33
ESCOLA MUNICIPAL PROFº MANOEL TORRES MEMORIAL DO EJA RECIFE,2011

MEMORIAL DO EJA

Embed Size (px)

DESCRIPTION

MEMORIAL DO EJA DA ECOLAMUNICIPAL MANOEL TORRES

Citation preview

Page 1: MEMORIAL DO EJA

ESCOLA MUNICIPAL PROFº MANOEL TORRES

MEMORIAL DO EJA

RECIFE,2011

Page 2: MEMORIAL DO EJA

APRESENTAÇÃONa EJA nossas aprendizagens precisam ser

acompanhadas de acolhimento, de afetividade e atenção a todas as conquistas que o aluno for capaz de realizar. Quando conseguem construírem saberes significativos, levam consigo para sempre, pois os mesmos o fazem evoluir e a transformar a realidade ao meu redor.

Essas escritas na forma de memória, poesias, autobiografia, frases, palavras, foram resultados das aprendizagens dos alunos e incentivadas pelos professores que acreditaram que lendo, escrevendo, cantando, conversando, pensando e vivendo podemos construir essas aprendizagens significativas. Na EJA já existe espaço para falar, contar um pouco das experiências de vida, porém, precisamos acreditar e persistir no exercício da escrita de diferentes textos.

Lembrando Freire: “Não há saber mais ou saber menos, há saberes diferentes”, “Ninguém é superior a ninguém”, “As pessoas se educam em comunhão”,... Essas frases significativas nos ajudaram no registro e na motivação para acreditar que todos nós somos capazes de aprender sempre.

Percebemos que as atividades de escrita ainda geram muitas dificuldades, pois os adultos muitas vezes têm vergonha por estarem iniciando no processo de escrita. Mesmo com a valorização de suas experiências que tanto enriquecem oralmente o nosso trabalho, muitos não se permitem escrever. Temos consciência também que temos que lutar contra os fantasmas da exclusão social que marcaram a história pessoal de cada um de modo diferente, e que muitas vezes limitou-os a freqüentarem a escola que tanto queriam e a construir uma

Page 3: MEMORIAL DO EJA

dignidade a que todos têm direito. Precisamos ajudá-los a ver que é através da escola e do estudo que podem conquistar uma vida diferente.

Desejamos que essas escritas sejam lidas por todos vocês, que possam se reconhecerem como autores e co-autores e a partir delas realizem novas aprendizagens. Acreditamos que somos capazes e que podemos vencer os obstáculos a cada dia crescendo juntos.

Page 4: MEMORIAL DO EJA

DEDICATÓRIA

A todos os estudantes da Educação de jovens e adultos que apesar das dificuldades enfrentadas,

acreditam na educação como transformadora de si e do mundo.

Page 5: MEMORIAL DO EJA

ÍNDICE

1.AUTOBIOGRAFIA2.MEMÓRIAS3.POESIAS4.PENSAMENTOS5.RELATO DE VIVÊNCIAS6.FOTOS7.AGRADECIMENTOS

Page 6: MEMORIAL DO EJA

AUTOBIOGRAFIAJULIANA SEVERINA

MÓD. III

Eu me chamo Juliana sou uma pessoa muito feliz,trabalho e estudo

sou uma pessoas cheia de vontade de vencer na vida.O meu maior sonho é aprender a ler e escrever.Já estou descobrindo essa felicidade aos poucos.

Isso é muito importante para mim, desistir jamaias.Um dia eu alcançarei toda essa felicidade.

ANA CLÁUDIA FERREIRA DA SILVAMÓD. III

Eu me chamo Ana Cláudia, sou uma pessoa que gosta de rir

muito e de prestar atenção, tenho quatro filhos, gosto muito deles.

Eu trabalho e estudo, e gosto muito de sair.

Page 7: MEMORIAL DO EJA

JEAN CARLOS MOURA DE JESUSMód.III

Meu nome e Jean Carlos Moura de Jesus eu nasci em 2001, no dia 29 de junho.

Os nomes dos meus pais são Júnior Carlos moura de jesus e da minha mãe marta. eu nasci em um hospital do Recife.

Comecei a estudar na escola Daniel Vitor em 2004, no ano seguinte eu comecei a estudar no 14 bis.

Hoje estudo na escola municipal Professor Manoel torres eu gosto muito dessa escola porque eu aprendi mais aqui. eu também gostei de ir ao passeio que foi la no castelo adorei que a escola organizou.

Gosto muito de lá aonde eu moro porque eu e os meus amigos brincamos muito de futebol.

VALDOMIRO JOÃO FRANCELINO Mód. III

Eu trabalho e estudo, tenho 51 anos sou casadotenho dois filhos adultos. Gosto de estudar. Sou um servo de Deus.

Page 8: MEMORIAL DO EJA

ISABEL ENEDINAMÓD. III

Eu me chamo Isabel, trabalho e estudo. Nasci em São Paulo, fui criada na Bahia com minha avó, e só conheci meu pai aos 23 anos. Vim morar em Recife com 17 anos. Nunca me casei, mais tive companheiro desses que a gente acha que é pra vida toda, com ele tive dois filhos Luiz Carlos e Luiz Henrique. Perdi meu companheiro que sofreu um acidente de moto, sofri muito quando tudo aconteceu, mais aos poucos estou refazendo a minha vida, até porque eu preciso cuidar de mim e das minhas duas joias preciosas. Meus filhos são para mim como uma joia de grande valor que eu nunca pudi comprar.

Apesar de tudo eu sempre me considerei uma pessoa feliz. Sinto muita falta do meu companheiro, choro quando sinto saudade e peço a Deus que guarde em um bom lugar. Sou católica, faço parte da liturgia na paroquia Nossa Senhora do Rosário.

Voltei a estudar por que acho que sem estudo não se chega a lugar nenhum.

Este é um resumo da minha vida. Eu sou feliz.

Page 9: MEMORIAL DO EJA

JOSEFA MARIA DA SILVA CASTRO Módulo III

Eu me chamo Josefa, tenho 59 anos, sou casada, tenho quatro filhos e oito netos, moro em Boa Viagem. Amo toda a minha família. Voltei a estudar porque nos dias atuais toda pessoa jovem ou adulto tem que saber ler e escrever para acompanhar a evolução do Brasil.

MARIA DOS PRAZERESMód.III

Eu sou Maria dos Prazeres, sou uma mulher de família, sou irmã evangélica da assembleia de Deus e estudo para tentar aprender mais.

Page 10: MEMORIAL DO EJA

KÁTIA Profª Mód.III

Eu sou Katia a professora do módulo III. Trabalho na Escola Profº Manoel Torres há algum tempo e gosto muito do meu trabalho. Tenho duas filhas: Karla ue é uma adolescente de 15 anos e Laura que é uma criança de 6 anos. Não sou casada mais tenho um companheiro com quem vivo a 9 anos e é pai da minha segunda filha.

Sou mãe, esposa, trabalhadora, doméstica e etc. Minha vida é um corre corre daqueles.

Eu perdi meu pai quando ainda era adolescente, mas tenho minha mãe e meus dois irmãos. Poderia contar muito mais coisas mas por enquanto queria declarar o meu amor imenso por minha filhas. Elas são o meu tesouro.

Page 11: MEMORIAL DO EJA

EDILMA MARIA BARBOSAMód.III

Eu sou Edilma Maria Barbosa, eu sou uma pessoa feliz por ter minhas duas filhas e minha neta que vai fazer dois ano. Eu sou um pouco triste.

MARIA DO CARMOMód.III

Eu me chamo Maria do Carmo, para meus pais esse nome significa muito, Ex: Maria mãe de Jesus. Minha vida não tem muitas coisas para falar, eu moro com meus filhos e minha mãe, trabalho, sou uma dona de casa. Por isso que voltei a estudar, para dar uma vida melhor para minha família. Não tenho pai, só minha mãe, por isso eu amo minha mãe e meu filho porque eles são a única coisa que eu tenho nesta vida.

Aqui eu termino minha história.

Page 12: MEMORIAL DO EJA

ERINALVAMód.III

Meu nome é Erinalva tenho dezessete anos sou casada nasci no município de Cuite na Paraíba parei de estuda com 13 anos e agora voltei a estudar e estou muito contente por ter aprendido mais agora esta chegando ao fim do ano e estou muito triste por estar terminando mais ao começar do ano vou voltar a estudar para ver se eu mim interesso mais para no fim da história eu chegar aonde eu quero entrar na faculdade, mais tem gente que ignora por eu não ser muito interessada.

Page 13: MEMORIAL DO EJA

MEMÓRIAS

VALDELICE LOPES BEZERRA Mód. I e II

Maria Lopes Bezerra, tem 67 anos, teve 3 filhos, 2 homens e 1 mulher. Nasceu na cidade de Queimadas de Jurema, em Pernambuco. Trabalhou muito na roça, hoje ela é dona de casa, aposentada e mora em Recife.

VANUZA MARTILIANA DA SILVA

Mód. I e II

Maria Jovelina da Silva, nasceu em Serra Talhada, em Pernambuco. Hoje ela tem 80 anos, ela teve 20 filhos desses 9 filhos são vivos, 7

mulheres e 2 homens. Ela trabalhava na roça, gostava de fazer beiju, farinha e raspava mandioca. Ela gostava muito de dançar forró, tomar pinga e fumar. Gostava de ir também a novena, e de ser feliz.

Page 14: MEMORIAL DO EJA

CARLOS ALBERTO MAXIMIANO DE LIMAMód. I e II

Maria Helena De Lima, nasceu em Palmares no dia 27 de maio de 1945. Ela teve 6 Filhos, 3 meninos e 3 meninas. Ela trabalhava na roça e cuidava dos filhos e adorava a sua vida e a sua família. Ela é muito divertida e é muito feliz.

CÍCERO JOSÉ DA SILVA Mód. IV

Minha mãe chama-se Maria José da Conceição, ainda é viva e está com 71 anos. Criou 10 filhos, 6 homens e 4 mulheres. Ela nasceu em Camaragibe, Alagoas. Vive hoje aposentada, num sítio próximo a cidade de Ribeirão , Pernambuco.

Quando meu pai morreu eu estava com 4 anos e então, passei a morar com a minha avó materna, quando eu estava com 11 anos ela faleceu e fui morar com uns tios. Trabalhei e de lá para cá , servi ao exército no Recife .

Constitui minha família, tenho 2 filhos e todos bem criados. Tudo que eu construí foi aqui no Recife. Sempre que posso ainda visito a minha mãe.

Page 15: MEMORIAL DO EJA

DANIEL ARAÚJO DE JESUS Mód. V

Minha mãe se chama Ledna Araújo, tem 40 anos ela é uma pessoa muito especial pra mim. Ela que mim dá muitos conselhos, é uma pessoa muito batalhadora que até hoje criou seus 2 filhos, eu e meu irmão com muito sacrifício. Trabalha o dia inteiro e não deixa faltar nada dentro de casa. Hoje é separada do meu pai ela fala com todo mundo, gosta de fazer amizades e é uma pessoa muito simpática.

Eu amo ela no fundo do meu coração.

HOZANA ANGÊLA

Mód. I e II

Tercília Ângela da Silva, faleceu com 74 anos já faz 7anos. E teve 21 filhos, 7 homens e 9 mulheres, o restante dos filhos é falecido. Era dona de casa, amava cozinhar para os filhos. Ela era evangélica e uma boa mãe.

Page 16: MEMORIAL DO EJA

Erick Buarque da Silva Mód. V

A minha mãe se chama Vera Lúcia ela é uma pessoa muito importante na minha vida, ela nasceu no dia 7 de dezembro e hoje está com 37 anos de idade, teve 5 filhos e eu sou um deles. Ela graças a Deus é casada, mais não mora comigo nem com os meus irmãos, mora com um que é o casula de 4 anos de idade. Eu queria muito morar com ela, mais o marido dela é muito chato.

Eu preciso muito dela ,as vezes ela me abandona e me deixa desprezado, mas eu não deixo de amar a minha mãe. Porque se não fosse ela eu hoje não estaria aqui falando tudo sobre a minha vida. Eu sou feliz mesmo com a distância eu nunca vou esquecer dela, ela mora no meu coração e só isso que eu tenho pra dizer sobre ela TE AMO muito MÃE...

Page 17: MEMORIAL DO EJA

Margarida Benedita de Oliveira Mód. III

O nome da minha mãe é Josefa Benedita de Oliveira, nasceu em Maria Farinha, Pernambuco. Ela teve 12 filhos, 6 homens e 6 mulheres. Trabalhava em casa de farinha e cuidava da casa e dos filhos. Faleceu quando eu tinha 7 anos. Eu gostaria que minha mãe estivesse comigo.

Francisca Maria da ConceiçãoMód. IV

Maria Marcionilla nasceu em Atálaia, Alagoas em 13 de março de 1947. Trabalhou sua vida toda na agricultura rural, acordava sempre as 5 horas da manhã e ia para o trabalho para garantir o sustento da nossa família.

Morou desde pequena em uma pequena casa e manteve sempre sua vida com muita simplicidade. Minha mãe é uma mulher brava, honesta e trabalhadora, sempre teve que se esforçar muito para garantir o seu próprio sustento e nunca teve tempo de freqüentar uma escola.

E hoje, casada, depois de ter tido 16 filhos, continua firme e forte na sua vidinha de trabalho e suor. Ela é um exemplo de pessoa e eu me orgulho muito dela ser a minha mãe.

Mãe,sim uma palavra tão doce e tão abençoada por Deus. Que a ela pode se dizer! Mãe.

Page 18: MEMORIAL DO EJA

TACIANA ROBERTA DA SILVA Mód.III

Rute Maria da Silva é minha mãe, hoje ela tem 43 anos. Teve 8 filhos, são 3 mulheres e 5 homens. Um desses ela deu e um outro é falecido. Ela trabalha como doméstica e é uma boa mãe.

FABIANA MARIA DA SILVA

Mód. V

A minha mãe se chama Creuza Maria de Lima nasceu 10/10/1950/ ela mora em Recife morava com a mãe e o pai, depois ela foi fazer a vida dela no Rio de Janeiro, onde engravidou da minha irmã Flávia. Deixou minha irmã com a minha avó e foi trabalhar como doméstica. Depois ela mim teve e teve mais 4 filhos. Atualmente mora com meus irmãos com três deles que estavam doentes mais estão melhor.

Ela gosta de cantar de conversar, trabalha como passadeira e lavadeira. É evangélica, gosta muito de ir a igreja. Eu amo muito minha mãe e é só isso.

Page 19: MEMORIAL DO EJA

MARIA JOSEFA ALVES DE LIMA Mód. I e II

Irene Ana da Conceição, nasceu em São Lourenço da Mata, Pernambuco.

Ela teve 12 filhos, eram 2 meninas e 10 meninos. Trabalhava na roça e cuidava dos filhos. Lavava roupa para fora. Nossa casa era limpa, pobre, mais arrumada.

LINDALVA DOS SANTOS NASCIMENTO Mód. IV

Maria José do Nascimento, ela nasceu no Recife em 19/08/1914 casou-se com Luiz Luzia do Nascimento eles tinham duas filhas pequenas.

Do casamento nasceu duas filhas, Marinalva e Lindalva.Seu casamento durou apenas dez anos,certo dia ele foi para

o Rio de Janeiro deixando a minha mãe com 5 crianças :eu,minha irmã, as duas enteadas e mais uma irmã de criação.

Trabalhou muito para poder dar estudo a todos nós ,criou porcos,galinhas,lavava roupa de ganho e ainda trabalhava no hospital da aeronáutica do Recife como copeira. Até que um diaao largar do hospital atravessando a rua foi atropelada por um carro. Quebrando-lhe a perna e fraturando a bacia ficando hospitalizada doente nove meses fazendo duas operações.

Ela faleceu no dia 10/07/1985.

Page 20: MEMORIAL DO EJA

MARIA DE LOURDES DA CONCEIÇÃOMódulo: I e II

Maria Joana da Conceição, nasceu em Cabôco, Pernambuco. Hoje ela esta com 86 anos, teve 19 filhos. Desses que viveram, 6 eram meninos 6 meninas. Ela trabalhava fazendo suador para cavalos e na roça. Fazia nossas roupas e uma comida muito gostosa como; buchada, mão de vaca.

NADJA MARIA DOS RAMOSMód.IeII

Maria Lindóia dos Ramos, nasceu em Serinhaém, Pernambuco. Faleceu faz 8 anos, teve 8 filhos, 5 mulheres e 3 homens. Era dona de casa, cuidava bem da casa e da família. Gostava de viajar, cuidar do roçado, cozinhar.

Page 21: MEMORIAL DO EJA

SÉRGIO RODRIGUES DA SILVAMód. III

A minha mãe se chama Terezinha da Costa Silva. Hoje ela está com 65 anos. Ela teve 10 filhos, 7 mulheres e 3 homens. Fazia lavagem de roupas para casa de família. Tomava conta da gente.

SEVERINA HERMINIA DA SILVAMod.I eII

Hermínia Maria da Conceição, nasceu em Pernambuco, no dia 28 de Abril de 1951.

Ela teve 5 filhos, 2 meninos e 3 meninas. Cuidava dos filhos, raspava mandioca e fazia farinha para comer. Também ela gostava de costurar, fumar e dançar.

Page 22: MEMORIAL DO EJA

POESIASO nosso mar

É uma fonte de evolução

São tantas as riquezasQue dá comidas no chãoTem bastante caravelasQue confunde tubarão

Banhistas tomando banhoCrianças brincam na areia

Moças tomando solSão verdadeiras sereias...

AUTORES : Edson,Bia, Lindinalva,Edilene, Francisca e Luzinete.

Mãe

Mãe é dadiva de Deus e osegundo amor depois de Deus.

A casa da mãe é a melhor casa do mundo.

Valdemiro JoãoMód.III

Page 23: MEMORIAL DO EJA

MINHA MÃE

Eu amo minha mãe porque ela é muito especial para mim.

Ela é tudo para mim. Eu a amo muito porque ela é tudo

que eu tenho na minha vida foi.Ela que me deu a vida e me criou.

MARIA DO CARMO DA CONCEIÇÃO

Mód. IV

MÃE

Ser Mãe é amor e carinho.Eu adoro a minha mãe.

Gosto de abraçar e guardá-laDentro do meu coração.

EDLENE MARIA DA SILVAMód.IV

Page 24: MEMORIAL DO EJA

MÃE

Eu te amo

Mãe eu te adoro de coraçãoMãe você é meu sol minha estrela

eu não existiria sem você.Beijo

MARIA CICERA DA SILVA Mód.III

MÃE

Ser mãe é um sentimento mais bonito que uma mulher deve ter. A mulher ama seu filho mais do que sua própria vida

Ser mãe é educar, proteger seu filho contra tudo econtra todos. Mãe palavra mais bonita que Deus criou.

LINDINALVA DOS SANTOS NASCIMENTOMód.IV

Page 25: MEMORIAL DO EJA

MÃE

É um porto seguronos momentos das aflições

ela nos acolhenos ensina a caminharcom o dom de amar.

GUILHERME.MÓD.V

Saudade de Mãe

Eu não tenho mãe por isso, eu não gosto de falar de mãe

porque eu fico muito triste.

Luzinete Bezerra BentoMód.IV

Page 26: MEMORIAL DO EJA

A VIDA

A vida é beladoce como o mel

no nosso lara vida é viver

estudar,trabalhar e amar...

ERICK BUARQUE.MÓD.V

FELICIDADE

A felicidade é ter amigos pacientesou nos momentos de tristeza

podermos desabafaraliviar o peito

do sofrimento da vidafeliz é o homem

que pode dizer : eu tenho um amigo verdadeiro.

MARLUCEMód.IV

Page 27: MEMORIAL DO EJA

ENERGIAQue faz o meu corpo

pular, amar, dançar e correré na hora de amar

que trocamos energia.

JOSÉ KELVINMÓDULO V

MEU CABOCOLINHO CANTADORQue saudade do meu cabocolinhodo tempo da minha adolescênciatodas as manhãs, estava a cantar

até o dia raiar...então, saímos a campear

e ficamos a olharo meu cabocolinho a cantar

era tanto a alegriade se admirar

aquele pequenino passarinhoque não cansava de cantar

e o meu coração não parava de se alegrar.EDSON ANTONIO

MÓDULO IV

Page 28: MEMORIAL DO EJA

MÃE

Palavra fácil de se pronunciarser mãe é a coisa melhor do mundo

amo minha mãe e amo os meus filhos.um beijão Luiz Carlos e Luiz Henrique

amo vocês!

ISABEL ENEDINA DOS SANTOSMód.III

MÃE

Gostaria de vê-la para fazer muito carinho

onde você estiver seráa minha mãe.

Mãe eu te amo no fundo do meu coração.

EDVALDO JOSÉ DA SILVAMód.IV

Page 29: MEMORIAL DO EJA

OS CANARINHOS

Naquela casa antigaa chuva na telha cantava

o casal de canarinhosna sala,rodopiavamfugiram lá da gaiolafaziam vôos rasantesvoa daqui e voa dali

de repente...fez-se silêncioacabou a algazarra...

pela manhãa gaiola estava aberta

eles ganharam a liberdadepensou logo o seu donocom o passar dos dias

ao fazer uma mudançaatrás de um armário

estavam já bem sequinhosos belíssimos canarinhos.

ANA MORAIS PROFESSORA MÓD. V E IV

Page 30: MEMORIAL DO EJA

MINHA MÃE Ela era tudo para mim

eu nunca vou te esquecer.

ANA CLÁUDIA FERREIRA DA SILVAMód.III

MAMÃEÉ a pessoa mais importante

que a gente tem.Mãe é ser carinhosa

e dar amor é educar e cuidar dos filhos.

FRANCISCA MARIA DA CONCEIÇÃOMód.IV

MÃE

Ser mãe é educar e cuidar do filhoé dar amor e carinho.

Ser mãe é muito difícil.

PRISCILAMód.IV

Page 31: MEMORIAL DO EJA

PENSAMENTOS

Porque Jesus mim fortaleceLucas Silva.

Mód. V

Meu coração bate forte pela magia do saberLaion Silva.

Mód. V

Meu coração bate por amor. O que faço e o que vivo,por Deus

Severina G. De Oliveira. Mód. V

Porque eu tenho esperança de viver ! Erick Buarque.

Mód.V

Porque quero aprender mais e mais.Juliana Severina.

Mód. III

Meu coração bate pela força de vencer no meu trabalhoTeófilo Mód. V

Page 32: MEMORIAL DO EJA

AGRADECIMENTO

Aos alunos da EJA e a toda equipe da Escola Professor Manoel Torres que

contribuíram para a realização deste trabalho e de modo

especial a equipe do laboratório de informática

pela paciência e incentivo.

Page 33: MEMORIAL DO EJA

PREFEITOJOÂO DA COSTA BEZERRA FILHO

VICE-PREFEITONILTON DA SILVA NETO

SECRETÁRIA DE EDUCAÇÂOIVONE CAETANO DE OLIVEIRA

SECRETÁRIA ADJUNTOIRENICE BEZERRA DA SILVA

DIRETORIA DGTECTELMA LÚCIA DE LUCENA

DIRETORES DA UTEC IBURAMARIA APARECIDA DO NASCIMENTO

CARLI DE PAULA ROCHA COSTA

COLABORADORASSIMONE RODRIGUES LAUREANO

PABLO HENRIQUE

ESCOLA PROFº MANOEL TORRESDIRIGENTES

EDNA COELHO

ADÉLIA XIMENES

PROFESSORA DO MÓDULO I E II MARINEZ ALVES

PROFESSORA DO MÓDULO III KÁTIA BARROS

PROFESSORA DO MÓDULO IV E V ANA AUXILIADORA MORAES

PROFESSORA DE BIBLIOTECA ELIARA MIRANDA