia 22 de dezembro (três dias antes do natal) é tradição na Iugoslávia de os pais realizarem uma espécie de gincana, eles amarram seus filhos e os soltam porque demonstraram ser bons meninos; a festa vai até o domingo seguinte (Dia das mães no país), quando os filhos brincam de amarrar as mães e as soltam em troca de algum prêmio. O Japão tem uma peculiaridade, existem dois períodos em que se comemora o dia das crianças uma para os meninos e outra para as meninas. Segundo Consulado Geral do Japão em São Paulo - O Hina Matsuri ou em português o “Festival das Bonecas” é comemorado no dia 3 de março. As famílias japonesas celebram a data para desejar a elas um crescimento saudável e feliz. Já para os meninos a homenagem ocorre no dia 05 de maio, o Tango no Sekku (Dia dos Meninos). As famílias exibem capacetes de guerra tradicionais, para que os garotos cresçam fortes e saudáveis. Come-se bolo de arroz recheado de feijões vermelhos e enrolado em folhas de carvalho e bolo de arroz enrolado com folhas de bambu. Os meninos tomam banho em uma água aromatizada com folhas de Íris, que também são colocadas nos telhados das casas. Existe a crença de que as folhas de Íris afastam a doença e os maus espíritos.

O mais importante de tudo não é o ato de presentear as crianças com coisas materiais, talvez uma atitude que pareça simples ou comum para um adulto, aos olhos de uma criança pode ser algo notável e inesquecível, como por exemplo, um simples passeio ao um parque ou uma ida a sorveteria. Bem no fundo, todos temos uma criança adormecida dentro de nós, cabe então cada um de vez em quando desperta-la, para que a vida seja doce e suave como a infância.

criança por William Xavier - melhordocomercio.com.br

ESPECIAL

Page 16: Melhor do comércio

16www.melhordocomercio.com.br

Page 17: Melhor do comércio

17www.melhordocomercio.com.br

Chiquititas foi um grande sucesso na década de 90 aqui no Brasil, todos queriam ser e estar com Chiquititas, a primeira versão foi gravada em Buenos Aires, na Argentina, trouxe ótimos índices de audiência para o SBT. A novela teve cinco temperadas e revelou grandes atores, como Fernanda Souza, Carla Dias, Jonathas Faro, Bruno Gagliasso, Debora Falabela, Sthefany Brito, dentre outros, alem das participações de atores e atrizes de grande porte, que tambem fizeram parte deste grande projeto, Flavia Monteiro, Débora Olivieri, Nelson Freitas, Magali Biff, Gésio Amadeu.A historia se passa no Orfanato Raio de Luz, com dez meninas órfãs vivendo como uma família no Orfanato Raio de Luz, dentre elas Mili, a personagem central da novela, na trama ela tem 13 anos e nunca foi adotada, e vive num dilema para saber o motivo que foi deixada ali, tem na tia Sofia uma mãe, e sofre com a perda dela. O que ela não sabe, mais no decorrer da trama todos saberão, é

que o orfanato foi criado justamente para Mili, seu avô não queria que Gabriela, a mãe da menina fosse uma mãe solteira, então surgiu o Raio de Luz, para abrigar sua neta, para que ela esteja sempre por perto. Muitas aventuras são vividas dentro do Orfanato Raio de Luz, que tem como inspetora a Ernestina, uma vilã atrapalhada, que grita, apita, castiga, anda descabelada pelos corredores, além da diretora e do cozinheiro.Na primeira versão da novela quem fez brilhantemente a Mili, foi atriz, hoje consagrada, Fernanda Souza, que na época trabalhava em comerciais e programas infantis, a partir de Chiquititas despontou para a fama.Hoje quem faz a personagem Mili é atriz Giovana Grigio, que esta na sua primeira novela, ela e Ernestina, personagem vivida pela atriz Carla Fioroni, concederam esta entrevista para a Revista Melhor do Comércio, em homenagem ao dias das crianças.

esPeCIaL DIa Das CrIanÇasGIoVanna GrIGIo e CarLa FIoronIuMa entreVIsta MuIto MaIs que esPeCIaL

por Débora Quintão Soares - melhordocomercio.com.brENTREvISTA

Page 18: Melhor do comércio

18www.melhordocomercio.com.br

GIoVannaGrIGIoa encantadora e adorável MiliDescobrimos que Giovanna, é da nossa região, mais especificamente de Mauá, fala orgulhosa que é nascida na Santa Casa de Mauá, tem suas raízes na cidade, e não pretende se mudar para outra. Ela adora a facilidade que Mauá trás para ela e a família, o acesso a hospitais, shopping, hipermercados, fora que nas grandes capitais o trânsito é sempre intenso.Desde cedo Giovanna Grigio trabalhou na Tv, em seu currículo esta incluso o programa infantil Band Kids: “Foi uma loucura, tive que mudar meu horário na escola, gravava três vezes na semana, e em um belo dia o programa deixou de ser exibido sem explicações, mas valeu a experiência”. Além das inúmeras campanhas publicitarias, ela e sua mãe Janaina, já perderam a conta de quantas, sabem que é mais de 200 campanhas, entre fotos e filmes publicitários, das quais duas marcaram a vida da atriz, foram, johnson’s baby, - Cachinhos, e a Tang – Esquadrão verde Tang, exibido na Tv fechada. Segundo Giovanna, sua mãe percebeu seu carisma e talento, e a colocou em uma agencia de modelos, porem passarela a deixava nervosa, e os caches pagos também eram baixos.

A menina que curte Queen, The Beatles, conta que nunca pensou em fazer outra coisa além de atuar: “Brincava de casinha, mas não imagina a “casinha” e sim um cenário de teatro. Não tenho paciência para ser professora, e medica tem que estudar muito, então estou no lugar certo”.Giovanna esta provando que vai longe na carreira de atriz, talentosa e dedicada, ela tem como espelho a atriz Fernanda Montenegro por ser uma atriz consagrada e o ator Rodrigo Santoro pelo fato de ter uma carreira fora do Brasil, inclusive este é um sonho da Giovanna, atuar também no cinema.No momento ela vive algo totalmente novo na sua carreira, atuar em novela, isso por si, já é novidade para Giovanna, ainda mais por se tratar de Chiquititas, uma novela no horário nobre da Tv aberta brasileira, voltada para o publico infantil: “Estou adorando, é muito bom trabalhar para as crianças, a cobrança é bem menor do que realizar trabalhos para o publico adulto, as crianças são mais verdadeiras e carinhosas, recebo muito carinho dos fãs mirins”. Um fato que ela relata é de uma fã chamada Julia, que a espera sempre na saída da escola para pegar autógrafos para todas as amigas.A atriz considera que agora sim ela esta aproveitando a vida: “Antes só ia pra escola, ficava em casa, agora estou no ritmo das gravações, é uma correria boa, gosto de atuar, quando fazemos o que gostamos não sentimos o cansaço, cada cena é uma grande diversão, seja cena triste ou alegre”.Em Chiquititas Giovanna esta se realizando, pois tem que cantar, dançar, atuar, em um só trabalho conseguiu unir três elementos que ela adora.Na preparação para a personagem, ela assistiu alguns vídeos das Chiquititas, Giovanna revelou que sempre teve vontade de conhecer um orfanato, mais por motivos de agenda isso nunca foi possível. Para que sua personagem possa ser o mais real, ela tenta se colocar no lugar, pensa em como é triste viver sem os pais, viver com a duvida, sem saber o porquê da rejeição sofrida, porém, ela sabe que nunca sentirá realmente o que uma criança que vive num orfanato sente. Tudo o que Giovanna sabe sobre ser órfã, ou viver em orfanato, é o que vê pela internet. Em um dos sites pesquisados, Giovanna se lembrou da Mili, pois viu uma adolescente para ser adotada, o mesmo caso de sua personagem, quantas crianças já passaram por este orfanato e esta adolescente ficou: “a Mili é uma menina tão legal e nunca foi adotada, toda criança que não tem os pais se apoiam em outras pessoas, tudo que faço é imaginar como seria minha vida sem meus pais, e tento passar pra personagem”.Giovanna confessa que nunca foi de chorar, porem a personagem carrega uma grande emoção, então tem que ser trabalhada bastante esta carga de emoção, Beto Silveira preparador de elenco treina muito todas as meninas para essas cenas. Antes das cenas Giovanna tem um tempo para que possa se concentrar, na tristeza da personagem, o momento em que esta vivendo: “Beto Silveira fala que toda cena que fazemos na novela, esta acontecendo em algum lugar, se fiz uma cena triste porque alguém faleceu, sabemos que em algum lugar uma pessoa esta sofrendo pelo falecimento de outra”.“A Mili se parece um pouco comigo, ela é protetora das amigas, é irmãzona querida, só não sou tão organizada quanto ela”. Giovanna diz que sabe diferenciar bem a personagem da sua vida real, vai chegar a fase em que a Mili se apaixonará, ela sabe que isso será complicado, porem é uma fase que qualquer adolescente passa, e com sua personagem não seria diferente.Giovanna conta com total apoio da família, para essa grande mudança em sua vida, que a novela Chiquititas esta proporcionando e que já lhe rendeu elogios do próprio Silvio Santos. Chiquititas é um projeto muito extenso, um divisor de águas, porem não tem previsão do final das gravações, mas, Giovanna a deslumbra projetos futuros, e com certeza essa Mauaense que tem muito orgulho de onde veio, irá muito longe.

“Nesse Dia das Crianças só tenho que agradecer todo o carinho e que todas estejam gostando, são para elas que faço o melhor.”

Page 19: Melhor do comércio

19www.melhordocomercio.com.br

Ela tem 43 anos, nascida em São Paulo, é Bacharel em artes cênicas, é a mais velha de três irmãs, tem uma filha de 7 anos. Está na sua sétima novela, já fez teatro, foi repórter do programa Atualíssima na Band, já apresentou programa na Tv, atuou em campanhas publicitarias, quem não se lembra da campanha da varig “Quinhentos e cinquenta quilômetros, quinhentos e cinquenta quilômetros, para um pouquinho descansa um pouquinho, quinhentos e cinquenta quilômetros”. Ela é Carla Cristina Fioroni, a Aeromoça da varig, a Olímpia de Trair e coçar é só começar, a Mimi de Marisol e hoje ela é a Ernestina das Chiquititas.Carla conversou com a equipe da Revista Melhor do Comercio, sobre a experiência de viver uma vilã cômica infantil, como esta sendo trabalhar para as crianças, e sobre sua “Erne”, como carinhosamente Carla chama sua personagem, da nova versão de ChiquititasSegundo Carla, a criança esta carente deste tipo de programa na TV, ainda mais em horário nobre, e é gratificante trabalhar para o publico infantil, pois a criança manifesta externamente o que ela acha, sente e pensa: “É uma coisa nova, que veio em um momento muito oportuno, pois tenho dentro de casa o publico alvo da novela, a minha filha de 7 anos, ela é meu termômetro, construi a Ernestina baseando nas reações e observações dela.”Carla explica que originalmente a personagem é uma “vilãzinha” , porem com todas a suas trapalhadas, foi se tornando a personagem cômica da novela: “Por mais que a Ernestina grite, apita, ela é um “cachorro que late mais não morde”, existem varias cenas que ainda não foram pro ar, que ela é muito emotiva, se preocupa com as crianças, a Ernestina é o alter-ego da verdadeira mãe, aquela que briga, manda tomar banho, cuida dos horários, e essas são as funções consideradas chatas, porem ela cuida e tem grande afeto pelas crianças.Questionada sobre a reação das crianças na rua, Carla afirma ser tranquila, elas reagem bem, pois a personagem sendo tão mal humorada, a tornou cômica, e fez com que as crianças tenham carinho por ela. Porem a vilã de verdade ainda chegará na novela, chamará Matilde e será a irmã gêmea da Ernestina, ou seja, será mais um personagem para Carla Fioroni.Para montar a personagem, Carla teve como referencia o personagem Gru do desenho animado Meu Malvado Favorito, um vilão que se afeiçoa por 3 órfãs, no caso da Ernestina são 10 órfãs. “Já fiz teatro, durante 7 anos a Olímpia de Trair e Coçar é só Começar, o que ajudou muito nessa área cômica da personagem, e sempre fui a mãezona de todos, e já tive contato a muito tempo atrás com orfanato, coloquei tudo isso num caldeirão para criar a personagem, que parece sair do conto de fadas, o universo infantil é muito magico, justamente por isso queria criar uma personagem que fosse tão magico quanto elas, e que tivesse química com as crianças, a intenção não era criar algo tão realista.” Carla diz que a personagem não tem nada a ver com ela, porem a criou com muito carinho.Carla sempre se preocupa com as cenas de contato físico com as crianças, por isso ela toma muito cuidado sempre, usa técnica e sua experiência para realizar esse tipo de cena.O entrosamento entre Carla e as crianças do Orfanato Raio de Luz, é muito bom, pois sabem separar bem a personagem da atriz, que recebe sempre muito carinho das suas companheiras de cena.Quando questionada sobre as comparações com a Ernestina da primeira versão, a atriz Magali Biff, Carla disse que comparações são naturais, porem os comentários não chegam a ela. Afirma

que não assistiu Chiquititas na versão anterior, e fez questão de não ver vídeos da novela agora, para que assim ela conseguisse criar a sua Ernestina.Como Chiquititas é um projeto muito extenso, Carla não consegue fazer planos concretos, um dos seus sonhos é voltar a fazer teatro, pois veio dele sua formação, há grandes possibilidades de continuar fazendo novelas, porem trabalhos como apresentadora, caso apareça uma grande oportunidade ela pode aceitar, pois apresentar programa é dar a “cara a tapa”, e é uma experiência que Carla Fioroni gosta, tem confiança de que Chiquititas trará grandes oportunidades a ela.De todos os trabalhos já realizados, três deles são os seus “queridinhos”, um comercial, uma peça de teatro e uma novela: o comercial é o da Varig: Campanha Quinhentos e cinquenta quilometros, do teatro Carla tem grande carinho pela peça Trair e Coçar é só Começar, onde atuou por 7 anos como a empregada Olimpia. Das novelas, até então, é a personagem Mimi, da novela Marisol, sem esquecer que agora sua “queridinha” é a “Erne”, que com certeza vai entrar para historia da vida dessa grande atriz.

CarLaFIoronIe sua personagem ernestina

“Saibam que sou fã de todas as crianças, e que elas são fontes de criatividadese alegria e levo isso para minha vida.

Feliz dia das crianças ”

Page 20: Melhor do comércio

20www.melhordocomercio.com.br

1947, Estados Unidos. Thomas Goldsmith Jr. e Estle Ray Mann patenteiam um peculiar aparelho descrito como um “dispositivo de entretenimento com tubo de raios catódicos”, criado com o intuito de emular radares de guerra, com simulações de mísseis acertando alvos fixos numa tela. A inusitada máquina militar serviu de inspiração para que 4 anos mais tarde, na Inglaterra, fosse criado o computador NIMROD, considerado como o primeiro videogame da história. De lá para cá, foram desenvolvidos aproximadamente 500 tipos de videogames em todo mundo, com as mais variadas plataformas e condições de jogabilidade.

2013, Brasil. Depois de ser a paixão de gerações de gamers de todas as idades, os videogames agora estão sendo utilizados também em uma nova forma de reabilitação para pessoas com deficiências físicas. Acrescentando descontração ao tratamento, a game terapia é um método executado através de exercícios com consoles capazes de detectar movimentos em três dimensões. “Ou seja, não é daqueles games que se joga sentado com um controle com fios. Na game terapia se joga com os movimentos do corpo e é aí que entra a possibilidade de trabalharmos melhor esses movimentos do paciente”, explica Irma Oliveira, coordenadora do Hospital Dia, da Apraespi (Associação de Prevenção, Atendimento Especializado e Inclusão da Pessoa com Deficiência), uma das primeiras unidades da região do Grande ABC a implantar o método em seu quadro de atendimento.

A iniciativa de trazer a game terapia para a Apraespi foi da superintendente Lair Moura, que adquiriu os aparelhos e mandou especializar uma equipe composta por fisioterapeutas e professores de educação física. “Em uma das minhas idas à Santa Casa de Batatais, conheci a game terapia na Faculdade de Fisioterapia Claretiana. Era uma tecnologia de ponta, com altos resultados e resolvi implantá-la

imediatamente na Apraespi”. Os jogos mais recomendados na terapia dos games são aqueles que imitam partidas de futebol, vôlei de praia, boliche, dança, jogos de equilíbrio, exercícios aeróbicos e de cognição. Estudos mostram que praticar gameterapia diminui a rigidez articular, reforça o equilíbrio e melhora os movimentos dos membros superiores e inferiores. Isso torna a terapia eficaz no tratamento de pessoas que sofreram, por exemplo, Parkinson, traumatismo craniano e AvC (Acidente vascular Cerebral). Até mesmo episódios de depressão são combatidos com eficiência.

“Outra coisa bacana da gameterapia é que, por ser um processo lúdico, o paciente se diverte bastante jogando e fica estimulado a continuar o tratamento até o fim”, comenta Camila Souza, fisioterapeuta da Apraespi. “Tem gente que não gosta de fazer fisioterapia. Acha chato, incômodo e desiste do tratamento no meio do caminho. Com a terapia dos games, isso não acontece”.

José Roberto Dandalo, 63 anos, morador de Ribeirão Pires, é um dos que seguem firme fazendo as sessões de fisioterapia com videogames. Ele está aposentado há 7 anos por conta de uma amiotrofia espinal, uma grave doença que comprometeu-lhe os movimentos dos membros inferiores. “Era muito sofrido, eu não podia mais trabalhar, não conseguia me aposentar. Mas o pior de tudo era a dor na perna. Como doía!”, conta.

Antes de vir para a Apraespi, Roberto sofria quedas com frequência, fator que agravou ainda mais seu problema na perna esquerda. No entanto, desde o início deste ano, o paciente começou o tratamento em gameterapia e as coisas começaram a melhorar. “Eu me divirto bastante jogando esses joguinhos, são muito bons. Gosto de jogar aquele de boliche, sempre faço muitos strikes”, relembra rindo.

Mas o melhor resultado proporcionado pelo game foi a recuperação física de Roberto. Como o boliche é um jogo em que o posicionamento das pernas é fundamental para um bom arremesso, Roberto foi a cada sessão ganhando mais e mais equilíbrio. O resultado foi visível: “Eu já consigo subir qualquer ladeirão sem a ajuda de ninguém. E olha que aqui em Ribeirão o que não falta é ladeira. Eu fiquei bom muito mais rápido do que imaginei”.

A Apraespi já estuda a ampliação do atendimento em game terapia, principalmente para crianças. Atualmente a unidade atende aproximadamente 80 pessoas nessa modalidade em dois turnos diários. Com a expansão, mais moradores da região poderão, assim como Roberto, se recuperar de uma doença ou acidente da melhor maneira possível: rindo e se divertindo.

O game da reabilitaçãO

Depois de divertir gerações de todas as idades, videogames se tornam poderosos instrumentos na recuperação de pessoas com deficiências físicas

por Diego Simi - Assessor de Comunicação da APRAESPISOCIAL

RecuperaçãoPaciente Roberto Dandalo, 63, passa por sessões de gameterapia na Apraespi duas vezes por semana

Page 21: Melhor do comércio

21www.melhordocomercio.com.br

Page 22: Melhor do comércio

22www.melhordocomercio.com.br

de HOMEM

paraHOMEM

Você caro colega sente-se em sua poltrona, estique seus pés e sin-ta-se à vontade, pois esse espaço é dedicado a assuntos relaciona-dos ao homem. E nesse exato momento, vamos nos reunir e tratar de um assunto que nos interessa a “Barba”.Aparentemente as mulheres estão preferindo os “Barbudos”; vári-os blogs recentemente começaram a divulgar matérias incentivan-do os homens a manter a sua.O blog MHM (manual do homem moderno) divulgou entre seus motivos, um estudo da universidade Southern Queensland (Austrália); segundo as pesquisas chegaram a conclusão que a pele coberta pela barba tem por volta de um terço a menos de exposição aos raios UV. Claro que foi colocado em questão também o fato do homem se tornar mais sexy, essa onda de estilos meio “havaianos” que vem por ai, contribui muito para que nós continuemos “homens bar-bados” tornando-se mais um acessório para esse look descolado, com visual mais robusto e dominante, sem falar do fato que, um homem com barba ganha um ar mais sereno, dando a sensação para as pessoas, de um homem mais velho e de muitas experiên-cias já vividas. Agora se você quer deixar a barba crescer e não sabe bem qual se-ria o ideal pra você, o blog, Cresci e Agora? Deixa várias dicas para que não haja erros na escolha. Um exemplo é se seu rosto for mais redondo, nesse caso você deve fazer a barba de forma, não muito cheia, marcando bem as laterais do rosto. Agora faça o contrário se ele for mais quadrado, deixar apenas o cavanhaque nesse caso é excelente, mas, para os que não gostam, aproveite sua barba para fazer desenhos mais redondos com ela em torno do rosto, assim quando a gente olha perdemos um pouco da noção das suas linhas mais marcadas. As mais cheias deixamos para os rostos mais tri-angulares, elas disfarçam bem isso. E se você tiver um rosto mais oval, agora sim desfrute disso e seja feliz com estilo, forma, barba, cavanhaque ou bigode que quiser, pois todos looks lhe caem bem. Além do que, hoje, existem vários produtos que nos ajudam tanto para fazer a barba quanto para mante- lá, basta procurar uma boa linha de cosméticos masculinos ou peça ajuda a sua namorada, esposa ou amiga, elas com certeza elas lhe ajudarão nesta missão.

por Fernando Soares - melhordocomercio.com.brHOMENS

Page 23: Melhor do comércio

23www.melhordocomercio.com.br

Se você tem uma loja ou presta algum serviço deve se perguntar sempre: como faço para aumentar meu faturamento?A resposta pode estar bem ao alcance dos seus olhos.Vou elencar 5 maneiras de conduzir o seu negócio. Reflita um pouco em qual delas a sua empresa se encaixa:

1. Orientação para a produção Nela a empresa direciona esforços para o que sabe produzir. Não há preocupação com a concorrência ou com interesses do consumidor.

2. Orientação para o produto O gestor reconhece que há necessidade de pensar na qualidade do produto em função da existência da concorrência.

3. Orientação para vendas Aqui está um questionamento frequente: o consumidor está parado, sem comprar, por falta de conhecimento do produto? Então o momento é de ser agressivo nas vendas.

4. Orientação para o marketing O cliente começa a ser notado, a busca pela satisfação dele a longo prazo se torna um norte. Percebe-se que uma empresa forte deve se preocupar com o cliente, o produto, com o preço, concorrência, a comunicação e outros fatores.

5. Orientação de valor/ orientação holística Essa é uma evolução da anterior. O foco desta orientação é o cliente. Seus gostos, hábitos e sua experiência com a sua marca. Nessa etapa o retorno que o cliente dá é muito importante. As empresas que estão nesse nível não estão somente preocupadas em passar uma mensagem. Mas também em entender qual a relação do cliente com a sua marca.Resumindo, se a sua empresa segue as três primeiras orientações está na hora de se preocupar, pois o seu público tem opções de escolha. Se você está na quarta, ótimo. A maioria das empresas deve estar por lá.

Sobre a quinta orientação, tenho uma dica: as mídias sociais estão ai para isso. Utilize-as como canais de relacionamento, esteja atento às manifestações do seu público-alvo, ouça, responda, preocupe-se. Afinal, clientes que percebem o quanto são importantes para as empresas tendem a ser mais fiéis à marca.Boas vendas.

Dennis Campos Social Media Manager da LabSeo [email protected]

Devo aumentar a produção para vender mais?

por Dennis Campos - Social Media Manager da LabSeo EMPRESAS

Page 24: Melhor do comércio

24www.melhordocomercio.com.br

Page 25: Melhor do comércio

25www.melhordocomercio.com.br

Page 26: Melhor do comércio

26www.melhordocomercio.com.br

ManutenÇão PreVentIVa De autos Neste mês a Revista Melhor do Comércio vai abordar um tema muito importante e necessário relacionado a veículos automotores em geral, mas que infelizmente muitos motoristas não se preocupam em realizar; a manutenção preventiva de autos. O ato de “deixar para depois” é uma das principais falhas que se pode cometer. Um pequeno ruído no motor, uma leve trepidação no volante ou qualquer tipo de anormalidade apesar de aparentemente ser mínima pode ocasionar futuramente um problema maior.Isso ocorre com uma grande frequência porque os usuários possuem pensamentos equivocados: Que é apenas necessário verificar se tem combustível no tanque para não correr o risco de ficar parado no meio da estrada; que as peças e componentes de um veículo durarão para sempre ou em algumas situações (o que ocorre na maioria das vezes) o veículo só é levado para uma revisão geral quando é realizada uma viagem longa. O mais adequado é saber identificar a falha e procurar corrigi-la, as próprias montadoras sugerem que de tempos em tempos os usuários procurem fazer revisões em seus veículos. Fazer com antecedência uma revisão no seu automóvel não significa que se está “jogando dinheiro fora” pelo contrário é uma medida de segurança evitando, por exemplo, um acidente grave.

Infelizmente nesse mercado existem muitos “profissionais” por aí, querendo cobrar preços exorbitantes por um serviço simples, substituindo peças do veículo por peças usadas ou reformadas, se aproveitando muitas vezes da falta de experiência do cliente.

Veja algumas dicas e cuidados específicos que podem ser

tomados em seu Veículo:

FreiosConsiderado um dos itens mais necessários e importantes de qualquer veículo garantindo a segurança no trânsito. Verifique sempre se o freio está se aproximando muito do assoalho e apresentando ruídos quando pressionado, isso é sinal de que o freio está gasto. A solução para o problema provavelmente será a substituição das peças como cabos, cilindros, pastilhas e discos.

Embreagem Principalmente no transito intenso das grandes cidades a embreagem é um dos itens que mais sofrem com desgastes, mas existem alguns detalhes que podem ser seguidos para preservação da estrutura; não dirija com o pé em encostado no pedal da embreagem e evitar trocas bruscas das marchas pois futuramente pode impossibilitar a troca das marchas.

por William Xavier - melhordocomercio.com.brAUTOS

Page 27: Melhor do comércio

27www.melhordocomercio.com.br

É importante ressaltar que qualquer reparo, troca, substituição ou qualquer tipo de serviço executado no veículo deve ser

realizado por uma oficina ou centro especializado com boas referências e com profissionais qualificados, procure buscar

boas referências com conhecidos e colegas. Infelizmente nesse mercado existem muitos “profissionais” por aí, querendo cobrar preços exorbitantes por um serviço simples, substituindo peças

do veículo por peças usadas ou reformadas, se aproveitando muitas vezes da falta de experiência do cliente.

Os componentes citados na matéria são apenas alguns dos itens que precisam de cuidado em um veículo, pois a manutenção preventiva deve ser feita de

maneira minuciosa em todas as partes de um veículo.

PneusOs pneus são as partes do veículo que são responsáveis diretamente pela frenagem e estabilidade.

Por desleixo ou esquecimento de alguns motoristas, os pneus só recebem a devida atenção quando estão totalmente “carecas” ou quando furam na beira da estrada. A troca dos pneus deve

ocorrer quando suas superfícies apresentarem desgaste; sempre verifique as pressões dos pneus principalmente quando estiverem “frios”, ou seja, sem ter rodado muito com o veículo.

Produtos que dão brilho nos pneus devem ser evitados, pois podem acelerar a deterioração da borracha devido a reações químicas, procure lavar com água e detergente ou sabão neutro.

SuspensãoComponente responsável pela absorção de impacto e choque das rodas um dos elementos mais importantes para a segurança dos ocupantes do veículo. Para que a suspensão de um carro tem

uma vida maior reduza a velocidade ao passar por algum obstáculo (Buracos, Crateras, Lombadas ou valetas) e evite frear bruscamente.

Apesar de ser uma “moda” aderida por motoristas mais jovens não se recomenda modificar a originalidade da suspensão, pois qualquer tipo de modificação pode gerar instabilidade no

veículo.

IluminaçãoO sistema de luzes de um veículo é fundamental, sem iluminação, ou com iluminação deficiente,

o risco de uma colisão e acidente poderá ser maior, além de acarretar em multa. Portanto, verifique o funcionamento de cada uma das luzes do seu veículo. Caso encontre problemas,

procure um especialista na parte elétrica e faça a troca.

Page 28: Melhor do comércio

28www.melhordocomercio.com.br

Segurança digital Saiba se prevenirAtualmente utilizar o computador ou manipular outros aparelhos tecnológicos (tablet, celular, netbook) virou uma obrigação e necessidade, deixando de ser uma opção pessoal.Hoje muitas atividades são feitas por meio da rede mundial de computadores (Internet ou Web), realização de serviços bancários, compras on-line, acesso a notícias do mundo inteiro e a tempo real, pesquisa de materiais acadêmicos, procura de emprego e até mesmo encontrar sua alma gêmea. Muitas vantagens e facilidades podem ser encontradas na rede, mas existe a necessidade de se proteger virtualmente. Como na vida real o “mundo virtual” tem sim os seus perigos que são bem reais como: furto de informações, contato com pessoas mal intencionadas, imagens e vídeos publicados indevidamente entre outros vários motivos para se ficar bem atento.Jamais uma pessoa em sã consciência entregaria seu dados pessoais a um estranho na rua por livre e espontânea vontade certo? Pois é mas isso acontece praticamente a todo instante no mundo virtual; de maneira direta ou indireta pelo o usuário da rede mundial de computadores. O intuito aqui não é assustar as pessoas e usuários assíduos das novas tecnologias e da internet e sim apresentar algumas dicas para um uso mais consciente.Busque criar suas senhas eletrônicas misturando letras (maiúsculas e minúsculas) e números. Evite criar “senhas óbvias”, usando por exemplo, seu nome, sobrenome, sequência de números (1234 ou 5678) e sequências do teclado “asdfgh” ou “jklç”; sempre altere a senha caso tenha a desconfiança de que foi descoberta ou que o computador ou dispositivo móvel acessado esteja infectado ou tenha sido invadido. Procure não utilizar a

mesma senha ou password para assuntos pessoais e profissionais.Basicamente uma senha considerada boa é aquela em que o usuário possua facilidade de se recordar e que seja forte (impossível de ser descoberta), ou seja, não faria qualquer sentido criar uma senha extremamente difícil a ponto de não ser lembrada pelo próprio indivíduo. Em contrapartida não valeria a pena criar uma senha fácil a ponto de ser descoberta por um invasor. Com relação a modificação das senhas vale lembrar que deve ser feita regularmente, mas procure não alterá-las em períodos curtos, pois a pessoa poderá esquecer facilmente sua password.Evite utilizar ou realizar serviços via “Internet Banking” (serviços bancários on-line) em computadores de uso público como lan houses e centros de acesso à Internet, pois pode ter o risco de o computador estar contaminado com algum programa “espião”

que coleta dados e informações do usuário. Mantenha sempre atualizado seu antivírus seja ele

gratuito ou pago e o seu Firewall que basicamente é um filtro de informações que entram e saem do seu computador estes programas manterão seu computador seguro.Ao receber e-mails sobre premiações, brindes, promoções ou outros benefícios de empresas conhecidas no mercado analise muito bem o conteúdo da mensagem e não clique no link do e-mail ao menos que seja um site de sua inteira confiança. Caso entre em sua caixa de entrada

e tenha alguma mensagem com anexo, não abra ou execute o arquivo sem antes de verifica-lo com

o antivírus instalado e se mesmo assim não estiver seguro em abri-lo apague-o de seu e-mail.

Resumidamente é possível se prevenir contra as ameaças virtuais, as dicas citadas acima são apenas algumas, portanto

fique atento aos noticiários e reportagens sobre os novos meios de prevenção e ameaças virtuais que poderão surgir futuramente. Como diz o bom e velho ditado: “É melhor prevenir do que remediar”.

por William Xavier - melhordocomercio.com.brDigital

Page 29: Melhor do comércio

29www.melhordocomercio.com.br

Page 30: Melhor do comércio

30www.melhordocomercio.com.br

Page 31: Melhor do comércio

31www.melhordocomercio.com.br

viajar em busca de novas culturas e hábitos sem ter a mínima pressa de retornar para o conforto do seu lar; Backpacker ou Mochileiro em português é uma prática adotada por pessoas de diferentes faixas etárias e classes econômicas que querem se aventurar pelo mundo (de uma maneira consciente) gastando o mínimo possível de suas economias, pois um mochileiro que se preze não pode se dar ao luxo de ficar esbanjando dinheiro por aí. Pode-se dizer que ser um mochileiro é quase um estado de espirito entre o homem e a estrada. Qualquer lugar que você queira se aventurar é muito importante em qualquer início de jornada ter um bom planejamento começando pelo o que você coloca dentro da mochila.Leve apenas o que realmente for de inteira necessidade para esses tipos de viagem, pense o quanto seria desagradável percorrer trechos de uma estrada a pé com diversas malas e algumas parafernálias, imagine o transtorno. Uma questão extremamente importante, independentemente de ser uma viagem estilo Backpacker contrate um seguro de viagens, procure se informar sobre empresas sérias que prestam este tipo de serviço e ao contratar um seguro, procure ler atentamente todas as cláusulas e termos do contrato; caso aconteça algum contratempo na viagem e seja necessário acionar o seguro, a pessoa não passe por nenhum tipo de apuro ou surpresa desagradável.Tenha consigo uma quantia em dinheiro (um valor razoável), de preferência uma pequena parte na carteira e o restante em um local que você considerar seguro, infelizmente existem pessoas mal intencionadas por aí, outro motivo é por um detalhe curioso, nem todos os comércios ou estabelecimentos que possuem “Maquininhas” de débito e crédito e dependendo de sua localidade poderá ser um desafio encontrar uma agência bancária ou até mesmo um caixa eletrônico. São algumas das precauções que um mochileiro precisa ter consciência para desfrutar de uma viagem inesquecível, agradável e principalmente, diferenciada.Podemos dizer que hoje o estilo Backpacker, (que antigamente era marginalizado e interpretado de maneira errada por muitos), começa a ganhar a cada dia novos “aventureiros e desbravadores” pelo o mundo inteiro, carregando dentro de cada um o desejo de fugir da mesmice do dia-a-dia.

Boa viagem!

a vida de um backpacker

por William Xavier - melhordocomercio.com.brAvENTURA

Page 32: Melhor do comércio

32www.melhordocomercio.com.br

30 de outubro Dia do ComerciárioNos últimos tempos, muitos avanços tecnológicos surgiram para beneficiar o processo de compra e vendas de serviços e produtos; um bom exemplo são os milhões de sites de comércio eletrônico espalhados pelo mundo e aplicativos instalados em Smarthphones que possibilitam o usuário efetuar compras onde ele estiver. Mesmo assim o trabalho de um profissional do comércio continua sendo insubstituível, o poder de comunicação, a sensibilidade em identificar a necessidade do cliente, enfim o contato humano continuam sendo instrumentos primordiais para o sucesso. E em homenagem ao profissional do comércio, todo dia 30 de outubro comemora-se o “Dia do Comerciário” uma classe de trabalhadores que batalha diariamente atendendo com carinho, responsabilidade e atenção a todos os seus clientes.Para entendermos o motivo real desta comemoração, precisamos voltar para o início do século passado mais precisamente no ano de 1908 quando Turíbio da Rosa Garcia e mais um outro grupo de trabalhadores se reúnem para fundar a União dos empregados no comércio do Rio de Janeiro o qual o principal objetivo era denunciar e exigir melhores condições de trabalho aos “caixeiros” (nome que se dava antigamente aos balconistas ou pessoas que atendiam no balcão) que eram submetidos a uma carga horaria abusiva e praticamente escrava. vários destes trabalhadores acabavam dormindo em seu próprio “emprego” pois simplesmente não compensaria voltar para casa.Apenas 24 anos depois no dia 29 de outubro de 1932 um grupo

de 5000 trabalhadores (grande parte caixeiros da própria região) se organizaram no Largo da Carioca, Rio de Janeiro e seguiram até o Palácio do Catete, antiga sede do Governo Federal. O Presidente da República da época Getúlio vargas escuta da sacada do palácio todas as reivindicações e anseios dos trabalhadores e no mesmo dia foi assinado o Decreto-Lei nº 4.042 de 29/10/1932 a qual reduziu a Jornada de trabalho de 12 para 8 horas. Este decreto foi publicado no Diário Oficial no dia seguinte, 30 de outubro de 1932 data em que é comemorado o “Dia do Comerciário” no país.É muito importante saudar neste dia todos os profissionais do comércio e lembrar com respeito e admiração todos os trabalhadores que batalharam no passado em prol deste objetivo e os que estão lutando pela preservação deste direito hoje.

por William Xavier - melhordocomercio.com.brCOMEMORATIvO

Page 33: Melhor do comércio

33www.melhordocomercio.com.br

Page 34: Melhor do comércio

34www.melhordocomercio.com.br

Page 35: Melhor do comércio

35www.melhordocomercio.com.br

Page 36: Melhor do comércio

36www.melhordocomercio.com.br