9

Página | 2downloads.octtane.com.br/manuais/wide_w1/manual_wideband_o2_meter... · Página | 8 Pode-se concluir que para obter a máxima potência do motor, é necessário deixar

Embed Size (px)

Citation preview

Page 1: Página | 2downloads.octtane.com.br/manuais/wide_w1/manual_wideband_o2_meter... · Página | 8 Pode-se concluir que para obter a máxima potência do motor, é necessário deixar
Page 2: Página | 2downloads.octtane.com.br/manuais/wide_w1/manual_wideband_o2_meter... · Página | 8 Pode-se concluir que para obter a máxima potência do motor, é necessário deixar

Página | 2

Sumário

1 – INTRODUÇÃO

2 – ESPECIFICAÇÕES

3 – DIMENSÕES

4 – TERMO DE GARANTIA

5 – INSTALAÇÃO

5.1 – Instalação da Sonda Lambda de Banda Larga

5.2 – Instalação Elétrica

5.3 – Esquema de Ligação do Chicote Elétrico

5.2 – Dicas de Instalação

6. – LEITURA EM LAMBDA

6.1 – AFR (Air/Fuel Ratio)

6.2 – Lambda [λ]

6.3 – Estequiometria Ideal

7. – CÓDIGOS DO WIDEBAND O2 METER-W1

7.1 – Códigos Informativos

7.2 – Códigos de Erro

Page 3: Página | 2downloads.octtane.com.br/manuais/wide_w1/manual_wideband_o2_meter... · Página | 8 Pode-se concluir que para obter a máxima potência do motor, é necessário deixar

Página | 3

1 – Introdução

O WIDEBAND O2 METER OCTTANE – W1 é um condicionador de sonda banda larga que serve para monitor e acertar a mistura ar/combustível de motores a combustão.

Existem dois modelos, um compatível com a sonda lambda banda larga Bosch LSU 4.2 e outro compatível com a LSU 4.9. O modelo deve ser especificado durante a compra do produto.

O WIDEBAND O2 METER OCTTANE – W1 possui controle da luz do display automático de acordo com a luz ambiente e saída analógica de 0V a 5V para dataloggers. Utiliza o processador Bosch específico para controle destas sondas com calibração automática individual.

2 – Especificações

• Controle automático de luz do display;

• Leituras em lambda mostradas no display (0,55 λ a 9,99 λ);

• Saída analógica 0,2V = 0,59 λ a 4,8V = 1,30 λ;

3 – Dimensões

Page 4: Página | 2downloads.octtane.com.br/manuais/wide_w1/manual_wideband_o2_meter... · Página | 8 Pode-se concluir que para obter a máxima potência do motor, é necessário deixar

Página | 4

4 – Termo de garantia

Garantia limitada

A Octtane assegura ao cliente uma garantia de 1 ano contada a partir da data de compra.

A garantia cobre somente os defeitos de funcionamento das peças e componentes do equipamento nas condições normais de uso de acordo com as instruções deste manual.

A garantia ficará automaticamente cancelada se os equipamentos vierem a sofrer reparos por pessoas não autorizadas (a violação do lacre implica na perda total da Garantia do Produto), receber maus tratos ou sofrer danos decorrentes de acidentes, quedas, e sobrecarga acima do especificado, ou qualquer ocorrência imprevisível, decorrentes de má utilização dos equipamentos por parte do usuário.

Este produto deve ser instalado apenas por oficinas especializadas ou pessoas capacitadas e que tenham experiência com regulagem e preparação de motores. O fabricante se exime de qualquer responsabilidade sobre danos físicos e materiais.

Este equipamento não possui certificação para utilização em aeronaves ou semelhantes, portanto é proibido o uso para este fim.

Manual versão 1.0 – Dezembro/2017.

5 – Instalação

5.1 – Instalação da Sonda Lambda de Banda Larga

O sensor lambda de banda larga LSU é usado para medir a quantidade de oxigênio e o valor λ dos gases de escape nos motores automotivos. Seu sinal de saída indica desde de λ = 0,65 (mistura rica) até λ = 9,99 (ar livre), o que permite ser usado como sensor universal para λ=1, bem como para outras gamas λ. No conector da sonda existe um resistor de calibração do sensor e é necessário para o seu funcionamento correto.

O sensor de banda larga LSU opera somente em combinação com uma Unidade de Controle Especial que o WIDEBAND O2 METER – W1 possui internamente.

Número Bosch LSU 4.2: 0 258 007 057 ou 0 258 007 351 Número Bosch LSU 4.9: 0 258 017 025

O sensor deve ser colocado no sistema de escape com sua ponta exposta ao fluxo dos gases de escapamento. Deve ficar em um ângulo entre 10 e 80 graus em relação à horizontal, ou seja, com a ponta para baixo. Isso faz com que não se acumulem gotas de vapor de água entre o corpo do sensor e a parte cerâmica do mesmo, o que pode ocasionar danos durante o uso do sensor. Não deve ser colocado verticalmente, pois recebe calor em excesso nessa posição.

É recomendado que o sensor fique a pelo menos 1 metro da saída do coletor de escape para evitar aquecimento excessivo, e ao menos 1 metro da abertura externa do escapamento para evitar leituras incorretas devido ao oxigênio externo. No entanto, isso não é obrigatório, e quando necessário, devido a sistemas de escape mais curtos, o sensor deve ficar mais próximo ao motor.

A sonda deve ficar afastada do cabeçote e de áreas onde um cilindro possa afetar mais o ar de escape do que os demais. Deve-se

Page 5: Página | 2downloads.octtane.com.br/manuais/wide_w1/manual_wideband_o2_meter... · Página | 8 Pode-se concluir que para obter a máxima potência do motor, é necessário deixar

Página | 5

evitar colocá-la próxima às juntas do coletor de escape, pois alguns tipos permitem a entrada de ar e causam erros na leitura.

Figura 1 - Inclinação recomendada.

Figura 2 - Dimensões recomendados para a porca de acoplamento no tubo de

escape.

5.2 – Instalação Elétrica

O primeiro passo para a instalação é retirar a bateria do veículo.

Faça toda a instalação do chicote principal com o equipamento desconectado.

O W1 deverá ficar na parte interna do veículo de forma a ficar protegida de líquidos e calor provenientes do motor.

A instalação de módulos de ignição e cabos de vela devem ficar longe dos fios do chicote principal.

Toda passagem de fios por furos em lataria do veículo deve ser protegida com material apropriado de forma a evitar curtos circuitos dos fios com o chassi. O local de passagem dos fios deve ser afastado de regiões de alta temperatura (maiores que 70°C) e peças móveis.

IMPORTANTE: Toda alimentação proveniente do positivo da bateria ou derivados, deve ser protegida por fusíveis

O WIDEBAND O2 METER OCTTANE – W1 tem dois conectores, um de 6 e um de 8 vias. O chicote de 6 vias é ligado ao sensor lambda através de um conector padronizado.

O conector de 8 vias é ligado à alimentação (12V) e negativo de potência e negativo de sinal.

Neste conector há ainda uma saída analógica usada para informar a um sistema de aquisição de dados (loggers) o valor de lambda lido pelo equipamento através de um sinal de 0 a 5V.

A saída analógica está configurada para valores de 0,59 λ a 1,30 λ.

Page 6: Página | 2downloads.octtane.com.br/manuais/wide_w1/manual_wideband_o2_meter... · Página | 8 Pode-se concluir que para obter a máxima potência do motor, é necessário deixar

Página | 6

5.3 – Esquema de Ligação do Chicote Elétrico

Page 7: Página | 2downloads.octtane.com.br/manuais/wide_w1/manual_wideband_o2_meter... · Página | 8 Pode-se concluir que para obter a máxima potência do motor, é necessário deixar

Página | 7

5.2 – Dicas de Instalação

Alimentação do sistema elétrico

• A alimentação do WIDEBAND O2 METER OCTTANE – W1 deve ser feita através

de um positivo pós-rele com fusível de 10A em série.

• Se for utilizado uma chave geral, ela deve ser aplicada ao positivo da bateria e

nunca ao negativo.

Negativo de potência e negativo de sinal

• O WIDEBAND O2 METER OCTTANE – W1 possui dois fios negativos, o fio preto

e o fio marrom. O fio preto é o negativo de sinal e deve ser ligado diretamente

ao negativo da bateria.

• O fio marrom é o negativo de potência e deve ser ligado ao chassi, junto ao

cabo malha que conecta o negativo da bateria ao chassi. O cabo malha que liga

a bateria ao chassi deve ser substituído se apresentar sinais de oxidação.

ATENÇÃO: Nunca os dois fios podem ser unificados em um fio só e depois levado

ao negativo

6. – Leitura em Lambda

6.1 – AFR (Air/Fuel Ratio)

A relação ar combustível AFR (Air/Fuel Ratio) é o termo de referência mais comum usado para misturas em motores de combustão interna. A relação ar-combustível é a relação entre a massa de ar e a massa de combustível na mistura combustível-ar em qualquer momento. A massa é a massa de todos os constituintes que compõem o combustível e o ar, seja combustível ou não. Por exemplo, para octano puro, a mistura estequiométrica é 14,7:1.

6.2 – Lambda [λ]

Lambda [λ] é a relação de equivalência de ar-combustível dos gases resultantes da combustão, independentemente do combustível utilizado, ou seja, é a proporção de AFR real para estequiometria para uma dada mistura. O valor λ = 1,00 corresponde à razão estequiométrica, ou seja, quando não há excesso nem de combustível nem de ar. Para valores de λ maiores que 1,00 a mistura está pobre, já para valores menores que 1,00 a mistura está rica.

6.3 – Estequiometria Ideal

O gráfico a seguir, ilustra o ponto de estequiometria ideal para a gasolina pura. Note que o valor de lambda para maior potência (Maximum Power) é λ = 0,86, e o ponto de melhor economia (Best fuel economy) λ = 1,05).

Figura 3 - Ponto de estequiometria ideal para a gasolina pura.

Page 8: Página | 2downloads.octtane.com.br/manuais/wide_w1/manual_wideband_o2_meter... · Página | 8 Pode-se concluir que para obter a máxima potência do motor, é necessário deixar

Página | 8

Pode-se concluir que para obter a máxima potência do motor, é necessário deixar a mistura levemente rica. A tabela abaixo indica valores sugeridos para o acerto do motor, porém que não podem ser garantidas para todos os casos.

Tipo de Motor Combustível Lambda Máxima Potência

Turbo (Alta Pressão)

Gasolina 0,80 a 0,82

Álcool 0,74 a 0,80

Metanol 0,68 a 0,78

Turbo (Baixa Pressão)

Gasolina 0,82 a 0,88

Álcool 0,80 a 0,85

Metanol 0,76 a 0,82

Aspirado

Gasolina 0,86 a 0,90

Álcool 0,84 a 0,86

Metanol 0,80 a 0,84

Para economia, recomenda-se um lambda em torno de 1,00 em situações de baixa e média carga do motor, nunca em carga máxima, sob risco de o motor ser danificado por mistura pobre.

Quando ocorre algum erro de saída de leitura, a saída analógica fica travada em 0,00V. Assim, pode-se saber se há algum erro no equipamento. Para calibrar esta saída em um equipamento externo, basta fornecer o primeiro e o último ponto da tabela acima.

7. – Códigos do WIDEBAND O2 METER-W1

O WIDEBAND O2 METER OCTTANE – W1 possui informações e códigos de erro, listados a seguir.

7.1 – Códigos Informativos

Código Descrição

LO LO – Este código aparece na tela do equipamento toda a vez que o valor de lambda estiver abaixo do valor mínimo do equipamento, que é de 0,55 λ, significa que a mistura ar/combustível está muito “rica”.

HI HI – Este código aparece na tela do equipamento toda a vez que o valor de lambda estiver acima do valor máximo do equipamento, que é de 9,99 λ, significa que a mistura ar/combustível está muito “pobre”.

HEA HEA – Este código passa na tela quando o sensor LSU está sendo aquecido pelo equipamento. O aquecimento pode levar até 60 segundos.

Page 9: Página | 2downloads.octtane.com.br/manuais/wide_w1/manual_wideband_o2_meter... · Página | 8 Pode-se concluir que para obter a máxima potência do motor, é necessário deixar

Página | 9

7.2 – Códigos de Erro

Código Descrição Procedimento

E01 E01: Erro 01 – Unidade controladora da sonda com problema.

É necessário o envio do equipamento para a Octtane para ser reparado.

E02 E02: Erro 02 – Sonda desconectada ou com problema.

Verifique o chicote elétrico, as conexões e se a sonda está conectada. Teste substituindo-a também.

E03 E03: Erro 03 – Curto com a massa no aquecedor da sonda ou aquecedor da sonda danificado.

Verifique o chicote elétrico e as conexões ou substitua a sonda.

E04 E04: Erro 04 – Curto com o positivo no aquecedor da sonda ou aquecedor da sonda danificado. Falta de terra de potência.

Verifique o chicote da sonda, o terra de potência ou substitua a sonda.

E05 E05: Erro 05 – Curto com a massa nos cabos de sinal.

Verifique o chicote elétrico e as conexões ou substitua a sonda.

E06 E06: Erro 06 – Curto com o positivo nos cabos de sinal.

Verifique o chicote elétrico e as conexões ou substitua a sonda.

E07 E07: Erro 07 – Tensão de alimentação abaixo de 10V

Verifique o positivo e o negativo do módulo e o sistema de carregamento de bateria ou bateria.