8
Caldas Novas - GO, quarta-feira, 30 de novembro de 2011. R$ 1,00 Ano 17 | Edição: 3045 17 anos www.jornalcnn.com.br Fone: 64 3453-3275 Esporte / Página 7 Caldas Novas tem Campeão de Vôlei de Areia Manhã Tarde Noite 30ºC 20ºC Sol com muitas nuvens durante o dia. Períodos de nublado, com chuva a qualquer hora. CALDAS NOVAS - GOIÁS Caldas Novas PARALISAÇÃO NA EDUCAÇÃO Nova manifestação em Caldas Novas pelo pagamento do piso nacional para os professores Municipais Cidades / Página 4 Fonte: climatempo "Minha Primeira Empresa" Audiência Pública em Caldas Novas A proposta será encaminhada à Assembleia Legislativa por meio de projeto de lei e prevê parceria entre a Secretaria de Indústria e Comércio e a Associação dos Jovens Empresários (AJE). O intuito é o de capacitar jovens a conquistarem empregos, saírem da informalidade e usufruírem das políticas públicas de fomento, financiamento e desoneração tributária. Página / Política 3 Restaurante Popular foi a proposta elaborada por acadêmicos do IV e V período do curso de direito da Unicaldas. Cidades / Página 4 Funcionários da MANSERV estão em greve Goiás é o maior produtor de gado confinado do Brasil Catalão Campo Funcionários da empresa MANSERV, que presta serviços à Vale Fértil em Catalão, estão em greve. Eles estão parados deste às 07h 20m, de terça- feira (28). O movimento ganhou adeptos e cresce a cada instante. Cidades / Página 4 Campo / Página 7

paralisação na Educação

Embed Size (px)

DESCRIPTION

Nova manifestação em Caldas Novas pelo pagamento do piso nacional para os professores Municipais

Citation preview

Page 1: paralisação na Educação

Caldas Novas - GO, quarta-feira, 30 de novembro de 2011. R$ 1,00 Ano 17 | Edição: 3045

17anos

www.jornalcnn.com.br

Fone: 64 3453-3275

Esporte / Página 7

Caldas Novas tem Campeão de Vôlei de Areia

Manhã Tarde Noite

30ºC20ºC

Sol com muitas nuvens durante o dia. Períodos de nublado, com chuva a qualquer hora.

CAld

As N

OvAs

- GO

iás

Caldas Novas

paralisação na EducaçãoNova manifestação em Caldas Novas pelo pagamento do piso nacional para os professores Municipais

Cidades / Página 4

Font

e: c

limat

empo

"Minha Primeira Empresa"Audiência Pública em Caldas Novas

A proposta será encaminhada à Assembleia Legislativa por meio de projeto de lei e prevê parceria entre a Secretaria de Indústria e Comércio e a Associação dos Jovens Empresários (AJE). O intuito é o de capacitar jovens a conquistarem empregos, saírem da informalidade e usufruírem das políticas públicas de fomento, financiamento e desoneração tributária.

Página / Política 3

Restaurante Popular foi a proposta elaborada por acadêmicos do IV e V período do curso de direito da Unicaldas.

Cidades / Página 4

Funcionários da MANSERV estão em greve

Goiás é o maior produtor de gado confinado do Brasil

Catalão

Campo

Funcionários da empresa MANSERV, que presta serviços à Vale Fértil em Catalão, estão em greve. Eles estão parados deste às 07h 20m, de terça-feira (28). O movimento ganhou adeptos e cresce a cada instante.

Cidades / Página 4

Campo / Página 7

Page 2: paralisação na Educação

2 | CNNotícias Caldas Novas - GO, quarta-feira, 30 de novembro de 2011.

8Páginas

ZumZumZum 02

Política 03

Cidades 04

CNN Morrinhos 05

Campo 06

Esportes 07

Entretenimento 08

ExPEdiENtE

Contatos:Redação, Administração, Serviços de Arte Final e Gráfica.Av. E, Qd. OSR, lt. 14-A (GO-139)Estância Itanhangá II - Caldas Novas - GOCEP: 74690-000Fone: 64 3453-3275 | 3454-4048e-mail: [email protected]

Circulação:Água Limpa, Anhanguera, Bela Vista, Caldas Novas, Catalão, Corumbaíba, Cristianópolis, Cumari, Goiandira, Goiânia, Ipameri, Marzagão, Morrinhos, Nova Aurora, Piracanjuba, Pires do Rio, Pontalina, Professor Jamil, Rio Quente e Trindade

Diretor Geral: José Antônio Mangini AGI1877 - DRT1522-JP

Jornalista: Dr. Zanderlan CamposAGI - 599 DRT GO - 00156-JPDepartamento Jurídico: OAB-GO5373 - Drª. Mônica F. Fontoura, OAB-GO 21089 - Dr. Renato Ribeiro Magalhães, OAB-GO13832 - Dr. Walter de Almeida, OAB-GO22746

MATÉRIAS, EDITAIS, ANÚNCIOS

OU ALTERAÇÃO EM ANÚNCIOS,

DEVEM SER ENTREGUES

NA REDAÇÃO DO JORNAL

CNNotícias ATÉ AS 16 HORAS

www.jornalcnn.com.br

[email protected]

Os artigos, informes e matérias assinadas não expressam opinião do jornal, sendo estes de responsabilidade de seus respectivos autores

ZunZunZum

O triplo abraço de hoje vai para os meninos da Farmácia Vital em Caldas Novas, Dyow, Anderson e Tiago, sempre com o melhor atendimento. Prefeito da cidade de Caldas Novas Ney Viturino

Abraços do dia

Ameaças

Jogo

Mobilização

Flash

Indicados

Disputa no Partido

Escotismo nas escolas

Sem Terras

Bombeiros

Compras públicas

Segundo os servidores públicos da educação o chefe do executivo tenta de todas as formas intimidarem os educadores fazendo ameaças para que não aconteça a paralisação da classe.

Comenta-se entre os educadores que a ex-secretária de educa-ção está fazendo um jogo com o chefe do executivo e que a saída dela da pasta foi uma suposta estratégia, no entanto dizem que o retorno da ex-secretária estaria previsto para o mês de janeiro de 2012. Vamos aguardar.

Chefe do executivo não atende a classe de educadores do município de Caldas Novas e a terceira paralisação acontecerá nesta quarta-feira, caso nenhuma nego-ciação venha acontecer por parte do poder público municipal, com isso a greve será mantida e toda a rede pública municipal de educação ficará para-lisada mais uma vez, até que se atenda a reivin-dicação referente ao piso salarial nacional que é de direito dos professores.

Apesar de relatar em notas anterio-res, volto mais uma vez a dizer: parece que temos a obrigação de nos preocupar também em ficar olhando até para o alto quando paramos em esquinas onde existem os tais pardais no trânsito em Caldas Novas, pois os mesmos estão desregulados e disparando “flash” a todo momento, principalmente aquele localizado na esquina do Café do Pon-to. SMT, chega de tanto despreparo e vamos agir!

Segundo alguns membros evangélicos, os pré-candidatos representantes da clas-se que estão sendo anunciados e pedidos pe-los líderes das igrejas, são: Geraldo Pimenta, Dr. Earli e Sirlande de Paula.

Circula pela cidade a informação de que Otaviano da Cruz será um dos pré-candidatos a prefeito em Caldas No-vas, no entanto abre-se a curiosidade em saber como fica-rá a situação do Deputado Estadual Evandro Magal, pois ambos se dizem pré-candidatos pelo partido. E aí?

Pensando em promover a cidadania de jovens estudan-tes a deputada Sônia Chaves (PSDB) está elaborando pro-jeto de lei que prevê a criação do Programa Escotismo nas Escolas Públicas. O objetivo é implantar e divulgar o Es-cotismo, movimento que reúne cerca de 16 milhões de inte-grantes em todo mundo.

A deputada lembra que o Movimento Escoteiro prepara o jovem no início da maturidade para que ele possa continua-mente cumprir os seus deveres com a pátria, com a sociedade e com a religião. “Além da divulgação e prática do Escotismo, é primordialmente, retirar a criança das ruas, oferecendo lazer e os ensinamentos sadios do Movimento Escoteiro”, defende.

O Ministério Público Fe-deral em Goiás (MPF/GO), pelo procurador Regional dos Direitos do Cidadão Ailton Benedito, recebeu na manhã desta segunda--feira (28) um grupo de cer-ca de 100 pessoas ligadas ao Movimento dos Trabalha-dores Sem-Terra (MST). A manifestação começou por volta das nove horas em frente a sede da Procurado-ria da República em Goiás, no Park Lozandes, em Goi-ânia. Os Manifestantes es-tavam pedindo o esclare-cimento sobre a informação de que o MPF havia reco-mendado ao Incra a sus-pensão dos processos para aquisição de terras para a reforma agrária e a distri-buição de cestas básicas e lonas plásticas aos acam-pados. O procurador Ailton esclareceu que o MPF reco-mendou ao Incra a suspen-são da distribuição de ces-tas básicas e de lonas, dos procedimentos administra-tivos para aquisição de pro-priedade rurais, mas não os processos judiciais.

Desde maio deste ano, o prefeito de Morrinhos, Cleumar Gomes, iniciou conversação com o Coman-do do Corpo de Bombeiros e pessoalmente com o Go-vernador Marconi Perillo, para a transformação do Sexto Pelotão, sediado em Morrinhos, em Companhia Independente, o que daria maior efetivo, mais viatu-ras, equipamentos e melhor estrutura a corporação, em Morrinhos. Na semana pas-sada o prefeito se reuniu outra vez com o governa-dor para tratar do assunto. O Corpo de Bombeiros de Morrinhos comemorou 2 anos de existência ontem.

A política pública es-tabelecida pelo Governo de Goiás para garantir tratamento diferenciado às microempresas e em-presas de pequeno por-te nas contratações de bens, prestação de servi-ços e execução de obras da administração públi-ca será discutida ama-nhã, na Oficina Tratamen-to Diferenciado para as Micro e Pequenas Empre-sas nas Compras Públicas. O evento será realizado a partir das 8 horas, no au-ditório Jaime Câmara, no 9° andar do Palácio Pedro Ludovico Teixeira.

O objetivo é orientar os superintendentes de Gestão, Planejamen-to e Finanças, Gerentes de Licitações e Direto-res Administrativos e Financeiros que atuam na área de compras go-vernamentais, sobre a aplicação do Decreto nº 7.466, de 18 de outubro de 2011.

Page 3: paralisação na Educação

CNNotícias | 3Caldas Novas - GO, quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Política

Marconi apresenta programa “Minha Primeira Empresa”

O g o v e r n a d o r Marconi Perillo apresentou, na

manhã de ontem, em solenidade no Palácio das Esmeraldas, o pro-grama Minha Primeira Empresa. A proposta será encaminhada à As-sembleia Legislativa por meio de projeto de lei e prevê parceria entre a Secretaria de Indústria e Comércio e a Associa-ção dos Jovens Empre-sários (AJE). O intuito é o de capacitar jovens a conquistarem empre-gos, saírem da informa-lidade e usufruírem das políticas públicas de fo-mento, financiamento e desoneração tributária.

Marconi lembrou que o projeto surgiu em meio a uma reunião re-alizada com a AJE, no

ano passado, quando ele ainda era pré-candida-to ao governo do Esta-do. “Como a AJE sem-pre se preocupou com a abertura da primeira empresa do jovem em-presário e eu também sempre me preocupei com isso, e mais com o primeiro emprego, a ideia desse projeto foi justamente juntar primeira empresa com primeiro emprego, com exoneração tributária para incentivar os jo-vens a abrirem sua pri-meira empresa”, disse.

Ele falou sobre o de-safio de desburocratizar os processos para a cria-ção da primeira empre-sa. O governador pediu empenho às secretarias envolvidas nesse proje-to para que o programa

possa colaborar tam-bém com a viabilização de mais emprego. “Vai colaborar para que o jo-vem possa ter condições de iniciar a sua ativida-de comercial e empresa-rial de forma sustentá-vel, competitiva, e com apoio e incentivo fiscal e tributário do governo do Estado”, reforçou.

O secretário de In-dústria e Comércio, Ale-xandre Baldy, disse que o foco é ainda auxiliar o jovem que acaba de sair da universidade para que possa logo entrar no mercado. Goiás vai ge-rir um projeto pioneiro no Brasil. É um progra-ma voltado ao empreen-dedorismo, mas que vai colaborar na geração de emprego de maneira efi-ciente”, declarou. O governador Marconi Perillo apresentou na manha de ontem o programa Minha Primeira Empresa

Opinião

Senador Demóstenes Torres

Gasto com presos é superior a investimento em Educação

Cadeias estão ruins no Brasil inteiro. Além de superlotadas, são muito dispendiosas: gasta--se com bandidos mais do que se investe em Educação. Por ano, cada hóspede de peniten-ciária federal custa 40 mil reais e cada estudante de universida-de federal custa 15 mil reais. Os governos estaduais empregam 21 mil reais com cada preso e 2 mil e 300 reais com cada aluno do ensino médio. Essa conta é estranha porque tanto o siste-ma carcerário quanto a instru-ção regular vivem uma situa-ção calamitosa, salvo honrosas exceções. Onde sobra dinhei-ro, falta gestão. Em faculdade particular tem mensalidade de 300 reais e aqui não vamos dis-cutir o nível, porque há cursos bem e mal avaliados em todos os ramos. O certo é obrigar o preso a trabalhar para suprir suas despesas e indenizar as vítimas. Assim, talvez sobrem verbas para implantar logo o ensino em tempo integral em 100% das escolas. E Educação de qualidade é ótima maneira de prevenir o crime.

Brasileiras vítimas de violência no exterior

Quem já viu ou viveu a situ-ação sabe o sofrimento dos nos-sos conterrâneos no exterior, seja nos Estados Unidos ou na Europa. Além da discriminação e das condições desumanas de trabalho, são vítimas de vários tipos de crime. E é difícil até para denunciar. Mas, agora, as brasileiras que estão em Portu-gal, na Espanha e na Itália têm um número para o qual podem ligar quando se sentirem amea-çadas. Caso se vejam em situa-ção de risco, basta que relatem o problema e peçam ajuda, 24 ho-ras por dia, sete dias por sema-na. Antes, só podiam denunciar pessoalmente nos consulados, o que era padecer duas vezes, devido ao constrangimento. O

telefonema pode ser anônimo. Como é difícil divulgar lá fora, você pode ajudar comunican-do a quem tem familiares ou amigos nos três países. Em Por-tugal, o número é 800 800 550. Na Espanha, 900 990 055. Na Itália, 800 172 211. Repetindo: em Portugal, 800 800 550. Es-panha, 900 990 055. Itália, 800 172 211.

ONGs envolvidas em escândalos O chamado terceiro setor foi

uma boa novidade no mundo inteiro. As organizações não--governamentais atuam em di-versas áreas, com destaque na promoção social e no meio am-biente. Só que os desonestos co-meçaram a manchar o nome dos dignos. Atualmente, é difícil um escândalo nacional sem ao me-nos uma ONG envolvida. Já teve até CPI para apurar, o Se-nado aprovou um projeto regu-lamentando, mas a onda de in-vestigação parou e as encrencas continuaram. A União, depois do rosário de malfeitorias, re-solveu se mexer e promete mo-ralizar. Passou de hora, porque desviam verba de saúde, edu-cação, segurança, esporte e cur-sos profissionalizantes. Criam ONGs de fachada só para lavar dinheiro. Quem pega recurso público, ainda que honestamen-te, derruba o conceito da inicia-tiva. É o óbvio: se a organização é não-governamental, não tem nada que passar a mão em ver-ba do governo. E parabéns aos voluntários honestos do tercei-ro setor.

Lucro do FGTS para trabalhador Centrais sindicais querem,

mas o Ministério da Fazenda é contra passar para o emprega-do ao menos parte do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, o FGTS. O dinheiro é do tra-balhador e o governo o admi-nistra tão bem que ele rende 3 por cento ao ano. Um valor que

em 2011 não vai conseguir nem corrigir a inflação, prevista para 5,6 por cento. Isso a inflação ofi-cial, porque na realidade o au-mento de preços é bem maior. Em vez de o patrão pagar para o funcionário, deposita na Caixa Econômica, não tem como es-capar. Assim, sobra menos para o trabalhador comprar à vista e ele se endivida com prestações. A covardia é que juro de cartão de crédito é 300 vezes mais do que repõe o FGTS. Trezentas vezes mais! Banco é pior, mas-sacra o cliente com 11 por cento ao mês no cheque especial. Car-nê de loja é de 4%, menos que em financeira e mais por mês do que o FGTS por ano. Por isso, é melhor na mão do trabalhador do que no cofre dos agiotas.

Cresce apoio à internação obrigatória de viciados

Nas mais diversas pesqui-sas, cresce o apoio à internação compulsória. Afinal, quem está dominado pelas drogas pensa apenas em continuar se drogan-do, não tem consciência de que precisa se tratar. Então, a famí-lia deve decidir por ele. Mas a lei brasileira deixa pais, educado-res, médicos e até o Judiciário de mãos atadas. Embora ainda não tenha virado lei, a interna-ção compulsória já é aplicada por juízes em alguns Estados. E tem o apoio de quem entende do assunto, como o médico Drauzio Varella e o ministro da Saúde, Alexandre Padilha. No País in-teiro, são 1 milhão e 200 mil vi-ciados em crack, sem contar os cocainômanos. A esperança para eles, e para os amigos e parentes que sofrem junto, é a autoriza-ção da Justiça, depois de ouvir especialistas, para a família cui-dar do dependente químico em uma clínica. Questão de saúde pública e também de humanita-rismo. Só discorda da internação quem nunca viu uma cracolân-dia ou quem vive em uma.

A poprosta para o projeto apresentado é de capacitar jovens a conquistar empregos e sair da informalidade

Jardel Sebba prestigia evento no colégio Nossa Senhora Mãe de Deus

O presidente da As-sembleia Legislativa, deputado Jardel Sebba (PSDB), prestigiou no último, sábado, 26, da inauguração da revi-talização do museu do Colégio Nossa Senhora Mãe de Deus e da ga-leria das diretoras da instituição. Os eventos fazem parte das come-morações dos 90 anos da unidade.

A diretora do colé-gio, Irmã Lélia, lem-brou que a instituição vem atuando desde 1921 ininterrupta-mente. “Várias pesso-as importantes saíram daqui, professores, ad-vogados e médico como o doutor Jardel. Sem falar no doutor Jamil Sebba (pai de Jardel), que foi o médico das irmãs por vários anos.

Ele foi o maior benfei-tor do colégio e grande amigo das irmãs. Nun-ca nos esqueceremos dele”, frisou.

O deputado afirma que a história do colégio se funde com a história de Catalão. “É muito difícil você ver um co-légio permanecer com a qualidade do Nossa Se-nhora Mãe de Deus por 90 anos, principalmen-te nos últimos 20 anos com irmã Lélia na di-retoria. Esse colégio faz parte da vida dos meus pais. Minha mãe estu-dou aqui quando pe-quena, meu pai foi mé-dico aqui, e eu estudei e fui professor de técnica de enfermagem. Quero parabenizar o feito do colégio que tanto con-tribui para o desenvol-vimento da cidade.”

Jardel Sebba (PSDB), prestigiou a inauguração da revitalização do museu do Colégio Nossa Senhora Mãe de Deus

Page 4: paralisação na Educação

4 | CNNotícias Caldas Novas - GO, quarta-feira, 30 de novembro de 2011.

Cidades

Nova manifestação dos professores Municipais

Caldas Novas

Os professores da rede Municipal de ensino fazem uma nova paralisação hoje

A c o n c e nt r a ç ã o acontece hoje (30) a partir

das 7:30 da manhã, na praça Mestre Orlando. De acordo com a co-missão de professores, nenhuma proposta ou resposta foi confirma-da ou anunciada pela Prefeitura de Caldas Novas. Os funcioná-rios do ensino mos-tram a sua força e dis-posição para luta pelo pagamento do piso sa-larial nacional.

O indicativo de greve é uma pauta constante entre os professores, e deve ter conseguencias para o final do ano leti-vo. Pais e alunos estão apreensivos com a pos-sibilidade de uma greve geral, pela falta de sen-sibilidade e dialogo com o executivo local.

Audiência Pública na Câmara Municipal de Caldas Novas

Aconteceu na noite de segunda-feira (28) na Câ-mara Municipal de Caldas Novas, Audiência Pública onde foi apresentada uma proposta elaborada por acadêmicos do IV e V perí-odo do curso de direito da Unicaldas.

“Nós tínhamos vários temas e o que foi escolhido pelos acadêmicos foi Res-taurante Popular, por en-tender que ele vai atender a comunidade menos favo-recida e é uma experiência que já ocorre em outras ci-dades do nosso País, inclu-sive em Goiânia, Catalão, São Paulo, Rio de Janei-ro, Curitiba e em todas as cidades onde o resultado tem sido muito positivo de forma que tem contribuí-do pela qualidade de vida dos trabalhadores assala-riados”.

De acordo com Marlo Camargo, Acadêmico do

curso de Direito na Uni-caldas, o que está em dis-cussão é a viabilidade da implantação desse projeto em Caldas Novas. Segun-do a Coordenadora do Curso de Direito da Uni-caldas- Dra Nilce Rodri-gues Barbosa este projeto é integrante da missão dos objetivos de qualquer ins-tituição de Ensino Supe-rior e por meio deste pro-jeto nosso aluno sai da sala de aula, vai a comunidade, ora prestando serviços como vem fazendo muito bem com grande qualida-de de serviço, e também no núcleo de prática jurídica à comunidade carente de Caldas Novas

Para o Vereador e Pre-sidente da Câmara Muni-cipal, André Rocha, essa Audiência Pública é muito importante para a cida-de de Caldas Novas “Este projeto já existe em diver-

sas cidades do nosso Brasil onde as cidades que tem esse projeto oferecem a co-munidade local refeições de baixo custo.

Sobre o apoio que os ve-readores podem dar a esse projeto, o vereador André Rocha ressaltou, “A prin-cípio nós precisamos ouvir a comunidade caldasno-vense e a sua opinião em relação da implantação desse projeto. se favorável nós estaremos dando as mãos com o Legislativo de Caldas Novas em prol de

fazer com que esse proje-to possa ser uma realidade aqui na cidade”.

O Vereador Evando da Cruz também comentou a sua satisfação e parabeni-zou os alunos acadêmicos em Direito, “nós vimos com bons olhos essa Au-diência Pública, por meio dela vai surgir ideias para levantar e verificar quan-tas famílias ou quantas pessoas nós temos em Cal-das Novas hoje que depen-de as vezes de uma alimen-tação popular”.

Funcionários da MANSERV estão em greve em Catalão

Funcionários da em-presa MANSERV, que presta serviços à Vale Fértil em Catalão, es-tão em greve. Eles estão parados deste às 07h 20m, de terça-feira (28). O movimento ganhou adeptos e cresce a cada instante.

Sem acordoNa tarde de terça-fei-

ra (28), o presidente do SIMECAT, o represen-tante da FETICOM e membros da Força Sin-dical, tiveram mais uma reunião com a empresa para tentar melhorar o PLR. No entanto, não houve acordo.

Mobilização“Os trabalhadores

estão decididos a lutar por uma PLR digna, mesmo com a pressão que eles vêm sofren-do por parte da chefia da empresa”, apontou Leandro Borges, repre-sentante da FEDE-RAÇÃO DOS TRA-BALHADORES NAS INDÚSTRIAS DA CONSTRUÇÃO E DO MOBILIÁRIO.

“A MANSERV fica-rá parada, o que deve começar a afetar a pro-dução nas mineradoras nesta semana, a decisão demonstra claramente o grau de organização e unidade dos trabalha-

dores, que não se inti-midaram com algumas posturas da empresa com o objetivo de des-mobilizar o movimento de greve”, concluiu o presidente da Força Sin-dical Goiás, Rodrigão.

“Os trabalhadores estão de parabéns pela demonstração de uni-dade nesta greve, preci-samos exigir juntos um PLR digno do esforço e dedicação dos trabalha-dores da MANSERV”, disse o presidente do SI-MECAT, Carlos Albino.

Os trabalhadores tiveram a proposta da empresa através do e--mail, do Sr. Pedro Re-nout, que durante as negociações tirou férias e agora retorna com este desagravo aos trabalha-dores solicitando mais 15 dias para anunciar o fechamento do acordo.

Há 4 anos a empresa MANSERV impõe um PLR de 40% a 60% do salário base, A reivindi-cação dos trabalhadores representados pelo mo-vimento sindical é de 1.5 sobre o salário base. A empresa ofereceu 80% do salário base, caso os trabalhadores consi-gam cumprir as metas inatingíveis.

A greve continua até obter um acordo digno do PLR.

Fonte: Força Sindical Goiás.

Vejo com muita satis-fação a iniciativa do go-vernador Marconi Perillo em construir em Caldas Novas uma unidade do Credeq (Centro de Refe-rência e Excelência em dependência química), órgão de fundamental im-portância para a recupe-ração de usuários de álcool e entorpecentes. A esco-lha de Caldas Novas não podia ser mais oportuna, tendo em vista o avanço indiscriminado no uso de substâncias entorpecen-

tes no município, causan-do preocupação em toda sociedade, principalmente o crack, droga poderosa e altamente destruidora do ser humano. Isso é claro, sem contar o alto consu-mo de álcool registrado na cidade.

Entendo que a deci-são de Marconi Perillo de construir aqui um Credeq será um avanço histórico no tratamento dos depen-dentes químicos em Goiás e Caldas Novas com toda certeza será uma referên-cia na assistência ao tra-tamento dos usuários. A construção do Credeq no nosso município vai com certeza permitir que mui-tos usuários tenham uma oportunidade digna e real de se livrar definitivamen-te do vício, por meio de um tratamento adequado e capaz de mudar essa nossa

triste realidade. Pelo que pude acompanhar além de instalações modernas e amplas o Credeq irá dispor de profissionais capacita-dos para lidar com o de-licado e grave problema. Porque não basta somente internar o paciente, se faz necessário manter todo um acompanhamento com trabalho psicológico, médico e acima de tudo apoio à família. A reinte-gração à sociedade tam-bém é outro fator impor-tante no tratamento, que estará presente no Credeq.

Caldas Novas e Goiás como um todo está de pa-rabéns por contar com um governador preocupado não só com as obras físicas, que são importantes, mas também com o bem estar e saúde do ser humano, fa-zendo altos investimentos na realização de projetos e

programas que valorizam a melhoria da condição de vida da população. Isso demonstra que Marconi Perillo é um homem pú-blico de idéias modernas que não mede esforços para defender a melhoria da qualidade de vida do povo goiano. A construção do Credeq é uma atitude arrojada e corajosa de ho-mens que estão além do presente, do trivial, sem-pre pensando na frente, próprios de visionários singulares nesse mundo de meu Deus. Que bom saber que Goiás está em boas mãos, isso nos conforta e traz tranquilidade e con-fiança em continuar acre-ditando em dias melhores.

Sílio Junqueira, Bacharel em Direito e Secretário Mu-nicipal de Administração de

Caldas Novas.

Credeq uma realidade em Caldas Novas Prevenção é o melhor rémedioA ONU – Organiza-

ção das Nações Unidas- organizou na década de 1978, junto com a Orga-nização Mundial de Saú-de e Unicef, a conferên-cia internacional sobre cuidados primários da saúde . Esta conferência criou as metas do saúde para todos. No Brasil em decorrência da promul-gação da constituição de 1988, ficou estabelecida no seu Art.198, a criação do SUS- Serviço Único de Saúde, impulsionada pelo PSF- Programa de Saúde da Família. Desde a sua concepção, baseada nos resultados positivos dessa nova avaliação dos profissionais de saúde, que começaram a traba-lhar nos lares Brasileiros, sobre o olhar do modo de vida da população, entende-se os princípios básicos de higiene e sane-amento. De acordo com

o Dr. Elmo de Azevedo Ramalho – Médico Gene-ralista e Diretor Técnico do PSF Itaici II em Cal-das Novas, a aplicação de recursos na prevenção de doenças reduz o risco de uma população doente em grande escala, desde que as causas sejam com-batidas e orientadas den-tro das casas das comuni-dades que não tem acesso aos grandes hospitais. A saúde pública entende-se como o estado normal da pessoa, com o funciona-mento correto de todos os órgãos do corpo tanto físi-co como mental. Assim a pessoa terá paz, alimen-tação , recursos susten-táveis, habitação, renda, justiça social, educação . eco sistema e equidade. Esses princípios são ad-quiridos com a boa saúde. Aplicar na prevenção evi-ta o gosto amargo e caro do remédio.

Manifestação com paralisação dos professores que ocorreu semana passada na Prç. Mestre Orlando

Audiência Pública na Câmara Municipal de Caldas Novas

Manifestantes em greve fecham rodovia na cidade de Catalão

Page 5: paralisação na Educação

CNNotícias | 5Caldas Novas - GO, quarta-feira, 30 de novembro de 2011

CNN Morrinhos

Malba WackenIncorporadora e Construtora

(64) 3453-5295

COMPRAR - VENDER - ALUGAR

3453-1669(64)

Av. Orcalino Santos 219-A - Sl. 02

Shopping Center CTC - Centro

Último dia de inscriçõesAs inscrições para o Exame de Seleção do Instituto Federal Goiano (IF Goiano) - Campus Morrinhos estarão abertas só até hoje, dia 30. O Campus Morrinhos também reajusta o valor de inscrição deste certame

A s inscrições para o Exame de Se-leção do Insti-

tuto Federal Goiano (IF Goiano) - Campus Morrinhos estão abertas até hoje, 30. O Campus Morrinhos também re-ajusta o valor de ins-crição deste certame. A taxa a ser pagar por meio da Guia de Re-colhimento da União (GRU) é de 10 reais.

O Campus Morri-nhos oferecerá, a partir de 2012, cinco cursos técnicos: Alimentos, Agroindústria, Agro-pecuária, Informática e Redes de Computa-dores. As inscrições para o Exame de Sele-ção tiveram início em 21 de outubro. São 235 vagas oferecidas no Campus Morrinhos e as provas serão realizadas no dia 11 de dezembro, das 13 às 17 horas. A novidade do Exame de

Seleção 2012/1 fica por conta da oferta do cur-so Técnico em Redes de Computadores, novo na Instituição.

De acordo com o pre-sidente da Comissão, Erwing Bérgamo, os

inscritos que ainda não efetuaram o pagamento da GRU podem gerar novo boleto com a taxa de inscrição atualiza-da. Candidatos que já efetuaram pagamento com o valor anterior, de

30 reais, deverão procu-rar a Coordenação Ge-ral de Administração e Finanças da unidade e pedir reembolso.

Faça sua inscrição pelo site: www.ifgoiano.edu.br/morrinhos

Trailer Odontológico atendendo nesta semana na Capela do Currião

SMT pede atenção na Região Santa Rosa, junto ao “Córrego das Éguas”

Governo Federal beneficia Morrinhos com o programa “Mais Educação”

O Secretário Munici-pal de Saúde, Dr. Érick Canêdo informou que o Trailler Odontológico da Prefeitura de Mor-rinhos está atendendo nesta semana, na Ca-pela do Currião. Os in-teressados devem pro-curar a Marlene para fazer o agendamento e realizar sua consulta

com o odontólogo. Érick Canêdo disse

que a secretaria de saúde de Morrinhos mantém o atendimento regular em todas as regiões do meio rural, além do progra-ma “Cárie Zero” e toda rede de atendimento odontológico, em vários gabinetes, no perímetro urbano. (ASSECOM)

A Superintendência Municipal de Trânsito informa que na Região Santa Rosa, junto ao “Córrego das Éguas”, tem uma ponte de ma-deira onde o tráfego de veículos foi restrin-gido para segurança dos usuários. Nesses dias não é permitido o

tráfego de veículos pe-sados sobre a referida ponte na Região Santa Rosa, junto ao “Córre-go das Éguas”.

O local está devida-mente sinalizado in-formando exatamente isso para os conduto-res, mas, a SMT pede que as pessoas respei-

tem este alerta e não forcem a passagem de veículos pesados. A ponte na Região Santa Rosa, junto ao “Córrego das Éguas” apresentou proble-mas estruturais e por isso, não pode receber o tráfego de veículos pesados.

A secretaria de obras foi informada pela SMT e já está tomando as providências para recu-perar a ponte. Quando o tráfego de veículos pesados for novamente permitido, a SMT infor-mará a todos.

(ASSECOM)

A Secretaria Muni-cipal de Educação está informando à comu-nidade em geral e em especial, aos pais de alunos, que as Esco-las Municipais Profes-sora Mary do Carmo e Eudóxio de Figueire-do foram beneficiadas pelo programa “Mais

Educação” do Gover-no Federal. O impor-tante programa prevê educação de tempo in-tegral e será implanta-do nas referidas esco-las a partir de 2012.

A Secretária Fabia-na Toledo informou que o projeto teve início em Morrinhos,

neste ano, através das escolas Dom Bosco e Celestino Filho, com boa aceitação e bom aproveitamento por parte dos alunos. Fa-biana disse ainda que o “Mais Educação” é um programa direcio-nado às crianças ado-lescentes e jovens da

rede pública, institu-ído para coordenar as políticas sociais exis-tentes na área de edu-cação, com atividades extraclasse de educa-ção ambiental, ativi-dades de lazer, esporte e culturais.

(ASSECOM)

Folha salarial de novembro

Festa para servidores

Casamento comunitário

Expectativa

Mais Cursos

Educação - Matrículas

Aniversário Corpo de Bombeiros

Nesta quarta-feira, dia 30, a Prefeitura de Morrinhos realiza o pagamento salarial referente ao mês de novembro. Novamente o pagamento é feito dentro do mês trabalhado. (ASSECOM)

Nesta quarta-feira, dia 30, às 06 horas, have-rá o café da manhã, para celebrar o aniversário dos servidores da Secretaria Municipal de Obras e Serviços nascidos em novembro. (ASSECOM)

Nesta terça-feira, dia 06/12, a parti das 19h30, no Centro de Eventos Adilon Alves de Amorim, acontecerá o “Casamento Comunitário”, com celebração para 50 casais. Os inscritos que ainda não compareceram no Cartório de Registro Ci-vil, deverão tomar essa providência o mais rápi-do possível. (ASSECOM)

Desde maio deste ano, o prefeito Cleumar Go-mes iniciou conversação com o Comando do Cor-po de Bombeiros e pessoalmente com o Gover-nador Marconi Perillo, para a transformação do Sexto Pelotão, sediado em Morrinhos, em Com-panhia Independente, o que daria maior efetivo, mais viaturas, equipamentos e melhor estrutura a corporação, em Morrinhos. Na semana passa-da o prefeito se reuniu outra vez com o governa-dor para tratar do assunto e a expectativa é que a resposta positiva de Marconi seja anunciada na cerimônia desta terça-feira. (ASSECOM)

Curso sobre Plantas Medicinais Orgânicas será ministrado entre os dias 12 e 14 de dezem-bro, com duas turmas – pela manhã e à tarde – no CRAS do setor São Francisco de Assis. As vagas são limitadas e os interessados podem pro-curar o CRAS. (ASSECOM)

Atenção pais de alunos. A Secretaria Munici-pal de Educação informa que as matrículas para o ano letivo de 2012, para quem já estuda nas es-colas da rede municipal podem ser feitas entre os dias 28 de novembro e 02 de dezembro. Para os alunos novatos as matrículas serão feitas a partir do dia 03 de janeiro de 2012. (ASSECOM)

Nesta terça-feira, dia 29/11, o Sexto Pelotão do Corpo de Bombeiros comemora dois anos de atividades em Morrinhos. A partir das 09h00 ho-ras, na sede da corporação, será servido café da manhã e haverá um culto ecumênico para cele-brar a data. O Prefeito Cleumar Gomes salien-tou a importância de ter o Corpo de Bombeiros sediado em Morrinhos e lembrou que foram mais de 3.000 ocorrências atendidas, em dois anos. (ASSECOM)

Notas Morrinhos

Page 6: paralisação na Educação

06 | CNNotícias Caldas Novas - GO, quarta-feira, 30 de novembro de 2011.

Campo

3453-1145

CR

EC

I - F

8386

3453-5005

AV. Orcalino Santos 219 A sl. 20Shopping Center CTC - Centro

Grupo

64 3453-1561

CALDAS TERMAS CLUBE

Emater convida prefeituras a estabelecer parceriasO estabelecimento

de parcerias en-tre as prefeituras

e a Agência Goiana de Assistência Técnica, Ex-tensão Rural e Pesquisa Agropecuária foi defen-dido pelo presidente da Emater, Luiz Humberto de Oliveira Guimarães, ao receber na sede da instituição secretários municipais de Agricul-tura e os dirigentes da Secretaria da Agricultu-ra, Pecuária e Irrigação e da Agrodefesa e Ceasa. Durante a reunião, Beto Guimarães relacionou os múltiplos projetos em execução pela Emater em Goiás. Entre eles, apontou o programa de lavoura comunitária, meio ambiente, recupe-ração de reservas flores-tais, melhoramento de pastagens, uso correto do solo, 90 cursos de ca-pacitação profissional ao longo deste ano, entre vários outros. “A par-ceria com as prefeituras é fundamental”, afir-

mou. Em sua opinião, “é através dos municípios que podemos promo-ver as grandes mudan-ças de desenvolvimento dos produtores rurais”.

Atualmente, a Emater já realizou 180 conve-nios com os prefeitos. Ao assumir a Emater no começo do ano as par-cerias oficiais somavam

apenas 80. O presiden-te da Emater destacou também as ações em andamento pela área de pesquisa agropecuária da instituição.

Goiás concentra 60% de todo o gado confina-do brasileiro. Com isso, o Estado se destaca como o maior produtor por confi-namento do País com gran-de potencial de crescimen-to, considerando avanços na gestão do negócio e no manejo do animal. Cerca de 500 propriedades pro-duzem quase 1,5 milhão de cabeças, o que movimenta

R$ 1,6 bilhão frente aos R$ 2,94 bilhões do setor no País. Tendo em vista a importância do Estado para o cenário nacional, Goiânia é sede da 2º Con-ferência Internacional de Confinadores (Interconf). O Brasil é o segundo maior produtor mundial de carne em regime de confinamen-to. Em todo o País, cerca de 2 mil confinamentos em operação abatem algo em torno de 2,4 milhões

de cabeças. Esse volume de gado corresponde a 550 mil toneladas de carcaça e 6% do total de carne pro-duzida no País em 2008, de 10,3 milhões de toneladas carcaça, segundo a COM-PANHIA NACIONAL DE ABASTECIMEN-TO (CONAB). Setor gera 200 mil empregos diretos e 1,2 mil em toda a cadeia produtiva no país. Mas de acordo com o presidente da Associação Nacional dos Confinadores (Asso-con), Ricardo de Castro Merola, de 2002 até 2008, o rebanho nacional sofreu retração em 30 milhões de cabeças de gado. Há exa-tamente um ano, com a aparição da crise, afetan-do os principais mercados importadores da carne goiana, o rebanho brasilei-ro vem sofrendo redução em volume produzido. “O

rebanho do País registrou decréscimo de 30% por causa, principalmente, da queda nas exportações”, diz, afirmando que, em Goiás, não foi diferente e

que o Estado deve produ-zir, esse ano, bem menos que 1 milhão de cabeças.

Fonte: Notícias do Campo

A Comissão Técnica Nacional de Biossegu-rança (CTNBio) apro-vou em 15 de setembro a liberação para culti-vo comercial do feijão geneticamente modi-ficado chamado Em-brapa 5.1, resistente ao vírus do mosaico dourado, pior inimigo da cultura no Brasil e na América do Sul. Desenvolvido pela Empresa Brasileira de

Pesquisa Agropecuá-ria (Embrapa), o fei-jão é a primeira planta transgênica aprovada comercialmente to-talmente produzida por instituições pú-blicas de pesquisa. Foram quase 10 anos de estudos em parce-ria entre a Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia (Ce-nargen) e a Embrapa Arroz e Feijão.

Importância nacional A produção mun-

dial de feijão é de mais de 12 milhões de toneladas. O Bra-sil ocupa o segundo lugar nesse ranking e a planta é produzida principalmente por pequenos agriculto-res, com cerca de 80% da produção e da área cultivada em proprie-dades com menos de 100 hectares.

Benefícios do grão transgênico

O feijão transgênico apresentou vantagens econômicas e ambien-tais, a exemplo da di-minuição das perdas, a garantia das colheitas e a redução da aplicação de defensivos. Com a aprovação, as sementes transgênicas serão mul-tiplicadas e devem che-gar ao mercado em dois ou três anos.

Beto Guimarães: "Até o momento, a Emater já realizou 180 convênios com as prefeituras"

Goiás é o maior produtor de gado confinado do Brasil

Imagen ilustrativa

Imagen ilustrativa

Imagen ilustrativa

Liberado primeiro feijão transgênico resistente ao mosaico

Agroprocessamento do tomate no Brasil Realidade e perspectivas

Moagem de cana no Centro-Sul passa 479,35 milhões de toneladas

A produção brasilei-ra de tomate para pro-cessamento industrial, em 2010, foi estimada em 1.816.384 toneladas e rendimento médio de 85,4 t/ha, configurando um recorde histórico. A título de compara-ção, na década de 2000 a produção brasileira de tomate para proces-samento situou-se ao redor de 1,15 milhão de t/ano. Portanto, a pro-dução média desse pe-ríodo comparada com a obtida na safra de 2010 mostra um incremento significativo de produ-ção da ordem de 58%. Deve ser mencionado que a combinação de alta produção e alto ren-dimento, registrada na safra de 2010, raramente

acontece no setor. Esse crescimento de produ-ção permitiu que o Bra-sil conquistasse a 5ª po-sição entre os 10 maiores produtores mundiais de tomate para proces-samento. O destaque para obtenção desse marco histórico foi o Es-tado de Goiás com uma produção de 1.466.184 toneladas, área colhi-da de 16.382 hectares e rendimento de 89,5 t/ha. Cabe ressaltar que, há 25 anos, quando foi inaugurada a primeira planta de processamen-to de tomate no Estado de Goiás, a produção de tomate rasteiro goiana foi estimada em apenas 80 mil toneladas para uma área plantada de 1.780 hectares.

As unidades produ-toras de cana-deaçúcar da região Centro-Sul do Brasil processaram 479,35 milhões de to-neladas do início da safra 2011/2012 ao dia 15 de novembro. Se-gundo dados da União da Indústria de Cana--de-Açúcar (Unica), o número represen-ta retração de 8,80% comparado ao volume processado no mesmo período da safra ante-rior, que atingiu 525,62 milhões de toneladas.

Na primeira quin-zena do mês, o volume moído pelas usinas to-talizou 18,62 milhões de toneladas. O recuo é de 19,59% em relação à quinzena anterior,

quando foram proces-sadas 23,15 milhões de toneladas, e de 23,65% no comparativo com a primeira quinzena de novembro de 2010, que registrou 24,38 mi-lhões de toneladas de cana moída.

A produção de eta-nol anidro no acumu-lado desde o início da safra até outubro apre-sentou um crescimen-to de 12,75%, apesar do recuo de 8,80% ob-servado na moagem. A maior produção e a importação do produ-to realizada pelos pro-dutores garantem um volume suficiente para atender a demanda prevista para o merca-do doméstico.

Page 7: paralisação na Educação

CNNotícias | 7Caldas Novas - GO, quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Esportes

Caldas Novas - GO

Fone:

3454-5445 Fax:

3453-4579

HotelMORADA DO SOLCaldas Novas-GO

Av. Antônio Sanches( Próximo a Polícia Militar)

Palmeiras promete prêmio de R$ 20 mil pela vitória

O presidente Arnaldo Tirone falou diversas ve-zes que ia fazer de tudo para evitar que o Corin-thians fizesse festa em cima do Palmeiras na últi-ma rodada do Campeona-to Brasileiro. E pelo me-nos no quesito financeiro o dirigente parece estar decidido a motivar o elen-co. Ele vai oferecer aos atletas um bicho de R$ 20 mil para vencer o Timão, dez vezes mais do que a premiação por vitória – os bichos variam de R$ R$ 1 mil a R$ 2 mil.

“Estamos analisando para saber o valor exato que vamos pagar. Cada partida é uma partida e temos de reconhecer a luta desses jogadores”, disse Tirone, que não quis confirmar o valor. “O valor (R$ 20 mil) é elevado, temos de con-versar para ver se é justo para os jogadores.”

O vice-presidente de futebol Roberto Frizzo especialista em usar me-táforas, não titubeou em soltar mais uma pérola para confirmar que o bi-cho será gordo para os palmeirenses derrotarem os corintianos.

“A premiação tem de ser proporcional à dificul-dade da ação. É natural

que comprem um peru GG, daqueles que nem cabem no forno de casa e você precisa assar na pa-daria, ao invés de um P. É justo darmos uma bonifi-cação”, afirmou o dirigen-te, que foi além. “O bicho é de acordo com o tama-nho da grandeza do jogo. Em vez de coala, teremos um bicho dragão.”

Com a vaga garantida na Sul-Americana, o úni-co objetivo passou a ser tentar impedir que o gran-de rival conquiste o título. A diretoria e o Felipão evi-tam polêmicas e vão pedir para que os atletas façam o mesmo. A ordem é não provocar o rival.

Fonte: estadão

'Temos de reconhecer a luta desses (do Palmeiras) jogadores', disse o presidente Arnaldo Tirone

Rômulo está liberado para enfrentar o Flamengo no RJ

Justiça Italiana condena Mancini por estupro

O volante Rômulo foi apenas advertido em julgamento na noi-te desta segunda-feira, no STJD, e está libera-do para o clássico deci-sivo do Vasco contra o Flamengo, no domin-go, pela última rodada do Campeonato Bra-sileiro. Ele foi julgado por causa da expul-são na partida contra o Botafogo (pela 34ª rodada), em que xin-gou o árbitro Antonio Frederico de Carvalho Schneider.

Rômulo respondeu por infração ao artigo 258 do Código Brasilei-ro de Justiça Desporti-va ("assumir qualquer

conduta contrária à disciplina ou à ética desportiva não tipifica-da pelas demais regras deste Código"). Foi ad-vertido por unanimida-de de votos.

O Vasco já tem dois desfalques para o jogo do próximo domingo, às 17h, no Engenhão: Juninho Pernambu-cano e Allan, ambos suspensos pelo terceiro cartão amarelo. O time ainda briga pelo título brasileiro, e para isso precisa bater o Fla-mengo e contar com uma vitória do Palmei-ras sobre o Corinthians no Pacaembu.

Fonte: globoesporte

Em decisão da ju-íza Laura Marchion-delli, do Tribunal de Milão, na Itália, nesta segunda-feira, o meia Mancini, que está no Atlético-MG, foi condenado a dois anos e oito meses de prisão por agressão sexual e lesão corpo-ral, segundo o jornal italiano Gazzetta dello Sport.

De acordo com o periódico, Mancini foi condenado, após acu-sação de uma modelo brasileira, que teria sido abusada pelo jo-gador durante uma festa organizada por Ronaldinho Gaúcho, em dezembro de 2010.

Na época, Gaú-cho atuava no Milan e Mancini jogava na Inter. Apesar de a acusação ter sido re-tirada pela modelo, a promotoria decidiu

dar continuidade às investigações e julgar o processo. Isso por-que, segundo o jornal, ela teria sofrido pres-são de Gerardo Euge-nio do Nascimento, amigo de Mancini, a retirar a acusação.

Mancini, que vive má fase desde que voltou ao Atlético--MG, no começo da temporada, teria dado uma carona para a modelo, que não sentia bem. No entanto, o jogador teria levado a mulher para seu apartamen-to e, aproveitando--se da embriaguez da modelo, a estuprou.

A Justiça Italiana diminuiu a pena pedi-da pelo Ministério Pú-blico, que trabalhava por uma punição de três anos e oito meses.

Fonte: estadao

Campeão de Vôlei de Areia na cidade das Águas Quentes

Caldas Novas

Carlos Eduardo (Kadu) de Caldas Novas, é atual Campeão Goiano de Vôlei de Areia (liderando o Goiano e Centro Oeste)

Carlos Eduardo (Kadu) é natural de Caldas Novas,

atualmente mora em Brasília há cerca de 3 anos, e atual Cam-peão Goiano de Vôlei de Areia (liderando o Goiano e Centro Oeste).

Kadu já participou de vários campeonatos inclusive em Brasília onde jogou nesse ano, ficando em 2º lugar e nesse torneio é o líder do ranking.

Em Brasília tam-bém ganhou a com-petição do evento que tem a realização todos os anos da Polpex, com participações de vá-rios atletas dos estados brasileiros, é uma com-petição tradicional.

Há três finais de se-mana que Kadu está competindo, em Bra-sília, depois vai para o Circuito Goiano na 5ª Etapa realizada em Anicus onde foi cam-peão (a última Etapa do Goiano pode ser em Anápolis ou Cal-das Novas). No dia 28 deste mês Kadu chegou de São Paulo onde participou de um campeonato na cida-de de Pitangueiras e ficou em 2º lugar, re-tornou no dia seguinte a Brasília e se prepara para a última Etapa do Brasileiro que será realizado em Fortale-za nos dias 06 a 11 de dezembro de 2011.

Carlos Eduardo não

tem patrocínio e disse que por várias vezes já entrou em contato com a Secretaria de Esportes e a prefeitura de Caldas Novas, mas existe sempre aquela burocracia, não tem di-nheiro, não tem verba e “nós atletas não temos muito tempo para ficar correndo atrás, porque ou agente treina ou agente corre atrás de patrocínio”.

Sem perder a espe-rança e a força de von-tade, Kadu espera um patrocinador que cola-bore para que ele leve o nome de Caldas Novas nos Campeonatos do Brasil e do Mundo.

Contato: (64) 9228-6515 Kadu espera um patrocinador para que leve o nome de Caldas nos Campeonatos do Brasil e do Mundo

Page 8: paralisação na Educação

8 | CNNotícias Caldas Novas - GO, quarta-feira, 30 de novembro de 2011.

Entretenimento

Novelas

Amor e revolução - SBTQuarta-feira, 30 de Novembro

reBelDeS - reCorDQuarta-feira, 30 de Novembro

FinA eSTAmpA - GloBoQuarta-feira, 30 de Novembro

Aquele Beijo - GloBoQuarta-feira, 30 de Novembro

A viDA DA GenTe - GloBoQuarta-feira, 30 de Novembro

mAlhAção - GloBoQuarta-feira, 30 de Novembro

Manuela combina de ir ao hospital na compan-hia de Rodrigo para falar com Ana. Cris se chateia ao descobrir que Jonas saiu de casa sem cumprimentá-la pelo seu aniversário. Cícero não gosta de saber que Al-ice marcou um novo encontro com Renato. Rodrigo discute com Nanda. Alice visita Ana. Cris despede Lorena. Rodrigo e Manuela ficam preocupados com as perguntas feitas por Júlia sobre Ana. Cris não de-ixa Lorena se despedir de Tiago.

Moisés e Natália discutem por conta do con-teúdo do “Nós Online”. Verinha obriga Igor a falar com ela na porta da escola. Laura oferece dinheiro para ajudar a família de Guido a pagar a indeni-zação à cliente do salão. Natália se ofende quando Moisés diz que o site só está no ar porque ele deixou. Igor pede para Verinha não vender joias na porta de seu colégio. Nelson reclama da ausência de Helena. Babi vê Betão abraçado com Débora e fica furiosa.

Damiana pede para Iara afastar a verdadeira Damiana. Brites sugere que Sebastião se case com Raíssa. Ricardo conversa com Camila e ela admite que seu amor por ele acabou. Maruschka elogia a persistência de Claudia. Olavo e Marieta descobrem que Violante tem carteiras documentos falsos. Deusa pede para Grace Kelly ajudá-la a comprar um apartamento para morar. Otília fala com Deusa sobre a sua promessa de ajudar o Lar.

Aranha tortura Jandira e diz que vai matar Ernesto caso ela não conte onde é o esconderijo de Batistelli. Jandira então diz a Aranha que Batistelli está escondido na igreja de Santana do Parnaíba. Maria, Nina e Heloisa conversam na sala do apartamento sobre achar outro lugar para se esconder quando toca a campainha. Maria atende e deixa Mario entrar. Ela conta a ele sobre a prisão de seus pais e de Jandira, e ele diz a ela que ainda a ama, e que ela é a mulher da vida dele.

Baltazar observa Pereirinha de longe. Doutor Louzada orienta as enfermeiras a não falar com a polícia até que se prove que a morte de Marcela foi suspeita. Crô teme que sua patroa esteja envolvida na morte de Marcela. Pereirinha combina de se encon-trar com Tereza Cristina em sua casa. Griselda treina sua equipe de “Maridas de Aluguel”. Solange revela para Amália que está apaixonada por Daniel.

Leonel não tem paciência com Eva. Franco e Leonel não se entendem. Surpresa ao saber que o pai está em sua casa, Roberta não quer recebê-lo. Leonel discute com Eva e Franco. Roberta conversa com Diego, Alice e Pe-dro e diz que seu pai nunca esteve por perto. Diego conso-la Roberta, que tem medo de que Leonel a leve embora. Silvia flagra Marcelo e Débora juntos. Roberta desabafa com Alice sobre o relacionamento com seu pai.

Áries 20/03 à 20/04Se regente faz um ótimo aspecto com Vênus e Plutão e assuntos do coração ficam mais presentes em sua vida. Uma nova paixão pode mexer com seu coração. Trabalho e mudanças de pla-nos de carreira podem acontecer.

Uma nova paixão pode mexer com seu coração neste período. Caso já seja comprometido, a fase é ótima para firmar ainda mais os vínculos afetivos. O momento pede compro-metimento e expansão.

As emoções passam por um período de aprofundamento e revisão de planos e projetos. Algumas escolhas do passado são revisadas e certamente ficam para trás. Parcerias e sociedades passam pelo mesmo processo de revisão.

Os relacionamentos, especialmente os de amizade, passam por um período de mudanças e aprofundamento. Viagens curtas e estudos estarão presentes nes-te período. O trabalho ganha um novo impulso no dia de hoje.

Assuntos relacionados às finanças e sua rotina de trabalho passam por um ótimo período. As mudanças aconteceram e agora começa a fase de colheita. Prepare-se para elas nos próximos oito meses.

Marte em seu signo faz um ótimo aspec-to com Vênus e Plutão em Capricórnio e promete mudanças positivas em seu relacionamento com os filhos. A criati-vidade ganha um novo sentido e impor-tância também nesse período.

Sua energia pode estar ainda um pou-co baixa e alguns cuidados a mais de-vem ser tomados neste período, pois sua saúde pode ressentir. O momento pede recolhimento e intimidade. Bus-que a companhia dos seus.

Seu regente em Capricórnio continua trazendo mudanças importantes em sua vida material e afetiva. Esta é uma fase também mais voltada para as ami-zades que também prometem mudan-ças importantes.

Carreira e dinheiro serão os temas mais importantes para você nas pró-ximas semanas. As mudanças continu-am durante todo mês, especialmente nos relacionamentos. A fase promete muito movimento.

Vênus e Plutão em seu signo recebem ótimas energias de marte que prometem a concretização rápida de seus projetos, tanto os pessoais quanto os profissio-nais. A fase é ótima para assuntos finan-ceiros e investimentos.

Touro 21/04 à 20/05 Gemêos 21/05 à 20/06

Câncer 21/06 à 21/07 Leão 22/07 à 22/08 Virgem 23/08 à 22/09

Libra 23/09 à 22/10 Escorpião 23/10 à 21/11 Sagitário 22/11 à 21/12

Capricórnio 22/12 à 21/01

A Lua em seu signo e Vênus em Ca-pricórnio amenizam e sensibilizam suas emoções. Neste período procure estar entre pessoas de sua intimida-de, pois suas emoções estão à flor da pele. Mudanças à vista.

Aquário 22/01 à 18/02

Marte em Virgem pode acelerar al-gumas relações, mas também pode mostrar certa ansiedade de sua parte. Procure controlar sua impulsividade e agressividade. Vida social ativa, novas amizades e amor.

Peixes 19/02 à 19/03

HoRÓsCoPo

quando o Soldado da paz acorda irritado ele prefere se manter em silêncio. não quer correr o risco de ferir aqueles que estão por perto, mas que na verdade não tem nenhuma culpa de sua irritação. isso já aconteceu no passado e todos sa-íram perdendo. enquanto medita em seu quarto, seus companheiros não enten-dem nada. “Deve estar tendo uma daquelas crises de humor”, alguém comenta. “É verdade, mas quando sair de lá”, responde outro, “estará ainda mais forte e sábio”. enquanto isso, o guerreiro é obrigado a navegar para dentro de si mesmo e tentar jogar para fora os amarmos que envenenam sua alma. não é uma luta fácil. está gritando em silêncio. o inimigo é ele mesmo e está aliado às dores que se acostumou a cultivar. Sim! Chegou a hora de se livrar de cada uma delas. ele chora, mas não há lágrimas; grita, mas não há som; luta, mas sem espada! pronto! O Soldado da Paz sai do quarto a fim de enfrentar a vida. Dá um beijo em cada um de seus companheiros, sorri e seguem juntos para mais uma missão.

na luta,

Thiago mendes Thiago é Mendes é jornalista, escritor, teologo e pastor da Igreja Primitiva em Goiânia. Conheça mais sobre o trabalho do Solda-

do da Paz no site: www.nacaoprimitiva.com

Diário de um soldadoPor Thiago Mendes

sobre choro sem lágrimas e lutas sem espada!

Homem traído faz tatuagem de fezes nas costas da namorada

Foto marcante!

Para se vingar da mulher, o tatu-ador norte-americano de Dayton, Ohio, nos EUA, resolveu tatuar uma enorme imagem de fezes com moscas voando em volta nas costas da companheira. Rossie Brovent estaria traindo o namorado com um amigo dele.

Agora que tem um uma imagem escatológica nas costas ela preten-de processar o ex-namorado, pe-dindo uma multa de US$ 100 mil (cerca de R$ 185 mil). Um prévio acordo havia sido feito para que fosse tatuado uma cena de “Crôni-cas de Nárnia”.

A mulher que não teve a idade revelada, assinou um documento o autorizando o namorado a fazer um desenho qualquer. O documen-to atestava que seria feito algo “a critério do artista”.

Ainda segundo Rossie, Ryan teria dado grande quantidade de álcool para ela antes de fazer a ta-tuagem com a desculpa de que fos-

se para relaxar. “Na verdade, eu estava desacordada a maior parte do tempo e quando acordei estava com essa imagem horrível nas cos-tas”, disse ela ao site.

Como nossas bisavós frenquentavam as praia no Rio de Janeiro