1
O Estado, que antes assumia o papel de executor das políticas sociais, incluindo a educação, passa agora ao papel de regulador e avaliador. Por se tratar de uma política presente no cotidiano da escola e que interfere no processo pedagógico e de aprendizagem dos alunos, o Proeb é interpretado por profissionais da educação e de que forma esta se insere no contexto escolar. No âmbito escolar, a avaliação externa fornece informações para que gestores da escola e professores possam realizar um diagnóstico nas áreas em que atuam e planejar ações educativas mais eficientes. No âmbito da gestão do sistema, a partir dos resultados, governantes e gestores passam a ter dados que os orientarão tanto no redirecionamento de trajetórias quanto no planejamento de ações mais específicas. Para além dos resultados e da ressonância deles na comunidade, vale refletir sobre o significado da qualidade que se deseja nos processos de ensino e aprendizagem . é preciso que os educadores examinem, de um lado, as exigências que se fazem às escolas e os critérios os quais se determina o que é boa qualidade; de outro, os valores que os sustentam e como eles se articulam com as necessidades concretas do contexto social.

O estado

  • Upload
    cesec

  • View
    27

  • Download
    0

Embed Size (px)

Citation preview

Page 1: O estado

O Estado, que antes assumia o papel de executor das políticas sociais, incluindo a educação, passa agora ao papel de regulador e avaliador.

Por se tratar de uma política presente no cotidiano da escola e que interfere no processo pedagógico e de aprendizagem dos alunos, o Proeb é interpretado por profissionais da educação e de que forma esta se insere no contexto escolar.

No âmbito escolar, a avaliação externa fornece informações para que gestores da escola e professores possam realizar um diagnóstico nas áreas em que atuam e planejar ações educativas mais eficientes.

No âmbito da gestão do sistema, a partir dos resultados, governantes e gestores passam a ter dados que os orientarão tanto no redirecionamento de trajetórias quanto no planejamento de ações mais específicas.

Para além dos resultados e da ressonância deles na comunidade, vale refletir sobre o significado da qualidade que se deseja nos processos de ensino e aprendizagem.

é preciso que os educadores examinem, de um lado, as exigências que se fazem às escolas e os critérios os quais se determina o que é boa qualidade; de outro, os valores que os sustentam e como eles se articulam com as necessidades concretas do contexto social.