11
Depois de ter pesquisado por aqui e de ter analisado o post que mais se aproximava do que queria (de um Clio) resolvi por mãos à obra, bem sucedida, e de dificuldade muito reduzida. Por isso deixo aqui o resultado. Olhando para o tablier da Scenic I desde logo saltam à vista três tampas que parecem ocultar parafusos, conforme as setas abaixo na imagem... não reparem é no pó! As tampas são bastante fáceis de retirar, com cuidado obviamente, utilizando uma pequena chave de fendas no sentido longitudinal do veículo. A imagem abaixo mostra uma das tampas parcialmente retirada, vendo-se o parafuso no interior, e molas à esquerda e direita.

Mudar Lampadas Display Scenic

Embed Size (px)

Citation preview

Page 1: Mudar Lampadas Display Scenic

Depois de ter pesquisado por aqui e de ter analisado o post que mais se aproximava do que queria (de um Clio) resolvi por mãos à obra, bem sucedida, e de dificuldade muito reduzida. Por isso deixo aqui o resultado.

Olhando para o tablier da Scenic I desde logo saltam à vista três tampas que parecem ocultar parafusos, conforme as setas abaixo na imagem... não reparem é no pó!

As tampas são bastante fáceis de retirar, com cuidado obviamente, utilizando uma pequena chave de fendas no sentido longitudinal do veículo. A imagem abaixo mostra uma das tampas parcialmente retirada, vendo-se o parafuso no interior, e molas à esquerda e direita.

Page 2: Mudar Lampadas Display Scenic

De qualquer forma, vim a descobrir que não é preciso mexer nestes parafusos! O tablier é dividido em dois e aqueles parafusos fixam a parte mais junto ao vidro, na qual não é preciso mexer.

Devemos então começar por retirar as forras dos tweeters... e aqui é preciso algum cuidado, pelo que toca a observar a imagem abaixo!

Page 3: Mudar Lampadas Display Scenic

A forra está presa por uma patilha junto ao pára-brisas (círculo vermelho) e no lado oposto estão três molas (setas verdes). A forra solta-se com facilidade ao colocar-se uma chave de fendas do lado das molas (seta vermelha) e levantando. Depois é necessário algum cuidado, não forçando, para puxar a forra do lado do vidro de modo a soltá-la e deixar a zona à vista, conforme a fotografia abaixo.

Retiradas as duas forras, ficam à vista dois parafusos, que vamos retirar facilmente.

Page 4: Mudar Lampadas Display Scenic

Novamente a apalpar, lá descobri o passo seguinte: nas pontas do tablier, começando pelo lado do passageiro, temos de LEVANTAR e PUXAR em simultâneo, de modo a fazermos sair umas molas compridas (encaixe da seta vertical - são três na zona do airbag do passageiro e uma na ponta oposta) e desencaixar umas protuberâncias plásticas (seta horizontal).

Page 5: Mudar Lampadas Display Scenic

Ultrapassado este passo, que considerei o mais difícil, a frente do tablier tem em todo o comprimento um encaixe que sai com bastante facilidade, e nem sequer a forra do volante estorva a sua saída. Observemos o interior do tablier para vermos os diversos pontos referidos.

Page 6: Mudar Lampadas Display Scenic

O tablier já desmontado...

Page 7: Mudar Lampadas Display Scenic

O display ainda fundido... estão assinalados os restantes parafusos que é necessário retirar.

Page 8: Mudar Lampadas Display Scenic

As costas dos display e respectivas fichas; são três conforme assinalado, a da direita não tem qualquer ciência para sair, mas nas fichas grandes devem ser respeitadas as respectivas seguranças: baixar a pequena patilha assinalada ao centro da ficha e puxar a peça preta, que faz sair a ficha do encaixe.

Page 9: Mudar Lampadas Display Scenic

A localização das duas lâmpadas de iluminação e as suas características - são de 1,2W; comprei no Continente por menos de 1€. Basta rodar os encaixes para saírem da posição e puxar as lâmpadas.

Page 10: Mudar Lampadas Display Scenic

Repostas as ligações, fiz o teste...

Page 11: Mudar Lampadas Display Scenic

Para montar, fazer a operação inversa.

EM RESUMOSão desapertados 5 (cinco) parafusos Torx 20, dois no tablier e 3 no display;Demorei cerca de uma hora, mas diria que à segunda o trabalho fazia-se em 30 minutos.