12

papel do C.E.I.J. ao longo da históriaismeniadejesus.org.br/resources/boletim/Ceij_70_anos_193.pdf · espiritual e moral, baseada no Espiritismo, e como posto de socorro e atendimento

  • Upload
    hadang

  • View
    215

  • Download
    0

Embed Size (px)

Citation preview

Page 1: papel do C.E.I.J. ao longo da históriaismeniadejesus.org.br/resources/boletim/Ceij_70_anos_193.pdf · espiritual e moral, baseada no Espiritismo, e como posto de socorro e atendimento
Page 2: papel do C.E.I.J. ao longo da históriaismeniadejesus.org.br/resources/boletim/Ceij_70_anos_193.pdf · espiritual e moral, baseada no Espiritismo, e como posto de socorro e atendimento

Diretoria Executiva - SantosPresidente

Camilo LourençoVice-Presidente

Dalessandro Bence de Sant’naRodrigues

AdministradorCelso Fernandes Lourenço

Diretor PatrimonialFernando Cláudio Soane

1° TesoureiroAdrei Antonio Degásperi

2° TesoureiroIsmael Leal Leite

SecretáriaMaria Dalva Santos Melo

Conselho FiscalDelmar Augusto Alves Carneiro

Ivo Sellera PadrenossoNivio Felicissimo Soares

Conselho de AdministraçãoAdrei Antonio Degásperi

Alexandre Nunes BarreiraAndrea Aparecida Iozzi J. Verni

Camilo LourençoCeleste Fernandes L. Rodrigues

Celso Fernandes LourençoDalessandro B. Sant’na Rodrigues

Domeiver Elias Santiago VerniFernando Claúdio SoaneHorilene Silva Lourenço

Ismael Leal LeiteJosé Carlos Ferreira

Maria Dalva Santos MeloMaria Aparecida de Jesus Lopes

Priscila Silva LourençoReny Bravo Ruas

Rosana CruzSilvio Ricardo Rodrigues

Diretoria - Ribeirão PiresPresidente: Tércio Silva Paulo

Vice-Presidente: Pedro G. MartinsSecretária: Iara de O. Bispo

1° Tesoureiro: Esmael dos Santos2° Tesoureiro: Lúcio Corazza

02

O Centro Espírita “Ismênia de Jesus” (Casa dos Pobres), fundada em1° de janeiro de 1937, têm como objetivos prioritários, a difusão da DoutrinaEspírita e o amparo ao próximo.

Hoje com 70 anos de atividade, se consagra como escola de formaçãoespiritual e moral, baseada no Espiritismo, e como posto de socorro e atendimentofraternal a todos os que o procuram com o propósito de obter orientação,esclarecimento, ajuda ou consolação. Em seus trabalhos diários, podemosencontrar diversos tipos de atividades que vão desde o apoio às crianças, seuspais e aos necessitados do pão material, moral e espiritual.

É núcleo de estudo, de fraternidade, de oração e de trabalho, com base noEvangelho de Jesus, à luz da Doutrina Espírita, é a Casa dos Pobres “de Jesus”,onde as crianças, os jovens, os adolescentes e os idosos têm a oportunidade deconviver, estudar e trabalhar, dentro dos princípios espíritas. É a oficina de trabalhoque proporciona aos seus freqüentadores oportunidade de exercitar o aprimora-mento íntimo, pela vivência do Evangelho em suas atividades.

Segue a recomendação de Jesus: “Amai-vos uns aos outros”, por isso, érecanto de paz construtiva, propiciando a união de seus freqüentadores.

Com o pensamento em edificar o futuro com o Cristo de Deus, têm comoprioridade o auxílio à criança, pois se desejamos solucionar os problemas domundo, de maneira definitiva, éindispensável ajudar a criança.

Não apenas oassistencialismo, nem tão-somenteo estudo ou pesquisa, mas oconjunto dessas atividades, deforma equilibrada, perfaz o objetivomaior do C.E.I.J., pautando pelasdiretrizes da codificação,absorvendo também os ensinostrazidos pelas obras subsidiárias epela união dos espíritas unificandoo Movimento Espírita, numa de-monstração da dinâmica progressi-va da Doutrina, aliada à renovaçãodas mentes em bases seguras.

Este é o C.E.I.J., que foialicerçado pela nossa querida irmãMaria Máximo, sua fundadora, quecom muita luta e enfrentandograndes dificuldades, conseguiuconstruir esta obra maravilhosa.

O papel do C.E.I.J. ao longo da história

INFORMATIVO MENSAL - ANO 17 - N° 193 - EDIÇÃO ESPECIAL 70 ANOSDISTRIBUIÇÃO GRATUITA - SANTOS, JANEIRO DE 2007

BOLETIM INFORMATIVOC.E.I.J.

Órgão Informativo doCentro Espírita “Ismênia de Jesus”

CASA DOS POBRESRua Campos Melo, 312

Santos - S.P. CEP. 11.015-012Tel. (13) 3233-3095Fax (13) 3235-5218

e-mail: [email protected]ável pelo Informativo:

Silvio Ricardo Rodriguese-mail: [email protected]

Produção Gráfica:Demar Gráfica Editora Ltda

Tel. (13) 3222-2656Periodicidade: Especial 70 anos

Tiragem: 2.500 exemplares

17 Anos

Nascer, viver, morrer , renascer ainda e progredir continuamente, esta é a lei.Nascer, viver, morrer , renascer ainda e progredir continuamente, esta é a lei.Nascer, viver, morrer , renascer ainda e progredir continuamente, esta é a lei.Nascer, viver, morrer , renascer ainda e progredir continuamente, esta é a lei.Nascer, viver, morrer , renascer ainda e progredir continuamente, esta é a lei.Allan Kardec

Page 3: papel do C.E.I.J. ao longo da históriaismeniadejesus.org.br/resources/boletim/Ceij_70_anos_193.pdf · espiritual e moral, baseada no Espiritismo, e como posto de socorro e atendimento

Ismênia de Jesus Azevedo, casada com Aurélio AugustoMesquita de Azevedo, trás à luz no dia 14/12/1884, em

Portugal em localidade de Rio Dades o espírito reencarnanteque recebeu o nome de Maria da Piedade. Dessa data epassando pela infância, juventude, seu casamento comMiguel Máximo, nada se conhece.

Resultado desse enlace, cria-se o casal Maria eMiguel Máximo, como seriam conhecidos até os dias dehoje.

Profissionalmente viviam das glórias da ribalta sobos aplausos entusiasmados do grande público amante da artecênica.

Constituindo o Duo Max, re-presentaram pelos palcos da Europa,criando celebridade e forjando umafama que os traria ao Brasil, onde, semque o soubessem o destino lhes reser-vava uma tarefa totalmente diferente.

Após anos de representação eaplausos, o buscado pagamento dosque se dedicam a tão difícil tarefa, amediunidade, essa ferramenta de tra-balho e ressarcimento de dívidas, paracom as leis eternas de Deus, eclodeem Maria Máximo determinando mu-danças de rumos.

As cortinas descem, se fecham.As luzes da ribalta apagaram-se. Ospalcos ficaram vazios do Duo Max,tão festejado, o público não o podemais aplaudir.

Entretanto, novo palco e novoscenários, para um interminável público de angustiados e so-fredores surgia desa- fiando sua capacidade espiritual.

Maria Máximo não teve muita dificuldade em seadaptar à arte da caridade, pois inteligente e generosa a to-dos acolhia e confortava espalhando esperança e alegria,reconfortando e estimulando a fé. Sua extraordinária luci-dez doutrinária aliava a bondade da criatura evangelizada ea energia empreendedora própria daqueles que têm tarefainportante a cumprir no plano da carne.

Médium clarividente, auditiva, psicógrafa, de desdo-bramento, de transfiguração, psicofonica e de excepcionalcapacidade curadora, atendia diuturnamente as pessoas quea procuravam vindas de toda a parte. Expositora inspirada,era ouvida por grande assistência em absoluto silêncio. Pes-soas das camadas sociais mais simples até as de grande cul-tura e elevada posição social e financeira, buscavam-na se-quiosos de esclarecimento e consolo. Não se limitou ape-nas à parte doutrinária e mediúnica, mas como boasamaritana, sentia o grande drama da infância abandonada,dos famintos e desamparados.

Em janeiro de 1937, fundava o Centro Espírita03

Maria Máximo

Um pouco de sua história.....

“Ismênia de Jesus”, localizado na Rua Pereira Barreto, n°34, no bairro do Gonzaga, na cidade de Santos.

Aproximadamente um ano após, muda-se a sede paraa Av. Conselheiro Nébias, n° 490. Mas já em dezembro de1939, ampliam-se as condições de materializar o ideal desede própria, pois juntamente com seus companheiros deentão, inaugura sede própria na Rua Campos Melo, n° 312servida por um salão para 600 pessoas e um berçário queacolhia mais de 20 crianças abandonadas.

O Centro Espírita “Ismênia de Jesus”, passa a tersua sede própria com o apropriado nome de “Casa dos Po-bres”, até os dias de hoje marcado no cimento em sua fa-

chada.Isto para muitos era algo gran-

dioso e bastava, mas, para Maria Má-ximo era o início da caminhada. Osprimeiros passos tinham sido dados,mas, seu espírito empreendedor e suasolidariedade ao sofrimento desejavamais, em 1941 inaugurava ampla co-zinha e refeitório (225 m²) que pas-sam a distribuir alimento a mais de150 pessoas diariamente. Essa inici-ativa persiste até os dias de hoje, seminterrupção de um só dia desde 24/08/1941.

Três anos após, o dia 7 de se-tembro de 1944, a inesgotável forçaempreendedora de Maria Máximo,estabelece novo marco. Um prédio detrês andares (1.200 m² de construção)é inaugurado para dar assistência àsmães solteiras “às irmãs afastadas da

sociedade” conforme conceituação da época - criaturasmarcadas por uma época de preconceitos.

A preocupação com os sofrimentos alheios produziaem seu espírito a vontade do trabalho, animando-a a tudoque propiciasse um completo atendimento às crianças. Ainstrução escolar não foi esquecida, em 10/04/1947 é inau-gurada a Escola Espiritualista “Ordem e Progresso”, es-cola de ensino primário, novo prédio de três andares (maisde 1.300 m² de construção) no mesmo terreno, com frentepara a Av. Conselheiro Nébias, n° 425.

Animada por grande fé em Deus e idealismo cristão,Maria Máximo realizava mas, sofria os desgastes do corpofísico, natural e inexorável. Isto aliado à falta que produziao companheiro de jornada, Miguel Máximo, desencarnadoem 24 de agosto de 1940.

Essa perda lhe havia produzido marcas ao sofrimen-to, pois, o companheirismo era bastante acentuado entre am-bos, trabalhavam juntos profissionalmente durante anos e,assim prosseguiram na Casa Espírita de “Ismênia de Je-sus”.

Page 4: papel do C.E.I.J. ao longo da históriaismeniadejesus.org.br/resources/boletim/Ceij_70_anos_193.pdf · espiritual e moral, baseada no Espiritismo, e como posto de socorro e atendimento

04

Voltando a memória no tempo,cabe ressaltar dois aspectos que lheengrandecem os feitos e dão medidamais exata das dificuldades vividas:Todas essas realizações, concretiza-ram-se no período da Grande Guerraentre 1939 e 1945, em plena crise na-cional e internacional. Sua condiçãode mulher é o aspecto que tambémressalta, pois a sociedade como umtodo, tinha o domínio, mais acentua-do pelos homens, sufocando o traba-lho da mulher, restringindo-o às ati-vidades domésticas.

Agregado a esses aspectos an-teriores, cumprindo a tríade básica dedificuldades, o que todo o seu traba-lho, inclusive o mediúnico, desperta-va na sociedade, gerando aincompreensão, ataque e toda a sortede barreiras comuns aos missionári-os, os executores de tarefasedificantes em nome de Deus.

Porém não a pensemos só, semajuda, sem companheiros leais e de-nodados. Achegado a ela pelo sofri-mento em família, o processo obses-sivo desenvolvido numa filha está ogrande doador que possibilitou tais re-alizações materiais, em sua maior par-te, o Cel. Arlindo Ribeiro de Andrade.Portador de grandes recursos materi-ais, o irmão Arlindo convocado pelasua bondade e motivado pelos exem-

plos, é valioso auxiliar nastarefas, posto que a maio-ria da totalidade de seusbens patrimoniais foi ob-jeto de sua doação.

Um trabalho de talenvergadura, atendendoàs finalidades descritaspor certo obedecia planossuperiores, e, Maria Má-ximo, recebia orientaçõesde seu guia espiritual, Pai

Aurélio, nada menos que seu genitor,Aurélio Augusto de Azevedo.

Esse ex-médico português afir-mava à filha dileta do coração que o“Banco da Misericórdia Divina não adeixaria sem recursos para a obra e queapareceriam de forma inesperada” ins-tando-a sempre a prosseguir confian-te e segura.

Os trabalhos nas áreasassistencial e espiritualnão davam trégua, nemdescanso a Maria Máxi-mo que se dedicava decorpo e alma, sem deixar-se abater espiritualmente,renovando suas forças nasnecessidades alheias, es-quecida sempre de si mes-ma. Todavia, o corpo físi-co cedia ao desgaste, le-vando muitos companhei-ros de luta a intercederpara que repousasse para a recupera-ção da energia orgânica. Em carta da-tada de 19/01/1946, o irmão Mauríciode Jesus Mariano, então 1° Secretá-rio da Diretoria Executiva, escrevia aFrancisco Cândido Xavier em PedroLeopoldo estas palavras: “Nossa irmãMaria Máximo está muitoenfraquecida em sua matéria, rogai aJesus para que a fortifique, e muitoparticularmente vos peço, lhe

aconselheis bastante re-pouso, que é o que elamais necessita e a únicacoisa em que se torna re-belde, apesar das muitasrecomendações de PaiAurélio”. No mesmo anoem carta do dia 26, elamesma, Maria Máximoem carta ao Chico Xavier,com quem mantinha cor-

respondência e visitas pessoais, diz:“Quero pedir-te um grande favor que,por certo não me negarás. Pai Auréliopede-me repouso, Dr. Carneiro, pede-me repouso, mas as mensagens que re-cebo são sempre estímulo ao trabalhoe, como sabes, sou filha carnal de PaiAurélio, pedia-te orientação dada porEmmanuel, para sossego de meu espí-rito, pois não sei se estou obedecendoou desobedecendo.”

Compreende-se que ela sofria,no seu dinamismo cristão, pelas im-possibilidades impostas pela doença.Lutava no seu idealismo, contra o des-caso, realizando tanto quanto pudes-se, até além de suas forças, para aten-der a tudo e a todos.

Essa é Maria Máximo, umaoperária da Caridade nesta cidade deSantos, a terra da Caridade e da Li-berdade, realizando com denodo

desmensurado em trabalho árduo.O agravamento progressivo e

acentuado de seu estado de saúde le-vou os irmãos de ideal, seus compa-nheiros no trabalho, a levá-la a repou-so na Granja “Fé, Esperança e Cari-dade” (doada por volta do ano de1947), onde ficava a colônia de fériaspara as crianças internadas em Santos.Procuraram obrigá-la ao repouso, afas-tando-a do palco das lutas maisacerbas, conseguindo em parte seus in-tuitos. Embora distante 60 Km de San-tos, Maria Máximo participava jun-tamente com os guias espirituais, dostrabalhos de desobsessão realizados noCentro Espírita, onde se manifestavaatravés de médium, orientando e in-centivando os companheiros que con-tinuavam mantendo atividade normal.Essa forma de participação levou apro-ximadamente dois anos, quando emtarde ensolarada, no seu exílio for-

Fachada do Centro Espírita “Ismênia de Jesus” em 1939

Fachada do Centro Espírita “Ismênia de Jesus” em 1944

M. Máximo proferindo palestra para grande assistência

Page 5: papel do C.E.I.J. ao longo da históriaismeniadejesus.org.br/resources/boletim/Ceij_70_anos_193.pdf · espiritual e moral, baseada no Espiritismo, e como posto de socorro e atendimento

123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123

Lar Escola “Ismênia deJesus” para crianças ca-rentes, aos 10/08/1949,particular deficiênciacoronária fez parar seu co-ração. O coração que, nopalco do sentimento, figu-rativo, vibrou a plenoamor numa dedicação semlimites.

Vale lembrar aindaque enquanto alguns pou-

cos irmãos presentes na hora da mu-

Departamento Maria Martins de Andrade

A Creche “Ismênia de Jesus” atende em período integral (07:00 às 17:00 h.) cerca de 320 crianças, do Berçário à Pré-Escola e reforço para os escolares, inteiramente gratuitos, oferecendo às crianças quatro refeições diárias.

Este setor conta com a dedicação de psicóloga, pedagoga, professores e auxiliares de educação, remuneradas e tambémconta com a participação de voluntárias, que proporcionam às crianças, orientação didática, recreação, higiene, alimentaçãoe todos os cuidados necessários ao seu desenvolvimento; recebendoainda Orientação Evangélica adequada a cada faixa etária.

As crianças de 7 e 8 anos, freqüentam a Escola Espiritualista“Ordem e Progresso” no período da manhã e a tarde, continuam nacreche com outras atividades.

Também são realizadas junto às crianças, atividades de lazercomo passeios à praia, Aquário, Zoológico de São Paulo, Shows,Teatro, Dança, Jogos e aulas de Artes.

Em todos os finais de ano, é realizada a tradicional “Festa deNatal”, onde se aborda o verdadeiro significado do Natal, as criançasenfeitam as salas com trabalhos artísticos feitos pelas mesmas eprofessoras. Depois de servido lanche, são distribuídas sacolinhas,montadas por colaboradores da comunidade, contendo brinquedos,roupas e calçados.

dança tudo faziam na tentativa de rea-nimar o corpo, em menos de duas ho-ras ouviram através de médium pre-sente, sua manifestação primeira apóso desencarne, dizendo que, sua “cartade alforria tinha chegado” e despede-se confortando e encorajando os com-panheiros a continuarem nas tarefas.

Essa existência terrena pelo vi-gor de ideal, desprendimento e traba-lho, continuou a produzir frutos.O Departamento de Assistência Socialé dividido em:

05

çado no local onde hoje funciona o

Objetivo

OfereceGratuitamente de segunda à sexta-feira:

-> Quatro refeições: café da manhã, almoço, lanche e janta.-> Banho e escovação diária.

-> Atividades pedagógicas e recreativas.-> Acompanhamento odontológico.

-> Acompanhamento de peso e altura.-> Projetos permanentes: Brinquedoteca, Nutrição, Movimento, Artes, Entrevista de Ajuda, Terapia Comu-

nitária, Capacitação Mensal de Funcionários.-> Bolsas de estudo na Escola Espiritualista “Ordem e Progresso” também mantida pela Instituição ga-

rantindo o direito de estudo e a permanência em período integral.

MissãoEdificar o futuro, com base

no Evangelho de Jesus,auxiliando a criança na

formação de bons hábitos ena formação de sua perso-

nalidade e caráter.

Projeto Família SaudávelProjeto Família Saudável

Tem como objetivo desenvolver aFormação Sócio Familiar através de

orientações sobre saúde, cursos eplanejamento que promovam amanutenção da renda no lar.

Acolher, cuidar e educarrespeitando a criança em

seu contexto sócio-culturalpromovendo sua saúde

física e mental.

Grande assistência em palestra proferida por Maria Máximo

Crianças da Creche “Ismênia de Jesus”, durante à refeição

Page 6: papel do C.E.I.J. ao longo da históriaismeniadejesus.org.br/resources/boletim/Ceij_70_anos_193.pdf · espiritual e moral, baseada no Espiritismo, e como posto de socorro e atendimento
Page 7: papel do C.E.I.J. ao longo da históriaismeniadejesus.org.br/resources/boletim/Ceij_70_anos_193.pdf · espiritual e moral, baseada no Espiritismo, e como posto de socorro e atendimento
Page 8: papel do C.E.I.J. ao longo da históriaismeniadejesus.org.br/resources/boletim/Ceij_70_anos_193.pdf · espiritual e moral, baseada no Espiritismo, e como posto de socorro e atendimento

Como todos nós sabemos, uma das maiores dificuldades que enfrentamoshoje em dia, é a falta de moradia, tentando amenizar esta dificuldade o

C.E.I.J. mantém um Núcleo Residencial composto de 10 casas independentesde 1 e 2 dormitórios, mais 13 dependências menores, num total de 23 famílias

de baixa renda com ocu-pação gratuita temporária.

08

Abrigo Miguel Máximo

Escola Espiritualista

“Ordem e Progresso”

A Escola Espiritualista “Ordem e Progresso” foi fundada em10 de abril de 1947, pela nossa querida irmã Maria Máximo,

idealizadora de projetos maravilhosos, dentre os quais: a assistênciaà família, à criança, aos famintos e aos carentes do pão material eespiritual.

A E. E. “Ordem e Progresso” iniciou suas atividades com ointuito de trazer para as crianças internas da Instituição o Ensino Primário. Hoje com 59 anos de existência, oferece acomunidade em geral o Ensino Fundamental e Médio. Já formou até o ano de 2006 a 23ª Turma do Ensino Fundamental ea 6ª Turma do Ensino Médio.

Inspirada nos princípios cristãos tem como objetivo prioritário o resgate e incorporação de valores, orientando osalunos para uma constante busca de realizações, fazendo-os crescer num ambiente de verdade, justiça e de amor.Através de situações que possibilitam ao educando a sua auto-realização, a E. E. “Ordem e Progresso” proporciona-lhescondição para uma aprendizagem baseada na realidade,atendendo sua aptidões, desen-volvendo suas habilidades, fazendosentir-se participante na construção de uma sociedade melhor.

Busca por finalidade, formar sujeitos da história, promovendo a formação integral do educando, assegurando-lhe umensino que desenvolva as potencialidades e os capacite para o exercício da cidadania buscando uma sociedade mais humana,fraterna e solidária.

A E. E. “Ordem e Progresso” possui na Grade ComponentesCurriculares da Base Nacional Comum e na Parte Diversificada osseguintes componentes: Informática, Inglês, Espanhol, Desenho,Filosofia e Psicologia.

Desenvolve os Projetos: Vivendo Valores na Escola, ProjetoO.P. Solidário, Projeto Ensinar, Projeto Alimentação Saudável eProjeto Culinária.

Outras atividades são desenvolvidas durante o ano letivo:Passeios Culturais e de Lazer; Feira Cultural e de Ciências; ExposiçãoArtistas do O.P.; Exposição do Folclore Brasileiro; Homenagem ao“Dia dos Avós”, “Dia das Mães”, “Dia dos Pais”, “Dia das Crian-ças” e “Dia dos Professores”; Campeonato de Futsal Interclasses;Festa Junina e Festa de Encerramento do Ano Letivo.

Possui hoje mais de 400 alunos matriculados, conta com Biblioteca, Laboratório de Ciências, Física, Química eBiologia, Sala de Multimídia, Laboratório de Informática eQuadra Poliesportiva.

Venha conhecer nosso acervo delivros usados.

Av. Conselheiro Nébias, 397

Livros, Revistas,Discos, CD’s,

Enciclopédias, etc.

123456789012345678901234567890121234567890123456789012345123456789012345678901234567890121234567890123456789012345123456789012345678901234567890121234567890123456789012345123456789012345678901234567890121234567890123456789012345123456789012345678901234567890121234567890123456789012345123456789012345678901234567890121234567890123456789012345123456789012345678901234567890121234567890123456789012345123456789012345678901234567890121234567890123456789012345123456789012345678901234567890121234567890123456789012345123456789012345678901234567890121234567890123456789012345123456789012345678901234567890121234567890123456789012345123456789012345678901234567890121234567890123456789012345123456789012345678901234567890121234567890123456789012345123456789012345678901234567890121234567890123456789012345123456789012345678901234567890121234567890123456789012345123456789012345678901234567890121234567890123456789012345123456789012345678901234567890121234567890123456789012345123456789012345678901234567890121234567890123456789012345123456789012345678901234567890121234567890123456789012345123456789012345678901234567890121234567890123456789012345123456789012345678901234567890121234567890123456789012345123456789012345678901234567890121234567890123456789012345

Embora ninguém possa voltar atrás efazer um novo começo, qualquer um podecomeçar agora e fazer um novo fim.

Chico Xavier

Quadra Poliesportiva da E. E. “Ordem e Progresso”

Fachada da Escola Espiritualista “Ordem e Progresso”

Atividades com as gestantes

Page 9: papel do C.E.I.J. ao longo da históriaismeniadejesus.org.br/resources/boletim/Ceij_70_anos_193.pdf · espiritual e moral, baseada no Espiritismo, e como posto de socorro e atendimento

Prato de Sopa

Grestantes / Assistência / Farmácia /

Higiene Bucal / Corte e Costura

Este Departamento funciona às quintas-feiras, das 13:00 às 16:00 h., o qual édirigido por uma equipe de voluntárias, que orientam as assistidas na con-

fecção de enxovais, e ministram a Evangelização com objetivo de valorização davida. Este curso semanal tem a participação de médicos e enfermeiras convida-das, que ministram aulas de: saúde, higiene, cuidados com o bebê, importânciado pré-natal e amamentação.

As mães assistidas por este Departamento recebem o enxoval completo,vale transporte, ajudaalimentar, roupas,utensílios domésticos,

O C.E.I.J ainda mantém o fornecimento diário de alimentação, atividade que iniciou-se em 24 de agostode 1941, e quepersiste até os dias de hoje sem interrupção, em uma ampla cozinha e refeitório com 225 m², é fornecido o Prato de

Sopa que ameniza a fome dos necessitados. O horário de funcionamento é das 12:00 às 14:00 h.A complexidade de problemas trazidos pelos irmãos nessa condição social requer inúmeros outros recursos, tais

como: orientações diversas, documentação pessoal, roupas e calçados, passagens municipais e intermunicipais entre outras.A média de pessoas que se utilizam deste serviço é de 150

pessoas por dia.Ainda é fornecido aos assistidos a Assistência Espiritual, com

Evangelização que tem o objetivo de os reintegrarem na sociedade eainda a Assistência material, onde os assistidos encontram instalaçõessanitárias, podem tomar banho, cortar o cabelo e barba.

Este Departamento também conta com a participação decolaboradores voluntários, os quais fazem um trabalho humanitárioe espiritual de grande valor para esta comunidade.

Com uma atuação importante para a comunidade em geral o Dispensário Maria Máximo tem como meta de atendimento, as-

sessorado por uma Comissão de Obreiras, prestar assistência a todosque venham a Instituição pedir auxílio material. Os casos mais veri-ficados são de gravidez desamparada e doenças incapacitantes. A ava-liação é feita para determinar o tempo necessário de atendimento e osrecursos que se fizerem necessários, acompanhando o aproveitamen-to dos recursos pelo assistido.

O Dispensário Maria Máximo fornece gêneros alimentícios,roupas, enxovais de bebê, remédios, calçados, cobertores móveis, etc.

Dispensário Maria Máximo

123456789012345678901234567890121234567890123456789012345123456789012345678901234567890121234567890123456789012345123456789012345678901234567890121234567890123456789012345123456789012345678901234567890121234567890123456789012345123456789012345678901234567890121234567890123456789012345123456789012345678901234567890121234567890123456789012345123456789012345678901234567890121234567890123456789012345123456789012345678901234567890121234567890123456789012345123456789012345678901234567890121234567890123456789012345123456789012345678901234567890121234567890123456789012345123456789012345678901234567890121234567890123456789012345123456789012345678901234567890121234567890123456789012345123456789012345678901234567890121234567890123456789012345123456789012345678901234567890121234567890123456789012345123456789012345678901234567890121234567890123456789012345123456789012345678901234567890121234567890123456789012345123456789012345678901234567890121234567890123456789012345123456789012345678901234567890121234567890123456789012345123456789012345678901234567890121234567890123456789012345123456789012345678901234567890121234567890123456789012345123456789012345678901234567890121234567890123456789012345123456789012345678901234567890121234567890123456789012345

Um pensamento apresentado hoje com omínimo de palavras, em muitas ocasiões,pode nos favorecer com o máximo de au-xílio no trabalho de amanhã.

Emmanuel - Chico Xavier

Refeitório do C.E.I.J. onde é servido o Prato de Sopa

Evangelho para os assistidos do Prato de Sopa

09Crianças da Creche “Ismênia de Jesus” em sala de aula

Av. Conselheiro Nébias, 397Refrigerantes

Venha saborear umdelicioso

lanche conosco!Chocolate

DocesBolos

SalgadosBalasSucos

Café

Page 10: papel do C.E.I.J. ao longo da históriaismeniadejesus.org.br/resources/boletim/Ceij_70_anos_193.pdf · espiritual e moral, baseada no Espiritismo, e como posto de socorro e atendimento

123456789012345678901234567890121234567890123456789012345123456789012345678901234567890121234567890123456789012345123456789012345678901234567890121234567890123456789012345123456789012345678901234567890121234567890123456789012345123456789012345678901234567890121234567890123456789012345123456789012345678901234567890121234567890123456789012345123456789012345678901234567890121234567890123456789012345123456789012345678901234567890121234567890123456789012345123456789012345678901234567890121234567890123456789012345123456789012345678901234567890121234567890123456789012345123456789012345678901234567890121234567890123456789012345123456789012345678901234567890121234567890123456789012345123456789012345678901234567890121234567890123456789012345123456789012345678901234567890121234567890123456789012345123456789012345678901234567890121234567890123456789012345123456789012345678901234567890121234567890123456789012345123456789012345678901234567890121234567890123456789012345123456789012345678901234567890121234567890123456789012345123456789012345678901234567890121234567890123456789012345123456789012345678901234567890121234567890123456789012345123456789012345678901234567890121234567890123456789012345

A realização de Evangelização Infanto-juvenil é realizada aosdomingos das 10:00 às 13:00 h; e aos sábados às 16:00 h; onde

os jovens recebem orientação e educação sob a luz da DoutrinaEspírita. O Departamento Sócio Cultural realiza reuniões mensaiscom monitores da Evangelização Infanto-Juvenil para programa-ção e avaliação das aulas. Também promove encontros parareciclagem dos Evangelizadores e promove reuniões de pais, ondesão avaliados diversos temas.

Participa também dos encontros realizados pela USE, comoencontro de Evangelizadores, Curso para Evangelizadoresprincipiantes, encontros de monitores, etc.

O Departamento de Doutrina Espírita promove encontro deestudos, que visa o aperfeiçoamento espiritual dos médiuns.Participa e colabora na realização da Semana Espírita, da Mostrade Arte Espírita - Maria Máximo, entre outras atividades quedivulgue a Doutrina Espírita.

10

Departamento Sócio-Cultural

Departamento de Promoções

O Departamento de Promoções têm o objetivo de angariar fundos através depromoções, tais como: Noite de Pizza; Noite de Massas; Bazar de miudezas; venda de roupas usadas e seminovas;

móveis usados e restaurados; aluguel de Salão de Festas; aluguel de Quadra Poliesportiva; aluguel de imóveis; quadroassociativo e doações.

Se nos situarmos no ângulo da verdade edo amor, enxergaremos as pessoas, nãoconforme os nossos pontos de vista, e simna forma qm que o Senhor as vê.

Emmanuel - Chico Xavier

remédios e cesta de básica.As crianças matriculadas na Creche “Ismênia de Jesus” e na

Escola Espiritualista “Ordem e Progresso”, têm atendimento diáriode segunda à sexta-feira, feito por uma enfermeira cedida pelaPrefeitura Municipal de Santos. A qual também atende solicitaçõesde remédios por pessoas carentes, com receita médica em nossafarmácia que funciona diariamente de segunda à sexta-feira das 07:00às 12:00 h.

Ao longo do ano letivo as crianças matriculadas na Creche“Ismênia de Jesus” e na Escola Espiritualista “Ordem e Progresso”,participam do Programa Higiene Bucal, atendimento este feito poruma equipe odontológica da Policlínica Municipal.

Um grupo de voluntárias confecciona roupas para as crianças da creche, aniversariantes de cada mês; e algumaspeças para o bazar.

Padaria do C.E.I.J. onde são preparados pães e bolos

Recanto da Paz “Maria Máximo”

Brinquedoteca da Creche “Ismênia de Jesus”

Funcionando a plenovapor, o Projeto Pão Nossofabrica todos os dias diver-sas variedades e deliciosospães doces e salgados, bo-los, etc. Atendendo assim a

necessidade nos lanches servi-dos às crianças da Creche Ismênia de Je-sus, no Almoço do Pobres e funcionários.

Page 11: papel do C.E.I.J. ao longo da históriaismeniadejesus.org.br/resources/boletim/Ceij_70_anos_193.pdf · espiritual e moral, baseada no Espiritismo, e como posto de socorro e atendimento

Na cidade de Ribeirão Pires, o C.E.I.J. mantém sua Sub-Sede (Cen-tro e Creche), onde a Diretoria e irmãos desta cidade, exercem

trabalhos de idêntica finalidade.

CrecheO Lar Escola “Ismênia de Jesus” com serviço educacional, recreati-vo e espiritual, atende crianças de 1 a 5 anos. Esse atendimento intei-ramente gratuito, é realizado em parceria com a Prefeitura Municipalde Ribeirão Pires através de convênio.

Atendimento EscolarAs crianças na faixa etária de 7 a 10 anos e 11 meses, recebem acom-panhamento escolar, lazer, recreação, alimentação, assistência médica e odontológica.

Higiene Bucal / Atendimento Médico /Assistência à Famílias CarentesTodas as crianças recebem atendimento por uma equipe odontológica do SUS ePrefeitura Municipal onde uma voluntária oferece tratamento dentário às criançase funcionários do Lar Escola “Ismênia de Jesus”. As crianças também recebematendimento médico pediatrico através de uma médica voluntária.São realizadas durante todo o ano diversas campanhas aqui destacadas:Campanha Inverno Quente, onde são distribuidos agasalhos e alimentos às famí-lias carentes de recursos materiais e a Campanha Natal Feliz, onde há entrega debrinquedos e alimentos.

PromoçõesA realização de promoções durante todo o ano tambémé de fundamental importância para a arrecadação de re-cursos para a Sub-Sede de Ribeirão Pires.São realizadas Promoções Beneficente (Chás), apresen-tação teatral, bazar beneficente, mensalidade de sócios,doações da comunidade, locação de mesas e cadeiraspara eventos, etc.

Fundada em 25 de maio de 1948, a MEIJ iniciou suas atividadescom mais de 40 jovens cheios de entusiasmo. A M.E.I.J., como é

conhecida, sempre teve bom número de jovens estudiosos e interes-sados em participar da vida do Centro e do Movimento Espírita daBaixada Santista e do Estado de São Paulo, com participações ex-pressivas em Comelesp, campanhas, teatros, corais e diversas ativi-dades onde os jovens têm participação ativa e onde é necessária sua

presença, e entre este grande contingente de jovens que por ela passaram, vários deles vieram a participar do ConselhoDeliberativo e da Diretoria Executiva do C.E.I.J. e atualmente conta com diretores que nunca se afastaram da vida daInstituição.

O Departamento de Mocidade além das reuniões de estudo aos sábados, está presente em todos os eventos promocionais,realizados pelo C.E.I.J.; além dos eventos promovidos pelo Movimento Espírita em nossa região.

Mocidade Espírita

“Ismênia de Jesus”

Sub-Sede em Ribeirão Pires

Av. Conselheiro Nébias, 395 e 397

Venha conhecer o nossoacervo de móveis.

Você encontrará de tudo, namedida do seu gosto e

condições do seu bolso.

Bazar do C.E.I.J.Móveis Usados e Restaurados

Crianças da Creche “Ismênia de Jesus”

Cozinha do C.E.I.J. onde são preparadas as refeições

11

123456789012345678901234567890121234567890123456789012345123456789012345678901234567890121234567890123456789012345123456789012345678901234567890121234567890123456789012345123456789012345678901234567890121234567890123456789012345123456789012345678901234567890121234567890123456789012345123456789012345678901234567890121234567890123456789012345123456789012345678901234567890121234567890123456789012345123456789012345678901234567890121234567890123456789012345123456789012345678901234567890121234567890123456789012345123456789012345678901234567890121234567890123456789012345123456789012345678901234567890121234567890123456789012345123456789012345678901234567890121234567890123456789012345123456789012345678901234567890121234567890123456789012345123456789012345678901234567890121234567890123456789012345123456789012345678901234567890121234567890123456789012345123456789012345678901234567890121234567890123456789012345123456789012345678901234567890121234567890123456789012345123456789012345678901234567890121234567890123456789012345123456789012345678901234567890121234567890123456789012345123456789012345678901234567890121234567890123456789012345123456789012345678901234567890121234567890123456789012345123456789012345678901234567890121234567890123456789012345

Todas as formas de beneficência se reves-tem de grandeza singular, no entanto,aquela em que o amor se te exterioriza serásempre a mais alta.

Emmanuel - Chico Xavier

Page 12: papel do C.E.I.J. ao longo da históriaismeniadejesus.org.br/resources/boletim/Ceij_70_anos_193.pdf · espiritual e moral, baseada no Espiritismo, e como posto de socorro e atendimento

C.E.I.J. - Centro Espírita "Ismênia de Jesus"CASA DOS POBRES # Fundado em 01/01/1937

Sede Santos - R. Campos Melo, 312 - Tel. (13) 3233-3095 / 3232-4499 / Fax 3235-5218E-mail : [email protected] / [email protected] / [email protected]

Sub-sede Ribeirão Pires - R. Cap. José Galo, 1074 e 1514 - Tel. (11) 4828-1146 ou 4828-3103E-mail (sub-sede): [email protected]

Mensagem recebida por Francisco Cândido Xavier e provinda doEspírito Protetor “MARIA MARTINS DE ANDRADE”,

no dia 12 de novembro de 1944.

Ela escreveu esta mensagem, recomendando e dedicandoa todos os companheiros da Obra Cristã.

Irmãos, muito amados:Que as Bênçãos de Jesus nos felicitem, no trabalho do seu Evangelho de Redenção. Edificado o templo das graças

divinas, cumpre-nos distribuir a divina luz.Quantos obstáculos vencidos nos caminhos ásperos, quantas nuvens de cor transformadas em chuvas torrenciais de

misericórdia e alegria?Convidou-nos o Mestre a exemplificar-LHE as lições sublimes.Entre as pedras ingratas do mundo e embora os espinhos da ignorância humana, Jesus ainda vem ao encontro de

todos os sofredores e necessitados, iluminando trevas, consolando amarguras, enxugando lágrimas, vestindo a nudez,espalhando esperanças e renovando consciências.

É o Senhor, meus amigos, quem nos convoca ao serviço de sua infinita bondade. Suas mãos generosas auxiliaram-nos na edificação deste novo templo de concórdia e luz espiritual. Seu braço forte dissipou a incerteza dos primeiros dias,guiou-nos o esforço sincero, trouxe-nos cooperação e alento, deu-nos segurança de fé e orientou-nos o ideal. E a sua casade amor está erguida, como celeiro farto de bênçãos.

Somos seus mordomos e servos, cooperadores e devedores... Que não fazer, portanto, pelo Amigo Eterno e Fiel?Enquanto na esfera das lutas terrestres sobram discussões e dissensões, levantam-se bandeiras de ódio, erguem-se

muralhas de sectarismo e desabam tempestades do desespero, unir-nos-emos na mesma realização sagrada, exemplificandoa fraternidade santa, arvorando o estandarte luminoso da paz, criando o novo entendimento entre os homens e restaurandoas fontes do Infinito Bem.

Nosso templo de caridade cristã será a luz viva para os caminhos da eternidade, consolação aos aflitos, socorroaos desesperados da sorte, pão dos famintos, água viva aos sedentos da alma, lar dos órfãos, teto amigo dos enjeitados,asilo dos pobres sem rumo, estrela da esperança aos que vagueiam na noite da descrença, fortaleza aos fracos, abrigo aosdesamparados, hospital aos doentes, animo aos tristes, roteiro aos transviados, salvação dos náufragos, bálsamo aosinfelizes, amparo aos sofredores e oficina ativa para todos os servidores fiéis.

Grandes são as dádivas recebidas! Muito grandes, porém, são as nossas responsabilidades perante o DoadorUniversal.

Façamos, pois, meus amigos, o nosso novo compromisso, diante do Senhor. Alienemo-nos no ministério do amorcristão, entregando ao Mestre, os nossos votos de renúncia, trabalho e sacrifício. Em Cristo, a renúncia ilumina, o trabalhoredime e o sacrifício eleva.

A semeadura generosa permanece em nossas mãos. Plantemos a humildade e o bem, para que as luzes celestiaisresplandeçam na Terra, através das lâmpadas de nossos corações.

Vigiemos contra os vermes da sombra e contra as serpentes da discórdia! Nossas almas iniciam agora um novociclo na suprema edificação para Deus.

Amemo-nos, profundamente, distribuindo a felicidade com os nossos semelhantes! Aprendamos com Jesus,estendendo-LHE as lições divinas no campo da humanidade.

Chama-nos o Mestre ao serviço santificante do amor e da iluminação. Bem-Aventurados os corações que souberemresponder ao chamamento sublime!

Transformemos nossos desejos numa só aspiração, consagremo-nos ao, Senhor, executando-LHE a vontade justa emisericordiosa.

Estamos convosco, de alma genuflexa, com as lágrimas de nosso júbilo e reconhecimento, endereçadas ao PaiSupremo.

Agradeçamos a Deus, trabalhando e amando, perdoando o mal e estimulando o bem, servindo a todos e elevando-nos constantemente.

Enquanto as nossas portas se abrem ao próximo, cheias de luz cristã, abramos nossos corações para Jesus.Hospedemos o Mestre, dentro de nossas almas, convertamo-nos ao Seu Evangelho de renovação e, unidos com Ele, sejamosinstrumentos fiéis de sua divina vontade para sempre.

MARIA MARTINS DE ANDRADE