16
MÉDICO DE MICHAEL JACKSON É CONDENADO A QUATRO ANOS DE PRISÃO {pág 09} BRUNA PRADO/ METRO RIO REUTERS/MARIO ANZUONI Carnaval de superação O carnavalesco Cahê Rodrigues conta como a Grande Rio se recuperou após incêndio e diz querer Lula no desfile sobre recomeço {pág 04} ANP: Chevron pode voltar à produção Apesar do vazamento na bacia de Campos, Agência Nacional do Petróleo diz que empresa americana deve retomar exploração Deputados comprovam que óleo armazenado em Caxias contaminou rede fluvial {pág 03} Barcas Dinamite encara Sanchez Presidente do Vasco fica cara a cara com o do Timão em prévia da decisão do Brasileiro {pág 14} Tarifa deve subir 40% Barcas S/A já solicitou reajuste Catamarã que bateu no píer vai ficar 10 dias parado {pág 02} PRESIDENTE RONALDO VAI CHEFIAR A ORGANIZAÇÃO DA COPA 2014 {pág 13} Mín 18°C Máx 32°C RIO DE JANEIRO Quarta-feira, 30 de novembro de 2011 Edição nº 286, ano 2 RECICLE A INFORMAÇÃO: PASSE ESTE JORNAL PARA OUTRO LEITOR O Jornal Metro é impresso em papel certificado FSC, garantia de manejo florestal responsável.

metro rio, news, portugues, brasil

Embed Size (px)

DESCRIPTION

metro rio, news, portugues, brasil

Citation preview

Page 1: metro rio, news, portugues, brasil

MÉDICO DE MICHAEL JACKSON É

CONDENADO A QUATROANOS DE PRISÃO {pág 09}

BRUNA PRADO/ METRO RIO

REUTERS/MARIO ANZUONI

Carnaval de superação

O carnavalesco Cahê Rodrigues conta como a Grande Rio se recuperou após incêndio e diz querer Lula no desfile sobre recomeço {pág 04}

ANP: Chevron podevoltar à produção

Apesar do vazamento na bacia de Campos, Agência Nacional do Petróleo diz que empresa americana deveretomar exploração Deputados comprovam que óleo armazenado em Caxias contaminou rede fluvial {pág 03}

Barcas

DinamiteencaraSanchez Presidente do Vasco fica cara acara com o do Timão em préviada decisão do Brasileiro {pág 14}

Tarifa devesubir 40%

Barcas S/A já solicitou reajusteCatamarã que bateu no píer

vai ficar 10 dias parado {pág 02}

PRESIDENTERONALDO VAI CHEFIAR A ORGANIZAÇÃO DA COPA 2014 {pág 13}

Mín 18°CMáx 32°C

RIO DEJANEIROQuarta-feira, 30 de novembro de 2011

Edição nº 286, ano 2

RECI

CLE

A IN

FORM

AÇÃ

O: P

ASS

E ES

TE J

ORN

AL

PARA

OU

TRO

LEI

TOR

O Jo

rnal

Met

ro é

impr

esso

em

pap

el c

erti

ficad

o FS

C,

gara

ntia

de

man

ejo

flor

esta

l res

pons

ável

.

Page 2: metro rio, news, portugues, brasil

1foco

www.readmetro.comQUARTA-FEIRA, 30 DE NOVEMBRO DE 2011

02 rio

O jornal Metro circula em 22 países e tem alcance diário superior a 20 milhões de leitores. No Brasil, é uma joint venture do Grupo Bandeirantes de Comunicação e da Metro Internacional. É publicado e distribuído gratuitamente de segunda a sexta em São Paulo, ABC paulista, Santos, Campinas, Rio de Janeiro, Curitiba, Belo Horizonte e Porto Alegre, somando mais de 440 mil exemplares.

Editado e distribuído por SP Publimetro S/A. Endereço: Rua Álvaro Ramos, 350, 4º andar, Botafogo, CEP 22280-110, Rio de Janeiro, RJ. O jornal Metro Rio é impresso pela Editora O Dia S.A.

EXPEDIENTEMetro Brasil. Presidente: Cláudio Costa Bianchini. Diretor de Redação: Fábio Cunha (MTB: 22.269). Diretor Comercial e Marketing: Carlos Eduardo Scappini. Diretora Financeira: Sara Velloso. Diretor de Operações: Luís Henrique Correa.

Metro Rio de Janeiro. Gerente Executivo: Túlio Guimarães. Editora Executiva: Ana Lúcia do Vale. (MTB: 18.892) Coordenador de Redação: Irineu Masiero. Editora de Arte: Cláudia Lorena. Grupo Bandeirantes de Comunicação RJ - Diretor Geral: Daruiz Paranhos

Telefones: 021/2586-9565 (redação)021/2586-9575 (comercial)

A tiragem e distribuição desta edição de 100.000 exemplares são auditadas pela BDO.

Barcas S/A anuncia que já solicitou ao governo reajuste da tarifa, que deve sofrer aumento de40% Concessionária e Capitania dos Portos ainda apuram causas do acidente na Praça 15

Mais duas testemunhas fo-ram ouvidas, ontem, até ofechamento desta edição,no segundo dia de julga-mento de quatro acusadosde participar da morte deRené Senna, o ganhador daMega-Sena, morto em

2007. Prestaram depoimen-to à Justiça o ex-adminis-trador da fazenda ondemorava René e o ex-aman-te da viúva do milionário,Adriana Almeida. A cabele-reira é suspeita de mandarmatar o marido.

O julgamento começouna segunda-feira, quandoseis testemunhas foramouvidas. No total, 52 pes-soas prestarão depoimen-to no Tribunal do Júri deRio Bonito.

METRO RIO

O catamarã Gávea I, que ba-teu ao chegar na Praça 15na segunda-feira, deve ficarpelo menos dez dias fora deoperação. O período, segun-do informou ontem a Bar-cas S/A, que administratransporte, será usado paraperícia, reparos e testes.

Além disso, os passageirostiveram uma má notícia on-tem. Apesar de reclamaremda falta de manutenção dotransporte, a passagem, quehoje custa R$ 2,80, deve so-frer reajuste de 40% (che-gando a R$ 3,92), já previstoem contrato. Segundo aconcessionária, ela opera noprejuízo e já solicitou o pe-dido, que está sendo analisa-do pelo governo.

A secretaria estadual deTransportes informou quejá pediu empréstimo para

investir em novas embarca-ções e reforma de estações.A licitacao deve estar prontaem janeiro.

Ontem, a concessionáriareafirmou não saber expli-car as causas do acidente.Tanto a empresa, como aCapitania dos Portos, aindaestão apurando o motivo dacolisão. O gerente de logísti-ca e atendimento ao clienteda Barcas S/A, Mário Liberal-li de Góes, disse que “houveuma perda de manobra daembarcação” e, por isso, elateria colidido. Ele tambémafirmou que a denúncia deque os bancos estariam sol-tos, como relataram os pas-sageiros, será investigada.

Um dia após a concessio-nária pedir aos usuáriospara evitar o serviço nohorário de rush, Mário

Góes disse que o serviçonão está comprometido.Segundo ele, atrasos po-dem ter ocorrido por con-ta da restrição de pontesde atracação (apenas duas,uma precisa de reparosapós o acidente).

Além disso, ele justificoua demora com as obras derevitalização da zona por-tuária, que estaria levando20% a mais de passageiros ausar o transporte.

Crise também nos bondes

A Polícia Civil prorrogou oprazo para a conclusão doinquérito que investiga oacidente com o bonde deSanta Teresa. As investiga-ções, que deveriam ter sidoconcluídas ontem, devemser definidas até o dia 17de dezembro. METRO RIO

A capital fluminense teveum ligeiro aumento em umranking que avalia a quali-dade de vida para estran-geiros que vêm trabalharno país. Segundo o estudodivulgado ontem pela Mer-cer, consultoria internacio-nal em recursos humanos,o Rio subiu duas posições.Este ano, saltou da 116ª pa-ra a 114ª colocação.

Além do Rio, outras duascidades brasileiras subiramlevemente no ranking: Bra-sília e São Paulo. A capitalfederal é a primeira do paísa aparecer na lista. Figurana 101ª posição. No ano pas-sado, estava em 104º lugar.Já São Paulo subiu da 117ªcolocação para a 116ª.

“O desempenho leve-mente melhor pode ser ex-

plicado por uma série de fa-tores. Mas os investimentosfeitos pelo governo em se-gurança, em parte por cau-sa de eventos como a Copado Mundo, podem ter umaconsequência nas posiçõesdas cidades brasileiras nospróximos anos”, disse umdos responsáveis pela pes-quisa, Slagin Parakatil, àBBC Brasil. METRO RIO

Caso Mega-Sena já tem 8 depoimentos

Risco ambiental: criadouro ilegal mantinha 316 javalis

LUIZ MORIER/DIVULGAÇÃO

Qualidade de vida no Riopara estrangeiros aumenta

Catamarã vai ficar dezdias fora de operação

Todas as vítimas já receberam alta e foram liberadas

ALESSANDRO FAGUNDES/REPRODUÇÃO TWITTER BANDNEWS FM

A secretaria do Ambienteapreendeu, ontem, 96 java-lis (dos 316) que eram man-tidos em um criadouro ile-gal na Área de ProteçãoAmbiental de Macaé de Ci-ma, em Nova Friburgo, naregião serrana. Até o fim dasemana, a Operação Javali-Pirata irá retirar o restantedos animais do local.

O criadouro, ao lado doParque Estadual dos Três Pi-

cos, representava riscos am-bientais para o ecossistema,caso os animais invadissemáreas verdes protegidas,pois não há predadores na-turais dos javalis na região.

Os javalis serão encami-nhados para um abatedou-ro certificado pelo Ibama e,depois, suas carnes serãodoadas para restaurantespopulares e comunidadescarentes. METRO RIO

Caça a javalis piratas

Notas

Freixo & RomárioPré-candidato do PSOLà prefeitura, o deputa-do estadual MarceloFreixo investe em pos-sível aliança com o de-putado federal Romá-rio (PSB). Freixo vai sereunir com o ex-joga-dor ainda esta sema-na, mas ele despistoudizendo que quer ape-nas aproximar os man-datos para discutir as-suntos como Educaçãoe Copa do Mundo.

Beltrame & NemSecretário de Seguran-ça, José Mariano Bel-trame disse que Antô-nio Bonfim Lopes, oNem, ex-chefe do tráfi-co da Rocinha, blefouao combinar com poli-ciais sua suposta rendi-ção. “Na chegada deNem à Polícia Federal,um policial grita “per-deu, jogador”. Foi isso:ele jogou, fingiu que iase entregar, mas era tu-do um plano de fuga”,disse Beltrame no pro-grama “Roda Viva”, daTV Cultura. A audiênciade Nem, cancelada se-gunda-feira, foi trans-ferida para o dia 16.

Page 3: metro rio, news, portugues, brasil

www.readmetro.comQUARTA-FEIRA, 30 DE NOVEMBRO DE 2011rio

J. ELOY/FUTURA PRESS

União fora dos camposJá no clima do clássico entre Flamengo e Vasco, nodomingo, o prefeito vascaíno Eduardo Paes inaugu-rou ontem o Espaço de Desenvolvimento Infantil (EDI)Professora Lúcia Maria Batista de Albuquerque, emBonsucesso. O nome é uma homenagem à ex-direto-ra da Escola Municipal Mourão Filho, no Complexo doAlemão, que morreu antes da pacificação.

Paes e as torcidas

Prefeito abraça duas crianças na inauguração do EDI

Quadrilha deagiotas ITABORAÍ. Uma operaçãopara pegar suspeitos de in-tegrar uma quadrilha deagiotas, em Itaboraí, pren-deu duas pessoas ontem -uma delas seria o chefe dogrupo. De acordo com po-liciais da 71ª DP (Itaboraí),ele seria dono de uma lojade materiais de constru-ção na região. Na casa dosuspeito foram apreendi-dos cordões de ouro, umcarro importado, notaspromissórias e cheques.

METRO RIO

Preso ex-líderda RocinhaDENÚNCIA. O ex-líder dotráfico da Favela da Roci-nha, em São Conrado,Eraldo Souza da Silva,mais conhecido comoEraldo da Rocinha, de 52anos, foi preso na manhãde ontem em sua residên-cia, no bairro da Taquara,

em Jacarepaguá, na zonaoeste. Ele foi um dos che-fes da favela durante osanos 90 e responsável porfundar uma das maioresfacções do crime organiza-do do Rio. Eraldo foi reco-nhecido por um vizinho,que fez a denúncia.

METRO RIO

Trabalho escravo CAMPOS. O Ministério Pú-blico Federal (MPF) denun-ciou o proprietário da fa-zenda Lagoa Limpa, emCampos dos Goytacazes, eseus dois sócios por sub-meterem os empregados acondições análogas à deescravidão e omitir dadosde suas carteiras de traba-lho. Se condenados, Wal-ter Lysandro Godoy (donoda fazenda), Paulo SérgioPassos Queiroz e Jair Ro-drigues dos Santos (sócios)podem pegar até 200 anosde prisão. A denúncia, fei-ta pelo procurador da Re-pública Eduardo Santos deOliveira, partiu de uma fis-calização realizada na fa-zenda em junho.

METRO RIO

Breves

Barricada e tiros nafavela de AntaresNo mesmo local onde o ci-negrafista Gelson Domin-gos foi morto durante umaoperação, no dia 6 de no-vembro, policiais do 27ºBPM (Santa Cruz) apreen-deram cerca de 4 mil cáp-sulas de cocaína duranteuma outra ação na favelade Antares, em Santa Cruz,na zona oeste.

De acordo com a PM, oobjetivo da ação era checardenúncias sobre tráfico de

drogas e buscar criminososque estão envolvidos namorte do cinegrafista

Os agentes foram recebi-dos a tiros, mas ninguém fi-cou ferido. Eles encontra-ram barricadas instaladaspor traficantes para impedira passagem de carros.

O material apreendido foilevado para a 36ª DP (SantaCruz), onde o caso foi regis-trado. Ninguém foi preso.

METRO RIO

Carro de deputado é alvejadoA Polícia Civil investigauma suposta tentativa de as-salto sofrida pelo deputadoestadual Geraldo Moreira(PTN), de 57 anos, que esca-pou da morte na véspera deseu aniversário, no fim danoite da segunda-feira, emDuque de Caxias.

O carro oficial de Moreirafoi atingido por três tirosdisparados por ocupantesde outro veículo, que perse-guiram a vítima por quatroquilômetros, na rodoviaWashington Luís.

“Os tiros foram exata-mente no meu rumo, no ru-

mo da minha cabeça. Pelovisto, uma bala deve ter pas-sado ali a dois centímetrosda minha cabeça”, disse oparlamentar.

Moreira, que vai pedir se-gurança à Assembleia Legis-lativa (Alerj), responde naJustiça pela morte do médi-

co Carlos Alberto Peres Mi-randa, em 2008. Dois ho-mens foram presos em fla-grante por atirar no médico.Segundo o Ministério Públi-co, eles teriam sido contra-tados por dois policiais mili-tares, a mando do deputado.

METRO RIO

Ibama planeja aplicarnova multa à Chevron

Agência Nacional do Petróleo admite que empresa deve retornar ao Campode Frade Deputados confirmam irregularidade em armazenamento de óleoEm audiência pública naComissão de Meio Ambien-te do Senado, em Brasília,ontem, o representante daAgência Nacional do Petró-leo, Gás Natural e Biocom-bustíveis (ANP), Silvio Ja-blonski, informou que aagência não deve revogar alicença de exploração depetróleo concedida à em-presa Chevron, responsávelpelo acidente que derra-mou cerca de 440 mil litrosde petróleo na bacia deCampos.

A ANP considera que acassação da licença implica-ria quebra de contrato. “Es-tá suspensa até entender-mos o fato. Provavelmente,haverá exploração maisadiante”, admite Jablonski,indicando que a petroleiraterá de pagar um seguro pa-ra recuperar os danos am-bientais provocados.

A agência está elaboran-do um Plano Nacional deContingência (PNC) de der-ramamento de óleo, quedeve ficar pronto nas próxi-mas semanas. O PNC é dis-

cutido desde 2000 e vai am-pliar a segurança em casosde acidentes como o vaza-mento no Campo de Frade.A ideia é que o plano tenhaparticipação da Marinha,do Instituto Nacional doMeio Ambiente e RecursosRenováveis (Ibama) e daprópria ANP.

Já Curt Trennepohl, pre-sidente do Ibama, afirmouque o órgão vai decidir atéamanhã se aplica novamulta, no valor de R$ 10milhões, à Chevron, por fa-lhas na contenção do vaza-mento de óleo no Campode Frade. Segundo Trenne-pohl, ainda há a possibili-dade de aplicar uma segun-da multa, que pode chegara R$ 50 milhões, dependen-do da confirmação da hipó-tese de terem ocorrido da-nos ambientais. “Este é umprocesso um pouco maiscomplexo, técnico, que de-mandará mais tempo”, ex-plica.

Caso o Ibama aprove asduas multas, a Chevron te-rá uma punição de R$ 110

milhões, já que a empresafoi multada pelo vazamen-to por R$ 50 milhões, noinício do mês.

Vazamento em CaxiasDeputados da Comissão Ex-terna da Câmara, criada nasemana passada para acom-panhar as ações contra ovazamento de óleo da pla-taforma da Chevron, disse-ram que há indícios de irre-gularidades no armazena-mento do óleo retirado doCampo de Frade.

Eles disseram ter encon-trado evidências de que aágua contaminada comóleo está sendo liberada pa-ra as galerias fluviais semtratamento adequado pelaempresa de manejo de resí-duos industriais Contecom,em Duque de Caxias, naBaixada Fluminense.

“A empresa está com a li-cença vencida e está tra-tando água oleosa, quandosó tem permissão para tra-tar óleo com água”, expli-cou o deputado Dr. Aluízio(PV-RJ). METRO RIO

2,4 milbarris de petróleo (ou440 mil litros) já foramdespejados na baciade Campos, no poçodo Campo de Frade,no norte fluminense,de responsabilidadeda empresa americana Chevron.

PMs encontraram ponte bloqueada pelo tráfico em Antares

“Esse valor comoindenização, comocompensaçãopelos danoscausados, éirrisório.”CURT TRENNEPOHL, PRESIDENTE DO IBAMA

ALAN MARQUES/FOLHAPRESS

ALAN MARQUES/FOLHAPRESS

03

Page 4: metro rio, news, portugues, brasil

www.readmetro.comQUARTA-FEIRA, 30 DE NOVEMBRO DE 2011

04 rio

O Rio vai ganhar, no dia 10,um avançado Centro deDiagnóstico por Imagem naav. Presidente Vargas, emfrente à Central, com capa-cidade para realizar 22 milexames por mês.

Orçado em R$ 33,5 mi-lhões, o Rio Imagem teráduas salas de ressonânciamagnética, duas de mamo-grafia, quatro de ecocar-diografia, cinco salas de ul-trassom, cinco de Raio-X euma central de marcação

com 21 profissionais, quevai funcionar de segunda asexta, das 7h às 19h.

“No Brasil, não conheçoum local que consiga reali-

zar tantos exames como osque estarão sendo feitospelo Centro”, disse o secre-tário estadual de Saúde,Sérgio Côrtes. METRO RIO

Rio Imagem vai realizar22 mil exames por mês

Centro de Diagnóstico por Imagem será aberto no dia 10

DIVULGAÇÃO / MAURÍCIO BAZÍLIO

Mesmo que as lembrançasnão sejam boas, Cahê Rodri-gues faz questão de não es-quecer o passado. Extrapo-lando as dificuldades que vi-veu em fevereiro, quando obarracão de sua escola, aGrande Rio, foi atingido porincêndio, o carnavalescobusca inspiração para o pró-ximo Carnaval em tudo oque viveu esse ano. O enre-do “Eu acredito em você. Evocê?”, que a escola de Ca-xias apresenta em 2012, terácomo tema a superação. Ementrevista ao Metro Rio, eleconta que está confiante notítulo de 2012. “Vou mexercom a emoção do público”,promete.

Como surgiu a ideia de trans-formar o drama vivido pelaescola em enredo para 2012?Depois do incêndio, nos 26dias de reconstrução do Car-naval, vivi um turbilhão deemoções. Quando tudo aca-bou e comecei a pensar noenredo para 2012, falar so-bre superação foi a minhaprimeira ideia. Só a GrandeRio poderia tratar o temacom propriedade, afinal,nós vivemos isso. Mas sem-pre tive a preocupação emnão falar do incêndio. Oque passou, passou.

Você acredita que o que acon-teceu mudou o seu modo deencarar o Carnaval? Estou com 35 anos e, emnenhum momento da vida,amadureci tanto. Mesmovendo o trabalho todo deum ano pegando fogo, nãopude desabar, afinal todosolhavam para mim. Nessahora, tive de desempenharo papel de líder. E consegui.Só na hora do desfile quenão aguentei e caí no choro.

Em 2011, a escola não compe-tiu. Agora, é candidata ao títu-lo. O que muda?Os olhares mudam e a res-ponsabilidade é enorme.Mas isso estimula. Se esteano já conseguimos fazerum desfile lindo, mesmo

com todas as dificuldades,imagina ano que vem? Vaiser um desfile audacioso:são 300 profissionais traba-lhando com um orçamentode R$ 10 milhões. Comoacredito que nada acontecepor acaso, o incêndio acen-deu a chama da comunida-de de Caxias, que semprefoi apaixonada. Acreditomuito no título.

É difícil conduzir um enredosem patrocínio?Desde que apresentei o pro-jeto, esse foi o maior desa-fio. Mas a diretoria foi auda-ciosa e topou. Estamosapostando em reunir em-presários que sempre nosajudaram e na mídia espon-tânea que a escola gera.

Como será o desenvolvimentodo enredo?Serão seis setores. O primei-ro vai tratar da superaçãoatravés da fé. Depois, vamosfalar dos gigantes a seremderrubados, os vícios, asdoenças, os obstáculos. Oterceiro setor vai se chamar“Eu acreditei” e vai terexemplos de pessoas que sesuperaram, como Aleijadi-nho e Ray Charles. O próxi-mo setor vai ser impactan-te: vamos falar dos limitesdo corpo em um carro comvárias personalidades do es-porte, como Lars Grael, Mi-notauro e Clodoaldo Silva.No quinto setor vou tratarda reconstrução através doamor. O último vai tratar dasuperação do povo brasilei-ro. O presidente Lula já estáconvidado para desfilar nes-sa alegoria.

Em que pé está o projeto delançar um livro sobre a recons-trução do último Carnaval?Ainda estou colhendo de-poimentos. A ideia do livroé contar a história que nin-guém conhece por trás detudo o que aconteceu. Nãoserá um livro de autoajuda,mas dar incentivo paraaqueles que passam por di-ficuldades. METRO RIO

Metroentrevista

Carnavalesco da Grande Rio conta ao Metro Rio como conseguiu transformar o drama vivido pela escola, após incêndio no barracãoem fevereiro, em enredo para 2012 Reconstrução do desfile em

26 dias vai virar livro, que será lançado antes do Carnaval

CAHÊ RODRIGUES:SUPERAÇÃO

COMO INSPIRAÇÃO

BRUNA PRADO / METRO RIO

Cahê já convidou o ex-presidente Lula para desfilar no último carro, que vai falar sobre a superação do povo brasileiro

Page 5: metro rio, news, portugues, brasil

www.readmetro.comQUARTA-FEIRA, 30 DE NOVEMBRO DE 2011brasil 05

O MEC (Ministério da Edu-cação) anunciou ontem ofim de 3.986 vagas em 148cursos de Odontologia, En-fermagem e Farmácia quetiveram nota inferior a 3no CPC (Conceito Prelimi-nar de Curso) de 2010. Nopróximo vestibular, essasfaculdades terão de reduzira oferta de vagas.

A área que sofreu omaior corte foi a de enfer-magem, com 2.572 vagascanceladas em 88 institui-ções. Apenas na Bahia e emSão Paulo, cursos de enfer-magem perderam 1.220 va-gas. Os resultados da avalia-ção do MEC foram divulga-dos no dia 17. Segundo oministério, ao todo haverá

redução de 50 mil vagas emcursos com avaliação insufi-ciente. A nota do CPC é esta-belecida através da dos alu-nos na prova do Enade e daavaliação do corpo docentee da infraestrutura do curso.

Hospitais universitáriosO governo vai liberar R$ 100milhões para renovar a es-

trutura tecnológica de 87hospitais universitários fe-derais. A informação foi pu-blicada ontem no “DiárioOficial”. O montante, quedeve ser liberado ainda nes-sa semana por meio do Fun-do Nacional de Saúde, seráusado para compra de equi-pamentos hospitalares.

METRO

Sanção vale para faculdades de enfermagem, farmácia e odontologia com conceito inferior a 3

MEC corta quase 4 mil vagas de cursos de saúde

Fraude na Agriculturapode ter causado rombo de R$ 228 miA CGU (Controladoria-Ge-ral da União) terminou on-tem os relatórios da audi-toria especial no Ministé-rio da Agricultura e con-cluiu que o prejuízo causa-do por esquemas de cor-rupção podem chegar a R$228 milhões.

Segundo a CGU, amaior parte do rombosaiu dos convênios da Co-nab (Companhia Nacionalde Abastecimento) para acompra de produtos agrí-colas. Já foram constata-dos gastos de R$ 20 mi-lhões em benefícios con-cedidos a empresas quepagaram aos produtoresmenos do que receberam.

A CGU também confir-mou que a Commerce Co-mércio de Grãos Ltda, querecebeu R$ 7 milhões, está

registrada em nome de la-ranjas e possui sede de fa-chada. O grupo responsá-vel pela Commerce rece-beu no total R$ 27 mi-lhões do ministério.

Já na contratação daFundasp, ligada à PUC-SP,a CGU apontou "fraudeprocessual” e “pesquisaelevada de preços”, comprejuízo de R$ 1,1 milhãoao erário. A Fundasp fatu-rou R$ 5 milhões com ocontrato.

As suspeitas de irregu-laridades no Ministério daAgricultura culminaramcom a saída do então mi-nistro Wagner Rossi(PMDB), no dia 17 de agos-to deste ano. A auditoriada CGU foi aberta a pedidoda presidente Dilma Rous-seff. METRO

138cursos perderamvagas parapróximovestibular epassarão porsupervisão doMEC.

Juízes vão fazerparalisaçãohojeMagistrados da JustiçaFederal e do Trabalhoameaçam parar hojeem todo o país.

Segundo a Associa-ção Nacional dos Ma-gistrados da Justiça doTrabalho, cerca de 3,6mil juízes vão aderir àparalisação. A catego-ria reinvindica aumen-to salarial, reclama dafalta de segurança e da“desvalorização da car-reira”.

Esta é a primeira vezque os magistrados doTrabalho fazem este ti-po de protesto no país.Mais de 20 mil audiên-cias terão de ser remar-cadas.

A Associação dos Juí-zes Federais afirmaque cerca de 2 mil ma-gistrados devem pararhoje. Porém, açõesconsideradas urgentes- criminais, que tratamde aposentadorias e defornecimento de remé-dios - serão poupadasdurante o protesto. Osjuízes federais já ha-viam feito uma parali-sação um abril. METRO

O ano ainda não acabou,mas o turismo no Brasil jásupera os índices registra-dos em todo ano passado.De janeiro a novembro, fo-ram 72 milhões de desem-barques domésticos, ante67,6 milhões em 2010. Onúmero de desembarquesinternacionais chega a 8milhões - no ano passado,foram 7,8 milhões. A recei-ta já atinge R$ 11,1 bi-lhões, R$ 185 milhões amais do que em 2010.

Os dados foram apre-sentados pelo ministro do

Turismo, Gastão Vieira, naconferência Internacionalde Turismo, em Fortaleza.“O turismo é uma ferra-menta de geração de em-prego, inclusão social e su-peração da crise interna-cional”, disse.

No evento, Vieira afir-mou que já recebeu dapresidente Dilma Rous-seff (PT) autorização paraelaborar o PAT (Programade Aceleração do Turis-mo). O objetivo é tentareliminar entraves do seg-mento e acelerar projetos

da área. “Estamos moder-nizando o ministério paracriar políticas públicas demaneira a atender as ne-cessidades da nova classemédia”, afirmou.

O representante doBID (Banco Interamerica-no) Fernando Florez des-tacou a importância de opaís investir no setor. “Oturismo é fator-chave nocombate à pobreza. É umsetor que impulsiona oaparecimento de empre-sas e de integração regio-nal”. METRO

Número de turistas no ano bate recorde

Aeroportos já registraram 8 milhões

de desembarques internacionais

Senado votahoje o novoCódigo Florestal O Senado deve votar hoje,em regime de urgência, oprojeto de lei que instituio novo Código Florestal.

Os relatores da propos-ta e os líderes partidáriosentregaram ontem ao pre-sidente do Senado, JoséSarney, o texto que já foiaprovado por quatro co-missões da Casa, inclusivea do Meio Ambiente.

Ontem, manifestantesse encontraram com o mi-nistro Gilberto Carvalhopara entregar uma cartacom 1,5 milhão de assina-turas exigindo alteraçõesno código. Uma das maio-res preocupações dos am-bientalistas é a anistiaque o projeto garante pa-ra quem desmatou antesde 2008. O ministro afir-mou que a presidente Dil-ma Rousseff vai vetarqualquer anistia paradesmatamentos.

METRO

Em um mês, Amazônia perde 240 IbirapuerasO desmatamento na Ama-zônia aumentou em outu-bro. A área derrubada equi-vale a 240 vezes o tamanhodo parque do Ibirapuera,em São Paulo. No total, fo-ram destruídos 385,56 km2

de floresta.Em comparação com o

mesmo período do ano pas-

sado, o ritmo de degradaçãoda Amazônia registrou umapequena queda. Em 2010, odesmate foi de 388,86 km2.

Segundo dados divulga-dos ontem pelo Inpe (Insti-tuto Nacional de PesquisasEspaciais), se comparada asetembro, a degradação dafloresta na região aumen-

tou 52%.De acordo com a pesqui-

sa, Rondônia é, pela primei-ra vez no ano, o Estado quemais desmatou florestas,derrubando 128,59 km² demata. A quantidade é equi-valente a sete ilhas de Fer-nando de Noronha, em Per-nambuco. METRO

Em outubro perderam-se 385km2 de floresta

RODRIGO BALEIA/FOLHAPRESS

Page 6: metro rio, news, portugues, brasil

O corte da taxa básica dejuros, a Selic, na reuniãode hoje do Comitê de Polí-tica Monetária, terá poucoimpacto nas operações decrédito. A avaliação é daAnefac (Associação Nacio-nal dos Executivos de Fi-nanças, Administração eContabilidade).

Caso se confirme a ex-pectativa do mercado dequeda de 0,5 ponto percen-tual, de 11,5% para 11% aoano, os juros do crédito

pessoal oferecido pelosbancos cairiam de 65,92%para 65,16% ao ano.

Na compra de uma gela-deira, com preço à vista deR$ 1,5 mil, se financiadaem 12 meses, a redução nototal pago seria de apenasR$ 4,64. A taxa de jurospassaria de 5,44% para 5,4%ao mês e o valor total dacompra financiada cairiade R$ 2.081,56 para R$2.076,93, segundo simula-ção feita da Anefac. METRO

0,50ponto percentual é aprojeção do mercadofinanceiro para a redução da taxa básicade juros na reuniãodesta quarta-feira doComitê de Política Monetária. Com a queda, a Selic encerraria 2011 em 11% ao ano.

www.readmetro.comQUARTA-FEIRA, 30 DE NOVEMBRO DE 2011

06 economia

Brasil tem 19 novosmilionários por dia

País possui hoje 137 mil milionários e 30 bilionários

BILL MILES/IMAGE SOURCE

O crescimento da econo-mia brasileira está criando19 milionários por dia des-de 2007, segundo reporta-gem da revista norte-ame-ricana de economia “For-bes”. Os principais respon-sáveis por essa expansãosão o crescimento do con-sumo e do PIB (Produto In-terno Bruto).

O bom momento da eco-nomia brasileira tem im-pulsionado salários pagos aexecutivos, que muitas ve-zes ultrapassam aquelespagos nos Estados Unidos.Segundo a reportagem, oconsumo no Brasil conti-nua crescendo fortemente,aumentando a fortuna devarejistas, bancos e inúme-ras indústrias.

A tendência deve se re-

petir ao menos pelos próxi-mos três anos, diz a revistanorte-americana.

A estatística consideratoda a riqueza individual,incluindo investimentos,propriedade, poupança eoutros patrimônios, alémde dinheiro. A pesquisa le-vou em conta que cada R$1 milhão equivale a US$540 mil. Formam o grupode novos milionários, se-gundo a “Forbes”, indiví-duos com patrimônio entreUS$ 539 mil e US$ 2,7 mi-lhões (R$ 1 milhão e R$ 5milhões).

O Brasil tem hoje 30 bi-lionários e 137 mil milio-nários. Cerca de 70% da ri-queza está concentradanos Estados de São Paulo eRio de Janeiro. METRO

Crescimento da economiaimpulsiona fortuna, diz ‘Forbes’

Geladeira fica só R$ 4,64 maisbarata com redução da Selic

Companhia pediu concordata ontem nos EUA

LUCAS JACKSON/REUTERS

Check-in partilhadocomeça em fevereiro

Os balcões de check-incompartilhados entre ascompanhias aéreas devemcomeçar a funcionar a par-tir de fevereiro do ano quevem, segundo a Anac(Agência Nacional de Avia-ção Civil).

Resolução da agência de-termina que, nos aeropor-tos onde a Infraero identifi-car a necessidade de com-partilhamento de guichês,as empresas terão 30 diaspara montar um comitê de

gerenciamento, com pro-posta de modelo de uso,cronograma e regras. Ascompanhias terão mais 30dias para detalharem comofuncionará a logística docheck-in compartilhado.

Hoje, cada empresa temsua área de check-in defi-nida. Com a mudança, nosperíodos de maior movi-mento, um balcão ociosoda TAM, por exemplo, po-derá ser usado pela Gol, ouvice-versa. METRO

American Airlines diz quemantém serviços no paísO pedido de concordada fei-to ontem pela AmericanAirlines não irá afetar asoperações no Brasil, segun-do comunicado da compa-nhia. Na nota, a AmericanAirlines informa que a em-presa continuará a prestaros serviços normalmente.

A empresa informa aindaque continua fazendo parteda aliança Oneworld e man-terá todas as parcerias decompartilhamento de voos.

A American Airlinesanunciou ontem que a em-

presa controladora, a AMRCorporation, e algumassubsidiárias sediadas nosEstados Unidos entraramcom pedido de reorganiza-ção, conforme o capítulo11 da Lei de Falências nor-te-americana.

As companhias aéreascontroladas pela AMR têmmais de 900 aviões queatuam em 260 aeroportosde mais de 50 países. Sãoprogramados, em média,cerca de 3,4 mil voos diá-rios. METRO

Governo pagouR$ 216 bi emjuros neste anoO governo brasileiro pa-gou, em 2011, R$ 216,854bilhões em juros líquidosnominais, segundo estima-tiva do “Jurômetro”, ferra-menta lançada ontem nainternet pela Fiesp (Federa-ção das Indústrias do Esta-do de São Paulo). A ferra-menta mede o juro que ogoverno paga na dívida pú-blica pelo dinheiro que to-ma emprestado para finan-ciar gastos correntes e in-vestimentos. METRO

ONDE MESMO? Pesquisada Deloitte mostrou que25% dos brasileiros queremrealizar a maior parte desuas compras de Natal emlojas de departamento e22% em lojas de shoppingcenters. A internet apareceem terceiro, citada por 21%das pessoas.

As pesquisas convergem: os brasileiros gastarão maisnesse Natal, em relação a 2010. O estudo mais recente,feito pela Enfoque com consumidores das classes B e Cde todo o país, mostrou que 4 em cada 10 entrevistadospretendem elevar suas despesas com presentes. Outros55% devem gastar o mesmo que no ano passado. O le-vantamento também concluiu que 2011 não será mar-cado pelas “lembrancinhas” – 53% dos consumidoresadmitem investir no mínimo R$ 300 em regalos natali-nos. A pesquisa revelou ainda que 8 em cada 10 brasi-leiros darão roupas de presente. Na sequência, os pro-dutos mais vendidos devem ser brinquedos, calçados,perfumes e livros. Parte dessas compras será paga à vis-ta e parte a prazo, principalmente por meio do parcela-mento no cartão de crédito.

NA FAIXA. A Gouvêa deSouza vai sortear uma via-gem com tudo pago à con-venção da NRF – NationalRetail Federation, que ocor-re em janeiro, em Nova Ior-que. Para concorrer, bastapreencher a ficha no linkhttp://concursonrf2012.gsmd.com.br.

Luiz Alberto Marinho é publicitário, especialista em marketing de varejoe escreve no Metro todas as quartas-feiras. Com Jacqueline Lafloufa.

GISELE. A C&A lançou essasemana nova coleção assi-nada por Gisele Bündchen,de olho nas festas de finalde ano. A super modelo vaimostrar suas roupas ama-nhã, em desfile aberto aopúblico, dentro do exclusi-vo Shopping Iguatemi, emSão Paulo.

VITRINE VIRTUAL. O Ibopelançou ontem seu serviçode monitoramento de sitesde compra no Brasil. Emoutubro, os produtos maisvisualizados pelos consu-midores virtuais foram ele-troeletrônicos, vestuário eitens de cultura (livros,CDs e DVDs).

Negócios em dia

NATAL GORDOPARA O COMÉRCIO

LUIZ ALBERTO MARINHO

TONINHO ALMADA/HOJE EM DIA/FUTURA PRESS

Dois terços dos brasileiros contam com o 13o salário para comprar presentes de Natal.

Page 7: metro rio, news, portugues, brasil
Page 8: metro rio, news, portugues, brasil

A fúria dos iranianos con-tra as sanções impostas pe-lo Reino Unido se transfor-mou em violência ontem,quando manifestantes in-vadiram a embaixada bri-tânica em Teerã. Durante aação, os rebeldes – em sua

maioria jovens estudantes– queimaram a bandeirado inimigo e a substituí-ram pela do Irã.

Houve confronto entrepoliciais e manifestantes,que tiveram de ser retira-dos do local três vezes até

a desocupação do órgãodiplomático. Segundo aagência local Fars, o grupomanteve seis funcionáriosretidos no prédio da em-baixada. Posteriormente,eles foram soltos pelosagentes e entregues a um

representante britânico. Os estudantes também

quebraram as janelas equeimaram bandeiras is-raelenses no primeiro pro-testo após a aplicação denovas retaliações ao Irã de-vido ao seu programa nu-

clear. No último domingo,o governo do presidenteMahmoud Ahmadinejadaprovou a redução dos la-ços diplomáticos com o Rei-no Unido. EUA e Françatambém aplicaram san-ções. METRO

2011 é o 10o ano mais quenteO aquecimento global fazde 2011 o décimo anomais quente da história,segundo relatório daWMO (World Meteorologi-cal Organization), apre-sentado ontem na Cop-17(17ª Conferência das Par-tes da Convenção do Cli-ma das Nações Unidas).

“Nossa ciência é sólidae prova inequivocadamen-te que o mundo está seaquecendo, e esse aqueci-mento acontece em razãoda atividade humana”, dis-se o secretário-geral daWMO, Michel Jarraud.

METRO

Bandeira britânica é substituída pela iraniana

STRINGER/REUTERS

Jovens invadem embaixada em Teerã e queimam bandeira Cerca de mil manifestantesprotestaram contra a aplicação de novas sanções ao país devido ao seu programa nuclear

Irã contra-ataca britânicos

O norueguês Anders Brei-vik, autor confesso dosataques que mataram 77pessoas em Oslo no últimomês de julho, sofre de es-quizofrenia paranóide edelírios, segundo os psi-quiatras que o examina-ram. O relatório finalaponta que o atirador nãopode ser considerado pe-nalmente responsável pe-lo massacre.

Com isso, Breivik devese livrar de uma condena-

ção à prisão e provavel-mente será internado emum centro psiquiá-trico “se for neces-sário, para o restode sua vida”, segun-do a promotora IngaBejer Engh.

A última palavra sobrea responsabilidade penalde Behring Breivik é do tri-bunal, que geralmente se-gue as recomendações dospsiquiatras que avaliam osacusados. METRO

ATIRADOR NORUEGUÊS

Breivik vai se livrar da prisão

Facebook vaiter de pedirautorizaçãoa usuáriosO Facebook precisará daaprovação de seus usuáriosantes de alterar a forma co-mo compartilha seus dados.A exigência é resultado deum acordo com a FTC (Co-

missão Federal de Comér-cio dos EUA) sobre as acusa-ções de que o Facebook en-ganou consumidores.

Segundo a FTC, o Face-book disse às pessoas queelas poderiam manter pri-vacidade sobre as informa-ções que queriam comparti-lham, mas depois tornou-aspúblicas. O Facebook aindapassará por auditorias pe-riódicas de suas práticas deprivacidade pelos próximos20 anos. AGÊNCIAS

www.readmetro.comQUARTA-FEIRA, 30 DE NOVEMBRO DE 2011mundo08

800milhões de usuáriostêm conta no Face-book. A rede socialtem sido alvo frequen-te de críticas por suasmudanças nas práticasde privacidade. Mui-tos usuários afirmamque o site expõe de-mais as suas informa-ções particulares.

35%MENOS DO QUE A MÉDIA

HISTÓRICA DE 6,6 MI DE KM2

Degelo

A área composta por gelono Ártico caiu para 4,3 milhões de km2

STRINGER/REUTERS

Vulcão ameaça o EquadorO vulcão Tungurahua, localizado no centro andino do Equador, continua liberan-do material incandescente depois de ter entrado novamente em erupção no do-mingo. As autoridades decretaram alerta laranja para vários povoados vizinhos.O Instituto Geofísico recomendou que a população não vá às zonas de alto risco,e moradores de regiões próximas foram orientados a deixar suas casas.

Erupção

Tungurahua fica a 135 km da capital Quito

Page 9: metro rio, news, portugues, brasil

2cultura

cultura www.readmetro.comQUARTA-FEIRA, 30 DE NOVEMBRO DE 2011

09

“Amanhecer –Parte 1”,penúltimo filmeda SagaCrepúsculo,atraiu 4 milhõesde brasileiros em dez dias deexibição no país,arrecadando R$ 36,5 milhões.

Médico deMichaelpega 4 anosde cadeiaO cardiologista ConradMurray foi condenado on-tem à pena máxima dequatro anos de prisão, semcondicional, pela morte docantor americano MichaelJackson, em 25 de junho de2009. O médico – que nãoteria demonstrado qual-quer emoção ao ouvir asentença – pode apelar dadecisão final.

Ao ler o veredicto, Mi-chael Pastor, juiz da cortede Los Angeles, disse que“Michael morreu por causadas ações e falhas de Con-rad Murray. Ele violou aconfiança de seu paciente”,afirmou o magistrado.

No último dia 7, apósseis semanas de julgamen-to, Murray fora declaradoculpado de homicídio cul-poso (sem intenção de ma-tar). Na noite da morte deJackson, o médico admi-nistrou ao cantor o anesté-sico Propofol, usado emcavalos. METRO RIO

Alaíde Lima, do restaurante Chico & Alaíde: gastronomia

continua como um dos focos da Feira da Providência

ROGÉRIO RESENDE/DIVULGAÇÃO

O Espaço Fashion Carioca,dedicado a lançamentos de40 grifes do Rio, será umadas maiores novidades daedição 2011 da Feira da Pro-vidência, que reunirá de ho-je a domingo, nos pavilhões2 e 3 do Riocentro, cerca de300 expositores de moda,gastronomia, cultura e la-zer. Trinta e nove países e 14Estados brasileiros estarãorepresentados no evento.

Outro destaque da Feiradeste ano é o retorno doMercado de Importados, noqual o público encontraráopções de compras de Natala preços atraentes.

De acordo com a organi-zação da Feira da Providên-cia, aproximadamente 300mil pessoas devem compa-recer ao Riocentro.

“Quem vier estará aju-dando cerca de dez milpessoas, que serão benefi-ciadas pelos nossos proje-tos de capacitação para ge-ração de renda”, disse Cla-rice Linhares, organizado-ra do evento.

METRO RIO

51ª edição do evento começa hojetendo a moda como maior novidade

Programe-se

No Riocentro

(av. Salvador Allende,

6.555, Barra.

Tel.: 3035-9100).

De hoje a domingo.

Das 12h às 23h.

R$ 14 (com direito

a meia-entrada).

Feira da Providênciatambém é fashion

Page 10: metro rio, news, portugues, brasil

cultura10 www.readmetro.comQUARTA-FEIRA, 30 DE NOVEMBRO DE 2011

As conquistas e os prazeres antes de serem adquiridosapresentam dificuldades. E no caminho de uma dascoisas mais maravilhosas, que é viajar, tem a mala.Por que nós, mulheres, na sua maioria, não conse-

guimos ser práticas na horade fazer as malas?

A gente até acredita queseremos práticas, que fare-mos uma mala pequenacom espaço para podermoscomprar alguma(s) coisa(s)durante a viagem. Mas nahora que você acaba de arru-má-la, já está com excesso.

Eu capricho, mas uso umterço da mala e tenho certe-za que deveria ter trazidooutras coisas. É frustrante.Sei que errei, que coloqueicasacos demais, calças erra-das, faltou top. Um horror!

E o tempo de hoje não fa-cilita em nada as mulheresna hora de pensar na malade viagem. Exemplo: estiveem Miami, que nos “velhos

tempos” seria uma temporada de calor agradável, e pegueium frio desgraçado.

A mala já estava toda errada – nem por culpa minha.Como não era tempo de frio, consegui comprar apenas umcasaco, que eu não gostei, e tive que usá-lo durante todos osdias. E minha mala ali, parecendo rir de mim.

Mas tirando o clima maluco, realmente, nós mulheresnão somos práticas. Colocamos de um tudo na mala: short,saia, sandália, rasteira, calças e scarpin, sem falar da néces-saire, que é uma malinha dentro da mala.

Claro que onde você vai se hospedar irá ter shampoo.Mas, e se não for bom pro seu cabelo? É melhor levar o decasa. Por isso a nécessaire é todo um drama à parte.

Você já sai de casa com a mala pesada, com a nécessairedesnecessária, sem falar da angústia da mala que tem quechegar e não se extraviar. É uma chatice: um saco pra fazer,

um saco pra desfazer e torcerpra ela chegar intacta.

Olho para minha mala efico chateada. Durante a via-gem me viro com um sapato,uma calça que posso ficar pordois dias, mas com uma malacheia de “desnéssarie”.

E quem diz que eu consigopraticar esse desapego? Sem-pre tem que ter uma opção, eé aí que a gente dança. Nãotem que ter opção...

Por favor, me ajudem, memandem um sinal de fuma-ça, twitter, e-mail, carta, decomo passar os dias em qual-quer lugar do mundo comuma mala pequena e razoa-velmente vazia.

Pra mulher

ASSUNTOMALA

ADRIANE GALISTEU

IN – Mala pequena, prática e objetiva

OUT – Mala obesa e cheia de opções

Sempre me pergunto: por que nós, mulheres, na maioria, não conseguimos ser práticas na hora de fazer as malas?

@galisteuoficial#eusoquerochocolate

GETTY IMAGES

Sra. Beckham na passarelaEx-integrante do grupo pop Spice Girls, a inglesaVictoria Beckham consolidou sua carreira no mundo da moda ao ganhar o prêmio de melhordesigner de coleção no British Fashion Awards 2011, derrotando estilistas como Tom Ford e Stella McCartney, filha de Paul.

O Oscar da moda

Victoria, ex-Spice Girls, permanece longe dos palcos

A capa: cinco contos

DIVULGAÇÃO

Novo livro eperformanceno Gláucio GillO escritor e roteirista Hum-berto Giancristofaro lançahoje, às 20h, no TeatroGláucio Gill (Praça CardealArcoverde s/nº, Copacaba-na. Entrada gratuita), o seuprimeiro livro de contos,“Persona non Grata” (Re-dondezas).

A noite de lançamentodo volume terá ainda a per-formance “Há nela qual-quer coisa de triste”, escritae dirigida por Humberto eexecutada pelo ator JoãoVictor Cavalcante.

METRO RIO

O britânico Tom Hardy (de“A Origem”) assumirá o pa-pel que revelou Mel Gibsonna nova trilogia “Mad Max”,cuja direção caberá ao mes-mo George Miller da fran-quia original, lançada entre1979 e 1985 – com enormesucesso dos dois primeirosfilmes e um fracasso estron-doso do último.

A vigorosa visão de umfuturo pós-apocalíptico, nu-ma era indeterminada, naqual o desespero por gasoli-na impele homens e mulhe-res à violência e ao vandalis-mo, saiu da Austrália parasurpreender Hollywood e omundo, gerando uma legiãode fãs e exportando Gibson(nascido em Nova York mascriado na australiana NewSouth Wales) para o cine-mão americano.

Longas em 3D

De acordo com Miller, as fil-magens do primeiro longa– cujo título é “Fury Road” –começarão em abril de 2012,na Namíbia. O diretor aus-traliano acrescentou que osfilmes serão rodados em 3D.

Além de Tom Hardy, oelenco principal terá Char-lize Theron e NicholasHoult. A princípio, Mel Gib-son não fará sequer umaparticipação afetiva na sé-rie. “Mad Miller”...

George Miller escreve mais umatrilogia, sem lugar para Mel Gibson

O jovem Mel Gibson em cena do primeiro e antológico “Mad Max”,

lançado em 1979: salto para a fama

REPRODUÇÃO

Tom Hardy será a novaface do atormentado Max

GETTY IMAGESPAULOMAURICIO COSTAMETRO RIO

‘Mad Max’: um novo

apocalipse

Page 11: metro rio, news, portugues, brasil
Page 12: metro rio, news, portugues, brasil

Participe também no Facebook: www.facebook.com/metrojornal

Web Para falar com a redação: [email protected]

Leitor fala

Pergunta

Descaso no DetranO posto de vistoria do Detran, do bairroBotafogo, em Nova Iguaçu, está umabagunça. Ontem, fiquei das 11h até as 17haguardando o Certificado de Registro eLicenciamento de Veículo. Os funcionáriosdizem que o sistema caiu e que nãopodem fazer nada. De tarde, havia umas500 pessoas na fila e o Detran sódisponibilizou cinco cabines paraatendimento. O serviço é uma vergonha. Wellington Gomes – Nova Iguaçu, RJ

Passividade e impunidadeApós o acidente com a barca, aconcessionária, de forma quase jocosa,pediu que a população não usasse oserviço no horário de pico (como?),preferindo a sempre superlotada ponte, jáque estará “apenas” com 80% de suacapacidade. Ninguém questionamais nada. É por isso que aceitamoscalçadas mal remendadas, obras queatrasam e são superfaturadas e por aí vai. Márcio Silva – Rio de Janeiro, RJ

Racismo ambientalO Estado do Rio produz quase 100toneladas de lixo hospitalar infectante,despejados irregularmente. Esta práticailegal e danosa ao meio ambiente e àsaúde humana é o que os ambientalistaschamam de ‘racismo ambiental’.Sérgio Ricardo – Rio de Janeiro, RJ

Siga o Metro no Twitter:@jornal_metro

Você concorda com a escolha de Ronaldopara presidente do Comitê OrganizadorLocal da Copa de 2014?

@fernandinha_neri: Achei ridículo. Elenão tem qualquer experiência paraexercer uma função como essa.

@raraujo71: Concordo. Ele é um ídolomundial e, nessa condição, pode ajudar aCopa com seu prestígio.

@euflaviomoreira: Não concordo. Nãocreio que ele esteja preparado.

variedades www.readmetro.comQUARTA-FEIRA, 30 DE NOVEMBRO DE 2011

12

Sudoku

por FariniOs invasores

Cruzadas

Áries (21/3 a 20/4)Você estará sujeito a surpresas repentinas nada agradáveis.Com isso ficará muito irritado, tente controlar seu mau hu-mor, pois pode acabar sendo grosso com a pessoa errada! Touro (21/4 a 20/5)Tome cuidado com seu dinheiro! Tente ser econômico e nãogastar muito. Corte tudo que é supérfluo e previna-se, poisvocê passará por um momento ruim.Gêmeos (21/5 a 20/6)A viagem ao exterior que você tanto planejou pode acabaratrasando ou não se realizando. Sua saúde pode apresentarproblemas neste período, se cuide. Câncer (21/6 a 22/7)Este período trará tristeza e depressão. Muitas vezes vocênem terá um motivo para isso, mas vai enxergar tudo negati-vamente. Combata essa tendência e procure ser otimista.

Leão (23/7 a 22/8)Esse período te deixará com bom humor e alegria de viver.Em casa, passa por momentos felizes, o convívio familiarserá positivo e benéfico. Virgem (23/8 a 22/9)É melhor esperar uma fase mais positiva em sua vida parafazer planos. Você poderá ter problemas com pessoas deidade. Procure ser calmo com eles. Libra (23/9 a 22/10)Neste período você vai sentir um efeito de solidez e constru-tividade. Você se tornará mais sério e responsável, e sentiráque está encarando a vida de forma mais produtiva. Escorpião (23/10 a 21/11)Poderá se entender melhor com pessoas de idade e até serprestigiado por elas. Será um bom período para você fazer aspazes consigo mesmo e ser mais realista.

Sagitário (22/11 a 21/12)Sua vida profissional vai passar por um período de elevação eprestígio. Você pode receber aumentos de salário ou contarcom a boa vontade dos chefes. Capricórnio (22/12 a 20/1)Sua vida social estará mais alegre. Você participará de festas epoderá até receber alguma homenagem. Sua personalidadebrilhará mais que o normal e isso o deixará de ótimo humor. Aquário (21/1 a 19/2)Será uma fase confusa e com distrações. Você se sentirá comoum rádio mal sintonizado, pegando duas estações ao mesmotempo. Terá dificuldades de concentração e pouca paciência.Peixes (20/2 a 20/3)Pode se envolver em intrigas ou mexericos. Poderá se esquecerde compromissos importantes e pode cair na tentação de con-tar pequenas mentiras quando a situação for conveniente.

Tânia Gori é reitora da Universidade Livre Holística Casa de Bruxa. TEL 11 4994-4327. Rua das Figueiras, 2.146, Sto. André/SP. Atendimentos On-line com a Equipe Tânia Gori: www.taniagori.com.br. Participe dia 3, às14h, gratuitamente, da palestra “As Práticas do Êxtase”

Horóscopo

Pesquisacria rede‘pré-social’

Novo sistema é capaz de prever movimento dos usuáriosAs pessoas que se inco-modam com o lado “fofo-queiro” do Facebook –que compartilha cada vezmais informações após asúltimas mudanças no site– vão ficar de cabelo empé com a possibilidade decriação de uma rede so-cial capaz de prever asações dos usuários.

A tecnologia para issofoi desenvolvida no centrode pesquisas da Boeing naUniversidade de Illinois.nos EUA. O sistema, bati-zado de Jyotish, desenhaum mapa dos movimentosdas pessoas ao monitoraras conexões de seussmartphones criadas porredes Wi-Fi e Bluetooth,que têm alcance de 100 e10 metros, respectivamen-te. A pequena distânciapermite marcar exata-mente a localização dosusuários.

O Jyotish foi desenvolvi-do para prever os movi-mentos das equipes defuncionários da Boeingem suas fábricas de aviões,mas os pesquisadores jávisualizam a utilização co-mo rede social. O relatóriodos movimentos e hábitosdos usuários pode ser usa-do para criar uma versãomóvel do Facebook, quepermita aos usuários deuma mesma região criarum “evento de encontro”.

METRO

Rastreamento será feito pelas conexões dos smartphones

MICHAEL NAGLE/GETTYIMAGES

“Como você sesentiria se todos os seus futurosencontros fossemprevistos antes de acontecerem? É o sonho de todobisbilhoteiro.”PETER BENTLEY, COLLEGE LONDON

Page 13: metro rio, news, portugues, brasil

COL-2014 informa:Sai Teixeira, entra 3

esporte

esporte 13www.readmetro.comQUARTA-FEIRA, 30 DE NOVEMBRO DE 2011

Ronaldo vai assumir o lugar que era de Ricardo Teixeira

MOWA PRESS/DIVULGAÇÃO/6/6/2011

O ex-atacante Ronaldo seráo homem forte do Brasil naCopa do Mundo de 2014.Mas, ao contrário das outrascopas, desta vez fora dasquatro linhas. O Fenômenoaceitou o convite da CBF pa-ra presidir o Comitê Organi-zador Local (COL) do Mun-dial, cargo que era acumula-do pelo presidente da CBF,Ricardo Teixeira, e deve serapresentado oficialmentena nova função amanhã,durante coletiva em um ho-tel da zona sul do Rio.

Enfraquecido politica-mente, após denúncias(ainda não comprovadas)de corrupção e desvio deverba, Ricardo Teixeira temsido pressionado pela Fifapara se afastar da presidên-cia do COL. A situação pio-rou depois que ele se tor-nou aliado de Mohamedbin Hamman, inimigo polí-tico de Joseph Blatter, pre-sidente da Fifa.

O primeiro nome sugeri-do por Teixeira foi o do ex-presidente do Banco Cen-tral, Henrique Meirelles,que recusou o convite.

CBF, COL e Ronaldo não

se pronunciaram. A Soccer-ex, que acontece no Rio,chegou a anunciar a presen-ça do Fenômeno no evento,mas ele mesmo desmentiua informação, via Twitter.“Estou em Brasília comcompromissos com clientese patrocinadores.”

Desde que parou de jo-gar, no início do ano, o ex-camisa 9 da Seleção tem sededicado a agenciar a carrei-ra de atletas como Neymar,Lucas, Falcão (futsal) e An-derson Silva (MMA). No no-vo cargo, Ronaldo terá decoordenar todo o trabalhode preparação da Copa, in-cluindo a construção e as re-formas dos estádios das 12sedes, muitas com atrasos eproblemas. METRO RIO

Fenômeno é o novo presidente doComitê Organizador Loca da Copa

R9 entra emseleto timeÍDOLOS. Ronaldo sejunta ao time de ex-jogadores que tam-bém assumiram ocomitê da Copa dosseus países, comoMichel Platini, naFrança (1998), eFranz Beckenbauer,na Alemanha (2002).

METRO RIO

“Ronaldo tem aempresa dele,então já tem aprática naadministração. Ocomando, ele pegacom o tempo.”CAFU

Jobson volta ao Fogão: ‘Chega de fazer m...!’Afastado, no último ano,de Botafogo, Atlético-MG eBahia por indisciplina, oatacante Jobson está de vol-ta a General Severiano. Ojogador acertou ontem seuretorno ao clube e foianunciado pelo gerente defutebol Anderson Barroscomo primeiro reforço doAlvinegro em 2012.

“Já fiz todas as m... quetinha de fazer. Estou de vol-ta ao Botafogo. Ficar longedo clube me fez mal. Jápenso no meu 2012 tran-quilão. Aceitei tudo que oBotafogo me pediu. Estoudisposto a fazer tudo o queo Botafogo quer. Acabou es-se negócio de doping. Vou atodos os médicos recomen-

dados, aceito consultar nasclínicas... Tenho consciên-cia de que pode ser minhaúltima chance”, disse Job-son, que tem contrato como Botafogo até 2015.

Nono colocado com 55pontos, o Glorioso enfren-ta o Fluminense, domin-go, em Volta Redonda, pe-la última rodada do Brasi-leiro, com apenas 6% dechance de entrar no G-5 ese classificar para a Liber-tadores do ano que vem.

METRO RIO

Jobson jura que mudou

BFR/DIVULGAÇÃO

“Já fiz todas as m...que tinha de fazer.Estou disposto afazer o que oBotafogo me pedir.Sei que pode serminha últimachance.”JOBSON

Flu já está em ritmode fériasApós a derrota por 2 a 1 pa-ra o Vasco, domingo, no En-genhão, que acabou com aschances brigar pelo título

do Campeonato Brasileirona última rodada da compe-tição, apenas os reservas doFluminense se treinaramontem nas Laranjeiras.

Os titulares se apresen-tam hoje ao técnico AbelBraga. Terceiro colocadocom 62 pontos, atrás de Co-rinthians (70) e Vasco (68), ejá classificado para a Liber-

tadores do ano que vem, oTricolor enfrenta o Botafo-go, domingo, às 17h, emVolta Redonda, precisandode apenas um empate parase classificar diretamentepara a fase de grupos dacompetição continental,sem precisar passar pela pri-meira rodada eliminatória.

METRO RIO

Page 14: metro rio, news, portugues, brasil

Um encontro inesperadomarcou ontem a Soccerex,feira de negócios do futebol,que acontece no Forte deCopacabana, zona sul doRio. Enquanto o presidentecorintiano, Andrés Sanchez,apresentava a evolução dasobras do Itaquerão, no es-tande do clube paulista, omandatário cruz-maltino,Roberto Dinamite, passavapelo local e foi chamado pa-ra uma conversa com omaior rival na luta pelo Bra-sileiro de 2011. Os dois ti-mes não vão se enfrentar di-retamente, mas brigam nospontos corridos pelo título.“Tira a foto, pode tirar! Da-qui vão sair o campeão e ovice”, dizia, sorridente, Ro-berto Dinamite.

Sobre a expectativa da“final”, Sanchez foi político:“O melhor time vai ser oque ganhar. Tem jogador

que faz um gol e vocêschamam de ídolo. Então,que vença o melhor!”, dis-se o corintiano. Dinamitemostrou confiança: “OVasco está vivo e preparado.Estamos fazendo a nossaparte e ela é boa.”

‘Quadrilha’Andrés Sanchez é um dosdiretores do COL (ComitêOrganizador da Copa de2014). Perguntado, em tomde brincadeira, se a CBFnão estaria sendo “toma-da” pelos corintianos –além de Ronaldo, que en-cerrou sua carreira com acamisa do Timão e é o novopresidente da entidade, otécnico da Seleção, ManoMenezes, era treinador doCorinthians antes de acei-tar o cargo –, o dirigenterespondeu: “É mesmo umaquadrilha”. METRO RIO

Presidentes de Vasco e Corinthians, que disputam otítulo do Brasileiro, dão uma prévia do clima de final

‘Que vença o melhor’

Vai encarar? Sanchez e Dinamite encarnam o clima de decisão

entre Corinthians e Vasco durante a Soccerex, ontem

esporte www.readmetro.comQUARTA-FEIRA, 30 DE NOVEMBRO DE 2011

14

Petkovic faz previsões para a última rodada

Petkovic deu voltas e nãorespondeu quem deveriaganhar o Brasileirão no pró-ximo domingo. O ex-joga-dor do Vasco e do Flamengocarregava no peito o escudodo clube rubro-negro, já quetem contrato com o time daGávea até o fim deste ano.Mas, sua resposta pedia aderrota da equipe onde en-cerrou a carreira, este ano.

“Vamos fazer o seguinte:Internacional perde; Figuei-rense perde; Coritiba perde;Corinthians perde. Botafogoganha e Vasco ganha. E aí éfesta no Rio. O Vasco é cam-

peão e os quatro cariocasvão para a Libertadores”,brincou o sérvio.

Milésimo golA incansável busca de TúlioMaravilha pelo milésimogol na carreira também foiassunto ontem entre Petko-vic, Edinho, Carlos AlbertoParreira, Carlos AlbertoTorres e o próprio atacante.“Joguei só dois meses como Pet. Se tivesse jogadomais, já teria feito o milési-mo gol”, disse Túlio. “Já te-ria feito 1.500”, retrucouPetkovic. METRO RIO

Pet quer festa carioca

RAFAEL ANDRADE/FOLHAPRESS

“O Vasco pode simganhar o título.Futebol tem disso.Está tudo emaberto.”CARLOS ALBERTO PARREIRA

“Vamos torcer, mas acho difícil oVasco ganhar. OCorinthians estácom tudo na mão.”CARLOS ALBERTO TORRES

“Torço pelo Rio.Estou torcendopelo Vasco e peloBotafogo nestarodada.”TÚLIO MARAVILHA

BRUNA PRADO/METRO RIO

“O Ricardo[Gomes] faz partedisso. Eu olho oCristóvão Borges e vejo o Ricardo.”ROBERTO DINAMITE

“Se dinheiroganhasse jogo,meu time eracampeão todoano.”ANDRÉS SANCHEZ

FRASES

“O momento éúnico para todosnós. O Vasco estápreparado paraessa dupla final.”ROBERTO DINAMITE

FOTOS: BRUNA PRADO/METRO RIO

Page 15: metro rio, news, portugues, brasil

Vasco encara a primeira final da semana

Com a cabeça dividida entreos jogos decisivos pela Sul-Americana e pelo Brasileiro,o Vasco faz hoje a primeirapartida de vida ou morte dasemana, contra a Universi-dad de Chile, em Santiago, apartir das 21h50 (de Brasí-lia), pelo jogo de volta da se-mi do torneio continental.

A partida de ida, semanapassada, em São Januárioacabou 1 a 1. Quem vencer,avança. Empate sem golsclassifica o time da casa. No-vo 1 a 1 leva a decisão paraos pênaltis. Placar igual aci-ma de 2 a 2 coloca o Cruz-maltino na final.

Quem se classificar deci-de o título com o vencedordo mata-mata entre Vélez

Sarsfield e LDU. Domingo, oVasco tem de vencer o Fla-mengo e torcer por derrotado Corinthians para o Pal-meiras para ser campeãobrasileiro. METRO RIO

Após empate no jogo de ida em São Januário, Cruz-maltino tem de vencerou empatar a partir de 2 a 2 com a La U para ir à decisão da Sul-Americana

esporte www.readmetro.comQUARTA-FEIRA, 30 DE NOVEMBRO DE 2011

15

Dedé e Bernardo, símbolos da geração Trem-Bala da Colina

MAURÍCIO VAL / FOTOCOM.NET

Universidad de Chile:

Herrera; Osvaldo Gonzá-

lez, Marcos González e

Rojas; Rodríguez, Aránguiz, Díaz,

Mena e Lorenzetti; Vargas e Galle-

gos. Técnico: Jorge Sanpaoli

Estádio: Santa Laura, em Santiago(CHI), às 21h50 (de Brasília)

Vasco: Fernando Prass;

Fagner, Dedé, Renato Sil-

va e Jumar; Rômulo, Ju-

ninho Pernambucano, Allan e Die-

go Souza; Bernardo e Elton.

Técnico: Cristóvão Borges

Brasil perde a terceira e deixa o G3 olímpicoA Seleção Brasileira Masculi-na de Vôlei foi derrotada on-tem pela Sérvia, por 3 a 1(27/25, 20/25, 20/25 e 22/25),em Hamamatsu, em 1h40de jogo, pela oitava rodadada Copa do Mundo do Japão.Foi a segunda vez que os sér-vios venceram o Brasil des-de que o técnico Bernardi-nho está no comando, há 11anos. A equipe brasileira so-freu a terceira derrota emoito jogos – caiu tambémdiante da Itália e de Cuba.

Agora, o Brasil enfrenta oIrã, sexta-feira, a Polônia, sá-

bado e o Japão, domingo.Com o resultado, a Seleçãocaiu para a quarta coloca-ção, fora da zona de classifi-cação para a Olimpíada deLondres-2012. A Polônia li-dera o campeonato com 22pontos, seguida por Rússia(21) e Itália (17). O Brasil tem16. METRO RIO

Miljkovic fez 22 pontos

FIVB/DIVULGAÇÃO

22 pontos marcou ooposto sérvio

Ivan Miljkovic, maiorpontuador do jogo. Giba foi o destaque doBrasil, com 15 acertos.

Renault-Lotusanuncia voltade Raikkonen ADEUS. A Renault-Lotusanunciou ontem a contra-tação do finlandês KimiRaikkonen para as duaspróximas temporadas daFórmula 1. Campeão de2007, ele deixou a catego-ria em 2009, após o fim de-

seu contrato com a Ferraripara disputar o Mundial deRali. Com isso, as chancesde o brasileiro Bruno Sen-na continuar na equipe di-minuíram consideravel-mente. O piloto agora dis-puta uma vaga com o fran-cês Romain Grosjean e orusso Vitaly Pretov.

Se as chances de Brunoreduzem, as de RubensBarrichello aumentam. Is-so porque Raikkonen, de32 anos, também era cota-do para tomar a vaga dobrasileiro na Williams em2012. METRO RIO

Fórmula 1

R10 ainda não marcou gols em clássicos este ano

ANDRÉ PORTUGAL/VIPCOMM

RENAULT-LOTUS/DIVULGAÇÃO

O Homem de Gelo está de volta à Fórmula 1

Ronaldinho disputou oitoclássicos cariocas desde quechegou ao Flamengo – qua-tro pelo Carioca e quatro pe-lo Brasileiro. Venceu três eempatou cinco. Se aindanão perdeu para os rivais doRio, em compensação omeia não sentiu o gosto debalançar a rede contra Bota-fogo, Flu ou Vasco em 2011.

O Cruz-maltino é o adver-sário de domingo, às 17h,no Engenhão, pela ultimarodada do Brasileiro. Quartocolocado com 60 pontos, o

Flamengo precisa de umempate para garantir vagana Libertadores. Para o Vas-co, vale o título. Além devencer o Flamengo, o timeda Colina torce para que oCorinthians perca para oPalmeiras. METRO RIO

Ronaldinho estáinvicto em clássicos

“A chance doCorinthians émaior. Acho queeles merecem [otítulo brasileiro].”RENATO, MEIA DO FLAMENGO

Page 16: metro rio, news, portugues, brasil