16
Revista Formativa e Informativa www. refrigerio.net Ano 23 Edição n.º 125 Bimestral Janeiro - Fevereiro de 2009 "Olhai, vigiai, e orai, porque não sabeis quando chegará o tempo. (Marcos 13:33,37)

Olhai, vigiai, e orai, porque não sabeisquandochegaráotempo.refrigerio.ciip.pt › wp-content › uploads › 2016 › 06 › refrigerio125.pdf · Sl.119:105). 4 nossos e o valor

  • Upload
    others

  • View
    6

  • Download
    0

Embed Size (px)

Citation preview

Page 1: Olhai, vigiai, e orai, porque não sabeisquandochegaráotempo.refrigerio.ciip.pt › wp-content › uploads › 2016 › 06 › refrigerio125.pdf · Sl.119:105). 4 nossos e o valor

Revis

taF

orm

ati

va

eIn

form

ati

va

ww

w.re

frig

eri

o.n

et

Ano

23E

diçã

on.

º12

5B

imes

tral

Jane

iro-

Fev

erei

rode

2009

"Olhai, vigiai, e orai, porque nãosabeis quando chegará o tempo.(Marcos 13:33,37)

Page 2: Olhai, vigiai, e orai, porque não sabeisquandochegaráotempo.refrigerio.ciip.pt › wp-content › uploads › 2016 › 06 › refrigerio125.pdf · Sl.119:105). 4 nossos e o valor

Re

frig

ério

125

|Janeiro

-F

evere

iro

2009

Periódico bimestral visando a informação

e edificação do povo de Deus

Comunhão de Igrejas de Irmãos em Portugal (CIIP)

Internet: www.ciip.net

E-mail: [email protected]

Director: Carlos Ferreira Alves

Editor: Samuel Pereira

Redactor: JoelTimóteo Ramos Pereira

Rua 43,n.º 200 | 4500-195 Espinho - Portugal

Telefones:(+351) 22 7343652 e 933262091

E-mail: [email protected]

Propriedade

Administração:

Impressão:

[email protected]

[email protected]

[email protected]

Gráfica Monumento

Rua doAreal,4528 - S.João deVer - VFR

Tel.256 312037;E-mail:[email protected]

© Copyrights: Autorizamos e incentivamos a divulgação, no

todo ou em parte,dos estudos e artigos publicados,desde que a

fonte seja citada. Os artigos assinados são da responsabilidade

individual.Os artigos que não correspondam à linha doutrinária e

informativa deste jornal,não serão publicados.Todos os artigos e

anúncios para publicação no Refrigério devem ser enviados até

ao dia 10 de cada mês ímpar. À Comissão de Publicações do

Departamento de Comunicações da CIIP assiste o direito de

rejeitar publicidade que colida com as actividades das

Assembleias de Irmãos.

Depósito Legal :21.402/88

Tiragem:2500 exemplares

Custo de cada exemplar: € 1,85

Sustentado através de ofertas voluntárias.

"Temos, porém, este tesouro em vasos debarro para que a excelência do poder seja deDeus e não de nós" (2Co.4:7)

Há uns 30 anos atrás no estado dePotosí-Bolivia, vivia uma famíliahumilde muito pobre. Daquela famíliafazia parte Valerio Zárate.Um dia ele recebeu um folheto, leu-ocom muita atenção e foi tocado porDeus. Ajoelhou-se junto com a suamulher e entregaram a suas vidas aCristo.

Ele conseguiu uma Bíblia e começou alê-la. O seu irmão também seconverteu a Cristo. Como não haviaigrejas naquela região eles reuniam-seem casa numa forma simples e semnenhuma instrução, liam a bíblia ecomentavam o que liam.Mas aquela família tinha um problemasério, a mãe de Valerio de vez emquando ficava endemoninhada.Então Valério, a mulher e o irmãocomeçaram a orar a ler a Bíblia, arepreender o demónio… mas nadasucedia.

Um dia o irmão Valerio teve uma ideia.Pegaram nas prendas da sua mãe, nas

suas coisas intimas e particulares epuseram-nas num grande saco.Colocaram-no ás costas e caminharammuitas horas até chegar a um lugardistante. Ali, cavaram um buraco eenterraram tudo.

Voltaram para casa e quandochegaram viram que sua mãe estavaem pleno juízo, liberta daquelesespíritos os quais nunca mais voltarama atormentá-la.

: Enquanto não tedesfizeres dos pequenos ídolos queguardas em oculto, Satanás continua aser líder da tua vida.Podes pensar que não, porque vais áigreja, cantas no coro, participas noscultos, os crentes gostam de ti….Mas Deus está triste e não tem plenopoder na tua vida porque ainda dásvalor aos pequenos ídolos que Lheretiram a Glória.Enquanto Valério não retirou da casada mãe o que estava a prende-la aomaligno ela era dominada por ele, masquando se desfez dos seus prazeres,Deus libertou-a.Deixa Deus te libertar das garras que teprendem ainda ao mundo.

Conclusão

www.refrigerio.net

www.irmaos.net | www.casadeoracao.info

www.ciip.net

www.igreja-alumiara.blogspot.com/

www.ielp.eu

www.ietorcatas.com

www.luz-net.com/aieas/

www.irmaos.net/ie-silvalde/

www.evangelicaolarias.org

www.iefontainhas.org

www.ie-matadomaxial.pt.vu

www.ielousa.org

/www.igevalgeriz.web.pt/

http://www.g21sintra.pt.vu/

Versão digital desta revista.Inclui edições anteriores.

Portal de informações, estudos e recursos dos crentes das

Assembleias de Irmãos em Portugal.

Sítio da Comunhão de Igrejas de Irmãos em Portugal

Sítio da Igreja Evangélica emAlumiara

Sítio da Igreja Evangélica de Leça da Palmeira

Sítio da Igreja Evangélica emTorcatas (Lisboa)

Sítio da Igreja Evangélica em Águas Santas (Monte doArco).

Sítio da Igreja Evangélica em Silvalde.

Sítio da Igreja Evangélica em Olarias / Lisboa.

Sítio da Igreja Evangélica em Fontaínhas - S.João da Madeira

Sítio da Igreja Evangélica em Mata do Maxial.

Sítio da Igreja Evangélica na Lousã.

Igreja Evangélica emAlgeriz

Igreja Evangélica em Sintra

2 | EDITORIAL FICHA TÉCNICA

FINANÇAS

Agradecemos as ofertas das igrejas abaixo referidas:

Mealhada, Trafaria, Brito, Palhal, Góis, Oliveira do

Douro, Algeriz e Lafrana, assim como de vários

irmãos.

NIB (Banco Popular) 0046-0115-23986900111-17

Directório Internet

Samuel Pereira

Vasos

de barro

Page 3: Olhai, vigiai, e orai, porque não sabeisquandochegaráotempo.refrigerio.ciip.pt › wp-content › uploads › 2016 › 06 › refrigerio125.pdf · Sl.119:105). 4 nossos e o valor

Re

frig

ério

125

|Janeiro

-F

evere

iro

2009

Mais um ano se inicia. É omomento oportuno parasérias reflexões sobre erros e

acertos e de decisões que possam acertaro rumo da nossa vida espiritual. Estoucerto de que hão de aflorar, em nossamente, inúmeras situações ocorridas noano passado, que não gostaríamos quevoltassem a acontecer. Mais importante,do que tentar corrigir os erros com osnossos esforços pessoais (e é claro quedevemos eliminá-los), é adoptar osprincípios que nos garantem umacorrecta relação com o Senhor,a p r o p r i a n d o - n o s d o s S e u sincomparáveis recursos, os quais, sefielmente aplicados à nossa vidaespiritual, acertarão o seu rumo. É omeio eficaz de eliminarmos tais erros.Um bom respaldo (motivo) para pormosas coisas em ordem e acertarmos o rumoda vida espiritual, é seguir o exemplo dehomens de Deus. Davi é um dos maisdignos que se apresenta. Embora tenhaexperimentado fracassos, desponta nocenário bíblico como alguém que nuncase deixou naufragar nos erroscometidos, mas buscou sempre, noSenhor e na sua sábia orientação, acertaro rumo da sua vida espiritual, comhumildade, sinceridade e firmepropósito. Revela-nos, em notáveispoemas e hinos que compôs, segredosmaravilhosos que nos conduzem, comsegurança, ao acerto do rumo da nossav ida esp i r i tua l . Um dos maisexpressivos encontra-se no Salmo 16. É aexposição precisa de uma vida que valea pena seguir! Como seria bom sebuscássemos acertar o rumo da nossavida espiritual, adotando os preciososconceitos que aí são expostos. O Salmodivide-se em duas partes. A primeira, dov.1 ao v.10, apresenta-nos as

e, no v.11,encontramos as

. É peculiar verificarcomo Davi relaciona o nome do“Senhor” com cada detalhe, tanto das“condições” como das “características”da vida espiritual. O “Senhor” éseguidamente mencionado nessa

encantadora exposição poética! Vidaespiritual correcta e abundante sóacontece quando o Senhor faz parte danossa experiência de vida (Jo 15:5;10:10).Dado o curto espaço de que dispomospara esta crónica, vamos nos limitar àenunciação de cada item, sugerindo aoprezado leitor um “mergulho” maisprofundo na meditação de cada um,para mais descobrir, e melhor apreciar, aincomparável beleza dos pensamentosdesse hino e, assim, se estimular, atravésdeles, a acertar o rumo da sua vidaespiritual.

A.(vs. 1-10)

1. vs. 2-

É essa uma condição essencial paraacertarmos o rumo da nossa vidaespiritual. Esta será sèriamenteafectada, na medida em que colocamosoutros interesses acima dos que são doSenhor (Ex.20:3). A alienação do Senhorno nosso viver ou a sua troca por “outrosdeuses” v.4 (idolatria), nos priva daexperiência correcta da vida espiritual.Veja o ensino do Senhor Jesus emMt.6:33.

2.v.5

A vida física carece de suprimentomaterial. Sem este ela extingue-se. Avitalidade espiritual depende dosuprimento espiritual. Sem este elaenfraquece e se esvai. O Senhor é anossa porção suficiente e o arrimoindispensável à sustentação da própriavida espiritual. O Senhor amplamentedispõe sobre a Sua plena suficiência(Jo.15:5): como o pão da vida (Jo.6:35),como a água viva (Jo.4:10,13,14). Diz-nosque veio para que tenhamos “vidaabundante” (Jo.10:10). O Espírito Santoé o divino Supridor suficiente (Jo.14:16-19). Veja Ef.3:20.

3.

O bom aconselhamento é fundamentalp a r a o s u c e s s o e m q u a l q u e rempreendimento da vida. Mausconselheiros inviabilizam realizações. Osucesso de nossa vida espiritualdepende do aconselhamento do Senhor.A Palavra de Deus é o repertórioe f i c i e n t e , p a r a q u e e s t e j a m o scapacitados a vivermos espiritualmentebem, cumprindo, correctamente, osseus Soberanos propósitos. Davi afirmaque até durante a noite aprende com osensinos do Senhor. Devemos manterperfeita e constante sintonia com oSenhor, através da Sua Palavra, meioeficiente de aconselhamento paranortear a nossa vida espiritual (vejaJs.1:7-8; Sl.119:105).

4

Maus companheiros desviam os nossospassos do rumo certo. Os inconstantes efalsos amigos não contribuem para onosso sucesso. Davi proclama o valorinestimável de ter o Senhor sempre aos e u l a d o , c o m o c o m p a n h e i r oinseparável, para se manter firme (nãoabalado) nas realizações da sua vidaespiritual. No Sl.23:4 afirma que nãotinha medo algum por onde passasse,pois o Senhor estava com ele. (VejaLc.24:15 a experiência dos discípulos doSenhor que voltavam frustrados paraEmaús). O Senhor afirmou que estaráconnosco todos os dias (Mt.28:20), mas aaceitação da sua companhia é atitudeessencial, para que aproveitemos ogrande valor que ela representa nacorrecção do rumo da nossa vidaespiritual.

condiçõesessenciais da vida espiritual

características evidentesda vida espiritual

o“Tu és o meu Senhor; outro bem não

possuo, senão a ti somente.”

“O Senhor é a porção da minha herança eo meu cálice; tu és o arrimo da minha sorte.”

v.7“Bendigo o Senhor, que me aconselha; poisaté durante a noite o meu coração meensina”.

v.8 “O Senhor, tenho-o sempre à minhapresença; estando ele à minha direita, nãoserei abalado”.

Condições essenciais da vidaespiritual

O Senhor é prioritário e exclusiv

O Senhor é o Supridor suficiente

O Senhor é Conselheiro eficiente

O Senhor é companheiro inseparável

5 O Senhor é a esperança eterna vs.9,10“...até o meu corpo repousará seguro. Poisnão permitirás (o Senhor) que o teu Santoveja a corrupção”.

ESTUDO BÍBLICO | 3

Acertando o rumo

Por Jayro Gonçalves

da vida espiritualmodelo para uma vida que vale a pena

Page 4: Olhai, vigiai, e orai, porque não sabeisquandochegaráotempo.refrigerio.ciip.pt › wp-content › uploads › 2016 › 06 › refrigerio125.pdf · Sl.119:105). 4 nossos e o valor

Re

frig

ério

125

|Janeiro

-F

evere

iro

2009

O texto encerra preciosa declaraçãoprofética messiânica, referindo-se àressurreição do Senhor Jesus. Masencerra a convicção que Davi tinhaquanto à expectativa da sua eternidade.A esperança eterna é fundamental paraacertarmos o rumo da nossa vidaespiritual. É gloriosa a promessa doSenhor Jesus aos filhos de Deus emJo.14:1-3: “…

Paulo ensina: “…(I

Ts.4:17). O acerto do rumo de nossa vidaespiritual passa pela certeza da nossafutura ressurreição, garantida esta pelagloriosa ressurreição do nosso Senhor.

O pecado nos desviou do caminho davida espiritual (Is.53:6) A nossa vidasòmente manifestará “espiritualidade”se estiver no caminho certo. Só o Senhornos fará ver os caminhos da vida. OCaminho é Senhor Jesus Cristo (Jo.14:6).A direcção correcta, que o Senhor nosoferece, está na Sua Palavra (Sl.119:105).Os nossos caminhos não são oscaminhos do Senhor (Is.55:7-8). Sequisermos acertar o rumo da nossa vidaespiritual, entreguemos os nossoscaminhos ao Senhor, confiemos n'Ele e omais Ele fará (Sl.37:5). Não nos devemose s t r i b a r e m n o s s o p r ó p r i oe n t e n d i m e n t o , m a s d e v e m o sreconhecer o Senhor em todos os nossoscaminhos, e Ele vai endireitar as nossasveredas (Pv.3:5-6). A direcção do Senhoré uma evidente característica da nossavida espiritual no rumo certo.

A alegria do Senhor é a notávelcaracterística da vida espiritual. Não aconfundamos com a alegria da carne,aquela que resulta dos factos e dasparticipações pessoais que o mundo nosoferece e que estão no âmbito dosprazeres da carne. É a alegria do“exterior”, que é efémera e acabaquando o espectáculo termina ouquando o pano desce. O Senhor Jesusnos fala da alegria autêntica, emJo.16:20, 22 e 24. Resulta da Sua presençaem nós (“…

permanece em nósapesar das circunstâncias adversas ouaflitivas (

;

para que, onde eu estou,estejais vós também”.estaremos para sempre com o Senhor”

“Tu me farás veros caminhos da vida …”

“Na tuapresença há plenitude de alegria”

a vossa tristeza se converteráem alegria. v.20);

“… o vosso coração se alegrará, e avossa alegria ninguém poderá tirar.” v.22)

A.-

(v.11)

1.

2.

As características evidentes da vidaespiritual

A direcção do Senhor -

A plena alegria do Senhor -

é

completa (). A plenitude da alegria do

Senhor é uma característica evidente davida espiritual no rumo certo.

3.-

A expressão “delícias” nos conduz à ideiade “satisfação”. A expressão “destra” nosconduz à ideia de “mão supridora”. A mãodo Senhor está estendida, com todo osuprimento que se faz necessário à nossavida espiritual. Ele jamais encolheu a Suamão (Is.59:1). O Senhor Jesus afirmou queninguém arrebatará as suas ovelhas dasSuas mãos (Jo.10:28). No Senhor, nossavida espiritual estará suprida com delíciasperpétuas e, por isso, ficará plenamentesatisfeita. Como afirma Davi, o Senhor é onosso Pastor e nada nos faltará (Sl.23:1).Podemos confiar no Senhor porque Elenos susterá (Sl.55:22). As delíciasp e r p é t u a s d o S e n h o r s ã o u m acaracterística evidente da vida espiritualno rumo certo.

Conclusão O novo ano vai começar. Aretrospectiva do que se foi poderáoferecer-nos constatações não favoráveis.Não nos abatamos com isso. Podemosacertar o rumo da nossa vida espiritual.Que o hino de Davi, no Sl.16, possa ser, noseu inspirado conteúdo, um preciososubsídio para nos ajudar a ter um anoricamente abençoado, na direcção doSenhor, no usufruto da plenitude da Suaalegria e suprido pelas delícias da Suaabundante destra.

“… para que a vossa alegria sejacompleta. v.24

“na tuadestra, (há) delícias perpètuamente”

As delícias perpétuas do Senhor -

É óbvio que, quase sempre, a forma maisvulgar de evangelizar, é falar do amor deDeus e da sua salvação, por intermédio dapessoa do Senhor Jesus, ao nosso próximo.Infelizmente, quase sempre, as reacções porparte do nosso próximo variam pouco, desdeo interesse em temas que o mesmo não podecompreender (relações sociais, escatologia,etc.), interesse casual ou nenhum interessede todo, e, no fundo, este género deevangelização acaba por ter pouca ounenhuma influência na vida do mesmo. Istoacaba por levar os cristãos a sentirem-sedesanimados e frustrados.

Esquecem-se porém, que a Palavra de Deus -a Bíblia previu que, quem não tiver a sua féb e m f u n d a m e n t a d a , n ã o p o d e r i acompreender as suas verdades.

Para compreendermos esta realidadevejamos, por exemplo, a seguinte passagemdo Evangelho pelo apóstolo Mateus:

Nesta passagem, o nosso Senhor respondiaaos seus discípulos, acerca duma questãoque Lhe acabavam de colocar:

De facto, desde o início do seu ministério, oSenhor usava as parábolas para colocar osseus ouvintes a pensarem, de uma formaprática, para poder levá-los a perceber e acompreender a vontade de Deus.

Disse também o Senhor:

Na nossa sociedade moderna, a realidadenão mudou nem um pouco.

O ser humano ainda sofre de uma terrívelincompreensão em relação á Palavra de Deuse à sua vontade.

Como exemplo, são mais aceitáveis, para onosso ensino, as três pequenas passagensbíblicas anteriores, do que todo o resto destetexto.

Por vezes, mesmo os que a si se chamamcristãos, e se baseiam na Palavra de Deusensinam coisas que, pela sua mácompreensão, acabam por confundir, não sóas pessoas que interpretam, como as queouvem esses mesmos ensinos.

Jesus sabia que o povo não compreendia aPalavra de Deus, mesmo que ela lhes fosseexplicada com uma forma bastanteapelativa. Daí que usasse as parábolas e que,no final do seu ministério terreno, tenhausado uma forma muito clara, directa eprática, de mostrar ao ser humano, que ele,de facto, é o Messias prometido por Deus Pai,por meio dos profetas. E que, de facto, todoaquele que tiver Nele fé para se chegar aDeus Pai, terá, acesso á vidaeterna. Exemplo disso é a passagem do Livrode Actos Cap.2, Versículos 14 a 36.

Pedro, no seu discurso, não usou linguagemde sabedoria humana, mas mediante a mortee ressurreição recente de Jesus, exactamentede acordo com as Escrituras, não sóconvenceu, como levou ao arrependimentoe conversão, as três mil pessoas que oouviram.

Só mediante provas claras de que Jesus, defacto, é o nosso Senhor, é que as nossas vidaspodem influenciar a sociedade à nossa volta.

Pois de nada vale termos o mais belo discursocristão, se as nossas obras não ocomprovarem.

Como tal, e para finalizar este texto, averdadeira evangelização raramente sai danossa boca, mas dos nossos actos. É nossaresponsabilidade, como cristãos, honrarmosa aliança que temos com Deus, pelo nossoSenhor."Porque

àquele que tem, se dará, e terá em abundância; mas

àquele que não tem, até aquilo que tem lhe serátirado. Mt.13.12"

"...porque lhesfalas por parábolas? Mt.13.10"

"Por isso lhes falo porparábolas; porque eles, vendo, não vêem; e,ouvindo, não ouvem nem compreendem.Mt.13.13"

sem dúvida,

Tiago Tavares - Cacia

VerdadeiraEvangelização

4 | ESTUDO BÍBLICO

Page 5: Olhai, vigiai, e orai, porque não sabeisquandochegaráotempo.refrigerio.ciip.pt › wp-content › uploads › 2016 › 06 › refrigerio125.pdf · Sl.119:105). 4 nossos e o valor

Re

frig

ério

125

|Janeiro

-F

evere

iro

2009

Uma coisa que o crente depressadescobre é que “Os meuspensamentos não são os vossos

pensamentos… diz o Senhor» (Is.55:8).Nem sempre nos é fácil descobrir avontade do Senhor, ou discernir qual o seualvo em certas circunstâncias, e faz parteda nossa educação espiritual o investigar oque Ele tem para nós nas circunstânciasem que nos encontrarmos.Em Mateus 14:22,36 lemos que o Senhortinha dito aos Seus discípulos para irempara o outro lado do lago no seu barco.Naturalmente pensavam que, como oSenhor lhes tinha dito isso, tudo deveriacorrer às mil maravilhas! Mas foiprecisamente o contrário! O Senhormandou-os para o meio duma grande emedonha tempestade! O Senhor tinha-seenganado?Não temos nós tido a mesma experiência?Ouvimos tão claramente a voz do Senhor,obedecemos esperando que tudo sejabom, e encontrámo-nos no meio da maiorconfusão! Quantas dúvidas, quantasideias, quantas horríveis tentações nãonos encheram a mente e coração, e muitasvezes acabamos convencidos de que foi avoz do diabo que ouvimos e não a doSenhor!Os discípulos fizeram o que qualquerhomem teria feito, tentaram sair dessasituação quanto antes. Mas, não podiam,pois fatigavam-se em remar e parece quenão faziam progresso. O seu alvo era um, eo do Senhor era outro; eles queriam SAIRdessa tempestade, e o Senhor queriaensinar-lhes alguma coisa NELA.Quão depressa desejamos livrar-nos dasprovações!Muitas vezes, com a nossa pressa,perdemos a revelação que o Senhor tinhapara nós. Quando nos encontrarmos emtais circunstâncias, descansemos edeixemos soprar o vento, esperemos naescuridão e perguntemos «Senhor, o quetens Tu nisto para mim?» A revelação virá.Há duas coisas que não devemos fazer:entrar em pânico e voltar para trás. Isso sótrará mais confusão.Estes discípulos não perderam, de todo, oalvo que eles sabiam o Senhor tinha paraeles. O Senhor tinha-os mandado para ooutro lado, e eles persistiram no seupropósito, ainda que não fizessem

progresso!Temos um exemplo desta verdade, na vidade Paulo, em Actos 23:11. O Senhor disse-lhe que ele havia de testificar em Roma.Por tudo quanto se seguiu: prisão,tribunais, alvoroços, tempestades, etc.,Paulo nunca perdeu essa certeza nemlargou a promessa do Senhor, que ele dequalquer maneira havia de chegar aRoma.Uma vez possuidor de uma promessa doSenhor, o crente pode firmar-se nela,ainda que os montes sejam transportadospara o meio do mar!No meio da sua confusão, medo e fadiga,naquela noite, o Senhor apareceu por cimado mar. A Sua Presença, a Majestade doSeu andar, a maravilha do Seu domíniosobre ventos, ondas, o Seu «Tende bomânimo», tudo isso devia ser maravilhosopara os Seus discípulos; devia ser umagrande lição de confiança e de fé, maisuma vez, de que o Senhor Jesus nuncachega tarde.Mas, com tudo isso, e com tudo quantopodemos receber de tal manifestação doSeu Poder e Glória, creio que os discípulosreceberam uma lição ainda maismaravilhosa.Pedro queria ter a certeza de que era oSenhor, de modo que exclamou«…Senhor, se és tu, manda-me ir tercontigo por cima das águas!». O Senhorresponde com uma só palavra «Vem!»(Mt.14:28).Pedro desce do barco para ir ter com Jesus.

Ora Pedro estava acostumado ao mar, masnão a andar por cima dele! Cheio de fé põeos pés sobre as águas, e maravilha dasmaravilhas, começa a andar! Mas Pedronunca o tinha experimentado e as ondaseram alterosas e o vento forte, e o Senhorainda estava a alguma distância dele. Ovento assopra ainda mais fortemente, ePedro cambaleia com as ondas debaixo dospés; começa a ter medo, a perder a fé, e ospés a afundarem-se nas águas. Ele clamaao Senhor e o Senhor estende a Sua Mão eo segura (o que prova que Pedro já tinhaandado bastante!)Sim, uma outra lição de fé para Pedro e osoutros discípulos: «Homem de pouca fé,porque duvidaste?».Temos pensado em como Pedro voltoupara o barco?Estavam a alguma distância dele, e aPalavra diz que subiram para o barco.Estou certo de que o Senhor não levouPedro nos braços! Havia de andar. Foi omesmo mar, no mesmo temporal, com omesmo vento (só quando subiram para obarco é que o temporal parou) mas semcair, sem medo e com toda a confiança.A única diferença, mas a enormediferença, era que tinha a sua mão segurana Mão do Senhor! Foram juntos para obarco. Sim, a lição mais maravilhosa eraque os discípulos tinham um Senhor quedominava sobre terra, mar e ar, e o Senhornos diz «…Sem Mim nada podeis fazer»(Jo.15:5).Nós, como os discípulos, talvez saibamosque temos um Salvador Todo-Poderoso,Aquele que tem todo o poder no céu e naterra.É bom termos tal visão do Senhor, que jápôs todas as coisas debaixo dos Seus pés.Pedro tinha-a, mas, ainda assim, ia para ofundo, falhava. Pode ser que nós, com esseconhecimento, ainda falhemos quandovêm os temporais.Conhecimento, não basta; precisamos daexperiência, da união com o Senhor.Assim, ligados com Ele, onde a «ida» temsido tempestuosa, cheia de medo,cambaleando e caindo, a «volta» serásegura, vitoriosa, no poder d'Aquele quemorreu por nós.O Senhor Jesus não tira as provações, dá-nos vitória nelas.

MEDITAÇÃO | 5

Pedro

Por Frank Smith

nunca tinha experimentado

Page 6: Olhai, vigiai, e orai, porque não sabeisquandochegaráotempo.refrigerio.ciip.pt › wp-content › uploads › 2016 › 06 › refrigerio125.pdf · Sl.119:105). 4 nossos e o valor

Re

frig

ério

125

|Janeiro

-F

evere

iro

2009

Decorria o ano 1950 e vivíamos emSoure, servindo ao Senhor e meumarido realizava cultos em

Condeixa, em casa arrendada para oefeito. Num domingo, apareceu paraassistir ao culto o casal Trindade vindo dosEstados Unidos que estava a passar fériasem Vila Nova do Ceira. No final do culto ocasal pediu a meu marido se podia ir a VilaNova do Ceira anunciar o Evangelho, poisdesejava que a sua terra natal ouvisse aPalavra de Deus.Meu marido aceitou, deslocando-se assimtodas as semanas a V.N.do Ceira parapregar, usando como meio de transporteuma motorizada. Sempre que lhe erapossível o saudoso irmão Frank Smithlevava a sua moto e lá iam juntos,transportando o meu marido o acordeãoàs costas. Algumas vezes chegaram a serapedrejados.Durante aquele ano 6 almas foram salvas eo Senhor operou autênticos milagres.Entretanto, Deus mostrou-nos quedeveríamos mudar para V.N. do Ceira.Estávamos em Agosto de 1951.Meu marido adquiriu então um rés-do-chão por 11 contos que não tinha casa debanho, mas era preciso dar sinal deentrada de mil escudos e não havia essedinheiro para entrega inicial.Um senhor cuja esposa assistia aos cultosemprestou essa quantia e assim o meumarido escreveu ao casal Trindade dandoconta do negócio encerrado e pedindo asorações a favor deste assunto. Poucotempo depois este casal enviou-nos todo odinheiro.Iniciaram-se de imediato obras no sentidode dotar o edifício das condiçõesnecessárias, ficando ainda assim o chãoem cimento sem azulejos, sem estrado e ascadeiras foi o mais pobre que se pôdearranjar.Depois das obras feitas a casa e as obrasficaram-nos em 50 contos. Em 26 domesmo mês foi a inauguração da Casa deOração com um culto de Baptismos, daparte da manhã, em que 27 crentes forambaptizados.Por ocasião da inauguração já se tinhapago tudo, pela graça de Deus, e com aajuda de alguns crentes.Houve muita perseguição, mas o Senhorsalvou almas e operou milagres ao longodestes anos.A 21 de Setembro houve novamentebaptismos em Vila Nova do Ceira.

Entretanto alguns irmãos partiram para oSenhor e outros saíram para Figueira daFoz, Lisboa, Aveiro e Cacia, onde passarama viver, ficando então um remanescentefiel.Após a morte de meu marido fiquei emVila Nova do Ceira, porque os irmãosdaqui me pediram para ficar a ajudar. Pelagraça de Deus alguns irmãos aceitaram oSenhor. Posso dizer que grandes coisas fezo Senhor, por isso estamos alegres.Com o decorrer dos anos senti anecessidade de pedir à Igreja em Coimbraapoio, tendo esta passado a cooperaratravés dos ministérios do saudoso Irmão

Frank Smith e João Varandas, e mais tardeoutros obreiros, de entre os quais o IrmãoEduardo Costa, de Vila Nova de Poiares.Passados todos estes anos a Igrejapermanece ainda no mesmo edifício, como seguinte endereço:Igreja em Vila Nova do CeiraLargo Almo3330-451 Vila Nova do [email protected]

Domingo, 09h - Estudo e CeiaDomingo, 17h - PregaçãoQuinta-feira, 19h - Oração (20h-verão)

Horários das reuniões:

6 | HISTÓRIA

Igreja em Vila Nova do Ceiracomo tudo começou

Page 7: Olhai, vigiai, e orai, porque não sabeisquandochegaráotempo.refrigerio.ciip.pt › wp-content › uploads › 2016 › 06 › refrigerio125.pdf · Sl.119:105). 4 nossos e o valor

Re

frig

ério

125

|Janeiro

-F

evere

iro

2009

Jayro e Urandy Gonçalves

Alexandre Campos da Silva

Para as indispensáveis dos irmãossegue minha agenda para os próximosmeses:

ministério e evangelismo noacampamento em Ituiutaba-MG;

ministério em Vila Clementino, SãoPaulo-SP;

ministério em Souzas, Campinas-SP;

ministério e evangelismo emNova Genebra, Belo Horizonte-MG;

ministério na Estância Palavrada Vida, Atibaia-SP;

ministério em Vila Clementino, SãoPaulo-SP;

ministério e evangelismo emvárias igrejas emPortugal.Abraços afectuosos,no Amor do Senhor,

( 1 C o . 1 5 : 5 8 ) ,Atibaia-SP.

Queridos irmãos, Deus foi muito graciosocomigo em me conceder a oportunidadede participar do 1º Encontro Internacionaldas Igrejas dos Irmãos dos Países deLíngua Oficial Portuguesa, que foirealizado de 29/9 a 3/10 em Portugal.Permitindo o Senhor estaremos sediandoo 2º Encontro de Irmãos em 2012 aqui noRio de Janeiro, já com todos os paísesconfirmados para participação.Estive em ministério em onze igrejas dosirmãos em Portugal, com maior frequênciaàs igrejas de Cucujães, em S. João daMadeira e em Sintra.Fiquei muito contente ao ver o trabalhorealizado por essas igrejas com um bomnúmero de membros e grande quantidadede jovens, destacando também oConjunto Família e as igrejas das Olarias eSanta Catarina que demonstram óptimotrabalho feito por um bom número de

brasileiros que moram em Portugal.Um dos motivos da viagem era conhecer aigreja onde está o irmão CláudioMartinowski, sua esposa Daise e seu filhoHenrique, em Vila Nova de Poiares,trabalho que nos deu muita alegria eprazer na comunhão com aquela amadafamília, quando pude ministrar emalgumas igrejas da região e acompanheinosso irmão na estratégia de evangelismocom estudos bíblicos nos lares e emcentros comunitários.Muitas pessoas têm tido a oportunidadede estudar a Palavra de Deus, o trabalho émuito promissor e pude testemunhar umaalegria muito grande das igrejas com afamília Martinowski.No dia 4/10 ministrei na VI GrandeEncontro Nacional de Irmãos em Portugale tive a oportunidade de conhecerrepresentantes de todas as igrejas emPortugal, pois havia 800 pessoas naConferência.Irmãos, vamos pelo avanço daigreja portuguesa e pelo crescimentoespiritual de todos os irmãos.

Quero compartilhar também algo quepude presenciar em minha ida a São Tomée Príncipe (África), onde há cerca de cincoigrejas, vários pontos de pregação e deestudos com um grupo grande de servoscom muito conhecimento bíblico, muitavida com Deus e muito desejo dediariamente pregar o Evangelho.Uma maratona por vezes cansativa quecomeça na 2ªfeira com evangelismo decasa em casa, pregações, tempo de oração,estudos sistemáticos da Bíblia, visitas avárias casas e lares de idosos, jornada quesó acaba no domingo com mais de cincoreuniões desde as 7h30.Maravilhoso! É a palavra que descrevetudo que vi na igreja africana que vivemcom falta de conforto numa situaçãomuito distante daquela que vivemos aqui,pois eles não têm água encanada, energiaeléctrica e os preços dos alimentos são

muito caros, todavia mesmo diante de tãogrande dificuldade nossos amados irmãossempre fizeram o melhor, até mesmoacima de suas posses, para nos tratar bem.Confesso que diante de tantos frutosvisíveis nem me preocupei com essascoisas, aprendi por alguns dias a viversomente para fazer a vontade do Senhor.Irmãos, a Palavra de Deus nos diz:

(Rm.12:13), e pude confirmarque a igreja são-tomeense precisa demuita para um crescimentosalutar dos novos membros, para quesejam guardados das investidas domaligno que pude presenciar várias vezes,e carece urgentemente de ajudafinanceira, pois o trabalho tem sidoimpedido por falta de transporte paralocomoção dos irmãos e de um local idealpara se reunirem, pois muitos ainda estãoa se reunir em quintais ao ar livre. Paraamenizar essa dificuldade estão aconstruir a igreja no Centro que ainda estáinacabada.Caso os irmãos queiram contribuir com aigreja em São Tomé, verifiquem no site dos"obreiros.com" as contas bancárias dosirmãos Ivanor Rizzo ou AmiltonBernardo. Se quiserem mais informaçõesou ver as fotos locais procurem em meuorkut ”Alexandre Campos da Silva”.Desejando maiores informações a respeitoentrem em contato comigo pelo e-mail:[email protected]. Fraternalmente emCristo, nossa Esperança,

Rio de Janeiro-RJ.

orações

20 a 24/02,

01/03,

15/03,

04 e 05/04,

10 a 13/04,

04/05,

06/05 a 08/06,

Jayro Gonçalves

ORAR

ORAÇÃO

AlexandreCampos da Silva,

“comunicai com os santos nas suas

necessidades”

NOTÍCIAS MISSIONÁRIAS | 7

Departamento Missionário da CIIP

Ivan Fletcher (Coordenador); Silvério Martins e Damiel Oliveira (CIIP_N);Carlos Antunes e Carlos Alberto Carvalho (CEI_C) António Calaim e José Água (CIIP_S)

Apartado 131, P-2725-901 MEM MARTINS | NIB 0035 2145 0001 761493092

Notícias Missionárias

Page 8: Olhai, vigiai, e orai, porque não sabeisquandochegaráotempo.refrigerio.ciip.pt › wp-content › uploads › 2016 › 06 › refrigerio125.pdf · Sl.119:105). 4 nossos e o valor

Re

frig

ério

125

|Janeiro

-F

evere

iro

2009

César e Márcia Silva

Samuel Paulo Santos

Cláudio Martinowski

Amilton Cardoso

Senegal

Ermesinde

Vila Nova Poiares

S.Tomé e Principe

Jorge AdriãoLisboa

Uma vez mais agradecemos aos irmãoso apoio na nossa passagem por Portugal.Foi muito especial para nós conheceralguns dos irmãos aí. Abaixo nossaúltima carta de notícias.Chegamos a Dakar no dia 29 deSetembro, estamos agradecidos a Deuspelo lindo tempo que tivemos no Brasil.Foi muito especial estar com nossasfamílias e nossa igreja local. Assim comovisitar outras igrejas. Fomos restauradose renovados no Senhor para acontinuidade do ministério.Na Casa de Oração de Dakar, o clima foide festa na nossa chegada e desde entãoestamos trabalhando lado a lado comesses irmãos.Em relação às aldeias de Diohine yKotior, pedimos que continuem orandoconnosco pelo início deste ministério.Na escola de costura estamos vendonovas alunas se inscrevendo e louvamosao Senhor pela possibilidade detestificar a todas elas. Orem connoscopara que esse projecto possa continuarservindo como ponte para que oevangelho chegue às alunas e as suasfamílias.

Amados:Obrigado por orar por nós no projecto

de construçãoEnviamos para centenas de amigos e

igrejas um pedido de apoio Financeiro -Deus está a trazer gente nova para a

Igreja em VizelaJanela Para Africa Continuamos a

e n v i a r r e c u r s o s p a r a G u i n e (gratuitamente) e agora temos as portasabertas para enviar também paraMoçambique a apoiar assim algunsprojectos de missionários portuguesesquer em Maputo quanto na Beira .Ofereceram-nos a custo zero umarmazém para guardar todas as ofertaspara Africa . Ore por um coordenadorpara o embalamento das cerca de 30 cx.que facilmente recebemos por mês .Por tudo isto , reconhecemos que Deus éEMANUEL .Um abraço fraternal

Amados irmãos, queremos saudá-loscom as palavras de Gálatas 4.4...

Reconhecemos que o Senhor,a Seu tempo, cumpre todos os Seuspropósitos.Finalizamos a série de estudosevangelísticos em Carvalho e VendaNova, e continuaremos em contato coma s f a m í l i a s q u e p a r t i c i p a r a m .Continuamos com os estudos emCoimbra, na casa do irmão Luiz Lobo.Trabalhamos na semeadura, quando ecomo a semente vai germinar nãosabemos, mas sabemos que o Senhorestá a conduzir essa obra. Iniciamos umprograma semanal com crianças, naigreja aqui em Vila Nova de Poiares,onde participam 5 ou 6 crianças; temossido abençoados nesse trabalho.O Senhor nos concedeu boa comunhãocom os irmãos aqui, nos concedeu saúdee graça para cumprir com oscompromissos deste ano.Agradecemos aos irmãos que nosacompanharam com suas orações, aosque nos visitaram e também pelasofertas. Dessa forma o Senhor supriutodos as nossas necessidades.No Grande Amor do nosso Salvador,

VilaNova do Poiares, Portugal.

Estiveram reunidos de 1 a 4 de Janeiro2009 os presbíteros, diáconos, suasesposas e demais irmãos envolvidos nosministérios em suas igrejas locais.Foi um tempo de comunhão, partilha,a c o n s e l h a m e n t o e o r i e n t a ç õ e sministeriais, realizado na escolaprimária na roça de Colónia Açoreana.Um local sem qualquer conforto, ondetudo foi improvisado.Orem pelos irmãos que procedem dasdiversas igrejas onde temos trabalhado(Agua Arroz, Pinheira, Santana, NovaCanaã, Ribeira Afonso, etc.), muitosdestes irmãos são nossos filhos na fé queainda cultivam um profundo respeitopela nossa pessoa e ensino.Eles não só ouvem, mas olham para aminha vida. E isto, acarreta uma granderesponsabilidade.

Vai iniciar uma escola bíblica com irmãosd e d i f e r e n t e s l o c a l i d a d e s n a sacomodações da igreja de Água Arrozna capital do país. Vou ministrarintensivamente duas semanas as

d i sc ip l inas de Pneumato log ia ,Heresiologia e se sobrar tempo umestudo panorâmico no livro de Actoscom Ênfase missiológica e eclesiológica.Grande abraço, desde as ilhas verdes doequador africano,Vosso conservo em Cristo,Amilton Cardoso Bernardo

1.

2.

3.

4. -

Cláudio & Daisy Martinowski,

Retiro de Obreiros:

Escola Bíblica:

“Mas,

vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou

seu Filho".

Amados irmãos em Cristo,Saudações fraternais no Senhor!“ Bendito o Senhor, que de dia emdia nos cumula de o Deusa nossa salvação. (Selá) ” (Salmos 68:19RC)No ano transacto, entre muitas alegrias eo p o r t u n i d a d e s d e m i n i s t é r i o ,conjuntamente com os demais irmãos,que como igreja do Senhor se têmenvolvido na Sua obra, tivemos muitasalegrias ao serviço do Senhor.

Assim, recordamos o tempo nosacampamentos bíblicos, no Palhal e naPóvoa de Atalaia. No Palhal, tivemos aalegria de vermos um númerosignificativo de crianças/adolescente aaceitarem o Senhor; bem como a boainteracção com toda a equipa querealizou a semana de acampamentos.Louvado seja Deus!O m e s m o p o d e m o s d i z e r d oacampamento da Póvoa de Atalaia. Oqual só se pode realizar com a boa, eeficiente equipa de cooperadores,oriundos da igreja das Olarias, SantaCatarina e Algueirão. Ali, também, ouvemanifestação da parte de algunscampistas pela aceitação de Cristo. Peloque louvamos ao Senhor!Olar ias e Santa Catar ina, têmcontinuado pela graça do Senhor, amarcar as vidas daqueles que ao longodo ano em ambas as casas de oração sereuniram para ouvirem a mensagem deedificação ou de salvação. Ambas asigrejas tiveram a alegria de verem almasa renderem-se ao evangelho de nossoSenhor Jesus Cristo. Aleluia!

seja

benefícios; que é

8 | DEPARTAMENTO MISSIONÁRIO

Page 9: Olhai, vigiai, e orai, porque não sabeisquandochegaráotempo.refrigerio.ciip.pt › wp-content › uploads › 2016 › 06 › refrigerio125.pdf · Sl.119:105). 4 nossos e o valor

Re

frig

ério

125

|Janeiro

-F

evere

iro

2009

Também se registou baptismos;havendo candidatos ao baptismos aserem realizados em breve.

A igreja das Olarias está, perante oSenhor, com a responsabilidade demuitas vidas. Orem pela integração ecrescimento espiritual de todos aqueles,a que o Senhor está a juntar à igreja;ainda pelo presbitério da igreja, paraque o Senhor possa sempre governar aSua igreja por meio daqueles que nelat e m l e v a n t a d o ; a i n d a p e l oenvolvimento dos jovens adultos que oSenhor está a despertar e co -responsabilizar na igreja.

O mesmo pedimos para a igreja deSanta Catarina. A igreja tem um grupode jovens, que estão a ser usados, eacreditamos que o Senhor muito os iráusar. Agradecemos em particularorações pela recém-convertida, jovemVanessa Rocha. À qual o Senhor falouatravés das notas diárias, que a sua mãelhe oferecia; tendo ela dado estetestemunho de fé na festa natalícia.“Muitas são, SENHOR, meu Deus, asmaravilhas que tens operado paraconnosco, e os teus pensamentos não sepodem contar diante de ti; eu quiseraanunciá-los e manifestá-los, mas sãomais do que se podem contar.” (Sal. 40.5).Pessoalmente a nós como família, oSenhor muito nos tem abençoado, e porisso estamos gratos!O Senhor permitiu que a Orquídea,fosse chamada de novo para trabalharnas escolas de Vialonga, na área social.

Continuando assim, a ser uma ajudafinanceira, para a nossa sobrevivência;bem como uma porta aberta detestemunho cristão, e de envolvimentoespiritual com vidas a serem instruídasno evangelho.

Aproveitamos a pedir orações pelaKethlen, uma jovem que a escola levouao conhecimento da Orquídea, e que hámeses vem assistindo aos cultos.Oremos pelo seu crescimento espiritual,e, pela conversão da sua mãe (Rosa) eirmão (Luís).Eu, já desde alguns anos, que desejavaretornar aos estudos seculares, com opropósito de poder estar melhor

preparado perante as exigências domundo vigente; procurando assim,estar abalizado para poder entrar pornovas portas de testemunho cristão.Pelo que no início deste ano lectivo,inscrevi-me na Faculdade com o intuitode estudar “Psicologia”. Fui aprovado.Perante esta realidade, compartilheicom o presbitério de Olarias e de SantaCatarina, os quais se alegraram, e, meincentivaram a encetar neste propósito.Assim, conto também com as oraçõesdos irmãos nesta fase da minha vida;esperando que nesta, também, Cristovenha a ser engrandecido (Fil 1. 20).Restando-nos agradecer o vosso amorm a n i f e s t a d o , p e l a s o r a ç õ e s econtribuições para que nos tivesse sidopossível termos estado envolvidos naobra do Senhor. A todos a manifestaçãodo nosso carinho e muito obrigado noSenhor!

“ Ah! Senhor, estejam, pois, atentos osteus ouvidos à oração do teu servo e àoração dos teus servos que desejamtemer o teu nome; e fazer prosperar…”.(Neemias 1:11 RC) Jorge Adriao

DEPARTAMENTO MISSIONÁRIO | 9

Page 10: Olhai, vigiai, e orai, porque não sabeisquandochegaráotempo.refrigerio.ciip.pt › wp-content › uploads › 2016 › 06 › refrigerio125.pdf · Sl.119:105). 4 nossos e o valor

Re

frig

ério

125

|Janeiro

-F

evere

iro

2009

Prezados irmãos em CristoOs militares Evangélicos de Portugal(MEP) é uma associação interdenominacional sem fins lucrativos quetem como objectivo primordiais,segundo os seus estatutos “

Para cumprimento dos objectivospropostos, os MEP contam nestemomento com 75 sócios, cada umpagando uma quota mínima mensal de5 euros. São estes sócios que têmdinamizado ao longo dos últimos anos otrabalho entre os militares e polícias emPortugal, nomeadamente pela:-Divulgar do seu boletim ás entidadesoficiais, unidades militares e Igrejas;-Estudos bíblicos e oração em unidadesmilitares;-Distribuição da Palavra de Deus nasprincipais escolas militares/ policiais(também em cooperação com osGideões);- Realização de reuniões de convívio

entre os militares, polícias e seusfamiliares/amigos.No entanto e porque cremos que um dostrabalhos mais importantes é adivulgação da Palavra de Deus no meiomilitar/policial, e em primeiro lugarentre aqueles que nos dias de hoje vãoservir o pais em missões externa (Bósnia,Líbano, Afeganistão, Iraque, Timor), osMEP sentiram o impulso da parte doSenhor para, em parceria com aSociedade Bíblica de Portugal, lançarum projecto de impressão de

no valorde Eur. 30.000, destinado a essafinalidade, provendo-se a sua entregaaté final do corrente ano.Este foi um projecto lançado pela fé. Avossa ajuda será preciosa em qualquerdas seguintes vertentes:

1. Contribuição monetária para oprojecto de impressão do NovoTestamento e Salmos (neste momentoestá pago apenas 10% do valor.2. Informação de militares/políciasmembros das Igrejas que possam quererassociar-se3. Convite aos MEP para fazeremapresentação na vossa Igreja.O Senhor recompensará todo o esforçoque for feito neste sentidoA nossa informação bancária: Conta nº

O Secretariado Geral da IgrejaEvangélica dos Irmãos em Angola(IEIA), vem por este meio lembrar aosSecretariados Provinciais e por seuintermédio a todas às Igrejas locais nosMunicípios, Comunas, Aldeias eQuimbos, que a IEIA está em festadurante o ano de 2009.De 1884 a 2009, são decorridos 125 anosdesde que a Igreja foi fundada nalocalidade de Kwanjulula na Provínciado Bié, pelo missionário britânicoFrederick Stanley Arnot.O Conselho administrativo alargado doSecretariado Geral, constituiu umacomissão para organizar as festividadesdos 125 anos da IEIA. A comissão écomposta pelos irmãos BernardoA d e l i n o C a p e i o(Pastor Provincial doB i é ) , B e r n a r d oCadivonga (PastorP r o v i n c i a l d eBenguela), JoaquimFernando Domingos“Ndaizo” (SecretárioGeral adjunto) e pelairmã Ruth Hadley(missionária da IEIAem Saurimo).As comemoraçõesterão lugar durantetodo o ano de 2009, emtodas as igrejas locais

da IEIA e o acto central no Bié, de 26 a 31de Julho de 2009.125 anos depois a IEIA conta com cercade 500,000 membros em 15 das 18Províncias do nosso País e umacrescente cooperação com as Igrejascongéneres em África, Europa, Américado Sul e do Norte e Ásia.Dada a importância do evento, osecretariado-geral pede a todos osirmãos que se ore e se reflicta sobre o queDeus tem feito por nós e que nãopercamos a oportunidade de louvar etestemunhar por todos os meios asgrandezas do nosso Deus.EBENEZER-Até aqui nos ajudou oSenhor e sempre ajudará I Samuel 7.12

A Conferência das Igrejas dos Irmãosem África, vai ter lugar na Zâmbia,cidade do Kabwe de 9 a 15 de Agosto de2009.A primeira conferência do género, tevelugar na África do Sul e nela participouuma delegação Angolana. Esta é asegunda que reúne as Igrejas dos Irmãosdos Países Africanos com o objectivo dedebater sobre assuntos importantes taiscomo: INTEGRIDADE da Igreja localem Missões, INTEGRIDADE na vidafamiliar, INTEGRIDADE no ministério,INTEGRIDADE nos relacionamentos ena Cultura.Os objectivos principais prendem-secom a Comunhão, troca de experiências,Sensibilização para Missões, Unidadedos Irmãos na sua diversidade, Desafiosdos Países Africanos e Edificaçãoespiritual.Aguarda-se 500 delegados sendo 300Zambianos, 200 de outros Países deÁfrica.

congregar osmembros das forças armadas, de segurançae/ou polícia, militares e civis, paraevangelização, oração e estudo da doutrinacristã, usando os meios de divulgação einformação adequados. Difundir a Palavra deDeus no meio militar e policial. Promoveractividades sociais, culturais, recreativas ebeneficentes. Cooperar com as entidadesoficiais ao nível militar”

Alexandre Saúl

20.000

Novos Testamentos e salmos,

45229813490 NIB 003300004522981349005E-mail: [email protected]

Angola

CONFERÊNCIA PAN AFRICANADA IGREJA DOS IRMÃOS SOBRE

MISSÕES

10 | NOTÍCIAS MISSIONÁRIAS

Page 11: Olhai, vigiai, e orai, porque não sabeisquandochegaráotempo.refrigerio.ciip.pt › wp-content › uploads › 2016 › 06 › refrigerio125.pdf · Sl.119:105). 4 nossos e o valor

Re

frig

ério

125

|Janeiro

-F

evere

iro

2009

O coração do homem está cheio deinterrogações, tais como:Quem é Deus?Onde está?Se é um Deus perfeito e bom, e se foi criadord e t o d a s a s c o i s a s , v i s í v e i s einvisíveis, inclusive - o Homem à suaimagem e semelhança, porque se tornou oHomem tão depravado, cruel e injusto?Porquê tanta lágrima e sofrimento? Porquê amorte? O que há para além da morte?Para todas as perguntas que queiramos fazer,a Bíblia Sagrada tem as respostas e provasinfalíveis.

Deus é o Ser supremo! O único ser que nãofoi criado pois Ele é o Criador de todas ascoisas. A maior prova de que Ele existeencontra-se na carta de Paulo aos Hebreus:

Filho,

(Hb 1-4).

Deus é um Deus trino: Pai, Filho e EspíritoSanto. A prova evidente de que Ele existe éque Ele mesmo na pessoa do Filho se fezHomem. Pelo obra do Espírito Santo,encarnou no ventre da virgem Maria, urnamulher vjrtuosa de uma família humilde datribo de Judá. Conforme o profeta Isaías eoutros profetas tinham anunciado, tudo secumpriu.

Que coisa extraordinária! Deus feitoHomem! N'Ele habitava toda a plenitude dadivindade. Um dia, Filipe, um dos Apóstolos,

disse-Lhe “ Senhor mostra-nos o Pai, o quenos basta” Jesus lhe respondeu “ estou hátanto tempo convosco e não me tendesconhecido, Filipe? Quem me vê a mim vê oPai, como dizes tu: mostra-nos o Pai? Nãocrês tu que eu estou no Pai, e que o Pai estáem mim? As palavras que Eu vos digo, não asdigo de mim mesmo, mas o Pai que está emmim, é quem faz as obras. (cf. Jo 14, 8- .11)

O Senhor Jesus Cristo deu provas infalíveisde que era Deus. Deu vista aos cegos, fezandar os paralíticos, curou os leprosos, fezfalar os mudos, fez ouvir os surdos, curoutodas as enfermidades e até ressuscitoumortos.

Mas a sua maior obra foi dar a sua vidapreciosa na cruz, expiando ali os nossospecados. Até um ladrão que estava ao seulado, arrependendo-se pois reconheceu queEle era o Filho de Deus, disse-Lhe:Lembra-Te de mim quando entrares no teuReino. O Senhor disse-lhe: Hoje mesmoestarás comigo no paraíso.

Deus criou o Homem à Sua imagem esemelhança e colocou-o num lugar dedelicias chamado Éden. Nada lhes faltava eeram inteiramente felizes pois gozavamduma perfeita comunhão com o seu Criador.

Deus antes de criar o Homem já tinha criadooutros seres, chamados anjos. Seres queainda existem, e a maior parte deles aindahoje o servem fielmente. Entre outras coisas,Deus chama-lhes seus mensageiros. Deususa-os a favor, ou beneficio, do Homem.Deus tem mandado a estes muitas vezes falarcom o Homem. Foi um anjo, chamadoGabriel, que Deus mandou falar com avirgem Maria, noticiando-lhe o que ia fazercom ela.

Havia entre os anjos um que seensoberbeceu, e quis destronar a Deus,querendo ser superiora Ele. Deus expulsou-o do Céu e com ele outros.Foi este anjo caído chamado. Satanás oulúcifer, que induziu o Homem a pecar. Ora,Deus tinha dito ao Homem: no dia em quepecares, morrerás. E assim foi. O homemmorreu, espiritualmente, isto é, aquela vidaperfeita que o homem tinha, semelhante aDeus desapareceu. E daí a tragédia que seabateu na Humanidade. O Homem tornou-se escravo do pecado. Deus disse para Adão:maldita é a terra por causa. de ti! Com dorcomerás dela, todos os dias da tua vida atéque tornes à terra, porquanto dela fosteformado, és pó e em pó te tornarás.Aparentemente, parece que o inimigotriunfou sobre a obra prima de Deus, oHomem! Mas não.Deus é invencível e ama o Homem de talmaneira que Ele próprio se fez Homem paraviver neste mundo, uma vida perfeita semnunca pecar, apesar de ser tentado em tudo.Por fim entregou-se voluntariamente ámorte levando sobre si todos os nossospecados e dar-nos a vida nova.Ele é a pedra principal do edifício que é a suaIgreja.Fazem parte dessa igreja todos aqueles quearrependidos dos seus pecados, vão a Jesuspedir-lhe perdão e O aceitam como único esuficiente Salvador. Ele não só perdoa mastransmite nos a sua própria vida através doEspírito Santo, tornando-nos verdadeiroscristãos como fez com os seus apóstolos.Isto é que é o verdadeiro Evangelho.Isto é o verdadeiro Cristianismo.Nenhuma das mil e uma religiões podemsalvar, mas só o Senhor Jesus Cristo.Bem-aventurado aquele que o recebe comoSenhor e Salvador da sua vida.

Havendo Deus antigamente falado muitas vezes ede muitas maneiras aos pais, pelos profetas, a nós,falou-nos, nestes últimos dias pelo. a quemconstituiu herdeiro de tudo e por quem feztambém, o mundo, o qual, sendo o resplendor dasua glória,, e a expressa imagem da sua pessoa, esustentando todas as coisas, pela palavra do seupoder, havendo feito, por si mesmo, a purificaçãodos nossos pecados, assentou-se à dextra damajestade nas alturas»

REFLEXÃO | 11

O drama da HumanidadePor Eduardo Costa

finançasfinançasfinançasfinanças

OFE

RTA

Com o envio deste cupão (ou fotocópia), receberá gratuitamente o que assinalar:�

Um Evangelho de S.João (da Bíblia);

Um Curso Bíblico por Correspondência;

UmaVisita Nossa (território nacional).

Poderá também fazer este pedido via e-mail para:

Remeta para Refrigério,Rua do Penedo,24,4405-589Valadares.

[email protected]

Nome:____________________________________________________________________________________

Endereço:_________________________________________________________________________________

C.Postal:______ -_____________ Idade_____ Tel.:________________. E-mail: __________________________

Page 12: Olhai, vigiai, e orai, porque não sabeisquandochegaráotempo.refrigerio.ciip.pt › wp-content › uploads › 2016 › 06 › refrigerio125.pdf · Sl.119:105). 4 nossos e o valor

Re

frig

ério

125

|Janeiro

-F

evere

iro

2009

Lar de Idosos «Vida Nova»Pardilhó

Ministério c/ Igrejas LocaisSérgio F. Martinez

O que acontece todos os dias?São desenvolvidas diversas actividadesque permite aos idosos, aproveitar estafase etária de uma forma diferentedaquela que se tomou estereótipotédio de não fazer nada a não ser esperarpelo dia da partida). Os idosos não maisficam frente a uma televisão de manhã ànoite ou a dormir todo o dia... Eles têmocupações que requer responsabilidadepor parte deles. Tem sessões dcginástica, jogos físicos e jogos de mesa...cantam.... Têm sessões de pintara,moldagem, elaboram tapetes porencomenda, almofadas, paninhos emcroché, bijutarias e muito mais...F a v o r e c e m o s ointercâmbio com outrasInstituições além dosconvívios que visa oreencontro de gerações.Em parceria com outrosLares e Centros de Dia,levamos a cabo festas deconvívio e consoante aestação e o objectivodefinido, são elaboradost r a b a l h o s q u eposter ior mente vãodesfilar. Dão passeios porpraias e jardins, fazempiqueniques, lanchammuitas vezes fora do lar,fazem caminhadas porPardilhó... quem nãoconsegue andar vai nac a d e i r a d e r o d a s . . .ninguém fica de fora esem fazer nada.O s n o s s o s i d o s o sdispõem de uma sala dec a b e l e i r e i r o , o n d epodem arranjar o cabelo,as unhas das mãos e dospés. Dispõem ainda demomentos de repousoem que lhes pode seraplicada uma massagemmais completa, porquediariamente, a todos osidosos são aplicadasmassagens simples nocorpo, dadas com muitoc a r i n h o p e l a sfuncionárias de serviço.Durante alguns meses doano frequentam a piscinaMunicipal de Estarreja.Só não comparecem em

caso extremo de doença...Os nossos utentes recebem ummissionário, que muito carinhosamentelhes leva a palavra de Deus, a Biblia, logoao inicio de cada manhã.Entre outros projectos, estamos a tentarimplementar uma Biblioteca interna egostaríamos muito de a inaugurar no diada publicação de um livro escrito porum residente doAnimação cultural complementa e énecessária à felicidade destes sereshumanos... Faz falta amar de verdade..,faz falta sorrir e cada vez mais...Se quer ajudar esta instituiçãoevangélica contacte-nos por email outelefone:[email protected] (Berto Batata)

(o

Lar.

Amados Irmãos,Louvamos ao Senhor pelo privilégio queEle nos concede, pelo facto de estarmosjuntos ao redor do Livro de Deus,desenvolvendo e estudando em quanto aPessoa do de maneirasistemática.A minha gratidão àpor serem eles quem tiveram a iniciativade se prepararem mais e melhor nasEscrituras, como também as Igrejasrepresentadas da zona de Beira Vouga e daBairrada que com tanta paixão econstância têm comparecido cada 4ºsábado do mês, para aprendermos mais aeste respeito. Para mais informação,contacte : 96 78 78 770

A minha gratidão a cada um de vós pelovosso companheirismo e sinceraconfiança, em me permitir avançarconvosco, nesta caminhada da nossa vidaem Cristo. Servindo Juntos na Igreja donosso Senhor Jesus Cristo.

Espírito Santo

Juventude de Cacia,

David Silva

“Portanto, devemos atentar com maisdiligência para as coisas que já temos ouvido,para que em tempo algum nos desviemos delas”(Hebreus 2:1)

12 | MINISTÉRIOS

Page 13: Olhai, vigiai, e orai, porque não sabeisquandochegaráotempo.refrigerio.ciip.pt › wp-content › uploads › 2016 › 06 › refrigerio125.pdf · Sl.119:105). 4 nossos e o valor

Re

frig

ério

125

|Janeiro

-F

evere

iro

2009

Sofrer e tolerar

O que falta ?

Sabia que...

Duas palavras pequenasPara o Cristão aprenderPois sofrer e tolerarÉ difícil suportarSó com Cristo podemos vencer

Sofrer as más palavrasSofrer a incompreensãoSofrer o desprezoSofrer a humilhaçãoSofrer o afastamentoSofrer as ingratidão

É impossível isto vencerMas vem a palavra tolerarQue nos ajuda a compreenderComo podemos tudo vencerE com coragem ultrapassar.

Tolerar sete letrasudo desculpar=perdoarrar sem ressentimentoouvar em tudo dai graçasesquecer não guardar amarguraeagir com mansidãomar, com amor de Deuseconciliação

Não se ponha o sol sobre a vossa ira(Ef.4)

É isto que custa e dóiMas Cristo nos quer assimDeixa o Espírito Santo com seu poderEsta obra em ti fazer…Senhor faz este milagre em mim.

para que testemunhem com ousadia doevangelho de Cristo e tenhamverdadeiramente amor pelas almasperdidas??Porque há tanta apatia e frieza espiritualno meio da igreja?Porque é que novas igrejas são abertas,mas com crentes desavindos de outras enão com almas convertidas?Porque se dá tanto valor a organizaçõescristãs e a igreja local como projecto deDeus é secundada nas suas actividades?

As respostas podem ser encontradas nosvários motivos que vou expor:1 Falta de verdadeiro amor a Deus.

2 Imaturidade Cristã desleixo quantoaos deveres de um Filho para com seuPai e sua Família.3 Desvalorização dos princípiosdoutrinários de Deus.4 Vergonha de testemunhar do poderde Deus e comprometimento com omundo inimigo de Deus. Rom.1.165 Falta de compaixão pelas almas e faltade compreensão do que é o sofrimentono inferno.6 Ausência de tempo para a obra deDeus.7 Falta de santidade. Heb.12.148 Descrédito quanto á brevidade davinda de Cristo para arrebatar a suaigreja.9 Falta e conhecimento da vontade deDeus para o seu ministério.10 Desobediência á igreja, prepotência,soberba, independência e auto-suficiencia.

T

O

L

E

R

A

R :

Alicinia Salgueiro

O que falta hoje aos crentes em Jesus

Samuel Pereira

**

**

**

**

**

**

**

**

**

**

**

**

Quando vários irmãos na fé em Jesus sereúnem numa localidade com regularidadee aceitam o senhorio de Cristo formam umaigreja local?

A igreja, isto é os seus membros devemsubmeter-se á autoridade da Palavra de Deusporque ela perfeita?

A igreja é constituída por pessoasbaptizadas com um compromisso de servir oseu Pai: Deus?

Não há motivo nenhum para sair dumaigreja para outra, porque o compromisso decada um é amar o seu irmão? João 13.35

As excepções são a mudança de residência(proximidade doutra igreja) e o desvio daigreja da sã doutrina. Rom.16.17

Quando um membro sai da suacongregação por: insatisfação, quebra derelacionamentos, interesses pessoais oupressão alheia, deve ser disciplinado e nãodeve ser aceite noutra igreja?

A ingratidão, orgulho ou soberba sãopecados que normalmente promovemrebelião e divisão na igreja!

É ensino bíblico que os promotores derebelião, divisão ou contenda devem serdisciplinados e entregues a Satanás ICor.5.5 eI Tim.1.20?

A disciplina tem por objecto a restauraçãodo membro e não o seu afastamento!

Se um membro sob a disciplina de Deus ourebeldia contra a sua igreja local é aceitenoutra igreja, esta fica sob a disciplina doSenhor por anular a oração sacerdotal deJesus! João 17.21

O projecto maligno é de dividir a igreja deDeus usando os próprios Filhos de Deuscegando-lhe os entendimentos? II Cor.4.4?

As feridas, decepções, tristezas, lamentos edores causadas, pelo pecado da rebelião, sãofracturas abertas no edifício que Deusconstruiu! Veja o que Deus diz a estes em ICor3.17 e Gal.6.7

Sérgio Pestana- [email protected]

PÁGINA DO LEITOR | 13

Page 14: Olhai, vigiai, e orai, porque não sabeisquandochegaráotempo.refrigerio.ciip.pt › wp-content › uploads › 2016 › 06 › refrigerio125.pdf · Sl.119:105). 4 nossos e o valor

Re

frig

ério

125

|Janeiro

-F

evere

iro

2009

N a m o r o

2

At r i b u t o s d e s t erelacionamento:

NAMORAR…. Porquê??

1

2.

NAMORAR…. Quando?

1

2.

3.

NAMORAR…. Com quem?1.

NAMORAR…. Como?1 .

.

3.

4 .

5.

6.

7 .

NOTAS...

:

é u mrelacionamento entre

pessoas deque tem

como propósito oconhecimento mutuocom a finalidade deunirem suas vidas nocasamento.-Este relacionamentopressupõe afinidadeafectiva e desejo decompartilha.- É a preparação para oc u m p r i m e n t o d odesejo divino naformação da FamíliaGn2.24

Não é umabrincadeira

Consideração pelaatitude

Vontade de iniciar umanova etapa na sua vida

.Porque existe afinidade entre as 2pessoas envolvidas.

Porque queres dar cumprimento aGen.2.24

.Quando for a vontade de Deus Rom.12.2

Quando sentires maturidade paraassumir a responsabilidade e ocompromisso de iniciares uma novaetapa na tua vida.

Quando estiveres preparado paraviver em cumplicidade. Amós3.3

Com a pessoa que Deus teLuc.11.10

2. Pessoa da mesma família cristã. “ Cor.6.14-18.3. Virgem. Heb 13.4 e Dt. 22.13-214. Exemplos: Isaque e Rebeca - Gen.24Rute e Boaz

C o m t e m p o p a r a o s d o i s ,d e s e n v o l v e n d o a m i z a d e ,companheirismo e cumplicidade

2. Procurar conhecer-se mutuamente,q u a n t o à p e r s o n a l i d a d e ,temperamento, hábitos, gostos eprojectos de cada um, num constantedialogo de partilha.

Com tempo para o romantismo e aafectividade.

C o m a m o r d ev e r d a d e , s e mdesconfiança.

Honestamentesem mentiras e semsegundas intenções

Fielmente semp r o s t i t u i ç ã o . ITess.4.3-5 (Quemnão é fiel no namoro,como o pode ser nocasamento?)

C o l o c a n d o onamoro no alvo deDeus:- T e n d o b o mtestemunho- Deus deve estar nocentro desta relação.- Com tempo paraDeus orando juntos.- C o m p a r t i l h a r

juntos o trabalho na igreja.- Sem sexo. I Tim.2.22 I Cor. 6.12 e 18- Para glória de Deus. ICor. 10.31 Efésios4.30- Conserva a boa consciência I Tim.1.18-19 e Provérbios 6.16-19

Não namores para passar o tempo.Não namores para praticares asensualidade e lascíviaNão namores por ciúme.

Gálatas 6.7: Não erreis. Deus não sedeixa escarnecer. O que o homemsemear isso também ceifará.

sexodiferente

Seriedade

R e s p o n s a b i l i d a d e

Compromisso

tem

Nunca esqueças

Afectividade

Amor mutuo

Os mesmos princípios fundamentais

mostrado

14 | VIDA CRISTÃ

Por Samuel Pereira

Namorar...Porquê ?... Quando ?... Como ?...

Page 15: Olhai, vigiai, e orai, porque não sabeisquandochegaráotempo.refrigerio.ciip.pt › wp-content › uploads › 2016 › 06 › refrigerio125.pdf · Sl.119:105). 4 nossos e o valor

Re

frig

ério

125

|Janeiro

-F

evere

iro

2009

Festa das ED em Lisboa XII Congresso de Jovens

Afastar Deus

Agenda

Notícias

A Comunhão de Igrejas de Irmãos da

área sul realizou no dia dez de Janeiro

2009 a Ferta das Escolas Dominicais no

Auditório Fernando Pessoa, na

Flamenga em Lisboa.Tivemos a participação de 5 Igrejas e oauditório cheio.Abaixo publicamos algumas departicipações nesta maravilhosa Festa.

Victor Encarnação

O CNJ que ocorreu na Aguieira com apresença de 128 jovens, de 6 a 8 deDezembro 2008 teve como tema “Acordapara a vida”. Abaixo publicamosalgumas fotos alusivas:

Tenha fé, sr. Presidente, que o Senhorestá do nosso lado nessa grande batalha" disse o pastor a Lincoln quando estecomentava a presença dos EUA naguerra.Lincoln replicou: "Eu não estoupreocupado quanto a isso, pois, sei que oSenhor sempre está do lado certo.Minha ansiedade e oração é que eu e anação estejamos do lado do Senhor."Constantemente nos dirigimos a Deuspedindo que Ele esteja connosco emsituações difíceis. Pedimos sua presençaao nosso lado no dia de uma prova difícilou na cura de uma pessoa querida. Nãoimporta o tamanho do problema oudificuldade, o que importa é que nossentimos mais tranquilos quando Deusestá ao nosso lado.E o que dizer de nós em relação a Deus?Queremos que Ele vá connosco paratodos os lados? Por exemplo: Ver asvarias telenovelas da nossa TV? ou aoCinema?Deus quer estar sempre connosco. Nós éque o podemos quandoescolhemos lugares onde Ele não entra.

69.º Encontro Nacional de Anciãos eObreiros em 7 de Fevereiro de 2009,pe las 10 horas , em Cac ia , daresponsabilidade dos irmãos da áreaCentro.

Assembleia Geral da CIIP em Cacia, nodia 7 de Fevereiro 2009 ás 17 horas.

Congresso da Páscoa em Cacia no dia 12de Abril a partir das 10 horas.

Congresso Evangelistico em 1 de Maio2009 numa igreja da área Centro, daresponsabilidade da CorporaçãoEvangélica (Coimbra)

Baptismos em Perrães no dia 14 deJunho de 2009 a partir das 10 horas.

VII Encontro Nacional de Irmãos em 5de Outubro de 2009 desde as 10 horas

afastar Deus

07.Fevereiro.2009

07.Fevereiro.2009

12.Abril.2009

01.Maio.2009

14. Junho.2009

05.Outubro.2009

Corporação Evangélica

Lar Vida Nova

Teve lugar no dia 8 de Dezembro de 2008eleiçoes para os corpos directivos daCorporação Evangélica tendo sido oseleitos:Mesa da Assembleia: Presidente:Henrique Gomes e Secretario: DanielFigueiredo.Junta Administrativa: Presidente SamuelFerreira; Secretario Alberto Manaia;Tesoureiro Daniel Carvalho; VogaisMarino Marques e José Marques.Conselho Fiscal: Presidente AntónioManuel Marques; Secretario PedroGuimarães e Relator Carlso Antunes.

O Lar Vida Nova tem nova direcçãoconstituída pelos irmãos: Manuel AlbertoBatata (Presidente) Manuel Valente AbreuFreire (Vice-presidente); Armindo ValenteFreire (Tesoureiro); MªFrancelina Piedade(Secretaria); e Vogais: Marta Batata, RubenFreire eCeleste Freire. Na mesa daAssembleia o presidente é o ir. NormandoFontoura, o vice-presidente SamuelOliveira e a Secretaria - Ana RosalinaRibeiro. No Conselho de Contas opresidente é o ir. Rui Neves S. Martinho eos vogais: Joaquim Matos e José Brito.

INFORMAÇÃO | 15

Page 16: Olhai, vigiai, e orai, porque não sabeisquandochegaráotempo.refrigerio.ciip.pt › wp-content › uploads › 2016 › 06 › refrigerio125.pdf · Sl.119:105). 4 nossos e o valor

Re

frig

ério

125

|Janeiro

-F

evere

iro

2009

16 | ÚLTIMA PÁGINA

Estás preparado(a) ?