8
Ano IX - Edição nº 182 - Distrito Federal e Entorno, 2ª quinzena de março de 2014 - fone: (61) 3628-4265 / 8426-5564 e - mail - [email protected] www.odemocrata.com - Distribuição gratuita no Entorno do DF, Brasília e Goiânia www. .com Notícia a toda hora Santa Maria ganha sistema Socioeducativo As instalações de Santa Maria são dotadas de escola, salas para cursos profissionalizantes e espaços para atividades esportivas e culturais, e também receberão adolescentes do sexo feminino. Página 03

O democrata 182

Embed Size (px)

DESCRIPTION

Jornal O Democrata Ed. 182

Citation preview

Page 1: O democrata 182

Ano IX - Edição nº 182 - Distrito Federal e Entorno, 2ª quinzena de março de 2014 - fone: (61) 3628-4265 / 8426-5564 e - mail - [email protected]

www.odemocrata.com - Distribuição gratuita no Entorno do DF, Brasília e Goiânia

www. .comNotícia a toda hora

Santa Maria ganhasistema Socioeducativo

As instalações de Santa Maria são dotadas de escola, salas para cursos

profissionalizantes e espaços para atividades esportivas e culturais, e

também receberão adolescentes do sexo feminino. Página 03

Page 2: O democrata 182

2ª quinzena de março de 2014 o democrata2

EXPEDIENTEO Democrata

Diretor: Raimundo Nonato de SousaEditor: Raimundo de SousaJornalista Responsável: Raimundo de Sousa - Reg.JP8391/DFDiagramação: Edilberto JúniorColunistas: Raimundo de Sousa / André TeixeiraFotos: Bruno CostaImpressão: Imprima Editora e Gráfica Ltda.Publicação: quinzenalTiragem: 10 mil exemplaresDistribuição: Cidades do Entorno, Distrito Federal e GoiâniaEste jornal é de propriedade da empresaDemocrata Comunicações LTDA. CNPJ:07174200/0001-00

Quadra 473 - Lote 1/4 - Loja 2 - Pedregal - Novo Gama-Go - ceP.: 72860-436 - tel.: (61) 3628-4265Q. 55 - Lote 14 - Bl. a - apto. 603 - Setor central - Gama/dF - ceP.: 72405-550 - tel.: (61) 8426-5564

Anuncie pelo fone: (61) 3628.4265 / 8426.5564

site: www.odemocrata.com e-mail:[email protected]

Restaurante

Salão de festas, serviço de buffet e coquetéis

Quadra 39 – Lj 08, Setor Leste Comercial – Gama/DF

o único alacarte da cidadedas 20:00 à 01:00 (manhã) Salão Terraço

3384-3833 / 9247-0945

POESIAA Felicidade

Vinicius de Moraes

Tristeza não tem fimFelicidade sim

A felicidade é como a plumaQue o vento vai levando pelo ar

Voa tão leveMas tem a vida breve

Precisa que haja vento sem parar

A felicidade do pobre pareceA grande ilusão do carnaval

A gente trabalha o ano inteiroPor um momento de sonho

Pra fazer a fantasiaDe rei ou de pirata ou jardineira

Pra tudo se acabar na quarta-feira

Tristeza não tem fimFelicidade sim

A felicidade é como a gotaDe orvalho numa pétala de flor

Brilha tranqüilaDepois de leve oscila

E cai como uma lágrima de amor

A felicidade é uma coisa boaE tão delicada também

Tem flores e amoresDe todas as cores

Tem ninhos de passarinhosTudo de bom ela tem

E é por ela ser assim tão delicadaQue eu trato dela sempre muito bem

Tristeza não tem fimFelicidade sim

A minha felicidade está sonhandoNos olhos da minha namorada

É como esta noite, passando, passandoEm busca da madrugadaFalem baixo, por favor

Pra que ela acorde alegre com o diaOferecendo beijos de amor

Pescaria em FamíliaO pai e o filho estão se preparando para pescar juntos, e o pai pergunta:— Filho, está pronto para a diversão?O filho responde:— Estou, mas a gente não ia pescar antes?

Gaúcho Sem Cabelo BrancoDois gaúchos conversan-do na barbearia:— Trilegal, tchê, qual é o segredo pra chegar nesta idade assim, sem um fio de cabelo branco?— Pinto de preto.— Mas bah, me passa já o telefone desse negão!

O Louco e o PãoO louco foi na padaria e perguntou:— O pãozinho já saiu?O padeiro responde:— Sim, saiu sim!O louco responde:— Então quando ele vol-tar, diga que eu quero fa-lar com ele!

Joãozinho na escolaDepois que Joãozinho vol-ta da escola, a mãe dele pergunta:-Oi, meu filho. Como foi na escola?Joãozinho responde con-tente:-Fui bem!A mãe pergunta novamente:-Que bom! Aprendeu tudo?Joãozinho responde:-Acho que não, mamãe, porque amanhã vou ter que ir para a escola de novo.

PiadasNA PONtA dA líNguAPor raimundo de Sousa

Zé ValdécioO ex-prefeito de Valparaíso e atual colaborador do go-verno Lucimar Nascimento, José Valdécio Pessoa, avi-sa que o seu candidato a presidente é Eduardo Cam-pos e ao Governo de Goiás é Vanderlan Cardoso.

dúvidaA grande dúvida em Valpa-raíso ainda é sobre o des-tino do atual vice-prefeito. Ninguém sabe se Elson Candido dos Santos ficará no palanque do PMDB, seu partido ou de Vanderlan Cardoso, seu primo.

Briga Não é aconselhável cha-mar para a mesma festa o prefeito Cristóvão Tormin e a vereadora Diretora Ana Lúcia, ambos do PSD. Tor-min demitiu uma filha da parlamentar. Ela, de ime-diato, foi para o colo da oposição. Hoje faz juras de amor a Célio Silveira, arq inimigo do mandatário.

ocidentalO ex-petista Jorge Humber-to faz bonito como membro do governo Giselle Araújo de Cidade Ocidental. O se-cretário de Meio Ambiente recebe elogios rasgados da classe trabalhadora e também dos empresários. Quem também agrada é Igor Araújo, considerado o braço direito da chefe do

Executivo.

cabeça Um grupo de vereadores pe-diu a cabeça do atual secre-tário de Educação de Novo Gama, Alberto Arapiraca. Di-zem que falaram diretamente com o prefeito Everaldo Vidal sobre o assunto. Ele não ce-deu à pressão política.

Simpatia Danielle Vitória é a garota simpatia da Feira do Pedre-gal, em Novo Gama. Sua beleza e alegria animam os frequentadores da praça da alimentação, especialmente do Restaurante da Dalila.

GamaDizem que os maiores ad-versários sempre estão no mesmo partido. No Gama uma reunião política quase acaba em baixaria. Dois pré--candidatos quase saem nos tapas. Um terceiro, da turma do deixa disso, chegou a pas-sar mal.

Solitário? Dizem que o distrital Patrício não é mais aquele que con-quistou o Gama há anos. O político não consegue animar nem a turma do antigo Setor Bancário, seu antigo e leal reduto.

manoelzinho Por falar em antigo Setor Bancário, um antigo mora-

dor ilustre da redondeza (Quadra 24) deve retornar a cena eleitoral. Manoel de Andrade, o Manoelzinho, deixa o Tribunal de Contas do DF de olho nas eleições deste ano.

ForteEm Novo Gama foi onde Friboi teve mais sucesso. A reunião organizada pelo lí-der empresarial Pedro Co-laço recebeu elogios de vá-rias pessoas, inclusive da oposição. “O Friboi ganha com este apoio”, lembrou um dos presentes.

consolidadoA coligação PT/PMDB no Distrito Federal é firme como os concretos das obras de Oscar Niemeyer. Agnelo e Felippelli estarão juntos de qualquer forma nas próximas eleições.

Sem candidatoO PT ainda não apresentou seu candidato a distrital da cidade. Há quem diga que será o Chico vigilante o can-didato dos gamenses – ele se movimenta muito bem na cidade e tem grandes ami-zades. “O povo tem medo de votar em quem perde”, disse um eleitor dele.

Estado de goiás

“Legislativo ao alcance do povo”Câmara Municipal de Novo gama

COMUNICADO

Quadra 482, Lote 36, Pedregal - Novo Gama-GO

A Câmara Municipal de Novo Gama convida a todos para participarem das sessões ordinárias que serão realizadas, às segundas e quartas-feiras, a partir das 9:00h.

Sua presença é indispensável

Page 3: O democrata 182

2ª quinzena de março de 2014o democrata 3

Santa Maria ganhasistema Socioeducativo

Mais 111 famílias recebem apartamentos do Residencial Parque do Riacho

As instalações de Santa Maria são dotadas de escola, salas

para cursos profissionalizantes e espaços para atividades esportivas

e culturais, e também receberão adolescentes do sexo feminino

O processo de desati-vação da Unidade de Internação do Plano

Piloto, o antigo Caje, está em fase final. Para permitir a demolição do local, que por 38 anos abrigou adoles-centes em conflito com a lei, foi inaugurada, nesta quinta--feira (20), a Unidade de In-ternação de Santa Maria, com capacidade para acolher 90 jovens.

“Com essa unidade que-remos, de fato, fazer a resso-cialização porque, no fundo, essa é uma escola de tempo integral para os nossos me-ninos, o que representa uma concepção diferente deste governo. Essa vitória é de toda a população e significa um esforço conjunto de todos os órgãos”, frisou o governa-dor Agnelo Queiroz, acom-panhado do vice-governador,

Tadeu Filippelli.A nova unidade, construí-

da em um terreno de 6,2 mil metros quadrados na Avenida Alagados, receberá, na pró-xima segunda-feira (24), os últimos internos que perma-necem no antigo Caje. Com a desocupação, o passo seguinte será a demolição da estrutura do Plano Piloto, prevista para ocorrer no dia 29 de março.

As instalações de Santa

Mais 111 famílias recebe-ram as chaves da tão sonhada casa própria. A segunda entrega de apartamentos do Residen-

cial Parque do Riacho aconte-ceu sábado (22) e os novos mo-radores já planejam a mudança para o local.

Em meio à lágrima e sor-risos, a brasiliense Betânia Cavalcante, 32 anos, recebeu a chave do seu apartamento e garantiu que se mudará ainda esse mês. “Vou mudar logo, para não precisar pagar o alu-guel do mês que vem. Moro de aluguel desde que nasci e esse apartamento caiu do céu. Acho que nunca conseguiria comprar uma casa, pois sou auxiliar de serviços gerais e ganho pouco”, comemorou.

“É a conclusão de um so-nho para as famílias e para o governo, que está fazendo um trabalho muito transparente para as pessoas que realmente têm direito. Essa é a primeira moradia própria deles e eles poderão trazer a mobília hoje mesmo”, garantiu o secretario de Habitação, Geraldo Magela.

Segundo o governador do

Maria são dotadas de escola, salas para cursos profissiona-lizantes e espaços para ativi-dades esportivas e culturais, e também receberão adoles-centes do sexo feminino.

Essa ação, conforme lem-brou o governador, atende as determinações do Siste-ma Nacional de Atendimen-to Socioeducativo, sobre o cumprimento da medida de internação dentro de um per-

fil dos adolescentes, por fai-xa etária, sexo e tipo de ato infracional.

De acordo com a secretá-ria da Criança, Rejane Pitan-ga, a inauguração dessa uni-dade, a segunda em um mês, representa um esforço de governo para consolidar uma nova fase na história do Dis-trito Federal, em que jovens do sistema socioeducativo são efetivamente ressocializados.

“Hoje é um dia muito es-pecial. Estamos trabalhando um processo gradativo de desativação do Caje, e por isso vemos, claramente, um governo que está trabalhando e quis investir em uma área até então abandonada no DF. Queremos tratá-los como pessoa humana, sujeitos de direito e por isso abraçamos um desafio tão grande como esse”, destacou Pitanga.

Distrito Federal, Agnelo Quei-roz, os beneficiados pertencem à faixa dois do programa Minha Casa, Minha Vida/Morar Bem, ou seja, possuem renda mensal entre R$ 1,6 mil e R$ 3,2 mil.

“Eu sei que esse é um so-nho importante que está sendo realizado, principalmente para as pessoas dessa faixa de renda que sempre foram excluídas, pois não tinha programa habi-tacional para a faixa intermedi-ária”, ressaltou Agnelo.

O vice-governador, Tadeu Filippelli, afirmou que é emo-cionante participar da realiza-ção do sonho dessas famílias. “Agora vocês vão construir uma nova vida. Tenho certe-za que hoje a noite já terá um movimento diferente por aqui, com gente trazendo a família para conhecer, começando a trazer algumas coisas, pois isso

é o que eu faria”, declarou.Mesmo tendo que pagar

as prestações do novo lar, An-dreia Pereira, 39 anos, afirma que terá uma grande economia. “Pago R$ 700 de aluguel, ago-ra vou pagar apenas R$ 347 de prestação. Com essa diferença vou comprar móveis novos e deixar minha casa linda”, re-velou.

Somadas com a primeira entrega, que foi feita em fe-vereiro desse ano, já são 255 famílias contempladas com as moradias construídas no Ria-cho Fundo II, próximo ao balão do Recanto das Emas.

“Fizemos o levantamento da demanda e o processo de habili-tação. Até o fim desse ano colo-caremos em construção 100 mil moradias pelo programa. Quan-do colocamos essa meta, muitos acharam que seria impossível,

pois no Brasil já tinha mais de 1 milhão de habitações pelo Minha Casa, Minha Vida e o DF nem era cadastrado no programa. Firmamos a parceria com a pre-sidenta Dilma e 90 mil pessoas já estão habilitadas, esperando a conclusão das obras para se mu-dar”, declarou Agnelo.

RESIDENCIAL PAR-QUE DO RIACHO

O empreendimento, que está sendo construído por meio do programa Minha Casa, Mi-nha Vida/Morar Bem, terá um investimento de R$ 455,5 mi-lhões. O Residencial possui 42 condomínios e beneficiará 5.904 famílias. O local terá 4.624 apartamentos de dois quartos, com 46 m², que cus-tam R$ 75 mil, além de 1.280 unidades de três quartos, que medem 58 m², por R$ 85 mil.

Page 4: O democrata 182

2ª quinzena de março de 2014 o democrata4

Ocidental aumenta repasse para orfanato

greve dos professores continua em Novo gama

Frazão:o defensor do Microempresário

A prefeita Giselle Araújo assinou um convênio que garante um repasse

para o ano de 2014, ao orfana-to Rebecca Jenkins, de R$ 120 mil. Ano passado, a instituição recebia uma verba de R$ 72 mil, o que representa um rea-juste de 60%. A conquista que irá beneficiar as crianças que vivem no lar dirigido pelo Pas-tor Izac.

“Esse convênio tem como objetivo ajustar os esforços para funcionamento do abrigo

para recebimento e acomoda-ção de menores em situação de risco social, onde o município concede auxílio financeiro ao orfanato, para atender ao inte-resse público, visando o bem estar das crianças atendidas pela instituição”, explica a pre-feita Giselle Araújo.

O Rebecca Jenkins atende atualmente a 21 crianças. “O aumento no repasse irá ajudar na manutenção do espaço, des-pesas com pessoal, vestuário, alimentação, medicamentos e

material escolar”, conta a vice--diretora Aureny Augusto.

Sobre o larEm meados de 1998, sur-

giu a oportunidade da Igreja de Deus se envolver com a ação social no Brasil. Então, criou--se o PLANAFID, um projeto de filantropia da Igreja de Deus no Brasil. As Casas Lares Re-becca Jenkins seriam a primei-ra desta atividade filantrópica. Conhecido popularmente com Orfanato Rebecca Jenkins, as

Casas Lares criaram um víncu-lo com a comunidade de Cida-de Ocidental e Entorno. Hoje, a Igreja de Deus tem outras uni-dades no Brasil que trabalham diretamente com ação social – ABASC.

A Prefeitura da Cidade Oci-dental doou a área para construir o Orfanato. A Igreja de Deus dos Estados Unidos, através da Irmã Rebecca Jenkins e do Departamento Feminino, con-seguiram recursos para investir nesta tamanha obra que hoje é um referencial para na região.

Em sua história constam muitas lutas, privações e tam-bém muitas vitórias. Quase 1.300 crianças passaram pela instituição. Hoje, alguns que chegaram à maioridade aju-dam e interagem com as crian-ças para seguirem a vida com uma nova perspectiva. Com 15 anos de atuação em Cida-de Ocidental, a instituição tem feito a diferença na vida de muitas crianças. Ao todo, são 12 funcionários, entre diretor e vice-diretora, cozinheira, mães sociais, assistente social, mo-torista, zeladora, assistente e auxiliar administrativo. “Tra-balho nesse lar com o coração. Aqui, as crianças têm aulas de inglês, karatê, além de freqüen-tarem regularmente a escola”, conta a assistente social Rafa-ela Mendes.

VisiteA prefeita esteve nas depen-

dências do orfanato, levando a boa notícia do aumento no re-passe. “Vim visitar as crian-ças e conferir o trabalho da Secretaria de Viação e Obras, que está realizando serviço de limpeza geral no espaço”, disse. Ela ainda pediu que a população também ajudasse a instituição. “Independente de correntes políticas ou religião, convido a todos para que façam uma boa ação, contribuindo com doações ou doando um pouquinho do seu tempo para as crianças desse lar. As crian-ças agradecem”.

Os empreendedores ligados a Associação de Microempre-sários (AMA/Gama) conhecem a luta de Clenilson Frazão para implantar na cidade os terrenos na Área de Desenvolvimento Econômico (Pró-DF/ADE). A situação deles é uma novela que se arrasta há mais de 25 anos, com toda sorte de dificul-dade e burocracia governo após governo.

Frazão, costuma lembrar que “todos estão muito cansa-dos da longa espera”. Ele relata ainda que há casos de pessoas que perderam tudo o que tinham

ao investirem no sonho da mi-cro empresa, ao ponto de perder até a mulher. Frazão lembra que hoje a área já conta com água luz, meio-fio e que falta apenas iluminação pública.

Frazão observou que 60% dos empregos no Brasil são oferecidos pelas microempre-sas. “Eu emprego cinco. Tem gente aqui que emprega 15. Se não houver boa vontade dos governantes, estamos fadados a morrer. O micro não tem re-curso, mas ele é empreendedor, tem mão forte, vende a casa, o carro e constrói”, disse.

O Governo Municipal decidiu suspender a jornada ampliada, por não conseguir fechar as contas do ano de 2013

No último dia 17, a tarde o prefeito Eve-raldo Vidal esteve na

Secretaria Municipal de Edu-cação para conversar com os professores da rede municipal de ensino. Desde o dia 11 de março os professores estão em greve e a reunião teve um úni-co objetivo, que é chegar a um acordo e encerrar a greve no município.

Estiveram presentes na reunião vários vereadores, ser-vidores da secretaria de edu-cação, integrantes do sindicato dos professores de Novo Gama e dezenas de professores.

Um dos principais motivos para a greve foi à suspensão da jornada ampliada. O Governo Municipal decidiu suspender a jornada ampliada, por não con-seguir fechar as contas do ano de 2013. A lei prevê que os mu-nicípios invistam 25% do valor arrecadado na educação. Em

Novo Gama o investimento foi de 42% em 2013 e os recursos enviados pelo Governo Federal não foram suficientes para gerir a educação do município.

O prefeito Everaldo pro-pôs a criação de uma comissão mista entre professores, mem-bros do sindicato e técnicos representantes dos professores e do governo. O governo se comprometeu a colocar a dis-posição da comissão, todos os relatórios financeiros referentes à secretaria de educação.

“Todas as informações que forem necessárias para o de-senvolvimento desta comissão ficarão a disposição dos pro-fessores, nossa proposta é abrir todas as contas e mostrar a real situação da educação em nos-so município. A educação tem problemas financeiros que vem se arrastando há anos. Em rela-ção à jornada ampliada, ela não foi cancelada, foi suspensa e os

professores terão a oportunida-de de junto a comissão, identi-ficar qual a quantidade real de escolas poderão ter a jornada ampliada. O que for possível, será realizado”, afirmou o pre-feito Everaldo.

Alguns professores per-guntaram se a realização da comissão só seria possível se a greve fosse encerrada. Everal-do respondeu que a greve é um direito deles e que independen-te da greve se encerrar ou não o importante é que a comissão seja montada. A única coisa que o prefeito pediu, foi que a comissão iniciasse seus tra-balhos o mais rápido possível, de preferência no dia seguinte, pois a transparência das contas públicas é um dos principais meios de se encerrar a greve. Com a transparência destas contas os professores terão cer-teza do que é possível ser feito pela categoria.

Page 5: O democrata 182

2ª quinzena de março de 2014o democrata 5

Prefeita lucimar encara ANtt

Câmara preparada para melhor atender

Friboi faz tour político pelo Entorno

A decisão da prefeita de Valparaíso foi fundamental para que a ANTT tomasse a decisão de contratar novos ônibusA prefeita de Valparaí-

so de Goiás, Lucimar Nascimento, acompa-

nhada de vários vereadores do município, ouviu de diretores da Agência Nacional de Trans-portes Terrestres (ANTT) que em abril abrirá licitação para que quatro empresas de ônibus comecem a operar em todo o Entorno do DF. Na segunda--feira (17) aconteceram pro-testos violentos na cidade. A população exigia melhorias no transporte público entre a cida-de goiana e o Distrito Federal. O engarrafamento foi de 20 quilômetros.

Para desobstruir a BR-040, que foi bloqueada por volta das 4h30 da manhã, a tropa de cho-que da Policia Rodoviária Fe-deral teve que agir. 15 policiais participaram da operação. Uma mulher, identificada por popu-lares apenas como Vanessa e que estava com a filha de sete meses, desmaiou ao tentar atra-vessar a rodovia federal. Ela foi carregada pelos manifestantes. A Tropa de Choque usava bom-bas de gás lacrimogêneo e de efeito moral para tentar disper-sar os manifestantes.

Karolina Dantas, 22 anos de idade, lembrou que em função das condições do transporte le-gal é “obrigada” a recorrer aos

clandestinos, feitos por carros de passeios e vans. “Os ônibus são velhos, sujos e não respei-tam os horários”. Opinião se-melhante tem a recepcionista Marluci Santos Rosa, 27. “É uma falta de respeito o que acontece no Entorno”, protes-tou Marluci, moradora do bair-ro Jardim Oriente.

A BR-040 é a principal li-

gação entre o DF e cidades do Entorno sul, como Valparaíso, Cidade Ocidental e Luziânia. Essas cidades têm um grande número de pessoas que traba-lham no Distrito Federal e de-pendem do transporte coletivo para chegar aos seus empregos.

EsperançaMoradores de Valparaíso

ouvidos pela reportagem es-tão otimistas com a decisão da ANTT. A Agência afirmou que um chamado de emergência será publicado hoje (18) para que uma nova empresa passe a operar junto com a viação Ana-polina de forma emergencial, a partir do mês que vem. O En-torno sul irá receber 200 novos ônibus que permanecerão até

que as licitantes comecem a atuar em 2015.

A diretora da ANTT, Ana Patrízia Lira informou que o transporte da Região nunca passou por licitação. “A licita-ção desses ônibus irá resolver os problemas de transporte público no Entorno”, afirmou Patrícia. Segundo a diretora, um rigoroso controle será fei-

to para observar se rotas e ho-rários estão sendo cumpridos. “As empresas do DF e Entorno que queiram participar devem estar dentro de todos os crité-rios de regularidade fiscal, de-vem ter ônibus de qualidade e cumprir determinações de iti-nerário”, finalizou a diretora.

Antes de ir à sede da ANTT em Brasília, a prefeita da ci-dade recebeu uma comissão de moradores formada por sete pessoas. Ela, que não tem responsabilidade legal pelo transporte de passageiros in-terestadual, também mostrou indignação com a situação. “É uma situação indignante”.

ComeçoO protesto começou na Ave-

nida Alagados, uma das maiores de Santa Maria-DF, e partiu para três locais: DF-290, em frente ao Motel Dallas, BR-040 na altura de Santa Maria e BR-040 na entrada da Etapa A, em Valparaízo I.

A exemplo do que já ha-viam feito no trecho da rodovia no DF, os manifestantes fecha-ram a pista em Valparaíso com blocos e pneus e atearam fogo a pedaços de madeira para im-pedir a passagem de veículos. Três ônibus foram queimados e 26 pessoas detidas, entre eles alguns menores de idade.

O Presidente do Legislati-vo valparaisense, Afrânio Pi-mentel, aproveitou o recesso parlamentar para reformar o Prédio da Câmara Municipal, que desde o ano passado apre-sentava alguns problemas na sua estrutura física. O objetivo é dar mais conforto, tanto aos vereadores, como à população.

Foram feitos vários repa-ros, como pintura em toda es-trutura, parte elétrica renovada, instalações de novas calhas. O Plenário foi totalmente refor-

mado, ficou mais amplo e bem iluminado. Após a reforma o local passou de 24 acentos para 38 lugares. Além de total acessibilidade.

A nova fachada da Câmara Municipal também é um dos destaques da reforma, pois cha-ma à atenção de quem passam pela Avenida. “Oferecemos aos 13 vereadores uma sala com ambiente mais profissional e com qualidade para atender a população. Criamos um es-tacionamento para atender a

comunidade, funcionários e vereadores do Legislativo”, ressaltou Afrânio Pimentel.

“A estrutura passada até certo ponto foi boa, daí a po-pulação cresceu, as demandas aumentaram e a estrutura da Câ-mara passou a não oferecer mais condições de acomodação aos usuários da Casa de Leis, pois não tinha espaço suficiente. En-tão resolvi realizar essa obra tão significativa para beneficiar os vereadores e toda a população”, esclareceu o Presidente.

O mega empresário Júnior Friboi, um dos pré-candidatos do PMDB ao governo de Goiás, tirou o último dia 19 para fazer pré-campanha pelos principais municípios do Entorno Sul. Logo pela manhã ele esteve em Cidade Ocidental falando com lideranças políticas, em segui-da visitou Valparaíso de Goiás, onde se reuniu com os convi-dados no Centro de Tradições Gaúchas e a tarde ele falou para as lideranças de Novo Gama.

Entre os diversos assun-tos abordados por Friboi, um ganhou destaque, inclusive na edição on-line de O DEMO-CRATA. O empresário disse que o ex-governador, Iris Re-zende está com ele. “É o gover-no atual (Marconi Perillo) que quer desarticular e separar os dois”. Ele prometeu que, caso seja eleito, não governará so-zinho. “Não vou tratar política como negócio, negócio eu já te-nho”, lembrou o peemedebista.

O pré-candidato lembrou ainda que o processo de nego-ciação política ainda é inten-so. Ele afirmou que não tem compromisso “com ninguém” e aguarda, por exemplo, pela decisão do PT que deve definir até o próximo dia 5, sobre o seu destino em Goiás. “Tenho cer-teza que PMDB e PT estarão juntos em Goiás.”

Em Novo Gama, por exem-plo, Friboi estavam acompa-nhado do ex-deputado federal

Marcelo Melo, do presidente da Câmara de Vereadores, Nar-ciso Pereira (PPL) e de vários presidentes de partidos, entre eles, José Gama, presidente do PHS, Warllei Biglar, presidente do PMDB e Wilson da Farmá-cia, presidente do PCdoB. Li-deranças de vários seguimentos sociais, vereadores, secretários municipais e o ex-prefeito Bel-miro Teixeira também presti-giaram o líder Pmdbista.

Friboi teve o apoio não ape-nas da classe política. Setores da iniciativa privada também estão aderindo ao projeto de Friboi. O presidente da Asso-ciação Comercial e Industrial de Novo Gama, Pedro Colaço, ressaltou o lado empreendedor de Friboi e a sua história com a região. Segundo o empresá-rio, Júnior “carregou cargas” no município, isso no início de suas atividades profissionais.

A região de Novo Gama,

segundo Júnior, se confunde com as sua própria história. Ele conta que morou em Luziânia, dentro da fábrica, por 10 anos. Hoje a empresa JBS está em cinco continentes e emprega milhares de pessoas no mundo. Ele ressalta que esteve à frente da empresa por 25 anos.

compromissos que assumir-mos na campanha com certeza serão todos cumpridos na ínte-gra”, garantiu o pré-candidato ao governo do Estado de Goiás.

Corrupção Segundo Friboi “a corrup-

ção está acabando cm Goiás”. Ele prometeu “libertar” o Es-tado dos serviços de má quali-dade e ainda construir projetos que possam gerar emprego e renda ao povo. Um dos graves problemas apontados por Fri-boi é a falta de energia elétrica, o que impede a instalação de novas empresas.

Page 6: O democrata 182

Criou a primeira Secretaria da Mulher do DF.

Criou a Carreta da Mulher que já fez mais de 150 mil exames em apenas 2 anos.

Mantém a melhor Casa Abrigo do Brasil para mães e filhos em situação de risco.

Criou 2 Centros Especializados de Atendimento à Mulher.

Fez a Fábrica Social para dar oportunidade, renda e autoestima para as pessoas, sendo que, para cada 10 beneficiados, 9 são mulheres.

Está fortalecendo a educação infantil e construindo creches para que as mães e pais trabalhem mais tranquilos.

Lançou, em parceria com o Governo Federal, o Ônibus da Mulher para atender às mulheres da zona rural que sofrem algum tipo de violência.

Proporcionou cirurgias de reconstrução mamária às mulheres que perderam suas mamas por doenças como o câncer.

Criou o Prospera Mulher para incentivar o empreendedorismo feminino.

Fortaleceu os Núcleos de Atendimento à Família.

Mantém a Delegacia da Mulher funcionando 24 horas.

Criou o Disque Direitos Humanos da Mulher, um canal direto para receber denúncias de violência.

Adotou o ensino de Direitos Femininos nas salas de aula.

Idealizou o Pronaf Mulher para as produtoras rurais.

Criou o Rede Mulher Artesã para dar apoio e valorização às artesãs do DF.

SABE COMO O GDF

ESTÁ MUDANDO A REALIDADE

DAS MULHERES

NO DISTRITO FEDERAL?

ASSIM:

MARÇOMULHER

Governo do Distrito Federal

Secretaria daMulher

Page 7: O democrata 182

2ª quinzena de março de 2014o democrata 7

[email protected]

Projeto em Cidade Ocidental tem o apoio do Alphaville

Empresa portuguesa inaugura sede em luziânia

Murilo Roriz atento aos protestos pró-transporte

Uma boa notícia é que o empreendimento da Alphaville já se comprometeu em adquirir as primeiras 30 mil mudas produzidas pelo viveiro

Uma nova perspectiva para os moradores do Assentamento da Fazen-

da Cunha surgiu no último dia 7, com a inauguração do viveiro de mudas nativas. O presidente da Associação de Moradores do as-sentamento, Paulo Paes, visivel-mente emocionado, destacou que o viveiro será um importante me-canismo para geração de renda. Evelyn, da Fundação Alphaville ressaltou que a instituição deu a “ferramenta e agora vai investir na capacitação”.

Uma boa notícia é que o empreendimento da Alphaville já se comprometeu em adquirir as primeiras 30 mil mudas pro-duzidas pelo viveiro. “Não po-deríamos esperar um incentivo melhor que esse para trabalhar-mos na produção de mudas”, destacou Paulo.

Outra notícia aplaudida pelos moradores da Fazenda Cunha foi dada pelo secretário de Meio Ambiente, Humberto Jorge, que representou a pre-feita Giselle Araújo. “A prefei-tura irá assinar o convênio do PNAE – Programa Nacional de Alimentação Escolar, para que os produtores forneçam meren-da escolar para a rede munici-pal de ensino”.

O projeto batizado de Vi-

veiro das Mudas e a Casa de Apoio do Projeto Semear Permacultura é uma inicia-tiva da Fundação Alphaville em parceria com a Prefeitura Municipal de Cidade Ociden-tal, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e com a Arte Cena, que irá beneficiar mais de 60 famílias do Assentamen-to Cunha.

No viveiro, serão cultivadas

mudas nativas do Cerrado para serem comercializadas pela comunidade, gerando renda e contribuindo para a preserva-ção do meio ambiente. O pro-jeto também conta com apoio da Fundação Banco do Brasil, Rede Terra, da Associação de Moradores local, da AMAFA-PAC, do Incra, das Secretarias Municipais de Meio Ambiente e de Assistência Social e do

Instituto Federal de Brasília (IFB), todas representadas na inauguração.

A Fundação Alphaville possui mais de 100 projetos espalhados por 21 estados do Brasil, em mais de 13 anos de atuação, todos com foco am-biental e visando o desenvolvi-mento comunitário das regiões sob influência dos empreendi-mentos Alphaville.

Na próxima terça-feira (25) será inaugurada, na Avenida Santa Catarina, Chácara Vera Cruz, a empresa portuguesa Vanguarda do Sabor, fabrican-te dos tradicionais confeitos de Portugal. A solenidade começa às 16h30, com as presenças do prefeito Cristóvão Tormin, do secretário municipal de Desen-volvimento Econômico, Mar-cos Melo, de uma comitiva de empresários portugueses e tam-bém de representantes da Em-baixada Portuguesa no Brasil.

Após a inauguração, às

18h30, acontecerá, no Centro de Cultura e Convenções, o I Encontro Empresarial Luziânia – Alto Alentejo. Na ocasião, a Prefeitura e empresários por-tugueses e luzianienses discu-tirão questões econômicas e possíveis parcerias entre o mu-nicípio e o país luso.

Durante o encontro, tam-bém serão assinados protocolos entre a Prefeitura, a Associação Comercial e Industrial de Luzi-ânia (ACIL) e a Câmara de Di-rigentes Lojistas (CDL) com a Comunidade Intermunicipal do

Alto Alentejo. Entre os acor-dos, está o Cidades Geminadas, que prevê a união do município com aquele país para que se-jam promovidos intercâmbios culturais, sociais, comerciais e educacionais.

A programação do evento ainda inclui apresentações de músicas e danças tradicionais de Portugal.

NovosA Prefeitura de Luziâ-

nia dedica atenção espe-cial à geração de emprego

e renda. Com planejamento e a adoção de uma políti-ca de incentivos diversos, a atual gestão conseguiu atrair 28 novos empreen-dimentos. Alguns já estão sendo construídos e outros encontram-se com proces-sos adiantados para se es-tabelecerem no município, o que garantirá a geração de milhares de empregos e divisas. Entre as novas empresas, a Vanguarda do Sabor será a primeira a ser inaugurada.

A manifestação por melho-rias no transporte público entre o Distrito Federal e Luziânia, ocorrida na segunda-feira do dia 17 de março passado, repercutiu em todo o cenário nacional atra-vés da veiculação das imagens nos maiores noticiários brasi-leiros.

Contudo, a Câmara Munici-pal de Luziânia está tratando so-bre o assunto desde o ano passa-do, após a realização do Fórum BR 040 na sede do legislativo local.

Vereadores acompanham de perto as reuniões promovidas pela ANTT – Agência Nacional de Transportes Terrestres e co-

bram soluções para o caos em que se encontram o transporte e os veículos das empresas atuais.

O presidente da CML, ve-reador Murilo Roriz lembrou: “Formamos uma comissão de vereadores desde o ano passado que se reúnem constantemente com a ANTT. Estamos fazendo a nossa parte e cobrando solu-ções para a população do En-torno que precisam de um trans-porte público de qualidade”.

No mesmo dia da mani-festação, a ANTT convocou uma coletiva de imprensa e anunciou o Chamamento Pú-blico para selecionar empresa que deverá operar, em caráter

emergencial, na região do En-torno Sul.

A Câmara Municipal de Luziânia está acompanhan-do de perto toda a situação do

transporte público interestadu-al e os vereadores já possuem novas reuniões agendadas com a ANTT na busca de soluções para a população do Entorno.

Adauto diz que quadra do Setor Sul é modeloA Administração Regional

do Gama criou um projeto ur-banístico para dar vida nova às áreas verdes da cidade. Recente-mente, entregou aos moradores da quadra 07, conjunto E, do Se-tor Sul, a primeira calçada eco-lógica construída em blocos de concreto, que servirá de modelo para todo o setor.

“Essa obra melhora o acesso às casas e deixa as quadras ain-da mais bonitas. O projeto tem o intuito de melhorar a qualidade de vida dos moradores, e é com-pletamente acessível às pessoas com mobilidade reduzida, in-clusive com rampas de acesso às cadeiras de roda”, explica o Ad-ministrador Adauto Rodrigues.

Construído em blocos de

concreto sextavados, o passeio de 700 m² é ecologicamente correto, porque permite a infil-tração da água da chuva no solo, evitando alagamentos. A obra de pavimentação durou três meses e custou aos cofres públicos R$ 65 mil.

Para a moradora do conjunto E, Dolores Rodrigues, a benfei-toria veio resolver um problema que se arrasta há anos. “Antes aqui era só poeira, ficou ótimo, melhorou muito”, diz.

O comerciante Elson Vasco, também morador do conjunto, aprova a ação. “O serviço foi ex-celente e rápido. É mais qualida-de de vida para todos nós. Agora só é preciso expandir para outros conjuntos”, comentou.

Page 8: O democrata 182

2ª quinzena de março de 2014 o democrata8

dEStAquERaimundão [email protected]

www. .comNotícia a toda hora

Aniversário de Samuel

uma advogada que faz o social Waldson em defesa da Educação novogamense

Pacífico amplia base eleitoral

Wilson lima vem a distrital

Vereadores de Novo gama homenageiam as mulheres

Formiga ganha “Formiguete”

O empresário Samuel Francisco fez aniversário no dia 15/02, e comemorou com amigos e familiares no último dia 16 (domingo), em sua residência na Pon-te Alta Norte do Gama. O cardápio foi a tradicional galinhada caipira e bebida à vontade. O casal de an-fitrião Samuel Francisco dona Zilá Vieira recepcio-nou os convidados com educação e carinho que lhe é peculiar.

Muitos amigos compa-receram a festa para cum-primentar o aniversariante pelo seu natalício, entre eles, Ivan Barbosa, ex--gerente da Agência Alfa

do BRB/Gama, seu advogado Dr. Barbosa, Iolando Ferreira da CEB, Sebastião Carneiro, Antônio Moura e tantos outros que vieram deixar o seu abraço e desejar felicidades.

O pré-candidato Antonio Gomes (Formiga), amigo e convidado de Samuel de quem tem o apoio irrestrito, foi re-presentado por Raimundo de Sousa, editor do Jornal O DE-MOCRATA. Clenilson Frazão pré-candidato a distrital tam-bém apoiado pelo empresário, junto com sua assessoria ficou até o fim da festa.

O aniversariante, além da es-posa Zilá tem 4 filhos e 11 netos e opera no ramo de construção civil, transporte e agronegócio.

Uma das maiores crimina-listas do Brasil, Dra. Júlia So-lange, não está preocupada só com os honorários que recebe de sua clientela de alto poder aquisitivo, ela também apro-veita os seus conhecimentos ju-rídicos para prestar assistência gratuita aos menos favorecidos.

Há mais de 15 anos, todos os sábados ela visita os presí-dios do Distrito Federal, aju-dando na informação jurídica nos processos dos que ali se encontram. Atendendo pedido de familiares ou dos próprios apenados.

O seu trabalho consiste em verificar a situação do processo de cada preso. “Falo o que vai acontecer com ele, na tentativa de acamá-lo”, garante. “Faço isso a pedido da família ou do próprio preso, muitas vezes dou

recados dos familiares, levo roupas, material de higiene, de limpeza, em alguns casos tenho que arcar com as despesas. Mas para mim o melhor de tudo é passar ao réu uma palavra de conforto”, conclui Dra. Júlia, emocionada.

O pré-candidato do PHS a deputado estadual, José Pací-fico Neto, garante ter o apoio de lideranças em 15 cidades goianas. Em Novo Gama, por exemplo, ele tem a adesão de

dos dois vereadores mais vo-tados do município, Jerton e Elias Conrado, além de lideran-ças, como suplente de vereador Seu Walmir, que nas últimas eleições obteve mais de 600 votos.

Pacífico ainda ressalta o seu trabalho em diversas cidades do interior de Goiás. Segundo ele, seu projeto político já tem apoio em cidades como Mam-baí, Minaçú, São Luis de Mon-tes Belos, entre outras. Além da classe política, Pacífico teria também o apoio de vários em-presários goianos.

“Isso aumenta a nossa res-ponsabilidade. Estou conver-sando com todos para fazer um plano de trabalho detalhado e comprometido com o desen-volvimento de todas as regiões no Estado. Nossa luta é conti-nua em defesa de Goiás e dos setores produtivos. Precisamos investir para poder gerar em-prego e renda ao nosso povo”, resumiu Pacífico.

A convite do vereador Narciso Carvalho, presi-dente do Poder Legislativa de Novo Gama, o prefei-to Everaldo Vidal, com-pareceu no último dia 7 para uma sessão especial Câmara Municipal, em homenagem ao Dia Inter-nacional da Mulher, come-morado mundialmente em 8 de março.

A homenagem foi uma iniciativa da Câmara de Vereadores e teve a parti-cipação do Governo Mu-

nicipal. Estiveram presentes na sessão, além do prefeito Everaldo Vidal e do presidente Narciso Carvalho, a secretária de ação social, Thaís Xavier, a secretária de defesa da mulher e da diversidade social, Jane Maria, a vereadora Laodicéia Dourado e várias mulheres da comunidade que foram home-nageadas.

Todos os anos a Câmara de Vereadores presta homenagens às mulheres que se destacaram na cidade. Este ano, mães, em-presárias e líderes comunitá-

rias receberam os aplausos dos vereadores e do prefeito.

O presidente bastante des-contraído mandou distribuir rosas para as mulheres pre-sentes, além de fazer elogios eloquentes à classe feminina, exaltando todas as qualidades da mulher “Quero neste mo-mento solene homenagear to-das as mulheres desse planeta, da mais humilde a mais pode-rosa e dizer que sem vocês nós (homens) não existiríamos”, concluiu Narciso emocionado agradecendo a todas.

O vereadora Waldson da Educação comemorou a deci-são do governo do Estado em construir novas escolas esta-duais na cidade. A intenção do Estado é erguer cinco estabele-cimentos no município. O go-verno local já doou os terrenos . Os recursos para as obras vêm da secretaria estadual de Edu-cação e também do ministério da Educação.

Ex-secretário municipal de Educação, Waldson lembra que em muitos casos a cidade em-presta, durante um turno, pré-dios para que o Estado possa cumprir com suas obrigações constitucionais e oferecer a comunidade o ensino médio. “As novas escolas trarão mais conforto e estabilidade a pro-fessores, alunos, servidores e aos pais.”

Embora comemore, Wal-dson diz apenas as cinco uni-dades não são suficientes para atender a demanda novoga-

mense. “Precisamos de mais escolas, especialmente no Distrito do Lago Azul”. Nos próximos dias ele conversa com o governador do estado sobre o assunto. “Vou pedir mais escolas para a nossa ci-dade e também condições de trabalho para que os profis-sionais em educação possam desenvolver suas funções com dignidade”, resumiu ele.

O ex-governador Wilson Lima vem mesmo candidato a deputado distrital nas eleições deste ano. Filiado ao PR, o ga-mense destacou-se como presi-dente da Câmara Legislativa e por ter reorganizado o Governo do Distrito Federal, depois da re-núncia do então governador José Roberto Arruda e de seu vice Paulo Octávio em 2010.

Wilson Lima, além de dire-

tor da Codeplan é ligadíssimo ao mundo religioso, especial-mente à Igreja Católica. Ele tem penetração em quase to-dos os setores da sociedade, sobretudo por defender à fa-mília e os interesses dos mais necessitados. “É um homem bom de coração e ama como ninguém o Gama e sua gente”, comentou Carminha Cunha, moradora do Setor Leste.

Experiente e bem articula-do, Lima foi deputado distrital por três mandatos. Na última eleição, por ter assumido in-terinamente o cargo de gover-nador não pode se candidatar. “Ele é a maior liderança polí-tica do Gama é tem condições de pleitear o cargo que qui-ser”, resumiu a senhora.

Para muitos a pré-candi-datura de deputado federal do líder comunitário Antô-nio Gomes Formiga já é um fenômeno. Segundo obser-vadores, Formiga tem sido visto como “a esperança vi-ável” para que o Gama e os movimentos sociais tenham representação na Parlamento Nacional.

“Ele conquista os ga-menses com a sua história e exemplo de vida. O For-migão é um exemplo de bondade e respeito ao povo. Sou formiguete com muito

orgulho”, brinca a estudante Karoline Serqueira, morado-ra do Setor Oeste. A jovem ainda conta que a família, assim que chegou a cidade, recebeu o apoio de Fromiga. “Minha família é muito grata a ele.”

Antônio Gomes Formiga, além de prefeito comunitário da Quadra 30 do Setor Oes-te, é ligado ao mundo dos voluntários. Por anos pres-ta assistência nos hospitais públicos do DF. No HRG é membro da Associação dos Voluntários.