4
 MISSA DE FORMATURA 1   CANTO DE ENTRADA DOS FORMANDOS CANTO DE ENTRADA 2   SAUDAÇÃO Em nome do Pai, em nome do Filho Em nome do Espírito Santo. Presidente: A graça e a paz de Deus, nosso Pai, e de Jesus Cristo, nosso Senhor, estejam convosco. Assembléia: Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo. 3   ATO PENITENCIAL CANTO: Pie Jesu Presidente: Este é o momento em que nos colocamos na presença de Deus, com o coração aberto e humilde, para pedir perdão pelas nossas inúmeras falhas, pelo orgulho, pela vaidade, pela falta de amor com o próximo. Com o coração contrito, vamos nos arrepender e acolher o perdão que o Senhor nos oferece. Leitor : Senhor, pelas vezes em que, guiados pela ciência, fomos levados a duvidar de Vós e de Vossas obras em nossas vidas, tende piedade de nós. Assembléia: Senhor, tende piedade de nós. Leitor : Cristo, por todas as vezes que nos faltou amor e carinho com nossos pais, colegas, professores e amigos, tende piedade de nós. Assembléia: Cristo, tende piedade de nós. Leitor : Senhor, pelas vezes em que, ao nos sentirmos fracos, deixamos de crer em Vosso amor, tende piedade de nós. Assembléia: Senhor, tende piedade de nós. Presidente: Deus todo poderoso, tenha compaixão de nós, perdoe os nossos  pecados e nos conduza à vida eterna. Assembléia: Amém. 4   HINO DE LOUVOR Glória a Deus nas Alturas 5   ORAÇÃO Presidente: Ó Deus, Pai de todos os dons, nós vos proclamamos a fonte de tudo o que temos e somos. Ensinai-nos a reconhecer vossos imensos benefícios, especialmente pela formatura destes jovens, a amar-vos de todo o coração e servir o nosso próximo com todas as nossas forças. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Assembléia: Amém. LITURGIA DA PALAVRA 6   PRIMEIRA LEITURA Leitor : (1 Cor 13, 1-13) Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver caridade, sou como o bronze que soa, ou como o címbalo que retine. Mesmo que eu tivesse o dom da profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência; mesmo que tivesse toda a fé, a ponto de transportar montanhas, se não tiver caridade, não sou nada. Ainda que distribuísse todos os meus bens em sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, se não tiver caridade, de nada valeria! A caridade é paciente, a caridade é bondosa. Não tem inveja. A caridade não é orgulhosa. Não é arrogante. Nem escandalosa. Não busca os seus próprios interesses, não se irrita, não guarda rancor. Não se alegra com a injustiça, mas se rejubila com a verdade. Tudo desculpa, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. A caridade jamais acabará. As profecias desaparecerão, o dom das línguas cessará, o dom da ciência findará. A nossa ciência é parcial, a nossa  profecia é imperfeita. Quando chegar o que é perfeito, o imperfeito desaparecerá. Quando eu era criança, falava como criança, pensava como criança, raciocinava como criança. Desde que me tornei homem, eliminei as coisas de criança.

Missal

Embed Size (px)

Citation preview

5/13/2018 Missal - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/missal 1/4

 

MISSA DE FORMATURA

1  – CANTO DE ENTRADA DOS FORMANDOS

CANTO DE ENTRADA

2  – SAUDAÇÃOEm nome do Pai, em nome do FilhoEm nome do Espírito Santo.

Presidente: A graça e a paz de Deus, nosso Pai, e de Jesus Cristo, nosso Senhor,estejam convosco.Assembléia: Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo.

3  – ATO PENITENCIALCANTO: Pie JesuPresidente: Este é o momento em que nos colocamos na presença de Deus, com ocoração aberto e humilde, para pedir perdão pelas nossas inúmeras falhas, pelo

orgulho, pela vaidade, pela falta de amor com o próximo. Com o coração contrito,vamos nos arrepender e acolher o perdão que o Senhor nos oferece.

Leitor : Senhor, pelas vezes em que, guiados pela ciência, fomos levados aduvidar de Vós e de Vossas obras em nossas vidas, tende piedade de nós.

Assembléia: Senhor, tende piedade de nós.

Leitor : Cristo, por todas as vezes que nos faltou amor e carinho com nossos pais,colegas, professores e amigos, tende piedade de nós.

Assembléia: Cristo, tende piedade de nós.

Leitor : Senhor, pelas vezes em que, ao nos sentirmos fracos, deixamos de crer emVosso amor, tende piedade de nós.

Assembléia: Senhor, tende piedade de nós.

Presidente: Deus todo poderoso, tenha compaixão de nós, perdoe os nossospecados e nos conduza à vida eterna.

Assembléia: Amém.

4  – HINO DE LOUVOR

Glória a Deus nas Alturas

5  – ORAÇÃOPresidente: Ó Deus, Pai de todos os dons, nós vos proclamamos a fonte de tudo oque temos e somos. Ensinai-nos a reconhecer vossos imensos benefícios,especialmente pela formatura destes jovens, a amar-vos de todo o coração e serviro nosso próximo com todas as nossas forças. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vossoFilho, na unidade do Espírito Santo. 

Assembléia: Amém.

LITURGIA DA PALAVRA

6  – PRIMEIRA LEITURALeitor : (1 Cor 13, 1-13) Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos,se não tiver caridade, sou como o bronze que soa, ou como o címbalo que retine.Mesmo que eu tivesse o dom da profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda aciência; mesmo que tivesse toda a fé, a ponto de transportar montanhas, se nãotiver caridade, não sou nada. Ainda que distribuísse todos os meus bens emsustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, senão tiver caridade, de nada valeria!

A caridade é paciente, a caridade é bondosa. Não tem inveja. A caridadenão é orgulhosa. Não é arrogante. Nem escandalosa. Não busca os seus próprios

interesses, não se irrita, não guarda rancor. Não se alegra com a injustiça, mas serejubila com a verdade. Tudo desculpa, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.

A caridade jamais acabará. As profecias desaparecerão, o dom daslínguas cessará, o dom da ciência findará. A nossa ciência é parcial, a nossaprofecia é imperfeita. Quando chegar o que é perfeito, o imperfeito desaparecerá.Quando eu era criança, falava como criança, pensava como criança, raciocinavacomo criança. Desde que me tornei homem, eliminei as coisas de criança.

5/13/2018 Missal - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/missal 2/4

 

Hoje vemos como por um espelho, confusamente; mas então veremosface a face. Hoje conheço em parte; mas então conhecerei totalmente, como eusou conhecido. Por hora subsistem a fé, a esperança e a caridade  – as três. Porém,a maior delas é a caridade. – Palavra do Senhor.Assembléia: Graças a Deus.

7  – SALMO RESPONSORIALCANTO:

8  – ACLAMAÇÃO AO EVANGELHOCANTO: Aleluia!

9  – EVANGELHOPresidente: O Senhor esteja convoscoAssembléia: Ele está no meio de nósPresidente: Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo (...)Assembléia: Glória a Vós Senhor!Presidente:

(Mt 5, 13-16) Naquele tempo, Jesus disse ao povo: “Vós sois o sal da

terra. Ora, se o sal perde o seu sabor, com que o salgaremos? Não serve pra maisnada, e é jogado fora e pisado pelos homens.

Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade colocadasobre um monte. Nem se acende uma lâmpada e se coloca debaixo de um móvel,mas sim no candelabro. Assim ele brilha para todos os que estão na casa.

Do mesmo modo brilhe a vossa luz diante dos homens, para que, vendoas vossas boas ações, possam dar glória ao Pai que está no céu”. –  Palavra daSalvação.Assembléia: Glória a Vós Senhor!

Presidente: Homilia

10  – PROFISSÃO DE FÉCreio eu Deus Pai Todo-Poderoso, criador do céu e da terra./E em Jesus Cristo,seu único Filho, nosso Senhor,/que foi concebido pelo poder do EspíritoSanto;/nasceu da Virgem Maria; padeceu sob Pôncio Pilatos;/foi crucificado,morto e sepultado./Desceu à mansão dos mortos;/ressuscitou ao terceiro dia;/subiu

aos céus;/está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso,/de onde há de vir julgar os vivos e os mortos./Creio no Espírito Santo,/na Santa Igreja Católica, nacomunhão dos santos, na remissão do pecados,/na ressurreição da carne,/na vidaeterna. Amém.

11  – ORAÇÃO DA COMUNIDADEPresidente: Com a disposição de assumir a vossa vocação na sociedade para a

glória de Deus, elevemos a Ele nossos pedidos.Leitor : Para que nós, formandos, que hoje concluímos mais uma etapa em nossasvidas, tenhamos coragem de lutar sempre, realizando nossos trabalhos comcuidado e dedicação, rezemos:Assembléia: Senhor, escutai a nossa prece!Leitor : Pelos nossos pais, presentes ou ausentes, para que Deus os recompensesempre pelo estímulo, carinho e compreensão que fazem de nós pessoas maisconscientes no mundo, rezemos:Assembléia: Senhor, escutai a nossa prece!Leitor : Por todos os nossos amigos e colegas, que nos acompanharam duranteessa jornada e com os quais compartilhamos alegrias e tristezas, êxitos e

dificuldades, rezemos:Assembléia: Senhor, escutai a nossa prece!

Presidente: Tudo isso vos pedimos, ó Deus, confiados em Vosso amor de Pai e naspromessas de Jesus Cristo, vosso Filho e Senhor nosso.Assembléia: Amém!

LITURGIA EUCARÍSTICA

12  – PROCISSÃO DAS OFERTASCanto:

Presidente: Orai, irmãos e irmãs, para que nosso sacrifício seja aceito por DeusPai Todo-Poderoso.Assembléia: Receba, Senhor, por Tuas mãos este sacrifício para a glória do Seunome, para o nosso bem e de toda Santa Igreja.

5/13/2018 Missal - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/missal 3/4

 

13  – ORAÇÃO SOBRE AS OFERENDASPresidente: Ó Deus, que pelo sublime diálogo deste sacrifício nos fazeisparticipar de vossa única e suprema divindade, concedei que,conhecendo a vossa verdade, vos sejamos fiéis por toda a vida. PorCristo, nosso Senhor.

Assembléia: Amém.

14  – ORAÇÃO EUCARÍSTICA – IIPresidente: O Senhor esteja convosco!Assembléia: Ele está no meio de nós!Presidente: Corações ao alto!Assembléia: O nosso coração está em Deus!Presidente: Demos graças ao Senhor, nosso Deus!Assembléia: É nosso dever e nossa salvação!Presidente: Na verdade, é justo e necessário, é nosso dever e salvação dar-vosgraças, sempre e em todo lugar, Senhor, Pai santo, Deus eterno e todo-poderoso.Ainda que nossos louvores não vos sejam necessários, vós nos concedeis o dom

de vos louvar. Eles nada acrescentam ao que sois, mas nos aproximam de vós, porJesus Cristo, vosso Filho e Senhor nosso. Por essa razão, os anjos do céu, asmulheres e os homens da terra, unidos a todas as criaturas, proclamam, jubilosos,vossa glória, cantando em uma só voz:

Canto:

Presidente: Na verdade, ó Pai, vós sois santo e fonte de toda santidade. Santificai,pois, estas oferendas, derramando sobre elas o vosso Espírito, a fim de que setornem para nós o Corpo e o Sangue de Jesus Cristo, vosso Filho e Senhor nosso.Assembléia: Santificai nossa oferenda, ó Senhor!

Presidente: Estando para ser entregue e abraçando livremente a paixão, Ele tomouo pão, deu graças e o partiu e deu aos seus discípulos, dizendo:

TOMAI, TODOS, E COMEI:ISTO É O MEU CORPO,QUE SERÁ ENTREGUE POR VÓS

Do mesmo modo, ao fim da ceia, ele tomou o cálice em suas mãos, deu graçasnovamente e o deu a seus discípulos, dizendo:

TOMAI, TODOS, E BEBEI:ESTE É O CÁLICE DO MEU SANGUE,O SANGUE DA NOVA A ETERNA ALIANÇAQUE SERÁ DERRAMADO POR VÓS E POR TODOS,

PARA REMISSÃO DOS PECADOS.FAZEI ISSO EM MEMÓRIA DE MIM.

Eis o mistério da fé!

Assembléia: Todas as vezes que comemos deste pão e bebemos deste cálice,anunciamos, Senhor, a Vossa morte, enquanto esperamos a Vossa vinda!Presidente: Celebrando, pois, a memória da morte e ressurreição do vosso Filho,nós vos oferecemos, ó Pai, o pão da vida e o cálice da salvação; e vosagradecemos porque nos tornastes dignos de estar aqui na vossa presença e vosservir.

Assembléia: Recebei, ó Senhor, a nossa oferta.Presidente: E nós vos suplicamos que, participando do Corpo e Sangue de Cristo,sejamos reunidos pelo Espírito Santo num só corpo.Assembléia: Fazei de nós um só corpo e um só espírito!Presidente: Lembrai-vos, ó Pai, da vossa Igreja que se faz presente pelo mundointeiro: que ela cresça na caridade com o Papa... com o nosso Bispo... e todos osministros do vosso povo.Assembléia: Lembrai-vos ó Pai, da vossa Igreja!Presidente: Lembrai-vos também dos vossos irmãos e irmãs que morreram naesperança da ressurreição e de todos os que partiram desta vida, acolhei-os junto avós, na luz da vossa face.

Assembléia: Lembrai-vos, ó Pai, dos vossos filhos!Presidente: Enfim, nós vos pedimos, tende piedade de todos nós e daí-nosparticipar da vida eterna, com a Virgem Maria, Mãe de Deus, com os SantosApóstolos e todos os que neste mundo vos serviram, a fim de vos louvarmos eglorificarmos, por Jesus Cristo, vosso Filho.Assembléia: Concedei-nos o convívio dos eleitos!

5/13/2018 Missal - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/missal 4/4

 

Presidente: Por Cristo, com Cristo e eu Cristo, a vós, Deus Pai todo-poderoso, naunidade do Espírito Santo, toda honra e toda glória, agora e para sempre.Assembléia: Amém!

15  – RITOS DA COMUNHÃOPresidente: Testemunhando nossa fraternidade e solidariedade, rezemos a oraçãoque o Senhor nos ensinou:

Assembléia: PAI NOSSO...Presidente: Livrai-nos de todos os males, ó Pai, e dai-nos hoje a vossa paz.Ajudados pela vossa misericórdia, sejamos sempre livres do pecado e protegidosde todos os perigos, enquanto vivendo a esperança, aguardamos a vinda do CristoSalvador.Assembléia: Vosso é o reino, o poder e a glória para sempre!Presidente: Senhor Jesus Cristo, disseste aos vossos apóstolos, eu vos deixo a paz,eu vos dou a minha paz, não olheis os nossos pecados, mas a fé que anima aVossa Igreja, dai-lhe segundo o vosso desejo a paz e a unidade. Vós que soisDeus, com o Pai e o Espírito Santo.Assembléia: Amém!

Presidente: A paz do Senhor esteja convosco!Assembléia: O amor de Cristo nos uniu.Presidente: Esta união do Corpo e do Sangue de Jesus, o Cristo e Senhor nosso,que vamos receber nos sirvaAssembléia: Cordeiro de Deus que tirais o pecado do mundo,/tende piedade denós./Cordeiro de Deus que tirais o pecado do mundo,/tende piedade denós./Cordeiro de Deus que tirais o pecado do mundo,/dai-nos a paz.Presidente: Felizes os convidados para a ceia do Senhor. Eis o Cordeiro de Deusque tira o pecado do mundo.Assembléia: Senhor, eu não sou digno que entreis em minha morada, mas dizeiuma palavra e serei salvo.

16  – CANTO DA COMUNHÃOCANTO:

17  – ORAÇÃO DEPOIS DA COMUNHÃO

Presidente: Ó Deus, vós nos destes como alimento espiritual o sacramento dovosso filho, que oferecemos em ação de graças pelas conquistas destesformandos; concedei-nos, confortados por sua força e alegria, vos servir commaior solicitude e obter sempre novos benefícios. Por Cristo, nosso Senhor.

Assembléia: Amém!

Leitor: Mensagem aos Pais

RITOS FINAIS18  – BENÇÃO FINALPresidente: O Senhor esteja convosco.Assembléia: Ele está no meio de nós.Presidente: Abençoe-vos o Deus todo poderoso, Pai, Filho e Espírito Santo.Assembléia: Amém.Presidente: Glorificai a Deus com vossas vidas. Ide em paz, o Senhor vos

acompanhe.Assembléia: Graças a Deus!

19  – CANTO FINAL