3
Pantanal

Pantanal

Embed Size (px)

DESCRIPTION

Ficha de trabalho

Citation preview

Page 1: Pantanal

Pantanal

Page 2: Pantanal

SucuriEunectes notaeusA sucuri é considerada a segunda maior cobra do mundo e pode chegar a aproximadamente 10 m de comprimento. Esta cobra ataca mamíferos de pequeno e médio porte e os mata por constrição.

TuiuiúJabiru mycteriaTambém conhecida como jaburu, é considerada a ave símbolo do Pantanal. Sua alimentação é basicamente composta por peixes, moluscos, répteis, insetos e até pequenos mamíferos.

Tamanduá-bandeiraMyrmecophaga tridactylaEste mamífero pode ser encontrado no Pantanal e em outras áreas das Américas do Sul e Central. Pode atingir 40 kg de peso e um comprimento de 1,80 m, incluindo a cauda. Alimenta-se de formigas e cupins.

Jacaré-do-pantanalCaimam crocodilus yacareEste réptil é bastante comum no Pantanal. Um indivíduo adulto mede entre dois e três metros de comprimento. Sua dieta é constituídapor peixes, moluscos e crustáceos.

ColhereiroAjaia ajajaEsta curiosa ave é caracterizadapela plumagem de colorido vivo epelo formato de seu bico, que dá origem a seu nome. Sua dietainclui pequenos peixes, crustáceos,insetos e moluscos.

Cervo-do-pantanalBlastocerus dichotomusÉ o maior cervo da América do Sul.Vive nas regiões pantanosas e aolongo das bordas das florestas doBrasil, do Uruguai, do Paraguai e das Guianas. Alimenta-se da vegetação pantaneira e prefere os brotos.

PantanalO Pantanal corresponde à maior área úmida continental do Planeta, com

aproximadamente 210 mil km2, 140 mil km2 deles situados em território brasileiro, nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Destaca-se pela riqueza da fauna, composta de cerca de 263 espécies de peixes, 122 espécies de mamíferos, 93 espécies de répteis, 1.132 espécies de borboletas e 656 espécies de

aves. As chuvas fortes são comuns nesse bioma. Os terrenos, quase sempre planos, são alagados periodicamente. Durante a cheia, a água cobre a região pantaneira e forma um verdadeiro mar de água doce, onde milhares de peixes

se reproduzem. Quando o período da vazante começa, uma grande quantidade de peixes fica retida em lagoas, servindo de alimento para jacarés, ariranhas e outros animais.Maior planície de inundação do Planeta.

Representação no território nacional: 1,8%.Estados em que está presente: Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Características: Vegetação predominantemente aberta.Solos: Arenosos e pobres.

ParatudoTabebuia aureaO nome popular “paratudo” deve-se ao fato de que ospantaneiros do Brasil mascam a casca como remédiopara diversos problemas de saúde. Pode ocorrer naCaatinga, no Cerrado, na Amazônia e, principalmente, no Pantanal.

CarandáCopernicia australisÉ uma palmeira muito comum na região do Pantanal.Pode atingir até 20 m de altura. Suas folhasapresentam forma de leque e suas flores formaminflorescência de cor amarela.

SalvíniaSalvinia auriculataTambém conhecida como orelha-de-onça,é uma planta aquática flutuante. Pode ser usada comoplanta ornamental, em jardins aquáticos e aquários.

Palmeira-acuriScheelea phalerataEsta palmeira, também conhecida como bacuri, está amplamente distribuída no Mato Grosso do Sul e no Mato Grosso. A polpa do fruto é comestível e apresenta cor que varia do amarelo ao laranja, pela presença de pigmentos.

Fauna

Flora

Amazonas

Roraima

Amapá

Pará

Acre

Rondônia

Mato Grosso

Mato Grossodo sul

Goiás

Tocantins

Minas Gerais

São Paulo

Paraná

Santa Catarina

Rio Grande do Sul

Rio de Janeiro

Espírito Santo

Bahia

Maranhão

Piauí

Ceará

Rio Grande do Norte

Paraíba

Pernambuco

Alagoas

Sergipe

Page 3: Pantanal

Cerv

o-co

lher

eiro

Colhereiro

Jacaré-do- -pantanal

Sucuri

Tand

uca

Tuiuiú

Cara

nd

áPa

lmei

ra-a

curi Paratu

do

Salvínia

Esta cartela é parte integrante do Kit de Biomas do JornalEco – Pantanal