16
Nome:___________________________________________ RA:______________________ Termo:________________ Turma:_______________________________________________ ORIENTAÇÕES GERAIS LEIA COM ATENÇÃO AS INSTRUÇÕES ABAIXO. 1. Verifique se, além deste caderno, você recebeu o Caderno de Respostas, destinado à transcrição das respostas das questões de múltipla escolha (objetivas). 2. Verifique se a prova está completa e se o seu nome está correto no Caderno de Respostas. Caso contrá- rio, avise imediatamente um dos responsáveis pela aplicação da prova. 3. Você deve assinar o Caderno de Respostas no espaço próprio, com caneta esferográfica. 4. Observe as instruções de marcação das respostas das questões de múltipla escolha (apenas uma respos- ta por questão), expressas no Caderno de Respostas. 5. Não use calculadora; não se comunique com os demais estudantes nem troque material com eles; não consulte material bibliográfico, cadernos ou anotações de qualquer espécie. 6. Você terá três horas para responder às questões. Quando terminar, entregue seu Caderno Questões e o Caderno de Respostas ao responsável pela aplicação da prova. 7. Atenção! Você deverá permanecer, no mínimo, por uma hora, na sala de aplicação das provas. 8. Não haverá vista do simulado. O Caderno de Questões e o Gabarito da prova ficará disponível no Apren- der Unoeste a partir do dia 6 de junho. 5º Termo

Nome: RA: Termo: Turma: - unoeste.br · Verifique se, além deste caderno, você recebeu o Caderno de Respostas, destinado à transcrição das ... As asserções I e II são proposições

Embed Size (px)

Citation preview

Nome:___________________________________________ RA:______________________Termo:________________ Turma:_______________________________________________

ORIENTAÇÕES GERAIS

LEIA COM ATENÇÃO AS INSTRUÇÕES ABAIXO.

1. Verifique se, além deste caderno, você recebeu o Caderno de Respostas, destinado à transcrição das respostas das questões de múltipla escolha (objetivas).

2. Verifique se a prova está completa e se o seu nome está correto no Caderno de Respostas. Caso contrá-rio, avise imediatamente um dos responsáveis pela aplicação da prova.

3. Você deve assinar o Caderno de Respostas no espaço próprio, com caneta esferográfica.

4. Observe as instruções de marcação das respostas das questões de múltipla escolha (apenas uma respos-ta por questão), expressas no Caderno de Respostas.

5. Não use calculadora; não se comunique com os demais estudantes nem troque material com eles; não consulte material bibliográfico, cadernos ou anotações de qualquer espécie.

6. Você terá três horas para responder às questões. Quando terminar, entregue seu Caderno Questões e o Caderno de Respostas ao responsável pela aplicação da prova.

7. Atenção! Você deverá permanecer, no mínimo, por uma hora, na sala de aplicação das provas.

8. Não haverá vista do simulado. O Caderno de Questões e o Gabarito da prova ficará disponível no Apren-der Unoeste a partir do dia 6 de junho.

5º Termo

Os sinais exteriores do “uomo delinqüente” [homem delinquente] - a “stigma” [o estigma] – abrangeriam traços simiescos como as ‘enormes mandíbulas’, os ‘altos ossos molares’, o ‘tamanho extremo das cavi-dades oculares’ e as ‘orelhas em forma de alça’. LOM-BROSO, Césare. O Homem Delinquente, 1876.Acerca das teorias raciais, provenientes da Antropo-logia Física/Biológica de meados do século XIX é cor-reto afirmar:

a unidade psíquica do Ser Humano.a existência de limitações biológicas no desenvolvimento dos grupos humanos.um único caminho na evolução da cultura humana.negação da ideia de ‘raças biológicas’.

Diversos autores afirmam ser a Economia conhecida como a ciência da escassez. A esse respeito, conside-re as afirmativas abaixo:

I – A Economia como ciência está relacionada ao estudo que afirma que os recursos produtivos são inesgotáveis.II – A Economia como ciência está relacionada ao estudo que afirma serem as necessidades humanas ilimitadas e os recursos produtivos escassos.III – A Economia não pode ser declarada uma ciência.IV - Nenhuma das afirmações está correta.

É(São) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s):I .II.I e II. III.IV.

As classes de palavras se referem aos grupos onde as palavras da língua portuguesa são inseridas, de acor-do com sua função sintática. Em língua portuguesa existem dez classes de palavras: substantivo, artigo, adjetivo, pronome, verbo, advérbio, numeral, prepo-sição, conjunção e interjeição. No entanto, sabemos também que um termo pode ser empregado no uso da língua com outra função sintática, como um adje-tivo que pode assumir valor de substantivo. A partir dessas informações, leia o parágrafo abaixo:

A religião é um ato de fé. Assim, a relação com as coisas de Deus é responsabilidade de cada indivíduo. Porém, o interessante dessa diversidade centra-se no seguinte ponto: enquanto alguns consideram os ensinamentos de Jesus como verdadeiros devaneios, outros os viven-ciam de forma extrema. Portanto, o papel da religião em nossa sociedade é um fato complexo.

O parágrafo acima apresenta quatro palavras grifa-das. Releia o texto e depois classifique esses termos segundo o seu emprego sintático em:

advérbio, adjetivo, artigo e substantivo;conjunção, adjetivo, preposição, adjetivo;advérbio, substantivo, pronome e adjetivo;advérbio, adjetivo, conjunção e substantivo.

5º Termo

Espaço livre

que trabalham no planejamento utilizam métodos e organização, além de criatividade.

Acerca dessas asserções, assinale a opção correta.As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma pro-posição verdadeira.As asserções I e II são proposições falsas.

No meio publicitário, diz-se que a propaganda pre-cisa atender a alguns princípios básicos. São eles:

oportunidade, pertinência, compreensão, emoção e interesse. criatividade, pertinência, compreensão, emoção e atitu-de. criatividade, pertinência, compreensão, emoção e interesse.potencialidade, pertinência, compreensão, atitude e interesse. oportunidade, potencialidade, compreensão, emoção e atitude.

O processo de comunicação envolve alguns elemen-tos para a sua ocorrência. Entretanto, em algumas si-tuações, pode ocorrer o chamado ruído que interfere na transmissão da mensagem. Sobre este fenômeno pode-se afirmar:

I – O ruído, em comunicação, é qualquer barulho que não permita que a mensagem chegue até o receptor;II – O ruído pode ocorrer quando emissor e receptor não estão utilizando a mesma linguagem;III- O ruído não ocorre quando emissor e receptor falam a mesma língua;IV – Para que o ruído não ocorra é preciso que se saiba qual é o canal e a linguagem que o receptor entende e em contexto ele se encontra;

Das respostas acima, é correto afirmar que estão corretas:

I, II e IV.III e IV.II, III e IV.II e IV.

Apesar do foco criativo das agências, o que muitas pessoas não sabem é que existem diversos depar-tamentos que são responsáveis por fazer a “mági-ca” acontecer. Enquanto os diretores de arte criam, o atendimento é o contato direto com o cliente e a mídia é responsável por identificar os melhores locais para essas campanhas aparecerem. A respeito do de-partamento de Planejamento é possível afirmar que:

I - O Planejamento é um departamento que trabalha baseado nas informações passadas pelo atendimento e a partir daí traça os objetivos, orçamentos, prazos e tu-do o que é necessário para fazer o processo de criação e implementação funcionar corretamente. II – Esse processo sófunciona porque os profissionais

5º Termo

Espaço livre

A cultura Ocidental está imbuída por uma cultura visual, em que para todas as coisas percebidas são atribuídas imagens e representações visuais. Desta forma é possível perceber a supremacia do recurso visual em detrimento à outras formas de perceber o mundo e os objetos, como o som, por exemplo. Ao se pensar a propaganda para o Rádio é necessário considerar a linguagem deste meio de comunicação, as possibilidades e potencialidades que os recursos sonoros oferecem a uma veiculação adequada e efi-ciente da mensagem. Assim, avalie as seguintes as-serções e a relação proposta entre elas.

I.Adaptar uma propaganda elaborada para meios de comunicação audiovisuais para serem veiculados no rádio, meio de veiculação acusmático, é um desafio ao produtor publicitário.

PORQUE

II.Esta adaptação exige uma reflexão sobre como a mensagem usa do recurso visual para comunicar e quais seriam os elementos sonoros mais adequados para garantir a mesma eficiência em atrair a atenção dos consumidores.

Acerca dessas asserções, assinale a opção correta.

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma-proposição falsa.A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma pro-posição verdadeira.As asserções I e II são proposições falsas.

Sobre o conceito de pesquisa:

Cervo, Bervian e Da Silva (2007, p.57) afirmam que “Pes-quisa é uma atividade voltada para a investigação de problemas teóricos ou práticos por meio do emprego de processos científicos. Ela parte, pois, de uma dúvida ou problema e, com o uso do método científico, busca uma resposta ou solução. Os três elementos – dúvida/problema, método científico e resposta/solução – são imprescindíveis, uma vez que uma solução poderá ocor-rer somente quando algum problema levantado tenha sido trabalhado com instrumentos científicos e procedi-mentos adequados.”

Portanto, é possível afirmar que:

I. É possível fazer pesquisa científica sem um método rigoroso;II. O problema é o ponto de partida de uma investiga-ção científica;III. O método científico serve apenas para replicar inves-tigações anteriores;IV. É o emprego do método que determina que um es-tudo seja científico.

Estão corretas as afirmações:I e III;I e II;III e IV;II e IV.

5º Termo

Espaço livre

A Semiótica peirciana, de Charles SandersPeirce (1839-1914), está fundamentada em três categorias de base que são, segundo ele, categorias do pensa-mento e da natureza. Quais são elas?

Primeiridade, secundidade e terceiridade.Razão, ação e emoção.Hipótese, tese e antítese.Sintaxe, semântica e pragmática.Efusão, símbolo e alegoria.

TEXTO I - A ação democrática consiste em todos tomarem parte do processo decisório sobre aquilo que terá conse-quência na vida de toda coletividade. GALLO, S. et al. Ética e cidadania. Caminhos da Filosofia. Campinas: Papirus, 1997 (adap-tado).

TEXTO II - É necessário que haja liberdade de expressão, fiscalização sobre órgãos governamentais e acesso por parte da população às informações trazidas a público pela imprensa. Disponível em: http://www.observatoriodaimprensa.com.br. Acesso em: 24 abr. 2010.

Partindo da perspectiva de democracia apresentada no Texto I, os meios de comunicação, de acordo com o Texto II, assumem um papel relevante na sociedade por:

orientarem os cidadãos na compra dos bens necessá-rios à sua sobrevivência e bem-estar.fornecerem informações que fomentam o debate políti-co na esfera pública.apresentarem aos cidadãos a versão oficial dos fatos.propiciarem o entretenimento, aspecto relevante para conscientização política.promoverem a unidade cultural, por meio das transmis-sões esportivas.

A respeito dos sistemas de direito autoral, considere as seguintes afirmativas:

I. O direito autoral pode ser compreendido a partir de duas fontes de origem distintas: o direito de origem an-glo-saxã e o direito de origem romano-germânica.II. O direito anglo-saxão prevê um direito autoral mais voltado para a proteção dos direitos do autor (aquilo a que chamaram de copyright), enquanto o de origem ro-mano-germânica privilegia os direitos daqueles que ex-ploram comercialmente a ideia, protegendo os direitos das editoras, essencialmente (aquilo a que chamaram de droit d’auteur).III. O direito brasileiro, por força de sua filiação ao di-reito de tradição romano-germância, adotou o sistema droit d’auteur e em nenhum momento de sua evolução legislativa é possível notar qualquer influência decisiva do sistema copyright.

É (são) verdadeiro(s): I.III.II e III.I e II.I e III.

Para se imprimir qualquer material pelo processo of-fset tradicional, é necessária a utilização de uma es-pécie de máscara, que é colocada sobre a superfície que servirá como matriz de impressão. Essa máscara é denominada:

blanqueta. boneca.fotolito.retícula. suporte.

5º Termo

Os fatores psicológicos são de grande importância para entendermos o comportamento do consumidor e poder, assim, direcionar melhor as estratégias de comunicação. Qual teórico explica porque os indiví-duos são determinados por determinadas necessida-des em determinados momentos?

Krugman. Freud.Maslow. Herzberg. Ostrow.

É a particularização da escrita de um nome, seu va-lor ultrapassa domínios físicos. Este nome é repre-sentado por um mesmo tipo de letra, possuindo um padrão tipográfico. Presente em toda marca, sempre possuí letras. Estamos tratando de um(a):

logotipo.símbolo.branding.arte final.

5º Termo

Espaço livre

Leia o texto a seguir para responder a questão. O que constrói o elo social, o que faz existirem nossos vínculos? Está ficando cada vez mais difícil viver em sociedade, bem sabemos. Nossos tempos privatizaram muito do que era público. “A praça é do povo, como o céu é do condor”: o verso de Castro Alves parece, hoje, estranho. Quem vai à praça?A praça, aliás, era já uma herdeira pobre da ágora, da praça ateniense, que não foi lugar do footingou da conversa mole, mas da decisão política. A ágora era praça no sentido forte, onde as questões cruciais da coletividade eram debatidas e decididas.Mas mesmo a praça, na acepção de espaço em que as pessoas se socializam, se enfraqueceu. É significativo que Ro-berto DaMatta, ao analisar a oposição entre o mundo doméstico e o público na sociedade brasileira, oponha à casa a rua, e não a praça.A praça favorece a circulação, no sentido quase etimológico, do círculo, da ida e vinda, do encontro e reencontro: quem se lembra do que se chamava footingnas cidades do interior (os rapazes e moças dando voltas na praça, uns no sentido do relógio e outros no contrário, de modo a se cruzarem seguidas vezes) sabe do que falo. Já a rua é caminho de ida sem volta; fica-se na praça, anda-se na rua. Vai-se, sai-se.Isso é ruim, se temos como ideal a ágora como centro da cidade. Mas pode não ser tão mau, se pensarmos que nunca houve uma ágora que integrasse todos – nem em Atenas, onde se excluíam mulheres, escravos e não-atenienses. O que podemos ter hoje é uma pulverização de centros. A periferia prevalece.Há amizades via internet, como as havia por telefone, que dispensam e talvez até excluam o encontro físico. A comu-nicação é segmentada, não se concentra no político, mas ocorre assim mesmo. Talvez precisemos nos habituar a elos fracos, leves, temporários.Não quer dizer que sejam maus. Continuam existindo elos fortes, os da intimidade, do amor, da grande amizade. Mas os elos que se abrem para o social mudaram de natureza: são mais fracos, porém mais numerosos do que antes. Precisamos nos acostumar à riqueza do efêmero.

Vocabulário: Ágora: Principal praça pública nas cidades da Grécia antiga. Etimológico: origem, formação da palavra.

(Adaptado de: RIBEIRO, Renato Janine. “O que forma o elo social?” Disponível em: http://www.renatojanine.pro.brFiloPol/elosocial.html).

De acordo com o texto:o elo social estabelecido comumente em ambientes políticos como a praça é uma herança grega definidora de nossa cultura a ponto de não sofrer influência de modas passageiras como os contatos por internet.a praça, lugar em que, na antiga Grécia, se reunia a população como um todo, servia de palco para decisões tanto de caráter social e político, como para as de caráter doméstico, ainda que menos relevantes.o elo que se cria entre as pessoas, seja na antiga Grécia, seja nos dias atuais, tendo a praça como palco, tende a mudar, uma vez que nela se tem aberto espaço, cada vez mais, para questões políticas.a praça, em oposição à casa como ambiente doméstico, deixou de ser o local em que se estabeleciam relações sociais e deu lugar a outras formas de contato, como, por exemplo, a amizade pela internet.a praça tem perdido sua função original, ilustrada pelo autor a partir do termo “ágora”, que era reunir as famílias em um ambiente não apenas de lazer, mas também de busca por novas relações afetivas.

5º Termo

O e-commerce é caracterizado pela compra e venda de produtos e serviços pela internet e ele é classifi-cado de acordo com os agentes envolvidos. Quando o e-commerce compreende transações entre em-presas, é classificado como:

B2B – Business to business.B2C – Business to consumer. B2G – Business to govern. B2I – Business to Institutions. B2E – Business to Employee.

É correto afirmar que o Design Gráfico relaciona-se:

ao desenvolvimento de softwares (tecnológicas e edu-cacionais) para a transmissão de informações em deter-minada área.à utilização de imagens e textos, trabalhados por um processo técnico e criativo, para comunicar mensagens, ideias e conceitos.ao desenvolvimento de programação em web de docu-mentos disponíveis no ambiente virtual.à criação e produção de objetos e produtos tridimen-sionais com características individuais para usufruto hu-mano.a uma especialidade que realiza o projeto editorial de um jornal ou revista.

Espaço livre

5º Termo

Considerando-se dois tipos de refletores de luz con-tínua disponíveis no mercado, refletores de lâmpa-das halógenas com lentes Fresnel e refletores com lâmpadas fluorescentes, pode-se afirmar que os re-sultados práticos de iluminação obtidos, respectiva-mente, para cada tipo de refletor, são:

I - Luz dura com sombras definidas e luz difusa com sombras em dégradé.

Porque:

II –O Fresnel é um tipo de difusor para suavizar total-mente a luz direta e os refletores fluorescentes produ-zem luz indireta e suave.

Acerca dessas asserções, assinale a opção correta.

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma propo-sição verdadeira.As asserções I e II são proposições falsas.

Espaço livre

5º Termo

No final da Primeira Guerra Mundial, a Alemanha ha-via sido derrotada e sua economia estava em queda livre. Mesmo assim a indústria cinematográfica ale-mã estava em expansão. Robert Wiene, Fritz Lang e F. W. Murnau, influenciados pelos pintores e designers de teatro conhecidos como expressionistas, começa-ram a fazer filmes:

com cenários exóticos que mesclavam a esperança e a apreensão do povo francês diante das trevas da 2ª Guerra que se anunciavade baixo orçamento, com imagens e espaços fragmen-tados, iluminação irregular, linhas distorcidas, movi-mentos enfáticos e pesadas pausas.financiados pelo governo Alemão para a divulgação da propaganda nazista, que teve seu auge com a cineasta Leni Riefenstahl.

Com relação aos planos de conteúdo e expressão da linguagem, é correto afirmar que a metalinguagem é definida como um sistema no qual:

o plano de expressão é, na verdade, constituído por um plano de conteúdo. o plano de expressão é, ele próprio, constituído por um sistema de significação. o plano de conteúdo é, na verdade, constituído por um plano de expressão. o plano de conteúdo é, ele próprio, constituído por um sistema de significação.os planos de conteúdo e de expressão são constituídos por signos com significados secundários.

No planejamento de mídia, o termo frequência mé-dia designa o número médio de vezes que as pessoas foram expostas a determinada peça publicitária ou o número médio de vezes de exposição que se espera atingir. Afinal, quando a peça publicitária é veiculada determinada quantidade de vezes, algumas pesso-as são expostas a ela uma vez; outras, duas vezes; outras, três vezes etc. Dessa forma, o quadro abaixo apresenta o resultado a frequência média é obtida por meio da média aritmética do número de vezes que o público foi exposto à peça.

TAMANAHA, P. Planejamento de mídia: Teoria e experiência. São Paulo: Prentice Hall, 2006 (adaptado).

O quadro abaixo apresenta o resultado de uma pesquisa realizada com alguns estudantes de uma escola durante uma campanha publicitária.

Pessoas atingidas por deter-minado comercial

Número de vezes que assis-tiram ao comercial

José 23Pedro 27Joana 31

Adriana 19Daniel 42Lucas 12

Samara 16Henrique 15Douglas 25Selma 20

Considerando o quadro acima, a frequência média de ex-posição ao referido comercial é igual a:

27.15.27.23.42.

“Virada Carioca Naquele tempo se podia subir qualquer morro do Rio; não havia nenhum perigo, só miséria. Muitos garotos das fave-las próximas de Copacabana jogavam bola juntamente com os garotos do bairro nas praças, na praia e nas ruas. O Rio de Janeiro deixava de ser a capital, que se mudava para Brasília em janeiro de 1960. De lá para cá foi ladeira abaixo, e morro acima. Em 1976, a Cidade Maravilhosa foi fundida à força com o atrasado Estado do Rio pelo governo militar. Foi a sua segunda morte. A terceira seria lenta e sofrida, vítima de duas desastrosas administrações de Brizola, quando a polícia foi proibida de entrar em favelas em nome dos direitos humanos. E pior: com um governo Moreira Franco no meio. Na sequência, quatro anos de governo Garotinho, seguido de mais quatro de Rosinha. Nenhuma metrópole do mundo sobreviveria a essas administrações. Em Nova York se consome muito mais drogas do que no Rio de Janeiro, mas o tráfico não manda nada, se contenta em vender o seu veneno escondido, porque a polícia prende e a Justiça manda para a cadeia. Mesmo podendo comprar livremente armas pesadas, o tráfico não comanda nenhum território, só se esconde da policia. Ninguém fala “o tráfico é o flagelo de Nova York”. Lá o tráfico não é assunto, se movimenta nas sombras do submundo e não interfere na vida das pessoas comuns. A maior graça, e a desgraça, do Rio de Janeiro é a sua geografia deslumbrante, com as praias cercadas de morros e montanhas onde se abrigam as quadrilhas de traficantes e as milícias. Nossas belezas se tornaram fortalezas do crime e da morte. A guerra está só começando, o vento virou. A população aplaude a polícia. A bandidagem está perdendo. O Capitão Nascimento tinha razão. Nelson Motta “ - O Estado de S.Paulo. 28/11/2010

O autor informa sobre as “várias mortes” da cidade do Rio de Janeiro, assim, após a leitura e análise do texto assinale qual a consequência principal:

a ideia de que a polícia controla boa parte da segurança pública nos territórios das favelas dominados pelo tráfico de drogas e pela contravenção.os moradores das áreas pobres se destacaram pela grande capacidade de enfrentamento do crime organizado e das milíciasa sociedade civil fica enfraquecida quando perde a confiança na segurança que recebe do Estado e a capacidade de ocupar o espaço públicoas comunidades, por serem autossustentáveis, mantêm sua qualidade de vida independente das interferências polí-ticas na organização do território.os governos estimulam a formação de uma cultura de governança que visava a independência em relação ao pater-nalismo do Estado

5º Termo

Pesquisa realizada pelo Instituto X em todo o terri-tório nacional objetivou identificar quantos consu-midores brasileiros utilizam e realizam compras pela Internet. A pesquisa ouviu 2 mil consumidores em todo o país, com margem de erro de 2,2 pontos per-centuais para mais ou para menos. O universo dessa pesquisa foi representado por amostras estratificadas de forma proporcional à população de cada unidade da federação. As pessoas entrevistadas foram sele-cionadas com base em cotas proporcionais, segundo as seguintes variáveis: população economicamente ativa, faixa etária e localização. Com base nessas in-formações, avalie as afirmações a seguir.

I. O universo da pesquisa foi de 2 mil consumidores.II. O objetivo das cotas foi garantir a representatividade do universo estudado.III. A margem de erro diminuiria se a pesquisa tivesse entrevistado 5 mil consumidores.IV. As entrevistas foram realizadas com a mesma quanti-dade de consumidores em cada estado.

É correto apenas o que se afirma em:

I e II. I e IV. II e III. I, III e IV. II, III e IV.

Durante o Realismo Romântico Fechado, na década de 1920, os diretores, atores, roteiristas e escritores sentiam-se degradados pelo sistema imposto pela era dos estúdios. Porém, esta polarização entre “ci-nema como produto” e “cinema como arte” sempre existiu ao longo da história do cinema. De acordo com essa perspectiva, avalie as afirmações a seguir.

I) Charles Chaplin foi considerado o primeiro rebelde do cinema se opondo ao Realismo Romântico Fechado di-retamente.II) Orson Welles utilizou o sistema de Estúdio para re-volucionar a linguagem cinematográfica com seu filme Cidadão Kane em 1941III) Orson Welles, Jean Luc Godard e Sergio Leone são diretores que de certa forma se opuseram ao cinema como produto por meio de seus filmes revolucionáriosIV) A Nouvelle Vague também foi uma tentativa de se opor ao estilo conservador do Realismo Romântico Fe-chado

É correto o que se afirma em:

I,III e IV, apenas. I e IV, apenas.II e III, apenas.Todas as alternativas.

5º Termo

Espaço livre

Espaço livre

“Alguns movimentos sociais organizam-se institu-cionalmente na forma de organizações não gover-namentais. As ONGs também possuem objetos bas-tante diversos e muitas vezes dependem de uma parceria entre o setor privado e o governo para levar a cabo suas atividades. Hoje em dia, há um crescente número de ONGs internacionais que agem em escala mundial a fim de promover seus objetivos.” Brasília : Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2010. 304 p.: il. Página 264.

As organizações não-governamentais divulgam prin-cípios que fortalecem o sistema democrático. En-tre os princípios apresentados a seguir, identifique aquele que fortalece a organização da sociedade civil diante do Estado.

O compromisso com o representante político eleito le-gitimamente pelos processos legais.A difusão de políticas assistencialistas que disseminem ideologias solidárias.A liberdade de expressão e a capacidade de defender a propriedade privada diante do EstadoO compromisso com a produção familiar, corporativa, baseada em grupos de pressão política.A pluralidade de interesses e a capacidade de agir inde-pendentemente dos interesses do governo.

José é um pequeno empreendedor no segmento de entregas em domicílio. Ao assistir a uma palestra so-bre marketing, percebeu que precisava realizar uma pesquisa de mercado para identificar até que pon-to seus serviços agradavam aos clientes. Na palestra, ele entendeu que precisava aplicar uma pesquisa que estimulasse os entrevistados a pensarem e falarem livremente sobre os atributos de seus serviços, pois deseja que os clientes apresentem opiniões de forma espontânea. Na situação descrita, com base na prin-cipal vantagem de cada metodologia de pesquisa, José deve realizar uma pesquisa do tipo:

qualitativa, que identificará os clientes a serem entre-vistados por meio de critérios que sigam as regras de seleção da amostra a ser calculada. quantitativa, que propiciará um correto dimensiona-mento estatístico das respostas dos clientes em relação ao tamanho do universo a ser explorado. qualitativa, que analisará as opiniões colhidas junto aos clientes, de acordo com o roteiro aplicado, e que extrai-rá comentários, opiniões e frases mais relevantes.quantitativa, que colherá as informações dos clientes por meio de questionário estruturado com perguntas claras e objetivas, que garantirá a uniformidade de en-tendimento dos entrevistados. qualitativa, que possibilitará entrevistar um número maior de clientes, garantindo precisão nos resultados, e permitirá construir gráficos para a amostra pesquisada, com números confiáveis.

5º Termo

Espaço livre

Espaço livre

São atividades específicas de uma Assessoria de Imprensa:

(1) Controle e arquivo de informações sobre o assesso-rado, divulgadas nos meios de comunicação.(2) Identificar os problemas, apresentar soluções e me-lhorar o relacionamento do assessorado com seus pú-blicos.(3) Colocar em relação produtores e consumidores, por meio dos distribuidores e dos meios de comunicação.(4) Edição de periódicos destinados aos públicos exter-no e interno, como revistas e boletins.(5) Relacionamento com os meios de comunicação, abastecendo-os com informações relativas ao associa-do.

Os itens CORRETOS são:

1 – 3 – 4.1 – 4 – 5.2 – 3 – 5.2 – 4 – 5.2 – 3 – 4.

Em uma organização, toda atividade ou benefício, es-sencialmente intangível, que uma parte possa ofere-cer à outra e que não resulte na posse de algum bem é denominada:

sistema. processo. especialidade.serviço.conveniência.

Dadas as afirmações abaixo:

1ª− A “satisfação.” é definida como a avaliação objetiva, com respeito a um bem ou serviço, contemplando ou não as necessidades e expectativas do cliente,

PORQUE

2ª − a satisfação é influenciada pelas contrapartidas emocionais dos clientes, pelas causas percebidas para o resultado alcançado com o bem ou serviço e por suas percepções de ganho ou preço justo.

É correto afirmar que:

as duas afirmações são falsas. as duas afirmações são verdadeiras e a segunda justifica a primeira. as duas afirmações são verdadeiras e a segunda não justifica a primeira. a primeira afirmação é verdadeira e a segunda é falsa. a primeira afirmação é falsa e a segunda é verdadeira.

5º Termo

Espaço livre

Em um plano de mídia, devemos escolher os meios de comunicação que sejam mais adequados para a divulgação da marca de acordo com a estratégia de mídia definida. Dentre os oito tipos de meios de co-municação definidos pelo Grupo de Mídia Nacional, aquele que tem o segundo maior investimento den-tre os anunciantes do Brasil (Intermeios), possui res-posta rápida, multiplicidade de assuntos, é formador de opinião e é passível de auditoria pelo IVC é:

a televisão aberta. o out of home.a mídia digital. o jornal. o entretenimento.

Em um plano de mídia, qual variável quantifica per-centualmente o número de pessoas do público-alvo que se deseja atingir com a campanha?

Frequência.Continuidade. Objetividade. Alcance. Audiência.

A realização de comerciais audiovisuais para TV, ví-deo, cinema e novas mídias segue etapas de produ-ção que se assemelham aos processos de produção de vídeos e filmes de curta e média metragens. Es-sas etapas se dividem em pré-produção, produção e pós-produção. Cada uma delas abrange diversas fa-ses de trabalho.Considerando as etapas de trabalho referidas no tex-to, avalie as afirmações a seguir.

I. Durante a etapa da pré-produção, devem ser realiza-das a pesquisa, as locações, as contratações de elenco, quando houver, a edição e a captação de áudio e vídeo em externas e(ou) em estúdio.II. Durante a etapa de produção, devem ser captados áudio e vídeo, além de se iniciar a edição, com os trata-mentos sonoros e visuais necessários.III. Durante a etapa de pós-produção, devem ser realiza-dos desmontagens, devolução deequipamentos, pagamentos e outras ações de despro-dução.

É correto o que se afirma em:

I, apenas.III, apenas.I e II, apenas.II e III, apenas.I, II, III.

5º Termo

Espaço livre

Espaço livre

Grande parte de nosso consumo de mídia envolve som e imagem simultâneos. Mesmo antes da chega-da do filme com som, a música ao vivo acompanhava o cinema mudo nas salas de exibição. A experiência dupla de ver e ouvir é tão natural para a maioria de nós, que reparamos apenas que uma delas está fal-tando e não quando ambas estão presentes. Por essa razão, o silêncio em uma produção audiovisual:

pode ser considerado essencial quando a intenção é chamar a atenção do observador para um determinado fato na cena.não deve ser utilizado em hipótese nenhuma, pois o som faz parte da composição estética audiovisual e sua ausência compromete a eficácia da mensagem.deve ser evitado. Caso a intenção seja a de aumentar o poder de um evento, deve-se utilizar efeitos sonoros e a música como ferramentas de atenção.

O tipo de anúncio que organiza a mensagem em for-ma de texto, sem usar imagens para ilustrar seu con-teúdo, é denominado:

all type.pure text. broadside. institucional. saia e blusa.

Nem sempre é fácil construir um slogan de sucesso e que funcione bem na mente do cliente. Por isso, as empresas devem trabalhar o slogan de maneira a:

causar um efeito subliminar na criação da imagem da marca. acrescentá-lo à marca, repetindo-os em todas as peças de divulgação. alterá-lo diversas vezes, até encontrar o mais adequa-do para a marca. atingir o subconsciente dos consumidores, por meio do merchandising.ligá-lo à identidade corporativa da empresa nas cam-panhas institucionais.

O anúncio publicitário pode ser considerado em li-nhas gerais um meio para um determinado fim. Seu objetivo é criar uma razão para que ela colabore na resolução de um propósito. Neste contexto é fun-damental que o publicitário leve em consideração durante o processo de criação:

I) uso de todos os apelos pictórios, tendências, variações e todos os antigos e modernos princípios artísticos.II) Tudo o que se desenvolve em torno de sentimentos e de tudo que afeta os interesses humanos.III) A utilização de ferramentas complexas para a com-preensão afim de privilegiar a inovaçãoIV) O estímulo por meio de referências visuais, exercí-cios em papel, bricolagem e associações diversas em torno do tema a ser desenvolvido.

É correto o que se afirma em: I, II e IV, apenas.I e IV, apenas.II e III, apenas.Todas as alternativas.

5º Termo

Espaço livre

Na Publicidade, quando o profissional de criação ini-cia suas atividades tem como principal objetivo pro-duzir bons anúncios. Dentro das demandas de traba-lho, é correto afirmar que o criativo ideal tem como premissa o pensamento de que:

deve encontrar formas de estimular a criatividade for-çando cada vez mais o exercício do pensar.os esforços devem se concentrar na busca de fórmulas prontas encurtando caminhos para a entrega da ideia dentro do prazo.precisa ser ágil e Imaginar sempre o menor número de alternativas.não deve dar atenção aos prazos, pois eles comprome-tem o desenvolvimento criativo.

O planejamento de propaganda surgiu na Inglaterra, na virada da década de 70, devido à crescente com-plexidade do mercado. O também chamado planeja-mento de comunicação tem como função:

sugerir uma série de ações, destinadas ao ponto de ven-da, que visam a alavancar as vendas. indicar caminhos para a empresa confeccionar os pre-ços dos seus produtos de maneira eficiente. revelar a forma correta de distribuir a produção, usando os canais competentes. apontar o que deve ser feito na comunicação, para que um objetivo determinado previamente seja alcançado. apontar medidas para a empresa conquistar definitiva-mente a liderança do mercado.

No mix de comunicação, a ferramenta em que a co-municação de uma pessoa para outra – verbal, escrita ou eletrônica – refere-se aos méritos ou às experiên-cias de compra ou uso de bens e serviços denomi-na-se:

relações públicas. boca a boca. marketing direto. assessoria de imprensa. promoção de vendas.

Uma empresa financeira tem utilizado, em suas cam-panhas de marketing, um conjunto de ferramentas de incentivo, projetadas para estimular a compra de produtos ou serviços específicos por parte do cliente. Esta prática é denominada:

propaganda.promoção de vendas.marketing direto.distribuição intensiva.distribuição seletiva.

5º Termo

Espaço livre