3
Nº 196 E SPAÇO A BERTO AGO/SET AGENDA CIENTÍFICA E TÉCNI- AGENDA CIENTÍFICA E TÉCNI- AGENDA CIENTÍFICA E TÉCNI- AGENDA CIENTÍFICA E TÉCNI- CA: CA: CA: CA: VI Jornadas de Biologia VI Jornadas de Biologia VI Jornadas de Biologia VI Jornadas de Biologia da UTAD da UTAD da UTAD da UTAD 18 a 20 Outubro 2012. Aula Magna UTAD. Vila Real https://sites.google.com/ site/vijornadasdebiologia/ vi-jornadas-de-biologia IX International Sympo- IX International Sympo- IX International Sympo- IX International Sympo- sium on Grapevine Physi- sium on Grapevine Physi- sium on Grapevine Physi- sium on Grapevine Physi- ology and Biotechnology ology and Biotechnology ology and Biotechnology ology and Biotechnology. Abril 21-26, 2013, Santiago (Chile): Web: http:// www.grapevinechile2013.cl/ en/ 18Th GiESCO MEETING, 18Th GiESCO MEETING, 18Th GiESCO MEETING, 18Th GiESCO MEETING, 2013. 2013. 2013. 2013. 7 – 11 de Julho de 2013, no Porto. Web:http://www.giesco.org/Ev enement/23_18e-JOURNEES- GIESCO-2013.html Nesta edição Espaço Aberto 1 Ficha varietal 2 Noticiário 3 F OLHA INFORMATIVA INIAV www.inrb.pt/inia www.inrb.pt/inia www.inrb.pt/inia www.inrb.pt/inia N ASCEU O INIAV O processo de extinção e reestruturação do INRB no âmbito do PREMAC (Plano de Redução e Melhoria da Administração Central) deu-se por concluído em 31 de Julho de 2012, pelo que a partir do dia 1 de Agosto de 2012 o INIAV, I.P. é o novo organismo de investigação do MAMAOT. O novo INIAV é a oportunidade para definirmos um novo rumo e um novo caminho, que seja capaz de mobilizar as pessoas em torno duma mudança comportamental e organizacional. Exigirá, de todos nós, novas atitudes e comportamentos, mais audaciosos, disruptores e inovadores, para podermos consolidar uma investigação mais próxima e eficaz, que seja capaz de transformar a inovação em soluções ou novos negócios. O novo INIAV terá, também, de ser uma reafirmação e um reforço dos nossos papeis de Laboratório Nacional de Referência, nas áreas da segurança alimentar, da saúde animal e da proteção e sanidade vegetal, e de salvaguarda e potenciação dos Recursos Genéticos nacionais. O novo INIAV é, ainda, uma extraordinária oportunidade para criarmos um espírito de pertença a uma única instituição, vestindo uma só camisola, e para construir- mos, dia a dia, um novo paradigma de gestão e de cultura organizacional. Tudo isto, de modo simbólico, está espelhado na nova imagem do Instituto INIAV, representada por um novo logotipo, que permitirá referenciá-lo e identificá-lo visual- mente. O CD do INIAV, I.P. Dois Portos

Nº 196 AGO/SET FOLHA INFORMATIVA INIAV · da saúde animal e da proteção e sanidade vegetal, e de salvaguarda e potenciação dos Recursos Genéticos nacionais. O novo INIAV é,

  • Upload
    hahuong

  • View
    215

  • Download
    0

Embed Size (px)

Citation preview

Page 1: Nº 196 AGO/SET FOLHA INFORMATIVA INIAV · da saúde animal e da proteção e sanidade vegetal, e de salvaguarda e potenciação dos Recursos Genéticos nacionais. O novo INIAV é,

Nº 196

ESPAÇO ABERTO

AGO/SET

AGENDA CIENTÍFICA E TÉCNI-AGENDA CIENTÍFICA E TÉCNI-AGENDA CIENTÍFICA E TÉCNI-AGENDA CIENTÍFICA E TÉCNI-

CA:CA:CA:CA:

VI Jornadas de Biologia VI Jornadas de Biologia VI Jornadas de Biologia VI Jornadas de Biologia da UTAD da UTAD da UTAD da UTAD 18 a 20 Outubro 2012. Aula Magna UTAD. Vila Real

https://sites.google.com/

site/vijornadasdebiologia/

vi-jornadas-de-biologia

IX International Sympo-IX International Sympo-IX International Sympo-IX International Sympo-sium on Grapevine Physi-sium on Grapevine Physi-sium on Grapevine Physi-sium on Grapevine Physi-ology and Biotechnologyology and Biotechnologyology and Biotechnologyology and Biotechnology. Abril 21-26, 2013, Santiago (Chile):

Web: http://www.grapevinechile2013.cl/en/

18Th GiESCO MEETING, 18Th GiESCO MEETING, 18Th GiESCO MEETING, 18Th GiESCO MEETING, 2013. 2013. 2013. 2013. 7 – 11 de Julho de 2013, no Porto.

Web:http://www.giesco.org/Evenement/23_18e-JOURNEES-GIESCO-2013.html

Nesta edição

Espaço Aberto 1111

Ficha varietal 2222

Noticiário 3333

FOLHA INFORMATIVA I N I AV

www.inrb.pt/iniawww.inrb.pt/iniawww.inrb.pt/iniawww.inrb.pt/inia

NA SCEU O INIAV

O processo de extinção e reestruturação do INRB no âmbito do PREMAC (Plano de Redução e Melhoria da Administração Central) deu-se por concluído em 31 de Julho de 2012, pelo que a partir do dia 1 de Agosto de 2012 o INIAV, I.P. é o novo organismo de investigação do MAMAOT.

O novo INIAV é a oportunidade para definirmos um novo rumo e um novo caminho, que seja capaz de mobilizar as pessoas em torno duma mudança comportamental e organizacional. Exigirá, de todos nós, novas atitudes e comportamentos, mais audaciosos, disruptores e inovadores, para podermos consolidar uma investigação mais próxima e eficaz, que seja capaz de transformar a inovação em soluções ou novos negócios.

O novo INIAV terá, também, de ser uma reafirmação e um reforço dos nossos papeis de Laboratório Nacional de Referência, nas áreas da segurança alimentar, da saúde animal e da proteção e sanidade vegetal, e de salvaguarda e potenciação dos Recursos Genéticos nacionais.

O novo INIAV é, ainda, uma extraordinária oportunidade para criarmos um espírito de pertença a uma única instituição, vestindo uma só camisola, e para construir-mos, dia a dia, um novo paradigma de gestão e de cultura organizacional.

Tudo isto, de modo simbólico, está espelhado na nova imagem do Instituto INIAV, representada por um novo logotipo, que permitirá referenciá-lo e identificá-lo visual-mente.

O CD do INIAV, I.P.

Dois Portos

Page 2: Nº 196 AGO/SET FOLHA INFORMATIVA INIAV · da saúde animal e da proteção e sanidade vegetal, e de salvaguarda e potenciação dos Recursos Genéticos nacionais. O novo INIAV é,

Folha informativa INIAV Página 2

Ficha Varietal: MOSCATEL GRAÚDO BFicha Varietal: MOSCATEL GRAÚDO BFicha Varietal: MOSCATEL GRAÚDO BFicha Varietal: MOSCATEL GRAÚDO B

ORIGEM E S INONÍMIA : Moscatel de SetúbalMoscatel de SetúbalMoscatel de SetúbalMoscatel de Setúbal, na rotulagem do VLQPRD Setúbal.

Conhecida por Muscat d’Alexandrie em França.

Conhecida por Moscatel de Málaga em Espanha.

DESCRIÇÃO MORFOLÓGI -

CA : Extremidade do ramo jovemExtremidade do ramo jovemExtremidade do ramo jovemExtremidade do ramo jovem aberta, com orla carmim e média densidade de pêlos prostrados.

Folha jovemFolha jovemFolha jovemFolha jovem acobreada, baixa densidade de pêlos prostrados na página inferior.

FlorFlorFlorFlor: Hermafrodita

PâmpanoPâmpanoPâmpanoPâmpano estriado de vermelho e gomos verdes.

Folha adultaFolha adultaFolha adultaFolha adulta de tamanho médio, orbicular, com três lóbulos; limbo verde médio, plano, ligeiramente bolho-so; nervuras principais ligeiramente avermelhadas na base; página inferior com baixa densidade de pêlos prostrados; dentes curtos e rectilíneos; seio peciolar fechado, em V, seios laterais abertos em V.

CachoCachoCachoCacho grande, cónico alado, frouxo, pedúnculo longo.

BagoBagoBagoBago obovóide, grande e verde-amarelado; película de espessura média, polpa rija; sabor a moscatel.

SarmentoSarmentoSarmentoSarmento castanho amarelado.

CARACTERIZAÇÃO GENÉ-T ICA :

- As diferenças no tamanho dos alelos são devidas às metodolo-gias laboratoriais.

In: Almadanim, M. Cecília, M. Margarida Baleiras-Couto, H. Sofia Pereira, Elvira Melo, Eva Valero, P. Fevereiro, J.E. Eiras-Dias, Leo-nor Morais, Wanda Viegas, M. Manuela Veloso, 2004. Os microssa-télites na identificação de variedades de videira. In: Actas do 6º Simpósio de Vitivinicultura do Alentejo 1, 23-29, Évora; Lopes, M.S., Kristina M. Sefc, J.E. Eiras-Dias, Herta Steinkellner, M. Laimer da Câmara Machado, A. da Câmara Machado, 1999. The use of microsatellites for germplasm management in a Portuguese grape-vine collection. Theor Appl Genet 99, 733-739.

APT IDÃO CULTURAL E AGRONÓMICA :

Abrolhamento: Abrolhamento: Abrolhamento: Abrolhamento: Tardio, 13 dias após a ‘Fernão Pires’.

FloraçãoFloraçãoFloraçãoFloração: Tardia, 10 dias após a ‘Fernão Pires’.

PintorPintorPintorPintor: Tardio, 11 dias após a ‘Fernão Pires’.

MaturaçãoMaturaçãoMaturaçãoMaturação: Tardia, duas semanas após a ‘Fernão Pires’.

Exige algum cuidado nas adubações azotadas, pois responde muito bem a incorporações crescentes de azoto, com consequên-cias nefastas para a quali-dade da produção.

Muito sensível à carência de ferro.

As vinhas apresentam geralmente uma longevi-dade menor que as vinhas de Fernão Pires.

Bastante sensível à traça da uva e à podridão ácida.

Alguma sensibilidade à escoriose. Se houver maior disponi-bilidade de água no solo, que implique crescimento vegeta-tivo tardio, pode sofrer ataques de cicadela. (Contribuição de Luís E. Carvalho; Kátia G. Teixeira; João Melícias Duarte, Delfim Madeira - Direção Regional de Agricultura do Ribatejo e Oeste)

POTENCIAL IDADES TECNOLÓGICAS :

Sendo uma casta de dupla aptidão (é consumida em natu-reza como uva de mesa), revela particularidades aromáti-cas peculiares que se revelam tanto em vinhos de mesa como em vinhos generosos.

O carácter “Moscatel” revela-se em aromas intensos, ele-gantes e florais e assim é enologicamente interessante para a produção de vinhos elementares ou de lote com castas menos exuberantes.

A bondade das suas características é indissociável de ren-dimentos controlados – nunca acima das 8 ton/ha, de boas maturações e de uvas colhidas em excelente estado sanitário (Contribuição de Luís E. Carvalho; Kátia G. Teixeira; João Melícias Duarte, Delfim Madeira - Direção Regional de Agricultura do Ribatejo e Oeste).

Lopes et al., 1999

Almadanim et al., 2004

VVS2 132 : 148 135 : 151 VVMD5 226 : 230 228 : 232

VVMD6 189 : 209 VVMD7 246 : 248 245 : 247

VVMD27 179 : 194

ssrVrZAG21 190 : 206 ssrVrZAG47 157 : 172

ssrVrZAG62 185 : 203 186 : 204 ssrVrZAG64 139 : 141

ssrVrZAG67 126 : 126

ssrVrZAG79 246 : 254 247 : 255 ssrVrZAG83 188 : 188

Page 3: Nº 196 AGO/SET FOLHA INFORMATIVA INIAV · da saúde animal e da proteção e sanidade vegetal, e de salvaguarda e potenciação dos Recursos Genéticos nacionais. O novo INIAV é,

Folha Informativa do INIAVFolha Informativa do INIAVFolha Informativa do INIAVFolha Informativa do INIAV----Dois PortosDois PortosDois PortosDois Portos Editor: INIAV Editor: INIAV Editor: INIAV Editor: INIAV ———— Dois PortosDois PortosDois PortosDois Portos Quinta da AlmoínhaQuinta da AlmoínhaQuinta da AlmoínhaQuinta da Almoínha 2565256525652565----191 DOIS PORTOS191 DOIS PORTOS191 DOIS PORTOS191 DOIS PORTOS PORTUGALPORTUGALPORTUGALPORTUGAL

Telefones: 261 712 106Telefones: 261 712 106Telefones: 261 712 106Telefones: 261 712 106 261 712 500261 712 500261 712 500261 712 500 EEEE----mail: [email protected]: [email protected]: [email protected]: [email protected] Coordenação: M. BaleirasCoordenação: M. BaleirasCoordenação: M. BaleirasCoordenação: M. Baleiras----Couto e José Couto e José Couto e José Couto e José SilvestreSilvestreSilvestreSilvestre

Revista científica bilingue, especializada em Viticultura,

Enologia e Economia Vitivinícola, indexada em diversas bases de dados

internacionais Assinaturas: [email protected]

NOTICIÁRIO Entre 18 e 22 de Junho, Marta de Sá participou no 35º Congresso Mundial da Vinha e do Vinho (OIV) em Izmir, Turquia, tendo apresentado as seguintes comunicações: Sá M., Justino V., Yuqing Z., Ping G., Kaishun B., Spranger I., Sun B. “Phenolic compostion and antioxidant activity of different extracts from the winery residues” (Comunicação oral apresentada na secção de enologia); Sun B., Sá M., Leandro C., Caldeira I., Spranger I. “Contribution of polymerized proanthocyanidins to red wine astringency” (Poster).

No dia 05 de Julho Sofia Catarino lecionou uma aula (por convite) sobre o tema “Certificação de Vinhos”, no curso de mestrado em Segurança Alimentar, unidade curricular de Biossegurança e Certificação Sanitária, na Faculdade de Medicina Vete-rinária, Universidade Técnica de Lisboa.

Sara Canas participou numa reunião do Conselho Científico da Pós-Graduação em Viticultura e Enologia da FC-UP, em substituição de José Eduardo Eiras Dias, no dia 9 de Julho, na FC-Universidade do Porto.

No dia 10 de Julho Sofia Catarino integrou o júri de provas de seleção do “VII Congres-so de Vinhos Engarrafados da Estremadura”, Confraria dos Enófilos da Estremadura.

No dia 13 de Julho Sofia Catarino participou, na qualidade de membro integrado, em reunião da Unidade de I&D “Química Ambiental”, Instituto Superior de Agronomia.

A Prof. Ofélia Anjos, da Escola Superior Agrária de Castelo Branco, apresentou na 2012 IUFRO Conference - Divison 5/Forest Products, realizada de 8 a 13 de Julho, no Estoril, a comunicação oral “Influence of the kind of wood (Chestnut and Limousin oak) in the extractives and Klason lignin contents of wood fragments used in the ageing of wine brandies”. Carmona C.; Anjos O.; Caldeira I.; Canas S. A comunicação resultou dos trabalhos realizados pelo grupo das aguardentes do INIA-Dois Portos (Sara Canas e Ilda Caldeira) em parceria com a Escola Superior Agrária de Castelo Branco.

No dia 1 de Agosto, Ilda Caldeira participou, em representação do INIAV / INIA-Dois Portos, no júri do concurso de vinhos engarrafados, organizado pela Câmara Munici-pal do Bombarral, no âmbito do XXIX Festival do Vinho Português.

__ . __ . __ . __ . __

O “18th International Symposium GiESCO 2013”, decorrerá em Portugal, na Faculda-de de Ciências da Universidade do Porto de 7 a 11 de Julho de 2013. Pedro Clímaco (INIAV / Dois Portos) faz parte da Comissão Organizadora, e no Comité Cientifico parti-cipam J.E. Eiras Dias, Pedro Clímaco e J. Silvestre ( INIAV / Dois Portos). A Recepção dos resumos e pré-inscrições decorre até 12 de Novembro de 2012.

Página 3 Folha informativa INIAV

INIAV-Dois Portos