2
O que é DTM? As Disfunções temporomandibulares (DTM) são um conjunto de condições dolorosas da região orofacial, que compreende a articulação temporomandibular (ATM). A ATM, por sua vez, compreende um conjunto de estruturas anatômicas, com grupos musculares que possibilitam a mastigação e oclusões bucais através dos movimentos mandibulares. DTM e postura É cientificamente comprovado que o equilíbrio da ATM e da dor orofacial estão diretamente relacionados com uma boa postura adotada pelo paciente nas atividades de vida diária, como dormir, andar, cuidados domésticos; como também ao trabalhar, teclar no computador, ler etc. Os músculos e ligamentos da região mandibular estabelecem ampla conexão com a região cervical, em conseqüente, com os ombros. Isso explica como os desvios posturas em ombros, coluna cervical, cabeça e demais estruturas corporais podem influenciar no surgimento de sinais e sintomas de DTM. Sabe-se, por exemplo, que a mandíbula é parte integral do sistema postural, gerando movimentos compensatórios durante a marcha e cuja condição da ATM e relação muscular com o osso hióide, interfere na respiração, na capacidade motora e força cervical. Postura e dores musculares Uma má postura acarreta sobrecarga sobre as articulações. Estas, por sua vez, geram tensões musculares que levam a dores difusas pela coluna cervical, torácica e lombar, ombros, irradiações para braços e até quadris. Esse quadro doloroso pode repercutir em piora da postura como forma de proteção do corpo, adotando posições menos dolorosas. Assim, novas lesões podem ser estabelecidas e se dá um ciclo vicioso até o tratamento adequado. Tratamento Portanto num tratamento de DTM e dor orofacial, é fundamental a adoção e manutenção de uma boa postura,

O que é DTM

Embed Size (px)

DESCRIPTION

DTM

Citation preview

Page 1: O que é DTM

O que é DTM?As Disfunções temporomandibulares (DTM) são um conjunto de condições dolorosas da região orofacial, que compreende a articulação temporomandibular (ATM). A ATM, por sua vez, compreende um conjunto de estruturas anatômicas, com grupos musculares que possibilitam a mastigação e oclusões bucais através dos movimentos mandibulares.DTM e posturaÉ cientificamente comprovado que o equilíbrio da ATM e da dor orofacial estão diretamente relacionados com uma boa postura adotada pelo paciente nas atividades de vida diária, como dormir, andar, cuidados domésticos; como também ao trabalhar, teclar no computador, ler etc.

Os músculos e ligamentos da região mandibular estabelecem ampla conexão com a região cervical, em conseqüente, com os ombros. Isso explica como os desvios posturas em ombros, coluna cervical, cabeça e demais estruturas corporais podem influenciar no surgimento de sinais e sintomas de DTM.

Sabe-se, por exemplo, que a mandíbula é parte integral do sistema postural, gerando movimentos compensatórios durante a marcha e cuja condição da ATM e relação muscular com o osso hióide, interfere na respiração, na capacidade motora e força cervical.

Postura e dores muscularesUma má postura acarreta sobrecarga sobre as articulações. Estas, por sua vez, geram tensões musculares que levam a dores difusas pela coluna cervical, torácica e lombar, ombros, irradiações para braços e até quadris.

Esse quadro doloroso pode repercutir em piora da postura como forma de proteção do corpo, adotando posições menos dolorosas. Assim, novas lesões podem ser estabelecidas e se dá um ciclo vicioso até o tratamento adequado.

TratamentoPortanto num tratamento de DTM e dor orofacial, é fundamental a adoção e manutenção de uma boa postura, tanto da cabeça quanto dos ombros e também de toda a coluna vertebral. Bem como acompanhamento por um especialista para tratar a lesão inicial.

Se inicialmente o problema for postural ou por lesões em ombros e coluna vertebral, deve-se ter aí o foco da reabilitação, adotando também a indispensável atenção à ATM.