Parâmetro de Lajes Treliçadas

Embed Size (px)

Citation preview

  • 8/16/2019 Parâmetro de Lajes Treliçadas

    1/4

    Parâmetro de Lajes Treliçadas

    Os parâmetros que definem a seção transversal da laje treliçada são:Altura total da laje, espessura da capa de concreto, intereixo de

    nervuras, espessura das nervuras e altura da treliça.

    a) Altura total da laje (h): 

    A altura da laje é função dos esforços que atuam sobre seuselementos e das limitações de deslocamentos flec!as".#ormalmente, escol!e$se a altura em função do vão, baseando$se naexperi%ncia do en&en!eiro. #o dimensionamento final pode secomprovar a necessidade ou não de aumentar esta altura.

    A &rande variabilidade da altura se justifica pela variabilidade decar&as pisos de edif'cios residencias ou pisos industriais" e pelascondições de vinculação da laje com continuidade ou não". Asmenores alturas correspondem a lajes com carre&amento menor econtinuidade.

    b) Espessura da capa de concreto (Hf):

    A espessura da capa, também denominada de mesa de compressão,é função &eralmente da altura da laje. #ormalmente se usam valoresde 4 ou 5 cm, sendo o primeiro para alturas de laje até () cm e ose&undo para valores acima deste. A espessura da capa de concretoi&ual a * cm s+ é permitida para lajes com altura total i&ual a - cm.

  • 8/16/2019 Parâmetro de Lajes Treliçadas

    2/4

    c) Intereixo de nervuras (bf):

    O intereixo de nervuras fun!"o do tipo de material deenchimento a ser utili#ado. /uanto maior o intereixo adotado,menor ser0 o consumo de concreto da laje. 1or outro lado maior ser0

    a armadura em cada nervura. 2e qualquer forma, maiores intereixoslevam, via de re&ra, a lajes mais econ3micas.

    #a realidade, dificilmente se adota intereixos maiores do que 4- cm.5alores maiores podem levar a &rande concentração de armadurasnas nervuras, obri&ando o alar&amento das mesmas, aumentando oconsumo de concreto.

    Outro detal!e ao qual se deve prestar atenção na definição dointereixo é com relação em capacidade portante do bloco de

    enc!imento durante a fase de concreta&em da laje. é importantecuidar para não se adotar blocos de enc!imento de pouca ri&ide6pequena altura e &rande lar&ura", o que levaria a ruptura destebloco sob o peso do concreto ainda fresco.

    d) Espessura das nervuras (b$):

    A lar&ura das nervuras é o parâmetro que menos sofre variação noprojeto de lajes pré$moldadas. #o caso de lajes treliçadas este é i&ual

    a lar&ura da sapata de concreto, &eralmente ( cm, descontando$seum valor de cada lado para apoio dos blocos de enc!imento,&eralmente ,7 cm. 8om isto tem$se, &eralmente, nervuras comlar&ura de 9 cm. 5alores maiores s+ se justificam quando a densidadede armadura é muito &rande, ou o esforço cortante na nervura émuito alto. sta se&unda situação acontece quando se tem parede dealvenaria, transversal ; s nervuras, muito pr+ximas ao apoio da laje.

    .-$-- $ ?aje pré$fabricada @evisãode -9-(---" Btem 7.): As vi&otas devem ter uma lar&ura m'nimatal que permita, quando montadas em conjunto com os elementos deenc!imento, a execução das nervuras de concreto complementar comlar&ura m'nima de ),- cm e atendendo o disposto da norma #C@4D.

  • 8/16/2019 Parâmetro de Lajes Treliçadas

    3/4

    e) Altura da treli!a (H%):

    1ara definição da altura da treliça duas situações distintas devem serdistin&uidas: a primeira corresponde em situação em que não é

    necess0ria armadura de cisal!amento para as nervuras e a se&undacorresponde ao caso contr0rio.

    e." /uando as nervuras necessitam de armadura de cisal!amento: 

    #este caso a altura da treliça passa a depender da altura da laje.8omo a armadura de cisal!amento ser0 formada pela armaduralateral da treliça sinus+ide" é importante que a barra superior datreliça seja ancorada na 6ona de compressão da mesa.

    O ideal é que o ferro ne&ativo da treliça fique na mesma posição daarmadura ne&ativa da laje, cerca de ,- cent'metro abaixo da facesuperior da laje.#o caso das nervuras necessitarem de armadura de cisal!amento, enão se puder tirar partido da armadura lateral da treliça paracombater este efeito, recomenda$se a adoção de estribossuplementares.

    e.(" /uando as nervuras não necessitam de armadura decisal!amento.

    #este caso a altura da treliça não fica vinculada na altura da laje. Aaltura escol!ida definir0 tão somente a capacidade portante da vi&otatreliçada durante a fase de monta&em da laje. Alturas de treliçamaiores permitirão adotar um espaçamento maior entre lin!as deescora. #ormalmente se adota nestas situações o valor m;nimo queé de D cm.

  • 8/16/2019 Parâmetro de Lajes Treliçadas

    4/4