2
  Por que os primeiros socorros são importantes? É melhor saber aplicar primeiros socorros e não precisar deles, do que precisar deles e não saber aplicá-los. Todos devem saber aplicar os primeiros socorros, porque a maioria das pessoas eventualmente irá enfrentar uma situação em que eles serão necessários  para si mesmos o u para outra pessoa. Emb ora uma demora de apenas alguns minutos  possa significar a diferenç a entre a vida e a morte quando o coração de uma pessoa pá ra de bater, a maioria das lesões não requer esforços que salvam vidas. Durante toda sua vida, a maioria das pessoas irá enfrentar apenas uma ou duas situações que envolvam condições que ofereçam risco ã vida. Salvar vidas é importante, mas saber o que fazer  para minimizar as lesões requer maior atenção e mais treinamento em primeiros socorros.  O que são primeiros socorros? Primeiros socorros é o cuidado imediato prestado a uma pessoa ferida ou que é acometida por uma doença súbita. Os primeiros socorros não substituem o cuidado médico apropriaçlo. Consiste apenas em fornecer ajuda temporária até a chegada de ajuda médica competente, se necessário, ou até que seja assegurada uma chance de recuperação sem atendimento médico. A maioria das lesões e doenças não requer atendimento médico. Quando adequadamente aplicados, os primeiros socorros podem significar a diferença entre a vida e a morte, entre uma recuperação rápida e uma longa hospitalização, ou entre uma incapacidade temporária e uma incapacidade permanente. Os primeiros socorros envolvem mais do que fazer algo pelos outros; incfuem também os cuidados que as pessoas podem aplicar em si mesmas em uma emergência.  Como examinar a vítima Ao chegar a um local onde ocorre uma situação de emergência, faça uma rápida naliaco da situacân para determinar a segurança, o tipo de problema em termos gerais (por exemplo, se é uma lesão ou doença e se é grave ou de menor importánda) e o número de vítimas envolvidas. Se houver duas ou mais vítimas, atenda primeiro a(s) vítima(s) que estiver(em) em silêncio e imóvel(is). Ao se aproximar da vítima, verifique qual é o problema. Identifique e corrija primeiro as condições que ofereçam risco imediato de vida. Se não houver risco imediato de vida, examine a situação da vitima e reúna informações (histórico) sobre o problema .  Checagem inicial Inicial determina se há problemas de risco imediato devida que requeim atendimento rápido. Esse passo envolve a verificação dos seguintes aspectos:  Responsividade  Vias aéreas  Respiração  O Sangramento grave

Modulo I Primeiros Socorros

Embed Size (px)

Citation preview

5/8/2018 Modulo I Primeiros Socorros - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/modulo-i-primeiros-socorros 1/3

 

  Por que os primeiros socorros são importantes?

É melhor saber aplicar primeiros socorros e não precisar deles, do que precisar deles enão saber aplicá-los. Todos devem saber aplicar os primeiros socorros, porque a maioriadas pessoas eventualmente irá enfrentar uma situação em que eles serão necessáriospara si mesmos ou para outra pessoa. Embora uma demora de apenas alguns minutospossa significar a diferença entre a vida e a morte quando o coração de uma pessoa párade bater, a maioria das lesões não requer esforços que salvam vidas. Durante toda suavida, a maioria das pessoas irá enfrentar apenas uma ou duas situações que envolvamcondições que ofereçam risco ã vida. Salvar vidas é importante, mas saber o que fazerpara minimizar as lesões requer maior atenção e mais treinamento em primeirossocorros.

  O que são primeiros socorros?

Primeiros socorros é o cuidado imediato prestado a uma pessoa ferida ou que éacometida por uma doença súbita. Os primeiros socorros não substituem o cuidadomédico apropriaçlo. Consiste apenas em fornecer ajuda temporária até a chegada deajuda médica competente, se necessário, ou até que seja assegurada uma chance derecuperação sem atendimento médico. A maioria das lesões e doenças não requeratendimento médico. Quando adequadamente aplicados, os primeiros socorros podemsignificar a diferença entre a vida e a morte, entre uma recuperação rápida e uma longahospitalização, ou entre uma incapacidade temporária e uma incapacidade permanente.Os primeiros socorros envolvem mais do que fazer algo pelos outros; incfuem tambémos cuidados que as pessoas podem aplicar em si mesmas em uma emergência.

  Como examinar a vítima

Ao chegar a um local onde ocorre uma situação de emergência, faça uma rápida naliacoda situacân para determinar a segurança, o tipo de problema em termos gerais (porexemplo, se é uma lesão ou doença e se é grave ou de menor importánda) e o número devítimas envolvidas. Se houver duas ou mais vítimas, atenda primeiro a(s) vítima(s) queestiver(em) em silêncio e imóvel(is).

Ao se aproximar da vítima, verifique qual é o problema. Identifique e corrija primeiro ascondições que ofereçam risco imediato de vida.

Se não houver risco imediato de vida, examine a situação da vitima e reúna informações(histórico) sobre o problema.

  Checagem inicial

Inicial determina se há problemas de risco imediato devida que requeim atendimentorápido. Esse passo envolve a verificação dos seguintes aspectos:

  Responsividade  Vias aéreas  Respiração  O Sangramento grave

5/8/2018 Modulo I Primeiros Socorros - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/modulo-i-primeiros-socorros 2/3

 

Essa checagem inicial levara apenas alguns segundos, a menos que sejam requeridoscuidados especiais

1. Determine se a vítima responde: chame a vítima em um tom de voz alto o suficientepara que ela

o ouça. Se a vítima não responder ao som de sua voz, bata ou sacuda levemente osombros dela.

2. Assegure-se de que as vias aéreas da vítima estejam desobstruídas: no caso de umavítima não responsiva, desobstrua as vias aéreas usando a manobra inclinação dacabeça-elevação do queixo

3. Determine se a vítima esta respirando: observe, ouça e sinta os ruídos respiratórios

4. Verifique se há evidência de sangramento grave

5/8/2018 Modulo I Primeiros Socorros - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/modulo-i-primeiros-socorros 3/3